Oficial de Justiça pode entrar no condomínio e ir até o apartamento?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 11 сен 2024
  • Cidadão, saiba se o Oficial de Justiça pode entrar no seu Condomínio residencial e bater direto no seu apartamento.
    Síndicos, funcionários de condomínios e administradoras, saibam qual o procedimento adequado quando receberem Oficiais de Justiça nos Condomínios. Como deve ser o procedimento no caso de portarias virtuais ou remotas.
    Oficiais de Justiça, saibam como agir em diligências em condomínios e compartilhem suas experiências pessoais.

Комментарии • 110

  • @harmagedom
    @harmagedom 4 года назад +19

    Mais um vídeo em que concordo integralmente com as colocações da colega Vanessa. Um equívoco comum em condomínios, e no mais das vezes nem é má-fé, é desconhecimento dos funcionários mesmo, é dizerem que o morador não autorizou o Oficial a subir até o apartamento. Ou então que as "regras" do condomínio não autorizam. A autorização que o Oficial precisa já está dada, por um Magistrado, através do mandado, que tem força legal, e se sobrepõe às convenções do condomínio e à vontade do morador.
    Quando o Oficial diz que precisa ir até a porta do apartamento ou da casa (em condomínios de casas), ele não está pedindo, é uma ordem legal, amparada pelo mandado judicial (observe que o mandado não diz que o Oficial vá até a "rua tal, número tal", na calçada, e sim até a "rua tal, número tal, APARTAMENTO (OU CASA) TAL"! Ou seja, a ordem é para que ele se dirija até a unidade residencial. Isso tem duas razões de ser: primeiro, uma vez que o Oficial certifica com fé pública o ocorrido na diligência, ele não pode simplesmente se fiar em informações de terceiros, ainda que estes estejam de boa fé, ele deve constatar, até os limites que a lei lhe permite, se de fato a pessoa não está. Até porque muitas vezes os funcionários do condomínio ficam em um fogo cruzado, com o morador mandando dizer que não está, e ameaçando o funcionário. É para isso que o Oficial deve exercer sua prerrogativa.
    Segundo, é só a partir da unidade residencial, seja apartamento ou casa, que vigora a proteção constitucional do art. 5º XI, da CF (inviolabilidade do domicílio), requerendo ordem específica de arrombamento para entrada, se não houver consentimento do morador (e mesmo assim respeitando as limitações da CF). A chamadas áreas comuns do condomínio não estão protegidas por esta norma, e o mandado simples basta para o acesso, conforme jurisprudência dos Tribunais.
    Neste caso, havendo impedimento por parte do condomínio e/ou seus funcionários, incorrem no crime de desobediência. Daí para diante, é perfeitamente legal que o Oficial de Justiça acione a força policial para assegurar o cumprimento da ordem judicial. Infelizmente até alguns colegas ignoram essas questões, acreditando que só podem acionar a polícia se houver autorização específica para isso, quando qualquer cidadão, diante de uma infração legal, no caso desobediência, pode solicitar o concurso de força policial, independentemente de qualquer formalidade.

    • @PapodeOficial
      @PapodeOficial  4 года назад +7

      Uau! Adorei!!! Muito obrigada pelo comentário! Isso complementa as informações do Canal, ajudando a informar cada vez mais o cidadão! 😍

    • @luizasoares3287
      @luizasoares3287 Год назад

      Legal

    • @luizasoares3287
      @luizasoares3287 Год назад

      Com certeza..

  • @fabioarruda2000
    @fabioarruda2000 4 года назад +12

    Como a Vanessa disse e concordo plenamente, a palavra chave é colaboração. O condomínio não deve "acobertar" nenhum morador. Lei é lei e deve ser cumprida. Agora, sem documento, sem identificação, nada feito. Mandado de busca e apreensão sem estar escrito "arrombamento" e querem arrombar o imóvel, aí é problema. O Oficial faz um interrogatório e o porteiro não é obrigado a responder, mas se responder não deve mentir Gostei muito do seu vídeo Vanessa, vou segui-la pois sei que certamente nos dará mais dicas valiosas. Parabéns!!!!

    • @PapodeOficial
      @PapodeOficial  4 года назад

      Tem 2 vídeos sobre Busca e Apreensão aqui no Canal. Dá uma olhadinha...

  • @Tipografiadequebrada
    @Tipografiadequebrada 2 года назад +5

    Sou porteiro, sempre que vem um oficial de justiça busco facilitar sua entrada até porque posso ser preso kkkk

    • @rotavivaoja
      @rotavivaoja 4 месяца назад

      Parabéns, pois você orgulha a sua categoria ao abrir as portas para a Justiça entrar. Todos nós só estamos fazendo o nosso trabalho.
      Sempre explico aos porteiros com muita educação e numa linguagem clara e positiva. Só 0,000001% dos porteiros não colaboram.

  • @vegetamancalcajin7790
    @vegetamancalcajin7790 Год назад +2

    Identificacao e mandados judicial tambem e falcificavel,to nem ai chamo ajuda.

