Merece um milhão de likes. Como é importante pessoas como você para a vida de muito jovens estudantes. Tenha certeza que você esta mudando vida de muito jovem para ter uma futuro brilhante. Que Deus te abençoe e te dê muita saúde para continuar este LINDO trabalho. Parabéns mais uma vez.
Estive procurando por essa aula, mas não lembrava qual era a numeração. Procurei por: "Wrkits Z80" e encontre ao ver "Programando o Computador Básico z80". Excelente aula.
cara simplesmente excepcional, essas aulas com o Z80 sao fantásticas, eu como desenvolvedor me sinto facinado como é o funcionamento dessas maquinas que facilitam nossa vida. Obrigado mesmo por transmitir esse conteúdo.
Wagner, fantastica como sempre. Agradeço e fico na torcida pra que vc nos presenteie com mais essas três aulas com o teclado, ram e display. Grande abraço.
Aula fantástica!!! Sempre tive vontade de entender esse lógica de programação, pois é dai que vem a expressão "escovar os bits" , manipulando bit a bit, literalmente!!! Vejo outros vídeos de projetos semelhantes com Z80, mais nenhum chega aos pés desse seu máterial, pela riqueza de informação e a simplicidade que é passada.
no começo dos anos 90 tive um Master sistema 3 com processador z80 eu imagino como deve ter sido a programação do game sonic que já vinha na memória. muito legal seu vídeo; parabéns pelo canal.
Como é bom ter um canal como esse no youtube... só não aprende eletrônica quem não quiser! Wagner, parabéns pela didática... é impossivel não entender o que você fala!
Cara, todo esse conteúdo produzido por um brasileiro, em bom português. Uma contribuição inestimável para a educação na área da engenharia. Parabéns!!!
Olha uma das melhores vídeo aula do canal, logico não desmerecendo as outras aulas que também são fantásticas. Mais e que essa e de um nível muito mais complexa, mais a forma como foi ensinada pareceu simples de se fazer. Parabéns pelo seu trabalho.
Efetivamente imagina programar o programa monitor na unha...ufaaa da um trabalho danado...mas muito legal creio que bem antigamente se programava somente dessa forma...rsrsrs...Wagner vamos lá queremos esse sistema minimo com teclado matricial e leds e mais memorias RAM, será bem legal o computador Z80### Foco no Z80...vamos lá pessoal ajudem aii,....queremos mais aulas do Wagner sobre esse maravilhoso microprocessador... Wagner mais uma vez vc é um otimo Professor cara...showww...a explicação ficou perfeita. abração...que venha a proxima sexta aula do ### Z80 ###
bom dia para o senhor w ,aqui já é de tarde,como voçês dizem aí, -" mais um show de bola" , e foi sim senhor!!!!,nunca pensei.tanto o programador como a leitura na bread board ,e a utilização do complemento a 1, e a 2,espetacular, já o tinha aprendido nunca me foi mostrado para que servia, visto por esse prisma, impressiono-me e bastante,tem de fazer uma serie de video-aulas como tem as do pic, arduino, etc...ficamos á espera,e também faço uso do texto do senhor QST TEC.
Parabéns !!! Mais um joinha para a coleção ! Galera não pulem o anúncio, assim ajuda o nosso amigo WR. Continue com a série ! Falta pouco para chegar nos 100 mil, aposto que nesta caneca tem cachaça ! Hehe...
Obrigado pelas aulas...Todas as inovações eficazes são surpreendentemente simples. Na verdade, maior elogio que uma inovação pode receber é haver quem diga: isto é óbvio. Por que não pensei nisso antes? - Peter Drucker....parabéns pela iniciativa e dedicação!
Excelente. Era bem nessa linha que eu fazia meus programas de manutenção com 8085. Este tipo de aula deveria fazer parte dos cursos regulares. Sem cobrar nota, mas dando uma boa visão do que existe em equipamentos computacionais. Muitos da área não iniciaram "escovando bits" e têm dificuldade em assimilar certas coisas. Dá para fazer referência entre assuntos de outras aulas? Digo isso porque seria interessante esta brincadeira com os leds ser feita com Arduino e depois comparar a quantidade de bytes utilizados. Vai mostrar a importância de ainda se utilizar o assembly. Abraços.
Wagner, essa aula foi sensacional! Eu estou estudando sozinho eletrônica e seus vídeos tem me ajudado bastante. Cara, seria incrível se você fizesse uma série sobre esse Z80!
