Só pontuando algumas coisas que observei nos comentários! 1- Os vídeos são reações, ou seja, vou aprendendo e vendo junto a vocês, não é um vídeo explicativo. 2- Os Vídeos explicativos são do quadro: "Análise da Teoria", onde eu anteriormente estudo sobre o caso para passar as informações. 3- Não há risos sobre a tragédia, apenas sobre alguns comentários que nós mesmo faziamos. 4- O Vídeo não é de humor (Acho que ficou bem perceptível). 5- Se tem muitas pausas no vídeo é por conta dos direitos autorais que não permitem que usemos grandes partes de vídeos de uma vez, caso não se agrade desta forma (Única possível atualmente), tem disponível várias matérias no próprio RUclips sobre o caso!!!
Eu sou formado como Tecnólogo em Radiologia aqui em Brasilia, e nós estudamos muito sobre o acidente de Goiânia, pois ele ocorreu aqui do lado da nossa cidade. Já fui lá e visitei os locais do acidente e só posso dizer meu amigos, que coisa triste. Abaixo algumas curiosidades. 1. A pequena leide, ingeriu o césio; ela comeu ovos cozidos com a mãos sujas de césio, o azul da prússia(medicamento usado para retirar a radiação do corpo) não conseguiu ajudar a pequena leide, pois os níveis de radiação eram enormes. 2. Sr. Odesson, está vivo até hoje, não se sabe como ele conseguiu sobreviver, pois relatos do mesmo, ele até dormiu ao lado do césio. Sr. Devair também não morreu por decorrência do césio, mesmo sendo uma das pessoas que mais tiveram contato com o mesmo. 3. O césio está em desuso no Brasil. O mesmo tem um tempo de decaimento de 30 anos, ou seja, ele leva 30 anos para perder metade do seu poder de emitir radiação. Além disso, o césio é fácil de se espalhar, por conta disso, as empresas pegaram um "preconceito" do elemento, e passaram a usar o cobalto 70. 4. há um aterro em abadia de goiana, onde estão os itens que estiveram em contato com o césio e estão enterrados, estimasse que levara 300 anos para que esses objetos parem de emitir radiação, no aterro estão enterrados itens pessoais como fotografias, moveis, joias, brinquedos e até mesmo animais de estimação, como o cachorro que cuidava do ferro velho aonde o césio foi levado, ele teve que ser sacrificado pois estava muito radioativo. 5. Não há provas científicas que as pessoas tiveram câncer ou outros tipos de doença por conta do césio, Mas há um estudo em que mostra que as pessoas que moravam ou ainda moram em volta do lixão, para aonde o césio foi levado; hoje em dia essas pessoas tem varias doenças, como câncer, deformações, doenças congênitas e etc. Mas infelizmente a radiação não tem como ser rastreada. Essas pessoas ainda lutam na justiça por uma indenização. 6. Respondendo a pergunta feita pelo Diogo, sim, O césio poderia sim contaminar todo o Brasil, dentro da peça existia apenas 19 gramas do material, e ele conseguiu contaminar uma cidade inteira, e só parou pois as autoridades tomaram providencias. Por isso hoje temos a CNEN e a IPEN. 7. O acidente de Goiânia é o maior acidente RADIOLÓGICO do mundo enquanto o acidente de chernobyl, é o maior acidente NUCLEAR do mundo.
Esse caso é tão famoso que tem episódio do capitão planeta sobre . só.procurar no RUclips, confesso q nao.lembro dele em português, sera q foi censurado no Brasil? Mas o episódio existe.
Tem um documentário aqui no RUclips que detalha mais essa história. 1- a menina ingeriu o Césio porque estava brincando com o pó e foi jantar, esqueceu de lavar as mãos e ingeriu junto com o ovo cozido que a mãe tinha preparado. 2- O pai da menina( Devair) ficou obcecado por esse negócio, chegou a dormir com ele debaixo do travesseiro. 3- quando o corpo da criança chegou para ser velado foi recebido por pessoas revoltadas e que apedejaram o caixão na hora do enterro por não querer que ela fosse enterrada lá. 4-o equipamento ficou lá por negligência, o terreno estava embargado pela justiça por una liminar, pq o antigo dono queria o terreno de volta. 5-tinha um vigia trabalhando pra vigiar o local ,porém ele adoeceu e não foi trabalhar no dia que os catadores entraram no local.
Meu tio me disse que nós goianos sofremos muito preconceito na época dessa tragédia, ele era caminhoneiro e só do povo ver q o caminhão dele a placa era de Goiás, as pessoas atravessavam as ruas, pra manter distância, e ele perdeu muitos trabalhos de fretes em outros estados, a mídia foi muito grande.
@@jkgaivotaoppar2882 meu primo comenta sobre isso as vezes comigo no Whatsapp ainda tem pessoas que têm um certo medo e por conta disso vem p preconceito, é tipo o covid 19 o medo fez gera um certo preconceito com pessoas que têm rinite alérgica pois a pessoa não pode espirrar que já pensam que é covid.
Desculpa o vídeo ficou um pouco grande, mas que história em gente? Que história! Não esqueça de deixar abaixo qual o próximo vídeo você quer ver analisado aqui no canal S2
A mulher que levou essa peça para a vigilância sanitária foi tão inteligente, sério, ela colocou num saco e levou até lá e disse: "Isso aqui tá matando meu povo". O pessoal que trabalhou na época e os físicos daqui de Goiânia a admira por isso.
Queria ver o Diogo reagindo ao "Holocausto brasileiro" acho que é uma coisa importante a ser repassado e também faz a gente pensar sobre saúde mental. Ia ser muito bom!!!
Dica do dia do cameraman: "Eu espero que vocês, pessoal de casa, se cuidem porque se vocês verem alguma coisa brilhando na rua não peguem, a não ser que seja um diamante"
Sinceramente nem sempre! Como nesse caso, os catadores invadiram o local privado. Tinha vigia e tudo lá, porém o mesmo havia adoecido e então os catadores invadiram o local
eu fui saber do desastre no mes passado eu tava vendo um vídeo no youtube e quando pulou pro proximo video era a reportagem da record mostrando o documentario
A radiação tira os elétrons dos átomos, e no nosso corpo temos 5 tipos de átomos (carbono, o oxigênio, o nitrogênio, o hidrogênio e o fósforo) falando à grosso modo: ele "desentrega, desmembra" os átomos e sem eles o corpo morre porque as células precisam deles pra "sustentar" o corpo... e o que define uma pessoa de ter sequêlas ou de vir a óbito é a quantidade de elétrons que são absorvidos pela radiação... E é por isso que ele é usado no combate ao câncer, com a intenção de "lesionar" as células cancerígenas para que morram interrompendo o desenvolvimento do câncer... Mas infelizmente não existe precisão em alcancar apenas essas células e por esse motivo as células saudáveis também são "lesionadas", por isso os efeitos colaterais surgem... É uma explicação básica pra título de curiosidade :) espero que ajude quem tenha curiosidade :)
Se explicasse de uma forma mais técnica eu entenderia, mas foi uma ótima explicação. Tomara que no futuro desenvolvam uma máquina que pudesse centralizar a radiação em pontos específicos, assim não comprometeria as outras células.
