Excelente e necessário esse vídeo! Gostaria de deixar a minha contribuição enquanto historiador formado... e desempregado. 1 - Do ponto de vista do mercado de trabalho, vale a pena fazer filosofia!? Não, nem história, nem sociologia (qualquer licenciatura na verdade). Se já está difícil para os historiadores que por enquanto não correm o risco de perder sua matéria nas escolas, imagine para o pessoal da filosofia. Não importa se você quer dar aula em escola ou em universidade, a situação está alarmante. Eu fiz a graduação na época em que o PT estava no governo, era o investimento em uma carreira que parecia promissora. Passamos pelo impeachment durante a graduação e eu lembro a bomba que foi nos corredores do curso de história. Todo mundo sabia o que aquilo ali significava. Não deu outra, eu me preparei pra uma profissão que flopou, eu investi anos de estudo pra uma carreira e um Brasil que não existem mais, agora to aí desempregado e sem ideia do que fazer. Então se você é um adolescente de origem humilde, que não vai conseguir seguir na vida acadêmica sem que sua família te banque, aborte. Espere pelo menos até 2022, quando teremos a resposta do que será do futuro do Brasil. Pra quem era pobre e da periferia como eu a vida acadêmica se fechou, bolsas se tornaram raridade. A faculdade tá voltando a se tornar aquilo que ela era lá nos anos 90, um lugar pra brancos de classe média alta. Agora se mesmo ciente desse abismo econômico que o Brasil se encontra, você sente que tem uma estrutura financeira saudável pra poder se jogar de cabeça na filosofia... só vai. O curso de história mudou minha vida, abriu meus olhos pra uma infinidade de coisas e nada nunca mais foi da mesma forma, eu amo aquilo que estudei. O conhecimento transforma, e o poder libertador de pensar por si mesmo que a filosofia te oferece é sem igual. Resumo: Tua família tem dinheiro? Faz o que vc quiser, é assim que o mundo funciona e vc dificilmente vai se foder. Faça bom proveito dos privilégios sociais que lhe foram dados, filosofia é incrível. 2 - Sobre estudar sozinho Sempre valerá a pena. Ainda que a internet seja essa coisa linda que nos permite ter acesso a tanta informação é muito fácil cair em armadilhas. Muito conteúdo que se vende como científico e academicamente sério e não passa de um bando de bobagem absurda. A academia te oferece todas as ferramentas conceituais pra que vc faça seus próprios estudos em uma determinada área do conhecimento, sem que vc seja um idiota. É só ver um tanto de bobagem anticientífica que tá fazendo sucesso por aí.
Se serve de consolo, acho que quase toda a galera que fez ensino superior não arranja emprego na área. A gente viveu a ilusão de utilizar o mundo acadêmico como ascensão social por meio de salários maiores. Meus amigos de direito, arquitetura, engenharia ambiental estão em situação precária ou foram para outros campos. A gente super estimou a demanda do mundo. O mesmo ocorre na Europa e nos EUA
@@EdwardScissorsHands1 Sem dúvida a crise é generalizada, faz parte do rearranjo econômico pós crise de 2008. Não tá fácil pra ninguém mesmo, mas a galera da carreira científica e das licenciaturas é a mais fragilizada nesse cenário, pelo menos fomos nós a sentir o baque primeiro, agora o fogo tá se espalhando pro resto do mercado pq a economia simplesmente tá caminhando pro abismo. Não acho que tenha sido questão de superestimar a demanda, mas sim de que o mundo que se projetava na época era bem diferente. Depois de 2008 tudo começou a se reconfigurar pra estancar o sangramento deixado pela crise e o capitalismo se embruteceu ainda mais. A onda de extrema direita que o mundo vive não é por acaso.
