Meu Deus , que classe , que elegância !! Um programa que é muito mais uma aula do que entrevistas . Parabéns a todos envolvidos 👏🏾 Especialmente "oi Pondé , "oi Taís .. 🤣👏🏾 Show de bola galera
Adoro a Thaís quando fala:"Oi Pondé". Pondé responde: "Oi Thais Fofos demais! E quanta sabedoria de ambos. Estou assistindo esse vídeo, hoje 04/08/2021. Se esse vídeo tivesse sido gravado, Hoje, haveria um lindo cachecol 🧣 fazendo parte do Linhas Cruzadas. Adoro vocês
@@eronsouza5742 verdade. Os dois são incríveis. Único programa que ainda assisto na grande mídia. Pelo you tube. Não quero politizar. Somente assisto o Jornal da Cultura quando o Pondé está na bancada.
A internet veio para ajudar a compreender, obter respostas , por meio de pessoas como o Ponde, Karnal, Cortella, etc. Tb um jovem, o Pedro Calabrez. A questão é: você ter conhecimento dos fatos ou repetir o que coachs falam, sem nenhum estudo comprovado e científico? Átila Amarino é por aí vai. O RUclips veio após a internet, para o bem e para o mal. A opção é de cada um.
@Antonio Na verdade, ele entende e muito. Qualquer professor, jornalista etc que fala sobre a China do Deng, fala exatamente sobre isso. Eles viram que a URSS estava se fudendo desde 68 com a crise na republica tcheca e os problemas com os EUA pós guerra. A China viu a URSS caindo e foi na "contramão" com toda a razão.
Um dos melhores programas da televisão brasileira! Discussões esclarecedoras sobre diversos temas, que muitas vezes são espinhosos. Parabéns à TV Cultura, ao professor Luiz Felipe Pondé e a jornalista Thaís Oyama pelo belo trabalho.
Dei uma gargalhada do tamanho da do Pondé quando a apresentadora sugeriu que Bolsonaro abandonou a bandeira contra a corrupção quando abriu mão de Moro [o ex-juiz que tirou do corrida eleitoral de 2018 o principal candidato e depois das eleições, quem diria, foi ser ministro da "Justiça" do eleito]. 🤣🤣🤣🤣🤣 E o pior é que ela falou isso DUAS vezes. 🤣🤣🤣🤣
Muito didáctico este programa... E finaliza de uma forma cristalina a humanidade, ou seja, as pessoas sujeitam-se a qualquer tirania, para não perder privilégios!
Queridos, Aceitam sugestões para próximos programas? Adoraria ver essa dupla maravilhosa discorrer sobre Idade Média e por quais motivos ela ainda nos fascina tanto...vide as milhares de série e games sobre o assunto, criando o samba do anacronismo rsrs
A Japa filosofando: * O Bolsonaro abriu mão do combate a corrupção depois que demitiu o Moro*. Na cabeça dela, um governo só luta contra a corrupção, se nomear o Moro para ministro. É UMA PENSADORA PERFEITA KKKKKKK.... Têm 5º série?
@@ibitelecom6401 Não, ela não quis dizer que só há luta contra corrupção se nomear o Moro, o que aconteceu foi que, a partir da demissão do Moro, ficou claro que este governo estava se revelando como o Centrão disfarçado, tanto que estão aí no poder, e o Bolsonaro já contou para quem tiver ouvidos para ouvir: sempre fui centrão ...
Acabei de assistir pela TV e só vim aqui na página para dizer que o Pondé é o melhor filósofo/professor dessa geração onde estamos ouvindo mais professores do que sociólogos chatos e niilistas. Professor porque, literalmente, dá aula de tudo, didaticamente. Sua fala, suas expressões fisicas/ artísticas ( fez teatro, manja de comunicação visual) é muito assertiva. Tive o prazer de ir ao teatro de Campinas, no shopping, e assistir a um bate papo com outro professor admirável, Clóvis de Barros Filho. O bom é que ele sabe se movimentar em vários ambientes, sem ter vínculo com partido ou lado. Tanto que entrevistou em seu canal o Boulos. E não entrevistou com raiva ou com um conceito já pré estabelecido. Ele não transparece ódio, age naturalmente, porque sabe o que fala, não "enrola". A Oyama é educada, tem uma voz doce é muito inteligente, leio sua coluna no UOL. Melhor programa de entretenimento com cultura. Parabéns a TV Cultura. Se não assisto na TV, depois vejo aqui. Os dois resumem a frase da música de Lulu Santos: gente fina, elegante e sincera.
Programa excepcional!!! Como de praxe. Thays e Ponde tem uma sintonia fina. Sugiro um programa com o título "Extrema Direita" que aborde a invasão do Capitólio, a Hungria e a Polónia, e o Brasil atual.
A Japa filosofando: * O Bolsonaro abriu mão do combate a corrupção depois que demitiu o Moro*. Na cabeça dela, um governo só luta contra a corrupção, se nomear o Moro para ministro. É UMA PENSADORA PERFEITA KKKKKKK.... Têm 5º série?
@augustocoutinho4291 Nem o próprio Karl Marx deixou claro como seria na prática o comunismo. Era coisa que ele pensava, viajando na maionese quando propôs esse devaneio
Foi a primeira vez que assisti a esse programa e achei simplesmente fantástico! Parabéns pelo conteúdo e pela dupla que comanda o debate. Muito bom mesmo!
pra esquerda não existe comunismo no Brasil. SERGIO MORO SE COMRROPEU .Ele ñ estava combatendo a corrupção ele estava querendo criminalizar o lula, porque.provas não faltam , mas moro fez isso a serviço do psdb
excelente programa, eu diria que é uma ilha de boa informação clara e imparcial num mar de notícias tendenciosas com algum interesse ou opinião embutidos.
Muito bem abordado. Eu conheci, trabalhei e tenho amizade com pessoas que vieram de países socialistas e comunistas e, na prática, segundo elas, a desigualdade social dos Estados Unidos, e, a liberdade que ainda se tem, tem um valor imensurável. Porque eles podem sonhar em ficarem ricos, aliás, uma amiga se tornou. Muitos foram contra até os Democratas por ter um discurso de inserção de alguns benefícios sociais como a expansão do sistema de saúde público que hoje abrange acima de 66 anos, pede-se aos 65, para famílias com crianças. E, ficar doente neste país é algo impensável. Eu mesma, e o meu marido americano, pagamos a parcela do Obamacare e, se não fosse isso, eu não teria vido ao hospital duas vezes que estava muito mal. Mesmo assim, paguei 4 horas de pronto socorro $2000, que sem o programa, ficaria em $10.000. Logo, sem uma saúde e educação acessível, fica complicado o povo trabalhar e produzir. Creches é um ponto a ser pensada porque tem muita mãe solteira ou solo, e, sem elas, a máquina da produção também não anda. No final, os direitos socialistas servem para ter mão de obra na produção.N a outra vez, eu passei por consulta e, com os remédios, paguei em torno de $200. No final, os que viveram no sistema, não acreditam nesses benefícios para o bem do povo, acha isso promessa vazia. Agora, empregar minorias, eu vejo faz tempo onde moro, trabalhei com colegas trans, vi vários no ônibus e metrô indo para os escritórios. Não vi tratamento desiguais no ambiente de trabalho.Minha vivência, okay?
