Confira no portal do IBGE a Calculadora do IPCA, que permite atualizar um valor pela variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) entre duas datas: www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/precos-e-custos/9256-indice-nacional-de-precos-ao-consumidor-amplo.html?=&t=calculadora-do-ipca Saiba mais sobre esta calculadora na Agência IBGE Notícias: agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/27961-nova-calculadora-atualiza-variacao-nos-precos-pela-inflacao-oficial-do-ipca
Se o IBGE mantivesse esse tipo de edição e roteiros tão bem elaborados hoje em dia seria um dos maiores canais do youtube do Brasil, pois há 6 anos esse tipo de edição e explicação fácil e divertida não estava "na moda".
Parabéns IBGE. Informação de qualidade passada de um jeito totalmente extrovertido. Ao mesmo tempo que me informou, me divertiu. Parabéns, mais um inscrito!
Muito bom essas informações. Mais tem gente que não sabe, e só houve falar.E não procuram se informar. Muito obrigado, pois aprendo muitas coisas boas nos seus canais.Abraços.
Uau... amei a explicação!! Bem objetiva e eu tirei as minha dúvidas para uma apresentação em sala de aula. Obrigada!! Continuem fazendo esse trabalho, vou divulgar rs
Parabéns IBGE pela iniciativa. Que mais vídeos como este venham e que possam difundir e explicar de forma simples o que todo brasileiro deveria entender na ponta do lápis!
Sinceramente nem sei como acabei olhando esse vídeo, mas precisei parar para comentar que foi de uma criatividade sensacional, parabéns ao(s) criador(es), até me prendeu para assistir até o final. Muito bem estruturado o vídeo. 🙏👏🙌
+IBGE Muito obrigado! Esses vídeos são um "plus" para quem deseja realmente fazer uma boa prova na parte de conhecimentos específicos. Vocês estão de parabéns!
Esse vídeo ficou muito bom! Extremamente didático e elucidativo, simples e cômico sem ser simplório. Parabéns a todos os envolvidos. O único ponto negativo é a falta de difusão na população, e esse problema acaba sendo inerente a quase todas as mensagens de entidades governamentais.
Acabei encontrando este canal por causa do concurso do ibge que farei agora. Vi toda a série do IBGE Explica. Parabéns pelo vídeos, são muito bem feitos, instrutivos e divertido de serem vistos. Me lembra alguns canais americanos sobre ciência que acompanho, mesmo nível de profissionalismo. Enfim, parabéns pelo trabalho.
Bah, parabéns aos envolvidos com a produção desse video, ficou mtt didático e de fácil linguagem, nem acreditei que gostei tanto de um vídeo produzido pelo Estado.
Ficamos felizes em estar atingindo o objetivo da série IBGE Explica, de esclarecer de forma leve e didática temas relacionados ao Instituto. Continue acompanhando o canal e divulgue para seus contatos!
Excelente vídeo! Totalmente didático e divertido! Parabéns pela proposta assertiva! Um passarinho me contou que Domingo vai cair uma questão sobre IPCA.
Parabéns a esse excelente canal do IBGE, a forma que as informações são passadas é incrível, linguagem clara e objetiva, e um bom humor sensacional, por isso quero fazer parte dessa grande empresa, uma vaga é minha!
Vamo que vamo galera. Uma vaga é minha! Vídeo interessantíssimo, muito esclarecedor e o melhor, super didático. Seria muito bom se esse tipo de informação chegasse às casas brasileiras.
Explicação bem dinâmica e didática, parabéns ao canal. Continuem assim, muito importante este tipo de informação para a população entender mais sobre estes assuntos.
De acordo com esse vídeo, é extremamente injusto o modo como a inflação é calculada. Usar o ipca e não o inpc para calcular a inflação mascara uma realidade que não existe no Brasil. Não precisamos pensar muito para descobrir que, neste país, existem muito mais pessoas cujos salários vão até 5 vezes o salário mínimo do que pessoas que recebem até 40 x o salário mínimo. É por isso que os preços de todos os produtos sempre ficam acima do que você pode consumir.
