Hoje contamos com o apoio do Cambly, uma plataforma online de ensino de inglês com uma metodologia única! No Cambly você pode ter aulas de conversação com falantes nativos de inglês, além de poder fazer aulas em grupo que saem muito mais em conta. Acesse o link e use o meu cupom PROFHOCVIP para obter descontos bit.ly/42ndMAG. Válido por 48 horas!
Bom dia! Em 50 anos o petróleo pode acabar, como dizem por aí?. E na minha opinião deveríamos investir em Energia solar, hidráulica, Geotérmica, Energia dos Oceanos, Eólica, Biocombustiveis. Acho que focar em um só tipo de energia, poderá gerar colapso energetico.
Voçê esqueceu de que a UE reconheceu que a energia nuclear como limpa o que facilita aos países membros acesso aos fundos comunitários através da UE e do BCE. Também estranho não falar de Hidrogénio. E do aumento da eficiência energética. Uma lâmpada normal de 100 watts agora gasta 4 ou 5 watts. O problema da energia renovável é o armazenamento. Ela tem que ser gasta quando são geradas. E alguém pode inventar um sistema. Nesta altura milhares de pesquisadores de todo o mundo estão a trabalhar nessa questão. Mais uma vez nos veículos não falou no hidrogénio. Você está a referir tecnologias existentes .. mas numa crise muitas outras outras apareceu.
Vendo esse vídeo lembro a burrada que o Bolsonaro fez a hora que vendeu a refinaria da Bahia para os árabes,a refinaria de Manaus para o Canada,a TAG gasodutos para grupos extrangeiros, vendeu a fábrica de fertilizantes para a Rússia e também vendeu a Eletrobras, empresa que produz a nossa energia e controla as hidroelétricas do Brasil 🤬 vendeu para grupos extrangeiros e para o mesmo grupo que deu o golpe das lojas americanas 🤬
Vídeo incrível como sempre. Só fico curioso de ouvir de você onde o Brasil se posiciona nesta questão. Na verdade seria incrível se em toda a sua analise geo-politica tivesse uma parênteses de onde o Brasil está em tal questão.
Excelente tema, prof. Vejo muita gente delirando nesse sonho da utopia energética sem conflitos como se não fossem necessários recursos ou que, em caso de crise, as estruturas se manteriam.
Boa noite professor! Aula incrível. Cada aula me ensina uma verdade sobre a realidade das questões e desafios que temos que lidar, as relações são complexas, não há solução simples nas questões fundamentais da civilização humana. Gostaria que trouxesse uma aula sobre um tema que está cada vez mais em alta, a questão espacial, o retorno à lua e os impactos da Starship para a geopolítica e seu uso militar. Como a starship, o retorno à lua é o espaço vão mudar o mundo?
Olá Prof. HOC, que escreve é prof. Capri, sou professor de geografia, gosto muito de seus vídeos e votei em você. Eu tenho em português o livro A Vingança da Geografia. Sucesso sempre
No final do século XX eu ouvia falar que o petróleo ia acabar em 50 anos. O uso de energias limpas era incipiente ainda. Hoje não se fala mais que o petróleo vai acabar, mas é certo que vai , pois é um recurso não renovavel. É supercorreto que os países diversifiquem suas fontes de energia apostem em energia solar, eolica,etc.para não dependerem dos combustíveis fosseis .
Como dizia Raul Seixas, na música: As aventuras de Raul Seixas na terra de thor " a civilização se tornou tão complicada que ficou mais frágil que um computador, que se uma criança descobrir o calcanhar de Aquiles, com um só palito para um motor" Obrigado por mais uma super aula professor hoc!!! TOME LYKE!!!
@@mauriciorobertodarosa2224 o petróleo na Arabia Saudita começa a entrar em colapso em 2050 de acordo com algumas previsões, e dai pra frente a produção cai drasticamente no oriente Médio, dai o motivo do Qatar, EAU e etc diversificarem suas economias, a Arabia Saudita está começando meio tarde devido a fatores religiosos, culturais e políticos pelo que andei pesquisando!
É sempre um prazer aprender e refletir com os seus vídeos, participações em podcasts e aulas. Muito obrigado por compartilhar conhecimento!! Parabéns, saúde e sucesso.
