Legal, era exatamente o que eu estava procurando. Uso minha guitarra em Eb (mais precisamente: em A = 417 hz) e fica uma delícia de tocar. Procurei rapidamente um vídeo que falasse sobre os intervalos das principais afinações e caí direto aqui. Parabéns, ótimo conteúdo. Esperando a pt. 2.
Legal este vídeo falando sobre afinação. Aliás, acabei me lembrando de uma que não foi citada aqui, que é a dadgad, onde as cordas 1, 2 e 6 são afinadas um tom abaixo..
Qual a relação entre o abaixar da afinação e o nível de ganho e distorção no amp? Por exemplo: se eu descer para C standard, o que eu terei que fazer no amp para manter a mesma sonoridade da E sendo que mais grave lógico? Para não abelhar o som...
É isso aí!! Se quiser conhecer meu curso de guitarra por Skype, dá uma olhada no vídeo: ruclips.net/video/MjWLa0x0ZTY/видео.html E seja sempre bem vinda aqui no canal, um abraço!
Grande Guto! O Jimmy Page é especialista nessas afinações alternativas. The rain song é um arranjo extraordinário dele que só foi possível numa afinação bem incomum. Eu acho muito interessante esses experimentos.
Ótimo video man, pra mim que estou sem money no momento pra fazer uma aula, está me ajudando demais. Muitíssimo obrigado por compartilhar seu trabalho. :)
Cara, não sei o que acontece que as vezes não aparece seu comentário pra eu te responder. Mas vou responder a pergunta que você deixou no meu novo vídeo de Palm Mute: "É usado bastante no hard rock, como Twisted Sister, Dokken, Europe Eles usam para fazer um Groove?" R: Essas bandas, assim como muitas outras usam PM. Praticamente todas as bandas de Rock/Metal usam, por isso eu disse no vídeo que vale a pena dominar essa técnica. E pode sim servir pra fazer groove e várias outras coisas tambem. Um bom exemplo de PM com groove é o Extreme em alguns riffs! Um abraço!
Seus comentários continuam uma incógnita aqui pra mim. Quando vou responder, ele não ta mais la. Mas vi que vc comprou sua Dimebag, parabens brother!! Faça bom uso dela. Estudo e dedicação! Parabens mais uma vez, um grande abraço.
Lembrei de mim em 2005 tentando tocar Nymphetamine do Cradle of Filth com um amigo e uma amiga cantando e eu pelejava e não saia igual. Anos depois fui descobrir esse lance de afinação. Agora, final de 2019, voltei a tocar, mandei luthier, coloquei corda 0.12 porque no meu nut nao cabia 0.13 pra tocar Amon Amarth afinado em B! Muito pesado. No entanto, eu sempre estranho porque as cordas ficam muito bambas! Agora que to treinando todo dia (faz 2 semanas) to percebendo muita coisa que não percebia antigamente. Eu peguei essa guitarra toda afinada no luthier em B e descobri que SOAD toca em drop C, ai fui tocar as musicas q eu tentava tocar igual no passado e nao soava igual, e fiquei impressionado com o som. Também senti um salto enorme de habilidade devido à maior tensão das cordas que saiu de um B pra uma drop C deixando elas muito tensionadas. Isso foi ótimo pra fazer base e downpick mas pra dar expressividade com vibrato e bend ficou bem dificil, ai comecei a perceber que com aquela tensão que minha guitarra tava não dava pra ficar em drop C. Agora voltei pra B e senti o abismo de novo, com as cordas muito bambas em relação a drop C com essa tensão. Aos poucos vou percebendo o nível de tensão ideal pra mim, no caso uns 20% mais relaxadas do que tava em drop C e uns 30 - 50% mais tensionadas do que está agora em B! Eu também percebi outra coisa, tocando em corda muito bamba ela vibra tanto com o ataque da palheta que chega a distorcer o som, sai um som mais agudo que a nota tocada, até que ela vai perdendo a força da vibração e vai chegando na nota normal (isso tudo coisa de 0,2 - 0,5 segundos)
Eu voltei pra B também porque sabia que na regulagem que ela tá (voltada pra B) ficar com ela em drop C mudaria a tensão do braço e a micro afinação. Estou certo em pensar assim? Triste vida não ter dinheiro e só ter uma guitarra. Eu quero tocar desde Red Hot, Iron Maiden, até Amon Amarth que toca em B e em alguns shows em Bb. Mais baixo que isso só afinação em A né? Por enquanto não gosto de nenhuma banda com ela (que eu saiba) Tem alguma dica pra mim? Eu toco com uma placa de audio no PC então to pensando em procurar algun plugin que altera a afinação artificialmente. como aquele pedal do Tom Morello faz.
muito bom mano eu tenho duas guitarras com corda 0.09 e outra com 0.10 uso a 0.09 normal e a 0.10 em droop C dó fico legal assim eu curti o peso abraço é nois ^^
Legal brother! A drop C voce pode até usar um calibre mais pesado, se preferir: Uma 0.11 ou hibrida entre 0.10 e 0.11. São só sugestões, claro! E se for mudar alguma coisa (calibre ou afinação) lembra que levar no luthier é sempre o ideal. Levar antes pra conversar e pedir a opinião dele (se voce tiver alguma duvida) e deixar pra ele regular para o que voce quer. Valeu, um abraço!
Fala guto! Ótimo video, como sempre! Belo trabalho. Você poderia falar sobre guitarra barítono? Usando afinação padrão nela, a posição dos acordes mudam? Ou é somente o som que fica mais pesado? Obrigado
Valeu brother, sugestão anotada! Mas as posições não mudam, os shapes ficam iguais. É o peso de 7 cordas em uma guita de 6. É como se você estivesse usando da 2ª até a 7ª corda.
Guto, eu toco muito metal melódico e metalcore. Eu vivo trocando a afinação da minha guitarra de Standard (para tocar uns melódico) e em Drop C (para tocar uns core) tem algum problema em relação ao tensor?
