Essas portas não são de emergência, elas nem existia quando esses ônibus eram de Brasília. Foram colocadas. Podem vir aqui que tem algumas unidades como está em circulação, não tem essas portas. Esses ônibus não eram utilizados no BRT daqui, eram de linhas comuns.
Obrigada a rede Record e ao Oloares pelo trabalho de primeira qualidade , esperamos que o ministério público entre de cabeça nesse caso , por que Goiânia não merece esse descaso!! Parabéns a essa promotora que também está no caso. 👏👏👏👏
Quanto a finalidade das portas na lateral esquerda dos ônibus. O repórter não está informado corretamente. Sua finalidade é sim, o embarque e desembarque de passageiros nas plataformas das paradas/estações nos corredores centrais de linhas expressas. Sua altura foi corretamente dimensionada para as plataformas centrais do eixo na EPTG/Estrada Parque entre o Setor de Industria e Abastecimento (SIA) e a chegada ao centro de Taguatinga, Região Administrativa III do Distrito Federal, onde funcionaram e muito bem, por todo tempo do contrato com a operadora no Distrito Federal. Cabe ao Governo Municipal de Goiânia adequar as plataformas dos seus corredores de transporte, aos veículos que decidiu escolher para seu uso, independente das idades e modêlos que tenha escolhido e comprado. Quanto as idades e estado de conservação é obrigação de quem contrata e autoriza o serviço, fazer constar, no contrato e fiscalizar, como deverão entrar em operação. Chorar "sobre o leite derramado" é direito de todos nós.
No Avanço Transportes era assim: são ônibus que vieram de SP, RJ, da antiga CSN, BTM e Expresso Metropolitano. Essa semana, já vi aqueles que vieram de Fortaleza.
@@emmersonvagner8478 Mas os de SP são bem cuidados. Tem uns ônibus aqui que param de rodar, e alguns ficam se perguntando o pq, já que ele parece ser novo e etc.
Agradeço desde já por ter mostrado o video que eu mandei oloares, foi no dia 22 de junho, e mostrava essas sucatas sendo preparadas como novas aqui pra Goiânia.
Assim, eu sei que tem muitos ônibus que vem do DF para o Goiás. Mas uma coisa eu sei. O DF nunca teve ônibus articulado com porta do lado esquerdo do modelo Caio Millenium BRT, somente os ônibus mascarello Gran metro do próprio BRT sul. A menos que sejam adaptados.
São adaptados a empresa urbi mobilidade que roda em brasilia, pertence ao mesmo grupo que essa empresa de Goiânia. Por isso os ônibus velhos daqui estão indo pra lá.
Esses eram da urbi, ainda tem deles rodando aqui só um pouco mais novo. Donos de empresas de ônibus em Brasília são donos de empresas em todo Brasil e América latina. Como as famílias Vagne canhedo e a do nenê Constantino. Essas portam fora adaptadas nunca existiram em Brasília
Descaso total com a população Goiâna. Para essas empresas, o dinheiro vale mais do que a qualidade de vida das pessoas que utilizam esses ônibus todos os dias. Uma vergonha o transporte coletivo da cidade.
É uma vergonha , Goiás com um PIB gigantesco, um dos Estados mais ricos do Brasil, ter que trazer restos de Brasília pra servir os goianienses. Irresponsabilidade sem tamanho . Governador totalmente inadimplente em questão a transportes público. Caiado não tá nem aee com agente. Quem manda aqui são as empresas.
Uma coisa faltou falar . Quem danifica o ônibus e o próprio usuário. Não todos mais existe sim. Agora a reportagem quiz impor que o problema de peneu e somente dos ônibus de Brasília. E sobre o profissional que está operando o veículo tivesse dificuldade só com mesmo e não com anterior. O restante a reportagem mostrou coisas realmente que precisam ser esclarecidas agora impor uma condição somente a esses ônibus é totalmente imaturo
Isso acontece no entorno há anos onibus velho do DF vem pra cá, mas a record só viu isso agora quando essa revolução chegou aí em Goiânia. Tenha dó né record vem da uma olhadinha em valparaiso e no Novo Gama pra vcs ver.
E ainda tem ônibus aí no Valparaíso? Porque a população quase inteira do entorno sul do DF (Valparaíso, Novo Gama, Céu Azul, Lago Azul, Pedregal, Jardim Ingá, Luziânia) imigraram para o BRT de Santa Maria! Sobrecarregou o que já era ruim e ineficaz. ¬¬
@@eduardohenriquelima mano, pelomenos o povo do Novo Gama usa muito pois tem linhas direto pro brt de Santa maria, mas o Valparaiso acho que não por não ter essa linha.
Novidades, eu motorista a 12 anos no DF sei muito bem dessa transferência de veículos do DF pro GO, triste realidade, tenho maior respeito pelo GO, mas o Estado precisa conquistar independência, e não esperar nada do DF
Moro em Bangkok, Tailandia vc deveriam ver a maioria dos onibus publicos q circulam por aqui.Sao antiguissimos,chao de madeira, usam pequenos ventiladores como "ar condicionado",as vezes ate buracos no piso, estes onibus ainda sao la das decadas de 60 e 70.Onibus de 2013 eh considerado super novo aqui.
Aqui no Brasil basta comprar qualquer porcaria da Marcopolo 0 Km, mal feito e fazer carreata que os otários já ficam felizes "ain o governo investiu em oinz novuuu". Por isso cada dia mais só tem lixo 0 Km caindo os pedaços
Voce tem fotos dos onibus que circulavam entre 1971 e 1979 em Ilhéus, sul da Bahia. Se tem, saiba que foi a melhor época do transporte. Não sei quais as empresas daquela época. Eu gostava da empresa que servia ao bairro Pontal. Ela tinha vários MPOLO Veneza fabricados entre 1971 e 1973. Possivelmente ILHEUS foi a primeira cidade de interior a ter VENEZA o modelo urbano mais bonito dos anos 70 e 80.
Acompanhando a reportagem, vejo q esse problema não é so lá, vem na capital de Belém q a situação é mais grave, a empresa Belém Rio e Nova Marambaia disputam quem tem mais carros sucatas e os articulados, mais se for olham nas ruas principais os ônibus que quebram mais são os da Belém Rio. Já tá Nova Marambaia não quebra mais são te sucatas velha além.de outras empresas cm a Forte e outras q tem frotas maiores td carro velho cm mais de 15 anos, o q acontece é. Não tem fiscalização dos órgãos competentes e ainda rola a famosa propina pra esses carros cansados rodaren, os motoristas são obrigados so engoli essas bombas e fazerem o trabalho deles. Eu acompanho essas situações desde os 5 anos de vida hj tenho 42 anos .É basicamente isso propina e deixa rola os ônibus velhos
Olhando por fora não estão velhos, porém acredito que não tem manutenção. E por dentro devem está em péssimas condições. Além disso um veículo ano 2012 se estiver com manutenção em dia não é velho, o problema é a falta de manutenção.
