Existe uma praça na Tijuca, aqui no Rio de Janeiro, em homenagem a este historiador: a Praça Varnhagen, uma homenagem a Francisco Adolfo de Varnhagen, militar, diplomata e historiador brasileiro. É uma praça bastante popular.
Declarar Tiradentes como herói nacional é mais um dos exageros contados pela esfarrapada "estória" brasileira e que muito bem tem servido para omitir a história do Brasil.
Tomás Antônio Gonzaga era Ouvidor em Ouro Preto e o mais graduado dos Inconfidentes. Foi exilado em Moçambique, onde morreu. Era português de nascimento, mas filho de pai brasileiro.
Em 1792. Fotografia. Não tinha. O retratos. Das. Pessoas, Eram. Pintado. A. Oulho. Com tinta, o cabelo de Tiradentes. E. Barbar. Cresceu. Na prisão. Na lhras. Das. Coubra, Onde Tiradentes e. Seus. Amigos. Ficaram. Prezos pô. 3. Anos. De. De. 1789. A. Abril de 1792. Ok?
Hoje em dia no espaço de um ano o governo Brasileiro retira das terras mais ouro que os Tugas em 300 anos. E os impostos atualmente são muito mais altos que o quinto dos infernos!
Ocorreu que, a partir da década de 1760, a extração de ouro regrediu consideravelmente, mas não o valor do imposto. A taxa do quinto continuou a ser exigida dos mineradores locais, e o governador Barbacena, para fazer valer a lei, chegava até a impor agressões físicas. Além disso, Portugal exigia uma cota anual de ouro no total de 1500 quilos. Com a redução na extração do ouro, uma grande dívida começou a ser formada pelos colonos em relação à Coroa.
@LuizNicolau-lr3wx olhe que ouro é o que não falta no Brasil segundo as publicações brasileiras, atualmente, com as máquinas, extraem no Brasil cerca de 100 toneladas de ouro por ano ". . a produção "saltou ...para mais de 100 toneladas anuais no final da década de 80...." "... no tempos bandeirantes, a produção à mão, essencialmente nos rios, andaria à volta de 8 ou 10 toneladas por ano Dai que os reis de Portugal cobravam o imposto do quinto ou seja 20% que servia aos custos de administração, defesa, construção de navios, entregas as ordens religiosas que tinham a cargo os serviços sociais e de ensino, construção de monumentos, etc. os 80% pertenciam aos donos da concessão e eram investidos no Brasil
Um dos problemas mais relevantes na questão dos impostos sobre o garimpo colonial no Brasil, segundo o historiador Dr. Ricardo Ferreira Ribeiro na obra Florestas Anãs do Sertão: o Cerrado na História de Minas Gerais (Belo Horizonte: Autêntica, 2005, 480 p. Vol. I), foi a CAPITAÇÃO. Com o esgotamento dos garimpos mais importantes, buscaram-se novas lavras com rendimento muito incerto. A Coroa estabeleceu um novo imposto, a CAPITAÇÃO, a ser cobrado proporcional à quantidade de escravos trabalhando no garimpo (per capita), independentemente da produção confirmada e do Quinto, o que poderia representar imposto muito mais alto. Vale a pena ler essa obra! O segundo volume, que trata mais das questões culturais, ainda não li (está na fila!).
Ora se vcs trabalhadores não pagarem impostos , o que será de nós da burguesia capitalista? Vcs devem pagar impostos sim , pois nós é que comanda no estado, em vez de ficar comentando porcaria, vá trabalhar pra gerar lucro e renda para nós capitalistas
Voce só falou coisas boas da Inconfidencia Mineira e de Tiradentes kkk E em Roma os impostos eram baixissimos porém o "imposto fantasma", inflação monetária era foi altíssima no final do Imperio.
O que enfureceu os moradores da regiao das Minas Gerais foi a proposta da Derrama e não apenas a cobrança do Quinto. Segundo a proposta, caso a cota estabelecida de ouro não fosse alcançada, a coroa portuguesa iria arrecadar, na marra, além do quinto. Na época, a extração de ouro estava em decadência e a cota seria impossível de se alcançar.
Tiradentes não foi protagonista e nem líder do movimento . Ele levou a culpa . Alguém tinha que pagar o pato . Tiradentes pagou o pato . Ele não tinha cultura suficiente para ser o planejador da situação . Isso eu aprendi na escola . Não li em lugar nenhum . Agora , que não era revolta contra Portugal , estou sabendo agora pelo vídeo. Não aprendi isso na escola .