Fala WR beleza?! Estou torcendo muito pra WR Kits conseguir patrocínio e criar uma playlist dedicada a Z80 e tal... Tem uma galera interessada(eu também). Que as aulas de sexta continuem abrangindo a TODOS os conteúdos da eletrônica! Abraços.
Olá Wagner.. sempre tive dificuldade em entender a diferença de complementos, 1 e 2. O complemento de 1 é mais simples de entender, mas o complemento de 2 me confundia, porém com a sua explicação agora ficou mais claro o que seria o complemento de 2, se vc puder dar uma explicação mais detalhada, vou achar muito interessante obrigado. Curtindo bastante as aulas de Z80, valeu..
Wagner como sempre suas aulas são espetacular, adorei essa gravação da eprom a nível de compilação código de maquina, show amigo, pode continuar sim estar ótimo, abraço..
Massa de mais! Curti muito! tbm gosto de assembly. No momento tava achando estranho pq vc tava pegando os hexa. Ai, quando vi que vc ia programa manualmente... pirei! Eu tentaria substituir a programação manual por envio dos dados por uma porta serial (o que tenho mais costume), pra não precisar ficar fazendo esta programação na mão. Acho que se vc quiser colocar um código mais complexo, vai precisar de algo assim. Por favor, continue! Sucesso!
Tenho um livro que ensina programar , abaixo do z80 (S.A.P l/ ll e lll)=> Simple At Possible ==>>Simples Quanto Possível z80 ainda não era considerado um microprocessador, porque dependia de controle de instruções externa, já o Z88, seu sucessor é considerado o primeiro microprocessador.👍🏼😁
Show!!! Você pretende apresentar algum simulador do Z80? Pretende apresentar algum compilador assembler? Na internet vi vários, mas parecem bem antigos! Valeu pelos vídeos! Um abraço!
valeu Júlio! A ideia é trazer uma série especial para construção de um computador mais interessante que este, quando então traremos sugestões de compiladores. Nos acompanhe sempre. Abraço!
Tenho vontade de montar um Z80 com saida de video componente ou VGA e colocar um interpretador de basic na Eprom, tenho alguns projetos aqui mas nunca me mexi.
Fala Wagner, só uma pergunta cara, no desvio condicional vc fez o complemento de 2 para chegar em um valor negativo, mas este valor também poderia ser positivo não é? (se o desvio te mandasse para um label a frente no código) por exemplo, como ele sabe que o 0F que vc usou é -16 e não +15 ?
Então ele pegou o 256 e dividiu no meio deixando metade positivo e metade negativo? No caso então de um código muito grande ele só conseguiria te mandar 127 endereços pra frente ou pra trás?
Poxa Marcelo, valeu cara... muito bacana sua explicação.. já tinha programado em Assembly pro 6502 mas este vídeo do Wagner foi muito bacana, nunca tinha visto uma programação em tão baixo nível, chegou literalmente nos 0s e 1s do sistema, pois mesmo em Assembly, muita coisa fica subentendida (como o funcionamento destes jumps por exemplo), Não sei se tem algo similar a esta aula em todo o youtube, espero que o Wagner continue com este curso de Z80
Então Tales ...creio que não se o valor fosse positivo ele não iria retornar a rotina pois o processador tem que decrementar os endereços para jogar os dados correspondentes...dipo desvia para a label dir: se ele esta na rotina de incremento a direita.
New Music Symphony, cara vou explicar do jeito q eu vizualizei, não sei se está certo... 256 em binário seria 1111 1111 correto? 1 positivo seria 0000 0001 o primeiro bit seria o sinal mas ainda no caso dos negativos os valores de 0 e 1 sao trocados, entao -1 seria 1111 1110 e nao 1000 0001... ( seria como se ele viesse de trás pra frente, ou o número q falta para completar 256) se vc fizesse um gráfico 127 seria o ponto mais alto e a partir daí ele começaria a descer
Pessoal, eu não entendo bem de mercado e tal, mas pelo que entendi sobre o z80 ele deve ser mundialmente muito utilizado. Gostaria de saber quais as chances de pararem de fabricar este processador. Se eu investir em um negócio com ele, gostaria que ele continuasse sendo produzido por uns 50 anos.
