Amigo, sou da Bahia tbm, lhe indico a cultivar mavuno, aqui está aguentando muito bem a seca, não da lagarta nem cigarrinha. Ele só é difícil de implementar, pois, é muito lento até chegar na altura ideal, mas depois do primeiro pastejo é só sucesso.
Olá... Aqui na região o pessoal costuma usar o Ácido Fosfórico, entre as colheitas, tipo planta milho...ao final da colheita, liga a irrgação e abre o final de linha de de cada mangueira de irrigação pra sair a sujeira, daquela mangueira de gotejo, aí fecha o final de linha... e vai pra próxima. até tirar a sujeira grossa de cada uma. Depois injeta o acido fosforico na irrigação e liga o sistema, assim que enche todas as mangueiras, desliga o sistema e deixa de molho até o dia seguinte... Ai liga de novo e vai abrindo o final de linha para tirar a sujeira e fechando novamente. A quantidade de acido para uma caixa de 1000 litros (caixa plastica ou fibra, não pode ser de cimento ou fibrocimento/Eternit) o vendendor vai te informar. Ano passado ouvi falar que o aumentos dos fertilizantes... o pessoal estava usando o acido muriatico, que sairia mais em conta, mas não sei as quantidades.
@@josecavalcante6171 Azulim é um nome comercial. Em lojas de produtos de limpeza, vai encontrar o Acido Muriatico/Clorídrico, que faz parte da composição do Azulim.
Mestre, estou bem pertinho de sua propriedade (Guanambi-Ba). Estou pensando em iniciar um pastejo rotacionado em minha propriedade, mas ainda estou com muita dúvida de qual capim utilizar. Tendo em vista a nossa região e suas características como temperaturas altas, baixa precipitação anual, cigarrinha.... Qual cultivar recomendaria-me entre o paredão, kurumim ou o zuri?? Grato mestre e parabéns pelo excelente material do canal.
Olá amigo. Olha o Kurumi até que me surpreende, pois ele ainda rebrota no sequeiro, mas é altamente suscetível a lagartas. Ao menos aqui, tinha que combater durante todo o período de chuvas. Paredão no sequeiro sem chance. Zuri, não posso afirmar, mas acho que também é complicado. Eu pretendo mais a frente EXPERIMENTAR o MG 13 Baraúna num pedaço de terra e o Xaraés ou o Paiaguás. Um colega tem o Xaraes em Montes Claros, ano passado, em Julho o Xaraés estava verdinho lá, enquanto o Buffel e o Urochloa já estavam secos a tempos.
@@AgroSertanejo obrigado mestre pelo feedback!! Sobre o MG 13 Braúna o pessoal tem plantado aqui na região, inclusive um amigo pecuarista e os resultados têm sido satisfatórios. Boa quantidade de matéria seca e também resistente a estiagem. Embora o ideal seja experimentá-los em um período de tempo maior, já que apesar de termos média de 700 mm de precipitação anual pode ocorrer pelo histórico de ficarmos abaixo de 500 mm e não sei se ele sobreviveria a essa estiagem. Por fim, mestre, um capim que esse mesmo amigo utilizou e tem se mostrado resistente a seca é o massai, sugiro analisá-lo. Um forte abraço.
@@gilmargbi1 Muito interessante, pensava que o melhor panicum para o semi-arido era o Tanzania. Mas o Massai em Gbi, consegue se reestabelecer após a florescencia sem chuvas em março e abril? Soube que a Embrapa está prestes a lançar duas braquiarias focadas em regiões como a nossa. Não lembro onde vi a reportagem, mas deve ter sido no começo do ano, e falavam de lançar ainda em 2021. Tomara que consigam conciliar, resistência a seca com ciclo tardio para ter verde por mais tempo, após as chuvas.
@@AgroSertanejo Sim, o massai tem aguentado bastante essa estiagem. Fiquei curioso e pesquisando aqui no RUclips, percebi que em lugares do estado do CE já tem pecuaristas elogiando a resistência do massai aos solos mais pobres e tbm a pouca falta de chuvas. Vi também em um vídeo de uma pesquisadora da embrapa falando que apesar do massai ser um capim lançado no ano de 2000, agora, que ele tem ganhado mercado por conta dessas especificidades. Vou procurar os vídeo e posto logo abaixo. Ótimo!! Vamos aguardar esses lançamentos da embrapa.
@@AgroSertanejo ruclips.net/video/TaT4HSo3poU/видео.html&ab_channel=CanaldoBoi ruclips.net/video/xTeGb-g7Jd0/видео.html&ab_channel=WellingtonRodrigues ruclips.net/video/R2hnuW2efjQ/видео.html&ab_channel=WellingtonRodrigues OBS: Copie os links e cole no navegador para assistir aos vídeos.
