Conteúdo que todos deveriam se atentar...aula para quem realmente se interessa pela "Evolução Política". Sem intenção de falar de religião ou afetar alguma fé... conteúdo para entender como os "direitos" foram pensados, organizados e que têm influência até hoje. Aula super interessante!! Muito obrigada!
Esse livro mudou todos os meus conceitos, minhas atitudes frente a política e o liberalismo/ libertário econômico. Frédéric Bastiat me despertou a consciência.
Como libertário há 4~5 anos, ler esse livro somente reforçou meu ponto de vista sobre como encarar a vida. É realmente uma visão de como ver o mundo de maneira ética, sem espoliar o próximo, sem atacar a liberdade de outrem, abominando injustiça e expondo o ultraje do Estado em cima do cidadão. Não sei como demorei tanto a ler, mas será meu livro de cabeceira e pretendo manter todos capítulos, que embora poucos, fixos em minha mente como uma forma clara e ética, prontos para serem repassados os conhecimentos adquiridos para amigos, próximos e em debates, tão fracos de argumentação e fortes de guerras de narrativa apaixonadas
Perfeito. Quando se tentar fazer justiça social e alcançar igualdade econômica entre os indivíduos de forma autoritária, sem consentimento (princípios a priori benevolentes e humanísticos), o resultado é a miséria de muitos e a concentração de poder. Quando se deixa as pessoas livres para que determinem suas ações e arquem com as consequências (princípio racional, duro e desagradável num primeiro momento), o resultado é a melhoria das condições econômicas e vida digna.
5 лет назад+2
Obrigado, amigo. Perfeito seu comentário. Forte abraço!
Nossa, eu estou vendo esse video em 2021, nunca fez tanto sentido essa noção de um Estado, por meio do monopólio da força, capaz de estraçalhar com a liberdade individual. Obrigada pelos conteúdos. Já comprei o livro e estou ansiosa para ler.
Achei o livro muito interessante Que como você disse mesmo tendo sido escrito e produzido há séculos atrás, ainda, a par de situações de nossa realidade Além disso o livro comenta tópicos importantíssimos retratados na jurisdição, até mesmo, a Brasileira, na verdade, inclusive a Brasileira, me refiro à perversão da lei
Você leu? o meu comprei faz umas 2 semanas e to na metade dele, devido minha capacidade intelectual baixa eu demoro muito pra ler 1 ou 2 páginas e entender, por isso ainda to na metade.
Bom, cheguei aqui porque acabei de ler o Manifesto Comunista e na sequência li um trecho desse livro. Então, vim procurar quem foi Bastiat. Gostei 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
(Uma sugestão: entre 3:24 e 3:28 vc apresenta uma conclusão. Eu acredito que as pessoas gostam de ter um tempo, alguns segundos, para absorver e refletir sobre "conclusões". Então a sugestão é vc dar mais espaço para isso, antes de fazer uma transição (neste caso, vc fez a transição em 3:28 - ou seja, imediatamente (menos de 1/2 segundo) depois de ter terminado de apresentar a conclusão)). Dado a sugestão, obrigado pelo video!
Estou fazendo parte de um grupo de estudo político em Piracicaba que estamos estudando o Liberalismo. Postei esse vídeo para todos. Sei que vai ajudar aqueles que não tem tempo para ler ou não gosta! Gratidão pelo comentário!
Professor Xavier, Muito interessantes as aulas... Como forma de explorar um pouco mais essa questão do cerceamento da liberdade dos homens pelos regimes comunistas, talvez seja interessante olhar o que o filósofo Karl Popper diz a respeito dessas coisas, principalmente sobre a questão da "certeza histórica" relatada por ele... OBS: não sei se foi ele que originalmente falou sobre isso, mas ele tem algumas coisas legais sobre esse tema, além de todo o conteúdo dele sobre filosofia da ciência. Grande abraço!
As leis hoje tiram de uns para dar para outros sim... tiram dos pobres para dar para os ricos. Aí quando pinta alguma política compensatória (sempre pequena em relação aos males já causados aos desfavorecidos) temos que ouvir esse papinho furado de liberdade e defesa da propriedade.
Professor,sabe me dizer se ouvir musica altas em caixas de som na rua e crime?Se eu protestar ou fizer uma brincadeira ironica contra isso posso ser processado ?!Em que codigo encontro isso?
Oi, sou somente uma curiosa, queria saber se tem como, convergir jusnaturalista e positivistamente, discorrer sobre o tema do aborto? O que diriam pensadores sobre este tema?