E apaixonante essas integrações de necessidades entre os países ,e como nunca ter saído do ciclo estudantil o comércio e o encontro mais atrativo quando ambos as parte saiao cobertos com suas necessidades
O hidrogênio verde é uma fonte de energia renovável e limpa, produzido a partir de fontes renováveis de energia, como a energia solar e eólica, que é usado para armazenar e fornecer energia. Ele é produzido por meio da eletrólise da água em que a corrente elétrica é passada pela água, separando o hidrogênio e o oxigênio, com o hidrogênio sendo coletado para uso energético. Em relação à Alemanha, o país tem investido no Brasil em relação ao hidrogênio verde devido à crise energética em seu país, onde eles precisam buscar alternativas mais limpas e sustentáveis para a energia. A Alemanha tem uma forte indústria automotiva, e o hidrogênio verde tem sido uma opção atraente para abastecer veículos elétricos movidos a células de combustível. O Brasil, por sua vez, tem um grande potencial para a produção de hidrogênio verde devido à sua vasta quantidade de fontes de energias renováveis. Recentemente, as empresas alemãs Siemens e Porsche anunciaram planos de investir na produção de hidrogênio verde no Brasil, o que pode impulsionar a adoção dessa fonte de energia no país. O hidrogênio verde pode desempenhar um papel importante na transição para um futuro de energia mais limpa e sustentável, e a Alemanha e o Brasil estão trabalhando juntos para desenvolver essa indústria.
Não existe fonte limpa. Quem alega é só marketing. Renovável é característico da natureza vegetal. Rochas não se renovam, logo, tudo que vem da mineração e extração não é renovável. Usa bateria e circuitos eletrônicos? É não renovável. Lenha e Cana de açúcar são renováveis. Mas todas matrizes que existem ou estão sendo estudadas serão sujas, é terão impactos. O ideal seria a combinação de tudo que já existe, como fazemos no Brasil, que é referência em energia sustentável. Sustentável porque não compromete a questão econômica humana, e equaliza eventuais danos, redistribuindo os efeitos. A Europa recorreu ao carvào por quê? Não é a primeira a apontar "pecados climáticos"? Hipocrisia e reserva de mercado isso.
Sou apaixonada pelo tema pq trabalho no setor elétrico e achei sua aula fantástica. Leio muitos livros sobre o tema e sua aula está no nível dos melhores especialistas mundiais sobre o assunto. Parabéns e obrigada!
Olá professor, já assisti uns 15 vídeos deste canal, todos muito bem formulados, antes de nada, muito obrigado por todo esse conhecimento. Sobre esse vídeo específico, é verdade que o título do vídeo é focado em responder uma questão. Mas esse tema relacionado a energias, pode virar uma série de vários vídeos, A geopolítica da energia, o mundo sem energia não é nada, como você bem disse, é uma questão de interesse nacional.
Didática incrível. Aula maravilhosa. Pena que a escola brasileira não consiga despertar o desejo pela Geografia, como o Professor Hoc faz.. A educação vai melhorar com a autoinstrução, porque se depender dos professores desmotivados, os alunos só vão aprender pra passar na prova.
Professor! Acho importante analisar o potencial do Hidrogênio como fonte de energia estrutural. Ele pode desempenhar um papel importante na descentralização dos recursos energéticos no futuro.
@@AP-ob9pm Embora o custo e a armazenagem do Hidrogênio sejam desafios atuais, a pesquisa e desenvolvimento contínuos podem reduzir os custos e aprimorar as soluções de armazenamento, tornando-o uma opção viável e sustentável para descentralizar os recursos energéticos e impulsionar a transição para uma matriz energética mais limpa. Alguns exemplos de avanços tecnológicos relacionados ao hidrogênio incluem o desenvolvimento de eletrolisadores de baixo custo e eficientes para a produção de hidrogênio verde, aperfeiçoamentos em células de combustível e sistemas de armazenamento de hidrogênio em forma líquida, sólida ou em compostos químicos como amônia ou hidretos metálicos.
EXCELENTE AULA .NO CONTEXTO DA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA , É A VEZ DO BRASIL. POUCOS PAÍSES TÊM ESTOQUE EM QUANTIDADE E QUALIDADE DE TERRAS FÉRTEIS , INSOLAÇÃO, ÁGUA , VENTO E BIOMASSA. SÓ FALTA GESTÃO.
Professor, um assunto futuro muito interessante sobre esse tema energético é a energia através da fusão nuclear, diferente da energia nuclear como conhecemos que lida com a fissão nuclear. É uma energia de certa forma limpa e que consome hidrogênio que pode ser retirado do H2O (água) dos oceanos. Sei que tem muitas outras dificuldades, mas acho que seria interessante você apresentar isso para o seu público. De uma certa forma da esperança.
Bom dia! ótimo canal sobre geo-política! Sobre uma transição para energias limpas ou alternativas total, um País que queira fazer isso também vai ter que adaptar todo seu parque industrial e toda produção de bens de consumo, pois hoje tudo que é fabricado, carros, caminhões, aviões, maquinas pesadas, eletrodomésticos, todos esses bens estão voltados para o uso de energias derivadas de petróleo ou energia elétrica convencional, então para um País sozinho fazer essa transição ele teria que dominar a produção de todos esses bens, acho isso inviável para a maioria dos Países.