Inaceitável chamar um ônibus com ar condicionado, câmbio automático, motorização euro 5 e modelo 2013 e 2014 ( ou seja menos de 10 anos de uso) de sucatas. Com certeza esse caio Millenium é um dos ônibus mais modernos de Goiânia. Concordo com a questão das portas esquerdas. Do qual ñ vieram de fábrica e sim foram adaptadas, acho que esse foi o grande vacilo que acabou com a imagem dessa bela máquina.
O mais moderno são os elétricos que fizeram testes e sumiram. Quem sabe depois que a rota do BRT for completamente revitalizada eles circulam normalmente...
Beleza, mas se a questão é estado de degradação e que o ônibus pode pegar fogo, deviam incluir o fato de que os próprios ônibus da Metrobus SÃO SUCATAS E QUE REALMENTE PEGAM FOGO!! ninguém ta cerinho nessa história não galera!
@@MrMark2014 são várias empresas e delas apenas 4 se destacam por sempre buscarem ônibus mais "novos" eu trabalho numa delas já as outras estão em decadência
Saber o que é pior mesmo? É que essas sucatas velhas ai sao muito, mas muito mais novas e melhores do que os sucatas de verdade que anda aqui na minha cidade planaltina Goias que também faz linha todo dia para Brasília pois somos cidade do entorno. A empresa que anda aqui e simplesmente a amazonas que é a mesma viação expresso antiga empresa que so trocou de nome. 🙁
Goiânia é um caos o transporte público é privado,estava de viagem cheguei em Goiânia peguei um uber que me cobrou 68 reais em 6km rodado fiquei abismada !
Desculpa dizer, mas eles te deram golpe, nunca que esse preço é conbrado por 6 km em Goiãnia. Viram q vc tinha cara de distraída e te deram o golpe senhora
Isto é muito normal no Brasil inteiro, as empresas adquirem ônibus usados para compor a frota, ainda mais que devido ao "Fique em casa a economia vemos depois", também atingiu os fabricantes de ônibus, alguns tem demora em entregar produtos outros ainda faltam peças, e pela imagem desse modelo da Caio, não estão em péssimas condições. No cidade do Rio de Janeiro, o prefeito de lá, vai ficar com 30 ônibus dos 150 que foram enviados para atende o Rock in Rio.
Ainda tem alguns desses ônibus aqui em Brasília operando na urbi estão novinhos ainda mas já já vão embora pois os 10 anos de prazo que o governo daqui dá acaba ano que vem.mas tão novinhos.
Realmente eu não vi nenhum ônibus sem condições de uso aí. Em São Paulo rodam modelos iguais sem ar condicionado ano 2012. Pior e muito pior está a situação do Hell de Janeiro, que tem ônibus com menos de 5 anos e uma verdadeira sucata.
Também não vi muitos ônibus velhos... pelo menos por fora estão bem cuidados. Nem chegam aos pés do BRT Rio Aqui onde moro ainda rodam Torinos do modelo 2007, como assim esses ônibus 2013 usam 2 extintores porque podem pegar fogo a qualquer momento? Só o que vi de errado com eles é que eles não são adequados para as plataformas, mas de resto, nada tão grave para serem chamados de sucata.
Os municipais do RJ são vergonhosos. Pegava diariamente as linhas 390 Curicica x Candelária e 348 Riocentro x Candelária e sempre estavam com o ar quebrado, bancos soltos, sujo, lata batendo, chuva pingando a tudo mais. Em compensação, pegava tb o 100 Candelária x Niterói (Intermunicipal) e o 47 Centro x Vital Brazil via Praia de Icaraí (Municipal de Niterói) e estavam sempre em perfeitas condições, ar gelando, bancos confortaveis , onibus limpos e motoristas simpáticos. Parabéns à Viação Mauá e à Viação Araçatuba
Goiânia tinha projetos de VLTs, deveriam implantar um transporte moderno e funcional na capital e Região Metropolitana, BRT é algo que fica sucateado rapidamente e trens de VLT podem durar muito mais tempo, além de serem mais confortáveis, melhorar o urbanismo por onde passa e atrair pessoas que têm carros muito mais do que os ônibus! VLT em Goiânia e Região já, vocês de Goiás deveriam cobrar isso na eleição para governador neste ano!
@@noia-r5z Então, aí é questão de o povo escolher melhor quem governa e cobrar de forma dura durante o mandato, não pode deixar o governante fazer o que quer e deixar de fazer o que o povo precisa! Neste ano o povo terá a chance de escolher alguém que preste para alguma coisa de útil, se escolher os mesmos ou piores ainda, aí não adianta reclamar!
Aqui em Cuiabá, tem alguns kilometro de trilhos do vlt,terminal com monte de vagões ao ar livre, e o governador de Mato Grosso querendo desmanchar tudo para construir BRT.
Obrigado vocês pela excelente matéria, essa verdade tem que ser mostrada, não é possível que eles tem essa cara de pau de trazer carros velhos e rejeitados para nós.
Eu moro em Goiânia, isso é uma vergonha, pagamos 4,30 pra andar em sucatas. Semana passada, uma jovem morreu após a porta do ônibus abrir derrepente numa curva e a moça caiu. Vergonha total
Porque não vão aqui em Cotia/SP fazer uma reportagem de ônibus de sucata da Viação Raposo Tavares, Viação Danúbio e Bragança ? Estamos sendo vítimas do maldito monopólio dessa empresa, ninguém faz nada para rescindir contrato, etc.
maioria empresas frota ônibus reaproveitam retira peças ou faz lanternagem ônibus e coloca circular. trabalhei dentro garagem marechal aqui no DF e por 8 anos
Isso é verdade tiraram esses ônibus articulados de Brasília para Goiânia, e agora aqui em Brasília quase nem tem mais ônibus os que tem aqui são mais velhos que os de Goiânia aqui está crítico a qualidade dos ônibus tbm.
Aqui em Guarulhos SP ainda tem modelos 2008 circulando ainda, além da péssima quantidade de veículos que não atende as necessidades do passageiro horário de pico nem se fala o pior de tudo, tiraram os articulados que tinham na cidade. Atualmente tem sim alguns ônibus novos mas ainda são a minoria!!!
Teresina tem ônibus de 2008 e 2009 rodando ainda nas linhas , e quando renovam frota, traz ônibus de Fortaleza, de Brasília e do Rio de janeiro, mas pra mostrar que estão trazendo ônibus. Sendo que os antigos é vendido ou remanejado em linhas rurais
Sem contar que semanas atrás vários ônibus com o sistema "anjo da guarda" (que esta presente nesses ônibus aí) foram parados por apresentar problemas, como por exemplo abrir durante o trajeto. Os ônibus de Brasília já estão rodando fora do prazo de validade que é o informada no próprio veículo, ainda são usados em Goiânia.
@@viciouswild Os daqui de Fortaleza os mais velhos são de 2009 mas estão em péssimas condições alguns carros, de determinadas empresas inclusive um Mascarello 2015 perdeu o eixo traseiro se soltou com rodas e tudo
Aqui em Curitiba ainda tem volvo B10m Torino circulando, urbanuss pluss articulado e os mega brt que são de 2011 ainda tão todos inteiraços. Será que pra estarem tudo sucateado por aí não é falta de cuidado ?