Observando a grade de programação da TV, nada me agrada mais do que o formato,os temas e formas como conversa flui neste programa -linhas cruzadas. Grata.Adorei o programa.
É possível desapropriar propriedades que não atendem a função social independente da Boulos ou do MST hoje. Isto já é previsto por meio da instituição dos instrumentos urbanos. Qualquer cidade que decidir aplicar um plano diretor e incluir os instrumentos urbanos previstos em lei pode desapropriar uma propriedade privada. Um exemplo disso é a aplicação do IPTU Progressivo no Tempo, que já é usado (ou pelo menos está regularizado e existe a opção de aplicação) em muitas cidades do país. Existe uma janela de tempo (costuma levar de 5 a 10 anos) onde o município aumenta gradualmente a cobrança do IPTU para as propriedades que não cumprem sua função social. Ao chegar no teto de cobrança desse valor se o proprietário não cumprir a função do imóvel o município pode adquirir seu imóvel para uso público.
Pondé, na verdade, na minha opinião, militares (ffaa) sempre usaram o pretexto "comunismo" pra justificarem intervenção e manter seus privilégios. O que o Sr. pensa disso.
O Ponde passa-se! Sempre achei isso. Mas que comunismo é esse que não quer os meios de produção para o controlo dos trabalhadores? - Já sei, é um comunismo de fé! Fé na generosidade dos capitalistas!
Toda vez que o Pondé comenta indicando um livro, eu corro e ordeno e fico muito animada para a chegada. Encontrei o Passado Imperfeito do Tony Judt capa dura versão inglesa pelo Amzn-Prime chega amanhã. Sensacional! Estou contente pra caramba pois quero ler, me interesso muito por estes assuntos. 👏👏👏😀
@@Guylhermera kkkkkkkkkkkkkkkkk ninguém considera Pondé um intelectual, não tem publicação alguma, ele é um falastrão youtuber só. A academia desconhece esse babaca.
Muito bom! Parabéns pelo episódio e pelo tema tão atual. Bem que podia ter tido algumas inserções de depoimentos de representantes da população russa/alemã oriental pra contar um pouco de como era a vida naquela época nesses países. Mas assim, o resultqdo final ficou show! Vou mandar como recomendação para assistir a diversos amigos e familiares!
Ouvir o discurso de Marx por uma pessoa tão esclarecida é extremamente didática como o Pondré até parece algo magnifico Só não podemos esquecer que Marx falando de capital e trabalho é algo que soa muito utópico demais na visão de alguns anos depois; não da para esquecer que Marx nunca trabalhou, apenas produziu textos e mais textos sobre algo do qual ele só tinha um longínquo com o que nunca praticou ou exerceu. O trabalho
kkkk, se pensar assim coitado dos pensadores Gregos. Mas leia o Capital e entenda oque foi a revolução industrial Inglesa e entenda oque é trabalho, você só tem uma vida lembresse disso.
@@entsu69 ele foi um escritor que analisou às mudanças da sociedade e entendeu o poder do capital e os impactos dele. Mas fica tranquilo trabalhando e pagando seus impostos.
Pondé tem aquilo que muitos dos grandes oradores possuem: capacidade de falar nada, com convicção. E nós, na maioria, ainda carente de maior cultura, concorda. Longe de ser um intelectual do assunto vejo que quando fala de religião, por exemplo, ele vomita um monte de desinformação, porque realmente ele não leu, não estudou a respeito, mas, por medo de apanhar em casa (do patrão), fala e acaba falando asneiras. Normal para um ser humano mediano que é.
A Taís disse que jornalismo tem como uma de suas funçōes a critica, e isso é legítimo. Mas me parece que quando alguém se forma na arte de criticar, mais reativo as críticas esse alguém se torna. As vezes sinto que os jornalistas agem como o Bolsonaro age com eles. Será que os jornalistas no fundo não se consideram os guardiões da verdade e de toda a moral do mundo?
Como diz o Pondé falando do mundo dos negócios, vivemos numa "selvageria". Mundo selvagem, estendo a amplitude deste conceito, cada um luta por seu território, sua profissão, seu lado financeiro, seu lado afetivo. A informatização acirrou a concorrência nessa área, além do fato da procura ter diminuído devido a variedade de entretenimento que surgiu. As vezes podemos considerar algo não ético ou injusto, mas qualquer pessoa inteligente percebe que nosso mundo é injusto desde sempre e que piora. Mas não me interprete mal, não podemos ficar lamentando, temos de lutar, nada cai do céu, colhemos o que plantamos e temos de ter consciência de plantar algo possível para ser colhido.
