Atenção 1: os termos de uso do GEE mudaram, agora você precisa vincular o GEE a um projeto em nuvem e informar que o uso é não comercial (caso se aplicar, earthengine.google.com/noncommercial/) para conseguir baixar o dado sem pagar. Então você deve acessar um e-mail que o GEE provavelmente enviou para você informando que precisa configurar sua conta no Cloud projects e fazer todos os procedimentos pedidos (ou pode seguir os passos deste link developers.google.com/earth-engine/guides/transition_to_cloud_projects). Depois voltar no editor do GEE e criar uma pasta do MAPBIOMAS em "Cloud Assets" e inserir o shapefile dentro dessa pasta, não mais "Legacy Assets". Por fim, vai selecionar a tabela pelo toolkit do mapbiomas normalmente, escolhendo esse novo caminho. Atenção 2: caso não consiga importar a tabela no GEE, faça alguns testes para tentar solucionar o problema: verifique se você escreveu corretamente o nome da pasta, precisa ser "MAPBIOMAS"; mude o SRC do shapefile para 4326 (WGS84); teste com um limite municipal para verificar se o problema está no seu shapefile ou não; verifique se o shapefile possui algum erro topológico (e corrija antes); verifique se a quantidade de vértices do shapefile está acima do que o que o GEE suporta (simplifique o polígono). Se nada funcionar, você pode baixar o dado sem importar uma área de estudo, utilizando as opções de recortes territoriais disponíveis no toolkit ou baixando do site, e depois recortar o raster em um SIG com base na sua área de estudo. Temos vídeos com outras formas de download e recorte de raster: ruclips.net/video/Mj3tUzzkqmU/видео.html , ruclips.net/video/UWXM_acoOh4/видео.html e ruclips.net/video/6GmPHnesPDs/видео.html
Em relação a não visualização na lista de tabelas, sugiro sempre que criar a pasta, usar o nome MAPBIOMAS. Passei por esse problema e só quando mudei o nome da pasta é que deu certo.
Olá, para baixar apenas as estatísticas, você pode clicar no link sobre cicatrizes de fogo aqui: brasil.mapbiomas.org/estatisticas/. Para baixar o raster você tem que acessar o site do mapbiomas (brasil.mapbiomas.org/colecoes-mapbiomas/) e clicar na opção Mapbiomas Fogo ao invés de uso e cobertura, só que teria que baixar para o Brasil inteiro e em algum SIG obter os dados por município.
Olá! Obrigado por sempre nos ajudar. Outra vez, eu segui todos os passos explicados no vídeo e deu tudo certo. Contudo, como precisei novamente extrair esses dados do Mapbiomas, adicionei a camada shapefile no Asset, mas não apareceu na lista do Tables. O que vocês acham que posso estar errando?
O seu canal é ótimo ja me ajudou muito. Mas estou com um problema na hora da tabela, não esta aparecendo o user. Quando eu encaminho os dados do shp ele não vai direto para a pasta que criei.
ola, muito bom o video. Eu ja trabalhei com dados mapbiomas, mas apos meses, fui acessar novamente, os vetores que adicionei nao aparecem no Table. Fiz de tudo...
Esta comunicação entre o MapBiomas e o GEE é muito útil! Porém eu tive um problema: carreguei meu shape, mas ele não aparece na seção de tabela. Saberia me auxiliar?
@@Geoaplicada obrigada! O shape que estou tentando incluir é o do car (ba base do sicar, do estado do Pará). Estou desconfiada que ele é muito grande para o gee...mas onde posso conferir?
@@TianaAssis você está inserindo todos os polígonos do CAR do Pará inteiro? Realmente é grande demais, deve ser esse o problema, fora os erros topológicos que o CAR custuma ter. Se você realmente tem que fazer isso precisa fazer um tratamento nos dados antes de importar no GEE. Este artigo fez tratamento do CAR: iopscience.iop.org/article/10.1088/1748-9326/acd20a
Seu conteúdo é maravilhoso, me ajuda sempre. No entanto, segui todos os seus passos, inclusive os de outros canais e, mesmo assim, a minha pasta do Mapbiomas com o meu shp não aparece nas opções de tables do code. Você sabe como contornar isso?
