verdades! eu era viciado no twitter.. até o momento que parei de usar e percebi que 0% das pessoas ao meu redor sabiam de alguma coisa que do que se passava naquela rede..
exato. Eu não tenho twitter e nem sabia que esta "relevantíssima" discussão estava ocorrendo. Só tô sabendo porque cai aqui nesse vídeo que apareceu na minha página inicial. hahaha
Música não é verdade alguma, o impacto da bossa nova é sentido até hoje, Garota de Ipanema é a segunda canção mais conhecida do mundo. Na parte musical os latinos americanos, espanhóis e portugueses conhecem bem mais de música brasileira do que a gente conhece as músicas deles.
@@rnt123 eu tenho isso aqui com o RUclips. Eu seguia muitos canais que problematizavam algumas coisas, e aí entrei em um período do trabalho em que estava muito ocupado para redes sociais/streams. Quando voltei, eu não conhecia mais da metados dos nomes metidos nos escândalos de twitter e tiktok que vêm parar aqui no YT mais cedo ou mais tarde hahahhaha
@@luizmagno71 óbvio q não, são multantes q ouvem Márcia TiburiCU, Paulo Ghiraldelli, Safatle, Marilena Chauí e demais degenerados. O fato q os irrita é o convite para um evento mantido por judeus, já fica claro.
Eu também sou bastante crítica do nosso complexo de vira-latas e antipatizo com nossa tendência de valorização do nacional só quando um gringo chega e afirma que é bom, mas essa polêmica com a Courtney é ridícula. Como você disse, Vanessa, ela está dando visibilidade mundo afora a um autor nosso consagrado, numa realidade em que as pessoas não leem mais. Não leem nada. Não consigo ver o que ela esta fazendo como algo a ser criticado.
Se ela falasse de José de Alencar, amanhã os brasileiros que detestam Alencar iriam descobrir os encantos da literatura alencarina. Só pra ilustrar com outro exemplo de autor. Entretanto, isso faria com que mais pessoas descobrissem sua obra mundo afora ❤
Não foi só no Twitter. Teve um perfil de um booktuber que, inclusive, fez um vídeo debochando das resenhas da Courtney. Enfim, quando um norte-americano diz que não conhece nada fora dos EUA, ele é chamado de alienado, aí quando vem alguém e se propõe a conhecer outros escritores de outros países, aí também descem o sarrafo. Povo é mt ch4t0 😅 Sem contar que sabemos como é difícil literatura de língua não inglesa furar a bolha de seu país, então temos que celebrar esse burburinho causado pela Courtney sim. 😊
@@VanessaHauf é um perfil onde o dono é conhecido por ser “sem filtro”, “sincerão”. Tinha até uma época que eu curtia, mas acho que ele pesa a mão muitas vezes e foi esse o caso. Até parei de seguir pq fiquei meio de bode do perfil dele 😂
@@crisbycris4012 O problema é a REPERCUSSÃO que os cabeça de bagre conseguem. Enquanto um acadêmico com conteúdo relevante consegue algumas centenas de milhares de visualizações uma vagaba balançando a bunda chega a MILHÕES. Mas tem muita coisa legal,interessante e relevante nas redes.
@@VanessaHauf Apesar de eu achar a língua portuguesa muito bonita, também acho espanhol e inglês bonitos. Mais chique mesmo é a língua francesa, parece um mundo só de gente chique!!
verdades! eu era viciado no twitter.. até o momento que parei de usar e percebi que 0% das pessoas ao meu redor sabiam de alguma coisa que do que se passava naquela rede..
Vanessa, conheci seu Canal exatamente agora e com este vídeo que apareceu na página inicial do meu canal. Gostei demais da sua abordagem e da leveza do seu discurso ao "lidar" com esta "Literatretas". Já vou dar o like e me inscrever no seu canal e com o tempo assistir a todos os seus vídeos. Quando saiu a notícia da viralização do vídeo dela sobre Machado de Assis, eu fiz dois vídeos a respeito. Um falando sobre esta viralização e outro com a resenha de Memórias Póstumas de Bras Cubas. Como eu li muito na minha juventudo, o Machado, fiquei realmente contente em saber que a literatura dele estava chegando ainda às novas gerações brasileiras e às novas gerações de outros países. Tenho 60 anos e leio desde que fui alfabetizado e me apaixonei pelo primeiro livro que li aos 7 anos. Depois nunca mais parei. Li de tudo. Hoje tenho algumas preferências de gêneros e estilos e autores, mas não sou fechado para o novo e o diferente. E leio "indiscriminadamente" a literatura brasileira e estrangeira.E fiquei feliz sim, quando Machado ganhou mais ainda o mundo.E fiquei feliz com o seu vídeo. Acho positivo que ela venha ao Brasil. Não por viralatismo, mas porque é mais um movimento da nossa literatura no mundo, porque muitos olhares estrangeiros estarão voltados para a nossa literatura. E você tem razão! Atualmente é importante a visibilidade que as redes sociais geram. Elas geram para tanta coisa ruim. Pelo menos é uma compensação quando geram visibiliade para coisa boas, como é Machado de Assis e tantas outras obras brasileiras. E que você continue mostrando boas "Literatretas". Parabéns!
Muito obrigada pelas palavras! Já assinei seu canal também! Eu li Brás Cubas pela primeira vez aos 11 anos e abandonei porque achei chato. Com 15 li até o final e me encantei, até é hoje é meu romance preferido dele. Fico muito feliz de ver esse romance aí na boca do povo! E eu tb prefiro ver o copo meio cheio: tem tanta coisa horrível nas redes, vamos enchê-las de literatura^^
Em 1978 fui fazer um pós-doc em física na UCSB, na California. Lá conheci gente que estudava literatura brasileira e soube que o pessoal americano do departamento de literatura cinsiderava o Machado de Assis como o maior escritor de contos em todos os tempos, superando os demais contistas. Quem sabe se possa saber se tal consideração ainda persiste. A University of California at Santa Barbara deve existir ainda.
Moça uma vez fui pesquisar no Google em Inglês "Melhores escritores latinos" e a maioria dos links de sites de revisões só citavam autores em espanhol. Parece que muitos ainda nem sabem que falamos português. Então nesse cenário é ótimo ela ter "furado a bolha".
Eu trabalho em livraria e a procura por Machado aumentou demais depois dessa moça viralizar. Pessoal pega ranço dela por puxarem saco, mas não estavam valorizando o que é nosso até ela falar algo. Ela está nos valorizando e criando interesse nos próprios brasileiros pelo Machado.
"se a gente fecha o twitter, essa discussão não existe", essa frase é a melhor, caí de paraquedas no video e de fato, o twitter é um limbo cheio de gente chata, soberba e pseudo intelectual que acha melhor que todo mundo... fechei minha conta lá e nem sabia que isso tava acontecendo, se eles soubessem que ninguém liga pro que eles falam, surtam😂
"se a gente fecha o twitter, essa discussão simplismente não existe" Ainda bem. Nunca tive twitter, apenas vejo as pessoas falarem mal kkk. Nunca pretendo ter, já ouvi falar que as pessoas discutem demais, e que também aparece cada coisa kkk😂 Aliás, eu concordo com você.
