Achei esse programa sensacional!!!!!!!! O jornalista é muito bom e os entrevistados se posicionaram de maneira incrível!!!! Especialmente o Professor da UFF Fernando Penna. Parabéns pelo programa!!!!
Todos influenciam, Francesco. Uma criança recebe influência dos pais, dos irmãos, dos tios, dos avós, dos amigos, de filmes, de rádios, de colegas, de amigos e, inclusive, de professores. Então, não deseje coisas impossíveis. Inclusive, a escola como a vemos hoje foi criada na Grécia Antiga, quando se findou o poder político estatal hereditário e foi instituída a democracia. Dessa forma, o preparo de homens para o Estado tornou-se imprescindível para a boa condução dele. Daí o ideal de "paideia" ("educação" e/ou "cultura"), que tem por intenção uma educação consciente. Ora, querem limitar a educação logo onde ela é proposta como fim, logo no lugar onde há a consciência de que se está sendo educado?
GALERA... VAMOS VOTAR " A FAVOR " DO ESCOLA SEM PARTIDO. Nossas crianças e adolescentes precisam disso. NOSSO FUTURO DEPENDE DISSO. Entrem no site do senado e votem.
excelente debate... Fernando de Araujo Penna, com calma e clareza nos coloca a par do projeto e o seu contexto, o que é muito importante... como pode ser um projeto escola sem partido, se os canais desse projeto faz ataque a um partido? se é apartidário, por que ataca o pt? n~´ao deveria ser neutro? conhecer quem está por trás do projeto é o que deve nos nortear para ser contra ou a favor do projeto... parabéns ao professor Fernando... cumprimento tbm ao dr Miguel Nagib... parabéns Futura...
Então, mas acho que compreendendo que um professor é capaz de doutrinar um aluno, este aluno é incapaz de pensar sozinho.E isso pra mim nao faz sentindo. Dentro dessa lógica de possivel doutrinação era para eu ser apaixonada por matemática. Tive excelentes professores e minha mae que tentaram fazer com que eu tivesse afinidade por mat. e isso nunca aconteceu. Mas você pode pensar nos amigos, né? Todos engenheiros, uma advogada e outra médica. Na adolescência, eu tive minha individualidade.
Será que você não esta sendo tendencioso ao fazer esta afirmação com ares de acusação , na realidade todos nos temos uma tendência , inclusive os alunos , a escola deve e é o lugar de debate destas tendências com liberdade , nos professores estamos longo mas muito longe de termos a palavra que convence a todos , se tem uma coisa que realmente doutrina as crianças e os adolescentes é aquela caixinha que todo mundo tem em casa , chamada televisão , para reprimir seus abusos parece que ninguém quer fazer um projeto , sabe porque, porque ela atende aos interesses do poder do capital .
Quanto preparo do professor Fernando de Araujo Penna! Também sou professor e me senti representado pela sua argumentação. O senhor Miguel Naggib perdeu o debate de goleada.
Feliz com a contribuição do Professor Fernando Penna. Lamentavelmente não houve tempo de mostrar com quais interesses este projeto se relaciona. O pior deles é o de privatização da educação. Vale buscar as contribuições da Frente de professores contra o projeto para conhecer melhor o que NÃO está dito e escondido na cortina da "neutralidade"
Não diz , mas este é o objetivo final , tanto deste projeto como da reforma e da PEDC 241 , ou seja desmantelar a educação pública e privatiza-la , transformando-a num privilégio dos que podem pagar , querem fazer aqui oque foi feito há muito tempo no Chile , para eles educação é um negócio não um direito . Todos os donos de escolas particulares apoiam estes projetos desse governo .
E como professor desde 2009 eu posso dizer: eu adoraria ser esse professor poderoso, influente e incitador que o projeto tanto teme que surja em sala de aula. Meus alunos estão cagando e andando pra o que eu falo. O professor pode falar o que quiser, mas quem tem mais influência e peso no pensamento dos alunos ainda são os pais. Alguns alunos apenas procuram respaldo em sua forma individual de vida em algumas opiniões de pessoas mais velhas, inclusive, professores.
Se a educação deve respeitar o pluralismo de idéias é apenas no contato com idéias diferentes da sua que o aluno poderá construir o seu senso crítico. Nada mais distante de uma formação plena do ser humano como um sujeito pensante do que esse projeto... #escolasemcensura
Uma honra ter tido aula com o Fernando Penna. Professor incrível! Ainda bem que ele tem PACIÊNCIA E DIDÁTICA pra debater com esses sujeitos. Jamais teria kkk
Essa prof. Mariana é a melhor propaganda do ESP. Na sua fala é possível ver seu carater e desejo de doutrina. Se meu filho estudasse na sua escola, eu o retiraria hj.
Eu tb tiraria meu filho e processaria essa professora. Ela só está preocupada com a parte sexual dos alunos, eu hein.... Que fixação na ideologia de gênero. Quem é ela pra se meter com a identificação sexual dos filhos dos outros? Eu , hein
Excelente debate! A questão que deveria ser aprofundada, penso eu, é a fase a ser discutida. Faz toda uma diferença, um divisor de águas, a discussão de teorias como estas e outras citadas aqui também nos comentários. Uma coisa é abordar tais temáticas no ensino médio e superior, já que estamos falando disso no âmbito escolar, outra bem diferente na educação básica, infantil e fundamental. Os próprios teóricos afirmam que a maturidade do ser humano se dá em torno dos 30 anos, como nossas crianças e adolescentes vão estar com mente formada para para avaliar criticamente o que aí sim chamo de teorias com intenções camufladas, pois na verdade se sabe que termina por influenciar as crianças em ideais de adultos.
Segundo sua lógica , haverá doutrinação ideologiaca de um jeito ou de outro e que é melhor uma doutrinação esquerdusta do que concervadora , ao invés de expor os dois lado sem parcialidade , e deixar o papel de escolher um lado com os alunos , dó de você !.
Gente, que pessoal deselegante e histérico, esses que defendem a escola " sem partido"( muitas aspas irônicas aqui). Pelas palavras deu para ver muito bem a quem eles defendem, de qual ideologia e de qual partido. Educação pra valer foi a única coisa não mencionada por eles. Ao Professor Fernando de Araújo Penna, o único que tentou falar sobre educação e educadores, meus agradecimentos pelas elegantes explanações.
Carlos, professor não é doutrinador. Eu repudio este projeto porque é um retrocesso gigantesco. Uma escola livre não cala professores. Uma escola livre tem professores e alunos livres para dialogar, discutir, opinar. Contrapor tudo isso vai afetar na formação do aluno. O mundo está na palma da mão dos alunos, via tecnologia em tablets e celulares, não é o professor que vai fazer a cabeça dele, pode ter certeza. A televisão aliena e doutrina muito mais. Se você não gosta disso, sugiro que coloque seu filho dentro de uma bolha.
Falou sobre educação mas não conseguiu refutar o fato de que professor não pode falar o que bem intender na sala de aula e que os alunos deve conhecer seus direitos.
É justamente isso que estão fazendo,e isso todos os dias. Com salários baixos, ricos de morte cotidiano, sem respaldo de pais dos alunos, diretores e de um governo interessado na educação.
O Miguel Nagib teve excelente desempenho neste debate: De fato, tanto o professor Fernando Penna quanto a professora Mariana dos Reis sao exemplos exatamente do que o projeto tenta combater. Sao professores que se acham no direito de moldar opinioes politicas em seus alunos, em vez de ensinar o curriculo. Achei muito pertinente o comentario do Miguel Nagib de que afixar cartazes com os direitos dos alunos e um exemplo de cidadania.Perfeito!
Eu tive a sorte de estudar numa época em que nenhum professor fazia discurso político partidario, nem perseguia nenhum aluno que pensasse ou tivesse uma crença diferente, ou convicções políticas divergentes da sua. Todos os professores que tive, respeitavam os alunos e se procuravam em apenas transmitir o conteúdo de suas respectivas disciplinas.
Nayara Moreira eu conheço há 29 anos (comecei aos 18); A senhora tem razão quanto aos alunos....mas é verdade também que existe àquele 1% de professores que (....) abraços;
O nosso país está cheio de idiotas úteis devido à forma como a educação tem sido conduzida pela esquerda. O método Paulo Freire é lamentável e limitante. Não se ensina disciplina coissíma nenhuma. As pessoas não sabem, ler, escrever, interpretar texto e enxergar a lavagem cerebral que os veículos de comunicação têm feito ( desde a música até as peças de teatro, novelas e tudo mais).
