A hiperinflação dos anos 80 é criador de um dos hábitos mais comuns dos brasileiros: A compra do mês no supermercado. Existem histórias que contam que as esposas dos homens ficavam nas grades das empresas, esperando seus maridos voltarem com o salário. Imediatamente eles entregavam todo o dinheiro para as esposas que em seguida corriam para os mercados tentando ao máximo aproveitar o preço dos produtos antes da desvalorização diária, que em tempos mais críticos acontecia duas vezes ao dia. Comprar de manhã era mais vantajoso que esperar até a noite. Era possível chegar no mercado de manhã e a tarde e encontrar o mesmo produto com preços diferentes. Todo mundo recebia milhões, trilhões de cruzeiros, cruzados, cruzados novos, cruzeiros novos, cruzeiros reais e etc. Todo mundo era milionário em teoria. Felizmente essa doença acabou em 1994 mesmo que hoje o real não valha nem 15% do valor original da sua introdução.
Eu nasci em 1989 e devido ao sofrimento de meus pais, acabei enraizando esse comportamento de fazer compra do mês. Fico agoniado e ansioso quando vejo a despensa e geladeira ficando vazias.
imprimir dinheiro = população com um maior poder monetário (mais dinheiro em circulação) população com maior poder monetário = produtos mais caros pois o comerciante colocará o preço mais alto produtos mais caros = demanda de mais dinheiro (imprimir mais dinheiro) e assim vai.
Eu vivi essa parte. Ir ao mercado de manhã porque a tarde estaria mais caro. Então surgiram vários planos e um, com o Sarney, foi o congelamento de preços. Resultado? Falta de produtos, até mesmo os básicos, como papel higiênico. Época bem complicada de se viver.
Igual o que está acontecendo nos EUA hoje (embora a inflação deles seja baixa comparada a nossa), 80% dos dólares que existem hoje foram impressos nos últimos 2 anos. Aí o governo lá diz que a alta dos preços é culpa do "corporate greed" (ganância das empresas)
Foi 25% de dólares emitidos e o calculo da inflação americana é tão mentiroso quanto o IPCA, a diferença é que o dólar possui um privilégio exorbitante e é "exportado" economias com desenvolvimento menor e burocráticas sofrem mais!
Isso só não vale p os EUA. Q eles imprimem dólar a rodo , sem lastro em PORRA NENHUMA, e continua valendo muito. Ucrânia quer caça??? Toma... Tem q subornar o mordomo p envenenar o presidente adversário??? Toma.... Vamo derrubar um regime contrário a nós?? Toma dólar. Crise nos EUA, provocada por eles. EUA sai em 1 ano imprime dólar da p povo, salva empresas e o resto do mundo q não tinha nada a ver com a crise, fica em crise por 5 anos. Kkkkk é sempre assim
Tá essa questão da crise da dívida americana... Fica o suspense. Os "especialistas" em Pânico. E TODO MUNDO sabe q vão aprovar imprimir mais dinheiro, a dívida crescer e o dólar valer a mesma coisa q sempre valeu. EUA tem passe livre p imprimir dólar a vontade e de se endividar a vontade. O resto do mundo q lute.
Estou feliz por ter entrado na criptografia quando o fiz porque foi um ponto de virada para mim financeiramente, foi minha melhor decisão até agora, livrar-me da procrastinação, foi realmente uma abordagem inteligente para mim.
Honestamente, meu primeiro plano de investimento com apenas $ 1.500 e agora ganhando uma renda semanal de $ 5.000 em troca de criptomoedas com meu corretor pessoal
O Bitcoin está caindo há algum tempo e pode continuar caindo ou decidir subir novamente. A verdade é que ninguém sabe, acredito que seja o momento certo para fazer a compra e também buscar o atendimento de um profissional
Lembro que quando cheguei ao Japão em 1990, na onda Dekassegui, os gerentes de supermercados do Japão imploravam para que os brasileiros não fizessem compras excessivas para estocar em casa! Mania brasileira daquela época deixavam os supermercados do Japão quebrando a cabeça para fazer o calculo de estoque das prateleiras. Aqui no Japão o governo esta desesperado para criar inflação, devido a' deflação que ocorre ha' anos .
Minha mãe tinha caderninho de fiado no mercado, anotavam o item comprado e não o valor da compra, e quando recebia ela ia no mesmo dia no mercado pra fechar o caderninho de fiado calculando pelo valor do dia do salário (pq no dia seguinte ia estar mais caro)
"produção parada, menos produtos com a mesma quantidade de dinheiro" ...isso vem de encontro com o aquele idiota slogan "a economia a gente vê depois"... Fernando sempre dando aquela espetada....muito bom!
@@ArturVictor070 O mesmo que eu acho do Bolsa Família. Programas sociais que apesar de ajudar os mais pobres, só foram criados com intuito de angariar votos.