É né? E o dinheiro que os ladrões do assalto em Criciúma jogaram no chão, quando foi pego por neguin, neguin foi preso. Agora, os ladrões do assalto cinematográfico, estão soltinhos da Silva. Quer dizer: o dinheiro do chão é que causa sofrimento e efeitos colaterais. Não pode pegar nada do chão ☹⚰
Diogo, a grama em cima do aterro serve para indicar se está ou não ocorrendo vazamento de radiação. Se a grama estiver viva , então está tudo certo, mas se tiver seca e não brotar, então está tendo vazamento de radiação. Aí será necessário mexer tudo de novo, fazer novas caixas de concreto, aterrar outra vez e etc...
Eu vi um outro vídeo falando exclusivamente da história é dos contaminados e juro pra vocês: a história é tão forte que eu passei 5 dias pensando nesse césio e morrendo de medo de pegar em tudo! Daí fico imaginando como não ficou o pessoal de Goiânia e que se contaminou...
Nós de Goiânia aprendemos uma grande lição com essa tragedia... "Quem tem dinheiro não vai preso!" Os pessoal da reciclagem são na sua grande maioria, semianalfabetos, quem tem a responsabilidade nessa historia, e quem sabia do risco de deixar um equipamento radioativo a mercê de qualquer um.
@@cicerviihner4858 exatamente, fiquei indignada com um comentário ali em cima. Você acha que se essas pessoas fossem instruídas e inteligentes iriam pegar aquele brilho? Claro que não! Pior são os responsáveis desativar um local e deixar um material hospitalar para trás daquela forma, e ainda mais terem o entendimento do elemento que havia dentro. É a mesma coisa que você deixar um veneno com doce e uma criança pequena ver.
Exatamente, eu estou no 3 ano do ensino médio, e eu nunca tive aula desse assunto nas escolas em que estudei! Ou pelo menos até agora! E eu já sabia desse caso pq assistir algum vídeo no RUclips, falando sobre isso.
Oi, Diogo! Sou estudante de física e vim fazer uma *divulgação científica* para você! Sobre a questão da área para se tornar um profissional da ciência nuclear, é possível iniciar fazendo um curso de graduação na área da física, química, matemática e engenharias, principalmente. O que faz diferença é o prosseguimento que você dá no curso na parte da especialização, que vem através de iniciação científica, pós-graduação e posteriores. Essa especialização normalmente é feita em centros universitários como o CDTN - Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear, por exemplo ou outras unidades. Sobre o césio, ele brilha porque é uma substância instável que, à medida que perde uma parte de sua massa, perde energia que sai do material na forma de luz. Essa energia é muito intensa, e faz mal para a nossa pele. É a mesma coisa de se expor de forma exagerada ao sol. A questão é que o sol está bem distante e esse material é perigosíssimo. Espero que tenha satisfeito suas dúvidas
@@mariaizabeldaconceicao7664 sim, sim, eles tão certissimos em ensinar a gente sobre, é que esse cara foi tão idiota em não ter comunicado o nosso Conselho quando fechou a clínica, que ele virou quase um xingamento pros profs, sabe?
@@mahoshi3679 brilha kkkk alguns radioisótopos como o Tecnécio-99m, por exemplo, a gente administra no paciente pra tratamento de câncer em Medicina Nuclear, e o paciente fica com a urina brilhando por um tempo kkkk
Os técnicos de rádio proteção são formados em física e se especializam nos ramos da física. Meu filho, por exemplo, é um físico nuclear (aproveito todas as chances pra falar dele... Só orgulho!!).
Imagina ter esse menino como primo? Qualquer coisa vão falar "vc fica aí sem fazer nada e seu primo já é físico nuclear" kkkkkkkk não tem como competir com isso
É uma grande pena não falarem mais sobre esse acidente nas escolas, em todas as escolas que estudei, em apenas 1 fiquei sabendo desse acidente e com certeza tem muitas outras pessoas que nunca ouviram falar, assisti o documentário e é de dar dor no coração !
De fato Aline precisa ser lembrado nas escolas, uma tragédia causada por irresponsabilidade das autoridades responsáveis e também por falta de conhecimento dirigido a população. Muito triste tantas vidas expostas a tal realidade.
O ensino brasileiro acha mais importante falar sobre o que acontece fora do Brasil ao invés de mostrar nossa história, quando estudava, o foco sempre era outros países era raro contar alguma coisa sobre o Brasil, o ensino brasileiro tem que mudar completamente, o que é ensinado nas escolas não agregam quase nada na nossa vida depois que termina o ensino médio
a raiva cega demais. o pessoal culpando as vítimas na época, sendo que nem era proposital a propagação causada pelas pessoas comuns, mas a culpa real foi dos responsáveis lá do local
Vale lembrar que eles falaram para a população que era um vazamento de gás, e tinha pessoas trabalhando sem nenhuma proteção (Eles viram o que aconteceu em Chernobil e mesmo assim fizeram os mesmos erros)...Os documentários do Linha Direta e O brilho da morte: 30 anos do césio 137 falam disso. Eu sou Goiana e sempre se falou disso nas escolas (Principalmente quando se é criança), nos livros, e todo ano que passa sempre lembram desse ocorrido para a gente nunca esquecer!!!
É até triste saber que existem tantos brasileiros que não aprendem sobre isso na escola. Devair, o dono do ferro velho, em uma entrevista previu sobre isso, já sabia que seriam negligenciados e esquecidos. Até hoje os sobreviventes são esquecidos e tudo o que querem é consideração. Porque não foram só quatro pessoas que morreram, também houve mortes a médio e longo prazo.
@@fabianameneses4290 os cachorro das vítimas e os gatos que foram tocadas por elas enquanto estavam sobre a radiação. Como é muito comum o carinho na cabeça e nos olhos, os animais acabaram sendo lesionados pela radiação no cérebro. Alguns animais que tiveram contato com o ferro velho, que ficavam lá para se abrigar do frio, também foram contaminados - alguns podem sim terem morridos sem notícias, mas outros foram encontrados ( a sorte, era que os animais não tinham um lar, se não a contaminação ia ser maior ainda).
16:19 gente, Radioterapia é importante pra muito paciente oncológico, não tem muito o que ser feito sobre isso. Tanto que os profissionais que operam máquinas radioativas recebem bem e se aposentam mais cedo por causa da exposição a radioatividade.
Foi uma situação de pânico, a cidade parecia que estava em Guerra, tínhamos medo que aquele pó tinha vuado pra todos os lados e todos nós estávamos contaminados, algumas pessoas se mataram também.
É muito triste ver o que a desinformação pode fazer com as pessoas. No dia do velório da garotinha, foram pessoas jogar pedras e tentar "impedir" o enterro.
O bom é que o vídeo não é de humor por se tratar de um assunto sério, mas o Diogo consegue deixar engraçado e divertido, não deixando o clima do vídeo tão sério, por isso que é um dos meus RUclipsrs favoritos.
Meu tio era bombeiro e trabalhou no cesio, morreu poucos anos depois, seus dentes trincaram, ele ficou com a pele arrocheada, parece q "explodiu por dentro" melhor dizendo. Causa da morte cirrose hepatica.
Só vai dar nós Goianos aqui hj.... Eu Moro Há 10 minutos desse lote onde tudo aconteceu.. Hj lá é o mercado da rua 74. É enorme por sinal! Nessa época eu nem era nascida, graças a Deus. Obrigada por ter trazido esse vídeo ❤
@@mahoshi3679 Não pq já faz bastante tempo do ocorrido e ate hoje não teve nenhum caso de contaminação , e outra os caixões os quais os 4 foram enterrados eram feitos de chumbo e eles colocaram concreto para não contaminar o solo
Aqui em GO falam sim. Inclusive todos meus anos na escola, tanto fundamental quanto medio, teve algum conteudo relacionado ao cesio. Na biblioteca da minha escola no ensino medio, tinha uma apostila enorme sobre uma pesquisa relacionda ao caso
Eu sou de Goiânia e tinha 8 anos nessa época, vi tudo isso, morreram várias pessoas conhecidas minhas após esse período por câncer, a 2 anos atrás uma tia minha, que vivia próxima dessa região, desenvolveu uma tipo de leucemia rara, só existi mais 4 pessoas no mundo com o mesmo tipo de câncer. Graças a Deus fez transplante e está bem. Existe uma cidade depois de Goiânia onde o material foi enterrado, tenho pavor de passar perto.
