Decidi mudar de carreira aos 40 anos, estou cursando Sistemas de Informação e focando na área de Desenvolvimento Frontend. Digo a vocês que estou muito feliz com a escolha, começando aos poucos e ganhando experiência, mas sem medo de ser feliz. Digo a todos que idade não é barreira, porém você tem que mostrar suas outras qualidades que essa idade te proporcionou. No meu caso, já fui empreendedor, gerente, diretor, vendedor e isso tudo conta muito, pois uma pessoa muita vezes mais jovem, não conseguiu vivenciar tantas áreas. Pretendo empreender nessa área, pois vejo muito mercado para isso. Força galera acima dos 4.0
Não tenho a experiência que você tem, mas me encontro nessa mudança de carreira, tenho 25 anos... Eu sou formado em química e... bem, acho que não era exatamente o que esperava, mas tive uma paixonite em ficar brincando com o pascalzim, resolvi ingressar pra Engenharia de Computação
Somos dois. Também estou com 40 anos, sou formado em Adm, pós-graduado em MKT, já fui gerente comercial, executivo de vendas e por último gestor comercial. No início de 2018 larguei tudo para investir em algo que acredito e sempre quis fazer, porém não tive coragem até então. Precisei me readequar financeiramente, estou no 3º período de Analise e Desenvolvimento de Sistemas e estagiando a alguns mês, porém estou muito feliz. Agora realmente estou fazendo algo que gosto e por opção própria. Sucesso para nós
@@ricardobaniski1160 , é isso mesmo. Eu também planejei financeiramente, até porque tenho família e contas a pagar. Mas nesse momento, apesar de ser um Junior em Programação aos 42 anos, estou muito feliz com o percurso que estou fazendo. Sucesso para todos nós. Parabéns ao canal, que sempre traz discussões super interessantes e atuais.
@@lauradadosexcel , Parabéns por sua iniciativa e por sua força. Já passei a ser seu fã. Sobre uma dica pra você, o que eu posso dizer é o seguinte: O mercado as vezes parece nos enlouquecer com tantas tecnologias e linguagens que surgem a cada momento, nos fazendo perder o foco do que estudar ou aprender. Vá primeiro pelos fundamentos, estude e entenda profundamente HTML, CSS e o JavaScript raiz mesmo, como funcionam. Faça projetos simulando como se fossem pedidos de clientes. Imagine que alguém te pediu um site igual ao Booking, Netflix, Github com banco, um fórum, uma página estilo Clima Tempo e outras. Vá desenvolvendo estes projetos que chamo de clones, como se fosse reais mesmo, informando relatórios e tente aplicar alguma tecnologia ágil no desenvolvimento, tudo simulando. Coloque desafios de fazer tudo Responsivo ou até mesmo com Mobile First, e quando menos perceber, já estará fazendo o que o mercado precisa para a maioria dos casos. O segredo é estudar e praticar muito ao mesmo tempo. Sucesso pra ti!
Tenho 31 anos,e comecei recentemente a estudar sobre front end,trabalho como porteiro e sei como é difícil estudar a noite e ainda acordar às 4 da manhã, mas esse esforço vale a pena
Senhores e senhoras, sou programador a mais de 30 anos, tenho 52 anos de idade e ainda vai longe esta paixão. Vi muita coisa na informática e até hoje acredito que capacidade e idade, não tem nada a ver. Hoje mora na Europa e por aqui isto nem esta em questão. Gurizada, esquece a idade e toda em frente.
tenho uma trajetoria diferente mas no mesmo luar, atualmente vivo na europa tenho 30 anos, eu tinha minha emkpresa no brasil no ramo de segurança eletronica porem cansei totalmente do brasil para questoes financeiras mudei de pais e trabalho, estou na europa so a 9 meses e a europa ja me abraçou me dando formação e me reenserindo no mercado !!! parabens !
Olá, completo 45 anos Este ano de 2020 e estou entrando para realizar a 2a graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas . Sou formada em RH e em.2012 migrei minha profissão para Consultora SAP. Confesso, que estou com medo de não aprender a 2a graduação
Conheço pessoas que mudaram de profissão aos 30, 40 e até com 50 anos de idade. Conseguiram se recolocar na área do desenvolvimento de software em empresas multinacionais com essa idade.
tenho um amigo que ficou preso durante 7 anos, ao sair ele começou a estudar e hoje trabalha como front end, sendo que ele já tem 52 anos de idade. Ou seja vale muito a pena.
Opa!!! Show!!! Estou estudando bastante pra entrar na area com 44 anos! Vou conseguir! Agradeço por cada video do canal de vcs que ajudam muito os novatos!
@ZM-Games pior q não mano.....meu irmão ja conseguiu entrar na area de Dev junior e eu que nem to tentando ja recebi uns convites, o que me falta é estudar firme, a area tem muita vaga e pouco profissional, na empresa do meu outro irmão começou um dev junior de mais de 50 anos, achei mó inspirador
Gostaria de agradecer vocês por esse conteúdo maravilhoso, tenho 34 anos e há 3 fui diagnosticada com Esquizofrenia... Posso dizer que essa doença simplesmente destruiu todos os meus esforços para construir uma carreira, pois sou da área da Educação, fiz faculdade, duas Pós Graduações e um concurso nessa área...porém após a crise que revelou a doença tudo que o meu trabalho tinha (barulho,excesso de pessoas, violência e falta de uma rotina estruturada) me fazia piorar e ter mais crises... Estou com um processo judicial para me aposentar por invalidez mas como o meu tempo de contribuição foi pequeno, a tendência é que minha aposentadoria seja apenas de 1 salário mínimo, então eu precisava de algo pra complementar a minha renda...e estou estudando pra tentar um emprego Home Office na área de programação...Sinceramente qdo tive o diagnóstico e percebi o quanto havia perdido e qual seria meu futuro, senti vontade de tirar a minha vida...mas com o canal de vcs e alguns outros conteúdos (Curso em Vídeo) eu tenho tido cada dia mais esperança de um dia voltar a ser produtiva e ter uma nova chance na vida. Obrigada por tudo o que compartilham conosco!
Mariana sou um pouquinho mais velha do que vc e imagino o quanto deva ser difícil ter que mudar todo o destino imaginado. Mas a vida é assim, nos surpreende. Pelo pouco que vc me contou a seu respeito, já percebi que vc é uma pessoa dedicada. E tenho certeza de que da mesma forma que havia construído a sua primeira carreira, vc irá construir essa nova! Fico muito feliz e agradecida em poder ajudar vc (ao menos um pouquinho) nesta nova jornada. Seja forte! A trilha poderá ser difícil, mas acredito, de coração, que lhe levará a um bom lugar! Muito obrigada por compartilhar conosco essas suas palavras, elas nos dão muito força para continuar com nosso trabalho! Um grande abraço e seja bem vinda ao mundo da programação!
Eu também fui diagnósticado com esquizofrenia quando estava na faculdade cursando economia, infelizmente fui obrigado a lagar. Hoje com 24 anos tenho planos de cursar SI no meio desse ano. Abraço!
3 года назад+10
O pai de um amigo meu tem 70 anos e trabalha como programador em uma grande empresa de seguros.
Olá! Meu nome é Augustus, adoro programação e estou estudando ADS e a plataforma DevMedia. 😎 tenho 60 anos e animado se eu arrumar um "trampinho" dou Graças a Deus!! Tô na pista! Adoro esse canal!
Gabriel, Concordo sobre o envelhecimento. Sou engenheiro e atuei em T.I., e uma de minhas gerentes disse que é uma área que abraça profissionais com mente aberta, capacidade analítica e vontade de aprender.
Amo vcs!!Muito Obrigado por falar sobre meu comentario do outro video!!E para os que tem medo da idade esqueçam isso!!!Tem vaga pra todos!!Só lembrando eu larguei tudo com 32 anos pra ser trainee e ja era pai de uma menina....e em março estou indo pra Portugal atuar como desenvolvedor Java e fui descorberto pela empresa eu não busquei pela vaga....então é possivel sim.....começar mais novo é melhor?Sim.....mas nao é um obstaculo!!!!Boa sorte a todos!!!
Vocês são muito simpáticos, empáticos, e têm muito a dizer. Sou técnico de TI aposentado, tenho agora 62 anos e a paixão sempre foi desenvolvimento. Trabalhando de motorista de aplicativo para complementar a renda, estou reacendendo minha paixão e investindo em aprendizado de plataforma para desenvolvimento mobile. Como vocês disseram, cada caso é um caso, mas o importante é focar em um objetivo. Parabéns pelo trabalho.
SER JOVEM A juventude não é um período da vida, é um estado de espírito, um efeito de vontade, uma qualidade de imaginação, uma intensidade emotiva, uma vitória da coragem sobre a timidez, um gosto da aventura sobre o amor ao conforto. Não é por ter vivido certo número de anos que envelhecemos, envelhecemos porque abandonamos o nosso ideal. Os anos enrugam o rosto, renunciar ao ideal enruga a alma. As preocupações, as dúvidas, os temores e os desesperos são os inimigos que lentamente nos inclinam para a terra e nos tornam pó antes da morte. Jovem é aquele que se admira, que se maravilha e pergunta, qual criança insaciável: E depois? Aquele que desafia os acontecimentos e encontra alegria no jogo da vida. És tão jovem quanto a tua fé; tão velho quanto a tua descrença. Tão jovem quanto a tua confiança em ti e em tua esperança; tão velho quanto ao teu desânimo. Serás jovem enquanto te conservares receptivo ao que é belo, bom e grande; receptivo às mensagens da Natureza, do homem, do infinito. E se um dia teu coração for atacado pelo pessimismo e corroído pelo deboche, que Deus, então se apiede de tua alma de velho. General Mac. Arthur
Hoje estou com 47 anos e trabalhei na indústria e construção civil por mais de 20 anos, sempre usando que eu tinha adquirido na época de Clipper e Fox. Sempre gostei mas nunca me especializei. Hoje aos 47 anos estou mudando totalmente de área. Me especializando em Java, Ecmascript e Python e vocês 2 são minha grande inspiração, como profissionais e como empreendedores.
Bem legal o vídeo. E caras, não é impossível. Aos 33 de idade , com família, abandonei a área de infraestrutura de TI e consegui uma oportunidade no mercado de desenvolvimento. Não é fácil. Às vezes a gente acha que não vai dar conta, mas as oportunidades existem. Tenham fé e estudem bastante. Se é o que você quer, cai pra dentro!
