@@fahesimes ou seja a EMBRAPA, usou do dinheiro suado dos trabalhadores para dar tecnologia para a aristocracia poder ganhar dinheiro. OU seja é sempre o estado favorecendo a NOBREZA enquanto ferra os mais pobres taxando tudo e mais um pouco.
Uma aula pra mostrar que o liberalismo é melhor, foi boa a aula, mas tem saber entender. Todos os argumentos reforçam wue o liberalismo é melhor. O estado cobra menos imposto, conseguem crédito barato......, logo, fica comprovado, basta o estado deixar de atrapalhar que o negócio anda. Já imaginou se fosse em todos os setores? Srm contar que, já mais eles pode fazer essa afirmação: "sem o estado não teríamos o que temos hoje", pois o liberalismo em sua plenitude nunca foi implantado, logo, cientificamente ele não pode fazer tal afirmação, só se pode tirar conclusões científicas a partir de experimentação. Isso posto esses caras falaram algo anti científico. E falar que se não fosse a EMBRAPA não teríamos o agro de hoje no Brasil, sinto informar que estudos dos solos, seleção de sementes....., já é feito a séculos, ou seja, estado só sequestrou o que já existia a séculos e sem o estado.
@@moisescosta4364 O Liberalismo é ruim, o certo mesmo é acabar com o Estado e ir para o Feudalismo. Somente no Feudalismo não existia intervenção Estatal e cada um podia ter seu feudo e sua propriedade privada. O Estado Brasileiro tinha que ser aniquilado inclusive a polícia militar e o exército. Você ainda é muito limitado e sonhador para acreditar no Liberalismo.
@@pequenabrunette3726 ou seja a EMBRAPA, usou do dinheiro suado dos trabalhadores para dar tecnologia para a aristocracia poder ganhar dinheiro. OU seja é sempre o estado favorecendo a NOBREZA enquanto ferra os mais pobres taxando tudo e mais um pouco.
@@pequenabrunette3726pior ainda, o governo tem q pagar pro estado o desconto da lei candir, pro BONITÃO do produtor poder exportar,kkkkkkkk,absurdo que é!
@pequenabrunette3726, Mas por que não mudam a Lei Kandir, um dos piores que trabalharam contra o Brasil, beneficiou também as grandes mineradoras, como a Vale, a destruidora.
@@rosanacruz5133 porque, a resposta é MUITO SIMPLES já ouviu falar da bancada ruralista ,pois é, são formada por grandes produtores da monocultura (só produz um Tipo de cultura,soja ou arroz) com esse pensamento em mente ,vc acredita que eles gostariam que o povo(governo),deixasse de pagar pra eles exportaram, kkkkkk,duvido muito ,a ruralista c junta com o CENTRÃO e já daí ordens ,para o governo conseguir movimentar alguma coisa no país, só dando a eles cargos estratégicos, então...
ou seja a EMBRAPA, usou do dinheiro suado dos trabalhadores para dar tecnologia para a aristocracia poder ganhar dinheiro. OU seja é sempre o estado favorecendo a NOBREZA enquanto ferra os mais pobres taxando tudo e mais um pouco.
O André Roncaglia é uma das pessoas mais bem articuladas que já vi! Se expressa muito bem, e tem uma lucidez e facilidade incrível para esclarecer questões complexas!!!
Isso eu ja sabia estudei em Sao Carlos e varios colegas, fizeram doutorado com bolsa da Embrapa, fora isso conheci gente que fez carreira no estado e tem empresa que eh um dos maiores produtores de leite no pais, pessoal da Embrapa conheci tbm a Opto foi outra, programa de pos graduacao de Optica Fotonica na USP de Sao Carlos, esta muito relacionado a isso.
Todos os argumentos reforçam mais ainda o liberalismo, ele fala: o estado cobra menos impostos, consegue crédito mais barato..., logo, podemos concluir que se o estado não atrapalhar o setor decola. Já imaginou se fosse assim pra todos os setores? Sem contar que, cientificamente eles não podem fazer a afirmação que: "sem o estado não teríamos o que temos hoje", pois, só se pode tirar conclusões científicas com experimentos, se o liberalismo nunca foi implantado na sua plenitude, logo, eles não tem parâmetros comparativos, pra fazer tal afirmação. E ele fala da EMBRAPA, quero lembrar que, estudos dos solos, seleções de sementes, manejo da terra, técnicas de plantio..., já são feitos a séculos e sem o estado, isso significa que o estado sequestrou o que já existia.
@@moisescosta4364 Ele não diz que o estado cobra menos impostos. O estado conseguir crédito mais barato é a realidade, não é algo que ele está inventando. E dizer que a partir disso você conclui que se o estado não atrapalhar o setor decola é um salto lógico absurdo. Se é o estado quem provê crédito mais barato, como a remoção do mesmo ajudaria o setor? Quanto a "sem o estado não teríamos o que temos hoje" ele pode sim afirmar isso porque TODO o avanço tecnológico e de infraestrutura que ele cita foi feito pelo estado. E você reduz a EMBRAPA a meros estudos do solo, ignorando todo o investimento em pesquisa desenvolvimento técnico científico desenvolvido pela mesma, e todos os outros setores em que atua.
@@moisescosta4364 ele quis dizer que o agro é dependente do estado pq o agro é basicamente financiado pelo plano safra e quando ele da saída de produtos em fases primarias como a soja essas saídas não tem cobrança de impostos, ou seja o Estado financia e incentiva um produto que vai circular no mercado exterior e que o Estado em si não vai ter retorno já que o produto n tem cobrança de imposto, o agro funciona pelo financiamento estatal, não pelo fato de imposto n ser cobrado
Claro, é mais facil dizer que estado nn presta pra nada, vende todo "serviço" pra iniciativa privada e deixa so o estado na burocracia de manter a propriedade privada, e pra quem né
Caraca, nem sabia que você tinha ido lá recentemente... Ainda mais tão bem acompanhado, com o Eduardo. Valeu por lançar o corte aqui, vou assistir a conversa toda.
