E pq será que os governantes ainda não tem o interesse em investir na educação pública??....alguém tem uma teoria para responde essa questão??..forte abraço amiga.
@@Nico_com_c Os investimentos em educação no Brasil são altos, quando comparados com países desenvolvidos (em % do PIB). O problema é o gerenciamento dos recursos e a burocracia. Além disso, qual político corrupto vai querer uma população consciente? Quanto mais fácil manipular e convencer, melhor.
Uma tristeza ver as pessoas idolatrando esquerda ou direita, esquecendo o poder de reflexão, entregando-se à desinformação ... precisamos saber cobrar o governo e interpretar suas ações sem ajuda de intermediários. Ótimo trabalho BBC, senti falta das referências, como existem em outros vídeos de vocês, é possível encontrar em algum outro material?
Na verdade, esse papo de "nem esquerda e nem direita" é que é despolitização pura. Esses dois polos são formas de se ver uma construção da sociedade. Vc pode ter uma visão que caminha por esses dois aspectos. A esquerda ou direita não são uma instituição que vc pode "idolatrar" são um campo de ideias que vc, querendo ou não vai se enquadrar mais ou menos. Costumo dizer que quem diz que não é de nenhum nem outro é de direita. Kk
Eu vivi parte disso também irmão Cheguei ir em um mercado 3 x pra minha mãe e ter preços diferentes, era dinheiro apenas pra comer e olha lá E ainda existem defensores MDS
Vivi o regime militar em classe media mao professora 1o grau e pai funciknario INSS nivel 1o grau. 3 filhos educadoscem escola publica com merenda farta e dentisra de qualidade e quando eles deixaram o governo o Brasil estava estruturado em educação e trabalho aí depois que sairam e os politicos em maioria esquerdistas deturparam a histório, roubaram o povo e deixaram o Brasil na misêria moral e financeira. Tristeza até 2018. 2019 iniciou-se a prosperidade que pideria esta melhor sem tantas pedras esquerdistas no caminho inclusive o virus comunista.
Que milagre? Eu, embora criança na época, não me vem a lembrança nenhum milagre, a geladeira, isso quando conseguiram comprar, estava sempre vazia, ainda tinham que cozinhar a lenha, mesmo morando próximo para a cidade, além de outras coisas, e via meus colegas na mesma situação ... O que percebi desde cedo, isso sim, é que sempre ouve dois Brasil... Sempre governaram para uma minoria e ainda continua assim, o resto eles tem como descartáveis....
Eu vi o milagre! Comecei a trabalhar desde 7 anos de idade e lá em casa tinha butijoes de gás e a geladeira enchia-se todos os sábados. Meu pai era vendedor de sapatos numa loja no centro de BH.
Oi eu parei o vídeo por causa do seu texto, porque me vi em vc, nos nem conseguimos a geladeira, era pobreza por todos os cantos, as vezes nem café da manha tinha, cozinhávamos (quando tinha o que) a lenha, meu pai trabalhava feito um condenado nao tínhamos noticias de nada, é verdade que nao havia assaltos como hj. Mas pense bem não havia nada, nada pra roubar.
Todo mundo era pobre ,80%dos que conseguiam trabalho eram assalariados , Analfabetismo era alto, E o crescimento era as custas de empréstimos , A conta chegou após 74 ,e dura até hoje .
Lamentável, com um Nickname tão glorioso, uma resposta tão rasa... um país funciona como uma empresa, empresas funcionam a partir de valores. O que é impossível (porém palatável ao brasileiro), é crescer sem trabalho, como sonham alguns seres abissais...
@@maurolima6895 Não da pra citar nos comentarios ,só uma pequena parcela . Luz para todos com milhões de pontos de energia no país . A pavimentação da BR 101 no nordeste, As estações de dessalinização do semi árido , A transposiçao do Rio São Francisco As milhões de cisternas doadas . O bolsa família , O.pronatec O.prouni O universidades para todos . O minha casa minha vida .que deu milhões de moradias prós brasileiros pobres deste país . A triplicaçao da safra brasileira , A multiplicação da exportações do país . O programa Mais alimentos ,que concedia financiamento a agricultura familiar ,gerando emprego ,renda e fixação no campo.,além de entregar cerca de 18 mil.tratores pras famílias . E o seu Bozo só te dar Ovo Aumento na gasolina Subemprego. Tira sua possibilidade de se aposentar E de ter atendimento na saúde pública . Pois as verbas são feridas pra serem desviadas pra pagar ,os rentistas ,financistas e agiotas internacionais . E fracassos
Não é somente memória curta, e sim ignorância, alguns falam que a melhor época foram dos militares pois repetem como papagaio de pirata o que alguns políticos e youtubers falam.
Dai venho o PT e pega com divida de 990 bilhões e faz repartição do bolo entre eles e deixa uma nova herança maldita de 3.5 Trilhões sem nenhuma obra que gerasse uma riqueza. Somente estádios de futebol que dão prejuízos de milhões por mês.
Pois é... ano passado teve 44 milhões que votaram no PT...Mas uma coisa foi certa , o PT e PMdb passou a atual governo uma divida od pib de 90 por cento , mas sem uma infraestrutura que chegasse a o que os militares fizeram , mas roubaram igual mais que eles.
Como professor de inglês passei alguns anos ensinando no Brasil. Meus alunos eram pessoas conhecidas em suas profissões: empresários de sucesso, cirurgiões e médicos, e diretores do Globo. Muitos deles me disseram que eles foram educados no sistema de escola pública. A ditatora militar destruíu a coisa mais importante para o desenvolvimento econômico do país.
discordo em parte professor, primeiro nunca houve ditadura, houve um contra golpe devido a guerra fria naquele exato momento e a ameaça de implantação de regime comunista aqui no Brasil, tendo vários atores até hoje conhecidos no meio democrático que assim auto proclama, segundo, o país economicamente estava destruido, com empréstimo ou sem empréstimo os militares ajudaram e muito na reestruturação da logística e inicio do processo de industrialização no país, a tese colocada acima pelo ator da BBC ele não leva em consideração leva contrapontos pré regime militar no aspecto como o país estava naquele exato momento ele pega números durante o regime e alguns números questionáveis, vide o IPEA
@@franciscoramalhoramalho7073 a BBC é tendenciosa , escondida no " jornalismo democrático da Inglaterra " kkkk nem acompanho mais. Puro lixo intelectual
@@tiagosantos-ky4nj vc já viu a BBC enaltecendo alguma coisa ligada a direita? BbC, Fox News, cnn , globolixo entre outras TODAS já estão vendidas ao socialismo, assisa o documentário entre Armas e Livros e descubra que o comunismo agiu aonde menos se esperava: Jornalismo, educação e cultura.
Vídeo fenomenal e verdadeiro. A partir de 1982 era difícil para muitos colocar o arroz com feijão na mesa. Vi em outras fontes que no último mandado de Médici e no início de João Figueiredo a situação econômica do país era bem grave realmente o que reforça a veracidade do vídeo. Vai entrar no cenário um presidente que ADMIRA a ditadura!!!!!!!!!!!
QUE AULA! pena que não aprendemos a lição, pois esta se repetindo tudo de novo. "A HISTORIA SE REPETE MAIS A FORÇA NÃO NOS DEIXA VER A HISTORIA SE REPETIR, ATE A HORA EM QUE ACORDAMOS E VEMOS QUE FIZEMOS AS MESMAS BESTEIRAS DE NOVO. "
@@sergiorubensdasilvalopes7420 o PT nada tem a ver com ditadura militar pare de ser tolo e manipulador o vídeo ultrapassa todos os limites de corrupção no poder, mostrando dados de assassinatos em massa e censura das vias de comunicação tem mais a ver com aquela múmia que vocês chamam de mito
Muito boa reportagem e verdadeira. Eu também quis dar uma de Delfim Neto: Me deram crédito em banco e cartão. Meti ficha, tava vivendo uma vida muito boa mas não deu um ano comecei a ter que pagar, com juros, daí, daí, quase passei fome, só não, porque comecei a vender tudo que tinha comprado. Logo, militar não é par estar na política econômica é para a defesa da nação.
Já, já terá gente querendo comparar costumes, segurança e outros fatores de um período de cerca de 50 anos atrás, no qual a população do Brasil girava em torno de 80 milhões de habitantes, com o período atual, no qual temos cerca de 210 milhões de brasileiros. As pessoas ignoram que os costumes mudaram, o cenário é outro, a tecnologia evoluiu. Em 1964, anticoncepcional era praticamente uma novidade. Hoje, muitas pessoas conhecem outras e marcam encontros por aplicativos. Existem mudanças boas e ruins, mas aceitem que o mundo não é mais o mesmo de 50 anos atrás e não podemos simplesmente parar no tempo ou viver de nostalgia.
Mesmo assim o regime foi uma merda. Todos os meus avós são provenientes dessa época são semi analfabetos. A educação, saúde, segurança, meses após a ditadura estavam em colapso. Os dados eram todos escondidos, fraudados para da uma impressão de que estavam se saindo bem. Tática muito usada pelo tão criticado Maduro.
@@jadsonbastos5499 Cara isso depende muito da pessoa, sé ela é analfabeto é culpa dela (as vezes), meu avô viveu nessa época e conseguiu entra na força aérea, e ele não era rico.
Excelente formato de divulgação. Compartilhando.Meu pai foi um dos empresários que quebrou em 1979 nessa segunda crise mundial. Na época se tomava empréstimos indexados por um dólar barato, MAS veio a maxi desvalorização do cruzeiro e aí inúmeras empresas não suportaram pagar.
