"AO VERME QUE PRIMEIRO ROEU AS FRIAS CARNES DO MEU CORPO DEDICO COM SAUDOSA LEMBRANÇA ESTAS MEMÓRIAS PÓSTUMAS" (dedicatória de Memórias postumas de Bras Cubas). Quando li isto pensei: "como diabos termina um livro que começa assim?"
Meus começos inesquecíveis são: Memórias Póstumas de Brás Cubas: "Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas". (Começar lacrando pela dedicatória é para poucos!) Orgulho e Preconceito: "É uma verdade universalmente conhecida que um homem solteiro, possuidor de uma boa fortuna, deve estar necessitado de esposa. Por pouco que os sentimentos ou as opiniões de tal homem sejam conhecidos ao se fixar numa nova localidade, essa verdade se encontra de tal modo impressa nos espíritos das famílias vizinhas que o rapaz é desde logo considerado a propriedade legítima de uma das suas filhas."
Eis aqui um começo com C maiúsculo: "- O meu nome é Severino, como não tenho outro de pia. Como há muitos Severinos, que é santo de romaria, deram então de me chamar Severino de Maria como há muitos Severinos com mães chamadas Maria, fiquei sendo o da Maria do finado Zacarias. Mais isso ainda diz pouco: há muitos na freguesia, por causa de um coronel que se chamou Zacarias e que foi o mais antigo senhor desta sesmaria. Como então dizer quem falo ora a Vossas Senhorias? Vejamos: é o Severino da Maria do Zacarias, lá da serra da Costela, limites da Paraíba. Mas isso ainda diz pouco: se ao menos mais cinco havia com nome de Severino filhos de tantas Marias mulheres de outros tantos, já finados, Zacarias, vivendo na mesma serra magra e ossuda em que eu vivia. Somos muitos Severinos iguais em tudo na vida: na mesma cabeça grande que a custo é que se equilibra, no mesmo ventre crescido sobre as mesmas pernas finas e iguais também porque o sangue, que usamos tem pouca tinta. E se somos Severinos iguais em tudo na vida, morremos de morte igual, mesma morte severina: que é a morte de que se morre de velhice antes dos trinta, de emboscada antes dos vinte de fome um pouco por dia (de fraqueza e de doença é que a morte severina ataca em qualquer idade, e até gente não nascida). Somos muitos Severinos iguais em tudo e na sina: a de abrandar estas pedras suando-se muito em cima, a de tentar despertar terra sempre mais extinta, a de querer arrancar alguns roçado da cinza. Mas, para que me conheçam melhor Vossas Senhorias e melhor possam seguir a história de minha vida, passo a ser o Severino que em vossa presença emigra". Morte e Vida Severina, João Cabral de Melo Neto.
Adorei os inícios que a Tati escolheu eu ainda gosto muito do de Orgulho e Preconceito da Jane Austen. "É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro, possuidor de uma grande fortuna, deve estar em busca de uma esposa. Embora pouco conhecidos talvez sejam os sentimentos ou opiniões de tal homem quando adentra, pela primeira vez, em uma vizinhança, essa verdade está tão fixada nas mentes das famílias ao seu redor que ele é considerado a propriedade de direito de alguém ou de uma de suas filhas" Ela samba na cara da sociedade com esse inicio, adoroo
deixar esse aqui pra vocês: "Lolita, luz da minha vida, fogo da minha virilidade. Meu pecado, minha alma. Lo-li-ta: a ponta da língua faz uma viagem de três passos pelo céu-da-boca abaixo e, no terceiro, bate nos dentes. Lo. Li. Ta."
+Eldon Oliveira Lolita é mesmo um livro sensacional, de escrita impecável. Porém muito nojento se pararmos pra pensar sobre o que ele realmente fala. O autor foi incrível na escrita, porque nos fez parar para ler as palavras de um pedófilo!
o estrangeiro. albert camus: "Hoje mamãe morreu. Ou talvez ontem, não sei. Recebi um telegrama do asilo: "Mãe morta. Enterro amanhã. Sinceros sentimentos." Isso não quer dizer nada. Talvez tenha sido ontem."
Logo que vi o nome do vídeo "Começos Inesquecíveis" me veio na mesma hora na cabeça Cem Anos de Solidão, e fiquei muito muito feliz que você colocou esse início no vídeo
Tati, eu não sei se você já leu "Onze Minutos" do Paulo Coelho (sim, eu sei toda a história que muita gente odeia ele e etc.) Mas, dito isso, a primeira frase (e o primeiro parágrafo) do livro é simplesmente uma sacada incrível (ao meu ponto de vista), e merece ser compartilhada: Era uma vez uma prostituta chamada Maria. Um momento. “Era uma vez” é a melhor maneira de começar uma história para crianças, enquanto “prostituta” é assunto para adultos. Como posso escrever um livro com esta aparente contradição inicial? Mas, enfim, como a cada instante de nossa vida temos um pé no conto de fadas e outro no abismo, vamos manter este início.
Minha vida é mais feliz com vídeo novo de Tatiana \o/ "Eu adoro as festas dos hobbits" UAHAUAHUAH!!! Pessoa mais incrível! Acho que o início que sempre vai me marcar - e que é bem clichê - é o de Brás Cubas. Não tem como... Meu livro favorito da vida!!
Outro início do Saramago que gosto muito é o do As intermitências da morte: "No dia seguinte ninguém morreu." Caí no que você falou do início simples, que define o tom de um livro muito bom. Quando li Crônica de uma morte anunciada me encantei com o seu "início-spoiler", "No dia em que iam matá-lo, Santiago Nasar levantou-se às 5 e 30 da manhã para esperar o barco em que chegava o bispo."
Que essa é uma das melhores tags já inventada ninguém tem dúvida. O "pior" é querer ler esses livros citados pela Tati que até então desconhecia (claro que não são todos :P) Essa sua edição de O Senhor dos Anéis
Muito bom gosto. Mas acho que falta pelo menos um. Badalado e que gosto muito. Se não leu, dê uma olhada. Se leu, deve ter se esquecido. "Todas as famílias felizes se parecem, cada família infeliz é infeliz à sua maneira"- início de Anna Kariênina de Tolstói. Parabéns, Rubens
Principalmente porque faz um looping com o final, tornando-o absurdamente lindo. Saramago tem finais absurdamente maravilhosos como os de Memorial do Convento e O Homem Duplicado.