Betina, vida é propriedade privada... Ou seja, a vida do feto nao pertence a mãe. Seria algo como alguém que mora c numa ilha, uma capitão de um navio destruí c esta ilha ele não tem direito de jogar essa pessoa no mar até chegar em terra firme.
Em suma, a lei só deve garantir direitos negativos, jamais direitos positivos, pois estes implicam em impor obrigatoriedade ao comportamento das pessoas, comprometendo a liberdade dos indivíduos?
Errado, a obrigatoriedade não é necessariamente anti ética, afinal, Bastiat não defendia liberdade infinita, mas sim todo sistema normativo precisa de obrigatoriedade, seja ele juspositivista ou jusnaturalista
Eu não sei se Bastiat é tão superficial, devo é claro ler sua obra, entretanto alguns pontos atribuídos à ele não fariam sentido à maioria dos filósofos e a muito se mostram totalmente equivocados, na ordem em que aparecem no vídeo: -Se a Lei pode ser pervertida qualquer Elite, a lei não pode ser mantida por si própria, portanto carece de uma força que idealmente deve ser exercida para interesses coletivos. -A liberdade de um indivíduo depende da restrição dos direitos de outros. O Governo é injusto quando não interfere nas relações sociais. -Se a propriedade fosse fruto de trabalho não seria transgeracional. -Se a força da Lei transviada para interesses pessoais permite espólios de propriedades individuais, de mesma forma qualquer poder oriundo da ausência de uma autoridade centralizada e representante da maioria seria capaz de transgredir a propriedade individual. -
Presumo que Bastiat tenha sido um ferrenho defensor da ideia de se devolver as terras e riquezas dos povos expropriados pela colonizações europeias na América, África e Ásia. Se ele era sincero e coerente, deve ter feito muitos discursos pela LIBERDADE das colônias.
Segundo o autor, se a propriedade é fruto do trabalho de uma pessoa, logo a herança deveria ser abolida, afinal que mérito teria o filho herdeiro, em viver do rentismo do patrimônio do pai? Sobre o contexto histórico, na França da Belle Epoque a concentração de renda no décimo superior da sociedade chegou a incríveis 80/90% da riqueza nacional. Já no Brasil um pouco depois, pós abolição, uma população inteira negra sem lenço e sem documento despejados das fazendas onde eram escravizados, num momento em que europeus migravam ao Brasil com propostas de emprego assalariado e terra. Que fruto de trabalho é esse? Se todos somos iguais onde foi inserido toda a população negra? Obviamente às margens da sociedade e herdamos isso. Mas isso o liberalismo não gosta de debater...
Tô comentando depois de ler. E pareceu um monte de frase de efeito de um pensamento ultrapassado, que já foi superado não só pelo pensamento dos 150 anos seguintes mas pelos próprios fatos históricos. O livro se resume a: no mundo só existe o direito a vida, liberdade e propriedade, que são as derivações do direito de auto propriedade ou propriedade de si msm. E toda e qqr ação do estado deve se limitar a proteção desse único direito (e suas consequências). Qqr coisa q não seja isso, é autoritarismo (espoliação) e socialismo (talvez isso fosse o socialismo pré marxista, mas toda a obra de Marx demoliu essa visão infantil). E se vc pergunta pq só propriedade é direito de vdd, a resposta do bastiat é: pq Deus quis! Ele toma isso como axioma e sequer se preocupa em sustentar pq o direito de propriedade é um direito dado por Deus e o único direito. Nem se preocupa em usar um argumento teológico pra sustentar um argumento teológico. Trabalho preguiçoso e falacioso. Todo o livro cheira a um jusnaturalismo rançoso e ultrapassado, que já foi completamente massacrado pelo juspositivismo. Se vc não for adepto do pensamento mágico ou de amigos imaginários que morem no céu, todo o fundamento desse pensamento vai pelo ralo.
As pessoas sabem que matar/roubar é errado naturalmente, ou precisa de uma lei dizendo? Você acharia tais atitudes corretas? Se o código penal fosse revogado, roubar e matar se tornaria correto?
