Choque informativo: DPS tem vida útil?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 19 окт 2024

Комментарии • 3

  • @claudiosilva4033
    @claudiosilva4033 6 месяцев назад +1

    Tá certo, mas como acompanhar essa vida útil na prática? Mesmo instalando um contador de surtos não dá para usar a contagem, porque o contador não indica a intensidade dos surtos que passaram pelo DPS. Uma avaliação/previsão estatística? É possível, mas complicada, pois envolve Ng, área equivalente da estrutura, impedância do aterramento, configuração das redes externas e os respectivos acoplamentos etc., quase impossível fazer um assessment desse tipo de forma prática (sem que se pareça uma tese de doutorado). Para aqueles que zelam pela qualidade da sua instalação e querem controlar a vida dos DPS, eles terão que vigiar a bandeirinha verde/amarela ou fazer um assessment aproximado e definir um tempo de vida (tempo mesmo, em anos) para fazer a troca dos DPS. Esse assunto vai longe....

    • @embrastec
      @embrastec  6 месяцев назад +2

      Olá Cláudio! A ideia do vídeo era esclarecer que DPS possui sim vida útil, mas esta não é condicionada a tempo de instalação (como muitos pensam). Para fundamentar este fato, abordamos no vídeo um trecho da IEC 61643-11, relativo a ensaios de ciclo de vida útil dos DPS.
      Para contagem de vida útil, de fato ainda não temos no mercado um dispositivo que cumpra com esta função. Mas com os avanços em tecnologia, é provável que em breve tenhamos um componente capaz de cumprir com tal função.

    • @claudiosilva4033
      @claudiosilva4033 6 месяцев назад

      @@embrastec A vida dada em números (ou ciclos) de atuação de um determinado componente, que pode depender da intensidade das atuações (como no caso de um varistor, por exemplo), pode ser convertida em tempo de operação através da avaliação do número esperado de atuações e as intensidades numa determinada instalação. No caso de DPS, não é trivial, mas dá para fazer. Nesse caso, obviamente, o tempo equivalente vai depender das condições de cada instalação. Eu já fiz (há muitos anos) uma ou outra análise desse tipo, tanto para varistores montados em placas de circuitos (com base nas curvas de derating), quanto para DPS em estações de telefonia celular (RBS) com torres altas, sujeitas a descargas diretas frequentes. Agradeço a resposta!