Da mesma forma que são obrigados por lei a manter o 13° eles deveriam re alocar o saldo resultante nas parcelas mensais. Esse é o conceito de lei, é criada e se não comprida o empregar arca cos os paliativos assim como hoje se não respeitada o 13°.
@@plagueinc.-mega_brutal5837 Irmão, se não existisse décimo terceiro tu acha mesmo que quem ganhava um salário mínimo ganharia mais??? NEM FODENDO. Os patrões iam continuar pagando o mínimo necessário…
Na volta a gente compra; Se tirar a franquia de bagagem, a passagem aérea vai ficar mais barata; Se tirar os direitos trabalhistas hai ter mai emprego.
Talvez sim devido às leis trabalhistas do Brasil, que dificultam a contratação e a saída de empresas, mas num país com menos leis trabalhistas, o fim do 13º faria com que as empresas que não repassassem as sobras pros demais salários perdessem funcionários para as empresas que repassaram.
@@arthurcaron7453 Muito legal, pena que só funciona com executivos e cargos de alto valor intelectual dentro da empresa. Se a galera saísse para procurar em outra empresa, logo logo seria formada uma lista negra dos empregados com alta rotatividade, ou então os salários seriam iguais entre as empresas
Somente uma luz a falta de informação! Não quer pagar 13° salário ? Simplesmente começar a pagar seus funcionários por semana, veja quanto vai pagar no ano? Também sou empregador e não informo assim... pois não é poupança forçada!
No Brasil, o 13º salário foi proposto em 1959, pelo deputado Aarão Steinbrunch. De acordo com o então parlamentar, a gratificação natalina era uma praxe seguida por quase todas as empresas. Quando surgiu não era enganação e sim um conquista, tornou-se obrigatório e as empresas provisionam mensalmente esse pagamento.
13° sempre foi uma enganação do "Pai dos Pobre" Getúlio Vargas, que na sua bondade infinita deu ao trabalhador o que já era por direito dele. Ou seja tirou uma vantagem pra ele, é ainda tem muitos que até hj acredita que foi um benefício a mais, naaaoooo 13 é e sempre será um direito porque trabalham 52 semana no ano, que dividido por 4 semana por mês da 13, ou seja é um mês a mais do que as 4 semanas paga pelo salário.
@@VitorOliveira10 Na verdade não, tu acha que se acabarem com 13 as empresas vão te pagar um salário com valor corrigido? Kkkkk o ano tem 52 semanas, 52/4 = 13, é uma espécie de correção
@@ssstylish2681 o correto é ganhar semanalmente, igual nos EUA. 13° são 12 salários diluídos em 13°. E a pessoa que entende o mínino do mínino em economia sabe que esse dinheiro não vem corrigido, pois ele é sempre abaixo da inflação. Resumindo, eles perdem a sua grana durante o ano todo para entregar no fim do ano e ainda o dinheiro vem defasado pela inflação.
@@VitorOliveira10 Negativo, pesquise sobre a história do 13º no Brasil, "O trabalhador recebe o salário com base em um mês de 4 semanas, então quando você trabalha 5 semanas, você não recebe o reajuste no salário do mês. E o 13° salário entra como uma forma de compensar os dias trabalhados e que não foram recebidos."
Concordo com o Alexandre, mas o 13° tem uma justificativa, não é necessariamente um salário a mais. O 13° surge do calendário. O ano tem 12 meses, que deveriam ter 4 semanas. Mas o ano tem 52 semanas. 52÷4=13. Então para o pagamento de salário mensal equivalente ao pagamento semanal (que seria mais justo) exige que seja pago 13 salários.
Disso eu não sabia! Legal que nos comentários tem uma galera informada para ENSINAR. Principalmente para trazer a realidade, diferente daquilo que os gurus da internet amam de propagar por ai.... Mas faz total sentido, visto que em outros países é pago o valor do dia trabalhado... aqui ficaria realmente faltando as 4 semanas, então o 13⁰ tem sentido sim.
Pegue o ano divide por semanas e compare com a divisão por meses e vc verá que está sobrando 4 semanas, se o pagamento fosse por semana não existiria décimo terceiro.
O salário não corresponde ao número de “semanas” do mês. O salário corresponde aos dias trabalhados e folgas remuneradas que somam 30 dias. O que dá 4 semanas e 5 dias . Portanto seu salário não corresponde a 4 semanas trabalhadas, e sim 30 dias. Desta forma, não sobra essas tais 4 semanas no fim do ano.
Rapaziada, 13° não é fatia do salário normal. Essa ideia de que você deixa de receber um pouquinho todo mês pra formar o 13° é mito. Segundo a lei, no fim do ano o trabalhador tem o direito a 1/12 do seu salário multiplicado pelo número de meses trabalhados. Quem precisa se preparar financeiramente pra isso é o empregador. O salário NÃO muda com base nesse benefício.
Deixa eu te contar uma coisa: o trabalhador fecha o mês com quase uma semana a mais!! O 13° é uma indenização para esse tempo de trabalho EXTRA!! Não tem nda a ver com beneficio do governo mto menos boa vontade do empregador.
Não é mil reais a mais em todo mês, e sim um salário mínimo dividido em 12 vezes que eles retiram pra poder pagar o 13° que só serve pra enganar os empregado, coisa do próprio governo
Do mesmo jeito que o governo obrigou fazer de um jeito, faria de outro, o que eu vejo é ninguém falar nada é de imposto pago em cima de cada trabalhador CLT que o governo recebe!
O 13° é como se tivesse um cofrinho pro Natal e pras despesas de Janeiro, extinguir o 13° é um tiro no pé pra economia, arrecadação dos impostos do início do ano e também pra escolas particulares (livros, matrícula, uniforme, etc)... o 13° é fundamental pro povo.
Pra quem não entendeu. Seria muito melhor considerar o 13° como parte de cada mês. O que é de fato. Tanto é que trabalhadores demitidos recebem o 13° proporcional. O ano só tem 12 meses. O ano só tem 12 meses. Essa informação é essencial. Então se a cada mês o empregador colocasse o 13°proporcional em uma conta pessoal de cada empregado e esse dinheiro iria render por um ano. Ao fim do ano o trabalhador poderia sacar esse dinheiro, que é o 13°, mas com rendimento. Ou seja, a forma como é feito o 13° é a pior.
Na verdade o ano tem 52 semanas e o empregador paga só por 48 semanas o décimo e só um reparação para os meses que tem 5 semanas o empregador sempre paga por 4 semanas e não 5 e fica dias extras onde o trabalhador não ganha.
Aí é simples de resolver as brigas em comentários da internet! Só a lei dizer que o trabalhador tem a opção se quer receber o 13º fracionado durante os meses do ano ou esperar pra receber no final do ano. Aproveita e faz isso com dinheiro das férias. Oferece também a opção do trabalhador não querer depositar a grana no fgts e incorporar a parte que ele paga e a parte da empresa no seu salário mensal. Diminuir as burocracias e deixar o dinheiro na mão de quem trabalha de verdade.
Em teoria até parece bom, mas para alguém que ganha R$1.000 por mês e maís o 13⁰, se acabar o 13⁰ com certeza essa pessoa iria receber os mesmos R$1.000 por mês.
Esses "seres iluminados" que agora deram a dar palestra de "conhecimento" não sabem de nada. Para começar o governo não tira nada, não obrigada tirar do salário, foi criada apenas um "prêmio" para o trabalhador no mesmo valor do salário, e só isso.
