E se o ovo for caipira? | Entrevista-se | T1E4

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 18 окт 2024

Комментарии • 587

  • @mikaoliveira9416
    @mikaoliveira9416 8 лет назад +70

    esses vídeos estão enriquecendo meu vocabulário de respostas a certas perguntas encurraladoras hahha
    vlw por mais esse vídeo

  • @katrynsimoes8051
    @katrynsimoes8051 8 лет назад +37

    Eu já havia assistido o documentário ATAVE, não sabia que era do Guilherme, um excelente documentário e um ótimo instrumento de educação. Obrigada ao Entrevista-se por mais esse episódio maravilhoso.

    • @fabiochaves
      @fabiochaves  8 лет назад +10

      Nós é que agradecemos a audiência, Katryn. Um segredo aqui: já gravamos um episódio que você sugeriu e seu nome e cidade foi citado. Vai ao ar no futuro, continue acompanhando.

    • @terreirodepaitome-casadeca7005
      @terreirodepaitome-casadeca7005 6 лет назад

      Katryn Simões i

  • @joyannereis3849
    @joyannereis3849 6 лет назад +145

    "Mas e se você estivesse numa ilha deserta...." minha resposta pra essa pergunta "Por que diabos eu iria pra uma ilha deserta?"

    • @bellaoliveira7771
      @bellaoliveira7771 4 года назад +2

      Né já passei por isso sempre me fazem essa pergunta aff detesto quando isso acontece......

    • @WilliamJeferson
      @WilliamJeferson 4 года назад

      Mas pode acontecer, o que você faria?

    • @neivamochon8807
      @neivamochon8807 4 года назад +5

      @@WilliamJeferson comeria o que a galinha come kkkkk

    • @WilliamJeferson
      @WilliamJeferson 4 года назад

      @@neivamochon8807 mas a galinha come carne kkkkkkk

    • @Yukiwolfly
      @Yukiwolfly 4 года назад +1

      Acidente

  • @rauliuri669
    @rauliuri669 6 лет назад +9

    Agradeço imensamente, deixei o consumo de carne por 3 anos (ovolacto) por motivos espirituais (por enquanto não vinculado ao ativismo), agora o "buraco" é mais embaixo, as tetras, oposições e confusões vão surgir, fiquei até agora da madrugada estudando, entendendo e analisando todo o conteúdo, que foi objetivo e esclarecedor, me sinto pronto pra ir além, me sinto pronto pra essa transição para o vegano. força e fé sempre à todos. abraços

    • @camilagenghini
      @camilagenghini Год назад +2

      Concentre se nas vítimas, me ajudou demais virar a chave

  • @animadruga
    @animadruga 8 лет назад +186

    Se eu tivesse aí só tinha dito isso:
    Quando uma galinha feliz criada no quintal tem seu ovo roubado, produz outro. A galinha sempre usa o cálcio dos seus ossos para produzir um novo ovo. Quanto mais vc tira seus ovos, mais ela põe novos ovos, mais ela perde cálcio produzindo esses novos ovos. Alem disso, as galinhas comem os ovos, os nutrientes voltam para ela. Então deixe elas com os ovos delas. A galinha costuma comer seus ovos como forma de repor o cálcio no seu organismo. Se vc tira seus ovos, ela não repõe o cálcio.
    Devido ao uso de cálcio em excesso para constantemente produzir ovos, muitas galinhas ficam debilitadas.
    Devido à produção desenfreada do animal, muitos ovos quebram dentro da galinha, fazendo-as sofrer, pois esse ovo quebrado dentro dela estará obstruindo seu intestino e acumulando muitas fezes no interior do animal. Isso acaba matando o animal de agonia literalmente.
    As galinhas tem relação com o ovo, mesmo que ele não esteja galado. Tirar delas é roubo.
    Respeitar alguém significa considerar o INTERESSE do outro.
    Os animais tem interesses. E é do interesse de uma galinha estar em companhia do ovo que ela colocou. O veganismo sendo a pratica do direito dos animais visa respeitar o interesse dela.
    Uma galinha na natureza põe 8 a 20 ovos por ano. Uma galinha "solta" explorada por humanos e que tem os seus ovos roubados, chega a pôr 300 ovos por ano.
    Galinhas na natureza vivem até 20 anos. Galinhas poedeiras vivem entre 2 e 5 anos, pois são assassinadas quando deixam de produzir ovos.

    • @brigitte1254
      @brigitte1254 8 лет назад +9

      Muito bem observado. Concordo plenamente. Além disso, tirar o ovo da sua galinha de estimação é uma atitude especista, querendo ou não, pois implica que vc acha a sua espécie o supra-sumo que pode renegar quando quiser a liberdade das outras espécies. O que é um tremendo absurdo, e também infelizmente uma ideia bastante difundida em nosso mundo.

    • @amandamedeirosqueiroz1617
      @amandamedeirosqueiroz1617 7 лет назад +6

      Oi... Adoreii, seus argumentos. Rsrs... E a respeito, do leite, das vaquinhas criadas soltas... Rrsr... Fora o argumento, que ela produz leite, exclusivamente para os bezerros!!!... He he he Quero que discorra sobre... Eh, bom ter esse tipo de explanação, a fim de elucidar, e sanar questionamentos... P.s - Pra praticar o ativismo de forma estratégica!!!

    • @animadruga
      @animadruga 7 лет назад +7

      Amanda Medeiros Queiroz
      Que bom vc gostou. Esse texto que vc leu alí foi moldado a partir de varias discussões que tive no facebook. Eu praticamente colei esse texto. Já o tinha aqui escrito.
      Sugiro que vc tambem guarde os textos de seus argumentos num bloco de notas. E sempre reuse seus textos ao invés de perder tempo digitando um novo texto. Sempre aparece gente falando as mesmas coisas... SEMPRE MESMO! Então o melhor é reusar os textos. Ontem foi uma pessoa, hoje foi outra, amanhã será outra pessoa. Copia e cola essas suas anotações de um bloco de notas. Eu mesmo faço isso.. Os meus argumentos que vc leu por aí foram produzidos ao longo de varias discussões que tive por anos. Até mesmo o texto que vc está lendo agora mesmo eu estou reusando, e constantemente eu dou uma lapidada neles a cada discussão nova que tenho. Vc não é o primeiro que diz gostar do que escrevi. Tambem há argumentos de outros que incorporei aos meus textos. O que vc leu por aí também foi uma copilação de varios argumentos que foram incrementados junto com os meus. Olha.. sério.. sugiro mesmo que guarde num bloco de notas até mesmo os meus textos que eu deixei aí. Sempre vai aparecer alguem que falará as mesmas coisas especistas, então facilite a sua vida. Mesmo tudo o que eu apresentei guarda, copia e cola no seu bloco de texto. Reuse quando a oportundade surgir. Tente criar frases impactantes tambem, e ajudar a comunidade vegana a fazer frases de efeito. Precisamos construir frases impactantes. Isso é como um trabalho de pedreiro, temos que escolher bem os tijolos para fazer uma parede forte. Contribua vc tambem fazendo esses "tijolos" ok? As provocações dos especistas nos inspiram para produzir conteudo.
      É importante guardar todas as informações relevantes com suas respectivas fontes num bloco de notas para vc não ter o retrabalho de re-digitar e re-pesquisar. Guarde suas pesquisas, guarde os links. Guarde até mesmo os textos que faz a apresentação desses links.
      E as merdas que falarem, USE COMO ADULBO para aperfeiçoar seu texto. Que tal? Sintetize seus argumentos, com frases fortes e impactantes. Acredite, essa pratica vai vai otimizar seu tempo, te poupar tempo e te poupar de ler trocentos comentarios lixo, e te inspirar para fazer tipos de perguntas que deixam as pessoas sem respostas e que podem ficar martelando nas cabeças delas.
      E ainda, toda vez que alguem fizer uma afirmação absurda, exija a evidencia, os artigos cientificos de onde ela tira sua afirmação. Peça: "Que artigo cientifico, revisado por pares, que passou sem falha pelo crivo metodológico cientifico, prova o que diz?"
      Geralmente a pessoa foge por motivos obvios. Ela não estuda. É importante respondermos a especistas tambem para que a audiencia tome ciencia da desonestidade de quem apoia o abuso de animais. A audiencia deve saber que essas pessoas inventam dados visando defender seu comportamento vicioso, sadico com uma justificação vazia e patetica. E olha... Vc pode até mesmo a partir desses textos montar um roteiro para fazer um video de ativismo para o youtube. A partir desses textos vc vai costurando-os até fazer um roteiro completo. Que tal fazer ativismo para o youtube? Precisamos de mais ativistas por lá. Video por stream é a plataforma que cada vez cresce em popularidade. E outras pessoas usarão o seu conteudo para propagar o veganismo. O que vc falar será mais disseminado. E olha, muitos que te acompanharão poderão usar seus escritos/roteiros que vc lapidou nesse processo, alem de divulgar a causa. Precisamos de bons textos, bons videos, boas frases. Quanto mais curto melhor.
      Argumentar é uma arte que temos de desenvolver muito bem. E por meio das discussões podemos elaborar boas perguntas. Elaborar boas perguntas é um processo de tentativa e erro, temos que descobrir fazer as perguntas certas que causem um desconforto intelectual nas pessoas. As melhores sementes que podemos deixar nas pessoas são as boas perguntas. Então vamos construir perguntas bem caprichadas, ok?
      Boas perguntas são uma ferramenta importante, porque "estamos jogando uma granada" que vai fazer a pessoa discutir com ela mesma. E o incomodo interno é bem mais devastador do que o incomodo externo.
      As discussões no facebook são uteis para lapidar nossos argumentos. Essas ocasiões são bem oportunas. Não desperdisse. Interagir com as pessoas fazendo perguntas é um combustivel magnifico para elaborar bons textos, boas frases, boas perguntas que deixam as pessoas pensativas e sem jeito. Boas perguntas fazem elas tomarem sua dose de simancol. Alem de envolver todos aqueles que estão acompanhando as discussões, podendo transforma-las junto. Devemos aperfeiçoar sempre a forma como colocamos as frases e as perguntas. Por meio do que eu argumento nas discussões eu vou costurando roteiros para fazer os meus videos no youtube. E olha.. temos que recrutar ativistas para fazer uma grande onda, ok? Motivar os outros a tambem fazer ativismo. E a partir de uma boa pergunta que elaboramos, motiva um novo ativista a gravar o seu proprio video e se expressar no youtube. Fazendo parte do coro, e por ventura trará mais ativistas para a causa.
      E acredito que videos com bons roteiros ou memes de facebook são uma poderosa ferramenta para se fazer isso. Pelas discussões nos inspiramos a fazer tanto memes quanto videos. Espero que vc possa colaborar e considerar essa estrategia que proponho.
      Eu fiz um grupo no facebook chamado "videos veganos" onde reúno videos veganos de quem responde essas minhas perguntas, alem de motivar as pessoas a produzirem seus videos dando sugestão de pautas, construindo roteiros colaborativos. Espero que com esse grupo motivar mais vloggers. Eu acredito que ativistas veganos devem dedicar a produzir conteudo para a internet. Sendo que a mensagem deve motivar outras pessoas a tambem serem ativistas. Se achar o grupo interessante, participe, e ajude a motivar as pessoas de lá tambem, postando lá os seus videos (caso faça) e comentando sobre os videos dos outros.
      facebook.com/groups/1573675069511204/?fref=ts

