Sempre estudei em colégio público com notas variando entre 9 e 10 no ginásio e ensino médio inteiro. Único estudo que fiz por fora foi curso de inglês, que concluí nível de fluência junto com a formação do ensino médio. Volta e meia, topava com algum professor que frisava que só tinha destaque pois estava na pública, que concorrendo com de particular me frustraria. Prestei o Enem sem cobrança, já tendo até me matriculado na particular antes, Estácio, para Psicologia. Consegui notas medias nas avaliações objetivas. Variando entre 580 à 710, mas consegui 960 na redação, que elevou bastante minha média. Joguei minha nota no Sisu para Assistência Social e Línguas Português-Inglês pela ampla concorrência (ocorreu o fenômeno de a nota de corte da cota pública estar mais alta que a da ampla). Passei direto para Assistência Social na UFRJ em 7° de 22 vagas, com nota sendo aprovada também para PT-EN, UFRJ. Psicologia, eu entraria no máximo pela lista de espera. Estava em 47° concorrendo por cerca de 30 e pouquinhas vagas. A aprovação me baqueou bastante. Tive que fazer uma auto-avaliação muito grande em relação ao que eu queria para minha vida e rotina dos próximos anos. Analisei os gastos que daria para meu pai, pois seria inviável trabalhar ao mesmo tempo em que cursaria integral em pública. Sou classe média, então não contei por senso comum com auxílio de nada, e com razão, mas sabendo que o gasto apertaria um pouco as coisas. Tanto financeira, quanto de rotina. Escolhi cursar a particular de Psicologia com bolsa e abri mão da vaga da pública, pois vi que estava me baseando muito pela cabeça e expectativa dos outros. Consegui realizar esses objetivos vindo totalmente de colégios públicos do RJ, pois sempre valorizei meus estudos e professsores. Na particular, não será diferente. Estou cursando o 5° período conciliando com estágio remunerado em órgão público do estado, que eu com certeza não poderia estar desfrutando da experiência se houvesse escolhido a pública. Não existe melhor universal, existe o SEU melhor baseado no que VOCÊ espera da sua vida e prioridades. Priorizei dinâmismo e possibilidade de experiência de trabalho em uma rotina que não me drena completamente. Além de certa independência financeira junto da formação acadêmica. Sei que também poderia estar vivendo coisas incríveis na pública, mas o peso do outro lado da balança, para mim, não valeria a pena. Se quer ir para a pública de coração, vá. Se quer ir para particular, ou enxergar como a mais viável no momento, vá e não se martirize. Corre atrás. Ingressar em qualquer uma das duas não é a parte mais difícil, nem a mais importante. O diferencial vai ser a tua atuação naquilo que você se propor à exercer como profissional formado. O que você vai buscar de especialização, prática, cumprimento da ética...
No meu caso eu não tive muita escolha, na minha cidade só tinha psicologia em faculdades particulares, e eu não tinha condição financeira nenhuma de ir pra outra cidade e nenhuma cidade perto da minha tinha psico. Sempre quis estudar numa pública pois amo a pesquisa acadêmica, e sei que elas tem um grande enfoque nisso, já estudei por um tempo um outro curso em uma pública e deu para perceber, mas não tive essa escolha quando fiz o vestibular. Dai eu consegui uma bolsa 100% e agora estou no meu primeiro período e esse ano a faculdade pública da minha cidade acaba de inaugurar o curso ds psicologia para o ano que vem. À principio fico me sentindo complexada por não está numa pública e ter mais acesso a essas iniciativas de pesquisa e tal mas a minha faculdade tem uma estrutura muito boa e projetos de iniciação cientifica e ligas acadêmicas e fiquei feliz em saber que uma das pessoas que admiro nessa área (o eslen) é da particular também. Ainda estou tentando descobrir o que posso fazer, quais caminhos trilhar. Obrigada por esse conteúdo! Muito objetivo e ajuda demais.