@@ewertonluiz4308 Principal problema aqui é falta de manutenção. Temos veículos bem parecidos, mas surrados e cheios de gambiarra, tudo vibra na região do motor.
@@edugj23 Geralmente os ônibus (usados) em Curitiba estão em bom estado de manutenção/conservação. Existe lotes ano 2008, 2011, e 2017. Os 2001 quase não existem mais, os 2006 também a maioria foi tirado de circulação. Mesmo os lotes ano 2008 dão impressão de boa conservação e devem aguentar mais 10 anos de uso se continuar dessa forma.
Se estes são "sucatas", quem me dera se estas mesmas estivessem substituindo os ônibus daqui do Rio, pois esta sucata é muito mais moderna que os coletivos daqui
Os BRT do Rio estão acabados, além das empresas o público também não colabora, os ônibus estão tudo caindo aos pedaços, tem até um rapaz que filma aqui no RUclips.
Posso estar enganado, mais existem alguns ônibus,"novos" articulados aqui em Manaus, muitos acabaram de chegar, e vivem quebrando no meio da rua, todos com pinturas novas, ainda vou pegar um só pra tirar as dúvidas da parte interna, não uso transporte coletivo, mas vou tirar essa dúvida.
Aqui em Juiz de Fora MG tá a mesma coisa. A empresa Ansal trouxe de Brasília mais de 60 da Viação Pioneira carroceria Comil Svelto MBB OF 1721 ano 2013 (fora também de BH e Divinópolis do mesmo ano) que já teve várias falhas na rua sendo inclusive sendo empurrado para desobstruir as ruas....
Uma vergonha ver a situação do transporte aí em Goiânia, eu que vi os ônibus da Metrôbus todos novos, fico chateado em ver como estão sucateados hoje na garagem da Metrôbus.
Esses ônibus estão muito melhores, dos que daqui do rio, vcs já viram em vídeos os BRT do rio, manda essas empresas aqui pro rio, aqui é bagunça mesmo !
A solução é abrir um solicitação pra Uber colocar vans pra rodar . A as outras empresas de aplicativo. Aí eu quero ver essas empresas de ônibus milionárias não tomarem jeito . O Brasil não têm mais jeito não , é só a misericórdia de Deus nas nossas vidas .
UBER, 99 e outros.... são aplicativos piratas legalizados a fórceps pelos politicos e que levam embora do nosso Brasil 25 POR CENTO da arrecadação para encher o rabo dos norte americanos, russos e chineses que são donos desses aplicativos como Maxim, In Driver, 99, Uber e outros...
Eu pensava que Goiás, por ser um Estado rico, o transporte coletivo era para ser um dos melhores do Brasil, os goianos ficaram com os restos de carcaças!!!
@@cristanocosta5726 o que manda aqui é o monopólio da máfia do transporte público. Já deixam poucas empresas que já estão envolvidas no grunge pra faturar e a divisão dos lucros serem para poucos.
Isso acontece em várias cidades do Brasil não só em Goiânia todo veículo precisa de uma manutenção diariamente tanto preventiva como corretiva para que eles possam rodar sem problemas para população que sempre são os que perdem com essa polêmica criada pela mídia é que não vai dar em nada!!! Brasília mesmo só tinha sucatas rodando por lá até uma nova licitação que começou em 2013,2014 trocando toda frota dos seus ônibus !!! Goiânia também merecia uma frota zero km mais enquanto isso não acontece paciência né !!!
Eu faço faculdade na Unicamps, o ônibus que eu uso é de hora em hora, esta semana estragou na metade da viagem. Só tem sucata, detalhe, não uso carteirinha estudantil, até hoje não consegui a minha, é revoltante
A questão não e ser velho e sim sem manutenção então problema e mau uso Porque um ônibus bem cuidado não dá problema e pôde rodar mais de 10 anos tranquilo no final pode até reduzir o preço da passagem
Aqui em Recife temos uma linha de "BRT" kk... com esses mesmo modelos de ônibus articulados, velhos quebram todos os dias... A herança da copa do mund0,
Só implantar alertas sonoros para que passageiros não fiquem estacionados nas regiões das portas. Avisos impressos nas portas. E demarcação de segurança no solo também
Sucata de meio milhão de reais KKKKKKK, ônibus padrão São Paulo que são referência de qualidade, modelos Caio Millennium BRT com chassi O500MA BlueTec5, são veículos sensacional e são feitos pra rodar mais de 15 anos tranquilo, só falta treinamento pra fazer a parada dos ônibus rente a plataforma e as devidas adaptações, todos são equipados com suspensão a ar então tem como deixar na altura da plataforma
Quando a mulher do MP falou que esses ônibus estão invadindo a linha da outra companhia eu entendi na hora: o problema não é a idade e conservação dos ônibus; o problema é que eles, provavelmente, não pagaram propina para a pessoa certa, por isso não podem circular por lá. Chamar esses ônibus de sucatas é uma piada de muito mal gosto, pior ainda quando mostram os outros ônibus que podem circular pela cidade.
UMA VERGONHA E AINDA PIOR ESSAS ENPRESAS PRIVADAS SO VEM PRA LEVAR DINHEIRO PRA FORA DO PAIS DEIXANDO O PAIS CADA VEZ MAIS POBRE SEM FALAR DA SUCATEAMENTO PROPOSITAL.
Se voce está falando dos aplicativos de transportes voce está CERTO pois estes aplicativos são estrangeiros e mandam embora 25 por cento da receita. Agora, se voce está falando das empresas de onibus voce está ERRADO pois no Brasil NÃO EXISTE nenhuma empresa de onibus com ligações estrangeiras. Todas são empresas brasileiras seja de onibus rodoviários ou urbanos.
Isso se chama falta de manutenção e manutenção de má qualidade esses ônibus "sucatas" são melhores que os do Rio se a manutenção fosse boa e estaria em bom estado e os ônibus certos para a operação da linha
Parabéns Rapidoaraguaia! Trazendo progresso com ônibus mais novos e com mais conforto para as linhas de Trindade e Goianira. Ninguém merece andar nessas sucatas velhas da METROBUS, muito melhor esses ônibus de 2013/2014 de Brasília, que esses azuis da METROBUS que são de 2010
Que piada essa matéria e a mulher falando que os ônibus são ultrapassados kkkkkkkkk nem ela nem o repórter não entendem nada, os Millennium praticamente novinhos. E porta de emergência??? Aí eu ri
@@EDUARDOALEX54 Justamente por isso, só ver a mulher falando já dá pra saber que é ataque raso e parcial, "andando com dois extintores por que pode pegar fogo a qualquer momento" kkkkk
15:00 Vai passar despercebido mas o ônibus mostrado nessa minutagem é um dos que vieram zero KM de verdade. Essa questão de parar perto ou longe já é da qualificação do motorista.
