Cara, que maravilhoso vídeo mostrando o pessoal que trabalhou e realizou esta verdadeira fábrica de sonhos, e que tanto fez parte da infância dos cinquentões, sessentões, numa época de lisergia que, só quem sabe é quem viveu nesta época... Pura nostalgia!
Estou encantada com esse documentário: é uma viagem ao passado ! relembrando os fliperamas românticos que o tempo não traz mais. Parabéns pelo belíssimo documentário.
Acho que temos esse sentimento de paixão relacionado ao pinball pelo fato de estar ligado a nossa infância, e que por isso nos traz muita nostalgia. Mas não deixava de ser um modelo de negócio que visava ao lucro, tipo um jogo do tigrinho. Eu ficava maravilhado com essas máquinas, com os sons, com as luzes, mas joguei poucas vezes, sabia que era difícil, uma ficha para mim durava 1 minuto ou 2 de jogatina, enquanto que se eu fosse em uma locadora de videogame eu conseguiria jogar por 1 hora com o mesmo valor. Então ainda bem que não me viciei no pinball. Mas ainda hoje me divirto muito com os jogos da Taito, como os de navinha, bubble bobble, entre outros.
Taito na zona Franca de Manaus nos anos 70 foi muito, muito, muito difícil. O meu pai trabalhou e foi o primeiro a abrir a encomenda tudo em japonês. Os caras não conseguiam montar. A solução foi enviar japoneses pra zona franca e ensinavam os técnicos de Manaus as técnicas de eletrônica. Depois de 90 todos estavam feras. Agora é minha vez... Como eu era liso pré adolescente, comprava uma ficha colocava uma linha e colocava é tirava... 99 vidas. Bons tempos. Descupaií os técnicos, mas a vontade de jogar era maior do que ficar olhando
Fui funcionário da Taito aqui no RJ. Trabalhei como caixa de loja. Ficava nas lojas do centro da cidade. tinha lojas na Rua Av Churchil, Largo da Carioca, Rua Gonçalves Dias e Mal Floriano. Depois fui transferido para uma loja que inauguraram na Av 28 de setembro em Vila Isabel. Isso no ano de 1981 . O escritorio da administração ficava na rua Urca. Av Portugual 54. Empresa super correta. Quando sai da empresa me pagaram tudo que tinha direito. Obrigado a a Taito!!!
Sensacional! Grandes heróis que fizeram a nossa diversão na infância! Obrigado a todo o time da Taito e aos idealizadores do documentário. Vocês estão na história!
Nascido e criado do bairro Gutierrez em belo horizonte, a taito Brasil, teve uma assistência técnica e tinha também um fliperama na Av Francisco Sá. ( Década de 80) . Bom demais!
Não é um documentário, mas sim uma viagem no tempo! A Taito era formada por verdadeiros "Super Heróis". Quanta gente capaz, criativa e extremamente inteligente! É realmente fascinante! Um Grande Abraço a todos!
Parabéns aos idealizadores, aos realizadores e a todos os funcionários da Taito que se dispuseram a participar. Criaram um documentário maravilhoso! Uma pessoa que também vale mencionar a título de curiosidade, é JP Salas citado no minuto 1:20, um dos grandes entusiastas do pinball virtual, que também é uma forma de manter viva e ao alcance de muitos, a memória do pinball mundial.
Meu pai trabalhou na Taito, era Tron antes eu acho, ele consertava pinball, foi até no programa do Gugu fazer manutenção. Tinha vários pinballs e ele desfez deles, e eu sabia da importância histórica. Bons tempos
Muito bom rever este vídeo e relembrar dos amigos de trabalho da assistência técnica externa. Principalmente relembrar do grande amigo e meu supervisor, o grande Carmo. O Museu do Pinball de Itú, na pessoa do Culik e de sua família estão de parabéns por nos levar nessa viagem no tempo, onde reencontramos pessoas que fizeram parte da nossa vida. Vida longa ao Flipper, que o Museu mantenha esse legado da Taito infinitamente.
Que Historia sensacional essa da Taito, tenho boas recordações dessas maquinas nos Fipes da vida, hoje temos os emuladores mais não e a mesma coisa da maquina mais tá valendo kkkk
Obrigado pelo trabalho de fotografia, hoje eu tenho minha máquina de pinball virtual em tamanho real, eu nem acredito que isso é realidade, estou muito emocionado, obrigado também pelo trabalho feito do evento da Taito!!!
Sinceramente,joguei em dezenas de maquinas da Taito em muitos fliperamas na região de Pinheiros . Rua Butantã,Faria Lima,Cardeal Arcoverde e diversos bares na região que tinham uma maquina. Ficava imaginando como eram feitas e funcionavam. Eram tempos de escola e de descoberta,os fliperamas lotados..muito bom lembrar de tudo isso. Obrigado pelo documentário,vcs fizeram muitos gente feliz e muitos sonhos voltarem e tona. Vou tentar assistir ao restante do documentario,porque não consegui ver por uma hora,chorei tanto que passei até mal....vou ver o restante depois....