    • @amandamedeirosqueiroz1617
      @amandamedeirosqueiroz1617 7 лет назад

      Agradecidaaa!!! He he he

    • @animadruga
      @animadruga 7 лет назад +3

      Amanda Medeiros Queiroz
      No meu canal do youtube eu dou argumentos onde mostro dados e porque é relevante essa discussão sobre exploração animal. Se vc estiver disposta a analisar os vários dados sobre os problemas ambientais, sociais e éticos da exploração animal, alem de entender porque os animais devem ter direito a sua própria vida. Dá uma olhada lá.

  • @carolinaribeiro2328
    @carolinaribeiro2328 8 лет назад +14

    Acho que mais que parabéns pelo programa é obrigado por fazê-lo!
    Produções de conteúdo como essa são um milagre pra causa e pros animais! Eu nem sei se vocês vão chegar a ler todos os comentários, mas queria pedir uma coisa de coração... O trabalho de gravar, editar e postar um vídeo - combinado a administração do site - deve ser enorme, mas se vocês conseguirem, por favor, legendem os vídeos.
    A comunidade surda perde muito das informações e na experiência de se assistir um conteúdo porque as legendas automáticas são bem ruinzinhas e, por fim, só resta decifrar alguma coisa pelas expressões faciais, gestos e afins. É nessa que se vai muito do que vocês passaram. Sério, o material que vocês produzem é muito bom pra algumas pessoas ficarem de fora! ;)
    Por favor, não me entendam mal e sucesso aí pessoal :)

    • @fabiochaves
      @fabiochaves  8 лет назад +5

      Oi, Carolina.
      Nós lemos todos os comentários, sim. Agradecemos muito o seu e também achamos esse tipo de material muito importante, especialmente para quem não tem com quem conversar sobre esses assuntos.
      Sobre as legendas, é com dor no coração, mas realmente é inviável para nós fazê-las no momento e não temos verba para pagar alguém para ficar fazendo. Estamos abertos a voluntários que queiram legendar, mas concordamos que é difícil alguém ter esse tempo livre. Por enquanto, só legendas automáticas mesmo.

    • @carolinaribeiro2328
      @carolinaribeiro2328 8 лет назад +4

      +Entrevista-se +Entrevista-se Muito obrigada pela atenção, pessoal! Compreendo a situação de vocês. Se tivesse a disponibilidade, eu mesmo faria a transcrição. Como os vídeos são mais longos, o tempo gasto no processo é realmente fator complicador, mas fico feliz de estarem abertos ao assunto - pelo menos como um plano futuro! Espero que algum freela iluminado possa ajudá-los! hahaha

  • @anneberbert531
    @anneberbert531 8 лет назад +281

    Ois! Tudo bem?
    Vim dar minha opinião, considerem como um feedback que quer ser construtivo - se eu penso assim, mais pessoas podem pensar também.
    Eu sei que o canal é da causa vegana, mas eu sinto que os vídeos meio que "atacam" as pessoas que não compreendem o veganismo, ou que não seguem totalmente. Por exemplo, eu, estou me acostumando ao vegetarianismo, estou INCLUINDO alguns alimentos (grão de bico, soja etc) antes de excluir os outros (ovo, leite, queijos etc). Em termos de redução de danos (às vidas animais e ao meio ambiente), eu incentivaria os meio-termos também, os ovo-lacto-vegetarianos, os que normalmente não comem nada de origem animal, mas as vezes comem (como dito no vídeo) o bolo de aniversário da prima que não é vegana, os que comem carme mas já não usam couro/pele nem cosméticos testados em animais.
    Eu sinto como se levasse uma bronca, porque eu me pergunto sobre as implicações éticas do ovo caipira (que vcs dizem no vídeo que é irrelevante), eu me pergunto se o peixe sofre, por seu sistema nervoso pouquíssimo sensível (vídeo "nem peixe?"). Pra vocês, podem parecer perguntas óbvias e bestas, como sinto que ironizam esse tipo de pensamento/pergunta nos vídeos que eu vi, mas pra grande maioria das pessoas, inclusive as que têm boa-vontade de se tornar veganas, de conhecer o veganismo, podem não saber. E isso nao diminui a importância da pergunta, da discussão, das opiniões.
    Em suma, só gostaria que vocês fossem mais abertos, falassem mais pra quem NÃO SABE, não pra quem já sabe. Que as coisas que vcs ouvem comumente fossem discutidas seriamente, sem ironia, sem insinuação de que é uma discussão que não importa.
    O veganismo também pode ser plural, e abraçar diferentes NÍVEIS de entendimento, de sensibilidade, e ir abrindo caminho nas mentes e corações :)
    Desculpa o textão, espero ter sido educada e clara com vocês

    • @fabiochaves
      @fabiochaves  8 лет назад +127

      A sua crítica é muito pertinente, Anne. Vamos prestar mais atenção nisso. Inclusive, terá um episódio específico sobre tolerância com quem ainda não é vegano e com quem talvez nunca seja. Mas é realmente complicado porque veganos ouvem certas perguntas todos os dias, então a gente acaba rindo e pode causar essa impressão que você descreveu mesmo. É algo a ser melhorado.

    • @milenakovalezuk
      @milenakovalezuk 6 лет назад +10

      Anne Berbert matou a pau ! Concordo, vamos cooperar e não competir!

    • @daviraftopoulosoliveira3731
      @daviraftopoulosoliveira3731 6 лет назад +27

      "[...] Pra vocês, podem parecer perguntas óbvias e bestas, como sinto que ironizam esse tipo de pensamento [...]" penso o mesmo que você, Anne. Eles mal responderam "se o ovo for caipira?". Tenho dúvidas a esse respeito, ainda mais por eu estar em grande contato com a roça onde nossos vizinhos pequenos produtores criam galinha para consumir vender ovos aos outros; galinhas que não são confinadas são mais livres que as de granjas caipiras.
      Realmente me senti ironizado, pois minhas perguntas não são para derrubar os argumentos dos veganos como disseram , são apenas dúvidas. Vocês ( Veganos/entrevistados/vista-se) precisam ser mais humildes.

    • @karolapaiva7062
      @karolapaiva7062 6 лет назад +19

      Usa o vídeo como informação e não como ataque 💚

    • @mirelalima
      @mirelalima 6 лет назад +12

      Arrasou na observação! E a forma como você colocou foi bastante sensível, assim como você propõe que seja feito. Muito coerente!

  • @arthurmoura2315
    @arthurmoura2315 5 лет назад +16

    crio minhas galinhas. não as abato, mas consumo os ovos! não maltrato, não mato.. simplesmente consumo! não vejo problema algum nisso!
    a alimentação delas tem os nutrientes necessários para estarem saudáveis, então penso: pq parar de comer ovo?

    • @DerickLucas-i6e
      @DerickLucas-i6e 4 года назад +3

      Penso da mesma forma

    • @AlemaoBaiano157
      @AlemaoBaiano157 4 года назад +3

      No vídeo eles estão mostrando como são criadas as galinhas das empresas de ovos, não das galinhas criadas em casa.

    • @JuliaRodrigues-lu6gi
      @JuliaRodrigues-lu6gi 4 года назад +1

      @@AlemaoBaiano157 Moro em uma cidade pequena e existem pessoas que criam vacas soltas no pasto, tudo ocorre de forma natural, não ocorre maus tratos e nem nada do tipo, seria errado consumir o leite dela? O bezerro é amamentado normal tb.

    • @p.henrique3261
      @p.henrique3261 3 года назад

      @@JuliaRodrigues-lu6gi Também gostaria de saber.

    • @mayareginapatricio3163
      @mayareginapatricio3163 Год назад

      Í

  • @SignaBallaminut
    @SignaBallaminut 7 лет назад +60

    Eu discordo que não é relevante falar do caso de uma galinha de quintal, porque esses casos existem.
    O caso da ilha deserta que é uma hipótese absurda sem aplicação.
    Agora existem pessoas que tem galinhas porque moram em sítios e se tornaram veganas ali, ou pessoas que adotaram galinhas como esse caso do Black.
    Mas o que eu conclui desse vídeo é que não tem relevância o que você faz com o ovo (não galado) de uma galinha que você tenha de estimação. Ou seja não tem utilidade para a galinha esse ovo, não é como o caso de abelhas por exemplo que produzem o mel para si mesmas.
    A implicação ética é aquilo que tem relevância pro animal.