@@vitordamas5504 sou sim, exatamente isso kkkkkk eu fazia letras na Unimontes lá em 2019, as minhas professoras já falavam que iam inaugurar mas faltava professores e tal. Mas enfim, estou satisfeita no momento, não pretendo mudar de faculdade, vestibulares são desgastantes, por mim não faria nunca mais.
Infelizmente não tive muita escolha, eu acabei indo pra uma faculdade particular, eu precisava de tempo pra trabalhar, o curso de psicologia na pública da minha cidade pega manhã e tarde, eu não conseguiria trabalhar, sem contar que descobri um câncer de mama na minha mãe que está psicológicamente desinstabilizada bem no início do curso, e eu prometi a ela não desistir antes desse ocorrido, e ela me fez prometer concluir msm ela estando na situação que tá(ela tem medo de morrer sem me ver formada) é tanto que colapsei entrando em crise de estresse por conta da quantidade de coisas que preciso dar conta, e a pressão do trabalho tbm. Não conseguiria dar conta se tivesse numa pública.
Verdade... faço Psicologia em uma Faculdade particular. É organizado.. porém a carga horária é grande e puxada. Aulas até aos Sábados das 13h às 17 horas. Todos sábados.
A faculdade mediana - entre 1000 e 3000 oferece 4 estágios supervisionados mas logicamente bem pincelados, a pós graduação prática com especialização no que você escolheu é a melhor escolha depois. Me sinto muito bem formada na faculdade mediana, porque o que faz o profissional é o que ele vai ler a parte e buscar, sendo apenas a prática da profissão e o próprio exercício da terapia enquando paciente - ou cliente - e enquanto psi -o que vai te oferecer o que precisa, ou seja, independente da PUC que você ingresse haverão poucos estágios e não serão suficientes para a prática da profissão! Portanto se formem e procurem um lato sensu com prática e enquanto isso tentem atender pelo plano de saúde - é muito pouco o pagamento - mas você pegará experiência e segurança só assim, fomentando o Instagram profissional também, é um desafio o início mas quem faz o profissional é VOCÊ
Perfeito! Entretanto, algumas universidades públicas inegavelmente colocam o aluno em contato com mais oportunidades de realizar pesquisa e de fazer extensão. Digo por experiência própria, já que fiz minha graduação em universidade pública e minha pós graduação em uma faculdade particular.
Vou cursar na particular e o motivo é o fato da oferta no turno da noite. As públicas em Campina Grande são integrais. Tenho minhas criticas sociais a isso... mas enfim.
Ensino superior público é o sonho de todos os cidadãos de baixa renda, porém a realidade é bem diferente. Enem privilegia alunos que tiveram acesso as melhores instituições de ensino do país, ou seja, classe média alta e alta.
Esse país é uma vergonha. Funciona assim, a educação base na rede pública, na sua maioria, é um lixo, educação nível superior pública super valorizada. Então quem vai ter acesso a esse ensino superior de instituição pública tida na sociedade como mais valorizada, é aquele que teve a educação base de qualidade ou seja o da escola particular na maioria dos casos ou aquele que veio de uma base fraca da rede pública que teve que ralar a camisa pra conseguir entrar por meio de cotas . Ave Maria! Nao faz sentido nenhum. Ou melhor, faz sim, é aquela manobra pra deixar o "pobre" de fora da ascenção social. Assim funciona esse país.
Verdade tudo que falou e no fim a pessoa tem que decidir se quer filosofar na vida ou ganhar dinheiro com a profissão que escolheu, o importante é ter foco no que você realmente quer! Ser um dr, ter doutorado e mestrado nem sempre vai te garantir o melhor emprego, pois depende também da oferta e concorrência sem contar a experiência na área ofertada, e outras expertises que irão agregar, comer livros 24hs por dia nem sempre é uma boa se não intercalar o seu saber, muito inteligente sem nenhuma experiência de mercado pode te deixar com um diploma de gaveta. Por fim, foque seus estudos na área especifica que quer trabalhar e depois vai expandido para outras que gostar também, a escola quem faz é você, A ou B tanto faz, se você tirar o melhor dela para você. Boa sorte!