Obrigado Marcelo. Mas nesse caso, para estes processadores, o custo e a complexidade não é muito maior que o de um z80? Entendo que valha apena investir em algo mais novo (Arduino, Raspberry) se o custo for praticamente o mesmo. Mas se o custo for muito maior, talvez compense mais fazer com o z80 (O projeto ao qual pensei a possibilidade do uso do z80 é bem simples, como o de acionar um motor de passo). Por isso, pensando em algo pequeno, imagino que esse z80 pudesse ser fabricado por séculos.
Valeu Renan! Hoje mesmo sai vídeo novo sobre ele, às 20:30hrs, fique ligado! Utilizo um compilador online gratuito, baixe os arquivos que lá tem o link.
obg, Wagner, e sobre o 8051, eu vi seus videos ensinando a programa-lo em assembly e entendi um bocado de coisa, mas você não chegou a fazer um ensaio com ele endereçando RAM/IO mapeada, eu tentei seguindo suas instruções, mas não consegui ter nenhum êxito no experimento... o que pode ter dado errado?
Wagner, gostei bastante desta implementação que tu fez! Seria possível usar o arduino pra simular os circuitos de memoria do z80? Tu podias fazer alguns experimentos e mostrar pra nos os resultados.
Igor Amado Para programar em basic eh preciso ter (na linguagem da CPU) um programa que interprete o basic: leia as instruções de algum lugar, verifique e execute.
CARA ME TIRA UM A DUVIDA KKK... como que o código compilado controla o hardware ?? são pulsos elétricos certo ?? como que o código é "transformado nisso" ??
Leonardo Elias Goncalves WR tira cartas da manga do colete, 8088 tem um sistema de segmentação q complicado, so ele conseguiria criar algo simplificado para videos.
Alan Olicheski sonho :P tem na web os esquemas eletricos do pc xt clone... vai muuiiita peça... uma idéia melhor seria ensinar a interligar z80 ou 8088 com perifericos, tipo teclado monitor e hd/disquete
Sem duvida, já que o Z80 foi bem popular, tem inúmeros projetos para ele, eu mesmo sempre fiquei receoso em montar e não funcionar, depois ficar sem saber o que fazer! Mas os vídeos aqui sempre são bem didáticos e fáceis de compreender. Mas como o PC xt tem muita peça... Da pra fazer algumas aulas avançadas de FPGA ! KKKK Brincadeiras a parte, fico no aguardo de novos projetos com o Z80
Merece um milhão de likes. Como é importante pessoas como você para a vida de muito jovens estudantes. Tenha certeza que você esta mudando vida de muito jovem para ter uma futuro brilhante. Que Deus te abençoe e te dê muita saúde para continuar este LINDO trabalho. Parabéns mais uma vez.
Obrigado Daniel, elogios assim nos motivam a caprichar cada fez mais nos vídeos. Sucesso para você também meu amigo, abraços!
Aula de 2017 e aínda me dá um imenso prazer em assistir quantas vezes for possível.
Estive procurando por essa aula, mas não lembrava qual era a numeração.
Procurei por: "Wrkits Z80" e encontre ao ver "Programando o Computador Básico z80".
Excelente aula.
cara simplesmente excepcional, essas aulas com o Z80 sao fantásticas, eu como desenvolvedor me sinto facinado como é o funcionamento dessas maquinas que facilitam nossa vida. Obrigado mesmo por transmitir esse conteúdo.
excelente Junior, nos acompanhe sempre!
Wagner, fantastica como sempre. Agradeço e fico na torcida pra que vc nos presenteie com mais essas três aulas com o teclado, ram e display. Grande abraço.
valeu Rodrigo! Pretendemos, quem sabe em uma série especial. abraços
Incrível entender como realmente tudo funciona! Obrigado.
valeu Franklim! Verdade.
Aula fantástica!!! Sempre tive vontade de entender esse lógica de programação, pois é dai que vem a expressão "escovar os bits" , manipulando bit a bit, literalmente!!!
Vejo outros vídeos de projetos semelhantes com Z80, mais nenhum chega aos pés desse seu máterial, pela riqueza de informação e a simplicidade que é passada.
muito obrigado pelos elogios Edson!
Tem um livro de microprocessadores e microcontroladores, que antecede o Z80
É isso que eu acho lindo em programar em baixos níveis !!! !!! heheheee
Parabéns Wagner ! Excelente trabalho em nos mostrar como era antigamente !
muito obrigado Franklim!
no começo dos anos 90 tive um Master sistema 3 com processador z80 eu imagino como deve ter sido a programação do game sonic que já vinha na memória. muito legal seu vídeo; parabéns pelo canal.