A parte mais assustadora é que os críticos do TUÍTTE é que a maioria deles, com certeza, não devem ler nem o mínimo pra entender do assunto, mas se permitem ser juízes, júri e carrascos de qualquer assunto que estiver em destaque, se isso gerar alguma treta. Ser cancelado por esse tipo de pessoas deveria ser uma confirmação de que o cancelado está no caminho certo e deve continuar o que está fazendo. Foi-se o tempo que a busca do conhecimento era motivo de orgulho.
A moça além de estar divulgando nossa literatura para outras pessoas de outros países, continua prestigiando nossa cultura ao querer aprender nossa língua... E logicamente, ela como estrangeira pode mais facilmente convencer seus conterrâneos ao mesmo encanto (por identificação).
Pode até ser mas Agora que ela descobriu que brasileiros são vira lata ela vai aprender português e ficar rica postando elogios nem tão verdadeiro sobre literatura brasileira e sobre o Brasil em geral.
E eu também considero que a profissão "influenciador digital" sequer deveria existir quando a proposta for vender às pessoas coisas das quais elas não precisam: roupas de marca, uma casa numa vizinhança afluente, viagens para destinos caríssimos em hotéis de luxo etc. Agora quando o pior pecado da pessoa é tentar influenciar os outros a lerem Machado e a, quiçá, aprenderem português, tô achando difícil de crucificá-la.
Sim! E não só a literatura brasileira ou escrita em português, mas ela tá divulgando diversos escritores de países periféricos. Não dá pra acreditar que conseguiram implicar com um projeto desses.
@@VanessaHaufA implicação é a relação incidental com os Israelenses, e o fato de que teoria critica e teoria do socialfascismo são tanto antisemitas como anti-sionistas.
Complexo de vira-lata, nada. Eu ia achar o máximo se eu descobrisse um Albanês, um Chinês, uma pessoa de qualquer país que estivesse lendo alguma literatura brasileira. Eu sempre acho o que máximo quando eu vejo um gringo tentando falar Português todo torto. Ele esta se esforçando para se comunicar comigo. Pra mim é muito.
Pois é, eu também! Inclusive curto quando o Nobel de literatura vai para uma país mais periférico, porque aí obras sensacionais são traduzidas e publicadas por aqui, que de outra forma jamais chegariam até nós!
Sou muito grato por , há anos, não fazer mais parte do ambiente tóxico das redes sociais. Quem a crítica, não deve nem mesmo tirar uns minutinhos do seu dia para ler.
A discussão é um pouco mais profunda, quando a gente vê que um monte de gringo resolveu "reagir" a material brasileiro, apenas pq o brasileiro age na internet como uma nuvem de gafanhotos... Existe um viralatismo, a gente realmente joga confete pra qualquer gringo que fale qq coisa boa da gente. Óbvio que não tem nada contra a mulher em questão, como disse, a discussão é mais antiga que isso, só lembrar de atores "esquecidos" q estão vindo pro Brasil pra ganharem fôlego nas mídias.
Pessoas de bem, cheias de amor no coração e sem nenhum preconceito, sempre prontas para se juntar ao bando para cancelar/apedrejar os outros por motivos dos mais fúteis.
Hehehe, obrigada! Eu sou professora mesmo, mas nem todos os alunos gostam de mim (geralmente são os mesmos que não gostam de ler), mas faz parte do jogo! ❤️
Eu sigo a Courtney desde o evento Braz Cubas. E é se sensacional ver a paixão dela pela nossa literatura crescendo ao ponto de um belo dia ela anunciar que estava aprendendo português. E ela sempre pede desculpas pelos erros de pronúncia. E a galera que segue vai ajudando, dando sugestões etc. A galera do twitter é muito emocionada, o twitter é ódio o tempo todo. Pessoal do tiktok é mais tranquilo.
Corretíssima 👏👏 influenciou até brasileiros a ler Machado!! É muito bom pro Brasil e mostra pra fora a qualidade da nossa literatura ❤ gosto do app mas infelizmente o twitter é cheio de gente dando opiniões sobre assuntos que não têm o mínimo conhecimento…
Adorei o vídeo, ganhou uma seguidora. Povo - esse pessoalzinho do Twitter é um pé no saco, mas que gente chata! Que bom ela ter se entusiasmado com Machado de Assis, meu escritor favorito, aliás, se entusiasmou com a literatura brasileira, né? Se houvesse um prêmio Nobel póstumo, com toda certeza eu indicaria Machado de Assis. Em tempo: um gringo com a competência de ler um romance latino é raro e... bem não vamos criticá-los... Sim, virei seguidora da gringa também, inclusive para saber mais sobre escritores que eu ainda não conheço.
Vi essa treta no twitter. Quando disseram que "tem tantos pesquisadores profissionais em Machado de Assis e chamam uma gringa aleatória" eu até tava concordando. Daí o trem virou um hate maníaco.
Achei engraçado que meu professor me indicou Memórias Póstumas de Bráz Cubas e Dom Casmurro e teu vídeo apareceu. Mas eu concordo contigo e, também, acho genial que as pessoas fora do Brasil apreciam nossa cultura por esse motivo que você citou: tem tantos autores brasileiros incríveis que merecem ganhar o mundo.
Acredito que seja muito importante uma pessoa de fora de nosso país dar visibilidade à nossa literatura. Não vi problema algum no vídeo dela falando de Memórias Póstumas, mas já naquele primeiro video havia gente criticando a mulher. Daí ela é convidada por uma entidade que, provavelmente, defende a invasão da Palestina e todo o genocídio que lá está ocorrendo, e alguns, ao invés de argumentarem sobre o problema dela vir a um evento literário específico, atacam mais uma vez a mulher. Resumindo: sempre vai sobrar pro mais fraco.
I just saw her video yesterday by chance, not knowing about the controversy and having not read any of Machado de Assis having only heard about him maybe two weeks before. She made me very interested in reading the book but I decided to start with O Mão e A Luva, which I really like so far and I think is a good introduction to the writer since I am still learning Portuguese. I was glad to see a white person read and promote authors other than just other white writers.
Wow, that’s bold to read Machado de Assis if you are not fluent in Portuguese yet. I am not only Brazilian, but I also have a PhD in Literature and Machado’s books are still a challenge. It’s hard because it’s nineteenth century style and vocabulary.
Achei lindo a gringa ler br e um de cada país. Povo gosta é de reclamar de tudo, deixa a gringa divulgar a gente, melhor pra nós que o mundo conheça o Brasil por todas as outras produções de qualidade que temos e não só por mais que funk e futebol
Eu entendi que ela deu foi projeção pro que ja era bom e nós sabiamos que era bom... Hoje em dia Twitter é um campo minado, eu ja li cada atrocidade la que fiquei até me perguntando se as pessoas acreditam mesmo naquilo ou só falam pra causar... E isso de todos os lados sem excessão ! E quase esqueci... Capitu não traiu Bentinho ! Ele era paranóico 😂😂
É curioso: toda vez que eu vejo alguém comentando uma discussão do Twitter/X, seja ela qual for, eu me sinto contente por nunca ter pisado naquela rede social. O que tem lá de gente cínica e ressentida... Mas, como você bem disse, o bom é que a discussão fica por lá; aqui fora, a gente normal segue vivendo e o mundo segue girando.