@@adriano_g-o9u "As pessoas sabem que matar/roubar é errado naturalmente, ou precisa de uma lei dizendo?" Outra baita alegação. Tem uma baita evidência aí? Na minha visão não tem nenhum fundamento para dizer que roubar e matar é errado, por isto mesmo as leis são importantes "Você acharia tais atitudes corretas?" Não é questão de achar. Pessoas acham coisas diferentes umas das outras. Precisamos de evidências objetivas para nos convencer de algo. Não basta eu acho e vc acha logo deve ser... "Se o código penal fosse revogado, roubar e matar se tornaria correto?" Mesmo com o código penal matar não é errado. prova disso são os inúmeros lugares do mundo com penas capitais. Mas novamente, pode apresentar a evidência objetiva de que matar e roubar é errado. Vou adorar conferi-la
Pessoas hoje que tem alguma coisa não expropriaram ontem querido? Esse teoria tem como escopo legitimar os próprios ladrões de ontem, sim ou não. Quem te disse que Deus dá alguma coisa?
Conteúdo que todos deveriam se atentar...aula para quem realmente se interessa pela "Evolução Política". Sem intenção de falar de religião ou afetar alguma fé... conteúdo para entender como os "direitos" foram pensados, organizados e que têm influência até hoje. Aula super interessante!! Muito obrigada!
Eu que agradeço por suas palavras. Forte abraço!
Este autor, assim como Lysander Spooner e outros, são ensinados nas faculdades de Direito do Bostil? 🤔
Depois que li esse livro,o libertarianismo se tornou uma questão não mais ideológica,mas sim ética.Muito bom o vídeo
Obrigado, amigo. É isso mesmo. O libertarianismo é mesmo uma questão de ética. Forte abraço!
Obrigado por ter mente aberta. Realmente, o livro do Bastiat pode abrir os olhos das pessoas com muita facilidade
Libertarianismo não é ideologia
Libertarianismo nunca foi ideologia.
Esse livro mudou todos os meus conceitos, minhas atitudes frente a política e o liberalismo/ libertário econômico. Frédéric Bastiat me despertou a consciência.
“O estado é a grande ficção da qual todo mundo se esforça para viver às custas de todo mundo.” - Frederic Bastiat
Como libertário há 4~5 anos, ler esse livro somente reforçou meu ponto de vista sobre como encarar a vida. É realmente uma visão de como ver o mundo de maneira ética, sem espoliar o próximo, sem atacar a liberdade de outrem, abominando injustiça e expondo o ultraje do Estado em cima do cidadão.
Não sei como demorei tanto a ler, mas será meu livro de cabeceira e pretendo manter todos capítulos, que embora poucos, fixos em minha mente como uma forma clara e ética, prontos para serem repassados os conhecimentos adquiridos para amigos, próximos e em debates, tão fracos de argumentação e fortes de guerras de narrativa apaixonadas
Comentário sensacional
Top
Perfeito. Quando se tentar fazer justiça social e alcançar igualdade econômica entre os indivíduos de forma autoritária, sem consentimento (princípios a priori benevolentes e humanísticos), o resultado é a miséria de muitos e a concentração de poder.
Quando se deixa as pessoas livres para que determinem suas ações e arquem com as consequências (princípio racional, duro e desagradável num primeiro momento), o resultado é a melhoria das condições econômicas e vida digna.
Obrigado, amigo. Perfeito seu comentário. Forte abraço!
Nossa, eu estou vendo esse video em 2021, nunca fez tanto sentido essa noção de um Estado, por meio do monopólio da força, capaz de estraçalhar com a liberdade individual. Obrigada pelos conteúdos. Já comprei o livro e estou ansiosa para ler.
Explicação fantástica!
Excelente resumo!!!👏🏼👏🏼👏🏼
muito bom o comentario da leitura do livro. me ajudou bastante!
Excelente.
Ótima explicação.
Ass: Ivan de Moura de Itaquaquecetuba-SP.
⚖️👏👏👏👏
Excelente resumo.
Achei o livro muito interessante
Que como você disse mesmo tendo sido escrito e produzido há séculos atrás, ainda, a par de situações de nossa realidade
Além disso o livro comenta tópicos importantíssimos retratados na jurisdição, até mesmo, a Brasileira, na verdade, inclusive a Brasileira, me refiro à perversão da lei
Comprei esse livro, ele vai vai chegar hoje. Tô ansioso para lê-lo!
Você leu?
o meu comprei faz umas 2 semanas e to na metade dele, devido minha capacidade intelectual baixa eu demoro muito pra ler 1 ou 2 páginas e entender, por isso ainda to na metade.
Precisamos de mais pessoas falando sobre liberalismo.
libertarianismo*
Bom, cheguei aqui porque acabei de ler o Manifesto Comunista e na sequência li um trecho desse livro. Então, vim procurar quem foi Bastiat.
Gostei 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Excelente explicação.
Muito bom, parabéns pelo vídeo. Muito exclarecedor.
