Sou de Altamira-PA e estamos enfrentando os mesmo problemas. Ataque de lagartas, percevejo, matando completamente o capim, inclusive com reinfestacao de areas ja tratadas
Sou eng agrônomo na região de Três Lagoas - MS, consultor em pecuária. Observo esse problema desde a severa seca de 2019. O diagnóstico é que os solos mais pobres são mais suscetíveis à morte súbita, mas o maior problema é a altura de pasto no período da seca. As plantas perdem água pela folha e por outras estruturas aéreas e quanto maior a essa parte aérea, mais a planta se desidrata, isso somado à outro fatores, pragas de solo e baixa fertilidade. Recomendo que façam essa comparação, as áreas que morreram sempre passaram a seca com mais 'bucha' ou 'massa' no período da seca quando comparada com as áreas que não morreram.
Para a síndrome da mortalidade do capim braquiarao ocorrer necessita de um solo com alto teor de argila/silte para haver retenção de água no solo e deficiência de oxigênio ao capim. Isto é provavelmente Blissus sp.
Essas crases não existem. ".. suscetíveis a morte" e " ..somado a outros fatores." Suscetíveis é um adjetivo, como tal, não exige preposição. Outros fatores é plural masculino ....
@@brennoribamar7840 eu recomendo utilizar a pastagem no período da seca, quando não tiver mais folha disponível, fazer a roçada, dentro do período da seca mesmo, quanto mais tempo tiver parte aérea exposta à estas condições extremas, maior será a morte por desidratação.
Na nossa propriedade em Mineiros-GO morreram pastos inteiros de braquiarão que haviam sido reformados a um ano e dois anos e morreu também pasto inteiro de humidicula formado à mais de vinte anos. Detalhe, áreas que foram feitas calagem e gessagem à dois anos...
Vários comentários pertinentes, mas com supostos diagnósticos com causas isoladas. Com certeza uma interação de causas: compactação(intensificação, maior pisoteio), falta de aeração, nematoides, fungos/bactérias, monocultura(só uma espécie na área e sem rotação, altas temperaturas, seca prolongada. Mas o mais plausível no meu ponto de vista, é uma alta incidência de fungos como rizoctonia, fusarium ou outros, potencializado por nematoide e fatores abióticos como seca, falta de aeração e baixa população de microbióta benéfica.
Sou pecuarista aqui na cidade de Nova Marilândia MT, e aqui também tem muitas fazendas com o mesmo problema. É claro que existem vários problemas que ajudam a causar isso, a seca, as pragas de insetos a altura do pasto em fim tudo isso. mais penso que essas variedades de capim genéticamente modificada pode ter alguma culpa nesses casos. eu ja percebi que essas novas variedades de capim quando dão sementes nasce muito poucas. Lembro que meu avô só plantava o capim brizanthan e não tinha isso de não nascer as sementes e nem morrer as pastagens!
EM 2023 PASSEI 4 MESES EN GOIĀNIA, CALOR DE 39 GRAUS , ESPERAVA A 3 MESES AQUÍ NA ESPAÑA A TEMP BAIXAR, QUANDO VOLTEI O CALOR AÍ SEGUIU MAIS ALGUNS MESES ! ACHO QUE ESTA PASSANDO FATURA !
Na minha opinião pode ser esses aviões (jatos) que passam soltando esses rastros químicos no céu!! Podem reparar sempre de manhã ou tarde e agora a noite também)
Sou zootecnista, minha propriedade fica na cidade de Chapada dos Guimarães - MT, perdi muito pasto em 2019, o que notei que nas terras arenosas as brachiarias nao tem mais viabilidade devido a morte subita, o que fiz foi diversificar, tenho andropogon, dictyoneura, massai, tamani, mombaça e um resto de brizantha. Porem ate o massai passouva morrer e em pequena proporção até o andropogon morreu. Notei no caso do massai e andropogon que não se pode vedar e nem rapar demais, porem de tempo em tempo passa o gado para cortar todos os plquetes e nunca deixar ele sem boca do boi, assim, com este manejo, parou de morrer o capim aqui. Tenho mantido o massai e o andropogon sempre desafiado com pastejo rotacionado e chegando ao final da seca por igual e baixo no maximo 20 cm, sem vedar, vedou ele morre. Vou testar novas variedades, como dunamis e o sarandi. Mais é preocupante demais esta situação!!!!
