Foi gloriosa a presença dela num evento público aqui em São José dos Campos. Essa desenvoltura toda, ao vivaço! Que momento! Maravilhosa, drag, intelectual, articulada e politizada. ❤❤❤
Uma das melhores discussões de comunistas que eu vi recentemente foi dos camaradas da soberana no Az Ideias Podcast. Foi bom exatamente pq teve muito confronto, pq houve pressão da parte dos anfitriões, e nem por isso, o Ian e o Humberto ficaram sentidos. Debate tem que ser rasgado mesmo, tem que ter confronto.
Acho que o grande problema desse podcast é que demorou um pouco pro Galo se fazer entender com o tema da estética. Eu mesmo foi entender a totalidade do que ele estava dizendo bem depois.
Eu vivia no mundo de Alice, o cristão que acreditava que todas as pessoas poderiam chegar a ganhar bem, mas ela me acordou de tal forma que mudei minha forma de pensar, fiquei mais crítico e mais revoltado com a realidade, questiono tudo e pesquiso tudo o que vejo.
Eu bato açaí, um trabalho repetitivo e cansativo, enquanto trabalho coloco um fone de ouvido (que me protege do barulho estridente da máquina que utilizo) e coloco os vídeos da galera comunista pra escutar, é revoltante mas ao mesmo tempo tem a plenitude de saber que estamos do lado certo nessa trincheira.
Um ponto excelente é que quando se pergunta pra um liberal " o que é liberdade? " a resposta sempre beira ao metafísico, ao subjetivo. Já pra nós, a liberdade é objetiva, é material, nao há liberdade se você não tem direito a saúde, comida e moradia. Essa diferença ocorre justamente porque o liberal não consegue concretizar a liberdade no mundo material dentro da sua lógica de produção do capital.
O conteúdo do Tempero Drag é inigualável no tocante à proximidade do conceito capitalista nas classes menos esclarecidas e com pouco ou nenhum conhecimento sobre o marxismo. Confesso que minha vida foi transformada com os vídeos da professora Rita❤
Caros amigos, fico impressionado como funciona o próprio capitalismo, eu com 22 anos tendo que fazer uma faculdade privada qualquer, pois o ENEM é uma prova extremamente excludente, ou teria que escolher entre trabalhar mais de 12 horas por dia ou ter que estudar em uma federal pelas mesmas horas. Não, não que as aulas durem isso, mas os estudos e empenho vão durar, se não bastasse isso acabei de conversar com a minha mãe onde a mesma dizia que era porquê eu não me esforcei o suficiente para prova ou para conseguir um emprego. Eu odeiei cada segundo trabalhando no Mac donald's, fiquei um ano e meio procurando estágio, e não consegui nada, mas para minha família, a causa é que eu não tenho experiência formal o suficiente, algo que é verdade, mas não reflete a realidade, pois os contratados são familiares desses caras ou indicados próximos. E amanhã, vou ter que ficar enviando currículo todo dia para conseguir piedade de uma empresa privada que vai me dar o emprego, como muitos falam. E ainda tenho que ouvir meu irmão que só deu sorte de ter montado nas costas do amigo para conseguir uns 4 anos trabalhando de T.I e sendo tratado pior que cachorro de rua, hoje o mesmo não consegue nada. Minha motivação para trabalhar é investir, pois nem aposentadoria ou qualquer benefício, eu vou ter e isso a maioria dos mais velhos não entendem. Me sinto cada dia mais distante da minha família que foi consumida pela lógica capitalista, nunca me senti tão acolhido nesse react com a Rita. Obrigado Gaiofato e Rita!❤
Quando uma pessoa se dói diante uma critica só existem DOIS cenários: Ou a crítica foi algo absurda e sem sentido, ou é verdade e precisa ser revista, se não não tem porque se doer
Menos de vinte minutos no fim desse vídeo, e com um "simples" ponto levantado ele deu a letra sobre 70% do que é comunismo e como isso desdobra no tempo. Nunca vi tanta honestidade e habilidade pra descrever o embate ideológico e político como nesses 20 minutos de desabafo
KKKKKKKJKKKKJJKJKJJK vai se tratar doente, comunismo matou 100 milhões de pessoas durante a história, nunca deu certo em nenhum país, uma ditadura desgraçada que só deu certo no imaginário de comunista safado, vc deveria ser preso.
Nossa!! Que vídeo! Pqp! Rita e Gustavo 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼. Esse vídeo deveria ter como título: Como ter maturidade política! Como eu queria ter tido alguém que me Mostrasse ou quisá, falasse comigo sobre tudo isso em minha infância e adolescência. Creio que teria me poupado de muita cerveja que consumi para fugir um pouco da realidade que eu não entendia e nem aceitava. Tenho muita urgência em aprender com vcs e sobretudo, adoraria conversar com alguém que soubesse me ensinar a ensinar minhas crianças sobre isso tudo. Vcs tem conhecimento de alguém com materiais pedagógicos comunista/socialista para crianças??
Excelente os apontamentos finais. É necessário maturidade na luta revolucionária, para entender que a crítica é parte da construção da revolução e que crítica não é sinônimo de ataque pessoal. Só se pode melhorar quando sabemos onde está o erro e a crítica é FUNDAMENTAL para isso.