Super legal, gosto muito das suas aulas, obrigado professor! Só talvez o funcionamento do mercado energético numa guerra quente não sirva como uma regra geral para prever o futuro, já que se baseia num momento de exceção, apesar de eu acreditar numa previsão com oscilações bem menos intensas no mercado energético, já que os tempos vindouros sugerem uma guerra fria. Outra dúvida minha, nessa complexa equação, seria a influência de outros combustíveis alternativos não citados na aula, como álcool, hidrogênio verde, etc. Ainda temos a vanguarda brasileira na tecnologia de motores híbridos (elétrico + álcool ou hidrogênio). Novas descobertas de grandes reservas de petróleo em territórios brasileiros, como o pré-sal no litoral do Amapá, com abundância de petróleo nacional, acredito que há grande potencial de nos libertarmos do petroleo estrangeiro, favorecendo o controle dos nossos preços, bastando para isso trabalharmos na construção de novas refinarias, já temos essa tecnologia, só falta a escassa boa vontade política e a mais escassa coragem para descontentar grandes grupos econômicos globais. Ainda, se me permite, penso que as novas tecnologias que estão surgindo num ritmo alucinante estão resolvendo esses problemas das "terras raras", fazendo uso de "terras comuns" e portanto com baixo custo e grande diversificação de locais para exploração. Um exemplo é a bateria de sódio, ou seja, sal... Acredito que o mercado de lítio não tem muita garantia de sucesso. Obrigado
Energia é fundamental mas não é tudo, 65% do petróleo e destinado a esse uso. Ok se muda para energia limpa e para de se investir em exploração e afins. O que fazemos com os 35%, ou indústria química e produtos em que petróleo é base. Maior parte da nossa vida é impactada pelo petróleo. Mudança de matriz energética também influencia o destino do petróleo. Declínio de produção por qualquer fator encarece os produtos químicos e derivados de petróleo. Tenha em mente que tudo, incluindo geração limpa de energia limpa, carros elétricos e etc vão demandar essa natureza de produtos derivados do petróleo. Em fim, mídia só aponta o óbvio e esquece dos detalhes onde o diabo se esconde. Petróleo ainda vai impactar a geopolítica. Algo para pensar. Grande fã do seu trabalho. Parabéns!!!!
Devemos pedir autógrafo e presentea-lo enquanto está aqui.A máxima brasileira e : pessoas muito eficientes raramente ficam no mesmo setor de trabalho ,nem no mesmo emprego ,nem no mesmo país.
Com certeza e difícil essa transição , mas creio que deve-se pelo menos iniciar e com certeza vai levar um bom tempo essa transição , mas tem de iniciar sem dúvida !
o armazenamento de eletricidade ainda deve ter vários avanços, mas enquanto isso, o Lítio e o Nióbio (além do Grafeno) estão liderando essa area e nesse cenário, a Améria Latina está em posição bem promissora com o Chile com quase metade das reservas conhecidas de lítio e o Brasil com quase a totalidade do Nióbio (com 5% no canadá), assim temos a geração sob controle do uranio, silicio e outros e armazenagem nesses 2 metais acima. Gostaria que comentasse este tema.
Não diga inimigos professor. Isto solidifica que os que pensam ou que nas suas estratégias diferentes seja vistos de fato como inimigos, o que não somos. Ajude a reunir as pessoas que pensam diferente voltem a reconstruir seus antes amigos, que estão na família, no trabalho, na vida. Abraços e continuo assistindo suas aulas. Abraços.
@@fhannycopia9095 Eu moro no Canadá. Aqui na província onde moro a energia elétrica vem de termelétrica (petróleo). Encher a bateria do Tesla é usar petróleo, só que indiretamente e se sentir bem por ser desconstruído e ajudar o meio ambiente LOL
@ProfessorHOC ❤ Fala mais sobre o hidrogênio verde no Brasil e as consequências positivas para o nordeste por favor ❤ no âmbito geopolítico e geoeconômico 😊...os investimentos estão sendo dos europeus, porém o Brasil ainda está no BRICS, o que não impede as negociações por hora😅 gratidão querido!
Professor tudo bem, vejo seus vídeos muito bom mesmo fico aqui pensando nossa política seria ótimo político ter esses conhecimento para assumir há função política pode ter certeza seria ótimo ao nosso país .
Ótimo vídeo, ótimo pontos. A transição energética imediata é fundamental geopoliticamente e ecológicamente falando, caso contrário o clima vai continuar causando mais impactos financeiros, vidas, imigração, fome, etc
Parabéns professor HOC você é o maximo em Geopolítica muito obrigado pelo seu esclarecimento você fala de um modo muito explícito, parabéns pelo seu grande poder de transmitir e ensinar, sou português e vivo na Alemanha assisto aos seus vídeos sempre que posso com grande interesse, na expectativa de aprender consigo mais sobre geopolítica, abraço
Substituir um motor a combustão por um elétrico tá longe. Vão ter que descobrir o uso de Íons de outros elementos, fora o Lítio. Ter cargas maiores, e menos tempo de recarga. Tão cedo não vamos ver um caminhão elétrico.