Ao menos aqui na região que costuma ficar 6 a 8 meses sem chuvas... O Kurumi tem melhor desempenho. Após a primeira chuva ele já começa a rebrotar muito bem. Enquanto o mg 12, já sente com 30 a 60 dias sem chuvas. E uma parte morre já morre no primeiro ano. Em sequeiro
Pq vc preferiu o MG12 Paredão no lugar do BRS Kurumi para fazer sua pastagem rotacionada? Seria pelo custo e plantio do Kurumi serem mais elevados? Ou a produtividade do paredão foi melhor?
Olá boa tarde. Optei pela facilidade de plantio, maior lotação por área. Alem do Kurumi ser muito suscetível a ataques de lagartas constantemente. E ainda mais suscetível ao ataque de cigarrinha. Morrendo muitas touceiras se não agir rápido. Fora isso, na prática não vi grandes vantagens nutricionais que para o MEU caso, compensasse. Fazer essa opção. Por último vi pouquíssimos sistemas em funcionamento usando o Kurumi, em relação a Mombaca e Paredão.
@@AgroSertanejo Muito obrigado pela resposta amigo. Quando vc diz que ele tem maior lotação por área está falando que dá para colocar mais cabeça por hectares com o paredão do que com o Kurumi? Obrigado pela ajuda
@@pedrohoracio8300 Exato. É comum sistema com 10-12vacas por hectare, no mombaca, quando bem manejado e com adubação adequada. Ja o Kurumi, nas minhas pesquisas, vi no geral, uma lotação de 8 UA, na média anual.
Sobre a cerca elétrica, mestre, eu também quebrei a cabeça no início e hoje eu posso dar as seguintes dicas: 1 - Faça o cálculo do tamanho da cerca e a potência do eletrificador. O mais importante são os "Joules de saída do aparelho". (Indico o marca nacional FOGGIATO pelo excelente custo benefício, só pra ter uma ideia, a empresa possui eletrificadores de 10 joules liberados a partir de R$ 400,00. Sem contar também com a política de pós venda pelo Whatsapp instruindo o usuário com dúvidas de instalação....) 2 - Invista em um Voltimetro digital para cerca elétrica. Essa é a única maneira de descobrirmos a efetividade do choque e também os cantos de cerca que estão dando fuga de eletricidade. A recomendação para que os animais respeitem é uma voltagem acima de 7.000 volts. (Minha indicação é o aparelho da marca Securi Service, tbm pelo custo benefício. Hoje, na internet dá pra adquirir pelo valor de R$ 170 reais). Choque "sem medição" é ilusão, dor de cabeça para o pecuarista e nada adianta culpar o sistema de cerca eletrica rual, devido os animais não respeitarem. Abraços, mestre!!
Faltou falar do aterramento com hastes de cobre em solo úmido pra trab somente com a cerca positiva, quantos mais hastes melhor , e se não tiver solo úmido aí sim trab com o terra na cerca
@@AgroSertanejo blz Amigo já sou assinante do canal à muito tempo blz moro em Salvador mais minha região mesmo é próximo à cidade de jacobina- ba tô estudando muito sobre o kurumi e o paredão da Matsuda na nossa Região o seu tá top 👏👏👏👏
@@klevessobral8995 Rapaz eu fiz um curso de doma racional em Outubro na cidade de Tanquinho, tinha um pessoal de Jacobina e Capim Grosso. Eu acho o Kurumi muito bom , assim que eu puder, quero plantar um hectare e testar na pratica a capacidade de suporte de animais bem como os níveis nutrionais dando o mesmo tratamento do mg12 paredao. Quanto a paredao uma coisa que não gostei, deve ser comum nos Pannicum é a facilidade com o qual o gado arranca. Acho a raiz superficial demais.
@@AgroSertanejo eu planto mombaça nao tenho este problema, muito provavelmente sua terra é muito arenosa. Neste caso use variedades de brachiaria. É um capim com produtividade inferior aos panincuns, mas é o fusca das forrageiras.
Olá, no caso do Kurumi ou Paredão? O Kurumi a recomendação da Embrapa é de 80cm x 80 cm, eu achava uma absurdo que ficaria muito falhado. Mas depois de plantar, no meu caso, foi com 1m de largura e mesmo assim ele fechou muito bem. Então é altamente recomendável usar os 80x80. Ja no caso do Paredão, plantando com matraca espacamente de 40x30 deu bom resultado.