Jornalismo, importância do factual por Carlos Alberto Di Franco - 31 de maio de 2021 Jornalismo é a busca do essencial, sem adereços, adjetivos ou adornos. O jornalismo transformador é substantivo. Sua força não está na militância, mas no vigor persuasivo da verdade factual e na integridade e no equilíbrio da sua opinião. A credibilidade não é fruto de um momento. É o somatório de uma longa e transparente coerência. A sociedade está cansada do clima de radicalização que tomou conta da agenda pública. Sobra opinião e falta informação. Os leitores estão perdidos num cipoal de afirmações categóricas e pouco fundamentadas, declarações de “especialistas” e uma overdose de colunismo militante. Um denominador comum marca o achismo que invadiu o espaço outrora destinado à informação qualificada: a politização. Em tempos de ansiedade digital, a reinvenção do jornalismo reclama revisitar alguns valores essenciais: amor pela verdade, paixão pela liberdade e uma imensa capacidade de sonhar e de inovar. Eles resumem boa parte da nossa missão e do fascínio do nosso ofício. Hoje, mais que nunca, numa sociedade polarizada e intolerante, precisam ser resgatados e promovidos. A democracia reclama um jornalismo vigoroso e independente. Comprometido com a verdade possível. O jornalismo de qualidade exige cobrir os fatos. Não as nossas percepções subjetivas. Analisar e explicar a realidade. Não as nossas preferências, as simpatias que absolvem ou as antipatias que condenam. Isso faz toda a diferença e é serviço à sociedade. O grande equívoco da imprensa é deixar de lado a informação e assumir, mesmo com a melhor das intenções, certa politização das coberturas. Os desvios não se combatem com o enviesamento informativo, mas com a força objetiva dos fatos e de uma apuração bem conduzida. As redes sociais e o jornalismo cidadão têm contribuído de forma singular para o processo comunicativo e propiciado novas formas de participação, de construção da esfera pública, de mobilização da sociedade. Suscitam debates, geram polêmicas (algumas com forte radicalização) e exercem pressão. Mas as notícias que realmente importam, isto é, as que são capazes de alterar os rumos de um país são fruto não de boatos ou meias-verdades disseminadas de forma irresponsável ou ingênua, mas resultam de um trabalho investigativo feito dentro de padrões de qualidade, algo que deve estar na essência dos bons jornais. Sem jornais a democracia não funciona. O jornalismo não é antinada. Mas também não é neutro. É um espaço de contraponto. Seu compromisso não está vinculado aos ventos passageiros da política e dos partidarismos. Sua agenda é, ou deveria ser, determinada por valores perenes: liberdade, dignidade humana, respeito às minorias, promoção da livre-iniciativa, abertura ao contraditório. O jornalismo sustenta a democracia não com engajamentos espúrios, mas com a força informativa da reportagem e com o farol de uma opinião firme, mas equilibrada e magnânima. A reportagem é, sem dúvida, o coração da mídia. Jornalismo independente reclama liberdade. Não temos dono. Nosso compromisso é com a verdade e com o leitor. Mas a reinvenção do jornalismo passa por uma imensa capacidade de sonhar. É preciso vencer comportamentos burocráticos, reconhecer a nossa crise e tratar de virar o jogo. O fenômeno da desintermediação dos meios tradicionais teve precedentes que poderiam ter sido evitados não fosse o distanciamento da imprensa dos seus leitores, sua dificuldade de entender o alcance das novas formas de consumo digital da informação e, em alguns casos, sua falta de isenção informativa e certa dose de intolerância. Os leitores, com razão, manifestam cansaço com o tom sombrio das nossas coberturas. É possível denunciar mazelas com um olhar propositivo. Em vez de ficarmos reféns do diz que diz, do blá blá blá inconsistente do teatro político, das intrigas e da espuma que brota nos corredores de Brasília, que não são rigorosamente notícia, mergulhemos de cabeça em pautas que, de fato, ajudem a construir um País que não pode continuar olhando pelo retrovisor. Não podemos viver de costas para a sociedade real. Isso não significa ficar refém do pensamento da maioria. Mas o jornalismo, observador atento do cotidiano, não pode desconhecer e, mais que isso, confrontar permanentemente o sentir das suas audiências. A verdade, limpa e pura, é que frequentemente a população tem valores diferentes dos nossos. A violência, a corrupção, a incompetência e a mentira estão aí. E devem ser denunciadas. Não se trata, por óbvio, de esconder a realidade. Mas também é preciso dar o outro lado, o lado do bem. A boa notícia também é informação. A análise objetiva e profunda, sem viés ideológico, é uma demanda dos leitores. A internet, o Facebook, o Twitter e todas as ferramentas que as tecnologias digitais despejam a cada momento sobre o universo das comunicações transformaram a política e mudaram o jornalismo. Queiramos ou não. Precisamos fazer a autocrítica sobre o nosso modo de operar. Não bastam medidas paliativas. É hora de dinamitar antigos processos e modelos mentais. A crise é grave. Mas a oportunidade pode ser imensa. carlosalbertodifranco.com.br/jornalismo/importancia-do-factual.html
Assistindo este episódio ano e meio depois que passou na tv. Destruição de tudo ou quase tudo não sou favorável, exceto alguma situação excepcional. Transformação sim. Será que eles imaginaram que após este tempo o país se transformaria no terror que está e que com certeza vai piorar?
Ótimo programa! Parabéns ao L. F. Pondé pela lucidez e coragem de abordar um tema tão desconfortável e ofensivo para o professorado, os intelectuais brasileiros, artistas e demais militantes desse espectro político ideológico em rede aberta.
Pena que meus alunos do 3° ano do ensino médio não trazem fundamentação teorica para compreender o nível do discurso. Mesmo assim trabalharei com eles . Obrigado aos dois!
Curioso! Muita gente pensa que para criticar Karl Marx e necessario ter uma formacao academica especifica para isso. Que loucura! Para criticar Karl Marx, ou Modercai Levi - esse e seu verdadeiro nome -, basta ter o basico: inteligencia. Mordecai Levi falou muita coisa que se provou equivocada e, se voce nao sabe, como ele nunca ganhou dinheiro trabalhando, sempre foi financiado para exercer seu "ocio criativo" e quem o financiava era simplesmente ONGs, sendo varias delas da familia Rothschild, dona de uma das maiores fortunas do mundo e arquiteta tanto do capitalismo quanto do comunismo, ou seja, ambos sistemas sao provenientes das mesmas pessoas. Estranho, nao? Acorda, meu povo! Vai ler, viajar, conhecer, experienciar e, acima de tudo, reflexionar sobre essas tantas questoes. Deixe de ser tao facilmente manipulado! Reflita!
Sobre as entrevistas, interessante a ideia dessas participações. Contudo, com total respeito a todos os participantes, atrelar a imagem de defensores do sistema comunista a apenas rapazes jovens, sendo a única mulher e pessoa mais velha uma crítica ao sistema. Querendo ou não, reforça-se estereótipos.
a fala final do Pondé foi muito pertinente, tem muitos canais de Esquerda, professores etc....que defensem sua tribo, a possibilidade de uma colocação etc...a despeito da Democracia..... esta obsessão anti-americana, este posicionamento Pró-Rússia nesta guerra atual são a prova. a maioria diz aquilo que se espera, o discurso de sua classe.
O Ponde tem uma inteligência tão grande que conseguiu fazer um malabarismo gigantesco pra não perder o "capital" vindo da cultura e não ficar mal visto aos jovens aqui presentes.. Reparem nos comentários!
Finalmente um debate mais aprofundado e Inteligente do Pondé. Aqui tem novidade no Argumento e na reflexão proposta. Não suporto mais debates rasos sobre Política.
Engraçado...antes ganhava o pão massacrando a esquerda institucionalizada, agora alivia no discurso porque seu ganha pão vem, também, da TV CULTURA - de esquerda kkkk. É o filósofo SABÃO kkkk
E o deputado Orlando Silva tem uma foto do Lenin na parede do escritório. Por favor, né deputado! Melhor deixar esse discurso comunista bonitinho e com igualdade estética. Sabemos o querem!
