Ausência de negros é até justificada pela colonização do México que recebeu muito pouco pessoas da África subsaariana agora um país que cerca de 40% é indígena e a gente ver rarissimos atores de ascendência nativa é que ferra
Gente se tem menos de 2 % da população é óbvio q vão ter poucos na tv. É quase w perguntar pq não tem índios nas novelas brasileiras. Pq tambem a porcentagem aqui são poucos.
Eu discordo de você. O mundo do entretenimento é podre e só põem pessoas negras para fazerem papéis de serviçais, figurantes, bandidos (na ficção) e etc. Ao meu ver é palhaçada.
@@LQNMLM o Brasil tem menos de 0,5% de indígena, mas pessoas com traços indígenas na pele, no cabelo e no rosto é bastante grande. Porém, vejo o Brasil apagando a herança indígena nas novelas chegando a colocar pessoas de evidente aparência indígena como se fossem negras africanas
2 года назад+110
Amei saber sua visão sobre o tema Thiago. O Rene Muñoz merece todo reconhecimento mesmo 👏👏👏
O meu irmão sempre fala uma coisa interessante. Que embora estejamos assistindo uma novela mexicana, só tem atores que parecem europeus. Um dia estávamos vendo uma novela e apareceu um ator negro, ele comentou. "Nossa um negro em uma novela mexicana, que isso" foi ali que percebemos que era muito difícil ver pessoas negras nessa obras.
Sempre observei isso nessas novelas mexicanas água com açúcar da Televisa/SBT. Todos os personagens são tão brancos que parecem europeus. Todo mundo sabe que mexicanos tem.a melanina da epiderme (pele) mais escura devido a miscigenação de índios com espanhóis e também cidadãos oriundos do continente africano.
@@DiegoRezendeLima , vergonha não. Ao meu ver é palhaçada, frescura, preconceito. Não entendo o por que das pessoas brancas engravatadas que estão no "poder " da indústria do entretenimento ficam discriminando seres humanos de descendência afro, latina, indígena, mestiça ou seja lá o que for. Isso é ridículo, abominável.
Também, porque a maioria dos mexicanos possuem descendências indígenas e dificilmente encontrarmos eles em novelas, e quando aparecem...fazem papéis pequenos como empregados, por exemplo.
Uma parcela bem expressiva da população mexicana é indígena. Além dos negros, é também uma parcela também esquecida nas novelas. No início do cinema, um filme chamado " o nascimento de uma nação " além dos atores negros não terem papéis relevantes, foram descritos como violentos,estupradores, ingênuos, entre outras coisas hediondas. No Brasil, na novela "a cabana do pai Tomaz", um personagem negro era interpretado pelo Sérgio Cardoso fazendo um dos Black face mais famosos de todos os tempos,sendo que na época, já tínhamos muitos atores negros excelentes. Emílio azcarraga, dizia anteriormente, que o povo não queria ver "pessoas pobres" na televisão, vide o preconceito com a questão das raças, pois a mentalidade daquela época, ainda persiste, dizendo que todo negro é pobre ou bandido. Não cabe mais hoje em dia essa mentalidade.
@@jackeline3819 Digo lenda, principalmente pelo potencial que ele tinha. Pode ter feito papeis pequenos, mas isso era exatamente devido ao preconceito, mas não se pode negar que ele tinha tudo pra ser um grande astro.
@@rodrigojonas8591 Ele tinha potencial, mais não foi. Assisti muitas novelas dele, e era muito pouco aproveitado, sempre fazendo papéis subalternizados. Lendas são os atores pretos americanos e alguns aqui do Brasil como o saudoso Milton Gonçalves que fazia papel de destaque
Sempre me perguntei isso. Tantas pessoas brancas, mas quando você vai ver a população mexicana, eles têm mais traços indígenas. Inclusive, mesmo tendo traços finos, me surpreendi quando vi a Ana Brenda em novelas, já que ela tem o tom de pele mais escuro. Seria bom uma maior diversidade nas nossas amadas novelinhas
Acho que esse foi um dos melhores vídeos do canal porque falou de um tema sério de forma didática e inteligente. É um assunto que tem que ser abordado sim, não dá pra fingir que não tá vendo, que não existe. Colocou o dedo na ferida com muita responsabilidade e respeito. Nessas horas eu vejo porque sou tão fã do canal e do teu trabalho
Ontem mesmo vi um TikTok sobre essas coisas, que os mexicanos nas produções estrangeiras tem cara de mexicanos e os mexicanos nas produções mexicanas tem cara de gringo.
Sabe mesmo sendo negra não me importa tanto que as novelas mexicanas tenham poucos negros, Sempre imagine que como a escravidão negra não teve a mesma proporção que no Brasil por exemplo a população negra de lá seria bem reduzida, o que me entristece pelo pais e que a população deles e maioritariamente descendente de indígenas, mas eles retratam o próprio povo de forma super inferior e ridicularizada, acho que isso diz muito sobre o pais inclusive atualmente vemos os EUA e o próprio Brasil buscando mudar os padrões para alcançar a população mais vigente e o México nunca esteve tão longe de fazer o mesmo, isso sim me entristece!
Concordo com você: no Brasil, ao menos eles estão "cientes" que falta representatividade. No México, essa discussão ainda nem existe - seja pra indígenas, seja pra negros.
Sobre a presença de atores e atrizes negros nas novelas brasileiras, recomendo muito o documentário "A negação do Brasil". Apesar de já ser meio antiguinho (lançado em 2000), é ótimo! Acho q tem disponível aqui no RUclips.
Percebo essa problemática desde quando iniciei a ver novelas mexicanas em 2011, e justamente começando com Marimar. Tenho um apreço muito forte com os personagens do René Munoz, principalmente sendo o padre Torres, e também com a Coração. Personagens que me marcaram e levo com muito carinho.
Certíssimo esse comentário: os personagens que mais representam a população mexicana na questão da raça são sempre os empregados. E eles sempre aparecem muito mais em novelas rurais do que urbanas.
Novelas reproduzindo os vários tipos de preconceitos. A arte deveria ser usada para melhorar a sociedade viciada, entretanto os donos do poder e do dinheiro, não o fazem por interesse próprio. Parabéns Tiago pelo tema de vital importância. Isso é contribuir para a melhoria da sociedade! 👏
Exatamente aqui também não é diferente o globo e tão hipócrita falam de preconceito mas tem poucos atores negros e só a Taís Araújo que foi protagonista 2 vezes é nada mas .
Eu discordo. O que mais me dá raiva é ver pessoas brancas tendo papéis de destaque e fazendo sucesso na tv,cinema, propagandas publicitárias e outras mídias, ganhando rios de dinheiro as custas de humilhar e explorar cidadãos mestiços, afrodescendentes e etc. Esse é um contexto todo errado.
@@joselledossantosmarcolinod6324a globo agora só tem atores negros,devem pagar mil reais por mês, estão falidos e querem dizer que são modernos e diversos.
Infelizmente o México além de uma país extremamente machista ainda existe essa questão do preconceito racial tanto em relação aos índios e negro,que quando aparece em alguma novela, pega os piores papéis,ainda falta a conscientização em relação ao racismo no México
@@lusilva425 mas não é tão gritante como no México,se você for comparar novelas de mais de trinta décadas atrás pras novelas atuais,o Brasil melhorou e muito na questão da dramaturgia,nas novelas brasileiras existem atores e atrizes negros que tem seu reconhecimento na carreira,muitos já tem bons papéis e até papéis de protagonistas,fora que o Brasil procura melhorar nessa questão do preconceito e conscientização em relação ao racismo,ainda tem um reflexo de racismo realmente,mas existe também a reflexão na consciencialização que atores e atrizes negros podem sim pegar papéis de destaque apesar do racismo estrutural
Tem uma novela mexicana histórica, produzida pelo Ernesto Alonso chamada “La antorcha encendida” em que a personagem da Patrícia Reyes Spindola tem 5 filhos: Um negro, interpretado pelo Júlio Beckles Um índio, interpretado pelo Luís Gatica Um espanhol, interpretado pelo Humberto Zurita E dois criollos , interpretadospelo Ari Telch e Alejandro Ruiz, no caso aqui o criollo seria classe social, um descendente de espanhóis que nasceu no México. Só que como a novela tinha um excesso de personagens, o personagem negro, do Júlio Beckles vira praticamente um figurante! E isso que a ideia original era interessante, demonstrar as etnias que deram origem a população mexicana.