Eu trabalho no setor elétrico, e hoje a china já controla pelo menos uns 30% do setor de transmissão de energia, e um pouco menos que isso no stor de geração. E mesmo nos ativos das empresas nacionais, as subestações tem sido reformadas com equipamentos digitalizados chineses, que podem ser controlados remotamente... Se num caso extremo, houvesse um atrito grave entre Brasília e Pequim, a China poderia em segundos causar um blackout nacional apenas desligando os ativos sob controle chines no Brasil. Já estamos dependentes energeticamente e nem percebemos
Incrível a visão para o futuro energético a energia limpa. Com certeza vai se um choque mundial. Os minérios essenciais estão na África 70% cobalto, Autralia 50% , China refino terras raras 70%, urânio Rússia 80%. O Brasil tem a energia heloica dos ventos isso o ponto positivo . Obrigado pela informação .
Professor, você está gravando em UltraWide mas publicando em 16:9. Aproveita pra publicar em Wultrawide de uma vez, aqui fica uma faixa preta em todos os lados.
Hoje contamos com o apoio do Cambly, uma plataforma online de ensino de inglês com uma metodologia única! No Cambly você pode ter aulas de conversação com falantes nativos de inglês, além de poder fazer aulas em grupo que saem muito mais em conta. Acesse o link e use o meu cupom PROFHOCVIP para obter descontos bit.ly/42ndMAG. Válido por 48 horas!
Bom dia! Em 50 anos o petróleo pode acabar, como dizem por aí?. E na minha opinião deveríamos investir em Energia solar, hidráulica, Geotérmica, Energia dos Oceanos, Eólica, Biocombustiveis. Acho que focar em um só tipo de energia, poderá gerar colapso energetico.
Fxuujig
Voçê esqueceu de que a UE reconheceu que a energia nuclear como limpa o que facilita aos países membros acesso aos fundos comunitários através da UE e do BCE.
Também estranho não falar de Hidrogénio.
E do aumento da eficiência energética. Uma lâmpada normal de 100 watts agora gasta 4 ou 5 watts.
O problema da energia renovável é o armazenamento. Ela tem que ser gasta quando são geradas. E alguém pode inventar um sistema. Nesta altura milhares de pesquisadores de todo o mundo estão a trabalhar nessa questão.
Mais uma vez nos veículos não falou no hidrogénio.
Você está a referir tecnologias existentes .. mas numa crise muitas outras outras apareceu.
Professor HOC é incrível, na minha opinião é a maior referência em geopolítica
fraco, igual sua inteligência
Pelo menos não tem aquele cabelo ridículo do Guga Chacrinha. Kkkkk
Vendo esse vídeo lembro a burrada que o Bolsonaro fez a hora que vendeu a refinaria da Bahia para os árabes,a refinaria de Manaus para o Canada,a TAG gasodutos para grupos extrangeiros, vendeu a fábrica de fertilizantes para a Rússia e também vendeu a Eletrobras, empresa que produz a nossa energia e controla as hidroelétricas do Brasil 🤬 vendeu para grupos extrangeiros e para o mesmo grupo que deu o golpe das lojas americanas 🤬
#china #india #usa #russia #saudiarabia #geopolitics
Interessantíssimo!!! Interessantíssimo!!! Interessantíssimo!!!
Prof HOC, o tema energético é extremamente relevante. Espero que possa trazer mais desse tipo de conteúdo para o canal.
Mais que uma aula, realmente é um presente que nem os inimigos merecem! Didática fácil e impecável.
Vídeo incrível como sempre. Só fico curioso de ouvir de você onde o Brasil se posiciona nesta questão. Na verdade seria incrível se em toda a sua analise geo-politica tivesse uma parênteses de onde o Brasil está em tal questão.
Não é só uma aula, é um presente! 😍🙌🏻 Obrigada, professor HOC.
Ótimo comentário
coitadda
Excelente materia Prof HOC! Estou trabalhando na Austria com sinergia com nossa subsidiaria na China e o assunto atendeu minhas expectativas! Abs
China? O maior poluidor do planeta.
Excelente tema, prof. Vejo muita gente delirando nesse sonho da utopia energética sem conflitos como se não fossem necessários recursos ou que, em caso de crise, as estruturas se manteriam.
Que aula maravilhosa!! É uma enorme satisfação ter o privilégio de assistir vídeos como o seu Heni. Parabéns!
30"20': fala da importante concentração dos metais necessários para as baterias veiculares
abriu minha visão, em muitas dúvidas eu sempre tive , obrigado prof oportunidade !
Valeu professor, no próximo vídeo que o Sr prometeu, não esquece de falar sobre o impacto na geopolítica, do reator de fusão nuclear.
