Bom dia professor. Sobre as 3 versões de Abraão que o Senhor mencionou, lembrei que o pregador evangélico faz como eu faço a crepioca, misturo tudo na vasilha, ovo tapioca, sal e falo que tudo é uma coisa só.....a crepioca é melhor
Bom dia prof. Osvaldo, beleza? Faltam 14 anos pra me aponsentar, mas me sinto como um menino sendo carregado pela mão da amada mamãe pra escola dominical, bem arrumado e com um sorriso contagiante, vou aprender as historinhas da Bíblia, como sou feliz, vivo assim por muitos anos, mas derrepente, passeando pelo vasto campo da internet, vejo uma tenda, e deparo-me com um mago, parecido com aquele do HarryPoter ou Senhor dos Anéis, ele é astuto e me lança um feitiço, mas sou um servo do Senhor e Seus anjos vão vir ao meu socorro, basta apenas eu clamar, mas o mago me diz, nao estou te lançando um feitiço, eu quero é desfazer o que foi feito em você desde a sua tenra idade!!! Abraços.
Na Mesopotâmia o poema épico de Emesh e Enten é quase a mesma coisa de Caim e Abel. Na Suméria os dois irmãos são antagônicos, um representa o "inverno" e o outro o "verão". Além de que um está mais ligado a prosperidade/fertilidade da terra, que podemos ler como sendo o "fazendeiro", enquanto que o outro tem uma relação mais estreita com a vida, com o cuidar da vida animal. O que podemos compreender como sendo o pecuarista. Ambos um dia buscam agradar com oferendas distintas o deus Ellil/Enlil. No final, Enlil prefere a oferenda do "pecuarista". Até nisso é "igual". A única diferença real é objetiva é que no final os irmãos e. Vez de matarem um ao outro, o "perdedor" reconhece o mérito do vencedor e celebra o sucesso do seu irmão. As semelhanças são claras.
Eram deuses os dois... É bem provável que tenha saído daí a origem da história de Caim e Abel. Mas isso quer dizer o quê quanto ao significado da narrativa bíblica? Nada. Não se trata de vender em Judá o peixe do Norte: é vender o peixe do Norte como peixe do Jordão, com interesses bem judaítas... www.calameo.com/read/005505615c46806e08e9f
A mesma coisa q está na biblia. Maria e José são esses dois irmãos .almas gêmeas. José é apegado a bens materiais. Um narcisista nato. Ele era o Herodes. A igreja distorceram para nós prender na matrix. O cristo nasce na mente de Maria quando ela desperta. E percebe q a batalha é luz e sombra. Q tem q se afastar de José o Herodes para cura de almas para o equilíbrio do yn e ang dela e em seguida ajudar no despertar dele. Anos depois eles se encontram e ficam juntos ele já liberto do ego. Existe 5 pessoas na biblia. O restante são estados de ser. Por exemplo Maria teve q ficar no estado de Abraão. Largar José. Para cura. São sempre dois .luz e sombra para o equilíbrio. Todas as histórias são uma só. Caim era os sentimentos e Abel os pensamentos. Abel matou caim..José narcisista mata os sentimentos. Sete é o primeiro humano. Sem pai sem mãe e sem geologia. Um ser sem amor. Maria é a parte luz dele. É complexo explicar aqui. Essa história está vindo a tona com os dois reencarnados para ajudar a humanidade despertarem. Transição planetaria vai trazer isso.. José ainda está no ego.ele é a besta 666 q sai da água. E não um monstro.é um homem egoista e pegador .preso a bens materiais. Tem demônios ao lado dele? Acredito q sim.já q não existe amor só ego e desejo sexual. Isso vai ser transmutado e curado e assim serve de exemplo para curar outros narcisistas.
Eu gosto deste canal porque as respostas às indagações dos seguidores sempre abordam lados ou pontos que a gente nem estava cogitando. Ou seja, fora do senso comum. Muito bom!
Boa noite, professor! Suas ideias me lembram muito o materialismo histórico de Max: as relações entre classe dominante e dominada determinam o rumo das civilização. Os mitos, lendas e estórias sempre refletem os conflitos sociais; as narrativas tentam dar uma solução para tudo isso. Quem conta a história é quem vence a guerra.
