T18 trabalha aparti de 45 Hz até 250 Hz Eu curto mais a minha MTL-2 que trabalha dos 40 Hz até 200 Hz Mas é um peso doido pra carregar mas como fica na minha casa paradas ñ me incomoda o tamanho e peso. Like mano
Usando 1 t18 e comparando com uma 1 bass reflex sempre vai dar a t18 , mas no acoplamento usando várias caixas a bass reflex tem um timbre bem melhor se comparada com qualquer outro modelo de caixa , se for usar 4 graves vai de t18 passou disse bass reflex com certeza
Opa muito obrigado amigo! Osub de 18 é o 18SW5P da JBL e o sub de 15 é o SL2K8 da 7driver. São alto-falantes de categorias diferentes porém como eram os subs que tinha em mãos resolvi fazer o comparativo mais a título de curiosidade. Vale ressaltar que nesse vídeo o sub de 18 ainda não estava amaciado.
Sou apaixonado no projeto dessas T18, quem já ouviu o famoso subão da Oversound nessas caixas sabe do que eu to falando. É um grave muito presente e muito macio. Bom d+ pra ouvir... Mas precisa de um projeto bem mais "controlado" no sentido de processamento e o tamanho também que é consideravél... Se eu fosse projetar um som fixo para um salão por exemplo, iria de T18 sem dúvidas.
Opa muito obrigado amigo! Disse tudo sobre a T18! 👏🏼👏🏼👏🏼 Gostei dela justamente por isso que vc citou: alta eficiência, grave bem presente tanto em baixo quanto em alto volume, grave macio e que preenche todo o salão de maneira quase que uniforme. Antes de fazer a minha ficava com o pé atrás pq o pessoal falava que a T18 dava muito cancelamento mas, sinceramente falando, isso é balela, a dutada que eu tinha sim dava bastante cancelamento, a t18 é totalmente o oposto, o som chega em todo o salão mesmo em volume baixo. Abraço!
@@luizfernando5834 Cara agora que eu vi que você toca isso apenas numa MD3000. Parece estar com muito rendimento e pouco "módulo", logo é = menos fonte e menos peso pra carregar hahaha. Essa T18 ficou muito pesada ? Eu estou com um projeto de 2 Shivers 3.8 numa dutada comum mesmo e estou partindo pra um módulo 8K + uma penca de fonte e bateria. Haja costas e carro pra carregar.
@@hectorlira6602 Sim estou com pouco amp e ainda tá tocando com o dobro da impedância kakaka. Pretendo trocar em uma MD 4ohms aí fica bem melhor. Acredito que a t18 está pesando entre 50 e 60kg, como fiz no compensado naval aliviou bastante o peso. Em relação ao seu sistema já pensou em usar apenas fonte e aqueles ultra capacitores? Diminuiria bastante peso e o rendimento pelo que dizem seria o mesmo. Estou montando uma banca desses capacitores e assim que tiver pronto trago vídeo aqui no canal falando se compensa ou não.
@@luizfernando5834 Cara já pensei sim, mas onde eu moro aqui é muito carente de profissional pra fazer isso... O problema que eu tenho hoje é energia, dias atrás fui tocar num sitio e a energia já tava praticamente apagando nos graves somente com a fonte de 200a, se aumentasse mesmo, caia abaixo de 10v. Eu fiz um teste com uma Moura de 100A e ficou 100%, mas só ela pesa mais de 20kg... Vou estudar mais pra tentar projetar um mega capacitou desses em casa, os que vendem na Internet não vale 1 real...
Olá, onde você comprou essas caixas? Ou fabricou? Faria para venda? Preciso para meu salão de festas, 2 eros 818, o espaço tem 50m2 acho que terei um som que consiga preencher todo esse ambiente bom grave forte né?
@@matheus13ultimate nesse seu espaço acredito que ambas as caixas vão te atender bem. A dutada terá mais sub e um som mais flat, já a t18 terá um pouco mais de ganho e grave de ataque. Essas caixas do vídeo eu mesmo fabriquei porém infelizmente não estou tendo tempo ultimamente para fabricar pois não trabalho especificamente com isso. Tenta dar uma olhada em alguma loja de som da cidade, converse com eles e mostre o projeto da t18, não é uma caixa difícil de fazer, apenas demorada. 👍🏼
W horn nunca usei amigo mas é uma caixa que tenho muita admiração. No seu caso vai usar com qual falante? Se não estou enganado existe projeto na Selenium para o 18sw1p que acredito que também dê para usar com o 18sw3p e 5p. No caso te recomendaria com os dutos (acho que o projeto ccdb tem dutos) para melhor refrigeração do falante. As caixas do Nicola são excelentes, ele é um ótimo profissional porém no seu caso terá de escolher entre espaço ou eficiência, por sem uma dupla corneta a w horn com toda certeza terá mais eficiência, já a Bandpass é uma ótima opção para quando não se tem muito espaço e se busca menor peso.
@@luizfernando5834 compreendi tudo oque você disse , eu estava pensando em usar o subgrave 800 de 18 Polegadas da oversound . Realmente isso que você citou sobre eficiência e espaço tem me tirado o sono , o nicola por ser um profissional na área e com bastante experiência acredito que faria um projeto pensando no que estou querendo . Tenho atualmente um projeto de uma w worn disponibilizado pelo Douglas que é dono do canal gênio da gambiarra no RUclips
@@djricardogalupo6719 você só iria descaracterizar a caixa deixaria de ser a t18 original retirando os dois traseiros dela que faz parte da corneta ela se transforma numa cópia de uma caixa manifold agora se deixar ela toda original e botar esses dutos na frente seria uma caixa experimental, e pra ver o comportamento do alto-falante passando no rta e ver com a caixa de alto-falante se comporta
Na verdade copiei de um projeto da internet. Essa caixa é original da Electro Voice que nunca disponibilizou o projeto original, então todas as T18 que vemos são baseadas em um projeto copiado em cima de uma T18 original. Encontrei uma simulação dela no hornresp então joguei os valores nele e isso me ajudou a escolher o falante. Se tiver interesse nesse site você encontra o projeto: arnold-alexandre.blogspot.com/2012/09/caixas-acusticas-t-18-projeto-e-passo.html
O que vc acha de uma T18 pra um sub de 12 em um carro ? O sub sera o tormento 650w e o modulo é o taramps 800.1 bass. Eu tenho 2 jbl de 350 rms em uma caixa dutada, mas ja estão bem desgastados, pois comprei o carro ja com esse som. Eu tinha um uxp de 500 só e tinha a impressão que tocava bem melhor. Entao me veio essa duvida.. Sera que é melhor projetar uma caixa dutada pra esses 2 subs ou invisto em um tormento de 650? ( se o projetista achar que dar espaço, pode ser ate o tormento de 15 ) ( é um focus sedan, porem so medindo la pra ver se a caixa entra ) ( Outra obs, o som é pra ser usado mais qnd eu viajar, mas não tenho problema com malas, pois uso reboque pra carregar coisas. So que de vez em qnd gostaria de nao passar vergonha qnd abrir a mala em um churrasco de vez em nunca kk )
Amigo sinceramente falando acredito que a t18 não seja a melhor opção para um carro, além do tamanho exorbitante hehe ela não vai descer bem abaixo dos 50Hz em apenas uma unidade. Além disso o vas desse tormento é bem baixo o que não o faz a melhor opção para essa caixa, além de claro ter uma SD bem menor do que um 18". Para seu caso te recomendaria mesmo uma boa caixa dutada ou ainda uma boa Bandpass 6 projetada especificamente para esse sub. Terá um tamanho menor que a t18 e um rendimento melhor em subgrave. Poderá ainda escolher a sintonia da caixa dando foco para um grave que toque melhor aberto ou fechado de acordo com seu estilo.