E uma coisa triste mesmo, mais o Diogo paródias anima a gente🙂mas é meio chato pensar que várias pessoas que passaram por esse desastre sofreram ou sofrem muito preconceito hoje em dia😥
7:48 Marie Curie descobridora da radioatividade, uma heroína da ciência, até seu cabelo cair, seus vômitos e suas fezes ficarem cheias de sangue e ela morrer envenenada por sua própria descoberta.
Se minha mãe ver esse vídeo ela fala tipo: " Tá vendo aí seu vagabundo, isso daí é pra tu ver parar de pegar tudo que ver no chão, aí quando tá morrendo fala que eu não avisei"
Os corpos foram enterrados em caixão de chumbo eles ficam incorruptos(não apodrecem) igual os corpos medievaisl tratados com arsênico?Ou não tem nada a ver o cu com as calças?
@Daniela Franco quando a radiação entra em contato com a pele pode causar queimaduras e ferimentos, por isso que aqueles homens tiveram que amputar partes do corpo, e quando está dentro do organismo ela pode causar mutação genética e danos nas células, por isso que até hoje as pessoas afetadas em chernobyl quando eles tem seus filhos as crianças nascem com algum tipo de anomalia, deve se ter todo o cuidado possível com a radiação, a melhor proteção é o chumbo
Gente a coisa foi muito feia aqui em Goiânia. As pessoas vítimas do acidente foram negligenciadas, e até hoje sofrem. O lugar onde era a clínica agora é um centro de convenções, no setor aeroporto. E muitos fizeram o possível pra deixar esse fato abafado. Tem um filme que conta a história como ela acontece, se eu não me engano foi "césio 137: o brilho da morte". Moro aqui na capital, na época não era nascida. Mas meus pais eram e me contam como foi os fatos, tem muitos goianos aqui que nem sabem desse fato.
Eu era criança na época do acontecimento. Não se falava em outra coisa nos jornais! Foi o chernobyl brasileiro, obviamente numa escala beeeeem menor. Mas foi tenso! O pânico foi como se fosse mesmo o que estamos vivendo com a pandemia, mas não foi um vírus, mas com uma substância radioativa. O medo de contaminação gerou pânico na população local....enfim. Foi triste!
Advogado público (ou até quem tá começando) não tem muito culpa né, até porque se colocam você pra defender um estuprador, ou você faz ou fica sem comer
Aaaah Diogo, se vc ficou impressionado com esse, pesquisa e reaja ao caso das "garotas do radium" que aconteceu em Nova Jersey, em 1917. É algo surreal. As moças que tinham contato com o componente químico até pintavam as unhas e os dentes para se divertir com a substância, pois era afirmado pelos donos da fábrica que usava esse componente de que não oferecia risco nenhum.
Diogo porque você não usou o Vídeo da Jaqueline Guerreiro??? Muito melhor que o do Fantástico e muito mais fácil de entender... Nos próximos desse tipo, reage o dela. ❤️
Diogo boa tarde meu amooor, curso Tecnologia em Radiologia me formo esse ano, 3 anos de estudo, é uma area bem bacana pra ser estuada e conhecida. Pretendo fazer uma pós graduação em Radioterapia onde vai ter esse aparelho com essa substância que foi dita no video. Meninos pesquisem se vocês gostam de conhecimento é lindo demais, e a Area de um tecnologo em radiologia é enorme. Beijos meninos, bom fds
Como achei muito interessante, e ao mesmo triste este caso, assisti uns documentários que relatam praticamente tudo que o Diogo mostrou aqui. A única diferença que vi, é que essa mulher que morreu, não é a mãe de Leide, e sim sua tia. Sua mãe (tem sequelas dessa época, toma muitos remédios) ainda é viva, tem algumas entrevistas dela aqui no RUclips.
A mulher que morreu, a Maria Gabriela era esposa do dono do ferro velho, Evair. Eles foram juntos a Vigilância Sanitária, de ônibus, levar o material. Sr Evair é irmão do pai da menina Leide.
Gente, estudei essa historia em 2019 p um trabalho de escola, e na época, lembro q fiquei horrorizada, tanto q consumia varios documentarios, procurava saber sobre as pessoas, fiz pesquisas em sites, fui muito a fundo por ser muito interessante, (sendo q eu so precisava fazer uma pesquisa, e podia somente imprimir). Tanto pela forma como ele se espalhava (como se fosse um virus mesmo), quanto pela letalidade, o perigo daquele pozinho.
+ houveram pessoas q após um tempo desenvolveram câncer, pessoas q ficaram cadeirantes salve engano, e no momento, quem teve contato como o devair e o ivo, ficaram sem o paladar, eles diziam q tanto fazia comer um quilo de açúcar como um quilo de sal
Diogo vc me tirou da depressao é serio e vc tbm me apresntou camren. Camila e lauren pena q elas nao eram real mais me tirou da depressao sofro por amor e vc me ajudou muito sou baiana e tenho familia em Aracaju quería muito te conhecer pessoalmente sou lesbica e sofro por isso quero muito te conhercer pessoalmente sigo tbm Anna bagunceira e ela tbm so fala em vc tenho orgulho de vc bjs
Só pontuando algumas coisas que observei nos comentários!
1- Os vídeos são reações, ou seja, vou aprendendo e vendo junto a vocês, não é um vídeo explicativo.
2- Os Vídeos explicativos são do quadro: "Análise da Teoria", onde eu anteriormente estudo sobre o caso para passar as informações.
3- Não há risos sobre a tragédia, apenas sobre alguns comentários que nós mesmo faziamos.
4- O Vídeo não é de humor (Acho que ficou bem perceptível).
5- Se tem muitas pausas no vídeo é por conta dos direitos autorais que não permitem que usemos grandes partes de vídeos de uma vez, caso não se agrade desta forma (Única possível atualmente), tem disponível várias matérias no próprio RUclips sobre o caso!!!
Oi Diogo
Caramba Viram Meu Comentário!
Muito obrigado!
Então que dizer que ainda poder surgir uma "Análise Especial " do cesio 137 do linha direta. Igual ao do "Condomínio " e "os pobres vão à praia "
MARAVILHOSO O DOCUMENTÁRIO
Eu sou formado como Tecnólogo em Radiologia aqui em Brasilia, e nós estudamos muito sobre o acidente de Goiânia, pois ele ocorreu aqui do lado da nossa cidade. Já fui lá e visitei os locais do acidente e só posso dizer meu amigos, que coisa triste. Abaixo algumas curiosidades.
1. A pequena leide, ingeriu o césio; ela comeu ovos cozidos com a mãos sujas de césio, o azul da prússia(medicamento usado para retirar a radiação do corpo) não conseguiu ajudar a pequena leide, pois os níveis de radiação eram enormes.