  • @delionfirmino6965
    @delionfirmino6965 Год назад +1

    Aqui no predio a última vez que veio um oficial de justiça com um mandado de busca e apreensão, de um carro, sem o morador esta em casa,acionei logo uma viatura de polícia, para acompanhar, a ocorrência, hoje em dia nao da para confiar em ninguém, ele veio procurar um modelo de carro que nem existia no condomínio.

  • @fabioarruda2000
    @fabioarruda2000 4 года назад +6

    Administramos alguns condomínios e o que mais acontece é o Oficial de Justiça pedir para ir até o apartamento ou casa sem ser anunciado, pois é comum a pessoa desaparecer. Adotamos a seguinte prática na portaria: Interfonamos para o morador e avisamos que o Oficial de Justiça está subindo para cumprir um Mandado. Não perguntamos se ele autoriza a entrada do Oficial de Justiça, pois certamente ele dirá que não, e aí o impasse estará criado.

    • @PapodeOficial
      @PapodeOficial  4 года назад +6

      Exatamente o que eu menciono, vai da conversa. O morador pode ser avisado, mas mesmo ele não querendo, o Oficial terá a prerrogativa de se dirigir até o apartamento. Abraços!

    • @marcelooliveiramaltezi3779
      @marcelooliveiramaltezi3779 4 года назад +2

      @@PapodeOficial E se for o caso, a portaria avisa ao Oficial, que o requerido pediu para "mentir". Isso já ocorreu comigo. "O morador pediu para dizer que não está". HC feita.

    • @LGMC70
      @LGMC70 11 месяцев назад

      Em Goiânia, Goiás o oficial de Justiça entra sem anunciar. Qualquer resistência o reforço policial (190) é acionado.

  • @paulocesarbarbosa1493
    @paulocesarbarbosa1493 2 года назад +4

    Tem certos oficiais de justiça que pensam que podem tudo, são folgados, quando se sentir violado é só pegar o nome do cidadão e fazer uma denuncia na corregedoria de justiça do seu estado.

    • @pombogiracigana
      @pombogiracigana 7 месяцев назад

      Penso a mesma coisa. Mais eles sabem com quem fala igual policial folgado. Quando eles percebem que a pessoa entendi de direito eles mudam a postura

  • @CarlaVeri
    @CarlaVeri 4 месяца назад

    Policiais Civis podem entrar em condomínio fechado, com um mandato sem o endereço completo, tipo... sem número de bloco e apartamento? Eles estavam procurando uma pessoa por tal nome e chegaram até a portaria do condomínio e perguntou se tal pessoa morava ali... então o porteiro foi verificar em conversas do WhatsApp (portaria tem WhatsApp para avisos de entregas e visitas) entre a portaria e os moradores e buscou pelo tal nome e deu que um morador recebeu uma visita de uma pessoa com o 1⁰ nome igual ao que estava na tal busca dos policiais, e entao a portaria foi liberada. E os policiais foram até o apartamento verificar, perguntaram se o morador por nome x estava em casa (lembrando que a portaria deu o nome do verdadeiro morador e o visitante do morador era o PAI dele) e se o PAI dele de nome tal morava ali com ele... O morador nao se encontrava em casa, apenas esposa e 2 filhos pequenos, que respondeu as perguntas e em momento nenhum oa policiais mostraram documentos, apenas falaram que eram P.C e que estavam fazendo uma busca... ao ver que o nome do procurado era parecido mas não igual, viram que não era ali, e ao sair olha pra sua cara e fala... vc nao viu nada e nós nunca estivemos aqui, fique tranquila. Ou seja, a portaria dá o nome de um morador aleatório por supostamente está acobertando uma pessoa de nome igual e que foi apenas uma visita. Como devo proceder?

  • @joverlandoneves5520
    @joverlandoneves5520 2 года назад

    Gostei, acabou de acontecer uma situação dessa agora no condomínio, então estou amparado, a entrada do oficial de justiça até o Apt foi cumprida. Só que o oficial pediu para não interfonar, eis a questão!!!

  • @dennerrodriguesqueiroz660
    @dennerrodriguesqueiroz660 24 дня назад

    Boa tarde !Temos yma grande dúvida! Sou porteiro em um condominio! Aqui o sindico pede para interfornarmos para o morador, e quando o oficial pedw para não ligar? Fico muito grato com a resposta!

  • @CONCURSEIRO511
    @CONCURSEIRO511 2 года назад +1

    Você faz segurança de um condomínio de alto padrão, um certo dia chega na portaria um Oficial de Justiça, informa que deve entrar para apreensão. O Oficial não quer revelar o nome do morador e ameça preender você, caso não deixe ele entrar. O que faria nesse caso ?