Cara eu não sei de onde você tirou essa informação, mas eu acredito (fonte vozes da minha cabeça) que no nosso país há uma quantidade maior de pessoas que recebem menos que 5 salários mínimos do que pessoas que recebem mais do que isso. Se você tiver algo para reafirmar esse seu ponto de vista, gostaria de saber para superar essa minha ignorância
@@andre.dopfer ele está certo. A maioria da população recebe menos de 5 salários mínimos por mês. Como fonte existe os dados da receita federal do INSS e da declaração do imposto de renda, o senso do IBGE, e diversas outras pesquisas menores.
Que bom que gostou, Felipe! Vamos continuar abordando diversos temas dessa forma didática e lúdica, incluindo outras pesquisas realizaras pelo Instituto. Já viu, por exemplo, os vídeos IBGE Explica sobre a POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares - ruclips.net/video/944F0paMei0/видео.html) e a PeNSE (Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar - ruclips.net/video/z4BBCHZUvD4/видео.html)?
Que bom que gostou, Sergio! Apresentar os conteúdos de forma didática e interessante é a justamente a proposta da websérie IBGE Explica. Continue acompanhando o canal e divulgue para seus contatos!
Prezados editores do canal, o que vocês acham de fazer uns vídeos sobre a Diretoria de Geociencias e seus produtos, a Diretoria de Pesquisas e seus produtos, etc. Sou assinante e acompanho todas as publicações do IBGE e gostaria imensamente de ver vídeos sobre esses tópicos que relacionei. Agradeço desde já.
IBGE paga bem, o pessoal fica falando de INSS, esquece de outros órgãos federais como: FUNAI, IBGE e tantos outros, nos quais os servidores são muito bem remunerados. Sou Agente de P e m Rondônia, na hora, se passasse para o certame do IBGE assumiria, heheeh, muito bom a explicação...
Olá, há diversos índices que podem ser usados para fins de correção monetária. Embora o IPCA e o INPC sejam frequentemente usados como indexadores de contratos públicos e privados, a definição do índice (se houver) cabe às partes envolvidas na relação contratual. A atribuição do IBGE é calcular as variações dos dois indicadores e apresentar os resultados à sociedade como um todo.
Raphaela, a população-objetivo (grupo populacional para o qual se deseja avaliar a variação de preços) do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) são as famílias residentes nas áreas urbanas das regiões de abrangência do Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor (SNIPC), com rendimentos de 1 a 5 salários mínimos, cuja pessoa de referência é assalariada. Tal índice tem por objetivo medir a variação no poder de compra da população assalariada e com menor capacidade de proteção (população de mais baixa renda). Já o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) contempla uma população-objetivo que consiste nas famílias residentes nas áreas urbanas das regiões de abrangência do SNIPC com rendimentos de 1 a 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte. No IPCA, o objetivo é medir a inflação sob a ótica do consumo pessoal. Acrescentamos que todos os procedimentos relativos aos índices de preços podem ser encontrados na publicação Série Relatórios Metodológicos - Volume 39 - Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor - Estruturas de ponderação a partir da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009 - 2ª edição (disponível no link www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/precos/inpc_ipca/srmipca_pof_2008_2009.pdf).
+Raphaella Santos Núcleo Estruturador poderia ser entendido como uma base, um direcionador. Por exemplo, nas pesquisas econômicas o núcleo estruturador é o CEMPRE, que é uma cadastro com informações de empresas com CNPJ, pessoas jurídicas registradas no país. Daí, o IBGE, através desses registros, conduz a pesquisa econômica com mais propriedade e certeza.
Raphaella e Lorena, o Núcleo Estruturador se refere ao conjunto mais amplo de informações organizadas e disponíveis que podem ser utilizadas como fonte (ou base de dados) para estruturar um programa de pesquisas de caráter amostral ou não (pesquisas estruturais com periodicidade anual, pesquisas conjunturais com periodicidade semestral, trimestral ou mensal, e pesquisas especiais).
Olá! O CMN (Conselho Monetário Nacional) autorizou que os bancos usem o índice de inflação (IPCA) para reajustar as prestações do financiamento imobiliário, deixando de lado o reajuste pela (TR) o meu salário é reajustado pelo (INPC), caso faça um financiamento de 360 meses (30 anos) corro o risco do salário (INPC) não acompanhar a inflação (IPCA) e entrar numa furada?