Esse pensa que existe só idiota no que ele chama de Ditadura Militar. Não existe Nação Livre e Soberana sem Forças Armadas para defender a Soberania do povo democrata
@claudecir rabelo quem disse isso para vc? Lula é tão rico que ainda mora no mesmo apartamento antes de ser presidente diferente de um certo presidente que mora em um condomínio luxuoso na barra da tijuca
É um pouco estranho. Me informe um presidente da época do militarismo que ficaram rico? A época eu estudava em escola pública que ao contrário desse argumento aí, a escola competia com uma particular. É estranho.
a verdade é: Br gosta de meter a mão. Seja de centro, de esquerda, direita. O povo critica a corrupção mas, como diria Arnaldo Jabor: "Se estivessem lá, fariam a mesma coisa".
Até porque a maioria não sabe nem o que é esquerda e direita. A maioria acha que ser esquerdista é ser comunista e socialista e que ser de direita é ser conservador.
A ditadura militar é um período tão obscuro da história do Brasil que ainda não vi um estudo sério sobre isso. Na verdade, para ser justo eu vi foi a coleção do Elio gaspari que é muito boa por sinal. Tem é muita falácia sobre esse tempo. Muito bom o vídeo
EXECELENTE MATÉRIA!!! Novamente a BBC Brasil está de parabéns pela abordagem clara, ampla e imparcial dos fatos históricos do período. Muito obrigado por fazerem um jornalismo de alta qualidade!!
Bom, como ele disse, o Brasil cresceu economicamente; porém, a criminalidade também. A fonte que ele apresenta aos 4:20 é de Pedro Souza, não é nenhuma pesquisa estatística ampla. A mídia toda elogiava o período... Porque houve um combate à criminalidade amplo. Basta pesquisar vídeos, que vai ver o próprio Lula elogiando o crescimento no período Médici e a facilidade de empregos...
Se cumpria a lei,se andava fora dos trilhos era cadeia,hoje antes de se condenar já pensam na progressão de regime ,na redução da pena e bandidagem faz a festa,inclusive os Corruptos!
@@maurolima6895 Mas neste período também houve corrupção e aí daquele que ousassem denunciar fraudes ou esquemas de corrupção. E as mortes a civis? Quantos militares foram julgados?
É né, e que dados ele apresentou a favor dos militares ? Que tal o dado que se não fosse pelos militares estaríamos todos sob uma ditadura do proletariado igual a de Cuba? BBC é uma emissora de esquerda logo não tem moral pra querer falar de forma imparcial....
VÍDEO SENSACIONAL! Amei a explicação, e essa foi a primeira vez que eu vejo esse repórter. Adorei ainda mais porque fala de economia. Ótimo vídeo, como sempre. 👏
Hum Se repetindo ? Hoje tá mais ou menos parecido com os últimos 30 anos. O que muda é a Guerra de lados. Mais os feitos de ambos os lados são muito parecidos. Hahahha
Cada ditadura do cone sul teve sua peculiaridade. A do Brasil modernizou a infra estrutura, a geração de eletricidade por exemplo aumentou muito. Porém deixou hiperinflação e endividamento. A do Chile foi a unica que entregou aos civis um país com as contas ajustadas e equilibradas. A da Argentina não teve nenhum grande exito como a brasileira mas deixou endividamento imenso.
Muito legal o vídeo e bastante elucidativo. Deixo a humilde sugestão de fazer um vídeo comparativo entre esse período ai, e o período 1986 - 2016, em prol de fomentar os debates sobre o que é foi bom e o que foi ruim pro país.
Para quem tiver paciência e responsabilidade social existe um estudo feito por Pedro Herculano Guimarães Ferreira de Souza , na forma de Tese apresentada ao Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília/UnB, tornando público a forma como a desigualdade e a concentração de renda no Brasil se deu entre 1929 até 2013. Aqui está o endereço de partida: www.bbc.com/portuguese/brasil-45960213
@@emanuelbetencourt6609 Quem te falou isso não entende nada de economia. Não há nenhuma correlação. O país com menor desigualdade no mundo é a Ucrânia, seguido da Letônia (excluindo Cuba e Coréia do Norte). E são países relativamente pobres. Irlanda, Luxemburgo e México apresentam índice Gini parecidos e alta desigualdade. Mas em Luxemburgo e Irlanda não há pobres. O que enriquece os países é a facilidade de fazer negócios e a liberdade econômica.
Junior Jr o Brasil é considerado um dos países com a maior desigualdade social do mundo e com uma das maiores concentrações de renda no mundo. É claro que esses dados influem na pobreza, tendo em vista que 1/4 da população brasileira vive abaixo da linha da pobreza (ibge) recebendo menos de 1 salário mínimo ao mês... O latifúndio brasileiro tb é um dos mais do mundo... O seu exemplo da Ucrânia só mostra que um país não precisa ser considerado rico para sanar a miséria e isso ocorre com a distribuição de renda. Sem isso, surgem bizarrices como vemos no Brasil... Sugestão de leitura: EUGENIA NO BRASIL
@@alecorreamusico Ucrania resolveu o quê? O estado do país é catastrófico. O País mais desigual do mundo é a Africa do sul. Brasil é o 19 na lista de 150 países avaliados pelo banco mundial. Praticamente empata com a Coréia do sul. Já a Venezuela está entre os países com menor desigualdade, empatado com o Japão. Novamente, o problema é a fome e a pobreza, não a desigualdade. A única forma de acabar com fome, pobreza e melhorar a qualidade de vida é através do capitalismo, do livre mercado. Em pleno século XXI tem gente que ainda acha que taxar rico ou fazer leis resolve o problema. As pessoas comuns não tem conhecimento nenhum de economia. Prova disso foi a França, que no começo dos anos 2000 aumentou a taxação de grandes fortunas, de 30% para 80%. Obviamente que o resultado lógico foi o aumento da desigualdade e forte queda na economia, e claro que voltaram atrás.
Pessoal não se esqueça que o Tiririca é amigo do peito de Zé genuíno qdo ele renunciou ao cargo e o Zé era suplente aí não pode ser preso olha que maravilha Tiririca que na eleição seguinte se candidatou e foi eleito de novo o povo sábio esse nosso
Meu pai era funcionário do Banco do Brasil. .vivíamos numa bolha alienante que não durou pra sempre claro. Lembro em BH..dos muitos mendigos na rua, dos leprosos nas escadarias das igrejas com suas feridas abertas..era um quadro triste.
@@canaldobesouroazul9180 tudo mentira, é puro cinismo e negação da realidade, é que naquela época era comum e até aconselhável o preconceito contra as menorias inclusive tratar mal os pobres era mais do que "normal".
Kkkk ah não plmds ...O proprio exercito não curtiu muito os ministro militares,o exército não iria mais se envolver em política,e outra a Política Liberal que bolsonaro canta é bem o oposto do que um governo militar ou Comunista propunha
EXISTIA UM BRASIL PARA OS ENVOLVIDOS COM A VIDA POLÍTICA E OUTRO BRASIL PARA AS PESSOAS COMUNS. Eu vivi no Brasil dos comuns e a vida de minha família melhorou muito com as condições oferecidas pelo Setor Público nessa época. NÃO SEI O QUE ACONTECERIA SE O REGIME FOSSE O CUBANO OU O CHINÊS. TALVEZ AS COISAS AQUI ESTIVESSEM COMO ESTÃO LÁ. Sim, estudei em escola pública e Universidade Pública. Minha família, de operários, saiu quase toda da linha da pobreza e entrou efetivamente na Classe Média.
Dai venho o PT e pega com divida de 990 bilhões e faz repartição do bolo entre eles e deixa uma nova herança maldita de 3.5 Trilhões sem nenhuma obra que gerasse uma riqueza. Somente estádios de futebol que dão prejuízos de milhões por mês.
@@Isnardferreiradecarvalho, a culpa é só do PT. É fácil respingar só pra eles. Quando a própria toda enviesada Lava-Jato provou que vários partidos foram atuantes no crescimento dessa dívida.
@@abnermsramos concordo com vc , eles conseguiram fazer os apoiadores se tornarem cegos , ñ enxergam e nem querem aceitar que a ditadura aconteceu e o mal que causou p/ o nosso povo. Se ñ cuidarmos aos poucos se instala de novo ,mas desta vez legalmente
A ditadura destruiu a coisa que mais importa em um país: A EDUCAÇÃO! Os governos ditos democráticos mantiveram a desgraça e estamos ferrados até hoje!!! Enquanto não concertarmos a sabotagem feita, continuaremos sem esperança!!!
Na verdade nunca se teve educação no Brasil. Lembre-se que o Brasil até os anos 30 era basicamente uma enorme fazenda, e apesar de até 64 as cidades irem ganhando forma, muita gente sequer completava o ensino fundamental. Por isso que a educação era "excelente", pq eram pouquíssimos que podiam ter o luxo de não trabalhar aos 12~14 anos
há 15 anos atrás não conhecia absolutamente ninguém que tinha ensino superior, ensino médio era raro, era comum conhecer pessoas que eram analfabetas, basicamente era escola pra muito poucos. hoje é totalmente diferente é comum ver jovens formados em todas as áreas e estranho conhecer alguém que não é alfabetizado. os regimes democráticos aumentaram e muito o numero de pobres, pretos e indígenas nas escolas. o sistema é deficitário mas, não dá dizer que não houve tentativas de melhora.
Ultimamente tenho refletido sobre os reflexos da educação,nunca havia visto tantas formados e formandos nos últimos anos eu mesmo poderia ter estudado mais porem me imigrei pra outro país e não aproveitei bem esta oportunidade mas vi vários amigos e colegas formados e estudados porem colocaram um maluco no poder, e aumentou se a ignorância nos debates políticos nao sabemos mais debater, alguém explica isso, acredito que educação não é sinônimo de inteligência ainda somos macacos!