Conheci seu trabalho hoje e me ajudou a esclarecer muitas coisas e ter certeza sobre o caminho que pretendo seguir! Vídeo MUITO bom. É como você falou: aquele papo de "Tanto faz pública ou particular, quem faz o profissional é você!" é realmente simplista, os dados apresentados me ajudaram demais e tenho certeza que vai ajudar uma galera aí! Todo o sucesso do mundo pra você, irmão! Obrigado
Passei na UFPB, mas não havia transporte da minha cidade para a capital. Realmente foi o jeito eu visar uma universidade privada através do FIES devido as aulas serem apenas a noite e haver transporte nesse caso.
Pensando em fazer economia na UFPB. Poderia me passar seu contato para tirar dúvidas? Sou de João Pessoa/PB e tenho 20 anos... Você vai me ajudar muito...
Olá, sempre tive interesse no curso de psicologia, mas devido as condições financeiras e da vida até então não pude fazer, mas tudo bem, Isso não é motivo que impeça ninguém a alcançar seu alvo, hoje já casada e com filhos na da adolescência e fase adulta , estou com essa intenção novamente em me graduar, hoje trabalho na área da saúde e já fui cuidadora em clínica psiquiatria, amo essa área sempre gostei e hoje vejo que está mais acessível. Obrigada por compartilhar seu conhecimento.
Quantas diferenças das faculdades públicas e particulares gostei mt do video o ruim e que em faculdades muito reconhecida como são as melhores as mensalidades são caríssimas mesmo já não é barato em nem uma 😂😂 nessas então que bom que tem as públicas que dão oportunidades pras pessoas que não tem condições de pagar particular mas é como tu falou em cada uma tem as partes boas e ruins as bom seria que fosse coisas boas mas não é assim funciona video otimo parabéns Pedro
Existem ótimas faculdades particulares em São Paulo com nota igual a Mackenzie e mensalidade menor que 800 reais. No meu caso por ser segunda graduação, a mensalidade fica na faixa de 260 reais.
eu queria pública pra nao pagar ne, pq é um dinheiro difícil de se mover... mas caralho... tenho 30 anos e não da pra fazer enem de novo... não tenho NENHUMA memória de química kkkkk nao da
Dá sim cara. Eu passei no Enem várias vezes e nunca fui fazer os cursos kkkkkk Motivo? Não sabia oq queria pra minha vida. O fato é que, depois de estagiar por 6 meses na área administrativa, concluí que oq tem haver comigo mesmo é psicologia! Agora estou num enfoque: Fazer Enem pela milésima vez ou continuar na particular mudando para psicologia. (Tenho 27 anos e faço ADM na UniCesumar no modelo EAD). Mas indo para psicologia, pretendo mudar para presencial, até porque acho crucial essas matérias de humanas serem estudadas presencialmente. Pela troca de conhecimentos e tal...
Negociar de como vai ser feitas as avaliações não é bem assim não kkkkk eu estudei em particular e se não não fizéssemos as provas certinho, reprovava e teria que pagar a disciplina novamente.
Ótimo vídeo! Vamos falar sobre o processo de transferência externa das universidades públicas que visa ocupar as vagas de desistência, ele é pouco divulgado e a concorrência é muito menor do que o vestibular tradicional. Eu fiz o meu primeiro ano da psico na PUCRS e apliquei para prova de transferência externa da UFRGS onde apenas os conteúdos de português, redação, biologia e história são cobrados. Hoje sou aluna da UFRGS que oferece psico em turnos diurnos e noturnos, sendo que o noturno possui inclusive os estágios a noite possibilitando assim os alunos trabalharem de forma remunerada durante o dia. Então meus amigos não desistam do ensino público, as vagas da UFRGS são 50% destinadas as ações afirmativas. O foco é social e pesquisa mas existem mil matérias eletivas de todas as demais áreas, o que te oferece a possibilidade de direcionar o currículo para sua área de preferência.