Ola Gerson, Parabens pelo seu documetário, sou um apaixonado por maquinas de pinball, porém joguei muito pouco na infancia. Mas uma maquina de pinball ligada é como olhar para um ceu noturno iluminado cada estrela é uma lampada na mesa da maquina que vc brilha os olhos quando ela ascende e se pergunta que luz é esta? Mais uma vez parabens por este video-documento.
Boas lembranças, fui técnico e fazia várias lojas no centro do Rio de janeiro e também em Copacabana na rua Santa Clara. Depois trabalhei por vários anos nas lojas do Norte shopping. Lembro de alguns funcionários, Henrique, jacaré, Carlinhos, Hernandes. Fazia também Cabo Frio na época de temporada, no boliche e na churrascaria em frente. Meu sonho é comprar uma Cósmic. Parabéns pela matéria. Um abraço Jaceguay Teixeira de Souza
Assistir a esse documentário me fez voltar ao passado, anos de 84 e 85, quando eu tinha meus 6 anos, e meu pai tinha um bar onde me lembro ter jogado a Titan, Sure Shot, Shark, Fire Action... que saudade que me deu assistindo a esse documentário. Outro máquina que me lembro claramente até hoje, e que marcou minha infância, foi a Polar Explorer, que jogava num bar perto de casa, faltava na escola para ficar no flipper jogando ela. Que saudades ao rever essas máquinas. Parabéns a todos que produziram esse documentário, aos funcionários da Taito, e ao idealizador que demonstra nos seus olhos seu amor por essa parte mágica da história de nossas vidas. LINDO DEMAIS!
Parabéns pelo documentário. A Taito esteve muito presente na minha infância e a nostalgia de rever essas máquinas e sua história é esplêndido. Obrigado
Q documentário!!!!!! Meu Deus, fico impressionado com um conteúdo surreal como esse em meio a tanta porcaria e lixo desinformativo aqui no RUclips. Parabéns pela iniciativa e por deixarnos ter um pouco de entretenimento mega proveitoso, parabéns! 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Senhores e toda a galera da Taito envolvida nesse documentário, MUITO OBRIGADO! Vocês foram meus heróis, fizeram parte da época mais feliz da minha vida.
Parabéns por manter a chama acesa! Trabalho lindo o seu Gerson (junto ao Carlos) com o JPsalas mantendo vivo o pinball pra quem mora muito longe dos lugares onde as máquinas ainda estão disponíveis ao público.
COISA LINDA de si ver e ouvir essas histórias...meus parabés ao organizador dono do museu e a tds q participaram e si hj temos os pinbals,é graças a cada um dos srs. PAAAAAAAAAAAAAAAAAAARABÉNS!!!
Fui o primeiro funcionaro de taito quando o primeiro nome era super flpe diversão ltda o seu diretor regional RJ sr Gerard Michelson , a primeira loja na central do Brasil de pois rua santa clara Copacabana era a menina dos olho as lojas era abertas quase todos os dias muitas vezes era inauguradas na madrugada no rio na época tinha mais de 20 lojas em cabo frio por exemplo foi um sucesso ficava no boliche e uma outra na churrascaria o encontro conheci mistr gulga pai do aba a te seu pai passar a responsabilidade para seu filho meu chefe era senhor francisco vila real era um sugeito excelente para trabalha dava todo apoio aus técnico era tão gostoso trabalhar na empresa ficavamos até altas horas conversando e não dava vontade de ir pára casa as veze o chefe chega de papo vãos embora os funcionários era todos solidário amigos que nunca mais poderemos esquecer um grande abraço para todos funcionários sinto muita saudade da taito trabalhei no rio de janeiro de 1979 a 1983. Na rua barão de são felix n 64 .
Voce provavelmente e entao da Epoca das Reliquias da Taito que todo mundo quer encontrar mas nao se acha nem fumaça mais.Nessa epoca saiu o filme Bonitinha Mais Ordinaria ,nele aos 1:21:16 Vera Fisher entra em um Fliperama que so tinha Reliquias Antigas da Taito,logo de cara bem na Porta ha uma ROMAN VICTORY e ao seu lado a VOLLEY todas com caixotes com pinturas ORIGINAIS da Epoca. e no fundo do Salao SPACE PATROL e HOT BALL tudo da Epoca mesmo.Tem uma pessoa ai que recriou a Space Patrol no vpx e Future Pinball ,mas a imagem do PF e uma grande mentira ,basta ver o Folder Original de fabica da Taito.Sera que ainda existe uma SPACE PATROL e uma ROMAN VICTORY ai perdida em algum lugar do RJ ou no BRASIL? Essas sao as Maquinas da Taito que ninguem tem e todos que gostam da Taito quer encontar.
Amigos, tenho 50 anos. Vcs sabem o que significou pra mim ver todas essas máquinas ? Foi um resgate a minha juventude, ver a Sure Shot novamente foi de tirar o meu fôlego. Adoro tudo que é relacionado aos anos 80. As duas horas e dezesseis minutos de documentário, passaram em um estalar de dedos. Tenho alguns brinquedinhos dos anos 80, tais como, uma Caravan 1990, uma Honda xl 250 r 1984 e agora falta Sure Shot na minha sala. Muito obrigado por proporcionar momentos inesquecíveis. Foi demais!!
