É verdade !!!! Uma egrégora seria uma reunião de pessoas que fazem parte da ideologia De uma certa escola que tem por objetivo ampliar seus propósitos ;;;sejam eles religiosos; ;; místicos; ; entre outros e etcccv.. .
Saudações André. Parabéns pelo trabalho. No 12:38 "podemos estudar lá nas escrituras tradicionais, os rituais tradicionais, enfim qualquer tipo de documento tradicional" A dúvida é onde encontramos isso? outra questão, o que significa neo-esoterismo no seu entendimento e para a tradição? e a última questão, dentro desta relação que foi apresentada e a utilização deste termo egrégora ( não tendo nada a ver isso segundo a explicação) a repetição de rituais ou de estudos ou de qualquer atividade que seja em um local, "cria algo" no ambiente ou nas pessoas segundo a tradição? Obrigado.
Bastante esclarecedor... "Egrégora" usada erroneamente dessa maneira explicada no inicio lembrou a forma vaga e pseudo-espiritual que se usa a palavra "energia" como visto num vídeo anterior.
Na verdade o pessoal usa PRECISAMENTE o termo "energia" para descrever egrégora...Ou seja, é um vocabulário gelatinoso, que nunca define nada, que não tem objetividade nenhuma...Essa é uma das características mais marcantes de toda falsificação pseudo-esotérica. Abraço!
Olá Tabelião Prachedes! Não sei se poderíamos falar, propriamente, em uma "Ordem", mas, com certeza, algumas casas ou Comendas do Templo tinham membros com vasto conhecimento esotérico que era compartilhado com os Irmãos. Podemos dizer, por exemplo, que o contato com sufis, cristãos ortodoxos, cristãos pré-calcedonianos, nestorianos, cabalistas e alquimistas deram a esses templários um cabedal bastante grande do que seria o Esoterismo e que tal cabedal possibilitou a eles uma interpretação esotérica do Catolicismo Romano. A tolerância templária em relação à pluralidade religiosa no Oriente Médio (que lhes rendeu acusações de "heresia" e de "conivência com hereges e cismáticos") é um sinal claro de que eles perceberam a Unidade Tradicional por trás das formas. Justamente por isso pode-se dizer, por exemplo, que o Esoterismo no Ocidente se dissociou totalmente do Exoterismo religioso com a extinção da Ordem do Templo. Mesmo em relação aos Cátaros, a postura templária foi vista como "condescendente" em excesso e isso pelo fato de que algumas ideias gnósticas dos Cátaros e dos Bogomilos podem ter tido alguma aceitação entre os Irmãos do Templo. Um abraço!
Transcendência André O. A. Muniz André, muito obrigado pela atenção, pelo que parece a ordem foi extinta por intriga do poder temporal em ascensão, fazendo a cabeça do Rei influenciando o papado com mentiras, que a ordem era uma ameaça a Roma, já que a ordem tinha atingido muito prestígio e poder.
Gostei, do seu comentário parabéns, onde vc encontrou a teoria dos fluidos magnéticos, ou mesmerimo, foi comprovada falsas, cientificamente falando, aguardo seu comentário obrigado você, explica muito bem.
Prrofessor fala sobrre ssimbolos maagicos, ssee é verddadde se não é . abraçço ! ddesculppa o meuu teclado do celuulaarr tta rruuiiim ai tta daando 2 clicks.
Boa noite! Agradeço a explicação , adimiro a profundidade , mas......desculpe ! Nessa eu não posso concordar. Vou tentar mui humildemente me explicar.Peço tolerância a meus erros , já enxergo pouco e não sou um literário.Vamos lá. Minha enciclopédia esta estribada 90% em minhas experiências sensoriais e metafísicas.Por isso a minha discórdia. Penso que , coisa boa , atrai coisa boa, certo? Entendo egregora por algo como agregar , ajuntar, compartilhamento de conceitos......Como percebo essa atração , chamo de egrégora. Quanto a questão fluidrica , oque me diz do experimento da dupla fenda , onde o observador influencia no estado d matéria? Não seria o tal "fluido" mesmeriano? Ou talvez o efluvio? Penso que não tinham uma retórica tão rica e nem palavras certas pra conceitos abstratos. O observador colapsa a função da onda . As experiências com fluidos líquidos , plantas , minerais que são expostos a condições ditas positivas , ou negativas com o direcionamento de palavras de amor ou ódio.....São. "Visíveis" as reações.não tem aquele papo dos macumbeiros que diz : fulano seca ate pé de pimenteira? São emanações!