    • @JoaoPedro-rp9gt
      @JoaoPedro-rp9gt 4 года назад +2

      A galinha come o ovo para repor o cálcio que usou para fazer seus ovos. Eu msm já vi elas ciscando ovos que elas botaram

    • @JoaoPedro-rp9gt
      @JoaoPedro-rp9gt 4 года назад +1

      @@suckmyballzgameplays7172 sla não entendo do assunto apenas sei essa informação, meu avô infelizmente cria galinhas, as vezes que eu vi ele dava milho não dava ração, e já vi elas bicando ovos, sempre vejo um ovo quebrado e dali a pouco só fica uns farelos e a gosma

    • @JoaoPedro-rp9gt
      @JoaoPedro-rp9gt 4 года назад +1

      @@suckmyballzgameplays7172 ele não comeu nenhuma pq elas estão "fortes" ainda mas ele já disse várias vezes que logo logo vai ter galinhada na casa da minha avó... fico muito triste e até dei minha opinião mas fui usado de chacota.

    • @SignaBallaminut
      @SignaBallaminut 4 года назад

      ​@@suckmyballzgameplays7172 Pelo mesmo motivo que as pessoas gastam dinheiro com ração, e cuidados veterinários, para cachorros e gatos de estimação. Porque são seres vivos sencientes que merecem ter suas vidas respeitadas.

    • @SignaBallaminut
      @SignaBallaminut 4 года назад

      @@JoaoPedro-rp9gt Elas comem a casca do ovo? Nunca vi, só ouvi falar.

  • @allanys9323
    @allanys9323 6 лет назад +4

    Esse é o tipo de vídeo que me incentiva, sabe?! Nunca fui fã de carne, não era uma coisa que eu sentia falta de comer, mesmo ouvindo que carne é fonte de nutrientes e é essencial para a sobrevivência humana (absurdo) e pretendo partir para o universo vegano logo, mesmo sendo tão difícil, já que não depende só de mim em termos de produtos pro nosso consumo, inclusive remédios... Vídeo demais.

  • @gabrielacaramuru462
    @gabrielacaramuru462 4 года назад

    Fabio, vc é muito coerente e inteligente. Parabéns mesmo. Seus argumentos são espertos e dão conta sempre de um todo maior (como as questões de mercado). Boa sorte pro canal, me ajuda muito!

  • @ledaleitedermatovet
    @ledaleitedermatovet 8 лет назад +50

    A Paula tocou no ponto certo. Não é o caso de discutir se a galinha "da vó" sofre crueldades ou não, é a certeza de que não há nenhuma possibilidade de que esse tipo de "produção" de ovos sustente a cadeia alimentar humana. É completamente insustentável e por isso houve a "tecnificação" (aumento da exploração e crueldade) da produção avícola (seja para carne ou ovos). Do mesmo modo que a produção de leite de "vaquinhas felizes" não se faz possível para novamente sustentar o consumo humano. Acredito que a transição de pessoas vegetarianas para veganas passe por essa busca do alimento sem crueldade até que as pessoas percebam que leite e ovos não são alimentos humanos. E que independente do sofrimento animal, o que não é aceitável é sua exploração, seja qual for o fim que este animal venha a ter.

    • @yuricastellobranco
      @yuricastellobranco 6 лет назад +4

      Leda Maria Guimarães Leite ainda existem produtores raríssimos mundo a fora que criam vacas livres como se fossem cachorros ou gatos,com todo amor e reciprocidade, e usam seu leite quando tem cria. Não tem mal nenhum nisso... Pra maior parte da humanidade isso é impossível!

  • @alinearmond
    @alinearmond 7 лет назад +71

    Eu não sou vegana nem vegetariana, mas tenho muito interesse em me tornar e procuro informações para fazer isso de forma consistente. A situação de comer ovos da galinha que eu teria na roça era uma ideia que eu tinha em mente. Eu pensava em realmente apenas comer destes ovos e, por exemplo, o bolo de aniversário em outro lugar eu não comeria. E eu tinha dúvidas se ainda assim eu poderia estar causando algum mal à galinha, o que vocês não responderam muito bem e trataram a situação como um afrontamento aos veganos quando na verdade é uma situação que algumas pessoas como eu viam como alternativa. Como o comentário da colega abaixo, tentem falar mais para aqueles que querem se tornar veganos e não se defender de onívoros intolerantes que é o que as vezes parece acontecer. Beijos.

    • @larissacatharineo
      @larissacatharineo 7 лет назад +9

      Aline, o consumo de ovos em qualquer situação é incorreto para com os animais. O ovo não é nosso, não cabe à nós consumir. Não precisamos desse alimento nutricionalmente. E comer em qualquer situação é reafirmar que animais são produtos, sabe? é eternizar a ideia de que tudo bem comer.

    • @SignaBallaminut
      @SignaBallaminut 7 лет назад +8

      Eu também tinha a mesma dúvida que você.
      Uma coisa que eu li em algum lugar (mas ainda tenho dúvidas da veracidade) é que se você não tirar os ovos (mesmo aqueles não galados) a galinha vai consumi-los para repor os nutrientes que são gastos na produção do ovo (parece que elas perdem muitos nutrientes nesse ciclo delas).
      Como eu nunca adotei uma galinha não sei sobre isso, mas também vi um vegano que tinha adotado uma galinha e quebrava a casca do ovo para a galinha comê-los.
      Se a galinha não tiver mesmo assim interesse nos ovos, acho que é irrelevante o que você fará com eles (se quiser consumi-los).
      Mas acho que é melhor pra você evitar de consumi-los para que não sinta necessidade posteriormente de consumir ovos do mercado.
      Outra coisa é que não é legal comprar uma galinha pois você está incentivando que continuem a criar, cruzar e explorar galinhas.

    • @icedearth6108
      @icedearth6108 7 лет назад +1

      Conheço uma pessoa que vendia ovos caipiras, e realmente as galinhas tem uma vida saudável em todos os sentidos, o criador tem realmente carinho, porém, devido a falta de instrução do criador das galinhas, a forma de 'abate' é dos mais variados e ruins, principalmente para os galos, na teoria, alimentamos a crueldade de quem não tem amor a animais, amor real, sem dor, por que ele não vai criar uma galinha por anos a fio, quando a galinha não é mais rentável, tem um chinês que diz que tem uma galinha de 22 anos os veterinários dizem que elas vivem até 12 anos, Uma galinha caipira comum bota em torno de 30 ovos por ano. Já uma galinha caipira melhorada geneticamente põe até 150 ovos no mesmo período, Um galinha caipira vai começar a botar ovo com mais ou menos quatro meses e vai produzir até oito, nove meses de vida. Já a caipira geneticamente melhorada vai começar a produzir em quatro meses, mas vai produzir até um ano.

    • @taniac9255
      @taniac9255 6 лет назад +23

      Eu vivi quando criança em um sítio onde tínhamos galinhas e outros animais. A gente tinha esses animais porque a gente GOSTA de animais - nunca os matamos. Como
      consequência de ter galinhas, havia muitos ovos. Muitos dos ovos estragavam. Pra mim é mais cruel jogar os ovos fora que comer. Assim como uma cabra idosa que a gente comprou, porque nos apaixonamos por ela e não queríamos que fosse abatida. Ela mesmo sem ter tido mais crias, continuou dando leite até a morte. Ela tinha que ser ordenhada do mesmo jeito. Pra não jogar fora - a gente consumia. Então assim:
      Pra mim, a gente não deveria ver isso sempre no preto no branco.

    • @fabiocardoso2513
      @fabiocardoso2513 6 лет назад +2

      Fazia tempo que não lia uma besteira tão grande.
      Você come uma batata que vem de uma raiz. Nesse caso, está dizendo que isso não é um alimento, é um produto, pois alguém retirou ele da natureza para te vender, quando ele deveria ficar lá. Não é nosso, não cabe à nos consumir. Então está dizendo que tudo bem comer. Quem tirou essa batata foi perverso. Ou você planta em casa?

  • @danielleviana5086
    @danielleviana5086 4 года назад +11

    Eu sempre me perguntei o seguinte:
    E se eu adotar uma galinha? Como animal de estimação mesmo... Eu poderia comer os ovos que ela põe?

  • @barbaraholanda754
    @barbaraholanda754 3 года назад

    Revendo e maratonado o canal em 2021.

  • @kellrockart
    @kellrockart 4 года назад +1

    Repassando para uma amiga, que é vegetariana lembrei do quanto seu canal me ajudou muito á tornar-me vegana de vez. Gratidão Fábio.🙏🙌 melhor decisão da minha vida.

  • @tatianaarruda1300
    @tatianaarruda1300 4 года назад +3

    Mano quando eu vi uma vaca sendo morta num matadouro eu chorei não tô brincando

  • @sabrinafausto4384
    @sabrinafausto4384 7 лет назад +212

    "Macumba" é uma forma pejorativa de tratar as religiões de matriz africana. Esse tipo de comentário só afasta as pessoas de religião de matriz africana e a população negra em geral do veganismo. Vamos lembrar que o catolicismo também propaga o sacrifício religioso de animais, de formar muito maior do que o candomblé, por meio do peru e pernil de natal e peixe da páscoa. Nem por isso vejo veganos depreciando o catolicismo ou achando impossível um católico ser vegano. Vale lembrar também que a Umbanda não pratica o sacrifício de animais em cultos religiosos. Temos que separar os preconceitos do veganismo ou não vamos atingir todas as pessoas. Sou negra e vegana e me deparei várias vezes com ideias racistas muito propagadas dentro do veganismo, mas resolvi me tornar vegana para lutar por igualdade dentro do movimento, mas há várias pessoas negras que se sensibilizam pela causa mas veem esses comentários como um motivo para não aderir ao movimento.
    Por outro lado achei muito positivo a recorte que a nutricionista fez ao falar de que o ovo muitas vezes é um alimento nutritivo mais acessível. Vamos propagar o veganismo para todas as pessoas com os devidos recortes e sem preconceitos, pela igualdade entre as pessoas e os animais ✊🏾 🌱 💚

    • @janabuarque
      @janabuarque 7 лет назад +2

      Sabrina Fausto 💖💖💖👏👏👏👏👏👏💕💕💕

    • @icedearth6108
      @icedearth6108 7 лет назад +9

      Sabrina Fausto
      Ela quis dizer que resgatou a galinha que ia ser sacrificada, certeza que foi essa a intenção, e realmente é cruel devido as circunstâncias que a mesma foi deixada, realmente a religião africana é bastante criticada, por falta de conhecimento, eu criticava também, por não conhecer, hoje admiro muito, mas como toda religião, sempre existe uma coisa ou outra uqe não está certo, sobre ser vegetariano, quem decide, faz pesquisas até cansar sobre esse assunto, por não querer ser responsável por dor a nenhum ser de origem animal, tive a oportunidade de acompanhar um local que tinha galinhas que eram criadas para o fim de vendas de ovos, e percebi o quanto são racionais, não posso falar muito se não vc me acharia louca, sobre o que a nutricionista falou, acho que o comentário dela foi infeliz, por que se uma duzia de ovos onde eu moro é 10,00, e couve um maço 1,50, espinafre 4,00, alface 1,00, 12 maças 2,00, o que é mais acessível? Se pesquisar sobre as propriedades dos que citei são enormes, e extremamente benéficas, tomara que consiga permanecer no movimento, sugiro que leia artigos voltados para vegans, que realmente o pessoal dos comentários podem colocar coisas desnecessárias.

