Salve a Mãe Rendeira

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 4 июн 2024
  • Desde 2002 que Renato Imbroisi realiza atividades de desenvolvimento do artesanato local, através de oficinas e da criação de coleções, com apoio do Programa de Artesanato Paraibano (@artesanatopap) e do Sebrae Paraíba (@sebraeparaiba). O arranjo produtivo local da Renda Renascença do Cariri Paraibano abrange cinco municípios: Camalaú, Monteiro, São João do Tigre, São Sebastião do Umbuzeiro e Zabelê.
    Originária da Ilha de Burano, na Itália, a Renda Renascença foi disseminada no Brasil principalmente nos estados de Pernambuco e Paraíba. Sua confecção é baseada em pontos que ligam furos de uma fita chamada lace. O lace é colocado com alfinetes sobre um desenho em papel manteiga firmado em uma almofada em forma de rolo. Pouco a pouco, o tecido vai sendo formado, transformando, o que antes era linha e fita, em um resultado de extrema beleza.
    Inspirado nos retratos, Renato Imbroisi sugeriu que as artesãs do projeto fizessem rendas a partir dos desenhos que cada filho fez de sua mãe. Surgiram assim, os Quadros Rendados.
    Feliz Dia das Mães,
    Salve a Mãe Rendeira!
    O IRI agradece a todas as artesãs envolvidas no projeto, o PAP (Programa do Artesanato Paraibano), Sebrae Paraíba, Marielza Rodriguez de Araujo e Yara de Alencar Cunha Filha.
    Fotos: Renato Imbroisi
    Comunicação: Mariana Mariotto
    Animação: Bruno Cabús

Комментарии •