Caramba, eu esperava que a T18 fosse ganhar por uns 6db, mas só ganhou 0,5db... Passei o áudio do vídeo pro Audacity e analisei musica por musica. Essa eu fiquei de boca aberta, uma dutada com woofer de 15 tocando na mesma pressão sonora que um de 18 numa T18 ainda!
Ótima análise! O que ocorreu no dia desse teste foi o seguinte: usei um amp de 3000w 2 ohms, porém o sub de 15 é modelo 4 ohms e o sub de 18 8 ohms. Durante o teste os ganhos foram exatamente os mesmos, apenas alternei os dois subs por meio de dois disjuntores. O que ocorreu foi que enquanto o sub de 15 recebia determinada potência, o sub de 18 recebia apenas metade dela, por isso o resultado final sonoro foi muito semelhante. Mesmo assim, confesso que esperava mais da t18, principalmente em ambientes abertos, o que nesse vídeo ficou evidente que não tem ganho teoricamente proposto pela corneta da t18 nesse local e com apenas uma caixa (em grandes quantidades isso pode mudar). A única vantagem da t18 fica em relação a eficiência: tocar igual ou levemente superior a dutada com metade da potência. Eu diria que uma t18 tocaria um pouco mais que uma dutada considerando falantes iguais e mesma potência aplicada, porém não chega a tocar o dobro. Uma caixa dupla dutada toca mais que apenas uma t18 e ocupa um espaço pouca coisa maior.
Amigo pelo que vi no manual, acredito que esse 18sw5p se saia melhor, pois em caixas cornetadas precisamos de alto-falantes com VAS e BL alto e FS e QTS baixo, e pelo que vi esses parâmetros do Vulcano não são dos mais ideais. Isso falo com base na teoria, na prática já não sei te afirmar, porém tem um pessoal que utiliza o Vulcano e aparentemente tem um ótimo resultado. Talvez com o Vulcano vc consiga mais subgrave porém pode haver um deslocamento de cone maior, teria mesmo que testar pra ver. Espero ter ajudado amigo, abraço!
Obrigado amigo,me considero um sofredor,meu som sempre tá ruim queria uma caixa que desse um grave de verdade mesmo em lugar aberto, porque no quintal quase todas engana bem mais em lugar aberto perde muito spl que raiva!!!
@@nildosantos83 não só vc amigo, isso é um problema pra todos nós kkk. Aqui onde testei essa caixa além de ser lugar aberto tem grama, o que absorve ainda mais do grave, chega a ser ridículo, de perto o som tá ensurdecedor aí vc anda 10m pra frente e é como se desligasse o grave, acaba o som. Nesses ambientes a única maneira de ter um grave forte é usar vários alto-falantes ou caixas, seja de 18, 15 ou 12, o ideal seria pelo menos 4 graves.
Parece um caminho sem volta esse negócio de som, sempre uso o volume no máximo 33 aqui no quintal,aí ontem coloquei as caixas apontadas para fora do quintal e fiquei chateado com volume no 35 pra mim já iria queimar os falantes me enganei coloquei o volume no 46 e o som desapareceu agora já estou achando que a potência não tem força suficiente para meus falantes.
@@nildosantos83 pior que tenho a impressão de que o nosso ouvido vai se acostumando com o som alto e daí a impressão de que está tocando menos. Tente dobrar o número de alto-falantes amigo ou ainda virar as caixas de frente para uma parede, caso seja dutada, pode parecer besteira mas geralmente melhora as baixas frequências.
Acho que vai ficar desapontado mas preferi a bass reflex.. não sei se "mais graves" ou "graves mais intensos", mas MELHORES graves: o acoplamento do grave com o grave alto também achei melhor.
Amigo só pessoalmente pra ver a diferença. A Bass reflex teve um grave mais seco e limpo, a t18 deu mais subgrave e sinceramente foi um terremoto escutando pessoalmente, porém em frequências acima de 120Hz embolou bastante. Mesmo com os dois alto-falantes na Bass reflex nunca tinha percebido o chão tremer, com a t18 foi de primeira kkkk. Bass reflex considerando o tamanho, com dois alto-falantes toca o dobro da t18, a t18 já rende bem mais com menos potência. Ai varia de cada situação. Para subgrave recomendo mesmo a Bass reflex ou uma Band Pass, a t18 é uma caixa de graves. Abraço
@@luizfernando5834 Ok se subgrave é o que procura, então sim, a T18 é a escolha.. mas acredito que seus graves não irão acoplar bem com o médio de 8". Particularmente já vivi situação parecida no som do carro: um subgrave de tremer o estômago e a barra das calças mas que tinha pouco vínculo com a musica, pouca dinâmica, ataque.. no começo me impressionou mas depois ficou cansativo.. a musica ficava chata e sem vida. Fiquei matutando se, num mundo perfeito, não fosse ideal uma T18 até os 70, 80hz.. a partir daí um excelente woofer de 15" até os 700, 800hz com o médio grave bem presente e impactante, dando corpo e vida à musica, e a partir dos 700hz um fenólico e só depois entrar o Ti.. Enfim, sonhar não custa 😄 abraço e ótimo ano novo
@@robinsonpeixoto8521 vc está corretíssimo! A t18 com o corte de 50Hz a 80/90Hz fica animal, muito grave e sem dar aquelas ressonâncias que ocorre em caixas dutadas que mesmo com o corte correto em algumas frequências o alto-falante vibra mas não sai som, a caixa corneta nesse sentido é bem melhor. O que percebi nesse primeiro momento é que ela não tem muito subgrave, acredito que uma Scoop como havíamos conversado se sairia bem melhor, ou até mesmo uma Band Pass ou dutada, porém tbm ficariam com um tamanho bem avantajado. De fato essa t18 não vai acoplar com o médio, vou subir ela até 140hz e usar o equalizador para minimizar o ganho natural da caixa nessa região (6db) e começar o médio em 150Hz com algum ganho no equalizador nessa faixa de frequência. O ideal seria como vc falou ou até mesmo com médio grave de 12 + 2 médios de 6 e mais dois titânio no guia de ondas, acredito que assim tbm teríamos um ótimo resultado mas aí já é um projeto que vai muito além do que posso comprar hoje. Percebi que vc tbm tem muito interesse nesses estudos de áudio e se quiser me mandar uma mensagem podemos trocar algumas informações. O número é (44) 99893-2342. Abraço amigo e feliz ano novo!
@@robinsonpeixoto8521vc está corretíssimo! A t18 com o corte de 50Hz a 80/90Hz fica animal, muito grave e sem dar aquelas ressonâncias que ocorre em caixas dutadas que mesmo com o corte correto em algumas frequências o alto-falante vibra mas não sai som, a caixa corneta nesse sentido é bem melhor. O que percebi nesse primeiro momento é que ela não tem muito subgrave, acredito que uma Scoop como havíamos conversado se sairia bem melhor, ou até mesmo uma Band Pass ou dutada, porém tbm ficariam com um tamanho bem avantajado. De fato essa t18 não vai acoplar com o médio, vou subir ela até 140hz e usar o equalizador para minimizar o ganho natural da caixa nessa região (6db) e começar o médio em 150Hz com algum ganho no equalizador nessa faixa de frequência. O ideal seria como vc falou ou até mesmo com médio grave de 12 + 2 médios de 6 e mais dois titânio no guia de ondas, acredito que assim tbm teríamos um ótimo resultado mas aí já é um projeto que vai muito além do que posso comprar hoje. Abraço amigo e feliz ano novo!