Os donos da Globo são alguns dos que se aproveitam da depreciação das empresas estatais, a emissora jamais daria espaço para quem vai contra os interesses da família Marinho.
Acho que o maior perigo é não ter dólar. Está sempre dependendo da situação de terceiros, além da sua. Felizmente o Brasil tem reservas e econômia independente, só precisa distribuir(para aumentar o mercado interno), pra crescer.
Então não eh verdade? Que tal tirar o subsídio do plano safra e deixar o agro assim como a industria: pega do banco a 25% a.a. ah, e pagando 30% de carga tributária, e sem isenção em caso de exportação. E aliás, o soja do centro oeste, não ia ter não, sabe porque? Quem desenvolveu as variedades e tecnologia para produção de soja no centro oeste, foi a Embrapa.
As empresas que ele citou são o orgulho do Brasil. Empresas estatais que dão certo, sem corrupção, ou com baixo índice de corrupção é o que todo brasileiro quer, sem sombra de dúvidas. Como que faz com as que são lugar de corrupção? Privatiza? Reduz pessoal?
Primeiro você precisa perguntar quem são os corruptos e aonde eles estão? Na grande maioria são políticos, que além de desviar colocam a culpa nas empresas estatais. Empresas não são corruptas, são as pessoas e o sistema. Trabalho em Universidade Federal, quando lá cheguei a 15 anos atrás, olhava constante sobre os ombros, buscando os sinais de corrupção, até hj na minha universidade, nunca achei nada de corrupção, oque eu vejo é um sistema cheio de furos, servidores sendo tratados pela sociedade como se fossem o cu do cachorro, nenhum incentivo a produção, sistemas bastante injustos, etc. Sabe oque conclui, mesmo assim tem gente que dá o sangue, nunca vi isso na iniciativa privada, se te tratam mal, vc joga uma banana pra empresa, no público, ainda tem os que fazem pelo futuro, pelo Brasil. É difícil de explicar, mas se prestar a atenção, vai ver que a corrupção é pública e privada, a diferença é que o público não faz propaganda. Nunca vi PR pagando de uma universidade federal e formamos a mão de obra que segura este país.
@@0102MOA o corrupção privada é muito mais difícil de combater, essa seria uma terceira ou quarta camada no processo. Antes precisa haver educação, segurança e boa administração dos recursos públicos. A corrupção pública tem que ser uma das primeiras a serem combatidas, pois isso diz respeito aos recursos que se mal aplicados afetam a vida de muito mais pessoas de uma vez só.
@@JulianoBueno84 Concordo em parte, não vejo prioridades. Oque vejo bastante é uma imagem criada de por a culpa do todo em um grupo específico, uma minoria por assim dizer, é do ser humano se tirar da maioria, ao colocar a culpa em grupos específicos. Em ora deva dizer, sim a educação é o caminho mais eficiente, mas mesmo este conceito é relativo, hoje acredito que é muito mais cultura, que educação. A grande maioria da educação reproduz o modelo que conhece, a cultura é o debate, é reformular e evoluir em conceitos. Complexo, mas traz uma reflexão importante.
Triste ver como o Estado Brasileiro não passa de um Estado Burguês. Constrói-se com o público, deprecia-se o valor com falta de investimento público, e aí, como o "Estado é um péssimo gestor", vendem todo aquele capital público para meia dúzia de burgueses ou multinacionais que exploram aplicando a lógica do lucro... Falta ódio de classe para os brasileiros!
Todos os argumentos desses caras, só serve pra provar que o liberalismo é melhor, o estado dar todos os incentivos possíveis ao agro, paga menos imposto, pega crédito mais barato ......, tá aí a explicação, é só o estado deixar de atrapalhar que o setor decola. Já imaginou se fosse em todos os setores. E cientificamente falando, esses caras não podem afirma que sem o estado não teríamos o que temos hoje, pois, só se pode tirar conclusões de algo que é experimentado. Logo, se o liberalismo nunca foi testado em sua integralidade, ninguém pode tecer conclusões sobre. E esses caras se dizem professor. Sem contar Eduardo Moreira, ficou rico milionário no mercado financeiro ( setor privado ) . É ao contrário chegamos onde chegamos, apesar do estado.
@@moisescosta4364 é o contrário, o agro é o que é em razão do Estado, afinal para competir mundialmente, por o capitalismo ser globalizado, o agro recebe inúmeros incentivos estatais para se manter de pé. Incentivos esses que saem do meu e do seu bolso. A isenção tributária, o grande incentivo financeiro, a proteção do Estado para que se crie um monopólio forte que faça frente a competição internacional, é tudo Estado. Não existe livre mercado, a cada crise do capital aumenta-se mais e mais a concentração dos grandes oligopólios. O Estado é composto por políticos e burgueses que representam o agro, garantindo todos esses privilégios para esse setor. No capitalismo, quem detém os meios de produção são aqueles que mandam e desmandam na política. Afinal dinheiro é poder.
@@moisescosta4364 "se o liberalismo nunca foi testado em sua integralidade, ninguém pode tecer conclusões sobre" Aquele velho e barato idealismo liberalista. Sério que o liberalismo nunca foi testado em sua integralidade? O comunismo também não. Aliás, nada nunca foi testado na sua integralidade e nada vai ser. Esse coisa de liberalismo "puro" ou qualquer coisa coisa "pura" ou "na sua integralidade" simplesmente não existe. Não tem como algo não ser interferido pelo ambiente a sua volta. Cada caso é um caso, por isso que economia não é uma ciência exata, mas humana. Você tá negando todas as EVIDÊNCIAS porque elas não alcançam o seu ideal: nem os foguetes a iniciativa privada consegue tankar, o Musk foi correndo pedir dinheiro pra NASA. Tem evidência maior que isso? Se a exploração das Américas nos séculos XV-XVI já era bancada pelo Estado, imagina hoje.