+Aurea Santos bom, o.ministério público federal considerou esse pl inconstitucional. Então, se vc é a favor dele, tá na hora de ver se a lavagem cerebral não atingiu vc também
É sim porque são nossos filhos ja que a esquerda lixo é a favor do aborto e detesta crianças,quando tem alguma preocupação é para aliena-las buscar recrutar pro seu movimento de idiotas, vitimistas e chorões.
O individuo quando não tem argumento sobre aquilo que defende, ao ser derrotado no debate, parte pra grosseria, tipico de um cidadão da direita conservadora. NÃO AO ESCOLA SEM PARTIDO, E SIM, SIM AO PROFESSOR, SIM AO INTELECTUAL DA SOCIEDADE! NINGUÉM PODE DIZER AO PROFESSOR, UM PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO, FORMADO, O QUE ELE TEM QUE FAZER. O PROFESSOR TEM O PAPEL DE MEDIAR E ARTICULAR COM O ALUNO O CONHECIMENTO SOCIAL COM O CONHECIMENTO DO ALUNO. POR UMA ESCOLA LIVRE E ABERTA AO DEBATE!
A formação do cidadão se vale muito do aprendizado a sala de aula, e o professor faz parte dessa construção de pensamentos. A escola sem partido é totalmente oposto em relação à figura do professor, sendo até desrespeitosa em vários trechos. Estamos no século XXI, na era da informação. E não podemos admitir que professores sejam censurados. Quando eu era estudante, tanto no ensino fundamental, quanto no médio, a figura do professor era tida como um formador de opinião, eles sempre ensinava o nosso dever de cidadão, e o respeito que devemos ter em torno dessa diversidade que temos na sociedade. Sempre nos debates costumavam trataram de assuntos que diziam respeito a nossa realidade, e fazia parte dos assuntos abordados, principalmente nas disciplinas de História e Geografia- por sua vez eram bastante construtivas, os meus colegas gostavam, por terem a oportunidade de falarem de temas quem nem sempre eram tratado com os seus pais, mostrando assim uma visão de mundo, e isso fazia com quê o aluno participasse mais da aula. Vejo esse projeto com um retrocesso, tendo como fiz um moralismo em torno da questão de gêneros, quê a meu ver sendo este o principal motivo.
Oí Rilley , é isso mesmo , até parece que a professora por dar uma opinião sobre um assunto esta hipnotizando e doutrinando os alunos todos , como se focem retardados e imbecis , isso é ridículo , pois a opinião dos jovens é formada não só pelo professor ou professora , esta aí a TV , a internet, os jornais , as revistas , os amigos que eles tem e sobretudo o desejo interior de cada um, os sonhos e os ideais de vida . Na verdade este projeto esta tratando os professores como criminosos e os alunos como imbecis .
Esse Nagib nunca entrou numa sala de aula de um colégio público de periferia pra falar que o professor tem audiência cativa dos alunos. Deveriam estar preocupados com as escolas sem professores, sem quadros e sem merenda.
Na minha fase adulta tive ótimos professores sem sequer saber a sua posição partidária ou política. Porém, fui sim iludido, na minha juventude, que o socialismo era um mar de rosas por professores socialistas e comunistas. Tive uns dois professores que falavam de uma forma sublime sobre a mudança do poder para o famoso "proletariado". Afinal, somos nós que mantemos o sistema. E não admitiam uma visão diferente do ponto de vista deles.
Faculdades não tem disciplina de legislação? Correto! Mas isso acontece pq CF, LDB, ECA, PDE e PNE é obrigatório para disciplinas básicas como Fundamentos da Educação infantil. Não precisamos de uma disciplina específica para estudar o que é a base da Educação Nacional.
Você estuda alguma licenciatura pra educação? Se sim então deve saber que ele tá questionando certo. Comigo são três pessoas que confirmam que o Miguel Nagib inventou esse fato. Toda licenciatura da educação tem matérias que abordam as legislações educacionais.
+Matheus Vieira estou falando de disciplina específica, como "Legislações Educacionais", não existe. E não existe pq diminuiria a pauta. Por isso afirmei a legislação perpassa todas as demais disciplinas, principalmente os estágios.
O apresentador se esforçou para trazer os dois lados e é isso que os professores devem procurar fazer na sala de aula. Apresentar as diversas versões sobre os fatos, acontecimentos, etc.
Eu acho que se o professor não pode dar a sua opinião política, a mídia também não deve poder, já que é ela quem mais influencia as pessoas e tá na mão de pouquíssimas pessoas.
Ninguém é obrigado a ouvir a mídia. O aluno é obrigado a assistir às aulas do professor caso queira se formar. E além disso, os alunos são jovens e facilmente manipulados. Concorda?
Debate bem interessante. E continuo levantando a bandeira de que o aluno precisa ser respeitado dentro de sala, onde o professor não impõe sua opinião. Mas ajuda o aluno a construir a sua, sem ideologias. Sou sim a favor da Escola Sem Partido, pois em toda profissão há limites, e na educação principalmente, para não ser introduzido aos alunos somente aquilo que o professor acredita ser verdade. Por uma escola onde cada um constroe e não é construído, onde o professor respeita os princípios de cada aluno. Se for perguntar aos pais desses alunos, a maioria será a favor da escola sem partido. E os pais tem poder maior sobre a educação dos seus filhos.
é direito dele achar que comunismo é algo bom (por mais que vc nao goste disso)... seguindo essa lógica, é só expressar uma opinião sobre qualquer assunto que eu viro doutrinador... Burrice tem limite gente!
Uma coisa é expressar opinião, outra é professor querer que o alundo responda as questões das provas de acordo com a ideologia. Quando estudei no Ensino Médio tive inúmeros professores que ensinavam a matéria com viés ideológico. Por exemplo eu tinha uma professora de geografia que ensinava que a ALCA seria ruim para país e aí de quem discordasse dela!!! Tomava nota ruim na hora!!! Ou então professor de história que colocava George W. Bush como um dos maiores vilões do mundo e Hugo Chávez apenas como um "revolucionário". Os professores deviam se ater aos fatos e o aluno deveria julgar a partir dos dados que lhes são dados. Porém nas escolas o que acontece é diferente, o professor acha que tá formando "senso crítico", quando na verdade tá levando o aluno a pensar como ele. Lembro que muitas vezes os meus professores metiam o pau na "grande mídia", porém observando bem as opiniões deles idênticas a da "grande mídia. (Vide o que eles acham sobre aquecimento global, brexit, Trump, Bolsonaro, islamismo, etc). Eles acham que uma criticazinha ao PT significa que há uma grande conspiração dos "poderosos" da "grande mídia" contra os "salvadores" desse povo sofrido, quando na realidade tantos os professores de esquerda como a grande mídia pensam iguaizinhos.
Meu caro, se seu projeto de escola é ir às aulas para ouvir professores reproduzindo o discurso de seus pais (a idiotice do "meus filhos ,minhas regras"), então pra que escola??? noticias.uol.com.br/opiniao/coluna/2016/07/25/escola-sem-partido-afronta-autonomia-didatica-e-constituicao.htm
Camilla Andrade primeiro: o projeto é interpretado pelos q são contra como mordaça e como "meu filho, minhas regras".No entanto ele não vai contra NENHUM PRINCÍPIO DA CONSTITUIÇÃO. O projeto apenas tenta tornar o professor isento. Aqueles que são contra se valem de argumentos chulos e não a desconstrução do projeto. segundo: vc é bastante imbecil, além de colocar como referência uma notícia, coloca um editorial. PQP VAI ESTUDAR.
E voce um desinformado... porque o MP ja se posicionou contra e argumentou que e INCONSTITUCIONAL... Atenta contra a liberdade de expressão, confunde coisa pública com o espaço privado. PS: nao vou devolver o xingamento, pois reputo isso ao seu desespero... Como o Nagib que levou um nocaute!
Que um cara destes diga as asneiras que diz é compreensível, certamente está sendo patrocinado. Que alguém ouça e dê importância, isto sim é incompreensível.
Me explique, Nagib, como isso por exemplo não é interferir na liberdade de cátedra do professor? "14 - Ora, se cabe aos pais decidir o que seus filhos devem aprender em matéria de moral, nem o governo, nem a escola, nem os professores têm o direito de usar a sala de aula para tratar de conteúdos morais que não tenham sido previamente aprovados pelos pais dos alunos;" -> Obviamente vão haver concepções morais conflitantes entre os próprios pais, como dar uma aula ignorando todas essas concepções? Se a escola é formadora social, como ignorar toda uma concepção de formação crítica, apenas pelas vontades dos pais? A escola não deveria ser um ambiente de fluxo de saberes, como isso ocorrerá se ela ficar limitada as concepções dos pais?