Salve parceiro, tudo blz? pelos comentários vi que vc entende bem do assunto, gostaria da sua opinião :) Atualmente uso 2 eros panzer de 18" em uma Bandpass de 6º ordem no meu carro, ela é relativamente pequena, porém toca muito, ela está com 82lt interno e sintonia em 60Hz e 120lt externo porem para os 2 subs e sintonia em 110Hz a proposta dessa caixa é o ataque mesmo, porem vou tirar o som do carro por conta do peso, e vou montar em caixas individuais, estamos projetando Bandpass novamente, porem como dito, uma para cada sub, como vão ser maiores, vamos fazer algo em torno de 45hz e 90hz por camara. Queria sua opinião doque você acha do Panzer numa caixa dessa, Bandpass de 6º Ordem. Alguns parâmetros do falante: VAS 147Lt FS 37hz QTS 0,34 Tamo junto, ja me inscrevi no seu canal.
Opa, tudo bom amigo? Acho que vc está no caminho certo, e está com uma mina de ouro em mãos huehue. O panzer é um ótimo alto-falante para caixa dutada ou Bandpass e como vc vai usar só para frequência de grave e subgrave a Bandpass 6 será a melhor escolha. Terá um ótimo desempenho e alto SPL, bem maior do que uma dutada ou Bandpass 4. Em relação a sintonia teria que ver a curva de resposta mesmo mas a princípio está muito bacana. Na hora de simular a caixa fique atento na potência que irá utilizar com o controle de cone e estando dentro do xmax do falante vc pode brincar com o volume e sintonia das câmaras. A T18 não recomendo para seus alto-falantes, será muito falante pra pouca caixa huehuehue. No mais te desejo muito sucesso no projeto e qlqr dúvida pode mandar!
@@luizfernando5834 valeu irmão, é bom ouvir opiniões diferentes, sempre temos algo a aprender hehehe quanto a questão da potência serão aplicados 8 mil RMS nos 2 subs, é que fiquei na dúvida por que a um tempo atrás vi em alguns lugares que o panzer não é bom pra subgrave, porém esses parâmetros dele dizem o oposto 😂 tamo junto mano, vou acompanhar seu canal curti os vídeos 💪🏻🔊🔊 Obs: essa minha caixa atual é mais voltada pra ataque, e mesmo assim da um sub muito agressivo mesmo em locais abertos. Por isso quero explorar mais essa região 😅
@@AquariusGroove23 Então mano nunca ouvi pessoalmente o panzer tocando mas pelos parâmetros é bom de subgrave sim, não sei como fica a questão da borda dele mas acredito que seja bem superior a borda dos outro modelos da Eros já que é o falante top de linha deles. Pelo manual vai dar um subgrave bem cheio e mantendo o ataque agressivo pelo baixo QTS.
@@luizfernando5834 exatamente, essa minha caixa atual, a sintonia do duto (parte das baixas) esta em 63hz, porem quando desce o corte pra algo em torno de 45hz da uma engordada absurda no grave, eu uso 45 quando estou curtindo em volume baixo xD Ainda vou montar um p.a. automotivo kkkk o pessoal do p.a. tem muito preconceito com produtos da linha automotivo, quero quebrar esse preconceito, pelo menos aqui na regiao kkk da pra unir o melhor dos dois mundos. 😀
Sim, grave bem mais cheio, e ainda tinha o detalhe que na época desse vídeo o falante da T18 ainda não estava amaciado, então ainda não estava rendendo bem na caixa.
Ainda não amigo. Como estou usando o 18SW5P e pelo fato de ser um falante com bobina com fio de alumínio, precisa de uma boa refrigeração então com o ímã voltado para fora ainda é a melhor opção pra esse projeto. Acredito que com o ímã para dentro vai dar um pouco menos de subgrave e talvez mais médio grave.
@@luizfernando5834 já li alguns comentários que não daria certo,fiz o teste hoje com uma T18,com Vulcano 3.8 ímã pra dentro ficou um grave melhor do que o ímã pra fora , mais pode ser que dependa do falando ,eu gostei mais questão de estética fica horrível.
@@luizfernando5834 olha eu não sei explicar bem, mas mudou pra melhor principalmente nas frequências abaixo de 100 Hz no meu ponto de vista o falante tem mais controle de cone podendo dar mais volume no play nas baixas notei um som mais aveludada, meu celular e muito ruim para captar som ,mesmo assim vou tentar gravar qualquer hora.
@@nildosantos83 Interessante amigo! Uma vez vi um rapaz que também inverteu os dele e falou que gostou também. Vamos ver futuramente depois que amaciar esse falante da pra fazer o teste.
Pra mim a 18 reproduziu subwoofer uma frequencia bem mais baixa, ja a outra grave com uma frequencia mais alta. foi o que deu pra perceber aki no meu pc.
Foi isso mesmo amigo, só com o detalhe de que a t18 estava tocando com apenas metade da potência da dutada e deu o mesmo SPL. Porém confesso que me decepcionei um pouco com o subgrave da t18, ela não toca subgrave como muitos dizem por ae, um Pioneer cara preta toca mais subgrave que essa t18, porém na parte do grave a t18 é um monstro, muito forte, treme o chão!
@@marcelomcotrin muito obrigado amigo! Como pesquisei bastante já esperava que o resultado seria semelhante pois no próprio manual da caixa original da electro voice já mostrava que a frequência dessa caixa era útil entre 45Hz e 250Hz. Caso queira um subgrave bem presente como vc disse é mais viável uma Scoop ou Bandpass e dutada com uma litragem maior.
@alissonmoratodelima9198 Vou elencar dois pontos amigo: o primeiro é que sim, o som mudou da água pro vinho, o grave está bem mais macio, descendo legal, quando uso o HPF em 40Hz da uma engordada beem generosa e é um som muito gostoso de ouvir, é uma mistura de grave macio com ataque e que preenche muito bem qualquer ambiente seja aberto ou fechado, inclusive esse ponto achei muito melhor do que a dutada. Segundo ponto é que de fato ela não é uma caixa de subgrave como uma scoop ou paraflex por exemplo que tocam a partir de 20Hz (alguns modelos). Se vc pretende usar de 40/45Hz pra cima pode ir nela sem medo e a medida que for acrescentando mais unidades terá um ganho ainda maior nos 40Hz. Um conselho é que não recomendo usar acima de 130Hz, ela costuma embolar essas frequências e o som fica desagradável. De 50Hz a 130Hz a caixa é um espetáculo, é um som que preenche demais e da uma sensação de profundidade muito bacana.
@alissonmoratodelima9198 legal demais amigo. Realmente a T18 toca mais do que uma dutada, sem falar na eficiência, porém tem esse inconveniente de deixar o falante exposto, talvez se adicionar uma tela de ferro com algum revestimento com tecido ortofonico possa melhorar esse ponto. Falando bem por cima acredito que essa Bandpass acabe descendo mais com apenas duas unidades quando comparadas com a t18, que foi uma caixa feita para trabalhar com um número maior de unidades (acredito que a partir de 4 para tocar com força nos 40Hz). Talvez o tamanho dessas duas caixas possa te dar o veredito final de qual se sairia melhor pra vc. Fiquei interessado nesse vídeo que vc citou, poderia me enviar o link dele? No mais se tiver mais alguma dúvida é só mandar!
Comparação injusta, falante de 18pol desce mais que 15pol fora que essa t18 tá com a sintonia mais baixa que e dutada e a t18 geralmente é sintonizada com atenuação de +3 a +6db na camara fora o pico do Horn
Respeito sua opinião amigo, mas achei a comparação válida. Fiz o vídeo para termos apenas uma noção da sonoridade de ambas as caixas e do rendimentos delas, o que de fato ficou bem visível. T18 com um grave um pouco mais cheio e dutada com um grave com bem mais punch e ataque. De fato a sintonia da T18 está mais baixa que a dutada porém ainda a considero uma caixa de grave e não de subgrave, daí a ideia do teste. Se tratando de SPL não consegui levar as duas ao limite por não ter os amplificadores adequado para isso. No mais, entendo sua posição. Abraço!