*Pra mim, uma explicação mais clara sobre inflação é: Se não existisse o efeito da inflação era só você dar 1 milhão de reais por mês pra todas as pessoas. Mas se todo mundo tem 1 milhão de reais, ninguem ia querer trocar sua casa por 1 milhão de reais, por exemplo. Quando mais dinheiro tem, menos vale. Inversamente proporcional. O canal Domile apresenta dicas sobre desenvolvimento pessoal, relacionamentos, mindset e atitudes ALFAS.*
Nessa época o povo passou a trocar o dinheiro por dólar, e quem comprava dólar se dava bem pois ele só valorizava, meu paijuntando 3 meses de salário de ajudante dele consegiu comprar uma casa gigante pagando em dólar e aidna sobrou dinheiro pra quae outra casa, pois o dólar se valoriza bastante nessa época, com a sobra do dinheiro ele comprou um fusca com esse dinheiro.
@@desarme5853 a 18 anos, minha mãe comprou a casa dela por 1,500... hoje a casa vale 100,000... tá tudo caro, e o pessoal ainda escolhe um governo Gastão, q só pensa em se mesmo, e corrupto, votar em PT, é a mesma coisa q cometer suicídio!d!0.
Esse absurdo de colocar muitas notas circulando além do necessário e como consequência ter muita inflação já aconteceu antes de sermos uma república, uma vez na aula de história do pré-vestibular, o professor disse que na época de um dos dois Pedros *não me lembro exatamente se foi Dom Pedro I ou Dom Pedro II ou antes mesmo de D. Pedro I ser regente! Houve isso nos tempos de império!
2:25 Na verdade 'choques de oferta' não geram inflação, falando em termos gerais, MAS na prática podem parecer fazer isso por que a inflação se mede com algum índice. Supondo que a quantidade de dinheiro seja constante, se houver uma quebra na safra de trigo por exemplo é verdade que o preço do trigo vai subir... Um índice que verifique os preços dos alimentos por exemplo vai indicar essa alta. No entanto se a quantidade de dinheiro é a mesma o dinheiro 'a mais' que foi necessário para comprar trigo foi dinheiro a menos para comprar algo em algum setor, digamos roupas. Claro que esse é um modelo simplificado, na prática sempre há uma 'pequena inflação geral' então um produto que esteja com o mesmo preço há x meses está na verdade com preço baixando, em termos relativos.
Vi uma vez um programa humoristico que definiu bem o que é inflação e resseção. INFLAÇÃO; é quando o dinheiro que está no seu bolso não vale nada. RECESSÃO; é quando o dinheiro vale, mas ele não está no seu bolso. Nunca mais esqueci isso dito pelo Marco Nanini.
Quando há desequilíbrio entre oferta e demanda de qqer bem (exceto dinheiro) isso causa alta de preços, mas o mercado tende a regular isso, ex. Alcool em gel na pandemia. Mas quando o estado não consegue conter seus gastos e imprime dinheiro ou cria de forma digital, isso sim é inflação
outra maneira de se proteger da hiperinflação foi usada pelos mutuários do BNH da Caixa Econômica Federal: pagar a prestação da casa que vencia no mês A no mês C, i.é, atrasando de 2 meses. Alguns comentaristas econômicos dos jornais impressos e da TV descobriram a possibilidade dessa artimanha. Era preciso o máximo de cuidado pq ultrapassando a data no mês C a perda do imóvel era inevitável!
...e ainda tem um detalhe: a CEF transformou-se na maior imobiliária do planeta Terra, o número de mutuários que abandonava por inadimplência o imóvel era grotesco, avassalador: o reajuste era anual e após 6 meses com a hiper parecia baixa a prestação da casa e o incauto comprava um carro; mais 6 meses chegava o reajuste brutal e sem reservas para enfrentá-lo abandonar a casa era a saída!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
O cara é bom, mas não podemos confundir uma inflação de preços focal (quebra de safra, por exemplo) com a inflação oriunda da perda generalizada do poder de compra
Isso serve pra vocês darem valor para o melhor presidente que o país já teve, que foi o Itamar Franco. Graças a ele podemos programar gastos hoje em dia. Ave, Itamar!!!
Perfeito, faz igual a idéia dos EUA Faz uma moeda, de papel ou metal, não importa. Com o valor que devemos e pagamos juros altíssimos A tal da dívida pública. Em tempo, a idéia pra quitar as dívidas do orçamento dos EUA é justamente fazer uma moeda com o valor de 1 trilhão de dólares. Poderiamos fazer igual e tirar os parasitas dos nossos bolsos.
Quebra de safra não gera inflação, gera carestia daquele produto especificamente... isso não impacta em todos os setores! O que gera inflação (inflar) é quando você infla sua base monetária sem que a quantidade de produtos ou serviços temha aumentado! Por isso, conclui-se que dar dinheiro não resolve pobreza! O que resulve a pobreza é aumentar a oferta de produtos e serviços na economia! Parece obvio, mas muita gente não entende que se você quer comida, tem que plantar, cuidar e colher! Dar dinheiro para as pessoas fixarem em casa sem fazer nada, não resolve pobreza! As pessoas tem que produzir algo! Então o governo, poderia dar um bolsa familia, mas exigir uma contrapartida... pedir para que as pessoas produzissem algo... alimentos, produtos de construcao civil, indea estrutura... Dai o pais cresce e a pobreza começa a desaparecer
Cara até hoje não entendi qual foi a mágica do Fernando Henrique Cardoso, com o plano real e a tal da urv Tinha lastro, a dívida externa estava paga ??? Muito complicado isso .