Estou vendo, já repassei para amigos e certamente irei rever mais de uma vez. Me enche o coração de esperança ver um resgate histórico feito com tanto amor e carinho sobre uma parte da história de nossa industria tão depreciada por nós, brasileiros. O meu muitíssimo obrigado!
Trabalhei na Taito entre agosto de 1978 e agosto de 1982. No labotratório. Lembro de alguns técnicos incríveis dessa época: Miguel, Hunk, Valter, Freguês. Dr. Viggo era o nosso chefe. Eu era office boy. Fui demitido em 1982 rsss.
Meu nome e Vinicius tenho 49 anos ainda não consegui realizar um sonho já quase conseguir Ter um pinbal em casa . Quando vi está matéria em Itu fiquei encantado aí caiu este documentário. Cheguei a arrepiar de ouvir novamente "Eu sou o cavaleiro negro procuro um desafiante ". Essa que eu pregava milhões de pontos só com uma bola . Antes era a oba oba com mostradores nem era de led. Aí veio Vortex, Vulcan, drako. Nossa revi a Rally Aí vieram as 3 andares Lunar etc muita informações perdeu a essência . Comecei a jogar pelo filme Tony depois posta um vídeo da máquina do filme . Nossa que lindo Como diz a cavaleiro Obrigado . Obrigado por me remeter a um tempo lindo de voltar a ouvir estes sons. Parabens a todos vocês. Continuem assim .
@@obruxo7997 Sim 3 andares só a Hotel da LTD , 1 funcionando em Boituva , restaurando (3) , 1 com o Raul em SP , 1 em Petrópolis e 1 comigo , bela maquina , viva o pinball!!
@@obruxo7997 kkkkk , rapaz , essa maq marcou a minha infância , e eu só podia olhar os outros jogando , daí vc vê o apreço por ela , mas se vc vier ao RJ e ela estiver pronta , pode jogar à vontade!!
Puta documentário sensacional, pelo que representou a taito no ramo de entretenimento e diversão eletrônica no Brasil e as histórias incríveis de pessoas que tiveram a oportunidade de trabalhar na empresa na época de ouro, obrigado por presentear com a gente com esse tesouro.
Que maneiro, sou de Santos, comecei a jogar pinball em um bar na esquina da minha casa, o nome da máquina era El touro da marca Flippermatic se eu não me engano esse era o nome, tinha uns 9 anos, sei que fui um viciado, fabricava máquinas de madeira de vários tipos, vendia pra molecadinha, trocava por brinquedos, morava bem próximo da praça da independência no bairro do Gonzaga onde tinha o Play time, onde tinha almoxarifado de peças, lembro bem que naquela época lotava várias máquinas, as primeiras da Taito que joguei foi Drakor, Shock e Meteor, depois que veio a Fire action e Cavaleiro negro, as lojas eram várias, Play fellow, top play, malibu, Xanadu, Heavy metal, mas o que mais frequentei e até hoje tem uma turma com o pessoal daquele tempo, era VEGAS, bem na cara da praia. Em 89 comecei a produzir máquinas manuais de madeira fechada com acrílico e vendia para colégio e buffet infantil, lojas de pebolim e snooker e pessoas comuns interessadas, tinha de messa e com pés, daí casei e virei eletricista, fiquei com 2 máquinas, uma pequena e uma grande, meus filhos não se interessam nem um pouco. Não imaginava que tinha esse público do pinball, todos estão de parabéns.
Nossa , me deparei com esse video sem querer, e voltei no tempo, por que trabalhei nessa empresa como técnico de rua no centro de são paulo no começo dos anos 80, isso foi logo depois do meu casamento , a sede era no guarapiranga, ainda me lembro do teste que me passaram , para saber se eu entedia do assunto, era um capacitor em curto que colocaram em paralelo com um solenoide , descobri em menos de 5 minutos, fui contratado, Tempo bom, mas passei uns apuros com o pessoal barra pesada do centro , a sede que eu ficava era ali na praça da republica ao lado do restaurante rubaiyat
Parabens a todos. Costumo dizer,"geração de ouro"essa nossa. Uma pena nossos filhos,netos....não poderem viver esse tempo. Ficaria muito feliz,se fosse presenteado com uma dessas TAITO.Preferencia a DRAKOR ou VORTEX,minhas prediletas. Voltaria meus 09,10,11 anos de idade,e mostraria para a geração atual o que era divertimento de verdade,nada virtual. Abraço a todos e tambem aos que ja não estão mais entre nós,assim como os que não poderam ir.
pow eu to bem de boa assistindo o documentario e dai no minuto 46:30 ceis faz eu chorar pow! rsrs documentario show parabens! Eu vim recomendado pelo Tecmundo!
Alguns termos usados hoje não usávamos nós 80's. Dentre eles: ninguém falava "pinball" para se referir a "máquinas de fliper ou fliperama". Saíamos p jogar fliperama e não pinball.