@@denertellini7465 Educação em sentido amplo. Seus amigos e colegas não tiveram uma educação de verdade. Pessoas que receberam uma formação humanista completa não elegeriam e nem apoiariam esse lixo negacionista e obscurantista que está no poder.
A dívida externa multiplicada em várias vezes foi, por incontáveis expedientes, ônus público e a ser pago, até hoje, pelos trabalhadores e a sociedade em geral. A crise social assumiu dimensões catastróficas..., mas quanto aos mecanismos de privatização dos ganhos na aquisição de uma dívida e socialização do seu pagamento, todos os mecanismos macroeconômicos e microeconômicos foram muito bem delineados em um texto acadêmico da UNICAMP: "Ciclos econômicos da economia brasileira do pós-guerra" - De José Serra; é, dele mesmo, na época tão somente um professor e pesquisador do Instituto de Economia da Universidade de Campinas - É o emprego da noção de ciclos econômicos de um engenheiro polonês marxista chamado Michal Kalecki. Texto altamente, extremamente, recomendável como quase impossível de se encontrar comprando ou seja lá como for. Texto também de enorme prestígio para o estudo da economia brasileira como os melhores centros acadêmicos de Economia pode endossar.
BBC Brasil, seria interessante pontuar os artigos e/ou fontes específicas dos dados em reportagens como essa! Isso é fundamental para sustentar argumentos! Forte abraço a todos e essa reportagem foi incrível! Só analisem a possibilidade de atender a demanda pontuada em minha sugestão!
A ditadura foi tão boa...olha quando deixaram o país em 84. A Zona Franca e os parques industriais nao foram ruins,fizeram coisas boas,mas muito dinheiro foi pelo ralo.Outra coisa foi a explosao demografica,que pra mim é o ponto crucial da pobreza no Brasil.
E isto ... de SER CONTRA a densidade populacional CRESCENTE ( demografia FAVORÁVEL) é típico de INIMIGOS de NOSSA pátria !!! O que desejariam NOSSOS INIMIGOS... que = + de 8.516.000 KM tivessem só: 99 MILHÕES decadentes REMANESCENTES ( IDOSOS ) oriundos dos idos de 1940 ??? A China com : +9 MILHÕES de KM = 1.500.000.000 (de gente ) e a Índia = quase a mesma , tendo somente: + 3 MILHÕES de KM !!! Já a Indonésia que é 4 VEZES menor que o Brasil ... tem + de 259 MILHÕES de sua gentalha islâmica . Por qual MATEMÁTICA ou " inteligência " ... o Brasil não SUPORTARIA = OU + de 500 MILHÕES de PATRIOTAS existindo ??? Temos o PAÍS + AGRICULTÁVEL em : qualidade do SOLO + quantidade de ÁGUAS !!! Não querer AUMENTAR e MELHORAR ???
Autocrítica e mudança de rumos são complicadas. É exatamente por isso que temos democracia com eleições de 4 em 4 anos. Não gosta de um governo troque-o democraticamente e durante o governo seus representantes no Congresso Nacional ajudam a frear o governo, não importa se de esquerda ou direita. Excelente reportagem!
@@gelsonbio Gelson, isso é verdade, mas é importante salientar que o Estado nacional pode influenciar os juros nacionais fortemente, o que abre margem para soluções. Outro ponto importante é entender quem são os detentores dos títulos da dívida interna. 1- os bancos privados, que o Bacen seca os caixas (diáriamente) que não foram emprestados aos juros astronômicos em troca de equivalentes da dívida. (vale ressaltar que quem compoe as reunioes do Bacen que decide essa política é "sigilo nacional" mas sabemos que sao os próprios representantes dos bancos privados). Isso é feito sob o pretexto de medo da inflação, um grande trauma da nossa nação, mas que deveria ser olhada de forma mais racional e nao emocional. 2) Pessoas que tem poupança grande, classe A. Que compram os títulos da dívida. Esse mecanismo recebe o nome de Ciranda Fianceira, que na real é o processo de saqueamento da população e manutenção das relações desiguais de poder da sociedade. O brasil ter essa divida interna astronomica é proposital. O governo lula merece sim ser lembrado pelos seus feitos sociais, mas não pode ser esquecido por compactuar com essa prática que desindustrializa o país (processo que vem ocorrendo desde os anos 30).
@@fernandodasilvalemoslemos3828 Distorção? Amigo, a inflação chegou a mais de 200% e chegamos a dever 54% do PIB, isso são fatos!!! O preço de um carro popular saia de 35 mil para 58 mil em um mês!!! Economicamente é inegavelmente uma falha absurda!!!
5 лет назад+12
Além do mais, quando se fala desse regime e seus efeitos desastrosos é sempre remetido aos meios urbanos. Sendo assim, é bom lembrar que, de acordo com a Comissão da Verdade, ao menos 8,5 mil indígenas também foram mortos durante a ditadura militar. "No capítulo “Violações de direitos humanos dos povos indígenas consta que entre os índios mortos estão, em maior número 3.500 indígenas Cinta-Larga (RO), 2.650 Waimiri-Atroari (AM), 1.180 índios da etnia Tapayuna (MT), 354 Yanomami (AM/RR), 192 Xetá (PR), 176 Panará (MT), 118 Parakanã (PA), 85 Xavante de Marãiwatsédé (MT), 72 Araweté (PA) e mais de 14 Arara (PA). O relatório afirma que o número real de indígenas mortos no período pode ser maior." amazoniareal.com.br/comissao-da-verdade-ao-menos-83-mil-indios-foram-mortos-na-ditadura-militar/
Minha família diz que a situação do Brasil no Norte era quase anarquia, sem lei ou algo assim, a morte por fome era normal, meu pai diz que ia principalmente para escola para comer polenta com carne moída para não morrer de fome, eu não sei se eles era alfabetizado mas a situação era rui aqui, era todo mundo trabalhando em fazenda.
Minha familia era do interior de Pernambuco e eles viveram uma situação semelhante de grande abandono social. O Norte e o Nordeste sempre foram ignorados por esses governos.
Como diria o sábio mestre de cerimônias em tempos atuais: "Farinha e cachaça é fermento pra massa/Quem não tá no bolo disfarça a desgraça/Sonho é um doce díficil de conquistar/Seu padeiro quer uma casa pra morar."
SOFIA, EM QUE UNIVERSIDADE VC SE GRADUOU, SE ESPECIALIZOU, SE TORNOU DOUTORA EM ECONOMIA??? NOSSA SEUS NÚMEROS SÃO MAQUIADOS MINHA QUERIDINHA. KKKKKKKKKKKKKKKKK
O resultado prático foi que em 1964 o Brasil era o 45º PIB do mundo e, 21 anos depois, pulou para a 10ª posição. A frase “O Brasil vai bem, mas o povo vai mal”, do presidente Emílio Garrastazu Médici, foi dita quando o PIB atingia 14% ao ano em plena campanha das grandes obras, mas o país se corroía em meio a aumento da desigualdade social e pobreza. Os militares promoveram uma entrada maciça de capital estrangeiro combinada com arrocho salarial, o que resultou em elevados índices de crescimento econômico e inflação baixa, colocando em prática a fórmula de Delfim Netto, de que era preciso esperar o bolo crescer para só depois dividi-lo. “Não se pode distribuir o que ainda não foi produzido a não ser tomando emprestado”, diz hoje Delfim, ao explicar a frase dos anos 70. Algumas das grandes obras do século 20 foram feitas no Brasil, e o ano de 1969 marcou o início com a Ponte Rio-Niterói, ainda a mais longa do Hemisfério Sul. Em 1974 veio a Hidrelétrica de Itaipu Binacional, a maior geradora de energia do mundo, à frente da chinesa Três Gargantas, e a Transamazônica.
Sou de direta e conservador, mas a matéria é honesta e muito bem elucidada. Quero uma direita eficiente e moderna e não uma versão saudosista e contemporânea do militarismo.
Todos nós que vivemos este período terrível, sabemos as marcas indeléveis na economia (que chegaria a ter 120% de inflação já no período de redemocratização, mas resultado da ditadura), o domínio de vastos setores pelo capital externo, deterioração do ensino, aumento da desigualdade de classes, mas sobretudo a repressão. Falta de liberdades, direitos humanos negados, tortura. O que mais me dói é ver pessoas pedindo a volta dos militares no poder. Apenas quem não crê na liberdade deseja a volta de um passado idealizado mas que de fato nunca existiu.