@@willianaraujo9234 não escreva sobre o que não entende. O 13 salário não é verba tributária como é o desconto do INSS ou FGTS, ele é uma gratificação. E não, deixar de existir o 13 não implica que essa fração seja incorporada ao salário de 12 meses.
13 salario foi baseado no calculo baseado que um mês tem 4 semanas , ou seja 4 x 7 = 28 dias x 12 meses = 336 dias . Ano tem 365 dias - 336 = 29 diferenca , o que seria mais 4 semanas trabalhadas . Este é o calculo para a existencia do 13 salário. Ponto final
Acontece que é levado em conta que um mês corresponde a 4 semanas, logo 4 semanas vezes 12 meses são 48 semanas, porém um ano tem 52 semanas, 4 semanas a mais que ficam divididas durante o ano. O décimo terceiro é o pagamento dessas 4 semanas que o empregado já trabalhou. Se o pagamento do brasileiro fosse semanal não existiria 13° salário.
A estratégia por trás disso é simples, é uma forma das pessoas pensarem q "ganharam" dinheiro fácil, e isso levará elas a gasta-lo com mais facilidade, isso movimenta a economia, parece idiotice, mas na prática funciona bem...
Trabalho numa empresa sem CLT assinada que disse que o contador deles falou que não tem problema em não pagar o 13°. Quem devo processar, a empresa ou o contador?
Caro, isso faz sentido pra quem tem uma formação que leva em conta o contexto financeiro! No Brasil não existe na escola a matéria educação financeira! No Brasil aliás, nem escola existe direito! Então nesse caso, chega a ser uma forma de ajudar as pessoas que não sabem administrar, a passar um final de ano menos traumático! Pois, se depender de cada um, a grande maioria não vai economizar, por não ser educado pra isso; Portanto não vai ter dinheiro pra dar um presente de Natal para o próprio filho ou comprar uma carne paro o churrasco na reunião familiar! Não é uma coisa magnifica! Mas diante da educação que é oferecida no Brasil, isso tem sua importância!
Com a extinção do 13 salário não haveria necessariamente acréscimo remuneratório; é mais provável que houvesse um decréscimo no preço do serviço ou produto com a manutenção do salário arrochado. Isto no melhor dos cenários. Lembro do caso das companhias aéreas que argumentaram que com a cobrança de bagagens haveria a diminuição do preço das passagens; não aconteceu.
O negócio é que se o empregador for esperto, ele vai aplicar esse dinheiro de todos funcionários e no fim do ano ele paga sem o juro que fica com ele. A real é que se o salario fosse pago semanal, veríamos que no fim do ano faltaria o pagamento de 4 semanas, então fica como um ajuste.
Para aqueles q falam "Aiii, dúvido q o empresário pagaria a mais". Faça o seguinte teste: Ligue pra uma diarista e ofereça 50 reais, aí volte aqui e informe qntos VTNC vc ouviu. Quem determina o salário é o mercado e não o empregador!!!
Pessoal, entendam: independentemente se tem 13° salario ou nao, salario é o menor valor possivel que o empregador se dispõe a pagar para ganhar dinheiro em cima de você. Se voce tem um salario de 2.000, muito provavelmente o retorno em valor que você gera para a empresa é de no minimo 20.000. Tirando os custos trabalhistas e benefícios, o empregador ganhou 16.000 em cima de você. Se você ganha 10.000 muito provavelmente esta gerando em torno de 100.000, com os encargos a empresa ganha 80.000 em cima de voce. Entenda: independente do valor que voce receba, a empresa SEMPRE esta ganhando muito mais em cima de você, e as que não ganham logo logo falem, porque a lógica é ganhar em cima da exploração da mão de obra. Repetindo: independente do seu salario, esse valor é o menor valor possivel para que voce possa se manter e continuar trabalhando, só isso, enquanto o empregador se apropria do valor excedente gerado por você, isso é inquestionavel. Por isso que um gari pode receber um salario mínimo e um emgenheiro 10.000, apesar do engenheiro ganhar umas 8x mais, em relacao ao patrao, ele ganha só um pouco a mais que o gari para continuar fazendo o que faz.
Muito lindo suas palavras, mas daí tu tirou da equação os riscos inerentes do empregador, o retorno de capital investido do empregador, esse texto seu só mostra a lavagem cerebral que os esquerdistas implantaram na mente do povo. O emprego é uma troca mútua de vantagens, o empregado entra com seu tempo e mão de obra, o empregador com o dinheiro e o material de trabalho, é um contrato onde ambos se beneficiam, se tivéssemos menos mão de governo teríamos muito mais empregos e mais oportunidades de escolhas para os empregados, caso estes estivessem insatisfeitos nos seus respectivos empregos.
Os empresários dizem que é ruim pro trabalhador e bom para eles, e mesmo assim querem tirar o 13, acredita que isso é verdade? o patrão quer “ajudar” o trabalhador com a retirada do 13? confia 😂😂😂😂
Verdade. Aí se nao tivesse a lei obrigado você acha que haveria esse "pouquinho" a mais todo mês ??? Ou o empregador simplesmente pegaria esse "pouquinho" e subiria a margem de lucro ?
Por isso aqui na Europa você pode receber um salário extra no final do ano dependendo do contrato que você assinar ! E dependente do país aqui na Europa você pode chegar a ter o décimo terceiro ou até o décimo quarto salário ou não receber nenhum salário extra, e receber tudo que tiver que receber de salário extra no decorrer do ano todos os meses uma percentagem dos extras salariais obrigatórios todos os meses.
O problema é, se não fosse o 13' o empregador dificilmente aumentaria salário do funcionário, já que usaria essa desculpa como se fosse a empresa pagando mais
Na grande maioria realmente não sabem. Prova disso é a pessoa que antecipa o FGTS pelo saque aniversário e na demissão ainda quer pegar o valor já antecipado...
O trabalhador brasileiro, em geral, tem grande dificuldade em poupar. Se ele recebesse estes 1/12 avós todos os meses, muito provavelmente gastaria tudo. A poupança forçada por lei ao longo do ano permite que essa grande maioria tenha um Natal mais feliz, pague dívidas acumuladas ao longo do ano e com sorte possa pagar as pancadas do início do ano: IPTU, IPVA, matrícula da escola, etc
eu recebo semanalmente, tem meses que vou um dia a mais no cliente e no final do ano somando todos os pagamentos é como se eu tivesse um 13o só que adiantado
Pra quem acha que o que ele falou não faz sentido: o décimo terceiro é uma obrigação do empregador, ou seja, se você esta trabalhando ou é demitido ou pede demissão, independente disso tudo, ainda sim você recebe o décimo terceiro completo ou proporcional aos meses trabalhados no ano. Então o que ele disse é: porque não dividir o décimo terceiro salário por 12 e pagar todo mês já agregado ao salário?
E esse desconto que ele tira do salário todo mês pra no final juntar o décimo terceiro, a gente vê aonde no contracheque? Pq no contracheque só dá pra ver o desconto do INSS, fgts, alimentação e transporte por exemplo.
Na verdade é assim que funciona com grandes/médias empresas e qdo estão faturando bem. Mas para a grande maioria das empresas, que são pequenas/médias, maioria das vezes ficam em dificuldades para pagar esse salário "a mais" ,pois nem sempre colocam como despesa as parcelinhas pro 13°. Já o Estado que é quem nos rouba, paga 14, 15 salários. Pagos por quem gera a riqueza empregos e impostos. E assim, gastando consigo mesmo, o Estado não presta os serviços para o qual foi criado.
