Retrogame é coisa de Idoso?
HTML-код
- Опубликовано: 29 ноя 2024
- Bate-papo desmistificando essa ideia de que jogos antigos deviam ficar em museu e só idoso ultrapassado gosta de retrogame.
Visite a Lojinha do Velberan - www.amazon.com...
Mande um agrado - livepix.gg/vel...
Seja Membro: / @velberan
Clique para se Inscrever → goo.gl/ZlIzSz
Meus outros canais:
Bom de Garfo - / bomdegarfo
Velberan Adventures - / velberan2
No Meu Tempo as Coisas Eram Diferentes, Garanta já o seu livro -
Livro físico - bit.ly/livrove...
Livro digital - bit.ly/livrodo...
Contato (apenas comercial) - contato@velberan.com
-- Meu Setup --
NVIDIA GEFORCE RTX 3070ti
Intel i7-10700K
Placa Mãe - Lightning Gen 4
64GB RAM
FLW!
Tava precisando de um vídeo seu falando disso, Velbs! Tenho 17 anos e desde muito tempo sempre fui tratado como um imprestável da sala por amar jogos antigos, e por isso não tenho amigos pra compartilhar o que eu gosto até hoje. Eu tentava achar pessoas mais velhas na internet para trocar ideias sobre jogos dos anos 90, só que ninguém dava bola e as vezes até apagavam meus comentários kkkk Com isso me senti desmotivado a continuar jogando jogos retrôs por causa de um sentimento de rejeição tanto dos dois lados do público, mas tô voltando aos poucos e já zerei alguns títulos de SNES e PC engine (no emulador) que tava parado na lista faz tempo.
Isso é complicado. Sei que tem um preconceito por parte de alguns mas velhos com os mais novos, mas aqui no meu canal incentivo todos a jogarem. Vou fixar teu comentário para ver se encontrara mais gente como você.
Agradeço muito a compaixão, Velbs! 😄
O oposto também acontece bastante. Já fui xingado por jovens até mesmo na internet por curtir músicas e jogos antigos. Enfim, eu particularmente não me importo com isso. Sempre defequei pra opinião alheia. 😁
Gota qual é seu insta, novas amizades aí retrô sempre bem vindas
@@JuniorJr-uu5sz Cara se eu seguisse o que você fez desde o início, teria sido bem melhor já que só percebi bem depois que nem me importava com opinião alheia kkkk Uma pena que uma pessoa mais nova tende a ser mais influenciada
retro game virou estilo de jogo hoje em dia.
Acho que do mesmo jeito que eu cresci ouvindo Beatles 30 anos depois deles fazerem sucesso, retro games vão ser explorados pra sempre. É história. Foi como tudo começou.
Era exatamente o que ia falar. Tem gente que só curte músicas e filmes das antigas. Eu curto tanto músicas quanto games mais dos anos 90 e 2000, mas isso não quer dizer que músicas e jogos de outras eras, sejam de antes ou depois, não prestam. É uma questão de gosto. Agora o pior são aquelas pessoas que acham que tudo da época deles é bom e o que é de outras gerações é ruim. E são principalmente os adolescentes ou idosos que têm essa mente fechada. Fazer o quê.
Concordo, videogame não é so tecnologia e mercado, tbm é arte, a arte é imortal!
É insana a qualidade desse canal! De verdade, Velbs, vc é um dos únicos RUclipsr q eu tenho um carinho inexplicável! Cada vez mais jogo, e gosto de jogos antigos por ver seus vídeos! Tenho 22 anos, então não peguei uma boa parte dos jogos mais antigos, e descobrí-los e jogá-los pensando em como as coisas eram mais simples naquela época me encanta demais! Abração para vc e toda a família! Vocês são especiais demais
❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️
Eu tenho 18 anos (não me considero velho), cresci jogando PS2, SNES e Megadrive e costumo jogar mais jogos antigos não por nostalgia mais sim pq os jogos atuais tirando os singleplayer são focados em mecânicas online o que eu não curto muito, atualmente estou jogando Mario 64 depois de zerar os de SNES pela primeira vez (tirando o world), e o jogo é muito bom a sensação que passa é que o jogo foi feito para o jogador aproveitar a experiência, o que eu acho que muitos jogos singleplayer atuais pecam já que muitos só engordam o jogo com colecionáveis inúteis e recompensas decepcionantes, quem diz que retrogame é coisa de idoso é pq não sai da bolha de jogos modinha (e eu falo isso mesmo tendo um PC gamer e um PS5).
Tmj mermão, sempre joguei jogos mais antigo tmb e hoje em dia o pessoal só curte os joguin de tiro online q é tudo igual.
Hoje só jogo jogo velho, singleplayer ou indie :p
concordo plenamente contigo os jogos de hoje são só pra Farmar dinheiro 😢a diversão foi frustrada
tenho 25 hoje, e sempre joguei jogos antigos tbm, alem de hobby ´faz parte da historia, igual no livro e filme jogador numero 1, fiz questão de jogar adventure, o jogo do ET, e outros. Essa desculpa de dizer que "jogo retro é coisa de velho" ou então "não é do meu tempo" é falha e apenas desculpa de como você diz da bolha de modinha, que só joga pelo grafico e nada mais, sim, eu vi isso , onde eu tive que precensiar que Re3 rmk é bom só por cotna dos graficos e ao recomendar o classico para vivenciar a experiencia original foi zoado pelo grafico . Por que eu digo que a desculpa de "coisa de velho" ou "não é do meu tempo" é falha, vivemos numa era tecnlogica onde varios portes estão sendo feitos e tem os emuladores para ajudar com isso só não joga por conta dessa bolha, tem gente que ate xinga o red dead 1 chamando de feio kkkk, comparando ao 2 dessa geração, sim, é inferior , mas na epoca em que ele foi feito, e para epoca, ele é lindão, isso que ele não é meu jogo favorito. fora outro ponto que você mencionou, tu consegue diferenciar os metodos de criação entre as epocas, quero dizer, antes real as empresas (a maioria pelo menos) focavam em entregar uma experiencia com uma boa narrativa ou diversão para o seu publico alvo me questão, entregava por completo, agora a maioria dos games saem todos ninchados e com problemas e focando em grana, só pegar o MK1 por exemplo.
