Doenças do sono

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 20 окт 2024
  • Passamos cerca de um terço da nossa vida a dormir. Uma pessoa com 90 anos de idade, por exemplo, esteve 30 anos a dormir.
    Dormir não é um desperdício de tempo nem um mero estado de repouso. Enquanto dormimos estão a decorrer no nosso cérebro e no nosso corpo funções biológicas indispensáveis para a nossa saúde e bem-estar. Infelizmente, a sociedade atual não valoriza o sono adequadamente.
    O sono é muitas vezes desvalorizado e encarado como tempo perdido. Reduzir o tempo de sono para aumentar o tempo disponível para estar ativo ou a trabalhar, passou a ser a regra.
    O sono tem uma função restauradora. Enquanto dormimos, o nosso corpo restaura e regula importantes funções vitais como a função imune, que nos protege de infeções e outras doenças, ou o próprio crescimento.
    Dormir também é fundamental para o nosso cérebro. Enquanto dormimos, o nosso cérebro mantém-se muito ativo e em algumas áreas até está mais ativo do que durante a vigília. O sono, por exemplo, ajuda a consolidar funções como a memória.
    É sobre isto - e sobre o que podem provocar a privação de sono e as noites mal dormidas - que conversamos, neste episódio de O MÉDICO ESPECIALISTA RESPONDE, com a pneumologista do Hospital da Luz Vila Real, Bebiana Conde, responsável pela consulta do sono neste Hospital.
    Os especialistas do Hospital da Luz falam de todos os temas de saúde sem tabus e sem reservas. Siga e subscreva todos os programas do podcast Hospital da Luz.

Комментарии •