@@moacyrcardoso6364 putz, é isso mesmo, o cara só mostrou o quanto merda é o estado. Escolhe alguns pra serem ricos. E explicou bem explicado, se o estado não atrapalhar, o negócio anda. Entenda incentivos como ( não vou atrapalhar ). Quer que eu desenhe.
@@eudes2752 O duro é cuspir no prato que comeu sem agro não tem comida , algodão pra roupa , cana pra açúcar , álcool , madeira , papel , leite e estaríamos com saldo negativo na balança comercial .
Fantástico!! Toda a entrevista é recheada de ótimas análises. Ficou claro que o poder dos ruralistas é desproporcional à relevância do Agro (ex: quantidade/qualidade de empregos e arrecadação). Mas fiquei com uma dúvida neste ponto: Qual é a participação do Agro no PIB? (7% ou 25%)
oi Roncaglia! Você consegue explicar o porque do preço da gasolina não ter baixado mesmo após a queda do P.P.I ? Aqui em João Pessoa ta chegando a R$6,00.
Acho que o Igor é produto do sistema de crenças colonial que nos impomos. Ele sente culpa por acumular algum patrimônio, mas tem um medo constante de perder. Afinal em uma sociedade injusta e com o nível de formação dele, acredita que não conseguiria jogar o jogo da equidade. Como muitos que defende o liberalismo, tem mais medo dos que vem de baixo, do que de quem está acima, segurando seu crescimento. Minha percepção!
Mas o agro também gera emprego, consumo interno (compra de insumos e venda de produto final), importação (de insumos) e exportação do produto final. Não?
O cara fala assim como se o agro fosse algo mais fácil do mundo, não diz a parte que lavoureiros tem que se desfazer de seus bens para pagar conta quando o clima não ajuda, alguns nunca mais se recuperam na vida, mas enfim cada um tem sua visão, o estado é de suma importância para o desenvolvimento da nação, infelizmente o estado não faz o mínimo que o povo brasileiro merece, que é saúde, educação e segurança!
3:20 Concordando com o que foi dito e concluindo: Se o Estado está vendendo sua participação em empresas estratégicas a preço de banana para a propriedade privada, então que cada um de nós compre ações dessas empresas a preços de liquidação e se beneficie dessa realidade. Hoje em dia está muito fácil pra qualquer brasileiro alfabetizado, abrir conta em uma corretora, e comprar ações de boas empresas, praticamente a custo zero. Como trabalhador assalariado que sou, procuro me "defender do sistema" dançando a música que ele mesmo toca. Compro ações das empresas públicas estratégicas, que são negociadas sempre com um bom desconto, e participo do resultado delas. Se não podemos vencer o sistema, tiremos proveito do que ele tem a nos oferecer.
Bah! ....esclarecimento e denúncia gravíssima, fora o que a gente não sabe. Baita vídeo, parabéns pela postagem. Eu sempre achei esse tal de agro meio obscuro pra não ser ofensivo.
É muito bom ver o Roncagia e o Eduardo Moreira falarem, porque dessas pessoas saem razão e equilíbrio. E quanto mais eles adquirem espaços para falarem para mais pessoas, mais luz vão lançar contra a escuridão. Quanto ao Igor 3K, esse daí é só mais um Monark um pouco menos burro, mas não perde por muito não.
O estado brasileiro é um empecilho gigantesco ao desenvolvimento econômico. O principal papel da Embrapa foi o de ADAPTAR conhecimento já existente para a correção da acidez (teores de Al de H+) dos solos do Cerrado. Já, a contribuição que seria mais efetiva, a da logística, o estado brasileiro a deixou ao deus-dará. O custo de produção da soja brasileira é bem menor do que o da soja norte-americana. Mas o custo de levá-la aos portos faz com que o retorno econômico da soja brasileira seja menor. A contribuição em impostos de um setor, o Agro por exemplo, NÃO pode ser medida exclusivamente a partir dos impostos gerados no próprio setor, mas em toda a alavancaram que o Agro enseja nos demais setores. Aumentamos a carga tributária sobre o Agro, como a Argentina fez. Destruiremos o setor, como a Argentina fez. Esses economistas são terraplanistas da economia. Quem se fia neles não conhece conceitos primários da ciência econômica. Um deles é que a gestão privada da produção é muito mais eficiente do que a estatal. É por não ter isso como fundamento que houve tragédias humanitárias de fome nos países socialistas e é por isso que o Agro da Argentina faliu. "na classificação do World Economic Forum, o Brasil está em 104.° lugar em qualidade geral de infraestrutura em 118.°; em qualidade de rodovias, e em 130.° na qualidade dos portos." aprosojabrasil.com.br/comunicacao/blog/noticias-novidades/2014/04/14/logistica-brasileira-30-anos-de-atraso/
Não foi apenas correção de solo. Foi a Embrapa que também desenvolveu as variedades de soja que hoje crescem no centro oeste. Além de técnicas como o plantio direto, técnicas de manejo e defensivas contra doenças. O estado brasileiro foi quem financiou e criou a possibilidade da produção de todo o centro oeste. Não foi a iniciativa privada. Aliás, regado a muito dinheiro público subsidiado, os planos safra e finames. Ou vc acha que eh o itau que financia a 3%a.a. ? Isso eh literalmente transferência de recursos de outros contribuintes para o agro, e não eh pouco não, já que hoje o estado brasileiro se financia a 13.25% a.a. e o agro recebe esses recursos pagando literalmente menos que a inflação. Uma diferença de mais de 10% a.a.. O que estou vendo de terraplanismo aqui veio do que vc escreveu, não o que foi falado no vídeo não. E antes que vc venha falar porcaria, vc eh formado em que? Porque eu sou economista formado na UFPR e faço pesquisa sobre desenvolvimento econômico o justamente nessa área.
