Eu como babalorixá que sou feito na linha de Oyó, filho de Aganjú, um pai de 50 anos de vasilha. Gostei muito, é o que o nosso povo precisa, a realidade do nosso ritual, o que o povo precisa é de esclarecimento e necessita saber que somos um povo, não importa a nação, praticamos o ritual com sabedoria, amor e carinho, por isso que parabenizo a todos os babalorixas que participaram deste filme, gostei muito.
Olá Paulo, muito obrigado pelas palavras, vindo ti é muito importante, pois o objetivo era mostrar a valorosa riqueza cultural de matriz africana natural do Rio Grande do Sul, de forma simples e didática para que leigos possam entender melhor o nosso Povo, como tu mesmo diz. Axé
Não sei quantas vezes eu já assisti este filme que do qual é muito importante para o nosso povo religioso e simpatizantes. É uma pena que "algumas pessoas" tentam denegrir essa cultura, usando a religião para fins materiais de benefício próprio. PARABÉNS A TODOS PELO TRABALHO! AXÉ!
Vejamos, seria patrimonio mundial a qual veio da terra que deu origem ao mundo, africa. Está religião e linda simples e verdadeira e deve ser cultuada com coração.
De fato existe uma grande diferença no culto afro no Rio Grande do Sul com o restante do Brasil , iniciado no Orisa a mais de 10 anos, hoje moro no RS e respeito o culto "Batuque" , para mim é algo muito diferente e como um amante da fé afro , não critico mais busco entender a mesma! Que sejamos felizes aprendendo a louvar o Orisa independe das formas, pois tudo aquilo que existe amor e acima de tudo respeito sempre será próspero !!! Documentário extremamente rico que nos trás a verdadeira história do culto afro no Sul do Brasil !!
Um grande salve a toda turma do batuque gaúcho. Que olorum e olodumaré abençoem junto a todos os orixás, uma cultura que sobrevive depois da escravidão e tudo que acontece e aconteceu, máximo respeito. Eu já tive pré conceitos e os quebrei um pouco com a umbanda, se um dia estarei nesse caminho, não sei, pois é sério e não se trata de brincadeira, mas, meu respeito a todas as nações e famílias e que a tradição nunca pare e nunca seja impedida por políticos e fanáticos de continuar, um grande axé a todos.
Caro diretor Sérgio Valentim. Próximos dias 13 e 14/09, a Sec. Mun. de Cultura de Canoas estará promovendo um Ciclo de Debates sobre as religiões de Matriz Africana. Selecionamos o curta-metragem Batuque Gaúcho com as devidas referências para ilustrar o evento e promoção do debate. Grato pela realização. Sempre atual!
Agradeço as palavras pessoal, o objetivo era esse, explicar um pouco a nossa religião, mas ao mesmo tempo, valorizar o maior fenômeno religioso de matriz africana fora da Africa, que é aqui no RS, muito maior que na Bahia. abraços!!!!
@@thiago.1646 Olá Thiago, tudo bem? com certeza um dos maiores estudiosos do Batuque é o Hendrix Silveira, mais conhecido como Pai Hendrix de Oxalá, este mesmo que está no filme. Você encontra ele no Instagram @hendrixsilveira Grande Abraço.
Eu não canso de assistir, uma ótima explicação. Eu vejo sempre que posso, conforme o tempo passa mais aprendemos ouvindo nossos ancestrais. Que possamos levar o sagrado sempre, sem muito inovação, seguir apenas o que sempre foi feito.
Muitíssimo interessante este filme ou documentário. Parabéns e respeitem esta belíssima religião. Da um orgulho gigantesco. Obrigada povo em especial Oiá e Bará
Tenho o maior orgulho de ter minha feitura na nação nagô. Aos meus orixás, gratidão!! Principalmente por me ensinar a ser forte e continuar tendo humildade. Axé irmãos de todas as nações.O meu respeito. Lembrando que também temos a nação nagô no RS também. Nação essa da qual também faço parte ❤️
quem bom que tem estes documentarios pra abri a mente de sertos pai de santos quem nem sabe de onde veio ou que ta cutuando muitu menos que esta fazendo
Obrigado de coração Edna. Valeu por dedicar seu tempo para assistir nosso filme e espero que você compartilhe ele com amigos e familiares, pois é nóis por nóis!!! Há braços.