Por cultura não é o problema, pois no Brasil teve um líder Burro ,chinelo e senvergonha que tentou dar um golpe a diferença é que Tiradentes não fugiu para os EUA, e sua causa justificava a luta, já o outro é porq não sabe perder e ainda deixou o gado sozinho no barco.
Nao se enganem. Há vários canais de história que contam a verdade por fatos e docs. oficiais. Ex.: Brasil Dox: "Documentário: Inconfidência Mineira | Conjuração Mineira | História do Brasil"
Portugal cobrava 20% de imposto ou melhor 1/5. O Estado brasileiro em 2024 cobra mais de 50% de impostos dos mais pobres, e ninguém fica revoltado. Rsss . Proporcionalmente quem mais paga impostos no Brasil são os pobres.
Pela narrativa Estatal não é roubo e quem defende o comando por eles deve concordar. Agora pela visão libertária é sim. Então depende de qual argumento está sendo feito.
uma foto de um jesus cristo boa ideia quanto valia um kilo desse metal amarelo nào avia dinheiro nem bancos e nem dolares avia como era calculado esse metal amarelo
No século XVIII ainda não éramos Reino Unido com Portugal, éramos apenas uma colônia. Só a partir de 1815 com a elevação do então Estado do Brasil a reino, unido com os reinos de Portugal e dos Algarves (sua metrópole soberana até então), na sequência da transferência da corte portuguesa para o Brasil, o Brasil começou a ser realmente beneficiado com o que eles extraiam daqui.
O Brasil não era colônia de Portugal , nunca foi existe provas documentais que dizem isso e não livros do MEC que afirmam que o Brasil foi colônia de Portugal.
A palavra colônia não existia nos documentos do período, mas sim Província. O Brasil era província d'alem mar. Os habitantes daqui eram portugueses com os mesmos direitos que os da metrópole.
Esse raciocinio do professor em relação au Para e Portugal não tem nada haver, o Para é um territorio Brasileiro e Portugal ê um Pais que invadio uma terra quê ja tinha dono eu acho diferente
Pergunto: Se fizermos a analogia do minério de ferro com o ouro levado por Portugal, qual foi o benefício de qualquer estado brasileiro ? O Brasil só foi parte do dito todo, quando era capital do império.
"O Brasil só foi parte do dito todo, quando era capital do império." - *_R: partindo dessa lógica Portugal deixou de fazer parte do todo e com isso passou a ser "roubado" pelo Brasil!_* ¯\_(ツ)_/¯
@@homemfantasma3510 😅 se vitimize mais um pouco homem que curte o próprio comentário. Você é mais um daqueles esquerdopatas do anti-colonizador malvado? Ou ainda está naquela estória da escola de que Portugal roubou o Brasil e blá, blá, blá?
Já ouvi imensas críticas: a escravidão foi um erro, houve corrupção, abusos... Mesmo assim, é verdade que realça demasiado os pontos positivos. Concordo que podia criticar mais. Simplesmente, em contrapartida, muitos fazem tudo para extrapolar no sentido contrário, com análises parciais e anacrónicas. Os sensatos têm pouca voz na Internet, é o que me parece.
Informacoes incorretas : Vale é a quarta mineradora do mundo, atras da BHP Billiton, Rio Tinto e Glenclore. Minas produziu mais do dobro da produção de minério do Pará,conforme dados estatísticos de dez/23: Minas com 361,842 milhoes/ton; Pará com 174,618 milhões/ton. Minas tem varias mineracoea grandes, possuindo 61,2 % das reservas, Mato Grosso do Sul com 28,1% e Pará com 10,4%. Comparação ilogica de o Brasil nao poder ser cobrado no futuro pela producao presente do Pará, no caso de se separar do pais, com o ouro enviado por Minas a Portugal, eis que a Inconfidencia Mineira expressa justamente o espirito de nao pertencimento do país ao conjunto da Corte e suas colônias na África. Imaturo criticar "ad hominem" integrantes da Inconfidencia Mineira, quando o que importa é o seu sentido e suas consequências práticas, sendo certo que contribuiu para a afirmacao do sentimento de nacionalidade, reconhecido por Portugal 26 anos após, com a integracao em 1815 do Brasil ao Reino Unido a Portugal, prenúncio da independência 7 anos depois em 1822. A independência dos Estados Unidos em 1776, ou seja, 13 anos antes da Inconfidência Mineira também se circunscreveu às colônias atlânticas. Thomas Jefferson , autor de Declaração de Independência chegou a manifestar em 1786 simpatia e promessa de apoio à Inconfidencia Mineira, por ter um sonho a mais do que a independência: a constituicao de uma república no Brasil, intenção que só se concretizou em 1889, cem anos após a Inconfidencia Mineira. Thomas Jefferson viu importancia no movimento que brasileiros ainda nos dias de hoje nao enxergam na sua exata dimensão e profundidade. A História é um processo com desdobramentos e assim deve ser entendida. Os sonho dos Inconfidentes se realizaram: independência e república. Tal como os conspiradores trocavam ideias em Ouro Preto, ideias entao revolucionarias que também agitavam a França naquejrs dias, mostrando o quanto os mineiros estavam atualizados na época, enquanto o resto do Brasil dormia o sono medieval.