Parabéns pelo material produzido e disponibilizado! Tb sou fã do Tio Italo e do JP e quando vejo o nome dos dois na fonte das mesas virtuais já sei que é sucesso garantido! Estou remontando minha pinball virtual, agora num tamanho médio por falta de espaço, mas o que vale é não deixar de jogar!
Um vídeo emociante, com depoimentos que tocam nossas almas, devemos dar valor a esses heróis que transformavam pó em ouro, tornou nossa juventude mais feliz e alegre, e continua fazendo história. Parabéns Taito, Parabéns Culik
Como diz Roberto Carlos "São muitas emoções" é lindo de ver que ainda existe maquinas TAITO vivas depois de tantos anos! Muita recordações. Tive o privilégio de jogar Cavaleiro Negro e Sultan quando crianças, só agradecer e parabenizar a todos envolvidos diretamente e indiretamente nesse lindo documentário.
Parabéns pela coleção e inicativa de reunir esses monstros, e obrigado por compartilhar essa história em vídeos conosco pois amamos videogames desde o primórdio de sua existência. É muito interessante saber a história dos fliperamas no Brasil
Foi muito legal saber a história da taito. Acho que assim como eu muitos em suas casas guardam o passado de quando moleque jogavam e hoje casados ficam somente na lembrança. Parabéns
Muito interessante. Joguei muito as maquinas de pinball da Taito e tb os jogos eletronicos em Santa Catarina. Não imaginava que existiu uma industria deste tamanho no Brasil. Parabens pelo documetário.
A história da Taito é realmente sensacional,mas a parte que mais me tocou foi ter visto a Farwest da Fliperbol depois de mais de trinta anos.Eu trabalhei na Fliperbol em 83/84 e montei,consertei e joguei muito na Farwest.
to assistindo emocionado pela historia. so jogava mais... como joguei kkk e sempre fiquei curioso em saber tudo.. muito bom. gente que legal... jogava muito aqui no centro onde mora na loja da PLAYTIME e tambem num fliperama que tinha em SANTANA. perto do metro. que era uma loja classica.. bom demais....
Cara, que maravilhoso vídeo mostrando o pessoal que trabalhou e realizou esta verdadeira fábrica de sonhos, e que tanto fez parte da infância dos cinquentões, sessentões, numa época de lisergia que, só quem sabe é quem viveu nesta época... Pura nostalgia!
Estou encantada com esse documentário: é uma viagem ao passado ! relembrando os fliperamas românticos que o tempo não traz mais. Parabéns pelo belíssimo documentário.
A História da senhorinha dos cofres e das fichas, sensacional.
Acho que temos esse sentimento de paixão relacionado ao pinball pelo fato de estar ligado a nossa infância, e que por isso nos traz muita nostalgia. Mas não deixava de ser um modelo de negócio que visava ao lucro, tipo um jogo do tigrinho. Eu ficava maravilhado com essas máquinas, com os sons, com as luzes, mas joguei poucas vezes, sabia que era difícil, uma ficha para mim durava 1 minuto ou 2 de jogatina, enquanto que se eu fosse em uma locadora de videogame eu conseguiria jogar por 1 hora com o mesmo valor. Então ainda bem que não me viciei no pinball. Mas ainda hoje me divirto muito com os jogos da Taito, como os de navinha, bubble bobble, entre outros.
Taito na zona Franca de Manaus nos anos 70 foi muito, muito, muito difícil. O meu pai trabalhou e foi o primeiro a abrir a encomenda tudo em japonês. Os caras não conseguiam montar. A solução foi enviar japoneses pra zona franca e ensinavam os técnicos de Manaus as técnicas de eletrônica. Depois de 90 todos estavam feras. Agora é minha vez... Como eu era liso pré adolescente, comprava uma ficha colocava uma linha e colocava é tirava... 99 vidas. Bons tempos. Descupaií os técnicos, mas a vontade de jogar era maior do que ficar olhando
Cavaleiro negro , a falastrona, era minha preferida, que documentário maravilhoso.
Fui funcionário da Taito aqui no RJ. Trabalhei como caixa de loja. Ficava nas lojas do centro da cidade. tinha lojas na Rua Av Churchil, Largo da Carioca, Rua Gonçalves Dias e Mal Floriano. Depois fui transferido para uma loja que inauguraram na Av 28 de setembro em Vila Isabel. Isso no ano de 1981
. O escritorio da administração ficava na rua Urca. Av Portugual 54. Empresa super correta. Quando sai da empresa me pagaram tudo que tinha direito. Obrigado a a Taito!!!
Sensacional! Grandes heróis que fizeram a nossa diversão na infância! Obrigado a todo o time da Taito e aos idealizadores do documentário. Vocês estão na história!
Nascido e criado do bairro Gutierrez em belo horizonte, a taito Brasil, teve uma assistência técnica e tinha também um fliperama na Av Francisco Sá. ( Década de 80) . Bom demais!
Zarza pra mim foi marcante pois foi umas das primeiras máquina que dominei... E pra mim O visual e sonoplastia é imbatível!
Passei minha adolescência nos bares jogando nas máquinas da taito, rally, zarza, meteor, shark, hawkman que época boa.