Na verdade eu diria que eles querem sim o que pregam, só erram na idolatria de pessoas que queriam coisas que não tem cabimento ou não são sequer possíveis nos dias de hoje, ao meu ver se o cidadão de direita não sabe o que é comunismo e socialismo, o da esquerda também não sabe e acaba usando termos inapropriados para a própria pauta. O que todos querem é só um pouquinho de justiça, menos desigualdade, sustentabilidade sem matar o capitalismo, igualdade de partida pra discutir meritocracia, desenvolvimento econômico com educação, acesso,saúde e incentivo, plano de desenvolvimento robusto, qualquer discurso, termo ou briguinha que não ajudem nessas pautas não fazem o menor sentido.
@@luizfernandodeoliveira2832 concordo totalmente e isso se aplica para a outra esfera, hoje digo com certeza que 90% dos que se dizem conservadores não tem ideia a respeitos dos pilares do conservadorismo, o resultado é um discurso raso e maniqueísta pelos "espacialistas".
A Japa filosofando: * O Bolsonaro abriu mão do combate a corrupção depois que demitiu o Moro*. Na cabeça dela, um governo só luta contra a corrupção, se nomear o Moro para ministro. É UMA PENSADORA PERFEITA KKKKKKK.... Têm 5º série?
Excelente programa. Creio que merece uma continuação. Observo que muitos de nós tratam esse tema como um passado que merece o esquecimento, há muita confusão e ignorância pelo desconhecimento. Porém as implicações desses conteúdos, fatos e vivências estão aqui, conosco diariamente.
Até filósofos mudam de opinião por puro interesses financeiros e pessoais. Vergonha. Como você mesmo dizia: "o mundo do intelecto é uma moradia que tem muitas casas, e quase todas tomadas por canalhas".
Existe a Bíblia e Edir Macedo, querer criticar uma ideia com base numa prática é no mínimo imoral. A Bíblia não poder ser culpada pela inquisição nem a obra de Marx pelos atos de Lenin ou Stalin.
Fazia muito tempo que não via esse assunto ser discutido com tanta serenidade na TV aberta. Talvez isso ajude a reajustar esse país. Parabéns!
Sim com Bolsonaro eleito democraticamente
Só não ajuda pois as pessoas estão vendo BBB…
Exatamente é o.que falta de ambas as partes
Meu Deus , que classe , que elegância !! Um programa que é muito mais uma aula do que entrevistas .
Parabéns a todos envolvidos 👏🏾
Especialmente "oi Pondé , "oi Taís ..
🤣👏🏾
Show de bola galera
um orgasmo mental
Programa essencial!!!!! Reflexões necessárias, maduras!!!!! Ouvir e refletir!!!!!
Adoro a Thaís quando fala:"Oi Pondé".
Pondé responde: "Oi Thais
Fofos demais!
E quanta sabedoria de ambos.
Estou assistindo esse vídeo, hoje 04/08/2021. Se esse vídeo tivesse sido gravado, Hoje, haveria um lindo cachecol 🧣 fazendo parte do Linhas Cruzadas. Adoro vocês
Haha. Também quando ela entona: "Ponndé" com um "n" mais longo
@@eronsouza5742 verdade. Os dois são incríveis.
Único programa que ainda assisto na grande mídia. Pelo you tube.
Não quero politizar.
Somente assisto o Jornal da Cultura quando o Pondé está na bancada.
Certíssimo. Não dá mais para assistir o Jornal da Cultura. E quando o Villa falava, que ódio 😂 😂 😂
HAHAH eu também gosto! Acabo reproduzindo a fala de entrada deles mesmo sem perceber
Fodase
Uma espetacular aula de história, Pondé e insuperável, muito mais com a participação da Thaís, basta ter disposição para aprender!
A internet veio para ajudar a compreender, obter respostas , por meio de pessoas como o Ponde, Karnal, Cortella, etc. Tb um jovem, o Pedro Calabrez. A questão é: você ter conhecimento dos fatos ou repetir o que coachs falam, sem nenhum estudo comprovado e científico? Átila Amarino é por aí vai. O RUclips veio após a internet, para o bem e para o mal. A opção é de cada um.
@Antonio concordo
@Antonio Na verdade, ele entende e muito. Qualquer professor, jornalista etc que fala sobre a China do Deng, fala exatamente sobre isso. Eles viram que a URSS estava se fudendo desde 68 com a crise na republica tcheca e os problemas com os EUA pós guerra. A China viu a URSS caindo e foi na "contramão" com toda a razão.
Aula espetacular pra analfabetos!
Um dos melhores programas da televisão brasileira! Discussões esclarecedoras sobre diversos temas, que muitas vezes são espinhosos. Parabéns à TV Cultura, ao professor Luiz Felipe Pondé e a jornalista Thaís Oyama pelo belo trabalho.
Esclarecimentos mais do que necessários nos dias de hoje. Obrigado Taís, Pondé e TV Cultura!
Dei uma gargalhada do tamanho da do Pondé quando a apresentadora sugeriu que Bolsonaro abandonou a bandeira contra a corrupção quando abriu mão de Moro [o ex-juiz que tirou do corrida eleitoral de 2018 o principal candidato e depois das eleições, quem diria, foi ser ministro da "Justiça" do eleito]. 🤣🤣🤣🤣🤣 E o pior é que ela falou isso DUAS vezes. 🤣🤣🤣🤣
As palavras tem poder, e Lula voltou para Presidente do Brasil.
Muito didáctico este programa...
E finaliza de uma forma cristalina a humanidade, ou seja, as pessoas sujeitam-se a qualquer tirania, para não perder privilégios!
Gostei deveras, como sempre, desse Linhas Cruzadas. Uma aula imperdível para quem ainda insiste em desinformação.
TV Cultura, caso leiam os comentários: Queremos este programa 3 vezes por semana !!!!!!!!!!!!!!!
A ideia do Linhas Cruzadas é solapar essa polarização estúpida e disseminar o BOM SENSO. E tem conseguido.
Que diálogo delicioso de acompanhar! Muito bom, parabéns aos dois!!
@thesmoker2118 jamais. Governo de esquerda é sempre uma péssima opção
Esclarecimentos contemporâneo mais do que necessários nos dias de hoje. Obrigado Taís, Pondé e TV Cultura!
Melhor programa sobre temas relevantes! Todos deveriam assistir. Parabéns! O que seria de nós sem a filosofia e o pensamento crítico? Amoooo
Queridos,
Aceitam sugestões para próximos programas? Adoraria ver essa dupla maravilhosa discorrer sobre Idade Média e por quais motivos ela ainda nos fascina tanto...vide as milhares de série e games sobre o assunto, criando o samba do anacronismo rsrs
Acho que antes vão fazer sobre a pré história. O Ponde já declarou várias vezes ser fascinado por esse período.