Parabéns Vanessa! Essa gringa não é a primeira pessoa a querer aprender Português por causa da nossa Literatura. E olha que interessante, para ela Capitu não traiu Bentinho, era tudo imaginação dele. Contudo, esse livro foi escrito no século XIX, quando a palavra de um homem tinha mais valor que a de uma mulher, por isso, à época, não se questionou a traição de Capitu, uma vez que era Bentinho quem afirmava que havia sido traído. Viva a Literatura Brasileira! Viva Machado!
Obrigada! E sim, essa interpretação da época perdurou até meados do séc. XX! Só depois que se começou a ler as entrelinhas que o Machado deixou no romance.
Muito obrigada!!! Tu é a segunda pessoa que elogia minha dicção, nunca tinha parado para pensar nisso, acho que vem naturalmente por eu ser professora 🙃
Não estou no Twitter, mas um detalhe que me incomodou muito foi a menina mandar ler Borges e García Marquez. Borges é lido mundialmente, não só como um dos inventores do conto, mas também pelo uso da metalinguagem e pelo diálogo com a tradição literária clássica e europeia. García Marquez é basicamente O Cara do realismo mágico, também muito lido e traduzido no mundo inteiro. Eles não são vistos como "literatura abaixo do Equador", são já consagrados no cânone da literatura mundial. Assumir que a menina não conhece nada "abaixo do Equador" é basicamente assumir que esses dois escritores são importantes só regionalmente, é um desconhecimento absurdo do estado atual dos Estudos Literários. Enfim, me incomoda que a pessoa chama a outra de ignorante, mas ao mandar alguém ler Borges e Garcia Marquez tá demonstrando antes de tudo a própria ignorância.
Exportar cultura é uma das formas mais fortes de demonstrar poder sob outros povos. Basicamente estamos exercendo soft Power em outros países( cultura ) enquanto outros exercem poder hard Power( poder bélico ). Ambos são eficazes mas a cultura é duradoura. Não atoa que Napoleão ao conquistar outros povos, os forçavam a aprender francês e introduziram a cultura franca pela força.
Olha se a Courtney tivesse sido convidada, para divulgar algum livro dela, nesse evento em questão, ai sim poderia ser um bom motivo, mas como o convite é para conhecer mais da nossa literatura e ela possivelmente apresentar para os estrangeiros ainda mais da nossa literatura, é melhor ainda. Essa galera que reclama só leu a parte de ela ser uma americana convidada. Vai entender esse povo.
2:51: é inacreditável como a pessoa que escreveu isso foi passivo-agressiva e como, no geral, as pessoas procuram qualquer motivo para se irritar. Não consigo entender o porquê de tanta agressividade. A mulher demonstrou felicidade em conhecer um autor brasileiro e até quer aprender a língua! Sinceramente nao consigo entender. A unica coisa que me vem à cabeça é frustração.
A treta forte também é por conta de que ela tá vindo para um festival que apoia um genocídio. Aí muita gente no xuíter aproveitou isso e começou a atacar. No meio de uma guerra absurda ela vem aqui para o BR bancada por quem cola com a colônia de apartheid de "israel", dá para entender quem reclama da vinda dela aqui por conta disso.
Essas pessoas que estão reclamando nem devem ler livro de país nenhum, e ainda reclamam de quem valoriza nossa literatura. Achei muito interessante a ideia dela, adoro literatura, a maioria dos livros que leio são de autores brasileiros, fiquei com vontade de ler mais livros de outros países. Valorizo muito a literatura brasileira mas esta experiência de ler pelo menos 1 livro de cada país deve ser incrível.
Estava aqui pensando... agora me deu vontade de pesquisar sobre escritores brasileiros e ler livros de estados diferentes. Fazer um tour literário pelo Brasil. Escritores da BA, RS, AC, devem ter abordagens bem diferentes.
Eu adoro o Twitter kkkkkkk se essas pessoas se tratassem, a faculdade freestyle de sociologia do reddit não teria tantos alunos matriculados. Vida longa aos debates vazios e raivosos da internet! 💕
Tinha que ser no Twitter 🙄"Rede social" de haters, nem merece atenção. No Instagram, as pessoas super gostam dela, ela é educada e gentil. Como ela virá ao Brasil agora em setembro, será bem a calhar pq tem a Bienal do Livro tbm. 🙂
Eu achei muito legal uma gringa ler nossa literatura gostar e divulgar. Essa gentalha que critica a moça nem lê, se lesse não teria tempo pra criticar 😂😂
O mundo precisa de Machado de Assis ❤ Ela tratou com muito respeito e não deixou de referenciar. Agora, uma curiosidade para quem não conhece, existem campeonatos mundiais de danças latinas, nos quais a maior parte dos finalistas são europeus e o samba é um dos ritmos. Mas quando toca samba eles dançam... Não sei dizer o que eles dançam, só sei que para eles e muitas pessoas que acompanham ao redor do mundo aquilo é samba. Um par ou outro de dançarinos faz passos de samba que a gente conhece, mas não ficam nas primeiras posições. Isso sim é triste...
Que tem viralatismo, tem. Mas a moça lá lá não tem nada haver, isso é mais um problema nosso. Esse povo do Twitter reclamou do elenco de "Todo mundo odeia o Chris", que está usando os fã brasileiros para se projetar? acho quem nem repararam. E eu vejo de forma positiva nossas obras clássicas viralizando na ginga. E vejo essa situação de forma orgânica, imagino que ela não queira só like, mas que tem um interesse genuíno na nossa cultura. Pois é, nosso mercado é importante e lucrativo, será que a gente de dá essa importância toda?
Read around the world. Que ideia legsl, isso é definitivamente algo que tenho vontade de fazer. Como mal uso twitter, nao vi essa treta. As pessoas reclamam de cada coisa...
Duvido que essas pessoas que estão criticando, tenham lido algum livro de autor brasileiro por vontade própria(sem ter sido obrigado a ler na escola), não valorizam a sua própria cultura e acham "viralatismo" as pessoas de cultura quererem expandir para outros domínios. Não tou pagando de bonzão, eu nunca terminei nenhum livro do Machado de Assis, não fez muito meu estilo, não me prende, sei que "peco" por não dar uma chance e terminar... mas eu amo e li/releio "Cruz e Sousa" e "Mario Quintana" (sem acento! SIM!), são estilos literários diferentes de Machado de Assis, mas são os autores que mais me prenderam e fizeram eu me apaixonar pela literatura BR, um por ter poemas góticos, muitos dizem que não, mas suas escritas condizem com a subcultura gótica (Cruz e Sousa) e o outro por esbanjar sabedoria com muito sarcasmo em seus poemas, versos e até falas, também tem algumas coisas mais "sombrias" e melancólicas que alguns góticos apreciam (Mario Quintana).
Sinceramente, eu não compreendo o porquê se dá tanta atenção a Twitter/X e opiniões aleatórias sobre absolutamente tudo. Sempre há múltiplas visões sobre tudo, mas vivemos em tempos onde fatos são relativizados. Então o meu maior exercício é só ignorar e dar foco aos comentários educados/civilizados e, de preferência, sem nenhum ataque pessoal nas entrelinhas. É um filtro mágico e pró-saúde-mental.