Oi!! Você pode me ajudar? Demora muito para fazer a exportação do TIF para o google drive? Já testei pelo bioma e fui reduzindo até o nível de município, mas não consigo exportar pro drive
Olá, segui o video e fiz exatamente como fez, mas não aparece meu shape no Tables, sabe me falar o porque? O meu shape tem alguns atributos, sera que é isso? mas carrega normalmente. Qual SRC recomenda usar?
Olá Rodrigo, seu shapefile é muito grande? Tem muitas linhas na tabela de atributos? Sobre o SRC, já importei em geográficas no datum SIRGAS2000 e já importei em UTM no datum SIRGAS 2000 e funcionou.
O meu não tava dando certo. Fui verificar cada uma das extensões e tinha uma que não aparecia no mapbiomas: .qmd. Tirei ela e selecionei as outras e deu certo =)
já adicionaram esta informação: "Starting November 13, 2024, all Earth Engine access will require a Cloud project. We will be limiting quotas for accounts without Cloud projects starting September 16, 2024."
@@rafaelmoraes. não estou sabendo, duas semanas atrás consegui acessar normalmente, mas pode ser que algo tenha mudado :( sugiro perguntar no grupo do GEE no telegram t.me/GEEBrasil ou no fórum de dúvidas do Mapbiomas: forum.mapbiomas.org/
@@rafaelmoraes. dando um retorno: os termos de uso do GEE mudaram, agora você precisa vincular o GEE a um projeto em nuvem e informar que o uso é não comercial (caso se aplicar) para conseguir baixar o dado sem pagar. Então você deve acessar um e-mail que o GEE provavelmente enviou para você informando que precisa configurar sua conta no Cloud projects e fazer todos os procedimentos pedidos (ou pode seguir os passos deste link developers.google.com/earth-engine/guides/transition_to_cloud_projects). Depois voltar no editor do GEE e criar uma pasta do MAPBIOMAS em "Cloud Assets" e inserir o shapefile dentro dessa pasta, não mais "Legacy Assets". Por fim, vai selecionar a tabela pelo toolkit do mapbiomas normalmente, escolhendo esse novo caminho.
Boa noite. Minha pasta de usuário não aparece na aba table, embora eu tenha conseguido importar e visualizar o arquivo dentro do GEE. O que pode ter acontecido?
@@Mendes176 parece que é um problema que o pessoal do Mapbiomas está tentando resolver. Enquanto isso sugiro baixar sem importar a área de estudo, utilizando as opções de recortes territoriais disponíveis no toolkit e depois recortar em um SIG.
Eu segui todos os passos. Entretanto, depois que eu carrego a área de estudo na plataforma, e ao executar o script, a área não aparece na opção das tabelas. Saberia me dizer o pq disso ?
@@Geoaplicada usei. Fiz conforme você orientou no vídeo. Não aparece em nenhum momento a opção para inserir a área. E quando eu insiro na plataforma, ao rodar o código do MapBiomas, o limite some
@@thiaguinhogalo seguem outras opções para você testar: mudar o SRC do shapefile para 4326 (WGS84); testar com um limite municipal para verificar se o problema está no seu shapefile ou não; verificar se o shapefile possui algum erro topológico (e corrigir antes); verificar se a quantidade de vértices do shapefile está acima do que o que o GEE suporta (e simplificar o polígono).
@@Geoaplicada fiz a mudança de SRC, testei com o limite do meu município, não existe erros topológicos e mesmo assim não deu. A questão dos vértices eu não soube verificar, entretanto, como se trata de uma Bacia Hidrográfica importante do meu estado, e os dados estão disponíveis no IDE-Sisema de MG, entendo que seria uma base válida. E caso simplifique os vertices, imagino que iria alterar o tamanho e área da Bacia, impossibilitando a análise real. O que será que eu posso fazer ?