Além do mais, o desenvolvimento da pecuária no Brasil deve muito de seu desenvolvimento a Embrapa. Muito do que possibilitou a expansão da pecuária brasileira foi desenvolvido pela Embrapa, e novamente, todo financiamento eh subsidiado pelo estado. Se hoje existem grandes empresas brasileiras de produção de carnes, tudo isso foi possível por conta da pesquisa e desenvolvimento da Embrapa, e do financiamento subsidiado entregue pelo estado brasileiro. Não se deve ao itau, nem a Universidade Estácio de Sá, muito menos aos agroboys que ficam usando os lucros da produção para comprar dodge RAM.
Por que não poderia ser melhor no setor privado? o problema é que políticos colocam coleguinhas em cargos nessas empresas públicas, que as vezes a tornam menos eficiente e muitas até dão prejuízos. E quem paga?
Os governantes acabaram com a indústria do Brasil agora estão atacando a agricultura . Me conte qual será o futuro do Brasil sem industria e sem agricultura ?
Estado produtor de riqueza vs Estado sugador Realmente, chega chorei de emoção com o papo desse estado produtor de riqueza. Esquece q paga se 2,5 trilhoes de imposto ao ano. Será q o Estado produz mais q isso? Estado eh um sugador de riqueza pra politico torrar
quero pedir licença ao André e sugerir um livro, nesta entrevista você apresenta os números dos ricos, eles são tão pequenos e detentores de grandes fortunas e isentos de impostos, lastima, o que me intriga mais são a outra pequena casta, a da classe média alta, que sustenta ideologicamente os ricos e adestra a classe média e média baixa, gostaria de ler um livro sobre as classe média do brasil, sua origem, sua renda, sua proporção com toque de ideologia para analisar. fica minha pequena sugestão ^^
Tinha que ter mais gente igual à você. O Brasil precisa.
Mas no mundo inteiro o AGRO é esperto e toma tudo pra ele, isso não é exclusividade brasileira. Agro é mala.
@@fahesimes ou seja a EMBRAPA, usou do dinheiro suado dos trabalhadores para dar tecnologia para a aristocracia poder ganhar dinheiro. OU seja é sempre o estado favorecendo a NOBREZA enquanto ferra os mais pobres taxando tudo e mais um pouco.
Uma aula em 3 minutos e 37 segundos. Vou assistir o vídeo completo para ter mais aquisições de conhecimento.
O vídeo completo parece um grande corte. Muito bom mesmo.
Uma aula pra mostrar que o liberalismo é melhor, foi boa a aula, mas tem saber entender. Todos os argumentos reforçam wue o liberalismo é melhor. O estado cobra menos imposto, conseguem crédito barato......, logo, fica comprovado, basta o estado deixar de atrapalhar que o negócio anda. Já imaginou se fosse em todos os setores? Srm contar que, já mais eles pode fazer essa afirmação: "sem o estado não teríamos o que temos hoje", pois o liberalismo em sua plenitude nunca foi implantado, logo, cientificamente ele não pode fazer tal afirmação, só se pode tirar conclusões científicas a partir de experimentação. Isso posto esses caras falaram algo anti científico. E falar que se não fosse a EMBRAPA não teríamos o agro de hoje no Brasil, sinto informar que estudos dos solos, seleção de sementes....., já é feito a séculos, ou seja, estado só sequestrou o que já existia a séculos e sem o estado.
@@moisescosta4364 O Liberalismo é ruim, o certo mesmo é acabar com o Estado e ir para o Feudalismo. Somente no Feudalismo não existia intervenção Estatal e cada um podia ter seu feudo e sua propriedade privada. O Estado Brasileiro tinha que ser aniquilado inclusive a polícia militar e o exército. Você ainda é muito limitado e sonhador para acreditar no Liberalismo.
@@moisescosta4364 Parece que você viu 5 segundos do vídeo e depois comentou isso aí. Meu deus do céu...
@@Marcos-df5vp analfabeto funcional é outro nível né..
O conhecimento liberta! Estudem , escutem esse raciocínio e puxem mais conhecimento inteligente
ICL!
ronciglia e muito fera. aprendi muito assistindo seus videos. sempre tenho tempo pra ele.
Falou a mais pura verdade...as faculdades públicas e suas pesquisas são responsáveis em muitas áreas de desenvolvimento e pesquisas!
Minha admiração por você, professor, só aumenta a cada dia.
O agro recebe subsídio federal , e torce pro dólar subir pra poder exportar tudo.
Além disso não paga imposto para exportar graças a lei kandir
@@pequenabrunette3726 ou seja a EMBRAPA, usou do dinheiro suado dos trabalhadores para dar tecnologia para a aristocracia poder ganhar dinheiro. OU seja é sempre o estado favorecendo a NOBREZA enquanto ferra os mais pobres taxando tudo e mais um pouco.
@@pequenabrunette3726pior ainda, o governo tem q pagar pro estado o desconto da lei candir, pro BONITÃO do produtor poder exportar,kkkkkkkk,absurdo que é!
@pequenabrunette3726, Mas por que não mudam a Lei Kandir, um dos piores que trabalharam contra o Brasil, beneficiou também as grandes mineradoras, como a Vale, a destruidora.
@@rosanacruz5133 porque, a resposta é MUITO SIMPLES já ouviu falar da bancada ruralista ,pois é, são formada por grandes produtores da monocultura (só produz um Tipo de cultura,soja ou arroz) com esse pensamento em mente ,vc acredita que eles gostariam que o povo(governo),deixasse de pagar pra eles exportaram, kkkkkk,duvido muito ,a ruralista c junta com o CENTRÃO e já daí ordens ,para o governo conseguir movimentar alguma coisa no país, só dando a eles cargos estratégicos, então...
