O que não pode ocorrer é perda de material que comprometa a secção, diminuindo a resistência. Uma vez que o aço fique devidamente coberto pelo concreto, o "pH" alcalino pára a reação de oxidação.
Tem que se cuidar com os pedreiros malandros, fazem as caixas mal vedadas e concretam a massa com pauca água para não escorrer pelas frestas, o concreto fica carunchado e a umidade alcança com facilidade deteriorando o ferro.
@@ernanifernandes4402 E tem os do outro lado, que colocam água demais, e ela escorre levando quase todo o cimento embora, e então, o concreto que devia ser 3:1 vira um 20:1, quase um barro cinza! ;)
Faltou explicar a parte química da coisa, o amarelo no ferro é ferrugem, porém em um estado inicial que ainda não causou corrosão. Como se comporta o concreto no ferro coberto por ferrugem como no caso ? Responde pra nós esta pergunta e aprenderemos. Nível de aderência etc... Obrigado.
😢E Tem mais um detalhe Helber quando concretamos o aço nessas condições a própria química do cimento acaba neutralizando a oxidação do aço, pode faça um teste concrete um pedaço de ferro e um tempo depois rompa esse concreto aí você verá que o aço estará limpo
Muito esclarecedor acabei de aprender e tirar uma dúvida de anos. Algumas vezes eu deixei de comprar telas, treliças , vergalhões e colunas justamente por estarem bem enferrujadas. Agradeço.
Se não estiver muito contaminado....., pior, é concretar com ferro novo e deixar o ferro muito próximo da face da coluna, a umidade penetra no concreto e atinge o ferro, por este motivo, muitas colunas trincam nos cantos, falei e tá falado.
Realmente não prejudica se for só uma oxidação superficial .... porém dizer que não é ferrugem não está correto.... o que me parece também incorreto é essa tal de concretagem parcial ... porque o concreto fica mais fraco na junção ....antigamente ninguém fazia isso.
Acredito que seria muita importância explicar qual o procedimento correto pra cuidar das esperas que ficam. Uma vez que na grande maioria dos casos acontecem já que não se tem Dinheiro o suficiente para terminar a obra. Exemplo prático eu faço a estrutura do primeiro pavimento e fica as esperas dos pilares para continuar depois o segundo pavimento. O que se deve fazer com os arranque. Alguns engenheiro mandam aplicar zarcão outros produtos anti ferrugem como o tal do SOS ferrugem. Qual a forma correta para cuidar dos arranque?
Qual forma correta de cuida dos arranque ( as esperas de continuidade dos pilares) quando não vai ser possível terminar a obra toda e ficará pra alguns anos depois.
Ainda não assisti ao vídeo, mas o que sei é que a armadura de aço NÃO PODE PERDER A "NERVURA, FICANDO LISO", E DEPENDENDO DO PASSAR DO TEMPO (QUE SERIA MUITO TEMPO), SOFRERIA "CORROSÃO" E ACABARIA PERDENDO SUA SECÇÃO...
Prezado amigo Doutor Helber Amo, Bom dia n'O Senhor Jesus Cristo! Meus parabéns pelo excelente conteúdo! Algumas notas preliminares: 1) a camada mostrada é ferrugem, sim. 2) em etapas parciais de concretagem, com exposição ao ar úmido por cerca de uma semana, essa camada alcança poucos micrômetros de espessura, além de agir como cobertura anódica passivadora. De modo que quase não altera a área da seção transversal da ferragem e, assim, não compromete a perfeição da obra. 3) após a concretagem completa, com cura mínima de 28 dias, o próprio concreto, ao contribuir, na presença de água, com pH acentuadamente alcalino, garantirá a completude da proteção química. [...] Quando as ferragens (barras de aço) usadas na armadura de concretos ficam expostas ao ar durante uma semana, elas podem ganhar uma camada de oxidação (ferrugem). A espessura dessa camada de óxido de ferro varia dependendo das condições ambientais (umidade, temperatura, presença de agentes corrosivos), mas em geral, é muito fina, na ordem de micrômetros (μm) ou menos. Essa camada inicial de óxido de ferro pode, em alguns casos, atuar como uma proteção anódica, retardando a progressão adicional da oxidação. No entanto, essa proteção é limitada e não é suficientemente robusta para garantir a proteção a longo prazo das ferragens contra a corrosão, especialmente em ambientes agressivos. O concreto desempenha um papel muito mais crucial na proteção do aço contra a corrosão. Após a concretagem e o período de cura de pelo menos 28 dias, se a estrutura estiver corretamente projetada e executada, o concreto atua como uma barreira física e química que protege as ferragens de intempéries. O concreto tem um pH elevado, criando um ambiente alcalino que passiva o aço, ou seja, forma uma camada de óxido de ferro aderente e estável que impede a corrosão. Além disso, a densidade e a impermeabilidade do concreto, associadas a uma correta cobertura de concreto sobre as ferragens (normalmente especificada em projeto), são fundamentais para evitar que agentes agressivos, como água, oxigênio e cloretos, penetrem até as armaduras, minimizando os riscos de corrosão. Portanto, se a estrutura for bem projetada e executada, e a cura do concreto for realizada de maneira adequada, a estrutura estará protegida das intempéries e a integridade das ferragens será mantida.