Olha a explicação do eduardo Moreira , sobre acabar com a pobreza. Ele faz um cálculo dizendo que é impossível todo mundo ter o mínimo se não mexer na desigualdade.
@@airtonhanry9077 no canal dele, tem mais de um vídeo dele falando isso. Só procurar "Eduardo Moreira: para acabar com a pobreza", aperta no primeiro vídeo de 2 meses atrás, daí pra frente vc vai fazer maratona de vídeos dele kkkkkkkk
Acreditar em fake news é extremamente fácil quando são direcionadas a um povo que já está acostumado a acreditar no que não precisa de provas, como é o caso da fé, ainda mais quando essas notícias falsas são divulgadas por quem tem credibilidade para essas pessoas de fé, como os pastores, por exemplo!
Cara, acho q a questão é mais mudar a lógica. Dinheiro é poder pq vivemos em um sistema de produção q prioriza lucro e acúmulo de capital, se mudar a forma de produção o acúmulo de capital perde o sentido
Na sociedade capitalista de ditadura da burguesia, o acumulo massivo de capital representa também poder político, o poder político facilitaria por sua vez o acumulo ainda maior de capital por parte de quem detém o poder financeiro, retroalimentando o sistema que nós temos hoje. É possível presumir portanto que o acumulo de capital gera mais acumulo de capital, criando um desnível entre as classes mais abastadas e as classes mais desfavorecidas. Como isso afeta nós trabalhadores? A burguesia rentista pressionando o governo para manutenção do juros altos em um país cuja a econômia está desaquecida, a burguesia do ramo das construtoras praticando especulação imobiliária com anuencia/omissão das prefeituras, a burguesia no geral acabando com seguridade social e direitos trabalhistas enquanto sonegam imposto e movem dinheiro para offshores, tudo isso simplesmente pois não existem limites à acumulação de renda por parte dos capitalistas. Caso procure por algum exemplo um pouco mais concreto à respeito da necessidade de limitação do poder econômico, sugiro a leitura deste artigo www.direitoamoradia.fau.usp.br/?p=23233&lang=pt, fala a respeito da política "Right to Buy" no programa de habitação britânico, que possibilitou a compra de casas populares aos moradores concedendo-lhes as propriedades e como isso gerou um processo de perda de moradias por famílias pela compra dessas casas por especuladores imobiliários.
na real, o poder não vem do dinheiro, e sim da detenção dos meios de produção. os meios para a nossa sobrevivencia (como produção de alimento, distribuição de moradia e afins) são dominados pela burguesia, que lucra em cima disso. eles não são poderosos por poderem comprar mais coisas que nós, e sim por poderem ditar se nós, trabalhadores, sobreviveremos ou não. entende?
gosto quando fala com os camaradas da live e esclarece a manipulação da direita, meus parabéns camarada isso vai ajudar a libertar a mente manipulada pelos liberais durante essa ditadura da burguesia, lula não é de esquerda é um liberal e está junto com á burguesia.
parte da crítica que a gente tem que aprender a se fazer é entender que a vida real não é um twitter pra sair querendo "cancelar alguém" e por causa de picuinhas que muitas das vezes é de nível particular e pessoal e tentar direcionar essa crítica pro coletivo, não é assim que funciona (ou pelo menos não deveria), muito menos de tentar personificar essas discussões e projetos na imagem das figuras públicas como se o fulano fosse a coisa em si, a gente não pode cair na armadilha dessa mentalidade de seita
A ficção científica geralmente usa metáforas pra falar de temas indiretamente. Esse tema da revolta das máquinas, pelo menos começa, em quase todos os casos, como uma analogia à revolta dos trabalhadores mesmo.
@@rafakgm é aí que eu me refiro: concordo que é possível parar e talvez reverter. Mas, pra isso acontecer, temos que fazer a mudança agora e radicalmente. O problema é que somos 8 bilhões consumindo irracionalmente e exponencialmente hipnotizados pelo sistema capitalista, que nos faz crer que precisamos consumir muito mais do que devemos e precisamos. Penso que, em no máximo 150 anos, a humanidade se auto-extinguirá.
Eu acho que é difícil imaginar, porque nós, pessoas leigas, eu incluídíssima, queremos equilíbrio. Vamos pensar que a pobreza extrema é o calor extremo. E que a pobreza e a riqueza são a mesmíssima coisa em graus diferentes, assim como calor e frio. Se houver bilionários, haverá a pobreza de milhões pelo mundo, fora mortes e destruição do planeta. Tem que haver um equilíbrio, bem acima da pobreza extrema, e bem abaixo de bilhões para somente alguns. Uma faixa, a partir da qual tem que se aplicar na sociedade, para o bem comum. E também impedir que uma empresa compre todas as pequenas, algo assim. Assim como os que sofrem com o calor extremo não desejam apenas eliminá-lo completamente, mas passar a ter conforto térmico, os extremamente pobres desejam conforto financeiro, equilíbrio. Se você levar alguém que mora em Belém do Pará, que sofre muito com o calor, pra Nunavut, essa pessoa vai sofrer com o frio, pois gostava das árvores, do rio, dos peixes, coisas que existiam junto com o calor. Em Nunavut, não tem calor nunca, porém, não tem árvores e muitas outras coisas das quais gostamos também. Acho que todo extremo é ruim, sempre, péssimo. E hoje vivemos o extremo do capitalismo. Mas o extremo oposto, será um extremo, e portanto, também sempre ruim. Acho possível pensar em uma solução de equilíbrio.
