ESÚ - O SAGRADO NO CAOS
HTML-код
- Опубликовано: 11 ноя 2024
- Aprodução com estreia no Canal do RUclips Casa do Mensageiro trará o Orixá Esù e sua presença nos processos de transformações e dualidades do mundo. Antes disso, a imagem de Esù, por conta do processo decolonização, era associada a algo demoníaco e negativo, sendo depois desmistificada. Atualmente, navega-se ao som do Adarrum, ritmo mitologicamente criado por Esú.
O documentário contará com as falas do Babalorixá Rychelmy Esutobi e Egbomi Cici, que trazem um outro olhar sobre esse orixá e toda a filosofia que o seu culto possui, assim como sua influência na formação do povo preto na diáspora. Diante do momento atual vivido pela sociedade, a produção audiovisual levará o público a refletir sobre como pensar, através da filosofia de Esú, os altos e baixos, o novo, o que transcende e o que continua. Através do caos, Esù atua como agente que (re)instaura a ordem e promove a transformação do mundo.
O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e do Centrode Culturas Populares e Identitárias - CCPI (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.