***** É questão de interpretação, meu querido... O trecho que eu coloquei está no texto anexado ao projeto, que o justifica. É só olhar no site do Senado
Naggib deu a entender que os professores deveriam incitar os alunos a participar das passeatas pelo impeachment, pois não incitaram, porque haviam poucas pessoas menores de 20 anos. É uma visão muito simplista da situação, há outras razões para os jovens não participarem dessa manifestação. Eu participei das manifestações de 2013, sei que ninguém foi lá porque os professores incitaram. Mas foi muito pertinente pra mim, quando o meu professor me incitou a fazer uma corrente na internet para a "reforma política", segundo o projeto ele seria proibido de fazer isso.
Miguel Nagib - "Eu chamo do que eu quiser, estou exercendo a minha liberdade de expressão, coisa que um professor em sala de aula não pode fazer(...)" 48:52 Segundo o advogado, xingamentos é exercer a liberdade de expressão. Putz! Além disso, Miguel disse que xinga quem ele quiser nas redes sociais. Marcia Tiburi tem uma definição para esses argumentos dele: consumismo da linguagem
Se você for à página do escola sem partido na aba, "quem somos", verá que os próprios argumentos que tiraram nagib do sério é assinado pelo próprio nagib kkkkkkkkkk
Quer dizer que questão de gênero é tão complicado que só pode ser debatido no espaço acadêmico? E logaritmo? Teoria da evolução? Teoria do conhecimento de John Locke? Nova ordem mundial? Sintaxe? Primeira lei de newton? Entalpia? Se tudo isso pode ser discutido na escola - embora sua complexidade - não vejo porque teoria de gênero não possa.
É claro que são. Mas gênero e sexualidade não são aspectos físicos. Precisam ser discutidos enquanto houver desigualdade, discriminação, preconceito e não-aceitação. Precisam ser discutidos na escola, porque é ali que a desigualdade começa. Precisam ser discutidos na escola porque o sujeito não pode esperar até a idade adulta pra entender que não há nada de errado com ele em ser diferente.
Só para informar ensino básico = ensino fundamental + ENSINO MÉDIO! O projeto se aplica por inteiro no ensino médio, onde é discutido de fato a teoria de gênero.
Sou TOTALMENTE A FAVOR do Escola Sem Partido! Eu já fui do movimento estudantil e estudei minha vida inteira dentro de escolas públicas... é um ABSURDO o que certos professores fazem em sala de aula! Tem professor que deveria ser demitido por conta dos absurdos que fazem com alunos...
Paulo Freyre pedagogo do PT hahahhahahk -"Fala um pouco sobre Paulo Freyre". -Paulo Freyre não tá aqui no projeto de lei Essas e outras pérolas do debate k
Se não tem tempo para realizar um debate, que não o faça. Debate super corrido, sem conclusão das ideias dos participantes e com um apresentador que a toda hora interrompia os convidados.
Leia a prova do MEC do ano passado e depois vc vem dizer o que achou! Se a doutrinação fosse assim tão aparente não se chamaria doutrinação ideológica!
Mas é isso mesmo. Se não fosse assim, o ensino religioso teria que voltar a ser ensinado. Mas a esquerda quis tirar pra poder colocar a religião marxista nas escolas. Eles são contra o Escola Sem Partido porque sabem que só os alunos vão ser obrigados a ouvir as baboseiras do professor marxista. E pior, ainda será cobrado em prova com esse conteúdo. A esquerda é contra a liberdade dos outros, nesse caso a liberdade dos alunos. A esquerda só é a favor da Liberdade quando é liberdade pra eles, mas não pros outros.
+jessica Rocha e quantos que vc estudou junto que vc se lembra foi "afetado" com a doutrinação esquerdista? acredito que vc não foi doutrinada ideologicamente né, pois vc pensa diferente...
Todos foram prejudicados (da escola q fazia parte)... Quantas vezes, fomos obrigados a ouvir aulas inteiras de queixa sobre o governo...quando deveríamos esta tendo aulas de Português... Eramos na época apenas adolescentes nem idade para votar tínhamos me recordo disso da 6ª para a 7ª série...Os meus princípios e valores me livrou desses ideais ESQUERDISTAS revestidas de bondade e verdade, mas que de BONDADE E VERDADE não existe nada... Não é pq Eu não sou "doutrinada" que sou prova q isso não exista, existe sim, e muito... Os professores tem q entenderem que eles não tem LIBERDADE DE EXPRESSÃO,na sala de aula Eles estão lá prestando serviço, e como todo empregado tem limites... Sou Licenciando em Pedagogia já estagio na área pretendo me firmar de vez na área educacional e não tenho medo do PL Escola sem partido, pois sei q jamais me aproveitarei do meu trabalho para promover as minhas ideologias e convicções.
Miguel Naggib perdendo a linha. Fraco de argumentação. Foi engolido pelo professor Fernando de Araujo Penna. Tomou um chega pra lá do apresentador José Brito. Pra terminar seu fiasco, ficou dando chilique achando que levantar voz e xingar todo mundo no face lhe rende alguma credibilidade. O nível dos defensores do Escola Sem Partido tá muito fraquinho. kkkkkkk
Concordo plenamente Rodrigo , e digo mais neste debate há muita gente que além de não entender e viver a educação escolar , esta cheia de más intenções, pois a questão fundamental é que estas pessoas querem manter o Brasil um país de privilégios só para 2% da sua população , estas pessoas sabem do poder transformador da educação e pretendem trunca-lo, é esta a função nefasta desse projeto , bem como da PEC241 e da reforma do ensino médio . Garoto estude o mais que você puder , e nunca deixe o egoísmo entrar e tomar conta do seu ser. Saudações e felicidades!!
Vamos discutir o projeto ou o site (ou facebook tambem)... O Miguel matou a pau... Os esquerdopatas se apegam num monte de baboseira mas não consegue refutar o fato de que professor não pode falar o que bem entende em sala de aula e os alunos (e professores) tem direito de saber seus direitos (e deveres). O mesmo acontece quando chama a professora Mariana que fica repetindo que nem papagaio mas não explica onde no texto vai contra a liberdade de aula do professor enquanto o professor Braulio deu uma canja de quem foi Paulo Freire.
O problema é que ninguém quer discutir o projeto de lei, quer ficar caçando pegadinhas no site... só que o site não está sendo votado, é o projeto de lei que está, entendeu?
Se você nunca viu um mediador inclinado para um dos lados, você precisa assistir a mais debates hehehehe Mas concordo contigo, isso me incomodou bastante também.
Ele cita o art. 5º, inciso VI, mas não se lembra do inciso VIII que garante ao professor não perder qualquer direito por perseguição política, religiosa ou ideológica. Escrevi uma publicação sobre essas contradições no meu blog: paraleremcasa.blogspot.com.br/2016/07/por-que-votar-nao-na-enquete-do-senado_17.html
O professor não é inimigo do estado , o radicalismo em sala de aula é ! , Pare de se esconder atrás de palavras bonitas e vitimistas ! , Tipico de discurso populista barato de esquerda.
Vida simples, suponhamos que tal projeto realmente venha a se concretizar em lei, eu desisto da ideia de lecionar. As pessoas que são a favor, deixo a elas a tarefa.
Ficou nervoso, não sabe dialogar... bem típico mesmo. O site é a vitrine do projeto para o público e o cara diz que o site não tem nada com o projeto. PUTZ!
Nas aulas que frequentei poucas pessoas prestavam atenção nas aulas. A maior parte dormia,jogava ou estava em conversas paralelas. Ninguem era cativo, já que a mente pode voar longe.
Paula Galindo Vieira Ferreira verdade também...tem de tudo, gente que dorme,que joga e outros que amam o professor...poucos mas tem. ( I am a teacher/29 years ago/ I started at 17)
Fala tanto mal de Paulo Freire mas, na hora de debater as ideias do pedagogo, o Nagib fica completamente sem argumento e a única coisa que consegue expressar é sua sanha antipetista: "eu não sou educador, o que eu sei é que Paulo Freire não entendia de direito constitucional. Ele era um pedagogo do petê. Ele usou toda a pedagogia progressista para promover os interesses do partido". Que deprimente!...
E as idéias marxistas e leninistas de Freire não tem nada a ver com o PT não é mesmo... Freire plantou as sementes do fracassado sistema educacional brasileiro. Onde a maioria de seus professores são vermes partidários doutrinadores da "luta".
Um dos maiores pedagogos que o mundo ja viu passar, é referência em universidades americanas e outras pelo globo; o Brasil está longe de utilizar a metodologia de Paulo Freire, se estivesse próximo talvez estaríamos em situação melhor.