Brother, é uma mudança muito grande de afinação... Ficar mudando assim constantemente pode deixar a sua guita sempre desregulada, pq a tensão das cordas em relação ao braço nunca fica equilibrada. Dar problema no tensor em si é difícil (lembrando que não sou luthier), mas o braço pode até empenar pq a mudança é grande. Se voce puder comprar uma 2ª guita, seria o ideal!
Sim! Afinação aberta pode ser montada em qualquer acorde. Por exemplo, se você só colocar as notas A C E B na afinação, vai ter uma afinação aberta em Am9. Lembrando que sempre é mais seguro afrouxar uma corda do que esticar, mas não tem muita regra.
E aí brother! As aulas são no meu home studio em Santo André - SP, para mais informações é só me mandar mensagem no facebook ou no e-mail: > facebook.com/gutogabrelon > facebook.com/gutogabrelonperfil gutogabrelon@gmail.com Um abraço!
Fica normal. A trava que coloquei na ponte impede ela de ir para trás, por isso ela não desceu quando mudei a afinação. Então é só soltar o lock nut, afinar e travar de novo.
Eu comprei uma guitarra baratinha, 300 conto, mas tá faltando a corda mais fininha (acho que é a mi), será que fax muita diferença? Eu não tenho nada além de guitarra sera q da pra aprender bem?
Não necessariamente. Você pode tocar os acordes do mesmo jeito, mas sabendo que eles estão sendo transpostos automaticamente 1/2 tom abaixo. Quando você toca um C, soa um B por exemplo
Uma dúvida, por exemplo, se o cara tem 2 guitarras, uma afinada em E e a outra em Eb...porém ele toca várias outras músicas com outras afinações...com isso...teria q ficar mudando a afinação ou da pra tocar músicas q está em um tom e meio a baixo por exemplo...na afinação Eb?
Pq tipo...Eu estava vendo as afinações das músicas q eu gosto...E me deparei com umas 5 afinações diferentes, então...Se eu tiver só 2 guitarras...como eu vou tocar todas essas músicas com todas essas afinações? Eu teria q ficar mudando ou eu posso tocar essas músicas em outras afinações tbm? Pq eu tava pensando: "não é possível q eu vou ter q levar a guitarra no luthier toda vez q eu for tocar músicas com outras afinações" kkkkk
O melhor é deixar uma guitarra em uma afinação em quartas, como o padrão (pode ser E, Eb, D... o que quiser) e a outra guita em uma afinação que não segue as quartas, se você for tocar músicas desse tipo (Drop D por exemplo). Se a sua guita está em E e vai tocar uma música que usa Eb ou D, é só tocar como se estivesse na afinação da música, sem mudar a afinação. Ou seja, tocar a mesma digitação da música, mas na sua afinação. E a mesma coisa na outra guitarra, se for uma música em Drop Db, por exemplo. Eu uso um programa que altera a afinação da música, assim eu adapto a música para a minha afinação quando preciso. Eu explico nesse vídeo: ruclips.net/video/xriCgnKFuK4/видео.html
@@gutogabrelon eu tava pensando...Se eu deixar uma guitarra na afinação padrão e a outra 1 tom abaixo com a mizona em 2 tons abaixo. Eu posso usar a q tá na afinação padrão para tocar música q estão em meio tom abaixo tbm? Eu posso usar a q está na afinação em 1 tom abaixo para tocar músicas q estão em 1 tom e meio abaixo? Ou não seria aconselhável ficar mudando a afinação das guitarras nem q seja só em meio tom?
@@VictorLobeiro Ficar mudando toda hora não é bom pra guitarra, mas justamente não precisa! É só, por exemplo, trazer a música que usa Eb para E, usando o programa que falei
Cara tenho um probleminha com essa afinaçao bemol eu nunca sei o quanto eu preciso abaixar a afinaçao. Se é tipo ate sustenido tipo D# C# F# C# G# D# de baixo pra cima ou se eu so afrouxando a tarraxa ate ela chegar no limite de ficar sustenido. Sempre tenho problema pra tocar guns e afins
É você afinar a corda exatamente no #, por exemplo: Eb = D# Só cuidado que a 2ª corda você está pensando na nota errada, a sequência seria D# A# F# C# G# D# da corda aguda para a mais grave. E se você não tem um professor, dá uma olhada no meu curso: ruclips.net/video/g3G-7apQb_k/видео.html
Eu me perco mais quando eu quero saber a afinação de tal musica da banda que eu vou tocar... Tipo, quando eu vou tocar Guns N' Roses por exemplo eu sei que é meio tom abaixo todas as musicas que eu sei que acho que todas musicas deles são meio tom abaixo. Mas tem o Nirvana, Black Sabbath, AC\DC que eu me perco as vezes e sobre a afinação estar em D, C, G, eu me perco mais ainda... Por causa que eu queria saber afinação de cada corda... Que nem as musicas do Chris Cornell que eu sei que é padrão... Eu sou muito ruim na parte teórica...
E aí brother. O melhor é voce conhecer a característica de afinação de cada banda. Sim, o Guns só usava meio tom abaixo em todas as músicas. AC/DC geralmente é em E mesmo, afinação padrão. Cada musica que voce for aprender, voce pode dar uma pesquisada rápida na internet sobre a afinação dela, por exemplo buscar por: "nirvana afinação musica tal". Pra saber a nota de cada corda é só comparar com a afinaçao padrão que é em E. Então a afinaçao em D por exemplo são todas as cordas 1 tom abaixo, sacou? Com o tempo voce vai pegando experiencia de testar um pouco a musica e ja perceber qual é a afinação. E ficar mudando a afinação da sua guita toda hora não é muito bom, então voce pode usar o Winamp com o Pacemaker para mudar a afinaçao da musica! Eu explico isso neste vídeo: ruclips.net/video/xriCgnKFuK4/видео.html Um abraço!