Estou no mesmo barco. Estou com 29 anos. Me formo aos 30 em ADS. Estou bem preocupado. Pq fiz redes trabalho com suporte técnico. Mas não quero isso pra minha vida. Quero trabalhar com desenvolvimento
Fico feliz com os comentários aqui que pessoas com 40 e 50 anos mudaram de carreira e estão dando certo , eu tenho 26 anos e mudei de carreira tbm, estou estudando em casa JavaScript, já estudei Html e Css, estou curtindo essas lógicas de JavaScript, espero realizar logo alguma entrevista e estar trabalhando na área pra ver como é a pegada , estou muito ansioso , os Vídeos de vocês me ajudam muito e sempre me mantém motivado pra conseguir entrar nessa área de programação, meu foco é Front - End , e desejo sucesso a todos que estão entrando e já estão nessa área 🤙🏼
Thales, comecei a estagiar na sua idade, depois de 10 anos trabalhando de n coisas (repositor, estoquista, etc...). Tenho 39 anos e hj e 13 anos de experiência, hj como um dos sócios de uma empresa de dev voltada pra mercado financeiro.
@@domquixote1615 continuo estudando Dom, igual falam que cada semana tem um framework novo rsrsrs, mais tô focado só em JavaScript por enquanto , lendo algum livro , e agora com essa pandemia muitos lugares querem pessoal com experiência longa , mais temos que continuar tentando
@@einSky se preocupar faz parte , as vezes bate o desânimo por falta de oportunidade, a melhor coisa a fazer é dar um pequeno tempo pra vc mesmo , programação envolve muita paciência e concentração , quando estiver preocupada , para um pouco , descansa a mente dos estudos se vc for auto de data , e depois volta!!! Abraços
Técnico/desenvolvedor parado desde 2008, já tive até empresa. Agora depois dos 40 , tentando reciclar e tô nem aí! Olha pra frente que ficar chorando pelo que ficou pra trás é continuar lá. Acompanhando vocês, obrigado.
To com 28, e um ano estudando tive muitos aprendizados.. Ao olhar pro início do ano passado pensava que nunca iria aprender tanta coisa, hoje já aprendi html, css, bootstrap, jquery, javascript, fiz um site com validação de formulário, sql, fiz um pequeno app com ionic 3 com typescript, no início desse ano to focado no java pra criar app no andoid Studio, e site dinâmico... A caminhada é longa, mas o processo de olhar e ver a quantidade de novidades que to aprendendo é muito gratificante... Assisto vcs desde o início, obrigado pelo apoio...
@@renatoknot sim.. Estou à uma semana trabalhando em uma empresa que trabalha em um ERP.. to como anlista de relatório, utilizo SQL E C#, PL/SQL... Está sendo tudo muito novo pra mim...
@@renatoknot fui pra um estágio.. Me colocaram no treinamento pra este setor.. Estou em período integral e com salário bom pra iniciante.. Graças à Deus
Eu tô no caso tenho 31 tô no penúltimo período de análise... Porém nunca estagiei e não tive experiência na área meio que "engoli barriga"... Será que com diploma conseguiria algum estágio ou é só pra quem tá cursando ?
Tenho cinquenta, me aposento no fim desse ano, e em fevereiro passado comecei a estudar frontend. Estou vibrando. Essa galera dos trinta, desencana e força na peruca
Isso é problema meu e está fora desse assunto. Não sabes minha atividade, não te pedi opinião sobre esse assunto, não te conheço e isso não te diz respeito. Qualquer incomodo entre com uma PEC referentes a minha atividade para que seja feita uma mudança.
@alkaline acid Quem ta incomodando o cara é você, problema é dele se vai se aposentar com 50 anos, já sabe o que ele passou? No que ele trabalhou? Aprende a respeitar os outros, antes de dar uma de intrometido.
Olá. Tenho 44 anos, sempre trabalhei como operacional, algo que não exige qualificação alguma. Cansado de ser esse zero a esquerda e sobreviver com mixarias, optei por realizar um tecnólogo em Analise e desenvolvimento de sistemas. Sempre gostei de tecnologia e tinha o sonho de trabalhar nessa área. Tem sido bem difícil, pois terminei o ensino médio há muitos anos e estava enferrujado e o fluxo de material é intenso. As vezes penso que fiz uma escolha errada, mas quando olho para a vida que levei até hoje, volto a sentir força de vontade. Não sei como será minha vida após me formar, nem sei se irei me formar, mas a experiência valerá a pena e se der errado, tentarei outra coisa. Basta de ser um zero.
Estou nessa também. Iniciando aos 38 ADS. Meu sonho é ser desenvolvedor. Já passei e venho passando por muita coisa. Mas tenho esperança em realizar meu sonho.
E aí amigo como está hoje, conte sua experiência já que tem 3 anos que fez esse comentário. Estou com 43 anos e na mesma, querendo outro rumo pra minha vida
Olá tudo bem!!! Muito obrigado pelo vídeo, me ajudou bastante. Fiz 40 anos há alguns meses e decidi entrar na programação agora. Estabeleci como alvo trabalhar fora do país. Estou certo de que com paciência e dedicação é possível chegar lá.
Tema muito útil, tenho 37 anos e estou terminando a graduação em TADS este ano. Tenho percebido que as vagas solicitam uma quantidade imensa de conhecimento que acredito ser impossível alguém ter, isso realmente desencoraja nós pobres universitários. Adoro vcs, sucesso!!
O mercado brasileiro carece de profissionais "informáticos". Aqueles que sabem de tudo. É como se para ser pediatra o médico deveria ser otorrinolaringologista.
Eu acho que idade para desenvolver é tabu. Tenho 57 anos desenvolvi meu sistema com 50 e hoje sou empressario, mas atuo na área desde os 26 anos. Concordo que disponibilidade é importante mas dedicação e iniciativa não tem preço. Já contratei muitos jovens mas muitas decepções pois tempo eles tem tempo mas dedicação e iniciativa são um fracasso. Atuei em países europeus, Usa e Canadá e minha surpresa foi ver grisalhos desenvolvendo. Logo esqueçam idade nesta atividade, se vc gosta se envolve e se dedica já é suficiente. Mas um misto de idade/experiência de vida versus juventude/dinamismo pode ser um excelente casamento.
Gabriel e Vanessa, ótimo vídeo!! Realmente o problema da idade não é o literalmente um problema kkk. Tenho 28 anos e me formei piloto de avião, porém não dei sequência na carreira e migrei pra área de programação ano passado. Já no primeiro semestre consegui um ótimo estágio na qual trabalho e estou feliz. O que posso dizer é o seguinte: conhecimento nunca é demais e oportunidades sempre aparecem, é questão de dedicação e empenho. Nunca é tarde pra ser/ter o que sonha!!
Eu tenho atualmente 28 anos e sou formada já em engenharia de controle e automação e no ano passado comecei a fazer engenharia da computação pois acabei decidindo partir pra área de ti, porém não vou mentir que estou bem apreensiva pois não tenho experiência na área, mas não estou esperando pela faculdade não já estou fazendo vários cursos EAD sobre algumas tecnologias(Java, Android Studio, banco de dados e JavaScript). Estou desenvolvendo alguns projetos pessoais para criar meu portifólio , espero que com isso eu consiga ingressar na área. Estou gostando bastante de desenvolver para mobile e acho que vou seguir por esse caminho.
Tenho 42 anos, programo a 22 anos com JS e 13 anos com Java (certificado), sou formado e tenho MBA. Estou bem atualizado com as tecnologias e sempre faço entrevistas mesmo estando trabalhando. Não tenho preocupação com a minha idade... PORÉM..., parece que algumas empresas estão SIM preocupadas com isso, pois desenvolvo os projetos solicitados e quase sempre recebo a resposta de "... você não tem o perfil...". Muitas vezes sou esculachado pelos entrevistadores (quase sempre mais novos) por ser mais velho e querer ser programador... mesmo eu já tendo sido Arquiteto de Sistemas, líder de desenvolvimento etc... e isso sempre acontece em empresas nacionais que se preocupam em passar a imagem de "legais". Já trabalhei em muitas multinacionais (francesa, americana etc) e estas costumam ter uma postura diferente, não sei por quê. Sempre penso em sair da área, mas ainda não tive a oportunidade, por enquanto é o que tenho no momento. Muito triste ver tanto conhecimento e experiência serem ignorados. A maioria dos meus amigos que trabalharam ou estudaram comigo saíram do país para ter reconhecimento lá fora, é realmente uma pena. Mas a parte boa é que a TI recebe de braços abertos quem quiser trabalhar, estando formado ou não, sendo novo ou velho. É uma área muito democrática! Abraço e sucesso a TODOS, pois vcs merecem!
Bom dia Márcio! Tenho 40 anos e não tenho graduação, quero fazer um curso de um ano em uma escola aqui em minha cidade, o valor é um pouco salgado. Vc que já tem uma vasta experiência na área, será que terei dificuldades em arrumar emprego?
Tenho 55 anos e estou estudando, HTML, CSS e Javascript para quem sabe fazer uma pág na web da minha profissão ( Buco Maxilo), e quem sabe um Java no futuro, estudar faz bem para saúde e desafios novos então nem se fala, seu cérebro agradece !!!!!!!
Esse vídeo me caiu feito uma luva: Se desse curtia 10x. Eu me mudei pra Europa - e estou enfrentando essas batalhas de entrevistas aqui (Hungria). Tenho 34 anos, sou Bacharel em Sistemas de Informação, programador C# (Asp.Net MVC, EF, SQL Server, JS...) e essa semana fiz minha primeira entrevista: Era uma empresa grande, softwares para bancos. Não passei, por que prestei como "Senior" e os caras me enquadraram como "Pleno". De fato, o nível de conhecimento do entrevistador (que tinha uns 45 anos e mais de 20 na mesma empresa - provando que SIM, o mercado amadureceu...) era bem maior que o meu - o cara era fera, principalmente na parte "teórica". Ele me perguntou muitas coisas sobre o "behind-the-wall" (funcionamento interno do framework, do IIS, coisas de arquitetura) que eu não tinha nem ideia. Em resumo: No código eu até ia bem - era um bom programador, mas como "arquiteto" eu não era bom. Resumo? Notei que aqui o buraco é mais embaixo, e vou dar um passo pra trás, procurando empregos como Pleno, pra pegar experiência aqui, pra depois tentar subir mais degraus. É preciso aprender com as entrevistas... ele me deu muitos feedbacks que com certeza me farão amadurecer e inclusive estudar outras coisas mais profundas da linguagem que trabalho... É bom ver o feedback de vocês e saber que eu não sou o único: Eu também acho que falta feedback dos recrutadores, muitos deles deveriam falar o real motivo da gente não ter passado, muita gente te dá a negativa: sem te dar o motivo... é isso, abraços e parabéns pelo vídeo!