Mto bom, sábias palavras. Eu tenho 43 anos ,amo rock antigos e Atari e adoro dizer isso !!! Tmj 🤝😎👊😉🤟
Falou tudo mano ainda mais no final.
Retrogame é simplesmente a volta de um tempo bom, onde jogávamos jogos e não sentia a sensação de vazio de hoje em dia...
@@planificador2660exatamente, infância era bom mesmo, agora se coloca no lugar de nossos pais na época dos anos 90, não era lá mil maravilha não kkkkk
tenho 17 anos e meus jogos preferidos são games de SNES, N64 e PS1, isso pq eu sempre joguei pelo celular, e como meu celular não era tão potente assim os emuladores fizeram minha infância.
Fiquei lendo vários comentários e como é massa ver que tem uma garotada nova que ama Retro Games, até chorei de felicidade vendo esses comentários, amo a modernidade mais tb o passado pq sem o passado não teria o presente e muito menos o futuro.
Eu não sei vocês mas acho que seria muito adora ver um velhinho falando que ele passava horas na cabine de fliperama do Pacman tentando bater recordes sem parar.kkkk
Eu pediria um autógrafo. Gosto muito do PAC-MAN de fliperama, e isso me lembra de quando comia espetinhos e jogava no fliperama. 😃😃😃🍖🍖🍖
Olha o velberan aí.... só pq ele pintar os cabelos brancos, não quer dizer que é um senhorzinho😂
já vi mt velho falando que jogava videogame kkkk eu smp fico sem acreditar
Fiz muito isso ai, num fliperama na cidade vizinha chamado Pinball (Nome do estabelecimento) Gastei muitas fichas pra bater o recorde do Pac Man de lá e infelizmente depois de duas semanas mais ou menos bateram por poucos pontos, vida que segue... kkkkk
Não dava pra ficar tanto tempo assim em um fliperama.. kkkkk Aja grana pra compre fichas..kkk
Sou de 90', comecei a jogar com 5 anos e de lá pra cá vim acompanhando a evolução, sempre fazendo muita questão de jogar os jogos modernos, mas nunca abandonei os clássicos. Tem gente próxima de mim que não consegue entender como eu, com consoles de última geração à disposição, ainda dedico tempo a jogar games antigos. Ora, uma coisa é você gostar de TECNOLOGIA e apreciar os jogos pelo avanço técnico, outra coisa é você apreciar videogame como ARTE e entender que independente da limitação técnica, há jogos e experiências maravilhosas em todas as gerações. Há sim muita coisa boa saindo hoje em dia, mas há também MUITA coisa antiga maravilhosa para descobrir (ou simplesmente rejogar), independente se está jogando na plataforma original ou não.
Coisas boas devem ser apreciadas em qualquer época ou ano.
Isso serve pra tudo, games, filmes, livros, quadrinhos, músicas...
Eu sempre tenho a impressão de quem só quer tudo que é novidade e descarta logo e esquece, são pessoas muito superficiais.
Mas tem muita gente das antigas cheias de preconceito também, atacando a molecada que curte Minecraft por exemplo, sendo que esses jogos logo serão retros também. Tudo ao seu tempo.
Jogo bom é jogo bom, velho ou novo, tudo depende do estilo que cada um gosta de jogar, o que envolve muita coisa, não devemos limitar nossa diversão por rótulos!
Oi Valberan! eu mesmo tenho 14 anos e amo muito esses games que ainda não tinha visto! não me causa nostalgia porque não fiz parte da epoca, mas, me da muita alegria diversão e curiosidade em saber como era na epoca! E eu gosto muito mais destes games do que nos atuais! Gosto de Mario, DK todos, mortal kombat todos! É muito bom!
Caramba, Velberan, se tivéssemos nos conhecido na infância acho que seríamos grandes amigos!! Vc praticamente me descreveu nesse vídeo (até a parte do meu pai, que TB era colecionador de vinil de dupla sertaneja 😂) TB gosto dos jogos antigos, mas ao mesmo tempo não desprezo os avanços na indústria... Acho que é uma dualidade que consigo conviver de boas!! Abraços!
Tenho 43 anos, comecei a jogar em 84 em um Philips Odissey, já tive quase todos os consoles, tenho mais de 1200 jogos pra jogar aqui no Xbox, tenho quase todos lançamentos de hoje em dia, mas ainda assim meus jogos favoritos são os antigos, esses dias mesmo estava zerando vários jogos do Neo Geo e clássicos da Capcom dos arcades
É incrível a capacidade do Velberan de lidar com certos comentários e de desenvolver uma baita discussão cabeça em cima deles, orgulho demais de acompanhar esse canal!
Viva os conteúdos antigos!! 🎉
Joga quem quer, assiste quem quer, ouve quem quer, o importante é se divertir e compartilhar as experiências com quem gosta também!
Tenho 26 mas gosto de retrogame desde sempre e coleciono desde os 16. Muito do que jogo e que vou descobrindo eu não era nem nascido, ou seja, não é pela nostalgia somente, mas sim pelo gosto de jogar naquele console
Já não bastasse a segregação que os games ja fazem por causa dos altos preços que só sobem,a propria comunidade se segregar por causa do tipo de jogo ser antigo...🤦🏾🤦🏾🤦🏾
Eu tenho 23 anos e conheco o canal a uns 6 meses...desde esse tempo aprendi,conheci e me diverti nas lives e nos canais vendo jogos novos e antigos,comecei a jogar muito mais jogos antigos e conhecer sobre a industria,eu escuto Trap,Jazz e MPB a maioria das coisas de uma época onde eu nem nascido era...viver de passado nao é coisa de musel, é coisa de ser humano...voce é hoje um refelxo do seu passado,pode ate nao parecer ou se esquecer mas o seu presente é um reflexo de toda bagagem que voce viveu e experiênciou nao faz nenhum sentido esse tipo de conversa...se nao não o simples fato de podermos se lembrar seria banalisado...mas essa é apenas minha opinião
Adoro o canal,os games novos e antigos e aprendo muito atraves daqui ja usei frases do velberan pra educar minha filha 😂😂
E ela com 1 aninho e 1 mês ja senta onde eu estiver pra ficar encantada com jogos antigos !!