A urv na verdade era pra criar uma estabilidade no padrão de consumo da população, pois a percepção da inflação tbm gera inflação, uma vez que as pessoas sempre tentam comprar o mais rápido possível gerando choque de demanda, então se criou uma unidade que era lastreada ao dólar que era uma moeda estável e que tinha o seu valor sempre reajustado em cruzeiros, e depois disso foi só fazer uma reforma monetária com a emissão correta de dinheiro para garantir o poder de compra desejado, e sanar os problemas que levavam a emissão descontrolada de dinheiro e vualá, e a questão da dívida ela não estava paga, mas ficou muito mais fácil de pagar uma vez que era em moeda estrangeira e com um câmbio valorizado e estável era bem mais fácil de controlar e pagar
Caro Monark, tenho 76 anos. No período militar havia censura. O SNI e o Dops desenvolviam um controle muito intenso. A censura era institucionalizada. A imprensa tinha algum papel na oposição a essa situação. Hoje a censura não é institucionalizada é um ato conduzido por uma pessoa, suportada por outras pessoas. São pessoas suportadas por instituições que são usadas para seus fins pessoais. Caso essas pessoas não existissem não haveria essa censura. Diferente da época militar. As pessoas saiam de cena porém as restrições continuavam. Por outro lado, excluindo o Pasquim onde extraímos nosso refrigério, tudo o resto era silêncio ou informação manipulada. Hoje a internet promove um tipo de guerrilha incontrolável, somente um idiota, ou melhor, um imbecil com poder pode achar que irá controlar aquilo que as pessoas pensam.
O certo é. Quanto mais dinheiro Os produtos são comprado mais rápido.. O empresário percebe que pode ganhar mais e eleva o valor do produto. Então logo a seguir aquele dinheiro não terá mais o poder que tinha na última compra. Mesmo porque se o dinheiro mantiver o poder de compra, causaria desabastecimento e colapso pois os produtos precisamos de tempo pra existir.. É preciso esperar o milho crescer pra colher (exemplo)
@Diego não é bem assim.. Você pode ter um produto em abundância e mesmo assim ser caro. É o caso do petróleo. Mas quanto mais compram mais sobem o valor. Se o governo aumentar o salário, vão comprar mais gasolina e assim o posto irá aumentar o valor
@Diego Suspeito que um dos poucos paises que consegue suprir a demanda e controlar a inflação seja o Japão. Eles possuem uma industria muito eficiente. Logo, a inflação não é sentida pela população como nós sentimos.
O valor do dinheiro é meramente ilustrativo! Apenas uma forma de trocar papel por coisas! Se tudo fosse de graça e ninguem tivesse que comprar, imagina como seria massa? Kkkkkk tipo todo mundo planta, fabrica e etc sem ter que trocar papel por isso
É so imprimir mais dinheiro p aumentar os salarios dos funcionsrios publicos q ganham pouco, na area da saude seguranca e educacao. Aí essas pessoas vao consumir mais q vai gerar emprego nas empresas e comercios privados, e assim o pais cresce e se desenvolve. Simples assim.
Dólar se imprimi dia e noite sem parar em escala mundial...e vc quer dizer que imprimir dinheiro Dólar...enfraquece....vc ama o dólar....agora vc imprime real e manda para o povao...e verá esse brasil subir pra ponta dos ricos do mundo.... mas os banqueiros pensam diferente né...ESCRAVISAR
Uma moeda puramente eletrônica emitida pelo governo tende a ser uma tragédia inflacionária. Fica relativamente mais fácil criar tokens do que pintar papel, e o controle do estado é maior
*ESSA PARTE EU ENTENDO, OQ EU CONSIGO ENTENDER É TIPO, PQ O GOVERNO N IMPRIME DINHEIRO PRA PAGAR AS DIVIDAS INTERNACIONAIS VEZ DE DISTRIBUIR PRA POPULAÇÃO, IMPRIMIR SO PRA QUITAR AS DIVIDAS*
O governo não tem como imprimir dólares para pagar a dívida diretamente, o que poderia ser feito seria imprimir reais para comprar dólares, só que ao comprar muitos dólares por esse meio o dólar sobe (demnada)... Imagine que o governo 'pague para ver'... No limite o dólar pode subir tanto que vai ficar impossível comprar matérias primas, maquinário e mesmo produtos que nós não produzimos. A dívida externa foi transformada em 'vilão' no discurso político de países gastadores, mas na prática GERALMENTE a fama é falsa. Quando o Brasil 'pagou a dívida externa' por exemplo, ela tinha juros de menos de 1% AO ANO, sendo que para pagar essa dívida o governo adquiriu dívida interna a 12% AO ANO na época. Embora seja verdade que uma eventual alta do câmbio aumenta muito a dívida, o câmbio teria que subir MUITO para justificar essa diferença no longo prazo. Esse é um dos motivos de o governo fala tanto em atrair investimentos externos... Os dólares vindo para cá o preço do dólar cai (aumento da oferta) e assim uma eventual dívida externa fica mais barata.
