Pô, com essa arte bem que o Nameless Race poderia ser do tipo "Legendary Creature - Human Prince" com o efeito "If Aang, the Last airbender is in play, Nameless Race attacks each turn if able".
8:14 - To esperando o dia que a Wizards perceba que assim como notaram com os goblins no passado, minha vontade de fazer deck de Leviatãs não é só uma modinha. hahahah
Achei que ia falar de Legiões, única edição a ter apenas criaturas. Era bastante focada em tribos, inclusive, se não me engano, foi a edição que marcou o retorno dos Fractius.
Exato! Eu comecei a jogar em Legiões exatamente com um deck pré-construido de fractius (claro, esses pre-montados tinham q vir com várias cartas de Investida, já q Legiões só tinha criaturas)
Muito bom! Comecei a jogar em 2002, em investida. Meu primeiro deck era um tribal de Glblin. A idéia do tribal foi uma das coisas que me fizeram gostar do jogo.
Eu comecei a jogar durante o bloco de Lorwyn-Shadowmoor e até hoje minha tribo favorita são as fadas. Meu Commander favorito de jogar é a Alela, que eu montei uma tribal de fada enchantress que dá um puta trabalho pq todas as cartas de criatura do deck voam. É muito divertido jogar com ela
Mano, sei que é pedir demais num comentário do RUclips mas tu pode me mostrar onde acho esse deck, por gentileza ? Tipo, só as cartas dele, sou doido por tribais e não acho um de vampiro legal e esse monoblack parece interessante hahsh
4 года назад
@@kassiocabral1639 eu tenho um monoblack modern aqui, joga bem e fiz ate video! No meu canal. Mas tenho aqui no liga magic tbm: www.ligamagic.com.br/?view=dks/deck&id=1929503
Fallen Impire foi a minha primeira coleção onde estava aprendendo a jogar magic e principalmente a jogar de tritões onde "quase" batia de frente com elfos o que era modinha na época. Fico muito agradecido por um Juiz na época de Magic que me ensinou a jogar e principalmente a aprender a trocar cartas.
gosto muito de tribos no comander, mas ainda vejo uma grande carência em procurar comandantes tribais bons, por exemplo, eu tenho um deck de cavaleiro com a Aryel e ela é muito fraca, a unica comandante que substitui ela é "Elenda, the Dusk Rose" mas é uma carta difícil de encontrar e cara. Eu queria fazer um deck de aranha mas pra mim a unica comandante boa é a thantis que nada tem haver com tribo de aranha.
Como o Fernando disse, Elenda é pra commander de Vampiro. No seu lugar eu usaria a Syr Gwyn de comandante, pq tem muito cavaleiro vermelho q é no mínimo daora
Quando comecei a jogar Magic em 2002 eu fiz 2 decks: 1 uw flyers e 1 mono red goblin. Lembro que fechei a compra com um amigo meu de um lote de cartas goblin pelo mercado livre e fiz o deck. Não tinha muito contato com Goblins e só fiz o deck pq comprei esse lote de cartas. Gostei mto da tribo. Lembro q tinha muita raiva quando jogava com Fractius, Clérigos e Elfos. É ótimo relembrar dessa época em que eu jogava Magic físico! Parei em 2003 pq não tinha mais tempo e só voltei a jogar Magic quando lançaram o MTG Arena.
Tbm comecei nesse bloco a comprar Magic, eu já jogava com cards de um amigo mas a edição que comecei a comprar mesmo foi investida, até hoje jogo com dragões kkkkkk
30:42 o mais irônico sobre isso é que hoje (pelo menos no commander) um dos melhores tipos de criatura pra se fazer um deck de sacrifício são os humanos.
Acho que uma das tribos que mais tem gente torcendo pra ver jogo competitivo (e ter um comandante descente) nos últimos tempos, é a tribo de lobisomens. Eu estou ansiossímio pela coleção que vai sair no final do ano que vem..
Comecei a jogar em Odisséia e sempre gostei de artefatos, mas nunca tinha muita coisa. Até Mirrodin, pelo menos. Aí quando lançou os Eldrazi, me apaixonei total por eles e nunca mais parei de jogar.
Em 99 eu jogava de Goblins que se valia do fato de serem Goblins: Lacaio pra descer Goblins, Rei dos Goblins, Marechal dos Goblins pra descer com Lacaio e popular de fichas, Granada Goblin. Não era um deck tribal como hoje em dia, mas era um deck de respeito pra época, sustentou meu vício nos vários torneios de T1 das lojinhas. Obs.: Tenho esse deck até hoje e apesar de ser um tribal de Goblins, tinha bastante dano tb (raio, choque, fireblast) hehehehe.
Comecei a jogar no bloco de investida, mais precisamente em Legiões. Foi quando conheci os Fractius, meu primeiro fractius foi o Fractius da Cripta e foi amor à primeira vista!
"Comecei" a jogar em investida com deck de besta... mas engatei mesmo no magic com deck de ratos em kamigawa... foi meu xodó por anos... sdds tribal de ratos.