Inclusive, me tira uma dúvida por gentileza, tem q passar quanto tempo matriculado numa universidade p poder fazer o vestibular de transferência da UFRGS? E por ex, se eu concluí 2 semestre na uni particular, quando eu entrar na UFRGS vou continuar no semestre q parei na outra ou vou começar do início na UFRGS?
Oi existem cursos livres , porem com conteudo bom, que alguem, sem o curso de psicologia, possa fazer para se aproximar da psicologia e ter certeza se quer ou nao investir nessa carreira?
Milhares de alunos precisando de moradia para estudar …universidades públicas com grande parte com alunos de grande poder aquisitivo….cursando universidade pública…/ e este governo cheio de amor fez o que? Nem picanha e muito menos alguma coisa para essa questão….verhonhaaaaa
E infelizmente com esse bum do curso de Psicologia, esta saindo cada vez profissionais deficitários, pq nas grandes maiorias das faculdades particulares é pagou passou.
Entra numa faculdade particular com essa mentalidade, tu reprova em boa parte das matérias com o resto da turma que acha que particular é fácil... No primeiro semestre, metade da sala reprovou em genética, no segundo mais da metade reprovou em estatística.
Eu já fiz dois cursos nas particulares e não é bem assim, se não estudar não vai passar, vai ficar pagando dp toda hora, e lá se vai 100 a 300 reais, agora se você não gosta da profissão, não escreveu nada no caderno não vai lembrar de nada na prática, muito menos ser presencial
Cara eu moro fora do Brasil 🇧🇷 Já faz muitos anos que eu não sei oq é estudar. Não sei nada sobre faculdades ou sobre oq o governo disponibiliza. Mas gostaria de fazer o curso pq me identifico. Existe possibilidade de fazer pagar para fazer sem nenhuma prova?
Tu quer dizer se dá pra fazer faculdade sem passar em vestibular? Sim, as particulares disponibilizam isso, porém a mensalidade não é muito generosa. Tem 2 faculdades particulares onde eu moro: unoesc e uceff, o curso de psicologia nessas universidades passam de 1400 mês
Sempre estudei em colégio público com notas variando entre 9 e 10 no ginásio e ensino médio inteiro. Único estudo que fiz por fora foi curso de inglês, que concluí nível de fluência junto com a formação do ensino médio. Volta e meia, topava com algum professor que frisava que só tinha destaque pois estava na pública, que concorrendo com de particular me frustraria.
Prestei o Enem sem cobrança, já tendo até me matriculado na particular antes, Estácio, para Psicologia. Consegui notas medias nas avaliações objetivas. Variando entre 580 à 710, mas consegui 960 na redação, que elevou bastante minha média. Joguei minha nota no Sisu para Assistência Social e Línguas Português-Inglês pela ampla concorrência (ocorreu o fenômeno de a nota de corte da cota pública estar mais alta que a da ampla). Passei direto para Assistência Social na UFRJ em 7° de 22 vagas, com nota sendo aprovada também para PT-EN, UFRJ. Psicologia, eu entraria no máximo pela lista de espera. Estava em 47° concorrendo por cerca de 30 e pouquinhas vagas.
A aprovação me baqueou bastante. Tive que fazer uma auto-avaliação muito grande em relação ao que eu queria para minha vida e rotina dos próximos anos. Analisei os gastos que daria para meu pai, pois seria inviável trabalhar ao mesmo tempo em que cursaria integral em pública. Sou classe média, então não contei por senso comum com auxílio de nada, e com razão, mas sabendo que o gasto apertaria um pouco as coisas. Tanto financeira, quanto de rotina. Escolhi cursar a particular de Psicologia com bolsa e abri mão da vaga da pública, pois vi que estava me baseando muito pela cabeça e expectativa dos outros.