Incríveis os inícios que você escolheu, Tati... O Grande Gatsby tem um início e um fim igualmente espetacular. Mrs Dalloway é também um início bem simples mas um dos meus preferidos.. Acrescentaria os clichês: A metamorfose do Kafka, Memórias Póstumas de Brás Cubas e a primeira frase do Orgulho e Preconceito. Adorooo quando você responde tags.
Tatiana me deu vontade de ler todos os livros que eu não li ainda. Parabéns por todos seus videos. Quando me sinto sem muita vontade de ler, vejo um video teu e a vontade aparece no ato.
Gosto muito do início do "L'Amant" da Marguerite Duras. É um parágrafo de uma frase só, curta, que, à primeira vista, não diz nada de mais; mas, com a leitura do romance, você vê que a narradora/protagonista inicia sua narrativa de seu início mesmo (ela "começa do princípio"): o momento em que ela, então com 15 anos, conhece aquele homem de 30 na balsa que fazia a travessia do rio indochinês, o rio Mekong - o homem que se tornaria seu amante: a frase é "Uma balsa cruza o Mekong". Você pode dizer que eu estou viajando (e eu irei concordar com você) - mas acho esse começo muito bonito, com sua despojada simplicidade franciscana.
Tati acho isso muito interessante,o quanto você é carismática, toda vez que vejo um vídeo teu, parece que tô vendo alguém conversando comigo, não que estou só vendo um vídeo, cara isso é muito legal ^^
Amo muito os seus vídeos. Estou terminando hoje um livro que considero incrível, A bibliotecária de Auschwitz, e queria saber se já leu. O livro começo com o seguinte texto: "Esses oficiais, que vestem se vestem de negro e veem a morte com a indiferença de coveiros, ignoram que, sobre essa lama escura em que tudo se afunda, Alfred Hirsh levantou uma escola. Eles não sabem, e é preciso que não saibam. Em Auschwitz, a vida humana vale menos que nada; tem tão pouco valor que já nem se fuzila ninguém, pois uma bala é mais valiosa do que um homem. Há câmaras comunitárias onde se usa gás zyklon porque barateia os custos, e com um único barril dá para matar centenas se pessoas. A morte se tornou uma indústria que só é rentável se trabalharem por atacado.". É um livro incrível e que gostaria de compartilhar. Tudo fala sobre lutar, persistir e tentar sobreviver cada dia. O melhor é que é baseado na história real desse lugar.
Fazia um tempo que não via teus vídeos Tati, mas continuam incríveis! O início de Todo Dia eu adoro também :) Amei o seu cabelo mais curto do que era antigamente ;))
Comecei a me interessar pelo David Copperfield justamente por causa daquela cena no filme de "...e o vento levou" e achei demais, virou um dos meus favoritos junto com o livro do GWTW. E a minha edição do "Senhor dos Anéis" é igual a tua, acho ela linda, hj em dia só se acha em sebos.
Primeiro: Amei o vídeo. Segundo: Essa semana eu li "O bosque das ilusões perdidas", e como eu chorei. Chorei até os olhos secarem, que livro incrível. Terceiro: Eu também amo o início de " A sociedade do anel" kkkkkkk
Saramago- Intermitências da Morte. "No dia seguinte ninguém morreu. O facto, por absolutamente contrário às normas da vida, causou nos espíritos uma perturbação enorme, efeito em todos os aspectos justificado, basta que nos lembremos de que não havia notícia nos quarenta volumes da história universal, nem ao menos um caso para amostra, de ter alguma vez ocorrido fenómeno semelhante, passar-se um dia completo, com todas as suas pródigas vinte e quatro horas, contadas entre diurnas e nocturnas, matutinas e vespertinas, sem que tivesse sucedido um falecimento por doença, uma queda mortal, um suicídio levado a bom fim, nada de nada, pela palavra nada.... " Melhor é que ele termina o livro do mesmo jeito. Sensacional!
Nossa, AMO a abertura do livro "As Sombras de Longbourn", da Jo Baker. Não estou com o meu exemplar à mão para citar aqui, mas acho simplesmente e s p e t a c u l a r!!!! Enxuto, mas cheio de significado... o livro inteiro ("Orgulho e Preconceito", do ponto de vista dos empregados da casa) é muito bom!! Faz vídeo sobre ele, Tati!! :D
9 лет назад
Ai estou doida pra ler esse "Morte Súbita", cada vez que venho ver seus vídeos, entra tantos livros na minha lista, que nem sei mais por onde começar!
Tati, há um tempo que estou com essa dúvida na cabeça e acho que seria uma boa idéia para um vídeo: como eu consigo identificar se a edição de um livro é boa? Vira e mexe escuto alguém falar que tal edição é ruim e para tomar cuidado com "más edições" principalmente para textos acadêmicos. Adoro o seu canal, as resenhas são ótimas. Felicidades aí no Rio!
Fiquei com muita vontade de ler "O grande Gatsby". Apesar de ver muitas críticas positivas, não sei porque esse livro nunca me despertou interesse, mas depois da sua apresentação dessa poucas palavras já me senti tentada a lê-lo. haha
O início de Terra Sonâmbula de Mia Couto é estupendo, tanto o início do capítulo quanto o primeiro caderno de Kindzu. "Naquele lugar, a guerra tinha morto a estrada. Pelos caminhos só as hienas se arrastavam, focinhando entre cinzas e poeiras. A paisagem se mestiçara de tristezas nunca vistas, em cores que se pegavam à boca. Eram cores sujas, tão sujas que tinham perdido toda leveza, esquecidas da ousadia de levantar asas pelo azul. Aqui, o céu se tornara impossível. E os viventes se acostumaram ao chão, resignada aprendizagem da morte."COUTO, Mia, 2007, p. 09. "Quero por os tempos, em sua mansa ordem, conforme esperas e sofrências. Mas as lembranças desobedecem, entre a vontade de serem nada e o gosto de me roubarem do presente. Acendo a estória, me apago a mim. No fim destes escritos, serei de novo uma sombra sem voz." COUTO, Mia, 2007, p. 15.