2. Sr. Odesson, está vivo até hoje, não se sabe como ele conseguiu sobreviver, pois relatos do mesmo, ele até dormiu ao lado do césio. Sr. Devair também não morreu por decorrência do césio, mesmo sendo uma das pessoas que mais tiveram contato com o mesmo.
3. O césio está em desuso no Brasil. O mesmo tem um tempo de decaimento de 30 anos, ou seja, ele leva 30 anos para perder metade do seu poder de emitir radiação. Além disso, o césio é fácil de se espalhar, por conta disso, as empresas pegaram um "preconceito" do elemento, e passaram a usar o cobalto 70.
4. há um aterro em abadia de goiana, onde estão os itens que estiveram em contato com o césio e estão enterrados, estimasse que levara 300 anos para que esses objetos parem de emitir radiação, no aterro estão enterrados itens pessoais como fotografias, moveis, joias, brinquedos e até mesmo animais de estimação, como o cachorro que cuidava do ferro velho aonde o césio foi levado, ele teve que ser sacrificado pois estava muito radioativo.
5. Não há provas científicas que as pessoas tiveram câncer ou outros tipos de doença por conta do césio, Mas há um estudo em que mostra que as pessoas que moravam ou ainda moram em volta do lixão, para aonde o césio foi levado; hoje em dia essas pessoas tem varias doenças, como câncer, deformações, doenças congênitas e etc. Mas infelizmente a radiação não tem como ser rastreada. Essas pessoas ainda lutam na justiça por uma indenização.
6. Respondendo a pergunta feita pelo Diogo, sim, O césio poderia sim contaminar todo o Brasil, dentro da peça existia apenas 19 gramas do material, e ele conseguiu contaminar uma cidade inteira, e só parou pois as autoridades tomaram providencias. Por isso hoje temos a CNEN e a IPEN.
7. O acidente de Goiânia é o maior acidente RADIOLÓGICO do mundo enquanto o acidente de chernobyl, é o maior acidente NUCLEAR do mundo.
Caramba quanta informação bacana! Que história triste...
Esse caso é tão famoso que tem episódio do capitão planeta sobre . só.procurar no RUclips, confesso q nao.lembro dele em português, sera q foi censurado no Brasil? Mas o episódio existe.
Obrigado pelas infos!
Coitado do cachorro 😔
Caraca--- tadinha da garotinha.. dos animais sacrificados, das fotos e lembranças enterradas.. iria morrer sem saber sobre-
Tem um documentário aqui no RUclips que detalha mais essa história.
1- a menina ingeriu o Césio porque estava brincando com o pó e foi jantar, esqueceu de lavar as mãos e ingeriu junto com o ovo cozido que a mãe tinha preparado.
2- O pai da menina( Devair) ficou obcecado por esse negócio, chegou a dormir com ele debaixo do travesseiro.
3- quando o corpo da criança chegou para ser velado foi recebido por pessoas revoltadas e que apedejaram o caixão na hora do enterro por não querer que ela fosse enterrada lá.
4-o equipamento ficou lá por negligência, o terreno estava embargado pela justiça por una liminar, pq o antigo dono queria o terreno de volta.
5-tinha um vigia trabalhando pra vigiar o local ,porém ele adoeceu e não foi trabalhar no dia que os catadores entraram no local.
caracas
tá pra enfiar muita teoria da borboleta aí
@@tlimaaa Lei de Murphy tb
Muito horrivel este caso do Sinésio 137
Vc viu o especial do assombrado?
@@cafecomhistoria2688 vi não..
Meu tio me disse que nós goianos sofremos muito preconceito na época dessa tragédia, ele era caminhoneiro e só do povo ver q o caminhão dele a placa era de Goiás, as pessoas atravessavam as ruas, pra manter distância, e ele perdeu muitos trabalhos de fretes em outros estados, a mídia foi muito grande.
Nossa que triste
Ainda sofremos,pq se eu for falar do q eu já ouvi de pessoas apenas por ser goiana e morar aqui, posso passar o resto do ano aqui
@@jkgaivotaoppar2882 meu primo comenta sobre isso as vezes comigo no Whatsapp ainda tem pessoas que têm um certo medo e por conta disso vem p preconceito, é tipo o covid 19 o medo fez gera um certo preconceito com pessoas que têm rinite alérgica pois a pessoa não pode espirrar que já pensam que é covid.
Eu imagino, deve ter sido triste.
Perdão, mas eu ia ter muito medo de quem viesse de Goiânia Kkkk
Desculpa o vídeo ficou um pouco grande, mas que história em gente? Que história!
Não esqueça de deixar abaixo qual o próximo vídeo você quer ver analisado aqui no canal S2
Melhor Ainda
Relaxa!!!!!
Melhor que vídeo aula !!!
15 minutos de aula é chato.
Mas 30 minutos de vídeo do Diogo é bom demaisssss
analisa ao filme muleke té doido, é do Maranhão
Se preocupa não, a gente gosta é de vídeo longo mesmo, ainda mais de um RUclipsr talentoso com você S2
ANALISA OS CANIBAIS DE GARANHUNS
A mulher que levou essa peça para a vigilância sanitária foi tão inteligente, sério, ela colocou num saco e levou até lá e disse: "Isso aqui tá matando meu povo". O pessoal que trabalhou na época e os físicos daqui de Goiânia a admira por isso.
ela foi muito corajosa e evitou a morte de muita gente
@@gustavoamarante2956 sim, é se admirar
Devia receber uma homenagem, tipo um monumento
Verdade, só com a atitude dela por mais que contaminou algumas pessoas. Ajudou muito, se não fosse ela ia ter sido um estrago pior eu acho.
@@lucasps8874 verdade viuuu
É aquele ditado né: "Nem tudo que reluz é ouro!"
Não se encaixa no caso
"não mexa no que não e seu"
Então neh kk
Poético 👌
As vezes é Sérgio
As crianças aqui em Goiás, antes de ir a escola já conhece essa história kkkkkkkkkkk. Só para não mexerem em coisas desconhecidas.
Ss ss kkkkk
Siiim kkk
neh, trauma coletivo (nem sei se existe esse termo, deve existir)
@@tbg152 poise 👁️👄👁️👌🏻
Todo professor de história e química passa esse vídeo na aula 😂😂
Queria ver o Diogo reagindo ao "Holocausto brasileiro" acho que é uma coisa importante a ser repassado e também faz a gente pensar sobre saúde mental. Ia ser muito bom!!!
Me da uk embrulho no estômago só de lembra
Super apoio o Diogo fazer um sobre!
Putz, pesado demais!!!
Up
só de lembrar já me dá uma sensação ruim, assisti na escola
Dica do dia do cameraman:
"Eu espero que vocês, pessoal de casa, se cuidem porque se vocês verem alguma coisa brilhando na rua não peguem, a não ser que seja um diamante"
Nós goianos somos traumatizados por coisas brilhantes até hoje kkkkkkk
Entendo perfeitamente 😳
Compreensível.
Bem isso kkk ( rindo de nervoso )
Kkkkkkkkkkkkk rindo com respeito e de nervoso, mas é isso mesmo que sentimos...
Entendo
Eu acho o Gustavo tão sensato, ícone da voz misteriosa
Sinceramente nem sempre! Como nesse caso, os catadores invadiram o local privado. Tinha vigia e tudo lá, porém o mesmo havia adoecido e então os catadores invadiram o local
Eu achei que todo mundo conhecia esse desastre do Césio 137 aqui em Goiânia , hoje descobri que tinha bastante gente que nunca nem tinha ouvido falar
Né , eu tive aula disso no ensino médio.