>implicando que o Brasil ter virado essa republiqueta tenha sido bom Inconfidência mineira é tão artificial que tiverem de forçar o tiradentes como figura messiânica pra ter algum impacto
Eita... 😅😅😅 a paulistada endoida com o maior herói desse país, número 1 no pavilhão de honra do país... As surras dadas pelos mineiros em 30 e 32 ainda perturbam os sovados...😅🔺️
Falar que o Brasil era a mesma coisa que em Portugal, só pode ser uma piada. Só tomar como exemplo a famosa D. Maria I, com o Alvará de 1785, onde "proibiu" qualquer indústria de manufatura no território brasileiro para criar total dependência , assim tendo que trazer por valores mais altos, e basicamente fodendo de dívida os que aqui estavam. Toda e qualquer medida da Coroa sempre foi vizando o bem de Portugal. E se o Brasil tivesse que se prejudicar por causa de tal atitude, não seria um problema!
Oi, again. Caro professor, vou dar crédito ao título, in dubio pro reo, já dizia Galileu na Galiléia. Bem, a julgar pelos comentários que acompanham seus quadradinhos, significativa parcela deles é escrita por analfabetos. Não diga que peco por excessivo rigor, basta ver como escrevo e concluir que passo longe do castiço. Mas seus seguidores, o que fazem seria engraçado, mas é trágico, em poucos lugares vemos tantos e tão crassos equívocos como aqui, nestes seus tanto quadradinhos. O que nos leva a duas correntes de raciocínio. A primeira diria respeito ao nível intelectual de seu público: considero até ofensivo ao seu apostolado, ter tantos asnos em seu séquito, pois é óbvio que só a burrice atrai burros. Qual a vantagem, qual o benefício de ser seguido, apoiado ou acatado por um bando de gente incapax de bem escrever? A escrita é o espelho da inteligência. Fica sugestão: use um pouco de seu tempo e espaço disponíveis aqui para ministrar aulas de nosso idioma. Seria muito, muito útil, bem mais do que boa parte daquilo que seus convidados costumam oferecer ao público. A segunda linha quer trazer à apreciação o seguinte fato: este é um espaço dedicado à Direita, indubitavelmente. Neste espaço as opiniões são majoritariamente de direita. Ora, se fizermos um exercício primário de estatística, veremos que há muita confusão, muita desinformação, muita falta de coerência entre os comentários publicados. Supondo que estas pessoas representem amostra confiável do perfil dos brasileiros, a única conclusão sensata é que se este tipo de gente conseguir impor, ainda que por voto, sua vontade ao Brasil, vai ser a merda, vai ser o diabo, gente burra e ignorante gera o piortipo de governança possível. É inegável que boa parte do sucesso da Direita repousa no público mais chucro, mal-educado, tosco e obtuso. A nâo ser, claro, que o que vejo aqui seja apenas uma alucinação.
Gosto do professor, mas defende de forma ridícula a coroa portuguesa, Brasil era cheio de proibições pela coroa, limitavam o desenvolvimento do país, queriam que fossemos uma roça limitada e dependente, um exemplo, aqui era proibido produzir pólvora. Se o professor lesse os Altos da Devassa, o processo que relata a inconfidência, ao invés de resumos de historiadores, saberia das limitações impostas por Portugal, o problema dos monarquistas é a ilusão que os mesmos, geravam um mundo perfeito, Tiradentes, inclusive, era fã dos EUA, ou as 13 colônias fundadoras, muito menor do que é hoje, não tanto do iluminismo francês, outra ignorância é falar que só queriam a independência de Minas Gerais, Tiradentes foi preso no Rio, onde tentou arregimentar apoio para a revolução, ainda é comentado nos autos, que seria melhor se tivesse adesão de São Paulo tb, mesmo que posterior, como qualquer um que leu os autos vai concluir, a ideia era fundar um país nos moldes da América do Norte, seria uma revolução como a que gerou a independência Americana. Impressionante como, para ser contra os militares e os conservadores de 1964, que alçaram Tiradentes a uma figura heroica, a esquerda começou o processo de difamação da figura de Tiradentes, que grande parte da direita, manipulada abraça, o fim da picada. Tiradentes com ctz foi um herói trágico, cercado por uma maioria de covardes, os outros inconfidência.