Olá, sou um espectador recente de suas resenhas e já estava do lado de cá a escolher o melhor xingamento para sua lista por nela não constar o começo de Um Conto de Duas Cidades quando, aos 44 do segundo tempo, você o coloca em sua lista. O exemplar que tenho está surrado pelas muitas leituras feitas por todos aqueles a quem o emprestei. Nunca consegui passar destas primeiras linhas que, confesso, têm em mim um efeito paralisante e exasperante. Como Dickens é assustadoramente bom. Parabéns pelo trabalho.
Para mim o mestre de "início ou abertura de livros" é Kakfa. Me chamam a atenção também "Lolita" de Nabokov, "Moby Dick" de Herman Melville, "O terremoto do Chile" de Kleist, "As aventuras de Huckleberry Finn" de Mark Twain entre outros.
Tati, gosto muito dos seus comentários sobre livros e conheci seu Videoblog há apenas um mês, e sei que você possui uma lista imensa de livros para ler, mas gostaria de ver você comentando obras de alguns autores importantes que nunca vi por aqui, como Joseph Conrad (Coração das Trevas, Nostromo etc.), Hemingway (O Velho e o Mar), Philip Roth (Pastoral Americana) e Cormac McCarthy (Meridiano de Sangue).
Oi Tati :) Geralmente o que me marca são os finais, nunca vou esquecer quanto tempo fiquei parada depois de ler o final de "Eu Robô", algo que acontece próximo do final de "Fundação e Império" fique arrepiada e paralisada (Asimov
eu vou ter que fazer esse comentário antes de terminar de ver o vídeo kkkk que me tirou totalmente o foco. Eu sei que biografia é sempre só uma biografia, uma visão da vida, mas na biografia do Lewis Carroll que eu li, Tati, escrita pelo Morton N. Cohen, há uma defesa de que o Lewis não era pedófilo. Por exemplo: as meninas, das quais ele tirava fotos, sempre estavam acompanhadas da mãe ou responsável durante as sessões. Você leu algum material que fala de alguma situação em que a pedofilia é altamente cogitável? (nem vou usar a palavra incontestável). Eu acho que esse seu comentário faz até uma ponte com certa fala que você disse uma vez sobre Alice num vídeo aqui do seu canal, de que o livro tinha um valor X para aquelas crianças da época, e que hoje, para o adolescente de condomínio, ele tem outro sentido (penso que depois dos anos 70, tanto O Senhor dos Anéis quanto Alice foram ficando associados com algo lisérgico, com alucinação de drogas, embora isso não tenha vingado com O Senhor dos Anéis). Se você achar que falou groselha, não acredito que você deva deletar o trecho do vídeo... muita gente vai sempre achar que o Lewis era pedófilo, porque ele era um ser muito ímpar. Eu tenho fortes dúvidas se o Michael Jackson era pedófilo. Nossa sociedade sempre foi obcecada por sexo, e um adulto ímpar que tem uma relação de maior entrega com crianças é facilmente visto como pedófilo. Besos!
tatianagfeltrin certo, eu precisaria ler mais material sobre a vida dele. Eu falei do Senhor dos Anéis e que maravilha encontrá-lo em seguida no vídeo. Aquele começo é adorável mesmo, é tão inglês (parece um começo de Jane Austen, se você tirar o fantasioso), e é tão legal pensar que essa obra grandiosa, que criou um mundo, começa esmiuçando pequenos detalhes da vida das menores pessoas. Como disse o Tolstoi: “Queres ser universal? Começa por pintar a tua vila”. : )
Tequila Mockingbird sensacional essa frase do tolstoi ;)
9 лет назад
Eu gosto muito do início do livro: A Metamorfose do Kafka. "Numa manhã, ao despertar de sonhos inquietantes, Gregor Sansa deu por si na cama transformado em um gigantesco inseto." E também do início do livro: A Sandálias do Pescador do Morris West. "O Papa morrera. Já o Camerlengo fizera a proclamação. O Mestre-de-Cerimônias, os notários e os médicos já o haviam consignado, sob atestação, à Eternidade."
O único início de livro que me lembro, na verdade é o início de Shogun. É a chegada do protagonista Blackthorne ao Japão no meio de uma tempestade terrível. Se bem me recordo, cheguei a me largar de cansaço na cama quando o navio encalhou na praia e tudo havia finalmente terminado. Soberbamente escrito. O livro inteiro.
Um livro que tem um início (e tudo mais) sentimentalmente forte e que não me me deixou largar a leitura foi O Filho de Mil Homens, do Valter Hugo Mãe. Recomendo.
Tanb tenho um tipo de relação com o "Anarquistas Graças Deus", pois eu li este livro, depois que me mudei de SP para o Rio, e foi ótimo ler assim, longe de SP, acho que cria um certo patriotismo rsrsrs, algo que ao mesmo tempo faz matar um pouquinho a saudade faz dar mais valor a culturas da cidade, e ver com mais amor mesmo as origens, os bairros. =D
LOVE STORY, Erich Segal, tem um dos inícios mais sensacionais que já li. Até mesmo porque traz spoiler na primeira linha sem desanimar o leitor de chegar à última. "Que se pode dizer de uma moça de vinte e cinco anos que morreu? Que era bela. E brilhante. Que gostava de Mozart e Bach. E do Beatles. E de mim. Um dia, quando ela me ligou especificamente a esses tipos musicais, perguntei-lhe em que ordem gostava de nós, e ela me respondeu sorrindo: "Alfabética". Na ocasião, sorri também. Hoje fico a pensar nisso sem saber se ela me relacionava pelo nome de batismo - nesse caso, eu viria depois de Mozart - ou pelo sobrenome, e, assim sendo, o meu lugar seria entre Bach e os Beatles. De qualquer maneira, eu não estava em primeiro lugar, o que, pela mais idiota das razões, me aborreceu, pois eu crescera com a ideia de que tinha de ser sempre o primeiro. Herança de família, sabem como é?" Um livro maravilhoso, apesar de "afobado", que virou filme e pode, perfeitamente, ser lido em um dia. Abraço pra você Tatiana.