@@EduardoOliveira-fh6bg Eu tive no ensino médio e na faculdade
eu fui saber do desastre no mes passado
eu tava vendo um vídeo no youtube e quando pulou pro proximo video era a reportagem da record mostrando o documentario
Só quem é de Goiânia estuda este caso, nos estudamos isso para saber os acontecimentos ocorridos na nossa terra
Amg eu sou de Itumbiara Go e só fiquei sabendo por causa deste vídeo 🤡
A menininha brincou com o brilho, e logo depois foi comer um ovo cozido com as mãos suja ( ingeriu) além de ter respirado também
A radiação tira os elétrons dos átomos, e no nosso corpo temos 5 tipos de átomos (carbono, o oxigênio, o nitrogênio, o hidrogênio e o fósforo) falando à grosso modo: ele "desentrega, desmembra" os átomos e sem eles o corpo morre porque as células precisam deles pra "sustentar" o corpo... e o que define uma pessoa de ter sequêlas ou de vir a óbito é a quantidade de elétrons que são absorvidos pela radiação... E é por isso que ele é usado no combate ao câncer, com a intenção de "lesionar" as células cancerígenas para que morram interrompendo o desenvolvimento do câncer... Mas infelizmente não existe precisão em alcancar apenas essas células e por esse motivo as células saudáveis também são "lesionadas", por isso os efeitos colaterais surgem...
É uma explicação básica pra título de curiosidade :) espero que ajude quem tenha curiosidade :)
Se explicasse de uma forma mais técnica eu entenderia, mas foi uma ótima explicação. Tomara que no futuro desenvolvam uma máquina que pudesse centralizar a radiação em pontos específicos, assim não comprometeria as outras células.
eu nem estava curiosa, mas amei descobrir uma coisa nova! muito obrigada :)
Muito bem explicado
Dois físicos aqui kakakakaka
que legal essa explicação, valeu!
"Eu me apaixonei pelo brilho da morte" essa frase...
A morte tem suas formas de nós atrair....
Achei poético
Moral da história: Não saia pegando qualquer coisa do chão. Só pegue se for dinheiro!
E se o dinheiro for brilhante 😳
@@igorxpreto kkkkk não pegue
@@igorxpreto Pegue com uma sacolinha de mercado e compre alguma coisa no "merkaDin" pra trocar.🥗🐈
É né? E o dinheiro que os ladrões do assalto em Criciúma jogaram no chão, quando foi pego por neguin, neguin foi preso. Agora, os ladrões do assalto cinematográfico, estão soltinhos da Silva. Quer dizer: o dinheiro do chão é que causa sofrimento e efeitos colaterais. Não pode pegar nada do chão
☹⚰
E se for um diamante kkkkk eu pego pode ser ouro ou uma estrela cadente kkkk
Diogo, a grama em cima do aterro serve para indicar se está ou não ocorrendo vazamento de radiação. Se a grama estiver viva , então está tudo certo, mas se tiver seca e não brotar, então está tendo vazamento de radiação. Aí será necessário mexer tudo de novo, fazer novas caixas de concreto, aterrar outra vez e etc...
Uup
Eu vi um outro vídeo falando exclusivamente da história é dos contaminados e juro pra vocês: a história é tão forte que eu passei 5 dias pensando nesse césio e morrendo de medo de pegar em tudo! Daí fico imaginando como não ficou o pessoal de Goiânia e que se contaminou...
@Karin Loureiro Eu assisti dois vídeos sobre, mas só lembro da matéria do fantástico: ruclips.net/video/VUHLS1WL6FM/видео.html
Nós de Goiânia aprendemos uma grande lição com essa tragedia... "Quem tem dinheiro não vai preso!"
Os pessoal da reciclagem são na sua grande maioria, semianalfabetos, quem tem a responsabilidade nessa historia, e quem sabia do risco de deixar um equipamento radioativo a mercê de qualquer um.
Pois é, muita gente acusou os homens simples que acharam, mas os responsáveis são quem deixou um material desse a mercê.
@@andresagomes6092 a curiosidade matou o Gato. Teve oque merececeu
Os cara invadem a propriade particular, desmonta oque não e dele e ainda vendem kkkKk graças a Deus a justiça dele não e falha.
@@mikegalvao8524 tá amarrado, sai pra lá fariseu. Jesus tem vergonha de gente podre como vc.
@Senhor Sama o local tinha um vigia que no dia estava adoecido em casa!!!!!!!!!!
velho, eu amo que o Gustavo sempre fica do lado da classe baixa. Isso mesmo Gustavo, a gente tem que lascar a elite mesmo kkkkkkkkk
Exato, mo galera falando que os pobres foram o culpado, mas aquele equipamento ñ deveria estar ali
@@cicerviihner4858 exatamente, fiquei indignada com um comentário ali em cima. Você acha que se essas pessoas fossem instruídas e inteligentes iriam pegar aquele brilho? Claro que não! Pior são os responsáveis desativar um local e deixar um material hospitalar para trás daquela forma, e ainda mais terem o entendimento do elemento que havia dentro. É a mesma coisa que você deixar um veneno com doce e uma criança pequena ver.
Esse assunto deveria estar nos livros de histórias.
Mas tá
Mais ta amiga bom pelo menos aqui em Goiânia tem nos livros de história, eu estudei sobre isso no 2 ano do ensino fundamental se não me engano
@@joaomanoel1139 mas pouco se fala. Parece q os governantes querem abafar as atrocidades q aconteceu Aki.
Exatamente, eu estou no 3 ano do ensino médio, e eu nunca tive aula desse assunto nas escolas em que estudei! Ou pelo menos até agora! E eu já sabia desse caso pq assistir algum vídeo no RUclips, falando sobre isso.
@@sophia4579 exato. Eu só conheci esse caso afundo depois q vi um vídeo no RUclips. Na vdd já vi vários vídeos.
Diogo: o assunto é sério
Uns minutos depois Diogo: eu colocaria a pedrinha até na boca
Kkkkkkk
Oi, Diogo! Sou estudante de física e vim fazer uma *divulgação científica* para você!
Sobre a questão da área para se tornar um profissional da ciência nuclear, é possível iniciar fazendo um curso de graduação na área da física, química, matemática e engenharias, principalmente. O que faz diferença é o prosseguimento que você dá no curso na parte da especialização, que vem através de iniciação científica, pós-graduação e posteriores. Essa especialização normalmente é feita em centros universitários como o CDTN - Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear, por exemplo ou outras unidades.
Sobre o césio, ele brilha porque é uma substância instável que, à medida que perde uma parte de sua massa, perde energia que sai do material na forma de luz. Essa energia é muito intensa, e faz mal para a nossa pele. É a mesma coisa de se expor de forma exagerada ao sol. A questão é que o sol está bem distante e esse material é perigosíssimo. Espero que tenha satisfeito suas dúvidas
3 anos da faculdade de Radiologia é só os professores fazendo terror psicológico na gente sobre isso
Mas convenhamos que eles tinham razão. Veja se aconteceu outro episódio como aquele até os dias de hoje?
@@mariaizabeldaconceicao7664 sim, sim, eles tão certissimos em ensinar a gente sobre, é que esse cara foi tão idiota em não ter comunicado o nosso Conselho quando fechou a clínica, que ele virou quase um xingamento pros profs, sabe?
Pse
Mas tira uma dúvida minha aqui menina.Brilha mesmo no escuro?