Obrigado já me tirou esta dúvida Agora gostaria de possuir algumas mudas de curumi e kapiacu, você consegue fornecer? E pouca coisa minha are a pequena (62)99669-7453 me chama no Zap
Vou tentar fazer um vídeo essa semana mostrando os 2 em condições similares, mas já te adianto que o Kurumi é bem mais resistente a seca e respondo logo que cai uma aguinha. Inclusive plantei 2 linhas do MG12 PAredao e o Kurumi, dando a mesma quantidade de agua, na tarde seguinte as folhas do Paredão apresentam murchas e as do Kurumi continuam perfeitas, viçosas.
Olá. Está sendo adubado na saída do piquete. Antes foi feita a análise do solo e aplicamos o fósforo e micronutrientes antes de semear. E agora na saída do gado estamos aplicando cloreto de potássio e ureia. Na próxima só rodada só uréia e daqui alguns meses será feita nova análise do solo para possíveis ajustes.
Será que você utilizou a mangueira cujo os gotejadores tem uma substância a base de cobre que impede o envolvimento pelas raízes da planta? É um material que compõe os próprios gotejadores fabricados pela Netafim. Tem também substâncias anti enraizantes que pode ser injetadas no sistema através da água. De qualquer maneiro agradeço muito por estas informações passadas por você. São muito valiosas para mim.
Amigo, esse MG12 PAREDÃO ele pega por talo ou semente? Outra coisa, ele é mesmo tolerante a seca mesmo? Moro no Ceará e o clima é bem parecido com o seu aí da Bahia.
Olá. Não amigo. Houve confusão... MG 12 eh um Pannicum, igual ao Mombaça, conhece? Ele vai por sementes. Eu uso ele irrigado. E sem dúvidas ele sente muito mais a seca que o Kurumi. Pelo que observo o Kurumi resiste mais a seca que o Capiacu que por sua vez é melhor que o capim elefante comum. Mas repetindo. O MG 12 paredão que tenho eh irrigado. Da família dos Pannicum que já vi falarem que eh melhor para região seca é o Tanzânia. Mas não tenho experiência. O paredão eu sei que se faltar água com sol quente no outro dia ele está sentindo.
Não tive que diminuir, por causa do pasto. Diminui, pois estava previsto para vender essa novilhada no mes de fevereiro mesmo. Nesse momento está sobrando comida, graças a Deus, mas daqui uns 2 meses o tempo esfria e o capim deve ter crescimento mais lento. De qualquer modo ainda estou aprendendo a manejar o capim, para o proximo verão, se Deus quiser já vou estar mais prático para fazer os ajustes.
A água aqui é de poço semi artesiano. Estou a uns 10-12km da margem do rio São Francisco. A água eh levemente salobra, gelada e com sede se bebê quase sem perceber. Rssss. No entanto, há presença de calcário como toda água de poço da região, que aumenta o trabalho para o uso de gotejamento. Mesmo assim, considero o gotejamento melhor meio de irrigacao, principalmente nessa região.
Bom dia Eduardo. Irrigação o custo fica entre 8 e 12 mil por hectare em média. conforme o terreno, distância da fonte de água, etc. O Kurumi eh para pastejo direto, para fazer silagem eh o Capiacu.
Infelizmente não Francisco, aqui no sertão baiano a água tem bastante calcário. Então com o tempo entope os gotejadores. No caso de plantio de milho, capiacu ou uma cultura de 3 meses... Da para trabalhar fazendo um procedimento de limpeza das mangueiras com ácido a cada 3 meses. Mas com água de Rio colocando um filtro ficaria ótimo o gotejamento subterrâneo.
@@franciscobarbosa3616 No caso seria para fazer cria ou recria? A água permite o uso do gotejamento subterrâneo? Pelo que pesquisei sobre o Kurumi (e foi um bocadinho) eu vi na maior parte dos casos indicação de 6 a 8 animais de 15@ por hectare. Mas ainda não vi nenhum estudo caso com altas doses de ureia e potássio como fazem no Mombaça para permitir tranquilamente até 12 animais por hectares com um pasto muitíssimo bem manejado.
Jeff Localmix não fiz ainda estudo da água. A intenção é formar esta área e dividir em 30 piquetes e adubar/irrigar . Pretendo usar gado Jérsei ou jersolando.
Caramba. Esse é o ponto fraco dele. Tenho 4 mudas plantadas juntas ao MG 12 paredão. Mas a lagarta só vai no Kurumi praticamente. Você está combatendo com Lannate?
Olha, aqui em função da temperatura e sol forte, sao 80mil litros para cada hectare todos os dias, nesse período, depois das chuvas até julho cai para quase a metade.