Eu comecei a mudar para a área de ciência de dados com 40 anos e agora com 42 estou no meu primeiro emprego.A principal dificuldade que estou encontrando é ser chefiado por gente mais nova. É uma dificuldade que eu não imaginava que fosse me deparar. Apesar de não termos o conhecimento técnico, temos experiência de trabalho em grupo que os mais novos não tem. É aí que vem o choque.
Tenho 25 anos e comecei agora o curso de Tecnologia da informação e comunicação, tenho um pouco de conhecimento de HTML e fiquei bem intimidado por terem pessoas de 18 anos na turma que já programavam. Mas foi bom ler os comentários e ver que não importa a idade e sim a motivação de cada um para aprender.
Tenho 41 anos hoje, 16 anos trabalhando em sala de aula como professor de física do ensino médio, saí da escola e hoje tenho um comércio junto com minha esposa e conversando falei que tinha vontade de fazer o curso de Análises e Desenvolvimento de Sistemas, estamos nos organizando para isso, nunca é tarde para mudar de vida. Já tinha uma noção de programação por conta de poucas cadeiras na Faculdade de Física que aprendemos a programar. Agora estudando mais a profissão e adquirindo um background para começar o curso no segundo semestre desse ano.
Acredito que tecnologia da informação tem espaço para todos, a grande solução é montar o próprio negócio e oferecer serviços em lociais menos saturados. Na minha opinião tem uma série de negócios que precisam de sites para internet as vezes ganhando um pouco menos que o mercado oferece mas tem serviço.
Sou muito fã de vcs!!! Fui dev Java por 12 anos e agora estou na minha primeira experiência como Product Owner e Scrum Master (sim, to atendendo as duas funções =O rsrs... mas está sendo um baita aprendizado. Não me sinto velha para absolutamente nada... se bem que eu saio de casa absurdamente menos que aos 20... haha Enfim! Mas aos 36 anos, mesmo que eu tenha trabalhado em alguns projetos com Scrum, treinamentos, certificação... sinto a necessidade de estudar o tempo todo, aquele receio das primeiras decisões sem histórico para me embasar, ou seja, criando a nova base... Aaaaaaaaaaaaaaaahhh... frio na barriga! Sou muito fã de vocês, casal! Dos melhores canais que eu sigo aqui! Valeuuuuu ;D
Acho que não é um problema. Se você estiver capacitado nessa área irá conseguir uma colocação. Meu exemplo: Engenharia Mecânica por 20 anos. Em 2015 resolvi voltar a programar e já estou envolvido em alguns projetos e foi uma ótima escolha.
Fala gabriel e vanessa eu larguei o meu antigo emprego estava à 3 anos e hj trabalho como desenvolvedor web utilizo PHP, JS WP, HTML, CSS e hoje estou focando meus estudos para React, React native e adonisJS, sempre acompanhei vcs e parabéns pelos excelentes vídeos.
Consegui minha primeira oportunidade como programador aos 29, há menos de um ano. Mesmo sem experiência formal, fui contratado já como analista programador pleno. Toda a minha dedicação nos estudos valeu a pena.
Tudo bem Renato, gostei muito o que comentou. Gostaria de seguir seus passos, pois tenho 45 anos, vendedor e ainda mais. Insatisfeito com cargo que exerço, e ainda dicas pra conseguir trabalho nessa área. Boa noite.
Fala pessoal! Queria deixar registrado aqui que vocês do código fonte foram muito importantes na minha decisão de seguir com a graduação em análise e desenvolvimento de sistemas. Pesquisei muito sobre o curso, o mercado de trabalho e hoje estou decidido a cursar. Parabéns pelo canal excepcional e podem ter certeza que serei um seguidor árduo do conteúdo de vocês.
Muito Obrigado pelas dicas... Eu decidi procurar a programação depois de um vídeo que assisti do Gabriel falando sobre a escolha da faculdade, hoje curso Análise de Sistemas na Impacta, último semestre, estou em transição de carreira, estudando muito para trabalhar como Cientista de Dados, visando utilizar também a experiência adquirida ao longo da minha carreira. Já estou na fase tiozinho também, e essa verdade da medo, vamos ver o que o mercado me reserva.
Bom, esse assunto realmente é muito pertinente, mais também gostaria de deixar um ppouco da minha história. Hoje tenho 34 anos. Me formei no curso técnico em segurança do trabalho em 2010, trabalhei algum tempo nessa área, mais sempre tive vontade de fazer um curso de tecnologia, mais na época não tive coragem e grana suficiente. Estava preste a acabar o curso de Eng. De produção, restando 2 anos, mais preferi mudar, vi que na área não encontrava muita oportunidade e optei pra mudar de curso fazendo analise e desenvolvimento de sistema. Sou casado e tenho 1 filho pequeno, verdade que você sempre pensar na questão financeira pra quem tem família e se há tempo de você ingressar no mercado. Hoje digo a você que realmente estou muito feliz em ter mudado e não ter mais medo de seguir com o meu sonho. Desejo sucesso pra todos vocês que decidiram não ter mais medo e seguir em frente com seus sonhos. Vamos nessa que vamos conseguir entrar no mercado.
Estou à caminho dos meus 23 anos e já acho que estou velho pra essa área, porque ainda tenho que fazer cursos, aprender tudo do zero com tanta gente na minha frente.. Nem sei formatar um computador direto. Quero migrar da mecânica para TI. Mas pelo menos o inglês eu já tenho um bom conhecimento, o que é muito bom pra área.
relaxa, estamos no mesmo barco, eu estou com 25 e estou migrando, mudando a área da elétrica para TI, atualmente estou cursando técnologo em tecnologia da informação e fazendo cursos por fora
Hello! Estava procurando vídeos que falassem sobre mudar de profissão e cheguei até esse vídeo! Tenho 27 anos e hoje trabalho com Turismo e quero mudar de profissão (abrir novos caminhos) gosto da Tecnologia e penso em fazer uma graduação só não sei por onde começar kkkkkk
Tenho 18 anos e fui adiantado na escola, então estou no 5 semestre de ciência da computação queria saber se pela minha "falta de idade" posso ser prejudicado no mercado de trabalho pois ja fui abordado da seguinte maneira; Você é muito novo para trabalhar connosco.
Pow muito maneiro, mencionaram meu comentário, desencanei bastante desse tema, to só estudando bastante e vendo aonde eu chego, show ! Gostaria tbm de sugerir um tema, gostaria que falassem do CSS Grid Layout e Flexbox, no mais vcs são show, forte abraço!
Muito bom, tenho 30 anos descobri que sou apaixona do por desenvolver em front-end apesar de não saber muito sobre termos técnicos gosto de desenvolver sites, mas confesso que dada a dificuldade para entrar no mercado as vezes da vontade de desistir, seus videos tem dado animo pra não desistir agradeço mesmo veio na hora certa!
Eu já vi 50+ em empresas ... mas que começaram cedo e conseguiram evoluir para gerência e diretoria ... agora começar com +50 ... pensa em montar sua própria startup .... brasil é um país muito preconceituoso com idade ... triste mais é realidade !!!
Comecei a programar com 25, hoje tenho 30. Neste tempo consegui me colocar no mercado e ficar bem "encaminhado". Estou aproveitando uma oportunidade para começar a faculdade! 0/
Aos 48 anos, me sinto começando no processo da vida. . . Acredito que o empenho fará a diferença no final da corrida !...Talvez alguns não acreditem, mas a experiencia de vida, pode ajudar bastante alguem nas decisões e busca de solução na construção do seu app, web, enfim...Ninguém é tão velho a ponto de não poder começar!
muito bom o vídeo tenho 30 anos me formei no final desse ano 2018 em Ciência da computação, fui em algumas entrevistas nesse ano e não passei em nenhuma confesso que fiquei bem triste por não conseguir entrar na área, porém não vou desistir, atualmente trabalho em outra área e esse vídeo me ajudou a ver que a minha situção é mais comum do que parece. obrigado pela ajuda
Muito bom o video, tenho 28 anos e estou nessa jornada de arrumar um emprego na área , sou graduado em engenharia de controle e automação, mas tenho o sonho de trabalhar com Python.
Olá. Este tema realmente me interessa muito. Tenho 31 anos e penso em mudar de carreira. Já estou cursando análise de sistemas e me preocupo muito se haverá mercado para mim. Alguns professores me orientam a criar um portfólio para me destacar e compensar o fator idade.
Boa tarde dupla do código fonte. Muito bom o canal de vocês, no meu caso não vejo grandes dificuldades pois tenho duas habilidades bem importantes ao meu ver falo inglês e alemão fluentemente então não sou formado ainda na área curso ainda análise de sistemas se não trabalhar diretamente com ti me defendo com essas outras ferramentas. Assim que puder comentem ai. Grande abraço!!!! Ah tenho 3.6 years old.
Tenho 34 anos e ando desanimado com o setor que estou! Em 2009 eu fiz um curso de desenvolvimento web, sei CSS, HTML, e o básico de PHP e Javascript, mas a uns 8 anos não trabalho com isso! Resolvi retomar meu sonho de entrar na área agora e voltei a estudar, mas isso da idade está me incomodando. Esse vídeo foi ótimo pra abrir mais a mente, vou seguir meu plano de estar pronto em 6 meses pro mercado e arriscar.
Tenho 53a, fui programador CLIPPER e usava banco de dados DBASE, ambos ambiente DOS, acredito q a maioria nunca ouviram falar nessas ferramentas, mas enfim, fui pra area gerencial e agora estou voltando para o desenvolvimento, sei q vou penar um pouco mas acredito que com força de vontade e com vídeos que ensinam passo a passo como os que sao apresentados nesse canal minha caminhada será menos ardua, aproveitando se vc´s souberem de grupos de estudo/dicas/helps para : HTML5, CSS, JS e REACT NATIVE, me passem os links que vou ficar muito grato.
Legal, tenho 41 larguei a TI (infra) com 28 e agora me apaixonei por Python. O cenário da tecnologia para quem pegou nesta época que você e TB eu começamos está muito interessante e mais acessível em todos os sentidos, tanto adquirir tecnologia, conhecimento, colaboração e aplicações. Antes era tudo na Unha, individualmentee tudo muito caro. Aprendi Dbase no curso técnico, gostava muito. Um abraço.
Tenho 40 anos sou Engenheiro mas estou começando com html5 e css3 e n ligo pra idade, e tempo tenho de sobra. Eu confio em mim, e sei q o aprendizado é com tempo.... maratona
Agradeço o vídeo! Gostaria que informassem sobre o mercado e empresas... sobre o que o mercado informa sobre pessoas de TI com idade acima dos 40...obrigada!