Como é bom ter um canal como esse no youtube... só não aprende eletrônica quem não quiser! Wagner, parabéns pela didática... é impossivel não entender o que você fala!
Muito obrigado meu amigo! Nos acompanhe sempre.
Muito boa essa aula ...Finalmente ficou claro pra mim como funciona um processador e mapa de memória , Valeu mestre ganhou mais um inscrito
Obrigado Guilherme! Seja bem-vindo ao WR Kits Channel!
Cara, todo esse conteúdo produzido por um brasileiro, em bom português. Uma contribuição inestimável para a educação na área da engenharia. Parabéns!!!
Muito obrigado Samuel!
Boa noite Wagner! Excelente aula! Muito bom mesmo! Super didático! Parabéns!! Não vejo a hora de ver o próxima desta série!!
muito obrigado meu amigo!
Olha uma das melhores vídeo aula do canal, logico não desmerecendo as outras aulas que também são fantásticas. Mais e que essa e de um nível muito mais complexa, mais a forma como foi ensinada pareceu simples de se fazer. Parabéns pelo seu trabalho.
muito obrigado Ronaldo, nos acompanhe sempre!
Sempre bate uma saudade e volto a ver as aulas do Z80. Aula incrível.
Em breve mais conteúdo sobre Z80 Antonio, fique ligado.
Efetivamente imagina programar o programa monitor na unha...ufaaa da um trabalho danado...mas muito legal creio que bem antigamente se programava somente dessa forma...rsrsrs...Wagner vamos lá queremos esse sistema minimo com teclado matricial e leds e mais memorias RAM, será bem legal o computador Z80### Foco no Z80...vamos lá pessoal ajudem aii,....queremos mais aulas do Wagner sobre esse maravilhoso microprocessador...
Wagner mais uma vez vc é um otimo Professor cara...showww...a explicação ficou perfeita.
abração...que venha a proxima sexta aula do ### Z80 ###
valeu Henrique! Pretendemos sim! abração!
Nossa, muito show !
Parabéns mestre Wagner!
bom dia para o senhor w ,aqui já é de tarde,como voçês dizem aí, -" mais um show de bola" , e foi sim senhor!!!!,nunca pensei.tanto o programador como a leitura na bread board ,e a utilização do complemento a 1, e a 2,espetacular, já o tinha aprendido nunca me foi mostrado para que servia, visto por esse prisma, impressiono-me e bastante,tem de fazer uma serie de video-aulas como tem as do pic, arduino, etc...ficamos á espera,e também faço uso do texto do senhor QST TEC.
Obrigado pelos elogios Rui, que bom que o vídeo lhe ajudou! Nos acompanhe sempre.
Parabéns !!! Mais um joinha para a coleção ! Galera não pulem o anúncio, assim ajuda o nosso amigo WR. Continue com a série ! Falta pouco para chegar nos 100 mil, aposto que nesta caneca tem cachaça ! Hehe...
Valeu meu amigo! No especial de 100k revelaremos os segredos das canecas.
Sem dúvida um dos melhores vídeos do canal!
muito obrigado!
Obrigado pelas aulas...Todas as inovações eficazes são surpreendentemente simples. Na verdade, maior elogio que uma inovação pode receber é haver quem diga: isto é óbvio. Por que não pensei nisso antes?
- Peter Drucker....parabéns pela iniciativa e dedicação!
Obrigado pelas considerações, nos acompanhe sempre!
Excelente!
Muuuuuuito show este canal!
valeu a audiência de sempre meu amigo!
Exelente para agregar o conhecimento!!! Parabéns
Excelente. Era bem nessa linha que eu fazia meus programas de manutenção com 8085. Este tipo de aula deveria fazer parte dos cursos regulares. Sem cobrar nota, mas dando uma boa visão do que existe em equipamentos computacionais. Muitos da área não iniciaram "escovando bits" e têm dificuldade em assimilar certas coisas. Dá para fazer referência entre assuntos de outras aulas? Digo isso porque seria interessante esta brincadeira com os leds ser feita com Arduino e depois comparar a quantidade de bytes utilizados. Vai mostrar a importância de ainda se utilizar o assembly. Abraços.
Legal seus comentários e sugestões Silvio, nos acompanhe sempre! abraços
Wagner, essa aula foi sensacional! Eu estou estudando sozinho eletrônica e seus vídeos tem me ajudado bastante. Cara, seria incrível se você fizesse uma série sobre esse Z80!
valeu João! Estamos pretendendo.