Tô com esse problema num pasto pequeno de 10 hectares em que 50% das touceiras morreram. Como tá na época da chuva, tem ums poucas folhas amareladas. Será que se jogar um adubo foliar, recupera pra mais um ano?
Alta lotação da planilha de exell é lindo...no caso aí período de soja muito tempo ...pode ter sais acumulados.... intensificação não é fácil, ouvir técnico que não tem vaca é muito temerário!!!!
@mariaisabelalasmar8222 Lula não come capim, não rumina e não tem dois estômagos. Nem reza pra pneus e muito menos é responsável por pelo menos 700 mil mortes por descaso e descalabro. Gostou. Ou quer mais. Adoro as mulheres. Por mim, o mundo seria feito de eu, e as mulheres.
Eu recomendaria nesse caso uma análise biológica desse solo. A famosa BIOAS que a embrapa desenvolveu. Muitas vezes o solo pode ta saudável quimicamente mas se nao tiver as enzimas e os micro-organismos necessários esse adubo nao fica disponível para absorção pelas plantas
Tem caroço nesse angu, antigamente não tinha cigarrinha, não tinha lagarta e agora essa morte súbita de capim, a grande verdade é que o nosso Agro incomoda muita gente, isso vem de fora.
Boa noite aqui no sudoeste da Bahia o capim buffel acabou ficando todo seco as sementes ainda não estavam prontas aí veio.Nao sabemos se foi um eclipse ou manchas solares
Vi morte total de capim numa propriedade de pecuária em Nova Mutum, MT. Apos o levantamento do solo vi o que estava pegando. Chocante ver uma propriedade como esta nesta situação.
Não seria interessante testar o plantio de árvores (acácia australiana) e adubação verde intercalado com o pasto? Poderiam testar o solo mais profundo.
Será que não tem ligação com o aumento da plantação de soja, moro cidade pequena interior de Rondônia, aqui nos últimos anos a soja tomou conta, e reparei que nos terrenos vazios era pura brachiara e agora não se vê mais, o que tomou de conta é o amargoso um capim resistente ao randap
Não entendo nada mas moro faz 25 anos numa casa com uns 350m2 de grama (frente e fundo) este ano pela 1ª vez morreu mais da metade da grama (esmeralda) não molho todo dia, mas nunca molhei direto. Temos também 3 vasos grandes com um tipo de coqueirinho, palmeira não sei o nome. Eles vieram da casa anterior tem 38 anos nunca molhei, só chuva, e os 3 esse ano morreram e fica longe um do outro. Então algo diferente que veio do céu ou calor demais. * Não acredito em aquecimento global (conspiração) . 🤔
Penso que tem a ver com as sementes. Essa moda de grafitada ou incrustada. Inventaram isso para ganhar mais dinheiro. Antes plantávamos 10 kg / hc. Agora recomendam até 05 kg. Será que com essas intervenções o sistema radicular não foi prejudicado?
Os capins africanos aqui em casa morreram mas os nativos tomaram conta! Minha atenção foram a quantidade de mangabeiras que secaram e não brotaram mais...obs: não uso e nunca usei capina química e nenhum produto similar!
Também essa moda de intensificar a lotação de animais. Se quiser intensificar faça confinamento ou pivô. Alguém sabe informar se tem mortalidade em pivôs? Talvez não. Chove todos os dias. A planta não sofre stress hídrico.