Não é um documentário, mas sim uma viagem no tempo! A Taito era formada por verdadeiros "Super Heróis". Quanta gente capaz, criativa e extremamente inteligente! É realmente fascinante! Um Grande Abraço a todos!
Frequentei muito os fliperamas aqui em Uberaba-MG. Máquinas Taito eram minhas preferidas. Parabéns ao Culik e à todos!
Parabéns aos idealizadores, aos realizadores e a todos os funcionários da Taito que se dispuseram a participar. Criaram um documentário maravilhoso! Uma pessoa que também vale mencionar a título de curiosidade, é JP Salas citado no minuto 1:20, um dos grandes entusiastas do pinball virtual, que também é uma forma de manter viva e ao alcance de muitos, a memória do pinball mundial.
Meu pai trabalhou na Taito, era Tron antes eu acho, ele consertava pinball, foi até no programa do Gugu fazer manutenção. Tinha vários pinballs e ele desfez deles, e eu sabia da importância histórica. Bons tempos
Cara me emocionei com o Sr Zupa e o Zupinha...demais esse clima nostalgico. Não tem preço pra eles que viveram este tempo. Parabens aos envolvidos!
Muito bom rever este vídeo e relembrar dos amigos de trabalho da assistência técnica externa.
Principalmente relembrar do grande amigo e meu supervisor, o grande Carmo.
O Museu do Pinball de Itú, na pessoa do Culik e de sua família estão de parabéns por nos levar nessa viagem no tempo, onde reencontramos pessoas que fizeram parte da nossa vida.
Vida longa ao Flipper, que o Museu mantenha esse legado da Taito infinitamente.
Que Historia sensacional essa da Taito, tenho boas recordações dessas maquinas nos Fipes da vida, hoje temos os emuladores mais não e a mesma coisa da maquina mais tá valendo kkkk
Obrigado pelo trabalho de fotografia, hoje eu tenho minha máquina de pinball virtual em tamanho real, eu nem acredito que isso é realidade, estou muito emocionado, obrigado também pelo trabalho feito do evento da Taito!!!
Sinceramente,joguei em dezenas de maquinas da Taito em muitos fliperamas na região de Pinheiros . Rua Butantã,Faria Lima,Cardeal Arcoverde e diversos bares na região que tinham uma maquina. Ficava imaginando como eram feitas e funcionavam. Eram tempos de escola e de descoberta,os fliperamas lotados..muito bom lembrar de tudo isso. Obrigado pelo documentário,vcs fizeram muitos gente feliz e muitos sonhos voltarem e tona. Vou tentar assistir ao restante do documentario,porque não consegui ver por uma hora,chorei tanto que passei até mal....vou ver o restante depois....
A paixão das pessoas envolvidas no projeto Taito ecoa até hoje na emoção das falas e isso certamente era replicado ao público
Ola Gerson, Parabens pelo seu documetário, sou um apaixonado por maquinas de pinball, porém joguei muito pouco na infancia. Mas uma maquina de pinball ligada é como olhar para um ceu noturno iluminado cada estrela é uma lampada na mesa da maquina que vc brilha os olhos quando ela ascende e se pergunta que luz é esta? Mais uma vez parabens por este video-documento.
Boas lembranças, fui técnico e fazia várias lojas no centro do Rio de janeiro e também em Copacabana na rua Santa Clara.
Depois trabalhei por vários anos nas lojas do Norte shopping.
Lembro de alguns funcionários, Henrique, jacaré, Carlinhos, Hernandes.
Fazia também Cabo Frio na época de temporada, no boliche e na churrascaria em frente.
Meu sonho é comprar uma Cósmic.
Parabéns pela matéria.
Um abraço
Jaceguay Teixeira de Souza
Assistir a esse documentário me fez voltar ao passado, anos de 84 e 85, quando eu tinha meus 6 anos, e meu pai tinha um bar onde me lembro ter jogado a Titan, Sure Shot, Shark, Fire Action... que saudade que me deu assistindo a esse documentário. Outro máquina que me lembro claramente até hoje, e que marcou minha infância, foi a Polar Explorer, que jogava num bar perto de casa, faltava na escola para ficar no flipper jogando ela. Que saudades ao rever essas máquinas.
Parabéns a todos que produziram esse documentário, aos funcionários da Taito, e ao idealizador que demonstra nos seus olhos seu amor por essa parte mágica da história de nossas vidas.
LINDO DEMAIS!
Parabéns pelo documentário. A Taito esteve muito presente na minha infância e a nostalgia de rever essas máquinas e sua história é esplêndido. Obrigado
Q documentário!!!!!! Meu Deus, fico impressionado com um conteúdo surreal como esse em meio a tanta porcaria e lixo desinformativo aqui no RUclips. Parabéns pela iniciativa e por deixarnos ter um pouco de entretenimento mega proveitoso, parabéns! 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Senhores e toda a galera da Taito envolvida nesse documentário, MUITO OBRIGADO! Vocês foram meus heróis, fizeram parte da época mais feliz da minha vida.