    • @sabrinafausto4384
      @sabrinafausto4384 6 лет назад +24

      Olá, Aline.
      "Ela quis dizer que resgatou a galinha que ia ser sacrificada, certeza que foi essa a intenção" Também tenho certeza que essa foi a intenção, mas existem várias formas de se falar as coisas e ela escolheu uma palavra pejorativa de propósito.
      Quanto à questão do ovo: Você acha que um maço de espinafre vai saciar mais uma pessoa que passa FOME do que um ovo? Estou falando de fome mesmo, de quem não tem o que comer, não to falando da vontade de comer que dá entre uma refeição farta e outra. Você não precisa me dizer que as galinhas poedeiras sofrem, eu sei disso, ou não teria me tornado vegana. A questão é que precisamos fazer o recorte. Não adianta falar que é muito fácil ser vegano pra todo mundo porque pro pobre brasileiro não é! A coisa vai muito além do preço. Em muitas favelas do Rio as pessoas nem tem acesso a verduras, não tem sacolão. Só chega, ovo, linguiça e miojo. Esse é inclusive um fator importante de adoecimento dessa população. Precisamos entender isso e lutar para que toda a população tenha acesso a alimentação saudável, de qualidade, mas isso não vai acontecer se ficarmos de olhos fechados repetindo sem parar "qualquer um pode ser vegano, é só querer".
      Agora com certeza a maioria das pessoas tendo acesso a esse vídeo, a esse tipo de informação, tem condições se tornarem veganas sim!
      Go Vegan!

    • @canalantiesquerda
      @canalantiesquerda 6 лет назад

      bem triste isso

    • @icedearth6108
      @icedearth6108 6 лет назад +2

      muito obrigada por me mostrar uma outra realidade, realmente n sabia, onde eu moro é muito farta a demanda desses alimentos naturais, eu já usei muito o termo macumba por puro preconceito, hoje em dia, tenho uma grande admiração, pela religião africana, não sigo nenhuma, mas tenho admiração real, vi muitas pessoas serem ajudadas através delas, mas eu já vi, ouvi, casos bem ruins de maus tratos com diversas religiões(com animais e pessoas), mas as pessoas que usam animais, geralmente, torturam(no ritual), e isso é a realidade, a moça, questionou o fato de ter resgatado a galinha(que na verdade era galo) sendo usado em um motivo ignorante e torpe(no ritual), é claro que quem não conhece, vai discriminar a religião afro, mas quem faz, ao meu ver, se iguala no quesito prejudicial de quem mata animais, por que o preconceito de religiões, já matou muito, e mata hoje em dia, enfim, mesmo assim, vou para um lugar mais distante da minha casa para comprar verduras, por conta do in natura ser mais saudável, sempre tento encontrar, tudo de bom para vc, e percebi com seu comentário, q não é possível fazer um julgamento, sem ter certeza dos fatos(das vidas de outras pessoas)...

  • @marianalopes6967
    @marianalopes6967 7 лет назад +23

    Gente, que tristeza! Sou vegetariana faz muitos anos, 15 anos + ou - , e realmente vou tentar ser vegana.

  • @ruanputka8048
    @ruanputka8048 8 лет назад +37

    Bom vídeo, mas uma dica para os próximos: tentem aumentar um pouco o volume do áudio. Tá muito baixo.

  • @vanessacordeiro3599
    @vanessacordeiro3599 6 лет назад +5

    Uma solução seria usar esses ovos-da-galinha-de-estimação-que-estão-sendo-desperdiçados pra fertilizar uma horta, por exemplo.. não vai ser disperdiçado e volta pro ciclo natural :)

  • @jualoiapro
    @jualoiapro 4 года назад

    Sensacional! Adorei esse convidado bem sensato 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  • @filipecostacoelho5578
    @filipecostacoelho5578 7 лет назад +59

    Uma ativista vegana utilizar a expressão pejorativa "macumba" é, realmente, triste... Tanto trabalho pela frente, tantas missões a serem cumpridas e colocações desse tipo que só contribuem para que o Universo Veg seja visto pela maioria como coisa de "branco classe média"... Precisamos rever algumas posturas urgentemente... SUPER PARABÉNS à Sabrina Fausto pelo comentário sensato, humano e que nos chama à reflexão...

    • @kiriarodrigues9717
      @kiriarodrigues9717 5 лет назад +1

      @@juhgata1000 se a pessoa se ofende por ser chamada de macumbeira, n vai se ofender do mesmo jeito sendo chamada candomblecista? 🤔

    • @viniciusaugusto6421
      @viniciusaugusto6421 4 года назад +2

      @@kiriarodrigues9717 O que tem a ver? o certo é ser chamado de Umbandista ou Candomblecista

    • @kiriarodrigues9717
      @kiriarodrigues9717 4 года назад

      @@viniciusaugusto6421 sla, nem lembro oq estava pensando ao comentar isso kkkkkkkkkk

    • @pegasrio
      @pegasrio 4 года назад +5

      Ela talvez não conhece os termos e quis dizer que salvou a galinha de um despacho. As pessoas no geral chamam de macumba. Não há razão para se ofender, nem é triste.

    • @vaniarosa5661
      @vaniarosa5661 3 года назад +1

      Me chamou atenção a maneira q ela falou. Como ela está falando de algo negativo, seria bom não usar o termo. Poderia simplesmente dizer q resgatou, pronto.

  • @jualoiapro
    @jualoiapro 4 года назад

    Traga mais esse convidado pq é mto interessante a forma como ele
    Aborda o tema

  • @vanessaoliveira4603
    @vanessaoliveira4603 2 года назад +1

    Me desculpe, mas eu sou tão desconfiada que pensei: " más houve uma comunicação prévia , um agendamento?Imagino que sim.Este cenário em que o rapaz mencionou( que pelo que ele viu, achou q as galinhas estavam bem), será que não foi encenado pelo criador, para simplesm. parecer que estava td bem?

  • @arimadalena6593
    @arimadalena6593 6 лет назад +1

    Eu adorei a conversa, gente.. mas acredito que o incentivo a criação de galinhas como animais domésticos seria uma ótima alternativa de dispensar as etapas mais cruéis de produção e comércio, e ainda promover uma relação mais estreita com o alimento que consumimos.

  • @Manu-rv1wp
    @Manu-rv1wp 5 лет назад +1

    Este episódio foi ótimo!!!

  • @fernandoerthomazi
    @fernandoerthomazi 2 года назад +1

    Para quem gosta do sabor do ovo (como eu, que sou vegano) vou dar a dica: inhame cozido e comido com um pouco de sal negro do himalaia e mais nada. Tem sabor de gema cozida de ovo.

  • @FranciscoSenna
    @FranciscoSenna 8 лет назад +1

    Uma dúvida: vocês tem na agenda programado algum vídeo sobre viagens? Como me tornei vegano a pouco tempo, ainda não passei por essa experiência. Principalmente viagens longas e que tenha que pegar avião, porque aí não dá pra levar comida. Há um tempo atrás fui passar uns dias na casa de um amigo numa cidade bem do interior, e mesmo sendo ovolacto ainda tive dificuldade.

    • @fabiochaves
      @fabiochaves  8 лет назад +3

      Ainda não foi gravado, mas temos sim, Francisco.

  • @amandaribeiro7206
    @amandaribeiro7206 4 года назад +5

    Recentemente, meu pai decidiu criar galinhas. Ele já criou antigamente e nunca teve coragem de matar (ele se apega a elas). Porém, consumimos os ovos.
    Desde que isso aconteceu, passei a questionar MUITO o meu consumo de frango e carne em geral. Eu JAMAIS teria coragem de comer uma das galinhas que temos aqui (pelo apego emocional), então, como continuaria a comer frango, tendo galinhas "de estimação", no quintal? Minhas galinhas são super sensíveis e carinhosas, praticamente da mesma forma que minha cadelinha.
    Confesso que cresci comendo carne e apesar de amar os bichinhos, NUNCA havia questionado meus hábitos alimentares. Sei que, mudar completamente minha alimentação, não será fácil (principalmente pq eu já possuo uma alimentação bem seletiva, desde criança), mas, já comecei a reduzir o consumo de carne. Espero que, dando um passo de cada vez, um dia eu possa parar de fato. Quero, mais uma vez, agradecer a essa canal. Eu vejo praticamente todos os vídeos.

    • @JuliaRodrigues-lu6gi
      @JuliaRodrigues-lu6gi 4 года назад +1

      Vou aproveitar seu comentário para expressar uma dúvida minha haha. Moro em uma cidade pequena e existem pessoas que criam vacas soltas no pasto, tudo ocorre de forma natural, não ocorre maus tratos e nem nada do tipo, seria errado consumir o leite dela? O bezerro é amamentado normal tb.