Lobby: o verdadeiro dono da política 😅
ou seja a EMBRAPA, usou do dinheiro suado dos trabalhadores para dar tecnologia para a aristocracia poder ganhar dinheiro. OU seja é sempre o estado favorecendo a NOBREZA enquanto ferra os mais pobres taxando tudo e mais um pouco.
O André Roncaglia é uma das pessoas mais bem articuladas que já vi! Se expressa muito bem, e tem uma lucidez e facilidade incrível para esclarecer questões complexas!!!
Isso eu ja sabia estudei em Sao Carlos e varios colegas, fizeram doutorado com bolsa da Embrapa, fora isso conheci gente que fez carreira no estado e tem empresa que eh um dos maiores produtores de leite no pais, pessoal da Embrapa conheci tbm a Opto foi outra, programa de pos graduacao de Optica Fotonica na USP de Sao Carlos, esta muito relacionado a isso.
Perfeitas colocações. Esse é um senhor doutor em economia no sentido literal e figurativo da palavra.
Todos os argumentos reforçam mais ainda o liberalismo, ele fala: o estado cobra menos impostos, consegue crédito mais barato..., logo, podemos concluir que se o estado não atrapalhar o setor decola. Já imaginou se fosse assim pra todos os setores? Sem contar que, cientificamente eles não podem fazer a afirmação que: "sem o estado não teríamos o que temos hoje", pois, só se pode tirar conclusões científicas com experimentos, se o liberalismo nunca foi implantado na sua plenitude, logo, eles não tem parâmetros comparativos, pra fazer tal afirmação. E ele fala da EMBRAPA, quero lembrar que, estudos dos solos, seleções de sementes, manejo da terra, técnicas de plantio..., já são feitos a séculos e sem o estado, isso significa que o estado sequestrou o que já existia.
@@ViaDuplaEngenharia O estado tem que acabar, O ESTADO É UMA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA. Nós chegamos onde chegamos, apesar do estado.
@@moisescosta4364 Ele não diz que o estado cobra menos impostos. O estado conseguir crédito mais barato é a realidade, não é algo que ele está inventando. E dizer que a partir disso você conclui que se o estado não atrapalhar o setor decola é um salto lógico absurdo. Se é o estado quem provê crédito mais barato, como a remoção do mesmo ajudaria o setor?
Quanto a "sem o estado não teríamos o que temos hoje" ele pode sim afirmar isso porque TODO o avanço tecnológico e de infraestrutura que ele cita foi feito pelo estado. E você reduz a EMBRAPA a meros estudos do solo, ignorando todo o investimento em pesquisa desenvolvimento técnico científico desenvolvido pela mesma, e todos os outros setores em que atua.
@@moisescosta4364 ele quis dizer que o agro é dependente do estado pq o agro é basicamente financiado pelo plano safra e quando ele da saída de produtos em fases primarias como a soja essas saídas não tem cobrança de impostos, ou seja o Estado financia e incentiva um produto que vai circular no mercado exterior e que o Estado em si não vai ter retorno já que o produto n tem cobrança de imposto, o agro funciona pelo financiamento estatal, não pelo fato de imposto n ser cobrado
É disso que falo diariamente e tem "liberal" insistindo em não entender.
Grande professor Roncaglia!👏🏼
Sou seu fã!
Cada explicação é uma aula maravilhosa!
Obrigado por alguém dizer isso!
Deveria passar em rede nacional para todos ver!
Excelente. Roncaglia é muito qualificado.
Eu continuo crendo que é impossível um liberal entender isso.
Não é impossível, mas falta boa vontade, infelizmente, de olhar a situação por outros ângulos. Digo isso como um ex "liberal"
Claro, é mais facil dizer que estado nn presta pra nada, vende todo "serviço" pra iniciativa privada e deixa so o estado na burocracia de manter a propriedade privada, e pra quem né
Impossível não, mas muitos se fazem de desentendidos.
Não é questão de entender, parceito, é mal caratismo mesmo.
O problema é que todo o "meia boca", deste país se acha um potencial multi-milionario, as vzs Bilionário. Vivem do sonho! E não soltam por nada.
Parabéns otima explicação ❤❤❤❤
O Estado Empreendedor. Mazzucato já dizia sobre a importância do estado nas revoluções tecnológicas.
Estado tem caráter de classe. Quando se é do interesse da classe detentora do estado, ok. Mas não é do interesse do atual estado
qual classe? mago? ladino? bárbaro? necromante? @@kauanoliveira076
Caraca, nem sabia que você tinha ido lá recentemente... Ainda mais tão bem acompanhado, com o Eduardo.
Valeu por lançar o corte aqui, vou assistir a conversa toda.
Brilhante explicação
André vc precisaria falar isso na globo News.Te admiro!
Os donos da Globo são alguns dos que se aproveitam da depreciação das empresas estatais, a emissora jamais daria espaço para quem vai contra os interesses da família Marinho.
Se elas chamassem ele pra falar seria ótimo. Mas não vão chamar
Perfeitamente André
Prof André, fale sobre os perigos da dolarização da economia, por favor!
Acho que o maior perigo é não ter dólar. Está sempre dependendo da situação de terceiros, além da sua. Felizmente o Brasil tem reservas e econômia independente, só precisa distribuir(para aumentar o mercado interno), pra crescer.
@@0102MOADistribuir como?
Opa, nem soube desse podcast, agora vou ver completo
Síntese maravilhosa! Lacrou com argumentos!
Esse episódio do Flow valeu cada segundo. Avante!
Exato. O agro NÃO sobrevive sem dinheiro do Estado. Se colocam como salvadores mas sugam o dinheiro do Estado para si.
Cara vcs não sabem nem o que estão falando.
Então não eh verdade?
Que tal tirar o subsídio do plano safra e deixar o agro assim como a industria: pega do banco a 25% a.a. ah, e pagando 30% de carga tributária, e sem isenção em caso de exportação.
E aliás, o soja do centro oeste, não ia ter não, sabe porque? Quem desenvolveu as variedades e tecnologia para produção de soja no centro oeste, foi a Embrapa.