Na minha região interior de Goiás não está compensando fazer correção de solo em áreas arenosas mais, no segundo ano não volta um pé de capim mais. E depois disso tudo o gado não tem preço, e a previsão é picanha de graça !
,sou pecuarista no Sul do Pará aqui na minha propriedade morreu braquiária brizanta , em 2016 , e agora com o mesmo diagnóstico nos dois casos morreu após ataque de lagarta onde tirei o gado imediatamente não morreu , onde ficou t gado a brizanta morreu
Tenho uma fazenda que está formada a mais de 30 anos só morreu o zuri de 4 anos de forma e o massai de 2 anos formados terra acima de 35 de argila nunca joguei calcário, adubo e nem um tipo de herbicida só tem eu com pasto o resto em volta da fazenda virou tudo soja
O uso do solo com pesticidas e desmatamento não tem nada a ver com isso, né?!😮 Ou o Agro cessa esse sistema agressivo com a natureza e começa a reflorestar e trabalhar no sistema de sintrópico(agroflorestas), ou será o fim do próprio Agro!
Tive esse problema... Recebi varias críticas e todas as culpas voltava pra mim. Mas achei que estava relacionado a sementes. O campim ja nasce com Validade de permanência Curta. Tenho Pasto Morto que nem foi pastejado. Usei semente mais comun e passei a seca bem esse Ano.
Boa Noite meu amigo não é nada disso amigo aqui no meu vizinho morreu duas quadras de pastor e o resto tá bom e aqui é formado o pasto da forma antiga. Aqui no Pará o que é mais importante que parece que quando queima o pasto não morre porque o meu não morre porque queimou e o do vizinho do lado morreu tudo.
Isto é gado de mais por alqueires, O quê a caba com pasto é pé não é boca, eu aqui no Pará mantenho 7 Reis entre grandes e pequenos e não tenho problemas
Enquanto Vcs não voltar a plantar árvores a terra não suporta o calor planta árvores frutíferas fazendeiro só pensa em lucro esquece que os animais precisam de alimentar pássaros Deus tá cobrando a ambição dos fazendeiros que só pensam no lucro
Os desmatadores estão acabando com a Amazônia, que é de onde vêm as chuvas para o centro-oeste, então as secas estão cada vez mais frequentes e severas. Mas o pessoal do agro é cabeça-dura o suficiente para não ver o problema e continua a criticar todos que querem parar a destruição da Amazônia.
Sou de Altamira-PA e estamos enfrentando os mesmo problemas. Ataque de lagartas, percevejo, matando completamente o capim, inclusive com reinfestacao de areas ja tratadas
Antigamente a gente queimava os pastos,um de cada vez, hoje não pode mais
Sou eng agrônomo na região de Três Lagoas - MS, consultor em pecuária. Observo esse problema desde a severa seca de 2019. O diagnóstico é que os solos mais pobres são mais suscetíveis à morte súbita, mas o maior problema é a altura de pasto no período da seca. As plantas perdem água pela folha e por outras estruturas aéreas e quanto maior a essa parte aérea, mais a planta se desidrata, isso somado à outro fatores, pragas de solo e baixa fertilidade. Recomendo que façam essa comparação, as áreas que morreram sempre passaram a seca com mais 'bucha' ou 'massa' no período da seca quando comparada com as áreas que não morreram.
Talvez a solução seria roçar esses pastos antes da entrada das águas ?
Para a síndrome da mortalidade do capim braquiarao ocorrer necessita de um solo com alto teor de argila/silte para haver retenção de água no solo e deficiência de oxigênio ao capim. Isto é provavelmente Blissus sp.
Parece ser uma doença
Essas crases não existem. ".. suscetíveis a morte" e " ..somado a outros fatores." Suscetíveis é um adjetivo, como tal, não exige preposição. Outros fatores é plural masculino ....