Em termos econômicos foi sim um dos melhores momentos da história brasileira. Só falam das mazelas políticas e culturais, mas esquecem de dizer que o Brasil cresceu mais de 7% do Pib continuamente durante uma década, sendo 5 anos com mais de 10%, sendo o pico em 14%. Era o famoso período do "Milagre Econômico Brasileiro". Eletrobras, Eletrosul, Eletronorte. Mais de 17 grandes hidreeletricas foram construidas, sendo as maiores, Itaipu, Tucuruí, Paulo Afonso 3 e 4, Sobradinho, São Simão, Itumbiara, Ilha Solteira, Jupiá, Marimbondo ... Abriram-se e duplicaram muitas rodovias (Dutra), Transamazonica, Belém-Brasilia, Cuiabá-Santarém, Imigrantes, Castelo Branco, Rio-Santos, Trabalhadores, mais de 41 mil km asfaltados-recapeados. Rede Ferroviaria Federal, EF Carajás, Ferrovia da Soja e do Aço, Embratel, Telebrás, Nuclebras, Angra I e II, Metro-SP RJ Recife Porto Alegre, Embrapa, Engesa, Avibrás, Imbel, Polos Petroquímicos Cubatão e Camaçari, Embraer, Infraero, construção de 4 Aeroportos (Guarulhos) e modernização de 20 aeroportos, porto de Itaqui, Tubarão, Aratu, ... Ponte Rio-Niterói, Industria Naval, descoberta da bacia de Campos, mina ferro Carajás, Sist. Cantareira, Policia Federal, Estatuto da Terra e o início da Reforma Agrária, criação do Banco Central, Pró-Alcool, INPS (INSS), Funrural, Fgts, Pis-Pasep, Mobral, Unicamp, Ufscar, Unirio, Ufpel, Furg, Ufop, Ufac, Ufersa, Ufpi, Ufms, UfmtCNPq, FINEP e CAPES, BNH, SFH, Incra, Funai, ZF Manaus e outras centenas de pequenos obras e projetos. O Brasil saiu de 45º PIB do mundo para a 10ª posição.
Pesquise, não dói. Realmente Belém-Brasiliia não foi boa escolha, mas depois os militares continuaram nos fazendo depender do transporte rodoviário e consequentemente do petróleo. Não priorizaram as ferrovias e hidrovias. Tudo com o loby das grandes empresas automobilísticas.
Trabalhei em 1976 a 1978 em Pirituba tinha 14 anos aos 16 anos a gente não tinha vale transporte nem ticket alimentação, nem Seguro desemprego o nosso dinheiro era o cruzados novos com 62 cruzados compra um dollar era uma miséria geral nesse tempo não tinha bandejão nas empresas todos levam marmitas poucas pessoas comia ovo mistura uma carne moída uma vez ou outra, me lembro bem que frango assado só uma vez por mês, mas depois do plano real a maior obra social da historia do Brasil ai sim o povo passou a ter vida bem melhor graças a Deus.
aos 3:33 min tem um quadro com salario, lembrem, o salario min em Setembro de 1994 R$ 70,00 e um office boy ganhava R$ 300,00 que era 4 salários minimos, hje 4 salarios é algo por volta de R$4.000,00
Não é assim que se calcula salário ao longo do tempo. Você precisa descontar a inflação e analisar o poder de compra. Se pensarmos assim o salário sempre aumenta e as condições melhoram. Isso não é verdade, pois ao mesmo tempo que o valor nominal sobe a inflação corrói o poder de compra. Para entender esse poder de compra os economistas, geógrafos e sociólogos usam o poder de compra para bens duráveis. Por exemplo quem e quantos tinham acesso a compra de um carro e/ou um imóvel. Ainda que essa metodologia não seja 100% sabemos que esse sonho de classe média de consumo é um método confiável. Afinal boa parte da população deseja ter se não os dois ao menos um. No caso da ditadura o arrocho salarial foi muito forte, pois os militares e industriais queriam o Brasil como fábrica do mundo, tipo o que a China fez nos anos de 1980. Falhou miseravelmente por motivos explicados no vídeo.
Faltou falar sobre a segurança pública, e o crime organizado.... Fora isso, ótima reportagem. Mostrando algumas pautas assertivas, mas as consequências pela maneira como elas foram conduzidas .
To vendo que independente do regime que governa nosso querido país, a gente ainda vê a educação sendo tratada com desrespeito
E pq será que os governantes ainda não tem o interesse em investir na educação pública??....alguém tem uma teoria para responde essa questão??..forte abraço amiga.
@@edisondonatoddasilva9155 Simples, é caro, e não dá muito voto
@@Nico_com_c Os investimentos em educação no Brasil são altos, quando comparados com países desenvolvidos (em % do PIB). O problema é o gerenciamento dos recursos e a burocracia. Além disso, qual político corrupto vai querer uma população consciente? Quanto mais fácil manipular e convencer, melhor.
@@alexfujita9498 Exato, não é nada vantajoso para um político que a população tenha educação de qualidade
Teu português reflete isso
Caramba, como ele é didático! Parabéns!
K
Uma tristeza ver as pessoas idolatrando esquerda ou direita, esquecendo o poder de reflexão, entregando-se à desinformação ... precisamos saber cobrar o governo e interpretar suas ações sem ajuda de intermediários. Ótimo trabalho BBC, senti falta das referências, como existem em outros vídeos de vocês, é possível encontrar em algum outro material?
O link para a reportagem no nosso site está na descrição do vídeo, Angélica. Confira! Obrigada pelo comentário.
Boa reflexão, o debate político no Brasil é pobre...só polêmica de esquerda e direita.
Na verdade, esse papo de "nem esquerda e nem direita" é que é despolitização pura. Esses dois polos são formas de se ver uma construção da sociedade. Vc pode ter uma visão que caminha por esses dois aspectos. A esquerda ou direita não são uma instituição que vc pode "idolatrar" são um campo de ideias que vc, querendo ou não vai se enquadrar mais ou menos. Costumo dizer que quem diz que não é de nenhum nem outro é de direita. Kk
Concordo plenamente Angélica.
Nunca ouvi Ditadura
Excelente leitura do período!
Vivi nessa miserável conjuntura e sempre estudei história!
Eu vivi parte disso também irmão
Cheguei ir em um mercado 3 x pra minha mãe e ter preços diferentes, era dinheiro apenas pra comer e olha lá
E ainda existem defensores
MDS
## MARTINS OS LIVROS de HISTÓRIA ELES MENTI , MAS É APENAS HISTÓRIA.
@@alexandremeira2064, não, não é apenas história, são eventos que ocorreram e ainda têm impacto no presente
Vivi o regime militar em classe media mao professora 1o grau e pai funciknario INSS nivel 1o grau. 3 filhos educadoscem escola publica com merenda farta e dentisra de qualidade e quando eles deixaram o governo o Brasil estava estruturado em educação e trabalho aí depois que sairam e os politicos em maioria esquerdistas deturparam a histório, roubaram o povo e deixaram o Brasil na misêria moral e financeira. Tristeza até 2018. 2019 iniciou-se a prosperidade que pideria esta melhor sem tantas pedras esquerdistas no caminho inclusive o virus comunista.
@@araujo411 PARA DE SER MENTIROSA RIDICULA
Muito bom, Luís Barrucho. Ajude nossos compatriotas a recuperar a memória.
Que milagre?
Eu, embora criança na época, não me vem a lembrança nenhum milagre, a geladeira, isso quando conseguiram comprar, estava sempre vazia, ainda tinham que cozinhar a lenha, mesmo morando próximo para a cidade, além de outras coisas, e via meus colegas na mesma situação ...
O que percebi desde cedo, isso sim, é que sempre ouve dois Brasil...
Sempre governaram para uma minoria e ainda continua assim, o resto eles tem como descartáveis....
lO Ol Falou tudo
Eu vi o milagre! Comecei a trabalhar desde 7 anos de idade e lá em casa tinha butijoes de gás e a geladeira enchia-se todos os sábados. Meu pai era vendedor de sapatos numa loja no centro de BH.
A ditadura não era mole não!
Não tinha geladeira nem televisão
Oi eu parei o vídeo por causa do seu texto, porque me vi em vc, nos nem conseguimos a geladeira, era pobreza por todos os cantos, as vezes nem café da manha tinha, cozinhávamos (quando tinha o que) a lenha, meu pai trabalhava feito um condenado nao tínhamos noticias de nada, é verdade que nao havia assaltos como hj. Mas pense bem não havia nada, nada pra roubar.
Todo mundo era pobre ,80%dos que conseguiam trabalho eram assalariados ,
Analfabetismo era alto,
E o crescimento era as custas de empréstimos ,
A conta chegou após 74 ,e dura até hoje .
São os "benefícios" que a república trouxe ao Brasil
Lamentável, com um Nickname tão glorioso, uma resposta tão rasa... um país funciona como uma empresa, empresas funcionam a partir de valores. O que é impossível (porém palatável ao brasileiro), é crescer sem trabalho, como sonham alguns seres abissais...
@@brazmasterE vale relembrar que mais de 1 milhão de brasileiros morreram de fome ou de doenças relacionadas a subnutrição ,entre 1979/1983
As grandes obras de infraestrutura foram todas feitas no período militar,qual obra de infraestrutura os Governos Ladrões fizeram?
@@maurolima6895 Não da pra citar nos comentarios ,só uma pequena parcela .
Luz para todos com milhões de pontos de energia no país .
A pavimentação da BR 101 no nordeste,
As estações de dessalinização do semi árido ,
A transposiçao do Rio São Francisco
As milhões de cisternas doadas .
O bolsa família ,
O.pronatec
O.prouni
O universidades para todos .
O minha casa minha vida .que deu milhões de moradias prós brasileiros pobres deste país .
A triplicaçao da safra brasileira ,
A multiplicação da exportações do país .
O programa Mais alimentos ,que concedia financiamento a agricultura familiar ,gerando emprego ,renda e fixação no campo.,além de entregar cerca de 18 mil.tratores pras famílias .
E o seu Bozo só te dar Ovo
Aumento na gasolina
Subemprego.
Tira sua possibilidade de se aposentar
E de ter atendimento na saúde pública .
Pois as verbas são feridas pra serem desviadas pra pagar ,os rentistas ,financistas e agiotas internacionais .
E fracassos
Ótimo! Bom para reavivar a memória do povo, pois está mais do que provado: o povo tem memória curta.
Não é somente memória curta, e sim ignorância, alguns falam que a melhor época foram dos militares pois repetem como papagaio de pirata o que alguns políticos e youtubers falam.