O mínimo que queremos é: comida, saúde, educação, lazer e trabalho digno para todos. O que acontece é que no capitalismo isso é impossível, justamente porque existem pessoas que querem se manter no extremo, querem se manter com toda sua riqueza e poder e isso faz com que milhões de pessoas não tenham o básico que buscamos. É só isso. Outra coisa, a realidade não é a teoria da ferradura onde a extrema direita se encontra do outro lado com a esquerda mais radical. Como eu disse o que buscamos é acesso para todos, só isso. Enquanto a extrema direita procura manter as coisas como estão: a gente trabalha para ter o mínimo e a burguesia vive o máximo que pode.
Eai camaradas, alguém tem uma rádio pra indicar que seja do nosso campo? Trampo em oficina com rádio ligado todo dia na rádio gazeta e é uma tortura. Tanto reacionário que parece que o tempo tá andando pra trás..
27:00 as pessoas falando: não vamos criticar o Lula pra não fortalecer a direita Lula: vou fortalecer a direita sem receber críticas da direita *stonks*
20:22 discordo que seja reformista. Creio que na verdade é onde a revolução se constrói, você usa essas greves locais de certos setores para fazer o que a Rita falou, destacar os problemas. Quando o estado burguês vier querendo mediar e/ou atacar a greve, é hora de usar isso pra cada vez mais denunciar as contradições do capitalismo e passar a radicalizar todo aquele setor, não só isso, mas ganhando notoriedade e fomentando a revolta em outros setores... OBS: Se alguem quiser conversar sobre isso, fica a vontade, não acho que sei de tudo e só quero aprender e usar isso na prática.
O lance da "munição para a direita" tem um outro lado também: a direita não vai usar coisas como privatização de presídios como munição porque eles defendem isso. A direita não vai usar nossas críticas ao teto de gastos como munição porque eles defendem teto de gasto. As nossas críticas à esquerda não são munição para a direita porque a direita não defende o mesmo que nós!
sem dogma? se vc pensar bem o equilibrio oferta e demanda é o dogma mais obvio que consigo pensar. outro é que quanto mais livre for o mercado mais a satisfação dos seus participantes vai haver. dizer que isso é so tautologia vc perde uma parte do mantra
Só acho que a gente também precisa substituir essa retórica do "foda-se", pois é um recurso intelectual muito ruim para quem o assume. Ao invés do foda-se, e necessária uma empatia radical, que supera a divergência ideológica e assume a compreensão da perspectiva do outro, aí sim ignorando a indiferença ou doença do outro para com um ator ou ideia a fim de nos atacar pessoalmente.
O mercado de capitais mundiais tá numa crise sem precedentes e a transição energética vai trazer mais reviravoltas , é uma oportunidade histórica pro socialismo , temos que aproveitar.
Seu psicopata, se isso acontecer, estamos ferrados, comunismo matou 100 milhões de pessoas, é uma ditadura desgraçada que não deu certo em nenhum país e vc mete essa? Tú merece ir a prisão isso sim, Brasil deveria proibir gente que prega socialismo e comunismo, VSF.
@@ShakadeCorvitoBrMito Lá vem o pato de novo, vou tratar com a mesma educação . tá doidão porra ? Sequelado maluco só falando asneira nem viu o video não enxerga um palmo a frente do nariz, se orienta doidão
Na pauta de auto critica e criticar a outros camaradas, ai eu discordo, sou muito mais a maneira como o João encara esse ponto, a quentão é que deve sim, ter critica e apontamento, mas tem coisa que deve ser feita da porta pra dentro sem ficar fazendo video reclamando disso e daquilo apontando dedo, pq ai concordo com vc que dar munição pra direita é o de menos mas esse comportamento gera desorganização e descontentamento interno, oque mais exemplifica isso é o próprio video do João reagindo a uma critica do Jones (Dois barbudos maravilhosos) sobre pautas la, no mesmo momento em que o Jones estava reclamando no video, o João foi lá e criou um grupo com todos pra conversar e resolver o problema, dai fica bem nítida a diferença entre um método e outro, um foi la jogando merda no ventilador e apontando dedo na cara de todo mundo enquanto outro chamou todos no privado com a intenção de resolver, qual dos dois métodos é mais unificador e eficiente? se diz radical mas na hora de ir na raiz do problema não quer, só quer reclamar mas resolver deixa pra outro, já é bem diferente de quando vc tem uma critica mas não tem nenhuma ferramenta além de video pra ajudar os camaradas a resolver, mas isso é o ultimo método do contrario só vai criar desorganização e animosidade. ta ai minha critica kkkkkk 😘
Olha, nesse final, eu concordo. Mas é irônico ouvir isso das pessoas que pregam o centralismo democrático. Que justamente demanda a inibição das críticas duras ao partido e etc publicamente pq SABEMOS QUE TEM EFEITO REBOTE. Ou seja, vira literalmente uma arma dos opositores contra nós mesmos. rs
Centralismo democrático não significa a extinção da crítica ao partido. Significa debater em conjunto para um c@r@lho@ e depois agir em conjunto também, baseado nas decisões tomadas *em conjunto*.