Várias questões ai 1.Brasileiro não guarda dinheiro, se ele ganhasse esse a mais todo mês, iria chegar nata sentindo falta do 13 pq gastou tudo durante o ano, maioria assim. Mesma coisa com fgts 2. Para o patrão tbm é foda, muitos como eu não conseguem guardar todo mês, vem cobrador na porta vc não vai deixar de pagar, maioria doa pequenos empresarios sofrem, e não contratam mais por causa dos custos
O mercado se regula sozinho. Se sua empresa não fizer, a concorrência vai e você mudará de emprego. Não precisa do governo regulando tudo, somente o básico.
Não sei pq ele tá reclamando indo pela lógica dele ele tem um ano pra trabalhar e aplicar esse dinheiro ganhar em cima e depois devolver sem nenhuma compensação a mais para o funcionário. O décimo terceiro é muito mais vantajoso para os empresários do jeito que é. A única coisa que se não tivesse na lei ele iria virar lucro no final do ano. Seria muito difícil os patrões dividirem o bolo. Afinal empresas são firmadas para serem lucrativas ao máximo e fazer a empresa crescer mais e ser mais competitiva o seu ramo, ou seja a única coisa que ele poderia fazer a mais seria reinvestir na empresa ou aumentar o seu dividendo.
Para uma pessoa que recebe um salário mínimo dividir o 13⁰ entre os 12 salários do ano quanto vai sobrar para investir e ter um retorno que seja relevante. Essas "filosofias" não se aplicam a todos. Se hoje o 13⁰ deixa de ser obrigatório quantos empregadores iriam manter este pagamento aos trabalhadores?
Eu concordo com isso agora só que tem um detalhe é 90 porcento a população brasileira não sabe investir o tão esse dinheiro No final do ano eles consegue fazer a diferença para poder comprar algo seja importante para as pessoas
Deixe eu contar um segredinho, no Brasil esses direitos trabalhistas foram criados pois a mão de obra não é valorizada, tanto que precisamos fixar piso salarial e garantir direitos por lei, pois os micros e médios empresários do Brasil dão apenas o obrigatório para seus colaboradores visando lucro, apenas multinacionais e novas empresas de tecnologia que visam qualificar seus colaboradores são exceção aqui..
Se acham tão ruim os salários, sendo 12 ou 13, abram suas empresas e ganhem o dinheiro que querem, simples assim. Parem de reclamar e façam o que querem.
O pessoal acha que caso não existisse 13o, que não iriam pagar a mais o fato é que existe, e que pagam A MENOS todos os meses, portanto sim, pagariam mais sim lógico que em casos onde a pessoa já recebe um salário mínimo, qualquer bônus parece ser a mais, porém, muitas pessoas acabam SEM EMPREGO por conta dessas leis trabalhistas estúpidas para que alguns ganhem um pouco mais. No meu caso que trabalho com TI e ganho 5000/mês eu ganharia sim mais a cada mês se não existisse o 13o.
Décimo terceiro é p igualar os trabalhadores que recebem semanal. Fora que é um “salva vidas” para os menos organizados financeiramente. Tem gente que quita as dívidas do ano com esse valor
Até parece que sem o 13, na situação do Brasil de muito mais empregados do q vagas (exceção dos profissionais de alta qualificação, percentual baixíssimo), retirando o 13, haveria aumento com pagamento mensal. Reforma trablhista reduziu muitos custos e os empregos não aumentaram tampouco os empregados passaram a ganhar mais. Na realidade econômica e social do Brasil, UMA FALÁCIA.
Respeito esta opinião,mas como no Brasil não tem educação financeira a maioria se ganhasse um pouquinho todo mês não faria diferença, assim ganhando um salário a mais no final do ano consegue fazer algo melhor, pois dos trabalhadores humildes não sobra pra investir.
Pode até ser uma ilusão, mas que ajuda muito ajuda, então não questionar esse método, até pq se forem dado todo o montante para o trabalhador ele acaba gastando tudo de uma vez do mesmo jeito 😅
pessoal falando que se não tivesse 13 salarios o patrao nao ia paga a diferença... é tipo falar que certos empregos que pagam acima do minimo são ilusoes e não só a linha da oferta e demanda agindo naturalmente, se existe mais demanda que oferta os preços sempre vão pra cima e exatamente por isso que nos eua vc acha tanto emprego pagando bem, mal tem gente pra trabalhar lá de tanta empresa/serviços mais as pessoas acham q aqui só nao pagam menos por causa dos "direitos" trabalhistas.
Na real, os meses não tem a mesma quantidade de duas úteis, logo se trabalha mais ou menos ao longo dos meses. O 13 é apenas um ajuste. Se o salário fosse pago a cada quinzena, como nos EUA, não haveria necessidade do 13.
O problema é que esse pouquinho a mais se fosse diluido no salario naõ faria nenhuma diferença. não ia sobrar pra investir. Essa poupança forçada é muito melhor, salva muita gente no final do ano. Agora o que deveria era ser corrigido.
12 salários significa 48 semanas de trabalho, porém um ano tem 52 semanas, por isso o pagamento do décimo terceiro, exatamente as 4 semanas que não estavam na contagem total. Tem nada de boa ação aí e nem sacrifício para o empregador.
uai, mas como que a pessoa não fica feliz em receber esse dinheiro que ele não poderia contar? o pobre não tem mente de investidor, ele paga tudo e não sobra nada. a falta de dinheiro faz com que eles se sintam "aliviados" em receber um dinheiro que eles não contavam com a existência. é foda mano.
Imagine vc ganha 1500 por mês por 13 meses, tire o 13° e sabe o que acontece? Vc continuará ganhando os 1500 mas agora só por 12 meses. O único jeito de tirar o 13° seria ter uma lei que garante que vc vai receber esse a mais então.
Se acabar o 13, o trabalhado vai receber a mesma coisa... ah, uma lei vai mandar incorporar no salário mensal... mas aí só funcionará no emprego atual, no próximo vc vai receber seu salário mensal sem o 13... pro resto da vida, pra todo mundo. Não, vc não tira um pouquinho todo mês e dá de volta no fim do ano. O que acontece é que antes de criarem, as pessoas recebiam salário por 4 semanas trabalhadas... mas 4x12 = 48, ficam faltando 4 semanas pra 52 do ano, e o 13 veio pra compensar isso. Realmente não foi extra praquelas pessoas que estavam empregadas na época da lei. Mas pra todos, depois de um novo emprego, era e é um salário a mais. Se embutir todo mês, vai sumir, vai ser bom só pro empregador. Não é uma enganação, hoje é de fato um salário extra, que se não existir mais, as pessoas vão simplesmente receber menos, os salários não vão subir.
O problema é que a maioria dos brasileiros gastam praticamente todo seu salário, e quando vem o décimo terceiro pra ele que foi educado dessa forma é um bônus mesmo, falta educação financeira no Brasil
Um empregador reclamar do 13° é pura burrice, sendo que ele é o principal beneficiário, pois é com o 13° que se vende mais no Natal e festa do fim do ano, é o 13 que faz a roda rodar
Certos patrões criticam tudo que os trabalhadores tem como bons direitos nos fazendo concluir que se dependesse desses patrões trabalharemos por um prato de ração.