Li umas 3 vezes ja. Mt bom
Li uma vez e não consegui entender muito bem. Talvez depois desse video e lendo o livro novamente eu consiga aproveitar melhor.
Muito bom. Grande libertario
Muito bom 👏👏
aula maravilhosa
(Uma sugestão: entre 3:24 e 3:28 vc apresenta uma conclusão.
Eu acredito que as pessoas gostam de ter um tempo, alguns segundos, para absorver e refletir sobre "conclusões".
Então a sugestão é vc dar mais espaço para isso, antes de fazer uma transição
(neste caso, vc fez a transição em 3:28 - ou seja, imediatamente (menos de 1/2 segundo) depois de ter terminado de apresentar a conclusão)).
Dado a sugestão, obrigado pelo video!
Excelente conteúdo! Obrigada 🌷 Vou compartilhar
Eu que agradeço!
Excelente canal!!
Perfeito!
Muito bom
Excelente
Estou fazendo parte de um grupo de estudo político em Piracicaba que estamos estudando o Liberalismo.
Postei esse vídeo para todos. Sei que vai ajudar aqueles que não tem tempo para ler ou não gosta!
Gratidão pelo comentário!
Concordo, perfeito o estado é o maior inimigo do povo
Excelente análise. Muito didático!
Sensacional
Conteúdo maravilhoso, um pensamento critico muito bom aos estudantes. ;)
Top!!
Parabéns pelo vídeo!!
Professor Xavier,
Muito interessantes as aulas...
Como forma de explorar um pouco mais essa questão do cerceamento da liberdade dos homens pelos regimes comunistas, talvez seja interessante olhar o que o filósofo Karl Popper diz a respeito dessas coisas, principalmente sobre a questão da "certeza histórica" relatada por ele... OBS: não sei se foi ele que originalmente falou sobre isso, mas ele tem algumas coisas legais sobre esse tema, além de todo o conteúdo dele sobre filosofia da ciência.
Grande abraço!
Concordo ,Mestre;Para mim,Engels e Marx beberam na Revolução Francesa e Gramce nos Libertinos.
Bom vídeo
Seu canal possui algum video que trata sobre o processo de formação das leis no ordenamento jurídico brasileiro?
As leis hoje tiram de uns para dar para outros sim... tiram dos pobres para dar para os ricos. Aí quando pinta alguma política compensatória (sempre pequena em relação aos males já causados aos desfavorecidos) temos que ouvir esse papinho furado de liberdade e defesa da propriedade.
Boa
Obrigado..... Pois eu sou um pouco preguiçosos para leitura.....
Professor,sabe me dizer se ouvir musica altas em caixas de som na rua e crime?Se eu protestar ou fizer uma brincadeira ironica contra isso posso ser processado ?!Em que codigo encontro isso?
Kkkkkk 8:45 boa mano gostei , "mostrando sua inutilidade" falou e disse.
Oi, sou somente uma curiosa, queria saber se tem como, convergir jusnaturalista e positivistamente, discorrer sobre o tema do aborto? O que diriam pensadores sobre este tema?
Betina, vida é propriedade privada...
Ou seja, a vida do feto nao pertence a mãe.
Seria algo como alguém que mora c numa ilha, uma capitão de um navio destruí c esta ilha ele não tem direito de jogar essa pessoa no mar até chegar em terra firme.
Tão simples, não vê quem não quer!
Vou lá me inscrever no outro canal.
Edmund Burke, em uma carta,definiu bem o que foi a revolução francesa.
A lei deixou de existir e o que temos hj e uma pseudo lei a serviço das máfias coercitivas.😉
Em suma, a lei só deve garantir direitos negativos, jamais direitos positivos, pois estes implicam em impor obrigatoriedade ao comportamento das pessoas, comprometendo a liberdade dos indivíduos?
Dr Jp não sou o professor, mas é isso exatamente o que ele quis dizer.
Errado, a obrigatoriedade não é necessariamente anti ética, afinal, Bastiat não defendia liberdade infinita, mas sim todo sistema normativo precisa de obrigatoriedade, seja ele juspositivista ou jusnaturalista
Eu não sei se Bastiat é tão superficial, devo é claro ler sua obra, entretanto alguns pontos atribuídos à ele não fariam sentido à maioria dos filósofos e a muito se mostram totalmente equivocados, na ordem em que aparecem no vídeo:
-Se a Lei pode ser pervertida qualquer Elite, a lei não pode ser mantida por si própria, portanto carece de uma força que idealmente deve ser exercida para interesses coletivos.