Quem somos nós para categorizar com certeza e verdade absoluta o que é falso e verdadeiro na realidade em que supostamente vivemos, principalmente quando aparentemente tudo é transitório e em constante mudança e movimento. O passado não é mais o presente. O gato de schrödinger esta vivo ou morto...rs!!??
Faça um teste. Se coloque na linha do trem e espere. Quando ver o trem chegando, se pergunte: Será verdadeiro ou falso? Quem somos nós para categorizar com certeza e verdade absoluta o que é falso e verdadeiro? Espere pra ver. Quem sabe o trem é uma ilusão e passa por você sem fazer nenhum estrago...Se você confia nesse PAPO FURADO relativista, boa sorte!
@@transcendenciaaoamuniz rsrsrs...O trem é verdadeiro e não é...rsrs...assim como vc é verdadeiro e não é...Já o que vai acontecer depois que o trem passar...só depois que ele passar é possível saber...Quem somos nós no microcosmo para chegar a uma verdade absoluta...quem somos para confiar ou deixar de confiar nesses supostos papos furados...rsrs. Afinal, parece que certas realidades só existe para quem vive a experiência...Luz em seu caminho!
@@marcelogomes7442 , se vc realmente acredita que só vai saber o que vai acontecer ( ser arregaçado pelo trem) depois que o trem passar, então vc nega a própria possibilidade de conhecer. Negar a possibilidade de conhecer é negar a possibilidade de interagir com o meio. Até um animal irracional aprende através da observação e da repetição. Obviamente, todo esse discurso não passa de teorização e "balangação de beiço", pois o medo da morte e a necessidade prática de evitar a morte e os danos jogam tudo isso na privada...Diante do cano de uma arma, no meio de um assalto, toda essa teoria de madame "new age" acaba em segundos. Os sentidos, a memória e a observação nos informam sobre a natureza da realidade. Só é possível fazer ciência através da observação repetitiva dos fenômenos sob condições semelhantes. Você confunde a realidade provisória com o fato das coisas serem insubstanciais. Essa confusão é muito característica de quem tenta compreender certas doutrinas metafísicas orientais sem a correta interpretação e orientação. Teorias furadas como essa, muito em voga entre "masturbadores cerebrais", não servem para nada em termos de vida espiritual real. Soam "interessantes" e "intelectuais" em certos meios hippie-chic, mas são uma bela bosta para ascetas de verdade.
@@transcendenciaaoamuniz rsrs nossa meu caro quanto hostilidade...quantos argumentos...quantas criticas...quantas palavras um tanto baixas..."bela bosta"..."masturbadores cerebrais"..rsrs...quem esta querendo provar o que afinal...rs..vc parece ser um rapaz inteligente...mas não nos esqueçamos que inteligência difere de sabedoria...Não decepcione aqueles que lhe apreciam...somos apenas pó...Gostei da nossa conversa...mas quando chega a um nível de palavras como "bela bosta" não é necessário mais o dialogo...então ficamos por aqui...Obrigado e boa sorte em seu caminho.
@@marcelogomes7442 , rsrs...Quanta delicadeza em seus olhinhos...Você se choca com "bosta"? Ou com "masturbação"? Lembra da Dona Bela da Escolinha do Professor Raimundo? No meio pseudo-espiritualista está cheio de gente assim, delicada, cheia de escrúpulos, muito preocupada com aparências mas nem um pouco preocupada com a verdade ou com a coerência...Falar "bosta" é um grande horror, mas falsificar doutrinas tradicionais está ok...Seus coleguinhas do primário não falavam "bosta"? Os meus falavam. Não falavam "masturbação", falavam punheta e bronha mesmo. Muita luz , estrelinhas douradas e floquinhos de marshmallow caindo do céu de caramelo para você!
Bom saber, André! 👍
Muito obrigado pelo vídeo, André!
Muito TOP o Conteúdo Irmão André !!! Parabéns pelo Vídeo !!!!!!
Sensacional André .. Grande abraço
É verdade !!!! Uma egrégora seria uma reunião de pessoas que fazem parte da ideologia De uma certa escola que tem por objetivo ampliar seus propósitos ;;;sejam eles religiosos; ;; místicos; ; entre outros e etcccv.. .
O "bonecão de fluídos" me fez lembrar do filme "Os caça fantasmas" kkkk. Sensacional. Adorei o vídeo.
Excelente tema! Adorei o vídeo!
André, faça um vídeo sobre Forma Pensamento. Isso existe? Abraço!!!
Sim, o 'tulpa' . Filmei um por acaso...pesquisando, descobri o que era.