Ótimo ver no documentário antigos colegas: Rosangela, Spina, Crezo (?). saudades.
Mim emocionei com esse documentario só feras modo de dizer deus abençoe a todos
Trabalhei na Taito no ano de 1979 como técnico eletrônico. Consertava essas máquinas e foi uma época memorável. Bons tempos.
Joguei muiro pinbal na minha infância e adolescência. Obrigado taito! Saudades!
Vocês estão de parabéns. Também trabalhei na taito. Era programador de eprons
Parabéns por manter a chama acesa! Trabalho lindo o seu Gerson (junto ao Carlos) com o JPsalas mantendo vivo o pinball pra quem mora muito longe dos lugares onde as máquinas ainda estão disponíveis ao público.
Show irmão... parabéns pelo o vídeo!!! Muitos Brasileiros são gratos a "Taito". Parabéns à todos que um dia fizeram parte desta empresa!!!
COISA LINDA de si ver e ouvir essas histórias...meus parabés ao organizador dono do museu e a tds q participaram e si hj temos os pinbals,é graças a cada um dos srs.
PAAAAAAAAAAAAAAAAAAARABÉNS!!!
Fui o primeiro funcionaro de taito quando o primeiro nome era super flpe diversão ltda o seu diretor regional RJ sr Gerard Michelson , a primeira loja na central do Brasil de pois rua santa clara Copacabana era a menina dos olho as lojas era abertas quase todos os dias muitas vezes era inauguradas na madrugada no rio na época tinha mais de 20 lojas em cabo frio por exemplo foi um sucesso ficava no boliche e uma outra na churrascaria o encontro conheci mistr gulga pai do aba a te seu pai passar a responsabilidade para seu filho meu chefe era senhor francisco vila real era um sugeito excelente para trabalha dava todo apoio aus técnico era tão gostoso trabalhar na empresa ficavamos até altas
horas conversando e não dava vontade de ir pára casa as veze o chefe chega de papo vãos embora os funcionários era todos solidário amigos que nunca mais poderemos esquecer um grande abraço para todos funcionários sinto muita saudade da taito trabalhei no rio de janeiro de 1979 a 1983. Na rua barão de são felix n 64 .
Faz um video do seu depoimento!
Voce provavelmente e entao da Epoca das Reliquias da Taito que todo mundo quer encontrar mas nao se acha nem fumaça mais.Nessa epoca saiu o filme Bonitinha Mais Ordinaria ,nele aos 1:21:16 Vera Fisher entra em um Fliperama que so tinha Reliquias Antigas da Taito,logo de cara bem na Porta ha uma ROMAN VICTORY e ao seu lado a VOLLEY todas com caixotes com pinturas ORIGINAIS da Epoca. e no fundo do Salao SPACE PATROL e HOT BALL tudo da Epoca mesmo.Tem uma pessoa ai que recriou a Space Patrol no vpx e Future Pinball ,mas a imagem do PF e uma grande mentira ,basta ver o Folder Original de fabica da Taito.Sera que ainda existe uma SPACE PATROL e uma ROMAN VICTORY ai perdida em algum lugar do RJ ou no BRASIL? Essas sao as Maquinas da Taito que ninguem tem e todos que gostam da Taito quer encontar.
Amigos, tenho 50 anos. Vcs sabem o que significou pra mim ver todas essas máquinas ?
Foi um resgate a minha juventude, ver a Sure Shot novamente foi de tirar o meu fôlego. Adoro tudo que é relacionado aos anos 80. As duas horas e dezesseis minutos de documentário, passaram em um estalar de dedos. Tenho alguns brinquedinhos dos anos 80, tais como, uma Caravan 1990, uma Honda xl 250 r 1984 e agora falta Sure Shot na minha sala.
Muito obrigado por proporcionar momentos inesquecíveis.
Foi demais!!
Se procurar acaba achando uma pra comprar
Evento sensacional! Parabéns pelo museu e o evento! Muito obrigado Taito! Quem tem amor tem saudade... Quem não tem passa vontade!
Estou vendo, já repassei para amigos e certamente irei rever mais de uma vez. Me enche o coração de esperança ver um resgate histórico feito com tanto amor e carinho sobre uma parte da história de nossa industria tão depreciada por nós, brasileiros.
O meu muitíssimo obrigado!
Trabalhei na Taito entre agosto de 1978 e agosto de 1982. No labotratório. Lembro de alguns técnicos incríveis dessa época: Miguel, Hunk, Valter, Freguês. Dr. Viggo era o nosso chefe. Eu era office boy. Fui demitido em 1982 rsss.
Parabéns ÓTIMO REPORTAGEM 👍👏👏👏
Obrigado por esse tesouro!!! 👏👏👏👏
Que registro fantástico meus amigos, muito importante manter essa maravilhosa história da Tatito que foi tão marcante em nossas vidas
Estas máquinas eram obras de arte.
Parabéns pelo belo trabalho de todos. O Luiz Culik realmente é uma pessoa formidável, muito atencioso.
Muito legal parabéns a todos e obrigado por tudo isso!
Obrigado por isso!
Adorava a Cosmic e a Vortex.