    • @mariodezert
      @mariodezert Год назад

      Olá eu sou Oficial, pode ser que o Oficial recebeu ordem para não divulgar e o processo pode ser SIGILOSO! Se não for este o caso, pode ser desconfiança de funcionários passados do condomínio ou, o mais comum, a pessoa pode fugir e ser avisada pela portaria durante o camimho até a porte. MAS se vc apenas pedir pra conferir a identidade funcional e registrar, sei lá seu procedimento, relaxa, vc náo tem como conferir nada se é ou não verdade, concorda? Eu nunca vou sozinho, prefiro estar com a polícia militar pq as pessoas que têm ordens de apreensão geralmente ENROLAM e ficam complicando. Com a polícia eles fazem mas a coisa anda mais rápido e com garantia de segurança ao oficial. Qualquer outra dúvida fique a vontade me falar

  • @andressabarbosadasilva2244
    @andressabarbosadasilva2244 Год назад +1

    Eu comprei o apartamento em meu nome ,poaso colocar os boletos do condomínio em nome da minha mae?

  • @silassilvaferreira
    @silassilvaferreira 4 года назад +1

    Parabéns. Doutora.

  • @rogcunha2000
    @rogcunha2000 4 года назад +3

    Vanessa, entendi perfeitamente o q vc disse no vídeo e nos comentários, porém minha pergunta se refere a prática, ao q vc faz ou sugere q seja feito em momentos como esse. Vc fala q a pessoa em questão está obstruindo a justiça e qual atitude toma? Vc chama a PM? E como se desenrola tudo isso?

    • @PapodeOficial
      @PapodeOficial  4 года назад +4

      Olá Rodrigo! Falando de mim, quando trabalho tenho um perfil calmo e muito cordial, porém muito firme também. Tenho por hábito acionar a polícia apenas em último caso, quando realmente não há outra solução. Então, vamos lá, bem no ponto da sua pergunta: quando eu chego em um condomínio residencial, em um primeiro momento dou ao citando o benefício da dúvida, peço ao porteiro para interfonar e quando o porteiro diz que ninguém está atendendo, e estamos em horário comercial, eu questiono se o réu deve estar trabalhando e se os funcionários dizem que provavelmente sim, eu deixo um recado com meu telefone. Se é um horário mais à noitinha, ou bem cedo, eu pergunto ao funcionário se viu o réu sair, caso ele diga que não, ou acredite que ele está no local, mas não está atendendo, eu peço para tocar direto no apartamento. Na maioria das vezes um funcionário me acompanha até o apartamento. Todavia, se houver recusa dos funcionários, eu explico calmamente que possuo uma ordem judicial, que posso sim adentrar no condomínio e ir até o apartamento. Quando eles dizem que não podem autorizar, que é regra do condomínio e tal, eu peço para falar com o síndico ou zelador presencialmente ou por telefone para explicar o caso. Se mesmo assim houver recusa de todos, aí eu digo que terei que acionar a polícia, que será muito desagradável para o condomínio... Na grande maioria das vezes dá tudo certo, mas quando realmente nada é possível, aí eu aciono a polícia, via 190. Mas Rogério, de verdade, na prática temos sempre que pesar os prós e contras porque corre-se o risco de fazermos tudo isso e realmente a pessoa não estar em casa, daí uma importante característica do Oficial é saber ponderar diante do caso concreto. Espero ter respondido sua dúvida. Abraços!

    • @PapodeOficial
      @PapodeOficial  4 года назад

      Sorry... É Rogério (escrevi Rodrigo)

  • @DanielSilva-sc2ee
    @DanielSilva-sc2ee 2 года назад +1

    Se o morador não estiver em casa o oficial de justiça pode deixar o contato dele Com o porteiro para entregar o morador quando ele chegar?

  • @polibioo1
    @polibioo1 4 года назад +5

    Boa tarde , uma dúvida!
    Quando o porteiro a pedido do morador diz que a pessoa não mora mais lá ou não conhece a pessoa . Como o oficial de justiça atua ?

    • @brunoaraujo8142
      @brunoaraujo8142 4 года назад +6

      vai pressupor que a informação é verdade e certificará nos autos. Contudo, se a outra parte do processo comprovar a má fé do porteiro e do morador, estes podem ser responsabilizados.

    • @PapodeOficial
      @PapodeOficial  4 года назад +4

      Olá João! Infelizmente o Oficial não tem controle sobre esse tipo de informação fornecida de má-fé. Mas sempre haverá a manifestação da parte contrária que poderá refutar a informação e vir a acarretar a responsabilização daqueles que passaram a informação falsa. Na prática, quando percebo que há "algo nebuloso", sempre pergunto aos funcionários se eles realmente têm certeza daquela informação... Abraços!

    • @warwickbh
      @warwickbh 4 года назад +2

      @@PapodeOficial olá, uma dúvida, o oficial de justiça precisa identificar qual o nome do morador que está citado no mandato para entrada no condomínio?