Muito bom ter essas informações sobre o mundo das novelas mexicanas. Apesar de pequeno, é um recorte que existe e é importante demais pra nós e pra todas as pessoas pretas que também adoram esse mundinho da TV mexicana.
A questão do racismo no México impacta diretamente na representatividade nas novelas. Eu, por exemplo, vi atores negros pela primeira vez ao assistir A Gata, no caso com os personagens Centavinho e a filha dele com a Virgínia, além da Trânsito em Mar de Amor e o Moacir em A Usurpadora. Acho essa questão necessária e acredito que a representatividade deve ser mais inclusiva. Assim como no Brasil e em muitas partes do mundo, muita coisa precisa mudar, e pra melhor (não só na representatividade como também no estereótipo existente nos papéis defendidos por atores e atrizes negros/negras). 👌
Lembrei agora de uma personagem da novela "o diário de Daniela" que era muito amiga da protagonista,mas infelizmente morreu,acho que num acidente, lembro que fiquei bem triste
Tem uma novela que eu amo,é a novela As tontas não vão ao céu",a única aparição de um personagem negro foi como figurante e,se me lembro bem,ou ele estava tentando roubar a bolsa de uma mulher ou ele estava sendo acusado injustamente de roubo por essa mulher(acho que era essa segunda mesmo,mas não posso afirmar),eu fiquei em choque vendo a cena.
Mais nem os mestiços de lá gostam de se verem na TV, imagina ter atores negros tendo papéis importantes . A mentalidade deles é bem atrasada infelizmente
O personagem de Rene Munoz em Marimar era justamente Padre Porres no original, uma referência ao santo vivido por Rene em outras novelas e do qual o Cirilo em Carrossel também era devoto
Belíssima condução deste importante tema, Thiago! Eu sempre achei que a falta de atores negros no México era pela questão da forte etnia indígena dos mexicanos... E realmente, os negros que marcaram foram o Cirilo, René Munoz, Celia Cruz e a Coração...
O pior é ver eles sempre no papel de empregado ou padre, eles não podem ser ricos? Cara e Coragem pode até ser flop, mas estou amando ver uma família negra bem rica e sucedida.
Eu vi em outro canal de um cara que mora no Mexico, e ele falou que os mexicanos tem preconceito com suas proprias origens. Perguntar se um mexicano tem origem indiana, é praticamente xingar a mãe dele. Como se ter traços indígenas o tornassem inferior.
@@thais9955 os indianos tambem tem muito preconceito com si mesmo tanto que as novelas e filmes de bollywood sao protagonizadas com as pessoas mais proximas dos traços caucasianos na verdade qualquer etnia nao-caucasiana tem essas piras vendidas por o colorismo vide uma das cirurgias mais famosas na coreia e no japao é a o aumento da fenda palpebral pra se adequarem ao padrao ocidental
Caraca olha todas essas as colaborações do René Muñoz... triste pensar que no imaginário da maioria das pessoas a carreira dele se resumiu a ser o senhor de bom coração que acolhe/protege o filho da mocinha.
Foi algo que o René se determinou porque no México a população negra é extremamente marginalizada e ele não querendo reforça essa ideia se limitou a fazer personagens bons
Ele ainda escreveu e adaptou outras novelas das décadas de 80 e 90. Era muito talento. Mas o porque ele se submetia a esses papéis pequenos, tendo tanto talento? Ela queria trabalhar e ser aceito, por isso, seus papéis sempre são senhores bons.
Eu sempre pensei nisso,muito raro ver uma novela mexicana com atores negros. O único mesmo que vejo ativo é o ator que sempre participa das novelas da talia
@Necessitamos Fogo No Sangue é Hexa 🤩 Salvador Meija como produtor ele é péssimo tem vários fracassos únicas deles boa é Usurpadora e outra que esqueci nome....
Outra questão é tbm a falta de personagens LGBTQA+ nas novelas mexicanas, o único personagem LGBT de novelas mexicanas que eu me recordo é aquele amigo da Rubi que eu esqueci o nome dele agora.
@@jessicasinop16 em amores verdadeiros também tinha um casal gay que se casa, sortilegio também tinha, só que o sbt fez questão de deixa isso não muito exposto
@@williamdesousa9889 Não é á toa que o SBT tá praticamente falindo, com esse conservadorismo exacerbado deles, a audiência só que flopa, até a record que é do bispo da na frente dela.
Tiago, fala sobre a novela La Chacala que tem uma trama sombria e diferente. Julia Marichal participou dela inclusive e há uma teoria de que a morte dela estaria relacionada à novela, coisa que não a acredito, mas que acho interessante para abordar em um vídeo. Inclusive, eu fui uma das pessoas que comentaram sobre a falta de atores negros nas novelas mexicanas. Abraços.
Carrossel tem a história do menino negro porque a história original é argentina e os mexicanos mantiveram o plot. A maioria das personagens negras vêm de histórias que são originárias de outros países, mas às vezes os mexicanos simplesmente limam a questão do racismo (caso de Coração Selvagem por exemplo) Eu até entendo ter poucos negros na novela porque a população é pequena, o que não dá para entender é a falta de personagens indígenas nas novelas mexicanas 🤨
@@anthonyaraujo7683 igual em Maria Isabel transformaram a Adela Noriega em indígena sendo que ela não eh e que têm outra atriz que podia fazer esse papel
O México ainda precisa evoluir bastante nessa questão e já que você citou Mar de Amor, eu tenho a impressão que o escritor Alberto Gomez acha que ser negro é algo humilhante, vergonhoso e que gera muita tristeza. Em a Alma Não Tem Cor por exemplo, a personagem Amália era retratada como uma mulher covarde e derrotada pela sua cor, visto que ela era ofendida com frequência pelos vilões e nunca disse que tinha orgulho da sua cor, pelo contrário, a Amália só ficava chorando o tempo todo, aceitando facilmente o preconceito dos brancos. Na minha visão, se a novela abordava o racismo, o mínimo que deveria ter incentivado era a penalidade pra quem comete esse tipo de crime, visto que o ano era 1997, mas não foi isso que vimos. Infelizmente a mensagem que o Alberto Gomez quis transmitir foi meio que "ser negro é algo muito ruim porque os brancos não gostam", sem incentivar a população negra a lutar pelo seu direito, em uma novela que retratava o racismo. Vai entender!
O racismo está enrraizado na mente de muitos e isso se reflete em muitas produções, sejam brasileiras, mexicanas e o mundo afora. Quando os poucos atores e atrizes negros que aparecem nessas tramas, são sempre retratados como empregados, pobres e muitas vezes como se não tivessem inteligência; por exemplo: em Mar de Amor, a personagem Trânsito é ingênua e não sabe se expressar. Em Abraça-me Muito Forte, a empregada da tia da Débora Falcão, vê os filmes que a tia da Débora fez e acha que tudo o que aparece é verdade. E o Cirilo de Carrossel, aff!! Ele é o bode expiatório da Maria Joaquina. Esses escritores são cansativos.
Nas novelas mexicanas e de outros países deveriam ter atores de todas as etnias e falando em marimar a coração era minha personagem favorita eu gostava do jeito dela e da forma como ela protegia a protagonista e infelizmente na vida real a atriz teve um final trágico.