Pra quem tá criticando os empregadores, falando que se o 13° acabar eles não vão redistribuir o valor entre os outros 12, e não vão mesmo, nem deveriam, cobrem o governo por menos imposto, e não o empresário por ser "bonzinho", muita gente não tem noção de quanto custa ter funcionário, se vc tá ganhando 1000 reais por mês, pode ter certeza que o empresário tá pagando por você mais que o triplo disso
A velha falácia de que o empregador daria esse dinheiro para o empregado. Num país em que se deixar, revogam a lei áurea... Muito preocupados com o colaborador.
Eu acho bom pois nem todos brasileiros tem o conhecimento para investir ou guardar um pouco desse dinheiro se recebesse todo gastaria todo de uma vez talvez em algumas décadas com a crescente de canais de finanças como esse podcast e o grupo primo isso mude e a quantidade de pessoas que investem aumente em 10000% e então não terá mais 13°
com o 13° o assalariado tem assegurado 13 salários mínimos por ano. Sem o 13°, você pagaria 12 salários mínimos por ano. Você não iria aumentar os salários, pagaria o salário mínimo em cada mês.
@Junior Junior uma coisa é confiar nas leis. Outra coisa é confiar que os empresários de fato iriam aumentar a renda das pessoas. A lógica sempre foi e sempre será pagar o mínimo possível para obter o máximo de lucro.
@Junior Junior em que lugar do Brasil vc viu um auxiliar de serviços gerais indo de carro todo dia trabalhar e negociando salário? Eu te dei um exemplo de que as coisas não funcionam do jeito que é pintado nesse tipo de conteúdo onde o foco é a classe A e B.
lei da oferta e demanda, duvido vc não achar um emprego que pague mais que o minimo e vc vai se pergunta o porque paga mais que o minimo.... simples tem menos pessoas que fazem o serviço especifico que gente contratando aumentar o salario é o unico jeito de conseguir um empregado.
Impressionante que eu nunca vi o empregado reclamar, é sempre o empregador, se não tem diferença pq se incomodar, aliás pq só empregador ta se incomodando com o “problema” do empregado?
Não, a pizza não tava dividida em doze e passou a ser dividida em 13. A maioria de quem tem carteira assinada ganha salário mínimo (na vdd, a maioria da população não ganha nem o mínimo). Se isso dava 15 mil por ano, com a obrigatoriedade de pagar mais um salário, a renda anual sobe pra 16 mil e pouco. Empresário gosta de dar a entender q ele já pagaria ao trabalhador, caso o governo não mandasse. Não, ele não pagaria. Esse raciocínio do vídeo só vale pra minoria dos casos, em q pagasse mais q o mínimo
Então galera imagina os empresários sabendo que você ganha um pouquinho a mais todos os meses? Logicamente as coisas iriam ficar um pouco mais cara, só que ao invés deles fazerem isso o ano todo eles fazem isso no fim do ano, aí eles já aproveitam e fazem ancoragem com 2 feriados importantes Nata e Réveillon, fazendo com que as coisas se tornem ainda mais caras, os sábios seguram o 13 e resolvem comprar na ""baixa"" quando os preços tendem a melhorar ou investem tudo, muito melhor receber o 13 em uma única vez do que distribuir em 12 ou quiçá nem ter, é muito fácil bancar o sábio quando você já se resolveu financeiramente, pqp hipocrisia desse tal empresário
Putz, esses caras não sabe o é que ser pobre, ganhar 2 mil pra sustentar família de 4 pessoas. Realidade da maioria é cruel enganação e viver em um mundo onde não dá pra fazer nada .
Aposto meu 13⁰ que se um dia for extinto, se os empregadores irão repor esse 1/12 no salário de seus empregados.
Da mesma forma que são obrigados por lei a manter o 13° eles deveriam re alocar o saldo resultante nas parcelas mensais. Esse é o conceito de lei, é criada e se não comprida o empregar arca cos os paliativos assim como hoje se não respeitada o 13°.
Concordo, dou meu p... pra cortar kkkkkkk
Exato, os empreengadores vêem números, tão nem aí para os colaboradores, o importante é maximizar os lucros a qualquer custo
O Velho da Havan paga o 14.o!
@@Emanuel-Araujo não ia tbm concerteza na lei o salário mínimo tbm é maior doq o recebido e não pagam e ficam di boa, Brasil é bagunça amigo
Duvido que os empregadores dividiriam essa pizza aí certinho. Seria o mesmo salário, sem o 13° no fim do ano.
Mas eles justamente diminuem o salário para o 13° não ser a pancada q é, oq vc diz simplesmente não faz sentido
A lei do salário mínimo sério diferente né já que não teria a lei do 13°... Só pensar um pouco. Povo e burro mais não e bicho
Se a gente tivesse em um país sério esses caras seriam morto em praça pública.
@@plagueinc.-mega_brutal5837 Irmão, se não existisse décimo terceiro tu acha mesmo que quem ganhava um salário mínimo ganharia mais??? NEM FODENDO.
Os patrões iam continuar pagando o mínimo necessário…
Na volta a gente compra;
Se tirar a franquia de bagagem, a passagem aérea vai ficar mais barata;
Se tirar os direitos trabalhistas hai ter mai emprego.
O décimo terceiro é ótimo é excelente é tão bom que os políticos fizeram o décimo quarto salário para eles também
E 15º
Pra eles são 13°de verdade. Pra nós são 12 salários dividido em 13
Mas o 13° e 14° deles é tirado integralmente de nós kkkkkk
@@helcioalmeida7598 exatamente
@@helcioalmeida7598 Justamente, eles tem q ganhar alguma coisa né coitadinhos
Deixe eu contar um segredinho...o trabalhador que ganga 13 de 1000, se acabar o 13, vai ganhar 12 de 1000. Simples assim.
Talvez sim devido às leis trabalhistas do Brasil, que dificultam a contratação e a saída de empresas, mas num país com menos leis trabalhistas, o fim do 13º faria com que as empresas que não repassassem as sobras pros demais salários perdessem funcionários para as empresas que repassaram.
Sim, e é uma mês a mais mesmo ! Vou fazer oq ? Falar que não quero o décimo terceiro...
@@arthurcaron7453 Muito legal, pena que só funciona com executivos e cargos de alto valor intelectual dentro da empresa. Se a galera saísse para procurar em outra empresa, logo logo seria formada uma lista negra dos empregados com alta rotatividade, ou então os salários seriam iguais entre as empresas
E tu acha que o governo não poderia só colocar esse desconto no salário mínimo 😰🤐😖
@@arthurcaron7453 ,que leis trabalhistas? Cite essas leis
Somente uma luz a falta de informação! Não quer pagar 13° salário ? Simplesmente começar a pagar seus funcionários por semana, veja quanto vai pagar no ano? Também sou empregador e não informo assim... pois não é poupança forçada!
No Brasil, o 13º salário foi proposto em 1959, pelo deputado Aarão Steinbrunch. De acordo com o então parlamentar, a gratificação natalina era uma praxe seguida por quase todas as empresas. Quando surgiu não era enganação e sim um conquista, tornou-se obrigatório e as empresas provisionam mensalmente esse pagamento.
Mas virou bigodagem. 13° salário é o seu próprio dinheiro que conquistou durante o ano.
13° sempre foi uma enganação do "Pai dos Pobre" Getúlio Vargas, que na sua bondade infinita deu ao trabalhador o que já era por direito dele. Ou seja tirou uma vantagem pra ele, é ainda tem muitos que até hj acredita que foi um benefício a mais, naaaoooo 13 é e sempre será um direito porque trabalham 52 semana no ano, que dividido por 4 semana por mês da 13, ou seja é um mês a mais do que as 4 semanas paga pelo salário.