Ola seu Osvaldo, sempre é bom falar de política em suas lives, poise esclarece para muitos o básico, que são as classes dominantes que mandam em tudo em seus respectivos países ! Fato e ponto final. Você merece receber pelo seu trabalho pois tem formação para tal e o mínimo é pra quem tem ouvidos ouvir e contribuir nem que seja se inscrevendo e tornando se membro isso é dentro de suas possibilidades, também pretendo me tornar se membro, longa caminha para aprendermos mais ! Obrigado
me pergunto as vezes de onde foi que o ser humano tirou essa idéia de que divindades necessitavam de sacrificios pra se satisfazerem? coisa de louco mesmo🤓
Obrigado pelas respostas! Mas, quando falei de uma relação Osíris X Set com Caim X Abel, eu me referi ao fato de ambas as lendas terem um irmão que mata o outro por inveja. E não podemos nos esquecer que o Egito pode ter deixado influências míticas em Canaã, durante séculos de domínio naquela região. Mas a origem também é importante para mim, mesmo sabendo que há um objetivo político sacerdotal pós-exílico por trás disso. Não considero isso uma coisa "inútil", a ponto de você desnecessariamente querer que eu "vá lamber sabão misturado com barata", como dito neste vídeo. E sei que lendas de um povo são adaptadas e apropriadas por interesses políticos e/ou teológicos, mas sou um cara que considera relevante, SIM, as origens de tudo!
"o Egito pode ter deixado influências míticas em Canaã, durante séculos de domínio naquela região": esse é um tipo de raciocínio que não leva a lugar nenhum. Não há como permanecer influência mil anos depois. É uma espécie de abstração fora da realidade: um axioma idealista, que funcionará como trilho sobre o qual os argumentos serão selecionados.
Fernando, ouvi duas vezes o trecho do “vai lamber sabão…”, entendi isso como uma expressão voltada àqueles que pretendem explicar o mito de Caim e Abel como dentro do contexto ou da Mesopotâmia ou do Egito. Entendo que a posição do professor Osvaldo é de que havendo ou não essa influência o que importa na análise do texto bíblico é a particularidade do uso da narrativa para uma finalidade específica do contexto onde ela é colocada.
Pois é, @@raqueldecamargo425. E, vez que eu (orgulhosamente, agora e na hora da minha morte, AMÉM!) sou um dos "que pretendem explicar o mito de Caim e Abel como dentro do contexto ou da Mesopotâmia ou do Egito", vejo aquele infeliz comentário como uma ofensa! Há duas horas, um bacana postou aqui: "Vai se acostumando com o linguajar do professor Osvaldo". Acaso o Professor Osvaldo se acostumou com o fato de que cada membro da tenda tem suas predileções históricas? Não; ele preferiu ser desrespeitoso com quem dá valor às origens!
"Entendo que a posição do professor Osvaldo é de que havendo ou não essa influência o que importa na análise do texto bíblico é a particularidade do uso da narrativa para uma finalidade específica do contexto onde ela é colocada." E a minha posição é a de valorizar a finalidade do texto, seu contexto E sua origem, @@raqueldecamargo425!
É so seguir o teu caminho, eu gosto do jeito dele de expressar acho até divertido e sei que ele não te deseja mal nenhum Osvaldo não é criança é um vovo, não sei se caim sentiu inveja. Eu entendi perfeitamente o que ele disse e está te ensinado de graça a pensar melhor
É pq o pessoal gosta de dizer que se veio de outro é mentira, aí cria a falsa simetria de que se for diferente é verdadeiro, se ninguém conhecer algo que pareça uma "possível fonte anterior" tem que ser de verdade, rsrs
Eu penso assim: eu, Elisangela, gosto de saber sobre a origem das coisas. Pode não me explicar nada. Mas e daí? Julgar que todos os que desejam saber a origem de tal e qual personagem porque querem tirar uma onda de intelectuais é bem raso. Realmente eu conheço uns mestres e doutores que são bem assim, mas desses eu quero certa distância. Se a pessoa quer saber por saber, beleza; vai na fé e tá tudo bem. Eu tenho um contrabaixo, um violão e um teclado e não toco absolutamente nada; comprei porque eu queria ter instrumentos na minha casa. Me formei em Teologia e não uso essa bosta pra nada. Mas fiz porque quis, somente. Tô de boaça. Cada um que sabe de si. Colocar todo mundo no mesmo saco é que não dá. Mas isso é o que eu penso. Segue o barco.
Você vê uma coisa. Não sabe o que é a coisa. É uma coisa só. Aí, em lugar de primeiro você querer saber o que é a coisa, pergunta: de onde veio? Se para você aprece natural, tudo bem. Não determino regra para ninguém, qualquer que seja. Mas quer-me parecer que saber o que a coisa é vez antes - e tem de vir - de saber de onde veio. Mas alguém pode preferir saber de onde veio. De onde veio isso? E era um leão: e comeu a pessoa...
Muito bem colocado, Elisangela!👏👏👏 Para mim, saber as origens é tão importante quanto saber a função, e JAMAIS censurarei quem se importa apenas em saber a origem!
Professor! Brilhante explicação! Ficou claro para mim como os povos antigos e no caso aqui dos hebreus, como adaptaram um mito de outra nação para poder subjugar os camponeses, estar claríssimo! Obrigado!