E pq esse ônibus foi projeto pro brt norte sul que é diferente do eixo anhanguera, pode observar que a porta dele sai pra fora aí não tem jeito de parar perto, os da Metrobus a porta abre pra dentro. Esse problema também ocorre nos que vierem de Brasília por que as portas foram adaptadas
ministerio Público vai investigar o contrato do transporte coletivo em Goiânia? essa eu pago pra ver! pode até investigar mas não vai dar em nada! a máfia continua e a população é quem se lasca.
Eu tenho certeza mas comentários foi este Jornalista só quer falar mal da empresa seja transparência a empresa correu atras mas na montadora nao tinham veículo novo para entregar etc por conta da apidemia…
Mas o prefeito João Leitão diz que renovou 100 por cento da frota e os primeiros começaram a rodar em 2017 quando ele estava no primeiro dos 8 anos de governo municipal que somente terminarão em 2024.
Essas portas não são de emergência, elas nem existia quando esses ônibus eram de Brasília.
Foram colocadas.
Podem vir aqui que tem algumas unidades como está em circulação, não tem essas portas. Esses ônibus não eram utilizados no BRT daqui, eram de linhas comuns.
@@shenriqueleite não são exatamente esses aí e nunca passou perto. Os de Santa Maria e Gama são das empresas Pioneira e Marechal.
Obrigada a rede Record e ao Oloares pelo trabalho de primeira qualidade , esperamos que o ministério público entre de cabeça nesse caso , por que Goiânia não merece esse descaso!! Parabéns a essa promotora que também está no caso. 👏👏👏👏
Nem adianta falar eles nem ve
Quanto a finalidade das portas na lateral esquerda dos ônibus.
O repórter não está informado corretamente.
Sua finalidade é sim, o embarque e desembarque de passageiros nas plataformas das paradas/estações nos corredores centrais de linhas expressas.
Sua altura foi corretamente dimensionada para as plataformas centrais do eixo na EPTG/Estrada Parque entre o Setor de Industria e Abastecimento (SIA) e a chegada ao centro de Taguatinga, Região Administrativa III do Distrito Federal, onde funcionaram e muito bem, por todo tempo do contrato com a operadora no Distrito Federal.
Cabe ao Governo Municipal de Goiânia adequar as plataformas dos seus corredores de transporte, aos veículos que decidiu escolher para seu uso, independente das idades e modêlos que tenha escolhido e comprado.
Quanto as idades e estado de conservação é obrigação de quem contrata e autoriza o serviço, fazer constar, no contrato e fiscalizar, como deverão entrar em operação.
Chorar "sobre o leite derramado" é direito de todos nós.
Aqui em Salvador também é a mesma coisa, 150 ônibus velhos que vieram de Brasília roda aqui em Salvador, e o ministério público não faz nada.
São emergências porque a Salvador Norte faliu
No Avanço Transportes era assim: são ônibus que vieram de SP, RJ, da antiga CSN, BTM e Expresso Metropolitano. Essa semana, já vi aqueles que vieram de Fortaleza.
@@emmersonvagner8478 Mas os de SP são bem cuidados. Tem uns ônibus aqui que param de rodar, e alguns ficam se perguntando o pq, já que ele parece ser novo e etc.
@@jonathanrocha3911 pois é. Um caos total.
Pelos menos ônibus Brasília são conservado diferente os ônibus velho batendo lata
Todos os dias quebra de 2 a três ônibus indo pra Goianira.Só Deus sabe o sofrimento, de quem mora lá e depende desses ônibus 😡.
Acontece o mesmo indo pra senador Canedo, trindade
Antes deles saírem de Brasília, já estavam quebrando sempre, por isso eles foram banidos daqui
Agradeço desde já por ter mostrado o video que eu mandei oloares, foi no dia 22 de junho, e mostrava essas sucatas sendo preparadas como novas aqui pra Goiânia.
Obrigado pela reportagem, isso mostra a corrupção dentro de todos os lados.
SE O POVO SE UNIR DERRUBAMOS ESSES CRIMINOSOS, ISSO É DESUMANO.
Assim, eu sei que tem muitos ônibus que vem do DF para o Goiás. Mas uma coisa eu sei. O DF nunca teve ônibus articulado com porta do lado esquerdo do modelo Caio Millenium BRT, somente os ônibus mascarello Gran metro do próprio BRT sul. A menos que sejam adaptados.
São adaptados a empresa urbi mobilidade que roda em brasilia, pertence ao mesmo grupo que essa empresa de Goiânia. Por isso os ônibus velhos daqui estão indo pra lá.
Tem sim, peguei um igual a esse do vídeo hoje.
Esses eram da urbi, ainda tem deles rodando aqui só um pouco mais novo. Donos de empresas de ônibus em Brasília são donos de empresas em todo Brasil e América latina. Como as famílias Vagne canhedo e a do nenê Constantino.
Essas portam fora adaptadas nunca existiram em Brasília
As portas a esquerda não são portas de emergência, foram abertas na carroceria, é uma adaptação, os veículos só tinham as portas 3 portas da direita.
Isso mesmo, já andei neles aqui em Brasília e não tinha essas portas, elas foram abertas na carroceria mesmo.
Pura gambiarra.
no vídeos mostras eles sendo instaladas 3:56
Descaso total com a população Goiâna. Para essas empresas, o dinheiro vale mais do que a qualidade de vida das pessoas que utilizam esses ônibus todos os dias. Uma vergonha o transporte coletivo da cidade.
É uma vergonha , Goiás com um PIB gigantesco, um dos Estados mais ricos do Brasil, ter que trazer restos de Brasília pra servir os goianienses. Irresponsabilidade sem tamanho . Governador totalmente inadimplente em questão a transportes público.
Caiado não tá nem aee com agente. Quem manda aqui são as empresas.
Uma coisa faltou falar . Quem danifica o ônibus e o próprio usuário. Não todos mais existe sim. Agora a reportagem quiz impor que o problema de peneu e somente dos ônibus de Brasília. E sobre o profissional que está operando o veículo tivesse dificuldade só com mesmo e não com anterior. O restante a reportagem mostrou coisas realmente que precisam ser esclarecidas agora impor uma condição somente a esses ônibus é totalmente imaturo
Isso acontece no entorno há anos onibus velho do DF vem pra cá, mas a record só viu isso agora quando essa revolução chegou aí em Goiânia. Tenha dó né record vem da uma olhadinha em valparaiso e no Novo Gama pra vcs ver.
E ainda tem ônibus aí no Valparaíso? Porque a população quase inteira do entorno sul do DF (Valparaíso, Novo Gama, Céu Azul, Lago Azul, Pedregal, Jardim Ingá, Luziânia) imigraram para o BRT de Santa Maria! Sobrecarregou o que já era ruim e ineficaz. ¬¬
@@eduardohenriquelima mano, pelomenos o povo do Novo Gama usa muito pois tem linhas direto pro brt de Santa maria, mas o Valparaiso acho que não por não ter essa linha.