@@VitorOliveira10 Na verdade não, tu acha que se acabarem com 13 as empresas vão te pagar um salário com valor corrigido? Kkkkk o ano tem 52 semanas, 52/4 = 13, é uma espécie de correção
@@ssstylish2681 o correto é ganhar semanalmente, igual nos EUA.
13° são 12 salários diluídos em 13°. E a pessoa que entende o mínino do mínino em economia sabe que esse dinheiro não vem corrigido, pois ele é sempre abaixo da inflação. Resumindo, eles perdem a sua grana durante o ano todo para entregar no fim do ano e ainda o dinheiro vem defasado pela inflação.
@@VitorOliveira10 Negativo, pesquise sobre a história do 13º no Brasil, "O trabalhador recebe o salário com base em um mês de 4 semanas, então quando você trabalha 5 semanas, você não recebe o reajuste no salário do mês. E o 13° salário entra como uma forma de compensar os dias trabalhados e que não foram recebidos."
Concordo com o Alexandre, mas o 13° tem uma justificativa, não é necessariamente um salário a mais. O 13° surge do calendário. O ano tem 12 meses, que deveriam ter 4 semanas. Mas o ano tem 52 semanas. 52÷4=13. Então para o pagamento de salário mensal equivalente ao pagamento semanal (que seria mais justo) exige que seja pago 13 salários.
Resumo tem 4 meses com 5 semanas e as empresas pagam por 4 semana o trabalhador entao essa semana que sobra vira 13' salário
Disso eu não sabia!
Legal que nos comentários tem uma galera informada para ENSINAR. Principalmente para trazer a realidade, diferente daquilo que os gurus da internet amam de propagar por ai.... Mas faz total sentido, visto que em outros países é pago o valor do dia trabalhado... aqui ficaria realmente faltando as 4 semanas, então o 13⁰ tem sentido sim.
E é por isso que onde não tem 13° geralmente pagam baseado em hora ou por semana
Explicou maravilhosamente bem, meu amigo.
obg por ter explicado. a narrativa utilizada no vídeo da a entender que não tem uma justificativa para essa divisão
A realidade é que se extinguisse o 13° o empregador não daria aumento, apenas economizaria o equivalente.
Sempre é assim.
se tirasse o 13 se ganharia a porcentagem que é tirada apenas. o salario anual continua o mesmo
Pegue o ano divide por semanas e compare com a divisão por meses e vc verá que está sobrando 4 semanas, se o pagamento fosse por semana não existiria décimo terceiro.
Exatamente....maluco falou abobrinha...
O salário não corresponde ao número de “semanas” do mês. O salário corresponde aos dias trabalhados e folgas remuneradas que somam 30 dias. O que dá 4 semanas e 5 dias . Portanto seu salário não corresponde a 4 semanas trabalhadas, e sim 30 dias. Desta forma, não sobra essas tais 4 semanas no fim do ano.
Na minha empresa todo mundo recebe por semana e tem 13º salário normal kkkkk
melhor explicação. Muito obrigado 👍🏻
Rapaziada, 13° não é fatia do salário normal. Essa ideia de que você deixa de receber um pouquinho todo mês pra formar o 13° é mito.
Segundo a lei, no fim do ano o trabalhador tem o direito a 1/12 do seu salário multiplicado pelo número de meses trabalhados. Quem precisa se preparar financeiramente pra isso é o empregador. O salário NÃO muda com base nesse benefício.
Deixa eu te contar uma coisa: o trabalhador fecha o mês com quase uma semana a mais!! O 13° é uma indenização para esse tempo de trabalho EXTRA!! Não tem nda a ver com beneficio do governo mto menos boa vontade do empregador.
Pro empregador é muito ruim mesmo, pro empregado é bom. Nunca q iriam pagar 1/12 a mais todos mês, naum é segredo nenhum q não iriam pagar nem f…..
oferta e demanda... vê nos paises com mais liberdade o que acontece com os salários.
Não é mil reais a mais em todo mês, e sim um salário mínimo dividido em 12 vezes que eles retiram pra poder pagar o 13° que só serve pra enganar os empregado, coisa do próprio governo
Do mesmo jeito que o governo obrigou fazer de um jeito, faria de outro, o que eu vejo é ninguém falar nada é de imposto pago em cima de cada trabalhador CLT que o governo recebe!
cara 13' é o salário a mais que a empresa nao pagou nos 4 meses que tem 5 semanas, entao paga se esse 13' salário
Repare que só tem vídeo de empregador reclamando msm
O 13° é como se tivesse um cofrinho pro Natal e pras despesas de Janeiro, extinguir o 13° é um tiro no pé pra economia, arrecadação dos impostos do início do ano e também pra escolas particulares (livros, matrícula, uniforme, etc)... o 13° é fundamental pro povo.
Infelizmente se não fosse essa obrigatoriedade, o trabalhador receberia o mesmo tanto e não teria 13°.... Brasil é Brasil, simples assim....
Pra quem não entendeu. Seria muito melhor considerar o 13° como parte de cada mês. O que é de fato. Tanto é que trabalhadores demitidos recebem o 13° proporcional. O ano só tem 12 meses. O ano só tem 12 meses. Essa informação é essencial. Então se a cada mês o empregador colocasse o 13°proporcional em uma conta pessoal de cada empregado e esse dinheiro iria render por um ano. Ao fim do ano o trabalhador poderia sacar esse dinheiro, que é o 13°, mas com rendimento. Ou seja, a forma como é feito o 13° é a pior.
Perfeito. Quem ganha hoje são os bancos
Na verdade o ano tem 52 semanas e o empregador paga só por 48 semanas o décimo e só um reparação para os meses que tem 5 semanas o empregador sempre paga por 4 semanas e não 5 e fica dias extras onde o trabalhador não ganha.
Aí é simples de resolver as brigas em comentários da internet! Só a lei dizer que o trabalhador tem a opção se quer receber o 13º fracionado durante os meses do ano ou esperar pra receber no final do ano. Aproveita e faz isso com dinheiro das férias. Oferece também a opção do trabalhador não querer depositar a grana no fgts e incorporar a parte que ele paga e a parte da empresa no seu salário mensal. Diminuir as burocracias e deixar o dinheiro na mão de quem trabalha de verdade.
Em teoria até parece bom, mas para alguém que ganha R$1.000 por mês e maís o 13⁰, se acabar o 13⁰ com certeza essa pessoa iria receber os mesmos R$1.000 por mês.
Sim mas ele não fala sobre acabar e sim agregar o décimo terceiro ao salário do Brasileiro que e uma má ideia já que brasileiro e burro
@@Mikey-xs9ut nesse caso seria ótimo, mas aí precisa outra lei para isso realmente acontecer.
Esses "seres iluminados" que agora deram a dar palestra de "conhecimento" não sabem de nada. Para começar o governo não tira nada, não obrigada tirar do salário, foi criada apenas um "prêmio" para o trabalhador no mesmo valor do salário, e só isso.
@@willianaraujo9234 não escreva sobre o que não entende. O 13 salário não é verba tributária como é o desconto do INSS ou FGTS, ele é uma gratificação. E não, deixar de existir o 13 não implica que essa fração seja incorporada ao salário de 12 meses.