Coisa linda essa religião. ....e pensar que tem gente que ainda quer acabar com essa crença maravilhosa....que Olorum sempre permita que nunca morra essa crença! !!!!!
Excelente documentário. Só faltou exibir mais a religião de Nação em Pelotas e, sobretudo, mostrar a religião em Rio Grande, outro grande importante centro da religião de matriz africana.
Olá Antonio, eu e o mestre Paraquedas ficamos muito contentes com o teu comentário e concordo contigo, faltou muita coisa. Nós temos mais de 10 horas de material gravado que não teve como ser utilizado neste filme, que tinha um formato para a TV Brasil. Faltou Bagé, Uruguaiana, Rio Grande, Viamão e tantas outras cidades batuqueiras importantes deste estado. Obrigado por gastar seu tempo assistindo nosso filme, um grande abraço.
23:56 Mãe China de Oxum, essa Yalorixá era de uma simplicidade e tinha um coração imenso! Hoje ela descansa no Orum, Que pai Olorum te ilumine Mãe china.
HAAA MAIS, POIS ´´É Esses da religião afro vão todos queimarem no fogo do inferno O DEUS DE ABRAÃO ISAQUE E JACÓ, O DEUS DE ISRAEL, O DEUS DA BIBLIA, NAO ESTA NA MACUMBA, NEM NO MACUMBEIRO, O SANGUE DE JESUS TEM PODER, QUEIMAAA O BERRANTE É PRA CHAMA AS VACAS, E A MACUMBA? É PRA CHAMA QUEM??? O SANGUE DE JESUS TEM PODER, QUEIMAA MACUMBEIRO MATA CRIANÇAS, SACRIFICA CRIANÇAS PRA POMBA GIRA E ENTIDADES - Espero q o inferno seja grande, pra caber esse povo! NENHUM MACUMBEIRO ENTRARA NO CÉU, QUEIMAAAA O SINCRETISMO DA PALAVRA MACUMBA, É ( O CAPETA DENTRO DO SERUMANO ) NENHUM MACUMBEIRO ENTRARA NO CÉU, QUEIMAAAAA O DIABO VAI LEVA VOCES, DE UM POR UM, PRO LAGO DE FOGO E ENXOFRE, LA PRO FUNDOS DO INFERNO, ONDE O FOGO NAO SE APAGA E NEM O BIXO NAO MORRE, SERA O SOFRIMENTO ETERNO O SANGUE DE JESUS TEM PODER, VIU NENHUM MACUMBEIRO ENTRARA NO CÉU, QUEIMAAAAAA ruclips.net/video/68WH9sSR0k8/видео.html QUEIMAAAAAAAAA
@@paidesantosacrificacrianca1289 pessoa sem educação e sem respeito que vem apenas para denegrir nossa religião não faz ideia dos absurdos que está falando, com certeza o diabo existe sim e vive dentro de pessoas como vc
documentário ótimo, além de produzido esta bastante esclarecedor, so não entendi o senhor usando farda militar, pois o documentário e sobre religião e não sobre "militarismo", peço que entendam como um crítica construtiva e não como um julgamento Axé!
oi Moisés, o personagem é filho de Ogum, nascido no dia de Ogum e ainda é da Cavalaria da Brigada militar, além de tamboreiro, ou seja, o próprio Ogum!!!
la señora dijo "tengo mas de 800 hijos" hasta en argentina tiene hijos..Ahora me pregunto como hace para controlar todos esos hijos?? hasi esta la religuion con respeto lo digo.
Gostei do documentário, mas o Candomblé não tem nada a ver com o Batuque. Candomblé é culto de Orixá-Egungun, ; o Batuque é um culto de Esa e Egun dentro de uma seita sunita.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk só risos pra tanta palhaçada.
