Sensacional kkkkkkkkk eu um leigo na música entendi com uma facilidade incrível, parabéns pelo dom de ensinar, simplesmente fantástico a maneira e a clareza do teu ensino.
Depois desse vídeo não precisa decorar todas as notas no braço no violão ou no teclado. Basta decorar as regras dos intervalos das escalas. (Maior Natural, Menor Natural, Menor Harmônica e Menor Melódica). T - T - St - T -T - T - St (Maior Natural); T - St - T - T - St - T - T (Menor Natural); T - St - T - T - St - T+1/2 - St (Menor Harmônica) e T - St - T - T - T - T- St (Menor Melódica). Isso foi o que entendi. Grato pelas dicas. 🙏🙏🙏🙏
Rapaz esse vidio é top demais eu quebrando cabeça era só saber a diferença dos tons é já era ... Muito Bom mano sucesso ae coloca mais vidios ae no canal já tô escrito
Vw fera! Obg! Só poderia ter falado sobre a modalidade dos graus na escala. Tipo, na maior natural os intervalos de 2, 3, 6 e 7 são menores e na menor natural os intervalos de 3, 6 e 7 são menores; e na melódica, como ficam? 👍
De onde surgiu essa escala e por que? Porque a natural sabemos sua origem. Quem sismou de colocar esses sustenidos? Qual a lógica? Digo isso porque muita coisa foi baseada na série harmônica lá de Pitágoras. E nesse caso aí, porquê surgiu? Pelo que percebi, a melódica é como se fossa os tons da escala maior, mas com a terça menor. Porque esse tom de Si aí, é exatamente a escala maior, com a terça menor. Outro exemplo: escala de lá maior, La Si Dó# Ré Mi Fá# G# e Lá oitava. Se quiser a menor dela, é so abaixar o terceiro grau em meio tom né. A terça menor.
Oi, professor José. Uma dúvida: e no caso da escala menor melódica ser descendente, os graus se mantém com os mesmos acidentes que os da escala ascendente, ou há alguma alteração? Como ficaria, por ex., no caso da escala menor melódica de Fá# se eu for escrevê-la no pentagrama de maneira ascendente e descendente, o sr poderia me esclarecer essa questão, por gentileza? Agradeço pelo videos!
PROFF ISSO AI PRA EU E MUITO COMPLICADO TOM TOM E SEMITOM NAO CONSEGUI COPIAR ESSA MATERIA..... VOU PRECIZAR REVER ESSA LIVE UM MILHAO D VEZES ...... SOCORROOOOOOOOOOOOO 🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔
Não se preocupe em ter que rever inúmeras vezes ,procure por outros que também explica de outra forma e pode ser que ficará mais nítido para você ,mas observe o lance assim : O 6° ou sexta nota como queira e o 7° grau ou nota são os que "sofrem" alterações" é uma "regra" então treine este modelo em lá menor , treine muito e logo você vai perceber "automaticamente" como visualizar para as outras notas que tem exatamente o mesmo esquema ,sexto e sétimo graus "alterados" meio tom !
E eu esperando a tal prática! Por que vocês gostam de enganar as pessoas! O que eu vi foi só teoria das mais mal ensinadas que já vi ! De onde você tirou esse Fa# e esse Sol# na escala de lá ?
Para transformar uma escala menor natural em menor melódica é só você subir meio tom do 4 e 5 grau da tônica maior em que a menor é relativa.. exemplo: Escala de = Mi bemol (Eb) natural: II (Eb) - II (Fm) - III (Gm) - IV (Ab) - V - (Bb) - VI (Cm) - VII - (Ddm) ***** 1 - Aqui o Lá bemol - IV (Ab) e o si bemol - V (Bb) são maiores nessa escala, pois é o quarto e quinto grau da escala maior.***** 2 - Se eu pegar a relativa da escala de Mib que é a tônica. Vai ser quem a relativa??? O sexto grau que é Dó menor (Cm) natural... Apartir do momento em que eu formo a escala de Cm natural.. vou perceber que vou tocar as mesmas notas de Mi bemol (Eb).. ela ficará assim: Escala de = Dó menor (Cm) natural: Cm - Ddm - Eb - Fm - Gm - Ab - Bb - Cm E agora para mim transformar ela em melódica é so você pegar o sexto e o sétimo grau da escala menor natural e subir meio tom para frente. Ficando assim: Escala = Dó menor (CmM) melódica: Cm - Ddm - Eb - Fm - Gm - A - B - Cm ............. Ou seja, o Lá (A) que antes era Bemol vira lá natural subindo meio tom acima.. e assim é a mesma coisa com o si bemom (Bb) que ates era o mesmo e virou si maior (B) natural .... Entenderam pohaa ?? Kkkkkk Ah, detalhe!! Ta certo professor??? 😅😅😢 Esse foi o meu raciocínio durante a sua aula... O detalhe é que eu aorendi vendo o teu vídeo.
Sensacional kkkkkkkkk eu um leigo na música entendi com uma facilidade incrível, parabéns pelo dom de ensinar, simplesmente fantástico a maneira e a clareza do teu ensino.