Exatamente hahahhahaha
13 salario foi baseado no calculo baseado que um mês tem 4 semanas , ou seja 4 x 7 = 28 dias x 12 meses = 336 dias . Ano tem 365 dias - 336 = 29 diferenca , o que seria mais 4 semanas trabalhadas . Este é o calculo para a existencia do 13 salário. Ponto final
Acontece que é levado em conta que um mês corresponde a 4 semanas, logo 4 semanas vezes 12 meses são 48 semanas, porém um ano tem 52 semanas, 4 semanas a mais que ficam divididas durante o ano. O décimo terceiro é o pagamento dessas 4 semanas que o empregado já trabalhou. Se o pagamento do brasileiro fosse semanal não existiria 13° salário.
Na área de ti, em especial Desenvolvimento de software, é super normal as empresas ofertarem vagas na forma de CLT ou pagando bem mais de forma PJ.
A estratégia por trás disso é simples, é uma forma das pessoas pensarem q "ganharam" dinheiro fácil, e isso levará elas a gasta-lo com mais facilidade, isso movimenta a economia, parece idiotice, mas na prática funciona bem...
Trabalho numa empresa sem CLT assinada que disse que o contador deles falou que não tem problema em não pagar o 13°. Quem devo processar, a empresa ou o contador?
Para de por defeito na alegria do pobre. Ilusão, mágica, o importante é ter.
Caro, isso faz sentido pra quem tem uma formação que leva em conta o contexto financeiro!
No Brasil não existe na escola a matéria educação financeira!
No Brasil aliás, nem escola existe direito!
Então nesse caso, chega a ser uma forma de ajudar as pessoas que não sabem administrar, a passar um final de ano menos traumático!
Pois, se depender de cada um, a grande maioria não vai economizar, por não ser educado pra isso;
Portanto não vai ter dinheiro pra dar um presente de Natal para o próprio filho ou comprar uma carne paro o churrasco na reunião familiar!
Não é uma coisa magnifica!
Mas diante da educação que é oferecida no Brasil, isso tem sua importância!
O 13° dado com uma mão ao trabalhador em dezembro é tirado com a outra mão pelos tributos do ano seguinte e ainda falta!
Uma pergunta que não encontro.
Onde esta o calculo que mostra de onde retira? INSS ou IR ? Onde esta essa conta ?
O problema é que agora não há como tirar o "direito" ao décimo terceiro.
O empregador só pararia de pagar o 13°, sem aumentar o salário do empregado
Com a extinção do 13 salário não haveria necessariamente acréscimo remuneratório; é mais provável que houvesse um decréscimo no preço do serviço ou produto com a manutenção do salário arrochado. Isto no melhor dos cenários. Lembro do caso das companhias aéreas que argumentaram que com a cobrança de bagagens haveria a diminuição do preço das passagens; não aconteceu.
O negócio é que se o empregador for esperto, ele vai aplicar esse dinheiro de todos funcionários e no fim do ano ele paga sem o juro que fica com ele.
A real é que se o salario fosse pago semanal, veríamos que no fim do ano faltaria o pagamento de 4 semanas, então fica como um ajuste.
Para aqueles q falam "Aiii, dúvido q o empresário pagaria a mais". Faça o seguinte teste: Ligue pra uma diarista e ofereça 50 reais, aí volte aqui e informe qntos VTNC vc ouviu.
Quem determina o salário é o mercado e não o empregador!!!
Pessoal, entendam: independentemente se tem 13° salario ou nao, salario é o menor valor possivel que o empregador se dispõe a pagar para ganhar dinheiro em cima de você. Se voce tem um salario de 2.000, muito provavelmente o retorno em valor que você gera para a empresa é de no minimo 20.000. Tirando os custos trabalhistas e benefícios, o empregador ganhou 16.000 em cima de você. Se você ganha 10.000 muito provavelmente esta gerando em torno de 100.000, com os encargos a empresa ganha 80.000 em cima de voce. Entenda: independente do valor que voce receba, a empresa SEMPRE esta ganhando muito mais em cima de você, e as que não ganham logo logo falem, porque a lógica é ganhar em cima da exploração da mão de obra. Repetindo: independente do seu salario, esse valor é o menor valor possivel para que voce possa se manter e continuar trabalhando, só isso, enquanto o empregador se apropria do valor excedente gerado por você, isso é inquestionavel. Por isso que um gari pode receber um salario mínimo e um emgenheiro 10.000, apesar do engenheiro ganhar umas 8x mais, em relacao ao patrao, ele ganha só um pouco a mais que o gari para continuar fazendo o que faz.
Muito lindo suas palavras, mas daí tu tirou da equação os riscos inerentes do empregador, o retorno de capital investido do empregador, esse texto seu só mostra a lavagem cerebral que os esquerdistas implantaram na mente do povo. O emprego é uma troca mútua de vantagens, o empregado entra com seu tempo e mão de obra, o empregador com o dinheiro e o material de trabalho, é um contrato onde ambos se beneficiam, se tivéssemos menos mão de governo teríamos muito mais empregos e mais oportunidades de escolhas para os empregados, caso estes estivessem insatisfeitos nos seus respectivos empregos.
Os empresários dizem que é ruim pro trabalhador e bom para eles, e mesmo assim querem tirar o 13, acredita que isso é verdade? o patrão quer “ajudar” o trabalhador com a retirada do 13? confia 😂😂😂😂
Hahahahahhaa imagina se o empregador vai pagar mais se acabar o 13ro... kkkkk
Verdade. Aí se nao tivesse a lei obrigado você acha que haveria esse "pouquinho" a mais todo mês ??? Ou o empregador simplesmente pegaria esse "pouquinho" e subiria a margem de lucro ?
E esse 13 ajuda muito e c não fosse imposto pelo governo não receberíamos nenhum real a mais
O décimo terceiro é bom para a economia pois aquece ela, os varejistas não gostam de pagar, mas dos lucros dessa época do ano eles amam
Por isso aqui na Europa você pode receber um salário extra no final do ano dependendo do contrato que você assinar ! E dependente do país aqui na Europa você pode chegar a ter o décimo terceiro ou até o décimo quarto salário ou não receber nenhum salário extra, e receber tudo que tiver que receber de salário extra no decorrer do ano todos os meses uma percentagem dos extras salariais obrigatórios todos os meses.
Recebe sim, confia!
O problema é, se não fosse o 13' o empregador dificilmente aumentaria salário do funcionário, já que usaria essa desculpa como se fosse a empresa pagando mais
Se é a mesma coisa, então não há motivos para trocar.
13, fgts é o governo falando que o trabalhador não sabe cuidar do próprio dinheiro.
Na grande maioria realmente não sabem. Prova disso é a pessoa que antecipa o FGTS pelo saque aniversário e na demissão ainda quer pegar o valor já antecipado...
O trabalhador brasileiro, em geral, tem grande dificuldade em poupar. Se ele recebesse estes 1/12 avós todos os meses, muito provavelmente gastaria tudo. A poupança forçada por lei ao longo do ano permite que essa grande maioria tenha um Natal mais feliz, pague dívidas acumuladas ao longo do ano e com sorte possa pagar as pancadas do início do ano: IPTU, IPVA, matrícula da escola, etc
eu recebo semanalmente, tem meses que vou um dia a mais no cliente e no final do ano somando todos os pagamentos é como se eu tivesse um 13o só que adiantado
Pra quem acha que o que ele falou não faz sentido: o décimo terceiro é uma obrigação do empregador, ou seja, se você esta trabalhando ou é demitido ou pede demissão, independente disso tudo, ainda sim você recebe o décimo terceiro completo ou proporcional aos meses trabalhados no ano. Então o que ele disse é: porque não dividir o décimo terceiro salário por 12 e pagar todo mês já agregado ao salário?