@@ElisaOSSim, isso DENTRO do partido. Estamos falando de FORA. Justamente pra não rolar perseguição midiática ou social ao partido e a ideologia (E todo o trabalho dos camaradas).
O YT é bizarro demais, vocÊ tá vendo vídeo desvendando farsa dos gurus de marketing e como publicidade aparece um vendendo curso. Agora em conteúdo de Esquerda, vem um comercial do Olavo de Carvalho, será que o YT quer tentar mudar nossa opinião política??
Discordo de que pensar o socialismo como construção comum e coletiva seja reformista. Pelo contrário, é o que se tem de mais radical. Ou o COMUNismo não é sobre isso? A democracia radical comunista não é sobre isso? Ninguém falou que a coletividade socialista vai incluir "todo mundo". Vocês amam tanto a ideia de vanguarda e ditadura - e sim, a ditadura do proletariado é legal - que às vezes se esquecem que ela não é pra ser aplicada no povo, mas sim construída pelo povo, pela COLETIVIDADE DOS TRABALHADORES. Sinceramente, esse tipo de coisa queima o filme do socialismo. Querendo ser o fodão "hard", você só fica parecendo um autoritário mesmo. PS. Sou totalmente contra esquerda namastê "não solta a mão de ninguém". Mas hard a gente é que com burguês, e não nas NOSSAS construções.
A personagem Rita Von Hunty é uma professora de literatura Russa, por isso o sotaque carregado 🤣🤣🤣🤣. Confesso que tenho saudades da época que ela fazia pratos e chamava convidados era muito engraçado, mas vou dizer que esse formato educativo tá bem esse temperinho de raiva+revolta+indignação que ela traz nas aulas faz a gente se mover.
vc ta no mercado de trabalho se vendendo e nao conseguir pagar seu aluguel é mto revoltante. Ver vc e os seus sempre correndo atras de um dinheiro da passagem sempre atras do basico do basico. mds. Meu sonho é construir minha casa em bioconstrução, eu é que nao me enfio dentro de um apartamento sem quintal devendo parcela pro resto da vida
Gaiofato + Dona Rita é o feat que precisamos ❤❤❤
Esse apontamento do Gaiofato no final vídeo é simplesmente esplêndido
26:10
Foi gloriosa a presença dela num evento público aqui em São José dos Campos. Essa desenvoltura toda, ao vivaço! Que momento! Maravilhosa, drag, intelectual, articulada e politizada. ❤❤❤
É a minha cidade, eu iria adorar ter visto, mas eu moro em Portugal. Fico feliz em saber.
@@toddydemoura80 foi na Flim, no Vicentina Aranha. Final de setembro. Foi incrível!
Uma das melhores discussões de comunistas que eu vi recentemente foi dos camaradas da soberana no Az Ideias Podcast. Foi bom exatamente pq teve muito confronto, pq houve pressão da parte dos anfitriões, e nem por isso, o Ian e o Humberto ficaram sentidos. Debate tem que ser rasgado mesmo, tem que ter confronto.
Acho que o grande problema desse podcast é que demorou um pouco pro Galo se fazer entender com o tema da estética. Eu mesmo foi entender a totalidade do que ele estava dizendo bem depois.
Acertei 38 questões de humanas apenas vendo seus vídeos (sem estudar) qnd eu lia as questões era tipo você explicando o assunto sla
EU TAMBEM!!!!!! Nossa é sobre ser comuna
Esse é o poder de um bom professor esse comuna safado é foda!
O canal da Rita tirou a venda dos meus olhos, nunca mais consegui viver alienada , cada video é um soco.
Eu vivia no mundo de Alice, o cristão que acreditava que todas as pessoas poderiam chegar a ganhar bem, mas ela me acordou de tal forma que mudei minha forma de pensar, fiquei mais crítico e mais revoltado com a realidade, questiono tudo e pesquiso tudo o que vejo.
vendo esse vídeo no intervalo do trabalho e simplesmente a comida desce seca
Eu bato açaí, um trabalho repetitivo e cansativo, enquanto trabalho coloco um fone de ouvido (que me protege do barulho estridente da máquina que utilizo) e coloco os vídeos da galera comunista pra escutar, é revoltante mas ao mesmo tempo tem a plenitude de saber que estamos do lado certo nessa trincheira.
Mais uma que assiste durante o almoço
Igual aqui
2
Eu tbm e em pleno domingo kkkkk
Um ponto excelente é que quando se pergunta pra um liberal " o que é liberdade? " a resposta sempre beira ao metafísico, ao subjetivo. Já pra nós, a liberdade é objetiva, é material, nao há liberdade se você não tem direito a saúde, comida e moradia.
Essa diferença ocorre justamente porque o liberal não consegue concretizar a liberdade no mundo material dentro da sua lógica de produção do capital.
Isso me pegou: "todas as suas necessidades se transformaram em mercadoria"
O conteúdo do Tempero Drag é inigualável no tocante à proximidade do conceito capitalista nas classes menos esclarecidas e com pouco ou nenhum conhecimento sobre o marxismo. Confesso que minha vida foi transformada com os vídeos da professora Rita❤
Caralho Gustavo esse final meu deu um quente no coração e me fez perceber o pq de eu te seguir .