Não tava sabendo dessa treta…Nossa literatura é pouco conhecida fora do Brasil, eu acho maravilhosa essa divulgação que ela tá fazendo. Não tem nada de vira-latismo, não: eu gosto de conhecer e valorizar a cultura de outros países (cinema, música, literatura) e fico muito feliz quando vejo estrangeiros fazendo o mesmo com o meu país, tendo curiosidade para além dos clichês de sempre. Cada polêmica idiota que o povo inventa 🙄
Twitter ou Xwitter, como apelidaram, é a rede social mais tóxica que tem! Discurso de ódio, fakenews, guerrinha de ego... Melhor coisa que eu fiz foi sair de lá. Eu gostei bastante de ver a empolgação dela ao falar do Machafo de Assis, fiquei ainda mais feliz quando ela citou Clarice Lispector.
"O lado bom disso é que se a gente fech o twitter, essa discussão não existe" kkkkkkkkkkkkkkk muito bom
Né??? Hahaha
verdades! eu era viciado no twitter.. até o momento que parei de usar e percebi que 0% das pessoas ao meu redor sabiam de alguma coisa que do que se passava naquela rede..
exato. Eu não tenho twitter e nem sabia que esta "relevantíssima" discussão estava ocorrendo. Só tô sabendo porque cai aqui nesse vídeo que apareceu na minha página inicial. hahaha
Música não é verdade alguma, o impacto da bossa nova é sentido até hoje, Garota de Ipanema é a segunda canção mais conhecida do mundo. Na parte musical os latinos americanos, espanhóis e portugueses conhecem bem mais de música brasileira do que a gente conhece as músicas deles.
@@rnt123 eu tenho isso aqui com o RUclips. Eu seguia muitos canais que problematizavam algumas coisas, e aí entrei em um período do trabalho em que estava muito ocupado para redes sociais/streams. Quando voltei, eu não conhecia mais da metados dos nomes metidos nos escândalos de twitter e tiktok que vêm parar aqui no YT mais cedo ou mais tarde hahahhaha
Tenho quase certeza que o pessoal que a cancelou nem deve ter lido Machado de Assis.
Eu apostaria a mesma coisa.
Tenho certeza que essa gente não lê livro nenhum
@@MarceloRua, é a coisa mais provável.
@@luizmagno71 óbvio q não, são multantes q ouvem Márcia TiburiCU, Paulo Ghiraldelli, Safatle, Marilena Chauí e demais degenerados. O fato q os irrita é o convite para um evento mantido por judeus, já fica claro.
Essa gente só "lê" livro com figuras.
Eu também sou bastante crítica do nosso complexo de vira-latas e antipatizo com nossa tendência de valorização do nacional só quando um gringo chega e afirma que é bom, mas essa polêmica com a Courtney é ridícula. Como você disse, Vanessa, ela está dando visibilidade mundo afora a um autor nosso consagrado, numa realidade em que as pessoas não leem mais. Não leem nada. Não consigo ver o que ela esta fazendo como algo a ser criticado.
Exatamente! Ela em nenhum momento se coloca como uma grande “descobridora” do Machado. Ela só tá divulgando pro público dela.
Faço das suas as minhas palavras, sem tirar nem pôr nenhuma delas😊
Se ela falasse de José de Alencar, amanhã os brasileiros que detestam Alencar iriam descobrir os encantos da literatura alencarina. Só pra ilustrar com outro exemplo de autor. Entretanto, isso faria com que mais pessoas descobrissem sua obra mundo afora ❤
No geral brasileiro só fala e só faz merda. Kkkkkkkk
Verdade! Seria muito bom. Atualmente, José de Alencar está tão esquecido!
Eu não só gosto como acho necessário gringo ler e indicar a nossa produção cultural. É soft power.A gente tem que aprender a colonizar os outros tb.
Sim, eu também acho que o soft power nosso que poderia ser melhor empregado.
Melhor resposta!❤
Não foi só no Twitter. Teve um perfil de um booktuber que, inclusive, fez um vídeo debochando das resenhas da Courtney. Enfim, quando um norte-americano diz que não conhece nada fora dos EUA, ele é chamado de alienado, aí quando vem alguém e se propõe a conhecer outros escritores de outros países, aí também descem o sarrafo. Povo é mt ch4t0 😅 Sem contar que sabemos como é difícil literatura de língua não inglesa furar a bolha de seu país, então temos que celebrar esse burburinho causado pela Courtney sim. 😊
Gente, eu não sabia que tinha booktuber falando disso tb, só vi a treta no twitter mesmo!!!
@@VanessaHauf é um perfil onde o dono é conhecido por ser “sem filtro”, “sincerão”. Tinha até uma época que eu curtia, mas acho que ele pesa a mão muitas vezes e foi esse o caso. Até parei de seguir pq fiquei meio de bode do perfil dele 😂
Agora fiquei curiosa, vou ter que procurar, hahaha
@@VanessaHaufTatiana feltrin! Vídeo é : Esáu e Jacó - Machado de Assis
@@VanessaHaufela é o puro show da arrogância e falta de noção ou educação.
A Internet abriu a porteira pra IGNORÂNCIA e estupidez, deu voz às nulidades.
Vivemos a ERA DA IRRELEVÂNCIA.
Mas a mesma porteira por onde passam pessoas de cultura e muito valor. É só a gente peneirar.
@@crisbycris4012 O problema é a REPERCUSSÃO que os cabeça de bagre conseguem. Enquanto um acadêmico com conteúdo relevante consegue algumas centenas de milhares de visualizações uma vagaba balançando a bunda chega a MILHÕES. Mas tem muita coisa legal,interessante e relevante nas redes.
Ah, mas isso faz parte né.
" Umberto Eco."
Sim 😢
Nossa literatura é muito desconhecida fora do Brasil - bem diferente de Garcia Marquez, Borges e Neruda. Essa tiktoker tá dando a maior força!
Sim! Principalmente porque se comparado ao espanhol, o português é pouco falado pelo mundo.
@@VanessaHauf exatamente
@@VanessaHauf Apesar de eu achar a língua portuguesa muito bonita, também acho espanhol e inglês bonitos. Mais chique mesmo é a língua francesa, parece um mundo só de gente chique!!
E essa semana a cate Blanchett foi receber um premio e no discurso citou Clarice lispector. Tá bacana a coisa
@maubus siiim! Achei sensacional!
O Brasil é pouco conhecido no exterior, fora de estereótipos. Mas quando alguém de fora divulga nossa literatura, deveria ser motivo de orgulho.
Exatamente!
Da série problemas que só existem no Tuinto
Aquilo lá é um hospício.
Exatamente!!
Xgoto
ser cancelado no twitter e café da manhã na quarta-feira tem a mesma importância.
Café da manhã é super importante! Já o Twitter...
@@AndreFranca99 Eu aqui rindo e concordando.
Hahahaha
Nada, amigo. Café da manhã é sempre importante. Tô tomando o meu agora. Só que hj é quinta. Abraço! 😂❤
verdades! eu era viciado no twitter.. até o momento que parei de usar e percebi que 0% das pessoas ao meu redor sabiam de alguma coisa que do que se passava naquela rede..