Consegui realizar esses objetivos vindo totalmente de colégios públicos do RJ, pois sempre valorizei meus estudos e professsores. Na particular, não será diferente. Estou cursando o 5° período conciliando com estágio remunerado em órgão público do estado, que eu com certeza não poderia estar desfrutando da experiência se houvesse escolhido a pública.
Não existe melhor universal, existe o SEU melhor baseado no que VOCÊ espera da sua vida e prioridades.
Priorizei dinâmismo e possibilidade de experiência de trabalho em uma rotina que não me drena completamente. Além de certa independência financeira junto da formação acadêmica.
Sei que também poderia estar vivendo coisas incríveis na pública, mas o peso do outro lado da balança, para mim, não valeria a pena.
Se quer ir para a pública de coração, vá. Se quer ir para particular, ou enxergar como a mais viável no momento, vá e não se martirize. Corre atrás.
Ingressar em qualquer uma das duas não é a parte mais difícil, nem a mais importante.
O diferencial vai ser a tua atuação naquilo que você se propor à exercer como profissional formado. O que você vai buscar de especialização, prática, cumprimento da ética...
No meu caso eu não tive muita escolha, na minha cidade só tinha psicologia em faculdades particulares, e eu não tinha condição financeira nenhuma de ir pra outra cidade e nenhuma cidade perto da minha tinha psico. Sempre quis estudar numa pública pois amo a pesquisa acadêmica, e sei que elas tem um grande enfoque nisso, já estudei por um tempo um outro curso em uma pública e deu para perceber, mas não tive essa escolha quando fiz o vestibular. Dai eu consegui uma bolsa 100% e agora estou no meu primeiro período e esse ano a faculdade pública da minha cidade acaba de inaugurar o curso ds psicologia para o ano que vem. À principio fico me sentindo complexada por não está numa pública e ter mais acesso a essas iniciativas de pesquisa e tal mas a minha faculdade tem uma estrutura muito boa e projetos de iniciação cientifica e ligas acadêmicas e fiquei feliz em saber que uma das pessoas que admiro nessa área (o eslen) é da particular também. Ainda estou tentando descobrir o que posso fazer, quais caminhos trilhar. Obrigada por esse conteúdo! Muito objetivo e ajuda demais.
Você é de Montes Claros? Pois a pública daqui também acaba de inaugurar um curso de psicologia
@@vitordamas5504 sou sim, exatamente isso kkkkkk eu fazia letras na Unimontes lá em 2019, as minhas professoras já falavam que iam inaugurar mas faltava professores e tal. Mas enfim, estou satisfeita no momento, não pretendo mudar de faculdade, vestibulares são desgastantes, por mim não faria nunca mais.
@@peripatweticx Oii Ana como conseguiu bolsa de 100%?
@@diamantinasoaresproenca2681 pelo prouni, joguei minha nota do Enem.
Infelizmente não tive muita escolha, eu acabei indo pra uma faculdade particular, eu precisava de tempo pra trabalhar, o curso de psicologia na pública da minha cidade pega manhã e tarde, eu não conseguiria trabalhar, sem contar que descobri um câncer de mama na minha mãe que está psicológicamente desinstabilizada bem no início do curso, e eu prometi a ela não desistir antes desse ocorrido, e ela me fez prometer concluir msm ela estando na situação que tá(ela tem medo de morrer sem me ver formada) é tanto que colapsei entrando em crise de estresse por conta da quantidade de coisas que preciso dar conta, e a pressão do trabalho tbm.
Não conseguiria dar conta se tivesse numa pública.
Sou Bacharel em Direito por uma universidade Federal. Analista Judiciário do tribunal de justiça. E agora fazendo psicologia. Excelente curso.
Verdade... faço Psicologia em uma Faculdade particular. É organizado.. porém a carga horária é grande e puxada. Aulas até aos Sábados das 13h às 17 horas. Todos sábados.