  • @marip.s.9425
    @marip.s.9425 4 года назад +2

    @Papodeoficial , existe alguma meta a ser cumprida mensalmente pelo OJ?
    Em outras palavras: é exigido que se consiga no mês, por ex, 80% das assinaturas dos mandados, as quais o OJ ficou responsabilizado por cumprir, para garantir bom desempenho? Caso consiga só 20% ou zero porcento de assinaturas sofrerá alguma retaliação, penalidade na avaliação de desempenho ou algo parecido?
    Em suma, o que quero te perguntar é: é mais importante para o OJ conseguir assinaturas ou cumprir mandados? Se no mês só conseguiu cumprir mandados, porque o OJ constatou que eram casos de periculosidade ( risco de vida ), ele pode sofrer alguma retaliação/ penalidade por isso?
    Aguardo retorno.
    Obrigada.

    • @PapodeOficial
      @PapodeOficial  4 года назад +1

      Olá Mari! Adorei a sua pergunta! Na verdade o trabalho do Oficial evoluiu muito e hoje a "assinatura" em si nem é tão importante porque estamos vivenciando uma forma cada vez mais digitalizada de cumprimento de mandados (via email e principalmente whatsapp - tem vídeo sobre isso aqui no Canal). Portanto, a produtividade é aferida mais pelo número de mandados judiciais repassados ao Oficial, mas também se leva em consideração o grau de dificuldade deles. Por ex: cumprir vários mandados em uma mesma empresa, não é o mesmo que cumprir o mm número em locais distantes uns dos outros. Os chamados Mandados negativos tb são contabilizados e se o Oficial se negar, justificadamente, a adentrar em áreas reconhecidamente perigosas, não costuma haver penalidade.

    • @PapodeOficial
      @PapodeOficial  4 года назад +1

      @@marip.s.9425 Nada impede que vc faça isso, o que não poderá é usar indevidamente a imagem dessas pessoas.

  • @laisnoring
    @laisnoring 4 месяца назад

    Gente tô entendendo nada. Tenho um processo encerrado da minha filha de pensão. Ontem fui trabalhar e minha mãe ficou com minha filha. Minha mãe disse que entrou no condomínio e bateu na minha porta um oficial. E a síndica disse que ele notificou duas moradoras e a síndica. O que é isso? O que significa?

  • @cassianelima9782
    @cassianelima9782 3 года назад +2

    O oficial de justiça pode coagir o funcionário do condomínio,pegar número de documento e dizer que irá levar para o Juiz?
    Isso aconteceu comigo, Ele queria o telefone do síndico e nos nao temos autorização para dar,me senti coagida por ele pois eu só estava obedecendo uma determinação que foi passado pelo meu supervisor.

    • @PapodeOficial
      @PapodeOficial  3 года назад +1

      Olá Cassiane! Eu não dirigia coagir, mas solicitar que seja fornecido o contato do Síndico para que ele possa obter mais informações sobre a pessoa que ele procura, pode sim. Pedir os dados de quem dá a informação também pode, afinal o Oficial tem uma ordem judicial e as ordens do condomínio não pode estar acima da lei. Mas entendo que para os funcionários é muito difícil pois ficam sem saber como agir...

  • @silassilvaferreira
    @silassilvaferreira 4 года назад

    "Tudo o que ocorre vai para o Livro De Ocorrência. Que sempre assinado pelo Coordenador é pela Administradora Do Prédio. Que Responsabilidade".

  • @bebetikk
    @bebetikk 4 месяца назад

    O oficial de justiça pode entrar no apartamento, com criança dentro, sem a presença dos pais???

  • @heavyhorse001
    @heavyhorse001 4 года назад +4

    @Papo de Oficial !
    Tem horário para essa visita do oficial??
    Ou o mesmo pode aparecer em qualquer horários???

    • @PapodeOficial
      @PapodeOficial  4 года назад +4

      Olá! A lei diz que os atos devem ser praticados das 06:00h às 20:00h, mas o juiz pode autorizar expressamente que ocorram fora desse horário em casos específicos. Se for uma busca domiciliar ela poderá ser feita das 05:00h às 21:00h.

    • @silassilvaferreira
      @silassilvaferreira 4 года назад

      @@PapodeOficial De Segunda a Sábado.

    • @dinhooj6853
      @dinhooj6853 3 года назад +1

      Qq dia e horário, independente de autorização do juiz, para citação, intimação e penhora, nos termos do artigo 212, parágrafo 2, do CPC.

    • @pauloosvaldourban5472
      @pauloosvaldourban5472 2 года назад

      De acordo com o novo CPC, qualquer dia e hora.

  • @delionfirmino6965
    @delionfirmino6965 Год назад

    Funciono nao autoriza nem liberar esse tipo de coisa por conta próprio, a melhor coisa e chamar o sindicato,para autorizar, e em seguida chamar uma viatura, para acompanhar.

  • @joseeraldo2895
    @joseeraldo2895 3 года назад +3

    Olá se o morador não estiver em casa o oficial pode fazer busca no apartamento?

    • @PapodeOficial
      @PapodeOficial  3 года назад +1

      Olá! Se Oficial tiver um Mandado de Busca e apreensão ele poderá entrar mesmo se o morador não tiver - a porta pode ser aberta por qualquer familiar. Agora, se ninguém abrir a porta, deverá ser feito o arrombamento, com autorização judicial.