@Luciano Nunes desculpe pela demora em responder, queria responder quando estivesse com tempo para dar uma boa resposta e esse mês foi corrido. A situação é mesmo alarmante. Essa questão sobre qual carreira seguir é muito complexa e multifacetada, então eu fiz um recorte para tratar dela no vídeo. Eu preferi "atacar" a questão mais pensando no esquema "dado que quero seguir carreira X, vale a pena fazer a graduação em filosofia?", ao invés de discutir se seria uma boa querer seguir a carreira X em primeiro lugar. Essa é uma outra questão tão importante quanto, mas não quis tratar dela no vídeo (no máximo dar alguma ideia das opções que se apresentam). A "moral" do meu conselho é o de não escolher a graduação "na louca", sem estudar as perspectivas antes. E acho que essas considerações sobre o cenário atual para professores (em geral) são boas para ajudar a ter essa perspectiva. Então eu não daria o conselho extremo de "se você gosta, faz sim", mas também não chegaria a ponto de recomendar que alguém desista pela sua condição socioeconômica. Acho que se a pessoa ponderou e realmente gostaria de tentar, vale a pena tentar. Embora os casos de "sucesso" sejam exceções, eles existem e não existiriam se todos fossem dissuadidos. Abraço!
@Ana Lemos Então Ana, a verdade é que absolutamente tudo passa por uma crise generalizada mesmo. Vivemos um período de recorde histórico de desemprego, crise econômica profunda, desindustrialização, FOME, etc... Alguns cenários são análogos a crise de 29. Não é um bom momento pra quase nada, a não ser que vc seja um barão do agronegócio exportando soja ao dólar bomba de hoje. Eu queria ter uma resposta pra você, mas não tenho, o Brasil vive um momento muito delicado. Acho que áreas ligadas a tecnologia (ciência da computação por exemplo) ainda valem a pena, pois se vc não conseguir se manter por aqui, elas te abrem portas lá fora. Não é coincidência que vivemos uma "fuga de cérebros" recorde também. Quem tem conhecimento avançado e condições tá se mandando do Brasil. Licenciaturas, acho que as que não sejam das ciências humanas estão mais seguras, ser professor tá difícil? Demais, mas pelo menos matérias como matemática, português, química, etc, não correm o risco de desaparecerem da grade como as ciências humanas e costumam ter mais carga horária disponível (ou seja, mais vagas de trabalho). Acho que a melhor escolha a se tomar é aquela que melhor concilie a sua paixão e sua situação socioeconômica, e esses são dados que só você tem. O meu conselho é só pra que as pessoas não se frustrem tanto lá na frente sabe!? Acho que todo mundo deve se jogar pra fazer aquilo que ama, mas é saudável manter as expectativas baixas, entendendo que nem tudo é culpa nossa. Dependendo do caminho que a gente escolhe, somos nós contra o Brasil. As vezes aquilo que a gente ama, a sociedade odeia, pelo menos a parte dela que está no poder. E aí tudo fica bem mais difícil. Se você tem força, coragem e condições... faz o que tu queres ♥
Muito bom. Concordo com Tudo. A parte da biblioteca é muito importante. Agora estou pesquisando em casa e vários livros são inacessíveis, aí senti saudade da biblioteca da faculdade.
Acho que como evidência anedótica, posso citar meu caso: fiz curso de filosofia, mas não cheguei a me formar. Trabalho com TI, na verdade, e acredito que a minha contratação na empresa em que atuo (um escritório de advocacia) tenha passado pelo fato de eu possuir no meu currículo tal experiência (não vou dizer "formação" porque, novamente, não cheguei a me formar - apesar de ter concluído 4 semestres.) Não tenho como ter certeza, mas acredito que isso tenha sido um diferencial.
Acho que uma das perguntas ocultas que mais atormentam aqueles que desejam fazer filosofia, é se eles se formaram como filósofos estrito senso, para além das definições instrumentais e professorais formativas da filosofia, as quais acabam por formar professores e bons leitores. O dom filosófico em sentido bruto é de uma raridade sem igual, o qual muitas vezes é asfixiado e soterrado pela faculdade ao invés de ser cultivado. Ou mesmo, talvez nem seja raro, mas como a faculdade de filosofia não costuma formar filósofos e monopoliza o território da área, acaba até mesmo por apagar aqueles que assim o são. Esse pode ser o maior paradoxos da academia ^^
Lembrando que para dar aulas de filosofia nem precisa ser formado na área, já que que existem concursos para não habilitados. Enquanto em outras carreiras como psicologia, enfermagem e odontologia ter uma formação acadêmica na área é necessário, qualquer um pode ser chamado de filósofo desde que atenda aos interesses políticos de um lado ou de outro. Infelizmente é uma área desvalorizada.