Olá, Manoel. O IBGE não faz este tipo de análise, mas você pode acessar em nosso portal mais informações sobre os índices, bem como as séries históricas, que trazem os valores mensais de cada um dos índices desde julho de 1994: IPCA >> www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/precos-e-custos/9256-indice-nacional-de-precos-ao-consumidor-amplo.html?t=series-historicas INPC >> www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/precos-e-custos/9258-indice-nacional-de-precos-ao-consumidor.html?t=series-historicas
Olá, Igor. O IBGE produz os seguintes Índices de Preços ao Consumidor: IPCA, INPC, IPCA-15 e IPCA-E, tendo em vista a indexação ou correção monetária de contratos públicos e privados. Porém, a definição sobre qual índice de inflação utilizar é uma escolha de cada órgão que vai utilizá-los, ou seja, não cabe ao IBGE.
Houve uma alteração na última informação do vídeo, atualmente "A maior variação mensal do IPCA foi em março de 1990 (82,39%), enquanto a menor variação, em julho de 2022 (-0,68%). Conteúdo esse retirado diretamente do site do IBGE.
Sugerimos que você utilize a calculadora online disponibilizada pelo Banco Central do Brasil: www3.bcb.gov.br/CALCIDADAO/publico/exibirFormCorrecaoValores.do?method=exibirFormCorrecaoValores.
Mano namoral eu n sabia o que era isso eu comprei um terro que contia essa clausula de INPC de reajuste anual da parcela e cada ano que passar a parcela do meu terreno vai aumentando dastricamente de valor eu acho que fui lesado
Confira no portal do IBGE a Calculadora do IPCA, que permite atualizar um valor pela variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) entre duas datas: www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/precos-e-custos/9256-indice-nacional-de-precos-ao-consumidor-amplo.html?=&t=calculadora-do-ipca
Saiba mais sobre esta calculadora na Agência IBGE Notícias: agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/27961-nova-calculadora-atualiza-variacao-nos-precos-pela-inflacao-oficial-do-ipca
Muito bom bem objetivo, dessas informações que nosso país precisa. Parabéns!!
queremos saber como se calcula, como conferir os dados.
Seja la quem produziu o video ta de parabens, linguagem totalmente atual e esclarecida, e os memes, ah os memes, ficou nota 10.
+Daniel Nunes Batista ficamos felizes que tenha gostado!
Super concordo.
Top
Se o IBGE mantivesse esse tipo de edição e roteiros tão bem elaborados hoje em dia seria um dos maiores canais do youtube do Brasil, pois há 6 anos esse tipo de edição e explicação fácil e divertida não estava "na moda".
kkkkk é tão maravilhoso quando não é chato hehe
Muito bom....uma referência para outros índices como IGPM
Simpsons, Família da Pesada, Futurama, ...kkkkkk Top D+
Estou aqui por causa do curso de Desfudência da Nath Arcuri do Me Poupe!, muito bem explicadinho!!!
eu tb hahahahah
Venho, através deste comentário, em 29/12/2022, parabenizar quem fez esse vídeo.
Parabéns IBGE. Informação de qualidade passada de um jeito totalmente extrovertido. Ao mesmo tempo que me informou, me divertiu. Parabéns, mais um inscrito!
Parabéns IBGE!
Muito bom essas informações. Mais tem gente que não sabe, e só houve falar.E não procuram se informar. Muito obrigado, pois aprendo muitas coisas boas nos seus canais.Abraços.
Uau... amei a explicação!! Bem objetiva e eu tirei as minha dúvidas para uma apresentação em sala de aula. Obrigada!! Continuem fazendo esse trabalho, vou divulgar rs
O vídeo é muito bem feito, bastante didático e engraçado também, hahaha.
Ganharam mais um inscrito! Parabéns!
Gostei muito do Canal, estou estudando para o Concurso do IBGE 2016 e a explicação é excelente. Parabéns!!!
+Laryssa Souza (Mennyna Sde) nem você da minha kkkkkk
4 anos ... Parece que faz mil anos...
O legal desses videos e que são explicados de uma forma divertida, a gente entende e não fica entediado ao ver. Legal
+Taty Cardoso essa é a proposta do IBGE Explica!
+IBGE bem que podia fazer um explicando sobre a diretoria de geociencias , seria otima pra nos que estamos estudando para o concurso.😁😊
Parabéns IBGE pela iniciativa. Que mais vídeos como este venham e que possam difundir e explicar de forma simples o que todo brasileiro deveria entender na ponta do lápis!