  • @rogcunha2000
    @rogcunha2000 4 года назад +1

    O assunto não tem fundamentação legal. Sendo assim, faltou vc falar q atitude o oficial deverá tomar pra entrar no condomínio e qual amparo legal essa postura teria.

    • @harmagedom
      @harmagedom 4 года назад +1

      Rogerio, veja minha resposta nos comentários, abordo essa questão.

    • @PapodeOficial
      @PapodeOficial  4 года назад

      Olá Rogério! Realmente o CC não disciplinou (como mencionei no vídeo), mas o fundamento e o amparo para que o Oficial entre no condomínio é o próprio cumprimento do Mandado proveniente de uma ordem judicial. Falando de uma ordem de citação, o CPC diz no art. 251 que incumbe ao Ojaf procurar o citando e "onde o encontrar, citá-lo" e o art. 243 diz que a citação pode ser feita "em qq lugar em que o réu se encontre", portanto, o caminho da entrada do condomínio até o apartamento não ser usada para blindar o réu no local em que ele (ou os seus bens) se encontre - dentro do apartamento! Os mandados de penhora e busca e apreensão são ainda mais incisivos na permissão a essa entrada - com relação a eles, tem vídeos específicos aqui no canal. Abraços!

  • @josueferreira9933
    @josueferreira9933 Год назад +1

    Pode mais tem que ver se e oficial mesmo

  • @jaferfiais8883
    @jaferfiais8883 Год назад

    Parabéns

  • @chirleipetinarigouveapinhe5527
    @chirleipetinarigouveapinhe5527 5 месяцев назад +1

    E se o oficial de justiça não quer ou não pode revelar o nome da pessoa que foram fazer a apreensão o que devo fazer deixo entrar mesmo assim ou não

    • @rotavivaoja
      @rotavivaoja 4 месяца назад

      Sim, deve deixar entrar. Alguns mandados são de processos sigilosos e não podemos informar. O que você pode e deve fazer é pedir a identificação funcional do oficial de justiça, com matrícula, e o número do mandado para repassar ao síndico/juridico.

  • @leandrobarbosa385
    @leandrobarbosa385 2 года назад

    Por favor me ajuda !
    Veio um oficial de justiça, falando que era sobre inventário, a casa é financiada está em dia , tirou um monte d fotos, meus pais que recebeu o oficial.
    O que eu devo fazer Dra ?

  • @Johnatan94
    @Johnatan94 Год назад

    Eu sou porteiro há dez anos, se eu liberar oficial de justiça ao condomínio ou apartamento, eu sou demitido. Só libero com autorização do morador ou síndico.

    • @PapodeOficial
      @PapodeOficial  Год назад +1

      Entendo você e me solidarizo. O problema é que não há um treinamento adequado, o que infelizmente, pode prejudicar o trabalho dos oficiais, uma pena!

  • @andrelug
    @andrelug 3 года назад +1

    Tem algum site público, tipo o do TJ onde o porteiro pode pegar os dados da identificação funcional que o OJ está apresentando no momento e possa jogar os dados pra ver se ela é legítima?

    • @PapodeOficial
      @PapodeOficial  3 года назад +2

      Excelente André! Infelizmente não! Mas uma dica é ligar para o Fórum em que o Oficial faz parte e pedir para falar na Central de Mandados - esse setor poderá confirmar se aquela pessoa é mesmo Oficial de Justiça. Nos Fóruns pequenos, em que não há Central, essa informação pode ser obtida pelo próprio atendente.

    • @mariodezert
      @mariodezert Год назад

      desculpe mas é inviável isto! Por exemplo, nós precisamos trabalhar e vamos qualquer horário do dia especialmente fora do horário forense (não batemos ponto e fazemos nosso horário), o oficial que tem dezenas de mandados para cumprir no dia, não pode ficar esperando seja quem for ficar ligando para confirmar algo! O oficial tem seu documento funcional, ele pode aprensentar qdo solicitado, e o prédio confirme depois o qhe quiser e não DURANTE. isto prejudica os trabalhos.

    • @LGMC70
      @LGMC70 11 месяцев назад

      No site do TJ pode-se verificar o nome dos servidores através da opção TRANSPARÊNCIA. Pode-se ligar para o TJ e solicitar a telefonista para transferir ao RH, pois consta a matrícula do servidor na carteira funcional.

  • @VeraLuciaGoncalvesChaves
    @VeraLuciaGoncalvesChaves 11 месяцев назад

    ETE está em meu contrato, mas ainda não vi

  • @juvenalrosario6454
    @juvenalrosario6454 Год назад

    E se for um falso polícial de justiça? Não precavermos?

  • @fabioarruda2000
    @fabioarruda2000 4 года назад +2

    Há situações que o Oficial de Justiça quer obter informações sobre bens, principalmente veículos pois já recebeu informação de um "Localizador" sobre tal bem e ele quer entrar sem o Mandado Judicial apenas para fazer averiguações. Não autorizamos. Aí o forró está armado, é carteirada para todo lado, ameaça chamar a polícia, cita leis e mais leis, show de sapateado. E o que fazemos? Nós chamamos a polícia. Na maioria das vezes o Oficial vai embora antes da polícia chegar.