Acompanho o Fernando, é muito inteligente, mas não concordo com a definição dele, inflação é um fenômeno monetário, é o aumento da oferta de dinheiro, o restante é aumento generalizado de preço por uma quebra na cadeia produtiva são dois fenômenos com causa totalmente diferente, o primeiro ocorre pela vontade deliberada, dos políticos, já o segundo é por algum problema real, seja uma catástrofe, guerra, ambiental, entre outros.
Não há muitos iphones para serem comprados. A oferta de aparelhos é escassa, principalmente em relação a modelos. A matéria prima para produzi-los também é escassa. Tem a questão do valor agregado ao produto, imposto e MUITAS outras coisas.
Não há muitos pra vender em face da demanda. Milhões querem comprar em torno de milhares sendo produzidos. Se fosse milhares querendo comprar em face de milhões produzidos, o preço cairia.
2 года назад
além do q falaram, tem a questão do valor marginal q sendo BEM simplista neste caso sería “se tem demanda com esse preço pq vou baixar? "
Quanto mais do material no mercado menor valor do material 😂😂 carros tem todas marcas no Brasil o carro 0 e caro e o semi novo e caro e velho ta caro 😂😂😂
Ridículo vou acrescentar alguns números e vários zeros na sua conta banco para pagar todas as contas de Brasília, precisamos manter o sistema! Manter todos os gastos da União! É ridículo, Esses Vampiros continuam lá e cada vez gastando mais!
Está errado! Não é quanto mais dinheiro impresso, é quanto mais dinheiro é posto a circular. Exemplo tem dez ovos existe vinte dinheiros mais apenas 10 são postos a circular então cada ovo custa um dinheiro.
Que desastre! "Criam dinheiro" o "mestre em economia" confunde dinheiro com moeda...😂 Esse cara sabe tanto de economia quanto a Jojo Todinho sabe de criação de galinha d'Angola. Ele devia voltar a falar as besteiras sobre bitcoin. Esse podcast só convida gente fraquíssima.
A hiperinflação dos anos 80 é criador de um dos hábitos mais comuns dos brasileiros:
A compra do mês no supermercado.
Existem histórias que contam que as esposas dos homens ficavam nas grades das empresas, esperando seus maridos voltarem com o salário.
Imediatamente eles entregavam todo o dinheiro para as esposas que em seguida corriam para os mercados tentando ao máximo aproveitar o preço dos produtos antes da desvalorização diária, que em tempos mais críticos acontecia duas vezes ao dia.
Comprar de manhã era mais vantajoso que esperar até a noite.
Era possível chegar no mercado de manhã e a tarde e encontrar o mesmo produto com preços diferentes.
Todo mundo recebia milhões, trilhões de cruzeiros, cruzados, cruzados novos, cruzeiros novos, cruzeiros reais e etc. Todo mundo era milionário em teoria.
Felizmente essa doença acabou em 1994 mesmo que hoje o real não valha nem 15% do valor original da sua introdução.
kkkk nessa epoca não tinha feminismo
@@ziboides parece k não 😂
Eu nasci em 1989 e devido ao sofrimento de meus pais, acabei enraizando esse comportamento de fazer compra do mês.
Fico agoniado e ansioso quando vejo a despensa e geladeira ficando vazias.
Inflação é um jeito de cobrar mais imposto sem q o povo perceba e culpe o comércio invés do governo.👍
imprimir dinheiro = população com um maior poder monetário (mais dinheiro em circulação)
população com maior poder monetário = produtos mais caros pois o comerciante colocará o preço mais alto
produtos mais caros = demanda de mais dinheiro (imprimir mais dinheiro)
e assim vai.
Famoso imposto inflacionário.
Não esquece que antes do comércio vem a indústria.
@@Anonimo-kk2df de onde tu tirou isso?
Sim. E uma pena que só melhora se o Governo diminuir os impostos invez do preço no custo do produto, mas eles preferem cobrar mais imposto.
Eu vivi essa parte. Ir ao mercado de manhã porque a tarde estaria mais caro. Então surgiram vários planos e um, com o Sarney, foi o congelamento de preços. Resultado? Falta de produtos, até mesmo os básicos, como papel higiênico. Época bem complicada de se viver.
Igual o que está acontecendo nos EUA hoje (embora a inflação deles seja baixa comparada a nossa), 80% dos dólares que existem hoje foram impressos nos últimos 2 anos. Aí o governo lá diz que a alta dos preços é culpa do "corporate greed" (ganância das empresas)
Foi 25% de dólares emitidos e o calculo da inflação americana é tão mentiroso quanto o IPCA, a diferença é que o dólar possui um privilégio exorbitante e é "exportado" economias com desenvolvimento menor e burocráticas sofrem mais!