Redução penal pra 0 ano seria menos absurdo doq a q está em vigor, um marmanjo de 17 anos estuprador e assassino solto pq é menor de idade, só no Brasil mesmo, um país q esta longe de ser exemplo para o mundo, as leis não funcionam, somos uma piada, aí nego chega aqui em nosso país e acha q é a casa da mãe Joana.
pedagogo do PT?Nagib, me ajuda aí...Paulo Freire é referência em educação, e você distorce seu trabalho com meros adjetivos políticos?Esperava mais de ti...
Eu só quero uma escola que nao doutrine os alunos, que mostre os dois lados da história, que nao minta ou omita fatos para favorecer esquerda ou direita... e pedir muito?
Aham, todas as escolas, as públicas e as privadas, e todos os professores, os diretores, etc seguem uma 'ideologia' esquerdopata freireana (?). #ironiamodeON nossa, mas é cada comentário babaca mesmo!
Ta mais que claro que todo mundo quer dar pitaco na educação e não tem noção mínima da realidade da educação no Brasil... geralmente são esses que não tem formação, preparo e conhecimento na área . Orgulho do professor da UFF que sabe dialogar e esclarecer sobre este Projeto bizarro chamado "Escola sem partido", nome que por sinal é bem tendencioso. Eu voto NÃO a escola sem partido!
Em 10 anos de escola eu tive apenas 1 professor que falou em favor de um partido de esquerda, e era ele próprio candidato a vereador da minha cidade. A doutrina política que ele pregava era pra favorecer votos a si mesmo, o que já é crime previsto na constituição. No mais, a maior totalidade dos meus professores de geografia e história seguiam a cartilha do ensino tradicional. Eu só fui entender o que é pensamento crítico com 17 anos, quando estudei em cursinho pré-vestibular e vi ali professores REALMENTE neutros em relação às suas opiniões.
Dr. Miguel , o você me surpreende com tamanho desserviço a educação brasileira, gostaria que você se informasse melhor sobre educação, não faça o governo perder tempo com isso, temos coisas mais urgentes para tratar, não falo sobre gênero ideais, e estou longe disso, precisamos discutir algo mais importante, tipo: com elevar a qualidade da educação, digo sobre os alunos saberem fazer contas, ler, saber discutir um assunto, devemos criar mais esportes nas escolas mais artes, música, teatro, dança e outras manifestações, todo esse tempo perdido em discutir algo tão absurdo, acho melhor o Dr. continuar advogando, já que como disse, não é professor nem educação.
Emissora estatal/partidária nem disfarça q toda construção deste programa é p desmerecer o projeto Escola sem Partido. Nem disfarça. Programa totalmente parcial. Brasileiros acordem p conseguirmos melhorar nosso Brasil!
O método Paulo freire é utilizado em algumas das melhores universidades particulares dos EUA, como Harvard e MIT, esta explicado porque essas universidades são as as melhores do mundo
8 лет назад+3
André, Lps, cite-me alguma escola brasileira que use a pedagogia Paulo Freire...
Cara, isso é algo que me deixa puto! Paulo Freire, pedagogo brasileiro e NUNCA foi citado por nenhum professor meu (seja de história, atualidades, filosofia, sociologia, redação). Estudei até completar o ensino médio em uma das melhores escolas da região de onde moro - ensino particular - e me magoa muito ter ciência dos estudos de Freire e saber que é uma leitura recomendada por professores europeus e estadunidenses e não por professores nacionais.
Parabéns professor Fernando! Deu um baile de informação e de educação no advogado Miguel Naggib. E fora escola sem partido!
Parabéns ao projeto Escola sem Partido, nossas crianças, adolescentes e jovens precisam ser livres de ideologia partidária.
Achei esse programa sensacional!!!!!!!! O jornalista é muito bom e os entrevistados se posicionaram de maneira incrível!!!! Especialmente o Professor da UFF Fernando Penna. Parabéns pelo programa!!!!
Obrigado pela disponibilização desse conteúdo tão importante para a reflexão da nossa situação atual, tanto como indivíduo como parte de um todo.
também gostei! é importante para "tomarmos partido".
Só não influenciem nossas crianças e jovens...
Francesco98ful o senhor pode ficar tranquilo em relação a mim e à maioria esmagadora dos professores. (ok, tem àquele 1%, rs) Abraços.
MAS [E POR ISSO QUELUTAM TANTO!
Todos influenciam, Francesco. Uma criança recebe influência dos pais, dos irmãos, dos tios, dos avós, dos amigos, de filmes, de rádios, de colegas, de amigos e, inclusive, de professores. Então, não deseje coisas impossíveis.
Inclusive, a escola como a vemos hoje foi criada na Grécia Antiga, quando se findou o poder político estatal hereditário e foi instituída a democracia. Dessa forma, o preparo de homens para o Estado tornou-se imprescindível para a boa condução dele. Daí o ideal de "paideia" ("educação" e/ou "cultura"), que tem por intenção uma educação consciente. Ora, querem limitar a educação logo onde ela é proposta como fim, logo no lugar onde há a consciência de que se está sendo educado?
GALERA... VAMOS VOTAR " A FAVOR " DO ESCOLA SEM PARTIDO. Nossas crianças e adolescentes precisam disso. NOSSO FUTURO DEPENDE DISSO. Entrem no site do senado e votem.
Depois de "Paulo Freire era o pedagógo do PT" eu parei de comentar! hahaha só rindo!
Os primeiros livros de Freire foram publicados em 1950 e 1960 e o cara diz isso.
+André Lps vc não sabe o que tá falando. Melhor se inteirar mais para não passar vergonha. Sério!
Baseado em que vc faz uma afirmação dessa? hahahaha
André Lps Oi?! De onde tu tirou isso, jovem?!
Como educador a 8 anos digo que Paulo Freire é comunista.
excelente debate... Fernando de Araujo Penna, com calma e clareza nos coloca a par do projeto e o seu contexto, o que é muito importante... como pode ser um projeto escola sem partido, se os canais desse projeto faz ataque a um partido? se é apartidário, por que ataca o pt? n~´ao deveria ser neutro? conhecer quem está por trás do projeto é o que deve nos nortear para ser contra ou a favor do projeto... parabéns ao professor Fernando... cumprimento tbm ao dr Miguel Nagib... parabéns Futura...
Orgulho de ter sido aluna do Fernando Penna.
Parabéns pela sua fala, colocação e pensamento.
Ele te doutrinou na escola ??
+carlosvane010
não.
pelo contrário! a aula dele sempre eram dois pontos de vista e cabia a gente a decisão!!
É isso aí que é uma boa aula.Pena que existem professores tendenciosos.
Parabéns !!
Então, mas acho que compreendendo que um professor é capaz de doutrinar um aluno, este aluno é incapaz de pensar sozinho.E isso pra mim nao faz sentindo.
Dentro dessa lógica de possivel doutrinação era para eu ser apaixonada por matemática. Tive excelentes professores e minha mae que tentaram fazer com que eu tivesse afinidade por mat. e isso nunca aconteceu. Mas você pode pensar nos amigos, né? Todos engenheiros, uma advogada e outra médica.
Na adolescência, eu tive minha individualidade.
Será que você não esta sendo tendencioso ao fazer esta afirmação com ares de acusação , na realidade todos nos temos uma tendência , inclusive os alunos , a escola deve e é o lugar de debate destas tendências com liberdade , nos professores estamos longo mas muito longe de termos a palavra que convence a todos , se tem uma coisa que realmente doutrina as crianças e os adolescentes é aquela caixinha que todo mundo tem em casa , chamada televisão , para reprimir seus abusos parece que ninguém quer fazer um projeto , sabe porque, porque ela atende aos interesses do poder do capital .
Quanto preparo do professor Fernando de Araujo Penna! Também sou professor e me senti representado pela sua argumentação.
O senhor Miguel Naggib perdeu o debate de goleada.
Feliz com a contribuição do Professor Fernando Penna. Lamentavelmente não houve tempo de mostrar com quais interesses este projeto se relaciona. O pior deles é o de privatização da educação. Vale buscar as contribuições da Frente de professores contra o projeto para conhecer melhor o que NÃO está dito e escondido na cortina da "neutralidade"
Aonde que diz no projeto sobre privatização? Você chegou a ler o projeto?
Não diz , mas este é o objetivo final , tanto deste projeto como da reforma e da PEDC 241 , ou seja desmantelar a educação pública e privatiza-la , transformando-a num privilégio dos que podem pagar , querem fazer aqui oque foi feito há muito tempo no Chile , para eles educação é um negócio não um direito . Todos os donos de escolas particulares apoiam estes projetos desse governo .
Professor Fernando de Araújo Pena vc tem o meu respeito. A sua fala representa a quem entende de educação.
E como professor desde 2009 eu posso dizer: eu adoraria ser esse professor poderoso, influente e incitador que o projeto tanto teme que surja em sala de aula. Meus alunos estão cagando e andando pra o que eu falo. O professor pode falar o que quiser, mas quem tem mais influência e peso no pensamento dos alunos ainda são os pais.