A Record só quer lacrar
Novidades, eu motorista a 12 anos no DF sei muito bem dessa transferência de veículos do DF pro GO, triste realidade, tenho maior respeito pelo GO, mas o Estado precisa conquistar independência, e não esperar nada do DF
Moro em Bangkok, Tailandia vc deveriam ver a maioria dos onibus publicos q circulam por aqui.Sao antiguissimos,chao de madeira, usam pequenos ventiladores como "ar condicionado",as vezes ate buracos no piso, estes onibus ainda sao la das decadas de 60 e 70.Onibus de 2013 eh considerado super novo aqui.
@@alzenisalle2988 calma jovem, rsrs
Aqui no Brasil basta comprar qualquer porcaria da Marcopolo 0 Km, mal feito e fazer carreata que os otários já ficam felizes "ain o governo investiu em oinz novuuu". Por isso cada dia mais só tem lixo 0 Km caindo os pedaços
Os preços são diferentes também
@@alzenisalle2988 hahahaha calma boi!
Não se compara a Goiânia.
Agora, chamar um veículo fabricado em 2013 de sucata é demais. Se a Record quiser me doar algum veículo deles, com 10 anos de uso, eu aceito.
né velho,sucata msm e uns vip 2 de Goiânia q está aqui desde 2008
O melhor transporte coletivo é o de Curitiba no Paraná e depois Porto Alegre, lá a prefeitura investiu pesado na renovação da frota.
Ninguém te perguntou
Renovação com ônibus sem estofados e sem ar condicionado? Curitiba é uma piada.
@@openbvemodernizacoesbr1638 Eu não sabia dessa lá em Curitiba, fala sério!!!
@@segueme2851 trivial thcê
Porto Alegre transporte é um descaso também!
Que polêmica esses ônibus vindo de Brasília…😲😬
Realmente tem que ser ônibus novos …..
Ônibus quebra não é pq é velho é pq a empresa não dá manutenção corretamente, sendo assim até ônibus zero km quebra ué....
Moro em Ilhéus BA, e isso aqui acontece normalmente. Há inúmeros veículos nessa situação.
Voce tem fotos dos onibus que circulavam entre 1971 e 1979 em Ilhéus, sul da Bahia. Se tem, saiba que foi a melhor época do transporte. Não sei quais as empresas daquela época. Eu gostava da empresa que servia ao bairro Pontal. Ela tinha vários MPOLO Veneza fabricados entre 1971 e 1973. Possivelmente ILHEUS foi a primeira cidade de interior a ter VENEZA o modelo urbano mais bonito dos anos 70 e 80.
Acompanhando a reportagem, vejo q esse problema não é so lá, vem na capital de Belém q a situação é mais grave, a empresa Belém Rio e Nova Marambaia disputam quem tem mais carros sucatas e os articulados, mais se for olham nas ruas principais os ônibus que quebram mais são os da Belém Rio. Já tá Nova Marambaia não quebra mais são te sucatas velha além.de outras empresas cm a Forte e outras q tem frotas maiores td carro velho cm mais de 15 anos, o q acontece é. Não tem fiscalização dos órgãos competentes e ainda rola a famosa propina pra esses carros cansados rodaren, os motoristas são obrigados so engoli essas bombas e fazerem o trabalho deles. Eu acompanho essas situações desde os 5 anos de vida hj tenho 42 anos .É basicamente isso propina e deixa rola os ônibus velhos
Olhando por fora não estão velhos, porém acredito que não tem manutenção. E por dentro devem está em péssimas condições. Além disso um veículo ano 2012 se estiver com manutenção em dia não é velho, o problema é a falta de manutenção.
Antes eu reclamava do BRT de recife mas agora vendo a situação de algumas cidades eu do graças a Deus que ele funciona bem
Transporte em Recife é uma desgraça
Venha fazer um passeio no BRT de Santa Maria - DF para ver o que é um inferno de gente de verdade!!!
@@eduardohenriquelima nem tem como comparar com o de Recife. Primeiro que o BRT tem ar condicionado
@@Msteteuzinhofuu quando o ar condicionado funciona né? O que é raro!
Aqui em juiz de fora é bem pior quando não desmonta em movimento perde o freio
Inaceitável chamar um ônibus com ar condicionado, câmbio automático, motorização euro 5 e modelo 2013 e 2014 ( ou seja menos de 10 anos de uso) de sucatas. Com certeza esse caio Millenium é um dos ônibus mais modernos de Goiânia. Concordo com a questão das portas esquerdas. Do qual ñ vieram de fábrica e sim foram adaptadas, acho que esse foi o grande vacilo que acabou com a imagem dessa bela máquina.
10 anos de uso isso ai e lixo amigo ja devem passar de 1 milhao de km. mesmo sendo diesesl. se fossem tao novos nao estariam quebrando !!!
@@diogooliveira9530 aqui em Goiânia tem ônibus rodando desde 2008. Ou seja, pelo menos essas "sucatas" que vieram de Brasília, estão mais conservados.
@@Thaian2011 sim, isso e verdade !
O mais moderno são os elétricos que fizeram testes e sumiram. Quem sabe depois que a rota do BRT for completamente revitalizada eles circulam normalmente...
Pra Cuiabá seria luxuoso.
Beleza, mas se a questão é estado de degradação e que o ônibus pode pegar fogo, deviam incluir o fato de que os próprios ônibus da Metrobus SÃO SUCATAS E QUE REALMENTE PEGAM FOGO!! ninguém ta cerinho nessa história não galera!
Sucadas do DF para rodar em Goiânia!! Onde vamos parar? Agora é torcer para o ministério público agir e ter êxito nessa caixa preta!!
Santarém no Pará ônibus urbano básico 2014 é luxo pois a maioria são 2008 2010 caindo aos pedaços, sou motorista aqui e é complicado trabalhar assim
Quais os nomes e qual a quantidade de frota por empresa em SANTARÉM-PA
@@MrMark2014 são várias empresas e delas apenas 4 se destacam por sempre buscarem ônibus mais "novos" eu trabalho numa delas já as outras estão em decadência
Saber o que é pior mesmo?
É que essas sucatas velhas ai sao muito, mas muito mais novas e melhores do que os sucatas de verdade que anda aqui na minha cidade planaltina Goias que também faz linha todo dia para Brasília pois somos cidade do entorno. A empresa que anda aqui e simplesmente a amazonas que é a mesma viação expresso antiga empresa que so trocou de nome. 🙁
Goiânia é um caos o transporte público é privado,estava de viagem cheguei em Goiânia peguei um uber que me cobrou 68 reais em 6km rodado fiquei abismada !
Eles alha pra cara do passageiro se ver que é janta, daí eles cobra caro 6 km aqui em Goiânia vale 12 reais.
Desculpa dizer, mas eles te deram golpe, nunca que esse preço é conbrado por 6 km em Goiãnia. Viram q vc tinha cara de distraída e te deram o golpe senhora
Isto é muito normal no Brasil inteiro, as empresas adquirem ônibus usados para compor a frota, ainda mais que devido ao "Fique em casa a economia vemos depois", também atingiu os fabricantes de ônibus, alguns tem demora em entregar produtos outros ainda faltam peças, e pela imagem desse modelo da Caio, não estão em péssimas condições. No cidade do Rio de Janeiro, o prefeito de lá, vai ficar com 30 ônibus dos 150 que foram enviados para atende o Rock in Rio.