A conta chegará salgada
Isso só não vale p os EUA. Q eles imprimem dólar a rodo , sem lastro em PORRA NENHUMA, e continua valendo muito. Ucrânia quer caça??? Toma... Tem q subornar o mordomo p envenenar o presidente adversário??? Toma.... Vamo derrubar um regime contrário a nós?? Toma dólar. Crise nos EUA, provocada por eles. EUA sai em 1 ano imprime dólar da p povo, salva empresas e o resto do mundo q não tinha nada a ver com a crise, fica em crise por 5 anos. Kkkkk é sempre assim
Tá essa questão da crise da dívida americana... Fica o suspense. Os "especialistas" em Pânico. E TODO MUNDO sabe q vão aprovar imprimir mais dinheiro, a dívida crescer e o dólar valer a mesma coisa q sempre valeu. EUA tem passe livre p imprimir dólar a vontade e de se endividar a vontade. O resto do mundo q lute.
@@lucverc3519 Não vai ser assim para sempre...
Estou feliz por ter entrado na criptografia quando o fiz porque foi um ponto de virada para mim financeiramente, foi minha melhor decisão até agora, livrar-me da procrastinação, foi realmente uma abordagem inteligente para mim.
Honestamente, meu primeiro plano de investimento com apenas $ 1.500 e agora ganhando uma renda semanal de $ 5.000 em troca de criptomoedas com meu corretor pessoal
Uau! você acha que pode me dar alguns conselhos sobre como investir de forma saudável como você está fazendo?
O Bitcoin está caindo há algum tempo e pode continuar caindo ou decidir subir novamente. A verdade é que ninguém sabe, acredito que seja o momento certo para fazer a compra e também buscar o atendimento de um profissional
@@ronaldfagurson3321 Vou recomendar meu atual comerciante, Sra. Lillian Moser, suas estratégias estão gerando muito lucro para mim
Por favor, entre em contato com ela através de seu identificador de telegrama
O cara é escola Austríaca puro sangue! 👏👏👏👏
Lembro que quando cheguei ao Japão em 1990, na onda Dekassegui, os gerentes de supermercados do Japão imploravam para que os brasileiros não fizessem compras excessivas para estocar em casa! Mania brasileira daquela época deixavam os supermercados do Japão quebrando a cabeça para fazer o calculo de estoque das prateleiras. Aqui no Japão o governo esta desesperado para criar inflação, devido a' deflação que ocorre ha' anos .
Japão zumbificou sua economia em troca de juros baixos.
Leva um milhão de brasileiros que resolve o problema deles kkkk
Sempre é o governo que faz bobagem e o o cidadão pago o pato.
O cidadão vota no governo que faz bobagem...
Por isso não precisamos do governo. Ele só atrapalha.
Historicamente, o poder público mais atrapalha do que ajuda 😬
O governo não faz Bobagem. Ele apenas manifesta a vontade popular. As pessoas querem um estado gastão e expansionista.
Bobagem não, sacanagem!
Passar por aquilo e ver obpovo implorando p viver esse caos novamente é de chorar
O pessoal acha que é inflação do preço, na verdade é inflação da base monetária.
Minha mãe tinha caderninho de fiado no mercado, anotavam o item comprado e não o valor da compra, e quando recebia ela ia no mesmo dia no mercado pra fechar o caderninho de fiado calculando pelo valor do dia do salário (pq no dia seguinte ia estar mais caro)
"produção parada, menos produtos com a mesma quantidade de dinheiro" ...isso vem de encontro com o aquele idiota slogan "a economia a gente vê depois"... Fernando sempre dando aquela espetada....muito bom!
Não salvaram nem vidas e nem a economia
E quem saiu "imprimindo" dinheiro como se não ouvesse amanhã durante a pandemia??
@@ArturVictor070 Não sair pagando auxílio emergencial sem critério já ajudaria muito. Antecipar a vacina ajudaria ainda mais.
@@ArturVictor070 O mesmo que eu acho do Bolsa Família. Programas sociais que apesar de ajudar os mais pobres, só foram criados com intuito de angariar votos.
@@ArturVictor070 Muitas pessoas que não foram atingidas economicamente pelo COVID receberam auxílio.
*Pra mim, uma explicação mais clara sobre inflação é: Se não existisse o efeito da inflação era só você dar 1 milhão de reais por mês pra todas as pessoas. Mas se todo mundo tem 1 milhão de reais, ninguem ia querer trocar sua casa por 1 milhão de reais, por exemplo. Quando mais dinheiro tem, menos vale. Inversamente proporcional. O canal Domile apresenta dicas sobre desenvolvimento pessoal, relacionamentos, mindset e atitudes ALFAS.*
Perfeita explicação!!! Parabéns!!!
2:58 Bom ver que há economistas proeminentes citando boas referências, como o Murray Rothbard 👏👏👏👏👏
Nessa época o povo passou a trocar o dinheiro por dólar, e quem comprava dólar se dava bem pois ele só valorizava, meu paijuntando 3 meses de salário de ajudante dele consegiu comprar uma casa gigante pagando em dólar e aidna sobrou dinheiro pra quae outra casa, pois o dólar se valoriza bastante nessa época, com a sobra do dinheiro ele comprou um fusca com esse dinheiro.