@@thiaguinhogalo é, se não for um erro no script do Mapbiomas, não sei mais o que pode ser, você teria que entrar em contato com eles. Outra opção é baixar para uma área maior que sua bacia, sem importar um shapefile (vídeo: ruclips.net/video/Mj3tUzzkqmU/видео.htmlsi=Jf72rhq-oakMr03n) e depois fazer um recorte do raster usando máscara no QGIS (ruclips.net/video/6GmPHnesPDs/видео.htmlsi=dLCLGuIADnPnvSGg).
Olá, você tem que acessar o site do mapbiomas (brasil.mapbiomas.org/colecoes-mapbiomas/) e clicar na opção de desmatamento ao invés de uso e cobertura.
Eu até comentei o erro que tava dando aqui com a extensão .qmd Fui tentar fazer agora pra outra área e não aparece pra inserir na parte da tabela, no final do lado direito, de jeito nenhum. Já tentei 3 vezes e nada. Aparece na pasta do lado esquerdo, mas pra selecionar e fazer o recorte não vai =/
@@Geoaplicada Sim! Abri no qgis antes de abrir lá no GEE e usei pra fazer os mapas base tbm. Ele só não aparece na hora do recorte, mas aparece lá na pasta em cima, do lado esquerdo em "tasks".
@@carolinapeixoto3193 umm, na hora de criar a pasta para inserir o vetor você escreveu "MAPBIOMAS"? Se sim, sugiro baixar por um limite maior que a sua área de estudo, usando o toolkit deles mesmo (por exemplo, um bioma, um estado) e recortar no QGIS
Obrigada pelo vídeo, eu adoro seus conteúdos. Porém segue dando este erro para mim: Error: Projection exception. Ensure the projection is specified correctly and the coordinates are within its valid area. Detailed error: Unable to transform edge (318624.380192, 7403586.082604 to 318624.380201, 7403586.082560) from EPSG:4326 PLANAR to EPSG:4326.. (Error code: 3)
Atenção 1: os termos de uso do GEE mudaram, agora você precisa vincular o GEE a um projeto em nuvem e informar que o uso é não comercial (caso se aplicar, earthengine.google.com/noncommercial/) para conseguir baixar o dado sem pagar. Então você deve acessar um e-mail que o GEE provavelmente enviou para você informando que precisa configurar sua conta no Cloud projects e fazer todos os procedimentos pedidos (ou pode seguir os passos deste link developers.google.com/earth-engine/guides/transition_to_cloud_projects). Depois voltar no editor do GEE e criar uma pasta do MAPBIOMAS em "Cloud Assets" e inserir o shapefile dentro dessa pasta, não mais "Legacy Assets". Por fim, vai selecionar a tabela pelo toolkit do mapbiomas normalmente, escolhendo esse novo caminho.
Atenção 2: caso não consiga importar a tabela no GEE, faça alguns testes para tentar solucionar o problema: verifique se você escreveu corretamente o nome da pasta, precisa ser "MAPBIOMAS"; mude o SRC do shapefile para 4326 (WGS84); teste com um limite municipal para verificar se o problema está no seu shapefile ou não; verifique se o shapefile possui algum erro topológico (e corrija antes); verifique se a quantidade de vértices do shapefile está acima do que o que o GEE suporta (simplifique o polígono). Se nada funcionar, você pode baixar o dado sem importar uma área de estudo, utilizando as opções de recortes territoriais disponíveis no toolkit ou baixando do site, e depois recortar o raster em um SIG com base na sua área de estudo. Temos vídeos com outras formas de download e recorte de raster: ruclips.net/video/Mj3tUzzkqmU/видео.html , ruclips.net/video/UWXM_acoOh4/видео.html e ruclips.net/video/6GmPHnesPDs/видео.html
Códigos e descrição das classes das coleções do Mapbiomas: brasil.mapbiomas.org/codigos-de-legenda/
Excelente video e super didático. Baixei para uma bacia e retornou o arquivo certinho. Obrigada ;-)
Obrigada, Minella! :)
To analisando dados para o meu tcc e vc me salvou! Estava bem nervosa pq todos os caminhos que estava indo deram errado. Obrigada!!!