Existe um problema na lógica apresentada. Que está na relação de formação do Estado. A relação entre uma colônia e o colonizador não tem relação direta com um Estado e a Federação que participa. E o problema dessa deficiência lógica tem relação direta com conceito de nação. Já existia um sentimento separatista nacionalista brasileiro. O Pará não tem qualquer sentimento e possui representação no congresso. É uma comparação exdrúxula.
Incompleto e falso!! A questão era a cobrança mantida de 20% quando o ouro foi acabando. Os brasileiros mineradores se endividaram e pagaram com seus pertences. E havia outras cobranças abusivas da Coroa de Portugal. Quer saber, Sr. Marcelo "sabereta" tente reeditar os livros de história!! Contador de estórias!
Não roubou porque era parte da mesma nação. Esse professor não é neutro em suas análises. Cara, lei beneficiando a colônia? Só na cabeça desse professor!
Existe uma praça na Tijuca, aqui no Rio de Janeiro, em homenagem a este historiador: a Praça Varnhagen, uma homenagem a Francisco Adolfo de Varnhagen, militar, diplomata e historiador brasileiro. É uma praça bastante popular.
Lugar da boate Buchicho
Declarar Tiradentes como herói nacional é mais um dos exageros contados pela esfarrapada "estória" brasileira e que muito bem tem servido para omitir a história do Brasil.
Como sempre idóneo e incisivo. Parabéns
Tomás Antônio Gonzaga era Ouvidor em Ouro Preto e o mais graduado dos Inconfidentes. Foi exilado em Moçambique, onde morreu. Era português de nascimento, mas filho de pai brasileiro.
As fotos do Tiradentes com a barba e cabelos messiânicos e incompatível para quem seria integrante do exercito (ele era alferes do exercito).
Em 1792. Fotografia. Não tinha. O retratos. Das. Pessoas, Eram. Pintado. A. Oulho. Com tinta, o cabelo de Tiradentes. E. Barbar. Cresceu. Na prisão. Na lhras. Das. Coubra, Onde Tiradentes e. Seus. Amigos. Ficaram. Prezos pô. 3. Anos. De. De. 1789. A. Abril de 1792. Ok?
Parabéns. Finalmente alguém fala a verdade sobre o " roubo do ouro " por Portugal. Na época era assim e acabou
Hoje em dia no espaço de um ano o governo Brasileiro retira das terras mais ouro que os Tugas em 300 anos. E os impostos atualmente são muito mais altos que o quinto dos infernos!
Boa noite Professor, muito agradecido.
Ocorreu que, a partir da década de 1760, a extração de ouro regrediu consideravelmente, mas não o valor do imposto. A taxa do quinto continuou a ser exigida dos mineradores locais, e o governador Barbacena, para fazer valer a lei, chegava até a impor agressões físicas. Além disso, Portugal exigia uma cota anual de ouro no total de 1500 quilos. Com a redução na extração do ouro, uma grande dívida começou a ser formada pelos colonos em relação à Coroa.
Portugal deve- te fazer cócegas 🎉
@LuizNicolau-lr3wx
olhe que
ouro é o que não falta no Brasil
segundo as publicações brasileiras, atualmente, com as máquinas, extraem no Brasil cerca de 100 toneladas de ouro por ano
". . a produção "saltou ...para mais de 100 toneladas anuais no final da década de 80...." "...
no tempos bandeirantes, a produção à mão, essencialmente nos rios, andaria à volta de 8 ou 10 toneladas por ano
Dai que os reis de Portugal cobravam o imposto do quinto ou seja 20% que servia aos custos de administração, defesa, construção de navios, entregas as ordens religiosas que tinham a cargo os serviços sociais e de ensino, construção de monumentos, etc.
os 80% pertenciam aos donos da concessão e eram investidos no Brasil
Mentira que era só 20 porcento. Esses 20 porcento nem dívidas deixariam. O problema da guerra foi as dívidas da derrama.
@@LuizNicolau-lr3wx derrama dinheiro 💶 que é coisas que não temos 💐❤️
@@LuizNicolau-lr3wx o derrama terá sido criado por haver muito ouro que não passava pelos inspetores
ou seja era contrabandeado e não pagava imposto
Vi em um documentário que Tiradentes foi para a Europa e quem foi enforcado em seu lugar foi o preso que ja estava condenado a morte.