Tenho 31 anos ,e o fantasma da idade sempre me assombrou. Esse vídeo me ajudou a entender que pra tudo na vida é questão de escolhas e correr atrás daquilo que se gosta. Enquanto você respira nessa terra tudo é possível alcançar. Basta ter foco e espantar o espírito de desistência. Meu tempo disponível é total, não tenho filho ,moro com meu irmão mais novo. O que ainda me trava é onde começar . Vejo pessoas dizendo que esse mercado um curso de desenvolvimento pessoal na área de ti é mais eficaz que a graduação, já outros falam que é melhor cair numa faculdade e aprender toda parte teórica. E agora? Faço curso ou faculdade? Qual faculdade? E qual linguagem começar? Sobre plataforma Low code , é uma boa? Pretendo focar no setor mobile ,back End (apps e jogos)
Tenho 49 anos de idade e mais de 20 anos de programação e vejo ainda muita oportunidade na área de programação, recebo muitas propostas de emprego práticamente toda semana, vale muito a pena investir na área.
Eu sou estatístico e uso programação (como atividade secundária) em meu trabalho. Posso afirmar, sem medo, que programação é uma das carreiras mais democráticas que existem. Se você se capacita (e hoje existem toneladas de materiais gratuitos na Internet, inclusive em português - embora o material em inglês seja, via de regra, melhor) e alcança um nível razoável de proficiência em programação, irá conseguir trabalhar na área. Eu tenho um amigo, já nos seus quase 70 anos, programador COBOL que, mesmo depois de aposentado, ganha um bom dinheiro fazendo manutenção de códigos legados em COBOL.
Obrigado por continuarem me inspirando cada dia mais! Este é o meu último ano no ensino médio, pretendo fazer Engenharia de Software, gostaria de saber se podem fazer um vídeo falando especificamente sobre está área? Já assisti outro vídeo de vocês com um tema parecido, porém ainda estou na dúvida e infelizmente não conheço ninguém a não ser vocês com propriedade na área pra me dar uma boa orientação. Parabéns pelo vídeo e pelo canal!
Estou começando a aprender com 39 anos, não temos que bloquear a mente, sempre podemos aprender, idenpendente da idade.A questão é se na hora da contratação eles aceitam.Ainda sou solteira e tenho toda a disponibilidade de tempo para trabalhar e salário baixo, vcs dizem aproximadamente quanto?
Era uma dúvida que eu tinha. Sou Analista de infraestrutura a mais de 20 anos. O mercado de Desenvolvimento sempre está aquecido e pensei em mudar, mas tenho 43 anos e acho que "não dá mais tempo" pra largar tudo de infra e começar a "Devel"... Obrigado pelo esclarecimento.
Olá! 1 - Quem pergunta SE ESTOU VELHO, demonstra BAIXA-AUTOESTIMA, pois pode programar desenvolvendo para terceiros prestando serviço, sem depender de estar TRABALHANDO FIXO para alguém. Abra uma empresa no modelo MEI (para obter CNPJ) e com baixo custo e divulgue serviço de programação/sistemas. 2 - Perguntar qual a melhor ESCOLA, é ineficiente... Não DEPENDA de escola, aprenda SOZINHO, na web tem TUDO GRÁTIS! Existem engenheiros COM DUAS FACULDADES - DESEMPREGADO! Divulgue seu serviço, NÂO DEPENDA DE NINGUÉM!
Eu fiz a escolha de estudar por conta própria ao invés de ingressar em uma nova graduação. E olha, aprendi muito mais com cursos online de R$ 19,00 do que os 3 anos de faculdade!
@alkaline acid Não é que a faculdade seja ruim, muito pelo contrário! A diferença é que quando você se propõe a estudar sem pressão de ter que passar numa matéria, ou até mesmo ter que dividir o seu tempo de estudo entre várias matérias diferentes, consegue-se aprender muito mais por conta própria! Pelo menos no meu caso, estou aprendendo muito mais assim.
@alkaline acid Muito legal! Você deve estar trabalhando na área há anos! No momento estou estudando para criar alguns projetos que me ajudem a mudar de profissão. Abraços!
@alkaline acid Não é uma má profissão, o problema é que com o passar dos anos, você não adquire mais conhecimento. Na programação você é um aprendizado contínuo, sempre tem que estudar novas tecnologias e etc... E ainda mais é que tenho como objetivo criar meu próprio negócio e gerar empregos. Algo que infelizmente é impossível na minha área atual.
comecei esse ano com 13 anos, comecei no Python pela sintaxe fácil, já consigo fazer coisas como Gerenciadores de gastos, Programas para caixas de mercado (por enquanto tudo rodando no terminal) mas agora peguei pra essa semana começar um estudo de HTML5, CSS3 e JavaScript, quero me tornar um desenvolvedor web, depois vou estudar tecnologias server-side.
Pra galera dos 30 anos que ainda nao tem uma formação ou quer se formar e ADS, so tem duas opções. Chegar aos 32 formado em ads ou nao estar formado aos 32. Tem uma frase que diz "o melhor momento para se plantar uma arvore, foi a 20 anos, o segundo melhor momento é agora"
10:25 "É assim mesmo, é muito difícil passar na primeira". Pode-se dizer que é muito difícil passar nas 30 primeiras entrevistas. Eu posso afirmar, com certeza, de que eu enviei pelo menos para 200 vagas meu currículo e fiz umas 50 entrevistas até conseguir algo que fosse bom para mim e para o empregador. Vida de programador é assim mesmo, caso você consiga apertar F5 e aparecer "Compilado com sucesso" de primeira você é um ponto fora da curva, vai ajustando e corrigindo os pequenos erros até tudo funcionar.
Tenho 49 anos e estou decidido a aprender a programar. Ja fui da area da tecnologia onde trabalhei a 20 anos atras. Depois desisti da carreira, mais sempre fui amante da tecnologia e. novidades. Mudei para ed. fisica. Trabalhei em portugal como helpdesk. Iniciei duas faculdades de informatica que nao terminei pois nao conseguia programar. Agora entrei no mundo NFT e Bockchain e arte generativa. E estou pretendendo aprender a programar em javascript.
Que bacana vosso vídeo, comecei em 1988, clipper,vb6,c#,São, agora estudando web , não podemos deixar de estudar , hoje com 47, pretendo programar até os 60 kkkk
4 года назад+1
Entre idas e vindas, cursei análise e desenvolvimento (com passagem por Ciência da Computação) mas até hoje (com meus 36 anos) não consegui atuar com desenvolvimento. Talvez por falta de interesse. Mas sempre me deparo com oportunidades para atuar no segmento. Acho que não tem idade para começar.
Oi, eu assisto muito os vídeos de vocês, eu tenho 41 anos e já trabalho como infra mais ou menos uns 20 anos e quero mudar pra ser desenvolvedor (posso dizer que sou um iniciante) mas estou disposto a mudar, devido a mudança, estou desde do ano passado estudando, queria que vocês comentasse qual previsão de vocês nesse pois pandemia, vi que esse vídeo de vocês tem dois anos, então muita coisa mudou, queria saber de vocês se realmente vamos ter essa melhoria, ainda mais pra quem tem mais de 40 anos, até mais obrigado!
Gente, vídeo muito interesse e o mais interessante disso tudo, vemos pessoas que estão no mesmo barco, com os mesmos medos e compreendemos que não é só nós. Tenho 26 anos, cursava engenharia civil e fiz até o sexto semestre. Tranquei a faculdade por algumas razões e pra não ficar parada, entrei em um curso Técnico de Ti, antes de entrar em outra graduação sem saber de fato se era o que eu queria. Confesso que não sou tão velha assim, mas até hoje me sinto um tanto insegura e até com medo de não conseguir aprender tudo. Eu sei que aprender tudo é impossível, mas me questiono muito se darei conta, porque a tecnologia da informação é uma área tão ampla e com tanta informação, que fico perdida sem saber pra que lado ir. Estou desde o segundo semestre de 2016 dentro da programação e me sinto uma semente ainda. Porém, descobri minha paixão que é programar, e sinto que só preciso firmar meus passos nela. Hoje, além do técnico que faço, estou fazendo cursos online pra me inserir cada vez mais dentro da área!
Decidi mudar de carreira aos 40 anos, estou cursando Sistemas de Informação e focando na área de Desenvolvimento Frontend. Digo a vocês que estou muito feliz com a escolha, começando aos poucos e ganhando experiência, mas sem medo de ser feliz. Digo a todos que idade não é barreira, porém você tem que mostrar suas outras qualidades que essa idade te proporcionou. No meu caso, já fui empreendedor, gerente, diretor, vendedor e isso tudo conta muito, pois uma pessoa muita vezes mais jovem, não conseguiu vivenciar tantas áreas. Pretendo empreender nessa área, pois vejo muito mercado para isso. Força galera acima dos 4.0
Não tenho a experiência que você tem, mas me encontro nessa mudança de carreira, tenho 25 anos... Eu sou formado em química e... bem, acho que não era exatamente o que esperava, mas tive uma paixonite em ficar brincando com o pascalzim, resolvi ingressar pra Engenharia de Computação
Serviu de incentivo pra mim, estou com 43 anos e aprendendo a programar.
Somos dois.
Também estou com 40 anos, sou formado em Adm, pós-graduado em MKT, já fui gerente comercial, executivo de vendas e por último gestor comercial. No início de 2018 larguei tudo para investir em algo que acredito e sempre quis fazer, porém não tive coragem até então. Precisei me readequar financeiramente, estou no 3º período de Analise e Desenvolvimento de Sistemas e estagiando a alguns mês, porém estou muito feliz. Agora realmente estou fazendo algo que gosto e por opção própria.
Sucesso para nós
@@ricardobaniski1160 , é isso mesmo. Eu também planejei financeiramente, até porque tenho família e contas a pagar. Mas nesse momento, apesar de ser um Junior em Programação aos 42 anos, estou muito feliz com o percurso que estou fazendo. Sucesso para todos nós. Parabéns ao canal, que sempre traz discussões super interessantes e atuais.
@@lauradadosexcel , Parabéns por sua iniciativa e por sua força. Já passei a ser seu fã. Sobre uma dica pra você, o que eu posso dizer é o seguinte: O mercado as vezes parece nos enlouquecer com tantas tecnologias e linguagens que surgem a cada momento, nos fazendo perder o foco do que estudar ou aprender. Vá primeiro pelos fundamentos, estude e entenda profundamente HTML, CSS e o JavaScript raiz mesmo, como funcionam. Faça projetos simulando como se fossem pedidos de clientes. Imagine que alguém te pediu um site igual ao Booking, Netflix, Github com banco, um fórum, uma página estilo Clima Tempo e outras. Vá desenvolvendo estes projetos que chamo de clones, como se fosse reais mesmo, informando relatórios e tente aplicar alguma tecnologia ágil no desenvolvimento, tudo simulando. Coloque desafios de fazer tudo Responsivo ou até mesmo com Mobile First, e quando menos perceber, já estará fazendo o que o mercado precisa para a maioria dos casos. O segredo é estudar e praticar muito ao mesmo tempo. Sucesso pra ti!
