Prezado, Eneas Nobre! Como vai? Eu penso assim também e é como eu falei no final do vídeo, pra mim, um doutor de verdade é aquele que está acima de seu próprio título. Muito obrigado por seu comentário e participação aqui no canal!!! Tudo de bom!!! HRF.
Doutor é um título acadêmico, não um pronome de tratamento. Sim, quem quiser chamar seu médico de Sua Santidade, chame. Mas isso não dá validade e o torna Papa.
Prezado, Pereira Albuquerque! Como vai? Claro! Doutor é um título acadêmico (e eu valorizo o termo por esse motivo), mas é também é considerado um pronome de tratamento sim... as pessoas gostando ou não, concordando ou não. Está em dicionários como Houaiss da língua portuguesa do qual retirei o seguinte trecho: "tratamento que as pessoas humildes dispensam aos que se apresentam bem vestidos". Muito obrigado por sua participação aqui no canal! Tudo de bom!!! HRF.
Ótimo vídeo! De certa forma, errônea é claro, doutor no nosso país tem esse lado de pronome de tratamento. Por que digo isso? Pois, é uma coisa que começou ocorrer anos e anos atrás no tempo de Dom Pedro ainda. Na época, podemos dizer assim, era o maior titulo que um filho de fazendeiros/coronéis enviados para as capitais conseguiam de início, um graduação. Geralmente, eram enviados para os ditos "cursos grandes", no caso, medicina, direito, engenharia e até arquitetura, mas os mais grandes desses eram considerados medicina e direito. Aí, quando os filhos voltavam para suas cidades, pequenas na época, eles eram enxergados e tratados como Doutores, e isso meio que fazia a cabeças do graduados, ao ponto de aceitarem e se auto declararem doutores. Porém, tenho quase certeza que nas cidades grandes na época, eram apenas chamados de médicos e advogados. Esse tratamento, errôneo de certa forma, tornou-se uma tradição meio que equivocada até hoje de se referir a indivíduos formados nesses cursos de saúde e na área de direito. Devemos lembrar que houve também uma lei, no tempo de Dom Pedro, que permitia tal formalidade equivocada na época. No entanto, a constituição do nosso pais não é a mesma de Dom Pedro, e essa lei caiu em desuso. E volto a falar, essa forma de tratamento só se mantém ainda hoje por causa dessa tradição errônea que permanece até hoje. Meu ponto de vista, a população querer chamar os indivíduos formados na área da saúde, como médicos, e em direito de doutores está válido, o erro é os indivíduos se auto denominar Doutor. Pois, Doutor é um título acadêmico e só pode ser usado por aqueles que realmente possuem tal título. Lembrando que como é um título acadêmico, o indivíduo que obtém fica a vontade de usar ou não. E geralmente que tem, não se identifica simplesmente como Doutor, mais sim que possui um doutorado da sua área de formação. rsrs Obs.: Não sei nas outras áreas, mas nas de exatas, como matemática, Doutorado é um título elevado, mas aqueles que tem, buscam ir além, o Pós-Doutorado, e acredito que somente assim podem ser chamado de PhD na área.
Prezado, Vittor Rodrigues! Como vai? Muito obrigado pelo elogio!!! Quando desenhei o roteiro desse vídeo pensei: como eu poderia (mesmo eu sabendo que quem é doutor DE FATO é quem tem Doutorado) i) fazer uma reflexão sobre o que acontece e é aceito na prática e de quebra ii) rolar a bola para uns artilheiros como você chegar chutando e marcar um golaço mandando um comentário desse!? Enfim, estou satisfeito. Objetivo cumprido. Você entendeu a reflexão que fiz em meu vídeo perfeitamente e o complementou com maestria!!! Tudo de bom e muito obrigado por sua participação aqui no canal!!! HRF.