O Começo de "História do Cerco de Lisboa": "Disse o revisor, Sim, o nome deste sinal é deleatur, usamo-lo quando precisamos suprimir e apagar, a própria palavra o está a dizer, e tanto vale para letras soltas como para palavras completas, Lembra-me uma cobra que se tivesse arrependido no momento de morder a cauda, Bem observado, senhor doutor, realmente, por muito agarrados que estejamos à vida, até uma serpente hesitaria diante da eternidade, Faça-me aí o desenho, mas devagar, É facílimo, basta apanhar-lhe o jeito, quem olhar distraidamente cuidará que a mão vai traçar o terrível círculo, mas não, repare que não rematei o movimento aqui onde o tinha começado, passei-lhe ao lado, por dentro, e agora vou continuar para baixo até cortar a parte inferior da curva, afinal o que parece mesmo é a letra Q maiúscula, nada mais,..." Faz vídeo sobre o Evangelho! Ou mais sobre Saramago! ;) pufavôoooo rs
Vindo do futuro (por isso o atraso no comentário). Acho sensacional o início de Anna Karênina (Tolstói): "Todas as famílias felizes são parecidas entre. As infelizes o são cada uma à sua maneira."
A vida lá fora é uma loucura. Lannoy Dorin "Morávamos em Jundiaí, na vila Arens, numa rua atrás da igreja. Meu pai tinha uma oficina mecânica e minha mãe, embora formada professora, jamais lecionara. "
Tatiana, já leu "Grandes Esperanças" do Dickens? Conforme sua indicação, li a edição em português do "David", mas aquele é infinitamente superior. Pode colocá-lo na lista de próximos livros a ler? Bj. Eliana.
Romance desmontável? Bem antes de Cortázar, Graciliano Ramos fez Vidas Secas, excelente romance desmontável, cujo início tem uma belíssima metáfora fotográfica: "Na planície avermelhada os juazeiros alargavam duas manchas verdes."
Muito legal! Acrescentaria o início do ANTES DE ADAO, do jack london:"Imagens! Imagens! Imagens! Muitas vezes, quando ainda nao sabia, me indagava de onde vinham as milhares de imagens que invadiam meus sonhos; porque eram imagens do tipo que nunca tinha visto na vida real estando acordado."
Olá, eu encontrei seu canal hj, e estou gostando. Gostaria de saber quais são os tipos de livros que vc mais comenta. Só romance, ou algum outro gênero?
Anna Karenina tbm tem uma introdução bem conhecida: "Todas as famílias felizes são iguais. As infelizes o são cada uma à sua maneira".
essa é sensacional mesmo
"AO VERME QUE PRIMEIRO ROEU AS FRIAS CARNES DO MEU CORPO DEDICO COM SAUDOSA LEMBRANÇA ESTAS MEMÓRIAS PÓSTUMAS" (dedicatória de Memórias postumas de Bras Cubas). Quando li isto pensei: "como diabos termina um livro que começa assim?"
Meus começos inesquecíveis são:
Memórias Póstumas de Brás Cubas: "Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas". (Começar lacrando pela dedicatória é para poucos!)
Orgulho e Preconceito: "É uma verdade universalmente conhecida que um homem solteiro, possuidor de uma boa fortuna, deve estar necessitado de esposa. Por pouco que os sentimentos ou as opiniões de tal homem sejam conhecidos ao se fixar numa nova localidade, essa verdade se encontra de tal modo impressa nos espíritos das famílias vizinhas que o rapaz é desde logo considerado a propriedade legítima de uma das suas filhas."
Concordo plenamente com você...
Esses foram justamente os dois inícios que me vieram à mente quando vi o título do vídeo.
Eis aqui um começo com C maiúsculo:
"- O meu nome é Severino,
como não tenho outro de pia.
Como há muitos Severinos,
que é santo de romaria,
deram então de me chamar
Severino de Maria
como há muitos Severinos
com mães chamadas Maria,
fiquei sendo o da Maria
do finado Zacarias.
Mais isso ainda diz pouco:
há muitos na freguesia,
por causa de um coronel
que se chamou Zacarias
e que foi o mais antigo
senhor desta sesmaria.
Como então dizer quem falo
ora a Vossas Senhorias?
Vejamos: é o Severino
da Maria do Zacarias,
lá da serra da Costela,
limites da Paraíba.
Mas isso ainda diz pouco:
se ao menos mais cinco havia
com nome de Severino
filhos de tantas Marias
mulheres de outros tantos,
já finados, Zacarias,
vivendo na mesma serra
magra e ossuda em que eu vivia.
Somos muitos Severinos
iguais em tudo na vida:
na mesma cabeça grande
que a custo é que se equilibra,
no mesmo ventre crescido
sobre as mesmas pernas finas
e iguais também porque o sangue,
que usamos tem pouca tinta.
E se somos Severinos
iguais em tudo na vida,
morremos de morte igual,
mesma morte severina:
que é a morte de que se morre
de velhice antes dos trinta,
de emboscada antes dos vinte
de fome um pouco por dia
(de fraqueza e de doença
é que a morte severina
ataca em qualquer idade,
e até gente não nascida).
Somos muitos Severinos
iguais em tudo e na sina:
a de abrandar estas pedras
suando-se muito em cima,
a de tentar despertar
terra sempre mais extinta,
a de querer arrancar
alguns roçado da cinza.
Mas, para que me conheçam
melhor Vossas Senhorias
e melhor possam seguir
a história de minha vida,
passo a ser o Severino
que em vossa presença emigra".
Morte e Vida Severina, João Cabral de Melo Neto.
Incrível!
Maravilhoso! 😍♥️
Fui o Severino numa montagem de Morte e vida Severina, na escola. Q obra SENSACIONAL!!!!!!!
Escolha grandiosa!!🧚🏽♂️🤗
Kafka...
Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranqüilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto ...
jean alves Qual a sua edição?
8 anos depois, já deve ter outros inícios inesquecíveis 😉
Incrível também é a dedicatória de " Memórias Póstumas de Brás Cubas", assim como o final.