@@brennoribamar7840 eu recomendo utilizar a pastagem no período da seca, quando não tiver mais folha disponível, fazer a roçada, dentro do período da seca mesmo, quanto mais tempo tiver parte aérea exposta à estas condições extremas, maior será a morte por desidratação.
São capins oriundos de melhoramento genético. Tem de voltar com capins tradicionais adaptados as condições da terra.
Na minha região morreu capim pangola introduzido a mas de 300 anos.
Na nossa propriedade em Mineiros-GO morreram pastos inteiros de braquiarão que haviam sido reformados a um ano e dois anos e morreu também pasto inteiro de humidicula formado à mais de vinte anos. Detalhe, áreas que foram feitas calagem e gessagem à dois anos...
Vários comentários pertinentes, mas com supostos diagnósticos com causas isoladas. Com certeza uma interação de causas: compactação(intensificação, maior pisoteio), falta de aeração, nematoides, fungos/bactérias, monocultura(só uma espécie na área e sem rotação, altas temperaturas, seca prolongada. Mas o mais plausível no meu ponto de vista, é uma alta incidência de fungos como rizoctonia, fusarium ou outros, potencializado por nematoide e fatores abióticos como seca, falta de aeração e baixa população de microbióta benéfica.
Sou pecuarista aqui na cidade de Nova Marilândia MT, e aqui também tem muitas fazendas com o mesmo problema.
É claro que existem vários problemas que ajudam a causar isso, a seca, as pragas de insetos a altura do pasto em fim tudo isso.
mais penso que essas variedades de capim genéticamente modificada pode ter alguma culpa nesses casos.
eu ja percebi que essas novas variedades de capim quando dão sementes nasce muito poucas.
Lembro que meu avô só plantava o capim brizanthan e não tinha isso de não nascer as sementes e nem morrer as pastagens!
NOM na área eles querem ferrar com o agro em geral ! Esta em sua agenda 2030 !
EM 2023 PASSEI 4 MESES EN GOIĀNIA, CALOR DE 39 GRAUS , ESPERAVA A 3 MESES AQUÍ NA ESPAÑA A TEMP BAIXAR, QUANDO VOLTEI O CALOR AÍ SEGUIU MAIS ALGUNS MESES ! ACHO QUE ESTA PASSANDO FATURA !
Sou pequeno produtor no leste de minas, o nosso braquiarao está morrendo também. Desde 2021.
Aqui no noroeste do MT ninguém planta mais o brizanta ou conhecido por muitos como o branquiarao que morre tudo
Em Roraima, na minha fazenda, aconteceu a mesma coisa com o capim marandu, morreu de repente, dessa mesma forma
Sou de Brasil novo, Pará estamos sofrendo com ataques de percevejos, pulgas saladeira, esta devastando nossas pastagens.
Na minha opinião pode ser esses aviões (jatos) que passam soltando esses rastros químicos no céu!! Podem reparar sempre de manhã ou tarde e agora a noite também)
Verdade !
E se o problema e a semente?
Eu acho q vc tá certa..
Cada ano que passa o sol está mais forte, acho que chegará um tempo que será muito complicado, ....
kkkkkkkk Chentrios isso sim Nova ordem mundial acabando com o agro !
Juina, MT
Também estamos tendo este problema.
Tenho pastos que deu morredera no mg5 e Marandu só sobrou o capim massai . Juara mt
Isso vem fe cima pra baixo
Uma certas passagens de asas soltando um rastro pelo ar
Achei um desperto Parabéns !