Penso que quem, de fato, tem doutorado nem se preocupa como é chamado. A pessoa simplesmente é. Ponto! Quem passa pelo processo, principalmente numa instituição pública, é forjado no fogo. Que isso, cara!? Te quebram o ego em milhões de pedaços até restar apenas a humildade. Você percebe que o título de doutor é muito pouco para traduzir essa provação. Vai ser besta! Não entendo como alguém pode sair se achado "A estrelinha" depois de passar por isso. Serio, é tanto sapo que...afff Além de se descobrir o quanto o conhecimento que se tem é limitado face a todo conhecimento já produzido! Quanto mais se conhece, mais noção se tem de nossa incompletude! Ou vc amadurece ou apodrece!
Prezada, Welcianne Iris de Queroz! Como vai? A felicidade minha em ler seu comentário foi enorme. É impressionante como você pegou, exatamente, a essência deste meu vídeo, combinada com elementos que falei no vídeo anterior sobre o que eu penso do doutorado (quando falei quem está superior ou abaixo do próprio título, etc...). Muito obrigado por sua reflexão e comentário impecável!!! Tudo de bom e muito obrigado por sua participação aqui no canal!!! HRF.
@@DescomplicandoByHRF Obrigada por sua acolhida aqui no canal e por compartilhar conteúdos propositivos conosco! Essas são as palavras de uma doutoranda que está sendo provada no fogo, cuja menor das preocupações é o título! O que move é o conhecimento a ser provado, adquirido e reconhecido como aporte contributivo e, claro, por último, mas não menos importante, terminar esse negócio!!🤦🏻♀️ Abraços!
@@welcianneirisdequeiroz5573 , como vai? Eu que agradeço o carinho seu e do pessoal que tem participado, comentado, deixado suas experiências e tudo mais!!! Quanto a você, imagino... mas força!!! Não conheço ninguém que não passou por algo semelhante... Quando eu fiz e estava na reta final eu dizia no lab brincando: "pelo amor de Deus, eu só quero meu título!!!" Ahahahahaha... Força!!! Tudo de bom e muito obrigado por sua participação aqui no canal!!! HRF.
Tenho uma amiga que batalhou durante 10 anos para concluir o doutorado. A tese dela recebeu prêmio devido à relevância social. Após muita luta em busca do título, hoje ela é doutora, mas não gosta que ninguém a chame assim. Ela diz: " isso é apenas um título, meu nome é fulana".
Prezado(a), ponto e vírgula! Como vai? Kkkkkkkk... é exatamente isso. Está aí uma doutora em que "ela" está acima do título. Tem todas as características de uma doutora de verdade. Muito obrigado pelo seu depoimento e por sua participação aqui no canal!!! Tudo de bom!!! HRF.
Muito obrigado, meu amor! Embora para mim (no fundo no fundo), doutor é quem tem doutorado (de fato), a palavra "doutor" tem sido aceita por diferentes órgãos de classe como pronome de tratamento, gerando a reflexão do "depende" do vídeo... Contudo, uma das mensagens por trás desse vídeo é: a palavra "doutor" é pode ter diferentes sentidos em diferentes contextos e na minha visão, partindo-se dessa premissa, várias pessoas podem ser chamadas de doutor, mas pra ser chamado ou reconhecido como PhD (doutor de título acadêmico)... aí a bocada já fica bem mais quente e a manobra que mencionei no vídeo é uma proposta para resolver, pacificamente, discussões quentes relacionadas à este tema. Muito obrigado por seu comentário, amor!!! Beijos.
@@DescomplicandoByHRF você sempre muito elegante nos seus argumentos. Subscrevo tudo! Excelente maneira de discutir de forma leve e bem embasada. Parabéns!! ❤️
Dos que eu conheço e possuem título de doutorado, nenhum se autodenomina, tampouco faz questão de ser chamado de doutor. Os únicos que vejo fazendo questão, são alguns graduados na área da saúde e do direito.