Alguns alunos apenas procuram respaldo em sua forma individual de vida em algumas opiniões de pessoas mais velhas, inclusive, professores.
Exemplo disso time de futebol, os filho seguem 90% os pais.
Muito obrigado por promoverem um programa simplesmente sensacional sobre os assuntos mais importantes da sociedade. Fantástico!
Se a educação deve respeitar o pluralismo de idéias é apenas no contato com idéias diferentes da sua que o aluno poderá construir o seu senso crítico. Nada mais distante de uma formação plena do ser humano como um sujeito pensante do que esse projeto... #escolasemcensura
Ah jura, então explica ai porque eu nunca tive na escola aula sobre algum pensador Liberal ou Conservador? mas estudei sobre Karl Marx?
+Rodrigo Pereira
Porque sua escola era ruim. Na minha falava de John Locke, Adam Smith, Jean-Jacque Rousseau *E* Karl Marx.
Uma honra ter tido aula com o Fernando Penna. Professor incrível! Ainda bem que ele tem PACIÊNCIA E DIDÁTICA pra debater com esses sujeitos. Jamais teria kkk
Essa prof. Mariana é a melhor propaganda do ESP. Na sua fala é possível ver seu carater e desejo de doutrina. Se meu filho estudasse na sua escola, eu o retiraria hj.
Eu tb tiraria meu filho e processaria essa professora. Ela só está preocupada com a parte sexual dos alunos, eu hein.... Que fixação na ideologia de gênero. Quem é ela pra se meter com a identificação sexual dos filhos dos outros? Eu , hein
Parabéns pelo excelente debate!!Super esclarecedor e objetivo!
Miguel Nagib foi muito superior.
Em um universo paralelo chamado OlavismoCósmico.
Me dá esse negócio que vc ta tomando hahaha
+Beto000014 O que eu bebo chama-se vergonha na cara. Experimente um pouco você também.
Acho que a tua tá estragada então...
+Rafael Guarnier O que você acha ou não, não tem a mínima importância pra mim.
Excelente debate! A questão que deveria ser aprofundada, penso eu, é a fase a ser discutida. Faz toda uma diferença, um divisor de águas, a discussão de teorias como estas e outras citadas aqui também nos comentários. Uma coisa é abordar tais temáticas no ensino médio e superior, já que estamos falando disso no âmbito escolar, outra bem diferente na educação básica, infantil e fundamental. Os próprios teóricos afirmam que a maturidade do ser humano se dá em torno dos 30 anos, como nossas crianças e adolescentes vão estar com mente formada para para avaliar criticamente o que aí sim chamo de teorias com intenções camufladas, pois na verdade se sabe que termina por influenciar as crianças em ideais de adultos.
"Neutros", entendam uma coisa: Não ter lado é ter lado. Não decidir é decidir...
Segundo sua lógica , haverá doutrinação ideologiaca de um jeito ou de outro e que é melhor uma doutrinação esquerdusta do que concervadora , ao invés de expor os dois lado sem parcialidade , e deixar o papel de escolher um lado com os alunos , dó de você !.
Ótimo debate, enriquece nosso posicionamento a respeito dessa importante questão.
Gente, que pessoal deselegante e histérico, esses que defendem a escola " sem partido"( muitas aspas irônicas aqui). Pelas palavras deu para ver muito bem a quem eles defendem, de qual ideologia e de qual partido. Educação pra valer foi a única coisa não mencionada por eles. Ao Professor Fernando de Araújo Penna, o único que tentou falar sobre educação e educadores, meus agradecimentos pelas elegantes explanações.
Se algum professor tentar doutrinar meu filho vou mover uma ação judicial contra ele.
+carlosvane010 ensinar que a Terra é redonda e gira em torno do Sol é já é doutrinação pra você?
Carlos, professor não é doutrinador. Eu repudio este projeto porque é um retrocesso gigantesco. Uma escola livre não cala professores. Uma escola livre tem professores e alunos livres para dialogar, discutir, opinar. Contrapor tudo isso vai afetar na formação do aluno. O mundo está na palma da mão dos alunos, via tecnologia em tablets e celulares, não é o professor que vai fazer a cabeça dele, pode ter certeza. A televisão aliena e doutrina muito mais. Se você não gosta disso, sugiro que coloque seu filho dentro de uma bolha.
Thiago , eu ia fazer um comentário , mas meu amigo meus parabéns, você já falou tudo o que precisava ser dito.
Falou sobre educação mas não conseguiu refutar o fato de que professor não pode falar o que bem intender na sala de aula e que os alunos deve conhecer seus direitos.
Debate sensacional! Simplesmente não ao projeto sem partido.
#PROFESSORESCONTRAESCOLASEMPARTIDO
Professores, vão trabalhar e ensinar suas matérias.
É justamente isso que estão fazendo,e isso todos os dias.
Com salários baixos, ricos de morte cotidiano, sem respaldo de pais dos alunos, diretores e de um governo interessado na educação.
O Miguel Nagib teve excelente desempenho neste debate: De fato, tanto o professor Fernando Penna quanto a professora Mariana dos Reis sao exemplos exatamente do que o projeto tenta combater. Sao professores que se acham no direito de moldar opinioes politicas em seus alunos, em vez de ensinar o curriculo. Achei muito pertinente o comentario do Miguel Nagib de que afixar cartazes com os direitos dos alunos e um exemplo de cidadania.Perfeito!
Prof. da UFF muito preparado pra o debate, Advogado fora de si e sem argumentos sólidos.
Eu tive a sorte de estudar numa época em que nenhum professor fazia discurso político partidario, nem perseguia nenhum aluno que pensasse ou tivesse uma crença diferente, ou convicções políticas divergentes da sua. Todos os professores que tive, respeitavam os alunos e se procuravam em apenas transmitir o conteúdo de suas respectivas disciplinas.
assisti o programa e vejo que é este o caminho,sou a favor da escola sem partido.
Eu realmente adoraria se os professores tivessem todo este poder que os propositores da lei acreditam que eles têm.
às vezes têm...
Tendo ou não tendo, eles exercem influência e se aproveitam disso para doutrinar.
Por onde anda este exército vermelho formado nas últimas décadas? Foi pra Cuba?
Nayara Moreira eu conheço há 29 anos (comecei aos 18); A senhora tem razão quanto aos alunos....mas é verdade também que existe àquele 1% de professores que (....) abraços;
Não foi pra Cuba, não, está aqui no Brasil votando no PT, no PSOL, no PCdoB e dizendo que impeachment é golpe.
Prof. Fernando Penna é brilhante!
a preocupação dos reaças com as crianças é realmente comovente
O nosso país está cheio de idiotas úteis devido à forma como a educação tem sido conduzida pela esquerda. O método Paulo Freire é lamentável e limitante. Não se ensina disciplina coissíma nenhuma. As pessoas não sabem, ler, escrever, interpretar texto e enxergar a lavagem cerebral que os veículos de comunicação têm feito ( desde a música até as peças de teatro, novelas e tudo mais).
+Aurea Santos bom, o.ministério público federal considerou esse pl inconstitucional. Então, se vc é a favor dele, tá na hora de ver se a lavagem cerebral não atingiu vc também
ser reacionario é fruto do desespero pela grande porcaria que voces fizeram ao Brasil um dos piores paises do mundo para se viver.
É sim porque são nossos filhos ja que a esquerda lixo é a favor do aborto e detesta crianças,quando tem alguma preocupação é para aliena-las buscar recrutar pro seu movimento de idiotas, vitimistas e chorões.
+Carlos Bernardo vc tem razão. nós odiamos crianças. elas só servem pra nos ajudar na revolução comunista que estamos preparando. nos aguarde.
Canal maravilhoso, obrigada!
Imagine um professor ensinando sobre a colonização sem criticar o que ocorria na exploração humana do sistema social da época... Gente é impossível!
Parabéns ao programa. Excelente debate.
Excelente, Dr. Miguel Nagib
O bom disso é debater a educação. Estamos precisando.
O individuo quando não tem argumento sobre aquilo que defende, ao ser derrotado no debate, parte pra grosseria, tipico de um cidadão da direita conservadora. NÃO AO ESCOLA SEM PARTIDO, E SIM, SIM AO PROFESSOR, SIM AO INTELECTUAL DA SOCIEDADE! NINGUÉM PODE DIZER AO PROFESSOR, UM PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO, FORMADO, O QUE ELE TEM QUE FAZER. O PROFESSOR TEM O PAPEL DE MEDIAR E ARTICULAR COM O ALUNO O CONHECIMENTO SOCIAL COM O CONHECIMENTO DO ALUNO. POR UMA ESCOLA LIVRE E ABERTA AO DEBATE!