Resumindo ditadura é uma vergonha na historia desse país
Brasileiro além da memoria curta é ignorante (pra não chamar de outra coisa)....
Dai venho o PT e pega com divida de 990 bilhões e faz repartição do bolo entre eles e deixa uma nova herança maldita de 3.5 Trilhões sem nenhuma obra que gerasse uma riqueza. Somente estádios de futebol que dão prejuízos de milhões por mês.
Pois é... ano passado teve 44 milhões que votaram no PT...Mas uma coisa foi certa , o PT e PMdb passou a atual governo uma divida od pib de 90 por cento , mas sem uma infraestrutura que chegasse a o que os militares fizeram , mas roubaram igual mais que eles.
Como professor de inglês passei alguns anos ensinando no Brasil. Meus alunos eram pessoas conhecidas em suas profissões: empresários de sucesso, cirurgiões e médicos, e diretores do Globo. Muitos deles me disseram que eles foram educados no sistema de escola pública. A ditatora militar destruíu a coisa mais importante para o desenvolvimento econômico do país.
Verdade
discordo em parte professor, primeiro nunca houve ditadura, houve um contra golpe devido a guerra fria naquele exato momento e a ameaça de implantação de regime comunista aqui no Brasil, tendo vários atores até hoje conhecidos no meio democrático que assim auto proclama, segundo, o país economicamente estava destruido, com empréstimo ou sem empréstimo os militares ajudaram e muito na reestruturação da logística e inicio do processo de industrialização no país, a tese colocada acima pelo ator da BBC ele não leva em consideração leva contrapontos pré regime militar no aspecto como o país estava naquele exato momento ele pega números durante o regime e alguns números questionáveis, vide o IPEA
@@franciscoramalhoramalho7073 a BBC é tendenciosa , escondida no " jornalismo democrático da Inglaterra " kkkk nem acompanho mais. Puro lixo intelectual
@@andrewfoar965 Vai dizer que a bbc é comunista?
@@tiagosantos-ky4nj vc já viu a BBC enaltecendo alguma coisa ligada a direita? BbC, Fox News, cnn , globolixo entre outras TODAS já estão vendidas ao socialismo, assisa o documentário entre Armas e Livros e descubra que o comunismo agiu aonde menos se esperava: Jornalismo, educação e cultura.
Vídeo fenomenal e verdadeiro. A partir de 1982 era difícil para muitos colocar o arroz com feijão na mesa. Vi em outras fontes que no último mandado de Médici e no início de João Figueiredo a situação econômica do país era bem grave realmente o que reforça a veracidade do vídeo. Vai entrar no cenário um presidente que ADMIRA a ditadura!!!!!!!!!!!
Os mercados na época nem divulgavam os preços.
QUE AULA! pena que não aprendemos a lição, pois esta se repetindo tudo de novo. "A HISTORIA SE REPETE MAIS A FORÇA NÃO NOS DEIXA VER A HISTORIA SE REPETIR, ATE A HORA EM QUE ACORDAMOS E VEMOS QUE FIZEMOS AS MESMAS BESTEIRAS DE NOVO. "
O pior já passou, Lula e Dilma.
com toda certeza do mundo
Mas*
helio silva
*É SIMPLES, É SÓ O POVÃO BURRO APRENDER A VOTAR E DEIXAR DE DAR VOTOS EM TROCA DE PASTEL, PÃO COM MORTADELA, ILUSÃO DE EMPREGO, ETC!!!!!*
@@sergiorubensdasilvalopes7420 o PT nada tem a ver com ditadura militar
pare de ser tolo e manipulador
o vídeo ultrapassa todos os limites de corrupção no poder, mostrando dados de assassinatos em massa e censura das vias de comunicação
tem mais a ver com aquela múmia que vocês chamam de mito
Muito boa reportagem e verdadeira. Eu também quis dar uma de Delfim Neto: Me deram crédito em banco e cartão. Meti ficha, tava vivendo uma vida muito boa mas não deu um ano comecei a ter que pagar, com juros, daí, daí, quase passei fome, só não, porque comecei a vender tudo que tinha comprado. Logo, militar não é par estar na política econômica é para a defesa da nação.
Já, já terá gente querendo comparar costumes, segurança e outros fatores de um período de cerca de 50 anos atrás, no qual a população do Brasil girava em torno de 80 milhões de habitantes, com o período atual, no qual temos cerca de 210 milhões de brasileiros. As pessoas ignoram que os costumes mudaram, o cenário é outro, a tecnologia evoluiu. Em 1964, anticoncepcional era praticamente uma novidade. Hoje, muitas pessoas conhecem outras e marcam encontros por aplicativos. Existem mudanças boas e ruins, mas aceitem que o mundo não é mais o mesmo de 50 anos atrás e não podemos simplesmente parar no tempo ou viver de nostalgia.
Mesmo assim o regime foi uma merda. Todos os meus avós são provenientes dessa época são semi analfabetos. A educação, saúde, segurança, meses após a ditadura estavam em colapso. Os dados eram todos escondidos, fraudados para da uma impressão de que estavam se saindo bem. Tática muito usada pelo tão criticado Maduro.
@@jadsonbastos5499 compara o exercito brasileiro com aquele socialista de merda, é burrice né.
@@jadsonbastos5499 Cara isso depende muito da pessoa, sé ela é analfabeto é culpa dela (as vezes), meu avô viveu nessa época e conseguiu entra na força aérea, e ele não era rico.
@wi2er Claro que é, muitas pessoas tem oportunidades e não as aproveitam, não sei por que, mais acontece.
@wi2er Força Aérea**
Excelente formato de divulgação. Compartilhando.Meu pai foi um dos empresários que quebrou em 1979 nessa segunda crise mundial. Na época se tomava empréstimos indexados por um dólar barato, MAS veio a maxi desvalorização do cruzeiro e aí inúmeras empresas não suportaram pagar.
Esse pensa que existe só idiota no que ele chama de Ditadura Militar. Não existe Nação Livre e Soberana sem Forças Armadas para defender a Soberania do povo democrata
Que vídeo SENSACIONAL !!! Pensava que conhecia a história Brasileira , mas é vivendo e aprendendo !!! Parabéns !!!
Não havia corrupção na Ditadura.
Quem disse isso?
Os militares.
Tem alguma outra fonte que averigua isso?
Não, não havia impressa livre!
@claudecir rabelo quem disse isso para vc? Lula é tão rico que ainda mora no mesmo apartamento antes de ser presidente diferente de um certo presidente que mora em um condomínio luxuoso na barra da tijuca
@claudecir rabelo se fora da realidade me diz um filho do lula na política diferente do bolsonaro
@claudecir rabelo com nazista tbm
@claudecir rabeloNo governo militar teve COMUNISTA? Daí ja ver o nível de pensamento do brasileiro por isso o país está em decadência
Resumindo pegaram muito dinheiro, gastaram, muitos ficaram ricos e nunca vamos conseguir pagar. Parabéns militares.
Óbvio que gastou muito, olha o tamanho da obra, fosse PT nunca teria saído do papel, estaria atravessando de barco rio Niterói kkkkk
N adianta cara, por mais que explique, sempre vai haver imbecil p defender esse período .
Não só pagamos como emprestamos muito hoje em dia... Vide os 1,5 trilhão do BNDES na era PT...
@@politicabrasil2303 A Transamazônoi já foi asfaltada? Não,né? A obra mais idiota e cara tem de servir com trilha para replantio de árvores!
É um pouco estranho. Me informe um presidente da época do militarismo que ficaram rico? A época eu estudava em escola pública que ao contrário desse argumento aí, a escola competia com uma particular. É estranho.
Muito boa matéria. Parabéns ao jornalista, ele tem o "time" de uma boa aula.
a verdade é: Br gosta de meter a mão. Seja de centro, de esquerda, direita. O povo critica a corrupção mas, como diria Arnaldo Jabor: "Se estivessem lá, fariam a mesma coisa".
Por isso que a melhor coisa é diminuir os roubos(impostos), melhor que o dinheiro fique com as pessoas ao invés de serem confiscados pelo estado.
Parabéns pelo comentário, não declarou posição ideológica e falou a verdade.
Não acho que a frase em questão esteja refletindo a verdade, talvez a verdade do seu criador.
Os que mais falam são os que mais roubam, está aí o exemplo do messias.
Perfeitoooooooo
Parabéns pela didática envolvente e cativante. Abraço
Valeu!
EXCELENTE!!! PARABÉNS PELA REPORTAGEM! UMA DAS MELHORES ANÁLISES, SIMPLIFICADAS, QUE JA ASSISTI.
JA REPASSEI.
Enquanto as pessoas ficarem discutindo "esquerda e direita" no Brasil, os maus políticos ocuparão o centro da cena e se dando bem. Acorda, gente!!!
Até porque a maioria não sabe nem o que é esquerda e direita. A maioria acha que ser esquerdista é ser comunista e socialista e que ser de direita é ser conservador.
Vc não sabe nem oque fala colega...Militares não são de esquerda nem de esquerda....São positivistas.
@@pitagorasastucio3014 E você sabe: "militares não são nem de esquerda e nem de Esquerda". Vai aprender a escrever...
@@pitagorasastucio3014 Puts kkkkkk a teoria positivista caiu por terra no fim da República Velha. Militar de alta patente não é burro e desatualizado
"pô vai gostar de bolo assim"! kkk
Ótimo vídeo, parabéns!
Extremamente fiel a informação.
Isto é jornalismo informativo.
Não assisto mais tv porque esta honestidade informativa acabou !!!