Boa! Me inscrevi e dei um like! Porque vc não tocou o curumim? Acho q ele como o paredão viria mais forte, não acha? Sugestão : Sempre se identifique e sua localização com precipitação média (10 anos) e o momento atual. Identifique características do seu solo! Assim que assiste seus vídeos pela primeira vez pode comparar com suas próprias realidades e se interessar mais em assistir outros vídeos do seu Canal Abs
Não amigo. Pelo contrário. Os especialistas recomendam em lugar plano por volta de 30-40 metros. Agora onde o relevo varia muito aí deve reduzir o espaçamento. O importante eh que não mantenha a altura estabelecida no projeto da cerca. Sem deixar alta demais ou baixa demais. Eu uso como base 30 metros e corrijo conforme o terreno. Lembre-se cerca elétrica eh para contenção psicológica. Então tem que ter choque bom, forte, sem fugas. Aí o animal não joga. Se for colocar estaca a cada 3 metros, eu não uso cerca elétrica.
@@AgroSertanejo ok , mas ela mais longe é bem mais fácil afrouxar e o gado ficará passando a cabeça por debaixo e comendo o piquete seguinte . Mas cada produtor escolhe oque acha melhor
amigo seu capim ficou show, estou nesse pensamento, como sou da região litoranea do Ceará, quero plantar capim no inverno e como trabalho fortemente com cajueiro, quero plantar essa capim na metade do inverno pro final, e deixá-lo para o verão, mesmo seco e não me importando com a rebrota,pois plantarei todo ano, você acha que ele se desenvolve bem em 5 a 6 meses de verão ? a proteina ainda é boa?
Olha amigo, eu não posso dizer com certeza, pois nunca fiz algo assim. Mas acredito deve funcionar sim, pois seria similar ao feno em pé. Fazer o pre-secado ou silagem conserva mais a forragem, mas vai dar mais trabalho.
Boa tarde
Top
Amigo, sou da Bahia tbm, lhe indico a cultivar mavuno, aqui está aguentando muito bem a seca, não da lagarta nem cigarrinha. Ele só é difícil de implementar, pois, é muito lento até chegar na altura ideal, mas depois do primeiro pastejo é só sucesso.
Que maravilha... Esse ano vou tentar experimentar o Massai em pequena área de teste. E no próximo pretendo experimentar o Mavuno em 5ha.
Onde é sua cidade, amigo?
Estou experimentado MAVUNO em morro do chapéu BA esse ano.
A semente vai pro solo hoje...
Segundo a EMBRAPA a necessidade hídrica do BRS Kurumi é de 850/900 mm anuais
Amigo onde moro a também tem muito calcario,como vc faz o processo de limpeza dos gotejadores,qual produto vc usa?
Olá... Aqui na região o pessoal costuma usar o Ácido Fosfórico, entre as colheitas, tipo planta milho...ao final da colheita, liga a irrgação e abre o final de linha de de cada mangueira de irrigação pra sair a sujeira, daquela mangueira de gotejo, aí fecha o final de linha... e vai pra próxima. até tirar a sujeira grossa de cada uma. Depois injeta o acido fosforico na irrigação e liga o sistema, assim que enche todas as mangueiras, desliga o sistema e deixa de molho até o dia seguinte... Ai liga de novo e vai abrindo o final de linha para tirar a sujeira e fechando novamente. A quantidade de acido para uma caixa de 1000 litros (caixa plastica ou fibra, não pode ser de cimento ou fibrocimento/Eternit) o vendendor vai te informar. Ano passado ouvi falar que o aumentos dos fertilizantes... o pessoal estava usando o acido muriatico, que sairia mais em conta, mas não sei as quantidades.
@@AgroSertanejo realmente o ácido fosfórico além de caro é difícil,já ouvi falar de gente que usa um produto chamado azulim
@@josecavalcante6171 Azulim é um nome comercial. Em lojas de produtos de limpeza, vai encontrar o Acido Muriatico/Clorídrico, que faz parte da composição do Azulim.
vc én de onde?
Qual a região aí por favor ?
Mestre, estou bem pertinho de sua propriedade (Guanambi-Ba). Estou pensando em iniciar um pastejo rotacionado em minha propriedade, mas ainda estou com muita dúvida de qual capim utilizar.
Tendo em vista a nossa região e suas características como temperaturas altas, baixa precipitação anual, cigarrinha....
Qual cultivar recomendaria-me entre o paredão, kurumim ou o zuri??
Grato mestre e parabéns pelo excelente material do canal.
Olá amigo. Olha o Kurumi até que me surpreende, pois ele ainda rebrota no sequeiro, mas é altamente suscetível a lagartas. Ao menos aqui, tinha que combater durante todo o período de chuvas. Paredão no sequeiro sem chance. Zuri, não posso afirmar, mas acho que também é complicado.