Na verdade não foi o dólar que valorizou, foi a moeda nacional que desvalorizou
Era a época que compravam terreno por preço de galinha
@@desarme5853 a 18 anos, minha mãe comprou a casa dela por 1,500... hoje a casa vale 100,000... tá tudo caro, e o pessoal ainda escolhe um governo Gastão, q só pensa em se mesmo, e corrupto, votar em PT, é a mesma coisa q cometer suicídio!d!0.
Esse absurdo de colocar muitas notas circulando além do necessário e como consequência ter muita inflação já aconteceu antes de sermos uma república, uma vez na aula de história do pré-vestibular, o professor disse que na época de um dos dois Pedros *não me lembro exatamente se foi Dom Pedro I ou Dom Pedro II ou antes mesmo de D. Pedro I ser regente! Houve isso nos tempos de império!
@Leticia Serrano sim, houve um mal-estar terrível!
2:25 Na verdade 'choques de oferta' não geram inflação, falando em termos gerais, MAS na prática podem parecer fazer isso por que a inflação se mede com algum índice.
Supondo que a quantidade de dinheiro seja constante, se houver uma quebra na safra de trigo por exemplo é verdade que o preço do trigo vai subir... Um índice que verifique os preços dos alimentos por exemplo vai indicar essa alta.
No entanto se a quantidade de dinheiro é a mesma o dinheiro 'a mais' que foi necessário para comprar trigo foi dinheiro a menos para comprar algo em algum setor, digamos roupas.
Claro que esse é um modelo simplificado, na prática sempre há uma 'pequena inflação geral' então um produto que esteja com o mesmo preço há x meses está na verdade com preço baixando, em termos relativos.
Por isso existe o costume de fazer as compras do mes no Brasil
Quando o povo tem o poder de compra, as indústrias não tem demanda temos 214 milhões de brasileiros, aí vem o ágio , melhor não comentar mais 👏
Vi uma vez um programa humoristico que definiu bem o que é inflação e resseção.
INFLAÇÃO; é quando o dinheiro que está no seu bolso não vale nada.
RECESSÃO; é quando o dinheiro vale, mas ele não está no seu bolso.
Nunca mais esqueci isso dito pelo Marco Nanini.
Resumindo, é crime o cidadão comum falsificar dinheiro. Mas o governo não, o governo pode.
Quando há desequilíbrio entre oferta e demanda de qqer bem (exceto dinheiro) isso causa alta de preços, mas o mercado tende a regular isso, ex. Alcool em gel na pandemia. Mas quando o estado não consegue conter seus gastos e imprime dinheiro ou cria de forma digital, isso sim é inflação
Que aula!!!
outra maneira de se proteger da hiperinflação foi usada pelos mutuários do BNH da Caixa Econômica Federal: pagar a prestação da casa que vencia no mês A no mês C, i.é, atrasando de 2 meses. Alguns comentaristas econômicos dos jornais impressos e da TV descobriram a possibilidade dessa artimanha. Era preciso o máximo de cuidado pq ultrapassando a data no mês C a perda do imóvel era inevitável!
...e ainda tem um detalhe: a CEF transformou-se na maior imobiliária do planeta Terra, o número de mutuários que abandonava por inadimplência o imóvel era grotesco, avassalador: o reajuste era anual e após 6 meses com a hiper parecia baixa a prestação da casa e o incauto comprava um carro; mais 6 meses chegava o reajuste brutal e sem reservas para enfrentá-lo abandonar a casa era a saída!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
O cara é bom, mas não podemos confundir uma inflação de preços focal (quebra de safra, por exemplo) com a inflação oriunda da perda generalizada do poder de compra
Isso serve pra vocês darem valor para o melhor presidente que o país já teve, que foi o Itamar Franco. Graças a ele podemos programar gastos hoje em dia. Ave, Itamar!!!
Perfeito, faz igual a idéia dos EUA
Faz uma moeda, de papel ou metal, não importa.
Com o valor que devemos e pagamos juros altíssimos
A tal da dívida pública.
Em tempo, a idéia pra quitar as dívidas do orçamento dos EUA é justamente fazer uma moeda com o valor de 1 trilhão de dólares.
Poderiamos fazer igual e tirar os parasitas dos nossos bolsos.
A ingenuidade é uma bênção.
A frase até parece ser pra acabar com o dinheiro físico.
Choque não faz inflação e sim aumento de preço ou aumento generalizado, inflação é aumento da base monetária.
Quebra de safra não gera inflação, gera carestia daquele produto especificamente... isso não impacta em todos os setores!
O que gera inflação (inflar) é quando você infla sua base monetária sem que a quantidade de produtos ou serviços temha aumentado!
Por isso, conclui-se que dar dinheiro não resolve pobreza! O que resulve a pobreza é aumentar a oferta de produtos e serviços na economia!
Parece obvio, mas muita gente não entende que se você quer comida, tem que plantar, cuidar e colher!
Dar dinheiro para as pessoas fixarem em casa sem fazer nada, não resolve pobreza! As pessoas tem que produzir algo!