Ainda tem alguns desses ônibus aqui em Brasília operando na urbi estão novinhos ainda mas já já vão embora pois os 10 anos de prazo que o governo daqui dá acaba ano que vem.mas tão novinhos.
Realmente eu não vi nenhum ônibus sem condições de uso aí. Em São Paulo rodam modelos iguais sem ar condicionado ano 2012. Pior e muito pior está a situação do Hell de Janeiro, que tem ônibus com menos de 5 anos e uma verdadeira sucata.
Também não vi muitos ônibus velhos... pelo menos por fora estão bem cuidados.
Nem chegam aos pés do BRT Rio
Aqui onde moro ainda rodam Torinos do modelo 2007, como assim esses ônibus 2013 usam 2 extintores porque podem pegar fogo a qualquer momento?
Só o que vi de errado com eles é que eles não são adequados para as plataformas, mas de resto, nada tão grave para serem chamados de sucata.
Em São Paulo a validade é de dez anos...
Isso aí tá novo.
Os municipais do RJ são vergonhosos. Pegava diariamente as linhas 390 Curicica x Candelária e 348 Riocentro x Candelária e sempre estavam com o ar quebrado, bancos soltos, sujo, lata batendo, chuva pingando a tudo mais. Em compensação, pegava tb o 100 Candelária x Niterói (Intermunicipal) e o 47 Centro x Vital Brazil via Praia de Icaraí (Municipal de Niterói) e estavam sempre em perfeitas condições, ar gelando, bancos confortaveis , onibus limpos e motoristas simpáticos. Parabéns à Viação Mauá e à Viação Araçatuba
Em Curitiba, em julho de 2022, peguei um Volvo B10M/Torino G6 ano 1999!
Goiânia tinha projetos de VLTs, deveriam implantar um transporte moderno e funcional na capital e Região Metropolitana, BRT é algo que fica sucateado rapidamente e trens de VLT podem durar muito mais tempo, além de serem mais confortáveis, melhorar o urbanismo por onde passa e atrair pessoas que têm carros muito mais do que os ônibus! VLT em Goiânia e Região já, vocês de Goiás deveriam cobrar isso na eleição para governador neste ano!
O prefeito não termina nem o BRT que já tá com quase 3 anos de atraso, imagina se vão cogitar implantar VLT...
@@noia-r5z Então, aí é questão de o povo escolher melhor quem governa e cobrar de forma dura durante o mandato, não pode deixar o governante fazer o que quer e deixar de fazer o que o povo precisa! Neste ano o povo terá a chance de escolher alguém que preste para alguma coisa de útil, se escolher os mesmos ou piores ainda, aí não adianta reclamar!
Aqui em Cuiabá, tem alguns kilometro de trilhos do vlt,terminal com monte de vagões ao ar livre, e o governador de Mato Grosso querendo desmanchar tudo para construir BRT.
@@celsoaguiar2487 esqueceu em que país estamos???
@@wirisqueiroz3648 Não, por isso mesmo que tem que mudar, não pode ser sempre assim!
Existem duas famílias em Brasília que comandam diversas empresas de ônibus no Brasíl, famila Vagner canhedo ex dono da VASP, e a nenê Constantino.
Vem até o Maranhão, isso é luxo.
é uma vergonha isso.
Goiânia está sendo mal cuidada e desvalorizada.
cadê o Caiado e o prefeito???????
Só maquina
Obrigado vocês pela excelente matéria, essa verdade tem que ser mostrada, não é possível que eles tem essa cara de pau de trazer carros velhos e rejeitados para nós.
Eu moro em Goiânia, isso é uma vergonha, pagamos 4,30 pra andar em sucatas. Semana passada, uma jovem morreu após a porta do ônibus abrir derrepente numa curva e a moça caiu. Vergonha total
Em Salvador, é 4,90, e vcs estão melhores que nós.
Porque não vão aqui em Cotia/SP fazer uma reportagem de ônibus de sucata da Viação Raposo Tavares, Viação Danúbio e Bragança ? Estamos sendo vítimas do maldito monopólio dessa empresa, ninguém faz nada para rescindir contrato, etc.
maioria empresas frota ônibus reaproveitam retira peças ou faz lanternagem ônibus e coloca circular.
trabalhei dentro garagem marechal aqui no DF e por 8 anos
Excelente matéria. Parabéns 👏
Curitiba ainda tem frotas de 2002 rodando. E o prefeito ainda insiste em pintar uma cidade perfeita que não existe
Olha que eu já vi ônibus rodando aqui cujo letreiro intinerário nem de LED era, provavelmente dos anos 90-2000.
Isso é verdade tiraram esses ônibus articulados de Brasília para Goiânia, e agora aqui em Brasília quase nem tem mais ônibus os que tem aqui são mais velhos que os de Goiânia aqui está crítico a qualidade dos ônibus tbm.
Aqui em Brasília a idade limite dos ônibus são de 10 anos, mas querem mudar pra somente 7 anos de uso, isso com ônibus novos zero quilômetros.
10 anos é articulado, os convencionais é 7 anos há tempos
Aqui em Guarulhos SP ainda tem modelos 2008 circulando ainda, além da péssima quantidade de veículos que não atende as necessidades do passageiro horário de pico nem se fala o pior de tudo, tiraram os articulados que tinham na cidade. Atualmente tem sim alguns ônibus novos mas ainda são a minoria!!!
Em João Pessoa tem ônibus de 1998 circulando ainda.
@@LeoGarcia-pm8vc conheço bem, caiu muito o transporte público aqui em JP.
Teresina tem ônibus de 2008 e 2009 rodando ainda nas linhas , e quando renovam frota, traz ônibus de Fortaleza, de Brasília e do Rio de janeiro, mas pra mostrar que estão trazendo ônibus.
Sendo que os antigos é vendido ou remanejado em linhas rurais
Sem contar que semanas atrás vários ônibus com o sistema "anjo da guarda" (que esta presente nesses ônibus aí) foram parados por apresentar problemas, como por exemplo abrir durante o trajeto. Os ônibus de Brasília já estão rodando fora do prazo de validade que é o informada no próprio veículo, ainda são usados em Goiânia.
Aqui em Manaus só vem ônibus usados de outros lugares, é normal aqui, infelizmente.
De onde esses ônibus foram comprados para ser usados em Manaus?
Aqui em Fortaleza tem ônibus velhos de 2009 ainda rodando
No Rio também, até de 2007
A empresa Avanço Transportes já comprou veículos oriundos de Fortaleza recentemente.
Em Curitiba há ônibus desde que o sistema BRT foi criado nos anos 90.
@@viciouswild Os daqui de Fortaleza os mais velhos são de 2009 mas estão em péssimas condições alguns carros, de determinadas empresas inclusive um Mascarello 2015 perdeu o eixo traseiro se soltou com rodas e tudo
Aqui em Curitiba ainda tem volvo B10m Torino circulando, urbanuss pluss articulado e os mega brt que são de 2011 ainda tão todos inteiraços. Será que pra estarem tudo sucateado por aí não é falta de cuidado ?