Parabéns à todos aí.
Que apanhado fantástico!!! Parabéns
Excelente. Parabéns pela pesquisa, pelo roteiro, pela exposição, direção e produção do vídeo.
A ditadura militar é um período tão obscuro da história do Brasil que ainda não vi um estudo sério sobre isso. Na verdade, para ser justo eu vi foi a coleção do Elio gaspari que é muito boa por sinal. Tem é muita falácia sobre esse tempo. Muito bom o vídeo
EXECELENTE MATÉRIA!!! Novamente a BBC Brasil está de parabéns pela abordagem clara, ampla e imparcial dos fatos históricos do período. Muito obrigado por fazerem um jornalismo de alta qualidade!!
Parabéns BBC! Deu aula de história! Quem não conhece o passado, repete erros no futuro!
agr cola os bots chamando a bbc de comunista e xingando todo mundo, inclusive o rapaz do vídeo
Bom, como ele disse, o Brasil cresceu economicamente; porém, a criminalidade também. A fonte que ele apresenta aos 4:20 é de Pedro Souza, não é nenhuma pesquisa estatística ampla. A mídia toda elogiava o período... Porque houve um combate à criminalidade amplo.
Basta pesquisar vídeos, que vai ver o próprio Lula elogiando o crescimento no período Médici e a facilidade de empregos...
Se cumpria a lei,se andava fora dos trilhos era cadeia,hoje antes de se condenar já pensam na progressão de regime ,na redução da pena e bandidagem faz a festa,inclusive os Corruptos!
@@maurolima6895
Mas neste período também houve corrupção e aí daquele que ousassem denunciar fraudes ou esquemas de corrupção.
E as mortes a civis?
Quantos militares foram julgados?
@@santosdario3337 Meus Pais, meus Irmãos,meus Primos,ninguém foi "perseguido" nem torturado! Por que será?
É né, e que dados ele apresentou a favor dos militares ? Que tal o dado que se não fosse pelos militares estaríamos todos sob uma ditadura do proletariado igual a de Cuba? BBC é uma emissora de esquerda logo não tem moral pra querer falar de forma imparcial....
Que vídeo hein! Adorei essa explicação. Ditadura nunca mais!!!
VÍDEO SENSACIONAL! Amei a explicação, e essa foi a primeira vez que eu vejo esse repórter. Adorei ainda mais porque fala de economia. Ótimo vídeo, como sempre. 👏
A história se repetindo. Muito bem exposto. Temos que acreditar em dias melhores porem hoje é difícil.
Hum Se repetindo ? Hoje tá mais ou menos parecido com os últimos 30 anos. O que muda é a Guerra de lados. Mais os feitos de ambos os lados são muito parecidos. Hahahha
@@LeonardoPereira-vo8fr 😑 Nossa...
Leonardo Pereira está se repetindo porque vamos pagar a conta do pt
Excelente! Muito bem resumido é explicado! Parabéns!
Nessa era das desinformações, um vídeo bem elucidado tem que ser exaltado. Parabéns pela matéria.
Cada ditadura do cone sul teve sua peculiaridade. A do Brasil modernizou a infra estrutura, a geração de eletricidade por exemplo aumentou muito. Porém deixou hiperinflação e endividamento.
A do Chile foi a unica que entregou aos civis um país com as contas ajustadas e equilibradas.
A da Argentina não teve nenhum grande exito como a brasileira mas deixou endividamento imenso.
Em compensação a chilena na época era o país mais pobre da América Latina fora que Pinochet matou geral
O verdadeiro jornalismo informativo, o que mais faz falta em todas as mídias brasileiras.
a BBC tá de parabéns.
Muito bom o vídeo e a facilidade de transmitir conhecimento do Luis!! Nunca tinha visto a tal Ditadura por esse plano! Parabéns!!
Uma das melhores explicações sobre a economia nos tempos da ditadura que já assistí!! Parabéns!!
Mto boa a explicação!! Parabéns
Muito legal o vídeo e bastante elucidativo. Deixo a humilde sugestão de fazer um vídeo comparativo entre esse período ai, e o período 1986 - 2016, em prol de fomentar os debates sobre o que é foi bom e o que foi ruim pro país.
DUVIDO MUITO!
Para quem tiver paciência e responsabilidade social existe um estudo feito por Pedro Herculano Guimarães Ferreira de Souza
, na forma de Tese apresentada ao Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília/UnB, tornando público a forma como a desigualdade e a concentração de renda no Brasil se deu entre 1929 até 2013.
Aqui está o endereço de partida: www.bbc.com/portuguese/brasil-45960213
Desigualdade e concentração não é problema nenhum. Pobreza é problema. Para que analisar e fazer uma tese de algo que não é problema?
desigualdade e concentração gera pobreza, você realmente estuda meu caro?
@@emanuelbetencourt6609 Quem te falou isso não entende nada de economia. Não há nenhuma correlação. O país com menor desigualdade no mundo é a Ucrânia, seguido da Letônia (excluindo Cuba e Coréia do Norte). E são países relativamente pobres. Irlanda, Luxemburgo e México apresentam índice Gini parecidos e alta desigualdade. Mas em Luxemburgo e Irlanda não há pobres. O que enriquece os países é a facilidade de fazer negócios e a liberdade econômica.
Junior Jr o Brasil é considerado um dos países com a maior desigualdade social do mundo e com uma das maiores concentrações de renda no mundo. É claro que esses dados influem na pobreza, tendo em vista que 1/4 da população brasileira vive abaixo da linha da pobreza (ibge) recebendo menos de 1 salário mínimo ao mês...
O latifúndio brasileiro tb é um dos mais do mundo...
O seu exemplo da Ucrânia só mostra que um país não precisa ser considerado rico para sanar a miséria e isso ocorre com a distribuição de renda. Sem isso, surgem bizarrices como vemos no Brasil...
Sugestão de leitura:
EUGENIA NO BRASIL
@@alecorreamusico Ucrania resolveu o quê? O estado do país é catastrófico. O País mais desigual do mundo é a Africa do sul. Brasil é o 19 na lista de 150 países avaliados pelo banco mundial. Praticamente empata com a Coréia do sul. Já a Venezuela está entre os países com menor desigualdade, empatado com o Japão.
Novamente, o problema é a fome e a pobreza, não a desigualdade. A única forma de acabar com fome, pobreza e melhorar a qualidade de vida é através do capitalismo, do livre mercado.
Em pleno século XXI tem gente que ainda acha que taxar rico ou fazer leis resolve o problema. As pessoas comuns não tem conhecimento nenhum de economia. Prova disso foi a França, que no começo dos anos 2000 aumentou a taxação de grandes fortunas, de 30% para 80%. Obviamente que o resultado lógico foi o aumento da desigualdade e forte queda na economia, e claro que voltaram atrás.
Pessoal não se esqueça que o Tiririca é amigo do peito de Zé genuíno qdo ele renunciou ao cargo e o Zé era suplente aí não pode ser preso olha que maravilha Tiririca que na eleição seguinte se candidatou e foi eleito de novo o povo sábio esse nosso
Parabéns pelo excelente trabalho BBC BRASIL. Sejam bem vindos. TMJ.
Meu pai era funcionário do Banco do Brasil. .vivíamos numa bolha alienante que não durou pra sempre claro. Lembro em BH..dos muitos mendigos na rua, dos leprosos nas escadarias das igrejas com suas feridas abertas..era um quadro triste.
Enquanto isso, muita gente que nem viveu aquela época considera como gloriosa, e alega ter escutado isso dos pais, avós e tios.
@@canaldobesouroazul9180 tudo mentira, é puro cinismo e negação da realidade, é que naquela época era comum e até aconselhável o preconceito contra as menorias inclusive tratar mal os pobres era mais do que "normal".
Trinta anos após esse período tenebroso, estamos seguindo na mesma direção.
E todos passando pano.
Kkkk ah não plmds ...O proprio exercito não curtiu muito os ministro militares,o exército não iria mais se envolver em política,e outra a Política Liberal que bolsonaro canta é bem o oposto do que um governo militar ou Comunista propunha
Eiiiiiii Lula
EXISTIA UM BRASIL PARA OS ENVOLVIDOS COM A VIDA POLÍTICA E OUTRO BRASIL PARA AS PESSOAS COMUNS.
Eu vivi no Brasil dos comuns e a vida de minha família melhorou muito com as condições oferecidas pelo Setor Público nessa época. NÃO SEI O QUE ACONTECERIA SE O REGIME FOSSE O CUBANO OU O CHINÊS. TALVEZ AS COISAS AQUI ESTIVESSEM COMO ESTÃO LÁ. Sim, estudei em escola pública e Universidade Pública. Minha família, de operários, saiu quase toda da linha da pobreza e entrou efetivamente na Classe Média.
Ótimo vídeo!!!! Por favor, façam mais conteúdos de história para que entendamos nosso presente. Como sempre, bbc com jornalistas de excelência
Nem tanto a história ´têm que ser verídica, honesta. Jornalista e Professor de caráter, ouve os vários lados e honestamente conta a História!
Este rapaz é excelente comunicador e o recado muito bem transmitido. Surpreendente!!!!!!!
Agradeçam aos militares a burrice no Brasil, hoje.
não, naquela epoca foi culpa deles, de 16 anos pra cá e culpa dos comunistas
Dai venho o PT e pega com divida de 990 bilhões e faz repartição do bolo entre eles e deixa uma nova herança maldita de 3.5 Trilhões sem nenhuma obra que gerasse uma riqueza. Somente estádios de futebol que dão prejuízos de milhões por mês.