São pessoas que se autodeclaram de certa raça ou etnia,no México o racismo é algo bem enraizado em boa parte das pessoas,e é influenciado pela televisão,se você ousar perguntar se alguém é indígena ou tem descendência no México eles ficam ofendidos,eu estava assistindo um canal de um rapaz mexicano e ele falou "como em todo o filme do início dos anos 2000 sempre tem aquele amigo negro"(o que é verdade mas foi mais o jeito que ele falou). Eu acho que esses mexicanos,que tem esse pensamento,precisam rever isso e mudar de atitude,se não eles não iam ter moral nenhuma pra reclamar da xenofobia nos EUA. Um documentário que fala bem sobre isso é um que o Uzi indicou: "Lo racismo que México no quiere ver".
Thiago sempre trazendo ótimos assuntos para o canal 👏👏👏 Ao revisitar as novelas mexicanas, percebi que elas não tem muita diversidade, infelizmente. Cheguei a me perguntar se a população negra no México é muito pequena, mas mesmo assim, há muitas que não escalam um único ator não branco, e quando o fazem, é naquele papel totalmente estereotipado. Mar de Amor eu vi uma cena que me deixou muito desconfortável, que foi a Oriana simplesmente descontando o ódio dela na Trânsito (nome esse que só pode ter sido dado pra mais chacota com a personagem), espancando ela, humilhando, chegando a arrancar o turbante dela. Só mais um motivo para eu não ter interesse nessa novela horrível. Em Carrossel 2, vários dos personagens se referem ao Ângelo/Cirilo como "aquele neguinho", com um tom de desprezo, não vindo só da Simoninha/Maria Joaquina e cena de blackface, que já era ruim pra década de 70 e 80. Além de não esclarem atores negros, boa parte do elenco de novelas latinas é composta por atores de aparência mais caucasiana, alguns nem naturalmente mexicanos são, vindo dos EUA ou Europa. Ou seja, os próprios mexicanos não são os principais personagens na história. Aqui no Brasil até temos mais diversidade, porém nem todas acertam. Em novelas do Manoel Carlos, por exemplo, a atriz negra é a empregada sem um núcleo próprio além de servir a família elitista ou tem aquele perfil muito submisso, aceitando o racismo, direto ou estrutural, dos outros, sem se impor. Viver a vida é a mais controversa da lista, com uma cena pra lá de humilhante pra carreira de Tais Araújo. Ou então Alma Gêmea, que tem uma história muito boa e Priscila Fantin fez um excelente trabalho, rendendo até meme, mas não tem uma ascendência indígena sequer.
O vídeo ficou ótimo. Incrível como as novelas sempre trazem debates válidos a sociedade. Dica pro futuro, o termo "afro-descendente" alem de estar caindo em desuso e ficando defasado em certos momentos pode ficar impróprio. O correto é o normal mesmo, negro ou preto.
Eu acho que nem o próprio público médio das novelas mexicanas gosta de ver pessoas com a cara da maioria da população mexicana. É também uma questão de exportação, mas não só. Lembro agora o filme Roma em que a protagonista foi bastante criticada, dentro do México, por seus traços indígenas.
Saindo um pouco da esfera da teledramaturgia, mas sem sair do tema, em março eu fui no show do cantor mexicano Luis Miguel aqui em SP, e reparei que uma de suas coristas era negra. É a primeira vez que vejo uma mulher negra como backing vocal dele... Me surpreendi até. Nas turnês anteriores, todas as suas coristas eram mulheres brancas. Sem contar, a beleza padrão: altas e magras. E essa podia ser negra, mas tbm não fugiu do padrão: era alta e magérrima.
René Munoz é um dos grandes da teledramaturgia mexicana mesmo sendo cubano. É visível a ausência de negros e descendentes de índigenas nas novelas mexicanas, onde boa parte da população tem alguma ascendência indígena.
É estranho a distância entre as feições dos artistas das novelas, em especial dos personagens mais importantes, e do povo mexicano em geral, que tem traços indígenas bem marcados. Adela Noriega de índia em "Maria Isabel" foi o ápice. No Brasil, há polêmica quando a Globo escala elenco branco demais, colocando negros só em personagens secundários, de domésticas, etc., o que significa que já há uma consciência mais crítica entre o público. Falta muito ainda, mas é um avanço num país tão cheio de problemas históricas como o nosso. Muitos remakes da Televisa nem tentam se atualizar e reproduzem preconceitos que não dá mais pra relevar no século XXI.
Muita injustiça o que os produtores fazem com essas pessoas. Deveriam ter mais espaço. Tema muito complexo mesmo, que se expande pra além das telenovelas.
Excelente vídeo Thiago! é extremamente importante tratar de um assunto tão delicado e abordado com tanta delicadeza e clareza como você! parabéns!!!! PS: Gostaria de saber o que você pensa ou já assistiu a telenovela venezuelana chamada Negra Consentida (2004). beijo, sou fã do canal!
A grande maioria da população mexicana é mestiça, apenas com fortes traços indígenas. Ainda assim, os indígenas também não são tão representados nas novelas, e quando são, apenas servem como alívio cômico. Um caso é a novela Maria Isabel, onde a protagonista era uma Índia interpretada por Adela Noriega, que ao meu ver, não tem traços indígenas tão fortes. Acho que a única vez que vi um indigena "puro" em novela mexicana foi com a Índia Maria, que era uma personagem recorrente na TV mexicana.
Agora faz um vídeo de atores estrangeiros nas novelas brasileiras e atores brasileiros em novelas mexicanas cito aqui a Lucero que participou de carinha de anjo e dois atores brasileiros Marcus Ornellas e Guy Écker que participou de novelas mexicanas
Lembrei agora de uma personagem da novela "o diário de Daniela" que era muito amiga da protagonista,mas infelizmente morreu,acho que num acidente, lembro que fiquei bem triste
@@anthonyaraujo7683 essa atriz eh outra ela se chama Yulyenette Anaya ela também fez mar de amor mas não eh a Trânsito e também aparece na novela a gata e aventuras do tempo a atriz que faz a Trânsito eh Yirelka Yeraldine
Quando era criança me perguntava por que não tinha nenhum ator negro no programa dos Chaves e imaginava que era que no México não existiam pessoas negras e quando pesquisei na internet mais tarde acabei de descobrir que tinha negros no México
Ótimo vídeo, sempre me causou incômodo a personagem Coração de Marimar, porque a novela retratou ela de um modo muito estereotipado, subserviente, que quem olha pode achar que se trata de uma novela do século XIX nas cenas que ela aparece, acho que o bom das novelas brasileiras, apesar delas ainda não darem muito espaço pra protagonistas negros, elas trabalham mais a aceitação das minorias, claro que como pressão da Responsabilidade Social Corporativa, mas mesmo assim contribuem muito para a conscientização da população, a minha novela favorita é Xica da Silva, da Manchete, e lá brilharam tantos atores negros excelentes, revelou a Taís Araújo que é uma das melhores atrizes do Brasil, dentre outros nomes, amei seu canal, vou maratonar
Sou nova no canal, não sei se já foi falado que a maioria dos protagonistas de novelas mexicanas são estrangeiros, já que eles procuram atores brancos e a maioria da população é indígena.
René Muñoz ator e escritor preto teve a chance de inserir representatividade em suas obras, mas seguiu fingindo que não era com ele após ter uma posição de destaque. Se isso não é racismo estrutural seria então ó quê? O México é um país racista, o dono da televisa já disse que as pessoas querem ver sonhos, não se verem na televisão. Angelique Boyer nem latina é. Tem um documentário curto no RUclips dá BBC chamado O Racismo Que o México Não Quer Ver, onde Tenoch Huerta fala sobre a falta de oportunidades para atores com pele escura.
Estou abordando esse tema sobre a novela REBELDE, muitos atores tem descendência Européia também. Acredito que o preconceito e a xenofobia dos EUA, influencia demais no México também. Mas poucas novelas tem algum Méxicano com os “traços do Mexicano” mesmo.