Sinceramente nem sei como acabei olhando esse vídeo, mas precisei parar para comentar que foi de uma criatividade sensacional, parabéns ao(s) criador(es), até me prendeu para assistir até o final. Muito bem estruturado o vídeo. 🙏👏🙌
O IBGE é showwww! Sou APM em Belém do Pará na UE/PA. Eu quero ser Técnico de Informações Geográficas e Estatisticas.
+André Gurgel boa sorte e bons estudos!
+IBGE Muito obrigado! Esses vídeos são um "plus" para quem deseja realmente fazer uma boa prova na parte de conhecimentos específicos. Vocês estão de parabéns!
sou estudante de economia e esse video é perfeito para que possamos abrir os olhos para os indices, parabens quem fez esse video aí é mt competente
Agradecemos as considerações, Lucas! A série IBGE Explica é integralmente produzida por servidores aqui do IBGE.
Fui estagiário de design gráfico no IBGE, gostei muito de trabalhar com vocês, um forte abraço.
Muito bom. Serve para entender que a inflação é uma média ponderada de preços por cesta de produtos.
Esse vídeo ficou muito bom! Extremamente didático e elucidativo, simples e cômico sem ser simplório. Parabéns a todos os envolvidos.
O único ponto negativo é a falta de difusão na população, e esse problema acaba sendo inerente a quase todas as mensagens de entidades governamentais.
PARABENS IBGE....nem parece que isso é Br de tão explicativo e util que foi.
Nota 10 pra quem criou o video! Show, muito esclarecedor!
Show de bola!
Acabei encontrando este canal por causa do concurso do ibge que farei agora. Vi toda a série do IBGE Explica.
Parabéns pelo vídeos, são muito bem feitos, instrutivos e divertido de serem vistos. Me lembra alguns canais americanos sobre ciência que acompanho, mesmo nível de profissionalismo.
Enfim, parabéns pelo trabalho.
Agradecemos os parabéns, Vandré. Que bom que gostou do conteúdo e do estilo!
Bah, parabéns aos envolvidos com a produção desse video, ficou mtt didático e de fácil linguagem, nem acreditei que gostei tanto de um vídeo produzido pelo Estado.
Video brabo 🔥
Muito muito muito bom. Jamais imaginaria um conteúdo desses em um canal do IBGE rs, super didático e divertido. Parabéns!
Ficamos felizes em estar atingindo o objetivo da série IBGE Explica, de esclarecer de forma leve e didática temas relacionados ao Instituto. Continue acompanhando o canal e divulgue para seus contatos!
Excelente vídeo! Totalmente didático e divertido! Parabéns pela proposta assertiva! Um passarinho me contou que Domingo vai cair uma questão sobre IPCA.
Excelente vídeo, parabens...
bem esclarecedor o video e os memes faz voce dar atençao
Ótimos vídeos ! Parabéns ! E a moça tem uma voz maravilhosa..
Bem didático o vídeo.
Muito bem Feito... Parabéns aos envolvidos
Adorei a explicação
Corrigindo que o menor índice do IPCA foi em Julho de 2022 com - 0,68% ! Aliás vídeo muito bem feito.
Parabéns a esse excelente canal do IBGE, a forma que as informações são passadas é incrível, linguagem clara e objetiva, e um bom humor sensacional, por isso quero fazer parte dessa grande empresa, uma vaga é minha!
Bem explicado.
eu vim pela universidade financeira e achei o vídeo ótimo
VOU ESTAR ESCRITO EM TODOS OS CANAIS
Excelente. Obrigado.
Vamo que vamo galera. Uma vaga é minha!
Vídeo interessantíssimo, muito esclarecedor e o melhor, super didático.
Seria muito bom se esse tipo de informação chegasse às casas brasileiras.
+Rafaela Ferreira assine nosso canal, compartilhe nossos conteúdos e nos ajude a disseminar informações sobre o Brasil!
Explicação bem dinâmica e didática, parabéns ao canal. Continuem assim, muito importante este tipo de informação para a população entender mais sobre estes assuntos.
+Ricardo Aguiar fique à vontade para compartilhar nossos conteúdos!