@@geraldoxavier5581 á
A Japa filosofando: * O Bolsonaro abriu mão do combate a corrupção depois que demitiu o Moro*. Na cabeça dela, um governo só luta contra a corrupção, se nomear o Moro para ministro. É UMA PENSADORA PERFEITA KKKKKKK.... Têm 5º série?
@@ibitelecom6401 Não, ela não quis dizer que só há luta contra corrupção se nomear o Moro, o que aconteceu foi que, a partir da demissão do Moro, ficou claro que este governo estava se revelando como o Centrão disfarçado, tanto que estão aí no poder, e o Bolsonaro já contou para quem tiver ouvidos para ouvir: sempre fui centrão ...
CoMUnismo e lutar pelA melhor distribuicao de renda. Aumentar o poder aquisitivo dos trablhadores.participacao das rendas
Acabei de assistir pela TV e só vim aqui na página para dizer que o Pondé é o melhor filósofo/professor dessa geração onde estamos ouvindo mais professores do que sociólogos chatos e niilistas. Professor porque, literalmente, dá aula de tudo, didaticamente. Sua fala, suas expressões fisicas/ artísticas ( fez teatro, manja de comunicação visual) é muito assertiva. Tive o prazer de ir ao teatro de Campinas, no shopping, e assistir a um bate papo com outro professor admirável, Clóvis de Barros Filho. O bom é que ele sabe se movimentar em vários ambientes, sem ter vínculo com partido ou lado. Tanto que entrevistou em seu canal o Boulos. E não entrevistou com raiva ou com um conceito já pré estabelecido. Ele não transparece ódio, age naturalmente, porque sabe o que fala, não "enrola". A Oyama é educada, tem uma voz doce é muito inteligente, leio sua coluna no UOL. Melhor programa de entretenimento com cultura. Parabéns a TV Cultura. Se não assisto na TV, depois vejo aqui. Os dois resumem a frase da música de Lulu Santos: gente fina, elegante e sincera.
Que lindo e preciso comentário...!
👏🏼
Programa excepcional!!! Como de praxe. Thays e Ponde tem uma sintonia fina. Sugiro um programa com o título "Extrema Direita" que aborde a invasão do Capitólio, a Hungria e a Polónia, e o Brasil atual.
Ressaca da Direita, o que quer a extrema direita.
Gostei da ideia 😃
A Japa filosofando: * O Bolsonaro abriu mão do combate a corrupção depois que demitiu o Moro*. Na cabeça dela, um governo só luta contra a corrupção, se nomear o Moro para ministro. É UMA PENSADORA PERFEITA KKKKKKK.... Têm 5º série?
@@ibitelecom6401não existia ninguém nesse país que mais simbolizava o combate a corrupção que Sérgio Moro.
Thais e Pondé, parabéns e obrigado por esse tão bom trabalho. Bjos!
Cada dia gosto mais desse programa!! Toda vez uma aula do incrível intelectual Pondé com a grande e inteligente jornalista Taís! Adoro!!!
ótimo programa, ninguém hoje em dia sabe o que é comunismo mesmo, tema importante!
Excelente !
Ninguem hoje em sabe em profundidade de nada , todos sao superficias em todos os espectros politicos
eu sei, eu li o manifesto comunista 5 vezes e gostei muito do livro mesmo eu não sendo de esquerda.
@@Nietzsche_Sincero Mas gostaria de viver sob o regime que ele pregava?
@@herculesmatheusderwisz7486 não pois a história me prova que não deu certo na prática.
Se essa coisa funcionasse já estava posta em prática em todo o mundo.
@augustocoutinho4291 Nem o próprio Karl Marx deixou claro como seria na prática o comunismo. Era coisa que ele pensava, viajando na maionese quando propôs esse devaneio
Muito esclarecedor, ressalta muitos dos temores que se tem do comunismo e socialismo.
Foi a primeira vez que assisti a esse programa e achei simplesmente fantástico! Parabéns pelo conteúdo e pela dupla que comanda o debate. Muito bom mesmo!
Assista os anteriores, muito bons tbm.
Pode maratonar. Não perco um debate.
Todas as edições do programa são excelentes!
O Pondé é genial!
Tão genial que conseguiu fazer este programa na TV Cultura.
pra esquerda não existe comunismo no Brasil. SERGIO MORO SE COMRROPEU .Ele ñ estava combatendo a corrupção ele estava querendo criminalizar o lula, porque.provas não faltam , mas moro fez isso a serviço do psdb
excelente programa, eu diria que é uma ilha de boa informação clara e imparcial num mar de notícias tendenciosas com algum interesse ou opinião embutidos.
Esse programa é tudo, menos imparcial kkk
Muito bem abordado. Eu conheci, trabalhei e tenho amizade com pessoas que vieram de países socialistas e comunistas e, na prática, segundo elas, a desigualdade social dos Estados Unidos, e, a liberdade que ainda se tem, tem um valor imensurável. Porque eles podem sonhar em ficarem ricos, aliás, uma amiga se tornou. Muitos foram contra até os Democratas por ter um discurso de inserção de alguns benefícios sociais como a expansão do sistema de saúde público que hoje abrange acima de 66 anos, pede-se aos 65, para famílias com crianças. E, ficar doente neste país é algo impensável. Eu mesma, e o meu marido americano, pagamos a parcela do Obamacare e, se não fosse isso, eu não teria vido ao hospital duas vezes que estava muito mal. Mesmo assim, paguei 4 horas de pronto socorro $2000, que sem o programa, ficaria em $10.000. Logo, sem uma saúde e educação acessível, fica complicado o povo trabalhar e produzir. Creches é um ponto a ser pensada porque tem muita mãe solteira ou solo, e, sem elas, a máquina da produção também não anda. No final, os direitos socialistas servem para ter mão de obra na produção.N a outra vez, eu passei por consulta e, com os remédios, paguei em torno de $200. No final, os que viveram no sistema, não acreditam nesses benefícios para o bem do povo, acha isso promessa vazia. Agora, empregar minorias, eu vejo faz tempo onde moro, trabalhei com colegas trans, vi vários no ônibus e metrô indo para os escritórios. Não vi tratamento desiguais no ambiente de trabalho.Minha vivência, okay?
Por isso que a desigualdade é exploração no trabalho não ocorre em todos os lugares, não há comprovação empírica
Observando a grade de programação da TV, nada me agrada mais do que o formato,os temas e formas como conversa flui neste programa -linhas cruzadas. Grata.Adorei o programa.
Programa maravilhoso, um dos melhores do Brasil no momento, Sempre assisto. Parabéns 👏👏👏👏
Valeu o tema! Precisamos falar sobre o tema... fazer discussões sérias, honestas, independente das diversas opiniões que sempre irão existir.