Blz guto, eu tenho uma Jackson e troquei a as cordas dela são novas mais parece que não dá afinação você poderia me explicar o que acontece quando fica assim????
Cordas novas demoram um pouco para acostumarem com a afinação. Se sua ponte for flutuante (Floyd), é capaz da afinação ficar mais instável, mas eu ensino um truque: ruclips.net/video/tRXJEsIhytI/видео.html
eae guto blz? me da uma ajuda? eu toco em Standard (EADGBe) ai eu quero mudar pra drop D, eu uso uma guitarra com floyd rose, pra mim afinar é só prender a floyd (eu uso um bloco de madeira) e afinar a Mi para Ré e as outras cordas que desafinaram normalmente? e depois regular a autura da ponte lá atrás nos parafusos? sempre tive vontade de mudar afinação mais tive medo de acontecer alguma coisa errada... sou novo no canal muito bacana seus vídeos man! obrigado!!!
Então brother, se voce quiser manter a guitarra em Drop D, o correto é voce mandar num luthier pra ele regular a guita para essa afinação (regular ponte, tensor, etc). Aí é certeza que você não vai ter problemas! Quando se trata de regulagem, não sou muito adepto do método "faça você mesmo" hehe
É isso aí! O que eu te indico fazer antes de levar a guitarra nele, é testar a afinação uma vez, ver se voce vai trocar o calibre de cordas que usa por um calibre maior de repente. Já que voce vai regular, vale a pena testar! Conhece meu vídeo onde falo de calibres, né?
Normalmente sim. Pq quando voce for mudar a afinação, a ponte vai descer e desafinar as outras cordas. Aí voce vai tentando afinar e fica uma corda desafinando a outra. Então se for deixar definitivo em Drop D, ja pede pro luthier regular pra essa afinação.
Guto Gabrelon então quer dizer que se eu for tocar a música *Aos* *pés* *da* *cruz* na versão da banda Oficina G3 na hora do culto não vai dar pra mudar?
Com ponte flutuante é impossível fazer qualquer mudança de afinação no meio do show. O certo é você ter outra guitarra já na afinação diferente para esta música.
Aliás, existe um acessório criado pelo Van Halen chamado D-Tuna que serve justamente para baixar um tom da 6ª corda em guitarras com ponte flutuante na hora em que precisar. Mas não é um acessório barato.
Para 1 tom abaixo, minha recomendação é 0.10. Se você curtir uma corda mais firme e ainda mais pesada, pode ser uma 0.11 ou ainda uma versão híbrida entre as duas! Abraço!
carlos bnf Hum, sua ponte é flutuante? O ideal é, depois que você decidir qual calibre vai usar, regular pra esse calibre e essa afinação em um bom luthier. Principalmente se for ponte flutuante! Na verdade, na flutuante as vezes voce não consegue nem testar direito antes de regular, pq a ponte se move e fica muito ruim.
Valeu brother! Não existe a melhor afinação para Metal, até pq cada guitarrista usa uma afinação diferente. Eu por exemplo, antigamente usava afinação padrão em E, mas mudei para Eb por causa da minha banda Ego Absence. Foi uma questão de escolha e necessidade das músicas soarem mais pesadas. O Metal moderno está pendendo para afinações cada vez mais graves, mas não se sinta obrigado a isso, você precisa pensar em atender a sua necessidade. Um abraço!
Guto, quando vc muda a afinação vc precisa levá-la ao luthier para fazer algo mais complexo? Ou é apenas vc regular as oitavas e tá de boa? E cara, como eu sei quando posso por um calibre mais grosso de corda na minha guitarra? Meu professor uma vez colocou numa ibanez dele de Floyd (uma corda 012) e o braço da guitarra quebrou kkkkkk, futuramente penso em por um drop de c com 012 na minha ltd Explorer de ponte fixa, será que é só trocar? Ou tem uns paranaue que tenho que fazer? Hdhshshs, um abraço 🙌
Não, está normal. Acho que ele ta um pouco mais escuro e as vezes a iluminação e o angulo não valorizam ele. Mas no take dos 5:00 realmente perece que está sem, não tinha reparado hahaha Valeu, abraço!
Os acordes só mudam de shape se você mudar estrutura da afinação, por exemplo na afinação aberta, ou na Drop D onde o acordes vão mudar em relação à 6ª corda. Se voce mudar todas as cordas de modo igual, por exemplo todas as cordas 2 tons abaixo, os shapes dos acordes ficam iguais, porém soando 2 tons mais grave. Sacou?
Cara, é uma Tagima Special, que nem sei se te dizer qual é o captador pq são aqueles meio sem marca que ja vem na guitarra, sabe? É um cap bem simples que acabei nem trocando pq só uso como guita secundaria.
É que tenho uma condor(RX-20s) parada com captação Custom 50 da Malagoli, e ganhei de um amigo um encordoamento D"addario 0,10, e pesquisando o que fazer com esse eu acabei achando o seu vídeo. Eu só uso 0,9 e achei muito interessante o timbre que vc conseguiu reduzindo meio tom. Então perguntei pra saber se eu consigo algo parecido com com o que vc fez na Tagima na configuração de minha Condor com o 0,10? Muito obrigado pela atenção?
Entendi. O timbre com certeza vai ser diferente, pq é outra guitarra com outras madeiras e outro captador... Mas sim, se você baixar a afinação em meio tom (Eb) e colocar a .010, vai perceber que o som fica pesado e com mais ataque. Atualmente estou usando exatamente isso (.010 em Eb) na minha banda Ego Absence. Lembrando que se voce for manter esse novo calibre e afinação, o ideal é regular a guitarra num luthier depois. E meu vídeo sobre calibres pode te ajudar tambem com outras informações: > ruclips.net/video/90nH4tNAOhs/видео.html Um abraço!
Seu amplificador tem que ter o efeito da distorção, aí ele vai ter um botão pra ligar a distorção. Se o ampli não tiver, aí só com pedal/pedaleira. Não sei se era essa a dúvida...