Nas minhas ferragens, por via das dúvidas passei o convertedor de ferrugem, continua sendo ferro sem perder as características, assim diz os fabricantes de convertedores de ferrugem, se está certo ou errado gostaria de saber
E quanto aos fosfatizadores? sera que passar um fosfatizante na ferragem ajudaria a evitar que o ferro estrague? em casos onde o concreto possa sofrer infiltração de agua, ou terreno com barro branco e nina d'agua...
Eu sou leigo mas tinha essa dúvida também, porque ja ouvi dizer que umidade penetrando no concreto pode enferrujar o vergalhão causando trincas no concreto.
No Japão uma empresa está desenvolvendo um substituto ao vergalhão em aço por um em polímero misturado com fibras, que além de ser mais leve que o aço é mais resistente e à prova de corrosão.
É oxidação sim! E ocorrerá também de forma natural dentro do concreto. Porém, em condições normais, levará décadas para colapsar. O ideal seria o aço receber um revestimento de zinco ou algo semelhante, mas usualmente os custos seriam impraticáveis.
Tive um Professor - Engenheiro da Petrobás - que dizia ser até desejável, no caso de oleodutos, por exemplo, que o lixamento ocorresse, e, antes de aplicar a pintura isolante, criasse uma pequena camada de "oxidação", o que faria bem ao aço. Por isso, dizia ele, que jateamento desses dutos eram feitos em determinadas medidas a fim de sofrer aquela ação benéfica da sobre o metal. - tabaréu baiano
Ol amigo por favor os meus pilares estão concretado na metade igual esses aí só que os ferros estão exposto há quatro anos mais não perdeu cessao ou bitola ou diâmetro posso concretar?
Parabéns pelo seu trabalho. Existe algum produto que pode ser passado na ferragem para conter eventual oxidação do aço dentro do concreto, ainda mais se for usado algum impermeabilizante que pode conter algum produto químico que cause corrosão (sou leigo e ouvi dizer que alguns impermeabilizantes podem conter produto que causa corrosão)?
Não Precisa.. quando concretamos o aço nessas condições a própria química do cimento acaba neutralizando a oxidação do aço, pegue e faça um teste, concrete um pedaço de ferro e um tempo depois rompa esse concreto aí você verá que o aço estará limpo.
Bom dia, me esclareça uma dúvida, por favor, no caso que fique uma parte da armadura exposta em espera para uma futura ampliação, posso aplicar um fosfatizante ?
Concordo plenamente com o engenheiro! Porém acho que seria interessante tbm fazer a impermeabilização do concreto, para que futuras infiltrações prejudiquem os vagalhões.
Eu sempre tive essa dúvida. Acontece que meu muro ficou sem reboco, só com as vigas e o tijolo de cimento. Agora, as vigas estão soltando o cimentado, que parece um reboco, e o aço está fino e preto, oxidado. Não vou refazer o muro, não tenho dinheiro. Vou fazer uma raspagem, passar dois produtos que já comprei e rebocar as partes ruins com AC III. Espero que o muro não caia. É péssimo ser pobre. 😮
A corrosão do aço começa horas depois que ele é produzido A umidade do ar, a salinidade nas cidades costeiras, tudo ajuda a ferrugem do aço da obra! Mais tempo, menos tempo vai ter que tratar esse aço … Palavra de síndico!