Eu sou das antigas, meu primeiro console foi um Atari 2600, ainda gosto desses jogos e gosto dos novos, como disse Hélio de la Peña, "outros tempos irmão" a maneira de jogar era diferente e só quem viveu aquela época pra saber como é bom, eu já defini pra minha vida que vou jogar vídeo game até não poder mais e vou jogar o que eu gosto de jogar quer os jovens de hoje em dia goste ou não. Excelente vídeo, gostei muito e concordo com tudo que foi dito! Parabéns pelo seu trabalho! Seu canal é inspirador!
Ótimo vídeo! Concordo contigo...e não dá pra comparar jogar video-game antigo com ter um celular antigo. É uma questão 'estética', como disse já o Cogumelando. Seu exemplo da música foi perfeito. Voltei a jogar jogos antigos nos aparelhos originais e foi um prazer incomensurável rsrs Jogar meu MSX com fita cassete foi muito prazeroso. E é por isso que muitas desenvolvedoras estão investindo em jogos com pegada 'retrô'. Enfim, tem público para todos os gostos. Grande abraço!
Eu com 14 anos praticamente Retro Gamer desde 2016 quando eu joguei meu primeiro jogo de videogame na minha vida (Super Mario World) Eu acho que sou uma parcela da minoria de jovens que ainda se aprofunda em jogos retro, mais também jogo alguns novos que particularmente goste =)
Tenho 20 anos e amo os dois tipos de jogos, os novos e o antigos, amo quando o velbs traz gameplay de jogos antigos sla eu acho uma gameplay bem gostosinha e agradável ❤
Muito jogo "velho" virou CLÁSSICO, conteúdo bom a ser apreciado pelas gerações indefinidamente.
Até hoje, pego as OST's do Megaman pra ouvir, e geralmente faço isso quando preciso me concentrar. Nostalgia e ajuda a concentrar
Tenho uma playlist com quase todas as músicas do megaman x, donkey kong 2 e 3, Street fighter. Ouço cada vez que entro no carro kkk
Não da pra comparar Arte com Tecnologia pura, Arte não muda e é o retrato da sua época, vai da capacidade do interlocutor de saber apreciar ou não.
O cara pode simplesmente ter enchido o saco desse tipo de jogo também, já que ele joga desde o Atari
@@gaius961então ele deve ter 60 anos no mínimo
Não necessariamente@@renanshimap
Até hoje apreciam a Mona Lisa (quantos séculos esse quadro tem?)
Colocação perfeita.
É por esse tipo de vídeo que voce é diferenciado, Velberan!
Curto qualquer jogo pra qualquer console mas os jogos antigos tenho mais respeito por fazerem com amor! E também exatamente isso que tu falou 12:33!!!
Sou amante dos retrogames desde os 8 anos de idade, além de colecionar, eu jogo até hoje. me da uma sensação nostalgia e concerteza não troco essa sensação por nenhum game atual!
Desde que eu comprei 悪魔城ドラキュラ 蒼月の十字架 (a versão japonesa de Castlevania Dawn of Sorrow), começou a minha paixão em ter jogos japoneses do Nintendo DS.
Acho que essa opinião sobre games retro remete mais a visão de videogame como indústria do que como uma obra de arte. Experimentar um jogo antigo evoca inúmeras sensações muito além da nostalgia. Coisas como as quebras de quarta parede de Metal Gear Solid e Earthbound ou a trilha sonora atmosférica da trilogia Donkey Kong Country merecem ser vistas e conhecidas por qualquer geração ainda que possa haver um estranhamento de início. É como um fã de cinema assistir Alfred Hitchcock.
Eu amo games retrô. Mesmo tendo disponível games atuais com uma qualidade incrível, ainda adoro passar um tempinho e curtir vários games antigos via emuladores. No caso dos games 3D antigos, a maioria deles realmente envelheceram mal, mas os 2D, a maioria são bem legais.
Vitrola e Toca-Disco de vinil viraram pop para alguns! ☺
Eu como jogador de games de luta sempre revisito os primeiros games das franquias que gosto e muitas vezes até mesmo nos consoles originais e é maravilhoso!
Os jogos de luta retro são incríveis! Eu acho a série capcom vs... sensacional!
Tenho 43 anos e gosto tanto de jogos antigos qto novos. Não faço essa distinção, pois acompanhei todas as gerações até hoje. Joguei nas épocas das locadoras, trabalhei em três fliperamas da minha cidade. Tenho muita paixão por tudo que pude colocar as mãos nesses anos todos, sim, eu prefiro ouvir rock também Velbs. As vezes conto para as minhas filhas como eram as nossas épocas. Quanta saudade... 😭❤
Inclusive nesta semana postarei thunder force 3, um jogo delicioso e bonito, muito prazeroso!!!
Eu jogo meu Snes, DreamCast e PS2 na TV de tubo e a nostalgia que eu sinto me dá uma sensação única!
Se é coisa de velho, então sou velho com muito orgulho!!
Viva a velhice! Retro é vida.
Por isso eu tenho vídeo games antigos cada um com seu everdrive ❤
Everdrive é uma das maravilhas do mundo moderno.