Meu nome e Vinicius tenho 49 anos ainda não consegui realizar um sonho já quase conseguir Ter um pinbal em casa . Quando vi está matéria em Itu fiquei encantado aí caiu este documentário. Cheguei a arrepiar de ouvir novamente "Eu sou o cavaleiro negro procuro um desafiante ". Essa que eu pregava milhões de pontos só com uma bola . Antes era a oba oba com mostradores nem era de led. Aí veio Vortex, Vulcan, drako. Nossa revi a Rally Aí vieram as 3 andares Lunar etc muita informações perdeu a essência . Comecei a jogar pelo filme Tony depois posta um vídeo da máquina do filme . Nossa que lindo Como diz a cavaleiro Obrigado .
Obrigado por me remeter a um tempo lindo de voltar a ouvir estes sons. Parabens a todos vocês. Continuem assim .
3 andares não era a ho
Haunted hotel da ltd?.. Haunted hotel era cópia da gottielb Haunted house
@@obruxo7997 Sim 3 andares só a Hotel da LTD , 1 funcionando em Boituva , restaurando (3) , 1 com o Raul em SP , 1 em Petrópolis e 1 comigo , bela maquina , viva o pinball!!
@@adrianoourique8474 se resolver vender um dia a Hotel me chama aí
@@obruxo7997 kkkkk , rapaz , essa maq marcou a minha infância , e eu só podia olhar os outros jogando , daí vc vê o apreço por ela , mas se vc vier ao RJ e ela estiver pronta , pode jogar à vontade!!
grande documentario, Taito do Brasil foi uma grande empresa e marcou muito minha infancia e adolescencia
Puta documentário sensacional, pelo que representou a taito no ramo de entretenimento e diversão eletrônica no Brasil e as histórias incríveis de pessoas que tiveram a oportunidade de trabalhar na empresa na época de ouro, obrigado por presentear com a gente com esse tesouro.
Valeu!
Que maneiro, sou de Santos, comecei a jogar pinball em um bar na esquina da minha casa, o nome da máquina era El touro da marca Flippermatic se eu não me engano esse era o nome, tinha uns 9 anos, sei que fui um viciado, fabricava máquinas de madeira de vários tipos, vendia pra molecadinha, trocava por brinquedos, morava bem próximo da praça da independência no bairro do Gonzaga onde tinha o Play time, onde tinha almoxarifado de peças, lembro bem que naquela época lotava várias máquinas, as primeiras da Taito que joguei foi Drakor, Shock e Meteor, depois que veio a Fire action e Cavaleiro negro, as lojas eram várias, Play fellow, top play, malibu, Xanadu, Heavy metal, mas o que mais frequentei e até hoje tem uma turma com o pessoal daquele tempo, era VEGAS, bem na cara da praia. Em 89 comecei a produzir máquinas manuais de madeira fechada com acrílico e vendia para colégio e buffet infantil, lojas de pebolim e snooker e pessoas comuns interessadas, tinha de messa e com pés, daí casei e virei eletricista, fiquei com 2 máquinas, uma pequena e uma grande, meus filhos não se interessam nem um pouco. Não imaginava que tinha esse público do pinball, todos estão de parabéns.
Você precisa visitar o pinball club em São Paulo ou o frajola pinball ou ir no museu do pinball em Itu
Nossa , me deparei com esse video sem querer, e voltei no tempo, por que trabalhei nessa empresa como técnico de rua no centro de são paulo no começo dos anos 80, isso foi logo depois do meu casamento , a sede era no guarapiranga, ainda me lembro do teste que me passaram , para saber se eu entedia do assunto, era um capacitor em curto que colocaram em paralelo com um solenoide , descobri em menos de 5 minutos, fui contratado, Tempo bom, mas passei uns apuros com o pessoal barra pesada do centro , a sede que eu ficava era ali na praça da republica ao lado do restaurante rubaiyat
Maravilhoso! Parabéns a todos! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
A taito foi uma das melhores partes da minha infância, o melhor de todos os meus brinquedos, simplesmente fantastico !! Parabéns a todos !!
É um registro histórico inigualável. Tantas histórias. E tudo com muita paixão. Ficou lindo.
A taito era um sonho! Tudo era mágico na taito!
Parabens a todos.
Costumo dizer,"geração de ouro"essa nossa.
Uma pena nossos filhos,netos....não poderem viver esse tempo.
Ficaria muito feliz,se fosse presenteado com uma dessas TAITO.Preferencia a DRAKOR ou VORTEX,minhas prediletas.
Voltaria meus 09,10,11 anos de idade,e mostraria para a geração atual o que era divertimento de verdade,nada virtual.
Abraço a todos e tambem aos que ja não estão mais entre nós,assim como os que não poderam ir.
Parabens! otima iniciativa! volta ao passado!Obrigado!
Que vídeo incrível! parabéns pela produção!