  • @adcinco
    @adcinco 5 лет назад +5

    Antes dessas entrevistas eu jurava que o apresentador era magro.. Aliás ficaria bom um programa sobre veganisno e sua relação com a obesidade já que engordei desde quando me tornei vegano há uns 15 anos...

  • @hotcoffee8095
    @hotcoffee8095 5 лет назад +2

    🌼💛🌼Quando era carnívora meu coração tinha os mesmos sentimentos... Não era uma pessoa pior porque antes me alimentava de carne... O que mudou ou melhorou foi a minha consciência sobre a vida, o planeta e a saúde humana e animal que então me levou a novas atitudes.🌼💛🌼
    💛🌼💛O que falta é a percepção da realidade diante da tradição e cultura vigente. Os veganos não são melhores só por esse respectivo estilo de vida e nem os carnívoros piores. Há impasses dos 2 lados.
    Falta compreensão e aceitação mútuos. O principal animal a ser respeitado é o Ser Humano.💛🌼💛🌼

  • @brunofonseca3722
    @brunofonseca3722 7 лет назад

    Parabéns pelo trabalho, sou fan do Vista-se (site) há anos, descobri o cana no Vegfest onde tive o prazer de conhecer vocês. Estou amando as entrevistas, só uma dica, achei que o som está um pouco baixo, pelo note só consigo ouvir com fones.

  • @estefanipaz333
    @estefanipaz333 8 лет назад +3

    Gostei de vocês terem falado sobre os ovos, e em breve sobre leite, o foco é que as pessoas tem que perceber que os animais tem que serem livres e que não é ético nem logico usar para fins pessoais.

  • @MarianaSouza19
    @MarianaSouza19 8 лет назад +1

    Excelente vídeo! Muito explicativo, não cansativo, instrutivo. Estão de parabéns. Poderiam me tirar uma dúvida? já li em alguns instagram de veganos que falam que o pão francês da padaria é vegano. é verdade?
    Abraços e sucesso!

    • @ArgumentosVeganos
      @ArgumentosVeganos 8 лет назад +2

      Mariana, isso varia de padaria para padaria. Algumas padarias já recebem a massa pronta para assar. Sim, é totalmente possível fazer pão francês sem produtos de animais. Eu faço o meu com uma máquina panificadora e fica muito saboroso, melhor que o da padaria.
      É comum ter no pão francês banha de porco ou derivados de leite. Como disse, varia de padaria para padaria.

    • @MarianaSouza19
      @MarianaSouza19 8 лет назад +1

      Argumentos Veganos Obrigada! Vou comprar a minha também ;) Assim nunca ficarei na dúvida quando for comprar!

    • @fabiochaves
      @fabiochaves  8 лет назад +3

      Mariana, é como o "Argumentos Veganos" disse. Varia de padaria para padaria, pergunte naquela perto de sua casa assim: "quais os ingredientes do pão francês?" E espere a resposta completa.

    • @MarianaSouza19
      @MarianaSouza19 8 лет назад +2

      Boa ideia! Obrigada!

    • @gcarvalho4400
      @gcarvalho4400 8 лет назад +1

      Pelo que tenho visto ao longos dos anos em diferentes cidades e estabelecimentos, geralmente o "pãozinho francês" é vegano. Mas com certeza vale sempre perguntar pra conferir (peça pra chamar o padeiro, pois frequentemente o atendente responde "qualquer coisa" sem saber de fato rsrs)

  • @IronRidee
    @IronRidee 7 лет назад

    Parabéns pelo vídeo !

  • @פאטריסיאפאטריסס
    @פאטריסיאפאטריסס 6 лет назад +10

    Uma campanha legAl e reunir uma galera e ir em restaurantes... sabe?? Se o restaurante não tiver opção vegana vcs vão embora é eles irão notar que está tendo demanda destes produtos... entrem em contato com empresas, com o sac e reclamem por não ter opção vegana... captaram????

  • @anakaroline1042
    @anakaroline1042 6 лет назад +4

    Macumba é um tambor utilizado em festas e rituais candomblé.Só para informar

  • @marianalopes6967
    @marianalopes6967 6 лет назад +2

    Fabio, faça um vídeo sobre " veganizar" na vida! Não sei se entende o que estou dizendo, mas é a ideia que independente da pessoa ser vegana ela adota atitudes veganas. O João Gordo por exemplo, não é vegano mas cozinha comida vegana no seu canal. Tenho amigas que não são vegetarianas mas não usam cosméticos testados em animais etc.

  • @FranciscoSenna
    @FranciscoSenna 8 лет назад +1

    Ótimo vídeo! Outro dia mesmo me fizeram essa pergunta da "galinha da casa da vó" ou algo assim, e o que eu pensei foi justamente que devemos dar o exemplo. Já somos atacados por coisas que não conseguimos controlar - às vezes um detergente ou sabonete que não sabíamos ter algo animal, por exemplo - então acho que não podemos dar brecha.

  • @flaviosamuelamorimterra9493
    @flaviosamuelamorimterra9493 3 года назад +1

    "E no fim elas morrem" 😂😂😂😂
    Não o mundo é belo, elas vivem pra sempre se elas não forem assasinadas.

    • @Yuri-uq3gr
      @Yuri-uq3gr 3 года назад +1

      Viver e morrer naturalmente.
      Vamos todos morrer, mas, já que estamos vivos por que não viver?

  • @JairoSouzajcdecade
    @JairoSouzajcdecade 7 лет назад +2

    Olá! Como vcs veem a industria pet? A exploração animal pra venda de supostos animais "de raça" e todo o business de exploração em volta de cães e gatos?

  • @dipaolimusic
    @dipaolimusic 3 года назад +1

    Cara... Acho importante falar sobre esses ovos e galinhas criadas em casa. Porque pra pessoas como eu, que estão tentando mudar completamente a alimentação, por questões de saúde mas também pela ética, isso é relevante. Não é 100%, mas se conseguir melhorar 50%, já não é um passo importante?
    Do ponto de vista filosófico e ético, eu já me perguntei sobre a questão de matar pernilongos, baratas, etc... É até uma curiosidade, se veganos usam venenos pra esses animais considerados "pragas" ou parasitas. Concordo que é irrelevante pro combate a crueldade da indústria, mas eu já me fiz essa pergunta 🤷🏻‍♂️

  • @aleskabittencourt4279
    @aleskabittencourt4279 4 года назад +1

    Não ficou claro para mim!! Morei na roça e criava galinhas. Comia quando achava ovo, Isso também seria errado? E nunca matei nenhuma para consumir! Estou super confusa agora ;(

  • @betorezende7645
    @betorezende7645 3 года назад +1

    Ovos não galados foram feitos para servir o predador de ovos, só pode(acho)
    Ter varias galinhas 100 200 delas não é problema. O problema é conseguir dar espaço e naturalidade para elas viverem até o fim de suas vidas melhor que na natureza selvagem. Eu iria adorar ser uma galinha caipira bem cuidada e com muito espaço seguro para fazer minha galhinhices

    • @Yuri-uq3gr
      @Yuri-uq3gr 3 года назад

      Pois é, fizeram mutação na galinha, diferente da original na natureza.

  • @CheshireHimechan
    @CheshireHimechan 7 лет назад +16

    Sou frugívora (portanto, vegana) e, pessoalmente, um dia quero ter um espaço bem bacana pra criar diversos animais (tipo um pequeno santuário)...
    E, sim, quero criar galinhas e usar seus ovos para alimentar os outros animais (principalmente porque os gatos odeiam ração vegana e o ovo ajuda na palatabilidade da ração) e também usá-los para me alimentar.
    Se eu puder comer o ovo delas, posso não precisar dos meus suplementos de cálcio, vitamina D e B12 que uso hoje... Acho que um ovo natural (um ou dois por semana ou sei lá quantos são suficientes) é só a menstruação da galinha... Eu não me sentiria ofendida/usada se alguém quisesse minha menstruação ou qualquer um de meus excrementos fizessem parte da dieta de outro animal... Pelo contrário, acho que é uma forma de reciclar... Além do que, muito provavelmente, os suplementos que uso são feitos com vegetais mortos... Como sou frugívora, dou muito mais valor à vida dos vegetais nos comprimidos que ingiro hoje do que à menstruação da galinha (que estará passando bem vivendo ao meu lado).
    No mundo de hoje, é complicado ter galinhas porque vc precisa comprá-las... Mas, comprando a primeira, você pode pedir emprestado o galo de outra pessoa (que também crie galinhas) para engravidá-la e, então, poder cuidar de mais galinhas...
    O caso do leite é muito mais complicado, já que todo mamífero (eu acho) só produz o leite quando tem o filhote... Assim, teríamos que criar, cada vez mais, mais filhotes e não sobraria espaço para tanto animal no seu terreno...
    No caso do mel, se não estou enganada, ele é utilizado como alimento para as próprias abelhas... Então, roubá-lo é forçar um trabalho escravo nelas para que transformem pólen em mel...
    Aliás, não entendi porque foi falado do caso dos pernilongos como irrelevante... Pernilongos (e outros insetos ou mesmo pequenos roedores) são assassinados de formas muito cruéis todos os dias... Talvez até mais (em números) que galinhas... Conheço pessoas que usam choque elétrico para matá-los, conheço pessoas que usam fitas pra grudar moscas e elas ficam ali até definhar... Conheço pessoas que os esmagam... Conheço pessoas que afogam formigas ou jogam veneno em formigueiros inteiros... Isso é menos cruel que comer uma galinha por dia ou um boi por semana?

    • @SignaBallaminut
      @SignaBallaminut 7 лет назад +5

      Entendo seu posicionamento, Rock.
      Não acho certo comprar galinhas (ou qualquer animal) para não incentivar a exploração desses animais.
      Se você quer tutelar vários animais, melhor seria adotar todos (muitos animais resgatados de exploração precisam de lar).

    • @sofiabrasil
      @sofiabrasil 7 лет назад +2

      Sobre os pernilongos, é que não é uma indústria, pelo menos não aqui no Brasil. Mas sim, essas formas que vc falou são cruéis e sem motivo.