Os toques das trombetas ou o chamamento, chamado..na realidade acontece durante o sono. São 4 Despertares na mesma noite cada vez que adromeces depois do toque. Esse son sai de dentro para fora das cavidades auditivas.e um similar ou confundido a de um barco.. a advertência a esse situação e muito importante. Caso te aconteça lembra te 😎
Dr.oswaldo essa criação da aceitação do sacrifício animal poderia criar uma modificação social levando ao camponês sair da agricultura e se tornar pecuarista ( digamos ) para agradar a Deus?
Que vídeo maravilhoso! Estou até reassistindo. Nunca tinha parado para pensar na utilidade política de Caim e Abel. Como faz diferença a exegese, professor.
Um sacerdotes do templo judaico: "Que faremos com cebolas? Churrasco é bem mais gostoso". Outro sacerdote: "Mas vamos tirar a gordura que faz mal, todo dia não haverá colesterol que nao exploda".
Preciso tirar uma dúvida. Estava lendo Gênesis 2; 24 e lá diz que o homem deixará seu pai e sua mãe e ficará com sua mulher. Quer dizer que no início viveríamos todos no paraíso!? A mulher daria a luz sem dor!? A vida toda eu imaginei que a dentro da mitologia seriam apenas Adão e Eva.😂😂😂
Ola Professor Osvaldo, vc sustenta que a narrativa de Caim e Abel tem como foco principal a preferência do templo pelo sacrifício de animais, em relação a oferta agrária, nas suas palavras sacrifício cruento. Um detalhe curioso, é que na narrativa após caim ser amaldiçoado, ele sai perambulando e encontra uma comunidade já estabelecida pra se instalar, fato esse que deixa um furo na narrativa, se a interpretamos como criação universal, pois alguém com o mínimo de discernimento iria fazer a pergunta inconveniente, de onde surgiu essas pessoas, já que eram apenas 3 pessoas em cena? Essa narrativa poderia sustentar a também sua tese de que a narrativa de criação trata de criação local, e não de criação universal? Nesse caso a conta fecha. caim foi se misturar com os povos sob a jurisdição de um outro deus . Ou o narrador não teria essa preocupação? As respostas dos apologetas para essa simples questão consegue disputar , com as pegadinhas do Ivo Holanda.
A história de Caim e Abel. Serve para provar o seguinte. O deus o qual os religiosos acreditam ser o todo poderoso. Não sabia que Caim havia matado Abel. Tanto e que ele pergunta a Caim aonde estava Abel. Outro ponto, é o de que muito embora a Bíblia menciona que só existia agora 03 Habitante na terra. O deus dos religiosos coloca um sinal em Caim para quem o encontrasse não o matasse. Tem sentido tais relatos?
E onde raios eu disso que está dito? O que eu disse, e repito: gente que não entende nada do que está escrito, mete-se a querer entender de onde veio: duas coisas risíveis.
Vai se acostumando com o linguajar do professor Osvaldo galera,o que interessa é o que ele tem de conteúdo,que é excelente. Amei o vídeo, tanto que véu escrever,pra fixar. Muito obrigado pela aula e quem provocou.😅😅😅
Osvaldo..espero q esteja bem...eu estou bem... graças a Deus..😊tenho visto seus videos a um bom tempo..porem nao sou peregrino..nem membresino .nem pixino..nem paraquedino...no inicio paraquedino..agr espiosino aproveitador dos seus estudos ..ha um tempo me chama a atenção desde genesis...quando Deus fala com adao e eva...e depois de pecarem deus providencia uma roupa de pele de animais pra cobrir a nudez deles ..me imagino Deus matando um animal..limpando sua pele..cortando no formato da roupa e entregando a eles..e me pergunto como poderia ser assim ...me parece um homem mortal fzd isso..e no caso de caim e abel ..penso logo tbm em um deus humano..ou um rei humano..mas nao tao humano assim ...pois me parece msm como vc disse ..um sacerdote do templo exigindo animais como oferta e nao agricultura...e abel me parece ser da turma de el que mechiam mais com animais..e caim talvez como descendentes de cam que mechiam com a agricultura..e talvez nao gostando da rejeição se enfureceu e matou abel...imagino dois povos ai...sera que isso faz sentido ..me responde por favor...
Você lida com o texto como religioso. Não serve pra nada fazer isso, salvo inventar explicações religiosas, que são mitológicas. Tem de aprender a lidar com os textos bíblicos de forma séria. Tem de reaprender. Do zero. Se desejar, sirva-se dos vídeos do canal. Os textos bíblicos são mitologia para uso político, ontem e hoje.
Professor eu acho que Caim foi o messias na sua segunda vida. Nasceu de novo.o selo de Caim. O mesmo selo nós eleitos nós finais dos tempos... talvez seja o contrário ou a história de set e enos. Enos começa a louvar ao criador. Os seguidores de Caim serão odiados por causa do seu nome
Bom domingo professor Osvaldo. Essa escolha de yavé lembra muito os vegetarianos 😅😂 pois se até o criador prefere carne a cereais. Imagina o ser humano vai abdicar do churrasco 😂😋😋 das delícias da Maria Isabel?