Caros amigos, fico impressionado como funciona o próprio capitalismo, eu com 22 anos tendo que fazer uma faculdade privada qualquer, pois o ENEM é uma prova extremamente excludente, ou teria que escolher entre trabalhar mais de 12 horas por dia ou ter que estudar em uma federal pelas mesmas horas. Não, não que as aulas durem isso, mas os estudos e empenho vão durar, se não bastasse isso acabei de conversar com a minha mãe onde a mesma dizia que era porquê eu não me esforcei o suficiente para prova ou para conseguir um emprego. Eu odeiei cada segundo trabalhando no Mac donald's, fiquei um ano e meio procurando estágio, e não consegui nada, mas para minha família, a causa é que eu não tenho experiência formal o suficiente, algo que é verdade, mas não reflete a realidade, pois os contratados são familiares desses caras ou indicados próximos. E amanhã, vou ter que ficar enviando currículo todo dia para conseguir piedade de uma empresa privada que vai me dar o emprego, como muitos falam. E ainda tenho que ouvir meu irmão que só deu sorte de ter montado nas costas do amigo para conseguir uns 4 anos trabalhando de T.I e sendo tratado pior que cachorro de rua, hoje o mesmo não consegue nada. Minha motivação para trabalhar é investir, pois nem aposentadoria ou qualquer benefício, eu vou ter e isso a maioria dos mais velhos não entendem. Me sinto cada dia mais distante da minha família que foi consumida pela lógica capitalista, nunca me senti tão acolhido nesse react com a Rita. Obrigado Gaiofato e Rita!❤
Quando uma pessoa se dói diante uma critica só existem DOIS cenários: Ou a crítica foi algo absurda e sem sentido, ou é verdade e precisa ser revista, se não não tem porque se doer
Autocrítica é fundamental sempre . Só assim pra gente ir lapidando as próprias contradições
Menos de vinte minutos no fim desse vídeo, e com um "simples" ponto levantado ele deu a letra sobre 70% do que é comunismo e como isso desdobra no tempo. Nunca vi tanta honestidade e habilidade pra descrever o embate ideológico e político como nesses 20 minutos de desabafo
Não esqueçam de beber água, meus cactos comunistas ❤
KKKKKKKJKKKKJJKJKJJK vai se tratar doente, comunismo matou 100 milhões de pessoas durante a história, nunca deu certo em nenhum país, uma ditadura desgraçada que só deu certo no imaginário de comunista safado, vc deveria ser preso.
Nossa!! Que vídeo! Pqp! Rita e Gustavo 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼. Esse vídeo deveria ter como título: Como ter maturidade política! Como eu queria ter tido alguém que me
Mostrasse ou quisá, falasse comigo sobre tudo isso em minha infância e adolescência. Creio que teria me poupado de muita cerveja que consumi para fugir um pouco da realidade que eu não entendia e nem aceitava. Tenho muita urgência em aprender com vcs e sobretudo, adoraria conversar com alguém que soubesse me ensinar a ensinar minhas crianças sobre isso tudo. Vcs tem conhecimento de alguém com materiais pedagógicos comunista/socialista para crianças??
Olha a editora Boitempo tinha uma linha de livros infantis.
Que bom ver e escutar esses dois
O Brasil terá um futuro muito melhor em todas as áreas se pessoas como essas forem difundidas
Muito importante seu apontamento no final do vídeo, Gustavo.
Excelente os apontamentos finais. É necessário maturidade na luta revolucionária, para entender que a crítica é parte da construção da revolução e que crítica não é sinônimo de ataque pessoal. Só se pode melhorar quando sabemos onde está o erro e a crítica é FUNDAMENTAL para isso.
Rita arrasa!
Olha a explicação do eduardo Moreira , sobre acabar com a pobreza. Ele faz um cálculo dizendo que é impossível todo mundo ter o mínimo se não mexer na desigualdade.
Gostaria de assistir,aonde posso ver amigo?
@@airtonhanry9077 no canal dele, tem mais de um vídeo dele falando isso. Só procurar "Eduardo Moreira: para acabar com a pobreza", aperta no primeiro vídeo de 2 meses atrás, daí pra frente vc vai fazer maratona de vídeos dele kkkkkkkk
ruclips.net/video/l-6ULDlr2DE/видео.htmlsi=GzND8S3RjsSbFZCl
Segue o link do vídeo dele !!!
Acreditar em fake news é extremamente fácil quando são direcionadas a um povo que já está acostumado a acreditar no que não precisa de provas, como é o caso da fé, ainda mais quando essas notícias falsas são divulgadas por quem tem credibilidade para essas pessoas de fé, como os pastores, por exemplo!
Essa questão da estética dos líderes religiosos me pegou 🤯
A mim tbm, não havia pensado nessa semiótica
dúvida: dinheiro é poder e como qualquer forma de poder deve se submeter a controle, no sentido de haver limite à sua posse? sim? comente!
Cara, acho q a questão é mais mudar a lógica. Dinheiro é poder pq vivemos em um sistema de produção q prioriza lucro e acúmulo de capital, se mudar a forma de produção o acúmulo de capital perde o sentido
😮??? Crl , sou muito burro, não entendi porra nenhuma!