Vou fazer particular. Preciso trabalhar, cuidar de casa da minha filha ,a pública não seria um opção viável para mim. Obg pelo vídeo amo seu canal ❤
A faculdade mediana - entre 1000 e 3000 oferece 4 estágios supervisionados mas logicamente bem pincelados, a pós graduação prática com especialização no que você escolheu é a melhor escolha depois. Me sinto muito bem formada na faculdade mediana, porque o que faz o profissional é o que ele vai ler a parte e buscar, sendo apenas a prática da profissão e o próprio exercício da terapia enquando paciente - ou cliente - e enquanto psi -o que vai te oferecer o que precisa, ou seja, independente da PUC que você ingresse haverão poucos estágios e não serão suficientes para a prática da profissão! Portanto se formem e procurem um lato sensu com prática e enquanto isso tentem atender pelo plano de saúde - é muito pouco o pagamento - mas você pegará experiência e segurança só assim, fomentando o Instagram profissional também, é um desafio o início mas quem faz o profissional é VOCÊ
Perfeito! Entretanto, algumas universidades públicas inegavelmente colocam o aluno em contato com mais oportunidades de realizar pesquisa e de fazer extensão. Digo por experiência própria, já que fiz minha graduação em universidade pública e minha pós graduação em uma faculdade particular.
Vou cursar na particular e o motivo é o fato da oferta no turno da noite. As públicas em Campina Grande são integrais. Tenho minhas criticas sociais a isso... mas enfim.
Interessante, que as universidades públicas militam tanto por inclusão e os cursos da área de saúde são o dia todo (diurno).
Ensino superior público é o sonho de todos os cidadãos de baixa renda, porém a realidade é bem diferente. Enem privilegia alunos que tiveram acesso as melhores instituições de ensino do país, ou seja, classe média alta e alta.
Esse país é uma vergonha. Funciona assim, a educação base na rede pública, na sua maioria, é um lixo, educação nível superior pública super valorizada. Então quem vai ter acesso a esse ensino superior de instituição pública tida na sociedade como mais valorizada, é aquele que teve a educação base de qualidade ou seja o da escola particular na maioria dos casos ou aquele que veio de uma base fraca da rede pública que teve que ralar a camisa pra conseguir entrar por meio de cotas . Ave Maria! Nao faz sentido nenhum. Ou melhor, faz sim, é aquela manobra pra deixar o "pobre" de fora da ascenção social. Assim funciona esse país.
Fato
Verdade tudo que falou e no fim a pessoa tem que decidir se quer filosofar na vida ou ganhar dinheiro com a profissão que escolheu, o importante é ter foco no que você realmente quer! Ser um dr, ter doutorado e mestrado nem sempre vai te garantir o melhor emprego, pois depende também da oferta e concorrência sem contar a experiência na área ofertada, e outras expertises que irão agregar, comer livros 24hs por dia nem sempre é uma boa se não intercalar o seu saber, muito inteligente sem nenhuma experiência de mercado pode te deixar com um diploma de gaveta. Por fim, foque seus estudos na área especifica que quer trabalhar e depois vai expandido para outras que gostar também, a escola quem faz é você, A ou B tanto faz, se você tirar o melhor dela para você. Boa sorte!
Conheci seu trabalho hoje e me ajudou a esclarecer muitas coisas e ter certeza sobre o caminho que pretendo seguir! Vídeo MUITO bom. É como você falou: aquele papo de "Tanto faz pública ou particular, quem faz o profissional é você!" é realmente simplista, os dados apresentados me ajudaram demais e tenho certeza que vai ajudar uma galera aí! Todo o sucesso do mundo pra você, irmão! Obrigado
Passei na UFPB, mas não havia transporte da minha cidade para a capital. Realmente foi o jeito eu visar uma universidade privada através do FIES devido as aulas serem apenas a noite e haver transporte nesse caso.