Muito esclarecedor esse programa.Parabens a todos idealizadores
É possível desapropriar propriedades que não atendem a função social independente da Boulos ou do MST hoje. Isto já é previsto por meio da instituição dos instrumentos urbanos. Qualquer cidade que decidir aplicar um plano diretor e incluir os instrumentos urbanos previstos em lei pode desapropriar uma propriedade privada. Um exemplo disso é a aplicação do IPTU Progressivo no Tempo, que já é usado (ou pelo menos está regularizado e existe a opção de aplicação) em muitas cidades do país. Existe uma janela de tempo (costuma levar de 5 a 10 anos) onde o município aumenta gradualmente a cobrança do IPTU para as propriedades que não cumprem sua função social. Ao chegar no teto de cobrança desse valor se o proprietário não cumprir a função do imóvel o município pode adquirir seu imóvel para uso público.
Pondé, na verdade, na minha opinião, militares (ffaa) sempre usaram o pretexto "comunismo" pra justificarem intervenção e manter seus privilégios.
O que o Sr. pensa disso.
Isso é mais claro do que água. As FFAA são o centrão fardado.
"Ótimo programa para mentes libertas,as cauterisadas sem desesperam"!!!
O conceito de "o que é ser comunista hoje" , feita pelo Pondé (aos 18:00 min), chega a ser hilária !! O que aconteceu com você Pondé ?
Patético
O Ponde passa-se! Sempre achei isso. Mas que comunismo é esse que não quer os meios de produção para o controlo dos trabalhadores?
- Já sei, é um comunismo de fé! Fé na generosidade dos capitalistas!
Toda vez que o Pondé comenta indicando um livro, eu corro e ordeno e fico muito animada para a chegada. Encontrei o Passado Imperfeito do Tony Judt capa dura versão inglesa pelo Amzn-Prime chega amanhã. Sensacional! Estou contente pra caramba pois quero ler, me interesso muito por estes assuntos. 👏👏👏😀
Tony Judt manda muito bem!
Como alguém tem uma foto de Lenin no seu escritório ou gabinete e fala de valores como justiça e direitos humanos. Surreal.
Pois é, mas o dia do juízo vem aí, ai deles .
Pensei a mesma coisa hahaha
É de dar nó em cabeças rasas, piora quando elas descobrem que Ponde é um intelectual de direita.
@@Guylhermera não precisa ser comunista pra falar de comunismo, tendo estudo e não falando baboseira qualquer um pode debater
@@Guylhermera kkkkkkkkkkkkkkkkk ninguém considera Pondé um intelectual, não tem publicação alguma, ele é um falastrão youtuber só. A academia desconhece esse babaca.
Fenomenal. Assistir este programa é um sopro de liberdade, equilíbrio e conhecimento
Muito bom! Parabéns pelo episódio e pelo tema tão atual. Bem que podia ter tido algumas inserções de depoimentos de representantes da população russa/alemã oriental pra contar um pouco de como era a vida naquela época nesses países. Mas assim, o resultqdo final ficou show! Vou mandar como recomendação para assistir a diversos amigos e familiares!
Ouvir o discurso de Marx por uma pessoa tão esclarecida é extremamente didática como o Pondré até parece algo magnifico
Só não podemos esquecer que Marx falando de capital e trabalho é algo que soa muito utópico demais na visão de alguns anos depois; não da para esquecer que Marx nunca trabalhou, apenas produziu textos e mais textos sobre algo do qual ele só tinha um longínquo com o que nunca praticou ou exerceu. O trabalho
kkkk, se pensar assim coitado dos pensadores Gregos. Mas leia o Capital e entenda oque foi a revolução industrial Inglesa e entenda oque é trabalho, você só tem uma vida lembresse disso.
Se ter sido jornalista é nunca trabalhar, a Thaís não trabalha?
Ele era jornalista uai
@@entsu69 ele foi um escritor que analisou às mudanças da sociedade e entendeu o poder do capital e os impactos dele. Mas fica tranquilo trabalhando e pagando seus impostos.
@@macromicros o estudo dele é fraco, tem melhores
ESSE FOI UM DOS MELHORES LINHAS CRUZADAS.MUITA INFORMAÇÃO EM POUCO TEMPO.TAÍS E PONDÉ SÃO DEMAIS!
Sdçs,
Mt bom programa e culturalmente rico.
Parabéns! 👏
Sugestão próximo tema: 'RELIGIÃO LÍQUIDA.'
Abraços,
A ideia é boa não é ruim , mas uma pena que o detalhe que faz com que nunca dê certo é o propio ser Humano.
Pondè é genial--ouvi-lo é sempre uma aula!! Obrigada
Pondé tem aquilo que muitos dos grandes oradores possuem: capacidade de falar nada, com convicção. E nós, na maioria, ainda carente de maior cultura, concorda. Longe de ser um intelectual do assunto vejo que quando fala de religião, por exemplo, ele vomita um monte de desinformação, porque realmente ele não leu, não estudou a respeito, mas, por medo de apanhar em casa (do patrão), fala e acaba falando asneiras. Normal para um ser humano mediano que é.
A Taís disse que jornalismo tem como uma de suas funçōes a critica, e isso é legítimo.
Mas me parece que quando alguém se forma na arte de criticar, mais reativo as críticas esse alguém se torna.
As vezes sinto que os jornalistas agem como o Bolsonaro age com eles.
Será que os jornalistas no fundo não se consideram os guardiões da verdade e de toda a moral do mundo?
Como diz o Pondé falando do mundo dos negócios, vivemos numa "selvageria". Mundo selvagem, estendo a amplitude deste conceito, cada um luta por seu território, sua profissão, seu lado financeiro, seu lado afetivo.
A informatização acirrou a concorrência nessa área, além do fato da procura ter diminuído devido a variedade de entretenimento que surgiu.
As vezes podemos considerar algo não ético ou injusto, mas qualquer pessoa inteligente percebe que nosso mundo é injusto desde sempre e que piora. Mas não me interprete mal, não podemos ficar lamentando, temos de lutar, nada cai do céu, colhemos o que plantamos e temos de ter consciência de plantar algo possível para ser colhido.
Jornalismo, importância do factual
por Carlos Alberto Di Franco - 31 de maio de 2021
Jornalismo é a busca do essencial, sem adereços, adjetivos ou adornos. O jornalismo transformador é substantivo. Sua força não está na militância, mas no vigor persuasivo da verdade factual e na integridade e no equilíbrio da sua opinião. A credibilidade não é fruto de um momento. É o somatório de uma longa e transparente coerência.