Eu sou apaixonado por tribos. Eu sou apaixonado por lore. Resultado: tenho um tribal de cavaleiros & lendas BW (Danitha, Aryel, Kwende) usando somente e tão somente cards de "Retorno a Dominária" e que contam com algum suporte de anjos como Lyra e também PWs como Gideon, encantamentos como "História de Benália" e algumas "Blackblade Reforjada". O deck é uma delícia de lindo! Parabéns por mais um vídeo cremoso, Elba! ,o/
Salve Salve Elba! Eu vi sua participação no nerdcast sobre o Magic e fiquei com aquele gosto de quero mais, porque você não reúne essa galera e fazem um catadão sobre a história/lore do Magic the Gathering, lendas e outras curiosidades? Sei que você já faz bastante isso nas análises da coleção, mas ter sua visão da história seria muito interessante.
Engraçado essa coisa de Tribal, meu primeiro deck foi um deck de Fractius, por que eu gostava dessa sinergia, mais ou menos na época de Investida. Já tive um deck de Goblin também. Para quem está começando, Tribal é uma coisa que chama muito público.
O tempo final do vídeo, sobre bichos "isolados", me lembra aquele Lorde Espírito que saiu em M19 e é praticamente uma carta para se utilizar em tudo, menos na coleção.
Uma coisa sobre a grande update dos tipos é que até hoje, sempre que uma nova coleção é lançada, eles reveem alguma carta antiga que escapou da mudança, e mudam. Poderia também ter falado do supertipo tribal, esse sim foi um experimento louco e até hoje confunde muita gente.
Meu primeiro deck foi um daqueles que já vinham pré montados na época de investida, era U/B e era totalmente anti-tribal. Tinha um mago azul 1/1 que mudava o tipo da criatura alvo para o tipo que você quisesse e tinha uma instantânea que destruía o clérigo alvo . Praga endêmica, destruía todas do mesmo tipo. Pressão equivalente, roubava todas do mesmo tipo. Era maravilhoso porque meus amigos só tinham deck tribais kkkkk.
+Fazendo Nerdice Excelente vídeo, só uma correção a tribo do preto em Fallen Empires eram os Thrulls, que eram as critaturas invocadas pela Ordem da Mão do Ebano que usava essas critaturas como experiência e elas se rebelaram e destruiram toda a Ordem e em Odisseia eram as Cephalidas as representantes do azul ficaram no lugar dos Tritões.Comecei a jogar magic com o deck de Zumbis do Bloco Investida, era um terror pq matava a mesa inteira na epóca, detalhe que era época do lançamente de Lorwin e foi o q me motivou a compra esse deck (mesmo ele sendo de uma coleção desatualizada) por causa desse temática de tribos, mas como o pessoal a qual jogava era legacy, esse deck era bem forte. To no aguardo da análise histórica de Fallen Empires , abraços.
Eu comecei a jogar com um deck tribal de kithkin!! Até hoje sou apaixonado por essas cartas! Na epoca o meão era praticamente tudo tribal, Kithkin, cavaleiros, zumbis, ents, gigantes, goblins!!! Viva ao tribal!!
Comecei a jogar Magic recentemente por causa do Elba. Acho muito legal os decks "temáticos", e uma das coisas que mais me atraiu realmente foi montar decks com essas coisas, seja a mecânica do grupo ou os tipos de criaturas. Não sou um bom jogador e muito menos um bom deck builder mas eu me divirto KKKKKK
Se não me engano, formigas também criam fungos para impedir disseminação bacteriana dentro da colônia, já que os fungos produzem um antibiótico análogo a penicilina
Fala Elba!!! Ótimo vídeo!!! Meu primeiro deck foi um de Cobras todos do bloco de kamigawa. Adorava aquele deck! Ainda espero um retorno a kamigawa! Depois fiz um deck de soldados que ainda pode ficar mais forte, e daí fui fazendo de outras tribos: elfos são minha paixão TB, cavaleiros e vampiros. Ainda sonho em haver um foco nessas tribos antigos e não tão famosas, mas que tem um nicho entre os jogadores.
Na época da quinta edição, guardava meu "Greater Werewolf" com carinho, porque ele era do tipo Lycanthrope. Licantropos são muito da hora. É claro que eles iam lançar muitos licantropos depois.
Eu comecei a comprar magic quando, depois de jogar com as cartas de um primo de terceiro grau eu comprei o precon Ruina de Marmore, um deck WB de clérigo de Investida. Nunca mais saiu nada que preste pra tribo. Eu lembro de ser o primeiro a aprender no meu grupo que vida era um recurso, porque quando eu era atacado com dois bichinhos, eu bloqueava um com um Guia do Contraforte e ai sacrificava ele pro Arconte da Cabala, e devolvia ele pra mão com a Chancela do Recomeço. Combo fortissimo de 4 mana e 3 cards pra dar dois de dano e ganhar dois de vida. Good times. Felizmente, o estilo de jogo continua vivo em decks de aristocrata. ICSM
Eu sou novo no Magic, comecei a jogar pouco depois do lançamento de Rivais de Ixalan, mas logo me apaixonei pelos Piratas, quando o bloco de Ixalan caiu do T2 foi uma tristeza, montei um Commander só pra não perder as cartas, porém recentemente em JumpStart a Wizards lançou algumas cartas de Piratas, sem falar que em Commander Legends tá pra sair mais suporte pra tribo, enfim, queria deixar uma palavra de esperança aos amantes das tribos esquecidas: Não percam a fé, aficionados por Lobisomens, Bárbaros, Anões, Ursos, Ents ou seja lá qual tribal você esteja montando, uma dia a hora de vossa alegria chegará, até lá suportem todas as zoações por não terem lords para a tribo de vocês e não caiam na tentação de colocar morfolóides.