Massa entendi...
Saudações André. Parabéns pelo trabalho.
No 12:38 "podemos estudar lá nas escrituras tradicionais, os rituais tradicionais, enfim qualquer tipo de documento tradicional" A dúvida é onde encontramos isso? outra questão, o que significa neo-esoterismo no seu entendimento e para a tradição? e a última questão, dentro desta relação que foi apresentada e a utilização deste termo egrégora ( não tendo nada a ver isso segundo a explicação) a repetição de rituais ou de estudos ou de qualquer atividade que seja em um local, "cria algo" no ambiente ou nas pessoas segundo a tradição? Obrigado.
André, sobre Krum Heller e sobre Raumsol, pode ser? Estou me tornando sua fã
Topppppp
Bastante esclarecedor...
"Egrégora" usada erroneamente dessa maneira explicada no inicio lembrou a forma vaga e pseudo-espiritual que se usa a palavra "energia" como visto num vídeo anterior.
Na verdade o pessoal usa PRECISAMENTE o termo "energia" para descrever egrégora...Ou seja, é um vocabulário gelatinoso, que nunca define nada, que não tem objetividade nenhuma...Essa é uma das características mais marcantes de toda falsificação pseudo-esotérica. Abraço!
André, os templários chegaram a formar uma ordem esotérica, ou é lenda?
Olá Tabelião Prachedes! Não sei se poderíamos falar, propriamente, em uma "Ordem", mas, com certeza, algumas casas ou Comendas do Templo tinham membros com vasto conhecimento esotérico que era compartilhado com os Irmãos. Podemos dizer, por exemplo, que o contato com sufis, cristãos ortodoxos, cristãos pré-calcedonianos, nestorianos, cabalistas e alquimistas deram a esses templários um cabedal bastante grande do que seria o Esoterismo e que tal cabedal possibilitou a eles uma interpretação esotérica do Catolicismo Romano. A tolerância templária em relação à pluralidade religiosa no Oriente Médio (que lhes rendeu acusações de "heresia" e de "conivência com hereges e cismáticos") é um sinal claro de que eles perceberam a Unidade Tradicional por trás das formas. Justamente por isso pode-se dizer, por exemplo, que o Esoterismo no Ocidente se dissociou totalmente do Exoterismo religioso com a extinção da Ordem do Templo. Mesmo em relação aos Cátaros, a postura templária foi vista como "condescendente" em excesso e isso pelo fato de que algumas ideias gnósticas dos Cátaros e dos Bogomilos podem ter tido alguma aceitação entre os Irmãos do Templo. Um abraço!
Transcendência André O. A. Muniz André, muito obrigado pela atenção, pelo que parece a ordem foi extinta por intriga do poder temporal em ascensão, fazendo a cabeça do Rei influenciando o papado com mentiras, que a ordem era uma ameaça a Roma, já que a ordem tinha atingido muito prestígio e poder.
@@muntzful Exatamente!
Gostei, do seu comentário parabéns, onde vc encontrou a teoria dos fluidos magnéticos, ou mesmerimo, foi comprovada falsas, cientificamente falando, aguardo seu comentário obrigado você, explica muito bem.
E mentira que o corpo humano gera difetrntes campos magneticos quando esta com sentimentos de raiva, amor, angustia etc ? Ou isso é falso ?
@@sovimaquipratekomerselvage755 Pô, isso ai vocês podem até fazer uma pesquisa rápida no google.
Prrofessor fala sobrre ssimbolos maagicos, ssee é verddadde se não é . abraçço ! ddesculppa
o meuu teclado do celuulaarr tta rruuiiim ai tta daando 2 clicks.
Ok, a tradução, ou utilização da palavra foi errada mas existe ou não a Forma pensamento ou pensamento harmonizado ?
Isso vai depender da crendice de cada um.
O que não pode acontecer é levar isso como dogma imutável e fazer proselitismo nas ordens iniciativas
Boa noite!
Agradeço a explicação , adimiro a profundidade , mas......desculpe !
Nessa eu não posso concordar.
Vou tentar mui humildemente me explicar.Peço tolerância a meus erros , já enxergo pouco e não sou um literário.Vamos lá.
Minha enciclopédia esta estribada 90% em minhas experiências sensoriais e metafísicas.Por isso a minha discórdia.
Penso que , coisa boa , atrai coisa boa, certo?
Entendo egregora por algo como agregar , ajuntar, compartilhamento de conceitos......Como percebo essa atração , chamo de egrégora.
Quanto a questão fluidrica , oque me diz do experimento da dupla fenda , onde o observador influencia no estado d matéria?