Quando a afinação muda a estrutura, os acordes mudam de posição. Mas quando a afinação muda toda por igual, não. Por exemplo, afinando meio tom abaixo, você continua fazendo os acordes nos mesmos lugares, só que eles vão soar meio tom abaixo (o C soa como B).
Acho que você está se referindo à distorção e ao som limpo. A distorção é um dos efeitos que podemos adicionar ao som da guitarra, assista esse meu vídeo que você vai entender sobre esse efeito: ruclips.net/video/K4rEQnxYYBs/видео.html Um abraço!
Não existe "afinação para igreja", você deve saber qual a proposta sonora que precisa. Comece com a afinação padrão e teste, mas provavelmente não vai precisar trocar
Muito bom...
Eu abaixei 2 tons na minha (afinado em C).
Curto bastante sair do padrão, ter ideias novas é sempre bom.
Parabéns pelo vídeo!
Legal brother,
2 tons abaixo o peso vem com tudo!
Um abraço
A última afinação é a mesma de viola 10 cordas, é boa para tocar uns modão de viola hehe
Sim, viola trabalha bastante com afinação aberta!
"...aquele fio de cabelo comprido..." hahaha
Aí sim kkkk
Eu uso a "Open G" (D B G D G D). Afinação típica de cavaquinho (D B G D), mas com duas cordas a mais. Na viola caipira é chamada de "Rio Abaixo".
Legal brother, é ótimo para novas ideias!
Legal, era exatamente o que eu estava procurando. Uso minha guitarra em Eb (mais precisamente: em A = 417 hz) e fica uma delícia de tocar. Procurei rapidamente um vídeo que falasse sobre os intervalos das principais afinações e caí direto aqui. Parabéns, ótimo conteúdo. Esperando a pt. 2.
Valeu, pretendo fazer a parte 2 sim.
Um abraço!
Legal este vídeo falando sobre afinação. Aliás, acabei me lembrando de uma que não foi citada aqui, que é a dadgad, onde as cordas 1, 2 e 6 são afinadas um tom abaixo..
Muito legal e clara a explicação meu caro, vlw!😎
Tem tambem a afinação DADGAD que é usada na musica Kashmir do Led Zepellin.
Obrigado pelas dicas 👏🏻👏🏻👏🏻
Qual a relação entre o abaixar da afinação e o nível de ganho e distorção no amp? Por exemplo: se eu descer para C standard, o que eu terei que fazer no amp para manter a mesma sonoridade da E sendo que mais grave lógico? Para não abelhar o som...
Controlar os graves, mas acho desnecessário
Eu Definitivamente Vou Ser Uma Guitarrista,Eu Necessito Aprender a Tocar Essa MARAVILHAAAA XD
É isso aí!!
Se quiser conhecer meu curso de guitarra por Skype, dá uma olhada no vídeo: ruclips.net/video/MjWLa0x0ZTY/видео.html
E seja sempre bem vinda aqui no canal, um abraço!
Show de bola...melhor, show de afinação!!!
hehe Valeu cara, abraço!
Man me ajudou muito esse video, poderia falar tambem sobre a afinaçao drop B?
Abraço
Legal brother, valeu.
Na verdade, pra chegar no B o pessoal usa mais uma 7 cordas ou guitarra barítono.
Grande Guto! O Jimmy Page é especialista nessas afinações alternativas. The rain song é um arranjo extraordinário dele que só foi possível numa afinação bem incomum. Eu acho muito interessante esses experimentos.
Ótimo video man, pra mim que estou sem money no momento pra fazer uma aula, está me ajudando demais. Muitíssimo obrigado por compartilhar seu trabalho. :)
Blz, valeu brother
Um abraço!
Como essas jackson são foda, kkkkkkkkkkkkk
Parabéns pelas explicação velho, ficou foda.
Valeu brother!
Muito legal o vídeo! Eu uso em DROP c!
Legal brother, é isso aí!
Valeu, um abraço
legal, também poderia fazer um ensinando a colocar a correia na guitarra.
+João Victor Baez
Valeu João, ideia anotada.
Abraço!
Seu 2º comentário não ta aparecendo aqui, pelos menos pra mim, mas eu recebi no e-mail. Que bom que o vídeo esclareceu algumas dúvidas suas!
Cara, não sei o que acontece que as vezes não aparece seu comentário pra eu te responder. Mas vou responder a pergunta que você deixou no meu novo vídeo de Palm Mute: "É usado bastante no hard rock, como Twisted Sister, Dokken, Europe Eles usam para fazer um Groove?"
R: Essas bandas, assim como muitas outras usam PM. Praticamente todas as bandas de Rock/Metal usam, por isso eu disse no vídeo que vale a pena dominar essa técnica. E pode sim servir pra fazer groove e várias outras coisas tambem. Um bom exemplo de PM com groove é o Extreme em alguns riffs! Um abraço!
Seus comentários continuam uma incógnita aqui pra mim. Quando vou responder, ele não ta mais la.
Mas vi que vc comprou sua Dimebag, parabens brother!!
Faça bom uso dela. Estudo e dedicação!
Parabens mais uma vez, um grande abraço.
Lembrei de mim em 2005 tentando tocar Nymphetamine do Cradle of Filth com um amigo e uma amiga cantando e eu pelejava e não saia igual.
Anos depois fui descobrir esse lance de afinação.
Agora, final de 2019, voltei a tocar, mandei luthier, coloquei corda 0.12 porque no meu nut nao cabia 0.13 pra tocar Amon Amarth afinado em B! Muito pesado.
No entanto, eu sempre estranho porque as cordas ficam muito bambas!
Agora que to treinando todo dia (faz 2 semanas) to percebendo muita coisa que não percebia antigamente.
Eu peguei essa guitarra toda afinada no luthier em B e descobri que SOAD toca em drop C, ai fui tocar as musicas q eu tentava tocar igual no passado e nao soava igual, e fiquei impressionado com o som.