Tenho 31 anos,e comecei recentemente a estudar sobre front end,trabalho como porteiro e sei como é difícil estudar a noite e ainda acordar às 4 da manhã, mas esse esforço vale a pena
Seu esforço será recompensado, João.
Boa sorte na sua jornada!
Obrigado pela força e vamos em frente
Parabéns pela sua jornada João. Sua dedicação será recompensada!!!
Você está plantando, amigo. Em breve você colherá os frutos. Sucesso na sua jornada, João!
Boa, João!
Senhores e senhoras, sou programador a mais de 30 anos, tenho 52 anos de idade e ainda vai longe esta paixão. Vi muita coisa na informática e até hoje acredito que capacidade e idade, não tem nada a ver. Hoje mora na Europa e por aqui isto nem esta em questão. Gurizada, esquece a idade e toda em frente.
Muito bom ler seu comentário Gerson. Reforça ainda mais nossa mensagem. Grande abraço e sucesso. 🤓
tenho uma trajetoria diferente mas no mesmo luar, atualmente vivo na europa tenho 30 anos, eu tinha minha emkpresa no brasil no ramo de segurança eletronica porem cansei totalmente do brasil para questoes financeiras mudei de pais e trabalho, estou na europa so a 9 meses e a europa ja me abraçou me dando formação e me reenserindo no mercado !!!
parabens !
Olá, completo 45 anos Este ano de 2020 e estou entrando para realizar a 2a graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas . Sou formada em RH e em.2012 migrei minha profissão para Consultora SAP. Confesso, que estou com medo de não aprender a 2a graduação
@@lcprudente não tenha medo, mudar já é sinal de muita coragem parabéns
Obrigada.. estou em transição de carreira..e sua resposta foi motivadora
Tenho 54 anos, e todos os dias estou aprendendo uma coisa nova. Aliás, é o que me motiva, o novo todos os dias.
Obrigada. Estou fazendo transição de carreira. Sua resposta foi motivadora
Conheço pessoas que mudaram de profissão aos 30, 40 e até com 50 anos de idade. Conseguiram se recolocar na área do desenvolvimento de software em empresas multinacionais com essa idade.
tenho um amigo que ficou preso durante 7 anos, ao sair ele começou a estudar e hoje trabalha como front end, sendo que ele já tem 52 anos de idade. Ou seja vale muito a pena.
Opa!!! Show!!! Estou estudando bastante pra entrar na area com 44 anos! Vou conseguir! Agradeço por cada video do canal de vcs que ajudam muito os novatos!
e ai mano, me conta como esta sendo, estou começando agora e to bem apreensivo com o futuro
Up
@ZM-Games pior q não mano.....meu irmão ja conseguiu entrar na area de Dev junior e eu que nem to tentando ja recebi uns convites, o que me falta é estudar firme, a area tem muita vaga e pouco profissional, na empresa do meu outro irmão começou um dev junior de mais de 50 anos, achei mó inspirador
@ZM-Games Calma cara, vc esta sendo pessimista, tem que estudar sempre, mas não é tão difícil assim
@@eduardoemygdio4615 quer dizer que só tem gênio trabalhando então ?
Gostaria de agradecer vocês por esse conteúdo maravilhoso, tenho 34 anos e há 3 fui diagnosticada com Esquizofrenia...
Posso dizer que essa doença simplesmente destruiu todos os meus esforços para construir uma carreira, pois sou da área da Educação, fiz faculdade, duas Pós Graduações e um concurso nessa área...porém após a crise que revelou a doença tudo que o meu trabalho tinha (barulho,excesso de pessoas, violência e falta de uma rotina estruturada) me fazia piorar e ter mais crises...
Estou com um processo judicial para me aposentar por invalidez mas como o meu tempo de contribuição foi pequeno, a tendência é que minha aposentadoria seja apenas de 1 salário mínimo, então eu precisava de algo pra complementar a minha renda...e estou estudando pra tentar um emprego Home Office na área de programação...Sinceramente qdo tive o diagnóstico e percebi o quanto havia perdido e qual seria meu futuro, senti vontade de tirar a minha vida...mas com o canal de vcs e alguns outros conteúdos (Curso em Vídeo) eu tenho tido cada dia mais esperança de um dia voltar a ser produtiva e ter uma nova chance na vida. Obrigada por tudo o que compartilham conosco!
Mariana sou um pouquinho mais velha do que vc e imagino o quanto deva ser difícil ter que mudar todo o destino imaginado. Mas a vida é assim, nos surpreende.
Pelo pouco que vc me contou a seu respeito, já percebi que vc é uma pessoa dedicada. E tenho certeza de que da mesma forma que havia construído a sua primeira carreira, vc irá construir essa nova!
Fico muito feliz e agradecida em poder ajudar vc (ao menos um pouquinho) nesta nova jornada.
Seja forte! A trilha poderá ser difícil, mas acredito, de coração, que lhe levará a um bom lugar!
Muito obrigada por compartilhar conosco essas suas palavras, elas nos dão muito força para continuar com nosso trabalho!
Um grande abraço e seja bem vinda ao mundo da programação!
Eu também fui diagnósticado com esquizofrenia quando estava na faculdade cursando economia, infelizmente fui obrigado a lagar. Hoje com 24 anos tenho planos de cursar SI no meio desse ano. Abraço!
O pai de um amigo meu tem 70 anos e trabalha como programador em uma grande empresa de seguros.
Estou com 43 e já finalizando ADS e já estou me projetando para a pós, nunca é tarde para a busca do conhecimento
Já está trabalhando na área?
Olá! Meu nome é Augustus, adoro programação e estou estudando ADS e a plataforma DevMedia. 😎 tenho 60 anos e animado se eu arrumar um "trampinho" dou Graças a Deus!! Tô na pista! Adoro esse canal!
Gabriel,
Concordo sobre o envelhecimento. Sou engenheiro e atuei em T.I., e uma de minhas gerentes disse que é uma área que abraça profissionais com mente aberta, capacidade analítica e vontade de aprender.
Então eu sou um programador jurássico, o programossaurus rex
HAHAHHAAH divertido!
kkkkk adorei
kkkkk o programossaurus rex
Amo vcs!!Muito Obrigado por falar sobre meu comentario do outro video!!E para os que tem medo da idade esqueçam isso!!!Tem vaga pra todos!!Só lembrando eu larguei tudo com 32 anos pra ser trainee e ja era pai de uma menina....e em março estou indo pra Portugal atuar como desenvolvedor Java e fui descorberto pela empresa eu não busquei pela vaga....então é possivel sim.....começar mais novo é melhor?Sim.....mas nao é um obstaculo!!!!Boa sorte a todos!!!
Darlan, como você conseguiu a vaga pra ir pra Portugal? Você tem quantos anos de experiência? Ficaria mto grata se pudesse me responder!
Independente da idade, o ideal e manter a paciência e estudar, estudar, estudar, porque não é fácil.
Vocês são muito simpáticos, empáticos, e têm muito a dizer. Sou técnico de TI aposentado, tenho agora 62 anos e a paixão sempre foi desenvolvimento. Trabalhando de motorista de aplicativo para complementar a renda, estou reacendendo minha paixão e investindo em aprendizado de plataforma para desenvolvimento mobile. Como vocês disseram, cada caso é um caso, mas o importante é focar em um objetivo. Parabéns pelo trabalho.
SER JOVEM
A juventude não é um período da vida, é um estado de espírito, um efeito de vontade, uma qualidade de imaginação, uma intensidade emotiva, uma vitória da coragem sobre a timidez, um gosto da aventura sobre o amor ao conforto.
Não é por ter vivido certo número de anos que envelhecemos, envelhecemos porque abandonamos o nosso ideal.
Os anos enrugam o rosto, renunciar ao ideal enruga a alma.
As preocupações, as dúvidas, os temores e os desesperos são os inimigos que lentamente nos inclinam para a terra e nos tornam pó antes da morte.
Jovem é aquele que se admira, que se maravilha e pergunta, qual criança insaciável:
E depois? Aquele que desafia os acontecimentos e encontra alegria no jogo da vida.
És tão jovem quanto a tua fé; tão velho quanto a tua descrença. Tão jovem quanto a tua confiança em ti e em tua esperança; tão velho quanto ao teu desânimo.
Serás jovem enquanto te conservares receptivo ao que é belo, bom e grande; receptivo às mensagens da Natureza, do homem, do infinito.
E se um dia teu coração for atacado pelo pessimismo e corroído pelo deboche, que Deus, então se apiede de tua alma de velho.
General Mac. Arthur
Hoje estou com 47 anos e trabalhei na indústria e construção civil por mais de 20 anos, sempre usando que eu tinha adquirido na época de Clipper e Fox. Sempre gostei mas nunca me especializei. Hoje aos 47 anos estou mudando totalmente de área. Me especializando em Java, Ecmascript e Python e vocês 2 são minha grande inspiração, como profissionais e como empreendedores.
Bem legal o vídeo. E caras, não é impossível. Aos 33 de idade , com família, abandonei a área de infraestrutura de TI e consegui uma oportunidade no mercado de desenvolvimento. Não é fácil. Às vezes a gente acha que não vai dar conta, mas as oportunidades existem. Tenham fé e estudem bastante. Se é o que você quer, cai pra dentro!
Estou no mesmo barco. Estou com 29 anos. Me formo aos 30 em ADS. Estou bem preocupado. Pq fiz redes trabalho com suporte técnico. Mas não quero isso pra minha vida. Quero trabalhar com desenvolvimento
Fico feliz com os comentários aqui que pessoas com 40 e 50 anos mudaram de carreira e estão dando certo , eu tenho 26 anos e mudei de carreira tbm, estou estudando em casa JavaScript, já estudei Html e Css, estou curtindo essas lógicas de JavaScript, espero realizar logo alguma entrevista e estar trabalhando na área pra ver como é a pegada , estou muito ansioso , os Vídeos de vocês me ajudam muito e sempre me mantém motivado pra conseguir entrar nessa área de programação, meu foco é Front - End , e desejo sucesso a todos que estão entrando e já estão nessa área 🤙🏼
Como está a carreira hoje em dia? Continua estudando?
Eu também tenho 26, amigo, bate aqui hahahahah. As vezes me preocupa, mas muito feliz em saber isso.
Thales, comecei a estagiar na sua idade, depois de 10 anos trabalhando de n coisas (repositor, estoquista, etc...). Tenho 39 anos e hj e 13 anos de experiência, hj como um dos sócios de uma empresa de dev voltada pra mercado financeiro.