Cara T18 não é uma caixa feita para se usar sozinha, e sim no acoplamento de várias unidades, por ser uma caixa corneta ela tem um pico muito acentuado nas altas e acaba por não descer tanto nesse seu caso eu te recomendaria uma band pass de 6 ordem, acredito que vai ter bem mais rendimento e um grave bem mais cheio
Sim a ideia é começar com duas T18 e futuramente quatro. A ideia da bandpass é interessante, porém teria que utilizar outro alto-falante para conseguir uma caixa com mais ou menos o mesmo tamanho da T18 e uma resposta boa de sub, pois esse 18SW5P tem o VAS muito alto, então teria que ser uma caixa com volume interno bem alto. Foram vários fatores que me fizeram optar pela T18, sendo alguns deles o fato de ser uma caixa com alto rendimento, boa refrigeração, cabe no porta malas do meu carro, da pra ser fabricada com apenas uma chapa de madeira e sem contar que já é um projeto que meio que não tem erro. No mais agradeço a recomendação e o comentário!
Amigo a um bom tempo vinha usando falante de 15 e sempre tive curiosidade e interesse no 18, principalmente na caixa T18. Hoje graças a Deus consegui construir essa T18, então fiz a comparação com o que tinha disponível. A ideia do vídeo é apenas essa comparação de falante e caixa pra quem tiver o mesmo interesse que o meu conseguir definir qual seria o melhor para o projeto.
Projeta uma caixa full trap com 85L livres na sintonia de 50hz para o tornado disfarçado de negão kkkkkk, estou juntando meu money para fz meu projeto residencial e farei isso, mas adoraria de ve-lo tocando numa full trap, se poder tirar os parametros dele seria perfeito tb, obg e tmj😎👊
Fiz a simulação de uma caixa parecida com essa no BassBox e o resultado foi de -3db em 50Hz, a diferença que teria para a T18 seria o alcance nas altas (um pouco maior) e o rendimento que ficaria bem mais baixo na dutada (full trap). Pode parecer um pouco o tornado mas é um falante bem diferente nas especificações, como tem um VAS bem alto (algo em torno de 250L) precisa de uma caixa bem grande pra render bem no subgrave, diria que uma caixa com pelo menos 150L daria pra começar a brincar. As especificações não consigo medir, porém no vídeo onde faço o unboxing do falante deixei um trecho com os parâmetros que vem no manual. Se seu interesse for realmente subgrave recomendaria uma dutada ou uma bandpass 6 com volume bem grande para esse falante, ou ainda uma scoop. No mais te desejo sucesso no seu projeto! Abraço!
@YAKUMO RAN O tornado já tive dois de 15 e gostei muito, é um excelente alto-falante. Já o WPU infelizmente nunca tive a oportunidade de escutar tocando mas um amigo meu que trabalha com som profissional usa eles e fala muito bem dele. No meu ver a grande maioria dos falantes e drivers da Selenium/JBL são muito bons, tem uma sonoridade bem agradável.
@YAKUMO RAN Muito legal essas experiências amigo. Atualmente estou no mesmo barco que vc, curtindo bem mais os sistemas profissionais aos automotivos kkkkk. Sou um exemplo de quem começou no som automotivo e que hoje busco algo com mais qualidade e com alto rendimento. Existe também os sistemas high-end, geralmente de uso residencial e alguns com amplificadores valvulados, esses sim devem gerar um sonoridade muito agradável e fiel a música original. Abaixo vou deixar um link de um vídeo que me chamou bastante a atenção, simplesmente o usuário montou 4 de 15 em uma caixa scoop da JBL modelo 4520 em uma sala dentro de casa hehe, é hipnotizante! ruclips.net/video/QG2rApjzWnA/видео.html
@YAKUMO RAN ahahahhaha realmente no high-end o investimento é pesadíssimo. Um conselho que te dou é de, num primeiro momento, montar seu sistema com amplificadores automotivos 12v com fonte (também automotiva), assim como no meu uso, o investimento acaba sendo menor do que amplificadores profissionais e a qualidade continua muito boa. No mais te desejo muito sucesso nos seu estudos e na sua carreira amigo e se tiver alguma dúvida é só mandar! Abraço!
Isso depende amigo. Gosto bastante de caixa dutada mas nesse projeto atual busco alta eficiência e preciso de caixas mais leves, daí a escolha de uma caixa corneta. Em caso onde tenho liberdade de usar mais falantes, sem se preocupar com o peso e potência dos amplificadores, sem dúvidas uma dupla dutada da um banho na t18, mas como disse, não é o meu caso atualmente. Estou saindo de uma dutada dupla de 15 para duas t18 justamente pelo peso e eficiência, a única desvantagem fica em relação ao tamanho. Abraço!
Salve man ,, já sou seu inscrito ,, se escreve lá no meu ,, esse teste ficou muito bom ,, tenho 4 t18 ,, e vou fazer um teste igual o seu , ,as minhas t18 e de oversound , 18 , 600 rms ,..,fraquinho ,, mais da um grave gostoso.,.blz , abraço.
Opa muito obrigado amigo! Vc fez uma ótima escolhas! Esses falante de 600w da Oversound não são fracos não kkkk são excelentes alto-falante! Vou dar uma olhada no seu canal amigo. Abraço!
Nossa a t18 encorpa mais o grave...da um aspecto de qualidade maior!!! Show macho 👏🏿👏🏿
A T18 è show valeu teste ✌👍👍
Nossa a T18 ela preenche mais o espaço, deixa o grave mais encorpado! obrigado pelo teste. diferença gigantesca!
T18 trabalha aparti de 45 Hz até 250 Hz
Eu curto mais a minha MTL-2 que trabalha dos 40 Hz até 200 Hz
Mas é um peso doido pra carregar mas como fica na minha casa paradas ñ me incomoda o tamanho e peso. Like mano
Nossa a t 18 o grave é mais incorporado e longo gostei
Bem legal seu som! Top! Tô na luta também pra comprar dois sub oversound 800xt pra acompanhar duas caixas de 15 aqui
Vc vai colocar o 800xt de 18 ou de 15 polegadas? Se já colocou Como ficou ? Tô em dúvida qual eu coloco no meu sistema
@@DjMarceloProjecttOficial já coloquei o sub 800xt, da uma olhada no meu canal, tem vários vídeos do sistema tocando
O bom da T18 porque elas trabalha muito bem com menos potência , top o video.
Usando 1 t18 e comparando com uma 1 bass reflex sempre vai dar a t18 , mas no acoplamento usando várias caixas a bass reflex tem um timbre bem melhor se comparada com qualquer outro modelo de caixa , se for usar 4 graves vai de t18 passou disse bass reflex com certeza
Gostei do resultado vou mandar fazer 2 t18 para meu sistema
Beleza de som meu caro! Quais são os modelos dos Subs Woofers para eu comprara aqui os parâmetros ? Obrigado
Opa muito obrigado amigo! Osub de 18 é o 18SW5P da JBL e o sub de 15 é o SL2K8 da 7driver. São alto-falantes de categorias diferentes porém como eram os subs que tinha em mãos resolvi fazer o comparativo mais a título de curiosidade. Vale ressaltar que nesse vídeo o sub de 18 ainda não estava amaciado.