Eu acrescentaria como condição necessária para uma formação boa em filosofia - seja ela obtida cursando a graduação ou não - ter um nível pelo menos intermediário de inglês. Quase toda a bibliografia secundária responsável pelo progresso em uma disciplina, questão ou autor está em inglês. Bibliografia secundária em português é relativamente escassa, e mesmo boa parte do que existe não foi bem traduzido.
Fumei crack a vida inteira, hoje, a Filosofia me ajudou a mostrar como ela é importante neste comentário "completamente" sem Lógica, que é um area dela. Sou graduando na UFSM.
Estou no bacharelado de física. Você acha que seria melhor continuar com a filosofia na pós ou fazer a graduação também? Pretendo pudar disciplinas de filosofia mesmo na física.
Não gosto de escola e faculdade. Mas tenho uma mente filosófica. Gostaria muito de fazer filosofia como "hobby". Como posso fazer? Não quero ter que estudar pra uma prova pra entregar. Quero chegar e fazer.
QUEM É BACHAREL EM TEOLOGIA RECONHECIDA NO MEC E PRETENDE FAZER UMA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM EAD. VOCÊ SUGERE A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM FILOSOFIA OU CIÊNCIA DAS RELIGIÃO?
Acho que essas perguntas e a forma como foram respondidas se aplicam a todos os cursos "mais próximos" (se é que dá pra se afastar) da Filosofia. Mas acho que isso se deve ao sistema educacional voltado ao mercado de trabalho que temos no Brasil e isso, mostra como pensar se fazer as perguntas do começo do vídeo são realmente importantes. Nesse contexto de demanda/oportunidade de trabalho, eu entendo o sentido(claro) mas discordo com quando vc sugere que a alguém possa escolher uma graduação mais "ampla" do que em Filosofia. Eu realmente acho que, mesmo que sem querer, todas as "ciências" são ramificações da própria Filosofia. Mas claro que, apesar de bem respondidas, cada pergunta já é tema pra uma discussão muito maior do que o algoritmo do youtube valoriza. Por isso pensei em te perguntar se vc já considerou gravar podcast, ou participar de algum (dentro das suas possibilidades de tempo). Se acontecer, por favor, avise. Esse e vários outros temas que já foram abordados no seu canal dariam várias horas de uma conversa muito boa. Eu ouviria.
Oi, Agnello. Muito obrigado! A questão é complexa e envolve mais coisa do que eu resolvi explorar no vídeo. Resolvi dar essa importância para a parte da pretensão de carreira porque é algo de fato importante com o qual mais cedo ou mais tarde nos depararemos, mas realmente não costuma ser a principal motivação para alguém que quer cursar algo como filosofia. Sobre o podcast: é algo que quero fazer já há um tempo, mas estou estudando ainda. Pode deixar que, se criar um, vou divulgar no canal e na página do canal no FB. Abraço!
@2107 - Abraão Pires da Silva Ficar receoso sobre o mercado de trabalho, é um momento que passamos, mas creio que se de fato o curso que mais te interessa da grade de cursos é filosofia, é válido MUITO válido cursar, é preciso correr os riscos quando não se é hmm "convencional"...e em relação a mercado de trabalho posso lhe dar um exemplo real. Minha prima Amanda se formou em engenharia de minas, e ficou muito tempo sem conseguir achar um emprego se quer! Entende? Faculdade é algo que traz muitas responsabilidades, creio que é melhor tu passar por provas, listas e mais listas de exercícios, resenhas, listas de leituras obrigatórias...e por aí vai, por algo que vc carrega nas costas mas tbm peito, do que por algo que vc simplesmente carrega nas costas, (pense bastante nessa frase). No fim o risco de não ser bem sucedido na área, ainda existirá. Mas isso é uma decisão pessoal, e muito importante. Abraços ❤️
Eu estou estudando filosofia como uma segunda formação. Eu até iria para um mestrado direto, mas como é na área de filosofia da ciência (minha primeira formação é biologia) achei que iria ter muito conteúdo que apenas minha formação inicial não iria dar conta.