Ana Silva, quem tanto ri dos outros de si mesma ri.Torço pra que vc adiante nunca precise bater à porta de nenhum deles, mas se precisar sei que será bem recebida.Assim disse a moça de amarelo.
em nome de Jesus Cristo de Nazaré vcs podem ser libertos das amarras e armadilhas destes espíritos malignos e demônios do inferno. busquem socorro até que vcs estão com vida porque depois da morte o inferno vos espera com fogo ardente.
Jocelei Nass Na nossa crença não existe inferno seu idiota crente...isso é uma invenção da tua seu besta...sabemos que não podemos esperar entendimento até pq tu é crente...e geralmente crente não tem cérebro 😂😂😂😂
senhor Jocelei, niguém aqui pediu para o Senhor assistir este documentário. Ninguém aqui falou mal da sua crença e que os espíritos que circundam o senhor são malignos, e agente até poderia afirmar isso, tirando pela agressividade dos cristãos e violência dos evangélicos para os Batuqueiros. Apenas nos respeite indo dar opiniões públicas lá na tua igreja.
Quem viu o vídeo em 2020 da um like
Os cantos são tão lindos e envolventes, amo e acho linda essa religião ❤
Eu como babalorixá que sou feito na linha de Oyó, filho de Aganjú, um pai de 50 anos de vasilha. Gostei muito, é o que o nosso povo precisa, a realidade do nosso ritual, o que o povo precisa é de esclarecimento e necessita saber que somos um povo, não importa a nação, praticamos o ritual com sabedoria, amor e carinho, por isso que parabenizo a todos os babalorixas que participaram deste filme, gostei muito.
Olá Paulo, muito obrigado pelas palavras, vindo ti é muito importante, pois o objetivo era mostrar a valorosa riqueza cultural de matriz africana natural do Rio Grande do Sul, de forma simples e didática para que leigos possam entender melhor o nosso Povo, como tu mesmo diz. Axé
Não sei quantas vezes eu já assisti este filme que do qual é muito importante para o nosso povo religioso e simpatizantes. É uma pena que "algumas pessoas" tentam denegrir essa cultura, usando a religião para fins materiais de benefício próprio.
PARABÉNS A TODOS PELO TRABALHO!
AXÉ!
O SANGUE DE JESUS, TEM PODER, QUEIMAAAAAAA
Jesus falaria isso ? Entendeu nada @@paidesantosacrificacrianca1289
Não sou de religião africana, mas acho o batuque lindíssimo, essa religião e um patrimônio gaúcho.
Vejamos, seria patrimonio mundial a qual veio da terra que deu origem ao mundo, africa. Está religião e linda simples e verdadeira e deve ser cultuada com coração.
De fato existe uma grande diferença no culto afro no Rio Grande do Sul com o restante do Brasil , iniciado no Orisa a mais de 10 anos, hoje moro no RS e respeito o culto "Batuque" , para mim é algo muito diferente e como um amante da fé afro , não critico mais busco entender a mesma! Que sejamos felizes aprendendo a louvar o Orisa independe das formas, pois tudo aquilo que existe amor e acima de tudo respeito sempre será próspero !!! Documentário extremamente rico que nos trás a verdadeira história do culto afro no Sul do Brasil !!
Esse senhora de Ogum é uma linda,humilde,amorosa ao falar...uma mãe...😍 parabéns a todos pela produção!!
Um grande salve a toda turma do batuque gaúcho. Que olorum e olodumaré abençoem junto a todos os orixás, uma cultura que sobrevive depois da escravidão e tudo que acontece e aconteceu, máximo respeito. Eu já tive pré conceitos e os quebrei um pouco com a umbanda, se um dia estarei nesse caminho, não sei, pois é sério e não se trata de brincadeira, mas, meu respeito a todas as nações e famílias e que a tradição nunca pare e nunca seja impedida por políticos e fanáticos de continuar, um grande axé a todos.
Mãe Santinha de Ogum Fantastica tive o prazer de conhecer esta figura historica de nossa Nação
Viva Mãe Santinha!!!