@@domquixote1615 continuo estudando Dom, igual falam que cada semana tem um framework novo rsrsrs, mais tô focado só em JavaScript por enquanto , lendo algum livro , e agora com essa pandemia muitos lugares querem pessoal com experiência longa , mais temos que continuar tentando
@@einSky se preocupar faz parte , as vezes bate o desânimo por falta de oportunidade, a melhor coisa a fazer é dar um pequeno tempo pra vc mesmo , programação envolve muita paciência e concentração , quando estiver preocupada , para um pouco , descansa a mente dos estudos se vc for auto de data , e depois volta!!! Abraços
Técnico/desenvolvedor parado desde 2008, já tive até empresa. Agora depois dos 40 , tentando reciclar e tô nem aí! Olha pra frente que ficar chorando pelo que ficou pra trás é continuar lá. Acompanhando vocês, obrigado.
To com 28, e um ano estudando tive muitos aprendizados.. Ao olhar pro início do ano passado pensava que nunca iria aprender tanta coisa, hoje já aprendi html, css, bootstrap, jquery, javascript, fiz um site com validação de formulário, sql, fiz um pequeno app com ionic 3 com typescript, no início desse ano to focado no java pra criar app no andoid Studio, e site dinâmico... A caminhada é longa, mas o processo de olhar e ver a quantidade de novidades que to aprendendo é muito gratificante... Assisto vcs desde o início, obrigado pelo apoio...
Willian. . conseguiu algum trabalho como freelancer ou formal?
@@renatoknot sim.. Estou à uma semana trabalhando em uma empresa que trabalha em um ERP.. to como anlista de relatório, utilizo SQL E C#, PL/SQL... Está sendo tudo muito novo pra mim...
@@renatoknot fui pra um estágio.. Me colocaram no treinamento pra este setor.. Estou em período integral e com salário bom pra iniciante.. Graças à Deus
@@willianbarata2313 mas fez alguma faculdade ou foi autodidata? Digo no quesito para arrumar o estágio
Eu tô no caso tenho 31 tô no penúltimo período de análise... Porém nunca estagiei e não tive experiência na área meio que "engoli barriga"... Será que com diploma conseguiria algum estágio ou é só pra quem tá cursando ?
Tenho cinquenta, me aposento no fim desse ano, e em fevereiro passado comecei a estudar frontend. Estou vibrando. Essa galera dos trinta, desencana e força na peruca
Isso é problema meu e está fora desse assunto. Não sabes minha atividade, não te pedi opinião sobre esse assunto, não te conheço e isso não te diz respeito. Qualquer incomodo entre com uma PEC referentes a minha atividade para que seja feita uma mudança.
@alkaline acid Cuide da sua vida.
@alkaline acid deixa de ser intrometida(o).
@alkaline acid Arruma o que fazer.
@alkaline acid Quem ta incomodando o cara é você, problema é dele se vai se aposentar com 50 anos, já sabe o que ele passou? No que ele trabalhou? Aprende a respeitar os outros, antes de dar uma de intrometido.
Olá.
Tenho 44 anos, sempre trabalhei como operacional, algo que não exige qualificação alguma. Cansado de ser esse zero a esquerda e sobreviver com mixarias, optei por realizar um tecnólogo em Analise e desenvolvimento de sistemas. Sempre gostei de tecnologia e tinha o sonho de trabalhar nessa área. Tem sido bem difícil, pois terminei o ensino médio há muitos anos e estava enferrujado e o fluxo de material é intenso. As vezes penso que fiz uma escolha errada, mas quando olho para a vida que levei até hoje, volto a sentir força de vontade.
Não sei como será minha vida após me formar, nem sei se irei me formar, mas a experiência valerá a pena e se der errado, tentarei outra coisa. Basta de ser um zero.
Estou nessa também. Iniciando aos 38 ADS. Meu sonho é ser desenvolvedor. Já passei e venho passando por muita coisa. Mas tenho esperança em realizar meu sonho.
Tamo junto....mesma situação...
E aí amigo como está hoje, conte sua experiência já que tem 3 anos que fez esse comentário. Estou com 43 anos e na mesma, querendo outro rumo pra minha vida
Assisto os vídeos de vocês sempre antes de estudar programação. Vocês animam e motivam. Obrigado!
Olá tudo bem!!!
Muito obrigado pelo vídeo, me ajudou bastante.
Fiz 40 anos há alguns meses e decidi entrar na programação agora.
Estabeleci como alvo trabalhar fora do país. Estou certo de que com paciência e dedicação é possível chegar lá.
Tema muito útil, tenho 37 anos e estou terminando a graduação em TADS este ano. Tenho percebido que as vagas solicitam uma quantidade imensa de conhecimento que acredito ser impossível alguém ter, isso realmente desencoraja nós pobres universitários.
Adoro vcs, sucesso!!
que legal, estou com essa idade e estou pensando em estudar nesse caminho tbm!
O mercado brasileiro carece de profissionais "informáticos". Aqueles que sabem de tudo. É como se para ser pediatra o médico deveria ser otorrinolaringologista.
Eu acho que idade para desenvolver é tabu. Tenho 57 anos desenvolvi meu sistema com 50 e hoje sou empressario, mas atuo na área desde os 26 anos. Concordo que disponibilidade é importante mas dedicação e iniciativa não tem preço. Já contratei muitos jovens mas muitas decepções pois tempo eles tem tempo mas dedicação e iniciativa são um fracasso. Atuei em países europeus, Usa e Canadá e minha surpresa foi ver grisalhos desenvolvendo. Logo esqueçam idade nesta atividade, se vc gosta se envolve e se dedica já é suficiente. Mas um misto de idade/experiência de vida versus juventude/dinamismo pode ser um excelente casamento.
Gabriel e Vanessa, ótimo vídeo!! Realmente o problema da idade não é o literalmente um problema kkk. Tenho 28 anos e me formei piloto de avião, porém não dei sequência na carreira e migrei pra área de programação ano passado. Já no primeiro semestre consegui um ótimo estágio na qual trabalho e estou feliz. O que posso dizer é o seguinte: conhecimento nunca é demais e oportunidades sempre aparecem, é questão de dedicação e empenho. Nunca é tarde pra ser/ter o que sonha!!
Palestra muita boa, vocês realmente são muito bons !
Eu tenho atualmente 28 anos e sou formada já em engenharia de controle e automação e no ano passado comecei a fazer engenharia da computação pois acabei decidindo partir pra área de ti, porém não vou mentir que estou bem apreensiva pois não tenho experiência na área, mas não estou esperando pela faculdade não já estou fazendo vários cursos EAD sobre algumas tecnologias(Java, Android Studio, banco de dados e JavaScript). Estou desenvolvendo alguns projetos pessoais para criar meu portifólio , espero que com isso eu consiga ingressar na área. Estou gostando bastante de desenvolver para mobile e acho que vou seguir por esse caminho.
parabéns, eu sou de ENG comp também. E aí, depois de 2 anos, como está com programação android?
@@luigirovani4380 A área de mobile continua sendo minha preferida principalmente depois de conhecer a belezinha do Flutter.
Tenho 42 anos, programo a 22 anos com JS e 13 anos com Java (certificado), sou formado e tenho MBA. Estou bem atualizado com as tecnologias e sempre faço entrevistas mesmo estando trabalhando. Não tenho preocupação com a minha idade... PORÉM..., parece que algumas empresas estão SIM preocupadas com isso, pois desenvolvo os projetos solicitados e quase sempre recebo a resposta de "... você não tem o perfil...". Muitas vezes sou esculachado pelos entrevistadores (quase sempre mais novos) por ser mais velho e querer ser programador... mesmo eu já tendo sido Arquiteto de Sistemas, líder de desenvolvimento etc... e isso sempre acontece em empresas nacionais que se preocupam em passar a imagem de "legais". Já trabalhei em muitas multinacionais (francesa, americana etc) e estas costumam ter uma postura diferente, não sei por quê. Sempre penso em sair da área, mas ainda não tive a oportunidade, por enquanto é o que tenho no momento. Muito triste ver tanto conhecimento e experiência serem ignorados. A maioria dos meus amigos que trabalharam ou estudaram comigo saíram do país para ter reconhecimento lá fora, é realmente uma pena. Mas a parte boa é que a TI recebe de braços abertos quem quiser trabalhar, estando formado ou não, sendo novo ou velho. É uma área muito democrática! Abraço e sucesso a TODOS, pois vcs merecem!
Valeu!!
Bom dia Márcio! Tenho 40 anos e não tenho graduação, quero fazer um curso de um ano em uma escola aqui em minha cidade, o valor é um pouco salgado. Vc que já tem uma vasta experiência na área, será que terei dificuldades em arrumar emprego?
Tenho 55 anos e estou estudando, HTML, CSS e Javascript para quem sabe fazer uma pág na web da minha profissão ( Buco Maxilo), e quem sabe um Java no futuro, estudar faz bem para saúde e desafios novos então nem se fala, seu cérebro agradece !!!!!!!
Ótimo vídeo ... parabéns.... vcs são o meu uni duni dê... qnd to com duvida de algo gosto de ouvir o q vcs têm a dizer...
Esse vídeo me caiu feito uma luva: Se desse curtia 10x. Eu me mudei pra Europa - e estou enfrentando essas batalhas de entrevistas aqui (Hungria). Tenho 34 anos, sou Bacharel em Sistemas de Informação, programador C# (Asp.Net MVC, EF, SQL Server, JS...) e essa semana fiz minha primeira entrevista:
Era uma empresa grande, softwares para bancos. Não passei, por que prestei como "Senior" e os caras me enquadraram como "Pleno". De fato, o nível de conhecimento do entrevistador (que tinha uns 45 anos e mais de 20 na mesma empresa - provando que SIM, o mercado amadureceu...) era bem maior que o meu - o cara era fera, principalmente na parte "teórica". Ele me perguntou muitas coisas sobre o "behind-the-wall" (funcionamento interno do framework, do IIS, coisas de arquitetura) que eu não tinha nem ideia. Em resumo:
No código eu até ia bem - era um bom programador, mas como "arquiteto" eu não era bom. Resumo? Notei que aqui o buraco é mais embaixo, e vou dar um passo pra trás, procurando empregos como Pleno, pra pegar experiência aqui, pra depois tentar subir mais degraus. É preciso aprender com as entrevistas... ele me deu muitos feedbacks que com certeza me farão amadurecer e inclusive estudar outras coisas mais profundas da linguagem que trabalho...
É bom ver o feedback de vocês e saber que eu não sou o único: Eu também acho que falta feedback dos recrutadores, muitos deles deveriam falar o real motivo da gente não ter passado, muita gente te dá a negativa: sem te dar o motivo... é isso, abraços e parabéns pelo vídeo!