@@Isnardferreiradecarvalho, a culpa é só do PT. É fácil respingar só pra eles. Quando a própria toda enviesada Lava-Jato provou que vários partidos foram atuantes no crescimento dessa dívida.
David Franco os militares sempre fizeram merda no Brasil. Golpe da República, República das Espadas, Ditadura Militar.
@@abnermsramos concordo com vc , eles conseguiram fazer os apoiadores se tornarem cegos , ñ enxergam e nem querem aceitar que a ditadura aconteceu e o mal que causou p/ o nosso povo. Se ñ cuidarmos aos poucos se instala de novo ,mas desta vez legalmente
Muito bem esclarecido. Obrigada.
Aulão! Parabens e muito obrigado pelo video excellent!
Que vídeo maravilhoso!
A ditadura destruiu a coisa que mais importa em um país: A EDUCAÇÃO! Os governos ditos democráticos mantiveram a desgraça e estamos ferrados até hoje!!! Enquanto não concertarmos a sabotagem feita, continuaremos sem esperança!!!
Na verdade nunca se teve educação no Brasil. Lembre-se que o Brasil até os anos 30 era basicamente uma enorme fazenda, e apesar de até 64 as cidades irem ganhando forma, muita gente sequer completava o ensino fundamental. Por isso que a educação era "excelente", pq eram pouquíssimos que podiam ter o luxo de não trabalhar aos 12~14 anos
Verdade.
há 15 anos atrás não conhecia absolutamente ninguém que tinha ensino superior, ensino médio era raro, era comum conhecer pessoas que eram analfabetas, basicamente era escola pra muito poucos. hoje é totalmente diferente é comum ver jovens formados em todas as áreas e estranho conhecer alguém que não é alfabetizado. os regimes democráticos aumentaram e muito o numero de pobres, pretos e indígenas nas escolas. o sistema é deficitário mas, não dá dizer que não houve tentativas de melhora.
Ultimamente tenho refletido sobre os reflexos da educação,nunca havia visto tantas formados e formandos nos últimos anos eu mesmo poderia ter estudado mais porem me imigrei pra outro país e não aproveitei bem esta oportunidade mas vi vários amigos e colegas formados e estudados porem colocaram um maluco no poder, e aumentou se a ignorância nos debates políticos nao sabemos mais debater, alguém explica isso, acredito que educação não é sinônimo de inteligência ainda somos macacos!
@@denertellini7465 Educação em sentido amplo. Seus amigos e colegas não tiveram uma educação de verdade. Pessoas que receberam uma formação humanista completa não elegeriam e nem apoiariam esse lixo negacionista e obscurantista que está no poder.
A dívida externa multiplicada em várias vezes foi, por incontáveis expedientes, ônus público e a ser pago, até hoje, pelos trabalhadores e a sociedade em geral. A crise social assumiu dimensões catastróficas..., mas quanto aos mecanismos de privatização dos ganhos na aquisição de uma dívida e socialização do seu pagamento, todos os mecanismos macroeconômicos e microeconômicos foram muito bem delineados em um texto acadêmico da UNICAMP: "Ciclos econômicos da economia brasileira do pós-guerra" - De José Serra; é, dele mesmo, na época tão somente um professor e pesquisador do Instituto de Economia da Universidade de Campinas - É o emprego da noção de ciclos econômicos de um engenheiro polonês marxista chamado Michal Kalecki. Texto altamente, extremamente, recomendável como quase impossível de se encontrar comprando ou seja lá como for. Texto também de enorme prestígio para o estudo da economia brasileira como os melhores centros acadêmicos de Economia pode endossar.
eu vendo esse vídeo tava assim na minha cabeça: ta agora não piora mais ta piorou msm mas agr n piora mds piorou dnv socorro
BBC Brasil, seria interessante pontuar os artigos e/ou fontes específicas dos dados em reportagens como essa! Isso é fundamental para sustentar argumentos! Forte abraço a todos e essa reportagem foi incrível! Só analisem a possibilidade de atender a demanda pontuada em minha sugestão!
Excelente conteúdo, foi passado de forma clara e objetiva!
A ditadura foi tão boa...olha quando deixaram o país em 84.
A Zona Franca e os parques industriais nao foram ruins,fizeram coisas boas,mas muito dinheiro foi pelo ralo.Outra coisa foi a explosao demografica,que pra mim é o ponto crucial da pobreza no Brasil.
E isto ... de SER CONTRA a densidade populacional CRESCENTE ( demografia FAVORÁVEL) é típico de INIMIGOS de NOSSA pátria !!! O que desejariam NOSSOS INIMIGOS... que = + de 8.516.000 KM tivessem só: 99 MILHÕES decadentes REMANESCENTES ( IDOSOS ) oriundos dos idos de 1940 ??? A China com : +9 MILHÕES de KM = 1.500.000.000 (de gente ) e a Índia = quase a mesma , tendo somente: + 3 MILHÕES de KM !!! Já a Indonésia que é 4 VEZES menor que o Brasil ... tem + de 259 MILHÕES de sua gentalha islâmica . Por qual MATEMÁTICA ou " inteligência " ... o Brasil não SUPORTARIA = OU + de 500 MILHÕES de PATRIOTAS existindo ??? Temos o PAÍS + AGRICULTÁVEL em : qualidade do SOLO + quantidade de ÁGUAS !!! Não querer AUMENTAR e MELHORAR ???
Excelente vídeo!
Autocrítica e mudança de rumos são complicadas. É exatamente por isso que temos democracia com eleições de 4 em 4 anos. Não gosta de um governo troque-o democraticamente e durante o governo seus representantes no Congresso Nacional ajudam a frear o governo, não importa se de esquerda ou direita. Excelente reportagem!
Excelente matéria!!
Ainda bem que está aparecendo alguém abrindo a verdade foi um tremendo aumento da dívida externa e muitas falcatruas quem denuciava morria
Leitura perfeita, parabéns à BBC.
Agora não tem desculpa pra ficar passando vergonha no crédito, talkey?
E hoje a dívida está em 4 trilhoes
O Lula não pagou a dívida?
@@marcosantoniostreit2918, ele pagou a dívida externa com dinheiro de bancos nacionais. Virou dívida publica. Juros 5x maiores.
@@gelsonbio Gelson, isso é verdade, mas é importante salientar que o Estado nacional pode influenciar os juros nacionais fortemente, o que abre margem para soluções. Outro ponto importante é entender quem são os detentores dos títulos da dívida interna. 1- os bancos privados, que o Bacen seca os caixas (diáriamente) que não foram emprestados aos juros astronômicos em troca de equivalentes da dívida. (vale ressaltar que quem compoe as reunioes do Bacen que decide essa política é "sigilo nacional" mas sabemos que sao os próprios representantes dos bancos privados). Isso é feito sob o pretexto de medo da inflação, um grande trauma da nossa nação, mas que deveria ser olhada de forma mais racional e nao emocional. 2) Pessoas que tem poupança grande, classe A. Que compram os títulos da dívida. Esse mecanismo recebe o nome de Ciranda Fianceira, que na real é o processo de saqueamento da população e manutenção das relações desiguais de poder da sociedade. O brasil ter essa divida interna astronomica é proposital. O governo lula merece sim ser lembrado pelos seus feitos sociais, mas não pode ser esquecido por compactuar com essa prática que desindustrializa o país (processo que vem ocorrendo desde os anos 30).
@@gironni3158, mano excelente colocação
Brasil não tem está dividida
Google só mostrou 1,8 trilhões de dólares
Muito obrigada pelo teu vídeo !!
Isso a globo não mostra. Kkkk😂
Globo naquela época da ditadura militar apoiava Ditadura militar.
Escondia provas e tudo
Ótimo! Excelente! Bom demais! Etc...Etc...Etc...
BBC News melhor canal do meu RUclips! Parabéns aos envolvidos!
Nossa que legal esse vídeo, bem explicado parabéns
Distorção da REALIDADE HISTÓRICA ... típica de alienação ESQUERDOPÁTICA !!!
@@fernandodasilvalemoslemos3828 Distorção? Amigo, a inflação chegou a mais de 200% e chegamos a dever 54% do PIB, isso são fatos!!! O preço de um carro popular saia de 35 mil para 58 mil em um mês!!! Economicamente é inegavelmente uma falha absurda!!!
Além do mais, quando se fala desse regime e seus efeitos desastrosos é sempre remetido aos meios urbanos. Sendo assim, é bom lembrar que, de acordo com a Comissão da Verdade, ao menos 8,5 mil indígenas também foram mortos durante a ditadura militar.
"No capítulo “Violações de direitos humanos dos povos indígenas consta que entre os índios mortos estão, em maior número 3.500 indígenas Cinta-Larga (RO), 2.650 Waimiri-Atroari (AM), 1.180 índios da etnia Tapayuna (MT), 354 Yanomami (AM/RR), 192 Xetá (PR), 176 Panará (MT), 118 Parakanã (PA), 85 Xavante de Marãiwatsédé (MT), 72 Araweté (PA) e mais de 14 Arara (PA). O relatório afirma que o número real de indígenas mortos no período pode ser maior."
amazoniareal.com.br/comissao-da-verdade-ao-menos-83-mil-indios-foram-mortos-na-ditadura-militar/
melhor que minha aula na faculdade de economia... BEM melhor. Parabéns
Minha família diz que a situação do Brasil no Norte era quase anarquia, sem lei ou algo assim, a morte por fome era normal, meu pai diz que ia principalmente para escola para comer polenta com carne moída para não morrer de fome, eu não sei se eles era alfabetizado mas a situação era rui aqui, era todo mundo trabalhando em fazenda.