Ha casos e casos em que os jogos envelheceram bem e outros nem tanto, deve ter sido o fato do comentário da pessoa do vídeo que fez pensar dessa jeito, até pq tbm tem jogos que marcaram muito a minha infância e a de muitos mas vc pega pra jogar hj, só ficou msm na nostalgia, e sobre as mídias físicas e digitais, nunca pensei que diria isso mas hj eu prefiro mil vezes mídia digital, brasileiro e um ser muito louco a ponto de cobrar um rim em games de mídia física, e no final vc vê a promoção do msm jogo em mídia digital, tá certo que tem aquele negócio de você jogar e depois vender e tal mas aí é outros quinhentos, eu sempre quis ter uma coleção de games, um sonho mas justamente por conta do alto preço de cada console, fitas, mídias físicas e tal e que me desanimou totalmente e me fez desistir, não compensa realmente pagar 300, 400 conto em um cartucho se em outros países o msm cartucho está bem mais em conta se bobear (se converter pro real), além do fato, e eu tbm fico mt feliz quando sai jogos com a tecnologia atual mas nos moldes antigos, o bom é velho modo off-line que faz muita falta hj em dia, aquele multiplayer local na qual muitas empresas não estão adotando de tal forma que poderia ser mais acessível do que na época que precisava de multitap e tal, hj em dia o preço de tudo me desencoraja a pagar tão alto pra viver só de nostalgia
Cada jogo é uma experiência diferente. Não importa se é novo ou antigo, se gosta de jogar tá valendo.
Retrogames são livres pra todas as idades e são incríveis também. Gosto bastante dos jogos clássicos e dos novos também. Eu era o único da minha sala que conhecia e que já jogou os primeiros jogos do PAC-MAN. Esses jogos novos que vem puxando a era retrô, são uma ótima experiência e passaportes pra quem vai começar a se aventurar nos jogos. E olha que eu tenho 23 anos. 😃😃😃🥳🥳🥳
Falando da minha experiência, tenho 19 anos de idade e pouca coisa do que a indústria triple A lança hoje em dia me agrada, jogos antigos e em estilo retrô são de longe, alguns dos quais eu mais me divirto jogando, tive um Super Nintendo quando criança e desde então, sempre me interessei pelo estilo dos jogos antigos e por emuladores, especialmente por jogos de fliperama e das gerações 16-Bits.
Velberan tenho 14 anos e adoro jogos antigos, meu primeiro console foi um MD portátil e essa paixão nunca acabou. Meu principal console hoje é um De lite, adoro gba e adoro jogos assim, e mesmo tendo um ps4 meu principal console é realmente o Ds já q os consoles antigos possuem algo q eu nunca vejo as pessoas falando, mas com seu desbloqueio vc consegue jogar inúmeros jogos sem pagar nada!
Esse papo que é bom de acompanhar.
Não me considero retrogamer, mas gosto desses jogos com requintes de nostalgia. Eu diria que sou oldgamer, ou no bom português, jogador velho.
Pois é Velb, as pessoas não entendem que não é só ser 'retro' pixelado, mas é o estilo de jogo que gostamos que não existem mais ou são raros
Eu nunca gostei de Sonic 3D (embora ainda vá jogar um dia hahah), mas os 2D (incluisve o Super Stars) eu amei, zerei ele completo, as 3 campanhas, e queria MUITO jogos assim.
Tenho 31 anos, vivi e cresci nas locadoras, joguei quase tudo q é possível e amo ter vivido isso!
Queria eu ser mais velho e ter visto o começo de tudo..
Pra ter mais histórias ainda pra contar ❤
Na nossa vida, nós nos apegamos a momentos onde nos faziam bem, momentos onde nos acolhiam, esses momentos de felicidade é durante nossa infância e juventude, onde ainda estamos descobrindo coisas novas.
Jogar jogos antigos, ouvir músicas antigas, visitar lugares da infância, ler livros e cartas antigas, olhar fotos antigas, tudo isso é a nossa “caixa de Pandora”, que nos faz seguir em frente quando precisamos durante a fase adulta.
Todos temos uma, qual é a sua?! 💙🙏
Obras de arte são atemporais 🎮🎭⏳
os jogos antigos tem um charme especial. eles são mais simples, mas também mais desafiadores e divertidos. jogos antigos são parte da história e da cultura dos videogames, e merecem ser apreciados e preservados. e tambem reconhecer o valor e a beleza dos jogos clássicos. bom minha opniao 😁
Tenho uma coleção de DVDs e jogos de PS3 e PS4 que é como ter minha própria locadora particular. Quando sinto vontade de revisitar algo que não está disponível digitalmente, vou até a prateleira e pego o que desejo. Recentemente, decidi ressuscitar meu antigo MMX, um desafio que me propus a enfrentar. Sou um grande fã dos jogos da era do Windows 98 e XP, e embora pudesse rodá-los em uma máquina virtual, nada se compara à experiência original. O mais engraçado é que, ao compartilhar esses jogos com minha sobrinha, ela se apaixonou por um jogo infantil de apontar e clicar. Isso me fez perceber que estou preservando não apenas um pedaço da minha história, mas também criando novas memórias com minha família. Ao lidar com a tecnologia, lembro-me de quando meu pai tinha um monte de válvulas. Na época, não dei valor a esses componentes eletrônicos e disse a ele para jogá-los fora, um arrependimento que carrego até hoje. Agora, tento preservar alguns equipamentos para mostrar à minha filha o que marcou minha infância e compartilhar histórias incríveis. Acredito que todos nós temos um pedaço de nossa história que merece ser preservado. Obrigado pelo video Velberan
Eu amo retrogames, principalmente a era dos 16 bits e acho que os estudios indies estāo salvando minha vontade de jogar video game, pois unem a estética e gameplay dos jogos que gosto, mas com mecânicas mais atuais, pois muito os jogos antigos eram bem mais dificeis e travados, precisando de muitas tentativas até passar de uma fase (sem checkpoint ou saves) e hoje em dia sendo "véio" nāo tenho mais tanto tempo pra ficar horas tentando passar de uma fase.
Finalizar shinobi 3 pela primeira vez do começo ao fim, sem auxílio de save state e nem nada do tipo, me proporcionou uma sensação realmente nova que, em resumo, foi uma explosão de felicidade e satisfação inexplicável, e real, só senti isso duas vezes na minha vida, a segunda foi jogando Castlevania Circle of the moon, por isso que gosto tanto desse jogo.