Amo o batuque. E sou batuqueira com orgulho
NENHUM MACUMBEIRO ENTRARA NO CÉU, QUEIMAAAAAAAAA
@@paidesantosacrificacrianca1289 Deus me livre de encontrar gente como você do outro lado! Já basta o inferno que fazem aqui.
Caro diretor Sérgio Valentim. Próximos dias 13 e 14/09, a Sec. Mun. de Cultura de Canoas estará promovendo um Ciclo de Debates sobre as religiões de Matriz Africana. Selecionamos o curta-metragem Batuque Gaúcho com as devidas referências para ilustrar o evento e promoção do debate. Grato pela realização. Sempre atual!
olá Alexandre, fico muito feliz que tenha vindo aqui avisar. Vou procurar uma forma de participar. Grato pela seleção e um grande abraço querido.
se puder, me mande o convite pelo email sergiovalentimjr@gmail.com
Tivemos de adiar devido às forte chuvas. Ficou para os dias 27 e 28/09/2023@@sergiovalentimjr
Agradeço as palavras pessoal, o objetivo era esse, explicar um pouco a nossa religião, mas ao mesmo tempo, valorizar o maior fenômeno religioso de matriz africana fora da Africa, que é aqui no RS, muito maior que na Bahia. abraços!!!!
Irmão, bom dia!
Gostaria de falar sobre o Batuque, vc consegue me recomendar um estudioso sobre o assunto? Seria para um bate papo em podcast
@@thiago.1646 Olá Thiago, tudo bem? com certeza um dos maiores estudiosos do Batuque é o Hendrix Silveira, mais conhecido como Pai Hendrix de Oxalá, este mesmo que está no filme. Você encontra ele no Instagram @hendrixsilveira Grande Abraço.
@@sergiovalentimjr muito obrigado pela resposta, vou entrar em contato com ele. E parabens pelo documentário já esclarece muito sobre o Batuque.
@@thiago.1646 muito obrigado querido! Grande Abraço.
Lindo documentário linda minha vó santinha 😍😍😍😍😍
Eu não canso de assistir, uma ótima explicação. Eu vejo sempre que posso, conforme o tempo passa mais aprendemos ouvindo nossos ancestrais. Que possamos levar o sagrado sempre, sem muito inovação, seguir apenas o que sempre foi feito.
Obrigado pelas palavras Eduardo, significa que cumpriu com o objetivo deste filme. Grande abraço
muito bom documentario totalment imparcial mostrando apenas a riquezas cultural q o batuque
Muitíssimo interessante este filme ou documentário. Parabéns e respeitem esta belíssima religião. Da um orgulho gigantesco. Obrigada povo em especial Oiá e Bará
A paz de Oxalá sejam com todos nós.
Tenho o maior orgulho de ter minha feitura na nação nagô. Aos meus orixás, gratidão!! Principalmente por me ensinar a ser forte e continuar tendo humildade. Axé irmãos de todas as nações.O meu respeito. Lembrando que também temos a nação nagô no RS também. Nação essa da qual também faço parte ❤️
muito legal muito instrutiva muito axe pra todos epao..
pra ver né...eles cultuam Otin des de sempre ! parabens...sou do candomblé de ketu e do ifá! respeito aos meus irmaos ai do suL!
Ótimo documentário! Principalmente para os iniciantes ! Parabéns 👏👏
Que doc mais rico! Axé a todos Povos do Batuque, vida longa com muita saúde e prosperidade!🎆🎇✨🔱
obrigado Rose querida. Nosso trabalho é manter a nossa cultura. um abraço
Que pai bara abre os caminhos esse ano,traga dinheiro, prosperidade, saude, paz e amor!!♡
Alupo!!!!
Alupo!!!
quem bom que tem estes documentarios pra abri a mente de sertos pai de santos quem nem sabe de onde veio ou que ta cutuando muitu menos que esta fazendo
Belíssimo documentário, parabéns!!
Obrigado de coração Edna. Valeu por dedicar seu tempo para assistir nosso filme e espero que você compartilhe ele com amigos e familiares, pois é nóis por nóis!!! Há braços.
muito lindo esse video parabens :)
Hermoso! !!!mis raíces son Nago je je. Me trajo muchos recuerdos. ..