Então o governo, poderia dar um bolsa familia, mas exigir uma contrapartida... pedir para que as pessoas produzissem algo... alimentos, produtos de construcao civil, indea estrutura...
Dai o pais cresce e a pobreza começa a desaparecer
Inflação Chego 2500 % ao ano e 208 % ao mês maior da história 1990
Inflação é aumento da base monetária, aumento de preços é a lei da oferta e da demanda ... o governo é que mistura as coisas para se livrar da culpa.
Cara até hoje não entendi qual foi a mágica do Fernando Henrique Cardoso, com o plano real e a tal da urv Tinha lastro, a dívida externa estava paga ??? Muito complicado isso .
A urv na verdade era pra criar uma estabilidade no padrão de consumo da população, pois a percepção da inflação tbm gera inflação, uma vez que as pessoas sempre tentam comprar o mais rápido possível gerando choque de demanda, então se criou uma unidade que era lastreada ao dólar que era uma moeda estável e que tinha o seu valor sempre reajustado em cruzeiros, e depois disso foi só fazer uma reforma monetária com a emissão correta de dinheiro para garantir o poder de compra desejado, e sanar os problemas que levavam a emissão descontrolada de dinheiro e vualá, e a questão da dívida ela não estava paga, mas ficou muito mais fácil de pagar uma vez que era em moeda estrangeira e com um câmbio valorizado e estável era bem mais fácil de controlar e pagar
Conta movimento banco do Brasil... de propriedade do tesouro, precisou debita
Caro Monark, tenho 76 anos. No período militar havia censura. O SNI e o Dops desenvolviam um controle muito intenso. A censura era institucionalizada. A imprensa tinha algum papel na oposição a essa situação. Hoje a censura não é institucionalizada é um ato conduzido por uma pessoa, suportada por outras pessoas. São pessoas suportadas por instituições que são usadas para seus fins pessoais. Caso essas pessoas não existissem não haveria essa censura. Diferente da época militar. As pessoas saiam de cena porém as restrições continuavam. Por outro lado, excluindo o Pasquim onde extraímos nosso refrigério, tudo o resto era silêncio ou informação manipulada. Hoje a internet promove um tipo de guerrilha incontrolável, somente um idiota, ou melhor, um imbecil com poder pode achar que irá controlar aquilo que as pessoas pensam.
Elias jabbour × Fernando queria ver os dois frente a frente
Iria quadruplicar a gagueira 😂
O certo é.
Quanto mais dinheiro
Os produtos são comprado mais rápido..
O empresário percebe que pode ganhar mais e eleva o valor do produto.
Então logo a seguir aquele dinheiro não terá mais o poder que tinha na última compra.
Mesmo porque se o dinheiro mantiver o poder de compra, causaria desabastecimento e colapso pois os produtos precisamos de tempo pra existir..
É preciso esperar o milho crescer pra colher (exemplo)
@Diego eu iria explicar exatamente isso, mas você foi mais rápido kk
@Diego não é bem assim..
Você pode ter um produto em abundância e mesmo assim ser caro.
É o caso do petróleo.
Mas quanto mais compram mais sobem o valor.
Se o governo aumentar o salário, vão comprar mais gasolina e assim o posto irá aumentar o valor
Amigo vc tá muito equivocado
@@jailsoncarvalh0 ok
@Diego Suspeito que um dos poucos paises que consegue suprir a demanda e controlar a inflação seja o Japão. Eles possuem uma industria muito eficiente. Logo, a inflação não é sentida pela população como nós sentimos.
O ouro vale mais do que o cobre, tudo que é popular vale menos.
Engraçado que tem político que acha que é bom isso
Na época eu comprei dollar ficava de boa pagava tudo em dollar.
Ultimamente o dinheiro N tá valendo muito N
O valor do dinheiro é meramente ilustrativo! Apenas uma forma de trocar papel por coisas! Se tudo fosse de graça e ninguem tivesse que comprar, imagina como seria massa? Kkkkkk tipo todo mundo planta, fabrica e etc sem ter que trocar papel por isso
A inflação ainda está alta, infelizmente
É so imprimir mais dinheiro p aumentar os salarios dos funcionsrios publicos q ganham pouco, na area da saude seguranca e educacao.
Aí essas pessoas vao consumir mais q vai gerar emprego nas empresas e comercios privados, e assim o pais cresce e se desenvolve. Simples assim.
Já estou vendo isso acontecendo em 2023.😢
Dólar se imprimi dia e noite sem parar em escala mundial...e vc quer dizer que imprimir dinheiro Dólar...enfraquece....vc ama o dólar....agora vc imprime real e manda para o povao...e verá esse brasil subir pra ponta dos ricos do mundo.... mas os banqueiros pensam diferente né...ESCRAVISAR
as pessoas pegam emprestimo, entao os juros liberam as criacao de dinheiro. o que fomenta a economia praticamente sao os juros.
Alô Cirão, vamo ouvir isso aqui?!