Boa noite professor! Aula incrível. Cada aula me ensina uma verdade sobre a realidade das questões e desafios que temos que lidar, as relações são complexas, não há solução simples nas questões fundamentais da civilização humana. Gostaria que trouxesse uma aula sobre um tema que está cada vez mais em alta, a questão espacial, o retorno à lua e os impactos da Starship para a geopolítica e seu uso militar. Como a starship, o retorno à lua é o espaço vão mudar o mundo?
Um conteúdo incrível, desde que descobri esse canal não fazia ideia de tantas complexidades e não entendia o porque de algumas noticias no jornal!
Olá Prof. HOC, que escreve é prof. Capri, sou professor de geografia, gosto muito de seus vídeos e votei em você. Eu tenho em português o livro A Vingança da Geografia. Sucesso sempre
No final do século XX eu ouvia falar que o petróleo ia acabar em 50 anos.
O uso de energias limpas era incipiente ainda.
Hoje não se fala mais que o petróleo vai acabar, mas é certo que vai , pois é um recurso não renovavel.
É supercorreto que os países diversifiquem suas fontes de energia apostem em energia solar, eolica,etc.para não dependerem dos combustíveis fosseis .
Como dizia Raul Seixas, na música: As aventuras de Raul Seixas na terra de thor " a civilização se tornou tão complicada que ficou mais frágil que um computador, que se uma criança descobrir o calcanhar de Aquiles, com um só palito para um motor" Obrigado por mais uma super aula professor hoc!!! TOME LYKE!!!
O petróleo nunca vai parar se ser uma energia consumível, nós dependemos dele em quase todas as áreas.
Mais cedo ou mais tarde o petróleo irá acabar, isso é fato!
Está previsto que um dia os combustíveis fósseis irão acabar. Só que vai demorar séculos para isto ocorrer. Abraços até o próximo vídeo do canal.
Até quando ele acabar...
@@mauriciorobertodarosa2224 o petróleo na Arabia Saudita começa a entrar em colapso em 2050 de acordo com algumas previsões, e dai pra frente a produção cai drasticamente no oriente Médio, dai o motivo do Qatar, EAU e etc diversificarem suas economias, a Arabia Saudita está começando meio tarde devido a fatores religiosos, culturais e políticos pelo que andei pesquisando!
@@windlive04 Grato pela informação abraços.
Não só escutei, como estudei nesta aula fantástica! Muito obrigada professor 👏👏👏
Conteúdo de enorme relevância. Gratidão, professor!
Like no vídeo para o professor crescer mais e mais!
É sempre um prazer aprender e refletir com os seus vídeos, participações em podcasts e aulas. Muito obrigado por compartilhar conhecimento!! Parabéns, saúde e sucesso.
Esse é o professor HOC! Muita sabedoria!
Impressionante sua inteligência, cultura e conhecimento nos assustos que expõe e/ou opiniao dada sobre geopolítica, te admiro PARABÉNS!!
E apaixonante essas integrações de necessidades entre os países ,e como nunca ter saído do ciclo estudantil o comércio e o encontro mais atrativo quando ambos as parte saiao cobertos com suas necessidades
Professor, fale também sobre o Hidrogênio verde, porque a Alemanha está investindo no Brasil a respeito desse assunto, por causa da crise energética.
O hidrogênio verde é uma fonte de energia renovável e limpa, produzido a partir de fontes renováveis de energia, como a energia solar e eólica, que é usado para armazenar e fornecer energia. Ele é produzido por meio da eletrólise da água em que a corrente elétrica é passada pela água, separando o hidrogênio e o oxigênio, com o hidrogênio sendo coletado para uso energético.
Em relação à Alemanha, o país tem investido no Brasil em relação ao hidrogênio verde devido à crise energética em seu país, onde eles precisam buscar alternativas mais limpas e sustentáveis para a energia. A Alemanha tem uma forte indústria automotiva, e o hidrogênio verde tem sido uma opção atraente para abastecer veículos elétricos movidos a células de combustível. O Brasil, por sua vez, tem um grande potencial para a produção de hidrogênio verde devido à sua vasta quantidade de fontes de energias renováveis.
Recentemente, as empresas alemãs Siemens e Porsche anunciaram planos de investir na produção de hidrogênio verde no Brasil, o que pode impulsionar a adoção dessa fonte de energia no país. O hidrogênio verde pode desempenhar um papel importante na transição para um futuro de energia mais limpa e sustentável, e a Alemanha e o Brasil estão trabalhando juntos para desenvolver essa indústria.
@@yurilyra6884 Obrigado pela informação, mas poderia informar as fontes?
Não existe fonte limpa. Quem alega é só marketing. Renovável é característico da natureza vegetal. Rochas não se renovam, logo, tudo que vem da mineração e extração não é renovável. Usa bateria e circuitos eletrônicos? É não renovável. Lenha e Cana de açúcar são renováveis.