    • @x_pandora
      @x_pandora 6 лет назад +3

      Gostei do seu ponto, mas acho errado dar ração vegana para gatos, eles são animais carnívoros

    • @daniellasoaresrodrigues5243
      @daniellasoaresrodrigues5243 6 лет назад +1

      Rock Hih Ps. Ovos NÃO conseguem te oferecer vitamina B12 o suficiente. Da uma pesquisada, pareci grossa? Não foi minha intenção. Beijinhos

    • @eatplants_foods
      @eatplants_foods 6 лет назад +2

      Hime-chan Claudia Cavalcante Fonseca se "compra" a primeira galinha , você já está cometendo exploração de animais e com CERTEZA não configuraria mais um "Santuário de animais" como vc pretende, seria no máximo uma fazenda/sítio de criação.

  • @CloudNine_K2
    @CloudNine_K2 4 года назад +1

    Foi um bom debate, a única coisa que me incomodou um pouco foi a dificuldade do rapaz de calça bege em concluir um raciocínio.

  • @alicecarvalho255
    @alicecarvalho255 7 лет назад +5

    Pessoal, não consegui acompanhar em função do áudio muito baixo.

    • @fabiochaves
      @fabiochaves  7 лет назад +2

      Melhorou muito nos vídeos mais recentes :)

  • @nathaliaotero
    @nathaliaotero 7 лет назад +24

    Minha mãe mora em chácara e consumo ovos de lá, os cuidados com as galinhas é bem legal... o consumo é só pro pessoal de casa mesmo, isso é um "problema"? Na minha cabeça de iniciante/transição ao vegetarianismo/veganismo não parece errado pela forma que são tratadas e que os ovos são retirados, quando chocas não pegamos e deixamos chocarem e seguir o ciclo, quando elas largam e não cuida que pegamos (carinha pensante hahaha). Ajuda nisso por favor hahaha

    • @fabiochaves
      @fabiochaves  7 лет назад +41

      Nathalia, aqui vai uma comparação meio chocante: se você tem uma cadelinha de estimação e ela tem filhotes e, por isso, tem leite, você tomaria? Na questão do ovo, é parecido: veganos não enxergam o produto ovo como um alimento, e sim como uma secreção do animal. Ao comer esses ovos, de certa forma, você estaria incentivando o consumo de ovos em geral, mostrando a todos que aquilo é um alimento.
      Outro problema é a questão da compra e venda de vidas. Essas galinhas devem ter chegado lá porque foram compradas para produzir os ovos. Apenas isso já torna a situação antiética, do ponto de vista dos direitos dos animais.
      Obrigado por perguntar e desculpe a franqueza, nada pessoal, claro.

    • @CaioCapela
      @CaioCapela 7 лет назад +8

      se você tem uma cadelinha de estimação e ela tem filhotes e, por isso, tem leite, você tomaria?
      eu tomaria, por que não?
      o que há de anti-ético nisso?

    • @SignaBallaminut
      @SignaBallaminut 7 лет назад +40

      Eu acho que essa comparação com o leite não faz sentido porque ele é produzido para alimentar o filhote, por isso você não vai consumi-lo, porque é para o filhote.
      O ovo (não galado) não tem serventia para a galinha, ele é uma "menstruação", tem pessoas que dizem que as galinhas consomem esses ovos, se você deixá-los lá ou quebrar a casca pra elas, para repor os nutrientes que perderam nesse ciclo. Eu acho que nesse caso é melhor deixar os ovos para elas.
      Mas se elas não demonstram interesse não importa muito o que faça com aquilo, no entanto acho bom evitar o consumo para perder esse hábito.
      Agora "estar mostrando que ovo é alimento", mas ovo é alimento, alguns animais na natureza quando encontram ovos de outros animais os quebram e comem, assim como carne também é alimento. O motivo para não consumir essas coisas é para não financiar a exploração animal, não porque não é comida.
      E claro, comprar galinhas é errado, mas existem galos e galinhas que precisam de adotantes responsáveis que adotem por amor ao animal (independente de produzirem ovos ou não).

    • @CaioCapela
      @CaioCapela 7 лет назад +21

      realmente essa de "ovo não é alimento" é uma enorme bobagem. é claro que é alimento! pedra que não é alimento. plástico não é alimento. qualquer coisa que nos oferece nutrientes e que podemos digerir é alimento.

    • @CaioCapela
      @CaioCapela 7 лет назад +14

      o vídeo continua sem dar uma argumentação decente contra comer ovos não galados caipiras.

  • @regianelopes5554
    @regianelopes5554 6 лет назад +1

    Que tipo de alimento eu posso dar para os meus animais domésticos, como gato e cachorro?

  • @gabrielamartins9949
    @gabrielamartins9949 6 лет назад +1

    Qual a opinião sobre pets “veganos” ? É certo por exemplo alimentarmos cães com rações veganas ?

  • @Bruno_Alexs
    @Bruno_Alexs 8 лет назад +1

    Parabéns pelo canal, pra mim que me tornei vegan a pouco tempo esta sendo ótimo. Se for possível poderiam fazer um video sobre a b12? Fui pego de surpresa essa semana por alguém que disse que esse modo de vida não é natural, pois não se obtém a b12 naturalmente e a falta dela causa danos a saúde. Fiquei perdido e sem saber o que falar.

    • @fabiochaves
      @fabiochaves  8 лет назад +3

      Já gravamos algumas coisas sobre B12 e vamos sempre falar nela, Bruno. Teremos, inclusive, participação de um renomado especialista daqui a alguns meses. Fique ligado toda terça às 11 da manhã.

  • @EliasSantanaASilva
    @EliasSantanaASilva 6 лет назад

    Gostei da entrevista meu pai tem um pequeno sitio onde a galinhas são criadas soltas literalmente elas anda para onde quiser tem cerca de 60 galihas e galos para 50 tarefas de terra e elas não são abatidas por nos mas sim os predadores que pegam elas no mato deixamos elas terem pintinho e os ovos que consumimos são das galinha que são chamadas de caipirão e que não choca isso ameniza minha culpa,eu estou certo ou errado??

  • @donapri
    @donapri 8 лет назад +5

    Fábio, sensacional sua postura! Não considerar nada de origem animal como alimento. Assim você não se conflita com o veganismo. Parabéns pela colocação clara e sensata. 🙏🏼

  • @cristinaduarte4437
    @cristinaduarte4437 6 лет назад +4

    Macumba é uma forma pejorativa de tratar as religiões de matriz africana, que escancara preconceito e desinformação. Apesar de ter sido contemplada pelo comentário da Sabrina Fausto, acho interessante reforçar. A credibilidade da entrevista fica fragilizada diante de manifestações preconceituosas.

  • @alcioneametista3639
    @alcioneametista3639 6 лет назад +1

    Eu já pensei em ter duas galinhas em casa tratadas como rainhas galinhas, sem o galo. elas põe ovos igual, apenas consumiria algo q elas teriam naturalmente q expelir, mas daí vem a questçao evolutiva, o ovo e o leite é o mesmo que comer carne, no sentido extensão vibracional do animal. tem a vibração do animal, e se a gente pretende evolução espiritual também, é preciso sutilizar... alimentando-se livre do instinto....udo de origem animal tem essa vibração

  • @blalasse
    @blalasse 4 года назад

    A questão fundamental é: animais não são objetos, produtos. Se o ovo foi posto por uma galinha no quintal da vó e ela nunca será morta, ela ainda será um animal (que sente dor, afeto etc) e não um produto, uma coisa que a gente pode pegar os fluidos corporais.

  • @marcoantoniobatera3015
    @marcoantoniobatera3015 5 лет назад +2

    Não conseguir distinguir um galo de uma galinha é foda em

  • @MegaCanaldemusica
    @MegaCanaldemusica 6 лет назад

    cara me desculpe pela minha falta de conhecimento no assunto mais leite e ovos não fazem parte da piramide básica da alimentação e sendo que o propio animal no caso a vaca e a galinha produzem naturalmente eles estando em abatedouros ou numa fazenda ou soltos então qual é o mal em consumir se puder me responder eu agradeço

  • @JoanSantanaVlog
    @JoanSantanaVlog 8 лет назад +18

    Vai ter episódio sobre mel?

    • @fabiochaves
      @fabiochaves  8 лет назад +16

      Sim, no futuro certamente falaremos dele.

  • @LeandroSchiavini
    @LeandroSchiavini 6 лет назад

    Tem gente falando muito sobre ovo, carne e outras coisas serem alimento. Nós somos seres racionais e sabemos a diferença entre poder sobreviver com algo ou viver de forma saudável e ética, que é bem diferente. Sempre teremos divergências e novas descobertas que poderão mudar nossa visão, mas o grande lance é inventar desculpas por preguiça (ou egoísmo mesmo) ou falta de força de vontade pra mudar o que come, quando pensar que vai perder a sua "diversão alimentar" se deixar de consumir alguns produtos.

  • @Mirzazamanova
    @Mirzazamanova 6 лет назад +1

    Tivemos uma boa galinha em nosso quintal na minha infância e que punha belos ovos em sua época de pôr e com sem problema. Se não comessemos eles estragariam.

  • @donapri
    @donapri 8 лет назад +1

    Fábio, melhora a captação do som para os póximos vídeos e legenda eles, por favor. Lembra que tem muita gente que assiste e não ouve, apenas lê.

    • @fabiochaves
      @fabiochaves  8 лет назад +2

      Oi, Priscila. Já melhoramos para os próximos. E as legendas automáticas podem ser ativadas no vídeo.

    • @donapri
      @donapri 8 лет назад

      +Entrevista-se 🙏🏼

  • @brunal2196
    @brunal2196 4 года назад

    Muito boom

  • @carlaxaiene
    @carlaxaiene 2 года назад +1

    Gratidão! Hoje eu paro com os ovos orgânicos que era só o que faltava pra retornar ao veganismo.