Parauapebas Pará o meu também morreu
Já viram falar de uma tal ondas baixa frequência? Diz que essas ondas aumenta a produtividade, se essa onda pode alterar alguma coisa, sei não viu
Isto e o fenômeno chamado desertificação das terras
Sou zootecnista, minha propriedade fica na cidade de Chapada dos Guimarães - MT, perdi muito pasto em 2019, o que notei que nas terras arenosas as brachiarias nao tem mais viabilidade devido a morte subita, o que fiz foi diversificar, tenho andropogon, dictyoneura, massai, tamani, mombaça e um resto de brizantha. Porem ate o massai passouva morrer e em pequena proporção até o andropogon morreu. Notei no caso do massai e andropogon que não se pode vedar e nem rapar demais, porem de tempo em tempo passa o gado para cortar todos os plquetes e nunca deixar ele sem boca do boi, assim, com este manejo, parou de morrer o capim aqui. Tenho mantido o massai e o andropogon sempre desafiado com pastejo rotacionado e chegando ao final da seca por igual e baixo no maximo 20 cm, sem vedar, vedou ele morre.
Vou testar novas variedades, como dunamis e o sarandi. Mais é preocupante demais esta situação!!!!
Tô com esse problema num pasto pequeno de 10 hectares em que 50% das touceiras morreram. Como tá na época da chuva, tem ums poucas folhas amareladas. Será que se jogar um adubo foliar, recupera pra mais um ano?
Tô lutando com esse problema a um bom tempo! Tenta e só ameniza o problema não resolve.
Alta lotação da planilha de exell é lindo...no caso aí período de soja muito tempo ...pode ter sais acumulados.... intensificação não é fácil, ouvir técnico que não tem vaca é muito temerário!!!!
Tem gado. 58 milhões comendo graminha, como vai ficar verdinhas ?? Efeito Bolsonaro.
@@valdirsilva9842ahh entendi.. então agora essa seca , morte e destruição do pasto é efeito Lula😂, faz sentido sim
@mariaisabelalasmar8222 Lula não come capim, não rumina e não tem dois estômagos. Nem reza pra pneus e muito menos é responsável por pelo menos 700 mil mortes por descaso e descalabro. Gostou. Ou quer mais. Adoro as mulheres. Por mim, o mundo seria feito de eu, e as mulheres.
Eu recomendaria nesse caso uma análise biológica desse solo. A famosa BIOAS que a embrapa desenvolveu. Muitas vezes o solo pode ta saudável quimicamente mas se nao tiver as enzimas e os micro-organismos necessários esse adubo nao fica disponível para absorção pelas plantas
Só melhora quando prenderem o mito. E os 58 milhões de gados baixarem a bola.
Boa Noite aqui no estado do Acre está na mesma situação
Tem caroço nesse angu, antigamente não tinha cigarrinha, não tinha lagarta e agora essa morte súbita de capim, a grande verdade é que o nosso Agro incomoda muita gente, isso vem de fora.
Falou a verdade
@@josehumbertovinhal8390 deve ser o PT!!
Aí tem a mão do PT.
A morte pode ser uso continuo de erbicida ou excesso de erbicida
Boa noite aqui no sudoeste da Bahia o capim buffel acabou ficando todo seco as sementes ainda não estavam prontas aí veio.Nao sabemos se foi um eclipse ou manchas solares
Vi morte total de capim numa propriedade de pecuária em Nova Mutum, MT. Apos o levantamento do solo vi o que estava pegando. Chocante ver uma propriedade como esta nesta situação.
Boa tarde, parceiro. Pode nos dizer o que você encontrou nas suas análises? Obrigado.
Num será fungos de solo.
Houve percepção de rastros químicos sobrevoando a região?
Foi instalado algum sistema de 5G na região?
Sou pequeno produtor aqui em brasnorte aqui morreu o marandu brizanta
Sou de Jataí Goiás, aqui também morreu as manchas, argila, solo relativamente corrigido, a braquiaria sente mais, estava muito bem formado
Não seria interessante testar o plantio de árvores (acácia australiana) e adubação verde intercalado com o pasto? Poderiam testar o solo mais profundo.
E' mais morreram os altos , as baixadas não, então tem a ver com umidade
Edvaldo Galdino da Silva, Pimenta Bueno ,Rondinia- minha pastagem morreu quase tudo.