Também senti um salto enorme de habilidade devido à maior tensão das cordas que saiu de um B pra uma drop C deixando elas muito tensionadas.
Isso foi ótimo pra fazer base e downpick mas pra dar expressividade com vibrato e bend ficou bem dificil, ai comecei a perceber que com aquela tensão que minha guitarra tava não dava pra ficar em drop C.
Agora voltei pra B e senti o abismo de novo, com as cordas muito bambas em relação a drop C com essa tensão.
Aos poucos vou percebendo o nível de tensão ideal pra mim, no caso uns 20% mais relaxadas do que tava em drop C e uns 30 - 50% mais tensionadas do que está agora em B!
Eu também percebi outra coisa, tocando em corda muito bamba ela vibra tanto com o ataque da palheta que chega a distorcer o som, sai um som mais agudo que a nota tocada, até que ela vai perdendo a força da vibração e vai chegando na nota normal (isso tudo coisa de 0,2 - 0,5 segundos)
Eu voltei pra B também porque sabia que na regulagem que ela tá (voltada pra B) ficar com ela em drop C mudaria a tensão do braço e a micro afinação. Estou certo em pensar assim?
Triste vida não ter dinheiro e só ter uma guitarra.
Eu quero tocar desde Red Hot, Iron Maiden, até Amon Amarth que toca em B e em alguns shows em Bb.
Mais baixo que isso só afinação em A né? Por enquanto não gosto de nenhuma banda com ela (que eu saiba)
Tem alguma dica pra mim? Eu toco com uma placa de audio no PC então to pensando em procurar algun plugin que altera a afinação artificialmente. como aquele pedal do Tom Morello faz.
Toda mudança de calibre ou afinação muda a tensão do braço e pode desregular a guitarra.
Existem plugins para mudar afinação, vários!
@@gutogabrelon você poderia me recomendar algum?
muito bom mano eu tenho duas guitarras com corda 0.09 e outra com 0.10 uso a 0.09 normal e a 0.10 em droop C dó fico legal assim eu curti o peso abraço é nois ^^
Legal brother!
A drop C voce pode até usar um calibre mais pesado, se preferir: Uma 0.11 ou hibrida entre 0.10 e 0.11.
São só sugestões, claro! E se for mudar alguma coisa (calibre ou afinação) lembra que levar no luthier é sempre o ideal. Levar antes pra conversar e pedir a opinião dele (se voce tiver alguma duvida) e deixar pra ele regular para o que voce quer.
Valeu, um abraço!
obrigado pela dica mano to pretendendo tuna a minha menphis mg 130 kkkkkkkkkkkk abraço é nois^^
Boa! abraço
é nois mano ^^
As que eu mais uso são os Drops C,D e B,minha banda tem guitarras pesadas então a afinação tem que ser bem pesada,o negócio pesa bem kkkkkkkkkk
Muito massa os seus vídeos parceiro Show
Valeu brother!!
Grande abraço!
Na minha guitarra de 6 cordas sempre uso um tom e meio abaixo, mas na de 7 cordas deixo em drop G#, peso vem com força.
Vem mesmo!
Thanks!!!
Fala guto! Ótimo video, como sempre! Belo trabalho. Você poderia falar sobre guitarra barítono? Usando afinação padrão nela, a posição dos acordes mudam? Ou é somente o som que fica mais pesado? Obrigado
Valeu brother, sugestão anotada!
Mas as posições não mudam, os shapes ficam iguais.
É o peso de 7 cordas em uma guita de 6.
É como se você estivesse usando da 2ª até a 7ª corda.
muito legal, pode falar da afinacao que usa oficina G3, DADCAG
Massa ☺☺
Guto, eu toco muito metal melódico e metalcore. Eu vivo trocando a afinação da minha guitarra de Standard (para tocar uns melódico) e em Drop C (para tocar uns core) tem algum problema em relação ao tensor?
Brother, é uma mudança muito grande de afinação...
Ficar mudando assim constantemente pode deixar a sua guita sempre desregulada, pq a tensão das cordas em relação ao braço nunca fica equilibrada.
Dar problema no tensor em si é difícil (lembrando que não sou luthier), mas o braço pode até empenar pq a mudança é grande.
Se voce puder comprar uma 2ª guita, seria o ideal!
sobre a afinação em E aberto.... podemos pegar qualquer acorde tanto natural e cromáticos...tipo D#,C,F...????
Sim! Afinação aberta pode ser montada em qualquer acorde.
Por exemplo, se você só colocar as notas A C E B na afinação, vai ter uma afinação aberta em Am9.
Lembrando que sempre é mais seguro afrouxar uma corda do que esticar, mas não tem muita regra.
Anotei tudo no meu caderno :)
Hard Rock em Strato ai sim
Sim! Curte?
Guto Gabrelon Tenho uma hehe
Boa, qual marca? E que bandas voce curte tocar?
*Gosto de conhecer o pessoal que me acompanha!
Strinberg(Bem ruim eu sei kk) E curto oficina g3 (rock/heavy gospel)
Até que não, pra começar ta boa, tem outras muito piores hehe.
Legal, já ouvi bastante Oficina. Curto muito a pegada do Juninho Afram.
boa tarde Guto! você dá aula onde cara? gostaria de saber.
E aí brother!
As aulas são no meu home studio em Santo André - SP, para mais informações é só me mandar mensagem no facebook ou no e-mail:
> facebook.com/gutogabrelon
> facebook.com/gutogabrelonperfil
gutogabrelon@gmail.com
Um abraço!
Bacana!!
Vídeo muito didático 👍
faz um video falando dessa modelo de SG epiphone.
Já tenho um vídeo falando da SG e outros 9 modelos:
ruclips.net/video/6aQ8Miosz60/видео.html
Muito massa mano
Valeu brother
Guto, como funciona na sua Jackson quando coloca em drop D? Sei que vc travou a ponte, mas vc tira a trava pra mudar a afinação? Show de bola
Fica normal. A trava que coloquei na ponte impede ela de ir para trás, por isso ela não desceu quando mudei a afinação. Então é só soltar o lock nut, afinar e travar de novo.