A formação do cidadão se vale muito do aprendizado a sala de aula, e o professor faz parte dessa construção de pensamentos. A escola sem partido é totalmente oposto em relação à figura do professor, sendo até desrespeitosa em vários trechos. Estamos no século XXI, na era da informação. E não podemos admitir que professores sejam censurados. Quando eu era estudante, tanto no ensino fundamental, quanto no médio, a figura do professor era tida como um formador de opinião, eles sempre ensinava o nosso dever de cidadão, e o respeito que devemos ter em torno dessa diversidade que temos na sociedade. Sempre nos debates costumavam trataram de assuntos que diziam respeito a nossa realidade, e fazia parte dos assuntos abordados, principalmente nas disciplinas de História e Geografia- por sua vez eram bastante construtivas, os meus colegas gostavam, por terem a oportunidade de falarem de temas quem nem sempre eram tratado com os seus pais, mostrando assim uma visão de mundo, e isso fazia com quê o aluno participasse mais da aula. Vejo esse projeto com um retrocesso, tendo como fiz um moralismo em torno da questão de gêneros, quê a meu ver sendo este o principal motivo.
Oí Rilley , é isso mesmo , até parece que a professora por dar uma opinião sobre um assunto esta hipnotizando e doutrinando os alunos todos , como se focem retardados e imbecis , isso é ridículo , pois a opinião dos jovens é formada não só pelo professor ou professora , esta aí a TV , a internet, os jornais , as revistas , os amigos que eles tem e sobretudo o desejo interior de cada um, os sonhos e os ideais de vida . Na verdade este projeto esta tratando os professores como criminosos e os alunos como imbecis .
Esse Nagib nunca entrou numa sala de aula de um colégio público de periferia pra falar que o professor tem audiência cativa dos alunos. Deveriam estar preocupados com as escolas sem professores, sem quadros e sem merenda.
Na minha fase adulta tive ótimos professores sem sequer saber a sua posição partidária ou política. Porém, fui sim iludido, na minha juventude, que o socialismo era um mar de rosas por professores socialistas e comunistas.
Tive uns dois professores que falavam de uma forma sublime sobre a mudança do poder para o famoso "proletariado". Afinal, somos nós que mantemos o sistema.
E não admitiam uma visão diferente do ponto de vista deles.
Faculdades não tem disciplina de legislação? Correto! Mas isso acontece pq CF, LDB, ECA, PDE e PNE é obrigatório para disciplinas básicas como Fundamentos da Educação infantil.
Não precisamos de uma disciplina específica para estudar o que é a base da Educação Nacional.
Estudamos em disciplinas como Políticas Públicas para a Educação, por exemplo.
+Paula Ugalde Política e Gestão, Política educacional contemporânea, direito a infância e à educação...
vc ta falando errado ignorante
Você estuda alguma licenciatura pra educação? Se sim então deve saber que ele tá questionando certo. Comigo são três pessoas que confirmam que o Miguel Nagib inventou esse fato. Toda licenciatura da educação tem matérias que abordam as legislações educacionais.
+Matheus Vieira estou falando de disciplina específica, como "Legislações Educacionais", não existe. E não existe pq diminuiria a pauta.
Por isso afirmei a legislação perpassa todas as demais disciplinas, principalmente os estágios.
Professor Fernando, um monstro!!! Parabéns.
Ninguém fala do lado do aluno
O apresentador se esforçou para trazer os dois lados e é isso que os professores devem procurar fazer na sala de aula. Apresentar as diversas versões sobre os fatos, acontecimentos, etc.
Eu acho que se o professor não pode dar a sua opinião política, a mídia também não deve poder, já que é ela quem mais influencia as pessoas e tá na mão de pouquíssimas pessoas.
Ninguém é obrigado a ouvir a mídia. O aluno é obrigado a assistir às aulas do professor caso queira se formar. E além disso, os alunos são jovens e facilmente manipulados. Concorda?
+Guilherme Santos concordo com você
O professor tem sim o direito de expor sua opinião , oque ele não pode é impor sua opinião em quem tem opinião diferente , entendeu ?!
Debate bem interessante. E continuo levantando a bandeira de que o aluno precisa ser respeitado dentro de sala, onde o professor não impõe sua opinião. Mas ajuda o aluno a construir a sua, sem ideologias. Sou sim a favor da Escola Sem Partido, pois em toda profissão há limites, e na educação principalmente, para não ser introduzido aos alunos somente aquilo que o professor acredita ser verdade. Por uma escola onde cada um constroe e não é construído, onde o professor respeita os princípios de cada aluno. Se for perguntar aos pais desses alunos, a maioria será a favor da escola sem partido. E os pais tem poder maior sobre a educação dos seus filhos.
quer dizer que meu professor do ensino médio que só falava do comunismo como algo bom não era doutrinador. ...kkkkk ta bom.
é direito dele achar que comunismo é algo bom (por mais que vc nao goste disso)... seguindo essa lógica, é só expressar uma opinião sobre qualquer assunto que eu viro doutrinador... Burrice tem limite gente!
Uma coisa é expressar opinião, outra é professor querer que o alundo responda as questões das provas de acordo com a ideologia. Quando estudei no Ensino Médio tive inúmeros professores que ensinavam a matéria com viés ideológico. Por exemplo eu tinha uma professora de geografia que ensinava que a ALCA seria ruim para país e aí de quem discordasse dela!!! Tomava nota ruim na hora!!! Ou então professor de história que colocava George W. Bush como um dos maiores vilões do mundo e Hugo Chávez apenas como um "revolucionário". Os professores deviam se ater aos fatos e o aluno deveria julgar a partir dos dados que lhes são dados. Porém nas escolas o que acontece é diferente, o professor acha que tá formando "senso crítico", quando na verdade tá levando o aluno a pensar como ele. Lembro que muitas vezes os meus professores metiam o pau na "grande mídia", porém observando bem as opiniões deles idênticas a da "grande mídia. (Vide o que eles acham sobre aquecimento global, brexit, Trump, Bolsonaro, islamismo, etc). Eles acham que uma criticazinha ao PT significa que há uma grande conspiração dos "poderosos" da "grande mídia" contra os "salvadores" desse povo sofrido, quando na realidade tantos os professores de esquerda como a grande mídia pensam iguaizinhos.
Meu caro, se seu projeto de escola é ir às aulas para ouvir professores reproduzindo o discurso de seus pais (a idiotice do "meus filhos ,minhas regras"), então pra que escola???
noticias.uol.com.br/opiniao/coluna/2016/07/25/escola-sem-partido-afronta-autonomia-didatica-e-constituicao.htm
Camilla Andrade primeiro: o projeto é interpretado pelos q são contra como mordaça e como "meu filho, minhas regras".No entanto ele não vai contra NENHUM PRINCÍPIO DA CONSTITUIÇÃO. O projeto apenas tenta tornar o professor isento. Aqueles que são contra se valem de argumentos chulos e não a desconstrução do projeto.
segundo: vc é bastante imbecil, além de colocar como referência uma notícia, coloca um editorial. PQP VAI ESTUDAR.
E voce um desinformado... porque o MP ja se posicionou contra e argumentou que e INCONSTITUCIONAL... Atenta contra a liberdade de expressão, confunde coisa pública com o espaço privado. PS: nao vou devolver o xingamento, pois reputo isso ao seu desespero... Como o Nagib que levou um nocaute!
Que um cara destes diga as asneiras que diz é compreensível, certamente está sendo patrocinado. Que alguém ouça e dê importância, isto sim é incompreensível.
Me explique, Nagib, como isso por exemplo não é interferir na liberdade de cátedra do professor?
"14 - Ora, se cabe aos pais decidir o que seus filhos devem aprender em matéria
de moral, nem o governo, nem a escola, nem os professores têm o direito de
usar a sala de aula para tratar de conteúdos morais que não tenham sido
previamente aprovados pelos pais dos alunos;" -> Obviamente vão haver concepções morais conflitantes entre os próprios pais, como dar uma aula ignorando todas essas concepções? Se a escola é formadora social, como ignorar toda uma concepção de formação crítica, apenas pelas vontades dos pais? A escola não deveria ser um ambiente de fluxo de saberes, como isso ocorrerá se ela ficar limitada as concepções dos pais?
#Perfeito Pedro. Permite que eu copie e compartilhe as ideias?
Claro, Paula!
Ótimo ponto! Essa sala debate parece ser um baita programa, o apresentador se comportou bem demais!!
***** É questão de interpretação, meu querido... O trecho que eu coloquei está no texto anexado ao projeto, que o justifica. É só olhar no site do Senado
Se todos os lados forem apresentados de forma imparcial, o aluno já; não terá todos os meios para criticar e determinar para si um lado "vencedor"?