Um dos problemas mais relevantes na questão dos impostos sobre o garimpo colonial no Brasil, segundo o historiador Dr. Ricardo Ferreira Ribeiro na obra Florestas Anãs do Sertão: o Cerrado na História de Minas Gerais (Belo Horizonte: Autêntica, 2005, 480 p. Vol. I), foi a CAPITAÇÃO. Com o esgotamento dos garimpos mais importantes, buscaram-se novas lavras com rendimento muito incerto. A Coroa estabeleceu um novo imposto, a CAPITAÇÃO, a ser cobrado proporcional à quantidade de escravos trabalhando no garimpo (per capita), independentemente da produção confirmada e do Quinto, o que poderia representar imposto muito mais alto.
Vale a pena ler essa obra! O segundo volume, que trata mais das questões culturais, ainda não li (está na fila!).
20% de imposto é abusivo? Tomara eu pagar apenas 20% de impostos em 2024
É mais que absurdo.... Não tem justificativa quem defende impostos....
Se for penoso o trabalho para paragar 20% e dependendo do q se ganha pode acabar sendo pouco se levar em consideração .
Ora se vcs trabalhadores não pagarem impostos , o que será de nós da burguesia capitalista? Vcs devem pagar impostos sim , pois nós é que comanda no estado, em vez de ficar comentando porcaria, vá trabalhar pra gerar lucro e renda para nós capitalistas
Voce só falou coisas boas da Inconfidencia Mineira e de Tiradentes kkk
E em Roma os impostos eram baixissimos porém o "imposto fantasma", inflação monetária era foi altíssima no final do Imperio.
Professor! Comente sobre o pacto colonial. Se nós éramos iguais em direito, como fica nossa limitação imposta pelos acordos do pacto?
O que enfureceu os moradores da regiao das Minas Gerais foi a proposta da Derrama e não apenas a cobrança do Quinto. Segundo a proposta, caso a cota estabelecida de ouro não fosse alcançada, a coroa portuguesa iria arrecadar, na marra, além do quinto. Na época, a extração de ouro estava em decadência e a cota seria impossível de se alcançar.
Obrigada, professor pelo seu excelente trabalho.
Marcelo, poderia comentar sobre o Livro de Jorge Caldeira: História da Riqueza no Brasil.
Incrível nossa história
Se contada corretamente. Não inventada como esse professor fala nesta ocasião.
Tiradentes não foi protagonista e nem líder do movimento . Ele levou a culpa . Alguém tinha que pagar o pato . Tiradentes pagou o pato . Ele não tinha cultura suficiente para ser o planejador da situação . Isso eu aprendi na escola . Não li em lugar nenhum . Agora , que não era revolta contra Portugal , estou sabendo agora pelo vídeo. Não aprendi isso na escola .
Por cultura não é o problema, pois no Brasil teve um líder Burro ,chinelo e senvergonha que tentou dar um golpe a diferença é que Tiradentes não fugiu para os EUA, e sua causa justificava a luta, já o outro é porq não sabe perder e ainda deixou o gado sozinho no barco.
QUE PROFESSOR DO CARAMBA
..PARABÉNS
Ótimo programa
É que a corda sempre rebenta pro lado mis fraco....
O presidente da República Portuguesa tem que assistir este vídeo muitíssimo obrigada🎉
Convida o Claudio Suenaga é estoriador e escritor, seria interessante..
Após o fim da monarquia (de forma espontânea)no Brasil, a república precisava se auto legitimar, e criaram o mito de Tiradentes.
A república nacional não consegue produzir herois, então os inventa.
Viva D. Maria I🙏
Vivar? Ela Era. Conhecida como: araihar. Louca. KKK. Ok?
@@marinalvocavalcanti-kx5nm não recebo lição de quem não sabe nem escrever em português. Vai estudar e não amola.
Nao se enganem. Há vários canais de história que contam a verdade por fatos e docs. oficiais. Ex.: Brasil Dox: "Documentário: Inconfidência Mineira | Conjuração Mineira | História do Brasil"
Pois é: o Estado brasileiro cobra muito mais de que 1/5 de impostos dos brasileiros atualmente!!!
Mito!
São João del Rey e santa Belina
A onde posso ler livros do Varnhagen?
Estava na assembleia nacional francesa , tirandentes assinou sua entrada naquele encontro.
100% so nas blusinhas da shein😂, somado ao frete, vc compra o imposto e leva o produto de brinde.
Sempre desconfiei que essa tal Inconfidencia nada tinha a ver com a independencia do Brasil.