A sociedade está cansada do clima de radicalização que tomou conta da agenda pública. Sobra opinião e falta informação. Os leitores estão perdidos num cipoal de afirmações categóricas e pouco fundamentadas, declarações de “especialistas” e uma overdose de colunismo militante. Um denominador comum marca o achismo que invadiu o espaço outrora destinado à informação qualificada: a politização.
Em tempos de ansiedade digital, a reinvenção do jornalismo reclama revisitar alguns valores essenciais: amor pela verdade, paixão pela liberdade e uma imensa capacidade de sonhar e de inovar. Eles resumem boa parte da nossa missão e do fascínio do nosso ofício. Hoje, mais que nunca, numa sociedade polarizada e intolerante, precisam ser resgatados e promovidos.
A democracia reclama um jornalismo vigoroso e independente. Comprometido com a verdade possível. O jornalismo de qualidade exige cobrir os fatos. Não as nossas percepções subjetivas. Analisar e explicar a realidade. Não as nossas preferências, as simpatias que absolvem ou as antipatias que condenam. Isso faz toda a diferença e é serviço à sociedade.
O grande equívoco da imprensa é deixar de lado a informação e assumir, mesmo com a melhor das intenções, certa politização das coberturas. Os desvios não se combatem com o enviesamento informativo, mas com a força objetiva dos fatos e de uma apuração bem conduzida.
As redes sociais e o jornalismo cidadão têm contribuído de forma singular para o processo comunicativo e propiciado novas formas de participação, de construção da esfera pública, de mobilização da sociedade. Suscitam debates, geram polêmicas (algumas com forte radicalização) e exercem pressão. Mas as notícias que realmente importam, isto é, as que são capazes de alterar os rumos de um país são fruto não de boatos ou meias-verdades disseminadas de forma irresponsável ou ingênua, mas resultam de um trabalho investigativo feito dentro de padrões de qualidade, algo que deve estar na essência dos bons jornais.
Sem jornais a democracia não funciona. O jornalismo não é antinada. Mas também não é neutro. É um espaço de contraponto. Seu compromisso não está vinculado aos ventos passageiros da política e dos partidarismos. Sua agenda é, ou deveria ser, determinada por valores perenes: liberdade, dignidade humana, respeito às minorias, promoção da livre-iniciativa, abertura ao contraditório. O jornalismo sustenta a democracia não com engajamentos espúrios, mas com a força informativa da reportagem e com o farol de uma opinião firme, mas equilibrada e magnânima. A reportagem é, sem dúvida, o coração da mídia.
Jornalismo independente reclama liberdade. Não temos dono. Nosso compromisso é com a verdade e com o leitor. Mas a reinvenção do jornalismo passa por uma imensa capacidade de sonhar. É preciso vencer comportamentos burocráticos, reconhecer a nossa crise e tratar de virar o jogo. O fenômeno da desintermediação dos meios tradicionais teve precedentes que poderiam ter sido evitados não fosse o distanciamento da imprensa dos seus leitores, sua dificuldade de entender o alcance das novas formas de consumo digital da informação e, em alguns casos, sua falta de isenção informativa e certa dose de intolerância.
Os leitores, com razão, manifestam cansaço com o tom sombrio das nossas coberturas. É possível denunciar mazelas com um olhar propositivo. Em vez de ficarmos reféns do diz que diz, do blá blá blá inconsistente do teatro político, das intrigas e da espuma que brota nos corredores de Brasília, que não são rigorosamente notícia, mergulhemos de cabeça em pautas que, de fato, ajudem a construir um País que não pode continuar olhando pelo retrovisor.
Não podemos viver de costas para a sociedade real. Isso não significa ficar refém do pensamento da maioria. Mas o jornalismo, observador atento do cotidiano, não pode desconhecer e, mais que isso, confrontar permanentemente o sentir das suas audiências. A verdade, limpa e pura, é que frequentemente a população tem valores diferentes dos nossos.
A violência, a corrupção, a incompetência e a mentira estão aí. E devem ser denunciadas. Não se trata, por óbvio, de esconder a realidade. Mas também é preciso dar o outro lado, o lado do bem. A boa notícia também é informação. A análise objetiva e profunda, sem viés ideológico, é uma demanda dos leitores.
A internet, o Facebook, o Twitter e todas as ferramentas que as tecnologias digitais despejam a cada momento sobre o universo das comunicações transformaram a política e mudaram o jornalismo. Queiramos ou não. Precisamos fazer a autocrítica sobre o nosso modo de operar. Não bastam medidas paliativas. É hora de dinamitar antigos processos e modelos mentais. A crise é grave. Mas a oportunidade pode ser imensa.
carlosalbertodifranco.com.br/jornalismo/importancia-do-factual.html
Como sempre, um programa e uma aula maravilhosa!
Assistindo este episódio ano e meio depois que passou na tv. Destruição de tudo ou quase tudo não sou favorável, exceto alguma situação excepcional. Transformação sim. Será que eles imaginaram que após este tempo o país se transformaria no terror que está e que com certeza vai piorar?
Ótimo programa! Parabéns ao L. F. Pondé pela lucidez e coragem de abordar
um tema tão desconfortável e ofensivo para o professorado, os intelectuais
brasileiros, artistas e demais militantes desse espectro político ideológico em rede aberta.
Chegou o militante da lacrolândia
@@eduardoolivetto5379 Então, pare de tentar lacrar, senhor!!!
Pena que meus alunos do 3° ano do ensino médio não trazem fundamentação teorica para compreender o nível do discurso. Mesmo assim trabalharei com eles . Obrigado aos dois!
Prefiro a liberdade ao Comunismo!
Já critiquei o programa por achar que tava dando voltas acerca de si mesmo. Mas como tenho mudado de ideia. Ótimo. Dois profissionais competentes!
Na verdade o pondé não concorda com socialismo e mesmo assim ele tem consciência do que exatamente socialismo e comunismo significam
@@fryias Em grande medida, essa deve ser a postura. Você só pode discordar de algo se tem plena consciência do que significa. Eia a maneira honesta!
Por favor, nunca parem esse programa!
O que esperar de filósofos como o Pondé, a não ser respeito e admiração? Parabéns pela entrevista.
Nos paises comunistas ñ tem internet.
Pondé pelo menos estudou
@@sandrasales5375 não?
Curioso! Muita gente pensa que para criticar Karl Marx e necessario ter uma formacao academica especifica para isso. Que loucura! Para criticar Karl Marx, ou Modercai Levi - esse e seu verdadeiro nome -, basta ter o basico: inteligencia. Mordecai Levi falou muita coisa que se provou equivocada e, se voce nao sabe, como ele nunca ganhou dinheiro trabalhando, sempre foi financiado para exercer seu "ocio criativo" e quem o financiava era simplesmente ONGs, sendo varias delas da familia Rothschild, dona de uma das maiores fortunas do mundo e arquiteta tanto do capitalismo quanto do comunismo, ou seja, ambos sistemas sao provenientes das mesmas pessoas. Estranho, nao? Acorda, meu povo! Vai ler, viajar, conhecer, experienciar e, acima de tudo, reflexionar sobre essas tantas questoes. Deixe de ser tao facilmente manipulado! Reflita!