Geeeeeeeeeeeente vou fazer filosofia na segunda começo kkkkk estou no segundo período de psicologia... Acham que psicologia e filosofia vão me ajudar financeiramente lá na frente? Pq meu pai ta pagando pra mim kkk
@@francieleariana acredita que aos 45 minutos do segundo tempo eu troquei? Kkkk faço ciências da religião. Filosofia ia arrancar meu coro amiga kkkk...
Melhor curso.
Espero que MUITOS estudem filosofia
Obrigado, sou universitário em filosofia, fazendo pra ser professor mesmo, pra mim vale apena
Excelente e necessário esse vídeo!
Gostaria de deixar a minha contribuição enquanto historiador formado... e desempregado.
1 - Do ponto de vista do mercado de trabalho, vale a pena fazer filosofia!?
Não, nem história, nem sociologia (qualquer licenciatura na verdade). Se já está difícil para os historiadores que por enquanto não correm o risco de perder sua matéria nas escolas, imagine para o pessoal da filosofia. Não importa se você quer dar aula em escola ou em universidade, a situação está alarmante. Eu fiz a graduação na época em que o PT estava no governo, era o investimento em uma carreira que parecia promissora. Passamos pelo impeachment durante a graduação e eu lembro a bomba que foi nos corredores do curso de história. Todo mundo sabia o que aquilo ali significava. Não deu outra, eu me preparei pra uma profissão que flopou, eu investi anos de estudo pra uma carreira e um Brasil que não existem mais, agora to aí desempregado e sem ideia do que fazer. Então se você é um adolescente de origem humilde, que não vai conseguir seguir na vida acadêmica sem que sua família te banque, aborte. Espere pelo menos até 2022, quando teremos a resposta do que será do futuro do Brasil. Pra quem era pobre e da periferia como eu a vida acadêmica se fechou, bolsas se tornaram raridade. A faculdade tá voltando a se tornar aquilo que ela era lá nos anos 90, um lugar pra brancos de classe média alta.
Agora se mesmo ciente desse abismo econômico que o Brasil se encontra, você sente que tem uma estrutura financeira saudável pra poder se jogar de cabeça na filosofia... só vai. O curso de história mudou minha vida, abriu meus olhos pra uma infinidade de coisas e nada nunca mais foi da mesma forma, eu amo aquilo que estudei. O conhecimento transforma, e o poder libertador de pensar por si mesmo que a filosofia te oferece é sem igual.
Resumo: Tua família tem dinheiro? Faz o que vc quiser, é assim que o mundo funciona e vc dificilmente vai se foder. Faça bom proveito dos privilégios sociais que lhe foram dados, filosofia é incrível.
2 - Sobre estudar sozinho
Sempre valerá a pena. Ainda que a internet seja essa coisa linda que nos permite ter acesso a tanta informação é muito fácil cair em armadilhas. Muito conteúdo que se vende como científico e academicamente sério e não passa de um bando de bobagem absurda. A academia te oferece todas as ferramentas conceituais pra que vc faça seus próprios estudos em uma determinada área do conhecimento, sem que vc seja um idiota. É só ver um tanto de bobagem anticientífica que tá fazendo sucesso por aí.
Se serve de consolo, acho que quase toda a galera que fez ensino superior não arranja emprego na área. A gente viveu a ilusão de utilizar o mundo acadêmico como ascensão social por meio de salários maiores. Meus amigos de direito, arquitetura, engenharia ambiental estão em situação precária ou foram para outros campos.
A gente super estimou a demanda do mundo. O mesmo ocorre na Europa e nos EUA
@@EdwardScissorsHands1 Sem dúvida a crise é generalizada, faz parte do rearranjo econômico pós crise de 2008. Não tá fácil pra ninguém mesmo, mas a galera da carreira científica e das licenciaturas é a mais fragilizada nesse cenário, pelo menos fomos nós a sentir o baque primeiro, agora o fogo tá se espalhando pro resto do mercado pq a economia simplesmente tá caminhando pro abismo. Não acho que tenha sido questão de superestimar a demanda, mas sim de que o mundo que se projetava na época era bem diferente. Depois de 2008 tudo começou a se reconfigurar pra estancar o sangramento deixado pela crise e o capitalismo se embruteceu ainda mais. A onda de extrema direita que o mundo vive não é por acaso.