Eu pretendo mais a frente EXPERIMENTAR o MG 13 Baraúna num pedaço de terra e o Xaraés ou o Paiaguás. Um colega tem o Xaraes em Montes Claros, ano passado, em Julho o Xaraés estava verdinho lá, enquanto o Buffel e o Urochloa já estavam secos a tempos.
@@AgroSertanejo obrigado mestre pelo feedback!! Sobre o MG 13 Braúna o pessoal tem plantado aqui na região, inclusive um amigo pecuarista e os resultados têm sido satisfatórios. Boa quantidade de matéria seca e também resistente a estiagem. Embora o ideal seja experimentá-los em um período de tempo maior, já que apesar de termos média de 700 mm de precipitação anual pode ocorrer pelo histórico de ficarmos abaixo de 500 mm e não sei se ele sobreviveria a essa estiagem. Por fim, mestre, um capim que esse mesmo amigo utilizou e tem se mostrado resistente a seca é o massai, sugiro analisá-lo. Um forte abraço.
@@gilmargbi1 Muito interessante, pensava que o melhor panicum para o semi-arido era o Tanzania. Mas o Massai em Gbi, consegue se reestabelecer após a florescencia sem chuvas em março e abril? Soube que a Embrapa está prestes a lançar duas braquiarias focadas em regiões como a nossa. Não lembro onde vi a reportagem, mas deve ter sido no começo do ano, e falavam de lançar ainda em 2021. Tomara que consigam conciliar, resistência a seca com ciclo tardio para ter verde por mais tempo, após as chuvas.
@@AgroSertanejo Sim, o massai tem aguentado bastante essa estiagem. Fiquei curioso e pesquisando aqui no RUclips, percebi que em lugares do estado do CE já tem pecuaristas elogiando a resistência do massai aos solos mais pobres e tbm a pouca falta de chuvas. Vi também em um vídeo de uma pesquisadora da embrapa falando que apesar do massai ser um capim lançado no ano de 2000, agora, que ele tem ganhado mercado por conta dessas especificidades.
Vou procurar os vídeo e posto logo abaixo.
Ótimo!! Vamos aguardar esses lançamentos da embrapa.
@@AgroSertanejo ruclips.net/video/TaT4HSo3poU/видео.html&ab_channel=CanaldoBoi
ruclips.net/video/xTeGb-g7Jd0/видео.html&ab_channel=WellingtonRodrigues
ruclips.net/video/R2hnuW2efjQ/видео.html&ab_channel=WellingtonRodrigues
OBS: Copie os links e cole no navegador para assistir aos vídeos.
Parabéns pelo canal, e trabalho
Muito obrigado amigo, muito em breve retorno com novos vídeos, se Deus quiser!
Porque em certo tempo o capim perde a força e começa secar
Qual seria o mais resistente a seca o kurumi ou MG12??
Ao menos aqui na região que costuma ficar 6 a 8 meses sem chuvas... O Kurumi tem melhor desempenho. Após a primeira chuva ele já começa a rebrotar muito bem. Enquanto o mg 12, já sente com 30 a 60 dias sem chuvas. E uma parte morre já morre no primeiro ano. Em sequeiro
Gostei
Boa noite muito bom seu vido essa agua q vc irriga vem de poco arteziano é
Olá. Sim amigo, água de poço.
Pq vc preferiu o MG12 Paredão no lugar do BRS Kurumi para fazer sua pastagem rotacionada? Seria pelo custo e plantio do Kurumi serem mais elevados? Ou a produtividade do paredão foi melhor?
Olá boa tarde. Optei pela facilidade de plantio, maior lotação por área. Alem do Kurumi ser muito suscetível a ataques de lagartas constantemente. E ainda mais suscetível ao ataque de cigarrinha. Morrendo muitas touceiras se não agir rápido. Fora isso, na prática não vi grandes vantagens nutricionais que para o MEU caso, compensasse. Fazer essa opção. Por último vi pouquíssimos sistemas em funcionamento usando o Kurumi, em relação a Mombaca e Paredão.
@@AgroSertanejo Muito obrigado pela resposta amigo. Quando vc diz que ele tem maior lotação por área está falando que dá para colocar mais cabeça por hectares com o paredão do que com o Kurumi?
Obrigado pela ajuda
@@pedrohoracio8300 Exato. É comum sistema com 10-12vacas por hectare, no mombaca, quando bem manejado e com adubação adequada. Ja o Kurumi, nas minhas pesquisas, vi no geral, uma lotação de 8 UA, na média anual.