Mas todas matrizes que existem ou estão sendo estudadas serão sujas, é terão impactos. O ideal seria a combinação de tudo que já existe, como fazemos no Brasil, que é referência em energia sustentável. Sustentável porque não compromete a questão econômica humana, e equaliza eventuais danos, redistribuindo os efeitos.
A Europa recorreu ao carvào por quê? Não é a primeira a apontar "pecados climáticos"? Hipocrisia e reserva de mercado isso.
@@eliseuhenriquelimapinheiro8424chat GPT
Sou apaixonada pelo tema pq trabalho no setor elétrico e achei sua aula fantástica. Leio muitos livros sobre o tema e sua aula está no nível dos melhores especialistas mundiais sobre o assunto. Parabéns e obrigada!
Eu não fazia a menor ideia do impacto geopolítico da transição energética. Excelente aula.
transição é? vai se espantar com a mentira contada e repetida diversas vezes
Professor Hoc, o senhor é excelente, explica com muita clareza. Amo seus vídeos.
Como sempre trazendo outra aula espetacular!👏🏻
Ótima aula, Professor! 👍
Meus inimigos não merecem um presente desses! Hahahahah ❤
Hahaha
É verdade.. rsrs
Perfeito!! 😂😂😂
vdd
Então você não tem inimigos de verdade
Olá professor, já assisti uns 15 vídeos deste canal, todos muito bem formulados, antes de nada, muito obrigado por todo esse conhecimento. Sobre esse vídeo específico, é verdade que o título do vídeo é focado em responder uma questão. Mas esse tema relacionado a energias, pode virar uma série de vários vídeos, A geopolítica da energia, o mundo sem energia não é nada, como você bem disse, é uma questão de interesse nacional.
Professor HOC, já saiu alguma vez nesse canal, a GEOPPLÍTICA DAS RELIGIÕES? Não me lembro de alguém ter abordado esse assunto na Geopolítica.
Didática incrível. Aula maravilhosa. Pena que a escola brasileira não consiga despertar o desejo pela Geografia, como o Professor Hoc faz.. A educação vai melhorar com a autoinstrução, porque se depender dos professores desmotivados, os alunos só vão aprender pra passar na prova.
Professor! Acho importante analisar o potencial do Hidrogênio como fonte de energia estrutural. Ele pode desempenhar um papel importante na descentralização dos recursos energéticos no futuro.
Problema é o custo e a armazenagem...
@@AP-ob9pm Embora o custo e a armazenagem do Hidrogênio sejam desafios atuais, a pesquisa e desenvolvimento contínuos podem reduzir os custos e aprimorar as soluções de armazenamento, tornando-o uma opção viável e sustentável para descentralizar os recursos energéticos e impulsionar a transição para uma matriz energética mais limpa. Alguns exemplos de avanços tecnológicos relacionados ao hidrogênio incluem o desenvolvimento de eletrolisadores de baixo custo e eficientes para a produção de hidrogênio verde, aperfeiçoamentos em células de combustível e sistemas de armazenamento de hidrogênio em forma líquida, sólida ou em compostos químicos como amônia ou hidretos metálicos.
Excelente aula, obrigado professor!
EXCELENTE AULA .NO CONTEXTO DA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA , É A VEZ DO BRASIL. POUCOS PAÍSES TÊM ESTOQUE EM QUANTIDADE E QUALIDADE DE TERRAS FÉRTEIS , INSOLAÇÃO, ÁGUA , VENTO E BIOMASSA. SÓ FALTA GESTÃO.
As mudanças climáticas tornam indispensáveis e inexorável o abandono do uso de combustível fossil
Estou fazendo uma Pós em ESG e essa aula serviu mais do que uma luva. Obrigado prof, sempre com excelentes conteúdos ❤.
Acompanho sempre seu trabalho parabéns
Boa Reflexão !!!
Não existe um canal melhor de geopolítica do que esse
Grande professor!
Professor, faz um vídeo sobre a geopolítica do Meio ambiente/Desenvolvimento Sustentável.
Professor, um assunto futuro muito interessante sobre esse tema energético é a energia através da fusão nuclear, diferente da energia nuclear como conhecemos que lida com a fissão nuclear. É uma energia de certa forma limpa e que consome hidrogênio que pode ser retirado do H2O (água) dos oceanos. Sei que tem muitas outras dificuldades, mas acho que seria interessante você apresentar isso para o seu público. De uma certa forma da esperança.
Bom dia! ótimo canal sobre geo-política! Sobre uma transição para energias limpas ou alternativas total, um País que queira fazer isso também vai ter que adaptar todo seu parque industrial e toda produção de bens de consumo, pois hoje tudo que é fabricado, carros, caminhões, aviões, maquinas pesadas, eletrodomésticos, todos esses bens estão voltados para o uso de energias derivadas de petróleo ou energia elétrica convencional, então para um País sozinho fazer essa transição ele teria que dominar a produção de todos esses bens, acho isso inviável para a maioria dos Países.