Infelizmente, esse tipo de coisa acontece mesmo. :(
Porém, que bom que deu certo.
Crescer o número de matrícula concordo, mas os que concluem são poucos. Do quinto período em diante cai absurdo o número de alunos.
ESTUDEI 3 MESES DE ECONOMIA NA UFPB. DEUS ME DEFENDERAY 😢
TERMINEI BIOMEDICINA NA SANTA EMÍLIA E HOJE MORO EM LONDRES.
Pensando em fazer economia na UFPB. Poderia me passar seu contato para tirar dúvidas? Sou de João Pessoa/PB e tenho 20 anos... Você vai me ajudar muito...
muito bom, muita clareza.
Olá, sempre tive interesse no curso de psicologia, mas devido as condições financeiras e da vida até então não pude fazer, mas tudo bem, Isso não é motivo que impeça ninguém a alcançar seu alvo, hoje já casada e com filhos na da adolescência e fase adulta , estou com essa intenção novamente em me graduar, hoje trabalho na área da saúde e já fui cuidadora em clínica psiquiatria, amo essa área sempre gostei e hoje vejo que está mais acessível. Obrigada por compartilhar seu conhecimento.
Que vídeo esclarecedor, conheço o Eslne também, e quero muito fazer psicologia.
Este video sanou muitas dúvidas, continue criando esse conteúdo completo e detalhado com essa postura e eloquência maravilhosa que você têm!!
Quantas diferenças das faculdades públicas e particulares gostei mt do video o ruim e que em faculdades muito reconhecida como são as melhores as mensalidades são caríssimas mesmo já não é barato em nem uma 😂😂 nessas então que bom que tem as públicas que dão oportunidades pras pessoas que não tem condições de pagar particular mas é como tu falou em cada uma tem as partes boas e ruins as bom seria que fosse coisas boas mas não é assim funciona video otimo parabéns Pedro
Existem ótimas faculdades particulares em São Paulo com nota igual a Mackenzie e mensalidade menor que 800 reais. No meu caso por ser segunda graduação, a mensalidade fica na faixa de 260 reais.
Exemplo?
@@whsantos São Judas e Cruzeiro do Sul
No meu caso também
Onde você faz psicologia priscila?
@@innw2303 Cruzeiro do Sul, está sendo minha primeira semana... estou impressionada com a organização! Tô adorando.
eu queria pública pra nao pagar ne, pq é um dinheiro difícil de se mover... mas caralho... tenho 30 anos e não da pra fazer enem de novo... não tenho NENHUMA memória de química kkkkk nao da
rlx amigo, começa do basico, o canal química do monstro tem umas aulas boas sobre isso, nunca é tarde demais pra aprender nada. 💪🏽
@@diego-nickprecisa tirar uma nota muito boa em química pra cursar psicologia? 😕
Dá sim cara. Eu passei no Enem várias vezes e nunca fui fazer os cursos kkkkkk Motivo? Não sabia oq queria pra minha vida. O fato é que, depois de estagiar por 6 meses na área administrativa, concluí que oq tem haver comigo mesmo é psicologia! Agora estou num enfoque: Fazer Enem pela milésima vez ou continuar na particular mudando para psicologia. (Tenho 27 anos e faço ADM na UniCesumar no modelo EAD). Mas indo para psicologia, pretendo mudar para presencial, até porque acho crucial essas matérias de humanas serem estudadas presencialmente. Pela troca de conhecimentos e tal...
Adoro assistir seus vídeos, moro em João pessoa, estou nesse dilema como ingressar na Faculdade para fazer Psicologia!
Negociar de como vai ser feitas as avaliações não é bem assim não kkkkk eu estudei em particular e se não não fizéssemos as provas certinho, reprovava e teria que pagar a disciplina novamente.