Tenho um amigo que ficou com a obra parada por 6 anos do terraço e as ferragens tomando chuvas e mesmo assim quando pôde ele concretou assim mesmo 😂😂😂😂
Uma coisa que vi usarem nos EUA é o aço para fazer um piso de garagem ou no pátio em contato ao solo tem uma pintura laranja ou violenta para proteção contra a ferrugem. No Brasil nunca vi algo parecido, acho que prédio feitos no litoral deveria ter uma pintura no aço a maresia nos pilares da garagem um dia vai atacar o aço com ferrugem.
Se não é ferrugem inicial é o que então? Fiquei esperando ele falar algum nome técnico diferenciado pra essa coloração, mas parece que deu branco ou foi um lapso mesmo dizer que não é ferrugem, kkkkk
Gostaria de saber como proceder em Pilares que foram comprometidos por ferrugem, onde a ação da ferrugem estourou o concreto e a ferragem está exposta?
Errado sua avaliação! Já aconteceu comigo houve uma aceleração da ferrugem, e com 3 pra 4 anos a coluna rachou e a ferrugem formou bolhas no ferro, resumo não é verdade o que esse cara está dizendo.
@@gileadegaioso o concreto impermeabiliza o ferro, anulando a ação da oxidação, conforme demonstrado naquela pequena parte que ele mostra apenas com uma fina camada de cimento. O ferro envolto em concreto nunca enferruja. Pode ver em demolições antigas, de mais de 30 anos, que o ferro sempre está em perfeitas condições. Imagina como ficariam os pilares de pontes que cruzam rios e mares, a quantidade de umidade e nunca enferruja. Quando acontece, é pq há alguma quebra do concreto permitindo a entrada de umidade ou exposição da ferragem, e aí sim haverá corrosão.
@@sergiovieira3706 é bem asim memo.. Quando há efetivamente contato do ferro com o externo. E falar nisso, não há problemas se fizer estrutura mista não é? Digo: vergalhão de cibra com vergalhão de ferro... Pois se fizer a amarração bem feita, não tm perigo de rompimento..? Será...???
O que não pode ocorrer é perda de material que comprometa a secção, diminuindo a resistência. Uma vez que o aço fique devidamente coberto pelo concreto, o "pH" alcalino pára a reação de oxidação.
Explicação fundamentada na química.👍
Tem que se cuidar com os pedreiros malandros, fazem as caixas mal vedadas e concretam a massa com pauca água para não escorrer pelas frestas, o concreto fica carunchado e a umidade alcança com facilidade deteriorando o ferro.
@@ernanifernandes4402 E tem os do outro lado, que colocam água demais, e ela escorre levando quase todo o cimento embora, e então, o concreto que devia ser 3:1 vira um 20:1, quase um barro cinza! ;)
Faltou explicar a parte química da coisa, o amarelo no ferro é ferrugem, porém em um estado inicial que ainda não causou corrosão. Como se comporta o concreto no ferro coberto por ferrugem como no caso ? Responde pra nós esta pergunta e aprenderemos. Nível de aderência etc... Obrigado.
Boa noite. Faz um video falando sobre as marcas de aco. Sobre a qualidade. Entre Gerdau, s 2:03 inobras etc. Qual tem mais resistencia a corrosao
😢E Tem mais um detalhe Helber quando concretamos o aço nessas condições a própria química do cimento acaba neutralizando a oxidação do aço, pode faça um teste concrete um pedaço de ferro e um tempo depois rompa esse concreto aí você verá que o aço estará limpo
Exatamente brother
@@engenharianapraticaoficial Estamos juntos meu irmão
Depende das condições do ambiente
Com certeza
@@pernambuco92 cala a boca ,sabe de nada
Uma aula, hein Helber! Na minha área, 29 de anos de informática, também temos muitos mitos, alguns bem arraigados, mais que esse concreto! Abrç.
Muito esclarecedor acabei de aprender e tirar uma dúvida de anos. Algumas vezes eu deixei de comprar telas, treliças , vergalhões e colunas justamente por estarem bem enferrujadas. Agradeço.
Muito bom, gostei demais. Parabéns Helber.
Helber, top a explicação, parabéns por tirar essas dúvidas que aparece nas obras.
Muito obrigado, faz poucos dias que fiz essa pergunta. Um excelente dia ao senhor.