Ótimo programa. Vale muito as reflexões. Um abraço aos dois.
Amei esse debate. Perfeito. Parabens.
Sobre as entrevistas, interessante a ideia dessas participações. Contudo, com total respeito a todos os participantes, atrelar a imagem de defensores do sistema comunista a apenas rapazes jovens, sendo a única mulher e pessoa mais velha uma crítica ao sistema. Querendo ou não, reforça-se estereótipos.
a fala final do Pondé foi muito pertinente, tem muitos canais de Esquerda, professores etc....que defensem sua tribo, a possibilidade de uma colocação etc...a despeito da Democracia..... esta obsessão anti-americana, este posicionamento Pró-Rússia nesta guerra atual são a prova. a maioria diz aquilo que se espera, o discurso de sua classe.
O Ponde tem uma inteligência tão grande que conseguiu fazer um malabarismo gigantesco pra não perder o "capital" vindo da cultura e não ficar mal visto aos jovens aqui presentes.. Reparem nos comentários!
Linhas cruzadas = conhecimento de qualidade.
Vcs são os melhores sem palavras
Este programa pode ser chamado de aula. Excelente!. Muita lucidez nas análises.
Finalmente um debate mais aprofundado e Inteligente do Pondé.
Aqui tem novidade no Argumento e na reflexão proposta.
Não suporto mais debates rasos sobre Política.
Pondé muito coerente nesse vídeo. Me surpreendeu.
Uma excelente vídio aula de história, sobre a Rússia, socialismo, capitalismo ....
Sempre após assistir o programa, saiu melhor, aprendo muito 👏🏼👏🏼
Uma aula sem precedentes sobre o Comunismo. Parabéns! Dupla imbatível. 👍👏👏
Programa maravilhoso
Ótimo programa.
venezuela é uma democracia segundo lula e todo pt
O pt namora.o comunismo tem fome de poder.
Spam de gado bot 🐂🐂🐂
@@sandrasales5375 É impressionante , todos vêem que comunismo nunca deu certo , e são comunistas !!!!! kkkkkkkk
Simplesmente maravilhoso!!
Engraçado...antes ganhava o pão massacrando a esquerda institucionalizada, agora alivia no discurso porque seu ganha pão vem, também, da TV CULTURA - de esquerda kkkk. É o filósofo SABÃO kkkk
Eu estou amando este programa. Sempre acompanho por aqui.
Prefiro One Piece
Esse programa é maravilhoso
O melhor programa de quinta-feira!!!
Quiçá, da semana!
Ele é um programa muito importante
Massa ! Esse programa é massa !!!!
Uma luz no fim do poço
Se a luz no fim do túnel pode ser um trem, então a luz no fundo do poço podem ser as labaredas do inferno?
Ponde é fun!!!! Amo esse programa. ❤️
Preciso ouvi-los sempre!
Até q enfim um programa q fala d tudo
Corrijam a data pessoal, está 07/01/2021. Deve ser 01/07/2021.
Muito bom! Obrigada!
E o deputado Orlando Silva tem uma foto do Lenin na parede do escritório. Por favor, né deputado! Melhor deixar esse discurso comunista bonitinho e com igualdade estética. Sabemos o querem!
Na verdade eu diria que eles querem sim o que pregam, só erram na idolatria de pessoas que queriam coisas que não tem cabimento ou não são sequer possíveis nos dias de hoje, ao meu ver se o cidadão de direita não sabe o que é comunismo e socialismo, o da esquerda também não sabe e acaba usando termos inapropriados para a própria pauta. O que todos querem é só um pouquinho de justiça, menos desigualdade, sustentabilidade sem matar o capitalismo, igualdade de partida pra discutir meritocracia, desenvolvimento econômico com educação, acesso,saúde e incentivo, plano de desenvolvimento robusto, qualquer discurso, termo ou briguinha que não ajudem nessas pautas não fazem o menor sentido.
@@luizfernandodeoliveira2832 concordo totalmente e isso se aplica para a outra esfera, hoje digo com certeza que 90% dos que se dizem conservadores não tem ideia a respeitos dos pilares do conservadorismo, o resultado é um discurso raso e maniqueísta pelos "espacialistas".
A tal da Taliria Petrone celebrou aniversário de Lênin e um tal de Brizola Neto homenageou kim Jong un.
A Japa filosofando: * O Bolsonaro abriu mão do combate a corrupção depois que demitiu o Moro*. Na cabeça dela, um governo só luta contra a corrupção, se nomear o Moro para ministro. É UMA PENSADORA PERFEITA KKKKKKK.... Têm 5º série?
Ser comuna com salário de 30K + penduricalhos até eu quero
Este homem é muito elegante e didático ❤️🔥
Uma discussão demasiadamente elegante... Só posso admirar e me deleitar...
Ótima edição de áudio, parabéns.
Meu filósofo favorito!
Obrigada pela aula!
A partir de 49:40 a fala final de Pondé é de uma realidade e nitidez impressionante.
brilhante, como sempre!
Parabéns aos dois. Excelente programa!
Muito boa essas reflexões , principalmente para as pessoas mal informadas politicamente. Parabéns!
Qual é o cinema, a literatura, em países comunistas?????
A arte..!!!! 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Ainda bem que temos um Pondé, para explicar o que é ser o comunismo.
Não concordo 100% com as análises do Ponde, mas são um alívio debater em tempos de polarização sem desejar o fim do outro
Te amo This. Vc é de mais
Maravilhoso como sempre! 👏
Que final este vídeo!!!
Excelente programa. Creio que merece uma continuação. Observo que muitos de nós tratam esse tema como um passado que merece o esquecimento, há muita confusão e ignorância pelo desconhecimento. Porém as implicações desses conteúdos, fatos e vivências estão aqui, conosco diariamente.
Tv cultura recebeu o pix...
Excelente programa, como sempre!!! Parabéns!
Excelente programa!
Até filósofos mudam de opinião por puro interesses financeiros e pessoais. Vergonha. Como você mesmo dizia: "o mundo do intelecto é uma moradia que tem muitas casas, e quase todas tomadas por canalhas".
Existe a Bíblia e Edir Macedo, querer criticar uma ideia com base numa prática é no mínimo imoral.
A Bíblia não poder ser culpada pela inquisição nem a obra de Marx pelos atos de Lenin ou Stalin.
Incrível 👏👏👏👏