Não seria o tal "fluido" mesmeriano?
Ou talvez o efluvio?
Penso que não tinham uma retórica tão rica e nem palavras certas pra conceitos abstratos.
O observador colapsa a função da onda .
As experiências com fluidos líquidos , plantas , minerais que são expostos a condições ditas positivas , ou negativas com o direcionamento de palavras de amor ou ódio.....São. "Visíveis" as reações.não tem aquele papo dos macumbeiros que diz : fulano seca ate pé de pimenteira?
São emanações!
Gostei do bunecão kkk
Oq acha do helio couto ? Charlatão?
Óbvio
Agora a arte de angariar adeptos tem sua visão da """""constelação estelar """ segundo a psicologia planetária klkkkll.. .
Quem somos nós para categorizar com certeza e verdade absoluta o que é falso e verdadeiro na realidade em que supostamente vivemos, principalmente quando aparentemente tudo é transitório e em constante mudança e movimento. O passado não é mais o presente. O gato de schrödinger esta vivo ou morto...rs!!??
Faça um teste. Se coloque na linha do trem e espere. Quando ver o trem chegando, se pergunte: Será verdadeiro ou falso? Quem somos nós para categorizar com certeza e verdade absoluta o que é falso e verdadeiro? Espere pra ver. Quem sabe o trem é uma ilusão e passa por você sem fazer nenhum estrago...Se você confia nesse PAPO FURADO relativista, boa sorte!
@@transcendenciaaoamuniz rsrsrs...O trem é verdadeiro e não é...rsrs...assim como vc é verdadeiro e não é...Já o que vai acontecer depois que o trem passar...só depois que ele passar é possível saber...Quem somos nós no microcosmo para chegar a uma verdade absoluta...quem somos para confiar ou deixar de confiar nesses supostos papos furados...rsrs. Afinal, parece que certas realidades só existe para quem vive a experiência...Luz em seu caminho!
@@marcelogomes7442 , se vc realmente acredita que só vai saber o que vai acontecer ( ser arregaçado pelo trem) depois que o trem passar, então vc nega a própria possibilidade de conhecer. Negar a possibilidade de conhecer é negar a possibilidade de interagir com o meio. Até um animal irracional aprende através da observação e da repetição. Obviamente, todo esse discurso não passa de teorização e "balangação de beiço", pois o medo da morte e a necessidade prática de evitar a morte e os danos jogam tudo isso na privada...Diante do cano de uma arma, no meio de um assalto, toda essa teoria de madame "new age" acaba em segundos. Os sentidos, a memória e a observação nos informam sobre a natureza da realidade. Só é possível fazer ciência através da observação repetitiva dos fenômenos sob condições semelhantes. Você confunde a realidade provisória com o fato das coisas serem insubstanciais. Essa confusão é muito característica de quem tenta compreender certas doutrinas metafísicas orientais sem a correta interpretação e orientação. Teorias furadas como essa, muito em voga entre "masturbadores cerebrais", não servem para nada em termos de vida espiritual real. Soam "interessantes" e "intelectuais" em certos meios hippie-chic, mas são uma bela bosta para ascetas de verdade.
@@transcendenciaaoamuniz rsrs nossa meu caro quanto hostilidade...quantos argumentos...quantas criticas...quantas palavras um tanto baixas..."bela bosta"..."masturbadores cerebrais"..rsrs...quem esta querendo provar o que afinal...rs..vc parece ser um rapaz inteligente...mas não nos esqueçamos que inteligência difere de sabedoria...Não decepcione aqueles que lhe apreciam...somos apenas pó...Gostei da nossa conversa...mas quando chega a um nível de palavras como "bela bosta" não é necessário mais o dialogo...então ficamos por aqui...Obrigado e boa sorte em seu caminho.
@@marcelogomes7442 , rsrs...Quanta delicadeza em seus olhinhos...Você se choca com "bosta"? Ou com "masturbação"? Lembra da Dona Bela da Escolinha do Professor Raimundo? No meio pseudo-espiritualista está cheio de gente assim, delicada, cheia de escrúpulos, muito preocupada com aparências mas nem um pouco preocupada com a verdade ou com a coerência...Falar "bosta" é um grande horror, mas falsificar doutrinas tradicionais está ok...Seus coleguinhas do primário não falavam "bosta"? Os meus falavam. Não falavam "masturbação", falavam punheta e bronha mesmo. Muita luz , estrelinhas douradas e floquinhos de marshmallow caindo do céu de caramelo para você!
Bunecão kkkkkkkkkkk