Na sociedade capitalista de ditadura da burguesia, o acumulo massivo de capital representa também poder político, o poder político facilitaria por sua vez o acumulo ainda maior de capital por parte de quem detém o poder financeiro, retroalimentando o sistema que nós temos hoje. É possível presumir portanto que o acumulo de capital gera mais acumulo de capital, criando um desnível entre as classes mais abastadas e as classes mais desfavorecidas. Como isso afeta nós trabalhadores? A burguesia rentista pressionando o governo para manutenção do juros altos em um país cuja a econômia está desaquecida, a burguesia do ramo das construtoras praticando especulação imobiliária com anuencia/omissão das prefeituras, a burguesia no geral acabando com seguridade social e direitos trabalhistas enquanto sonegam imposto e movem dinheiro para offshores, tudo isso simplesmente pois não existem limites à acumulação de renda por parte dos capitalistas. Caso procure por algum exemplo um pouco mais concreto à respeito da necessidade de limitação do poder econômico, sugiro a leitura deste artigo www.direitoamoradia.fau.usp.br/?p=23233&lang=pt, fala a respeito da política "Right to Buy" no programa de habitação britânico, que possibilitou a compra de casas populares aos moradores concedendo-lhes as propriedades e como isso gerou um processo de perda de moradias por famílias pela compra dessas casas por especuladores imobiliários.
na real, o poder não vem do dinheiro, e sim da detenção dos meios de produção. os meios para a nossa sobrevivencia (como produção de alimento, distribuição de moradia e afins) são dominados pela burguesia, que lucra em cima disso. eles não são poderosos por poderem comprar mais coisas que nós, e sim por poderem ditar se nós, trabalhadores, sobreviveremos ou não. entende?
@@pedrochaves57😊😊😊
Adoro a Rita. E não perco seus vídeos
gosto quando fala com os camaradas da live e esclarece a manipulação da direita, meus parabéns camarada isso vai ajudar a libertar a mente manipulada pelos liberais durante essa ditadura da burguesia, lula não é de esquerda é um liberal e está junto com á burguesia.
Concordo com o lance da crítica e da maturidade de ouvilas, mas para além disso precisamos de união e metas.
Oi Gustavo. Seria legal ter um vídeo sobre o texto do Walter Benjamin, que não é um texto fácil pra galera em geral.
Up
parte da crítica que a gente tem que aprender a se fazer é entender que a vida real não é um twitter pra sair querendo "cancelar alguém" e por causa de picuinhas que muitas das vezes é de nível particular e pessoal e tentar direcionar essa crítica pro coletivo, não é assim que funciona (ou pelo menos não deveria), muito menos de tentar personificar essas discussões e projetos na imagem das figuras públicas como se o fulano fosse a coisa em si, a gente não pode cair na armadilha dessa mentalidade de seita
Gosto muito das análises do Gustavo e do Jones, vai além de meras picuinhas e manda uma braba na lata
Vc é maravilhoso seu trabalho é demais parabéns ❤️👏🏽👏🏽
A ficção científica geralmente usa metáforas pra falar de temas indiretamente. Esse tema da revolta das máquinas, pelo menos começa, em quase todos os casos, como uma analogia à revolta dos trabalhadores mesmo.
Dois dos mais maravilhosos do RUclips!! ❤🎉
Amo esses dois❤
Ta na hora do Gaiofato mandar um feat com a Rita
Up
Exatamente, esse é o ponto professor👏👏👏
Resistência é superação!
A grande questão é: vai dar tempo pra reverter a situação?
Na minha opinião, infelizmente, não.
a ciência diz q sim, n é nada apocaliptico como é exposto nas redes
mas pra reverter é preciso mudar
@@rafakgm é aí que eu me refiro: concordo que é possível parar e talvez reverter. Mas, pra isso acontecer, temos que fazer a mudança agora e radicalmente.
O problema é que somos 8 bilhões consumindo irracionalmente e exponencialmente hipnotizados pelo sistema capitalista, que nos faz crer que precisamos consumir muito mais do que devemos e precisamos.
Penso que, em no máximo 150 anos, a humanidade se auto-extinguirá.
A edição dos vídeos da Rita são fodas!
Sobre os robôs se revoltarem e se virar contra os humanos: as máquinas.... Somos nózes
Muito bom esse video
Outro dia meu filho disse que aprendeu um monte de palavrões nesses vídeos que eu fico vendo. 😅
Nesse video me senti levando um sermão necessário
Eu acho que é difícil imaginar, porque nós, pessoas leigas, eu incluídíssima, queremos equilíbrio. Vamos pensar que a pobreza extrema é o calor extremo. E que a pobreza e a riqueza são a mesmíssima coisa em graus diferentes, assim como calor e frio. Se houver bilionários, haverá a pobreza de milhões pelo mundo, fora mortes e destruição do planeta. Tem que haver um equilíbrio, bem acima da pobreza extrema, e bem abaixo de bilhões para somente alguns. Uma faixa, a partir da qual tem que se aplicar na sociedade, para o bem comum. E também impedir que uma empresa compre todas as pequenas, algo assim. Assim como os que sofrem com o calor extremo não desejam apenas eliminá-lo completamente, mas passar a ter conforto térmico, os extremamente pobres desejam conforto financeiro, equilíbrio. Se você levar alguém que mora em Belém do Pará, que sofre muito com o calor, pra Nunavut, essa pessoa vai sofrer com o frio, pois gostava das árvores, do rio, dos peixes, coisas que existiam junto com o calor. Em Nunavut, não tem calor nunca, porém, não tem árvores e muitas outras coisas das quais gostamos também. Acho que todo extremo é ruim, sempre, péssimo. E hoje vivemos o extremo do capitalismo. Mas o extremo oposto, será um extremo, e portanto, também sempre ruim. Acho possível pensar em uma solução de equilíbrio.