Bom dia, você disse que não pode pintar o aço, concordo plenamente. Pergunta, posso passar argamassa ou nata de cimento para proteger o aço?
Se não estiver muito contaminado....., pior, é concretar com ferro novo e deixar o ferro muito próximo da face da coluna, a umidade penetra no concreto e atinge o ferro, por este motivo, muitas colunas trincam nos cantos, falei e tá falado.
Sempre usar espaçadores para que o Concreto tenha o mínimo de 2,5 cm de cobertura eu já trabalho Sempre que posso 3cm
@@ernanifernandes4402 Kkkkkk é isso.
Falou e tá falado
Ficou bem explicado.
O ferro só de ver a água já muda de cor.
Realmente não prejudica se for só uma oxidação superficial .... porém dizer que não é ferrugem não está correto.... o que me parece também incorreto é essa tal de concretagem parcial ... porque o concreto fica mais fraco na junção ....antigamente ninguém fazia isso.
@@tonineto7435 antigamente nem tinha ferro kkkkkkk
Acredito que seria muita importância explicar qual o procedimento correto pra cuidar das esperas que ficam. Uma vez que na grande maioria dos casos acontecem já que não se tem
Dinheiro o suficiente para terminar a obra. Exemplo prático eu faço a estrutura do primeiro pavimento e fica as esperas dos pilares para continuar depois o segundo pavimento.
O que se deve fazer com os arranque. Alguns engenheiro mandam aplicar zarcão outros produtos anti ferrugem como o tal do SOS ferrugem.
Qual a forma correta para cuidar dos arranque?
Qual forma correta de cuida dos arranque ( as esperas de continuidade dos pilares) quando não vai ser possível terminar a obra toda e ficará pra alguns anos depois.
construcaodozero.com.br/cursogestordeobrasnapratica
Ainda não assisti ao vídeo, mas o que sei é que a armadura de aço NÃO PODE PERDER A "NERVURA, FICANDO LISO", E DEPENDENDO DO PASSAR DO TEMPO (QUE SERIA MUITO TEMPO), SOFRERIA "CORROSÃO" E ACABARIA PERDENDO SUA SECÇÃO...
Prezado amigo Doutor Helber Amo,
Bom dia n'O Senhor Jesus Cristo!
Meus parabéns pelo excelente conteúdo!
Algumas notas preliminares:
1) a camada mostrada é ferrugem, sim.
2) em etapas parciais de concretagem, com exposição ao ar úmido por cerca de uma semana, essa camada alcança poucos micrômetros de espessura, além de agir como cobertura anódica passivadora. De modo que quase não altera a área da seção transversal da ferragem e, assim, não compromete a perfeição da obra.
3) após a concretagem completa, com cura mínima de 28 dias, o próprio concreto, ao contribuir, na presença de água, com pH acentuadamente alcalino, garantirá a completude da proteção química.
[...]
Quando as ferragens (barras de aço) usadas na armadura de concretos ficam expostas ao ar durante uma semana, elas podem ganhar uma camada de oxidação (ferrugem). A espessura dessa camada de óxido de ferro varia dependendo das condições ambientais (umidade, temperatura, presença de agentes corrosivos), mas em geral, é muito fina, na ordem de micrômetros (μm) ou menos.
Essa camada inicial de óxido de ferro pode, em alguns casos, atuar como uma proteção anódica, retardando a progressão adicional da oxidação. No entanto, essa proteção é limitada e não é suficientemente robusta para garantir a proteção a longo prazo das ferragens contra a corrosão, especialmente em ambientes agressivos. O concreto desempenha um papel muito mais crucial na proteção do aço contra a corrosão.
Após a concretagem e o período de cura de pelo menos 28 dias, se a estrutura estiver corretamente projetada e executada, o concreto atua como uma barreira física e química que protege as ferragens de intempéries. O concreto tem um pH elevado, criando um ambiente alcalino que passiva o aço, ou seja, forma uma camada de óxido de ferro aderente e estável que impede a corrosão.
Além disso, a densidade e a impermeabilidade do concreto, associadas a uma correta cobertura de concreto sobre as ferragens (normalmente especificada em projeto), são fundamentais para evitar que agentes agressivos, como água, oxigênio e cloretos, penetrem até as armaduras, minimizando os riscos de corrosão.