Em relação a não visualização na lista de tabelas, sugiro sempre que criar a pasta, usar o nome MAPBIOMAS. Passei por esse problema e só quando mudei o nome da pasta é que deu certo.
Parabéns pelo vídeo👏🏿👏🏿👏🏿. Estou utilizando os dados do MapBiomas no meu primeiro artigo 👍🏿
Excelente vídeo! Tem me ajudado bastante para automatizar o download das imagens, principalmente para a análise das áreas urbanizadas. Gratidão!!
Jocilene, você fantástica
Excelente vídeo, parabéns.
excelente! obrigada, você é demais
Muito obrigada pela dica!!! Ajudou muito.
Muito bons seus vídeos!
Como faço pra baixar os dados de ocorrência anual de cicatrizes de fogo por município brasileiro?
Olá, para baixar apenas as estatísticas, você pode clicar no link sobre cicatrizes de fogo aqui: brasil.mapbiomas.org/estatisticas/. Para baixar o raster você tem que acessar o site do mapbiomas (brasil.mapbiomas.org/colecoes-mapbiomas/) e clicar na opção Mapbiomas Fogo ao invés de uso e cobertura, só que teria que baixar para o Brasil inteiro e em algum SIG obter os dados por município.
Olá! Obrigado por sempre nos ajudar.
Outra vez, eu segui todos os passos explicados no vídeo e deu tudo certo. Contudo, como precisei novamente extrair esses dados do Mapbiomas, adicionei a camada shapefile no Asset, mas não apareceu na lista do Tables. O que vocês acham que posso estar errando?
Olá, de nada Igor. Quando você criou a pasta usou o nome "MAPBIOMAS"?
@@Geoaplicada Olá! Era o nome da pasta que estava errado mesmo. Muito obrigado! =)
Muito bom! 👏🏻
Ótimo video!
O seu canal é ótimo ja me ajudou muito. Mas estou com um problema na hora da tabela, não esta aparecendo o user. Quando eu encaminho os dados do shp ele não vai direto para a pasta que criei.
Resolvido estava eu estava inserido _ entre as map e biomas.
ola, muito bom o video. Eu ja trabalhei com dados mapbiomas, mas apos meses, fui acessar novamente, os vetores que adicionei nao aparecem no Table. Fiz de tudo...
problema resolvido, estava logado como cloud project.
Esta comunicação entre o MapBiomas e o GEE é muito útil! Porém eu tive um problema: carreguei meu shape, mas ele não aparece na seção de tabela. Saberia me auxiliar?
Olá Tiana, veja por favor o comentário fixado no vídeo, porque você pode fazer vários testes.
@@Geoaplicada obrigada! O shape que estou tentando incluir é o do car (ba base do sicar, do estado do Pará). Estou desconfiada que ele é muito grande para o gee...mas onde posso conferir?
@@TianaAssis você está inserindo todos os polígonos do CAR do Pará inteiro? Realmente é grande demais, deve ser esse o problema, fora os erros topológicos que o CAR custuma ter. Se você realmente tem que fazer isso precisa fazer um tratamento nos dados antes de importar no GEE. Este artigo fez tratamento do CAR: iopscience.iop.org/article/10.1088/1748-9326/acd20a
Obrigada pela indicação, vou ver como foi feito
Como classificar todas as classes que aparecem no qgis? Tem algum tutorial ?
Oi Herivelto, você se refere a colorir cada classe? Se sim, este vídeo pode ajudar: ruclips.net/video/tWgsIVtLxAE/видео.htmlsi=mFPI2hHhHcNmGE8_
Seu conteúdo é maravilhoso, me ajuda sempre. No entanto, segui todos os seus passos, inclusive os de outros canais e, mesmo assim, a minha pasta do Mapbiomas com o meu shp não aparece nas opções de tables do code. Você sabe como contornar isso?