Naggib deu a entender que os professores deveriam incitar os alunos a participar das passeatas pelo impeachment, pois não incitaram, porque haviam poucas pessoas menores de 20 anos. É uma visão muito simplista da situação, há outras razões para os jovens não participarem dessa manifestação. Eu participei das manifestações de 2013, sei que ninguém foi lá porque os professores incitaram. Mas foi muito pertinente pra mim, quando o meu professor me incitou a fazer uma corrente na internet para a "reforma política", segundo o projeto ele seria proibido de fazer isso.
Miguel Nagib - "Eu chamo do que eu quiser, estou exercendo a minha liberdade de expressão, coisa que um professor em sala de aula não pode fazer(...)" 48:52 Segundo o advogado, xingamentos é exercer a liberdade de expressão. Putz! Além disso, Miguel disse que xinga quem ele quiser nas redes sociais. Marcia Tiburi tem uma definição para esses argumentos dele: consumismo da linguagem
foi feio!
Escola não é quartel de militância partidária... Todo apoio a ESCOLA SEM PARTIDO
Você conhece alguma escola, JOAB?
É só o que tem amigo! Você vive em uma bolha?
Foi burro e deixou a desejar o fraco projeto....
Eu já conheci o projeto e apoio.
Se você for à página do escola sem partido na aba, "quem somos", verá que os próprios argumentos que tiraram nagib do sério é assinado pelo próprio nagib kkkkkkkkkk
Bom projeto ......estou totalmente de acordo .......
Quer dizer que questão de gênero é tão complicado que só pode ser debatido no espaço acadêmico?
E logaritmo? Teoria da evolução? Teoria do conhecimento de John Locke? Nova ordem mundial? Sintaxe? Primeira lei de newton? Entalpia?
Se tudo isso pode ser discutido na escola - embora sua complexidade - não vejo porque teoria de gênero não possa.
Em universidade e Ensino médio talvez... Mas criança do fundamental recebe educação sexual dos pais...
Educação de gênero não se resume a educação sexual. O professor dá um bom exemplo através das aulas de educação física.
Mas homem e mulheres são fisicamente diferentes.
É claro que são. Mas gênero e sexualidade não são aspectos físicos. Precisam ser discutidos enquanto houver desigualdade, discriminação, preconceito e não-aceitação. Precisam ser discutidos na escola, porque é ali que a desigualdade começa. Precisam ser discutidos na escola porque o sujeito não pode esperar até a idade adulta pra entender que não há nada de errado com ele em ser diferente.
Só para informar ensino básico = ensino fundamental + ENSINO MÉDIO! O projeto se aplica por inteiro no ensino médio, onde é discutido de fato a teoria de gênero.
Nagib sempre brilhante.
Só distorcendo mesmo o pessoal do "CONTRA" tem alguma chance.
Sou TOTALMENTE A FAVOR do Escola Sem Partido! Eu já fui do movimento estudantil e estudei minha vida inteira dentro de escolas públicas... é um ABSURDO o que certos professores fazem em sala de aula! Tem professor que deveria ser demitido por conta dos absurdos que fazem com alunos...
"Eu estou exercendo minha liberdade de expressão, coisa que um professor em sala de aula não pode fazer."
Precisa de mais algo?
Precisa sim, trocar o não pode por pode e deve exercitar a liberdade de expressão e de catedra.
e na qualidade ?
Paulo Freyre pedagogo do PT hahahhahahk
-"Fala um pouco sobre Paulo Freyre".
-Paulo Freyre não tá aqui no projeto de lei
Essas e outras pérolas do debate k
"Está ou não de acordo com a constituição?" Não está! KKkkkk
Debate sensacional
Se não tem tempo para realizar um debate, que não o faça. Debate super corrido, sem conclusão das ideias dos participantes e com um apresentador que a toda hora interrompia os convidados.
Verdade!
Escola SEM partido JÁ!
O pessoal do Escola sem Partido acredita q a educação se restringe à mera transmissão d conteúdos a crianças ingênuas e inocentes!
as criancas sao menos ingenuas e inocentes que o professor entao?
Leia a prova do MEC do ano passado e depois vc vem dizer o que achou! Se a doutrinação fosse assim tão aparente não se chamaria doutrinação ideológica!
educação? conteúdos? kkkkkk, esses termos q vc usa podem concluir q vc ve as pessoas como pessinhas em uma imensa maquina socialista
E é realmente isso que a edução faz. Se o aluno quiser se aprofundar, ele que procure os livros, coisa que eles não fazem.
Mas é isso mesmo. Se não fosse assim, o ensino religioso teria que voltar a ser ensinado. Mas a esquerda quis tirar pra poder colocar a religião marxista nas escolas. Eles são contra o Escola Sem Partido porque sabem que só os alunos vão ser obrigados a ouvir as baboseiras do professor marxista. E pior, ainda será cobrado em prova com esse conteúdo. A esquerda é contra a liberdade dos outros, nesse caso a liberdade dos alunos. A esquerda só é a favor da Liberdade quando é liberdade pra eles, mas não pros outros.
Escola Sem Partido já!!
quem decide o que é prejudicial para o aluno sobre o que o professor fala?
A esquerda, revestida de boa intenção.mas q de boa não tem nada #escolasempartido.
+jessica Rocha vc estudou em escola publica?
Sim.
+jessica Rocha e quantos que vc estudou junto que vc se lembra foi "afetado" com a doutrinação esquerdista? acredito que vc não foi doutrinada ideologicamente né, pois vc pensa diferente...
Todos foram prejudicados (da escola q fazia parte)... Quantas vezes, fomos obrigados a ouvir aulas inteiras de queixa sobre o governo...quando deveríamos esta tendo aulas de Português... Eramos na época apenas adolescentes nem idade para votar tínhamos me recordo disso da 6ª para a 7ª série...Os meus princípios e valores me livrou desses ideais ESQUERDISTAS revestidas de bondade e verdade, mas que de BONDADE E VERDADE não existe nada... Não é pq Eu não sou "doutrinada" que sou prova q isso não exista, existe sim, e muito... Os professores tem q entenderem que eles não tem LIBERDADE DE EXPRESSÃO,na sala de aula Eles estão lá prestando serviço, e como todo empregado tem limites... Sou Licenciando em Pedagogia já estagio na área pretendo me firmar de vez na área educacional e não tenho medo do PL Escola sem partido, pois sei q jamais me aproveitarei do meu trabalho para promover as minhas ideologias e convicções.
Tinha que ser um professor de história.
É só pegar os livros do MEC simples assim,
Parabéns Nagib 👏👏👏👏👏👏
Miguel Naggib perdendo a linha. Fraco de argumentação. Foi engolido pelo professor Fernando de Araujo Penna. Tomou um chega pra lá do apresentador José Brito. Pra terminar seu fiasco, ficou dando chilique achando que levantar voz e xingar todo mundo no face lhe rende alguma credibilidade. O nível dos defensores do Escola Sem Partido tá muito fraquinho. kkkkkkk
o professor além de inteligente sabe o que fala....
Engraçado que ele no inicio do programa comentou sobre a falácia do espantalho e no final que de fato argumentou de forma ignorante hahaha
Concordo plenamente Rodrigo , e digo mais neste debate há muita gente que além de não entender e viver a educação escolar , esta cheia de más intenções, pois a questão fundamental é que estas pessoas querem manter o Brasil um país de privilégios só para 2% da sua população , estas pessoas sabem do poder transformador da educação e pretendem trunca-lo, é esta a função nefasta desse projeto , bem como da PEC241 e da reforma do ensino médio . Garoto estude o mais que você puder , e nunca deixe o egoísmo entrar e tomar conta do seu ser. Saudações e felicidades!!
Vamos discutir o projeto ou o site (ou facebook tambem)... O Miguel matou a pau... Os esquerdopatas se apegam num monte de baboseira mas não consegue refutar o fato de que professor não pode falar o que bem entende em sala de aula e os alunos (e professores) tem direito de saber seus direitos (e deveres). O mesmo acontece quando chama a professora Mariana que fica repetindo que nem papagaio mas não explica onde no texto vai contra a liberdade de aula do professor enquanto o professor Braulio deu uma canja de quem foi Paulo Freire.
Adivinha quem mantem privilégios pra 2% da população? Se eu disser que é o estado gigante que vcs tanto defendem vc não vai acreditar.
Eu minha esposa trabalhamos em escola e sou a favor de escola sem partido.
Então para que existe o site, se não podemos discutir sobre o projeto, e sua construção, baseada nele?