Para ver se gente que é viciada nelas, e não entende nada do que lê, finalmente entende. Sabia que voc~e pode ler e entender um texto, sem acreditar nas bobagens que ele diz? E sabia que há algo pior? a pessoa acredita em bobagens que um pregador diz e acha que está no texto? Pois é, pois, é, pois é...
professor Oswaldo Luiz Ribeiro, sera que o povo não entende isso que estão sendo enganados, o senhor explica claramente só não entende quem não quer, no final o resultado é dinheiro hein
Eu estava até concentrado no vídeo, mas o "Abraão cafetão" me quebrou 😂
😂
😂😂😂😂 isso que é fazer uma boa exegese. Já cita o fenômeno a partir do seu significado.
Hehehe...
Rsrsrs rsrsrsrs😂
Se o Abraão ofereceu a própria esposa para o faraó, para em troca receber algo, então ele o Abraão era sim um cafetao.🤣😂😂😂😂
Bom dia professor. Sobre as 3 versões de Abraão que o Senhor mencionou, lembrei que o pregador evangélico faz como eu faço a crepioca, misturo tudo na vasilha, ovo tapioca, sal e falo que tudo é uma coisa só.....a crepioca é melhor
Hehehe...
@@alexrobertodosreis eu prefiro cuscuz de frigideira, mas este e a tapioca são higredientes, como na doutrina trindade. 🤣
Bom dia prof. Osvaldo, beleza? Faltam 14 anos pra me aponsentar, mas me sinto como um menino sendo carregado pela mão da amada mamãe pra escola dominical, bem arrumado e com um sorriso contagiante, vou aprender as historinhas da Bíblia, como sou feliz, vivo assim por muitos anos, mas derrepente, passeando pelo vasto campo da internet, vejo uma tenda, e deparo-me com um mago, parecido com aquele do HarryPoter ou Senhor dos Anéis, ele é astuto e me lança um feitiço, mas sou um servo do Senhor e Seus anjos vão vir ao meu socorro, basta apenas eu clamar, mas o mago me diz, nao estou te lançando um feitiço, eu quero é desfazer o que foi feito em você desde a sua tenra idade!!! Abraços.
E bota feitiço nisso: mãe, mãe, família, vizinhos, pastor, nota de real, STF, o diabo todo é macumbeiro das feitiçarias...
Na Mesopotâmia o poema épico de Emesh e Enten é quase a mesma coisa de Caim e Abel. Na Suméria os dois irmãos são antagônicos, um representa o "inverno" e o outro o "verão". Além de que um está mais ligado a prosperidade/fertilidade da terra, que podemos ler como sendo o "fazendeiro", enquanto que o outro tem uma relação mais estreita com a vida, com o cuidar da vida animal. O que podemos compreender como sendo o pecuarista.
Ambos um dia buscam agradar com oferendas distintas o deus Ellil/Enlil. No final, Enlil prefere a oferenda do "pecuarista". Até nisso é "igual".
A única diferença real é objetiva é que no final os irmãos e. Vez de matarem um ao outro, o "perdedor" reconhece o mérito do vencedor e celebra o sucesso do seu irmão.
As semelhanças são claras.
Eram deuses os dois... É bem provável que tenha saído daí a origem da história de Caim e Abel. Mas isso quer dizer o quê quanto ao significado da narrativa bíblica? Nada. Não se trata de vender em Judá o peixe do Norte: é vender o peixe do Norte como peixe do Jordão, com interesses bem judaítas...
www.calameo.com/read/005505615c46806e08e9f
A mesma coisa q está na biblia. Maria e José são esses dois irmãos .almas gêmeas. José é apegado a bens materiais. Um narcisista nato. Ele era o Herodes. A igreja distorceram para nós prender na matrix. O cristo nasce na mente de Maria quando ela desperta. E percebe q a batalha é luz e sombra. Q tem q se afastar de José o Herodes para cura de almas para o equilíbrio do yn e ang dela e em seguida ajudar no despertar dele. Anos depois eles se encontram e ficam juntos ele já liberto do ego. Existe 5 pessoas na biblia. O restante são estados de ser. Por exemplo Maria teve q ficar no estado de Abraão. Largar José. Para cura. São sempre dois .luz e sombra para o equilíbrio. Todas as histórias são uma só. Caim era os sentimentos e Abel os pensamentos. Abel matou caim..José narcisista mata os sentimentos. Sete é o primeiro humano. Sem pai sem mãe e sem geologia. Um ser sem amor. Maria é a parte luz dele. É complexo explicar aqui. Essa história está vindo a tona com os dois reencarnados para ajudar a humanidade despertarem. Transição planetaria vai trazer isso.. José ainda está no ego.ele é a besta 666 q sai da água. E não um monstro.é um homem egoista e pegador .preso a bens materiais. Tem demônios ao lado dele? Acredito q sim.já q não existe amor só ego e desejo sexual. Isso vai ser transmutado e curado e assim serve de exemplo para curar outros narcisistas.