Cafe com aroma de mulher da telemundo abordou de formar direta e objetiva o problema do racismo e da homofobia. Não usaram alegrias ou meio termos pra falar do assunto. Ficou ótimo.
@@andreluisluc não amigo, eu falei a da telemundo no meu comentário. A do SBT foi produzida pela rcn sozinha a da telemundo foi feita em parceria com a rcn
Hoje em dia as emissoras e empresas estão abordando mais esses temas, infelizmente grande parte do público ainda chama de lacração que querem militar e sei lá mas o que, mas são temas necessários que tem quer ser mostrados.
@@danielrocha2161 exato. Além das novelas ajudarem a debater sobre o assunto e torna-Los parte do nosso dia a dia tbm servem de marcador do avanço social. A força do querer ajudou a debatero assunto do povo trans por exemplo e Torre de babel serviu pra mostrar como a sociedade evoluiu na questão da lgbtfobia. Tbm me recordo ainda de a proxima vitima cujas cenas de violência contra a Isabela ganharam um novo significado nesses mais de 20 anos da novela. Se em 1995 era a vingança dos mocinhos contra as vilas agr o sentido da cena é outro; problematizar a violência contra a mulher. Por essas e outras seguimos amando novelas.
O México é um país bastante indígena, e a impressão que tenho as vezes vendo uma novela mexicana é de estar assistindo uma série ou um filme americano, muita gente branca e com traços europeus
Ainda tem um detalhe, muitos negros no México não se declaram como negros devido ao racismo estrutural. Então provavelme esse percentual deve ser maior. O que acho curioso também é que tem poucos atores com traços de povos nativos.
Ausência de negros é até justificada pela colonização do México que recebeu muito pouco pessoas da África subsaariana agora um país que cerca de 40% é indígena e a gente ver rarissimos atores de ascendência nativa é que ferra
Nessa nova novela, passando no Sbt, Tá Passando essa questão sobre o preconceito com indígenas, Vencer o Desamor
Gente se tem menos de 2 % da população é óbvio q vão ter poucos na tv. É quase w perguntar pq não tem índios nas novelas brasileiras. Pq tambem a porcentagem aqui são poucos.
Eu discordo de você. O mundo do entretenimento é podre e só põem pessoas negras para fazerem papéis de serviçais, figurantes, bandidos (na ficção) e etc. Ao meu ver é palhaçada.
Só 40% ?? Acho q até mais, de 10 mexicanos 8 a gente observa q tem traços indígenas
@@LQNMLM o Brasil tem menos de 0,5% de indígena, mas pessoas com traços indígenas na pele, no cabelo e no rosto é bastante grande. Porém, vejo o Brasil apagando a herança indígena nas novelas chegando a colocar pessoas de evidente aparência indígena como se fossem negras africanas
Amei saber sua visão sobre o tema Thiago. O Rene Muñoz merece todo reconhecimento mesmo 👏👏👏
Seus vídeos são ótimos uzi
@@vitorgeek7799 sim
Olha o uzi, por aqui. 👏👏👏
O meu irmão sempre fala uma coisa interessante. Que embora estejamos assistindo uma novela mexicana, só tem atores que parecem europeus. Um dia estávamos vendo uma novela e apareceu um ator negro, ele comentou. "Nossa um negro em uma novela mexicana, que isso" foi ali que percebemos que era muito difícil ver pessoas negras nessa obras.
Sempre observei isso nessas novelas mexicanas água com açúcar da Televisa/SBT. Todos os personagens são tão brancos que parecem europeus. Todo mundo sabe que mexicanos tem.a melanina da epiderme (pele) mais escura devido a miscigenação de índios com espanhóis e também cidadãos oriundos do continente africano.
@@bladedeejay-rj2487 o México na composição étnica é parecido com a Bolívia, o que a televisão mexicana faz é uma vergonha
@@DiegoRezendeLima , vergonha não. Ao meu ver é palhaçada, frescura, preconceito. Não entendo o por que das pessoas brancas engravatadas que estão no "poder " da indústria do entretenimento ficam discriminando seres humanos de descendência afro, latina, indígena, mestiça ou seja lá o que for. Isso é ridículo, abominável.
@@bladedeejay-rj2487 pois é
Também, porque a maioria dos mexicanos possuem descendências indígenas e dificilmente encontrarmos eles em novelas, e quando aparecem...fazem papéis pequenos como empregados, por exemplo.
Uma parcela bem expressiva da população mexicana é indígena. Além dos negros, é também uma parcela também esquecida nas novelas. No início do cinema, um filme chamado " o nascimento de uma nação " além dos atores negros não terem papéis relevantes, foram descritos como violentos,estupradores, ingênuos, entre outras coisas hediondas. No Brasil, na novela "a cabana do pai Tomaz", um personagem negro era interpretado pelo Sérgio Cardoso fazendo um dos Black face mais famosos de todos os tempos,sendo que na época, já tínhamos muitos atores negros excelentes. Emílio azcarraga, dizia anteriormente, que o povo não queria ver "pessoas pobres" na televisão, vide o preconceito com a questão das raças, pois a mentalidade daquela época, ainda persiste, dizendo que todo negro é pobre ou bandido. Não cabe mais hoje em dia essa mentalidade.
Pra mim René Munoz, sempre será uma das grandes lendas das novelas mexicanas!
Em Betty a feia têm a personagem joaninha
Lenda? O cara só fazia papel subalterno. Imagine o que ele que tinha que enfrentar
@@jackeline3819 Digo lenda, principalmente pelo potencial que ele tinha. Pode ter feito papeis pequenos, mas isso era exatamente devido ao preconceito, mas não se pode negar que ele tinha tudo pra ser um grande astro.
@@rodrigojonas8591 Ele tinha potencial, mais não foi. Assisti muitas novelas dele, e era muito pouco aproveitado, sempre fazendo papéis subalternizados. Lendas são os atores pretos americanos e alguns aqui do Brasil como o saudoso Milton Gonçalves que fazia papel de destaque
@@rodrigojonas8591 Reavis Dorsey e Rudy Casanova fizeram a novela vida dupla só que o Reavis só fez uma novela gostaria de ver ele como protagonista
Sempre me perguntei isso. Tantas pessoas brancas, mas quando você vai ver a população mexicana, eles têm mais traços indígenas. Inclusive, mesmo tendo traços finos, me surpreendi quando vi a Ana Brenda em novelas, já que ela tem o tom de pele mais escuro. Seria bom uma maior diversidade nas nossas amadas novelinhas
No caso da Ana Brenda ela é mestiça né , além de ser bem bonita.
Simples: a indústria da mídia e entretenimento é podre, racista e capitalista.
@@vitorgeek7799 vdd
@@vitorgeek7799 têm a Mar Contreras também
@@vitorgeek7799
Ana Brenda é MORENA.
Thiago sempre no ponto e saindo do óbvio! Maior e melhor canal sobre novela mexicana!
Puxa valeu!
Né? Se puder, faça um especial das novelas natalinas da Televisa. SBT nos privou...
Lembrei da trágica m0rte da atriz que interpretou a maravilhosa Coração de Marimar! 🥺😢💔
Eu fiquei arrasada quando soube que ela morreu desse jeito. Era muito carismática
Eu também 😢
Como ela morreu?
@@Gustavoperesconceicao31 assassinada
@briane gomes meu Deus
Acho que esse foi um dos melhores vídeos do canal porque falou de um tema sério de forma didática e inteligente. É um assunto que tem que ser abordado sim, não dá pra fingir que não tá vendo, que não existe. Colocou o dedo na ferida com muita responsabilidade e respeito. Nessas horas eu vejo porque sou tão fã do canal e do teu trabalho
Sim! Todas as pessoas públicas devem começar a questionar o México por isso
Ontem mesmo vi um TikTok sobre essas coisas, que os mexicanos nas produções estrangeiras tem cara de mexicanos e os mexicanos nas produções mexicanas tem cara de gringo.
porque grande parte dos atores que trabalham no méxico são estrangeiros
Sim , um grande exemplo disso é aquele filme da Disney "Viva" onde todos os personagens tem aparência de mexicanos raiz .