@@mahoshi3679 brilha kkkk alguns radioisótopos como o Tecnécio-99m, por exemplo, a gente administra no paciente pra tratamento de câncer em Medicina Nuclear, e o paciente fica com a urina brilhando por um tempo kkkk
Os técnicos de rádio proteção são formados em física e se especializam nos ramos da física. Meu filho, por exemplo, é um físico nuclear (aproveito todas as chances pra falar dele... Só orgulho!!).
Nossa ele deve ser super inteligente então
E parabéns pra ele, deve dar muito orgulho mesmo 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Ai quando vc quiser reclamar de algo vc diz:
"Eu não preciso disso!! Meu filho é Físico Nuclear!!!"
@@informanteanonimo4339 kkkkkkk
Imagina ter esse menino como primo? Qualquer coisa vão falar "vc fica aí sem fazer nada e seu primo já é físico nuclear" kkkkkkkk não tem como competir com isso
@@Fgfgfg103 ♥️♥️
Repórter: O senhor sabia que aquele equipamento tava largado lá?
Médico: não, tava lá eu peguei emprestada.
😆😆😆😆
😂😂😂😂
Pensei a mesma coisa na hora kkkkk
KKKKKKKKKKKKKKKJJKKKKK
Coitada da menina que engoliu todo pó. Foi enterrada em um caixão de chumbo.
E o pior a população não queria deixar ela se enterrada na cidade.
@@jefersonlopes5858 a pobi 😕
@@jefersonlopes5858 com razão, porque contamina o solo ou melhor, "mata" aquele local
Nossa sim, deve ser horrível.
@@jefersonlopes5858 se fosse nos dias de hoje,já teriam aberto o caixão e soltado essa porra na água limpa que vai pras casas
É uma grande pena não falarem mais sobre esse acidente nas escolas, em todas as escolas que estudei, em apenas 1 fiquei sabendo desse acidente e com certeza tem muitas outras pessoas que nunca ouviram falar, assisti o documentário e é de dar dor no coração !
De fato Aline precisa ser lembrado nas escolas, uma tragédia causada por irresponsabilidade das autoridades responsáveis e também por falta de conhecimento dirigido a população. Muito triste tantas vidas expostas a tal realidade.
Eu sou essa pessoa que não sabia disso 😐 triste mds por essas pessoas que morreram
Sim parece que o governo tentou esconder isso
Pq só pode ser isso
Meu deus, sério? Eu estudei em 3 escolas diferentes, e em ambas eu estudei sobre o caso. Não imaginava que em alguns lugares não aprendia sobre
O ensino brasileiro acha mais importante falar sobre o que acontece fora do Brasil ao invés de mostrar nossa história, quando estudava, o foco sempre era outros países era raro contar alguma coisa sobre o Brasil, o ensino brasileiro tem que mudar completamente, o que é ensinado nas escolas não agregam quase nada na nossa vida depois que termina o ensino médio
“Técnico de radioproteção... como uma pessoa vai pensar em se formar nisso?”
Eu, técnica em radiologia vendo isso: 🤡🥲😂
Que legal, como descobriu essa profissão? Kkk tô curioso
Então responde aí mulher! rsrsrs Como uma pessoa vai pensar em se formar nisso?
a raiva cega demais. o pessoal culpando as vítimas na época, sendo que nem era proposital a propagação causada pelas pessoas comuns, mas a culpa real foi dos responsáveis lá do local
Vale lembrar que eles falaram para a população que era um vazamento de gás, e tinha pessoas trabalhando sem nenhuma proteção (Eles viram o que aconteceu em Chernobil e mesmo assim fizeram os mesmos erros)...Os documentários do Linha Direta e O brilho da morte: 30 anos do césio 137 falam disso.
Eu sou Goiana e sempre se falou disso nas escolas (Principalmente quando se é criança), nos livros, e todo ano que passa sempre lembram desse ocorrido para a gente nunca esquecer!!!
Estudo radiologia, meu professor pediu pra vermos o documentário desse acidente e cá estou eu vendo o diogo fazendo analise do vídeo, Tô adorando
gente esse caso é uma mistura de irresponsabilidade de gente com conhecimento com ignorância de pessoas inocentes
É o retrato da sociedade brasileira em um acontecimento 👏👏😱
É até triste saber que existem tantos brasileiros que não aprendem sobre isso na escola. Devair, o dono do ferro velho, em uma entrevista previu sobre isso, já sabia que seriam negligenciados e esquecidos. Até hoje os sobreviventes são esquecidos e tudo o que querem é consideração. Porque não foram só quatro pessoas que morreram, também houve mortes a médio e longo prazo.
"Como é que o pessoal vai pensar em se formar nisso?" - a resposta é muito simples: estudando a natureza.
**Conheci fulano**
A vida: "maior desastre radioativo da história"
Minha Goiânia ficou um caos na época! Tadinha das pessoas que morreram e das que foram contaminadas. E dos bichinhos que precisaram ser sacrificados.
Como assim sacrificaram bixinhos?
@@fabianameneses4290 os cachorro das vítimas e os gatos que foram tocadas por elas enquanto estavam sobre a radiação. Como é muito comum o carinho na cabeça e nos olhos, os animais acabaram sendo lesionados pela radiação no cérebro. Alguns animais que tiveram contato com o ferro velho, que ficavam lá para se abrigar do frio, também foram contaminados - alguns podem sim terem morridos sem notícias, mas outros foram encontrados ( a sorte, era que os animais não tinham um lar, se não a contaminação ia ser maior ainda).
NÃO CREIO QUE O TEMA DO MEU SEMINÁRIO DE QUÍMICA É O TEMA DO VÍDEO E HOJEEEEEEEE AI AI O 10 VEM VIU
Eae como foi? Hehehehe
@@natanR21 eu fui muito bem 💅
@@italoalves1976 Que bom ^^
@@italoalves1976 parabéns 👏🏻
16:19 gente, Radioterapia é importante pra muito paciente oncológico, não tem muito o que ser feito sobre isso. Tanto que os profissionais que operam máquinas radioativas recebem bem e se aposentam mais cedo por causa da exposição a radioatividade.
Foi uma situação de pânico, a cidade parecia que estava em Guerra, tínhamos medo que aquele pó tinha vuado pra todos os lados e todos nós estávamos contaminados, algumas pessoas se mataram também.
Gustavo: " -Se você ver uma pedrinha brilhante, vc nao vai pegar?"
Diogo:" -Lógico! Vou até botar na boca! " KKKKKKKKKKKK EU TO GRITANDO KKKKKKKK
Genteeee, não acredito que ele reagiu, aaaaaaaaa
Obrigada a quem pediu
É muito triste ver o que a desinformação pode fazer com as pessoas. No dia do velório da garotinha, foram pessoas jogar pedras e tentar "impedir" o enterro.
Deus que me livre, tô arrepiado com essa história, até então ñ sabia.
se vcs quiserem entender mais sobre Radioatividade, próximo mês, dia 15, a Netflix vai lançar um filme sobre a icônica Marie Curie
Chocada com a galera de outros lugares falando que não sabiam desse caso. Aqui em GO faz parte da cultura, praticamente
Eu nunca nem ouvi falar viu, que coisa triste o que aconteceu aí 😣
Eu sou de Minas gerais e já sabia sobre isso, esse desconhecimento é mais por falta de canais que informam sobre esse acidente
@@MariaAparecida-ek4vf depois tu pesquisa sobre o caso. Teve materia do linha direta também, foi chocante. É um caso triste porém muito interessante
@@isadoraamaral823 verdade, eu fico até feliz do Diogo mostrar aqui
@@gabrielabeatriz9968 pesquisarei sim!! Foi um acontecimento tão importante, de certa forma, mas pouco falado demais.. 😣😣😣
O bom é que o vídeo não é de humor por se tratar de um assunto sério, mas o Diogo consegue deixar engraçado e divertido, não deixando o clima do vídeo tão sério, por isso que é um dos meus RUclipsrs favoritos.