Vanessa, conheci seu Canal exatamente agora e com este vídeo que apareceu na página inicial do meu canal. Gostei demais da sua abordagem e da leveza do seu discurso ao "lidar" com esta "Literatretas". Já vou dar o like e me inscrever no seu canal e com o tempo assistir a todos os seus vídeos. Quando saiu a notícia da viralização do vídeo dela sobre Machado de Assis, eu fiz dois vídeos a respeito. Um falando sobre esta viralização e outro com a resenha de Memórias Póstumas de Bras Cubas. Como eu li muito na minha juventudo, o Machado, fiquei realmente contente em saber que a literatura dele estava chegando ainda às novas gerações brasileiras e às novas gerações de outros países. Tenho 60 anos e leio desde que fui alfabetizado e me apaixonei pelo primeiro livro que li aos 7 anos. Depois nunca mais parei. Li de tudo. Hoje tenho algumas preferências de gêneros e estilos e autores, mas não sou fechado para o novo e o diferente. E leio "indiscriminadamente" a literatura brasileira e estrangeira.E fiquei feliz sim, quando Machado ganhou mais ainda o mundo.E fiquei feliz com o seu vídeo. Acho positivo que ela venha ao Brasil. Não por viralatismo, mas porque é mais um movimento da nossa literatura no mundo, porque muitos olhares estrangeiros estarão voltados para a nossa literatura. E você tem razão! Atualmente é importante a visibilidade que as redes sociais geram. Elas geram para tanta coisa ruim. Pelo menos é uma compensação quando geram visibiliade para coisa boas, como é Machado de Assis e tantas outras obras brasileiras. E que você continue mostrando boas "Literatretas". Parabéns!
Muito obrigada pelas palavras! Já assinei seu canal também! Eu li Brás Cubas pela primeira vez aos 11 anos e abandonei porque achei chato. Com 15 li até o final e me encantei, até é hoje é meu romance preferido dele. Fico muito feliz de ver esse romance aí na boca do povo! E eu tb prefiro ver o copo meio cheio: tem tanta coisa horrível nas redes, vamos enchê-las de literatura^^
"Se a gente fecha o Twitter essa discussão simplesmente não existe"...
Temos uma profeta
Hahaha, sim! Parece que eu tava sentindo já 😂
A Internet deu voz aos idiotas. E como disse Nelson Rodrigues eles vão dominar o mundo, não pela competência mas sim pela quantidade pois são muitos.
Sim!
Patriotas da tradição e família esses são os idiotas que não lêem não ouvem discos não vão ao teatro...
Em 1978 fui fazer um pós-doc em física na UCSB, na California. Lá conheci gente que estudava literatura brasileira e soube que o pessoal americano do departamento de literatura cinsiderava o Machado de Assis como o maior escritor de contos em todos os tempos, superando os demais contistas. Quem sabe se possa saber se tal consideração ainda persiste. A University of California at Santa Barbara deve existir ainda.
Olha, ainda há acadêmicos que o colocam sim entre os grandes escritores universais, principalmente por causa dos contos.
Moça uma vez fui pesquisar no Google em Inglês "Melhores escritores latinos" e a maioria dos links de sites de revisões só citavam autores em espanhol. Parece que muitos ainda nem sabem que falamos português. Então nesse cenário é ótimo ela ter "furado a bolha".
Sim, praticamente só aparecem os hispano-americanos :/
Eu trabalho em livraria e a procura por Machado aumentou demais depois dessa moça viralizar. Pessoal pega ranço dela por puxarem saco, mas não estavam valorizando o que é nosso até ela falar algo. Ela está nos valorizando e criando interesse nos próprios brasileiros pelo Machado.
Né? Também acho isso bacana. Uma turma de alunos meus também escolheu ler Brás Cubas por causa dessa repercussão toda.
"se a gente fecha o twitter, essa discussão não existe", essa frase é a melhor, caí de paraquedas no video e de fato, o twitter é um limbo cheio de gente chata, soberba e pseudo intelectual que acha melhor que todo mundo... fechei minha conta lá e nem sabia que isso tava acontecendo, se eles soubessem que ninguém liga pro que eles falam, surtam😂
Hehehe, sim! Eu não consigo largar daquilo lá, é meu vício 😅
"se a gente fecha o twitter, essa discussão simplismente não existe"
Ainda bem.
Nunca tive twitter, apenas vejo as pessoas falarem mal kkk. Nunca pretendo ter, já ouvi falar que as pessoas discutem demais, e que também aparece cada coisa kkk😂
Aliás, eu concordo com você.
Eu sou um caso perdido, sou viciada naquela rede 😂
@@VanessaHauf Eu entendo. Creio que se eu tivesse, eu seria pior que você KKK😅
Vc costuma ler?
@@ubiracyubiracy Sim, gosto bastante de ler.
A parte mais assustadora é que os críticos do TUÍTTE é que a maioria deles, com certeza, não devem ler nem o mínimo pra entender do assunto, mas se permitem ser juízes, júri e carrascos de qualquer assunto que estiver em destaque, se isso gerar alguma treta. Ser cancelado por esse tipo de pessoas deveria ser uma confirmação de que o cancelado está no caminho certo e deve continuar o que está fazendo.
Foi-se o tempo que a busca do conhecimento era motivo de orgulho.
Pois é…
As críticas são feitas por pessoas que querem provocar alguma reação para conseguir atenção. O melhor a fazer é não responder nem contestar.
Contestar é importante, dar visibilidade que não
Pois é. Melhor coisa fazer.
Que legal o teu canal! Não sei como ainda não te conheci antes. Mais uma inscrita 😄
Muito obrigada e seja bem-vinda 🤗
A moça além de estar divulgando nossa literatura para outras pessoas de outros países, continua prestigiando nossa cultura ao querer aprender nossa língua... E logicamente, ela como estrangeira pode mais facilmente convencer seus conterrâneos ao mesmo encanto (por identificação).
Pois é!
Pode até ser mas Agora que ela descobriu que brasileiros são vira lata ela vai aprender português e ficar rica postando elogios nem tão verdadeiro sobre literatura brasileira e sobre o Brasil em geral.
Excelentes argumentos, Vanessa! A propósito da riqueza da nossa língua, fazia tempo que eu não ouvia a expressão "de cair os butiás do bolso"! Adorei!
Hahahaha, eu amo essa expressão tb!
Esse povo que tá criticando a mulher é aquele tipo gente que não ler nem bula de remédio.
_''é aquele tipo gente que não ler nem bula de remédio.''_
oO
Pior que nesse caso específico até não era.
E eu também considero que a profissão "influenciador digital" sequer deveria existir quando a proposta for vender às pessoas coisas das quais elas não precisam: roupas de marca, uma casa numa vizinhança afluente, viagens para destinos caríssimos em hotéis de luxo etc. Agora quando o pior pecado da pessoa é tentar influenciar os outros a lerem Machado e a, quiçá, aprenderem português, tô achando difícil de crucificá-la.
Sim! E não só a literatura brasileira ou escrita em português, mas ela tá divulgando diversos escritores de países periféricos. Não dá pra acreditar que conseguiram implicar com um projeto desses.
Não-evidência, não-cognição e não-consiliencia axiológica mandaram um abraço.
@@VanessaHaufA implicação é a relação incidental com os Israelenses, e o fato de que teoria critica e teoria do socialfascismo são tanto antisemitas como anti-sionistas.