Que viagem essa de criar digitos nas contas dos bancos !! dessa não aabia😢
Tá errado. Inflação é uma coisa aumento de preço é outra.
A percepção das coisas ficarem mais caras q é a mesma que causava confusão.
Uma moeda puramente eletrônica emitida pelo governo tende a ser uma tragédia inflacionária. Fica relativamente mais fácil criar tokens do que pintar papel, e o controle do estado é maior
*ESSA PARTE EU ENTENDO, OQ EU CONSIGO ENTENDER É TIPO, PQ O GOVERNO N IMPRIME DINHEIRO PRA PAGAR AS DIVIDAS INTERNACIONAIS VEZ DE DISTRIBUIR PRA POPULAÇÃO, IMPRIMIR SO PRA QUITAR AS DIVIDAS*
E você acha que bolsa família não saiu de impressão de dinheiro?
O governo não tem como imprimir dólares para pagar a dívida diretamente, o que poderia ser feito seria imprimir reais para comprar dólares, só que ao comprar muitos dólares por esse meio o dólar sobe (demnada)... Imagine que o governo 'pague para ver'... No limite o dólar pode subir tanto que vai ficar impossível comprar matérias primas, maquinário e mesmo produtos que nós não produzimos.
A dívida externa foi transformada em 'vilão' no discurso político de países gastadores, mas na prática GERALMENTE a fama é falsa. Quando o Brasil 'pagou a dívida externa' por exemplo, ela tinha juros de menos de 1% AO ANO, sendo que para pagar essa dívida o governo adquiriu dívida interna a 12% AO ANO na época. Embora seja verdade que uma eventual alta do câmbio aumenta muito a dívida, o câmbio teria que subir MUITO para justificar essa diferença no longo prazo.
Esse é um dos motivos de o governo fala tanto em atrair investimentos externos... Os dólares vindo para cá o preço do dólar cai (aumento da oferta) e assim uma eventual dívida externa fica mais barata.
Dia do rancho e até hoje, criousse um hábito nas pessoas
Acompanho o Fernando, é muito inteligente, mas não concordo com a definição dele, inflação é um fenômeno monetário, é o aumento da oferta de dinheiro, o restante é aumento generalizado de preço por uma quebra na cadeia produtiva são dois fenômenos com causa totalmente diferente, o primeiro ocorre pela vontade deliberada, dos políticos, já o segundo é por algum problema real, seja uma catástrofe, guerra, ambiental, entre outros.
Porquê os iPhones custam caro si há muitos iPhones para serem comprados?
Não há muitos iphones para serem comprados. A oferta de aparelhos é escassa, principalmente em relação a modelos. A matéria prima para produzi-los também é escassa. Tem a questão do valor agregado ao produto, imposto e MUITAS outras coisas.
Então..Não tem muitos iPhones se comparado com a quantidade de pessoas que desejam iPhone.
Caros? Em relação a quê??iPhones são mais escassos que xiaomis. São mais baratos que ferraris.
Não há muitos pra vender em face da demanda.
Milhões querem comprar em torno de milhares sendo produzidos.
Se fosse milhares querendo comprar em face de milhões produzidos, o preço cairia.
além do q falaram, tem a questão do valor marginal q sendo BEM simplista neste caso sería “se tem demanda com esse preço pq vou baixar? "
Quanto mais do material no mercado menor valor do material 😂😂 carros tem todas marcas no Brasil o carro 0 e caro e o semi novo e caro e velho ta caro 😂😂😂
Entao explica a gigantesca impressão de dólares pelos americanos ....o mundo escravo do dólar...
Ridículo vou acrescentar alguns números e vários zeros na sua conta banco para pagar todas as contas de Brasília, precisamos manter o sistema!
Manter todos os gastos da União!
É ridículo, Esses Vampiros continuam lá e cada vez gastando mais!
A década perdida
Está errado! Não é quanto mais dinheiro impresso, é quanto mais dinheiro é posto a circular. Exemplo tem dez ovos existe vinte dinheiros mais apenas 10 são postos a circular então cada ovo custa um dinheiro.
lucido. obrigado por comentar
Vc não viveu os anos 80, quem viveu foram seus pais
Cumpanheiros vo fazi o possível pra ter hiperinflação
O trabalho existe plantar colher construir forjar o dinheiro e controlado por politicos. Nao se confia em papel sob o comando desta gnt.
Ulrich com essa TQM (Teoria Quantitativa da Moeda) está um pouco mais de um sec. atrasado HAHAHAAHHAH
Ele não segue a economia de fachada, ops mainstream.
Escassez
Vive este período e não consegui entender nada do que este senhor falou… disse tanto e não explicou nada. Não gostei.
Entrevista importante pra quem está pensando em.votar no PT
Lembrando que a hiper inflacao relatada foi um dos tristes legados deixados pela ditadura militar.
Que desastre! "Criam dinheiro" o "mestre em economia" confunde dinheiro com moeda...😂
Esse cara sabe tanto de economia quanto a Jojo Todinho sabe de criação de galinha d'Angola. Ele devia voltar a falar as besteiras sobre bitcoin. Esse podcast só convida gente fraquíssima.