Parabéns pelo vídeo! Muito esclarecedor e tb divertido! Não dá vontade de parar de ver os videos!
IMAGENS USADAS NO VÍDEO:
Boneco assistindo Televisão: goo.gl/iyodZU
Arroz: goo.gl/UotBT0
Bandeira do Brasil: goo.gl/N9vdQF
Bart Simpson: goo.gl/gVUgPa
Banco Central do Brasil: goo.gl/K88b8k
Chocolate: goo.gl/eXZbbM
Moeda: goo.gl/7CO3M5
Criança estudando: goo.gl/dI1Z2O
Dentista: goo.gl/Zkay2C
Family Guy: goo.gl/Yqpg78
Feijão: goo.gl/PWIxcG
Velocidade Máxima: goo.gl/aIy2pb
Material Escolar: goo.gl/WavqYR
Médico: goo.gl/W8IHPx
Nota fiscal: goo.gl/u2At0w
Ônibus: goo.gl/bEzxnisss
Pão: goo.gl/9k84NN
Moedas: goo.gl/CFpJKo
Coxinha: goo.gl/5tQqKM
Carrinho de supermercado: goo.gl/X7sQKt
“Shut up and take my money” meme: goo.gl/YToHi4
Vaca: goo.gl/22FWWE
Criança com chocolate: goo.gl/ruvewb
Patinho de borracha: goo.gl/QXAkqz
Garoto comendo chocolate: goo.gl/pRIthC
Mr Bean fazendo compras: goo.gl/kwKWi8
“Ok” meme: goo.gl/iocYc3
“So much win” meme: goo.gl/ImIf70
vídeo muito didático
Que explicação Top,Parabéns pela didática da informação!
Parabéns pela série IBGE Explica! O conteúdo é muito relevante, a abordagem está muiito clara e agradável.
Excelente trabalho :)
muito bom e bem explicado gostei demais deu pra entender tudo
Já gostei e também me inscrevi.
Adorei =)
Parabéns pelo conteúdo. Fantástico!!
O canal está de parabéns!!
+weslley leite teremos sempre novidades por aqui!
Parabéns pelo trabalho!
Obrigado
ótimo.
De acordo com esse vídeo, é extremamente injusto o modo como a inflação é calculada. Usar o ipca e não o inpc para calcular a inflação mascara uma realidade que não existe no Brasil. Não precisamos pensar muito para descobrir que, neste país, existem muito mais pessoas cujos salários vão até 5 vezes o salário mínimo do que pessoas que recebem até 40 x o salário mínimo. É por isso que os preços de todos os produtos sempre ficam acima do que você pode consumir.
Inflação é nada mais que impressora do estado, eles mente, o estado cria uma demanda falso aumentando o valor do produto gastando dinheiro novo.
Cara eu não sei de onde você tirou essa informação, mas eu acredito (fonte vozes da minha cabeça) que no nosso país há uma quantidade maior de pessoas que recebem menos que 5 salários mínimos do que pessoas que recebem mais do que isso. Se você tiver algo para reafirmar esse seu ponto de vista, gostaria de saber para superar essa minha ignorância
mas ela falou justamente isso @@andre.dopfer
@@andre.dopfer ele está certo. A maioria da população recebe menos de 5 salários mínimos por mês. Como fonte existe os dados da receita federal do INSS e da declaração do imposto de renda, o senso do IBGE, e diversas outras pesquisas menores.
Explicação perfeita!
gostei do video
Muito bom vídeo. Bem explicativo e didático. Obrigada.
Excelente vídeo!
Obrigado 😃
Extremamente didático. Parabéns!
+Gleydison Amarante é exatamente essa a proposta do IBGE Explica!
muito muito bom o video!!!
+Leonidas Leite que bom que gostou!
Muito Bom!!
Fenomenal esses vídeos, vocês deviam fazer outros abordando as demais pesquisas, muito esclarecedor e didático.
Que bom que gostou, Felipe! Vamos continuar abordando diversos temas dessa forma didática e lúdica, incluindo outras pesquisas realizaras pelo Instituto. Já viu, por exemplo, os vídeos IBGE Explica sobre a POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares - ruclips.net/video/944F0paMei0/видео.html) e a PeNSE (Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar - ruclips.net/video/z4BBCHZUvD4/видео.html)?