O René Munhoz tava em todas as novelas da Talia porém pouco aproveitado
Mas os personagens dele eram bons e tinha uma certa importância🤔
A última, foi abraça me muito forte, né?
@@luizricardo82 em abraça-me muito forte ele foi figurante mas essa novela a Thalía não atuou
Sabe mesmo sendo negra não me importa tanto que as novelas mexicanas tenham poucos negros, Sempre imagine que como a escravidão negra não teve a mesma proporção que no Brasil por exemplo a população negra de lá seria bem reduzida, o que me entristece pelo pais e que a população deles e maioritariamente descendente de indígenas, mas eles retratam o próprio povo de forma super inferior e ridicularizada, acho que isso diz muito sobre o pais inclusive atualmente vemos os EUA e o próprio Brasil buscando mudar os padrões para alcançar a população mais vigente e o México nunca esteve tão longe de fazer o mesmo, isso sim me entristece!
Concordo com você: no Brasil, ao menos eles estão "cientes" que falta representatividade. No México, essa discussão ainda nem existe - seja pra indígenas, seja pra negros.
@@AlmanaqueLatino Tem o Tenoch Huerta fazendo essa discussão há alguns anos. Mas ele tá praticamente sozinho nessa e é visto como mimizento por lá.
Sobre a presença de atores e atrizes negros nas novelas brasileiras, recomendo muito o documentário "A negação do Brasil". Apesar de já ser meio antiguinho (lançado em 2000), é ótimo! Acho q tem disponível aqui no RUclips.
Tem sim 😃
Finalmente Alguém pôs o dedo na ferida. 👏👏👏
Verdade 🎉
ruclips.net/video/Nn_0KeHKxHg/видео.html
Esse outro RUclips fala bem profundamente sobre assunto...
Mais....almaque latino foi bem afundo também
O canal "Uzi,por aí" já fez alguns vídeos sobre isso,mas é sempre bom esclarecer as coisas e tentar ver se algo melhora.
@@fernandahelen2961 ,ele tá aqui... nos comentários.
Percebo essa problemática desde quando iniciei a ver novelas mexicanas em 2011, e justamente começando com Marimar. Tenho um apreço muito forte com os personagens do René Munoz, principalmente sendo o padre Torres, e também com a Coração. Personagens que me marcaram e levo com muito carinho.
Certíssimo esse comentário: os personagens que mais representam a população mexicana na questão da raça são sempre os empregados. E eles sempre aparecem muito mais em novelas rurais do que urbanas.
Em a gata têm atores negros!!!
Novelas reproduzindo os vários tipos de preconceitos. A arte deveria ser usada para melhorar a sociedade viciada, entretanto os donos do poder e do dinheiro, não o fazem por interesse próprio. Parabéns Tiago pelo tema de vital importância. Isso é contribuir para a melhoria da sociedade! 👏
Valeu!!!
Os herdeiros da colonização continuam colonização a mente dos não Brancos e isso é Global.
Os herdeiros da colonização colonizam os não brancos.
*As pessoas gostam mais de ver gente que não se parece com elas na TV. O eugenismo e a ideia de que o branco é melhor deu muito certo.*
Exatamente aqui também não é diferente o globo e tão hipócrita falam de preconceito mas tem poucos atores negros e só a Taís Araújo que foi protagonista 2 vezes é nada mas .
Eu discordo. O que mais me dá raiva é ver pessoas brancas tendo papéis de destaque e fazendo sucesso na tv,cinema, propagandas publicitárias e outras mídias, ganhando rios de dinheiro as custas de humilhar e explorar cidadãos mestiços, afrodescendentes e etc. Esse é um contexto todo errado.
Isso só ocorre no México, no Brasil, não
@@joselledossantosmarcolinod6324a globo agora só tem atores negros,devem pagar mil reais por mês, estão falidos e querem dizer que são modernos e diversos.
A atriz Neusa Borges fala que recebia 3 mil por mês pra fazer " o clone" enquanto as outras recebiam 300 mil
Infelizmente o México além de uma país extremamente machista ainda existe essa questão do preconceito racial tanto em relação aos índios e negro,que quando aparece em alguma novela, pega os piores papéis,ainda falta a conscientização em relação ao racismo no México
Brasil também tem esse problema.
@@lusilva425 mas não é tão gritante como no México,se você for comparar novelas de mais de trinta décadas atrás pras novelas atuais,o Brasil melhorou e muito na questão da dramaturgia,nas novelas brasileiras existem atores e atrizes negros que tem seu reconhecimento na carreira,muitos já tem bons papéis e até papéis de protagonistas,fora que o Brasil procura melhorar nessa questão do preconceito e conscientização em relação ao racismo,ainda tem um reflexo de racismo realmente,mas existe também a reflexão na consciencialização que atores e atrizes negros podem sim pegar papéis de destaque apesar do racismo estrutural
Tem uma novela mexicana histórica, produzida pelo Ernesto Alonso chamada “La antorcha encendida” em que a personagem da Patrícia Reyes Spindola tem 5 filhos:
Um negro, interpretado pelo Júlio Beckles
Um índio, interpretado pelo Luís Gatica
Um espanhol, interpretado pelo Humberto Zurita
E dois criollos , interpretadospelo Ari Telch e Alejandro Ruiz, no caso aqui o criollo seria classe social, um descendente de espanhóis que nasceu no México. Só que como a novela tinha um excesso de personagens, o personagem negro, do Júlio Beckles vira praticamente um figurante! E isso que a ideia original era interessante, demonstrar as etnias que deram origem a população mexicana.
@@andresbandeira9347 concordo com você. Mas também é triste que nossos atores negros não são tão valorizados .
e também tem o próprio Preconceito da Própria População de que as pessoas lá não Gostam de Ser Representadas
Muito bom ter essas informações sobre o mundo das novelas mexicanas. Apesar de pequeno, é um recorte que existe e é importante demais pra nós e pra todas as pessoas pretas que também adoram esse mundinho da TV mexicana.
Maravilhoso a trajetória de Renê Munoz, como ator e escritor.
Eu tinha impressão que toda novela da Talia ele tinha que estár ... rsrsrsrs
Júlia Marichal fez a novela Rosa selvagem
A questão do racismo no México impacta diretamente na representatividade nas novelas. Eu, por exemplo, vi atores negros pela primeira vez ao assistir A Gata, no caso com os personagens Centavinho e a filha dele com a Virgínia, além da Trânsito em Mar de Amor e o Moacir em A Usurpadora. Acho essa questão necessária e acredito que a representatividade deve ser mais inclusiva. Assim como no Brasil e em muitas partes do mundo, muita coisa precisa mudar, e pra melhor (não só na representatividade como também no estereótipo existente nos papéis defendidos por atores e atrizes negros/negras). 👌
Eu gosto muito do casal Centavinho e Virgínia ❤️
Lembrei agora de uma personagem da novela "o diário de Daniela" que era muito amiga da protagonista,mas infelizmente morreu,acho que num acidente, lembro que fiquei bem triste
Tem uma novela que eu amo,é a novela As tontas não vão ao céu",a única aparição de um personagem negro foi como figurante e,se me lembro bem,ou ele estava tentando roubar a bolsa de uma mulher ou ele estava sendo acusado injustamente de roubo por essa mulher(acho que era essa segunda mesmo,mas não posso afirmar),eu fiquei em choque vendo a cena.
Tem a Negra Coração de Marimar.
Saudades de Mar de amor, amava a Trânsito kkkkkkk
Fico triste por as novelas mexicanas praticamente não ter atores negros espero q isso um dia mude!