Obrigado man. tmj
Essa afina open E ficou massa
Eu também curto, valeu!
É a mesma "Cebolão" em E usada na viola caipira.
Esse riff do 56 segundos: poderia ensinar os parâmetros para timbragem!
Nossa, faz tempo que gravei e não lembro o que usei no vídeo
Opa Guto beleza?? Cara tenho uma guita com Floyd, tem problema em “Dropar” o E para D? Usar o Drop D no caso
Fala brother, o correto é o luthier regular pra voce usar nessa afinação, aí não terá problemas
drop e open na mesma afinação não tem como né?
o que ficaria? kk abraço sou teu fã 🤟🤟
Até dá... mas não exatamente, pq aí já pensaria como open mesmo. Por exemplo D A D F# A D do grave para o agudo (open D)
@@gutogabrelon muito interessante obrigado
que daora mano
Eu comprei uma guitarra baratinha, 300 conto, mas tá faltando a corda mais fininha (acho que é a mi), será que fax muita diferença? Eu não tenho nada além de guitarra sera q da pra aprender bem?
opa amigos,eu comecei a tocar agr,quando vc falou da afinação standard ,como q faz ela ficar na distorção?pra ficar com esse som mais pesado de rock
Fala brother, voce pode usar a distorção do seu amp ou pedal ou até plugin. Pesquise sobre efeitos de guitarra
guto perdao pela pergunta boa, mas se coloco a afinacao Eb eu devo mudar a forma dos cordes ja q as notas mudriam de posicao?
Não necessariamente. Você pode tocar os acordes do mesmo jeito, mas sabendo que eles estão sendo transpostos automaticamente 1/2 tom abaixo. Quando você toca um C, soa um B por exemplo
3:20 gunslinger-Avenged Sevenfold Não?
Não, na verdade eu nem conhecia esta música hahah
Foi só um improviso meio no estilo tenso de Country Rock, mas realmente ficou parecido.
Uma dúvida, por exemplo, se o cara tem 2 guitarras, uma afinada em E e a outra em Eb...porém ele toca várias outras músicas com outras afinações...com isso...teria q ficar mudando a afinação ou da pra tocar músicas q está em um tom e meio a baixo por exemplo...na afinação Eb?
Pq tipo...Eu estava vendo as afinações das músicas q eu gosto...E me deparei com umas 5 afinações diferentes, então...Se eu tiver só 2 guitarras...como eu vou tocar todas essas músicas com todas essas afinações? Eu teria q ficar mudando ou eu posso tocar essas músicas em outras afinações tbm? Pq eu tava pensando: "não é possível q eu vou ter q levar a guitarra no luthier toda vez q eu for tocar músicas com outras afinações" kkkkk
O melhor é deixar uma guitarra em uma afinação em quartas, como o padrão (pode ser E, Eb, D... o que quiser) e a outra guita em uma afinação que não segue as quartas, se você for tocar músicas desse tipo (Drop D por exemplo).
Se a sua guita está em E e vai tocar uma música que usa Eb ou D, é só tocar como se estivesse na afinação da música, sem mudar a afinação. Ou seja, tocar a mesma digitação da música, mas na sua afinação.
E a mesma coisa na outra guitarra, se for uma música em Drop Db, por exemplo.
Eu uso um programa que altera a afinação da música, assim eu adapto a música para a minha afinação quando preciso. Eu explico nesse vídeo: ruclips.net/video/xriCgnKFuK4/видео.html
@@gutogabrelon eu tava pensando...Se eu deixar uma guitarra na afinação padrão e a outra 1 tom abaixo com a mizona em 2 tons abaixo. Eu posso usar a q tá na afinação padrão para tocar música q estão em meio tom abaixo tbm? Eu posso usar a q está na afinação em 1 tom abaixo para tocar músicas q estão em 1 tom e meio abaixo? Ou não seria aconselhável ficar mudando a afinação das guitarras nem q seja só em meio tom?
@@VictorLobeiro Ficar mudando toda hora não é bom pra guitarra, mas justamente não precisa! É só, por exemplo, trazer a música que usa Eb para E, usando o programa que falei
guns usa muito afinação em E bemol
como afinar meio tom abaixo...ja que os afinadores(app) so da a padrão....tem algum macete ou dica?
Use um afinador cromático (pode ser app). Ele pega qualquer nota
Fala amigão, vê se vc identifica a afinação do guitarrista Stivie Ray voulghan
Pelo que lembro de cabeça, acho que era Eb...
Cara tenho um probleminha com essa afinaçao bemol eu nunca sei o quanto eu preciso abaixar a afinaçao. Se é tipo ate sustenido tipo D# C# F# C# G# D# de baixo pra cima ou se eu so afrouxando a tarraxa ate ela chegar no limite de ficar sustenido. Sempre tenho problema pra tocar guns e afins
É você afinar a corda exatamente no #, por exemplo: Eb = D#
Só cuidado que a 2ª corda você está pensando na nota errada, a sequência seria D# A# F# C# G# D# da corda aguda para a mais grave.
E se você não tem um professor, dá uma olhada no meu curso: ruclips.net/video/g3G-7apQb_k/видео.html
@@gutogabrelon aaaaaah era essa duvida que eu tinha então eu tava certo. Valeu hein
Eu me perco mais quando eu quero saber a afinação de tal musica da banda que eu vou tocar... Tipo, quando eu vou tocar Guns N' Roses por exemplo eu sei que é meio tom abaixo todas as musicas que eu sei que acho que todas musicas deles são meio tom abaixo. Mas tem o Nirvana, Black Sabbath, AC\DC que eu me perco as vezes e sobre a afinação estar em D, C, G, eu me perco mais ainda... Por causa que eu queria saber afinação de cada corda... Que nem as musicas do Chris Cornell que eu sei que é padrão... Eu sou muito ruim na parte teórica...