E esse desconto que ele tira do salário todo mês pra no final juntar o décimo terceiro, a gente vê aonde no contracheque? Pq no contracheque só dá pra ver o desconto do INSS, fgts, alimentação e transporte por exemplo.
Na verdade é assim que funciona com grandes/médias empresas e qdo estão faturando bem. Mas para a grande maioria das empresas, que são pequenas/médias, maioria das vezes ficam em dificuldades para pagar esse salário "a mais" ,pois nem sempre colocam como despesa as parcelinhas pro 13°. Já o Estado que é quem nos rouba, paga 14, 15 salários. Pagos por quem gera a riqueza empregos e impostos. E assim, gastando consigo mesmo, o Estado não presta os serviços para o qual foi criado.
Várias questões ai
1.Brasileiro não guarda dinheiro, se ele ganhasse esse a mais todo mês, iria chegar nata sentindo falta do 13 pq gastou tudo durante o ano, maioria assim. Mesma coisa com fgts
2. Para o patrão tbm é foda, muitos como eu não conseguem guardar todo mês, vem cobrador na porta vc não vai deixar de pagar, maioria doa pequenos empresarios sofrem, e não contratam mais por causa dos custos
Se não tivesse o 13°.... as empresas iam te pagar a mais... confia😂😂
O mercado se regula sozinho. Se sua empresa não fizer, a concorrência vai e você mudará de emprego. Não precisa do governo regulando tudo, somente o básico.
@@thiagocola verdade. nunca vi um americano vindo morar no Brasil pra trabalhar de CLT
Não sei pq ele tá reclamando indo pela lógica dele ele tem um ano pra trabalhar e aplicar esse dinheiro ganhar em cima e depois devolver sem nenhuma compensação a mais para o funcionário. O décimo terceiro é muito mais vantajoso para os empresários do jeito que é. A única coisa que se não tivesse na lei ele iria virar lucro no final do ano. Seria muito difícil os patrões dividirem o bolo. Afinal empresas são firmadas para serem lucrativas ao máximo e fazer a empresa crescer mais e ser mais competitiva o seu ramo, ou seja a única coisa que ele poderia fazer a mais seria reinvestir na empresa ou aumentar o seu dividendo.
Para uma pessoa que recebe um salário mínimo dividir o 13⁰ entre os 12 salários do ano quanto vai sobrar para investir e ter um retorno que seja relevante. Essas "filosofias" não se aplicam a todos. Se hoje o 13⁰ deixa de ser obrigatório quantos empregadores iriam manter este pagamento aos trabalhadores?
Eu concordo com isso agora só que tem um detalhe é 90 porcento a população brasileira não sabe investir o tão esse dinheiro No final do ano eles consegue fazer a diferença para poder comprar algo seja importante para as pessoas
Deixe eu contar um segredinho, no Brasil esses direitos trabalhistas foram criados pois a mão de obra não é valorizada, tanto que precisamos fixar piso salarial e garantir direitos por lei, pois os micros e médios empresários do Brasil dão apenas o obrigatório para seus colaboradores visando lucro, apenas multinacionais e novas empresas de tecnologia que visam qualificar seus colaboradores são exceção aqui..
Se acham tão ruim os salários, sendo 12 ou 13, abram suas empresas e ganhem o dinheiro que querem, simples assim. Parem de reclamar e façam o que querem.
E quem ganha um salário mínimo?? Com ctz se não tivesse um décimo terceiro essas pessoas nao receberiam a mais.
Duvido muito que o patrão iria fazer isso, se tirar se o 13° o salário continua o mesmo valor.
Se nao tivesse 13° a empresa vai te pagar menos 12 salários e nao 12 salários maior
O pessoal acha que caso não existisse 13o, que não iriam pagar a mais
o fato é que existe, e que pagam A MENOS todos os meses, portanto sim, pagariam mais sim
lógico que em casos onde a pessoa já recebe um salário mínimo, qualquer bônus parece ser a mais, porém, muitas pessoas acabam SEM EMPREGO por conta dessas leis trabalhistas estúpidas para que alguns ganhem um pouco mais.
No meu caso que trabalho com TI e ganho 5000/mês eu ganharia sim mais a cada mês se não existisse o 13o.
Décimo terceiro é p igualar os trabalhadores que recebem semanal.
Fora que é um “salva vidas” para os menos organizados financeiramente. Tem gente que quita as dívidas do ano com esse valor
Até parece que sem o 13, na situação do Brasil de muito mais empregados do q vagas (exceção dos profissionais de alta qualificação, percentual baixíssimo), retirando o 13, haveria aumento com pagamento mensal. Reforma trablhista reduziu muitos custos e os empregos não aumentaram tampouco os empregados passaram a ganhar mais. Na realidade econômica e social do Brasil, UMA FALÁCIA.
Respeito esta opinião,mas como no Brasil não tem educação financeira a maioria se ganhasse um pouquinho todo mês não faria diferença, assim ganhando um salário a mais no final do ano consegue fazer algo melhor, pois dos trabalhadores humildes não sobra pra investir.
É simplesmente pra impulsionar as vendas no fim do ano
Pode até ser uma ilusão, mas que ajuda muito ajuda, então não questionar esse método, até pq se forem dado todo o montante para o trabalhador ele acaba gastando tudo de uma vez do mesmo jeito 😅
Direitos trabalhistas é uma da maiores enganações da história, quanto mais direito trabalhalista tem um país mais desemprego
pessoal falando que se não tivesse 13 salarios o patrao nao ia paga a diferença... é tipo falar que certos empregos que pagam acima do minimo são ilusoes e não só a linha da oferta e demanda agindo naturalmente, se existe mais demanda que oferta os preços sempre vão pra cima e exatamente por isso que nos eua vc acha tanto emprego pagando bem, mal tem gente pra trabalhar lá de tanta empresa/serviços mais as pessoas acham q aqui só nao pagam menos por causa dos "direitos" trabalhistas.
Uma temeridade um empresário não saber quantos dias tem o mês comercial e pq o ajuste ocorre no final do ano. ... Triste brasilzao
Sensacional essa informação!
Na real, os meses não tem a mesma quantidade de duas úteis, logo se trabalha mais ou menos ao longo dos meses. O 13 é apenas um ajuste. Se o salário fosse pago a cada quinzena, como nos EUA, não haveria necessidade do 13.
Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a vocês mesmos.
Filipenses 2:3 NVI
📖
O problema é que esse pouquinho a mais se fosse diluido no salario naõ faria nenhuma diferença. não ia sobrar pra investir. Essa poupança forçada é muito melhor, salva muita gente no final do ano. Agora o que deveria era ser corrigido.
Só pagar por semana, em vez de mensalmente. Aí haverá meses em que o empregador pagará mais, outros menos.
12 salários significa 48 semanas de trabalho, porém um ano tem 52 semanas, por isso o pagamento do décimo terceiro, exatamente as 4 semanas que não estavam na contagem total. Tem nada de boa ação aí e nem sacrifício para o empregador.
uai, mas como que a pessoa não fica feliz em receber esse dinheiro que ele não poderia contar? o pobre não tem mente de investidor, ele paga tudo e não sobra nada. a falta de dinheiro faz com que eles se sintam "aliviados" em receber um dinheiro que eles não contavam com a existência. é foda mano.