Mais nem os mestiços de lá gostam de se verem na TV, imagina ter atores negros tendo papéis importantes . A mentalidade deles é bem atrasada infelizmente
Gostei muito do tema de hoje sinto muita falta dos atores negros nas novelas mexicanas,ótimo vídeo Thiago.
Eu amava tanta a Coração em Marimar, infelizmente a atriz teve um final bem triste.
O personagem de Rene Munoz em Marimar era justamente Padre Porres no original, uma referência ao santo vivido por Rene em outras novelas e do qual o Cirilo em Carrossel também era devoto
Belíssima condução deste importante tema, Thiago! Eu sempre achei que a falta de atores negros no México era pela questão da forte etnia indígena dos mexicanos... E realmente, os negros que marcaram foram o Cirilo, René Munoz, Celia Cruz e a Coração...
A Helena de Taís Araújo foi humilhada e sufocada na novela do Manuel Carlos
Thiago não tem quase mexicanos raiz com características de lá, imagina negros 😒😒😒😒😒😒😒😒😒😒
Na novela Rebelde ,senão me falha a memoria,lembro que o único negro era o motorista da alma,mãe da Roberta.
O pior é ver eles sempre no papel de empregado ou padre, eles não podem ser ricos? Cara e Coragem pode até ser flop, mas estou amando ver uma família negra bem rica e sucedida.
Eu lembrei do núcleo de negros de "A próxima vítima", eles fugiam também do estereótipo de empregados ou escravos, era uma família bem sucedida.
Eu vi em outro canal de um cara que mora no Mexico, e ele falou que os mexicanos tem preconceito com suas proprias origens. Perguntar se um mexicano tem origem indiana, é praticamente xingar a mãe dele. Como se ter traços indígenas o tornassem inferior.
Indígena é o termo certo.
Indiana é associada ao país Índia.
@@thais9955é só um erro de digitação, tanto que logo depois está escrito indígena.
@@thais9955 os indianos tambem tem muito preconceito com si mesmo tanto que as novelas e filmes de bollywood sao protagonizadas com as pessoas mais proximas dos traços caucasianos
na verdade qualquer etnia nao-caucasiana tem essas piras vendidas por o colorismo vide uma das cirurgias mais famosas na coreia e no japao é a o aumento da fenda palpebral pra se adequarem ao padrao ocidental
Caraca olha todas essas as colaborações do René Muñoz... triste pensar que no imaginário da maioria das pessoas a carreira dele se resumiu a ser o senhor de bom coração que acolhe/protege o filho da mocinha.
Foi algo que o René se determinou porque no México a população negra é extremamente marginalizada e ele não querendo reforça essa ideia se limitou a fazer personagens bons
Ele ainda escreveu e adaptou outras novelas das décadas de 80 e 90. Era muito talento. Mas o porque ele se submetia a esses papéis pequenos, tendo tanto talento? Ela queria trabalhar e ser aceito, por isso, seus papéis sempre são senhores bons.
Que vídeo necessário 👏🏽👏🏽 amei de verdade saber um pouco mais informações sobre o ator René Muñoz.
Amei sua abordagem sobre o tema! Não sabia que Renè Muñoz era escritor tb e tinha tanta relevância por trás das câmeras
Eu sempre pensei nisso,muito raro ver uma novela mexicana com atores negros. O único mesmo que vejo ativo é o ator que sempre participa das novelas da talia
@Necessitamos Fogo No Sangue é Hexa 🤩 Salvador Meija como produtor ele é péssimo tem vários fracassos únicas deles boa é Usurpadora e outra que esqueci nome....
Eu nunca tinha pensado nisso de ter negros nas novelas mexicanas. Pra falar a verdade eu só me recordo do personagem Moacir em A Usurpadora.
Outra questão é tbm a falta de personagens LGBTQA+ nas novelas mexicanas, o único personagem LGBT de novelas mexicanas que eu me recordo é aquele amigo da Rubi que eu esqueci o nome dele agora.
@@jessicasinop16 tem um vídeo aqui no canal da evolução das novelas com o tema LGBTQIA+
Eu Tb!!
@@jessicasinop16 em amores verdadeiros também tinha um casal gay que se casa, sortilegio também tinha, só que o sbt fez questão de deixa isso não muito exposto
@@williamdesousa9889 Não é á toa que o SBT tá praticamente falindo, com esse conservadorismo exacerbado deles, a audiência só que flopa, até a record que é do bispo da na frente dela.
Tiago, fala sobre a novela La Chacala que tem uma trama sombria e diferente. Julia Marichal participou dela inclusive e há uma teoria de que a morte dela estaria relacionada à novela, coisa que não a acredito, mas que acho interessante para abordar em um vídeo. Inclusive, eu fui uma das pessoas que comentaram sobre a falta de atores negros nas novelas mexicanas. Abraços.
Carrossel tem a história do menino negro porque a história original é argentina e os mexicanos mantiveram o plot. A maioria das personagens negras vêm de histórias que são originárias de outros países, mas às vezes os mexicanos simplesmente limam a questão do racismo (caso de Coração Selvagem por exemplo)
Eu até entendo ter poucos negros na novela porque a população é pequena, o que não dá para entender é a falta de personagens indígenas nas novelas mexicanas 🤨
O que me desanimou de assistir A Feia Mais Bela foi ter visto que transformaram uma personagem negra da novela original (Betty a feia) em branca.
Uma personagem do chamado "quartel das feias", que na versão mexicana virou "clube das feias".
É quando tem...fazem papéis pequenos como empregados, por exemplo.
@@anthonyaraujo7683 igual em Maria Isabel transformaram a Adela Noriega em indígena sendo que ela não eh e que têm outra atriz que podia fazer esse papel
Indignas e Morenos, que formulam 87% da população mexicana.
O México ainda precisa evoluir bastante nessa questão e já que você citou Mar de Amor, eu tenho a impressão que o escritor Alberto Gomez acha que ser negro é algo humilhante, vergonhoso e que gera muita tristeza. Em a Alma Não Tem Cor por exemplo, a personagem Amália era retratada como uma mulher covarde e derrotada pela sua cor, visto que ela era ofendida com frequência pelos vilões e nunca disse que tinha orgulho da sua cor, pelo contrário, a Amália só ficava chorando o tempo todo, aceitando facilmente o preconceito dos brancos. Na minha visão, se a novela abordava o racismo, o mínimo que deveria ter incentivado era a penalidade pra quem comete esse tipo de crime, visto que o ano era 1997, mas não foi isso que vimos. Infelizmente a mensagem que o Alberto Gomez quis transmitir foi meio que "ser negro é algo muito ruim porque os brancos não gostam", sem incentivar a população negra a lutar pelo seu direito, em uma novela que retratava o racismo. Vai entender!
Mexico em Racismo é pior que Brazil,fato.
Parabéns pela pesquisa, pelo vídeo! Gosto muito do seu canal, e fico feliz de você ter abordado a questão racial nas novelas mexicanas. Obrigada!
Poderia ter atores negros como protagonistas como:Rudy Casanova Harding Júnior Edgardo Eliezer Pierre Louís Verônika con k e Yeraldine Yeralke
Na TV mexicana é chocante a falta de diversidade, se no Brasil é difícil, lá é quase nula. Não só em novelas, mas também programas, jornais.
O racismo está enrraizado na mente de muitos e isso se reflete em muitas produções, sejam brasileiras, mexicanas e o mundo afora. Quando os poucos atores e atrizes negros que aparecem nessas tramas, são sempre retratados como empregados, pobres e muitas vezes como se não tivessem inteligência; por exemplo: em Mar de Amor, a personagem Trânsito é ingênua e não sabe se expressar. Em Abraça-me Muito Forte, a empregada da tia da Débora Falcão, vê os filmes que a tia da Débora fez e acha que tudo o que aparece é verdade. E o Cirilo de Carrossel, aff!! Ele é o bode expiatório da Maria Joaquina. Esses escritores são cansativos.