Sobre a cerca elétrica, mestre, eu também quebrei a cabeça no início e hoje eu posso dar as seguintes dicas:
1 - Faça o cálculo do tamanho da cerca e a potência do eletrificador. O mais importante são os "Joules de saída do aparelho". (Indico o marca nacional FOGGIATO pelo excelente custo benefício, só pra ter uma ideia, a empresa possui eletrificadores de 10 joules liberados a partir de R$ 400,00. Sem contar também com a política de pós venda pelo Whatsapp instruindo o usuário com dúvidas de instalação....)
2 - Invista em um Voltimetro digital para cerca elétrica. Essa é a única maneira de descobrirmos a efetividade do choque e também os cantos de cerca que estão dando fuga de eletricidade. A recomendação para que os animais respeitem é uma voltagem acima de 7.000 volts. (Minha indicação é o aparelho da marca Securi Service, tbm pelo custo benefício. Hoje, na internet dá pra adquirir pelo valor de R$ 170 reais).
Choque "sem medição" é ilusão, dor de cabeça para o pecuarista e nada adianta culpar o sistema de cerca eletrica rual, devido os animais não respeitarem.
Abraços, mestre!!
Faltou falar do aterramento com hastes de cobre em solo úmido pra trab somente com a cerca positiva, quantos mais hastes melhor , e se não tiver solo úmido aí sim trab com o terra na cerca
Ta show sua pastagem
VAleu, nos proximos dias devo fazer um vídeo mostrando melhor.
Olá Amigo sua região é na Bahia Att
Isso, sertão baiano. Fica uns 200km de Guanambi.
@@AgroSertanejo blz Amigo já sou assinante do canal à muito tempo blz moro em Salvador mais minha região mesmo é próximo à cidade de jacobina- ba tô estudando muito sobre o kurumi e o paredão da Matsuda na nossa Região o seu tá top 👏👏👏👏
@@klevessobral8995 Rapaz eu fiz um curso de doma racional em Outubro na cidade de Tanquinho, tinha um pessoal de Jacobina e Capim Grosso. Eu acho o Kurumi muito bom , assim que eu puder, quero plantar um hectare e testar na pratica a capacidade de suporte de animais bem como os níveis nutrionais dando o mesmo tratamento do mg12 paredao. Quanto a paredao uma coisa que não gostei, deve ser comum nos Pannicum é a facilidade com o qual o gado arranca. Acho a raiz superficial demais.
@@AgroSertanejo eu planto mombaça nao tenho este problema, muito provavelmente sua terra é muito arenosa. Neste caso use variedades de brachiaria. É um capim com produtividade inferior aos panincuns, mas é o fusca das forrageiras.
Muito bom video
Belo trabalho
Preciso tirar algumas duvidas qual o espaçamento que devo plantar
Olá, no caso do Kurumi ou Paredão? O Kurumi a recomendação da Embrapa é de 80cm x 80 cm, eu achava uma absurdo que ficaria muito falhado. Mas depois de plantar, no meu caso, foi com 1m de largura e mesmo assim ele fechou muito bem. Então é altamente recomendável usar os 80x80. Ja no caso do Paredão, plantando com matraca espacamente de 40x30 deu bom resultado.
Obrigado já me tirou esta dúvida
Agora gostaria de possuir algumas mudas de curumi e kapiacu, você consegue fornecer? E pouca coisa minha are a pequena
(62)99669-7453 me chama no Zap
Muito boa a resistência do Kurumi, você pode mostrar e falar da resistência do Capiaçu?
Vou tentar fazer um vídeo essa semana mostrando os 2 em condições similares, mas já te adianto que o Kurumi é bem mais resistente a seca e respondo logo que cai uma aguinha. Inclusive plantei 2 linhas do MG12 PAredao e o Kurumi, dando a mesma quantidade de agua, na tarde seguinte as folhas do Paredão apresentam murchas e as do Kurumi continuam perfeitas, viçosas.
@@AgroSertanejo top meu amigo que regiao é essa sua é semi árido?
@@jerreguimaraes4569 Opa, é sim. Sertão da Bahia.
Amigo, vc vende mudas de kurumi ?
qual o valor da irrigação do mg12?
Gostaria de adirir umas muda vc mim venderia moro em Carinhanha daria jeito de pega
Qusl seu contato chefia
Sempre vou aí lapa dou de tanque novo bahia
Você aduba essa pastagem?
Olá. Está sendo adubado na saída do piquete. Antes foi feita a análise do solo e aplicamos o fósforo e micronutrientes antes de semear. E agora na saída do gado estamos aplicando cloreto de potássio e ureia. Na próxima só rodada só uréia e daqui alguns meses será feita nova análise do solo para possíveis ajustes.
Quanto em média fica uma análise de solo?