Excelente, professor HOC. Um tema muito complexo. Muito esclarecedor esse trabalho. Obrigada.🙏👏👏👏👏👏👏
Super legal, gosto muito das suas aulas, obrigado professor! Só talvez o funcionamento do mercado energético numa guerra quente não sirva como uma regra geral para prever o futuro, já que se baseia num momento de exceção, apesar de eu acreditar numa previsão com oscilações bem menos intensas no mercado energético, já que os tempos vindouros sugerem uma guerra fria.
Outra dúvida minha, nessa complexa equação, seria a influência de outros combustíveis alternativos não citados na aula, como álcool, hidrogênio verde, etc. Ainda temos a vanguarda brasileira na tecnologia de motores híbridos (elétrico + álcool ou hidrogênio). Novas descobertas de grandes reservas de petróleo em territórios brasileiros, como o pré-sal no litoral do Amapá, com abundância de petróleo nacional, acredito que há grande potencial de nos libertarmos do petroleo estrangeiro, favorecendo o controle dos nossos preços, bastando para isso trabalharmos na construção de novas refinarias, já temos essa tecnologia, só falta a escassa boa vontade política e a mais escassa coragem para descontentar grandes grupos econômicos globais. Ainda, se me permite, penso que as novas tecnologias que estão surgindo num ritmo alucinante estão resolvendo esses problemas das "terras raras", fazendo uso de "terras comuns" e portanto com baixo custo e grande diversificação de locais para exploração. Um exemplo é a bateria de sódio, ou seja, sal... Acredito que o mercado de lítio não tem muita garantia de sucesso. Obrigado
Caramba, e eu pensando que comba energia limpa o mundo estaria melhor!!!! Maravilha professor HOC. Vou compartilhar com meus amigos. 😊
Muito interessante o vídeo 📹 🤔 📹 🤔 📹.
Adoro geografia e mais ainda da sua aulas . :D
Energia é fundamental mas não é tudo, 65% do petróleo e destinado a esse uso.
Ok se muda para energia limpa e para de se investir em exploração e afins.
O que fazemos com os 35%, ou indústria química e produtos em que petróleo é base.
Maior parte da nossa vida é impactada pelo petróleo.
Mudança de matriz energética também influencia o destino do petróleo.
Declínio de produção por qualquer fator encarece os produtos químicos e derivados de petróleo.
Tenha em mente que tudo, incluindo geração limpa de energia limpa, carros elétricos e etc vão demandar essa natureza de produtos derivados do petróleo.
Em fim, mídia só aponta o óbvio e esquece dos detalhes onde o diabo se esconde.
Petróleo ainda vai impactar a geopolítica.
Algo para pensar. Grande fã do seu trabalho.
Parabéns!!!!
Professor, por que não se fala em reciclagem e compactação de cidades? Fazer cidades verticais, e não horizontais?
Devemos pedir autógrafo e presentea-lo enquanto está aqui.A máxima brasileira e : pessoas muito eficientes raramente ficam no mesmo setor de trabalho ,nem no mesmo emprego ,nem no mesmo país.
Com certeza e difícil essa transição , mas creio que deve-se pelo menos iniciar e com certeza vai levar um bom tempo essa transição , mas tem de iniciar sem dúvida !
Excelente aula Professor HOC. Abraço de Porugal.
o armazenamento de eletricidade ainda deve ter vários avanços, mas enquanto isso, o Lítio e o Nióbio (além do Grafeno) estão liderando essa area e nesse cenário, a Améria Latina está em posição bem promissora com o Chile com quase metade das reservas conhecidas de lítio e o Brasil com quase a totalidade do Nióbio (com 5% no canadá), assim temos a geração sob controle do uranio, silicio e outros e armazenagem nesses 2 metais acima. Gostaria que comentasse este tema.
Parabéns Amado Professor 👏
Presente de fim de domingo! Obrigada, Heni!
שבוע טוב 💙🤍
A pouco te sigo. Amando aprender sobre geopolítica, vc é muito didático. Grata ❤
A transição com certeza vai e deve ser bem lenta mas deve ser feita , sem dúvida !
Não diga inimigos professor. Isto solidifica que os que pensam ou que nas suas estratégias diferentes seja vistos de fato como inimigos, o que não somos. Ajude a reunir as pessoas que pensam diferente voltem a reconstruir seus antes amigos, que estão na família, no trabalho, na vida. Abraços e continuo assistindo suas aulas. Abraços.
Sonhar é bom, mas quando você acorda.
O que acho muito interessante é perceber que as pessoas não se dão conta que o petróleo está em todo lugar. Não só no tanque do carro 😅
nossa só vc sabe disso🤣🤣🤣
@@gegefilho mas as pessoas nao se dao conta que o carro pode ser eletrico mas todos os componentes são do petroleo.
@@jplei
Faz sentido, grande bosta o carro não ser movido a gasolina...