Belo vídeo Velberan! Creio que temos os momentos que gostamos de algo e consumimos bastante tal conteúdo e com o passar do tempo enjoamos um pouco e até acabamos deixando de lado, porém, com o passar do tempo novamente bate aquela saudade e vontade de retornar a consumir. Aproveitando o gancho algo que sinto bastante nostalgia atualmente são os desenhos antigos que passaram muito nos anos 80 e 90 e hoje em dia são muito difíceis de encontrá-los, até se encontra os mais populares, mas os mais lado B são bem difíceis mesmo haha.
Te acompanho desde seu primeiro vídeo sobre Juju. Faz tempo que não passava aqui e retorno com um vídeo incrível desses. Valeu cara!
Tenho 23 anos, tive contato com jogos antigos quando eu era criança através de emuladores que tinham no PC da minha casa. Sempre joguei jogos de SNES, mas nunca joguei em um de verdade. Minha admiração dos jogos antigos é ver como eles inovaram no gênero e como entregaram as obras com recursos tão limitados, por. exemplo a trilha sonora de dk country que me surpreende muito. Um contraste gigantesco com a quantidade de jogos mal otimizados lançados hoje
Em particular, eu tive um Super Nintendo. Tive a sorte dele ter uma ótima biblioteca. Sempre qdo bate saudade, pego um emuladorzim e continuo gostando como antigamente. Uma coisa q sinto jogando jogos retrô, é q os jogos antigos "tinham alma".
21 anos e apaixonado por jrpg antigos. Jogos não melhoraram ou pioraram, só ficaram diferentes mesmo.
Tenho 22 anos e quando eu tinha 3 anos minha familia tinha um snes em casa, e comecei a jogar videogames por ai, aos 5 meu tio arrumou um ps1 e sem duvidas foi o console que mais marcou a minha vida.Meu padrasto na msm época me deu um n64 de presente que até hj possuo, e devido a influencia da minha mãe e do meu padrasto( ambos gostam de games), cresci jogando jogos antigos.Após um tempo fui me modernizando, ganhei um ps2, gamecube,ps3 e afins, porém devido a toda a minha vivencia hj sou colecionador e apaixonado por games de todas as épocas.
Primeiramente parabéns Velberan, tudo isso dito por vc tinha que ser dito, o antigo nos arremete ao passado assim como as boas recordações que aquilo nos trazem, hoje em dia valorizam muito esses multiplayer on-line pois eles movimentam a maquina e acabam por encher os bolsos das produtoras que até então poucas se dedicam a trazer algo da mais alta qualidade assim como eram os titulos do passado, cheios de músicas marcantes e jogabilidade memoral, também sei o quando é difícil pra muitos gostar de algo que chamam de ultrapassado, mas que na verdade tudo isso se chama recordação daquilo que vivemos e sendo assim o que seria do novo se ele não tivesse um passado.
A mensagem a se passar para os mais novos e de pensamento atual e que o tempo passa pra todos e muitos envelhecem bem, assim como hoje os anos 80, 90 e 2000 são considerado uma tecnologia velha os atuais de hoje também seram no futuro e muitos deles que hoje o criticam também seram criticados pelas gerações futuras.
Nasci em 1979, comecei a jogar por volta de 1984 no Atari 2600. Joguei em consoles de todas as gerações. Gosto dos games modernos e retrôs (novos), mas continuo curtindo os games antigos com o mesmo entusiasmo da época deles, inclusive os do Atari 2600. Pra mim não existe essa história de que o jogo envelheceu mal, jogo bom continua bom.
assim como musica é atemporal para alguns, certos jogos também são. Nostalgia ajuda, mas n carrega de verdade um jogo. Eu vejo assim velberan : "admire o passado sem deixar de olhar o futuro". Jogos vão evoluir, porém tem aqueles que sempre estão com um lugar guardado no coração.
O Velberan é tão gente boa que quando ele falou do video K7 me deu até vontade de comprar um para escutar esse barulhinho hahah
Eu gosto de coisas antigas desde de sempre tenho algumas coisas antigas na minha casa um pouco do que de tudo gosto de guardar coisas que me trazem boas lembranças 😊ter nostalgia normal, óbvio que com o passar dos anos vamos nos desfazendo de várias coisas e experimentando novas experiências e novas tecnologias mais sempre temos aquela necessidade de recordar nossa infância, vida e acontecimentos, pois é isso é um pedaço da nossa história de quem somos, nossas memórias, então não ligo se isso é coisa de velho só quero ser feliz gosto de coisas antigas 🙂 mais sem esquecer de aproveitar o atual.
Eu lembrei de quando eu era moleque, e estava começando a escutar bandas mais antigas,e tinha o pai de um amigo nosso,que falava à mesmo coisa,perguntando por que a gente escutava Black Sabbath e Deep Purple,se a gente não viveu a época,e nós respondemos ,que se a nova geração não escutasse,as bandas iriam ser esquecidas,e em um momento, ninguém saberia,nem que eles existiram,com o tempo ele foi aceitando.