Humanos ganhou muito com a atualização dos tipos de criatura... Dificilmente lançam coleções que não tenham humanos (só Lorwyn não teve). E com as coleções que dão suporte pra ela ultimamente (Ikoria, Innistrad) ela só tende a melhorar. Mas tribal de humanos é a coisa mais "sem gosto" que poderiam inventar num jogo de fantasia.
Meu primero booster que comprei em 96 era de quarta edição e veio um senhor da atlântica, só tinha outro Tritão de uma mana 1/1, na época achei ele super top. Rsrs mas não ficou no deck por muito tempo. O bloco de saga de ursa foi o q mais curti, o de Invasão tbm achei da hora.
Realmente, comecei a jogar agora em zendikar (embora tenha "flertado" com o jogo por um bom tempo) e fiquei absolutamente maravilhado, pelo tribal de ladino dimir, talvez eu não seja uma pessoa muito agradável.
@@kioro4221Acho justo, mas eu não gosto da lista pronta desse deck na Internet, prefiro muito mais jogar com uma versão que eu pensei, mais inconstante, lenta e fraca.
Excelente vídeo. Sugiro diminuir o volume da abertura em relação ao resto do vídeo, pra quem ouve de fone incomoda muito de repente surgir um som 5 vezes mais alto
Adoro quando a Wizards consegue unir um bom design com um tipo de criatura, tipo as hidras... Meu sonho é trazerem esse tipo de suporte para Myrs (e Evil Eyes só pela zoeira)
Em Kamigawa, tive um deck de ratos (eu tinha o o Roedor de Medula e me arrependo até hj e ter passado pra frente) e tbm tive un deck de cobras (com o Seshiro e os filhos dele). Ambos eram horríveis. E eu amava mesmo assim.
Uma tribo que tenho carinho especial, que foi meu primeiro Deck foi Ladino com meu lindo do Anowon que faço questão de sempre olhar se saiu algo novo S2
Comecei a jogar em tempestade... E até hoje fractius era algo surreal... E no bloco de tempestade tinha as pain land e as untap land... Que deck... Metia um aluren e reciclar e era fractius que não acabava mais...
Estava na fé que nesta coleção de Commander Legends aparecesse algum Samurai, um dos meus primeiros decks foi de ninja e do meu irmão samurai, Agora tenho a Yuriko comandante e meu irmão esperando, mas temos fé!
Eu particularmente gosto de passaros e espero até hoje mais coisas para pássaros em específico. A wizards lançou muita sinergia para bichos que voam mas eu queria pros meus amigos penudos em especial pra montar um edh
Comecei em Fortaleza, e na época era bem difícil jogar de algo tribal. Tinham os espiculos tb, que eu tentei forçar uma barra mas não deu. Em investida Goblins ficaram viáveis e eu joguei com eles. Mas eu gosto mais de deck tempo, e não a toa, espíritos, magos e fadas se tornaram minhas tribos favoritas. Não a toa, jogo de espíritos no Pioneer desde o início do formato. Ainda gosto de Goblins, e embora tenha um suporte decente à Goblins no formato (me reencontrei com o bate-estacas), acho que ainda não é o bastante pra tribo ser realmente competitiva (tem umas listas de 8whack mas eu não curti não)
Lembro que tribal era tão inviável que, mesmo com Escudos de Armas do bloco Tempestade, as únicas tribos que jogavam eram Goblins e Fractius, nem tribal de Elfos ou Cavaleiros viam muito jogo. Como as coisas mudam... Agora em Commander Legends quem sabe dê pra montar tribal de Cavalos e até de Elefantes com os novos comandantes.
Eu particularmente tenho um Deck do arcades o estrategista e desses tempos de lá para cá não saiu lá grande coisa uma coisinha ou outra mas nada que você olha e pensa Uau que incrível então eu espero muito que a Wizard faça melhores defensores até porque barreira é a minha tribo preferida
Comecei a jogar com deck verde, pq estava lendo um livro de fantasia na época e quis montar um elfos kkkk hoje em dia minhas tribos preferidas são anjos e lobos (seguimos aguardando um comandante naya).
Comecei a jogar em Mirrodin, mas nunca fui de montar deck competitivo. Lembro de fazer um deck de goblins, um de artefatos e um de espíritos/arcanas já em Kamigawa. Só as coisas óbvias kkkkkk
Zuberas, achei muito interessantes criaturinhas de custo baixo que quando morrem fazem algo, e esse algo será exponencialmente maior se forem mais de um para o cemitério ao mesmo tempo.