@Luciano Nunes desculpe pela demora em responder, queria responder quando estivesse com tempo para dar uma boa resposta e esse mês foi corrido. A situação é mesmo alarmante. Essa questão sobre qual carreira seguir é muito complexa e multifacetada, então eu fiz um recorte para tratar dela no vídeo. Eu preferi "atacar" a questão mais pensando no esquema "dado que quero seguir carreira X, vale a pena fazer a graduação em filosofia?", ao invés de discutir se seria uma boa querer seguir a carreira X em primeiro lugar. Essa é uma outra questão tão importante quanto, mas não quis tratar dela no vídeo (no máximo dar alguma ideia das opções que se apresentam). A "moral" do meu conselho é o de não escolher a graduação "na louca", sem estudar as perspectivas antes. E acho que essas considerações sobre o cenário atual para professores (em geral) são boas para ajudar a ter essa perspectiva. Então eu não daria o conselho extremo de "se você gosta, faz sim", mas também não chegaria a ponto de recomendar que alguém desista pela sua condição socioeconômica. Acho que se a pessoa ponderou e realmente gostaria de tentar, vale a pena tentar. Embora os casos de "sucesso" sejam exceções, eles existem e não existiriam se todos fossem dissuadidos. Abraço!
@2107 - Abraão Pires da Silva Boa sorte.
@Ana Lemos Então Ana, a verdade é que absolutamente tudo passa por uma crise generalizada mesmo. Vivemos um período de recorde histórico de desemprego, crise econômica profunda, desindustrialização, FOME, etc... Alguns cenários são análogos a crise de 29. Não é um bom momento pra quase nada, a não ser que vc seja um barão do agronegócio exportando soja ao dólar bomba de hoje.
Eu queria ter uma resposta pra você, mas não tenho, o Brasil vive um momento muito delicado. Acho que áreas ligadas a tecnologia (ciência da computação por exemplo) ainda valem a pena, pois se vc não conseguir se manter por aqui, elas te abrem portas lá fora. Não é coincidência que vivemos uma "fuga de cérebros" recorde também. Quem tem conhecimento avançado e condições tá se mandando do Brasil. Licenciaturas, acho que as que não sejam das ciências humanas estão mais seguras, ser professor tá difícil? Demais, mas pelo menos matérias como matemática, português, química, etc, não correm o risco de desaparecerem da grade como as ciências humanas e costumam ter mais carga horária disponível (ou seja, mais vagas de trabalho).
Acho que a melhor escolha a se tomar é aquela que melhor concilie a sua paixão e sua situação socioeconômica, e esses são dados que só você tem. O meu conselho é só pra que as pessoas não se frustrem tanto lá na frente sabe!? Acho que todo mundo deve se jogar pra fazer aquilo que ama, mas é saudável manter as expectativas baixas, entendendo que nem tudo é culpa nossa. Dependendo do caminho que a gente escolhe, somos nós contra o Brasil. As vezes aquilo que a gente ama, a sociedade odeia, pelo menos a parte dela que está no poder. E aí tudo fica bem mais difícil.
Se você tem força, coragem e condições... faz o que tu queres ♥
Sua oratória é impecável. Ganhou um inscrito.
Vim procurando uma oorietação pra ter maior chance de acerto no meu primeiro curso, encontrei um ótimo conteúdo e canal, tmj!
Muito bom.
Concordo com Tudo.
A parte da biblioteca é muito importante. Agora estou pesquisando em casa e vários livros são inacessíveis, aí senti saudade da biblioteca da faculdade.