Prezada, Liza! Como Vai? Você entendeu exatamente a reflexão que coloquei no vídeo. É obvio que doutor é quem tem doutorado, mas... E doutor de verdade? Já ouvi de muita gente frases do tipo: "... mas poxa, ele é doutor e meu aluno de mestrado resolveu o problema da área dele que ele não estava conseguindo..." Nessa situação, será que o doutor de título é tão doutor quanto o mestrando que resolveu o problema do doutor? Ahahahahhaha... Enfim, fica a reflexão. Esses tipo de doutor que você mencionou, na maioria das vezes, são feras!!! Tudo de bom e muito obrigado por seu comentário aqui no canal!!! HRF
Olá, boa noite! Satisfação. Bom, respeito uma cultura e pensamento simples e demais aspectos, contudo percebi quem faz questão de ser chamado de doutor sem ser por titulo, logo denoto há questão frágil e sensível em chamar pelo título sem tê-lo. Cultura é necessário haver uma reeducação independente da titulação. A fragilidade é muito exposta por parte daqueles que não possuem há titulação. Fato! Outro aspecto, estrutura-se pelo vazio emocional e sentimental que alguns profissionais no direito e saúde possuem. É nítido! Fato! Estou cursando o mestrado profissional em inovação e pretendo cursar o doutorado em gestão da informação. Sinceramente, tanto o mestrado quanto o doutorado não deve ser o resumo de nossa personalidade e caráter, pois alguns se apegam tendo ou não o título. Lamentável! Como percebe de acordo com o exposto acima?! Gratidão!
Bem comentado! É obvio que doutor é que tem doutorado como todos sabem, mas a grande questão é: na minha concepção, um doutor de verdade não precisa ficar enaltecendo seu título exigindo que todo mundo o chame de Dr., pois está acima dele, acima do próprio título. Quem está abaixo que acaba se pendurando para conseguir alguma autoridade. Um Dr. de verdade tem coisas mais importantes a se preocupar. Doutores de título acadêmico ficam discutindo com outros doutores pelo uso do termo Dr… poxa, usem o termo Ph.D que resolve e encerra essa discussão, kkkkk… enfim. Acredito que vc tenha entendido a essência do meu vídeo! Sucesso em seu mestrado e depois no seu Ph.D! HRF.
Só faz questão de ser doutor quem não é, pois quem é não se importa.
Prezado, Eneas Nobre! Como vai? Eu penso assim também e é como eu falei no final do vídeo, pra mim, um doutor de verdade é aquele que está acima de seu próprio título. Muito obrigado por seu comentário e participação aqui no canal!!! Tudo de bom!!! HRF.
Doutor é um título acadêmico, não um pronome de tratamento. Sim, quem quiser chamar seu médico de Sua Santidade, chame. Mas isso não dá validade e o torna Papa.
Prezado, Pereira Albuquerque! Como vai? Claro! Doutor é um título acadêmico (e eu valorizo o termo por esse motivo), mas é também é considerado um pronome de tratamento sim... as pessoas gostando ou não, concordando ou não. Está em dicionários como Houaiss da língua portuguesa do qual retirei o seguinte trecho: "tratamento que as pessoas humildes dispensam aos que se apresentam bem vestidos". Muito obrigado por sua participação aqui no canal! Tudo de bom!!! HRF.
Ótimo vídeo! De certa forma, errônea é claro, doutor no nosso país tem esse lado de pronome de tratamento. Por que digo isso? Pois, é uma coisa que começou ocorrer anos e anos atrás no tempo de Dom Pedro ainda. Na época, podemos dizer assim, era o maior titulo que um filho de fazendeiros/coronéis enviados para as capitais conseguiam de início, um graduação. Geralmente, eram enviados para os ditos "cursos grandes", no caso, medicina, direito, engenharia e até arquitetura, mas os mais grandes desses eram considerados medicina e direito. Aí, quando os filhos voltavam para suas cidades, pequenas na época, eles eram enxergados e tratados como Doutores, e isso meio que fazia a cabeças do graduados, ao ponto de aceitarem e se auto declararem doutores. Porém, tenho quase certeza que nas cidades grandes na época, eram apenas chamados de médicos e advogados. Esse tratamento, errôneo de certa forma, tornou-se uma tradição meio que equivocada até hoje de se referir a indivíduos formados nesses cursos de saúde e na área de direito. Devemos lembrar que houve também uma lei, no tempo de Dom Pedro, que permitia tal formalidade equivocada na época. No entanto, a constituição do nosso pais não é a mesma de Dom Pedro, e essa lei caiu em desuso. E volto a falar, essa forma de tratamento só se mantém ainda hoje por causa dessa tradição errônea que permanece até hoje. Meu ponto de vista, a população querer chamar os indivíduos formados na área da saúde, como médicos, e em direito de doutores está válido, o erro é os indivíduos se auto denominar Doutor. Pois, Doutor é um título acadêmico e só pode ser usado por aqueles que realmente possuem tal título. Lembrando que como é um título acadêmico, o indivíduo que obtém fica a vontade de usar ou não. E geralmente que tem, não se identifica simplesmente como Doutor, mais sim que possui um doutorado da sua área de formação. rsrs Obs.: Não sei nas outras áreas, mas nas de exatas, como matemática, Doutorado é um título elevado, mas aqueles que tem, buscam ir além, o Pós-Doutorado, e acredito que somente assim podem ser chamado de PhD na área.