Obrigada pelo vídeo maravilhoso. ❤
Ótimo vídeo! Vamos falar sobre o processo de transferência externa das universidades públicas que visa ocupar as vagas de desistência, ele é pouco divulgado e a concorrência é muito menor do que o vestibular tradicional. Eu fiz o meu primeiro ano da psico na PUCRS e apliquei para prova de transferência externa da UFRGS onde apenas os conteúdos de português, redação, biologia e história são cobrados. Hoje sou aluna da UFRGS que oferece psico em turnos diurnos e noturnos, sendo que o noturno possui inclusive os estágios a noite possibilitando assim os alunos trabalharem de forma remunerada durante o dia. Então meus amigos não desistam do ensino público, as vagas da UFRGS são 50% destinadas as ações afirmativas. O foco é social e pesquisa mas existem mil matérias eletivas de todas as demais áreas, o que te oferece a possibilidade de direcionar o currículo para sua área de preferência.
Sou de João Pessoa mas meu sonho/objetivo é conseguir estudar na UFRGS
Inclusive, me tira uma dúvida por gentileza, tem q passar quanto tempo matriculado numa universidade p poder fazer o vestibular de transferência da UFRGS? E por ex, se eu concluí 2 semestre na uni particular, quando eu entrar na UFRGS vou continuar no semestre q parei na outra ou vou começar do início na UFRGS?
Muito bom video mano parabens . Tava com muito com essas duvidas
Muito esclarecedor, agradeço mt
Nós que agradecemos!
Sensacional 🎉🎉
Oi existem cursos livres , porem com conteudo bom, que alguem, sem o curso de psicologia, possa fazer para se aproximar da psicologia e ter certeza se quer ou nao investir nessa carreira?
Obrigado
Milhares de alunos precisando de moradia para estudar …universidades públicas com grande parte com alunos de grande poder aquisitivo….cursando universidade pública…/ e este governo cheio de amor fez o que? Nem picanha e muito menos alguma coisa para essa questão….verhonhaaaaa
Oi meu nome é Yasmin, estou no 1°ano do ensino médio tenho muita vontade de um dia cursar psicologia o que vc me recomenda estudar agora???
E infelizmente com esse bum do curso de Psicologia, esta saindo cada vez profissionais deficitários, pq nas grandes maiorias das faculdades particulares é pagou passou.
Entra numa faculdade particular com essa mentalidade, tu reprova em boa parte das matérias com o resto da turma que acha que particular é fácil...
No primeiro semestre, metade da sala reprovou em genética, no segundo mais da metade reprovou em estatística.
Eu já fiz dois cursos nas particulares e não é bem assim, se não estudar não vai passar, vai ficar pagando dp toda hora, e lá se vai 100 a 300 reais, agora se você não gosta da profissão, não escreveu nada no caderno não vai lembrar de nada na prática, muito menos ser presencial
De forma alguma coleguinha! Quero ver só passar sem ler e estudar...que preconceito bobo e ultrapassado
Uma pergunta. Um psicólogo que trabalha nas escolas tem salário fixo ou cobra por sessão?
Depende, mas geralmente tem salário fixo.
Cara eu moro fora do Brasil 🇧🇷
Já faz muitos anos que eu não sei oq é estudar. Não sei nada sobre faculdades ou sobre oq o governo disponibiliza. Mas gostaria de fazer o curso pq me identifico. Existe possibilidade de fazer pagar para fazer sem nenhuma prova?
Tu quer dizer se dá pra fazer faculdade sem passar em vestibular? Sim, as particulares disponibilizam isso, porém a mensalidade não é muito generosa. Tem 2 faculdades particulares onde eu moro: unoesc e uceff, o curso de psicologia nessas universidades passam de 1400 mês
❤
👏🏻👏🏻👏🏻
Nossa! Pelo amor de Deus, o curso caro da pega!
👏👏🙏
peguei greve no meu primeiro ano 😍
Vi faculdade de psicologia por 507 reais 😅 Será que o ensino é ruim ?
Oxi! É EAD?
@ presencial kkk