Sou apaixonado no projeto dessas T18, quem já ouviu o famoso subão da Oversound nessas caixas sabe do que eu to falando. É um grave muito presente e muito macio. Bom d+ pra ouvir... Mas precisa de um projeto bem mais "controlado" no sentido de processamento e o tamanho também que é consideravél... Se eu fosse projetar um som fixo para um salão por exemplo, iria de T18 sem dúvidas.
e parabéns pelo review, qualidade show
Opa muito obrigado amigo! Disse tudo sobre a T18! 👏🏼👏🏼👏🏼 Gostei dela justamente por isso que vc citou: alta eficiência, grave bem presente tanto em baixo quanto em alto volume, grave macio e que preenche todo o salão de maneira quase que uniforme. Antes de fazer a minha ficava com o pé atrás pq o pessoal falava que a T18 dava muito cancelamento mas, sinceramente falando, isso é balela, a dutada que eu tinha sim dava bastante cancelamento, a t18 é totalmente o oposto, o som chega em todo o salão mesmo em volume baixo. Abraço!
@@luizfernando5834 Cara agora que eu vi que você toca isso apenas numa MD3000. Parece estar com muito rendimento e pouco "módulo", logo é = menos fonte e menos peso pra carregar hahaha. Essa T18 ficou muito pesada ? Eu estou com um projeto de 2 Shivers 3.8 numa dutada comum mesmo e estou partindo pra um módulo 8K + uma penca de fonte e bateria. Haja costas e carro pra carregar.
@@hectorlira6602 Sim estou com pouco amp e ainda tá tocando com o dobro da impedância kakaka. Pretendo trocar em uma MD 4ohms aí fica bem melhor. Acredito que a t18 está pesando entre 50 e 60kg, como fiz no compensado naval aliviou bastante o peso. Em relação ao seu sistema já pensou em usar apenas fonte e aqueles ultra capacitores? Diminuiria bastante peso e o rendimento pelo que dizem seria o mesmo. Estou montando uma banca desses capacitores e assim que tiver pronto trago vídeo aqui no canal falando se compensa ou não.
@@luizfernando5834 Cara já pensei sim, mas onde eu moro aqui é muito carente de profissional pra fazer isso... O problema que eu tenho hoje é energia, dias atrás fui tocar num sitio e a energia já tava praticamente apagando nos graves somente com a fonte de 200a, se aumentasse mesmo, caia abaixo de 10v. Eu fiz um teste com uma Moura de 100A e ficou 100%, mas só ela pesa mais de 20kg... Vou estudar mais pra tentar projetar um mega capacitou desses em casa, os que vendem na Internet não vale 1 real...
Olá, onde você comprou essas caixas? Ou fabricou? Faria para venda? Preciso para meu salão de festas, 2 eros 818, o espaço tem 50m2 acho que terei um som que consiga preencher todo esse ambiente bom grave forte né?
@@matheus13ultimate nesse seu espaço acredito que ambas as caixas vão te atender bem. A dutada terá mais sub e um som mais flat, já a t18 terá um pouco mais de ganho e grave de ataque. Essas caixas do vídeo eu mesmo fabriquei porém infelizmente não estou tendo tempo ultimamente para fabricar pois não trabalho especificamente com isso. Tenta dar uma olhada em alguma loja de som da cidade, converse com eles e mostre o projeto da t18, não é uma caixa difícil de fazer, apenas demorada. 👍🏼
@@luizfernando5834 Obrigado por responder, farei exatamente isso. Abraço!
Baixe de graça no google o projeto..
E qualquer irmão que corta compensado faz brincando...
Mais a Infinit Som tem pra vender e entrega para todo o Brasil
Já usou a w horn sem dutos redondos amigo ? Esrou entre fazer o projeto de uma w horn e uma band pass 6 ordem feita pelo nicola .
W horn nunca usei amigo mas é uma caixa que tenho muita admiração. No seu caso vai usar com qual falante? Se não estou enganado existe projeto na Selenium para o 18sw1p que acredito que também dê para usar com o 18sw3p e 5p. No caso te recomendaria com os dutos (acho que o projeto ccdb tem dutos) para melhor refrigeração do falante. As caixas do Nicola são excelentes, ele é um ótimo profissional porém no seu caso terá de escolher entre espaço ou eficiência, por sem uma dupla corneta a w horn com toda certeza terá mais eficiência, já a Bandpass é uma ótima opção para quando não se tem muito espaço e se busca menor peso.
@@luizfernando5834 compreendi tudo oque você disse , eu estava pensando em usar o subgrave 800 de 18 Polegadas da oversound . Realmente isso que você citou sobre eficiência e espaço tem me tirado o sono , o nicola por ser um profissional na área e com bastante experiência acredito que faria um projeto pensando no que estou querendo . Tenho atualmente um projeto de uma w worn disponibilizado pelo Douglas que é dono do canal gênio da gambiarra no RUclips
@@pablosantos6209 legal demais amigo! Como vc já tem uma w horn qual seria o objetivo de projetar outra?
Top demais seu conteúdo, ambos soam bem, más meu gosto é mais do Selenium de 18
Também prefiro ele amigo, e olha que ainda nem está amaciado.
Quero ter um par de cada. Qual o amplificador vc usa?
Uso amplificador automotivo: Taramps MD3000 2ohms.
@@luizfernando5834 valeu mano. Obrigado
@@advf Disponha!
Muito top as duas caixas mas o projeto original da T18 corte do duto é de 40 hz assim não ficou faltando grave desse vídeo top demais amigo
Amigo...posso colocar 2 dutos de 4 polegadas..na parte reta da T18?
@@djricardogalupo6719 você só iria descaracterizar a caixa deixaria de ser a t18 original retirando os dois traseiros dela que faz parte da corneta ela se transforma numa cópia de uma caixa manifold agora se deixar ela toda original e botar esses dutos na frente seria uma caixa experimental, e pra ver o comportamento do alto-falante passando no rta e ver com a caixa de alto-falante se comporta
Fabricou ela qual programa? Elisa, HornResp?
Na verdade copiei de um projeto da internet. Essa caixa é original da Electro Voice que nunca disponibilizou o projeto original, então todas as T18 que vemos são baseadas em um projeto copiado em cima de uma T18 original. Encontrei uma simulação dela no hornresp então joguei os valores nele e isso me ajudou a escolher o falante. Se tiver interesse nesse site você encontra o projeto:
arnold-alexandre.blogspot.com/2012/09/caixas-acusticas-t-18-projeto-e-passo.html
@@luizfernando5834 top irmão, queria saber crias aquelas caixas gringas no hornresp kkkkk
O que vc acha de uma T18 pra um sub de 12 em um carro ?
O sub sera o tormento 650w e o modulo é o taramps 800.1 bass.
Eu tenho 2 jbl de 350 rms em uma caixa dutada, mas ja estão bem desgastados, pois comprei o carro ja com esse som. Eu tinha um uxp de 500 só e tinha a impressão que tocava bem melhor. Entao me veio essa duvida.. Sera que é melhor projetar uma caixa dutada pra esses 2 subs ou invisto em um tormento de 650? ( se o projetista achar que dar espaço, pode ser ate o tormento de 15 ) ( é um focus sedan, porem so medindo la pra ver se a caixa entra )
( Outra obs, o som é pra ser usado mais qnd eu viajar, mas não tenho problema com malas, pois uso reboque pra carregar coisas. So que de vez em qnd gostaria de nao passar vergonha qnd abrir a mala em um churrasco de vez em nunca kk )
Amigo sinceramente falando acredito que a t18 não seja a melhor opção para um carro, além do tamanho exorbitante hehe ela não vai descer bem abaixo dos 50Hz em apenas uma unidade. Além disso o vas desse tormento é bem baixo o que não o faz a melhor opção para essa caixa, além de claro ter uma SD bem menor do que um 18". Para seu caso te recomendaria mesmo uma boa caixa dutada ou ainda uma boa Bandpass 6 projetada especificamente para esse sub. Terá um tamanho menor que a t18 e um rendimento melhor em subgrave. Poderá ainda escolher a sintonia da caixa dando foco para um grave que toque melhor aberto ou fechado de acordo com seu estilo.