velbs acho que todos tinham que ter essa experiencia com jogos antigos, eu gosto dos jogos modernos e tenho 23 anos, mas vale muito a pena dar uma olhada nas plataformas antigas tem muitos titulos que voce encontra que te diverte mais do que os games de lançamento
caraca velbs quando você começou a falar sobre a história do seu pai com a música a garganta já apertou e o olho marejou porque era certeza que ia me conectar com a história
ótimo vídeo como sempre
Muito bom puxar essa conversa em video. Tenho 22 anos, minha geração cresceu com ps2 , ps3 e xbox 360. Nunca tive console algum, meu contato com jogos veio apartir de emuladores para celular, especificamente de gba e nds, nao pude experenciar jogos classicos que marcaram minha geração nos consoles de mesa, apenas jogos leves em emulação, ate pq meu celular na epoca nao era dos mais tops, ate hj na verdade kkkkkkkkk. Hoje em dia possuo grande apreço pelos jogos antigos, e tenho grande interresse por conhecer jogos que marcaram toda um geração. Possuo um notebook que consegue rodar bem um arkham city e street fighter 4, com bom desempenho, e mesmo assim gosto de pegar jogos antigos e quero poder jogar mais desses jogos que marcaram epoca. Gosto dos jogos mais modernos, mas adoro jogos antigos, tanto jogos que homenageiam e se baseiam nessa base de jogos retro, como kaze e sonic mania, são uma grande chamariz pra mim. Achar que jogos antigos são irrelevantes é uma visao engessada, estes jogos marcaram gerações como hj temos franquias que marcam e marcarao algumas gerações. Pensar dessa forma é não reconhecer que o impacto e importancia que tiveram, se arrastaram pelas epocas e ate hoje encantam e cativam pessoas. Podemos ver isso tambem em publicos que acopamham criadores de conteúdos como o proprio velberan, senhor wilson, tulkas e entre outros. jogos antigos tiveram sua importancia no passado, e hoje ainda possuem sua importancia e relevancia. Resta saber reconhecer isto e respeitar o gosto e preferencia das pessoas que gostavam desses jogos, que hoje passaram a conhecer estes jogos e que mantem viva esse espirito e prazer nestes jogos.
Excelente reflexão. Me identifiquei bastante.
Videogame é bom, de qualquer epoca! Cada um se diverte com o que quer e o que pode ter. Games, música e filmes são como máquinas do tempo, cujos períodos históricos podemos (ou não) revisitar. *#BORAJOGAR*
Amo jogar golden axe e eu nasci em 2001. É um dos meus jogos favoritos da vida junto com golden axe 3, joguei muito naquele master system portatation da tectoy, que era um controle grande azul que a gente ligava na TV, os melhores anos da minha infância e pré-adolescência foram jogando esses games, quando bate aquela saudade eu jogo de novo, porque além de nos lembrarem de tempos mais simples são jogos que formaram nosso caráter.
Retrogame é um estilo de gosto e não de museu, eu mesmo amo games, tenho PS5 e um PC bem equipado para rodar jogos atuais, porem eu amo jogar jogos antigos e muitas vezes busco eles ao inves de titulos novos, inclusive procuros jogos independentes que se assemelham aos classicos, pois graficos avançados são bons mas muitas vezes me sinto jogando um filme e não um jogo de video game, tenho um filho de 13 anos e desde ja estou mostrando ele os jogos classicos para que ele não tenha a mente fechada vendo somente o que tem de atual, e conheça classicos do passado, jogamos juntos varios jogos de SNES de PS1 entre outros, uma das melhores esperiencias que tivemos foi jogar Double Dragon juntos, simplesmente nenhum jogo atual nos fez se sentir tão bem juntos, seu conteudo e impecavel Velll e acredito que deve seguir jogando o que vc ama, pois assim estaremos vendo vc sempre com esse sorriso que é sempre reconfortante, e nos fazendo companhia nos videos e lives
Muito bom Velberan vc dar espaço a uma opinião diferente e trazer isso para um debate saldavel. Valeu!
Sou total dessa vibe aí! Tô sempre mesclando um classicão com um moderninho
Não existe jogo velho, se tu nunca jogou então é novo haha. Existem ótimos jogos que eu não tive a chance de jogar na época e posso experimentar hoje como se fosse lançamento! O problema é que com o fenômeno das redes sociais e de tudo rápido (como por exemplo o tiktok) muita gente perdeu a paciência com o antigo.
Vídeo tão bom que eu gostaria de compartilhar a minha parte também.
Eu tenho lembranças dês dos 4 anos e lá nos anos 90 meus primos vinham da cidade grande me visitar, eles traziam o SNES e a gente jogava bastante, a era 32 bits me marcou muito com aqueles jogos, grandes jogos como Super Mario World, Final Fight 3, Castlevania, Aladdin, Top Gear, Bomberman e outros, Donkey Kong meus primos gostavam de alugar aqui na cidade e a gente quase não dormia pra poder jogar tudo isso, hoje em dia gosto muito de pixel art e sempre vou apreciar pois sempre vou me lembrar daqueles tempos, eu gostaria de ter começado pela geração 8 bits, hoje em dia eu não sei se consigo, tentei jogar poucos e até eram divertidos, os jogos de hoje em dia são tão diferentes também que já até perdi o interesse na maioria deles porque acho que eles perderam muita coisa no processo de evolução e devido as empresas hoje em dia pensar mais no capital do que quando eles pensavam nos fans eu acho que os jogos ficaram chatos e monótonos, sem novidades além de gráficos, são muito bonitos e detalhados, com efeitos lindos mas isso não é o suficiente pra mim.
Em relação a coisas velhas até hoje eu tenho um walkman e uma caixa cheia de fitas pra ouvir, infelizmente o walkman não funciona mais, mas eu adorava ouvir música nele mesmo na época quando a galera tinha seus mp4 lá, uma das fitas que tenho até é do Pearl Jam e eu também prefiro muito mais as músicas dos anos 80/90, às vezes paro e penso que sou um velho que só gosta das coisas velhas e por mais que a tecnologia avance e nos dê muita praticidade ainda tem coisas antigas que vou acabar preferindo do que as coisas novas.
Cara sou de 95 e conheço vídeo game desde 99, meu primeiro vídeo game foi o mega driver e era sensacional, tenho muitas lembranças boas, tive diversos outros vídeos game até chegar no PS2 em 2004 aí foi top demais época da pirataria e etc era muito bom, mas voltando ao assunto, a questão nostalgia e equivalente cada pessoa eu não teria um mega driver ou PS2, ou ficaria jogando quando bate saudades eu venho no RUclips e ficar lembrando dos jogos, quando muito novo eu tive polistation e tinha contra minha diversão era tentar zerar sem tomar um tiro, com uma ficha. E cheguei no ponto que fazia isso com uma tranquilidade que todo dia depois do almoço o zerava dessa forma até depois de muito tempo descobrir que a galera achava contra difícil.