E aí brother.
O melhor é voce conhecer a característica de afinação de cada banda.
Sim, o Guns só usava meio tom abaixo em todas as músicas.
AC/DC geralmente é em E mesmo, afinação padrão.
Cada musica que voce for aprender, voce pode dar uma pesquisada rápida na internet sobre a afinação dela, por exemplo buscar por: "nirvana afinação musica tal".
Pra saber a nota de cada corda é só comparar com a afinaçao padrão que é em E. Então a afinaçao em D por exemplo são todas as cordas 1 tom abaixo, sacou?
Com o tempo voce vai pegando experiencia de testar um pouco a musica e ja perceber qual é a afinação. E ficar mudando a afinação da sua guita toda hora não é muito bom, então voce pode usar o Winamp com o Pacemaker para mudar a afinaçao da musica! Eu explico isso neste vídeo: ruclips.net/video/xriCgnKFuK4/видео.html
Um abraço!
Blz guto, eu tenho uma Jackson e troquei a as cordas dela são novas mais parece que não dá afinação você poderia me explicar o que acontece quando fica assim????
Cordas novas demoram um pouco para acostumarem com a afinação. Se sua ponte for flutuante (Floyd), é capaz da afinação ficar mais instável, mas eu ensino um truque: ruclips.net/video/tRXJEsIhytI/видео.html
@@gutogabrelon putz gutao ela é flutuante sim, então é por isso q ela demora pegar afinação kkkk
eae guto blz? me da uma ajuda? eu toco em Standard (EADGBe) ai eu quero mudar pra drop D, eu uso uma guitarra com floyd rose, pra mim afinar é só prender a floyd (eu uso um bloco de madeira) e afinar a Mi para Ré e as outras cordas que desafinaram normalmente? e depois regular a autura da ponte lá atrás nos parafusos? sempre tive vontade de mudar afinação mais tive medo de acontecer alguma coisa errada... sou novo no canal muito bacana seus vídeos man! obrigado!!!
Então brother, se voce quiser manter a guitarra em Drop D, o correto é voce mandar num luthier pra ele regular a guita para essa afinação (regular ponte, tensor, etc). Aí é certeza que você não vai ter problemas!
Quando se trata de regulagem, não sou muito adepto do método "faça você mesmo" hehe
entendi man! então obrigado vou levar em um luthier e fazer da maneira segura, obrigado tmj!
É isso aí!
O que eu te indico fazer antes de levar a guitarra nele, é testar a afinação uma vez, ver se voce vai trocar o calibre de cordas que usa por um calibre maior de repente. Já que voce vai regular, vale a pena testar!
Conhece meu vídeo onde falo de calibres, né?
mais pra dropa em ponte flutuante, precisa passar por uma regulagem??
Normalmente sim. Pq quando voce for mudar a afinação, a ponte vai descer e desafinar as outras cordas. Aí voce vai tentando afinar e fica uma corda desafinando a outra.
Então se for deixar definitivo em Drop D, ja pede pro luthier regular pra essa afinação.
Guto Gabrelon então quer dizer que se eu for tocar a música *Aos* *pés* *da* *cruz* na versão da banda Oficina G3 na hora do culto não vai dar pra mudar?
Com ponte flutuante é impossível fazer qualquer mudança de afinação no meio do show. O certo é você ter outra guitarra já na afinação diferente para esta música.
Aliás, existe um acessório criado pelo Van Halen chamado D-Tuna que serve justamente para baixar um tom da 6ª corda em guitarras com ponte flutuante na hora em que precisar. Mas não é um acessório barato.
para usar a afinação 1 tom abaixo é recomendável que calibre de encordoamento?
Para 1 tom abaixo, minha recomendação é 0.10. Se você curtir uma corda mais firme e ainda mais pesada, pode ser uma 0.11 ou ainda uma versão híbrida entre as duas!
Abraço!
humm saquei! eu percebi que usando a 0.9 quando baixamos a afinação em 1 tom a ponte desce muito.
carlos bnf Hum, sua ponte é flutuante?
O ideal é, depois que você decidir qual calibre vai usar, regular pra esse calibre e essa afinação em um bom luthier. Principalmente se for ponte flutuante! Na verdade, na flutuante as vezes voce não consegue nem testar direito antes de regular, pq a ponte se move e fica muito ruim.
fala Guto Gabrelon minha ponte é flutuante sim eu vou ficar com a 0.10 mesmo e vou leva-la num luthier.
Blz, espero que fique boa pra voce!
Excelente vídeo!eu sou noob na guitarra mas pretendo tocar metal alguém me consegue recomendar a melhor afinação?
Tbm gostaria de saber
Valeu brother!
Não existe a melhor afinação para Metal, até pq cada guitarrista usa uma afinação diferente. Eu por exemplo, antigamente usava afinação padrão em E, mas mudei para Eb por causa da minha banda Ego Absence. Foi uma questão de escolha e necessidade das músicas soarem mais pesadas. O Metal moderno está pendendo para afinações cada vez mais graves, mas não se sinta obrigado a isso, você precisa pensar em atender a sua necessidade. Um abraço!
qual aquela afinação do frank gambale mesmo
ele usa uma diferente pra ficar parecido com piano acho kkk
Hum, não to ligado. Eu sei que o Stanley Jordan deixa uma afinação de 4as perfeitas, mas do Frank Gambale não sei
@@gutogabrelon que massa não conhecia
Olá Guto. Queria saber qual foi o amp usado nessa Jackson .
Olá brother, no vídeo não usei amp. A guitarra foi gravada direta no pc passando pelo Amplitube.
@@gutogabrelon valeu. Obrigado.
@@gutogabrelon só mais uma dúvida. Uma interface como a Scarlet, a beringer uphoria fica bem com o amplitube 4 ?