Bons estudos!
A clareza e a simplicidade de sempre, com a humildade e competência que são a razão de ser tão respeitado! Parabéns! Pleno sucesso, hermano!
Muito obrigado pelo carinho !
Professor José Silveira jamais deixe de publicar as suas aulas!!!! Eu amo, parabéns 🎹🎵
Grato pelo carinho!!!!1
Boa aula
Excelente sua didática, parabéns Professor.
Muito bem explicado, parabéns
Rodei uns 20 vídeos até chegar aqui, explicação mais clara e didática acho que impossível, conceito aprendido!
Ótima aula, parabéns professor.
Aprendi. Sua teoria é muito eficiente.
Obrigado meu caro. Valeu!
Depois desse vídeo não precisa decorar todas as notas no braço no violão ou no teclado. Basta decorar as regras dos intervalos das escalas. (Maior Natural, Menor Natural, Menor Harmônica e Menor Melódica).
T - T - St - T -T - T - St (Maior Natural);
T - St - T - T - St - T - T (Menor Natural);
T - St - T - T - St - T+1/2 - St (Menor Harmônica) e
T - St - T - T - T - T- St (Menor Melódica). Isso foi o que entendi. Grato pelas dicas. 🙏🙏🙏🙏
Show professor José Silveira. Muito interessante a comparação da escola menor melódica com a escola maior.
É um detalhe importante para observação.
Muito bom,e a gente term que treinar e memorizar se não vale nada.Mas a aula é nota 10 obrigado
Por isso não só decorar mas sim saber os intervalos são muito importantes muito bom o vídeo vc tem o vídeo explicando a aplicação dela?
Boa noite professor.
Excelente explicação
Vou ultilizar no violão essa escala
obrigado
Muita simplificada e clareza, parabéns meu amigo.
Simples e direto, parabéns!
👏👏👏👏
Parabéns professor, muito bom!!
Nota dez professor.
Parabéns professor
Obrigada. Você é uma bênção
muito bem explicado quanta clareza depois de anos agora entendi.
Faz a de maior harmônico
Excelente aula...Professor!👏👏👏
excelente professor OBRIGADO
Obrigada 🙌
Parabéns professor! Vc explicando e muito melhor para entender! Deus te abençoe
Parabéns professor, gostei demais da aula.
Ótima explicação
Muito obrigado!!
Didática super bacana !!!
Parabéns!
gostei da explicação
Muita Simplicidade, e Clareza!
Sucessos
Muito grato professor, entendi em 10 minutos algo de anos, excelentíssima aula!
Muito bom!
Grato!!
Muito bom meu irmão.
Bom d mais professor
Melhor método de ensino de escalas, parabéns meu amigo
Excelente, Prof. J.Silveira.
Muito top interessante!.
Professor ensina perfeitamente, parabéns!
Obrigada! 💐🌼💐
Muito bom gostei muito espricaçao maravilhosa.
Muito Boi... só tive que voltar 3 x mas deu certo . Gratidão
Muito obrigada professor por mais um maravilhoso vídeo aula🙏🙏
Gostei da aula
Parabens prof bela didatida
Obrigado
Excelente explicação professor!
Muito obrigado pela simples e direta explicação!
Obrigado !
Rapaz esse vidio é top demais eu quebrando cabeça era só saber a diferença dos tons é já era ... Muito Bom mano sucesso ae coloca mais vidios ae no canal já tô escrito
Ai sim é show
Bem explicado
Show, me ajudou bastante.
Existe campo harmônico menor melódico?
Vw fera! Obg! Só poderia ter falado sobre a modalidade dos graus na escala. Tipo, na maior natural os intervalos de 2, 3, 6 e 7 são menores e na menor natural os intervalos de 3, 6 e 7 são menores; e na melódica, como ficam? 👍
Gostei 👍 👍 👍 👍
Otima aula, me ajudou demais vc n tem noçao
Também gostaria de saber o porque!
De onde surgiu essa escala e por que? Porque a natural sabemos sua origem. Quem sismou de colocar esses sustenidos? Qual a lógica?
Digo isso porque muita coisa foi baseada na série harmônica lá de Pitágoras. E nesse caso aí, porquê surgiu?
Pelo que percebi, a melódica é como se fossa os tons da escala maior, mas com a terça menor. Porque esse tom de Si aí, é exatamente a escala maior, com a terça menor.
Outro exemplo: escala de lá maior, La Si Dó# Ré Mi Fá# G# e Lá oitava.
Se quiser a menor dela, é so abaixar o terceiro grau em meio tom né. A terça menor.
Como ficaria a escala de Sol Menor Melódica? Abraços e sucesso!
Sol, La, Sib, Do, Re, Mi, Fa# Sol.
Uma coisa interessante da escala menor melódica é: Ela soa como uma escala menor no primeiro pentacordio e no segundo soa como uma escala maior.
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Parabéns
Professor, o senhor explicou a escala ascendente, é descendente como fica??
É a mesma digitação
Como fica a estrutura na forma descendente?
Opa prof. Você não tem vídeos mostrando as extensões dos acordes?