Desde 2015 quando conheci os canais de retrogaming do Brasil eu me Interessei muito sobre a história dos vídeo games e foi com o seu vídeo do PlayStation que me veio a lembrar da época que jogava Hércules do ps1 com a minha mãe. Eu vivi desde meus 6 anos até 2015 só tendo um PS2 só em 2015 recebi um vídeo da época
Atualmente tenho 20 anos e jogo bastante retrogaming e em 2019 adquiri um PS3 pra jogar os games que tinha perdido e tou juntando uma coleçãozinha midia física do que eu gosto conhecendo jogos. E desde que peguei meu notebook em 2020 comecei a consumir bastante jogo de nes até wii e ps2 por conta de falta de hardware ja que ele é bem fraquinho pra jogo atual. Jogo bastante jogo velho que é leve e jogo indie e quando dá pego um jogo novo pro PS4. O bom é consumir tanto jogo velho como os novos dei sempre uma variada. E aproveitem o que temos na praça.
Em relação a musica eu sou bem parecido com o Velberan. Eu nasci em 1993 e curto muitas musicas e bandas antigas, e conheço muito pouco do que faz sucesso atualmente. Em relação a games, hoje em dia eu me divido bastante entre jogar jogos velhos e jogar jogos antigos.
Que vídeo FODA Velberan!!! Parabéns pelo conteúdo sincero.
Eu tenho 40 anos, e gosto de jogar games novos da mesma forma que eu gosto jogos antigos. Pra mim o importante é que o jogo me chame a atenção , criando um carisma em cima dele .
Por isso que eu AMO O RETROARCH!!! Ele têm diversos Shaders customizáveis que emulam quase perfeitamente a estética de diversos monitores de TV, Arcades e até mesmo de portáteis. Input Lag bem baixo e até mesmo ÁUDIO CUSTOMIZÁVEL para deixar fiel a como era antigamente. Se você jogar nele ainda com controles paralelos parecidos com os antigos FICA P-E-R-F-E-I-T-O!!!
Tenho Vinte e poucos.. haha mas tô descobrindo coisas do 2600 Véio de guerra e coisas das primeiras gerações que antes não dava bola e é uma maravilha, indo trabalhar essas são as minhas jogatinas de viagem de vez em quando, quem gosta, não tem quem tire o prazer de jogar coisas diferentes. EXPERIÊNCIA não tem da espaço pra pitaco, mas como você, acho tranquilo trocar uma ideia com zoieiras até. Abraço, Videaço!!
Eu tenho 23 anos e tive a sorte de ter contato com jogos de 8 e 16 bits ainda na infância. Meus irmãos e eu tivemos um aparelho de dvd que vinha com jogos de nintendinho e apesar da gente já jogar e gostar de jogos de PS2 na época, jogamos muito jogos de NES também, particularmente eu adorava Contra e Megaman, embora mal passava do início. Depois eu cheguei a jogar Mega Drive na casa de um primo meu que tinha um desse modelos feitos pela Tectoy com jogos na memória, conheci Sonic 3 assim. Com mais acesso a internet, passei a curtir e pesquisar ainda mais jogos antigos que eu não conhecia, graças a conteúdos como o seu por exemplo (te acompanho desde o "Curiosidades sobre capas de jogos") e embora eu tenha tido esse contato prévio com jogos antigos, falo com tranquilidade que gosto deles pelo que eles são e não por um sentimento nostálgico, afinal não joguei a maioria deles na infância mesmo. Um dos meus jogos favoritos é Resident Evil 3, que eu joguei por emulação.
Tenho 18 anos e sempre gostei de retrô games tanto é que assisto Velberan desde os meus 11 anos, nunca encontrei ninguém que gostasse também de jogos antigos, um dos meus maiores feitos foi conseguir fazer uns 6 colegas meus de viciarem em pkmn Emerald, isso mudou quando eu conheci um professor da escola que que também curte retrô games e até hoje ele é a única pessoa que converso sobre jogos.
Eu sou relativamente velho (28 anos) e não tive uma infância muito privilegiada. Só fui ter acesso a vídeo games em 2021 quando comecei a trabalhar e finalmente pude comprar com meu próprio dinheiro.
O meu relato é sobre minha experiência. Fui correr atrás de recuperar todo o tempo que não vivi, começando com jogos do nitendinho, mega drive, master system, super nintendo, os gameboys, play 1, play 2, Xbox 360 e finalmente xbox séries.
Obviamente não tive tempo de jogar todos os jogos de cada plataforma, mas procurei os imperdíveis e considerados melhores. Inclusive as playlists aqui do canal me ajudou muito.
Pelo fato de eu não ter vivido a época, o fator nostalgia não me pega pois tem apenas 2 anos que comecei a jogar.
O que eu achei em toda essa minha experiência é que, para mim, os jogos antigos são mais divertidos que os atuais. Em jogos antigos é possível encontrar os que tem dificuldade exagerada para gerar tempo de tela, mas também é possível encontrar puzzles, aventuras, ação, histórias, de uma forma que não vejo nos jogos de hoje.
Eu sou uma pessoa que não gosta de jogos de tiro, com armas e tal. E isso já exclui uns 85% dos games atuais somente por este fator. Quando pensa em uma aventura envolvente, com ação, e diversão, os jogos antigos são muito mais recompensadores. Claro que existe os atuais que entregam um bom entretenimento, mas em minha visão, dificilmente comparam.
Descobri que minha plataforma preferida é o gameboy color. A mescla de cores vivas e os pixels com as telas IPS atuais deixa tudo tão lindo. E eu como autista, me agradei bem mais com as cores e gráficos pixelados do que os gráficos realistas atuais.
Vídeo game para mim se tornou algo para fugir da realidade, coisa que não estava me acontecendo com jogos tão realistas. Hoje eu consigo me divertir mais em um Pokémon ou Dragon Quest do que em um God of War.
Mas isso é apenas meu relato, minha visão, minha opinião e meu gosto.
Mesmo sem nostalgia, hoje me considero um retrogamer.