Adorei os inícios que a Tati escolheu eu ainda gosto muito do de Orgulho e Preconceito da Jane Austen. "É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro, possuidor de uma grande fortuna, deve estar em busca de uma esposa. Embora pouco conhecidos talvez sejam os sentimentos ou opiniões de tal homem quando adentra, pela primeira vez, em uma vizinhança, essa verdade está tão fixada nas mentes das famílias ao seu redor que ele é considerado a propriedade de direito de alguém ou de uma de suas filhas"
Ela samba na cara da sociedade com esse inicio, adoroo
deixar esse aqui pra vocês: "Lolita, luz da minha vida, fogo da minha virilidade. Meu pecado, minha alma. Lo-li-ta: a ponta da língua faz uma viagem de três passos pelo céu-da-boca abaixo e, no terceiro, bate nos dentes. Lo. Li. Ta."
Preciso ler lolita ;)
Lolita S2
tatianagfeltrin precisa mesmo, Tati. eu considero o melhor livro que já li. longe de ser meu favorito, mas o melhor ;)
Lolita é vida
+Eldon Oliveira Lolita é mesmo um livro sensacional, de escrita impecável. Porém muito nojento se pararmos pra pensar sobre o que ele realmente fala. O autor foi incrível na escrita, porque nos fez parar para ler as palavras de um pedófilo!
'O Amor Nos Tempos do Cólera' do Gabo: "Era invevitável: o cheiro das amêndoas amargas lhe lembrava sempre o destino dos amores contrariados"
Precisamos de uma segunda parte desse vídeo urgentemente!
Sou a única que adora ouvir a Tati falando em inglês ? haha.
Amo o começo de Orgulho e Preconceito
o estrangeiro. albert camus:
"Hoje mamãe morreu. Ou talvez ontem, não sei. Recebi um telegrama do asilo: "Mãe morta. Enterro amanhã. Sinceros sentimentos." Isso não quer dizer nada. Talvez tenha sido ontem."
Anna Karienina tem um início incrível também, Tolstói consegue sintetizar em uma frase a essência de um livro de 800 páginas. simplesmente genial.
Marcos Iago vdd
Tati, acho fantástica a maneira como você se diverte e ri 'conversando' com a gente! Rs.... Adorei a seleção!
Um Conto de Duas Cidades meu livro amor pra vida toda.. li duas vezes e preciso reler de novo...
O início de Orgulho e Preconceito ♥
Acabei de ler O Túnel, do Ernesto Sabato. Nunca tinha pensado em melhores inícios, mas com esse livro comecei a minha lista.
Logo que vi o nome do vídeo "Começos Inesquecíveis" me veio na mesma hora na cabeça Cem Anos de Solidão, e fiquei muito muito feliz que você colocou esse início no vídeo
Para mim, o início de "A insustentável leveza do ser" é inesquecível... Adoro seus vídeos!
Tati, eu não sei se você já leu "Onze Minutos" do Paulo Coelho (sim, eu sei toda a história que muita gente odeia ele e etc.) Mas, dito isso, a primeira frase (e o primeiro parágrafo) do livro é simplesmente uma sacada incrível (ao meu ponto de vista), e merece ser compartilhada:
Era uma vez uma prostituta chamada Maria.
Um momento. “Era uma vez” é a melhor maneira de começar
uma história para crianças, enquanto “prostituta” é assunto para
adultos. Como posso escrever um livro com esta aparente contradição
inicial? Mas, enfim, como a cada instante de nossa vida temos um pé no conto de fadas e outro no abismo, vamos manter este início.
Minha vida é mais feliz com vídeo novo de Tatiana \o/
"Eu adoro as festas dos hobbits" UAHAUAHUAH!!!
Pessoa mais incrível!
Acho que o início que sempre vai me marcar - e que é bem clichê - é o de Brás Cubas. Não tem como... Meu livro favorito da vida!!
Joan Didion: A vida se transforma rapidamente. A vida muda num instante.
Você se senta para jantar, e aquela vida que você conhecia acaba de
repente.
Comprei esse livro por causa desse início. Lindo e dolorido.
Como se chama esse livro por favor?
Outro início do Saramago que gosto muito é o do As intermitências da morte: "No dia seguinte ninguém morreu." Caí no que você falou do início simples, que define o tom de um livro muito bom.
Quando li Crônica de uma morte anunciada me encantei com o seu "início-spoiler", "No dia em que iam matá-lo, Santiago Nasar levantou-se às 5 e 30 da manhã para esperar o barco em que chegava o bispo."
Início do Hobbit me dá arrepio ! Mas Senhor dos Anéis
Que essa é uma das melhores tags já inventada ninguém tem dúvida. O "pior" é querer ler esses livros citados pela Tati que até então desconhecia (claro que não são todos :P) Essa sua edição de O Senhor dos Anéis
Muito bom gosto. Mas acho que falta pelo menos um. Badalado e que gosto muito. Se não leu, dê uma olhada. Se leu, deve ter se esquecido.
"Todas as famílias felizes se parecem, cada família infeliz é infeliz à sua maneira"- início de Anna Kariênina de Tolstói.
Parabéns,
Rubens
Esse começo é CLAAAASSICO
Início para nunca esquecer!
Ai tati, você é uma benção na minha vida viu
Adoro o início de "As Intermitências da Morte" do Saramago. :))
Eu também! ;)
Principalmente porque faz um looping com o final, tornando-o absurdamente lindo. Saramago tem finais absurdamente maravilhosos como os de Memorial do Convento e O Homem Duplicado.
"E naquele dia, ninguém morreu." Kkkkk Lacônico, lapidar, "intransitivo"...enfim...definitivo, a despeito de ser um início.
Amei, amei, ameeeiii!!! E hoje é dia 27/08/17 E estou no início de David Copperfield. Bj Tatiana :*
Recomendo muito o início de Garota Exemplar (Gone Girl), de Gillian Flynn. O primeiro parágrafo e todo o capítulo são instigantes ao extremo.
O início do A metamorfose e do A hora da estrela também são incríveis !
Incríveis os inícios que você escolheu, Tati...