Se o vídeo não tivesse introdução nem explicação nenhuma, nem tivesse vinheta, nem tivesse encerramento e eu falasse somente 1 minuto sobre cada carta, isso seria um vídeo com mais de sete horas de duração. Sinto muito, mas não vai acontecer.
Elba esqueceu Espículos no ciclo de tempestade, e Thrulls em Fallen empires (Thrull tinha lord), mas tmb tinham decks de ratos, Plague Rats já vem desde alpha e Pestilence Rats veio logo em era glacial.
Conteúdo bom demais! Estou há anos sem jogar e é muito maneiro ver com as coisas ERAM(e que eu não sabia) e com estão agora(que eu tb não sei auahahua)
Tenho muita vontade de fazer um commander De monges, mas é uma tribo mega largada. A Elsha é muito forte, mas não é um tribal de monge exatamente a proposta pra um deck dela. O que tá me fazendo pensar agora, é a Jeska do Commander Legends junto do Ishai, monge pássaro (além de que é um deck Jeskai com os comandantes Jeska e Ishai KKKK)
Elba: Se a Wizards não fizer cagada eu lanço a análise histórica
Wizards: Vaza mais da metade de Commander Legends
Mais da metade? De spoiler novo eu só achei o tevesh szat e a jeska
Wizards: não vai ter mais planeswalker, ta tudo banido
@Guilherme domingues Aí hj temos... reveal de carta de Commander Legends xD
Depois de anos finalmente consegui montar meu commander de zumbi ❤️
Orc, é uma que nunca se importaram tbm, e é um bicho clássico do RPG.
Pô, com essa arte bem que o Nameless Race poderia ser do tipo "Legendary Creature - Human Prince" com o efeito "If Aang, the Last airbender is in play, Nameless Race attacks each turn if able".
8:14 - To esperando o dia que a Wizards perceba que assim como notaram com os goblins no passado, minha vontade de fazer deck de Leviatãs não é só uma modinha. hahahah
Todas as tribos de bixões precisam dum "up". Dragão, Anjo, Demônio, Kraken, Leviatã, Hidra, Besta, Gigante, etc.
Tem que ter um up nos unicórnios
Goblins... Aquilo era alegria.
Eu ainda tô esperando o Leviathan demoníaco UBGR q o Nicol Bolas jovem enfrentou e comeu (se alimentou no caso)
@@cevadocarrapicho9550 Unicornios ganharam suporte no Jumpstart, nao muito, mas ja foi alguma coisa.
Achei que ia falar de Legiões, única edição a ter apenas criaturas. Era bastante focada em tribos, inclusive, se não me engano, foi a edição que marcou o retorno dos Fractius.
Exato! Eu comecei a jogar em Legiões exatamente com um deck pré-construido de fractius (claro, esses pre-montados tinham q vir com várias cartas de Investida, já q Legiões só tinha criaturas)
Faltou mesmo! Minha colação favorita
Lá em 2003, eu jogava com meus amigos e cada um já tinha um deck voltado pra tipo de criaturas. Era o que gostávamos. Zombies, saprófitas e tritões.
Muito bom! Comecei a jogar em 2002, em investida. Meu primeiro deck era um tribal de Glblin. A idéia do tribal foi uma das coisas que me fizeram gostar do jogo.
Eu comecei a jogar durante o bloco de Lorwyn-Shadowmoor e até hoje minha tribo favorita são as fadas. Meu Commander favorito de jogar é a Alela, que eu montei uma tribal de fada enchantress que dá um puta trabalho pq todas as cartas de criatura do deck voam. É muito divertido jogar com ela
Elba é o melhor RUclipsr de Magic e ninguém pode mudar minha opinião.
O vídeo parece uma conversa, mano.
bom, se ele for o unico youtuber de Magic q tu conhesse, e ao mesmo tempo for o melhor é foda, mas se vc conhecer outros ai sim ele é o melhor
Meu primeiro deck e favorito de jogar é o monoblack vampires, e meus amigos também curtem bastante a temática tribal.
Mano, sei que é pedir demais num comentário do RUclips mas tu pode me mostrar onde acho esse deck, por gentileza ? Tipo, só as cartas dele, sou doido por tribais e não acho um de vampiro legal e esse monoblack parece interessante hahsh
@@kassiocabral1639 eu tenho um monoblack modern aqui, joga bem e fiz ate video! No meu canal. Mas tenho aqui no liga magic tbm: www.ligamagic.com.br/?view=dks/deck&id=1929503
Fallen Impire foi a minha primeira coleção onde estava aprendendo a jogar magic e principalmente a jogar de tritões onde "quase" batia de frente com elfos o que era modinha na época. Fico muito agradecido por um Juiz na época de Magic que me ensinou a jogar e principalmente a aprender a trocar cartas.
gosto muito de tribos no comander, mas ainda vejo uma grande carência em procurar comandantes tribais bons, por exemplo, eu tenho um deck de cavaleiro com a Aryel e ela é muito fraca, a unica comandante que substitui ela é "Elenda, the Dusk Rose" mas é uma carta difícil de encontrar e cara. Eu queria fazer um deck de aranha mas pra mim a unica comandante boa é a thantis que nada tem haver com tribo de aranha.