O problema é que ninguém quer discutir o projeto de lei, quer ficar caçando pegadinhas no site... só que o site não está sendo votado, é o projeto de lei que está, entendeu?
A esquerda não quer nem discutir o projeto pois é um tiro em um dos pilares da "caça aos militantes". De qquer forma o projeto será discutido!
Nagib, você é um heroi, haja estômago!
Nunca vi um mediador tão inclinado para um dos lados, como colocam esse cara em um debate?
Isso foi notório.
Canal Futura é um canal da Globo! Esperar o que?
Horrível mesmo esse apresentador!
Se você nunca viu um mediador inclinado para um dos lados, você precisa assistir a mais debates hehehehe
Mas concordo contigo, isso me incomodou bastante também.
foi só um exagero haha
Ele cita o art. 5º, inciso VI, mas não se lembra do inciso VIII que garante ao professor não perder qualquer direito por perseguição política, religiosa ou ideológica. Escrevi uma publicação sobre essas contradições no meu blog:
paraleremcasa.blogspot.com.br/2016/07/por-que-votar-nao-na-enquete-do-senado_17.html
Além de desvalorizados, agora a ideia é considerar o professor inimigo do Estado!
O professor não é inimigo do estado , o radicalismo em sala de aula é ! , Pare de se esconder atrás de palavras bonitas e vitimistas ! , Tipico de discurso populista barato de esquerda.
Vida simples, suponhamos que tal projeto realmente venha a se concretizar em lei, eu desisto da ideia de lecionar. As pessoas que são a favor, deixo a elas a tarefa.
Ficou nervoso, não sabe dialogar... bem típico mesmo. O site é a vitrine do projeto para o público e o cara diz que o site não tem nada com o projeto. PUTZ!
Ele muito burro!!!!
tá muito fixada nele, Marinalva. Abstrai da pessoa e tenta ver o projeto.
E você muito inteligente tanto que escreveu uma frase sem verbo.
Ele está nervoso porque sabe que está mentindo.
Exato, deu piti pq sabe que o site mente para conseguir aprovação para o seu projeto.
Parabéns, Fernando!
Por que eles acham que os adolescentes são tão passivos e tão massa de manobra?
acho que é porque os adolescentes estão em idade de formação da personalidade...
Nas aulas que frequentei poucas pessoas prestavam atenção nas aulas. A maior parte dormia,jogava ou estava em conversas paralelas.
Ninguem era cativo, já que a mente pode voar longe.
Paula Galindo Vieira Ferreira verdade também...tem de tudo, gente que dorme,que joga e outros que amam o professor...poucos mas tem. ( I am a teacher/29 years ago/ I started at 17)
Então os professores podem falar o que quiserem, por que a maioria não presta atenção na aula?
Francesco98ful na minha concepção, não. Abraços.
Sou Estudante e sou a favor do projeto.
Fala tanto mal de Paulo Freire mas, na hora de debater as ideias do pedagogo, o Nagib fica completamente sem argumento e a única coisa que consegue expressar é sua sanha antipetista: "eu não sou educador, o que eu sei é que Paulo Freire não entendia de direito constitucional. Ele era um pedagogo do petê. Ele usou toda a pedagogia progressista para promover os interesses do partido". Que deprimente!...
o melhor é que o PT nem existia na epoca de Paulo Freire
E as idéias marxistas e leninistas de Freire não tem nada a ver com o PT não é mesmo... Freire plantou as sementes do fracassado sistema educacional brasileiro. Onde a maioria de seus professores são vermes partidários doutrinadores da "luta".
o PT não mas a esquerda a ideologia da qual o PT faz parte sim...
Que aspecto da pedagogia de Paulo Freire foi integrado ao sistema educacional brasileiro?...
Um dos maiores pedagogos que o mundo ja viu passar, é referência em universidades americanas e outras pelo globo; o Brasil está longe de utilizar a metodologia de Paulo Freire, se estivesse próximo talvez estaríamos em situação melhor.
Boa, prof. Bráulio!
Se os alunos não são manipuláveis, respondem por si, sabem o q querem, então redução a maioridade penal já.
devia ser reduzido a 0 anos.
Berçario Penal se for da favela! Mas sem aborto!! Deixa nascer que os esquadrões da morte matam!
Redução penal pra 0 ano seria menos absurdo doq a q está em vigor, um marmanjo de 17 anos estuprador e assassino solto pq é menor de idade, só no Brasil mesmo, um país q esta longe de ser exemplo para o mundo, as leis não funcionam, somos uma piada, aí nego chega aqui em nosso país e acha q é a casa da mãe Joana.
André Luís de Oliveira concordo nunca vi bebe de colo matar ninguem.
NO geral foi um bom debate, tirando a professora sem conhecimento ...
pedagogo do PT?Nagib, me ajuda aí...Paulo Freire é referência em educação, e você distorce seu trabalho com meros adjetivos políticos?Esperava mais de ti...
Professor Fernando incrivel !!!
Eu só quero uma escola que nao doutrine os alunos, que mostre os dois lados da história, que nao minta ou omita fatos para favorecer esquerda ou direita... e pedir muito?
ESCOLA SEM PARTIDO é pender para a direita conservadora
+MOTZ STEINBERGER, a esquerda tem funcionado né, me mostra um caso onde essa ideologia Freireana funcionou.
cesio126 126 Alguém está falando de Paulo Freire? Se acha que a discussão se resume a isso? Putz.
Aham, todas as escolas, as públicas e as privadas, e todos os professores, os diretores, etc seguem uma 'ideologia' esquerdopata freireana (?). #ironiamodeON nossa, mas é cada comentário babaca mesmo!
uma escola que nao doutrine é a que ensina conteudos úteis como fisica, quimica, matemática biologia e portugues e literatura.
o resto é futilidade.
Ta mais que claro que todo mundo quer dar pitaco na educação e não tem noção mínima da realidade da educação no Brasil... geralmente são esses que não tem formação, preparo e conhecimento na área . Orgulho do professor da UFF que sabe dialogar e esclarecer sobre este Projeto bizarro chamado "Escola sem partido", nome que por sinal é bem tendencioso.
Eu voto NÃO a escola sem partido!
Quem é esse advogado pra falar do Paulo Freire? Um ninguém...
Em 10 anos de escola eu tive apenas 1 professor que falou em favor de um partido de esquerda, e era ele próprio candidato a vereador da minha cidade. A doutrina política que ele pregava era pra favorecer votos a si mesmo, o que já é crime previsto na constituição. No mais, a maior totalidade dos meus professores de geografia e história seguiam a cartilha do ensino tradicional. Eu só fui entender o que é pensamento crítico com 17 anos, quando estudei em cursinho pré-vestibular e vi ali professores REALMENTE neutros em relação às suas opiniões.
Aos 48 minutos em diante Nagib demonstra a hipocresia desse esquerdoso..
excelente debate
Dr. Miguel , o você me surpreende com tamanho desserviço a educação brasileira, gostaria que você se informasse melhor sobre educação, não faça o governo perder tempo com isso, temos coisas mais urgentes para tratar, não falo sobre gênero ideais, e estou longe disso, precisamos discutir algo mais importante, tipo: com elevar a qualidade da educação, digo sobre os alunos saberem fazer contas, ler, saber discutir um assunto, devemos criar mais esportes nas escolas mais artes, música, teatro, dança e outras manifestações, todo esse tempo perdido em discutir algo tão absurdo, acho melhor o Dr. continuar advogando, já que como disse, não é professor nem educação.
Emissora estatal/partidária nem disfarça q toda construção deste programa é p desmerecer o projeto Escola sem Partido. Nem disfarça. Programa totalmente parcial. Brasileiros acordem p conseguirmos melhorar nosso Brasil!
O professor sambou na cara do advogado...
Este professor crítico da escola sem partido é ótimo. Sobrou no debate.
Paulo Freire era o pedagógo do PT...
Pra quê eu tô assistindo isso?
O método Paulo freire é utilizado em algumas das melhores universidades particulares dos EUA, como Harvard e MIT, esta explicado porque essas universidades são as as melhores do mundo
André, Lps, cite-me alguma escola brasileira que use a pedagogia Paulo Freire...
Cara, isso é algo que me deixa puto! Paulo Freire, pedagogo brasileiro e NUNCA foi citado por nenhum professor meu (seja de história, atualidades, filosofia, sociologia, redação). Estudei até completar o ensino médio em uma das melhores escolas da região de onde moro - ensino particular - e me magoa muito ter ciência dos estudos de Freire e saber que é uma leitura recomendada por professores europeus e estadunidenses e não por professores nacionais.
Para aprender. Para sair da bolha vermelho sangue que te mantém como zumbi e usa teu cérebro como vaso sanitário.
começa a esvaziar os eu, que deve estar bem entupido...