Huuumm, Sei Nããoo, Acho que o Marcelo é embaixador português na Brasil, KKKK.😂😂😂.
Ele sindrome de estocolmo. 😂😂
Mas aí Marcelo vão reformular para a seguinte frase: "Portugal roubou o ouro dos índios".
Em pleno 2024 os brasileiros continuam a matar e a roubar terras aos índios.
Kkk eles sempre fazem isso
Portugal cobrava 20% de imposto ou melhor 1/5. O Estado brasileiro em 2024 cobra mais de 50% de impostos dos mais pobres, e ninguém fica revoltado. Rsss . Proporcionalmente quem mais paga impostos no Brasil são os pobres.
Fora o imposto inflacionário.
👏
Quem diz que Portugal roubou o ouro do Brasil é repetente da 5° série.
Nem 5° série, quem diz isso no mínimo é acéfalo.
Burrão! 😂😂😂
Não roubou??
Pela narrativa Estatal não é roubo e quem defende o comando por eles deve concordar. Agora pela visão libertária é sim. Então depende de qual argumento está sendo feito.
@@helton8549 Libertarianismo é a política econômica da Terra plana.
👏👏
Só.
uma foto de um jesus cristo boa ideia quanto valia um kilo desse metal amarelo nào avia dinheiro nem bancos e nem dolares avia como era calculado esse metal amarelo
O Homem das Cavernas trabalhava, talvez, 4 horas por dia.
Em um estado miséria incalculável.
Homem pequeno contando história de homem grande esse o papel dos corvades
Igual Jesus, um mito.
No século XVIII ainda não éramos Reino Unido com Portugal, éramos apenas uma colônia. Só a partir de 1815 com a elevação do então Estado do Brasil a reino, unido com os reinos de Portugal e dos Algarves (sua metrópole soberana até então), na sequência da transferência da corte portuguesa para o Brasil, o Brasil começou a ser realmente beneficiado com o que eles extraiam daqui.
O Brasil não era colônia de Portugal , nunca foi existe provas documentais que dizem isso e não livros do MEC que afirmam que o Brasil foi colônia de Portugal.
A palavra colônia não existia nos documentos do período, mas sim Província. O Brasil era província d'alem mar. Os habitantes daqui eram portugueses com os mesmos direitos que os da metrópole.
Mas a insurgência não foi legítima? atendo-me só ao "esq uartejado..."
Mito rsrs . Mentira nunca que foi pra força. Recebeu perdão do Rei 👑 e se mandou p Europa França.
Cheiro de Imparcialidade.
Leiam os Autos da Devassa, um documento oficial do governo português... fatos!
Falta informação correta. MG detém 61% das reservas de minério de ferro do Brasil. Também, detém a maior pridução do país.
Esse raciocinio do professor em relação au Para e Portugal não tem nada haver, o Para é um territorio Brasileiro e Portugal ê um Pais que invadio uma terra quê ja tinha dono eu acho diferente
Pergunto: Se fizermos a analogia do minério de ferro com o ouro levado por Portugal, qual foi o benefício de qualquer estado brasileiro ? O Brasil só foi parte do dito todo, quando era capital do império.
"O Brasil só foi parte do dito todo, quando era capital do império." - *_R: partindo dessa lógica Portugal deixou de fazer parte do todo e com isso passou a ser "roubado" pelo Brasil!_* ¯\_(ツ)_/¯
Esse MA é um fanfarrão ! Daqui a pouco ele vai dizer que Bíblia foi escrita por Malacheia! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
A Bíblia e uma colcha de retalhos de várias religiões da Antiguidade sabia ?
@@luisgalbiatti1229 você é costureiro ?
quem faz as leis são os dominadores. prestenção!
@Madeira1-ni1zfele não está errado. As leis em sua maioria esmagadora só serve para benefício de que as escreveu. Democracia é ilusão.
Estado é máfia.
Imposto é roubo.
Tiradentes era um bandido.
Hoje sao 4/5
Vpn
mas o brasil mata paraense se paraense criticar a exploração de minério? prestenção!
Por que ensinaram tantas mentiras nas escolas?
Existe uma razão para isso?
Sim existe, isso é doutrinação ideológica de Esquerda feita por professores ee História e ciências Humanas há várias gerações!
As falsas narrativas para construção dos mitos de areia...
o entrevistador tem medo de te confrontar. lamentável.
Só os autores que esse professor leu é que estavam corretos. E ele também.
Pq que o prof. Marcelo ama tanto Portugal???? Qual seria a origem desse "estranho" amor kkkkk???