Muito bom!! Gostei demais! Estou vendo, porque estou lendo na íntegra a PEC 55, e fala sobre o IPCA. Agora faz sentido.
IBGE me representa - Cesta de compras puro chocolate!
Parabéns pelo conteúdo e capricho!
Um dos meus canais preferidos!💙
Sim, Já vir este video antes.
Super didático! As referências são as melhores! hushaushausaushauhsauhs
Que bom que gostou, Sergio! Apresentar os conteúdos de forma didática e interessante é a justamente a proposta da websérie IBGE Explica. Continue acompanhando o canal e divulgue para seus contatos!
Muito bom! Parabéns IBGE!
Uau! Amei
Prezados editores do canal, o que vocês acham de fazer uns vídeos sobre a Diretoria de Geociencias e seus produtos, a Diretoria de Pesquisas e seus produtos, etc. Sou assinante e acompanho todas as publicações do IBGE e gostaria imensamente de ver vídeos sobre esses tópicos que relacionei.
Agradeço desde já.
Agradecemos o acompanhamento e as sugestões! Já conferiu nossa playlist de vídeos institucionais (ruclips.net/p/PLAvMMJyHZEaE01MX-F_A5ZT0qfxf5TFQ8)?
Sim, com certeza!
eu gostei muito bom esse canal :D
IBGE paga bem, o pessoal fica falando de INSS, esquece de outros órgãos federais como: FUNAI, IBGE e tantos outros, nos quais os servidores são muito bem remunerados. Sou Agente de P e m Rondônia, na hora, se passasse para o certame do IBGE assumiria, heheeh, muito bom a explicação...
Muito bom!! Super explicativo
Simplesmente amei
2:42 alguém POR FAVOR lembra o nome desse filme? 😂😂
A cena é do filme Matilda, Gustavo.
@@ibgeoficial VLWWW
Legal
Bom dia.
Poderiam fazer um vídeo sobre a Selic.
Agradecemos a sugestão, Du.
Até hoje não encontrei quais itens entram nessas "cestas de produtos do povo".
Caviar entrou? Como vou saber.
Orra IBGE, mandou bem noas explicações, ri pkrl cos meme kkkkkkkkkkk
Ficou ótimo, mas vcs podiam fazer vídeos relacionados à parte de geografia.
+srtanath dê uma olhada nesses outros dois vídeos: ruclips.net/video/fjfI6YOifBc/видео.html
ruclips.net/video/EyPzFjoIJGg/видео.html
Olá!
Sabe me dizer se esta tabela IPCA ou INPC é usada em casos de correção monetária quando o cliente ativa a lei do reembolso?
Olá, há diversos índices que podem ser usados para fins de correção monetária. Embora o IPCA e o INPC sejam frequentemente usados como indexadores de contratos públicos e privados, a definição do índice (se houver) cabe às partes envolvidas na relação contratual. A atribuição do IBGE é calcular as variações dos dois indicadores e apresentar os resultados à sociedade como um todo.
Sensacional o PEDAGOGISMO da peça.
Só vi esse vídeo hoje, dia em que recebi meu telegrama de chamamento para trabalhar no IBGE.
goo.gl/LrvLtU
Pq é feito de 1 a 5 salarios e de 1 a 40 salarios, englobando duas vezes o mesmo grupo?
Raphaela, a população-objetivo (grupo populacional para o qual se deseja avaliar a variação de preços) do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) são as famílias residentes nas áreas urbanas das regiões de abrangência do Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor (SNIPC), com rendimentos de 1 a 5 salários mínimos, cuja pessoa de referência é assalariada. Tal índice tem por objetivo medir a variação no poder de compra da população assalariada e com menor capacidade de proteção (população de mais baixa renda).
Já o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) contempla uma população-objetivo que consiste nas famílias residentes nas áreas urbanas das regiões de abrangência do SNIPC com rendimentos de 1 a 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte. No IPCA, o objetivo é medir a inflação sob a ótica do consumo pessoal.
Acrescentamos que todos os procedimentos relativos aos índices de preços podem ser encontrados na publicação Série Relatórios Metodológicos - Volume 39 - Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor - Estruturas de ponderação a partir da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009 - 2ª edição (disponível no link www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/precos/inpc_ipca/srmipca_pof_2008_2009.pdf).