Acho que como evidência anedótica, posso citar meu caso: fiz curso de filosofia, mas não cheguei a me formar. Trabalho com TI, na verdade, e acredito que a minha contratação na empresa em que atuo (um escritório de advocacia) tenha passado pelo fato de eu possuir no meu currículo tal experiência (não vou dizer "formação" porque, novamente, não cheguei a me formar - apesar de ter concluído 4 semestres.) Não tenho como ter certeza, mas acredito que isso tenha sido um diferencial.
Faça o curso universitário
Filosofia, já!
Opa! Esse vídeo vai complementar bem com um que estou editando sobre 10 motivos para fazer filosofia.
Acho que uma das perguntas ocultas que mais atormentam aqueles que desejam fazer filosofia, é se eles se formaram como filósofos estrito senso, para além das definições instrumentais e professorais formativas da filosofia, as quais acabam por formar professores e bons leitores. O dom filosófico em sentido bruto é de uma raridade sem igual, o qual muitas vezes é asfixiado e soterrado pela faculdade ao invés de ser cultivado. Ou mesmo, talvez nem seja raro, mas como a faculdade de filosofia não costuma formar filósofos e monopoliza o território da área, acaba até mesmo por apagar aqueles que assim o são. Esse pode ser o maior paradoxos da academia ^^
Ótimo vídeo! Quero muito fazer filosofia, mas acredito que não vai compensar por conta do mercado de trabalho. Volte com o canal!!
Cara, eu estou nesse dilema. Quero cursar algo de humanas mas filosofia me parece muito arriscado, acabo tendo o pressentimento que vou quebrar a cara
Faça o curso.
Siga os seus instintos.
Boa sorte
👍👍👍👍
Lembrando que para dar aulas de filosofia nem precisa ser formado na área, já que que existem concursos para não habilitados. Enquanto em outras carreiras como psicologia, enfermagem e odontologia ter uma formação acadêmica na área é necessário, qualquer um pode ser chamado de filósofo desde que atenda aos interesses políticos de um lado ou de outro. Infelizmente é uma área desvalorizada.
Espero que muitos se formem no curso de filosofia
Muito esclarecedor mano, VALEU!
Eu acrescentaria como condição necessária para uma formação boa em filosofia - seja ela obtida cursando a graduação ou não - ter um nível pelo menos intermediário de inglês. Quase toda a bibliografia secundária responsável pelo progresso em uma disciplina, questão ou autor está em inglês. Bibliografia secundária em português é relativamente escassa, e mesmo boa parte do que existe não foi bem traduzido.
Isso.
Filosofia.
👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍
Estou graduando em psicologia pela Universidade Federal do Acre (UFAC), e penso em cursar filosofia como uma segunda graduação, também na UFAC
Fumei crack a vida inteira, hoje, a Filosofia me ajudou a mostrar como ela é importante neste comentário "completamente" sem Lógica, que é um area dela.
Sou graduando na UFSM.
Estou no bacharelado de física. Você acha que seria melhor continuar com a filosofia na pós ou fazer a graduação também? Pretendo pudar disciplinas de filosofia mesmo na física.
Não gosto de escola e faculdade. Mas tenho uma mente filosófica. Gostaria muito de fazer filosofia como "hobby". Como posso fazer? Não quero ter que estudar pra uma prova pra entregar. Quero chegar e fazer.
QUEM É BACHAREL EM TEOLOGIA RECONHECIDA NO MEC E PRETENDE FAZER UMA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM EAD. VOCÊ SUGERE A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM FILOSOFIA OU CIÊNCIA DAS RELIGIÃO?
Minha graduação são 6 semestre gostaria de saber em qual período já posso dar aula, porque já finalizei o terceiro estou entrando no quarto semestre
Boa sorte
Acho que essas perguntas e a forma como foram respondidas se aplicam a todos os cursos "mais próximos" (se é que dá pra se afastar) da Filosofia. Mas acho que isso se deve ao sistema educacional voltado ao mercado de trabalho que temos no Brasil e isso, mostra como pensar se fazer as perguntas do começo do vídeo são realmente importantes.
Nesse contexto de demanda/oportunidade de trabalho, eu entendo o sentido(claro) mas discordo com quando vc sugere que a alguém possa escolher uma graduação mais "ampla" do que em Filosofia. Eu realmente acho que, mesmo que sem querer, todas as "ciências" são ramificações da própria Filosofia.