Professor estou começando agora meus estudos é eu li em um livro que se alterar 6 e 7 grau para # se faz uma melódica confere essa informação?
Professor como fica a descida dessa escala melódica??
Então quer dizer que não é em todos os Tons que aumenta a 6 e 7 juntas??? Pode variar
Top de mais
Professor, as escalas menores harmônicas e melódicas não possuem mais relativas maiores?
Oi, professor José. Uma dúvida: e no caso da escala menor melódica ser descendente, os graus se mantém com os mesmos acidentes que os da escala ascendente, ou há alguma alteração? Como ficaria, por ex., no caso da escala menor melódica de Fá# se eu for escrevê-la no pentagrama de maneira ascendente e descendente, o sr poderia me esclarecer essa questão, por gentileza? Agradeço pelo videos!
O que é uma escala harmônica
Nas escala melodica, tem diminuto?
Professsor por que fizeram essas alterações na escala menor natural? porque existe uma escala menor melódica?
na escala de D o mi é bemol ou o fa é # pois de mi a fa é semitom
Entend
Muito bom só não consigo enterder na prática como achar as notas de qualquer música no teclado por favor me ensina
Cadê os diagramas
Boa sua aula, porem se vc por as dominantes já mata a pau em qual campo harmonico estamos falando.
Essa regra é ascendente e descendente??
O que é um "menoxi" que voce sempre fala?
Não entendi que no começo o professor muda o sexto e sétimo grau, no fim fala que é só o terceiro, fiquei perdido.
Manero.. so decorei 4t... todo tipo tom tocado.. kkkk
Gostei da explicação da escala, mas deixou a desejar na parte prática, como Ab menor melódico em G7 e coisas assim
Essa é Harmônica! Cara
Muito b
MANDA PRA GENTE AI POR FAVOR PRA EU IMPRIMIR ESSE MATERIAL ....PRECIZO ENTENDER MELHOR ESSE ASSUNTO OK OBRIGADA
Nada como a boa e velha lousa
A escala menor demônica é st t t t t t st.... kkkkkk
Nao se fala houveram
Tô deixando de estudar um pouco a pentatonica rsrs
PROFF ISSO AI PRA EU E MUITO COMPLICADO TOM TOM E SEMITOM NAO CONSEGUI COPIAR ESSA MATERIA..... VOU PRECIZAR REVER ESSA LIVE UM MILHAO D VEZES ...... SOCORROOOOOOOOOOOOO 🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔
Não se preocupe em ter que rever inúmeras vezes ,procure por outros que também explica de outra forma e pode ser que ficará mais nítido para você ,mas observe o lance assim : O 6° ou sexta nota como queira e o 7° grau ou nota são os que "sofrem" alterações" é uma "regra" então treine este modelo em lá menor , treine muito e logo você vai perceber "automaticamente" como visualizar para as outras notas que tem exatamente o mesmo esquema ,sexto e sétimo graus "alterados" meio tom !
Os cara pega uma coisa simples e transforma em física quântica, por isso ninguém aprende nada em música, na prática as coisas são simples d entender
Aprenda na prática mas é teoria musical!
Entenda na prática? Tem nada de prático isso po!
E eu esperando a tal prática! Por que vocês gostam de enganar as pessoas! O que eu vi foi só teoria das mais mal ensinadas que já vi !
De onde você tirou esse Fa# e esse Sol# na escala de lá ?
Para transformar uma escala menor natural em menor melódica é só você subir meio tom do 4 e 5 grau da tônica maior em que a menor é relativa.. exemplo:
Escala de = Mi bemol (Eb) natural:
II (Eb) - II (Fm) - III (Gm) - IV (Ab) - V - (Bb) - VI (Cm) - VII - (Ddm)
***** 1 - Aqui o Lá bemol - IV (Ab) e o si bemol - V (Bb) são maiores nessa escala, pois é o quarto e quinto grau da escala maior.*****
2 - Se eu pegar a relativa da escala de Mib que é a tônica. Vai ser quem a relativa??? O sexto grau que é Dó menor (Cm) natural...
Apartir do momento em que eu formo a escala de Cm natural.. vou perceber que vou tocar as mesmas notas de Mi bemol (Eb).. ela ficará assim:
Escala de = Dó menor (Cm) natural:
Cm - Ddm - Eb - Fm - Gm - Ab - Bb - Cm
E agora para mim transformar ela em melódica é so você pegar o sexto e o sétimo grau da escala menor natural e subir meio tom para frente. Ficando assim:
Escala = Dó menor (CmM) melódica:
Cm - Ddm - Eb - Fm - Gm - A - B - Cm
.............
Ou seja, o Lá (A) que antes era Bemol vira lá natural subindo meio tom acima.. e assim é a mesma coisa com o si bemom (Bb) que ates era o mesmo e virou si maior (B) natural ....
Entenderam pohaa ?? Kkkkkk
Ah, detalhe!!
Ta certo professor??? 😅😅😢
Esse foi o meu raciocínio durante a sua aula... O detalhe é que eu aorendi vendo o teu vídeo.