@@luizfernando5834 Obg pela resposta!! Vou verificar alguem aqui q saiba projetar bem a Bandpass.. Senao vou ficar com a dutada mesmo rsrs
Onde comprou a t18
Essa eu mesmo fiz amigo
Caramba, eu esperava que a T18 fosse ganhar por uns 6db, mas só ganhou 0,5db...
Passei o áudio do vídeo pro Audacity e analisei musica por musica.
Essa eu fiquei de boca aberta, uma dutada com woofer de 15 tocando na mesma pressão sonora que um de 18 numa T18 ainda!
Ótima análise! O que ocorreu no dia desse teste foi o seguinte: usei um amp de 3000w 2 ohms, porém o sub de 15 é modelo 4 ohms e o sub de 18 8 ohms. Durante o teste os ganhos foram exatamente os mesmos, apenas alternei os dois subs por meio de dois disjuntores. O que ocorreu foi que enquanto o sub de 15 recebia determinada potência, o sub de 18 recebia apenas metade dela, por isso o resultado final sonoro foi muito semelhante. Mesmo assim, confesso que esperava mais da t18, principalmente em ambientes abertos, o que nesse vídeo ficou evidente que não tem ganho teoricamente proposto pela corneta da t18 nesse local e com apenas uma caixa (em grandes quantidades isso pode mudar). A única vantagem da t18 fica em relação a eficiência: tocar igual ou levemente superior a dutada com metade da potência. Eu diria que uma t18 tocaria um pouco mais que uma dutada considerando falantes iguais e mesma potência aplicada, porém não chega a tocar o dobro. Uma caixa dupla dutada toca mais que apenas uma t18 e ocupa um espaço pouca coisa maior.
Amigo você tem o projeto dessa t18?
arnold-alexandre.blogspot.com/2012/09/caixas-acusticas-t-18-projeto-e-passo.html
Que vc acha do Vulcano 3.8 nesse tipo de caixa T18?
Amigo pelo que vi no manual, acredito que esse 18sw5p se saia melhor, pois em caixas cornetadas precisamos de alto-falantes com VAS e BL alto e FS e QTS baixo, e pelo que vi esses parâmetros do Vulcano não são dos mais ideais. Isso falo com base na teoria, na prática já não sei te afirmar, porém tem um pessoal que utiliza o Vulcano e aparentemente tem um ótimo resultado. Talvez com o Vulcano vc consiga mais subgrave porém pode haver um deslocamento de cone maior, teria mesmo que testar pra ver. Espero ter ajudado amigo, abraço!
Obrigado amigo,me considero um sofredor,meu som sempre tá ruim queria uma caixa que desse um grave de verdade mesmo em lugar aberto, porque no quintal quase todas engana bem mais em lugar aberto perde muito spl que raiva!!!
@@nildosantos83 não só vc amigo, isso é um problema pra todos nós kkk. Aqui onde testei essa caixa além de ser lugar aberto tem grama, o que absorve ainda mais do grave, chega a ser ridículo, de perto o som tá ensurdecedor aí vc anda 10m pra frente e é como se desligasse o grave, acaba o som. Nesses ambientes a única maneira de ter um grave forte é usar vários alto-falantes ou caixas, seja de 18, 15 ou 12, o ideal seria pelo menos 4 graves.
Parece um caminho sem volta esse negócio de som, sempre uso o volume no máximo 33 aqui no quintal,aí ontem coloquei as caixas apontadas para fora do quintal e fiquei chateado com volume no 35 pra mim já iria queimar os falantes me enganei coloquei o volume no 46 e o som desapareceu agora já estou achando que a potência não tem força suficiente para meus falantes.
@@nildosantos83 pior que tenho a impressão de que o nosso ouvido vai se acostumando com o som alto e daí a impressão de que está tocando menos. Tente dobrar o número de alto-falantes amigo ou ainda virar as caixas de frente para uma parede, caso seja dutada, pode parecer besteira mas geralmente melhora as baixas frequências.
Acho que vai ficar desapontado mas preferi a bass reflex.. não sei se "mais graves" ou "graves mais intensos", mas MELHORES graves: o acoplamento do grave com o grave alto também achei melhor.
Amigo só pessoalmente pra ver a diferença. A Bass reflex teve um grave mais seco e limpo, a t18 deu mais subgrave e sinceramente foi um terremoto escutando pessoalmente, porém em frequências acima de 120Hz embolou bastante. Mesmo com os dois alto-falantes na Bass reflex nunca tinha percebido o chão tremer, com a t18 foi de primeira kkkk. Bass reflex considerando o tamanho, com dois alto-falantes toca o dobro da t18, a t18 já rende bem mais com menos potência. Ai varia de cada situação. Para subgrave recomendo mesmo a Bass reflex ou uma Band Pass, a t18 é uma caixa de graves. Abraço
@@luizfernando5834 Ok se subgrave é o que procura, então sim, a T18 é a escolha.. mas acredito que seus graves não irão acoplar bem com o médio de 8".
Particularmente já vivi situação parecida no som do carro: um subgrave de tremer o estômago e a barra das calças mas que tinha pouco vínculo com a musica, pouca dinâmica, ataque.. no começo me impressionou mas depois ficou cansativo.. a musica ficava chata e sem vida.
Fiquei matutando se, num mundo perfeito, não fosse ideal uma T18 até os 70, 80hz.. a partir daí um excelente woofer de 15" até os 700, 800hz com o médio grave bem presente e impactante, dando corpo e vida à musica, e a partir dos 700hz um fenólico e só depois entrar o Ti..
Enfim, sonhar não custa 😄 abraço e ótimo ano novo
@@robinsonpeixoto8521 vc está corretíssimo! A t18 com o corte de 50Hz a 80/90Hz fica animal, muito grave e sem dar aquelas ressonâncias que ocorre em caixas dutadas que mesmo com o corte correto em algumas frequências o alto-falante vibra mas não sai som, a caixa corneta nesse sentido é bem melhor. O que percebi nesse primeiro momento é que ela não tem muito subgrave, acredito que uma Scoop como havíamos conversado se sairia bem melhor, ou até mesmo uma Band Pass ou dutada, porém tbm ficariam com um tamanho bem avantajado. De fato essa t18 não vai acoplar com o médio, vou subir ela até 140hz e usar o equalizador para minimizar o ganho natural da caixa nessa região (6db) e começar o médio em 150Hz com algum ganho no equalizador nessa faixa de frequência. O ideal seria como vc falou ou até mesmo com médio grave de 12 + 2 médios de 6 e mais dois titânio no guia de ondas, acredito que assim tbm teríamos um ótimo resultado mas aí já é um projeto que vai muito além do que posso comprar hoje. Percebi que vc tbm tem muito interesse nesses estudos de áudio e se quiser me mandar uma mensagem podemos trocar algumas informações. O número é (44) 99893-2342. Abraço amigo e feliz ano novo!
@@robinsonpeixoto8521vc está corretíssimo! A t18 com o corte de 50Hz a 80/90Hz fica animal, muito grave e sem dar aquelas ressonâncias que ocorre em caixas dutadas que mesmo com o corte correto em algumas frequências o alto-falante vibra mas não sai som, a caixa corneta nesse sentido é bem melhor. O que percebi nesse primeiro momento é que ela não tem muito subgrave, acredito que uma Scoop como havíamos conversado se sairia bem melhor, ou até mesmo uma Band Pass ou dutada, porém tbm ficariam com um tamanho bem avantajado. De fato essa t18 não vai acoplar com o médio, vou subir ela até 140hz e usar o equalizador para minimizar o ganho natural da caixa nessa região (6db) e começar o médio em 150Hz com algum ganho no equalizador nessa faixa de frequência. O ideal seria como vc falou ou até mesmo com médio grave de 12 + 2 médios de 6 e mais dois titânio no guia de ondas, acredito que assim tbm teríamos um ótimo resultado mas aí já é um projeto que vai muito além do que posso comprar hoje. Abraço amigo e feliz ano novo!