“Era isso era? Menino, mandava um áudio, era melhor.”
Morri
Kkkkkk
Meu tio era bombeiro e trabalhou no cesio, morreu poucos anos depois, seus dentes trincaram, ele ficou com a pele arrocheada, parece q "explodiu por dentro" melhor dizendo. Causa da morte cirrose hepatica.
A pele do seu tio necrozou
Misericórdia
O tema do vídeo: é sério
Eu: bem séria
A minha mente:a voz do Diogo é mesmo assim??
Olá pessoas que vieram correndo
Hai mai frendi
Inhae
Oi turo bom!?
Kakkaakakakakak sim!!! Kkkkkkkk
Heloo
O tanto que o Diogo foi chamado de burro pelo Gustavo kkkkk
" é por isso que tu é RUclips " kkkkkkkkkkkk
"É né né ééee... né né é" essa foi a melhor parte kkkkkkk
Kkkkk Ele é
Não apenas por ele... Kkkkkk
Só vai dar nós Goianos aqui hj.... Eu Moro Há 10 minutos desse lote onde tudo aconteceu.. Hj lá é o mercado da rua 74. É enorme por sinal! Nessa época eu nem era nascida, graças a Deus. Obrigada por ter trazido esse vídeo ❤
Não é perigoso?
@@SUPERSHYVA jogaram toneladas de cimento em cima
Aqui em GO essa historia é tão disseminada que eu até espanto quando alguém não sabe kkkk
Sim mano, foi famoso até fora do país
@@ritacosta7481 exatamente. Desde que me entendo por gente sei dessa historia.
@@gabrielabeatriz9968 Eu estudei esse caso na aula de ciências, a professora falou disso
Vocês não tem medo que isso tenha contaminado a água?
@@mahoshi3679 Não pq já faz bastante tempo do ocorrido e ate hoje não teve nenhum caso de contaminação , e outra os caixões os quais os 4 foram enterrados eram feitos de chumbo e eles colocaram concreto para não contaminar o solo
Conheci esse caso esse ano, nunca nossas escolas falam sobre o maior acidente nuclear fora das usinas que foi aqui no Brasil
Aqui em GO falam sim. Inclusive todos meus anos na escola, tanto fundamental quanto medio, teve algum conteudo relacionado ao cesio. Na biblioteca da minha escola no ensino medio, tinha uma apostila enorme sobre uma pesquisa relacionda ao caso
Estudei em Goiânia e sempre estudei sobre
@@gabrielabeatriz9968 nossa aqui nunca foi falado
@@gabrielabeatriz9968 sim sou de GO e eu estudei sobre isso no 2 ano do ensino fundamental
Moro aqui em Salvador é eles falaram , inclusive passaram uma reportagem e um filme sobre
Eu super indico, caráter de urgência, que vcs assistam a série de Chernobyl da HBO para que vc entendam mais sobre esse assunto. #ficaadica
Fiz um trabalho sobre essa tragédia para a escola. Foi algo muito sério mesmo, um episódio muito triste.
Podiam fazer uma minissérie desse acidente igual a HBO fez de Chernobyl.
é que não tem muito o que falar, é basicamente isso.
@@julianavargas226 tem muito oq falar, essa história é bem longa e estudada mundialmente
Já passei por esse aterro quando viajei pra Bahia,é enorme.
Eu sou de Goiânia e tinha 8 anos nessa época, vi tudo isso, morreram várias pessoas conhecidas minhas após esse período por câncer, a 2 anos atrás uma tia minha, que vivia próxima dessa região, desenvolveu uma tipo de leucemia rara, só existi mais 4 pessoas no mundo com o mesmo tipo de câncer. Graças a Deus fez transplante e está bem. Existe uma cidade depois de Goiânia onde o material foi enterrado, tenho pavor de passar perto.
Meu pai morava na cidade na época mas do outro lado da cidade onde ocorreu, ainda bem que nada aconteceu se não talvez nem teria nascido
😢mds
Faz uma análise sobre o holocausto brasileiro. Acho muito importante as pessoas saberem disso tbm.
Nossa Siiim super necessário dá up gnteee
Up
Conheço super triste
O menino 23 mano
O que é isso?
E uma coisa triste mesmo, mais o Diogo paródias anima a gente🙂mas é meio chato pensar que várias pessoas que passaram por esse desastre sofreram ou sofrem muito preconceito hoje em dia😥
"O demônio ta solto em setembro" MDSSS KKKKKKKKKK
E eu que nasci em setembro? :(
@@edward_albergaria ai é triste
7:48 Marie Curie descobridora da radioatividade, uma heroína da ciência, até seu cabelo cair, seus vômitos e suas fezes ficarem cheias de sangue e ela morrer envenenada por sua própria descoberta.
@Daniela Franco sim, ganho 2 premio nobel por isso
Se minha mãe ver esse vídeo ela fala tipo:
" Tá vendo aí seu vagabundo, isso daí é pra tu ver parar de pegar tudo que ver no chão, aí quando tá morrendo fala que eu não avisei"
7:47 "quem criou isso" a natureza mesmo, todos os átomos liberam radiação, uns tão pouco que não faz diferença e outros muita radiação.
Eu amo a agonia que me dá de querer explicar sobre química e meia vida pro Diogo, mas eu lembro que é apenas um video.
Simmm kkkkk
Meia vida e radioatividade são uns conceitos beeem chatos de entender
Os corpos foram enterrados em caixão de chumbo eles ficam incorruptos(não apodrecem) igual os corpos medievaisl tratados com arsênico?Ou não tem nada a ver o cu com as calças?
Eu sou do grupo que não se senti agoniado por que sou burro KKKK
@Joana D'arc sim, eu ri muito e fiquei comentando sozinho com a tela, ai amo demais estes dois
Sou de goias eu era pequeno mas lembro...
Sou goiano Neto de Baiano abraço para os Bahianos.
Se você passar pela rua e ver uma pedra brilhando vc vai pegar ?
Diogo:
"Com certeza vou até botar na boca"
😂😂😂😂😂 não duvido
Eu colocaria kKKKK 😋🤟🏻
Mas é lógico os filmes de pirata e faroeste ensinaram assim!🙈🙉🙊
Não julgo, na boca eu não poria. Mas pegaria para usar de enfeite.
@@AgdaJany eu também 😂
@@AgdaJany a menina morreu rápido assim porque ela comeu, mas por fora demora um pouco
formada em radiologia e me dá a maior agonia de saber que essa gente toda passou de mão em mão esses produtos cheios de radiação 😩
@Daniela Franco quando a radiação entra em contato com a pele pode causar queimaduras e ferimentos, por isso que aqueles homens tiveram que amputar partes do corpo, e quando está dentro do organismo ela pode causar mutação genética e danos nas células, por isso que até hoje as pessoas afetadas em chernobyl quando eles tem seus filhos as crianças nascem com algum tipo de anomalia, deve se ter todo o cuidado possível com a radiação, a melhor proteção é o chumbo
@Daniela Franco de nada
"o reporter fazendo as pergunta"
o cara lá respondendo: não sei, só sei que foi assim.