Suposições e elucubrações com esquecimento do mais importante: para que e como a narrativa modificou o contexto político.
Grata, Necromante!!
Obrigado.
Eu gosto deste canal porque as respostas às indagações dos seguidores sempre abordam lados ou pontos que a gente nem estava cogitando. Ou seja, fora do senso comum. Muito bom!
Sou esforçadinho...
A cada dia me torno mais humilde assistindo este canal. Nada como uma boa explicação para afastar a tentação da arrogância.
😅
Eu não sei se entendi...
Mas, se não for honesto, é um contrassenso absoluto.
Então, prefiro achar que seja honesto.
Boa noite a todos da Tenda!
Obrigado.
🖊 * Segunda-Feira, 25/09/2023. Muito Bom Dia Professor Osvaldo Luiz Ribeiro !
Bom dia.
Boa noite, professor! Suas ideias me lembram muito o materialismo histórico de Max: as relações entre classe dominante e dominada determinam o rumo das civilização. Os mitos, lendas e estórias sempre refletem os conflitos sociais; as narrativas tentam dar uma solução para tudo isso. Quem conta a história é quem vence a guerra.
Não posso me dizer um militante marxista, mas a base de minha leitura da realidade é o materialismo histórico.
Boa noite professor e a todos da tenda
Bom dia.
Boa Noite professor! Sempre um aprendizado suas aulas.
Bom dia!
Obrigado...
Na teoria da evolução o ser humano vai evoluir para o que
Para nada. Você não entendeu a teoria nem a evolução.
É tudo cópia um do outro, isso pra mim faz muito sentido hoje em dia, os seres humanos são sagazes para conquistarem seus objetivos.
Eu já falei inúmeras vezes que está longe de ser "tudo cópia"... São apropriações.
@@atendadonecromante_exegese entendi!
Sempre muito esclarecedor esse nosso Professor... Nada importa à não ser a Finalidade. Nem meios e muito menos as origens...
Obrigado.
Boa noite a todos
Bom dia.
Obrigado!
Disponha!
Obrigado.
Bom dia, professor e comunidade.
Pra você também.
Boa noite professor 👏
Bom dia.
Boa noite❤
Bom dia.
Valeu!
Obrigado pelo seu $VALEU!
Boa noite Osvaldo Luiz excelente narrativa parabéns 👏💪❤😂🎉😢😮😅😊
Bom dia.
Like 169. Boa noite de 23/09/23.
Obrigada pelo like
Ótimo vídeo, professor 🎉
Obrigado.
Boa noite professor.
Obrigado.
E bom dia.
Ola seu Osvaldo, sempre é bom falar de política em suas lives, poise esclarece para muitos o básico, que são as classes dominantes que mandam em tudo em seus respectivos países ! Fato e ponto final.
Você merece receber pelo seu trabalho pois tem formação para tal e o mínimo é pra quem tem ouvidos ouvir e contribuir nem que seja se inscrevendo e tornando se membro isso é dentro de suas possibilidades, também pretendo me tornar se membro, longa caminha para aprendermos mais ! Obrigado
Eu que agradeço.
Olá Professor e turma da tenda!!! 👋 salve. Ótimo .vamos que vamos caminhando. 🐢🐢🐸🐸🦍🦍🐊🐊🦧🦧👍👍🤯🤯🎃🎃Marcospsi de Goiania-Goiás. Domingo 23/09/2023.
Salve.
Boa noite professor e a todos da Tenda.
Bom dia.
Excelente, professor
Obrigado.
Professor brilhando mais uma vez!
Só um vídeo...
Bom dia meu proletário professor, bel e todos da tenda! Like 1198 Itabuna-ba 22/04/24. Na fantástica maratona dos vídeos atendendo a pedido!
Bom dia.
Essa disputa entre irmãos é bem comum, inclusive nos tempos de hoje.
Não quer dizer nada. É ficção. Netflix está cheia de cenas comuns...
Bom dia
Bom dia.
Boa noite.
Obrigado.
me pergunto as vezes de onde foi que o ser humano tirou essa idéia de que divindades necessitavam de sacrificios pra se satisfazerem? coisa de louco mesmo🤓
Há vídeos no canal que discutem esse tema.
bom dia professor! obrigado por responder🙏🏼
Bom Dia 🌻🌹
Bom dia.
Excelente professor ☕
Obrigado 😃
🎉🎉🎉
Obrigado.
Ótimo vídeo parabéns.
Obrigado 👍
Ótimo vídeo professor.
Obrigado.
Gratidão professor Osvaldo!
De nada.
