#227

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 13 дек 2024

Комментарии • 5

  • @cristinafranca3647
    @cristinafranca3647 16 дней назад +3

    Maravilhoso!😊

  • @chaosnatmorningstar2934
    @chaosnatmorningstar2934 6 дней назад +1

    O hino à bandeira é o melhor dos hinos nacionais na minha singela opinião, a melodia e a letra são primorosas e transmitem uma verdadeira sensação de alegria e pertencimento ao Brasil como uma entidade republicana e democrática. 🎉🫶🏼🇧🇷

  • @mayarasantos2683
    @mayarasantos2683 16 дней назад +4

    Não, como eu não conhecia esse conto antes? Fascinante, do jeito que eu gosto: altamente psicológico!
    O personagem é um exemplo claro de como o trauma pode afetar a psique humana. A experiência de guerra desestrutura sua identidade, deixando-o em um estado de alienação e ao retornar para casa não se reconhece mais no ambiente familiar, sentindo-se totalmente desconectado de tudo o que antes fazia sentido. Psicologicamente, isso reflete a dificuldade de reintegração de quem passa por experiências traumáticas. A perda de propósito e a sensação de desajuste revelam um processo de despersonalização, em que a pessoa não se sente mais parte de sua própria vida. Esse conflito interno, muitas vezes, gera um sofrimento emocional profundo, pois o indivíduo se vê incapaz de se reconectar com a sociedade e até consigo mesmo...
    Às vezes, o maior impacto de experiências intensas, como a guerra, não está no que vemos, mas no que isso faz com a gente por dentro, gerando consequências psicológicas duradouras, muitas vezes invisíveis, que moldam nossa percepção e nossas reações emocionais.

  • @solangebeatriz958
    @solangebeatriz958 15 дней назад +3

    Oi, Carlos! Estou lendo esta antologia e considero este conto um dos mais tristes e medonhos.
    Acho que, por não trazer nada de sobrenatural, mas sim, a consequência trágica de uma experiência terrível e traumática vivida pelo protagonista na guerra, é que torna o conto mais horripilante ainda.
    A cena do suplício do protagonista, apesar de o narrador nos dizer ser de difícil imaginação, é impactante pela riqueza dos detalhes horrorosos descritos. Vai ser difícil é de esquecê-la rsrsrs.
    Triste demais a constatação feita pelo narrador de que os profissionais das clínicas psiquiátricas, "por simples necessidade de ofício", iam se desinteressando em saber mais sobre os possíveis traumas que levaram os pacientes àquela situação em que se encontravam.
    É triste também pensar que há pouco mais de cem anos havia teorias e estudos complexos sobre cirurgias cerebrais, mas não se estudava a mente humana. Que bom que surgiu a Psicologia para ser esta ciência!
    Conto e coletânea maravilhosos, Carlos!
    Um abraço!

  • @mayarasantos2683
    @mayarasantos2683 16 дней назад +2

    Mais contos psicológicos! Kk