Ótimo vídeo, coisa linda de se ver. Muito Obrigado!
muito obrigado!
muito bom como sempre, do maior força pra você fazer essa série.
Incrível, ver esse video e pensar que muitos jogos foram rodados assim é muito gratificante. Parabéns.
Fala WR beleza?! Estou torcendo muito pra WR Kits conseguir patrocínio e criar uma playlist dedicada a Z80 e tal... Tem uma galera interessada(eu também).
Que as aulas de sexta continuem abrangindo a TODOS os conteúdos da eletrônica!
Abraços.
Valeu Eduardo! Compartilhe o canal ao máximo para nos ajudar! Peça para que se inscrevam aqui. abraços!
Mais uma vez o WR Kits me surpreendeu! Espero ansioso pela série Z80. Parabéns Wagner Rambo.
valeu Eugenio! Nos acompanhe sempre.
Legal essa série do Z80, com a faculdade nao to conseguindo acompanha muito o canal, mas parabéns ta show
valeu Gabriel! Passe a dica do canal para todos seus colegas e professores para nos ajudar.
Olá Wagner.. sempre tive dificuldade em entender a diferença de complementos, 1 e 2. O complemento de 1 é mais simples de entender, mas o complemento de 2 me confundia, porém com a sua explicação agora ficou mais claro o que seria o complemento de 2, se vc puder dar uma explicação mais detalhada, vou achar muito interessante obrigado.
Curtindo bastante as aulas de Z80, valeu..
Valeu Kleber! Vamos ver se gravamos um vídeo extra explicando melhor o complemento de 2.
Wagner como sempre suas aulas são espetacular, adorei essa gravação da eprom a nível de compilação código de maquina, show amigo, pode continuar sim estar ótimo, abraço..
muito obrigado pelos elogios, nos acompanhe sempre! abraços
Muito lindo isso! Deus te abençoe Wagner.
obrigado Renato!
Wagner parabéns pelo vídeo. Muito bom
obrigado!
mt bom vídeo wagner. uma série d z80 realmente seria show. fazer um computardor mais sofisticado ou algo com uma aplicação prática seria sensacional
valeu Theo! Vamos pensar no assunto, nos acompanhe sempre.
Poderia ser algo mais simples também, o "computador" SAP 1, 2 e 3 Seria uma boa para quem entende pouco.
Perfeito.
Muito bom!
Sensacional! Apoio uma playlist
Parabéns pelo conteudo, muito boa essa série
obrigado Julio!
Você é um gênio, parabéns !
faço engenharia de computação na UTFPR pato branco e estou aprendendo muito com seus vídeos parabéns
obrigado Henrique! Fala pros seus colegas de curso se inscreverem aqui no canal!
será dito concerteza abraço
Wagner você é demais cara, parabéns mesmo, vídeo aula muito boa!!!
muito obrigado!
Incrível, essa aula foi demais! parabéns!
valeu Abelardo!
Olá Wagner boa aula
valeu Jose!
Show de bola,,, parabéns mano.
Adoraria ver uma série do Z80 aqui nesse canal que é show. Sucesso!
valeu! Pretendemos lançar sim.
Vídeo aula Excelente Like x 1000
Massa de mais! Curti muito! tbm gosto de assembly.
No momento tava achando estranho pq vc tava pegando os hexa.
Ai, quando vi que vc ia programa manualmente... pirei!
Eu tentaria substituir a programação manual por envio dos dados por uma porta serial (o que tenho mais costume), pra não precisar ficar fazendo esta programação na mão.
Acho que se vc quiser colocar um código mais complexo, vai precisar de algo assim.
Por favor, continue!
Sucesso!
valeu Luiz! Com certeza, para enviar um programa monitor para EPROM, será necessário um gravador.
vc pode ñ acreditar, mas eu ... ESTOU AMANDOOOO! YHAHUU!
uma serie com algum projeto com os "computadores" SAP seria uma boa pedia afim de ensinar toda esta parte lógica!
É maluco pra quem gosta como eu, isto aí é muito show... valeu
valeu!
tenho muita vontade de trabalhar nessa área, continue com o canal ótimo trabalho.
valeu Maicom!
Muito bom. Show !!!