@@fhannycopia9095 Eu moro no Canadá. Aqui na província onde moro a energia elétrica vem de termelétrica (petróleo). Encher a bateria do Tesla é usar petróleo, só que indiretamente e se sentir bem por ser desconstruído e ajudar o meio ambiente LOL
@@gegefilho Eu falei que só eu sei?
As baterias servem Pará armazenar a energia, os geradores, são um apoio Pará não haver nenhuma falha ....
@ProfessorHOC ❤ Fala mais sobre o hidrogênio verde no Brasil e as consequências positivas para o nordeste por favor ❤ no âmbito geopolítico e geoeconômico 😊...os investimentos estão sendo dos europeus, porém o Brasil ainda está no BRICS, o que não impede as negociações por hora😅 gratidão querido!
Excelente vídeo. Obrigada!!
Gratidão Professor. Que aula!!!!
Bom dia! Professor tudo bem com vc? Professor este tema e, muito importante e vc falou tudo sobre o assunto a situaçao e bem complicado.
Lembrando que a "limpa" só é considerada limpa porque não afeta na de ozônio mas há outras questões na sua aplicação, como as ambientais
Professor tudo bem, vejo seus vídeos muito bom mesmo fico aqui pensando nossa política seria ótimo político ter esses conhecimento para assumir há função política pode ter certeza seria ótimo ao nosso país .
Que aula de excelente qualidade
Lutando para não depender de algum país é o sonho de cada um , mais eu acho difícil.
Princípios:
Diversificação
Resiliência
Integração
Transparência
Boa tarde Professor Roc
Ótimo vídeo, ótimo pontos. A transição energética imediata é fundamental geopoliticamente e ecológicamente falando, caso contrário o clima vai continuar causando mais impactos financeiros, vidas, imigração, fome, etc
Like sempre pro cê meu Professor HOC predileto 😎😍 sempre aqui nos deixando bem informado de tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo 😍👏👏👏👏👏👏👏
Parabéns pela coragem & sagacidade!!! VIVA O SUS!!!! (vivo pq o SUS me salvou... 3 vezes!)
Faz uma geopolítica dos micropaises (aqueles com menos de 10 milhões de habitantes) e dos paraísos fiscais
Boa ideia. Se possível incluir também Luxemburgo, Andorra e Ilhas Virgens Britânicas.
Belisima aula. Muito obrigado
Parabéns professor HOC você é o maximo em Geopolítica muito obrigado pelo seu esclarecimento você fala de um modo muito explícito, parabéns pelo seu grande poder de transmitir e ensinar, sou português e vivo na Alemanha assisto aos seus vídeos sempre que posso com grande interesse, na expectativa de aprender consigo mais sobre geopolítica, abraço
Substituir um motor a combustão por um elétrico tá longe. Vão ter que descobrir o uso de Íons de outros elementos, fora o Lítio. Ter cargas maiores, e menos tempo de recarga. Tão cedo não vamos ver um caminhão elétrico.
Ótimo conteúdo. Sempre muito esclarecedor!
Vamos NOS livrar ...
E mudanças climáticas cria problemas de pressão do tipo geopolítico.
Sua Excelência, professor HOC.🙌
Parabéns professor!!! Conteúdo sempre atualizado da geopolítica.
Não seria interessante ter micro transições? Por exemplo...gerar energia para uma escola, um prédio público... Ou para uso doméstico?
EXCELENTE AULA!!!
Como sempre uma aula espetacular e muito relevante👏👏👏
Excelente análise e explanação.
Quero só ver o que farão com as baterias. Aguardem só começarem os descartes em massa desses componentes.
Eu trabalho no setor elétrico, e hoje a china já controla pelo menos uns 30% do setor de transmissão de energia, e um pouco menos que isso no stor de geração. E mesmo nos ativos das empresas nacionais, as subestações tem sido reformadas com equipamentos digitalizados chineses, que podem ser controlados remotamente... Se num caso extremo, houvesse um atrito grave entre Brasília e Pequim, a China poderia em segundos causar um blackout nacional apenas desligando os ativos sob controle chines no Brasil. Já estamos dependentes energeticamente e nem percebemos
Mais um ótimo video professor!!Manda mais!
Incrível a visão para o futuro energético a energia limpa.
Com certeza vai se um choque mundial.
Os minérios essenciais estão na África 70% cobalto, Autralia 50% , China refino terras raras 70%, urânio Rússia 80%.
O Brasil tem a energia heloica dos ventos isso o ponto positivo . Obrigado pela informação .
Obrigado pela aula!
Professor, você está gravando em UltraWide mas publicando em 16:9. Aproveita pra publicar em Wultrawide de uma vez, aqui fica uma faixa preta em todos os lados.
A pressão causada pelas mudanças climáticas assumem uma dimensão global. Secas interferência em regiões que geram energia hudroeletrica
Opa, mais uma! Tava vendo a aula sobre a Turquia mais cedo 😊