Cara, eu manteria a Aryel, o problema da Elenda eh q ela n faz token de cavaleiro, so de vampiro
Caraí bomber jooooj
Como o Fernando disse, Elenda é pra commander de Vampiro. No seu lugar eu usaria a Syr Gwyn de comandante, pq tem muito cavaleiro vermelho q é no mínimo daora
Já tentou fazer com a Mardu de Eldrazi?
Syr Gwin, Hero of Ashvale se n me falha a memória
Quando comecei a jogar Magic em 2002 eu fiz 2 decks: 1 uw flyers e 1 mono red goblin. Lembro que fechei a compra com um amigo meu de um lote de cartas goblin pelo mercado livre e fiz o deck. Não tinha muito contato com Goblins e só fiz o deck pq comprei esse lote de cartas. Gostei mto da tribo. Lembro q tinha muita raiva quando jogava com Fractius, Clérigos e Elfos. É ótimo relembrar dessa época em que eu jogava Magic físico! Parei em 2003 pq não tinha mais tempo e só voltei a jogar Magic quando lançaram o MTG Arena.
Comecei a jogar em no bloco de Investida... Amo elfos até hoje haha
Eu também cara! Elfos e Bestas!
A minha avó quando viu as minhas cartas pela primeira vez, gritou : essas cartas são demoniacas!!!
@@miguelcarneiro7334 kkk
eu tbem, tinha um deck de soldados e um de besta kkk
Tbm comecei nesse bloco a comprar Magic, eu já jogava com cards de um amigo mas a edição que comecei a comprar mesmo foi investida, até hoje jogo com dragões kkkkkk
Tive durante anos deck de Clerigo, via muito jogo em Inevstida e alguns anos seguintes, mas foi deixado de lado pelos dignissimos da Wizards.
voltou um pouco agora
30:42 o mais irônico sobre isso é que hoje (pelo menos no commander) um dos melhores tipos de criatura pra se fazer um deck de sacrifício são os humanos.
Oi tio Elba
Os Slivers sao bem parecidos em conceito aos Zergs do Starcraft, que por sua vez sao exatamente iguais aos Tyranids de Warhammer 40K
Eu nem jogo magic, mas o Elba aborda os assuntos de um jeito tão bom, que faz você ver o vídeo todo kkk
Acho que uma das tribos que mais tem gente torcendo pra ver jogo competitivo (e ter um comandante descente) nos últimos tempos, é a tribo de lobisomens.
Eu estou ansiossímio pela coleção que vai sair no final do ano que vem..
Eu tava querendo um vídeo assim desde a primeira vez q o Elba falou dos togos na análise de Ikoria
Comecei a jogar em Odisséia e sempre gostei de artefatos, mas nunca tinha muita coisa. Até Mirrodin, pelo menos. Aí quando lançou os Eldrazi, me apaixonei total por eles e nunca mais parei de jogar.
Elba com a Wizards tá igual mãe de filho bagunceiro
"Se meu filho parar de fazer cagada um momento eu faço isso aí"
Em 99 eu jogava de Goblins que se valia do fato de serem Goblins: Lacaio pra descer Goblins, Rei dos Goblins, Marechal dos Goblins pra descer com Lacaio e popular de fichas, Granada Goblin. Não era um deck tribal como hoje em dia, mas era um deck de respeito pra época, sustentou meu vício nos vários torneios de T1 das lojinhas.
Obs.: Tenho esse deck até hoje e apesar de ser um tribal de Goblins, tinha bastante dano tb (raio, choque, fireblast) hehehehe.
Comecei a jogar no bloco de investida, mais precisamente em Legiões. Foi quando conheci os Fractius, meu primeiro fractius foi o Fractius da Cripta e foi amor à primeira vista!
"Comecei" a jogar em investida com deck de besta... mas engatei mesmo no magic com deck de ratos em kamigawa... foi meu xodó por anos... sdds tribal de ratos.
Eu sou apaixonado por tribos. Eu sou apaixonado por lore. Resultado: tenho um tribal de cavaleiros & lendas BW (Danitha, Aryel, Kwende) usando somente e tão somente cards de "Retorno a Dominária" e que contam com algum suporte de anjos como Lyra e também PWs como Gideon, encantamentos como "História de Benália" e algumas "Blackblade Reforjada". O deck é uma delícia de lindo! Parabéns por mais um vídeo cremoso, Elba! ,o/
Salve Salve Elba!
Eu vi sua participação no nerdcast sobre o Magic e fiquei com aquele gosto de quero mais, porque você não reúne essa galera e fazem um catadão sobre a história/lore do Magic the Gathering, lendas e outras curiosidades?
Sei que você já faz bastante isso nas análises da coleção, mas ter sua visão da história seria muito interessante.
Uso esse sistema de catalogar cartas da Liga já tem um bom tempo, acho que mais de 1 ou 2 anos. É realmente muito bom.