O mínimo que queremos é: comida, saúde, educação, lazer e trabalho digno para todos. O que acontece é que no capitalismo isso é impossível, justamente porque existem pessoas que querem se manter no extremo, querem se manter com toda sua riqueza e poder e isso faz com que milhões de pessoas não tenham o básico que buscamos. É só isso.
Outra coisa, a realidade não é a teoria da ferradura onde a extrema direita se encontra do outro lado com a esquerda mais radical. Como eu disse o que buscamos é acesso para todos, só isso. Enquanto a extrema direita procura manter as coisas como estão: a gente trabalha para ter o mínimo e a burguesia vive o máximo que pode.
Eai camaradas, alguém tem uma rádio pra indicar que seja do nosso campo? Trampo em oficina com rádio ligado todo dia na rádio gazeta e é uma tortura. Tanto reacionário que parece que o tempo tá andando pra trás..
Adoro dona Rita falando sobre o fim do capitalismo com sotaque de paulista quatrocentona 😂 a fina ironia
Quais livros do Walter benjamin vocês me indicariam?
BOM DIA 🎉😊
Essa mulher e magnífica
Esse final foi foda
27:00 as pessoas falando: não vamos criticar o Lula pra não fortalecer a direita
Lula: vou fortalecer a direita sem receber críticas da direita *stonks*
Você precisa vender sua vida (tempo) pra comprar vida (água, comida)
Já imaginei um filho da Dona Rita com o Gustavo, isso sim. ❤
Impossível
@@andrewgomes332 nada pra deus é impossível
@@Yunque2009 ele consegue fazer uma pedra tão pesada que ele não consegue levantar?
@@eduardolourenco4212 Quem, Deus ou o Gustavo?
Gustavo vc já leu o conto: Os expendidos Canibais. Do livro contos peculiares Ransom Riggs?
Eu tou junto na luta de classes sim gaiofato
rita von hunty é muito bom
20:22 discordo que seja reformista. Creio que na verdade é onde a revolução se constrói, você usa essas greves locais de certos setores para fazer o que a Rita falou, destacar os problemas. Quando o estado burguês vier querendo mediar e/ou atacar a greve, é hora de usar isso pra cada vez mais denunciar as contradições do capitalismo e passar a radicalizar todo aquele setor, não só isso, mas ganhando notoriedade e fomentando a revolta em outros setores...
OBS: Se alguem quiser conversar sobre isso, fica a vontade, não acho que sei de tudo e só quero aprender e usar isso na prática.
Muito bom!!!
O lance da "munição para a direita" tem um outro lado também: a direita não vai usar coisas como privatização de presídios como munição porque eles defendem isso. A direita não vai usar nossas críticas ao teto de gastos como munição porque eles defendem teto de gasto. As nossas críticas à esquerda não são munição para a direita porque a direita não defende o mesmo que nós!
Vídeo excelente gostei muito a melhor parte é quando termina
Sem dinheiro, a pessoa se tonar um prisioneiro solto.
Link com o texto Capitalismo como Religião do Walter Benjamin, quem tem?
sem dogma? se vc pensar bem o equilibrio oferta e demanda é o dogma mais obvio que consigo pensar. outro é que quanto mais livre for o mercado mais a satisfação dos seus participantes vai haver. dizer que isso é so tautologia vc perde uma parte do mantra
rumo aos 1 milhao de trabalhadores mobilizados
6:14 😮😮😮😮 😳😳😳😳 não tinha percebido 🤡
A critica construtiva serve para melhorar
salve camaradas !
Que vídeo!
Grande Ritinha 👏🏽👏🏻👏🏿👏🏼
Braba demais 🔥🔥🔥🔥🔥
pesado o debate hein?!
Só acho que a gente também precisa substituir essa retórica do "foda-se", pois é um recurso intelectual muito ruim para quem o assume. Ao invés do foda-se, e necessária uma empatia radical, que supera a divergência ideológica e assume a compreensão da perspectiva do outro, aí sim ignorando a indiferença ou doença do outro para com um ator ou ideia a fim de nos atacar pessoalmente.
Rita perfeita
Eu soy fã
estetica companheiros.
O mercado de capitais mundiais tá numa crise sem precedentes e a transição energética vai trazer mais reviravoltas , é uma oportunidade histórica pro socialismo , temos que aproveitar.
Seu psicopata, se isso acontecer, estamos ferrados, comunismo matou 100 milhões de pessoas, é uma ditadura desgraçada que não deu certo em nenhum país e vc mete essa?
Tú merece ir a prisão isso sim, Brasil deveria proibir gente que prega socialismo e comunismo, VSF.
@@ShakadeCorvitoBrMito Lá vem o pato de novo, vou tratar com a mesma educação .
tá doidão porra ? Sequelado maluco só falando asneira nem viu o video não enxerga um palmo a frente do nariz, se orienta doidão
@@Puro_Osso se ser doido é falar verdades, tenho honra em ser doidão, fora socialismo, comunismo nunca mais.
th do brasão está te esperando
Valeu!