@@arthur2951 a análise é barato. Acho que custou 30 a 35 reais. Custo parecido ao do Sedex para enviar a amostra. E é altamente recomendável.
Muito obrigado pelas informações,Sucesso!
Boa tarde amigo quantos dia leva para rebrota na irrigação
Olá, exceto meses muito frios, demora por volta de 28 a 30 dias, na época das chuvas até menos.
mesmo com o capim seco mais tendo água pro gado beber da pra criar de boa o gado
Esse lugar e uma baixada ou um lugar alto?
Eh uma leve baixada, aonde foi feito plantio. Mas no geral a área é plana.
@@AgroSertanejo ruclips.net/video/vRn4yl4mKAc/видео.html minha terrra . sera q sai
ruclips.net/video/xV2fbO4th14/видео.html no periodo das chuvas
Será que você utilizou a mangueira cujo os gotejadores tem uma substância a base de cobre que impede o envolvimento pelas raízes da planta? É um material que compõe os próprios gotejadores fabricados pela Netafim. Tem também substâncias anti enraizantes que pode ser injetadas no sistema através da água. De qualquer maneiro agradeço muito por estas informações passadas por você. São muito valiosas para mim.
Olá vc vende mudas do BRS KURUMI?
olá, nao vendo mudas, foi apenas um experimento, da uma procurada no mercado livre, comprei pelo site.
Amigo, esse MG12 PAREDÃO ele pega por talo ou semente? Outra coisa, ele é mesmo tolerante a seca mesmo? Moro no Ceará e o clima é bem parecido com o seu aí da Bahia.
Olá. Não amigo. Houve confusão... MG 12 eh um Pannicum, igual ao Mombaça, conhece? Ele vai por sementes.
Eu uso ele irrigado. E sem dúvidas ele sente muito mais a seca que o Kurumi. Pelo que observo o Kurumi resiste mais a seca que o Capiacu que por sua vez é melhor que o capim elefante comum. Mas repetindo. O MG 12 paredão que tenho eh irrigado. Da família dos Pannicum que já vi falarem que eh melhor para região seca é o Tanzânia. Mas não tenho experiência. O paredão eu sei que se faltar água com sol quente no outro dia ele está sentindo.
@@AgroSertanejo obrigado amigo!
Olá
Se vc roçar vai ficar todo verde com a rebrota.
A palhada atrapalha a rebrota e ela vai adubar.
Faz um teste num pedaço.
Bom Dia, esse MG12 paredão tá sendo irrigado?
Já assinei no canal
e vc teve que disminuir os bois por Hec? entao vc levou eles pra onde?
Não tive que diminuir, por causa do pasto. Diminui, pois estava previsto para vender essa novilhada no mes de fevereiro mesmo. Nesse momento está sobrando comida, graças a Deus, mas daqui uns 2 meses o tempo esfria e o capim deve ter crescimento mais lento. De qualquer modo ainda estou aprendendo a manejar o capim, para o proximo verão, se Deus quiser já vou estar mais prático para fazer os ajustes.
qual é a temperaturas ai e que tipo de regiao é a sua?
@@clinicaarte-dentalcobija4775 sertão baiano. Com exceção de período de maio a julho. Temperaturas entre 30 e 35 graus costuma ser uma constante.
@@AgroSertanejo vc é de onde ,eu sou da Bahia tbm ibitiara , vc vende as mudas do kurumi?
Prezado
Já me escrevi e gostaria de ver todos as reportagem
Obrigado!
Henrique Santana
Fala um pouco da tua água aí mano ?
A água aqui é de poço semi artesiano. Estou a uns 10-12km da margem do rio São Francisco. A água eh levemente salobra, gelada e com sede se bebê quase sem perceber. Rssss.
No entanto, há presença de calcário como toda água de poço da região, que aumenta o trabalho para o uso de gotejamento. Mesmo assim, considero o gotejamento melhor meio de irrigacao, principalmente nessa região.
Qual custo vc teve para irrigar p/ hectare? Sou de Caetité e vou fazer uns piquetes!
Esse kurumim só serve para silagem, ou pastejo tbm?
Bom dia Eduardo. Irrigação o custo fica entre 8 e 12 mil por hectare em média. conforme o terreno, distância da fonte de água, etc.
O Kurumi eh para pastejo direto, para fazer silagem eh o Capiacu.
Seu projeto é para leite ou corte?
@@eduardoneves3910 para gado de leite. Acredito que o corte dá muito menos trabalho, .mas para áreas pequenas o leite da mais resultado
A irrigação subterrânea (30cm) por gotejamento não seria uma opção ?