Parabéns professor!
Obrigado.
Top!
Obrigado.
Excelente professor!
Obrigado.
excelente
Obrigado.
Espetacular
Nossa!
Muito bom professor!
Obrigado.
Bom professor tudo bem explicado.
Obrigado.
Obrigado pelas respostas! Mas, quando falei de uma relação Osíris X Set com Caim X Abel, eu me referi ao fato de ambas as lendas terem um irmão que mata o outro por inveja. E não podemos nos esquecer que o Egito pode ter deixado influências míticas em Canaã, durante séculos de domínio naquela região.
Mas a origem também é importante para mim, mesmo sabendo que há um objetivo político sacerdotal pós-exílico por trás disso. Não considero isso uma coisa "inútil", a ponto de você desnecessariamente querer que eu "vá lamber sabão misturado com barata", como dito neste vídeo. E sei que lendas de um povo são adaptadas e apropriadas por interesses políticos e/ou teológicos, mas sou um cara que considera relevante, SIM, as origens de tudo!
"o Egito pode ter deixado influências míticas em Canaã, durante séculos de domínio naquela região": esse é um tipo de raciocínio que não leva a lugar nenhum. Não há como permanecer influência mil anos depois. É uma espécie de abstração fora da realidade: um axioma idealista, que funcionará como trilho sobre o qual os argumentos serão selecionados.
Fernando, ouvi duas vezes o trecho do “vai lamber sabão…”, entendi isso como uma expressão voltada àqueles que pretendem explicar o mito de Caim e Abel como dentro do contexto ou da Mesopotâmia ou do Egito. Entendo que a posição do professor Osvaldo é de que havendo ou não essa influência o que importa na análise do texto bíblico é a particularidade do uso da narrativa para uma finalidade específica do contexto onde ela é colocada.
Pois é, @@raqueldecamargo425. E, vez que eu (orgulhosamente, agora e na hora da minha morte, AMÉM!) sou um dos "que pretendem explicar o mito de Caim e Abel como dentro do contexto ou da Mesopotâmia ou do Egito", vejo aquele infeliz comentário como uma ofensa! Há duas horas, um bacana postou aqui: "Vai se acostumando com o linguajar do professor Osvaldo". Acaso o Professor Osvaldo se acostumou com o fato de que cada membro da tenda tem suas predileções históricas? Não; ele preferiu ser desrespeitoso com quem dá valor às origens!
"Entendo que a posição do professor Osvaldo é de que havendo ou não essa influência o que importa na análise do texto bíblico é a particularidade do uso da narrativa para uma finalidade específica do contexto onde ela é colocada."
E a minha posição é a de valorizar a finalidade do texto, seu contexto E sua origem, @@raqueldecamargo425!
É so seguir o teu caminho, eu gosto do jeito dele de expressar acho até divertido e sei que ele não te deseja mal nenhum Osvaldo não é criança é um vovo, não sei se caim sentiu inveja.
Eu entendi perfeitamente o que ele disse e está te ensinado de graça a pensar melhor
BOA NOITE
Bom dia.
É pq o pessoal gosta de dizer que se veio de outro é mentira, aí cria a falsa simetria de que se for diferente é verdadeiro, se ninguém conhecer algo que pareça uma "possível fonte anterior" tem que ser de verdade, rsrs
É do outro, é falso; é meu, juro por Deus. Hahahahahah...
Excelente esclarecimento!
Obrigado.
Eu penso assim: eu, Elisangela, gosto de saber sobre a origem das coisas. Pode não me explicar nada. Mas e daí? Julgar que todos os que desejam saber a origem de tal e qual personagem porque querem tirar uma onda de intelectuais é bem raso. Realmente eu conheço uns mestres e doutores que são bem assim, mas desses eu quero certa distância. Se a pessoa quer saber por saber, beleza; vai na fé e tá tudo bem. Eu tenho um contrabaixo, um violão e um teclado e não toco absolutamente nada; comprei porque eu queria ter instrumentos na minha casa. Me formei em Teologia e não uso essa bosta pra nada. Mas fiz porque quis, somente. Tô de boaça. Cada um que sabe de si. Colocar todo mundo no mesmo saco é que não dá. Mas isso é o que eu penso. Segue o barco.
Você vê uma coisa. Não sabe o que é a coisa. É uma coisa só. Aí, em lugar de primeiro você querer saber o que é a coisa, pergunta: de onde veio? Se para você aprece natural, tudo bem. Não determino regra para ninguém, qualquer que seja. Mas quer-me parecer que saber o que a coisa é vez antes - e tem de vir - de saber de onde veio. Mas alguém pode preferir saber de onde veio. De onde veio isso? E era um leão: e comeu a pessoa...
Muito bem colocado, Elisangela!👏👏👏 Para mim, saber as origens é tão importante quanto saber a função, e JAMAIS censurarei quem se importa apenas em saber a origem!