Prezado, Vittor Rodrigues! Como vai? Muito obrigado pelo elogio!!! Quando desenhei o roteiro desse vídeo pensei: como eu poderia (mesmo eu sabendo que quem é doutor DE FATO é quem tem Doutorado) i) fazer uma reflexão sobre o que acontece e é aceito na prática e de quebra ii) rolar a bola para uns artilheiros como você chegar chutando e marcar um golaço mandando um comentário desse!? Enfim, estou satisfeito. Objetivo cumprido. Você entendeu a reflexão que fiz em meu vídeo perfeitamente e o complementou com maestria!!! Tudo de bom e muito obrigado por sua participação aqui no canal!!! HRF.
Penso que quem, de fato, tem doutorado nem se preocupa como é chamado. A pessoa simplesmente é. Ponto!
Quem passa pelo processo, principalmente numa instituição pública, é forjado no fogo. Que isso, cara!? Te quebram o ego em milhões de pedaços até restar apenas a humildade.
Você percebe que o título de doutor é muito pouco para traduzir essa provação. Vai ser besta!
Não entendo como alguém pode sair se achado "A estrelinha" depois de passar por isso. Serio, é tanto sapo que...afff
Além de se descobrir o quanto o conhecimento que se tem é limitado face a todo conhecimento já produzido!
Quanto mais se conhece, mais noção se tem de nossa incompletude!
Ou vc amadurece ou apodrece!
Prezada, Welcianne Iris de Queroz! Como vai? A felicidade minha em ler seu comentário foi enorme. É impressionante como você pegou, exatamente, a essência deste meu vídeo, combinada com elementos que falei no vídeo anterior sobre o que eu penso do doutorado (quando falei quem está superior ou abaixo do próprio título, etc...). Muito obrigado por sua reflexão e comentário impecável!!! Tudo de bom e muito obrigado por sua participação aqui no canal!!! HRF.
@@DescomplicandoByHRF Obrigada por sua acolhida aqui no canal e por compartilhar conteúdos propositivos conosco!
Essas são as palavras de uma doutoranda que está sendo provada no fogo, cuja menor das preocupações é o título!
O que move é o conhecimento a ser provado, adquirido e reconhecido como aporte contributivo e, claro, por último, mas não menos importante, terminar esse negócio!!🤦🏻♀️
Abraços!
@@welcianneirisdequeiroz5573 , como vai? Eu que agradeço o carinho seu e do pessoal que tem participado, comentado, deixado suas experiências e tudo mais!!! Quanto a você, imagino... mas força!!! Não conheço ninguém que não passou por algo semelhante... Quando eu fiz e estava na reta final eu dizia no lab brincando: "pelo amor de Deus, eu só quero meu título!!!" Ahahahahaha... Força!!! Tudo de bom e muito obrigado por sua participação aqui no canal!!! HRF.
Simplesmente Show ! É exatamente isso!
Tenho uma amiga que batalhou durante 10 anos para concluir o doutorado. A tese dela recebeu prêmio devido à relevância social.