    • @PapodeOficial
      @PapodeOficial  4 года назад

      Olá Fábio! O Oficial de Justiça até pode cumprir ordens verbais passadas pelo juiz, mas é claro que deve haver a ordem e hoje em dia, com tantas possibilidades para trânsito virtual de mensagens, quase que não se justifica o Oficial não estar portando nada, que não um email oficial ou algo do tipo. O ideal mesmo é que o Oficial apresente a identificação e o Mandado Judicial. Obrigada pelo comentário!

    • @marcelooliveiramaltezi3779
      @marcelooliveiramaltezi3779 4 года назад

      @@PapodeOficial Concordo. O Oficial deve sempre portar o mandado. Ele até pode fazer a simples averiguação, mas com o mandado em mãos.

    • @heavyhorse001
      @heavyhorse001 4 года назад

      Exatamente Fábio.
      O porteiro sempre é alvo de todos os lados. As orientações e esclarecimentos não são passados ou a maioria não sabe nada a respeito.
      É DEVER do síndico passar isso aos funcionários e deixa-los sempre atualizados sobre o procedimento.

    • @PapodeOficial
      @PapodeOficial  4 года назад +1

      @@heavyhorse001 Vc tocou em um ponto importantíssimo! O ideal é que os síndicos mantenham os funcionários bem informados em relação ao trabalho dos Oficiais de Justiça. Abraços!

  • @honoratowiliamcamargo9985
    @honoratowiliamcamargo9985 Год назад

    No caso do condomínio ser empresarial como proceder?

  • @rogeriovaladares1726
    @rogeriovaladares1726 2 года назад

    E quando o oficial de justiça entra no condomínio, que não tem porteiro, apenas interfone, sem se identificar, aproveitando uma porta aberta para outra pessoa e bate direto na casa do citando, causando até mesmo um susto da pessoa que não teve o interfone acionado para abrir para um visitante?
    O que ocorre, o oficial agiu errado, deveria ter solicitado pelo menos ao síndico a entrada?

    • @pauloosvaldourban5472
      @pauloosvaldourban5472 2 года назад +1

      Não tem problema! O Oficial tem que arrumar um jeito de entrar e cumprir o mandado, sinto muito se a pessoa se assustou, o oficial está apenas fazendo o trabalho dele. A pessoa que não quer ter oficial de justiça na sua porta é só não cometer crimes, não deixar de pagar pensão alimentícia, não deixar de pagar as dívidas, não ser caloteiro etc.

    • @rogeriovaladares1726
      @rogeriovaladares1726 2 года назад

      @@pauloosvaldourban5472 mas e quando não foi cometido crime? Foi uma denúncia indevida e o denunciante nem mesmo prestou se a dar continuidade ao processo, porque reconheceu o erro? Quem arca com todos os problemas e constrangimentos gerados quando o denunciante não tem como pagar?
      Seria assim: Quem foi atingido por uma bala perdida, de um tiro policial, quando o agente estava no cumprimento do dever, dançou, porque passou no local e no dia e na hora errada? É isso que entendi? O policial cumpriu sua função, quem estava errado foi o transeunte por sair na rua? Se não tivesse saido na rua, não tinha tomado o tiro?
      O oficial cumpriu sua função? O cidadão que se vire pra correr atrás dos prejuízos causados pelo cumprimento da função que adveio de um erro?
      Entendi. Legal essa visão. O Estado passa por cima, se você sobreviver, fique feliz, é só o Estado cumprindo sua função.
      Entendi!!! Obrigado, esclarecido.

  • @marcosvalente1566
    @marcosvalente1566 2 года назад

    Bom dia,
    Gostaria de opinião de como proceder nessa situação ,você faz segurança de um condomínio de alto padrão, um certo dia chega na portaria um oficial de Justiça, informa que deve entrar para apreensão. o oficial não quer revelar o nome do morador e ameaça prender você, caso não deixe ele entrar. o que faria nesse caso?

    • @LGMC70
      @LGMC70 11 месяцев назад

      Se o oficial de Justiça for arrogante deve-se acionar o 190.

  • @alex28oliveira
    @alex28oliveira 2 года назад

    Se ele não tiver mandado judicial?

  • @didicruz4203
    @didicruz4203 2 года назад +2

    *TRATAREI ELE COMO UMA PESSOA COMUM, SEGUINDO AS NORMAS DA EMPRESA*
    *ELE VAI TER QUE SE INDENTIFICAR, E NÃO DEIXAREI ELE ENTRAR SEM REALMENTE SABER SE ELE REALMENTE É UM OFICIAL DE JUSTIÇA, DO RESTO VAI TER QUE AGUARDAR NA PORTARIA, COMO OUTRA PESSOA COMUM*
    *NÃO PODE MESMO, ELE VAI TER QUE AGUARDAR OS PROCEDIMENTOS DO MEU LOCAL DE TRABALHO*
    *OFICIAL DE JUSTIÇA NÃO É DELEGADO DE POLICIA, É APENAS UM FUNCIONARIO CONCURSADO*

    • @PapodeOficial
      @PapodeOficial  2 года назад

      Não entendi! Quer dizer que um delegado seria tratado de forma diferente de um oficial que possui uma ordem judicial??? Ambos são servidores públicos concursados.