✊️✊️✊️✊️
Minha madrinha de conversão kkkkkkkkk
Na pauta de auto critica e criticar a outros camaradas, ai eu discordo, sou muito mais a maneira como o João encara esse ponto, a quentão é que deve sim, ter critica e apontamento, mas tem coisa que deve ser feita da porta pra dentro sem ficar fazendo video reclamando disso e daquilo apontando dedo, pq ai concordo com vc que dar munição pra direita é o de menos mas esse comportamento gera desorganização e descontentamento interno, oque mais exemplifica isso é o próprio video do João reagindo a uma critica do Jones (Dois barbudos maravilhosos) sobre pautas la, no mesmo momento em que o Jones estava reclamando no video, o João foi lá e criou um grupo com todos pra conversar e resolver o problema, dai fica bem nítida a diferença entre um método e outro, um foi la jogando merda no ventilador e apontando dedo na cara de todo mundo enquanto outro chamou todos no privado com a intenção de resolver, qual dos dois métodos é mais unificador e eficiente? se diz radical mas na hora de ir na raiz do problema não quer, só quer reclamar mas resolver deixa pra outro, já é bem diferente de quando vc tem uma critica mas não tem nenhuma ferramenta além de video pra ajudar os camaradas a resolver, mas isso é o ultimo método do contrario só vai criar desorganização e animosidade.
ta ai minha critica kkkkkk 😘
Olha, nesse final, eu concordo. Mas é irônico ouvir isso das pessoas que pregam o centralismo democrático. Que justamente demanda a inibição das críticas duras ao partido e etc publicamente pq SABEMOS QUE TEM EFEITO REBOTE. Ou seja, vira literalmente uma arma dos opositores contra nós mesmos. rs
Centralismo democrático não significa a extinção da crítica ao partido. Significa debater em conjunto para um c@r@lho@ e depois agir em conjunto também, baseado nas decisões tomadas *em conjunto*.
@@ElisaOSSim, isso DENTRO do partido. Estamos falando de FORA. Justamente pra não rolar perseguição midiática ou social ao partido e a ideologia (E todo o trabalho dos camaradas).
Estudem sobre midia interior de Hakim bey 🏴🏴🏴resumindo e criar uma midia intima contra a midia viciada e viciante.
Do nada um comercial do Olavo de Carvalho no yt, tipo???
O YT é bizarro demais, vocÊ tá vendo vídeo desvendando farsa dos gurus de marketing e como publicidade aparece um vendendo curso.
Agora em conteúdo de Esquerda, vem um comercial do Olavo de Carvalho, será que o YT quer tentar mudar nossa opinião política??
As fontes de Litio tão aqui em casa. Um pela manhã e outro a noite. Desculpe mineradoras
Ele comunica muito bem, mas confesso que dá uma afliçãozinha no sotaque da personagem rsrs
🤣🤣🤣
Esporte favorito do Lenin era bater no Kautsky
Comentário pra engajar
❤
Sabia disso antes de ver a rita
🔥🔥🔥🚩
A esquerda está mortinha mano.
Varias coisas ai rolando que era pra gente estar na rua mas a esquerda esta ZzzzzzzZzzzzzZ num soninho gostoso
eu gosto de uma abordagem mais, bate nas costa da mão duas vzs, forte. 🥵
Discordo de que pensar o socialismo como construção comum e coletiva seja reformista. Pelo contrário, é o que se tem de mais radical. Ou o COMUNismo não é sobre isso? A democracia radical comunista não é sobre isso? Ninguém falou que a coletividade socialista vai incluir "todo mundo". Vocês amam tanto a ideia de vanguarda e ditadura - e sim, a ditadura do proletariado é legal - que às vezes se esquecem que ela não é pra ser aplicada no povo, mas sim construída pelo povo, pela COLETIVIDADE DOS TRABALHADORES. Sinceramente, esse tipo de coisa queima o filme do socialismo. Querendo ser o fodão "hard", você só fica parecendo um autoritário mesmo.
PS. Sou totalmente contra esquerda namastê "não solta a mão de ninguém". Mas hard a gente é que com burguês, e não nas NOSSAS construções.
Porque a Rita fala com sotaque de velho paulistano? Parece o Olavo
😅😂
eu acho que a ironia tá aí, ela se veste de senhora burguesa pra falar de comunismo 😂😂😂
A personagem Rita Von Hunty é uma professora de literatura Russa, por isso o sotaque carregado 🤣🤣🤣🤣.
Confesso que tenho saudades da época que ela fazia pratos e chamava convidados era muito engraçado, mas vou dizer que esse formato educativo tá bem esse temperinho de raiva+revolta+indignação que ela traz nas aulas faz a gente se mover.
Cara só acho que o nome do quadro já diz todo o propósito em si "ABC DO SOCIALISMO"
eai
iai vini
eai
Gaiofato, me desculpa, mas não ouço nada dessa pessoa. Ela foi extremamente mal educada e agressiva comigo.
vc ta no mercado de trabalho se vendendo e nao conseguir pagar seu aluguel é mto revoltante. Ver vc e os seus sempre correndo atras de um dinheiro da passagem sempre atras do basico do basico. mds. Meu sonho é construir minha casa em bioconstrução, eu é que nao me enfio dentro de um apartamento sem quintal devendo parcela pro resto da vida