Excelente! Bem legal.
obrigado Dharis!
ainda não intendo muito de programação.mas achei muito bom tou vendo q vai dar de aprender muito com CV .explica muito bem muito.
valeu Fabiano, estude sempre conosco. Não esqueça de se inscrever aqui no canal.
temos que ver y rever
Show!!!
Muito bom!!!!
muito boom!!!! incrível mesmo
Valeu Luis!
Simplesmente incrível!!!
Bravo!!!!
Muito brabo!!!! Tú é um mestre!!!
valeu!
Muito muito muito bom...... vc precisam vender kits de montagem e tb placas ja prontas. por exemplo esse computador pronto para uso.
obrigado pelo elogios e sugestões! Vamos considerar.
muito bommmm
Creio q, independente da "geração", Z80 eh bem recebido, prepara-te q a audiência será alta.
valeu Johnny!
Tenho um livro que ensina programar , abaixo do z80 (S.A.P l/ ll e lll)=> Simple At Possible ==>>Simples Quanto Possível z80 ainda não era considerado um microprocessador, porque dependia de controle de instruções externa, já o Z88, seu sucessor é considerado o primeiro microprocessador.👍🏼😁
puxa pessoal ... vamos lá temos que pedir o curso do z80, baita microprocessador.
Show, sera que no futuro esse Z80 tera entrada pra teclado e saida pra monitor?
valeu Raphael! Pretendemos implementar sim.
espetacular!!!!
obrigado Gilberto!
Show!!!
Você pretende apresentar algum simulador do Z80? Pretende apresentar algum compilador assembler? Na internet vi vários, mas parecem bem antigos!
Valeu pelos vídeos! Um abraço!
valeu Júlio! A ideia é trazer uma série especial para construção de um computador mais interessante que este, quando então traremos sugestões de compiladores. Nos acompanhe sempre. Abraço!
Tenho vontade de montar um Z80 com saida de video componente ou VGA e colocar um interpretador de basic na Eprom, tenho alguns projetos aqui mas nunca me mexi.
Show, nos acompanhe aqui que poderemos quem sabe desenvolver um projeto assim no futuro.
Como os endereços da memoria Eprom são mudados? A ULA faz isso?
Excelente vídeo e faça a série do Z80, please
valeu Felipe!
Fala Wagner, só uma pergunta cara, no desvio condicional vc fez o complemento de 2 para chegar em um valor negativo, mas este valor também poderia ser positivo não é? (se o desvio te mandasse para um label a frente no código) por exemplo, como ele sabe que o 0F que vc usou é -16 e não +15 ?
Então ele pegou o 256 e dividiu no meio deixando metade positivo e metade negativo? No caso então de um código muito grande ele só conseguiria te mandar 127 endereços pra frente ou pra trás?
Poxa Marcelo, valeu cara... muito bacana sua explicação.. já tinha programado em Assembly pro 6502 mas este vídeo do Wagner foi muito bacana, nunca tinha visto uma programação em tão baixo nível, chegou literalmente nos 0s e 1s do sistema, pois mesmo em Assembly, muita coisa fica subentendida (como o funcionamento destes jumps por exemplo), Não sei se tem algo similar a esta aula em todo o youtube, espero que o Wagner continue com este curso de Z80
Então Tales ...creio que não se o valor fosse positivo ele não iria retornar a rotina pois o processador tem que decrementar os endereços para jogar os dados correspondentes...dipo desvia para a label dir: se ele esta na rotina de incremento a direita.
Tales Cembraneli Dantas acabei ainda não entendendo como é diferenciado o -16 do +15 , já que ambos estando dentro do range -128, +127...
New Music Symphony, cara vou explicar do jeito q eu vizualizei, não sei se está certo... 256 em binário seria 1111 1111 correto? 1 positivo seria 0000 0001 o primeiro bit seria o sinal mas ainda no caso dos negativos os valores de 0 e 1 sao trocados, entao -1 seria 1111 1110 e nao 1000 0001... ( seria como se ele viesse de trás pra frente, ou o número q falta para completar 256) se vc fizesse um gráfico 127 seria o ponto mais alto e a partir daí ele começaria a descer
Pessoal, eu não entendo bem de mercado e tal, mas pelo que entendi sobre o z80 ele deve ser mundialmente muito utilizado. Gostaria de saber quais as chances de pararem de fabricar este processador. Se eu investir em um negócio com ele, gostaria que ele continuasse sendo produzido por uns 50 anos.