@@wan30 Sim! Eu uso uma Scarlett atualmente
Guto, quando vc muda a afinação vc precisa levá-la ao luthier para fazer algo mais complexo? Ou é apenas vc regular as oitavas e tá de boa? E cara, como eu sei quando posso por um calibre mais grosso de corda na minha guitarra? Meu professor uma vez colocou numa ibanez dele de Floyd (uma corda 012) e o braço da guitarra quebrou kkkkkk, futuramente penso em por um drop de c com 012 na minha ltd Explorer de ponte fixa, será que é só trocar? Ou tem uns paranaue que tenho que fazer? Hdhshshs, um abraço 🙌
Sempre deve levar no luthier. E ele vai saber indicar qual calibre sua guitarra aguenta
Cara danifica o instrumento se afinar frequentemente meio tom abaixo ( uso standard)
Se manter a mesma afinação e estiver regulado para ela, tudo certo. Ficar mudando que é o problema
Bandas de Metal core geralmente usa Drop Dó e Drop RE?
Muitas vezes sim, brother. Mas podem usar várias outras também, como outros "drops" e afinações sem drop (D, ou C#) e até 7 cordas
Impressão minha ou essa SG está sem o primeiro traste ?
Legal o video....flw
Não, está normal.
Acho que ele ta um pouco mais escuro e as vezes a iluminação e o angulo não valorizam ele.
Mas no take dos 5:00 realmente perece que está sem, não tinha reparado hahaha
Valeu, abraço!
Ensina afina pra metallica
Pelo que lembro de cabeça, acho que o Metallica já usou a afinação em E, Eb e D
Se eu mudar a afinação, vou precisar mudar o modo de fazer os acordes?
Os acordes só mudam de shape se você mudar estrutura da afinação, por exemplo na afinação aberta, ou na Drop D onde o acordes vão mudar em relação à 6ª corda.
Se voce mudar todas as cordas de modo igual, por exemplo todas as cordas 2 tons abaixo, os shapes dos acordes ficam iguais, porém soando 2 tons mais grave. Sacou?
saquei, vlw pela resposta :D
qual é o modelo dessa Jackson?
É uma D10 Pro. Saiu de linha há muito tempo.
eu tenho uma Jackson JDR 1994
essa questão de ter saído de linha não tem problema pra mim
sou muito fã dá Jackson e pretendo fazer uma coleção
Ótima guitarra a sua!
Legal, boa sorte com a coleção.
valeu
Que captação vc usou na Tagima?
Cara, é uma Tagima Special, que nem sei se te dizer qual é o captador pq são aqueles meio sem marca que ja vem na guitarra, sabe? É um cap bem simples que acabei nem trocando pq só uso como guita secundaria.
É que tenho uma condor(RX-20s) parada com captação Custom 50 da Malagoli, e ganhei de um amigo um encordoamento D"addario 0,10, e pesquisando o que fazer com esse eu acabei achando o seu vídeo. Eu só uso 0,9 e achei muito interessante o timbre que vc conseguiu reduzindo meio tom. Então perguntei pra saber se eu consigo algo parecido com com o que vc fez na Tagima na configuração de minha Condor com o 0,10? Muito obrigado pela atenção?
Entendi. O timbre com certeza vai ser diferente, pq é outra guitarra com outras madeiras e outro captador...
Mas sim, se você baixar a afinação em meio tom (Eb) e colocar a .010, vai perceber que o som fica pesado e com mais ataque.
Atualmente estou usando exatamente isso (.010 em Eb) na minha banda Ego Absence.
Lembrando que se voce for manter esse novo calibre e afinação, o ideal é regular a guitarra num luthier depois.
E meu vídeo sobre calibres pode te ajudar tambem com outras informações:
> ruclips.net/video/90nH4tNAOhs/видео.html
Um abraço!
Mais uma vez muito obrigado pela atenção!
como eu faço para deixar a guitarra na distorção?
Seu amplificador tem que ter o efeito da distorção, aí ele vai ter um botão pra ligar a distorção.
Se o ampli não tiver, aí só com pedal/pedaleira.
Não sei se era essa a dúvida...
Mas os acordes mudam de posição? Por quê as notas mudam de posição também neh?
Quando a afinação muda a estrutura, os acordes mudam de posição.
Mas quando a afinação muda toda por igual, não.
Por exemplo, afinando meio tom abaixo, você continua fazendo os acordes nos mesmos lugares, só que eles vão soar meio tom abaixo (o C soa como B).
Como funciona a afinação Standart ?
Eu explico no vídeo. Me explique a sua dúvida
3:17 qual a música?
É só um improviso, como sempre faço nos meus vídeos
@@gutogabrelon vc tem as tabs? Gostei muito
Não tenho, só fiz na hora mesmo...
Obrigado!
Como faz essa distorção ?
Não sei se entendi a pergunta, mas veja meu vídeo sobre distorção: ruclips.net/video/K4rEQnxYYBs/видео.html
Essa afinação "Open E" na viola caipira é chamada de "Cebolão"
Sim, é muito usada!
o soundgarden usa uma afinação bizarra na musica mind riot EEEEEe
pq a guitarra ele tem dos tipos de barulho como violão e o som dela mesmo
Acho que você está se referindo à distorção e ao som limpo.
A distorção é um dos efeitos que podemos adicionar ao som da guitarra, assista esse meu vídeo que você vai entender sobre esse efeito: ruclips.net/video/K4rEQnxYYBs/видео.html
Um abraço!
Uma afinação legal na guitarra pra tocar em igreja vc oode fala ?
Eu posso deixa a afinação da minha Memphis by tagima MG 22 normal mesmo em (E .A.D.G.B.E) ou posso troca a afinação?
Não existe "afinação para igreja", você deve saber qual a proposta sonora que precisa. Comece com a afinação padrão e teste, mas provavelmente não vai precisar trocar
porra entro pra ver um video maneiro de guitarra e na propaganda aparece a porra da ludmila , youtube ta um lixo
Começou o vídeo com a guitarra desafinada