Infelizmente não Francisco, aqui no sertão baiano a água tem bastante calcário. Então com o tempo entope os gotejadores. No caso de plantio de milho, capiacu ou uma cultura de 3 meses... Da para trabalhar fazendo um procedimento de limpeza das mangueiras com ácido a cada 3 meses. Mas com água de Rio colocando um filtro ficaria ótimo o gotejamento subterrâneo.
Jeff Localmix pretendo irrigar 4 há de kurumi por gotejamento, quero manter de 40 a 60 animais , sou de Goiânia, acha viável ?
@@franciscobarbosa3616 No caso seria para fazer cria ou recria? A água permite o uso do gotejamento subterrâneo?
Pelo que pesquisei sobre o Kurumi (e foi um bocadinho) eu vi na maior parte dos casos indicação de 6 a 8 animais de 15@ por hectare. Mas ainda não vi nenhum estudo caso com altas doses de ureia e potássio como fazem no Mombaça para permitir tranquilamente até 12 animais por hectares com um pasto muitíssimo bem manejado.
Jeff Localmix não fiz ainda estudo da água. A intenção é formar esta área e dividir em 30 piquetes e adubar/irrigar . Pretendo usar gado Jérsei ou jersolando.
Jeff Localmix vacas em lactação, secas e bezerras. De mamando a caducando como se diz no Goiás 🤣
O meu kurimi está sendo atacada por lagarta do cartucho.
Meu sítio é em Posse GO. Divisa com Correntina Ba
Caramba. Esse é o ponto fraco dele. Tenho 4 mudas plantadas juntas ao MG 12 paredão. Mas a lagarta só vai no Kurumi praticamente. Você está combatendo com Lannate?
Olá vc vende mudas do BRS KURUMI?
Qual a quantidade de água vc utiliza por dia??É quantas vezes você irriga por semana desde já agradeço já sou escrito no seu canal.
Olha, aqui em função da temperatura e sol forte, sao 80mil litros para cada hectare todos os dias, nesse período, depois das chuvas até julho cai para quase a metade.
Boa!
Me inscrevi e dei um like!
Porque vc não tocou o curumim? Acho q ele como o paredão viria mais forte, não acha?
Sugestão :
Sempre se identifique e sua localização com precipitação média (10 anos) e o momento atual.
Identifique características do seu solo!
Assim que assiste seus vídeos pela primeira vez pode comparar com suas próprias realidades e se interessar mais em assistir outros vídeos do seu Canal
Abs
A distância estre as estacas da cerca elétrica está muito grande . O ideal é 3 a 5 metros estre estacas
Não amigo. Pelo contrário. Os especialistas recomendam em lugar plano por volta de 30-40 metros. Agora onde o relevo varia muito aí deve reduzir o espaçamento. O importante eh que não mantenha a altura estabelecida no projeto da cerca. Sem deixar alta demais ou baixa demais. Eu uso como base 30 metros e corrijo conforme o terreno. Lembre-se cerca elétrica eh para contenção psicológica. Então tem que ter choque bom, forte, sem fugas. Aí o animal não joga. Se for colocar estaca a cada 3 metros, eu não uso cerca elétrica.
@@AgroSertanejo ok , mas ela mais longe é bem mais fácil afrouxar e o gado ficará passando a cabeça por debaixo e comendo o piquete seguinte . Mas cada produtor escolhe oque acha melhor
@@alvarocamara584 ai e melhor ,para não ter que ficar cortando para não pegar o capim no fio .
@@kayotulioduraessobrinho7052exatamente , como a rotação é entre 20 e 30 dias não dá tempo o capim chegar a encostar no fio.
amigo seu capim ficou show, estou nesse pensamento, como sou da região litoranea do Ceará, quero plantar capim no inverno e como trabalho fortemente com cajueiro, quero plantar essa capim na metade do inverno pro final, e deixá-lo para o verão, mesmo seco e não me importando com a rebrota,pois plantarei todo ano, você acha que ele se desenvolve bem em 5 a 6 meses de verão ? a proteina ainda é boa?
Olha amigo, eu não posso dizer com certeza, pois nunca fiz algo assim. Mas acredito deve funcionar sim, pois seria similar ao feno em pé. Fazer o pre-secado ou silagem conserva mais a forragem, mas vai dar mais trabalho.
Boa noite, você não consegue me vender umas 100 mudas?
Boa noite, sou de são João do Paraíso, será que você não me conseguiria umas 100 mudas de kurumi?
Coloca a fita no meio. Resolve!
Olá amigo muito bom,onde vc fez a análise do solo?qual a cidade que tu fez?
Olá amigo, fiz com a Agrolab de Luiz Eduardo Magalhães. Não me recordo o valor agora. Mas o Sedex com 500g de terra foi mais caro que a análise.