Engraçado essa coisa de Tribal, meu primeiro deck foi um deck de Fractius, por que eu gostava dessa sinergia, mais ou menos na época de Investida. Já tive um deck de Goblin também. Para quem está começando, Tribal é uma coisa que chama muito público.
O tempo final do vídeo, sobre bichos "isolados", me lembra aquele Lorde Espírito que saiu em M19 e é praticamente uma carta para se utilizar em tudo, menos na coleção.
Uma coisa sobre a grande update dos tipos é que até hoje, sempre que uma nova coleção é lançada, eles reveem alguma carta antiga que escapou da mudança, e mudam.
Poderia também ter falado do supertipo tribal, esse sim foi um experimento louco e até hoje confunde muita gente.
Meu primeiro deck foi um daqueles que já vinham pré montados na época de investida, era U/B e era totalmente anti-tribal. Tinha um mago azul 1/1 que mudava o tipo da criatura alvo para o tipo que você quisesse e tinha uma instantânea que destruía o clérigo alvo . Praga endêmica, destruía todas do mesmo tipo. Pressão equivalente, roubava todas do mesmo tipo. Era maravilhoso porque meus amigos só tinham deck tribais kkkkk.
meu deus um inicio de video antes dos 3 minutos, o mundo já nao é mais o mesmo
+Fazendo Nerdice Excelente vídeo, só uma correção a tribo do preto em Fallen Empires eram os Thrulls, que eram as critaturas invocadas pela Ordem da Mão do Ebano que usava essas critaturas como experiência e elas se rebelaram e destruiram toda a Ordem e em Odisseia eram as Cephalidas as representantes do azul ficaram no lugar dos Tritões.Comecei a jogar magic com o deck de Zumbis do Bloco Investida, era um terror pq matava a mesa inteira na epóca, detalhe que era época do lançamente de Lorwin e foi o q me motivou a compra esse deck (mesmo ele sendo de uma coleção desatualizada) por causa desse temática de tribos, mas como o pessoal a qual jogava era legacy, esse deck era bem forte. To no aguardo da análise histórica de Fallen Empires , abraços.
Eu comecei a jogar com um deck tribal de kithkin!! Até hoje sou apaixonado por essas cartas! Na epoca o meão era praticamente tudo tribal, Kithkin, cavaleiros, zumbis, ents, gigantes, goblins!!! Viva ao tribal!!
Comecei a jogar Magic recentemente por causa do Elba. Acho muito legal os decks "temáticos", e uma das coisas que mais me atraiu realmente foi montar decks com essas coisas, seja a mecânica do grupo ou os tipos de criaturas. Não sou um bom jogador e muito menos um bom deck builder mas eu me divirto KKKKKK
Se não me engano, formigas também criam fungos para impedir disseminação bacteriana dentro da colônia, já que os fungos produzem um antibiótico análogo a penicilina
Fala Elba!!!
Ótimo vídeo!!!
Meu primeiro deck foi um de Cobras todos do bloco de kamigawa. Adorava aquele deck! Ainda espero um retorno a kamigawa!
Depois fiz um deck de soldados que ainda pode ficar mais forte, e daí fui fazendo de outras tribos: elfos são minha paixão TB, cavaleiros e vampiros.
Ainda sonho em haver um foco nessas tribos antigos e não tão famosas, mas que tem um nicho entre os jogadores.
Inclusive na terça feira, foi analisado o meu deck de aliados kkk
Na época da quinta edição, guardava meu "Greater Werewolf" com carinho, porque ele era do tipo Lycanthrope. Licantropos são muito da hora. É claro que eles iam lançar muitos licantropos depois.
Eu comecei a comprar magic quando, depois de jogar com as cartas de um primo de terceiro grau eu comprei o precon Ruina de Marmore, um deck WB de clérigo de Investida. Nunca mais saiu nada que preste pra tribo.
Eu lembro de ser o primeiro a aprender no meu grupo que vida era um recurso, porque quando eu era atacado com dois bichinhos, eu bloqueava um com um Guia do Contraforte e ai sacrificava ele pro Arconte da Cabala, e devolvia ele pra mão com a Chancela do Recomeço. Combo fortissimo de 4 mana e 3 cards pra dar dois de dano e ganhar dois de vida. Good times.
Felizmente, o estilo de jogo continua vivo em decks de aristocrata.
ICSM
Eu sou novo no Magic, comecei a jogar pouco depois do lançamento de Rivais de Ixalan, mas logo me apaixonei pelos Piratas, quando o bloco de Ixalan caiu do T2 foi uma tristeza, montei um Commander só pra não perder as cartas, porém recentemente em JumpStart a Wizards lançou algumas cartas de Piratas, sem falar que em Commander Legends tá pra sair mais suporte pra tribo, enfim, queria deixar uma palavra de esperança aos amantes das tribos esquecidas: Não percam a fé, aficionados por Lobisomens, Bárbaros, Anões, Ursos, Ents ou seja lá qual tribal você esteja montando, uma dia a hora de vossa alegria chegará, até lá suportem todas as zoações por não terem lords para a tribo de vocês e não caiam na tentação de colocar morfolóides.