Efeito Bolsonaro. Com o gado faminto, não tem pé e pescoço de frango que dê conta. Aí partiram pras graminias. Legal né.
Será que não tem ligação com o aumento da plantação de soja, moro cidade pequena interior de Rondônia, aqui nos últimos anos a soja tomou conta, e reparei que nos terrenos vazios era pura brachiara e agora não se vê mais, o que tomou de conta é o amargoso um capim resistente ao randap
Aqui em três Lagoas o percevejo castanho tem aumentado bastante.
Não entendo nada mas moro faz 25 anos numa casa com uns 350m2 de grama (frente e fundo) este ano pela 1ª vez morreu mais da metade da grama (esmeralda) não molho todo dia, mas nunca molhei direto. Temos também 3 vasos grandes com um tipo de coqueirinho, palmeira não sei o nome. Eles vieram da casa anterior tem 38 anos nunca molhei, só chuva, e os 3 esse ano morreram e fica longe um do outro. Então algo diferente que veio do céu ou calor demais. * Não acredito em aquecimento global (conspiração) . 🤔
Características semelhantes a ocorrência de Blissus sp.
Aqui em Estreito Maranhão, o meu capim está morrendo tudo e não vai dar tempo de reformar
Tenho uma propriedade aqui no Tocantins, há 2 anos venho perdendo partes das pastagens, zuri, marandu e também dunamis, não sei mais o que fazer...
Qual é o seu município no TO? Tô com esse problema no Norte de Goiás quase divisa com Tocantins
@hgpjv centro do estado perto de paraíso do Tocantins
@hgpjv fica perto de paraíso do Tocantins
Aqui perto de Araguaína tbm tá morrendo desse jeito. Replantio e morre
Sou do Norte d minas ! Aqui também ta morrendo capim... E as terras ta infestada de cupins
Penso que tem a ver com as sementes. Essa moda de grafitada ou incrustada. Inventaram isso para ganhar mais dinheiro. Antes plantávamos 10 kg / hc. Agora recomendam até 05 kg. Será que com essas intervenções o sistema radicular não foi prejudicado?
Usei semente normal e morreu tbm
Minha fazenda na Caiaponia-go aconteceu a mesma coisa 2023 é agora 2024 acabou o resto do capim
Região de Uberlândia, grande mortalidade de piatã e marandu.
em um pasto meu ....morreu Marandu e nao atacou o Mavuno junto...vai saber....pegou um pouco do Zuri
Solo arenoso
Planta 60% da propriedade d dictoneira x estilosante Campo Grande e outros 40% capim andropongo
Sou um leigo no assunto, mais não seria um efeito colateral pelo o uso de defensivo ao longo dos anos nessas terras 🤔
Essa morredera já acontece a muito tempo aqui no mt é causada por um fungo
Os capins africanos aqui em casa morreram mas os nativos tomaram conta! Minha atenção foram a quantidade de mangabeiras que secaram e não brotaram mais...obs: não uso e nunca usei capina química e nenhum produto similar!
Tudo bem este ano em minas gerais está acontecendo no triângulo mineiro até mesmo a grama boiadeira está morrendo na região de Ituiutaba
RONDÔNIA ALTO PARAÍSO ESTARMOS COM O MESMO PROBLEMA.
Á TAL MORTE SÚBITA.
Também essa moda de intensificar a lotação de animais. Se quiser intensificar faça confinamento ou pivô. Alguém sabe informar se tem mortalidade em pivôs? Talvez não. Chove todos os dias. A planta não sofre stress hídrico.
Na minha região interior de Goiás não está compensando fazer correção de solo em áreas arenosas mais, no segundo ano não volta um pé de capim mais. E depois disso tudo o gado não tem preço, e a previsão é picanha de graça !