Os volvo b7r/b12m neobus mega brt ano 2011 de Curitiba estão em estado de conservação de semi novo.
Boa parte dos volvo b12m ano 2006 saíram de circulação (aguentaria rodar mais uns 5 anos ainda).
Bh também tem esse neobus em ótima conservação
@@ewertonluiz4308 Principal problema aqui é falta de manutenção. Temos veículos bem parecidos, mas surrados e cheios de gambiarra, tudo vibra na região do motor.
@@edugj23 Geralmente os ônibus (usados) em Curitiba estão em bom estado de manutenção/conservação.
Existe lotes ano 2008, 2011, e 2017.
Os 2001 quase não existem mais, os 2006 também a maioria foi tirado de circulação.
Mesmo os lotes ano 2008 dão impressão de boa conservação e devem aguentar mais 10 anos de uso se continuar dessa forma.
Se estes são "sucatas", quem me dera se estas mesmas estivessem substituindo os ônibus daqui do Rio, pois esta sucata é muito mais moderna que os coletivos daqui
Os BRT do Rio estão acabados, além das empresas o público também não colabora, os ônibus estão tudo caindo aos pedaços, tem até um rapaz que filma aqui no RUclips.
as pessoas merecem coisa melhor.
Posso estar enganado, mais existem alguns ônibus,"novos" articulados aqui em Manaus, muitos acabaram de chegar, e vivem quebrando no meio da rua, todos com pinturas novas, ainda vou pegar um só pra tirar as dúvidas da parte interna, não uso transporte coletivo, mas vou tirar essa dúvida.
esses ônibus com um talento na manutenção nunca serão chamados de sucata
Aqui em Juiz de Fora MG tá a mesma coisa. A empresa Ansal trouxe de Brasília mais de 60 da Viação Pioneira carroceria Comil Svelto MBB OF 1721 ano 2013 (fora também de BH e Divinópolis do mesmo ano) que já teve várias falhas na rua sendo inclusive sendo empurrado para desobstruir as ruas....
Quais os prefixos dos 60 ex-Pioneira que estão na ANSAL e qual a quantidade de frota total por empresa rodando em Juiz de Fora.
eu trabalho na pioneira aqui em brasilia
@@MrMark2014 a pioneira opera com mais 620 carros e maioria era esses comil
mais a maioria foi pros escolares
Uma vergonha ver a situação do transporte aí em Goiânia, eu que vi os ônibus da Metrôbus todos novos, fico chateado em ver como estão sucateados hoje na garagem da Metrôbus.
Aki no DF a maioria das empresas já estão trocando de ônibus,esses ônibus ai era da urbi já andei muito neles
Esses ônibus estão muito melhores, dos que daqui do rio, vcs já viram em vídeos os BRT do rio, manda essas empresas aqui pro rio, aqui é bagunça mesmo !
Eu fui no RJ e vi pessoalmente, me assustei com a situação do BRT
A solução é abrir um solicitação pra Uber colocar vans pra rodar .
A as outras empresas de aplicativo.
Aí eu quero ver essas empresas de ônibus milionárias não tomarem jeito .
O Brasil não têm mais jeito não , é só a misericórdia de Deus nas nossas vidas .
UBER, 99 e outros.... são aplicativos piratas legalizados a fórceps pelos politicos e que levam embora do nosso Brasil 25 POR CENTO da arrecadação para encher o rabo dos norte americanos, russos e chineses que são donos desses aplicativos como Maxim, In Driver, 99, Uber e outros...
Se isso é sucata, precisa ver os ônibus do RJ..
Aqui. Tem uma linha de fortaleza que e. Santa fe 35 260 esse ônibus roda desde 2009
Problema é corrupção em Goiás como esses ônibus do entorno de Brasília.
Eu pensava que Goiás, por ser um Estado rico, o transporte coletivo era para ser um dos melhores do Brasil, os goianos ficaram com os restos de carcaças!!!
@@cristanocosta5726 o que manda aqui é o monopólio da máfia do transporte público. Já deixam poucas empresas que já estão envolvidas no grunge pra faturar e a divisão dos lucros serem para poucos.
@@wirisqueiroz3648 Vamos começar a festa então, ninguém se acanha aqui não.
@@wirisqueiroz3648 que ruim, pior que quem perde com isso são os usuários dos transportes coletivo.
Isso acontece em várias cidades do Brasil não só em Goiânia todo veículo precisa de uma manutenção diariamente tanto preventiva como corretiva para que eles possam rodar sem problemas para população que sempre são os que perdem com essa polêmica criada pela mídia é que não vai dar em nada!!! Brasília mesmo só tinha sucatas rodando por lá até uma nova licitação que começou em 2013,2014 trocando toda frota dos seus ônibus !!! Goiânia também merecia uma frota zero km mais enquanto isso não acontece paciência né !!!
Pra quem nao sabe hp em goiania e urbi em brasilia sao do mesmo grupo.
Eu faço faculdade na Unicamps, o ônibus que eu uso é de hora em hora, esta semana estragou na metade da viagem. Só tem sucata, detalhe, não uso carteirinha estudantil, até hoje não consegui a minha, é revoltante
A questão não e ser velho e sim sem manutenção então problema e mau uso
Porque um ônibus bem cuidado não dá problema e pôde rodar mais de 10 anos tranquilo no final pode até reduzir o preço da passagem
Em Curitiba/PR, tem uma grande quantidade de Volvo B7R ano 2011 e Volvo B12M 2011 (parece semi-novo ou novo).
Isso no ano de 2022.
Se isso são ônibus velhos, é porque eles nunca viram o BRT do Rio de Janeiro.
Venha para Teresina que você vai ver o que é vergonha
Vocês tão precisando visitar os BRTs de Curitiba, há ônibus rodando desde que o sistema foi implantado nos anos 90.
Aqui em Recife temos uma linha de "BRT" kk... com esses mesmo modelos de ônibus articulados, velhos quebram todos os dias... A herança da copa do mund0,
Ao menos aí tem metrô???
@@wirisqueiroz3648 ACho que o que tem aqui, pode se chamar de metrô ...
Só implantar alertas sonoros para que passageiros não fiquem estacionados nas regiões das portas. Avisos impressos nas portas. E demarcação de segurança no solo também
Aqui no terminal trindade teve casos de idosos cair na plataforma
Esses onibus "sucatas" estao infinitamente melhores que os do Rio de Janeiro.
Isso q eu tava pensando kkkkkkk aqui não é nem sucata é carroça
O frota do DF tá sendo renovada esse ano, os motora tão brincando dizendo que os novos são ferrari esticada kk
Sucata de meio milhão de reais KKKKKKK, ônibus padrão São Paulo que são referência de qualidade, modelos Caio Millennium BRT com chassi O500MA BlueTec5, são veículos sensacional e são feitos pra rodar mais de 15 anos tranquilo, só falta treinamento pra fazer a parada dos ônibus rente a plataforma e as devidas adaptações, todos são equipados com suspensão a ar então tem como deixar na altura da plataforma
Cara eu tô incrédulo deles estarem chamando de sucata
Quando a mulher do MP falou que esses ônibus estão invadindo a linha da outra companhia eu entendi na hora: o problema não é a idade e conservação dos ônibus; o problema é que eles, provavelmente, não pagaram propina para a pessoa certa, por isso não podem circular por lá.