Gente a coisa foi muito feia aqui em Goiânia. As pessoas vítimas do acidente foram negligenciadas, e até hoje sofrem. O lugar onde era a clínica agora é um centro de convenções, no setor aeroporto. E muitos fizeram o possível pra deixar esse fato abafado. Tem um filme que conta a história como ela acontece, se eu não me engano foi "césio 137: o brilho da morte". Moro aqui na capital, na época não era nascida. Mas meus pais eram e me contam como foi os fatos, tem muitos goianos aqui que nem sabem desse fato.
Morei do lado
A partir de agora eu não confio nem no glitter das makes das drag. Brilhou eu corri
Kkkkkkkk tadinhas das drag
👁️👄👁️
Esse é perigoso também.😅
Mostra o povo que trabalha com você!!!!!!
"não dá pra arrancar o antebraço sem arrancar a mão"
Paródia, Diogo - 2021.
KKKKKKK
Eu era criança na época do acontecimento. Não se falava em outra coisa nos jornais! Foi o chernobyl brasileiro, obviamente numa escala beeeeem menor. Mas foi tenso! O pânico foi como se fosse mesmo o que estamos vivendo com a pandemia, mas não foi um vírus, mas com uma substância radioativa. O medo de contaminação gerou pânico na população local....enfim. Foi triste!
quando eu morrer, se eu for pro inferno a culpa é do Diogo que faz eu rir dessas coisas
Me emocionei quando a mulher mostrou o pescoço, que dó meu Deus.
"Advogado são as criaturas mais mentirosas do mundo, os criminoso tem menos culpa do que os advogados"
Eu querendo ser advogado: 👁️👄👁️
Eu que já estou no 5° semestre da faculdade. 👁️👄👁️
@@RitadeCassia-fu9ur Parra de mentir!😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂👁️👄👁️
@@mahoshi3679 👁️👄👁️
Advogado público (ou até quem tá começando) não tem muito culpa né, até porque se colocam você pra defender um estuprador, ou você faz ou fica sem comer
Meu primo se arrepende de ter escolhido essa profissão...pois ele mesmo falou que se culpa muito de ter livrado um monte de bandido da cadeia...
Aaaah Diogo, se vc ficou impressionado com esse, pesquisa e reaja ao caso das "garotas do radium" que aconteceu em Nova Jersey, em 1917. É algo surreal. As moças que tinham contato com o componente químico até pintavam as unhas e os dentes para se divertir com a substância, pois era afirmado pelos donos da fábrica que usava esse componente de que não oferecia risco nenhum.
O menino q trabalha por trás das câmeras tava puto com o médico kkkkkkkkkkkkk
Diogo porque você não usou o Vídeo da Jaqueline Guerreiro??? Muito melhor que o do Fantástico e muito mais fácil de entender... Nos próximos desse tipo, reage o dela. ❤️
Siiiim ❤
Sério que não dá pra entender?
@Torrone Tostone realmente kkkkkk
É nada kkkk Linha Direta pisa
Up
Teve uma família que pintou toda a casa cim essa substância..ela fica florescente durante o dia e muito mais ainda durante a noite!
Nossa Parabéns você fazendo piada com uma situação séria pessoas morreram
Diogo faz análise do vídeo "A gente que tem prótese a gente sente num é Nicole"
Diogo boa tarde meu amooor, curso Tecnologia em Radiologia me formo esse ano, 3 anos de estudo, é uma area bem bacana pra ser estuada e conhecida. Pretendo fazer uma pós graduação em Radioterapia onde vai ter esse aparelho com essa substância que foi dita no video. Meninos pesquisem se vocês gostam de conhecimento é lindo demais, e a Area de um tecnologo em radiologia é enorme. Beijos meninos, bom fds
Acho muito interessante mas só se for pra estudar pela internet, vou pesquisar mais depois
ameii
Obrigada por estudar essa área! Todo meu respeito a vocês!
Sou Físico há quase vinte anos. E esse é o melhor vídeo que eu já vi sobre o assunto. Parabéns.
Amando esses reacts! Estão BABADOS KKKKKK ICÔNICO 🤣
"Aí que vida"parte 3,por favor,Diogo
Como achei muito interessante, e ao mesmo triste este caso, assisti uns documentários que relatam praticamente tudo que o Diogo mostrou aqui. A única diferença que vi, é que essa mulher que morreu, não é a mãe de Leide, e sim sua tia. Sua mãe (tem sequelas dessa época, toma muitos remédios) ainda é viva, tem algumas entrevistas dela aqui no RUclips.
A mulher que morreu, a Maria Gabriela era esposa do dono do ferro velho, Evair. Eles foram juntos a Vigilância Sanitária, de ônibus, levar o material. Sr Evair é irmão do pai da menina Leide.
Devair pro curiosidade morreu mas foio menos afetado do Cesio. Morreu porque entrou em depressão e alcolismo
Eu não sei vocês, mas eu dou muito mais risadas quando o Gustavo tbm está reagindo kkkkkkklk
Melhor dupla do RUclips
Sou de Goiânia, terra maravilhosa!!! Mas isso foi bem complicado, minha avó me fala sobre essa época!
Foi aqui pertinho da minha casa.
Eu não era nascido, mas meus pais lembram.
Tô dividido com esse vídeo: foi sério e a história é pesadíssima, mas ao mesmo tempo o Gustavo nunca foi tão engraçado kkkkkkk socorro to loca
Gente, estudei essa historia em 2019 p um trabalho de escola, e na época, lembro q fiquei horrorizada, tanto q consumia varios documentarios, procurava saber sobre as pessoas, fiz pesquisas em sites, fui muito a fundo por ser muito interessante, (sendo q eu so precisava fazer uma pesquisa, e podia somente imprimir). Tanto pela forma como ele se espalhava (como se fosse um virus mesmo), quanto pela letalidade, o perigo daquele pozinho.
+ houveram pessoas q após um tempo desenvolveram câncer, pessoas q ficaram cadeirantes salve engano, e no momento, quem teve contato como o devair e o ivo, ficaram sem o paladar, eles diziam q tanto fazia comer um quilo de açúcar como um quilo de sal
N entraram p roubar, era uma clínica desativada, o lugar tava abandonado, e p eles era material p vender. Normal.
se o lote não era deles, não era pra entrar ué óbvio que era de outra pessoa
o predio estava desativado porém tinha dono, se vc entra em propriedade alheia tira algo de lá sem permisão, VC TA ROUBANDO SIM
Se não é seu e tem dono, é roubo.
Sim. Sem falar que a responsabilidade era da EMPRESA de descarta o lixo de forma segura. Não existe essa de não saber que tinha lixo radioativo.
@@laryssabraga628 Eu me referi aos donos da empresa.🤦♀️
Essa história ainda tá muito cheia de mistérios e nunca iremos saber o que aconteceu de fato.
Eu não sei qual mistério. Tudo foi mostrado mais de mil vezes.
A explicação é clara. É um aparelho caro e muito perigoso. Deveriam ter o total cuidado com o equipamento.
Eu tinha 12 anos na época, eu lembro dessa história. Era todo dia no jornal falando, todo dia uma reviravolta rendeu muito.
Diogo vc me tirou da depressao é serio e vc tbm me apresntou camren. Camila e lauren pena q elas nao eram real mais me tirou da depressao sofro por amor e vc me ajudou muito sou baiana e tenho familia em Aracaju quería muito te conhecer pessoalmente sou lesbica e sofro por isso quero muito te conhercer pessoalmente sigo tbm Anna bagunceira e ela tbm so fala em vc tenho orgulho de vc bjs