,sou pecuarista no Sul do Pará aqui na minha propriedade morreu braquiária brizanta , em 2016 , e agora com o mesmo diagnóstico nos dois casos morreu após ataque de lagarta onde tirei o gado imediatamente não morreu , onde ficou t gado a brizanta morreu
Tenho uma fazenda que está formada a mais de 30 anos só morreu o zuri de 4 anos de forma e o massai de 2 anos formados terra acima de 35 de argila nunca joguei calcário, adubo e nem um tipo de herbicida só tem eu com pasto o resto em volta da fazenda virou tudo soja
tem de ter uma esprecação das empresas que desenvolve as variedades de capim
O uso do solo com pesticidas e desmatamento não tem nada a ver com isso, né?!😮 Ou o Agro cessa esse sistema agressivo com a natureza e começa a reflorestar e trabalhar no sistema de sintrópico(agroflorestas), ou será o fim do próprio Agro!
Tive esse problema...
Recebi varias críticas e todas as culpas voltava pra mim.
Mas achei que estava relacionado a sementes.
O campim ja nasce com Validade de permanência Curta.
Tenho Pasto Morto que nem foi pastejado.
Usei semente mais comun e passei a seca bem esse Ano.
Boa Noite meu amigo não é nada disso amigo aqui no meu vizinho morreu duas quadras de pastor e o resto tá bom e aqui é formado o pasto da forma antiga. Aqui no Pará o que é mais importante que parece que quando queima o pasto não morre porque o meu não morre porque queimou e o do vizinho do lado morreu tudo.
estranho ate agora nao houve problema, pode ser rastros quimicos lançado por avioes.
O que está mantendo ondas ELETROMAGNÉTICA VIA SATÉLITE !!
Andropogon não morre
So de colniza mt fas 3 anos k brigo com este pobrema nao nada resolve
@@valdivinoparpineli1676 já tentou plantar decumbens e Humidcula nas falhas ?
Terra pobre e' conversa , os meus que morreram são croa de jatoba
Isto é gado de mais por alqueires,
O quê a caba com pasto é pé não é boca, eu aqui no Pará mantenho 7 Reis entre grandes e pequenos e não tenho problemas
Enquanto Vcs não voltar a plantar árvores a terra não suporta o calor planta árvores frutíferas fazendeiro só pensa em lucro esquece que os animais precisam de alimentar pássaros Deus tá cobrando a ambição dos fazendeiros que só pensam no lucro
Pecado na semana santa é encher o bucho,comer moderadamente não é pecado.
Onde morreu branquiaria no meu pasto aqui em Rondônia só planto humidicola, dá certo
Em casa em Mineiros-GO, morreu braquiarão e humidicula também.
Cigarrinha da raiz
Ta explicado e o desecante da soja ao longo de mts anos fica na terra
Também tive esse problema e nunca plantamos culturas anuais
O tempo é o senhor da razão....desma tamentos , sumiço das nascentes, aves , animais , tudo etc etc.... cada dia mais a " cobrança " virá !!!!😮😮😮
Esses bonsonarista são idólatras e Jesus Cristo disse sem mim nada poderes fazer
Os desmatadores estão acabando com a Amazônia, que é de onde vêm as chuvas para o centro-oeste, então as secas estão cada vez mais frequentes e severas. Mas o pessoal do agro é cabeça-dura o suficiente para não ver o problema e continua a criticar todos que querem parar a destruição da Amazônia.
O Senhor Jesus Cristo está voltando,acorda Srs pecuarista vcs fizeram de Bonsonaro um mito vcs plantaram agora tem que colher
Não concodo com vc. LULA já vem quebrando o Brasil já faz tempo. Só vcs que não percebem isso.
Aí nesta região só tem destruidor de ecossistema. Coisa boa tomara que vire tudo deserto
Assim vai acabar com seu capim matinal !
lula acabando com a comida dos eleitores
PASTO ?? NÃO SERIA PASTOR ?? PRA MIM QUANTO SE DIZ PASTO, FOI O GADO QUE PASTO!