O Grande Gatsby tem um início e um fim igualmente espetacular. Mrs Dalloway é também um início bem simples mas um dos meus preferidos.. Acrescentaria os clichês: A metamorfose do Kafka, Memórias Póstumas de Brás Cubas e a primeira frase do Orgulho e Preconceito.
Adorooo quando você responde tags.
Tatiana me deu vontade de ler todos os livros que eu não li ainda. Parabéns por todos seus videos. Quando me sinto sem muita vontade de ler, vejo um video teu e a vontade aparece no ato.
Gosto muito do início do "L'Amant" da Marguerite Duras. É um parágrafo de uma frase só, curta, que, à primeira vista, não diz nada de mais; mas, com a leitura do romance, você vê que a narradora/protagonista inicia sua narrativa de seu início mesmo (ela "começa do princípio"): o momento em que ela, então com 15 anos, conhece aquele homem de 30 na balsa que fazia a travessia do rio indochinês, o rio Mekong - o homem que se tornaria seu amante: a frase é "Uma balsa cruza o Mekong". Você pode dizer que eu estou viajando (e eu irei concordar com você) - mas acho esse começo muito bonito, com sua despojada simplicidade franciscana.
Tati acho isso muito interessante,o quanto você é carismática, toda vez que vejo um vídeo teu, parece que tô vendo alguém conversando comigo, não que estou só vendo um vídeo, cara isso é muito legal ^^
Amo muito os seus vídeos. Estou terminando hoje um livro que considero incrível, A bibliotecária de Auschwitz, e queria saber se já leu. O livro começo com o seguinte texto: "Esses oficiais, que vestem se vestem de negro e veem a morte com a indiferença de coveiros, ignoram que, sobre essa lama escura em que tudo se afunda, Alfred Hirsh levantou uma escola. Eles não sabem, e é preciso que não saibam. Em Auschwitz, a vida humana vale menos que nada; tem tão pouco valor que já nem se fuzila ninguém, pois uma bala é mais valiosa do que um homem. Há câmaras comunitárias onde se usa gás zyklon porque barateia os custos, e com um único barril dá para matar centenas se pessoas. A morte se tornou uma indústria que só é rentável se trabalharem por atacado.". É um livro incrível e que gostaria de compartilhar. Tudo fala sobre lutar, persistir e tentar sobreviver cada dia. O melhor é que é baseado na história real desse lugar.
Fazia um tempo que não via teus vídeos Tati, mas continuam incríveis! O início de Todo Dia eu adoro também :) Amei o seu cabelo mais curto do que era antigamente ;))
Esse é um dos vídeos mais sensacionais desse canal!
Comecei a me interessar pelo David Copperfield justamente por causa daquela cena no filme de "...e o vento levou" e achei demais, virou um dos meus favoritos junto com o livro do GWTW. E a minha edição do "Senhor dos Anéis" é igual a tua, acho ela linda, hj em dia só se acha em sebos.
E é por isto que é um prazer assistir os teu vídeos! :)
Adorei o vídeo Tati muito legal e estou ansioso para a parte 2 um beijo um abraço e tchau.
Para mim é "O Hobbit" hahahahahaha aquele começo é MUITO FOFO 😍😍
Amo quando só vc responde tags literárias um dia, espero ler todos os livros que vc leu!!!
Primeiro: Amei o vídeo. Segundo: Essa semana eu li "O bosque das ilusões perdidas", e como eu chorei. Chorei até os olhos secarem, que livro incrível. Terceiro: Eu também amo o início de " A sociedade do anel" kkkkkkk
Tati amei o vídeo voltou ao canal o sabor de antes, muito bom seu trabalho, agora eu queria ver uma foto com vi menor.
Só acho que, um vídeo da Tati falando sobre os livros do Gabriel García Márquez, seria, com certeza, um baita de um Sr. vídeo. :P :D
Tati divando com seus livros glamourosos! Foco na edição do Senhor dos Anéis. =)
Amando o vídeo e o seu cabelo.AHUHUAS tá uma gracinha, Tati.
Nossa, minha lista de leitura só aumentando, certeza de que lerei Dickens nessas férias do meio do ano. 😍
Tati VC esta jogando muito na cara hoje! 😁😁😁😁😁😁😁😵😵😵😵😵😭😭😭😭😭😭😭😭💪👍🙋🙌
Víde de quarta! \o/
tatianagfeltrin TATI, Tu não leu A SOMBRA DO VENTO, do Zafón? Você PRECISA ler! O início é
Ola ,será q voce poderia ler os livros da coleção the vampire diaries - diários do vampiro, se puder faz um vídeo falando deles
tatianagfeltrin faz um video de diario de um banana, eu ja li o 1,2,3 e o 4
tatianagfeltrin e o 5
Tati aonde vc mora. Kkk desculpa a pergunta
Saramago- Intermitências da Morte. "No dia seguinte ninguém morreu. O facto, por absolutamente contrário às normas da vida, causou nos espíritos uma perturbação enorme, efeito em todos os aspectos justificado, basta que nos lembremos de que não havia notícia nos quarenta volumes da história universal, nem ao menos um caso para amostra, de ter alguma vez ocorrido fenómeno semelhante, passar-se um dia completo, com todas as suas pródigas vinte e quatro horas, contadas entre diurnas e nocturnas, matutinas e vespertinas, sem que tivesse sucedido um falecimento por doença, uma queda mortal, um suicídio levado a bom fim, nada de nada, pela palavra nada.... "
Melhor é que ele termina o livro do mesmo jeito. Sensacional!
No aguardo da parte 2 dessa tag hahaha
Nossa, AMO a abertura do livro "As Sombras de Longbourn", da Jo Baker. Não estou com o meu exemplar à mão para citar aqui, mas acho simplesmente e s p e t a c u l a r!!!! Enxuto, mas cheio de significado... o livro inteiro ("Orgulho e Preconceito", do ponto de vista dos empregados da casa) é muito bom!! Faz vídeo sobre ele, Tati!! :D
Ai estou doida pra ler esse "Morte Súbita", cada vez que venho ver seus vídeos, entra tantos livros na minha lista, que nem sei mais por onde começar!