Mas claro que, apesar de bem respondidas, cada pergunta já é tema pra uma discussão muito maior do que o algoritmo do youtube valoriza. Por isso pensei em te perguntar se vc já considerou gravar podcast, ou participar de algum (dentro das suas possibilidades de tempo). Se acontecer, por favor, avise. Esse e vários outros temas que já foram abordados no seu canal dariam várias horas de uma conversa muito boa. Eu ouviria.
Oi, Agnello. Muito obrigado! A questão é complexa e envolve mais coisa do que eu resolvi explorar no vídeo. Resolvi dar essa importância para a parte da pretensão de carreira porque é algo de fato importante com o qual mais cedo ou mais tarde nos depararemos, mas realmente não costuma ser a principal motivação para alguém que quer cursar algo como filosofia.
Sobre o podcast: é algo que quero fazer já há um tempo, mas estou estudando ainda. Pode deixar que, se criar um, vou divulgar no canal e na página do canal no FB. Abraço!
Faça o curso universitário de filosofia
Irei entrar esse ano na faculdade de filosofia na UFMG!
Oi Victor, eu tbm!! Mas irei fazer na universidade federal da minha cidade, a Ufla
@2107 - Abraão Pires da Silva quiser trocar ideia sobre me manda um WhatsApp, tenho uma visão meio fora da curva em relação a mercado de trabalho
@2107 - Abraão Pires da Silva Ficar receoso sobre o mercado de trabalho, é um momento que passamos, mas creio que se de fato o curso que mais te interessa da grade de cursos é filosofia, é válido MUITO válido cursar, é preciso correr os riscos quando não se é hmm "convencional"...e em relação a mercado de trabalho posso lhe dar um exemplo real. Minha prima Amanda se formou em engenharia de minas, e ficou muito tempo sem conseguir achar um emprego se quer! Entende? Faculdade é algo que traz muitas responsabilidades, creio que é melhor tu passar por provas, listas e mais listas de exercícios, resenhas, listas de leituras obrigatórias...e por aí vai, por algo que vc carrega nas costas mas tbm peito, do que por algo que vc simplesmente carrega nas costas, (pense bastante nessa frase). No fim o risco de não ser bem sucedido na área, ainda existirá.
Mas isso é uma decisão pessoal, e muito importante. Abraços ❤️
Eu estou estudando filosofia como uma segunda formação. Eu até iria para um mestrado direto, mas como é na área de filosofia da ciência (minha primeira formação é biologia) achei que iria ter muito conteúdo que apenas minha formação inicial não iria dar conta.
As vezes dá sim pra você ir direto.
Eduardo, como a Mayra disse, às vezes dá pra ir direto, sim. Talvez seja legal conversar com um possível orientador e ver o que ele recomenda.
excelente vídeo
Geeeeeeeeeeeente vou fazer filosofia na segunda começo kkkkk estou no segundo período de psicologia... Acham que psicologia e filosofia vão me ajudar financeiramente lá na frente? Pq meu pai ta pagando pra mim kkk
Vou começar a filosofia agora tbm e tô na mesma situação que vc tbm faço psicologia to no 3° semestre.
@@francieleariana acredita que aos 45 minutos do segundo tempo eu troquei? Kkkk faço ciências da religião. Filosofia ia arrancar meu coro amiga kkkk...
@@francieleariana faz onde? Cidade e faculdade?
@@JoaoBatista-yd4cx eu sou de Belo Horizonte faço na univeritas
@@francieleariana sou de Ipatinga e faço na única. Deus abençoe a gente kkk
Você indica alguma instituição para uma pós em filosofia? Sou psicóloga mas gostaria de me aprofundar.
No Rio de Janeiro
Uff ou ufrj
@@SIBERIANO-O2P a uerj também é muito boa
Ainda acha isso em 2024?
alguem veio pelo professor yuri?
Eu 👁️👄👁️
Que legal! Quem é o professor Yuri?
@@pensologoassisto8604 e nosso professor de história e filosofia,ele indicou esse canal maravilhoso para seus alunos(no caso a gente).