Salve parceiro, tudo blz? pelos comentários vi que vc entende bem do assunto, gostaria da sua opinião :)
Atualmente uso 2 eros panzer de 18" em uma Bandpass de 6º ordem no meu carro, ela é relativamente pequena, porém toca muito, ela está com 82lt interno e sintonia em 60Hz e 120lt externo porem para os 2 subs e sintonia em 110Hz a proposta dessa caixa é o ataque mesmo, porem vou tirar o som do carro por conta do peso, e vou montar em caixas individuais, estamos projetando Bandpass novamente, porem como dito, uma para cada sub, como vão ser maiores, vamos fazer algo em torno de 45hz e 90hz por camara.
Queria sua opinião doque você acha do Panzer numa caixa dessa, Bandpass de 6º Ordem.
Alguns parâmetros do falante:
VAS 147Lt
FS 37hz
QTS 0,34
Tamo junto, ja me inscrevi no seu canal.
Opa, tudo bom amigo? Acho que vc está no caminho certo, e está com uma mina de ouro em mãos huehue. O panzer é um ótimo alto-falante para caixa dutada ou Bandpass e como vc vai usar só para frequência de grave e subgrave a Bandpass 6 será a melhor escolha. Terá um ótimo desempenho e alto SPL, bem maior do que uma dutada ou Bandpass 4. Em relação a sintonia teria que ver a curva de resposta mesmo mas a princípio está muito bacana. Na hora de simular a caixa fique atento na potência que irá utilizar com o controle de cone e estando dentro do xmax do falante vc pode brincar com o volume e sintonia das câmaras. A T18 não recomendo para seus alto-falantes, será muito falante pra pouca caixa huehuehue. No mais te desejo muito sucesso no projeto e qlqr dúvida pode mandar!
@@luizfernando5834 valeu irmão, é bom ouvir opiniões diferentes, sempre temos algo a aprender hehehe quanto a questão da potência serão aplicados 8 mil RMS nos 2 subs, é que fiquei na dúvida por que a um tempo atrás vi em alguns lugares que o panzer não é bom pra subgrave, porém esses parâmetros dele dizem o oposto 😂 tamo junto mano, vou acompanhar seu canal curti os vídeos 💪🏻🔊🔊
Obs: essa minha caixa atual é mais voltada pra ataque, e mesmo assim da um sub muito agressivo mesmo em locais abertos. Por isso quero explorar mais essa região 😅
@@AquariusGroove23 Então mano nunca ouvi pessoalmente o panzer tocando mas pelos parâmetros é bom de subgrave sim, não sei como fica a questão da borda dele mas acredito que seja bem superior a borda dos outro modelos da Eros já que é o falante top de linha deles. Pelo manual vai dar um subgrave bem cheio e mantendo o ataque agressivo pelo baixo QTS.
@@luizfernando5834 exatamente, essa minha caixa atual, a sintonia do duto (parte das baixas) esta em 63hz, porem quando desce o corte pra algo em torno de 45hz da uma engordada absurda no grave, eu uso 45 quando estou curtindo em volume baixo xD
Ainda vou montar um p.a. automotivo kkkk o pessoal do p.a. tem muito preconceito com produtos da linha automotivo, quero quebrar esse preconceito, pelo menos aqui na regiao kkk da pra unir o melhor dos dois mundos. 😀
Top amigo, ja fez essa comparação também a t 18 o grave é mais gordo.
Sim, grave bem mais cheio, e ainda tinha o detalhe que na época desse vídeo o falante da T18 ainda não estava amaciado, então ainda não estava rendendo bem na caixa.
@@luizfernando5834 realmente depois que amacia o rendimento fica mais evidente e o grave melhor ainda.
O Falante ainda não está amaciado,acho que depois vai dar um grave tenebroso,com duas o grave fica com mais peso.
Amigo já pensou em testar com o ímã pra dentro pra ver na prática a diferença ?
Ainda não amigo. Como estou usando o 18SW5P e pelo fato de ser um falante com bobina com fio de alumínio, precisa de uma boa refrigeração então com o ímã voltado para fora ainda é a melhor opção pra esse projeto. Acredito que com o ímã para dentro vai dar um pouco menos de subgrave e talvez mais médio grave.
@@luizfernando5834 já li alguns comentários que não daria certo,fiz o teste hoje com uma T18,com Vulcano 3.8 ímã pra dentro ficou um grave melhor do que o ímã pra fora , mais pode ser que dependa do falando ,eu gostei mais questão de estética fica horrível.
@@nildosantos83 Oloco bom demais amigo. Sentiu qual mudança no grave?
@@luizfernando5834 olha eu não sei explicar bem, mas mudou pra melhor principalmente nas frequências abaixo de 100 Hz no meu ponto de vista o falante tem mais controle de cone podendo dar mais volume no play nas baixas notei um som mais aveludada, meu celular e muito ruim para captar som ,mesmo assim vou tentar gravar qualquer hora.
@@nildosantos83 Interessante amigo! Uma vez vi um rapaz que também inverteu os dele e falou que gostou também. Vamos ver futuramente depois que amaciar esse falante da pra fazer o teste.
Eu gosto muito da t 18 pra min e uma das melhor.
Era bom fazer o teste no smaart
T18 fica bom mesmo com tornado novo.. com esse tornado antigo grave fica mais seco
Pra mim a 18 reproduziu subwoofer uma frequencia bem mais baixa, ja a outra grave com uma frequencia mais alta. foi o que deu pra perceber aki no meu pc.
Foi isso mesmo amigo, só com o detalhe de que a t18 estava tocando com apenas metade da potência da dutada e deu o mesmo SPL. Porém confesso que me decepcionei um pouco com o subgrave da t18, ela não toca subgrave como muitos dizem por ae, um Pioneer cara preta toca mais subgrave que essa t18, porém na parte do grave a t18 é um monstro, muito forte, treme o chão!
@@luizfernando5834 verdade , as vezes numa litragem maior quem sabe o sub nao melhora, mas mesmo assim ficou muito boa.
@@marcelomcotrin muito obrigado amigo! Como pesquisei bastante já esperava que o resultado seria semelhante pois no próprio manual da caixa original da electro voice já mostrava que a frequência dessa caixa era útil entre 45Hz e 250Hz. Caso queira um subgrave bem presente como vc disse é mais viável uma Scoop ou Bandpass e dutada com uma litragem maior.
@alissonmoratodelima9198 Vou elencar dois pontos amigo: o primeiro é que sim, o som mudou da água pro vinho, o grave está bem mais macio, descendo legal, quando uso o HPF em 40Hz da uma engordada beem generosa e é um som muito gostoso de ouvir, é uma mistura de grave macio com ataque e que preenche muito bem qualquer ambiente seja aberto ou fechado, inclusive esse ponto achei muito melhor do que a dutada. Segundo ponto é que de fato ela não é uma caixa de subgrave como uma scoop ou paraflex por exemplo que tocam a partir de 20Hz (alguns modelos). Se vc pretende usar de 40/45Hz pra cima pode ir nela sem medo e a medida que for acrescentando mais unidades terá um ganho ainda maior nos 40Hz. Um conselho é que não recomendo usar acima de 130Hz, ela costuma embolar essas frequências e o som fica desagradável. De 50Hz a 130Hz a caixa é um espetáculo, é um som que preenche demais e da uma sensação de profundidade muito bacana.