Nas novelas mexicanas e de outros países deveriam ter atores de todas as etnias e falando em marimar a coração era minha personagem favorita eu gostava do jeito dela e da forma como ela protegia a protagonista e infelizmente na vida real a atriz teve um final trágico.
São pessoas que se autodeclaram de certa raça ou etnia,no México o racismo é algo bem enraizado em boa parte das pessoas,e é influenciado pela televisão,se você ousar perguntar se alguém é indígena ou tem descendência no México eles ficam ofendidos,eu estava assistindo um canal de um rapaz mexicano e ele falou "como em todo o filme do início dos anos 2000 sempre tem aquele amigo negro"(o que é verdade mas foi mais o jeito que ele falou).
Eu acho que esses mexicanos,que tem esse pensamento,precisam rever isso e mudar de atitude,se não eles não iam ter moral nenhuma pra reclamar da xenofobia nos EUA.
Um documentário que fala bem sobre isso é um que o Uzi indicou:
"Lo racismo que México no quiere ver".
Thiago sempre trazendo ótimos assuntos para o canal 👏👏👏
Ao revisitar as novelas mexicanas, percebi que elas não tem muita diversidade, infelizmente. Cheguei a me perguntar se a população negra no México é muito pequena, mas mesmo assim, há muitas que não escalam um único ator não branco, e quando o fazem, é naquele papel totalmente estereotipado. Mar de Amor eu vi uma cena que me deixou muito desconfortável, que foi a Oriana simplesmente descontando o ódio dela na Trânsito (nome esse que só pode ter sido dado pra mais chacota com a personagem), espancando ela, humilhando, chegando a arrancar o turbante dela. Só mais um motivo para eu não ter interesse nessa novela horrível. Em Carrossel 2, vários dos personagens se referem ao Ângelo/Cirilo como "aquele neguinho", com um tom de desprezo, não vindo só da Simoninha/Maria Joaquina e cena de blackface, que já era ruim pra década de 70 e 80. Além de não esclarem atores negros, boa parte do elenco de novelas latinas é composta por atores de aparência mais caucasiana, alguns nem naturalmente mexicanos são, vindo dos EUA ou Europa. Ou seja, os próprios mexicanos não são os principais personagens na história.
Aqui no Brasil até temos mais diversidade, porém nem todas acertam. Em novelas do Manoel Carlos, por exemplo, a atriz negra é a empregada sem um núcleo próprio além de servir a família elitista ou tem aquele perfil muito submisso, aceitando o racismo, direto ou estrutural, dos outros, sem se impor. Viver a vida é a mais controversa da lista, com uma cena pra lá de humilhante pra carreira de Tais Araújo. Ou então Alma Gêmea, que tem uma história muito boa e Priscila Fantin fez um excelente trabalho, rendendo até meme, mas não tem uma ascendência indígena sequer.
Esta cena com a trânsito foi muito revoltante
Essa cena da Trânsito apanhando eu odiei demais, nem consigo assistir.
Alma Gêmea perdeu a oportunidade de ter posto uma Serena indígena, puts. Amo a Priscila, mas seria icônico uma indígena no lugar.
@Necessitamos FNS é Hexa 🤩 Qual a fonte você tem para dizer isto?
@@erickfortunato3280 A personagem não precisava ser indígena, Serena tem os traços do pai que é BRANCO
Interessante que semana passada foi ao ar em Vencer o Desamor a discussão sobre o preconceito da Barbara com os indígenas
O próprio povo mexicano tem preconceito com os indígenas😒😒😒😒😒
Que vídeo essencial 👏🏼👏🏼👏🏼 parabéns, Thiago. Pela discursão levantada.
Muito obrigado 😊
O vídeo ficou ótimo. Incrível como as novelas sempre trazem debates válidos a sociedade. Dica pro futuro, o termo "afro-descendente" alem de estar caindo em desuso e ficando defasado em certos momentos pode ficar impróprio. O correto é o normal mesmo, negro ou preto.
Anotarei a dica! Valeu mesmo!
Eu acho que nem o próprio público médio das novelas mexicanas gosta de ver pessoas com a cara da maioria da população mexicana. É também uma questão de exportação, mas não só. Lembro agora o filme Roma em que a protagonista foi bastante criticada, dentro do México, por seus traços indígenas.
O René Muñoz é um excelente ator. Ele é bárbaro. Acredito que tenha sido uma das lendas do cinema mexicano.
Adorei o vídeo , você soube ser muito claro e humano , parabéns 👏👏👏👏 tirou várias dúvidas e eu adorei as curiosidades
Aliás, Rene Muñoz, só conseguiu aparecer mais, na TV, com a ajuda do padrasto branco, que "mandava" na Televisa, na época. Q coisa, né?
Saindo um pouco da esfera da teledramaturgia, mas sem sair do tema, em março eu fui no show do cantor mexicano Luis Miguel aqui em SP, e reparei que uma de suas coristas era negra. É a primeira vez que vejo uma mulher negra como backing vocal dele... Me surpreendi até. Nas turnês anteriores, todas as suas coristas eram mulheres brancas. Sem contar, a beleza padrão: altas e magras. E essa podia ser negra, mas tbm não fugiu do padrão: era alta e magérrima.
René Munoz é um dos grandes da teledramaturgia mexicana mesmo sendo cubano. É visível a ausência de negros e descendentes de índigenas nas novelas mexicanas, onde boa parte da população tem alguma ascendência indígena.
É estranho a distância entre as feições dos artistas das novelas, em especial dos personagens mais importantes, e do povo mexicano em geral, que tem traços indígenas bem marcados. Adela Noriega de índia em "Maria Isabel" foi o ápice. No Brasil, há polêmica quando a Globo escala elenco branco demais, colocando negros só em personagens secundários, de domésticas, etc., o que significa que já há uma consciência mais crítica entre o público. Falta muito ainda, mas é um avanço num país tão cheio de problemas históricas como o nosso. Muitos remakes da Televisa nem tentam se atualizar e reproduzem preconceitos que não dá mais pra relevar no século XXI.
Lembro de uma novela chamada A Alma Não Tem Cor onde a verdadeira mãe da protagonista era uma senhora negra, muito linda aquela novela...
É tão difícil me concentrar no videos vendo o Tiago, é muito lindo 😮💨💖
Parabéns! Gostei do vídeo e seu olhar crítico para um assunto tão importante
Obrigado pelo elogio
Excelente programa Thiago. Parabéns pela pesquisa.
Aqui no Brasil, Foi feita uma novela sobre o Santo São Martinho de Porres, interpretado por Sérgio Cardoso, em "black face"
Muita injustiça o que os produtores fazem com essas pessoas. Deveriam ter mais espaço. Tema muito complexo mesmo, que se expande pra além das telenovelas.
Excelente vídeo Thiago! é extremamente importante tratar de um assunto tão delicado e abordado com tanta delicadeza e clareza como você! parabéns!!!! PS: Gostaria de saber o que você pensa ou já assistiu a telenovela venezuelana chamada Negra Consentida (2004). beijo, sou fã do canal!
Nunca vi, mas sei da existência.
Rosy Campos Poderia Fazer "Vencer O Racismo" Seria Legal.
Se nas novelas dele é que só tem brancos,veja Vencer o Desamor não tem um único negro no elenco
@Necessitamos Que Bonito Amor Globoplay 2023 olha para de se declarar"racista" que aqui todos já sabem disso
(Se não me engano), em Carrossel das Américas, o personagem correspondente ao Cirilo se chamava Martim.
Em Viva los niños de 2002 era Ângelo
@@camilabarbosa765 Não. Era Ángel Bueno (Anjo Bom). A dublagem que mudou para Ângelo Bueno e tirou todo o duplo sentido bonito que o nome possuía.
