Qual é o Melhor Tipo de Treliça?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 14 окт 2024
  • Existem diversos formatos de treliça. Mas, qual deles é o mais eficaz? Qual possui o maior momento de inércia e menor peso?
    Nesse vídeo, fazemos a análise estrutural completa de 6 formatos de treliças e comparamos qual o mais eficaz.
    A escolha do formato ideal pode representar uma redução de até 24% no peso próprio, gerando uma economia de até R$ 600,00 por metro de treliça, nas condições analisadas.
    Curta, comente, compartilhe e se inscreva no canal.
    comunica@craenge.com.br
    WhatsApp: +55 21 3251-4106

Комментарии • 16

  • @OlidioRenatoVolpato
    @OlidioRenatoVolpato 5 дней назад

    formato de treliça mais eficaz, para qual tipo de carregamento?

    • @craenge
      @craenge  5 дней назад

      Obrigado por interagir! Nos testes foram utilizados carregamentos uniformememente distribuídos. Não obstante, para carregamentos pontuais, pode-se posicionar os nós de forma que a carga puntiforme descarregue diretamente nas diagonais, sem sobrecarregar o banzo.
      Também pode-se optar por um banzo com maior momento de inércia.
      Como a treliça precisa ser analisada em cada elemento, existem muitas opções possíveis e iniciar a análise pela Warren é a melhor opção, para qualquer tipo de carregamento. Forte abraço!

  • @HimskyMassaoka
    @HimskyMassaoka 18 дней назад

    essa que não possui diagonais se chama viga Vierendeel
    criada por Arthur Vierendeel

    • @craenge
      @craenge  5 дней назад

      Obrigado por interagir! A Virendeel tem um elemento de rigidez nos montantes, quando comparada com a treliça tradicional (que o serralheiro adora usar). De qualquer forma, são menos eficazes que as que utilizam diagonais. Forte abraço!

  • @joaobatistasevero8205
    @joaobatistasevero8205 Год назад +1

    Boa tarde tenho uma pergunta . em um vao de 10m quero colocar 3 trelicas para uma area total de 140 metros quadrados sem restricao de autura , vou colocar elas inclinadas 10% os calculos sai os mesmos ou tem diferenca? Muito obrigado muito bem esplicado.

    • @craenge
      @craenge  Год назад

      Boa tarde! Pode haver diferença de esforços, a depender de como a carga será aplicada. Porém, em condições práticas, não haverá diferença no dimensionamento, uma vez que utilizamos os valores máximos. Sendo assim, a treliça reta ou inclinada acabara tendo as mesmas dimensões. Forte abraço!

    • @andremonteiro447
      @andremonteiro447 Год назад

      Se usar a X sem os montantes vai diminuir o peso e mesmo assim vai ser mais resistente que as demais.
      Os montantes não tem utilidade na X.

  • @kaiqueandrade701
    @kaiqueandrade701 8 месяцев назад

    Bom dia, professor. No exemplo nós temos 3 pórticos, portanto 2 vãos. Se acrescentacemos 1 treliça em cada vão, reduzindo das distancia entre treliças, porém sem colocar pilares, ou seja, as novas treliças descarregariam em outras treliças que descarregariam nos pilares. Como seria o comportamento da estrutura? Pq ao meu ver vc reduz a área de influência nas treliças, entretanto você aumenta a quantidade de carga por estar aumentando a quantidade de treliças entre pilares. Quando vale a pena? Quando não vale? Saberia me responder?

    • @craenge
      @craenge  5 месяцев назад

      Obrigado por interagir! Desculpe-nos pela demora na resposta. Pelo que entendi, a intenção seria utilizar o princípio das vigas gerber, onde o vão central é simplesmente apoiado nas vigas que descarregam nos pilares. Os apoios "gerber" serão rotulados, gerando alívio dos momentos fletores. Pode haver excesso de compressão nos montantes do apoio e o comportamento será diferente em cada treliça. Se não for uma restrição construtiva, onde a utilização do "dente gerber" seja a única maneira de montar a estrutura, utilizar um treliça única vencendo todo o vão será a opção mais econômica.
      Tecnicamente, ambas são viáveis, já que dimensionamos cada elemento com base no esforço. Então, sempre conseguiremos uma configuração adequada. O problema é gastar mais aço para que isso aconteça.
      Em resumo, inicie a análise com treliça única e do tipo Warren, caso não haja restrições construtivas. Forte abraço!

  • @marcarinimarcarini7494
    @marcarinimarcarini7494 Год назад

    22kn ou 17kn seria valor de carga por metro em cada viga, ou seja 22kn = seria 2,2 tonelada carga suportada junto com peso da treliça... Ou entendi errado

    • @craenge
      @craenge  Год назад

      Exatamente! No modelo matemático precisamos incluir o peso próprio junto com as demais cargas. 1kN/m ≈ 100kgf/m. Forte abraço!!!

  • @HimskyMassaoka
    @HimskyMassaoka 18 дней назад

    Seu áudio do início e final t´muito ruim...

  • @adonielsilva5463
    @adonielsilva5463 Год назад

    Quem falou que serralheiro faz tesoura assim

    • @rodrigorocha6098
      @rodrigorocha6098 Год назад

      Serralheiro nem é gente kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • @craenge
      @craenge  Год назад +1

      Era necessário fazer uma ponte em aço entre o Céu e o Inferno. Cada um faria a metade do caminho e se encontrariam no meio. O inferno terminou sua parte em 1 mês e o céu nem tinha começado a obra. Perguntaram para Deus o motivo e ele respondeu: não tem serralheiro aqui...🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

    • @craenge
      @craenge  Год назад +1

      Brincadeiras à parte, no RJ é muito comum. Forte abraço!!!