Excelente trabalho, Valentim! Fiquei encantada com o Batuque e tantos esclarecimentos.
Coisa linda essa religião. ....e pensar que tem gente que ainda quer acabar com essa crença maravilhosa....que Olorum sempre permita que nunca morra essa crença! !!!!!
Maravilhoso... Gracias pela partilha! 🙏🧡
Obrigado querida
Muito lindo o documentário/filme. Parabéns aos envolvidos, e a religão agradece!
Lindo. É nosso!
Excelente documentário. Só faltou exibir mais a religião de Nação em Pelotas e, sobretudo, mostrar a religião em Rio Grande, outro grande importante centro da religião de matriz africana.
Olá Antonio, eu e o mestre Paraquedas ficamos muito contentes com o teu comentário e concordo contigo, faltou muita coisa. Nós temos mais de 10 horas de material gravado que não teve como ser utilizado neste filme, que tinha um formato para a TV Brasil. Faltou Bagé, Uruguaiana, Rio Grande, Viamão e tantas outras cidades batuqueiras importantes deste estado. Obrigado por gastar seu tempo assistindo nosso filme, um grande abraço.
Salve salve Maravilha 🙌🏿👍🏿🌻🌽
Meu bàbá eli do oxalá beremí,que amo....asé oooo pai
Que lindo amor meu estado ❤💛💚
Parabéns pela explicação
Adorei!! Muito obrigado por ter compartilhado o filme! Abraço de Montevideo, Uruguai.
Quem viu o vídeo em 2021 da um like
Linda minha biza vo mae santinha do ogum vc he um orgulio pra noss
orgulho ;)
parabéns lindo documentário
Muito lindo!!! ❤️🥺
Orgulho de fazer parte de nação e amo meu orixa e todos os demais ❤
Achei muito interessante e com ótimos ensinamentos para o convívio social.
Video maravilhoso! Pude conhecer o rosto de minha tataravó, mãe Santinha do Ogum Milaió. Muito obrigado por compartilhar este maravilhoso conteúdo.
Querido Hallan, muito obrigado pelas palavras, eu nunca imaginei que este documentário pudesse proporcionar isso!!! muito obrigado! Viva Mãe Santinha!
23:56 Mãe China de Oxum, essa Yalorixá era de uma simplicidade e tinha um coração imenso! Hoje ela descansa no Orum, Que pai Olorum te ilumine Mãe china.
Parabéns! Material excelente, de qualidade, educativo e sem sensacionalismo. Muito bom!
Maravilloso
Achei muito diferente Candomblé de Ketu, Jeje e Bantu, porém viva a diversidade.
Mas essa cantiga é linda no minuto 11:43
Porque não é candomblé
É um orin para Òṣàálá, ritmo ìgbín.
tenho 16 anos de iniciado no candomblé, e achei linda essa macumba .... vou visitar
lindo lindo e pra quem tem fe.e nao pra quem quer
Pode me indicar uma casa de batuque em Santa Maria no Rio Grande do Sul fica mais perto da onde eu moro
Não tenho uma religião formal ,mas acho muito bonito e respeito muito.
Lindo!!
HAAA MAIS, POIS ´´É
Esses da religião afro vão todos queimarem no fogo do inferno
O DEUS DE ABRAÃO ISAQUE E JACÓ,
O DEUS DE ISRAEL, O DEUS DA BIBLIA,
NAO ESTA NA MACUMBA,
NEM NO MACUMBEIRO,
O SANGUE DE JESUS TEM PODER, QUEIMAAA
O BERRANTE É PRA CHAMA AS VACAS,
E A MACUMBA?
É PRA CHAMA QUEM???
O SANGUE DE JESUS TEM PODER, QUEIMAA
MACUMBEIRO MATA CRIANÇAS, SACRIFICA CRIANÇAS PRA POMBA GIRA E ENTIDADES
- Espero q o inferno seja grande, pra caber esse povo!