Olha, uma experiência muito legal, em VR, é a série de jogos que no momento está na terceira sequência, o PIXEL RIPPED. Ele dá uma mergulhada na modernidade e no retrô dentro do próprio jogo. No momento tem o Pixel Ripped 1989, 1995 e o 1978 (foi lançado nessa ordem mesmo, no momento estou zerando o 1978 e é o melhor dos 3 na minha opinião). Achei bem interessante mergulhar na modernidade do VR e no retrô de jogos antigos ao mesmo tempo. Enfim, curto muito alguns jogos retrô, Neo Geo mesmo me deu uma experiência fantástica (em emulação, no caso), principalmente com o KOF. Tem jogos clássicos que adoro do Super Nintendo e do PSone também. Hoje em dia lançam jogos em modalidade "retrô" e dependendo eu curto também. Tudo pra mim é focado em diversão. Em música sou fã do Nirvana, mas se fosse olhar no que ouço de atual, acabo ouvindo bandas JPOP, como chamam, atualmente, como a banda Band-Maid.
Velberan, concordo com sua opinião, sou 96, mas como estamos no Brasil e tudo chegou atrasado, joguei desde o 8bits e graças a amigos e ao esforço de meus pais consegui ir migrando apesar de bem lento entre as gerações e a sensação q temos quando jogamos algo antigo é muito boa.
Só quero acrescentar em 1 ponto.
Ouvir disco de vinil, em um equipamento bom, não é a mesma coisa que ouvir em spotfy ou semelhante, é uma experiência diferente por conta do próprio método de gravação que era usado e essa conversa pode ser uma maravilha, mas também seria demorada kkkk
Symphon Filter é um jogaço na minha memória, jogava, jogava e jogava... Era espetacular, head shots, stealth... Está na memória como um jogo espetacular, mas tenta jogar no controle do PS1 hj em dia, sem os analógicos e com a jogabilidade daquela época... Cada época tem seu momento, quem viveu, viveu... Não tem como comparar
O irônico é que quando vejo uma conferência de hoje em dia da Sony, MS ou Nintendo, pode ter 10 jogos novos, mas os que mais me chamam atenção são esses que nos remetem aos anos 90, e sei que não é só eu, tem um público que tbm ama esses estilos de jogos, se não fossem os Indies estavamos lascados, pois as grandes só fazem raramente jogos nesse estilo.
Então não meu caro chorão pseudo jovem, não é só museu que gosta de jogo retro, mas tem uma galera grande que ama, não troco meu Mega Man, Mario e Sonic 2D por maioria dos plataformas em 3D.
Existe uma ideia entre os jovens que a arte envelhece, mas a verdadeira arte é atemporal, não tem idade.
Eu tenho 14 anos e jogo retrogames desde os meus 5 anos
Bom quem cresceu em 1990 a 2000, sem dúvida muitas coisas não voltam mais, pegar a bicicleta com amigos ir na locadora, na sexta-feira, torcendo para aquela fita não ter sido alugada, sem dúvida esse tempo não volta, hoje temos está tudo acessível, sem dúvida essa saudade dessas nostalgia, isso faz termos tanto carinhos quando um jogo 2d, sai bem acabado, como Mário Wonder, ou mesmo Sonic, essa nostalgia de ter pegado um jogo onde ele vai te trazer Alegre está faltando hoje em dia
Parabéns pelo vídeo! Concordo plenamente, os jogos antigos se tornaram um gênero.
Penso da mesma forma. Jogos antigos são como um gênero de jogos para mim. Pego jogos antigos que já zerei e outros que nunca zerei para jogar algo diferente e ter diversidade. Por incrível q pareça ajuda a nao enjoar dos jogos atuais que possuem uma fórmula comum entre si de gameplay.
Eu sou das antigas e gostei bastante do video, falou de gente que escuta e curte vinil, conheço gente que curte....eu ja escuto mais cd mesmo....nunca gostei desse lance moderno.
Agora falando de games...hj jogo mais jogos recentes. mas sempre é bom voltar a nossas origens de onde começamos a gostar de video game, jogos de luta ainda é meu genero favorito e não reclamo da evolução deles.
Ah...legal saber que uma geração mais nova está curtindo games lá de trás.
Esse é um assunto interessante, porém complicado. No final é o sentimento/sensação que "voltar ao passado" traz, quer por nostalgia, quer por informação, quer por curiosidade. No final é cumprir o objetivo e vida que segue 😊
Nasci em 2002, enquanto o mundo estava indo pro Xbox 360 eu estava saindo do meu PS1 pro meu PS2 que foi o vídeo game que cresci. Ainda assim, através da emulação no próprio PS2 eu ESCOLHIA jogar alguns jogos antigos, alguns que eu só conheci por conta daquelas coleções (como a dos Sonic pra Ps2). Tenho um carinho enorme por jogos retrô e jogos que seguem o estilo dos mesmos. Quando vejo esses novos índies com estética de PS1 fico feliz de ver o estilo preservado. Comecei a assistir você quando eu tinha só 10 anos e acredito que isso me influenciou também a gostar de jogos antigos.
Jogou um Violeta de Outono no vídeo de boas. Só quem manja a referência, manja hahahhha
Eu que tenho 14 anos e amo games antigos: eu sou uma piada para você?
Você é uma expiração para nós! È muito bom ver a garotada curtindo os retro.
Somos idosos de 14 anos kkkkkkk
@@Spexial-t3d 🤣eu tenho 14³ rs
@@ZVIEW Expiração kkkkkkkkkkkkkk? Vc solta ar quando o Alfarr joga retrôs? kkkkkkkkkkkkk
Bem vindo ao clube...rsrs
Essa coisa da mídia física me lembrou de um vídeo do canal Mini Castle, que falava sobre os ritos que cada jogador tem ao jogar videogame. Usar mídia física faz parte do seu ritual, da experiência de se jogar um videogame.
eu sou colecionador, e eu passo por isso. deixo de testar jogos bons simplesmente porque não tem mídia física, tipo baldur gate 3.