Minha familia era do interior de Pernambuco e eles viveram uma situação semelhante de grande abandono social. O Norte e o Nordeste sempre foram ignorados por esses governos.
Era o que tínhamos para o momento. Vergonha é, pós plano real, até 2018, assaltarem a país abertamente e muitos aplaudirem.
Amigo, eu vivi tudo isso no auge da minha juventude e era um professor, uma desgraça completa....
Como diria o sábio mestre de cerimônias em tempos atuais: "Farinha e cachaça é fermento pra massa/Quem não tá no bolo disfarça a desgraça/Sonho é um doce díficil de conquistar/Seu padeiro quer uma casa pra morar."
Adorei a forma que esse rapaz narrou esse vídeo. Legal, prende até quem não gosta de política.
Investiram em empresas estatais
30x a dívida externa - 100 bilhões
230% de inflação
SOFIA, EM QUE UNIVERSIDADE VC SE GRADUOU, SE ESPECIALIZOU, SE TORNOU DOUTORA EM ECONOMIA??? NOSSA SEUS NÚMEROS SÃO MAQUIADOS MINHA QUERIDINHA. KKKKKKKKKKKKKKKKK
Inflação continuou ainda depois 3550% de inflação
Herança da ditadura militar
@@mariaclararocha1925não são maquiados não, uma pesquisa simples em site do ibge oubm algum outro de economia vai mostrar isso mesmo
incrível
um estudo passado passa a ser uma previsão do futuro
tudo isso que foi dito no vídeo vai acontecer de novo
De que maneira?.. descreva aí..
Você estudou para ser assim ou seus pais são primos?
O resultado prático foi que em 1964 o Brasil era o 45º PIB do mundo e, 21 anos depois, pulou para a 10ª posição. A frase “O Brasil vai bem, mas o povo vai mal”, do presidente Emílio Garrastazu Médici, foi dita quando o PIB atingia 14% ao ano em plena campanha das grandes obras, mas o país se corroía em meio a aumento da desigualdade social e pobreza. Os militares promoveram uma entrada maciça de capital estrangeiro combinada com arrocho salarial, o que resultou em elevados índices de crescimento econômico e inflação baixa, colocando em prática a fórmula de Delfim Netto, de que era preciso esperar o bolo crescer para só depois dividi-lo. “Não se pode distribuir o que ainda não foi produzido a não ser tomando emprestado”, diz hoje Delfim, ao explicar a frase dos anos 70. Algumas das grandes obras do século 20 foram feitas no Brasil, e o ano de 1969 marcou o início com a Ponte Rio-Niterói, ainda a mais longa do Hemisfério Sul. Em 1974 veio a Hidrelétrica de Itaipu Binacional, a maior geradora de energia do mundo, à frente da chinesa Três Gargantas, e a Transamazônica.
Sou de direta e conservador, mas a matéria é honesta e muito bem elucidada.
Quero uma direita eficiente e moderna e não uma versão saudosista e contemporânea do militarismo.
cuidado pros outros direitista não te chamarem de esquerdopata e não te mandarem ir morar em Cuba
É um horror viver na ditadura do judiciário. #TMJBolsonaro
Crazy Life o mesmo judiciário corrupto que mandou pararem as investigações do laranjal do filho do bolsoNARCO hahaha
Todos nós que vivemos este período terrível, sabemos as marcas indeléveis na economia (que chegaria a ter 120% de inflação já no período de redemocratização, mas resultado da ditadura), o domínio de vastos setores pelo capital externo, deterioração do ensino, aumento da desigualdade de classes, mas sobretudo a repressão. Falta de liberdades, direitos humanos negados, tortura. O que mais me dói é ver pessoas pedindo a volta dos militares no poder. Apenas quem não crê na liberdade deseja a volta de um passado idealizado mas que de fato nunca existiu.
Não foi citado o crescimento populacional, principalmente nas camadas já marginalizadas
Gostei da explicação sem tendência ideológica
Parabéns!! 👏👏👏👏
Vcs são top no jornalismo.
A ideia na economia era arrojada, entretanto a execução foi horrível, se arriscaram muito fazendo divida pública e infelizmente deu errado.
FATO: SEMPRE EXISTIU E SEMPRE VAI EXISTIR GENTE CORRUPTA E CRIMINOSA. 😢😢😢
Em termos econômicos foi sim um dos melhores momentos da história brasileira. Só falam das mazelas políticas e culturais, mas esquecem de dizer que o Brasil cresceu mais de 7% do Pib continuamente durante uma década, sendo 5 anos com mais de 10%, sendo o pico em 14%. Era o famoso período do "Milagre Econômico Brasileiro". Eletrobras, Eletrosul, Eletronorte. Mais de 17 grandes hidreeletricas foram construidas, sendo as maiores, Itaipu, Tucuruí, Paulo Afonso 3 e 4, Sobradinho, São Simão, Itumbiara, Ilha Solteira, Jupiá, Marimbondo ... Abriram-se e duplicaram muitas rodovias (Dutra), Transamazonica, Belém-Brasilia, Cuiabá-Santarém, Imigrantes, Castelo Branco, Rio-Santos, Trabalhadores, mais de 41 mil km asfaltados-recapeados. Rede Ferroviaria Federal, EF Carajás, Ferrovia da Soja e do Aço, Embratel, Telebrás, Nuclebras, Angra I e II, Metro-SP RJ Recife Porto Alegre, Embrapa, Engesa, Avibrás, Imbel, Polos Petroquímicos Cubatão e Camaçari, Embraer, Infraero, construção de 4 Aeroportos (Guarulhos) e modernização de 20 aeroportos, porto de Itaqui, Tubarão, Aratu, ... Ponte Rio-Niterói, Industria Naval, descoberta da bacia de Campos, mina ferro Carajás, Sist. Cantareira, Policia Federal, Estatuto da Terra e o início da Reforma Agrária, criação do Banco Central, Pró-Alcool, INPS (INSS), Funrural, Fgts, Pis-Pasep, Mobral, Unicamp, Ufscar, Unirio, Ufpel, Furg, Ufop, Ufac, Ufersa, Ufpi, Ufms, UfmtCNPq, FINEP e CAPES, BNH, SFH, Incra, Funai, ZF Manaus e outras centenas de pequenos obras e projetos. O Brasil saiu de 45º PIB do mundo para a 10ª posição.
Muito informativo e divertido! Hahahha
Gostaria de ver o gráfico do endividamento! Interessante, pois não conheço e queria saber o quanto JK endividou o Brasil com a criação de BRASILIA!
Pesquise, não dói. Realmente Belém-Brasiliia não foi boa escolha, mas depois os militares continuaram nos fazendo depender do transporte rodoviário e consequentemente do petróleo. Não priorizaram as ferrovias e hidrovias. Tudo com o loby das grandes empresas automobilísticas.
Trabalhei em 1976 a 1978 em Pirituba tinha 14 anos aos 16 anos a gente não tinha vale transporte nem ticket alimentação, nem Seguro desemprego o nosso dinheiro era o cruzados novos com 62 cruzados compra um dollar era uma miséria geral nesse tempo não tinha bandejão nas empresas todos levam marmitas poucas pessoas comia ovo mistura uma carne moída uma vez ou outra, me lembro bem que frango assado só uma vez por mês, mas depois do plano real a maior obra social da historia do Brasil ai sim o povo passou a ter vida bem melhor graças a Deus.
aos 3:33 min tem um quadro com salario, lembrem, o salario min em Setembro de 1994
R$ 70,00 e um office boy ganhava R$ 300,00 que era 4 salários minimos, hje 4 salarios é algo por volta de R$4.000,00
Não é assim que se calcula salário ao longo do tempo. Você precisa descontar a inflação e analisar o poder de compra. Se pensarmos assim o salário sempre aumenta e as condições melhoram. Isso não é verdade, pois ao mesmo tempo que o valor nominal sobe a inflação corrói o poder de compra. Para entender esse poder de compra os economistas, geógrafos e sociólogos usam o poder de compra para bens duráveis. Por exemplo quem e quantos tinham acesso a compra de um carro e/ou um imóvel.
Ainda que essa metodologia não seja 100% sabemos que esse sonho de classe média de consumo é um método confiável. Afinal boa parte da população deseja ter se não os dois ao menos um. No caso da ditadura o arrocho salarial foi muito forte, pois os militares e industriais queriam o Brasil como fábrica do mundo, tipo o que a China fez nos anos de 1980. Falhou miseravelmente por motivos explicados no vídeo.
ANDERSON, O HONORIS CAUSA DA ECONOMIA. PUTZ KKKKKKKKKKKKK
Incrível, a história está de novo se repetindo, bem diante dos nossos olhos! Mas, de que adianta falar, se tantos estão cegos!
Cegos e tentando curar a cegueira lavando os olhos com cacos de vidros .
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK QUE FRASE PROFUNDA UAHSUHAUSHAUHSUAHUSHAUHSUAHSUHAUHSA
@@mariaclararocha1925 E sua ironia é eloquente, ou vc está imitando o Bozo esquizofrênico com sua gargalhada sem noção?
Faltou falar sobre a segurança pública, e o crime organizado....
Fora isso, ótima reportagem. Mostrando algumas pautas assertivas, mas as consequências pela maneira como elas foram conduzidas .
Quando alguém te falar da ditadura mostra esse vídeo pra ele!.
Problema vídeo era tudo controlado pelo governo militar
Globo maior apoiador deles
O nome da ponte que vai do RJ a Niterói è General COSTA E SILVA.
Ótimo vídeo ,qt mais informação mais críticos a população será , pois ñ devemos deixar a lei da mordaça voltar novamente.