Isso aí! Só existe pq o estado quer! O resto o estado sufoca com imposto. Gênio
O agronegócio é o câncer do Brasil
Escravocrata, homicidas e destroem a natureza
Viva o MST
@@CarlosHenrique-bf5fs simples ai vc n come so isso...
Vale à pena ver de novo (e compartilhar)!!
Não te conhecia. Coaduno com seus pensamentos. Esse PODCAST deveria chegar a todos os brasileiros. A população deve conhecer a verdade! Parabéns!
Obrigado pela aula
Cara vc é fera ,fala as verdades q o sistema esconde pra poder de lapidar o país, parabéns!
Que explicação maravilhosa! 👏🏽
As empresas que ele citou são o orgulho do Brasil.
Empresas estatais que dão certo, sem corrupção, ou com baixo índice de corrupção é o que todo brasileiro quer, sem sombra de dúvidas.
Como que faz com as que são lugar de corrupção? Privatiza? Reduz pessoal?
Primeiro você precisa perguntar quem são os corruptos e aonde eles estão?
Na grande maioria são políticos, que além de desviar colocam a culpa nas empresas estatais. Empresas não são corruptas, são as pessoas e o sistema.
Trabalho em Universidade Federal, quando lá cheguei a 15 anos atrás, olhava constante sobre os ombros, buscando os sinais de corrupção, até hj na minha universidade, nunca achei nada de corrupção, oque eu vejo é um sistema cheio de furos, servidores sendo tratados pela sociedade como se fossem o cu do cachorro, nenhum incentivo a produção, sistemas bastante injustos, etc. Sabe oque conclui, mesmo assim tem gente que dá o sangue, nunca vi isso na iniciativa privada, se te tratam mal, vc joga uma banana pra empresa, no público, ainda tem os que fazem pelo futuro, pelo Brasil. É difícil de explicar, mas se prestar a atenção, vai ver que a corrupção é pública e privada, a diferença é que o público não faz propaganda.
Nunca vi PR pagando de uma universidade federal e formamos a mão de obra que segura este país.
@@0102MOA o corrupção privada é muito mais difícil de combater, essa seria uma terceira ou quarta camada no processo.
Antes precisa haver educação, segurança e boa administração dos recursos públicos.
A corrupção pública tem que ser uma das primeiras a serem combatidas, pois isso diz respeito aos recursos que se mal aplicados afetam a vida de muito mais pessoas de uma vez só.
@@JulianoBueno84 Concordo em parte, não vejo prioridades. Oque vejo bastante é uma imagem criada de por a culpa do todo em um grupo específico, uma minoria por assim dizer, é do ser humano se tirar da maioria, ao colocar a culpa em grupos específicos. Em ora deva dizer, sim a educação é o caminho mais eficiente, mas mesmo este conceito é relativo, hoje acredito que é muito mais cultura, que educação. A grande maioria da educação reproduz o modelo que conhece, a cultura é o debate, é reformular e evoluir em conceitos. Complexo, mas traz uma reflexão importante.
Grande Professor Roncaglia.
Disse tudo!
Quem verdadeiramente alimenta o Brasil é a AGRICULTURA FAMILIAR!💚💛
Perfeito André, até assisti o Flow, olha oque me fez fazer! Kkkkk
Que beleza tá logo pra ver esses dois que façam isto outras vezes.E um lição pro povo brasileiro.Parabens
Umas das melhores análises que pude ver é ouvir nesse canal. parabéns... essa informação falta para a sociedade Brasileira.
Falou tudo, parabéns!!
Triste ver como o Estado Brasileiro não passa de um Estado Burguês. Constrói-se com o público, deprecia-se o valor com falta de investimento público, e aí, como o "Estado é um péssimo gestor", vendem todo aquele capital público para meia dúzia de burgueses ou multinacionais que exploram aplicando a lógica do lucro... Falta ódio de classe para os brasileiros!
Resumiu perfeitamente a lógico que permeia a sociedade brasileira hoje.
Todos os argumentos desses caras, só serve pra provar que o liberalismo é melhor, o estado dar todos os incentivos possíveis ao agro, paga menos imposto, pega crédito mais barato ......, tá aí a explicação, é só o estado deixar de atrapalhar que o setor decola. Já imaginou se fosse em todos os setores. E cientificamente falando, esses caras não podem afirma que sem o estado não teríamos o que temos hoje, pois, só se pode tirar conclusões de algo que é experimentado. Logo, se o liberalismo nunca foi testado em sua integralidade, ninguém pode tecer conclusões sobre. E esses caras se dizem professor. Sem contar Eduardo Moreira, ficou rico milionário no mercado financeiro ( setor privado ) . É ao contrário chegamos onde chegamos, apesar do estado.
@@moisescosta4364 é o contrário, o agro é o que é em razão do Estado, afinal para competir mundialmente, por o capitalismo ser globalizado, o agro recebe inúmeros incentivos estatais para se manter de pé. Incentivos esses que saem do meu e do seu bolso. A isenção tributária, o grande incentivo financeiro, a proteção do Estado para que se crie um monopólio forte que faça frente a competição internacional, é tudo Estado. Não existe livre mercado, a cada crise do capital aumenta-se mais e mais a concentração dos grandes oligopólios. O Estado é composto por políticos e burgueses que representam o agro, garantindo todos esses privilégios para esse setor. No capitalismo, quem detém os meios de produção são aqueles que mandam e desmandam na política. Afinal dinheiro é poder.
@@moisescosta4364 "se o liberalismo nunca foi testado em sua integralidade, ninguém pode tecer conclusões sobre" Aquele velho e barato idealismo liberalista. Sério que o liberalismo nunca foi testado em sua integralidade? O comunismo também não. Aliás, nada nunca foi testado na sua integralidade e nada vai ser. Esse coisa de liberalismo "puro" ou qualquer coisa coisa "pura" ou "na sua integralidade" simplesmente não existe. Não tem como algo não ser interferido pelo ambiente a sua volta. Cada caso é um caso, por isso que economia não é uma ciência exata, mas humana.