Olá Andressa, como é seu shapefile? Ele possui apenas um polígono na tabela de atributos ou tem vários? Qual o SRC que está usando?
Oi!! Você pode me ajudar?
Demora muito para fazer a exportação do TIF para o google drive?
Já testei pelo bioma e fui reduzindo até o nível de município, mas não consigo exportar pro drive
Olá, não deve demorar. Seu drive está com espaço disponível para ele colocar o dado baixado lá?
Ótimo vídeo!
Tentei rodar para várias áreas mas só me retornou a task de tabela com os dados, não gerou a imagem.
Olá, veja se escolhendo uma das opções do Toolkit do Mapbiomas você consegue baixar: ruclips.net/video/Mj3tUzzkqmU/видео.html
Olá, segui o video e fiz exatamente como fez, mas não aparece meu shape no Tables, sabe me falar o porque? O meu shape tem alguns atributos, sera que é isso? mas carrega normalmente. Qual SRC recomenda usar?
Olá Rodrigo, seu shapefile é muito grande? Tem muitas linhas na tabela de atributos? Sobre o SRC, já importei em geográficas no datum SIRGAS2000 e já importei em UTM no datum SIRGAS 2000 e funcionou.
O meu não tava dando certo. Fui verificar cada uma das extensões e tinha uma que não aparecia no mapbiomas: .qmd. Tirei ela e selecionei as outras e deu certo =)
Será que mudou algo, pois a pasta no assets nao aparece mais. Parece que mudaram o toolkit.
já adicionaram esta informação: "Starting November 13, 2024, all Earth Engine access will require a Cloud project. We will be limiting quotas for accounts without Cloud projects starting September 16, 2024."
outra coisa, pelo q vi agora teria q inserir no script a pasta com os vetores, não está indo sozinho.
@@rafaelmoraes. não estou sabendo, duas semanas atrás consegui acessar normalmente, mas pode ser que algo tenha mudado :( sugiro perguntar no grupo do GEE no telegram t.me/GEEBrasil ou no fórum de dúvidas do Mapbiomas: forum.mapbiomas.org/
@@Geoaplicada obrigado. Sim, eu tbm usei a algumas semanas e estava ok. Depois tente para ver se é só comigo. Obrigado pelos links, vou acessar.
@@rafaelmoraes. dando um retorno: os termos de uso do GEE mudaram, agora você precisa vincular o GEE a um projeto em nuvem e informar que o uso é não comercial (caso se aplicar) para conseguir baixar o dado sem pagar. Então você deve acessar um e-mail que o GEE provavelmente enviou para você informando que precisa configurar sua conta no Cloud projects e fazer todos os procedimentos pedidos (ou pode seguir os passos deste link developers.google.com/earth-engine/guides/transition_to_cloud_projects). Depois voltar no editor do GEE e criar uma pasta do MAPBIOMAS em "Cloud Assets" e inserir o shapefile dentro dessa pasta, não mais "Legacy Assets". Por fim, vai selecionar a tabela pelo toolkit do mapbiomas normalmente, escolhendo esse novo caminho.
Boa noite. Minha pasta de usuário não aparece na aba table, embora eu tenha conseguido importar e visualizar o arquivo dentro do GEE. O que pode ter acontecido?
Bom dia Ingrid, você criou um usuário seguindo os passos do vídeo?
Tive o mesmo problema! Criei a pasta Mapbiomas e importei o shapefile e nada
@@Mendes176 parece que é um problema que o pessoal do Mapbiomas está tentando resolver. Enquanto isso sugiro baixar sem importar a área de estudo, utilizando as opções de recortes territoriais disponíveis no toolkit e depois recortar em um SIG.
13:37 , o valor da área tá em que unidade?
Olá, dependendo do tamanho da área, pode ser em km² ou hectares, então sugiro sempre comparar com um valor de área conhecido.
Eu segui todos os passos. Entretanto, depois que eu carrego a área de estudo na plataforma, e ao executar o script, a área não aparece na opção das tabelas. Saberia me dizer o pq disso ?