Gostaria de saber o q é Núcleo Estruturador, por favor. Vocês podem me ajudar?
É a partir dele que as estatisticas sao geradas ou o contrario?
+Raphaella Santos Núcleo Estruturador poderia ser entendido como uma base, um direcionador. Por exemplo, nas pesquisas econômicas o núcleo estruturador é o CEMPRE, que é uma cadastro com informações de empresas com CNPJ, pessoas jurídicas registradas no país. Daí, o IBGE, através desses registros, conduz a pesquisa econômica com mais propriedade e certeza.
Raphaella e Lorena, o Núcleo Estruturador se refere ao conjunto mais amplo de informações organizadas e disponíveis que podem ser utilizadas como fonte (ou base de dados) para estruturar um programa de pesquisas de caráter amostral ou não (pesquisas estruturais com periodicidade anual, pesquisas conjunturais com periodicidade semestral, trimestral ou mensal, e pesquisas especiais).
Sensacional !!!
Olá!
O CMN (Conselho Monetário Nacional) autorizou que os bancos usem o índice de inflação (IPCA) para reajustar as prestações do financiamento imobiliário, deixando de lado o reajuste pela (TR) o meu salário é reajustado pelo (INPC), caso faça um financiamento de 360 meses (30 anos) corro o risco do salário (INPC) não acompanhar a inflação (IPCA) e entrar numa furada?
Olá, Manoel.
O IBGE não faz este tipo de análise, mas você pode acessar em nosso portal mais informações sobre os índices, bem como as séries históricas, que trazem os valores mensais de cada um dos índices desde julho de 1994:
IPCA >> www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/precos-e-custos/9256-indice-nacional-de-precos-ao-consumidor-amplo.html?t=series-historicas
INPC >> www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/precos-e-custos/9258-indice-nacional-de-precos-ao-consumidor.html?t=series-historicas
@@ibgeoficial Obrigado, vou pegar o histórico dos dois índices e fazer um comparativo.
Porque a correção do INSS (IPCA) e do salário mínimo(INPC) usam indicadores diferentes de reajuste?
Olá, Igor. O IBGE produz os seguintes Índices de Preços ao Consumidor: IPCA, INPC, IPCA-15 e IPCA-E, tendo em vista a indexação ou correção monetária de contratos públicos e privados. Porém, a definição sobre qual índice de inflação utilizar é uma escolha de cada órgão que vai utilizá-los, ou seja, não cabe ao IBGE.
Houve uma alteração na última informação do vídeo, atualmente "A maior variação mensal do IPCA foi em março de 1990 (82,39%), enquanto a menor variação, em julho de 2022 (-0,68%). Conteúdo esse retirado diretamente do site do IBGE.
preciso fazer um cálculo de 200 mil cruzeiros de 20 de Outubro de 1992 até 10 DE Janeiro de 2017.
Por favor calcula pra mim.
Sugerimos que você utilize a calculadora online disponibilizada pelo Banco Central do Brasil: www3.bcb.gov.br/CALCIDADAO/publico/exibirFormCorrecaoValores.do?method=exibirFormCorrecaoValores.
como faço o calculo para saber se o ipca é maior ou menor que meu salário se ele está em porcentagens?
Olá, Jessica. Você pode comparar a variação percentual do seu salário com o índice do IPCA, durante um mesmo período, ok?
video está bom,mas esta chiando muito o áudio.
Mano namoral eu n sabia o que era isso eu comprei um terro que contia essa clausula de INPC de reajuste anual da parcela e cada ano que passar a parcela do meu terreno vai aumentando dastricamente de valor eu acho que fui lesado
Ficamos felizes em ter colaborado com a sua compreensão do conceito, Jo!
quem veio aqui por causa da dica da apostila do concurso dá um like kkk
Sigamos.
+diogo oliveira Tamo junto haha
+diogo oliveira Estamos colados. rsrsrs
+diogo oliveira vou passar na frente de todossssssssssssssss
+diogo oliveira Foco IBGE 2016 hahaha
Me desculpa a pergunta como vocês produz o vídeo ? estou precisando urgente de uma edição legal assim rs 😊
Que bom que gostou, Fernanda! Nossos vídeos são editados por editores de vídeo profissionais, servidores aqui do IBGE 😉