Após muita luta em busca do título, hoje ela é doutora, mas não gosta que ninguém a chame assim. Ela diz: " isso é apenas um título, meu nome é fulana".
Prezado(a), ponto e vírgula! Como vai? Kkkkkkkk... é exatamente isso. Está aí uma doutora em que "ela" está acima do título. Tem todas as características de uma doutora de verdade. Muito obrigado pelo seu depoimento e por sua participação aqui no canal!!! Tudo de bom!!! HRF.
Arrasou, amor! Excelente vídeo e argumentos!!!
Muito obrigado, meu amor! Embora para mim (no fundo no fundo), doutor é quem tem doutorado (de fato), a palavra "doutor" tem sido aceita por diferentes órgãos de classe como pronome de tratamento, gerando a reflexão do "depende" do vídeo... Contudo, uma das mensagens por trás desse vídeo é: a palavra "doutor" é pode ter diferentes sentidos em diferentes contextos e na minha visão, partindo-se dessa premissa, várias pessoas podem ser chamadas de doutor, mas pra ser chamado ou reconhecido como PhD (doutor de título acadêmico)... aí a bocada já fica bem mais quente e a manobra que mencionei no vídeo é uma proposta para resolver, pacificamente, discussões quentes relacionadas à este tema. Muito obrigado por seu comentário, amor!!! Beijos.
@@DescomplicandoByHRF você sempre muito elegante nos seus argumentos. Subscrevo tudo! Excelente maneira de discutir de forma leve e bem embasada. Parabéns!! ❤️
@@gabimellonutricionista Muito obrigado, amor!!! Pegou a ideia!!! Beijos!!!
Dos que eu conheço e possuem título de doutorado, nenhum se autodenomina, tampouco faz questão de ser chamado de doutor. Os únicos que vejo fazendo questão, são alguns graduados na área da saúde e do direito.
Prezada, Liza! Como Vai? Você entendeu exatamente a reflexão que coloquei no vídeo. É obvio que doutor é quem tem doutorado, mas... E doutor de verdade? Já ouvi de muita gente frases do tipo: "... mas poxa, ele é doutor e meu aluno de mestrado resolveu o problema da área dele que ele não estava conseguindo..." Nessa situação, será que o doutor de título é tão doutor quanto o mestrando que resolveu o problema do doutor? Ahahahahhaha... Enfim, fica a reflexão. Esses tipo de doutor que você mencionou, na maioria das vezes, são feras!!! Tudo de bom e muito obrigado por seu comentário aqui no canal!!! HRF
Olá, boa noite! Satisfação. Bom, respeito uma cultura e pensamento simples e demais aspectos, contudo percebi quem faz questão de ser chamado de doutor sem ser por titulo, logo denoto há questão frágil e sensível em chamar pelo título sem tê-lo.
Cultura é necessário haver uma reeducação independente da titulação.
A fragilidade é muito exposta por parte daqueles que não possuem há titulação. Fato!
Outro aspecto, estrutura-se pelo vazio emocional e sentimental que alguns profissionais no direito e saúde possuem. É nítido! Fato!
Estou cursando o mestrado profissional em inovação e pretendo cursar o doutorado em gestão da informação.
Sinceramente, tanto o mestrado quanto o doutorado não deve ser o resumo de nossa personalidade e caráter, pois alguns se apegam tendo ou não o título. Lamentável!
Como percebe de acordo com o exposto acima?!
Gratidão!
Bem comentado! É obvio que doutor é que tem doutorado como todos sabem, mas a grande questão é: na minha concepção, um doutor de verdade não precisa ficar enaltecendo seu título exigindo que todo mundo o chame de Dr., pois está acima dele, acima do próprio título. Quem está abaixo que acaba se pendurando para conseguir alguma autoridade. Um Dr. de verdade tem coisas mais importantes a se preocupar. Doutores de título acadêmico ficam discutindo com outros doutores pelo uso do termo Dr… poxa, usem o termo Ph.D que resolve e encerra essa discussão, kkkkk… enfim. Acredito que vc tenha entendido a essência do meu vídeo! Sucesso em seu mestrado e depois no seu Ph.D! HRF.