-A liberdade de um indivíduo depende da restrição dos direitos de outros. O Governo é injusto quando não interfere nas relações sociais.
-Se a propriedade fosse fruto de trabalho não seria transgeracional.
-Se a força da Lei transviada para interesses pessoais permite espólios de propriedades individuais, de mesma forma qualquer poder oriundo da ausência de uma autoridade centralizada e representante da maioria seria capaz de transgredir a propriedade individual.
-
Up
O XANDÃO será que leu FRÈDÈRIC BASTIAT?
Presumo que Bastiat tenha sido um ferrenho defensor da ideia de se devolver as terras e riquezas dos povos expropriados pela colonizações europeias na América, África e Ásia. Se ele era sincero e coerente, deve ter feito muitos discursos pela LIBERDADE das colônias.
Segundo o autor, se a propriedade é fruto do trabalho de uma pessoa, logo a herança deveria ser abolida, afinal que mérito teria o filho herdeiro, em viver do rentismo do patrimônio do pai?
Sobre o contexto histórico, na França da Belle Epoque a concentração de renda no décimo superior da sociedade chegou a incríveis 80/90% da riqueza nacional. Já no Brasil um pouco depois, pós abolição, uma população inteira negra sem lenço e sem documento despejados das fazendas onde eram escravizados, num momento em que europeus migravam ao Brasil com propostas de emprego assalariado e terra. Que fruto de trabalho é esse? Se todos somos iguais onde foi inserido toda a população negra? Obviamente às margens da sociedade e herdamos isso. Mas isso o liberalismo não gosta de debater...
Tô comentando depois de ler. E pareceu um monte de frase de efeito de um pensamento ultrapassado, que já foi superado não só pelo pensamento dos 150 anos seguintes mas pelos próprios fatos históricos.
O livro se resume a: no mundo só existe o direito a vida, liberdade e propriedade, que são as derivações do direito de auto propriedade ou propriedade de si msm. E toda e qqr ação do estado deve se limitar a proteção desse único direito (e suas consequências). Qqr coisa q não seja isso, é autoritarismo (espoliação) e socialismo (talvez isso fosse o socialismo pré marxista, mas toda a obra de Marx demoliu essa visão infantil).
E se vc pergunta pq só propriedade é direito de vdd, a resposta do bastiat é: pq Deus quis! Ele toma isso como axioma e sequer se preocupa em sustentar pq o direito de propriedade é um direito dado por Deus e o único direito. Nem se preocupa em usar um argumento teológico pra sustentar um argumento teológico. Trabalho preguiçoso e falacioso.
Todo o livro cheira a um jusnaturalismo rançoso e ultrapassado, que já foi completamente massacrado pelo juspositivismo. Se vc não for adepto do pensamento mágico ou de amigos imaginários que morem no céu, todo o fundamento desse pensamento vai pelo ralo.
2:54 - Baita alegação... Bastiat tem uma baita evidência para sustentar isto?
As pessoas sabem que matar/roubar é errado naturalmente, ou precisa de uma lei dizendo?
Você acharia tais atitudes corretas?
Se o código penal fosse revogado, roubar e matar se tornaria correto?
@@adriano_g-o9u "As pessoas sabem que matar/roubar é errado naturalmente, ou precisa de uma lei dizendo?"
Outra baita alegação. Tem uma baita evidência aí? Na minha visão não tem nenhum fundamento para dizer que roubar e matar é errado, por isto mesmo as leis são importantes
"Você acharia tais atitudes corretas?"
Não é questão de achar. Pessoas acham coisas diferentes umas das outras. Precisamos de evidências objetivas para nos convencer de algo. Não basta eu acho e vc acha logo deve ser...
"Se o código penal fosse revogado, roubar e matar se tornaria correto?"
Mesmo com o código penal matar não é errado. prova disso são os inúmeros lugares do mundo com penas capitais. Mas novamente, pode apresentar a evidência objetiva de que matar e roubar é errado. Vou adorar conferi-la
"A propriedade privada tornou-nos tão estúpidos e limitados que um objeto só é nosso quando o possuímos." Bjos!
Que pena de vocês kkkk
@@lczago kkkkkkkkk certo
Sim ué, um objeto é seu se ele é seu. Onde está o erro?
E tá errado porra
Mulher ignorante.
Pessoas hoje que tem alguma coisa não expropriaram ontem querido? Esse teoria tem como escopo legitimar os próprios ladrões de ontem, sim ou não. Quem te disse que Deus dá alguma coisa?
Você é um branco falando de outro branco
Bastiat, economista vulgar
Excelente.