Tati, há um tempo que estou com essa dúvida na cabeça e acho que seria uma boa idéia para um vídeo: como eu consigo identificar se a edição de um livro é boa? Vira e mexe escuto alguém falar que tal edição é ruim e para tomar cuidado com "más edições" principalmente para textos acadêmicos. Adoro o seu canal, as resenhas são ótimas. Felicidades aí no Rio!
Fiquei com muita vontade de ler "O grande Gatsby". Apesar de ver muitas críticas positivas, não sei porque esse livro nunca me despertou interesse, mas depois da sua apresentação dessa poucas palavras já me senti tentada a lê-lo. haha
O início de Terra Sonâmbula de Mia Couto é estupendo, tanto o início do capítulo quanto o primeiro caderno de Kindzu.
"Naquele lugar, a guerra tinha morto a estrada. Pelos caminhos só as hienas se arrastavam, focinhando entre cinzas e poeiras. A paisagem se mestiçara de tristezas nunca vistas, em cores que se pegavam à boca. Eram cores sujas, tão sujas que tinham perdido toda leveza, esquecidas da ousadia de levantar asas pelo azul. Aqui, o céu se tornara impossível. E os viventes se acostumaram ao chão, resignada aprendizagem da morte."COUTO, Mia, 2007, p. 09.
"Quero por os tempos, em sua mansa ordem, conforme esperas e sofrências. Mas as lembranças desobedecem, entre a vontade de serem nada e o gosto de me roubarem do presente. Acendo a estória, me apago a mim. No fim destes escritos, serei de novo uma sombra sem voz." COUTO, Mia, 2007, p. 15.
Tati, seria muito bem vindo um vídeo dessa TAG atualizada. Seria possível???
Alguns desses livros foram lidos por indicação sua e não me arrependi, muito pelo contrário.
Todo dia, livro íncrivel! bjos
adorei esse video,vou adicionar alguns desses livros na minha lista de leitura.
Olá, sou um espectador recente de suas resenhas e já estava do lado de cá a escolher o melhor xingamento para sua lista por nela não constar o começo de Um Conto de Duas Cidades quando, aos 44 do segundo tempo, você o coloca em sua lista. O exemplar que tenho está surrado pelas muitas leituras feitas por todos aqueles a quem o emprestei. Nunca consegui passar destas primeiras linhas que, confesso, têm em mim um efeito paralisante e exasperante. Como Dickens é assustadoramente bom. Parabéns pelo trabalho.
Amei o video Tati, fiquei com vontade de ler quase todos que vc citou aí :)
bjssss
Cultura do Conjunto Nacional é amor. Também já completei um livro lá.
" momento ostentacão" kkkkk te amo tatiana
Adorei esse vídeo, e adorei esses inícios de livros bj tati
Para mim o mestre de "início ou abertura de livros" é Kakfa. Me chamam a atenção também "Lolita" de Nabokov, "Moby Dick" de Herman Melville, "O terremoto do Chile" de Kleist, "As aventuras de Huckleberry Finn" de Mark Twain entre outros.
Tati, gosto muito dos seus comentários sobre livros e conheci seu Videoblog há apenas um mês, e sei que você possui uma lista imensa de livros para ler, mas gostaria de ver você comentando obras de alguns autores importantes que nunca vi por aqui, como Joseph Conrad (Coração das Trevas, Nostromo etc.), Hemingway (O Velho e o Mar), Philip Roth (Pastoral Americana) e Cormac McCarthy (Meridiano de Sangue).
Amo muito o início do livro "O nome da Rosa". Umberto Eco parafraseia o início da Bíblia.
E agora a Tati me deixou com vontade de ler vários deles, hahahaha
Oi Tati :)
Geralmente o que me marca são os finais, nunca vou esquecer quanto tempo fiquei parada depois de ler o final de "Eu Robô", algo que acontece próximo do final de "Fundação e Império" fique arrepiada e paralisada (Asimov
eu vou ter que fazer esse comentário antes de terminar de ver o vídeo kkkk que me tirou totalmente o foco. Eu sei que biografia é sempre só uma biografia, uma visão da vida, mas na biografia do Lewis Carroll que eu li, Tati, escrita pelo Morton N. Cohen, há uma defesa de que o Lewis não era pedófilo. Por exemplo: as meninas, das quais ele tirava fotos, sempre estavam acompanhadas da mãe ou responsável durante as sessões. Você leu algum material que fala de alguma situação em que a pedofilia é altamente cogitável? (nem vou usar a palavra incontestável). Eu acho que esse seu comentário faz até uma ponte com certa fala que você disse uma vez sobre Alice num vídeo aqui do seu canal, de que o livro tinha um valor X para aquelas crianças da época, e que hoje, para o adolescente de condomínio, ele tem outro sentido (penso que depois dos anos 70, tanto O Senhor dos Anéis quanto Alice foram ficando associados com algo lisérgico, com alucinação de drogas, embora isso não tenha vingado com O Senhor dos Anéis). Se você achar que falou groselha, não acredito que você deva deletar o trecho do vídeo... muita gente vai sempre achar que o Lewis era pedófilo, porque ele era um ser muito ímpar. Eu tenho fortes dúvidas se o Michael Jackson era pedófilo. Nossa sociedade sempre foi obcecada por sexo, e um adulto ímpar que tem uma relação de maior entrega com crianças é facilmente visto como pedófilo. Besos!
Ué, não acho que eu tenha falado groselha, não, Tequila ;)
Há muita controvérsia sobre assunto, meu vídeo vai ficar aqui, quietinho ;)
tatianagfeltrin certo, eu precisaria ler mais material sobre a vida dele. Eu falei do Senhor dos Anéis e que maravilha encontrá-lo em seguida no vídeo. Aquele começo é adorável mesmo, é tão inglês (parece um começo de Jane Austen, se você tirar o fantasioso), e é tão legal pensar que essa obra grandiosa, que criou um mundo, começa esmiuçando pequenos detalhes da vida das menores pessoas. Como disse o Tolstoi: “Queres ser universal? Começa por pintar a tua vila”. : )
Tequila Mockingbird sensacional essa frase do tolstoi ;)
Eu gosto muito do início do livro: A Metamorfose do Kafka.