Portanto, se a estrutura for bem projetada e executada, e a cura do concreto for realizada de maneira adequada, a estrutura estará protegida das intempéries e a integridade das ferragens será mantida.
Nas minhas ferragens, por via das dúvidas passei o convertedor de ferrugem, continua sendo ferro sem perder as características, assim diz os fabricantes de convertedores de ferrugem, se está certo ou errado gostaria de saber
Eu também usei o convertedor PCF.
Ótima questão. Parabéns pelo vídeo.
Show de explicação.
Muito Bom,e bem explicado.
E quanto aos fosfatizadores? sera que passar um fosfatizante na ferragem ajudaria a evitar que o ferro estrague? em casos onde o concreto possa sofrer infiltração de agua, ou terreno com barro branco e nina d'agua...
Eu sou leigo mas tinha essa dúvida também, porque ja ouvi dizer que umidade penetrando no concreto pode enferrujar o vergalhão causando trincas no concreto.
Procede sim.
Se respeitar o recobrimento mínimo não entra oxigênio, sem oxigênio não há oxidação que avance.
Sensacional professor
Obrigado, eu não saberia responder.
No Japão uma empresa está desenvolvendo um substituto ao vergalhão em aço por um em polímero misturado com fibras, que além de ser mais leve que o aço é mais resistente e à prova de corrosão.
Posso passar argamassa ac3 nas ferragens enferrujadas para neutralizar a ferrugem até o ano que irei construir?
Qual o tipo de concreto para evitar a ferrugem?
É oxidação sim! E ocorrerá também de forma natural dentro do concreto. Porém, em condições normais, levará décadas para colapsar.
O ideal seria o aço receber um revestimento de zinco ou algo semelhante, mas usualmente os custos seriam impraticáveis.
Ainda temos comentários condizentes!!!
Comentários sensatos😳
Sempre tive essa dúvida cruel. Rsss.
Já me inscrevi no canal.
construcaodozero.com.br/comunidadeconstruindodozeronapratica
Eu faço uma nata de cimento e jogo no aço. Fica perfeito sem oxidaçao e o vergalhao gruda 100% no concreto.
Tive um Professor - Engenheiro da Petrobás - que dizia ser até desejável, no caso de oleodutos, por exemplo, que o lixamento ocorresse, e, antes de aplicar a pintura isolante, criasse uma pequena camada de "oxidação", o que faria bem ao aço. Por isso, dizia ele, que jateamento desses dutos eram feitos em determinadas medidas a fim de sofrer aquela ação benéfica da sobre o metal. - tabaréu baiano
Ol amigo por favor os meus pilares estão concretado na metade igual esses aí só que os ferros estão exposto há quatro anos mais não perdeu cessao ou bitola ou diâmetro posso concretar?
Tem avaliar colega.
Chame um engenheiro pra isso.
Parabéns pelo seu trabalho. Existe algum produto que pode ser passado na ferragem para conter eventual oxidação do aço dentro do concreto, ainda mais se for usado algum impermeabilizante que pode conter algum produto químico que cause corrosão (sou leigo e ouvi dizer que alguns impermeabilizantes podem conter produto que causa corrosão)?
Não Precisa.. quando concretamos o aço nessas condições a própria química do cimento acaba neutralizando a oxidação do aço, pegue e faça um teste, concrete um pedaço de ferro e um tempo depois rompa esse concreto aí você verá que o aço estará limpo.
Bom dia, me esclareça uma dúvida, por favor, no caso que fique uma parte da armadura exposta em espera para uma futura ampliação, posso aplicar um fosfatizante ?
Concordo plenamente com o engenheiro! Porém acho que seria interessante tbm fazer a impermeabilização do concreto, para que futuras infiltrações prejudiquem os vagalhões.
Eu usei um anti ferrugem q não deixa enferrujar.
Se a obra for em Palmas/Tô que é um lugar de baixa umidade o ferro corroi em 1 ano ?
Maravilha
essa e uma situa situação e ser essa ferragens tiver a 6 meses qual o procedimento
Show
O aço da construção do monotrilho (Linha 15) está lá exposto há meses 😂.
Blz, tenho uma dúvida, quando é montado essas estruturas, é até mesmo para fundações de máquinas pesadas, SOLDAR ou AMARRAR OS VERGALHOES?