Eu amo. O que isto tem de estranho? É o país que deu origem ao Brasil
@@thalesbernardomendes8949 isso tem nome: Síndrome de Estocolmo.
@@homemfantasma3510 😅 se vitimize mais um pouco homem que curte o próprio comentário. Você é mais um daqueles esquerdopatas do anti-colonizador malvado? Ou ainda está naquela estória da escola de que Portugal roubou o Brasil e blá, blá, blá?
@@homemfantasma3510 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk fala o indígena
@@homemfantasma3510 esquerdopat4. Ou ainda crê na estórinha do "Portugal que nos roubou" da escola
Se dependesse do prof. Marcelo, o Brasil ainda deveria ser colônia de Portugal.
É incrível como ele não consegue criticar a Coroa Portuguesa!!!
@@perobusmaximus hmmmm??? Perdemos??? Quem perdeu o quê???
Já ouvi imensas críticas: a escravidão foi um erro, houve corrupção, abusos...
Mesmo assim, é verdade que realça demasiado os pontos positivos. Concordo que podia criticar mais.
Simplesmente, em contrapartida, muitos fazem tudo para extrapolar no sentido contrário, com análises parciais e anacrónicas.
Os sensatos têm pouca voz na Internet, é o que me parece.
Ele gosta de chupar um português.
👍👍201🌻🌻🌿🇧🇷
Informacoes incorretas : Vale é a quarta mineradora do mundo, atras da BHP Billiton, Rio Tinto e Glenclore.
Minas produziu mais do dobro da produção de minério do Pará,conforme dados estatísticos de dez/23: Minas com 361,842 milhoes/ton; Pará com 174,618 milhões/ton.
Minas tem varias mineracoea grandes, possuindo 61,2 % das reservas, Mato Grosso do Sul com 28,1% e Pará com 10,4%.
Comparação ilogica de o Brasil nao poder ser cobrado no futuro pela producao presente do Pará, no caso de se separar do pais, com o ouro enviado por Minas a Portugal, eis que a Inconfidencia Mineira expressa justamente o espirito de nao pertencimento do país ao conjunto da Corte e suas colônias na África.
Imaturo criticar "ad hominem" integrantes da Inconfidencia Mineira, quando o que importa é o seu sentido e suas consequências práticas, sendo certo que contribuiu para a afirmacao do sentimento de nacionalidade, reconhecido por Portugal 26 anos após, com a integracao em 1815 do Brasil ao Reino Unido a Portugal, prenúncio da independência 7 anos depois em 1822.
A independência dos Estados Unidos em 1776, ou seja, 13 anos antes da Inconfidência Mineira também se circunscreveu às colônias atlânticas.
Thomas Jefferson , autor de Declaração de Independência chegou a manifestar em 1786 simpatia e promessa de apoio à Inconfidencia Mineira, por ter um sonho a mais do que a independência: a constituicao de uma república no Brasil, intenção que só se concretizou em 1889, cem anos após a Inconfidencia Mineira. Thomas Jefferson viu importancia no movimento que brasileiros ainda nos dias de hoje nao enxergam na sua exata dimensão e profundidade.
A História é um processo com desdobramentos e assim deve ser entendida. Os sonho dos Inconfidentes se realizaram: independência e república.
Tal como os conspiradores trocavam ideias em Ouro Preto, ideias entao revolucionarias que também agitavam a França naquejrs dias, mostrando o quanto os mineiros estavam atualizados na época, enquanto o resto do Brasil dormia o sono medieval.
>implicando que o Brasil ter virado essa republiqueta tenha sido bom
Inconfidência mineira é tão artificial que tiverem de forçar o tiradentes como figura messiânica pra ter algum impacto
Eita... 😅😅😅 a paulistada endoida com o maior herói desse país, número 1 no pavilhão de honra do país...
As surras dadas pelos mineiros em 30 e 32 ainda perturbam os sovados...😅🔺️
Só por que o apelido de Portugal na época do Brasil colônia era mão leve , não quer dizer que Portugal roubou o ouro do Brasil .😅😅😅😅😅
Falar que o Brasil era a mesma coisa que em Portugal, só pode ser uma piada.
Só tomar como exemplo a famosa D. Maria I, com o Alvará de 1785, onde "proibiu" qualquer indústria de manufatura no território brasileiro para criar total dependência , assim tendo que trazer por valores mais altos, e basicamente fodendo de dívida os que aqui estavam.
Toda e qualquer medida da Coroa sempre foi vizando o bem de Portugal. E se o Brasil tivesse que se prejudicar por causa de tal atitude, não seria um problema!