Você tá negando todas as EVIDÊNCIAS porque elas não alcançam o seu ideal: nem os foguetes a iniciativa privada consegue tankar, o Musk foi correndo pedir dinheiro pra NASA. Tem evidência maior que isso? Se a exploração das Américas nos séculos XV-XVI já era bancada pelo Estado, imagina hoje.
@@moacyrcardoso6364 putz, é isso mesmo, o cara só mostrou o quanto merda é o estado. Escolhe alguns pra serem ricos. E explicou bem explicado, se o estado não atrapalhar, o negócio anda. Entenda incentivos como ( não vou atrapalhar ). Quer que eu desenhe.
Viva a agricultura familiar que sustenta o grosso da alimentação brasileira!
O cara deu uma aula os céticos🐮 que acreditam que AGRO é tudo. O duro é esses mesmo Céticos entender isso.
@@eudes2752 O duro é cuspir no prato que comeu sem agro não tem comida , algodão pra roupa , cana pra açúcar , álcool , madeira , papel , leite e estaríamos com saldo negativo na balança comercial .
André Roncaglia e Eduardo Moreira 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
CarAlho.... Que aula..!
que excelente explicação, obrigado por iluminar as nossas mentes!
Agro é tech, agro é pop, agro é FOGO!!!
EDUARDO MOREIRA E ANDRÉ NO FLOW, AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA Que coisa linda
CONCORDO PLENAMENTE. ATÉ HOJE É O ÚNICO QUE VI FALANDO A VERDADE.
Fantástico!! Toda a entrevista é recheada de ótimas análises. Ficou claro que o poder dos ruralistas é desproporcional à relevância do Agro (ex: quantidade/qualidade de empregos e arrecadação). Mas fiquei com uma dúvida neste ponto: Qual é a participação do Agro no PIB? (7% ou 25%)
exato, também fiquei sem entender essa parte
Muito bom! Finalmente alguém trouxe a realidade a tona . Ótimos convidados
oi Roncaglia! Você consegue explicar o porque do preço da gasolina não ter baixado mesmo após a queda do P.P.I ? Aqui em João Pessoa ta chegando a R$6,00.
Perfeito!
Perfeita explicação
Parabéns em mostrar para o povo a verdade,vamos cobrar do congresso!!!
Mesmo ouvindo tudo isso é nítido que o Igor não acredita mas nas polêmicas do Bolsonaro ele acreita piamente
Acho que o Igor é produto do sistema de crenças colonial que nos impomos. Ele sente culpa por acumular algum patrimônio, mas tem um medo constante de perder. Afinal em uma sociedade injusta e com o nível de formação dele, acredita que não conseguiria jogar o jogo da equidade. Como muitos que defende o liberalismo, tem mais medo dos que vem de baixo, do que de quem está acima, segurando seu crescimento.
Minha percepção!
Ele reluta em aceitar as verdades. Toda hora ele concorda com as explicações dadas, diz "tamu junto" e em seguida vem um "masssssssssss". rsrs
O pop AGRO é LOBBY. QUEEEEE PERFEITO .
Quer tudo e não da nada pra o proprio PAÍS
Mas o agro também gera emprego, consumo interno (compra de insumos e venda de produto final), importação (de insumos) e exportação do produto final. Não?
Essa é a informação que tem de viralizar.
É muito bom ouvir esse cara, ele tem muito conteúdo!
O cara fala assim como se o agro fosse algo mais fácil do mundo, não diz a parte que lavoureiros tem que se desfazer de seus bens para pagar conta quando o clima não ajuda, alguns nunca mais se recuperam na vida, mas enfim cada um tem sua visão, o estado é de suma importância para o desenvolvimento da nação, infelizmente o estado não faz o mínimo que o povo brasileiro merece, que é saúde, educação e segurança!
3:20 Concordando com o que foi dito e concluindo:
Se o Estado está vendendo sua participação em empresas estratégicas a preço de banana para a propriedade privada, então que cada um de nós compre ações dessas empresas a preços de liquidação e se beneficie dessa realidade.
Hoje em dia está muito fácil pra qualquer brasileiro alfabetizado, abrir conta em uma corretora, e comprar ações de boas empresas, praticamente a custo zero.
Como trabalhador assalariado que sou, procuro me "defender do sistema" dançando a música que ele mesmo toca.
Compro ações das empresas públicas estratégicas, que são negociadas sempre com um bom desconto, e participo do resultado delas.
Se não podemos vencer o sistema, tiremos proveito do que ele tem a nos oferecer.
Caraleo, Roncaglia... Jantou Igor3K
André Roncaglia deixa tudo claro.
Parabéns !
Bah! ....esclarecimento e denúncia gravíssima, fora o que a gente não sabe. Baita vídeo, parabéns pela postagem.
Eu sempre achei esse tal de agro meio obscuro pra não ser ofensivo.
E NÃO existe Estado sem o imposto do contribuinte.
Eita porra! Quer dizer que uma instituição que tem o monopólio da força acaba atraindo os piores psicopatas!? Quem poderia imaginar...
O agro é Fogo 🔥 🔥 🔥 🔥 🔥 🔥 🔥 🔥 🔥
Os 3 são show!
amei o video, principalmente as partes cortadas do do igor kkkkkk
o setor privado no brasil é bem ruim em querer investir no país, em outros países se percebe o contrário
❤❤❤
Perfeito!!!!
Que aula hein!!!
É muito bom ver o Roncagia e o Eduardo Moreira falarem, porque dessas pessoas saem razão e equilíbrio. E quanto mais eles adquirem espaços para falarem para mais pessoas, mais luz vão lançar contra a escuridão. Quanto ao Igor 3K, esse daí é só mais um Monark um pouco menos burro, mas não perde por muito não.