Bom domingo 24_9_2023
Bom dia.
Professor! Brilhante explicação! Ficou claro para mim como os povos antigos e no caso aqui dos hebreus, como adaptaram um mito de outra nação para poder subjugar os camponeses, estar claríssimo! Obrigado!
"Hebreus". Não acho uma boa forma de os tratar...
Os toques das trombetas ou o chamamento, chamado..na realidade acontece durante o sono. São 4 Despertares na mesma noite cada vez que adromeces depois do toque. Esse son sai de dentro para fora das cavidades auditivas.e um similar ou confundido a de um barco.. a advertência a esse situação e muito importante. Caso te aconteça lembra te 😎
O professor Osvaldo Luiz é um oásis no deserto da nossa ignorância! Obrigado por compartilhar conhecimento tão libertador, professor!
Para quem gosta de oásis, tamo aí.
Sempre com vídeos maravilhosos❤,👏
Muito obrigado 😊
10milhoes 🎉🎉🎉
Obrigado.
14-10-2024
🎉🎉🎉🎉
Obrigado.
Maravilha.
Obrigado.
Dr.oswaldo essa criação da aceitação do sacrifício animal poderia criar uma modificação social levando ao camponês sair da agricultura e se tornar pecuarista ( digamos ) para agradar a Deus?
Não.
😁👍
Obrigado.
Olá doutor Osvaldo, tem uma história parecida no livro memória de um deus extra terrestre de Zacarias Sitichin, o senhor conhece?
De longe, porque, se chegar perto, pega doença cerebral, emburrece e fica idiotizado. Mas de longe eu conheço a bobagem.
❤❤😊😊
Obrigado.
Maravilhado 😊
Tá bom... Obrigado 😃
10M em 1K
Obrigado.
10.000.000 em 1.000
Obrigado.
Que vídeo maravilhoso! Estou até reassistindo. Nunca tinha parado para pensar na utilidade política de Caim e Abel. Como faz diferença a exegese, professor.
Quase não se faz leitura política dos textos...
Um sacerdotes do templo judaico:
"Que faremos com cebolas? Churrasco é bem mais gostoso".
Outro sacerdote:
"Mas vamos tirar a gordura que faz mal, todo dia não haverá colesterol que nao exploda".
🤭☕
👍👍👍
Obrigado 😃
Como o animador Chacrinha dizia: " Na televisão nada se cria, tudo se copia. " Pelo que vejo na biblia a mesma tática se aplica...
Né?
🤜🤛👍🤠
Bom dia.
"O texto é revelado por Deus"
- Meus ovo kkkkkkkkkkkkk
Hehehe...
Preciso tirar uma dúvida. Estava lendo Gênesis 2; 24 e lá diz que o homem deixará seu pai e sua mãe e ficará com sua mulher. Quer dizer que no início viveríamos todos no paraíso!? A mulher daria a luz sem dor!? A vida toda eu imaginei que a dentro da mitologia seriam apenas Adão e Eva.😂😂😂
A ideia do narrador é sugerir que o projeto seria esse. Mas é tonteria, mequetrefice e engana-bocó.
Os deuses são carnívoros 🤭.
São fantasia...
Nela, são.
Professor/Doutor, Abraão cafetão é “sacanagi” 😅😅😅
Posso fazer nada...
Cada um é o que é.
🤭☕
Obrigado.
😁
Obrigado.
Obrigado.
Rumo às 10 milhões de views 🇲🇨
24/09/24
Obrigado.
Ola Professor Osvaldo, vc sustenta que a narrativa de Caim e Abel tem como foco principal a preferência do templo pelo sacrifício de animais, em relação a oferta agrária, nas suas palavras sacrifício cruento. Um detalhe curioso, é que na narrativa após caim ser amaldiçoado, ele sai perambulando e encontra uma comunidade já estabelecida pra se instalar, fato esse que deixa um furo na narrativa, se a interpretamos como criação universal, pois alguém com o mínimo de discernimento iria fazer a pergunta inconveniente, de onde surgiu essas pessoas, já que eram apenas 3 pessoas em cena? Essa narrativa poderia sustentar a também sua tese de que a narrativa de criação trata de criação local, e não de criação universal? Nesse caso a conta fecha. caim foi se misturar com os povos sob a jurisdição de um outro deus . Ou o narrador não teria essa preocupação? As respostas dos apologetas para essa simples questão consegue disputar , com as pegadinhas do Ivo Holanda.
Nos vídeos da playlist e do canal eu explico isso.
Não é uma narrativa só.
É um acréscimo.
Obrigado.
A história de Caim e Abel. Serve para provar o seguinte. O deus o qual os religiosos acreditam ser o todo poderoso. Não sabia que Caim havia matado Abel. Tanto e que ele pergunta a Caim aonde estava Abel. Outro ponto, é o de que muito embora a Bíblia menciona que só existia agora 03 Habitante na terra. O deus dos religiosos coloca um sinal em Caim para quem o encontrasse não o matasse. Tem sentido tais relatos?