    • @PapodeOficial
      @PapodeOficial  2 года назад

      @@didicruz4203 Todos os servidores públicos possuem a sua importância. E o que vale é o Mandado Judicial. Mas nós Oficiais estamos acostumados a lidar com pessoas como você. Felizmente tipos assim são a minoria... Seja feliz!

    • @didicruz4203
      @didicruz4203 2 года назад +1

      @@PapodeOficial DESCULPE MAS NÃO TRABALHO EM PORTARIA SOU SEGUNDO SARGENTO DO EXÉRCITO, SÓ FALEI ,PARA PERTURBAR MEU IRMÃO QUE JA TRABALHOU NESSA SUA AREA, E JA APOSENTOU.
      LEVA MAL NÃO, TAMBEM SOU FUNCIONÁRIO SÓ QUE FEDERAL, VOCE É ESTADUAL NÉ

    • @PapodeOficial
      @PapodeOficial  2 года назад

      @@didicruz4203 Sou federal também. Boa sorte para você - respeito o seu trabalho, assim como todos os que são realizados com dignidade.

    • @didicruz4203
      @didicruz4203 2 года назад +1

      @@PapodeOficial OBRIGADO, DESCULPE A BRINCADEIRA, POR MINHA PARTE.

  • @andrelug
    @andrelug 3 года назад

    Oficiais de justiça serão sim sempre bem vindos em condomínios. A questão é só ter certeza de que o oficial, realmente é um oficial legítimo. Pode ter muito golpe de bandido nesse sentido: falso oficial de justiça com falso mandado em mãos. Se o porteiro não sabe identificar e libera a entrada, todos atos ilícitos cometidos pelo bandido dentro do condomínio, quem vai ter que se responsabilizar é o condomínio. Acredito que ter em mãos um mandado falso (na verdade pode até achar um verdadeiro na internet e editar - estou supondo) e uma carteira funcional (essa mais fácil ainda de fabricar, basta ter uma imagem de uma legítima e editá-la num Photoshop ou CorelDraw. Como treinar um porteiro nesse sentido? Síndico também NÃO SABE como fazer essa avaliação.

    • @PapodeOficial
      @PapodeOficial  3 года назад +1

      Você está correto. Essa é de fato uma preocupação. Mas na prática, há indícios que podem ajudar esses funcionários a ver que o Oficial não é um farsante. Pedir a carteira funcional, ver quem o Oficial está procurando - um Oficial de Justiça não chega em um condomínio querendo entrar do nada! Ele chega procurando uma determinada pessoa ou empresa ou algum bem que precisa ser penhorado e pertence a um morador. Se a pessoa não residir no local, dificilmente o Oficial precisará entrar. Se depois de todas essas informações ainda houver desconfiança, pode-se pensar em ligar para o Fórum para confirmar.

  • @artansandroflorindo7828
    @artansandroflorindo7828 4 года назад +2

    Não venho trazer só críticas, acredito piamente que você deve fazer com maestria seu papel. Mas bato nesta tecla em que o menos favorecido é execrado, por aqueles que tem o "poder de polícia".
    Como diz o meu irmão. Em tom de brincadeira, mas com uma coerencia incrível..."quem multa os multadores" "quem faz justiça para aquelas que fazem justiça" não sei, realmente não sei...no mundo dos concursados existe muito coleguismo, se for conhecido, se for parente ou algo assim, muda totalmente a figura. Espero que entenda tudo que quero dizer.

    • @artansandroflorindo7828
      @artansandroflorindo7828 3 года назад

      @@andrelug é uma pena que existe dentro de você um justiceiro e não uma pessoa "de bem" como você diz ai. Esse seu discurso minimalista do bem e do mal vai cair por terra quando chegar uma injustiça na sua porta.

  • @danielmartins3126
    @danielmartins3126 3 года назад

    Outra dúvida, consultei meu CPF no site do Tribunal de Justiça do meu estado, e já está registrado o processo lá desde o dia 27 de janeiro, mas tem várias outras informações lá que eu não entendi nada, isso que dizer que o juiz já autorizou a busca e apreensão do meu carro? Não tem como fazer mais nada?

    • @PapodeOficial
      @PapodeOficial  3 года назад

      Daniel, não dá para dizer. Ou você precisa ler todas as páginas com bastante atenção ou pedir o auxílio de um advogado ou defensor público (se você não estiver em condições de contratar um advogado particular).

  • @juvenalrosario6454
    @juvenalrosario6454 Год назад

    Como saber se a identificação não é falsa, ou mandato também? Como se asegurar?

