A mãe não quer permitir o exame de DNA, o quê o homem pode fazer? (Dr. Gediel Responde 189)

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 27 окт 2024

Комментарии • 9

  • @josejose8771
    @josejose8771 5 месяцев назад +1

    Que aula fantástica

  • @jhonvinni
    @jhonvinni 5 месяцев назад +3

    Insisto em dizer : O TESTE DE DNA DEVERIA SER OBRIGATÓRIO PARA O REGISTRO DE UMA CRIANÇA ! A quantidade de problemas que isso evitaria é gigantesca. Inclusive no caso do vídeo , garantindo ao pai o acesso a criança.

    • @GedielAraujo
      @GedielAraujo  5 месяцев назад

      Obrigado por registrar a sua opinião.

  • @GiovanaCalcagno
    @GiovanaCalcagno 5 месяцев назад +1

    Ela nao precisa autorizar o juiz determina a realizacao.

    • @GedielAraujo
      @GedielAraujo  5 месяцев назад +1

      Não, o juiz marca o exame, mas no Brasil ninguém é obrigado a participar, ou, no caso da mãe, a autorizar a realização na criança.

  • @darlancarvalho4520
    @darlancarvalho4520 5 месяцев назад +1

    Dr. Gediel, boa tarde!
    Até adianto aqui meus agradecimentos pelos vídeos, nos ajudam bastante, inclusive para quem nunca passou por uma situação citada, no meu caso por exemplo, e deixo aqui minha dúvida:
    Tem uma moça, que ganhou uma criança recentemente. Inclusive diz para todo mundo que eu sou o pai, porém se recusa a fazer o exame de DNA a todo custo. Até disse que pretende registrar a criança somente no nome dela, e não me citar como suposto pai para que não haja uma investigação de paternidade, por hora, claro, se eu fosse citado iria solicitar ao MP o exame para tal.
    Porém, como sabemos, fica a questão da dúvida, e isso me deixa muito chateado, pois é um evento sem desfecho, e que pode causar uma futura procura da criança em querer saber quem é seu pai, ou até da própria mulher caso mude de ideia.
    Minha pergunta é a seguinte, caso eu entre com o pedido de investigação de filiação, e a mãe citada no processo se recuse a realizar o exame, futuramente quando mudar de ideia ela pode me acionar na justiça para um pedido de investigação de paternidade, ou nunca mais poderá me citar em processo, tendo em vista da recusa por parte dela no passado?

    • @GedielAraujo
      @GedielAraujo  5 месяцев назад +1

      Darlan, ótima questão, veja, na minha opinião, SIM, no futuro ela pode entrar com uma ação de investigação de paternidade, mesmo porque o seu pedido seria julgado improcedente por falta de provas (é possível ganhar uma ação de investigação de filiação sem o exame de DNA, desde que você tenha outras provas, como documentos e testemunhas - neste caso a recusa dela será também usada contra ela; daí o grande risco deste tipo de ação, você pode acabar pai sem o exame de DNA).
      Agora, existe outra opção; se você tem provas no sentido de que ela lhe atribui a paternidade (sem provas, afinal não se fez o exame de DNA), você pode entrar com pedido de danos morais, desta forma, ela ou vai aprender a lição e se calar - essa ação pode ser repetida - ou vai se sentir motivada a participar do exame para provar que não mentiu).
      Você sempre pode, claro, deixar essa situação pra lá, seguir com a sua vida como explico no vídeo.

    • @darlancarvalho4520
      @darlancarvalho4520 5 месяцев назад +1

      @@GedielAraujo obrigado novamente pela ajuda.