Eu comecei a mudar para a área de ciência de dados com 40 anos e agora com 42 estou no meu primeiro emprego.A principal dificuldade que estou encontrando é ser chefiado por gente mais nova. É uma dificuldade que eu não imaginava que fosse me deparar. Apesar de não termos o conhecimento técnico, temos experiência de trabalho em grupo que os mais novos não tem. É aí que vem o choque.
Tenho 25 anos e comecei agora o curso de Tecnologia da informação e comunicação, tenho um pouco de conhecimento de HTML e fiquei bem intimidado por terem pessoas de 18 anos na turma que já programavam. Mas foi bom ler os comentários e ver que não importa a idade e sim a motivação de cada um para aprender.
Tenho 41 anos hoje, 16 anos trabalhando em sala de aula como professor de física do ensino médio, saí da escola e hoje tenho um comércio junto com minha esposa e conversando falei que tinha vontade de fazer o curso de Análises e Desenvolvimento de Sistemas, estamos nos organizando para isso, nunca é tarde para mudar de vida. Já tinha uma noção de programação por conta de poucas cadeiras na Faculdade de Física que aprendemos a programar. Agora estudando mais a profissão e adquirindo um background para começar o curso no segundo semestre desse ano.
Acredito que tecnologia da informação tem espaço para todos, a grande solução é montar o próprio negócio e oferecer serviços em lociais menos saturados. Na minha opinião tem uma série de negócios que precisam de sites para internet as vezes ganhando um pouco menos que o mercado oferece mas tem serviço.
Sou muito fã de vcs!!!
Fui dev Java por 12 anos e agora estou na minha primeira experiência como Product Owner e Scrum Master (sim, to atendendo as duas funções =O rsrs... mas está sendo um baita aprendizado.
Não me sinto velha para absolutamente nada... se bem que eu saio de casa absurdamente menos que aos 20... haha
Enfim! Mas aos 36 anos, mesmo que eu tenha trabalhado em alguns projetos com Scrum, treinamentos, certificação... sinto a necessidade de estudar o tempo todo, aquele receio das primeiras decisões sem histórico para me embasar, ou seja, criando a nova base... Aaaaaaaaaaaaaaaahhh... frio na barriga!
Sou muito fã de vocês, casal!
Dos melhores canais que eu sigo aqui! Valeuuuuu ;D
Tenho 40 , ja aprendi Java, c, c++, agora estou na caminhada pra aprender nodejs.
Acho que não é um problema. Se você estiver capacitado nessa área irá conseguir uma colocação. Meu exemplo: Engenharia Mecânica por 20 anos. Em 2015 resolvi voltar a programar e já estou envolvido em alguns projetos e foi uma ótima escolha.
Muito bacana. Parabéns! Primeira vez que eu assisti o cana e gostei muito.
Muito obrigado Sergio! Seja bem vindo ao canal. :D
eu tô no primeiro semestre de BSI, consegui uma vaga de Programador Júnior. As dicas desse canal me ajudam diariamente. Thanks :)
Fala gabriel e vanessa eu larguei o meu antigo emprego estava à 3 anos e hj trabalho como desenvolvedor web utilizo PHP, JS WP, HTML, CSS e hoje estou focando meus estudos para React, React native e adonisJS, sempre acompanhei vcs e parabéns pelos excelentes vídeos.
Consegui minha primeira oportunidade como programador aos 29, há menos de um ano. Mesmo sem experiência formal, fui contratado já como analista programador pleno. Toda a minha dedicação nos estudos valeu a pena.
Renato, vc estudou programação por conta própria? Se puder dar algumas dicas agradeço!
Up
Tudo bem Renato, gostei muito o que comentou. Gostaria de seguir seus passos, pois tenho 45 anos, vendedor e ainda mais. Insatisfeito com cargo que exerço, e ainda dicas pra conseguir trabalho nessa área. Boa noite.
De qual cidade vc é Amigo?
Obrigado pelo seu comentário fiquei motivada, começar do 0 aos 50 anos não é fácil, mas lutar sempre desistir, nunca.
Obrigado mesmo. Tirou minhas dúvidas. Excelente vídeo. Vlw mesmo
Fala pessoal! Queria deixar registrado aqui que vocês do código fonte foram muito importantes na minha decisão de seguir com a graduação em análise e desenvolvimento de sistemas. Pesquisei muito sobre o curso, o mercado de trabalho e hoje estou decidido a cursar. Parabéns pelo canal excepcional e podem ter certeza que serei um seguidor árduo do conteúdo de vocês.
Muito Obrigado pelas dicas... Eu decidi procurar a programação depois de um vídeo que assisti do Gabriel falando sobre a escolha da faculdade, hoje curso Análise de Sistemas na Impacta, último semestre, estou em transição de carreira, estudando muito para trabalhar como Cientista de Dados, visando utilizar também a experiência adquirida ao longo da minha carreira. Já estou na fase tiozinho também, e essa verdade da medo, vamos ver o que o mercado me reserva.
Roberto Marinho criou a Globo com 65 anos. Nada é impossível para Deus. Tenham fé, meu povo!
Amém 🙏
Estou em um relacionamento sério com esse canal❤️❤️❤️❤️❤️ vocês são de ++++++
O sucesso é o resultado do trabalho.
Um abraço desde Puerto Rico.
Bom, esse assunto realmente é muito pertinente, mais também gostaria de deixar um ppouco da minha história.
Hoje tenho 34 anos. Me formei no curso técnico em segurança do trabalho em 2010, trabalhei algum tempo nessa área, mais sempre tive vontade de fazer um curso de tecnologia, mais na época não tive coragem e grana suficiente. Estava preste a acabar o curso de Eng. De produção, restando 2 anos, mais preferi mudar, vi que na área não encontrava muita oportunidade e optei pra mudar de curso fazendo analise e desenvolvimento de sistema. Sou casado e tenho 1 filho pequeno, verdade que você sempre pensar na questão financeira pra quem tem família e se há tempo de você ingressar no mercado. Hoje digo a você que realmente estou muito feliz em ter mudado e não ter mais medo de seguir com o meu sonho. Desejo sucesso pra todos vocês que decidiram não ter mais medo e seguir em frente com seus sonhos. Vamos nessa que vamos conseguir entrar no mercado.
Está trabalhando na área ?
Estou à caminho dos meus 23 anos e já acho que estou velho pra essa área, porque ainda tenho que fazer cursos, aprender tudo do zero com tanta gente na minha frente.. Nem sei formatar um computador direto. Quero migrar da mecânica para TI. Mas pelo menos o inglês eu já tenho um bom conhecimento, o que é muito bom pra área.
relaxa, estamos no mesmo barco, eu estou com 25 e estou migrando, mudando a área da elétrica para TI, atualmente estou cursando técnologo em tecnologia da informação e fazendo cursos por fora
Hello!
Estava procurando vídeos que falassem sobre mudar de profissão e cheguei até esse vídeo!
Tenho 27 anos e hoje trabalho com Turismo e quero mudar de profissão (abrir novos caminhos) gosto da Tecnologia e penso em fazer uma graduação só não sei por onde começar kkkkkk
Tenho 34 anos e comecei agora o curso de tecnologia da informação e estou gostando muito
Era um vídeo desse que precisava assistir
Tenho 18 anos e fui adiantado na escola, então estou no 5 semestre de ciência da computação queria saber se pela minha "falta de idade" posso ser prejudicado no mercado de trabalho pois ja fui abordado da seguinte maneira;
Você é muito novo para trabalhar connosco.
Pow muito maneiro, mencionaram meu comentário, desencanei bastante desse tema, to só estudando bastante e vendo aonde eu chego, show ! Gostaria tbm de sugerir um tema, gostaria que falassem do CSS Grid Layout e Flexbox, no mais vcs são show, forte abraço!
Olá! Que bom que gostou, e manda ver mesmo no estudo.
Sugestões anotadas! Muito obrigada, abraços!
Muito bom, tenho 30 anos descobri que sou apaixona do por desenvolver em front-end apesar de não saber muito sobre termos técnicos gosto de desenvolver sites, mas confesso que dada a dificuldade para entrar no mercado as vezes da vontade de desistir, seus videos tem dado animo pra não desistir agradeço mesmo veio na hora certa!
Eu já vi 50+ em empresas ... mas que começaram cedo e conseguiram evoluir para gerência e diretoria ... agora começar com +50 ... pensa em montar sua própria startup .... brasil é um país muito preconceituoso com idade ... triste mais é realidade !!!
Estou ficando viciado em ver videos do código fonte em 2x. As risadas Vanessa são incriveis em 2x.
eu curto muito as camisas de vcs. super like
Obrigado, tenho 50 anos e estou procurando emprego como programador
Conseguiu?
Conseguiu?
Comenta aqui quando conseguir...
Olaaaaaaa pessoal que Deus os abençoe sempre obrigado pelos vídeos 📹
Comecei a programar com 25, hoje tenho 30. Neste tempo consegui me colocar no mercado e ficar bem "encaminhado". Estou aproveitando uma oportunidade para começar a faculdade! 0/
Estou com 24 e dando os primeiros passos estou com medo de não conseguir entrar na área
Esse comentário me motivo muito bgd manin
Amo o canal de vocês !!!!
Aos 48 anos, me sinto começando no processo da vida. . . Acredito que o empenho fará a diferença no final da corrida !...Talvez alguns não acreditem, mas a experiencia de vida, pode ajudar bastante alguem nas decisões e busca de solução na construção do seu app, web, enfim...Ninguém é tão velho a ponto de não poder começar!
Amo os seus vídeos, um melhor que o outro!
Muuuuuito obrigado! 🤓
muito bom o vídeo tenho 30 anos me formei no final desse ano 2018 em Ciência da computação, fui em algumas entrevistas nesse ano e não passei em nenhuma confesso que fiquei bem triste por não conseguir entrar na área, porém não vou desistir, atualmente trabalho em outra área e esse vídeo me ajudou a ver que a minha situção é mais comum do que parece. obrigado pela ajuda
Olá, tenho 53 anos e estou cursando Análise de Sistemas e me especializando em python e android
Amo os vídeos de vcs
Muito bom o video, tenho 28 anos e estou nessa jornada de arrumar um emprego na área , sou graduado em engenharia de controle e automação, mas tenho o sonho de trabalhar com Python.
Olá. Este tema realmente me interessa muito. Tenho 31 anos e penso em mudar de carreira. Já estou cursando análise de sistemas e me preocupo muito se haverá mercado para mim. Alguns professores me orientam a criar um portfólio para me destacar e compensar o fator idade.
Boa tarde dupla do código fonte. Muito bom o canal de vocês, no meu caso não vejo grandes dificuldades pois tenho duas habilidades bem importantes ao meu ver falo inglês e alemão fluentemente então não sou formado ainda na área curso ainda análise de sistemas se não trabalhar diretamente com ti me defendo com essas outras ferramentas. Assim que puder comentem ai. Grande abraço!!!! Ah tenho 3.6 years old.