NENHUM MACUMBEIRO ENTRARA NO CÉU, QUEIMAAAA
O SINCRETISMO DA PALAVRA MACUMBA, É
( O CAPETA DENTRO DO SERUMANO )
NENHUM MACUMBEIRO ENTRARA NO CÉU, QUEIMAAAAA
O DIABO VAI LEVA VOCES, DE UM POR UM,
PRO LAGO DE FOGO E ENXOFRE,
LA PRO FUNDOS DO INFERNO,
ONDE O FOGO NAO SE APAGA E NEM O BIXO NAO MORRE,
SERA O SOFRIMENTO ETERNO
O SANGUE DE JESUS TEM PODER, VIU
NENHUM MACUMBEIRO ENTRARA NO CÉU, QUEIMAAAAAA
ruclips.net/video/68WH9sSR0k8/видео.html
QUEIMAAAAAAAAA
@@paidesantosacrificacrianca1289 pessoa sem educação e sem respeito que vem apenas para denegrir nossa religião não faz ideia dos absurdos que está falando, com certeza o diabo existe sim e vive dentro de pessoas como vc
Hermoso .
Hermosas resas
flexadourada milton
Meu padrinho Pai Tita de Xangô
a gravaçao e de qual lugar do rs
???
Martins Porto Alegre
e PELOTAS também
23:35 a mulher achando que está ocupada.
documentário ótimo, além de produzido esta bastante esclarecedor, so não entendi o senhor usando farda militar, pois o documentário e sobre religião e não sobre "militarismo", peço que entendam como um crítica construtiva e não como um julgamento
Axé!
oi Moisés, o personagem é filho de Ogum, nascido no dia de Ogum e ainda é da Cavalaria da Brigada militar, além de tamboreiro, ou seja, o próprio Ogum!!!
Rezo pra que ele não use a força e a espada de ogum pra bater em manifestantes e professores em manifestações...
Como assim não pode saber que recebe orixa
la señora dijo "tengo mas de 800 hijos" hasta en argentina tiene hijos..Ahora me pregunto como hace para controlar todos esos hijos?? hasi esta la religuion con respeto lo digo.
"Asi" va sin H
Axe
Gostei do documentário, mas o Candomblé não tem nada a ver com o Batuque. Candomblé é culto de Orixá-Egungun, ; o Batuque é um culto de Esa e Egun dentro de uma seita sunita.
nao sao os mesmo nn querido
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
só risos pra tanta palhaçada.
palhaçada aonde?
Tenho é pena de ti,viu,coitada....
O teu DESRESPEITO É UMA PALHAÇADA !
Ana Silva, quem tanto ri dos outros de si mesma ri.Torço pra que vc adiante nunca precise bater à porta de nenhum deles, mas se precisar sei que será bem recebida.Assim disse a moça de amarelo.
Achei tudo isso muito estranho não gostei do que vi.
Mercia Pinheiro "a boca fala do que o coração está cheio"
Amanda P a paz de zambi. Axé!
em nome de Jesus Cristo de Nazaré vcs podem ser libertos das amarras e armadilhas destes espíritos malignos e demônios do inferno. busquem socorro até que vcs estão com vida porque depois da morte o inferno vos espera com fogo ardente.
Salve-se você de sua ignorância, vá estudar antropologia sociológica e cultura religiosa primeiro antes de criticar as religiões dos outros.
Jocelei Nass Na nossa crença não existe inferno seu idiota crente...isso é uma invenção da tua seu besta...sabemos que não podemos esperar entendimento até pq tu é crente...e geralmente crente não tem cérebro 😂😂😂😂
Ele só quer aparecer .Só nos resta ,ignora-lo e pedir aos orixás para esse ser ter mais juízo.
senhor Jocelei, niguém aqui pediu para o Senhor assistir este documentário. Ninguém aqui falou mal da sua crença e que os espíritos que circundam o senhor são malignos, e agente até poderia afirmar isso, tirando pela agressividade dos cristãos e violência dos evangélicos para os Batuqueiros. Apenas nos respeite indo dar opiniões públicas lá na tua igreja.
Jocelei Nass, em nome de Jesus que ele te livre de tamanha ignorância!