Mano, minha maior alegria é estar finalizando meu comander de Gishath, só dinossauro brabo. 🙂🙂🙂
33:58 Criatura tipo Príncipe Zuko? Kkkkk
Humanos ganhou muito com a atualização dos tipos de criatura... Dificilmente lançam coleções que não tenham humanos (só Lorwyn não teve). E com as coleções que dão suporte pra ela ultimamente (Ikoria, Innistrad) ela só tende a melhorar.
Mas tribal de humanos é a coisa mais "sem gosto" que poderiam inventar num jogo de fantasia.
Essa introdução foi a mais rápida que imaginei o Elba fazendo mais tá valendo
Aquele hora do Commander passando de fundo... sniff sniff, saudades.
Comecei a jogar investida tava no t2, tribal foi boa parte do que me chamou a atenção
Meu primero booster que comprei em 96 era de quarta edição e veio um senhor da atlântica, só tinha outro Tritão de uma mana 1/1, na época achei ele super top. Rsrs mas não ficou no deck por muito tempo. O bloco de saga de ursa foi o q mais curti, o de Invasão tbm achei da hora.
Em Odisséia teve os polvo cabeçudinho, Elba!
Os cefálidas!
Eu achei o Aboshan apelão por demais a primeira vez que o vi, era doido pra ter um!
Deck mais apelão que ja existiu foi o deck de olho que contava com o incrível olho maligno de urborg
Realmente, comecei a jogar agora em zendikar (embora tenha "flertado" com o jogo por um bom tempo) e fiquei absolutamente maravilhado, pelo tribal de ladino dimir, talvez eu não seja uma pessoa muito agradável.
Pelo menos vc é desegradável com um toque de bom gosto. Vc podia gostar de storm ou dredge por exemplo
Eu tô quase fazendo um deck cujo único objetivo é ganhar justamente desse tribal aí
@@kioro4221Acho justo, mas eu não gosto da lista pronta desse deck na Internet, prefiro muito mais jogar com uma versão que eu pensei, mais inconstante, lenta e fraca.
Excelente vídeo. Sugiro diminuir o volume da abertura em relação ao resto do vídeo, pra quem ouve de fone incomoda muito de repente surgir um som 5 vezes mais alto
O som grave da abertura, usando fone é sensacional xD.
Adoro quando a Wizards consegue unir um bom design com um tipo de criatura, tipo as hidras... Meu sonho é trazerem esse tipo de suporte para Myrs (e Evil Eyes só pela zoeira)
Em Kamigawa, tive um deck de ratos (eu tinha o o Roedor de Medula e me arrependo até hj e ter passado pra frente) e tbm tive un deck de cobras (com o Seshiro e os filhos dele). Ambos eram horríveis. E eu amava mesmo assim.
Eu particularmente sinto falta de suporte pra bárbaros e elementais, cara, como eu amo esses tipos
Elba, faz mais hora do mesão, por favor! Muito divertidos aqueles vídeos.
Nossa eu comecei na 7 edição ... E lembro que passei uns 4 anos tentando fazer meu deck de bestas grull funcionar como tenho sdds desse deck
15:29 Bloco de Urza teve a querida Matrona Goblin.
40:15 Elba falando da carta "nova" da Wizards e eu olhando pro meu deck de Vannifar em cima da mesa hahahaha
Uma tribo que tenho carinho especial, que foi meu primeiro Deck foi Ladino com meu lindo do Anowon que faço questão de sempre olhar se saiu algo novo S2
Comecei a jogar em tempestade... E até hoje fractius era algo surreal... E no bloco de tempestade tinha as pain land e as untap land... Que deck... Metia um aluren e reciclar e era fractius que não acabava mais...
Falta um comandante Myr, um Eidolon e um Esquilo, pra ontem.
Ainda to esperando um rework da habilidade Bushido. O sonho de um commander meramente jogável de samurai não morrerá nunca.
Eu comecei a jogar em Investida e tenho até hj meu deck de Nebuliformes 😍
Comecei a jogar REALMENTE em investida por causa do Deck de Elfos, que por sinal jogo até hoje em todos os formatos que é possivel jogar xD
Voltem Cefálidas T_T. Vídeo gerou potencial para Série de vídeos específicos de cada tipo de criatura.
O primeiro deck que eu montei foi um mono R de Viashinos. Comecei a jogar em Planar Chaos mais ou menos
Olha só, outro vídeo que eu não faço a menor ideia do que o Elba tá falando, mas como é vídeo do Elba, eu assisto kkkk
Eu tinha tribal de clerigo, mas pelo menos a Wizards me deu uma moral esse ano e não posso reclamar mais
Uma tripo que eu amaria que tivesse suporte são os Moonfolks. Achei eles tão legais, queria usa-los só pelo flavor
Estava na fé que nesta coleção de Commander Legends aparecesse algum Samurai, um dos meus primeiros decks foi de ninja e do meu irmão samurai, Agora tenho a Yuriko comandante e meu irmão esperando, mas temos fé!