@@anthonyaraujo7683 eu sei que era Ángel, mas no Brasil ficou Angelo
Minha irmã sempre questiono o porque os atores das novelas mexicanas, nunca pareciam ser mexicanos, mas sim parecem europeus ou americanos.
Um outro tema que vc podia abordar é pq não tem protagonistas com caracteristicas latinos.
A grande maioria da população mexicana é mestiça, apenas com fortes traços indígenas. Ainda assim, os indígenas também não são tão representados nas novelas, e quando são, apenas servem como alívio cômico.
Um caso é a novela Maria Isabel, onde a protagonista era uma Índia interpretada por Adela Noriega, que ao meu ver, não tem traços indígenas tão fortes.
Acho que a única vez que vi um indigena "puro" em novela mexicana foi com a Índia Maria, que era uma personagem recorrente na TV mexicana.
E a Mônica Miguel o ator que faz o pai da Maria Isabel esqueci o nome dele Fátima Torre e a Patrícia Espíndola também não têm traços indígenas
Que vídeo maravilhoso! Parabéns 👏
Só vi um que era padre na novela Maria do bairro
Oba, hoje, tem vídeo do Almanaque Latino!
Eu morei 2 meses no México e tinha poucos negros pro ela, no nível que onde eu fosse sabiam que eu era estrangeira
Agora faz um vídeo de atores estrangeiros nas novelas brasileiras e atores brasileiros em novelas mexicanas cito aqui a Lucero que participou de carinha de anjo e dois atores brasileiros Marcus Ornellas e Guy Écker que participou de novelas mexicanas
Tem o Rodrigo Massa também que fez algumas novelas mexicanas.
@@camilabarbosa765 Ricky Martin que participou de novela mexicana
Rene Munhoz era um grande ator das novelas do México 🇲🇽
Lembrei agora de uma personagem da novela "o diário de Daniela" que era muito amiga da protagonista,mas infelizmente morreu,acho que num acidente, lembro que fiquei bem triste
Sim a menina Lídia, foi atropelada. Lembro que chorei
@@camilabarbosa765 Acho que inclusive é a mesma atriz que fez a Trânsito em Mar de Amor.
@@anthonyaraujo7683 essa atriz eh outra ela se chama Yulyenette Anaya ela também fez mar de amor mas não eh a Trânsito e também aparece na novela a gata e aventuras do tempo a atriz que faz a Trânsito eh Yirelka Yeraldine
Quando era criança me perguntava por que não tinha nenhum ator negro no programa dos Chaves e imaginava que era que no México não existiam pessoas negras e quando pesquisei na internet mais tarde acabei de descobrir que tinha negros no México
Pra sincero eu amo pessoas negras não tenho preconceito são seres humanos e merecem respeito ternura carinho amor e afeto como qualquer ser humano
Querendo ou não, o México ainda é muito retrógrado em relação as obras
Ótimo vídeo, sempre me causou incômodo a personagem Coração de Marimar, porque a novela retratou ela de um modo muito estereotipado, subserviente, que quem olha pode achar que se trata de uma novela do século XIX nas cenas que ela aparece, acho que o bom das novelas brasileiras, apesar delas ainda não darem muito espaço pra protagonistas negros, elas trabalham mais a aceitação das minorias, claro que como pressão da Responsabilidade Social Corporativa, mas mesmo assim contribuem muito para a conscientização da população, a minha novela favorita é Xica da Silva, da Manchete, e lá brilharam tantos atores negros excelentes, revelou a Taís Araújo que é uma das melhores atrizes do Brasil, dentre outros nomes, amei seu canal, vou maratonar
A Alma não tem Cor tocava fundo no tema do racismo. A Célia Cruz era caricata demais em cena mas tinha boa química com a Laura Flores
Sim, é que era uma cantora popular que inventaram que devia fazer novela.
E eu amava esse jeito caricato dela. Era o que aliava o tom extremamente pesado e dramático da novela.
@@anthonyaraujo7683 a cantora Tatiana também fez novela ela fez a Amy,a menina da mochila azul!!!
Ótimo vídeo!!!!
Sou nova no canal, não sei se já foi falado que a maioria dos protagonistas de novelas mexicanas são estrangeiros, já que eles procuram atores brancos e a maioria da população é indígena.
René Muñoz ator e escritor preto teve a chance de inserir representatividade em suas obras, mas seguiu fingindo que não era com ele após ter uma posição de destaque. Se isso não é racismo estrutural seria então ó quê?
O México é um país racista, o dono da televisa já disse que as pessoas querem ver sonhos, não se verem na televisão.
Angelique Boyer nem latina é.
Tem um documentário curto no RUclips dá BBC chamado O Racismo Que o México Não Quer Ver, onde Tenoch Huerta fala sobre a falta de oportunidades para atores com pele escura.
Agora o sbt vai estrear a infância Romeu e Julieta aonde o protagonista eh negro e em alma indomável o ator negro eh um policial
Estou abordando esse tema sobre a novela REBELDE, muitos atores tem descendência Européia também. Acredito que o preconceito e a xenofobia dos EUA, influencia demais no México também. Mas poucas novelas tem algum Méxicano com os “traços do Mexicano” mesmo.
não é só no México é na Argentina também
Cafe com aroma de mulher da telemundo abordou de formar direta e objetiva o problema do racismo e da homofobia. Não usaram alegrias ou meio termos pra falar do assunto. Ficou ótimo.
Vc se refeee a 1 versao que passou no sbt?
@@andreluisluc não amigo, eu falei a da telemundo no meu comentário. A do SBT foi produzida pela rcn sozinha a da telemundo foi feita em parceria com a rcn
Pq a novela eh colombiana, ne
Hoje em dia as emissoras e empresas estão abordando mais esses temas, infelizmente grande parte do público ainda chama de lacração que querem militar e sei lá mas o que, mas são temas necessários que tem quer ser mostrados.
@@danielrocha2161 exato. Além das novelas ajudarem a debater sobre o assunto e torna-Los parte do nosso dia a dia tbm servem de marcador do avanço social. A força do querer ajudou a debatero assunto do povo trans por exemplo e Torre de babel serviu pra mostrar como a sociedade evoluiu na questão da lgbtfobia. Tbm me recordo ainda de a proxima vitima cujas cenas de violência contra a Isabela ganharam um novo significado nesses mais de 20 anos da novela. Se em 1995 era a vingança dos mocinhos contra as vilas agr o sentido da cena é outro; problematizar a violência contra a mulher.
Por essas e outras seguimos amando novelas.
Verdade meu filho de 8 anos também me fez essa pergunta e eu não soube como responder
Esse assunto Sempre foi Polêmico nas Novelas Mexicanas.
O México é um país bastante indígena, e a impressão que tenho as vezes vendo uma novela mexicana é de estar assistindo uma série ou um filme americano, muita gente branca e com traços europeus
O vovô Florentino de Rosalinda tbm era negro, saudoso Renê Munhoz....
Eu sempreee me pergunto isso Thiago. Valeu !
Ainda tem um detalhe, muitos negros no México não se declaram como negros devido ao racismo estrutural. Então provavelme esse percentual deve ser maior. O que acho curioso também é que tem poucos atores com traços de povos nativos.
aaaaaa um vídeo que eu pedia faz tempo!!! obggg
Eu explico pra vcs entenderem. Como nessas novelas os atores, atrizes CHORAM rios de lágrimas, os atores iam se afogar.
Não entendi! 🤔
Nós, negro, sempre descartados...
No México os negros são uma minoria muito pequena diferente de outros países como Cuba, Colômbia ou Brasil.
Gente só eu que gostaria que o almanaque Latino tivesse um Grupo de telegram pra conversar sobre as novelas mexicanas? Haha adoraria isso
ou no ZAP também o thiago poderia montar e colocar administradores para o grupo não virar bagunça
Empregada que é mae da patria era "direito de nascer " muito antiga,era novela de rádio.
Parabéns pelo tema, mtoo bom e altamente pertinente.