Obrigado Marcelo. Mas nesse caso, para estes processadores, o custo e a complexidade não é muito maior que o de um z80? Entendo que valha apena investir em algo mais novo (Arduino, Raspberry) se o custo for praticamente o mesmo. Mas se o custo for muito maior, talvez compense mais fazer com o z80 (O projeto ao qual pensei a possibilidade do uso do z80 é bem simples, como o de acionar um motor de passo). Por isso, pensando em algo pequeno, imagino que esse z80 pudesse ser fabricado por séculos.
Muito obrigado Sr. Marcelo. Sua resposta responde todas as minhas duvidas. Abraços e sucesso.
Lindo show de bolice!!!
É a primeira vez que vejo alguém compilar manualmente um código. Nunca vi ninguém transformar Assembly em Código de Máquina
Show
manda mais video aulas desse fantástico microprocessador!! qual compilador você usa pra ele ?
Valeu Renan! Hoje mesmo sai vídeo novo sobre ele, às 20:30hrs, fique ligado! Utilizo um compilador online gratuito, baixe os arquivos que lá tem o link.
obg, Wagner, e sobre o 8051, eu vi seus videos ensinando a programa-lo em assembly e entendi um bocado de coisa, mas você não chegou a fazer um ensaio com ele endereçando RAM/IO mapeada, eu tentei seguindo suas instruções, mas não consegui ter nenhum êxito no experimento... o que pode ter dado errado?
@WR kits você e formado em engenharia eletrica ou da computaçao ???
Engenharia Eletrônica com Ênfase em Computadores e Telecomunicações.
Wagner, gostei bastante desta implementação que tu fez! Seria possível usar o arduino pra simular os circuitos de memoria do z80? Tu podias fazer alguns experimentos e mostrar pra nos os resultados.
valeu Fernando! É possível sim, consideraremos para vídeos futuros.
Parou com as aulas de ARM?
Por enquanto o curso está pausado. Mas poderá voltar daqui uns tempos.
#porqueAdoramosFalaraLinguaDosProcessadores
O Z80 dá para programar em BASIC não e? e que tenho um spectrum 48k e lembro me de o programar em basic, o spectrum tem um z80 certo? ou e outro?
Igor Amado Para programar em basic eh preciso ter (na linguagem da CPU) um programa que interprete o basic:
leia as instruções de algum lugar, verifique e execute.
por acaso julgava que o basic era nativo do z80, ou seja, programar directo! obrigado pelo esclarecimento!
Quando que vamos chegar no Master System? hehehehe..
hehe, talvez algum dia.
Ele pretende antes, fazer um kit para o IBM pc clone!
Aula extensa?
Que nada pois eu assistiria por horas com um enorme prazer.
valeu Antonio!
Shooooow
CARA ME TIRA UM A DUVIDA KKK... como que o código compilado controla o hardware ?? são pulsos elétricos certo ?? como que o código é "transformado nisso" ??
showwwwwwwwww
Valeu Henrique!
seria interessante usar um intel 8088
Leonardo Elias Goncalves WR tira cartas da manga do colete, 8088 tem um sistema de segmentação q complicado, so ele conseguiria criar algo simplificado para videos.
Eu já havia sugerido algo semelhante em um vídeo anterior sobre o tema, neste caso, sobre o 8086, que era muito popular nos IBM PCs da época;
Dentro em breve, vai ter na loja o kit para montar um IBM PC clone! KKKKKK Seria legal apesar da brincadeira :D
Alan Olicheski sonho :P tem na web os esquemas eletricos do pc xt clone... vai muuiiita peça... uma idéia melhor seria ensinar a interligar z80 ou 8088 com perifericos, tipo teclado monitor e hd/disquete
Sem duvida, já que o Z80 foi bem popular, tem inúmeros projetos para ele, eu mesmo sempre fiquei receoso em montar e não funcionar, depois ficar sem saber o que fazer! Mas os vídeos aqui sempre são bem didáticos e fáceis de compreender. Mas como o PC xt tem muita peça... Da pra fazer algumas aulas avançadas de FPGA ! KKKK Brincadeiras a parte, fico no aguardo de novos projetos com o Z80
já assisti umas dez vezes e o youtube roubando todos os meus likes...
Na faculdade de Engenharia eletrônica aprende isso?
alguém assistindo em 2020 :?
Mais baixo do que isso, só com cartões perfurados. rsrs!
Se desse pra dar like de novo eu dava.
Show!
Muito bom !