Muito esclarecedor, obrigado pelo conteúdo.
Tenho 34 anos e ando desanimado com o setor que estou! Em 2009 eu fiz um curso de desenvolvimento web, sei CSS, HTML, e o básico de PHP e Javascript, mas a uns 8 anos não trabalho com isso! Resolvi retomar meu sonho de entrar na área agora e voltei a estudar, mas isso da idade está me incomodando. Esse vídeo foi ótimo pra abrir mais a mente, vou seguir meu plano de estar pronto em 6 meses pro mercado e arriscar.
Tenho 53a, fui programador CLIPPER e usava banco de dados DBASE, ambos ambiente DOS, acredito q a maioria nunca ouviram falar nessas ferramentas, mas enfim, fui pra area gerencial e agora estou voltando para o desenvolvimento, sei q vou penar um pouco mas acredito que com força de vontade e com vídeos que ensinam passo a passo como os que sao apresentados nesse canal minha caminhada será menos ardua, aproveitando se vc´s souberem de grupos de estudo/dicas/helps para : HTML5, CSS, JS e REACT NATIVE, me passem os links que vou ficar muito grato.
Legal, tenho 41 larguei a TI (infra) com 28 e agora me apaixonei por Python. O cenário da tecnologia para quem pegou nesta época que você e TB eu começamos está muito interessante e mais acessível em todos os sentidos, tanto adquirir tecnologia, conhecimento, colaboração e aplicações. Antes era tudo na Unha, individualmentee tudo muito caro.
Aprendi Dbase no curso técnico, gostava muito. Um abraço.
Amo esse canal
Tenho 32 anos e comecei a aprender esses ano de 2020 com python, gostei muito.
Tenho 40 anos sou Engenheiro mas estou começando com html5 e css3 e n ligo pra idade, e tempo tenho de sobra. Eu confio em mim, e sei q o aprendizado é com tempo.... maratona
Agradeço o vídeo! Gostaria que informassem sobre o mercado e empresas... sobre o que o mercado informa sobre pessoas de TI com idade acima dos 40...obrigada!
Muito bom o conteúdo e depoimentos genuínos. Show!
Tenho 31 anos ,e o fantasma da idade sempre me assombrou. Esse vídeo me ajudou a entender que pra tudo na vida é questão de escolhas e correr atrás daquilo que se gosta. Enquanto você respira nessa terra tudo é possível alcançar. Basta ter foco e espantar o espírito de desistência.
Meu tempo disponível é total, não tenho filho ,moro com meu irmão mais novo.
O que ainda me trava é onde começar . Vejo pessoas dizendo que esse mercado um curso de desenvolvimento pessoal na área de ti é mais eficaz que a graduação, já outros falam que é melhor cair numa faculdade e aprender toda parte teórica.
E agora?
Faço curso ou faculdade?
Qual faculdade?
E qual linguagem começar?
Sobre plataforma Low code , é uma boa?
Pretendo focar no setor mobile ,back End (apps e jogos)
Tenho 49 anos de idade e mais de 20 anos de programação e vejo ainda muita oportunidade na área de programação, recebo muitas propostas de emprego práticamente toda semana, vale muito a pena investir na área.
adorei seus lindos, parabens pelo canal acompanho sempre que possivel, nessa vida doida que temos rsrsrs, adoro seus videos.... :)
Eu sou estatístico e uso programação (como atividade secundária) em meu trabalho. Posso afirmar, sem medo, que programação é uma das carreiras mais democráticas que existem. Se você se capacita (e hoje existem toneladas de materiais gratuitos na Internet, inclusive em português - embora o material em inglês seja, via de regra, melhor) e alcança um nível razoável de proficiência em programação, irá conseguir trabalhar na área. Eu tenho um amigo, já nos seus quase 70 anos, programador COBOL que, mesmo depois de aposentado, ganha um bom dinheiro fazendo manutenção de códigos legados em COBOL.
Obrigado por continuarem me inspirando cada dia mais! Este é o meu último ano no ensino médio, pretendo fazer Engenharia de Software, gostaria de saber se podem fazer um vídeo falando especificamente sobre está área? Já assisti outro vídeo de vocês com um tema parecido, porém ainda estou na dúvida e infelizmente não conheço ninguém a não ser vocês com propriedade na área pra me dar uma boa orientação. Parabéns pelo vídeo e pelo canal!
Estou começando a aprender com 39 anos, não temos que bloquear a mente, sempre podemos aprender, idenpendente da idade.A questão é se na hora da contratação eles aceitam.Ainda sou solteira e tenho toda a disponibilidade de tempo para trabalhar e salário baixo, vcs dizem aproximadamente quanto?
Era uma dúvida que eu tinha. Sou Analista de infraestrutura a mais de 20 anos. O mercado de Desenvolvimento sempre está aquecido e pensei em mudar, mas tenho 43 anos e acho que "não dá mais tempo" pra largar tudo de infra e começar a "Devel"... Obrigado pelo esclarecimento.
Olá! 1 - Quem pergunta SE ESTOU VELHO, demonstra BAIXA-AUTOESTIMA, pois pode programar desenvolvendo para terceiros prestando serviço, sem depender de estar TRABALHANDO FIXO para alguém. Abra uma empresa no modelo MEI (para obter CNPJ) e com baixo custo e divulgue serviço de programação/sistemas. 2 - Perguntar qual a melhor ESCOLA, é ineficiente... Não DEPENDA de escola, aprenda SOZINHO, na web tem TUDO GRÁTIS! Existem engenheiros COM DUAS FACULDADES - DESEMPREGADO! Divulgue seu serviço, NÂO DEPENDA DE NINGUÉM!
Eu fiz a escolha de estudar por conta própria ao invés de ingressar em uma nova graduação. E olha, aprendi muito mais com cursos online de R$ 19,00 do que os 3 anos de faculdade!
@alkaline acid Não é que a faculdade seja ruim, muito pelo contrário! A diferença é que quando você se propõe a estudar sem pressão de ter que passar numa matéria, ou até mesmo ter que dividir o seu tempo de estudo entre várias matérias diferentes, consegue-se aprender muito mais por conta própria! Pelo menos no meu caso, estou aprendendo muito mais assim.
@alkaline acid Muito legal! Você deve estar trabalhando na área há anos! No momento estou estudando para criar alguns projetos que me ajudem a mudar de profissão. Abraços!
@alkaline acid Estou trabalhando como Analista de PCP.
@alkaline acid Não é uma má profissão, o problema é que com o passar dos anos, você não adquire mais conhecimento. Na programação você é um aprendizado contínuo, sempre tem que estudar novas tecnologias e etc... E ainda mais é que tenho como objetivo criar meu próprio negócio e gerar empregos. Algo que infelizmente é impossível na minha área atual.
comecei esse ano com 13 anos, comecei no Python pela sintaxe fácil, já consigo fazer coisas como Gerenciadores de gastos, Programas para caixas de mercado (por enquanto tudo rodando no terminal) mas agora peguei pra essa semana começar um estudo de HTML5, CSS3 e JavaScript, quero me tornar um desenvolvedor web, depois vou estudar tecnologias server-side.
Pra galera dos 30 anos que ainda nao tem uma formação ou quer se formar e ADS, so tem duas opções. Chegar aos 32 formado em ads ou nao estar formado aos 32.
Tem uma frase que diz "o melhor momento para se plantar uma arvore, foi a 20 anos, o segundo melhor momento é agora"
10:25 "É assim mesmo, é muito difícil passar na primeira".
Pode-se dizer que é muito difícil passar nas 30 primeiras entrevistas. Eu posso afirmar, com certeza, de que eu enviei pelo menos para 200 vagas meu currículo e fiz umas 50 entrevistas até conseguir algo que fosse bom para mim e para o empregador. Vida de programador é assim mesmo, caso você consiga apertar F5 e aparecer "Compilado com sucesso" de primeira você é um ponto fora da curva, vai ajustando e corrigindo os pequenos erros até tudo funcionar.
Tenho 49 anos e estou decidido a aprender a programar. Ja fui da area da tecnologia onde trabalhei a 20 anos atras. Depois desisti da carreira, mais sempre fui amante da tecnologia e. novidades. Mudei para ed. fisica. Trabalhei em portugal como helpdesk. Iniciei duas faculdades de informatica que nao terminei pois nao conseguia programar. Agora entrei no mundo NFT e Bockchain e arte generativa. E estou pretendendo aprender a programar em javascript.
Que bacana vosso vídeo, comecei em 1988, clipper,vb6,c#,São, agora estudando web , não podemos deixar de estudar , hoje com 47, pretendo programar até os 60 kkkk
Entre idas e vindas, cursei análise e desenvolvimento (com passagem por Ciência da Computação) mas até hoje (com meus 36 anos) não consegui atuar com desenvolvimento. Talvez por falta de interesse. Mas sempre me deparo com oportunidades para atuar no segmento. Acho que não tem idade para começar.
Valeu pelas dicas.
Comecei aos 19 anos e hj estou com 39, não paro tão cedo :D
Oi, eu assisto muito os vídeos de vocês, eu tenho 41 anos e já trabalho como infra mais ou menos uns 20 anos e quero mudar pra ser desenvolvedor (posso dizer que sou um iniciante) mas estou disposto a mudar, devido a mudança, estou desde do ano passado estudando, queria que vocês comentasse qual previsão de vocês nesse pois pandemia, vi que esse vídeo de vocês tem dois anos, então muita coisa mudou, queria saber de vocês se realmente vamos ter essa melhoria, ainda mais pra quem tem mais de 40 anos, até mais obrigado!
Então posso continuar, estou chegando nos 4.4
Gente, vídeo muito interesse e o mais interessante disso tudo, vemos pessoas que estão no mesmo barco, com os mesmos medos e compreendemos que não é só nós.
Tenho 26 anos, cursava engenharia civil e fiz até o sexto semestre. Tranquei a faculdade por algumas razões e pra não ficar parada, entrei em um curso Técnico de Ti, antes de entrar em outra graduação sem saber de fato se era o que eu queria.
Confesso que não sou tão velha assim, mas até hoje me sinto um tanto insegura e até com medo de não conseguir aprender tudo. Eu sei que aprender tudo é impossível, mas me questiono muito se darei conta, porque a tecnologia da informação é uma área tão ampla e com tanta informação, que fico perdida sem saber pra que lado ir. Estou desde o segundo semestre de 2016 dentro da programação e me sinto uma semente ainda. Porém, descobri minha paixão que é programar, e sinto que só preciso firmar meus passos nela. Hoje, além do técnico que faço, estou fazendo cursos online pra me inserir cada vez mais dentro da área!