Excelente!
Perfeito
Falou a verdade, André. Poucos tem coragem de falar.
Bom saber! 🤗🤗🤗
O Agro é 🔥!
Perfeito professor 😍👊🏽
O estado brasileiro é um empecilho gigantesco ao desenvolvimento econômico.
O principal papel da Embrapa foi o de ADAPTAR conhecimento já existente para a correção da acidez (teores de Al de H+) dos solos do Cerrado.
Já, a contribuição que seria mais efetiva, a da logística, o estado brasileiro a deixou ao deus-dará.
O custo de produção da soja brasileira é bem menor do que o da soja norte-americana. Mas o custo de levá-la aos portos faz com que o retorno econômico da soja brasileira seja menor.
A contribuição em impostos de um setor, o Agro por exemplo, NÃO pode ser medida exclusivamente a partir dos impostos gerados no próprio setor, mas em toda a alavancaram que o Agro enseja nos demais setores. Aumentamos a carga tributária sobre o Agro, como a Argentina fez. Destruiremos o setor, como a Argentina fez.
Esses economistas são terraplanistas da economia. Quem se fia neles não conhece conceitos primários da ciência econômica. Um deles é que a gestão privada da produção é muito mais eficiente do que a estatal. É por não ter isso como fundamento que houve tragédias humanitárias de fome nos países socialistas e é por isso que o Agro da Argentina faliu.
"na classificação do World Economic Forum, o Brasil está em 104.° lugar em qualidade geral de infraestrutura em 118.°; em qualidade de rodovias, e em 130.° na qualidade dos portos."
aprosojabrasil.com.br/comunicacao/blog/noticias-novidades/2014/04/14/logistica-brasileira-30-anos-de-atraso/
Não foi apenas correção de solo. Foi a Embrapa que também desenvolveu as variedades de soja que hoje crescem no centro oeste. Além de técnicas como o plantio direto, técnicas de manejo e defensivas contra doenças.
O estado brasileiro foi quem financiou e criou a possibilidade da produção de todo o centro oeste. Não foi a iniciativa privada.
Aliás, regado a muito dinheiro público subsidiado, os planos safra e finames. Ou vc acha que eh o itau que financia a 3%a.a. ? Isso eh literalmente transferência de recursos de outros contribuintes para o agro, e não eh pouco não, já que hoje o estado brasileiro se financia a 13.25% a.a. e o agro recebe esses recursos pagando literalmente menos que a inflação. Uma diferença de mais de 10% a.a..
O que estou vendo de terraplanismo aqui veio do que vc escreveu, não o que foi falado no vídeo não.
E antes que vc venha falar porcaria, vc eh formado em que? Porque eu sou economista formado na UFPR e faço pesquisa sobre desenvolvimento econômico o justamente nessa área.
Além do mais, o desenvolvimento da pecuária no Brasil deve muito de seu desenvolvimento a Embrapa. Muito do que possibilitou a expansão da pecuária brasileira foi desenvolvido pela Embrapa, e novamente, todo financiamento eh subsidiado pelo estado.
Se hoje existem grandes empresas brasileiras de produção de carnes, tudo isso foi possível por conta da pesquisa e desenvolvimento da Embrapa, e do financiamento subsidiado entregue pelo estado brasileiro. Não se deve ao itau, nem a Universidade Estácio de Sá, muito menos aos agroboys que ficam usando os lucros da produção para comprar dodge RAM.
Por que não poderia ser melhor no setor privado? o problema é que políticos colocam coleguinhas em cargos nessas empresas públicas, que as vezes a tornam menos eficiente e muitas até dão prejuízos. E quem paga?
O agronegócio depende da Embrapa e dos Bancos como do Brasil e bancos privados.
Uma publicação britânica disse que o agronegócio brasileiro só cresceu por três motivos, A Embrapa, A Embrapa, A Embrapa
Boa, professor
Falou a pura verdade
Gostei desse senhor! sempre achei que o Agro nao tem nada de benefico para o povo, poucos ganham o resto sobrevive!
Maravilhoso
Excelente recorte. Fundamental para milhares de patriotários cabeça lavada
nao entendi no momento 0:30 do video quando ele diz que o agro representa 7% do PIB, sendo que no google é quase 30%
23%
❤
O AGRONEGÓCIO ENVENENA O BRASIL DE VÁRIAS FORMAS.
Tá certíssimo!
Eu gostaria de saber porque o povo brasileiro saio do campo para viver nas cidades se o estado ajuda tanto o agro?
Agricultura pecuária produção de alimentos é uma questão de soberania nacional se o governo proteje e porque é importante
Os governantes acabaram com a indústria do Brasil agora estão atacando a agricultura . Me conte qual será o futuro do Brasil sem industria e sem agricultura ?
Estado produtor de riqueza vs Estado sugador
Realmente, chega chorei de emoção com o papo desse estado produtor de riqueza. Esquece q paga se 2,5 trilhoes de imposto ao ano. Será q o Estado produz mais q isso? Estado eh um sugador de riqueza pra politico torrar
Alguém poderia me ajudar a diferença de forma clara e simples o AGRONEGÓCIO de AGRICULTURA FAMILIAR?
Antecipadamente agradeço imensamente !!!
quero pedir licença ao André e sugerir um livro, nesta entrevista você apresenta os números dos ricos, eles são tão pequenos e detentores de grandes fortunas e isentos de impostos, lastima, o que me intriga mais são a outra pequena casta, a da classe média alta, que sustenta ideologicamente os ricos e adestra a classe média e média baixa, gostaria de ler um livro sobre as classe média do brasil, sua origem, sua renda, sua proporção com toque de ideologia para analisar. fica minha pequena sugestão ^^
O estado tem que investir na geração de empregos e renda, dando subsídios também, aos menores produtores rurais.
Pequenos produtores rurais não têm dinheiro para comprar lobby.