"Numa manhã, ao despertar de sonhos inquietantes, Gregor Sansa deu por si na cama transformado em um gigantesco inseto."
E também do início do livro: A Sandálias do Pescador do Morris West.
"O Papa morrera. Já o Camerlengo fizera a proclamação. O Mestre-de-Cerimônias, os notários e os médicos já o haviam consignado, sob atestação, à Eternidade."
O único início de livro que me lembro, na verdade é o início de Shogun. É a chegada do protagonista Blackthorne ao Japão no meio de uma tempestade terrível. Se bem me recordo, cheguei a me largar de cansaço na cama quando o navio encalhou na praia e tudo havia finalmente terminado. Soberbamente escrito. O livro inteiro.
Ai Tati, não acredito que não colocou Lolita! Haha melhor começo de livro da vida... Da uma relida no google mesmo
Um livro que tem um início (e tudo mais) sentimentalmente forte e que não me me deixou largar a leitura foi O Filho de Mil Homens, do Valter Hugo Mãe. Recomendo.
MELHOR VÍDEO DE TODOS!!!
Tanb tenho um tipo de relação com o "Anarquistas Graças Deus", pois eu li este livro, depois que me mudei de SP para o Rio, e foi ótimo ler assim, longe de SP, acho que cria um certo patriotismo rsrsrs, algo que ao mesmo tempo faz matar um pouquinho a saudade faz dar mais valor a culturas da cidade, e ver com mais amor mesmo as origens, os bairros. =D
Gostei muito,cativante!
LOVE STORY, Erich Segal, tem um dos inícios mais sensacionais que já li. Até mesmo porque traz spoiler na primeira linha sem desanimar o leitor de chegar à última. "Que se pode dizer de uma moça de vinte e cinco anos que morreu? Que era bela. E brilhante. Que gostava de Mozart e Bach. E do Beatles. E de mim. Um dia, quando ela me ligou especificamente a esses tipos musicais, perguntei-lhe em que ordem gostava de nós, e ela me respondeu sorrindo: "Alfabética". Na ocasião, sorri também. Hoje fico a pensar nisso sem saber se ela me relacionava pelo nome de batismo - nesse caso, eu viria depois de Mozart - ou pelo sobrenome, e, assim sendo, o meu lugar seria entre Bach e os Beatles. De qualquer maneira, eu não estava em primeiro lugar, o que, pela mais idiota das razões, me aborreceu, pois eu crescera com a ideia de que tinha de ser sempre o primeiro. Herança de família, sabem como é?"
Um livro maravilhoso, apesar de "afobado", que virou filme e pode, perfeitamente, ser lido em um dia. Abraço pra você Tatiana.
Minha edição do Senhor dos Anéis é igual a sua. Melhor Edição
O Começo de "História do Cerco de Lisboa": "Disse o revisor, Sim, o nome deste sinal é deleatur, usamo-lo quando precisamos suprimir e apagar, a própria palavra o está a dizer, e tanto vale para letras soltas como para palavras completas, Lembra-me uma cobra que se tivesse arrependido no momento de morder a cauda, Bem observado, senhor doutor, realmente, por muito agarrados que estejamos à vida, até uma serpente hesitaria diante da eternidade, Faça-me aí o desenho, mas devagar, É facílimo, basta apanhar-lhe o jeito, quem olhar distraidamente cuidará que a mão vai traçar o terrível círculo, mas não, repare que não rematei o movimento aqui onde o tinha começado, passei-lhe ao lado, por dentro, e agora vou continuar para baixo até cortar a parte inferior da curva, afinal o que parece mesmo é a letra Q maiúscula, nada mais,..."
Faz vídeo sobre o Evangelho! Ou mais sobre Saramago! ;) pufavôoooo rs
Vindo do futuro (por isso o atraso no comentário). Acho sensacional o início de Anna Karênina (Tolstói): "Todas as famílias felizes são parecidas entre. As infelizes o são cada uma à sua maneira."
O conto de duas cidades me lembra Todo mundo dia o Chris, O James lê esse livro. ^^
E o "Desocupado leitor" do Dom Quixote??!! :) :p
Taty usa o mesmo perfume que eu! Amooo (na estante do lado esquerdo)
Laura Figueiredo não consegui ver😱
A vida lá fora é uma loucura. Lannoy Dorin
"Morávamos em Jundiaí, na vila Arens, numa rua atrás da igreja. Meu pai tinha uma oficina mecânica e minha mãe, embora formada professora, jamais lecionara. "
Por favos faz uma resenha do livro Gelo Negro de Beca Fitzpratrick
Tatiana, compensa ler Os Miseráveis ?
Adoro seu canal, meu estilo ^-^
Hahahahaha "eu adoro as festas dos hobbits"! Sensacional Tatiana! Parabéns pelo trabalho!
Tati quando VC vai fazer um vídeo com sua mãe 😄😱😊😊😊😊😉🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌❓❔❓❔❓❔❓❔❓❔❔❓❔❓
To esperando também...
🙋❓❔❕
??? :)
Tatiana, já leu "Grandes Esperanças" do Dickens? Conforme sua indicação, li a edição em português do "David", mas aquele é infinitamente superior. Pode colocá-lo na lista de próximos livros a ler? Bj. Eliana.
Romance desmontável? Bem antes de Cortázar, Graciliano Ramos fez Vidas Secas, excelente romance desmontável, cujo início tem uma belíssima metáfora fotográfica: "Na planície avermelhada os juazeiros alargavam duas manchas verdes."
Muito legal! Acrescentaria o início do ANTES DE ADAO, do jack london:"Imagens! Imagens! Imagens! Muitas vezes, quando ainda nao sabia, me indagava de onde vinham as milhares de imagens que invadiam meus sonhos; porque eram imagens do tipo que nunca tinha visto na vida real estando acordado."
amo seus vídeos
Amo muito a Livraria Cultura do Conjunto Nacional!
Os contos de Edgar Allan Poe também contém inícios geniais.
Olá, eu encontrei seu canal hj, e estou gostando. Gostaria de saber quais são os tipos de livros que vc mais comenta. Só romance, ou algum outro gênero?