Tiradentes: Era. Multo feio multo alto e. Multo magro parecia um espantalho. Quem falou. Foi. Oalvarega. Grande. Amigo de Tiradentes. Ok?
Aprenda. A. Escrever. Antes. De. Falar. Besteira. Ok?
Oi, again. Caro professor, vou dar crédito ao título, in dubio pro reo, já dizia Galileu na Galiléia. Bem, a julgar pelos comentários que acompanham seus quadradinhos, significativa parcela deles é escrita por analfabetos. Não diga que peco por excessivo rigor, basta ver como escrevo e concluir que passo longe do castiço. Mas seus seguidores, o que fazem seria engraçado, mas é trágico, em poucos lugares vemos tantos e tão crassos equívocos como aqui, nestes seus tanto quadradinhos. O que nos leva a duas correntes de raciocínio. A primeira diria respeito ao nível intelectual de seu público: considero até ofensivo ao seu apostolado, ter tantos asnos em seu séquito, pois é óbvio que só a burrice atrai burros. Qual a vantagem, qual o benefício de ser seguido, apoiado ou acatado por um bando de gente incapax de bem escrever? A escrita é o espelho da inteligência. Fica sugestão: use um pouco de seu tempo e espaço disponíveis aqui para ministrar aulas de nosso idioma. Seria muito, muito útil, bem mais do que boa parte daquilo que seus convidados costumam oferecer ao público.
A segunda linha quer trazer à apreciação o seguinte fato: este é um espaço dedicado à Direita, indubitavelmente. Neste espaço as opiniões são majoritariamente de direita. Ora, se fizermos um exercício primário de estatística, veremos que há muita confusão, muita desinformação, muita falta de coerência entre os comentários publicados. Supondo que estas pessoas representem amostra confiável do perfil dos brasileiros, a única conclusão sensata é que se este tipo de gente conseguir impor, ainda que por voto, sua vontade ao Brasil, vai ser a merda, vai ser o diabo, gente burra e ignorante gera o piortipo de governança possível. É inegável que boa parte do sucesso da Direita repousa no público mais chucro, mal-educado, tosco e obtuso. A nâo ser, claro, que o que vejo aqui seja apenas uma alucinação.
Gosto do professor, mas defende de forma ridícula a coroa portuguesa, Brasil era cheio de proibições pela coroa, limitavam o desenvolvimento do país, queriam que fossemos uma roça limitada e dependente, um exemplo, aqui era proibido produzir pólvora.
Se o professor lesse os Altos da Devassa, o processo que relata a inconfidência, ao invés de resumos de historiadores, saberia das limitações impostas por Portugal, o problema dos monarquistas é a ilusão que os mesmos, geravam um mundo perfeito, Tiradentes, inclusive, era fã dos EUA, ou as 13 colônias fundadoras, muito menor do que é hoje, não tanto do iluminismo francês, outra ignorância é falar que só queriam a independência de Minas Gerais, Tiradentes foi preso no Rio, onde tentou arregimentar apoio para a revolução, ainda é comentado nos autos, que seria melhor se tivesse adesão de São Paulo tb, mesmo que posterior, como qualquer um que leu os autos vai concluir, a ideia era fundar um país nos moldes da América do Norte, seria uma revolução como a que gerou a independência Americana.
Impressionante como, para ser contra os militares e os conservadores de 1964, que alçaram Tiradentes a uma figura heroica, a esquerda começou o processo de difamação da figura de Tiradentes, que grande parte da direita, manipulada abraça, o fim da picada.
Tiradentes com ctz foi um herói trágico, cercado por uma maioria de covardes, os outros inconfidência.
Esse comentarista fala dos fatos sem fundamento. Terraplanista.
Existe um problema na lógica apresentada.
Que está na relação de formação do Estado.
A relação entre uma colônia e o colonizador não tem relação direta com um Estado e a Federação que participa.
E o problema dessa deficiência lógica tem relação direta com conceito de nação. Já existia um sentimento separatista nacionalista brasileiro.
O Pará não tem qualquer sentimento e possui representação no congresso.
É uma comparação exdrúxula.
Incompleto e falso!! A questão era a cobrança mantida de 20% quando o ouro foi acabando. Os brasileiros mineradores se endividaram e pagaram com seus pertences. E havia outras cobranças abusivas da Coroa de Portugal. Quer saber, Sr. Marcelo "sabereta" tente reeditar os livros de história!! Contador de estórias!
Não roubou porque era parte da mesma nação. Esse professor não é neutro em suas análises. Cara, lei beneficiando a colônia? Só na cabeça desse professor!
👏👏