Imagine vc ganha 1500 por mês por 13 meses, tire o 13° e sabe o que acontece? Vc continuará ganhando os 1500 mas agora só por 12 meses. O único jeito de tirar o 13° seria ter uma lei que garante que vc vai receber esse a mais então.
Se acabar o 13, o trabalhado vai receber a mesma coisa... ah, uma lei vai mandar incorporar no salário mensal... mas aí só funcionará no emprego atual, no próximo vc vai receber seu salário mensal sem o 13... pro resto da vida, pra todo mundo. Não, vc não tira um pouquinho todo mês e dá de volta no fim do ano. O que acontece é que antes de criarem, as pessoas recebiam salário por 4 semanas trabalhadas... mas 4x12 = 48, ficam faltando 4 semanas pra 52 do ano, e o 13 veio pra compensar isso. Realmente não foi extra praquelas pessoas que estavam empregadas na época da lei. Mas pra todos, depois de um novo emprego, era e é um salário a mais. Se embutir todo mês, vai sumir, vai ser bom só pro empregador. Não é uma enganação, hoje é de fato um salário extra, que se não existir mais, as pessoas vão simplesmente receber menos, os salários não vão subir.
Na verdade é porque o pagamento é feito mensalmente considerando 30 dias por mês. Se dividir em semanas vai aparecer o salário a mais (13°)
já aplica 🤣… era pra ser um bônus sim… porem o administrador explorador já põem na conta e paga a menor os 12 meses
Pouca gente investe, ainda mais, muitos que mal terminaram a escola, imagine saber investir. Principalmente a galera do interior
se não tivesse essa poupança forçada, o brasileiro ia gastar do mesmo jeito 😂😂😂😂
O problema é que a maioria dos brasileiros gastam praticamente todo seu salário, e quando vem o décimo terceiro pra ele que foi educado dessa forma é um bônus mesmo, falta educação financeira no Brasil
Vou desenhar. Salário mínimo com 13a = 1200 x 12 + 13a . Salario mínimo sem 13a = 1200 x12
Nenhum empregador iria paga esse a mais todo mês isso e FATOOO.
Um empregador reclamar do 13° é pura burrice, sendo que ele é o principal beneficiário, pois é com o 13° que se vende mais no Natal e festa do fim do ano, é o 13 que faz a roda rodar
Esse dinheiro é a garantia de que o escravo vai poder gastar fim do ano, com o falso alívio de que ganhou algo a mais.
Certos patrões criticam tudo que os trabalhadores tem como bons direitos nos fazendo concluir que se dependesse desses patrões trabalharemos por um prato de ração.
Pra quem tá criticando os empregadores, falando que se o 13° acabar eles não vão redistribuir o valor entre os outros 12, e não vão mesmo, nem deveriam, cobrem o governo por menos imposto, e não o empresário por ser "bonzinho", muita gente não tem noção de quanto custa ter funcionário, se vc tá ganhando 1000 reais por mês, pode ter certeza que o empresário tá pagando por você mais que o triplo disso
Mas a intenção do governo e que o 13 seja enjetado em compras, já que tem muitas datas comemorativas no fim do ano assim impulsionando a economia
A velha falácia de que o empregador daria esse dinheiro para o empregado. Num país em que se deixar, revogam a lei áurea... Muito preocupados com o colaborador.
Eu acho bom pois nem todos brasileiros tem o conhecimento para investir ou guardar um pouco desse dinheiro se recebesse todo gastaria todo de uma vez talvez em algumas décadas com a crescente de canais de finanças como esse podcast e o grupo primo isso mude e a quantidade de pessoas que investem aumente em 10000% e então não terá mais 13°
Se o empresário acha ruim, AUTOMATICAMENTE é bom pro pobre. Simples assim
com o 13° o assalariado tem assegurado 13 salários mínimos por ano. Sem o 13°, você pagaria 12 salários mínimos por ano. Você não iria aumentar os salários, pagaria o salário mínimo em cada mês.
Eu DUVIDO, mas eu DUVIDO que o salário mensal iria aumentar
@Junior Junior uma coisa é confiar nas leis. Outra coisa é confiar que os empresários de fato iriam aumentar a renda das pessoas. A lógica sempre foi e sempre será pagar o mínimo possível para obter o máximo de lucro.
@Junior Junior em que lugar do Brasil vc viu um auxiliar de serviços gerais indo de carro todo dia trabalhar e negociando salário?
Eu te dei um exemplo de que as coisas não funcionam do jeito que é pintado nesse tipo de conteúdo onde o foco é a classe A e B.
@Junior Junior o exemplo que vc deu do pedreiro eu até concordo, mas ele não é CLT na maioria dos casos
So salario minimo aumentasse para acomodar a falta do 13 então as empresas teriam que se adaptar.
lei da oferta e demanda, duvido vc não achar um emprego que pague mais que o minimo e vc vai se pergunta o porque paga mais que o minimo.... simples tem menos pessoas que fazem o serviço especifico que gente contratando aumentar o salario é o unico jeito de conseguir um empregado.
Décimo terceiro, ferias, participação de lucro são direitos do trabalhador pega seu segredinho e guarda pra vc blz
Impressionante que eu nunca vi o empregado reclamar, é sempre o empregador, se não tem diferença pq se incomodar, aliás pq só empregador ta se incomodando com o “problema” do empregado?
Não, a pizza não tava dividida em doze e passou a ser dividida em 13. A maioria de quem tem carteira assinada ganha salário mínimo (na vdd, a maioria da população não ganha nem o mínimo). Se isso dava 15 mil por ano, com a obrigatoriedade de pagar mais um salário, a renda anual sobe pra 16 mil e pouco.
Empresário gosta de dar a entender q ele já pagaria ao trabalhador, caso o governo não mandasse. Não, ele não pagaria. Esse raciocínio do vídeo só vale pra minoria dos casos, em q pagasse mais q o mínimo
Diluido por mês, na mao do trabalhador cheio de dívidas, nao renderia igual rende no final do ano...
Faltou falar que o empregador não daria a mais. O percentual sai do empregador. Não existe empregador bonzinho.
Já tive vários empregos e meus empregadores eram muito justos quanto ao salário. Raciocínio quebrado o seu.
Então galera imagina os empresários sabendo que você ganha um pouquinho a mais todos os meses? Logicamente as coisas iriam ficar um pouco mais cara, só que ao invés deles fazerem isso o ano todo eles fazem isso no fim do ano, aí eles já aproveitam e fazem ancoragem com 2 feriados importantes Nata e Réveillon, fazendo com que as coisas se tornem ainda mais caras, os sábios seguram o 13 e resolvem comprar na ""baixa"" quando os preços tendem a melhorar ou investem tudo, muito melhor receber o 13 em uma única vez do que distribuir em 12 ou quiçá nem ter, é muito fácil bancar o sábio quando você já se resolveu financeiramente, pqp hipocrisia desse tal empresário
É verdade, é melhor acabar com todos os benefícios que o patrão concerteza irá converter a diferença em um salário maior...Vai sonhando...
Putz, esses caras não sabe o é que ser pobre, ganhar 2 mil pra sustentar família de 4 pessoas. Realidade da maioria é cruel enganação e viver em um mundo onde não dá pra fazer nada .
mas ele ta monstrando a real pro pobre, o governo nao esta ali pra ajuda-lo, e sim para contribuir com a sua pobreza