A pessoa se diz “influenciador digital” até a polícia federal começar a investigar ela por fazer propaganda do jogo do tigrinho!
Tem muita gente desocupada que dá visibilidade para esses influenciadores.
Obrigada algoritimo do youtube por me recomendar esse canal. Estou adorando! Seu conteúdo é ótimo! E pelo sotaque deve ser minha conterrânea do RS 😘
Oi, obrigada e sinta-se em casa 🙃 E sou do RS sim 🧉
Complexo de vira-lata, nada. Eu ia achar o máximo se eu descobrisse um Albanês, um Chinês, uma pessoa de qualquer país que estivesse lendo alguma literatura brasileira.
Eu sempre acho o que máximo quando eu vejo um gringo tentando falar Português todo torto. Ele esta se esforçando para se comunicar comigo. Pra mim é muito.
Pois é, eu também! Inclusive curto quando o Nobel de literatura vai para uma país mais periférico, porque aí obras sensacionais são traduzidas e publicadas por aqui, que de outra forma jamais chegariam até nós!
Fiquei chocado ao saber que existe um programa sobre tretas literárias 😂 muito bom!
Pois é, tive a ideia ontem! Agora já estou pensando em outras tretas para continuar 😂
Vanessa, amei esse vídeo e seu canal! O conteúdo é muito interessante e você é muito articulada e fala muito bem! Parabéns!
Muito obrigada ❤️
Sou muito grato por , há anos, não fazer mais parte do ambiente tóxico das redes sociais. Quem a crítica, não deve nem mesmo tirar uns minutinhos do seu dia para ler.
Exatamente!
"O lado bom disso é que se a gente fechar o twitter essa discussão não existe" FOI DEMAIS !!! 😆😆😆😆
😂
A discussão é um pouco mais profunda, quando a gente vê que um monte de gringo resolveu "reagir" a material brasileiro, apenas pq o brasileiro age na internet como uma nuvem de gafanhotos...
Existe um viralatismo, a gente realmente joga confete pra qualquer gringo que fale qq coisa boa da gente.
Óbvio que não tem nada contra a mulher em questão, como disse, a discussão é mais antiga que isso, só lembrar de atores "esquecidos" q estão vindo pro Brasil pra ganharem fôlego nas mídias.
Não é o caso dela. Ela está lendo um autor de casa país, não somente do Brasil.
Excelentes tuas reflexões, Vanessa! Já inscrito! Sucesso à colega booktuber!
Obrigada!
Uma hora eu agradeço não ter inventado de entrar no tuito… é cada discussão infantil …. Socorro
Eu já tentei abandonar várias vezes, mas é um vício que eu não consigo largar!
Obrigado por esse video. Sempre bom ver um resumo lúcido dessas pataquadas do twitter.
Obrigada! Acho que agora não vai ser mais preciso 😂
Ameeeii o canal!!! Um achado!! 🤩🤩
Bem-vindo 🙃
obrigado por nos informar e ADOREI O FINAL KKKK
Hahahaha, né? Só fechar o aplicativo que o debate não existe 😂
Pessoas de bem, cheias de amor no coração e sem nenhum preconceito, sempre prontas para se juntar ao bando para cancelar/apedrejar os outros por motivos dos mais fúteis.
Pois é!
Adorei o 'opinião não solicitada'. Gostei de sua fala. Ganhou mais um seguidor. ❤
Obrigada^^
Eu parei de paraquedas no canal, mas adorei te ouvir, passaria horas...rs um jeitinho de professora amada
Hehehe, obrigada! Eu sou professora mesmo, mas nem todos os alunos gostam de mim (geralmente são os mesmos que não gostam de ler), mas faz parte do jogo! ❤️
Eu sigo a Courtney desde o evento Braz Cubas. E é se sensacional ver a paixão dela pela nossa literatura crescendo ao ponto de um belo dia ela anunciar que estava aprendendo português. E ela sempre pede desculpas pelos erros de pronúncia. E a galera que segue vai ajudando, dando sugestões etc. A galera do twitter é muito emocionada, o twitter é ódio o tempo todo. Pessoal do tiktok é mais tranquilo.
Sim, eu também achei muito bacana que ela queira aprender português para poder ler nossa literatura no original!
Gostei do quadro. Seguindo pela originalidade. Continue! 👏
Obrigada, já estou pensando em outras tretas para fazer vídeos!
Recebi seu vídeo como recomendação do próprio RUclips e adorei! Virei inscrito
Obrigada! Espero que esteja gostando^^
Eu amo o conceito de "ela foi cancelada NO TWITTER".
Hahahhaha
"o lado bom disso gente é que se a gente fecha o Twitter essa discussão simplesmente não existe né"
profético
Hahaha, sim! O Xandão deu um jeito nisso!
Muito bom, lúcido e educado seu vídeo. Parabens🎉
Obrigada^^
Quando ela ler Grande Sertão: veredas, vai endoidar
Eu tô na mesma expectativa!
Realmente kkkkk; pow, que comentário!
A Courtney , além de leitora é escritora também. A edidora que enviou livros bilingues para ela é a Landmark
Sim, ela é escritora também. E obrigada, tinha esquecido o nome da editora!
Corretíssima 👏👏 influenciou até brasileiros a ler Machado!! É muito bom pro Brasil e mostra pra fora a qualidade da nossa literatura ❤ gosto do app mas infelizmente o twitter é cheio de gente dando opiniões sobre assuntos que não têm o mínimo conhecimento…
Sim!!! Por causa dessa repercussão toda até meus alunos de Ensino Médio pediram para ler Brás Cubas!
Adorei o vídeo, ganhou uma seguidora.
Povo - esse pessoalzinho do Twitter é um pé no saco, mas que gente chata! Que bom ela ter se entusiasmado com Machado de Assis, meu escritor favorito, aliás, se entusiasmou com a literatura brasileira, né? Se houvesse um prêmio Nobel póstumo, com toda certeza eu indicaria Machado de Assis. Em tempo: um gringo com a competência de ler um romance latino é raro e... bem não vamos criticá-los...
Sim, virei seguidora da gringa também, inclusive para saber mais sobre escritores que eu ainda não conheço.
Bem-vinda! E Machado ocupa um lugar grande no meu coração também!
Vi essa treta no twitter. Quando disseram que "tem tantos pesquisadores profissionais em Machado de Assis e chamam uma gringa aleatória" eu até tava concordando. Daí o trem virou um hate maníaco.
Sim. As coisas saem do controle com muita rapidez.
“Literatretas” kkkk genial esse nome e a ideia do canal
Hehehe, obrigada!
"Ranço gratuito" resumiu bem o X/Twitter.
🫠
Eu amo essas viradas buscas no nosso humor, sobretudo no mundo virtual. Isso é muito Brasil 😂😂😂
Hahaha, sim!
"Isso me caiu os butiá do bolso." Primeira vez ouvindo essa expressão e já me apaixonei.
Hahaha, é bem comum no Rio Grande do Sul.
Achei seu canal agora, e amei o conteúdo, vou me inscrever !❤
Muito obrigado! Bem-vindo 🤗
Ninguém merece... quanto mais pessoas difundem a leitura, MELHOR para todo mundo! ler é uma conexão UNIVERSAL
🎯
Treta Literária com um autor brasileiro, gringa e recalcados, parece um sonho… Literatura Brasileira no TOPO. ❤🎉
Sim!