  • @VeganoVitor
    @VeganoVitor 7 лет назад +41

    Como sempre, amei a entrevista, mas discordo de algumas considerações da Paula Gandin sobre o consumo de ovos. O Dr. Michael Greger M.D. Tem dois vídeos interessantíssimos sobre o assunto (em inglês) que eu vou linkar aqui:
    nutritionfacts.org/video/who-says-eggs-arent-healthy-or-safe/
    nutritionfacts.org/video/eggs-and-cholesterol-patently-false-and-misleading-claims/
    Eles mostram que ovos não são seguros, não são ricos em nutrientes, não são ricos em proteínas e o seu colesterol é, sim, danoso pra nossa saúde. Assistindo esses vídeos fica fácil compreender porquê existe tanta discordância em relação ao fato do ovo ser saudável ou não: a indústria dos ovos (assim como da carne e do leite) compra estudos que tentam favorecer o consumo dessas secreções.
    Obrigado demais pela produção de um conteúdo tão importante e relevante pra gente =]

    • @yuricastellobranco
      @yuricastellobranco 6 лет назад +1

      Luan Marques Luan, a questão não é passível de mascarar: é questão de puro cálculo de nutrientes e seu aproveitamento! Cada componente do ovo que faz bem vc consegue na média de 20x mais em.pequeenas porções de verduras, as quais já é obrigatório comer por causa das fibras! Eu vejo o ovo como um bom suplemento nutricional nos dias que o vegetariano não come suficientemente os VEGETAIS

    • @yuricastellobranco
      @yuricastellobranco 6 лет назад +3

      Luan Marques argumento de autoridade não combina com ciência. Quando vc cita nomes time que ver em relação a que eles emitiram tais opiniões: tanto Harvard qua do Dr Lair eu sei que citam isso diante de uma dieta ocidental ainda mais muito mais pobre em nutrientes, e diante disso o ovo vira um ouro! Mas se comparar com quem já deu um passo além e faz uma dieta baseada em alimentos vegetais preservados realmente não tem a mesma.logica. Claro que tá repleto de vegetariano que só come feijão, arroz e porcarias rsrs pra eles ovo valeria ouro!

    • @itsleolia
      @itsleolia 6 лет назад +1

      Pq vc confia em ambos profissionais mas nao no Dr. Greger? Nao sera pq ambos concordam com a sua visao? Tem que tomar cuidado com isso, tambem.

    • @mcamposgoncalves
      @mcamposgoncalves 6 лет назад

      ovo é "somente" o melhor alimento do mundo"

    • @andersonsouza2126
      @andersonsouza2126 6 лет назад

      O vitelo dos ovos são sim ricos em nutrientes, já que é isso que vai nutrir o crescimento do embrião dentro dos ovos. Nós mamíferos temos a vantagem de o embrião ser nutrido dentro da mãe, mas em répteis e aves a estratégia é investir na reserva de nutrientes dentro dos ovos.

  • @ritafigueiredo9096
    @ritafigueiredo9096 6 лет назад

    MUITO obrigada por esse vídeo! Era exatamente a minha dúvida. Eu moro no interior de Minas e aqui é comum as pessoas terem galinhas no quintal e eu não entendia pq eu não devia comer esses ovos. Já estava ok para carne e laticínios mas ovos eu ainda tinha dúvidas. MUITO obrigada!

  • @alexsanderludke6687
    @alexsanderludke6687 8 лет назад

    Bom eu morro em um Sitio na Zona Rural e tenho umas galinhas e Patos eu gosto muito deles, e de vez em quanto uso um ovo na minha alimentação mais elas vivem soltas e vivem felizes até que a morte natural os levem , e errado eu comer os ovos delas ?

    • @fabiochaves
      @fabiochaves  8 лет назад +4

      Alexsander, agradecemos sua participação. Nós acreditamos que partes ou secreções de animais não são alimento, portanto, o mais correto para não perpetuar a ideia de que animais fornecem alimento seria não comer.

    • @alexsanderludke6687
      @alexsanderludke6687 8 лет назад +6

      Entrevista-se espero que o canal e o universo Vegano continue crescendo e obrigado pela dica

  • @marcelo3808
    @marcelo3808 7 лет назад

    Qual o nome do video do peta???

  • @zmeeenf5164
    @zmeeenf5164 6 лет назад

    A empresa korin foi a primeira empresa brasileira a conquistar o certificado de bem estar animal

  • @CasadasCalopsitas
    @CasadasCalopsitas 5 лет назад

    Minha opinião. Depende, vejam só, eu tenho três galinha e um galinha Cego, ele pela falta de visão não cobre mais elas. Elas viram para minha casa para justamente fazer companhia para ele q vei de resgate, e logicamente elas tbm. Bom, o fato é q como ele já é cego a 5 anos, sobra um monte de ovos aqui em casa, todo não galado é claro. Eu sou vegetariano e não como ovos, contudo minhas esposa come, até por minha influência ela come, pois já q gosta e eu não gosto. Acho muito melhor ela comer um ovo q certamente vai fora, e na minha visão é até um disperdicio de uma alimento já pronto. Assim, eu uso os ovos aqui de casa, tanto para minhas calopsita, cadelas e para minha esposa. Mas claro q concordo q isso deve ser aplicado em situação "específica" como em uma situação semelhante, caso para caso. Fora isso, aí realmente, seria usar o animal como objeto.

  • @kellrockart
    @kellrockart 6 лет назад

    Uauuu, gratidão eu já estou na transição vegan a um ano, pensando justamente isso, a mas as galinhas não sofrem para botar, palavras da minha mãe, porém comecei a investigar e caramba cheguei até essa matéria. Gratidão a partir de hoje me torno vegan em transição, por quê ainda tenho corturno de couro, roupas de algodão. Na alimentação vegetariana á 8 anos, produtos no geral, limpeza, higiene, cosméticos nada de origem animal entra mais em nossa casa, porém estamos com escovas de dentes da Jonhson, pasta sorriso tenho umas maquiagens Paiot , transição. Go vegan pela harmonia entre todos os seres que habitam esse Planeta. Gratidão , vocês não sabem o quanto essa matéria foi importante. 😍😘🤗

  • @BrunoCosta-qk7yf
    @BrunoCosta-qk7yf 6 лет назад

    Ninguém pensou em consultar um veterinario?kkkk

  • @Yukiwolfly
    @Yukiwolfly 4 года назад

    Ei para tudo eu quero ter uma galinha como animal de estimação(o motivo é pq minha tia vó separava galinhas pra brincar com as crianças que iam lá então eu meio que me acostumei a cuidar e gostar de galinhas)oque significa que eu n vou dejarem matar ela JAMAIS então nesse caso poderia comer o ovo da galinha pq eu deixaria ela livre e n mataria ela certo?

  • @juniorsushanta4786
    @juniorsushanta4786 3 года назад

    Fábio manda ver no final do vídeo 👏👏

  • @santolinfamilia
    @santolinfamilia 6 лет назад

    Pois é Fábio, estava nesse dilema, ganhei ovos de um colega de trabalho que tem galinhas no pátio, as galinhas tem até nome. Disse pra ele que iria aceitar pois era essa a situação, mas que eu procurava não consumir nada de origem animal. Agora estão aqueles ovos lá em casa ....

    • @Isabellamge
      @Isabellamge 6 лет назад

      Santolin Família da pra quem tá passando fome

  • @naotrosilva3702
    @naotrosilva3702 7 лет назад

    sobre o fato de as galinhas serem mal tratadas e uma coisa, mas quando as galinhas tem sua vida tranquila a vontade e outra coisa, se for pra olhar e comparar pelo método industrial...

  • @andregck9056
    @andregck9056 2 года назад +1

    Impedir o cachorro de comer carne não é maus tratos?

  • @anapaulamatei5505
    @anapaulamatei5505 8 лет назад +4

    Olá, estou adorando o programa. Gostaria de sugerir um tema bastante relevante para todxs veganxs: RAÇÃO para pets...Tenho 6 gatxs adotados..e é mais complicado neste caso. Minha situação financeira não permite importar ração veg para elxs. AGuardo :)

    • @donaboa
      @donaboa 7 лет назад

      ja tem!

    • @thaysalves5695
      @thaysalves5695 6 лет назад +1

      Gatos são carnívoros estritos, ração veg pode prejudicar a saúde dos animais

    • @Nicolas-yz6or
      @Nicolas-yz6or 6 лет назад

      gatxs? veganxs? WTF??

    • @caiosergio6397
      @caiosergio6397 6 лет назад

      Ana Paula Matei dê carne pra eles, eles são felinos e felinos são carnívoros

    • @gabreis4186
      @gabreis4186 3 года назад +1

      Agora já temos rações veganas da Bicho Green no Brasil, para cães e inclusive gatos. Procura no RUclips que eles desmistificam várias coisas que nos ensinaram sobre nossos pets. Temos também a Fridog que é vegetariana.

  • @alessandra2112
    @alessandra2112 6 лет назад +3

    Não achei que a pergunta foi respondida. Acho que os veganos brasileiros estão ficando tal e qual os veganos americanos: Extremamente arrogantes, chatos e policiais com o resto da humanidade. A situação lá está tão absurda que pessoas que adotam o estilo de vida vegano se recusa a se auto-denominar vegano, exatamente por causa da má fama que os veganos criaram. A gente não vê ninguém com antipatia de vegetariano, mas ninguém dá conta dos veganos.
    Espero que isso não aconteça no Brasil. Espero que essa situação nos Estados Unidos sirva de exemplo sobre como não agir e que os veganos daqui sejam mais compassivos e amores com todos, inclusive com os seres humanos.
    Sobre o ovo ser um alimento, é claro que é. Várias criaturas do planeta comem ovos com o objetivo explícito de se alimentarem.
    Também não concordo com a afirmação que as galinhas caseiras são criação exploratória.
    Também acho que se uma pessoa muda de ovo de granja para ovo caipira/ orgânico, isso por si só já é um grande avanço. Ao invés de desmerecer essas pessoas e dizer que o que elas fazem é irrelevante, talvez seja bacana reconhecer que várias pessoas estão começando a pensar nessas questões. que tal estimular essas pessoas a continuarem nesse caminho? O mais provável é que, sozinha, a pessoa chegue a conclusão que não é boa idéia continuar comendo ovos.
    Saí de todos os grupos americanos de veganismo porque fiquei de saco cheio da chatice deles. A arrogância, as brigas, discussões. Eu achava que eram grupos de amor mas só vi ódio por ali.