Oi, quando você criou a pasta usou o nome "MAPBIOMAS"?
@@Geoaplicada usei. Fiz conforme você orientou no vídeo. Não aparece em nenhum momento a opção para inserir a área. E quando eu insiro na plataforma, ao rodar o código do MapBiomas, o limite some
@@thiaguinhogalo seguem outras opções para você testar: mudar o SRC do shapefile para 4326 (WGS84); testar com um limite municipal para verificar se o problema está no seu shapefile ou não; verificar se o shapefile possui algum erro topológico (e corrigir antes); verificar se a quantidade de vértices do shapefile está acima do que o que o GEE suporta (e simplificar o polígono).
@@Geoaplicada fiz a mudança de SRC, testei com o limite do meu município, não existe erros topológicos e mesmo assim não deu. A questão dos vértices eu não soube verificar, entretanto, como se trata de uma Bacia Hidrográfica importante do meu estado, e os dados estão disponíveis no IDE-Sisema de MG, entendo que seria uma base válida. E caso simplifique os vertices, imagino que iria alterar o tamanho e área da Bacia, impossibilitando a análise real. O que será que eu posso fazer ?
@@thiaguinhogalo é, se não for um erro no script do Mapbiomas, não sei mais o que pode ser, você teria que entrar em contato com eles. Outra opção é baixar para uma área maior que sua bacia, sem importar um shapefile (vídeo: ruclips.net/video/Mj3tUzzkqmU/видео.htmlsi=Jf72rhq-oakMr03n) e depois fazer um recorte do raster usando máscara no QGIS (ruclips.net/video/6GmPHnesPDs/видео.htmlsi=dLCLGuIADnPnvSGg).
pessoal, eu preciso baixar os dados de desmatamento para o estado da bahia por ano... como procedo?
Olá, você tem que acessar o site do mapbiomas (brasil.mapbiomas.org/colecoes-mapbiomas/) e clicar na opção de desmatamento ao invés de uso e cobertura.
também pode baixar os dados do INPE: ruclips.net/video/_yqF9Eb1vP4/видео.htmlsi=p305QGOub6GOSsN3
Eu até comentei o erro que tava dando aqui com a extensão .qmd
Fui tentar fazer agora pra outra área e não aparece pra inserir na parte da tabela, no final do lado direito, de jeito nenhum. Já tentei 3 vezes e nada. Aparece na pasta do lado esquerdo, mas pra selecionar e fazer o recorte não vai =/
olá, não precisa inserir a extensão .qmd. Verificou se seu shapefile abre normal em algum software de SIG?
@@Geoaplicada Sim! Abri no qgis antes de abrir lá no GEE e usei pra fazer os mapas base tbm. Ele só não aparece na hora do recorte, mas aparece lá na pasta em cima, do lado esquerdo em "tasks".
@@carolinapeixoto3193 umm, na hora de criar a pasta para inserir o vetor você escreveu "MAPBIOMAS"? Se sim, sugiro baixar por um limite maior que a sua área de estudo, usando o toolkit deles mesmo (por exemplo, um bioma, um estado) e recortar no QGIS
@@Geoaplicada mas nesse caso por exemplo, como eu pegaria os dados se eu recortar no QGIS? De % da área por exemplol de cada tipo de vegetação?
pq ta eu consigo pegar a imagem e recortar mas e os dados como faço pra ver apenas do recorte e não da imagem toda?
Obrigada pelo vídeo, eu adoro seus conteúdos. Porém segue dando este erro para mim: Error: Projection exception. Ensure the projection is specified correctly and the coordinates are within its valid area. Detailed error: Unable to transform edge (318624.380192, 7403586.082604 to 318624.380201, 7403586.082560) from EPSG:4326 PLANAR to EPSG:4326.. (Error code: 3)
Olá Luiza, de nada! Parecer ser um problema de sistema de referência de coordenadas. Qual o SRC da camada que você está importando?
Consegui, muito obrigada!@@Geoaplicada
@@luizavb2034 de nada, qual foi o erro?