Não serve para "provar", mas a sua observação sobre como a divindade é descrita no texto está correta.
Obrigado.
Feliz Natal...
🎅🎁👍
O fato de perguntar "onde está o teu irmão" E uma forma de puxar uma conversar porque Caim sendo mais velho que Abel ele era responsável pelo irmão.
Obrigado.
O deus de Israel não é vegano! 🤔🤔🤔🤔🤔🤔
Nenhum deus, eu acho.
🕯️🕯️🕯️🖖🖖
Obrigado.
Obrigado.
Caim e Abel não são personagens históricos
Nem de longe.
Saber explicar o texto não anula a importância de conhecer-lhe a origem.
Assino embaixo!👏👏👏
E eu disse isso?
E onde raios eu disso que está dito? O que eu disse, e repito: gente que não entende nada do que está escrito, mete-se a querer entender de onde veio: duas coisas risíveis.
E UM LIVRO AOS QUADRADINHOS JUDAICO!!
Não entendi...
Mas não gostei dos gritos...
Obrigado.
Like 446
Obrigado pelo like.
Vai se acostumando com o linguajar do professor Osvaldo galera,o que interessa é o que ele tem de conteúdo,que é excelente.
Amei o vídeo, tanto que véu escrever,pra fixar.
Muito obrigado pela aula e quem provocou.😅😅😅
Quem se aborrece com minha linguagem não deve de maneira nenhuma assistir a aula alguma do Clóvis de Barros... 🤭
@@atendadonecromante_exegese me dá o link do canal👍👍👍
Parabéns professor.
Só aprendo cada vez mais.
Muitíssimo obrigado por seu precioso tempo.
Obrigado.
Clap clap clap
Obrigado.
Osvaldo..espero q esteja bem...eu estou bem... graças a Deus..😊tenho visto seus videos a um bom tempo..porem nao sou peregrino..nem membresino .nem pixino..nem paraquedino...no inicio paraquedino..agr espiosino aproveitador dos seus estudos ..ha um tempo me chama a atenção desde genesis...quando Deus fala com adao e eva...e depois de pecarem deus providencia uma roupa de pele de animais pra cobrir a nudez deles ..me imagino Deus matando um animal..limpando sua pele..cortando no formato da roupa e entregando a eles..e me pergunto como poderia ser assim ...me parece um homem mortal fzd isso..e no caso de caim e abel ..penso logo tbm em um deus humano..ou um rei humano..mas nao tao humano assim ...pois me parece msm como vc disse ..um sacerdote do templo exigindo animais como oferta e nao agricultura...e abel me parece ser da turma de el que mechiam mais com animais..e caim talvez como descendentes de cam que mechiam com a agricultura..e talvez nao gostando da rejeição se enfureceu e matou abel...imagino dois povos ai...sera que isso faz sentido ..me responde por favor...
Você lida com o texto como religioso.
Não serve pra nada fazer isso, salvo inventar explicações religiosas, que são mitológicas.
Tem de aprender a lidar com os textos bíblicos de forma séria.
Tem de reaprender.
Do zero.
Se desejar, sirva-se dos vídeos do canal.
Os textos bíblicos são mitologia para uso político, ontem e hoje.
@@atendadonecromante_exegese ok.. valeu.. entendido...
Professor eu acho que Caim foi o messias na sua segunda vida. Nasceu de novo.o selo de Caim. O mesmo selo nós eleitos nós finais dos tempos... talvez seja o contrário ou a história de set e enos. Enos começa a louvar ao criador. Os seguidores de Caim serão odiados por causa do seu nome
Você acha bobagem. Pare de achar bobagem.
@@atendadonecromante_exegese não e bobagem .e o que você fala e bobagem? Porque sou maia novo?
Bom domingo professor Osvaldo.
Essa escolha de yavé lembra muito os vegetarianos 😅😂 pois se até o criador prefere carne a cereais. Imagina o ser humano vai abdicar do churrasco 😂😋😋 das delícias da Maria Isabel?
Uma sacanagem isso aí, viu?
Pq vc perde tanto tempo explicando lendas,se vc nao gosta de lendas,pq perde tanto tempo com elas
Para ver se gente que é viciada nelas, e não entende nada do que lê, finalmente entende. Sabia que voc~e pode ler e entender um texto, sem acreditar nas bobagens que ele diz? E sabia que há algo pior? a pessoa acredita em bobagens que um pregador diz e acha que está no texto? Pois é, pois, é, pois é...
professor Oswaldo Luiz Ribeiro, sera que o povo não entende isso que estão sendo enganados, o senhor explica claramente só não entende quem não quer, no final o resultado é dinheiro hein
Obrigado.