  • @mirellasilva1560
    @mirellasilva1560 3 года назад +1

    Pois, se eu crio eu tenho que consumir , se eu crio galinhas não é pra dar comida e ela morrer de velha é pra comer e pegar ovos , eu tenho pena das que estão nas granjas , mas as que eu crio no quintal de casa eu como e consumo o ovo com orgulho não acho problemas ,

  • @gabrielamarques2861
    @gabrielamarques2861 5 лет назад +1

    Ainda fica muito vago essa questão dos ovos.

  • @maclaraujo
    @maclaraujo 3 года назад

    Sobre isso de comprar galinhas...se eu quero livrar galinhas dessa indústria, que mal tem eu comprar? alguém precisa comprar primeiro pra que depois elas possam ser adotadas e domesticadas...e isso também está me fazendo refletir sobre os outros animais que são comercializados...diferente do que eles falaram no vídeo, eu acho essa questão importante, não tanto quanto as outras, mas quero ser vegana e estou buscando aprender apenas...queria saber o que pensam em fazer com os animais livres do comércio...porque deixá-los na natureza agora pode ser perigoso, pois outras pessoas podem capturá-los. Agora quanto mais gente comprar com o intuito de não deixar que eles caiam na mão de comerciantes, pelo menos estarão cuidando deles e quem sabe num futuro eles sejam adotados, ou melhor ainda: vivam soltos na natureza.

  • @leandrooliveira5859
    @leandrooliveira5859 5 лет назад

    Se todos comprarem de um pequeno produtor os orgânicos, a demanda dele vai aumentar e ele irá virar um produtor de grande porte, caindo no sistema industrial... Fora isso, quem tem a vaquinha, a galinha,abelhinha... vai consumir os insumos, fazer coisas com aquilo, podendo vender ou distribuir aos vizinhos, virando um habito ou comércio, voltando ao x da questão(fora ser uma utopia, pq nem todos terão seus próprios bichos). Acho que o mais valido é se questionar do processo... como ele falou "as galinhas pareciam bem", mas tinham debicagem, os pintinhos machos eram mortos e ficavam confinadas em locais que o espaço era menor que uma caixa de dvd, ou seja, não ficam ao ar livre toda hora... Além dos antibióticos para conter pragas, isso acaba passando para os ovos e os comemos, fora todos os malefícios... na palestra do canal fala vegan tem a palestra do Gary Yourofsky.

  • @pedrovitor3067
    @pedrovitor3067 6 лет назад

    concordo em partes com que vc disse estou a 2 meses sem comer carne ainda no estágio do ovoloctiovegetariano sei que nunca irei mim torna vegano pois tenho alguns ideais de vão contra a vida vegana mas admiro e apoio sim as pessoas que são veganas

  • @ksales248
    @ksales248 6 лет назад

    Nesse vídeo ficou mais do que claro como os veganos sempre buscam criticar a qualidade nutricional de alimentos de origem animal( quem em geral são sim nutritivos e fazem bem a saúde) a revelia do que diz a maioria esmagadora dos médicos e nutricionistas em seus estudos. Ovo é um de melhores senão o melhor alimento que existe, quando se fala em custo-benefício então nem se fala. Parabéns a doutora que não entrou na pilha e manteve a discussão onde ela devia estar na parte ética e filosófica aí a gente pode até conversar.

  • @claraborba7686
    @claraborba7686 5 лет назад

    Eu Discuto muito sobre as abelhas elas são extremamente importante para a fauna se a extinção de abelhas a gente para de comer simplesmente porque quem polares as flores Quem semeia a comida que a gente come são as abelhas colônias de mel para consumo humano é crueldade é matar elas é extinguir as abelhas

  • @lesleyfernandes
    @lesleyfernandes 8 лет назад

    Fábio, já ouvi muito isso sobre ovos, tenho um tio que cria vários animais. inclusive galinhas e não as mata. Porém, não podemos desconsiderar que o ovo da galinha é um óvulo. Ou seja, a discussão é de fato mais relacionada a ética.

  • @alinegiese
    @alinegiese 6 лет назад

    Muito boa a explicação de como acontece a criação na Granja. Mas acho que faltou melhor explicar o que exatamente essas ‘implicações éticas importantes’ no início e no final da vida das galinhas caipiras. Não explica bem pq as pessoas devem evitar os ovos caipiras. O que exatamente acontece nesses locais ?

  • @gustavomaciel8175
    @gustavomaciel8175 3 года назад +2

    Esse video me deu até fome

  • @PabloBusatto
    @PabloBusatto 6 лет назад +2

    Qual é esse vídeo do PETA citado aos 21:00 minutos

  • @vemunhoz8412
    @vemunhoz8412 8 лет назад

    Poderiam falar um pouco sobre essa questão de comer ovo e leite fora de casa! Me tornei vegetariana há pouco mais de 3 meses e tenho achado muito difícil não comer ovos e laticínios que estejam dentro de alguma receita socialmente!

    • @fabiochaves
      @fabiochaves  8 лет назад +2

      Vamos falar bastante disso nos próximos.

  • @claudiareginamoraski3121
    @claudiareginamoraski3121 5 лет назад

    E se eu tivesse umas galinhas livres no campo, numa chácara, não comeria ela porq sou vegana, e elas colocasse ovos, oq u faria com os ovos, seria ético comer, da minha criação, sabendo que eu não iria matar,até porque adoro animais e vê -los soltos na natureza, seria ético comer?

  • @naotrosilva3702
    @naotrosilva3702 7 лет назад +2

    concordo em partes, mas ninguém pensou que, e melhor as galinhas serem criadas em um lugar tranquilo soltas e produzindo seus ovos de que soltar elas no mato pra servir de comidas para outros animas, elas não duraria um dia no mato sozinhas, e melhor repensar os conceitos. pelo menos domesticadas ela tem um prazo de vida melhor. eu sou vegetariano, mas essa e uma pergunta que eu faço os mais intendidos.

    • @alessandra2112
      @alessandra2112 6 лет назад

      Acho a mesma coisa

    • @AnaPaula-ro6yo
      @AnaPaula-ro6yo 6 лет назад +1

      Seriam uma espécie silvestre e se adaptariam a vida selvagem. É uma hipótese, mesmo os animais mais frágeis possuem habilidades para escaparem de seus predadores, na natureza existe equilíbrio. Por isso o ser humano está fora da cadeia, pois suas habilidades excedem e são anti naturais, as "presas" são confinadas, exploradas a exaustão. Um animal mata o outro e para isso tem que suar muito pois as presas estão livres e exercem suas habilidades, ou vocês acham que na natureza o predador sempre ganha? Não é assim que acontece, pois existe sim um equilíbrio de forças, algo inexistente na indústria de produtos de origem animal, por isso estamos fora da cadeia.

  • @mayralealrodrigues5786
    @mayralealrodrigues5786 4 года назад

    🙌

  • @juhgata1000
    @juhgata1000 6 лет назад +2

    Po, eu fiquei muito revoltada como a moça de preto falou, dizendo que "salvou a galinha da macumba". Você pode ser vegana, o que for mas duvido que vc saia catando toda galinha que vai pra panela, que é sim o caso das religiões afro, eles matam e comem a galinha. Nao estou defendendo o consumo de carne mas macumba é um termo pejorativo, e eles não estão lá pra serem cruéis com os animais como vc a moça de preto fez parecer.

  • @adrianozaki
    @adrianozaki 6 лет назад

    Descarte de machos se não me engano não existe pois é possível controlar o sexo da ave durante a incubação dos ovos.

  • @flavianozamboni4154
    @flavianozamboni4154 4 года назад +1

    Gente...dentro de um ovo existe um ser.
    Só isso diz tudo.

    • @JOAO-tt9ge
      @JOAO-tt9ge 4 года назад +2

      Nn... galinha bota ovo sem estar fecundado só tem feto c o galo fuder com ela

    • @flavianozamboni4154
      @flavianozamboni4154 4 года назад

      @@JOAO-tt9ge Aváh

    • @gabreis4186
      @gabreis4186 3 года назад +1

      Ou o potencial para gerar um.

  • @cruzeiroomaiordeminas9131
    @cruzeiroomaiordeminas9131 8 лет назад +1

    Passei só para dizer que em Minas Gerais a caça ao javali esta mais liberada do que a degeneração na Califórnia.....

    • @Isabellamge
      @Isabellamge 6 лет назад

      Cruzeiro, O Maior de Minas q bom né pq esses bichos em bando come um monte de gente, criancinhas... Ou será que só têm dó de animais

    • @JOAO-tt9ge
      @JOAO-tt9ge 4 года назад

      Só comer

  • @kellyruiz7257
    @kellyruiz7257 4 года назад +1

    Estou em transição para o veganismo mas e como cuidar dos animais de estimação sem carne?

    • @indianaradesousateixeira2592
      @indianaradesousateixeira2592 3 года назад

      Boa, também gostaria de saber

    • @kellyruiz7257
      @kellyruiz7257 3 года назад

      @@indianaradesousateixeira2592 ele falo que alimenta os gatos com a ração comum mesmo e não é por isso que deixa de ser vegano .. veganismo é na medida do possível e praticável e no Brasil ainda está difícil opção vegana para o nossos pets

    • @indianaradesousateixeira2592
      @indianaradesousateixeira2592 3 года назад

      @@kellyruiz7257 Obrigada , então não existe ração para cachorros sem o uso de animais ?

    • @kellyruiz7257
      @kellyruiz7257 3 года назад

      @@indianaradesousateixeira2592 até existe mas não é tão acessível ..

    • @mariaeduardaribeiro8299
      @mariaeduardaribeiro8299 2 года назад

      @@kellyruiz7257 sim, e os animais são diferentes de nós, gatos por exemplo são carnívoros, isso não muda o fato de nós sermos veganos