  • @jorgeewerton2597
    @jorgeewerton2597 2 года назад +1

    Se no caso o morador estiver no trabalho e só esteja a empregada ele pode subir mesmo assim ??

  • @levysilveira8398
    @levysilveira8398 2 года назад +1

    Sou porteiro tenho dúvidas obrigado pelo video

    • @PapodeOficial
      @PapodeOficial  2 года назад +1

      Eu que agradeço! Adoro conversar com os funcionários das portarias.

    • @levysilveira8398
      @levysilveira8398 2 года назад +1

      @@PapodeOficial sempre sobra para nós ! Kkkk nós porteiros devemos estar sempre bem informados seus vídeos são úteis

  • @deymorena2538
    @deymorena2538 3 года назад

    O oficial pode entrar na garagem dos outros moradorades, mesmo sendo fechado, para verificar si o veículo esta em alguma garagem ali dentro?

    • @PapodeOficial
      @PapodeOficial  3 года назад

      Olá! Quando o Oficial de justiça precisa fazer uma busca e tem um mandado judicial em mãos, ele pode sim verificar todas as garagens, mas normalmente, até para evitar transtorno, os Oficiais costumam perguntar aos funcionários do condomínio onde ficam as garagens do réu e se estão lembrados de terem visto no local aquele determinado veículo.

  • @joseniuri5453
    @joseniuri5453 3 года назад +1

    O oficial de justiça pode entrar no condomínio sem falar o nome do morador?

    • @PapodeOficial
      @PapodeOficial  3 года назад

      Olá! O Oficial tem que falar porque ele precisa saber se a pessoa ainda mora lá. Não consigo imaginar um caso em que o Oficial não poderia falar... Talvez o cumprimento de alguma medida especial e que por estar em segredo de Justiça o Oficial não poderia falar... Não me recordo de ter cumprido alguma medida assim.

    • @pauloosvaldourban5472
      @pauloosvaldourban5472 2 года назад

      Em busca a apreensão de veículo é bom não falar o nome da pessoa, para fazer uma busca do bem na garagem do prédio, pq se o veículo não tiver no local, o porteiro pode avisar o morador e este esconder o veículo e frustrar uma próxima diligência.

  • @danielmartins3126
    @danielmartins3126 3 года назад

    Devo confessar para o oficial que escondi o carro? E quais as providências serão tomadas se eu fizer isso?

    • @PapodeOficial
      @PapodeOficial  3 года назад

      Pergunta respondida no outro vídeo que vc tb enviou. Boa sorte!

    • @danielmartins3126
      @danielmartins3126 3 года назад

      @@PapodeOficial Eu não vi.. 😢

  • @kamilaprezotto__Ak47
    @kamilaprezotto__Ak47 Год назад

    caso haja entrada do pm com o subsindico no caso de importunacao de sussego sem comunicacao ao porteiro e ao morador eh permitido por lei ?

    • @lilizx1506
      @lilizx1506 Год назад

      Acho que vc se referiu à perturbação do sossego alheio, que pode ser por instrumentos sonoros, animais ou gritos e algazarras. Nesse caso, qualquer pessoa pode acionar a PM, e o morador ofendido autoriza a entrada da PM, que geralmente é acompanhada por funcionários do local. Na Maioria dos casos, as pessoas compreendem que estão excedendo no direito de ouvir algo, e baixam o som ou cessam com atividade ruidosa. Persistindo no delito, poderá o PM lavrar um Termo Circunstanciado no local, ou ainda, caso seja mais viável na solução do problema, conduzir o infrator à delegacia. Tudo isso, baseado na Lei de Contravenções Penais, art. 42, inciso III.

  • @lucianooliveira6273
    @lucianooliveira6273 3 года назад

    Dr.o morador pediu pra não rebeber AR da justiça
    Dizer que não mora mais lá
    Porém seus familiares continuam no ap
    O que devo fazer?

    • @PapodeOficial
      @PapodeOficial  3 года назад +1

      Olá! Se essa pessoa que disse isso não morar mais no apartamento, você realmente não deve receber a carta e assinar o AR, mesmo que haja parentes. Deverá dizer que ele não mora mais lá. Agora se ele ainda morar no apartamento, aí você deverá receber - e isso é determinado no art. 248, parágrafo 4o do Código de Processo Civil. Vou postar um video esta semana onde falarei bastante sobre isso.

  • @Mickey01010
    @Mickey01010 10 месяцев назад

    Linda tem Instagram ❤

  • @jonatasdominguesmenezes1052
    @jonatasdominguesmenezes1052 2 года назад +1

    Você faz segurança de um condomínio de alto padrão, um certo dia chega na portaria um Oficial de Justiça, informa que deve entrar para apreensão. O Oficial não quer revelar o nome do morador e ameça preender você, caso não deixe ele entrar. O que faria nesse caso ?

    • @antoniosantos-ud4sp
      @antoniosantos-ud4sp Год назад

      Primeira coisa chame o síndico

    • @Robyanacr
      @Robyanacr 5 месяцев назад

      Haha, essa mesma pergunta caiu no meu teste rs