Eu particularmente gosto de passaros e espero até hoje mais coisas para pássaros em específico. A wizards lançou muita sinergia para bichos que voam mas eu queria pros meus amigos penudos em especial pra montar um edh
Comecei em Fortaleza, e na época era bem difícil jogar de algo tribal. Tinham os espiculos tb, que eu tentei forçar uma barra mas não deu. Em investida Goblins ficaram viáveis e eu joguei com eles. Mas eu gosto mais de deck tempo, e não a toa, espíritos, magos e fadas se tornaram minhas tribos favoritas. Não a toa, jogo de espíritos no Pioneer desde o início do formato. Ainda gosto de Goblins, e embora tenha um suporte decente à Goblins no formato (me reencontrei com o bate-estacas), acho que ainda não é o bastante pra tribo ser realmente competitiva (tem umas listas de 8whack mas eu não curti não)
Ótimo, vídeo!!!!
Minha tribo favorita é Tritões, sem dúvidas nenhuma!!!
Lembro que tribal era tão inviável que, mesmo com Escudos de Armas do bloco Tempestade, as únicas tribos que jogavam eram Goblins e Fractius, nem tribal de Elfos ou Cavaleiros viam muito jogo. Como as coisas mudam... Agora em Commander Legends quem sabe dê pra montar tribal de Cavalos e até de Elefantes com os novos comandantes.
Eu particularmente tenho um Deck do arcades o estrategista e desses tempos de lá para cá não saiu lá grande coisa uma coisinha ou outra mas nada que você olha e pensa Uau que incrível então eu espero muito que a Wizard faça melhores defensores até porque barreira é a minha tribo preferida
Caraca mano, o sino ta desativando sozinho. pqp.
'-'
Sorte que eu tava vendo a aba de inscrições agorinha.
Eu curto os artífices, saiu uns legais em Kaladesh, mas eu ainda quero montar um deck UG de artífices e artefatos.
Comecei a jogar com deck verde, pq estava lendo um livro de fantasia na época e quis montar um elfos kkkk hoje em dia minhas tribos preferidas são anjos e lobos (seguimos aguardando um comandante naya).
Comecei a jogar em Mirrodin, mas nunca fui de montar deck competitivo. Lembro de fazer um deck de goblins, um de artefatos e um de espíritos/arcanas já em Kamigawa. Só as coisas óbvias kkkkkk
Sim Elba, tritão é uma tribo boa e que vê jogo no pioneer, ixalan deu uma ajuda boa pra essa tribo em questão
Zuberas, achei muito interessantes criaturinhas de custo baixo que quando morrem fazem algo, e esse algo será exponencialmente maior se forem mais de um para o cemitério ao mesmo tempo.
Que vídeo dahora! Acha q rola vídeo só sobre fractius? Hehehehe os bichinhos tão facinantes do mtg
Queria muito um tribal de Fênix! Aguardo ansiosamente por um comandante Fênix pra isso XD
Depois desse vídeo eu vou montar um Commander Jeskai tribal de gigante com o Ruhan dos Fomori
Eu gostaria de ver um vídeo com as 5 melhores cartas de cada coleção desde a criação do jogo ate hoje.
Se o vídeo não tivesse introdução nem explicação nenhuma, nem tivesse vinheta, nem tivesse encerramento e eu falasse somente 1 minuto sobre cada carta, isso seria um vídeo com mais de sete horas de duração.
Sinto muito, mas não vai acontecer.
Meu tribal preferido é o de counters, mas quando comecei pirava demais em elfos
Elba esqueceu Espículos no ciclo de tempestade, e Thrulls em Fallen empires (Thrull tinha lord), mas tmb tinham decks de ratos, Plague Rats já vem desde alpha e Pestilence Rats veio logo em era glacial.
elba podia fazer um vídeo de duas horas explicando como jogar magic para iniciantes
Aos 35 minutos sofri um apagão no vídeo. Motivo: não consegui parar de rir com o Elba comemorando no vídeo da tela ao fundo 🤣🤣🤣
Louça lavada com sucesso, obrigado Alba
Eu sou um dos que começou em investida e só jogou durante esse bloco. Não sei explicar, mas decks tribais evocam meu RPGista interior! Hehe
Vale lembrar que na época que não tinha limite de cartas, os tritões do tridente perolado por exemplo era suficiente, era só ter muitos deles haha
Quando comecei a jogar comprei 2 Lovisa na esperança em montar algo bom com guerreiro, amoques ou bárbaros.
Sempre admiro seu trabalho e os vídeos são épicos seria uma incrível honra jogar um dia commander com vcs...
Conteúdo bom demais! Estou há anos sem jogar e é muito maneiro ver com as coisas ERAM(e que eu não sabia) e com estão agora(que eu tb não sei auahahua)
Ainda bem que você falou que gostaria de uma melhorada para tribos como Amoques, Anões... já que Kaldheim tá aí na portinha.
Tenho muita vontade de fazer um commander De monges, mas é uma tribo mega largada. A Elsha é muito forte, mas não é um tribal de monge exatamente a proposta pra um deck dela. O que tá me fazendo pensar agora, é a Jeska do Commander Legends junto do Ishai, monge pássaro (além de que é um deck Jeskai com os comandantes Jeska e Ishai KKKK)