Please please consider doing English subtitles for this most wonderful documentary
*ENTÃO FORAM VOCÊS OS CULPADOS DE CAUSAR TANTOS MOMENTOS DE DIVERSÃO NOS FLIPERAMAS DA MINHA VIDA! Obrigado a todos da Taito!*
pow eu to bem de boa assistindo o documentario e dai no minuto 46:30 ceis faz eu chorar pow! rsrs
documentario show parabens! Eu vim recomendado pelo Tecmundo!
Foi realmente um momento muito emocionante. Infelizmente, essa foi a última entrevista concedida pelo Sr. Francisco Zuppa.
trabalhei na TAITO por 4 anos , como tecnico em eletronica , mas não gosto de jogos . Acho muito legal as eletroeletronicas
Alguns termos usados hoje não usávamos nós 80's. Dentre eles: ninguém falava "pinball" para se referir a "máquinas de fliper ou fliperama". Saíamos p jogar fliperama e não pinball.
Vamos bater um fliper, é verdade.
Essas maquinas, valem mais que todos os videogames, produzidos até hoje.
COISA LINDA , QUE COISA AMO DEMAIS
Parabéns pelo material produzido e disponibilizado! Tb sou fã do Tio Italo e do JP e quando vejo o nome dos dois na fonte das mesas virtuais já sei que é sucesso garantido! Estou remontando minha pinball virtual, agora num tamanho médio por falta de espaço, mas o que vale é não deixar de jogar!
Like e inscrito
Um vídeo emociante, com depoimentos que tocam nossas almas, devemos dar valor a esses heróis que transformavam pó em ouro, tornou nossa juventude mais feliz e alegre, e continua fazendo história. Parabéns Taito, Parabéns Culik
Abriu um fliperama na região do Cambuci em SP, na Teodoreto Soto se não me engano, perto do largo do cambuci, custa 70,00 e joga a vontade.
Como diz Roberto Carlos "São muitas emoções" é lindo de ver que ainda existe maquinas TAITO vivas depois de tantos anos! Muita recordações. Tive o privilégio de jogar Cavaleiro Negro e Sultan quando crianças, só agradecer e parabenizar a todos envolvidos diretamente e indiretamente nesse lindo documentário.
Parabéns pela coleção e inicativa de reunir esses monstros, e obrigado por compartilhar essa história em vídeos conosco pois amamos videogames desde o primórdio de sua existência. É muito interessante saber a história dos fliperamas no Brasil
Parabéns pelo documentário, voltei no tempo...
Adorei o documentário, estou com uma Taito Titan em reforma aqui em casa.
Parabéns Culik. Realmente muito bom ver tantas lendas reunidas que ajudaram a nos proporcionar tantas alegrias.
Parabéns! Excelente documentário!
Sensational very beautiful. You the best
Showww
Foi muito legal saber a história da taito. Acho que assim como eu muitos em suas casas guardam o passado de quando moleque jogavam e hoje casados ficam somente na lembrança. Parabéns
Parabéns por esse registro. Muito linda essa história
Em Cabo Frio nos anos 80 e 90 tinha 7 fliperamas perto um do outro e cheio dessas maquinas. Lembro bem dos sons.
Muito bacana! Eu e amigos ainda vamos conhecer o museu. Comprei uma virtual e é bem bacana! Já me satisfaz um pouco...kkk
Que saudades!!!!!
começando a assistir agora, 'bora tentar não chorar de emoção...
OBRIGADO! OBRIGADO! OBRIGADO!
Olá Edu, e aí? Nos responda, foi emocionante assitir? Espero que tenha gostado.
muito obrigado.... foram anos dourados
Que trabalho fascinante. Parabéns, pessoal. Excelente.
Incrível!!!!!! Isso sim foi uma verdadeira aula de sucesso.
Muito interessante. Joguei muito as maquinas de pinball da Taito e tb os jogos eletronicos em Santa Catarina. Não imaginava que existiu uma industria deste tamanho no Brasil. Parabens pelo documetário.
A história da Taito é realmente sensacional,mas a parte que mais me tocou foi ter visto a Farwest da Fliperbol depois de mais de trinta anos.Eu trabalhei na Fliperbol em 83/84 e montei,consertei e joguei muito na Farwest.
eu tenho uma fliperbol farwest estou concertando ok
@@luizculik7416 uau! sensacional
E parabéns culik pela iniciativa e zelo com essa coleção maravilhosa , tesouro vivo da história de entretenimento eletrônico do mundo.
Fantástico
Quão rica....e quão esquecida....é a história dos Fliperamas no Brasil.
Showwwww de bola.... parabéns pela reportagem....
Que trabalho fantástico de preservação da nossa história. Parabéns!
Show de bola, parabens aos envolvidos que bom reviver a história ......pinball forever. Taito a melhor
Grande wWadinho!!! Bom te ver aqui.
Lembro de jogar Cavaleiro Negro era muito legal
Memórias do nosso pinball agora registradas para sempre.
Parabéns pela matéria!!!!
to assistindo emocionado pela historia. so jogava mais... como joguei kkk e sempre fiquei curioso em saber tudo.. muito bom. gente que legal... jogava muito aqui no centro onde mora na loja da PLAYTIME e tambem num fliperama que tinha em SANTANA. perto do metro. que era uma loja classica.. bom demais....