Achei engraçado que meu professor me indicou Memórias Póstumas de Bráz Cubas e Dom Casmurro e teu vídeo apareceu. Mas eu concordo contigo e, também, acho genial que as pessoas fora do Brasil apreciam nossa cultura por esse motivo que você citou: tem tantos autores brasileiros incríveis que merecem ganhar o mundo.
Pois é, no fim esse vídeo acabou chamando bastante atenção. Vou ter que reler Brás Cubas e postar um vídeo sobre 😉
@@VanessaHauf já vou seguir e ficar de olho!
Acredito que seja muito importante uma pessoa de fora de nosso país dar visibilidade à nossa literatura. Não vi problema algum no vídeo dela falando de Memórias Póstumas, mas já naquele primeiro video havia gente criticando a mulher. Daí ela é convidada por uma entidade que, provavelmente, defende a invasão da Palestina e todo o genocídio que lá está ocorrendo, e alguns, ao invés de argumentarem sobre o problema dela vir a um evento literário específico, atacam mais uma vez a mulher. Resumindo: sempre vai sobrar pro mais fraco.
Sim!
Fico triste por ela, mas não me surpreendo. Quem tenta sair da caixinha sempre vai se ferir nas arestas !
Ah sim. Mas a treta aconteceu 100% em português, ela ainda não entende o suficiente para ficar por dentro, hahaha
I just saw her video yesterday by chance, not knowing about the controversy and having not read any of Machado de Assis having only heard about him maybe two weeks before. She made me very interested in reading the book but I decided to start with O Mão e A Luva, which I really like so far and I think is a good introduction to the writer since I am still learning Portuguese. I was glad to see a white person read and promote authors other than just other white writers.
Wow, that’s bold to read Machado de Assis if you are not fluent in Portuguese yet. I am not only Brazilian, but I also have a PhD in Literature and Machado’s books are still a challenge. It’s hard because it’s nineteenth century style and vocabulary.
Pessoas invejosas gostam de cancelamento. Tem que ignorar esse povo.
Sim.
Achei lindo a gringa ler br e um de cada país. Povo gosta é de reclamar de tudo, deixa a gringa divulgar a gente, melhor pra nós que o mundo conheça o Brasil por todas as outras produções de qualidade que temos e não só por mais que funk e futebol
Sim!
Deixa isso pra lá e vamos ler Machado de Assis, Clarice Lispector, Paulo Coelho, Oscar Wilde, vamos ler de tudo.
De acordo!
Eu entendi que ela deu foi projeção pro que ja era bom e nós sabiamos que era bom... Hoje em dia Twitter é um campo minado, eu ja li cada atrocidade la que fiquei até me perguntando se as pessoas acreditam mesmo naquilo ou só falam pra causar... E isso de todos os lados sem excessão !
E quase esqueci... Capitu não traiu Bentinho ! Ele era paranóico 😂😂
Inclusive a Capitu deveria ter traído 😂
É curioso: toda vez que eu vejo alguém comentando uma discussão do Twitter/X, seja ela qual for, eu me sinto contente por nunca ter pisado naquela rede social. O que tem lá de gente cínica e ressentida... Mas, como você bem disse, o bom é que a discussão fica por lá; aqui fora, a gente normal segue vivendo e o mundo segue girando.
Sim, bem que tu fizeste!
Essa opinião cheia de autoridade, mas sem absolutamente nenhuma propriedade é o que mais a gente vê no twitter. Sério, não é força de expressão.
Sim.
Parabéns Vanessa!
Essa gringa não é a primeira pessoa a querer aprender Português por causa da nossa Literatura.
E olha que interessante, para ela Capitu não traiu Bentinho, era tudo imaginação dele.
Contudo, esse livro foi escrito no século XIX, quando a palavra de um homem tinha mais valor que a de uma mulher, por isso, à época, não se questionou a traição de Capitu, uma vez que era Bentinho quem afirmava que havia sido traído.
Viva a Literatura Brasileira! Viva Machado!
Obrigada! E sim, essa interpretação da época perdurou até meados do séc. XX! Só depois que se começou a ler as entrelinhas que o Machado deixou no romance.
E eu achando que a mulher tinha feito algo muito errado! Fiquei até o final pela sua dicção maravilhosa ❤ ganhou uma inscrita
Muito obrigada!!! Tu é a segunda pessoa que elogia minha dicção, nunca tinha parado para pensar nisso, acho que vem naturalmente por eu ser professora 🙃
Amei esse quadro!!!! Kkkkkk
Hehehe, tô tentando postar outras tretas!
Literatreta é um nome sensacional pro quadro do canal kkk
Hehehe, obrigada!
Manda o pessoal do twitter lavar a louça, muito bacana ela se interessar por autores de outros países.
Sim!
Não estou no Twitter, mas um detalhe que me incomodou muito foi a menina mandar ler Borges e García Marquez.
Borges é lido mundialmente, não só como um dos inventores do conto, mas também pelo uso da metalinguagem e pelo diálogo com a tradição literária clássica e europeia.
García Marquez é basicamente O Cara do realismo mágico, também muito lido e traduzido no mundo inteiro.
Eles não são vistos como "literatura abaixo do Equador", são já consagrados no cânone da literatura mundial. Assumir que a menina não conhece nada "abaixo do Equador" é basicamente assumir que esses dois escritores são importantes só regionalmente, é um desconhecimento absurdo do estado atual dos Estudos Literários.
Enfim, me incomoda que a pessoa chama a outra de ignorante, mas ao mandar alguém ler Borges e Garcia Marquez tá demonstrando antes de tudo a própria ignorância.
Né, fiquei chocada com a outra tratando esses dois autores como uma espécie de gema escondida da América Latina!
Excelente análise. A pessoa vai apontar a ignorância alheia e deixa aparecer seu próprio desconhecimento.
Exportar cultura é uma das formas mais fortes de demonstrar poder sob outros povos. Basicamente estamos exercendo soft Power em outros países( cultura ) enquanto outros exercem poder hard Power( poder bélico ). Ambos são eficazes mas a cultura é duradoura. Não atoa que Napoleão ao conquistar outros povos, os forçavam a aprender francês e introduziram a cultura franca pela força.
Sim! A Coreia do Sul entendeu isso muito bem nos últimos tempos.
Qualquer publicidade é positiva a literatura brasileira, seja gringa, brasileira ou extra-galática.
Sim! Meus alunos de Ensino Médio pediram para ler Memórias Póstumas depois dessa repercussão toda!
@@VanessaHauf maravilhoso!
@BudaPetermann li com a voz do Milton Cunha 😂
@@VanessaHauf HAHAHA! Eu e ele só temos a Paixão pelo Vasco da Gama em comum. :D
Olha se a Courtney tivesse sido convidada, para divulgar algum livro dela, nesse evento em questão, ai sim poderia ser um bom motivo, mas como o convite é para conhecer mais da nossa literatura e ela possivelmente apresentar para os estrangeiros ainda mais da nossa literatura, é melhor ainda.
Essa galera que reclama só leu a parte de ela ser uma americana convidada. Vai entender esse povo.