Tem vídeo no canal que fala sobre solda👍
Eu sempre tive essa dúvida. Acontece que meu muro ficou sem reboco, só com as vigas e o tijolo de cimento. Agora, as vigas estão soltando o cimentado, que parece um reboco, e o aço está fino e preto, oxidado. Não vou refazer o muro, não tenho dinheiro. Vou fazer uma raspagem, passar dois produtos que já comprei e rebocar as partes ruins com AC III. Espero que o muro não caia. É péssimo ser pobre. 😮
Ja vi varias obras que o aço tinha uma camada de anti-corrosivo, Ficava pretinho e não laranjado como esse.
eu ja vi pintarem de ac3
A corrosão do aço começa horas depois que ele é produzido
A umidade do ar, a salinidade nas cidades costeiras, tudo ajuda a ferrugem do aço da obra!
Mais tempo, menos tempo vai ter que tratar esse aço …
Palavra de síndico!
As vigas e pilares da linha 17 ouro(São Paulo) estão assim a mais de 10 anos, é seguro?
Tenho um amigo que ficou com a obra parada por 6 anos do terraço e as ferragens tomando chuvas e mesmo assim quando pôde ele concretou assim mesmo 😂😂😂😂
👏👍
Uma coisa que vi usarem nos EUA é o aço para fazer um piso de garagem ou no pátio em contato ao solo tem uma pintura laranja ou violenta para proteção contra a ferrugem. No Brasil nunca vi algo parecido, acho que prédio feitos no litoral deveria ter uma pintura no aço a maresia nos pilares da garagem um dia vai atacar o aço com ferrugem.
👏👏
O tempo dos vergalhão sair da casa de material de construção ate chegar na obra fazer armacao caixaria. Eles já ficam assim. 99,9% concretam assim
Qual o ph do cimento
Na minha opinião o ferro tinha que vim com um produto para não enferrujar.
Em alguns países, por exemplo, Austrália, muitas construções são feitas com ferro galvanizado.
Melhor enferrujado que ele novo com a carepta de proteção
Estão demorando pra desenvolver vergalhoes em aço inoxidável.
Se não é ferrugem inicial é o que então?
Fiquei esperando ele falar algum nome técnico diferenciado pra essa coloração, mas parece que deu branco ou foi um lapso mesmo dizer que não é ferrugem, kkkkk
ASSIM QUE CONCRETAR PARCIALMENTE,PODE PÔR PIXE LÍQUIDO (HIDROASSFALTO) , SALVO ENGANO O CONCRETO ADERE BEM O PIXE... ??
Negativo.
Não faça isso.
Pode não prejudicar, mas se eu fosse pagar para construir uma casa, eu iria querer o aço não oxidado
E para conservar as ferragens que vai usar um pouco mais pra frente, e recomendável passar alguns produto ?
Gostaria de saber como proceder em Pilares que foram comprometidos por ferrugem, onde a ação da ferrugem estourou o concreto e a ferragem está exposta?
Reforço estrutural
Errado sua avaliação! Já aconteceu comigo houve uma aceleração da ferrugem, e com 3 pra 4 anos a coluna rachou e a ferrugem formou bolhas no ferro, resumo não é verdade o que esse cara está dizendo.
Ah... Sei não.... Acho que possa dar problema sim mas é bem ao longo prazo....
@@gileadegaioso o concreto impermeabiliza o ferro, anulando a ação da oxidação, conforme demonstrado naquela pequena parte que ele mostra apenas com uma fina camada de cimento. O ferro envolto em concreto nunca enferruja. Pode ver em demolições antigas, de mais de 30 anos, que o ferro sempre está em perfeitas condições.
Imagina como ficariam os pilares de pontes que cruzam rios e mares, a quantidade de umidade e nunca enferruja. Quando acontece, é pq há alguma quebra do concreto permitindo a entrada de umidade ou exposição da ferragem, e aí sim haverá corrosão.
@@sergiovieira3706 é bem asim memo.. Quando há efetivamente contato do ferro com o externo. E falar nisso, não há problemas se fizer estrutura mista não é? Digo: vergalhão de cibra com vergalhão de ferro... Pois se fizer a amarração bem feita, não tm perigo de rompimento..? Será...???
@@gileadegaioso o que é Cibra?
@@sergiovieira3706 escrevi errado... Fibra de vidro com grafeno
Show