@alissonmoratodelima9198 legal demais amigo. Realmente a T18 toca mais do que uma dutada, sem falar na eficiência, porém tem esse inconveniente de deixar o falante exposto, talvez se adicionar uma tela de ferro com algum revestimento com tecido ortofonico possa melhorar esse ponto. Falando bem por cima acredito que essa Bandpass acabe descendo mais com apenas duas unidades quando comparadas com a t18, que foi uma caixa feita para trabalhar com um número maior de unidades (acredito que a partir de 4 para tocar com força nos 40Hz). Talvez o tamanho dessas duas caixas possa te dar o veredito final de qual se sairia melhor pra vc. Fiquei interessado nesse vídeo que vc citou, poderia me enviar o link dele? No mais se tiver mais alguma dúvida é só mandar!
Irmão qual é o teu insta?
Tô montando uma caixa dessa.
Pode chamar no whats amigo, 44 998932342
Comparação injusta, falante de 18pol desce mais que 15pol fora que essa t18 tá com a sintonia mais baixa que e dutada e a t18 geralmente é sintonizada com atenuação de +3 a +6db na camara fora o pico do Horn
Respeito sua opinião amigo, mas achei a comparação válida. Fiz o vídeo para termos apenas uma noção da sonoridade de ambas as caixas e do rendimentos delas, o que de fato ficou bem visível. T18 com um grave um pouco mais cheio e dutada com um grave com bem mais punch e ataque. De fato a sintonia da T18 está mais baixa que a dutada porém ainda a considero uma caixa de grave e não de subgrave, daí a ideia do teste. Se tratando de SPL não consegui levar as duas ao limite por não ter os amplificadores adequado para isso. No mais, entendo sua posição. Abraço!
Cara T18 não é uma caixa feita para se usar sozinha, e sim no acoplamento de várias unidades, por ser uma caixa corneta ela tem um pico muito acentuado nas altas e acaba por não descer tanto
nesse seu caso eu te recomendaria uma band pass de 6 ordem, acredito que vai ter bem mais rendimento e um grave bem mais cheio
Sim a ideia é começar com duas T18 e futuramente quatro. A ideia da bandpass é interessante, porém teria que utilizar outro alto-falante para conseguir uma caixa com mais ou menos o mesmo tamanho da T18 e uma resposta boa de sub, pois esse 18SW5P tem o VAS muito alto, então teria que ser uma caixa com volume interno bem alto. Foram vários fatores que me fizeram optar pela T18, sendo alguns deles o fato de ser uma caixa com alto rendimento, boa refrigeração, cabe no porta malas do meu carro, da pra ser fabricada com apenas uma chapa de madeira e sem contar que já é um projeto que meio que não tem erro. No mais agradeço a recomendação e o comentário!
CAIXA CANHAO DAR NAS DUAS SEM MEDO USO MAIS 30 ANOS
t18 tem mais grave , porém a diferença de espaço é grotesca por isso preferi 4 full trap de 15
Full trap é lixo perto da t18
Vc quer comparar as caixas aí coloca alto falante super diferentes .o vídeo ta top
Amigo a um bom tempo vinha usando falante de 15 e sempre tive curiosidade e interesse no 18, principalmente na caixa T18. Hoje graças a Deus consegui construir essa T18, então fiz a comparação com o que tinha disponível. A ideia do vídeo é apenas essa comparação de falante e caixa pra quem tiver o mesmo interesse que o meu conseguir definir qual seria o melhor para o projeto.
@@luizfernando5834 tendi o grave de 18 é top
Projeta uma caixa full trap com 85L livres na sintonia de 50hz para o tornado disfarçado de negão kkkkkk, estou juntando meu money para fz meu projeto residencial e farei isso, mas adoraria de ve-lo tocando numa full trap, se poder tirar os parametros dele seria perfeito tb, obg e tmj😎👊
Fiz a simulação de uma caixa parecida com essa no BassBox e o resultado foi de -3db em 50Hz, a diferença que teria para a T18 seria o alcance nas altas (um pouco maior) e o rendimento que ficaria bem mais baixo na dutada (full trap). Pode parecer um pouco o tornado mas é um falante bem diferente nas especificações, como tem um VAS bem alto (algo em torno de 250L) precisa de uma caixa bem grande pra render bem no subgrave, diria que uma caixa com pelo menos 150L daria pra começar a brincar. As especificações não consigo medir, porém no vídeo onde faço o unboxing do falante deixei um trecho com os parâmetros que vem no manual. Se seu interesse for realmente subgrave recomendaria uma dutada ou uma bandpass 6 com volume bem grande para esse falante, ou ainda uma scoop. No mais te desejo sucesso no seu projeto! Abraço!
@YAKUMO RAN O tornado já tive dois de 15 e gostei muito, é um excelente alto-falante. Já o WPU infelizmente nunca tive a oportunidade de escutar tocando mas um amigo meu que trabalha com som profissional usa eles e fala muito bem dele. No meu ver a grande maioria dos falantes e drivers da Selenium/JBL são muito bons, tem uma sonoridade bem agradável.
@YAKUMO RAN Muito legal essas experiências amigo. Atualmente estou no mesmo barco que vc, curtindo bem mais os sistemas profissionais aos automotivos kkkkk. Sou um exemplo de quem começou no som automotivo e que hoje busco algo com mais qualidade e com alto rendimento. Existe também os sistemas high-end, geralmente de uso residencial e alguns com amplificadores valvulados, esses sim devem gerar um sonoridade muito agradável e fiel a música original. Abaixo vou deixar um link de um vídeo que me chamou bastante a atenção, simplesmente o usuário montou 4 de 15 em uma caixa scoop da JBL modelo 4520 em uma sala dentro de casa hehe, é hipnotizante!
ruclips.net/video/QG2rApjzWnA/видео.html
@YAKUMO RAN ahahahhaha realmente no high-end o investimento é pesadíssimo. Um conselho que te dou é de, num primeiro momento, montar seu sistema com amplificadores automotivos 12v com fonte (também automotiva), assim como no meu uso, o investimento acaba sendo menor do que amplificadores profissionais e a qualidade continua muito boa. No mais te desejo muito sucesso nos seu estudos e na sua carreira amigo e se tiver alguma dúvida é só mandar! Abraço!
sou suspeito em falar pois no meu som eu só uso a t18
Sinal que tem bom gosto amigo hehe! Também estou gostando bastante dessa caixa, diria ser diferente de tudo o que já havia escutado.
Se vc usa caixas de sub dupla deitada nunca mais vc usa t18
Isso depende amigo. Gosto bastante de caixa dutada mas nesse projeto atual busco alta eficiência e preciso de caixas mais leves, daí a escolha de uma caixa corneta. Em caso onde tenho liberdade de usar mais falantes, sem se preocupar com o peso e potência dos amplificadores, sem dúvidas uma dupla dutada da um banho na t18, mas como disse, não é o meu caso atualmente. Estou saindo de uma dutada dupla de 15 para duas t18 justamente pelo peso e eficiência, a única desvantagem fica em relação ao tamanho. Abraço!
lujo
T18 bate mais
Salve man ,, já sou seu inscrito ,, se escreve lá no meu ,, esse teste ficou muito bom ,, tenho 4 t18 ,, e vou fazer um teste igual o seu , ,as minhas t18 e de oversound , 18 , 600 rms ,..,fraquinho ,, mais da um grave gostoso.,.blz , abraço.
Opa muito obrigado amigo! Vc fez uma ótima escolhas! Esses falante de 600w da Oversound não são fracos não kkkk são excelentes alto-falante! Vou dar uma olhada no seu canal amigo. Abraço!