Chamar esses ônibus de sucatas é uma piada de muito mal gosto, pior ainda quando mostram os outros ônibus que podem circular pela cidade.
Mais é sucata tem que ter ônibus novos o preco da passagem é um absurdo@@EDUARDOALEX54
No caso da plataforma o piso é que está muito alto,o piso deveria ser rebaixado,repórter sem noção.
O transporte público em Goiânia não tem mais solução,isso é uma verdadeira máfia.🤬🤬🤬🤬🤬
Nem pra promotora eles dão explicação... Então imagina o tamanho do rolo
Corrupção
@@PauloRoberto-yk5xb são as duas maiores máfias de Goiás transporte público e postos de combustíveis.
@@GERCIGLEY verdade postos de combustível também... Todo mundo sabe e ninguém faz nada por causa da mesada
@@PauloRoberto-yk5xb isso e revoltante em nosso país .
Esses estao melhores que os ônibus do Rio de Janeiro. Aqui nem portas fecham mais
Parabéns Caiado, sucateando ainda mais o transporte publico
Não é só em Goiânia não, aqui em juiz de fora mg também tem sucatas vindo do DF.
Denuncia na record pra eles mostraram isso ai também
UMA VERGONHA E AINDA PIOR ESSAS ENPRESAS PRIVADAS SO VEM PRA LEVAR DINHEIRO PRA FORA DO PAIS DEIXANDO O PAIS CADA VEZ MAIS POBRE SEM FALAR DA SUCATEAMENTO PROPOSITAL.
Se voce está falando dos aplicativos de transportes voce está CERTO pois estes aplicativos são estrangeiros e mandam embora 25 por cento da receita. Agora, se voce está falando das empresas de onibus voce está ERRADO pois no Brasil NÃO EXISTE nenhuma empresa de onibus com ligações estrangeiras. Todas são empresas brasileiras seja de onibus rodoviários ou urbanos.
Aqui na minha cidade tem ônibus de 1990 Barreiras - BA
Ônibus que para em plataforma precisa de rampa como os de Curitiba, é muito perigoso isso aí.
Vergonha isso! Uma cidade que não tem metrô ou Tram. Uma cidade de mais de 1 milhão de habitantes. Ninguém fala nada.
Admirei esta promotora de justiça.
Isso se chama falta de manutenção e manutenção de má qualidade esses ônibus "sucatas" são melhores que os do Rio se a manutenção fosse boa e estaria em bom estado e os ônibus certos para a operação da linha
Parabéns Rapidoaraguaia! Trazendo progresso com ônibus mais novos e com mais conforto para as linhas de Trindade e Goianira. Ninguém merece andar nessas sucatas velhas da METROBUS, muito melhor esses ônibus de 2013/2014 de Brasília, que esses azuis da METROBUS que são de 2010
Que piada essa matéria e a mulher falando que os ônibus são ultrapassados kkkkkkkkk nem ela nem o repórter não entendem nada, os Millennium praticamente novinhos. E porta de emergência??? Aí eu ri
Claramente disputa de empresas buscando monopólio da linha.
@@LuisEduardo-nj3fw Claramente acontece mas os Millennium não são ultrapassados.
@@EDUARDOALEX54 Justamente por isso, só ver a mulher falando já dá pra saber que é ataque raso e parcial, "andando com dois extintores por que pode pegar fogo a qualquer momento" kkkkk
Em comparação com os ônibus do BRT do Rio de Janeiro esses aí estão um luxo
São mesmo! Acho que os goianienses reclamam de barriga cheia!
@@CurioZaap Concordo viu! os onibus novinhos com ar condicionado e eles reclamando como se fosse o fim do mundo
por que nunca andaram nessa carroça, quantos os de Goiânia e de RJ estão sucateados
Excelente matéria, completa!
Que vergonha!!!
Lamentável…
Meus agradecimentos a essa promotora de justiça que está indo atrás!
Esses ônibus do DF estão melhores que os daqui de Goiânia e ainda possuem ar condicionado, e sucatas são esses daqui de goiania kkkk
15:00
Vai passar despercebido mas o ônibus mostrado nessa minutagem é um dos que vieram zero KM de verdade. Essa questão de parar perto ou longe já é da qualificação do motorista.
Vc é representante dessa corja ???
E pq esse ônibus foi projeto pro brt norte sul que é diferente do eixo anhanguera, pode observar que a porta dele sai pra fora aí não tem jeito de parar perto, os da Metrobus a porta abre pra dentro. Esse problema também ocorre nos que vierem de Brasília por que as portas foram adaptadas
@@wirisqueiroz3648 porque seria? E outra, tô falando alguma mentira?
@@wirisqueiroz3648 mas ele falou a vdd, rsrs
O Estado de Goiás sempre ficando com as migalhas daqui de Brasília. Vocês daí merecem mais respeito! 😣😣
O maior erro foi ter enfiado essa Brasília aqui em Goiás.
Verdade Brasília também os ônibus tudo caindo os pedaço é motorista mal educado ainda
SUCATAS ???? Pelas imagens,estão bem conservados.
Vem andar aqui então
Mas esses ônibus parece ser melhores que os antigos
Lavado e pintado né? 😂
16 minutos explorando uma notícia simples
Cansa demais
Por isso que a nova geração saiu da televisão e só fica na internet
Só faser uma revisão boa rodar muito tempo quantos carros velhos roda no país os ônibus e tudo mercedes benz e mercedes não acaba
Realmente é uma grande decepção ver uma cidade tão bonita e moderna como Goiânia, ter um transporte público caindo aos pedaços. ...
Moderna ? Forçou hein ..
Caindo? Vem pro RJ , vera um brt caindo aos pedaços
@@canalperegrino9091 cidade moderna sim, pq não?
só tem violeiero.
@@meunomeeeneias.3079 Vai estudar e aprender português
ministerio Público vai investigar o contrato do transporte coletivo em Goiânia? essa eu pago pra ver! pode até investigar mas não vai dar em nada! a máfia continua e a população é quem se lasca.
Eu tenho certeza mas comentários foi este Jornalista só quer falar mal da empresa seja transparência a empresa correu atras mas na montadora nao tinham veículo novo para entregar etc por conta da apidemia…
Kkkk. Aqui em Curitiba tem ônibus de 2004 rodando ainda firme e forte 😅
Mas o prefeito João Leitão diz que renovou 100 por cento da frota e os primeiros começaram a rodar em 2017 quando ele estava no primeiro dos 8 anos de governo municipal que somente terminarão em 2024.
Já vi alguns da linha interbairros onde o intinerário nem de led era.
Que loucura, comparando com os daqui do Rj,esses ônibus estão zero
Eu vi ao vivo os BRT do RJ
Se fossem eles em Goiânia ia ser o apocalipse :v