Pois é…
que sotaque gaúcho maravilhoso... "me caiu os butiá dos bolsos" hahaa
Hahahaha, obrigada!
Fecharam o esgoto chamado Twitter(X,na verdade)! Kkkkkk😂😂
Siiim, hahaha
Machado de Assis é simplesmente fantástico, escritor muitíssimo inteligente que superou os preconceitos de sua época, infelizmente muito atuais.
Sim.
Problemas que só existem com o celular ligado kkkkkk
😂
2:51: é inacreditável como a pessoa que escreveu isso foi passivo-agressiva e como, no geral, as pessoas procuram qualquer motivo para se irritar. Não consigo entender o porquê de tanta agressividade. A mulher demonstrou felicidade em conhecer um autor brasileiro e até quer aprender a língua!
Sinceramente nao consigo entender. A unica coisa que me vem à cabeça é frustração.
Sim, o pessoal é simplesmente AMARGO.
Sim, o pessoal é simplesmente AMARGO.
A treta forte também é por conta de que ela tá vindo para um festival que apoia um genocídio. Aí muita gente no xuíter aproveitou isso e começou a atacar. No meio de uma guerra absurda ela vem aqui para o BR bancada por quem cola com a colônia de apartheid de "israel", dá para entender quem reclama da vinda dela aqui por conta disso.
🤷🏼♀️
gente, eu sai do Twitter e foi a melhor coisa que fizzz!
Eu tinha que fazer isso também.
Se ele ler IAIÁ GARCIA,do Machado,ela endoida! O livro é simplesmente lindo aliás,o Machado é ❤apaixonante!
Eu li esse há muito tempo, mas acho que prefiro o Brás Cubas mesmo^^
Essas pessoas que estão reclamando nem devem ler livro de país nenhum, e ainda reclamam de quem valoriza nossa literatura.
Achei muito interessante a ideia dela, adoro literatura, a maioria dos livros que leio são de autores brasileiros, fiquei com vontade de ler mais livros de outros países. Valorizo muito a literatura brasileira mas esta experiência de ler pelo menos 1 livro de cada país deve ser incrível.
Siim!!! Me deu vontade de fazer algo parecido inclusive!
Estava aqui pensando... agora me deu vontade de pesquisar sobre escritores brasileiros e ler livros de estados diferentes. Fazer um tour literário pelo Brasil. Escritores da BA, RS, AC, devem ter abordagens bem diferentes.
Eu adoro o Twitter kkkkkkk se essas pessoas se tratassem, a faculdade freestyle de sociologia do reddit não teria tantos alunos matriculados. Vida longa aos debates vazios e raivosos da internet! 💕
Hahahaha
Seu vídeo é excelente, like!
Obrigada!
Tinha que ser no Twitter 🙄"Rede social" de haters, nem merece atenção. No Instagram, as pessoas super gostam dela, ela é educada e gentil. Como ela virá ao Brasil agora em setembro, será bem a calhar pq tem a Bienal do Livro tbm. 🙂
Sim 🙃
Eu achei muito legal uma gringa ler nossa literatura gostar e divulgar. Essa gentalha que critica a moça nem lê, se lesse não teria tempo pra criticar 😂😂
Sim, eu também achei super bacana!
O mundo precisa de Machado de Assis ❤ Ela tratou com muito respeito e não deixou de referenciar. Agora, uma curiosidade para quem não conhece, existem campeonatos mundiais de danças latinas, nos quais a maior parte dos finalistas são europeus e o samba é um dos ritmos. Mas quando toca samba eles dançam... Não sei dizer o que eles dançam, só sei que para eles e muitas pessoas que acompanham ao redor do mundo aquilo é samba. Um par ou outro de dançarinos faz passos de samba que a gente conhece, mas não ficam nas primeiras posições. Isso sim é triste...
Olha só, não sabia!
Que tem viralatismo, tem. Mas a moça lá lá não tem nada haver, isso é mais um problema nosso. Esse povo do Twitter reclamou do elenco de "Todo mundo odeia o Chris", que está usando os fã brasileiros para se projetar? acho quem nem repararam. E eu vejo de forma positiva nossas obras clássicas viralizando na ginga. E vejo essa situação de forma orgânica, imagino que ela não queira só like, mas que tem um interesse genuíno na nossa cultura. Pois é, nosso mercado é importante e lucrativo, será que a gente de dá essa importância toda?
Justamente!
Read around the world. Que ideia legsl, isso é definitivamente algo que tenho vontade de fazer. Como mal uso twitter, nao vi essa treta. As pessoas reclamam de cada coisa...
Eu tb! Eu tinha que pelo menos contar quantos países já risquei da lista.
Duvido que essas pessoas que estão criticando, tenham lido algum livro de autor brasileiro por vontade própria(sem ter sido obrigado a ler na escola), não valorizam a sua própria cultura e acham "viralatismo" as pessoas de cultura quererem expandir para outros domínios.
Não tou pagando de bonzão, eu nunca terminei nenhum livro do Machado de Assis, não fez muito meu estilo, não me prende, sei que "peco" por não dar uma chance e terminar... mas eu amo e li/releio "Cruz e Sousa" e "Mario Quintana" (sem acento! SIM!), são estilos literários diferentes de Machado de Assis, mas são os autores que mais me prenderam e fizeram eu me apaixonar pela literatura BR, um por ter poemas góticos, muitos dizem que não, mas suas escritas condizem com a subcultura gótica (Cruz e Sousa) e o outro por esbanjar sabedoria com muito sarcasmo em seus poemas, versos e até falas, também tem algumas coisas mais "sombrias" e melancólicas que alguns góticos apreciam (Mario Quintana).
É... Vivemos um tempo de "ruína e flagelo".
Pois…
Sinceramente, eu não compreendo o porquê se dá tanta atenção a Twitter/X e opiniões aleatórias sobre absolutamente tudo. Sempre há múltiplas visões sobre tudo, mas vivemos em tempos onde fatos são relativizados. Então o meu maior exercício é só ignorar e dar foco aos comentários educados/civilizados e, de preferência, sem nenhum ataque pessoal nas entrelinhas. É um filtro mágico e pró-saúde-mental.
É uma boa estratégia!
Que ela seja bem vinda, bendito aquele que semeia livros.🏜️
Também acho!
Não tava sabendo dessa treta…Nossa literatura é pouco conhecida fora do Brasil, eu acho maravilhosa essa divulgação que ela tá fazendo. Não tem nada de vira-latismo, não: eu gosto de conhecer e valorizar a cultura de outros países (cinema, música, literatura) e fico muito feliz quando vejo estrangeiros fazendo o mesmo com o meu país, tendo curiosidade para além dos clichês de sempre. Cada polêmica idiota que o povo inventa 🙄
Sim, concordo 100% contigo!
Ela me amou por dois anos e sete contos de reis kkkkk 🐸🙃
Por que coxa, se bonita? Por que bonita, se coxa?? Hahahaha
Twitter ou Xwitter, como apelidaram, é a rede social mais tóxica que tem! Discurso de ódio, fakenews, guerrinha de ego... Melhor coisa que eu fiz foi sair de lá. Eu gostei bastante de ver a empolgação dela ao falar do Machafo de Assis, fiquei ainda mais feliz quando ela citou Clarice Lispector.
Felizmente o Xandão nos libertou!