Acompanhando o Djokovic desde de inicio de sua carreira na ATP...e sabendo de toda sua trajetória, o fato de não conseguir uma medalha de ouro para seu país...Eu trabalhei nas olimpíadas 2016 e tive como fã a honra de ver o Djokovic bem de perto jogar!! Aquela derrota destruiu ele....cara eu nunca vi um atleta ficar tão arrasado à ponto de me deixar chorando mesmo vestido com a camisa do meu país!? Houve um momento em que achei que era Sérvio !
Muito legal Leandro. Obrigado por dividir sua experiência conosco. Dá uma olhada na entrevista da mãe do Djokovic e entenderá a dimensão daquela derrota. Abs e obrigado pela mensagem.
@@PAPORETOcomWagnerVilaron O maior rival do Djoko é o Nadal. Se vocês assistirem aqui no RUclips como ele perdeu na semifinal da Olimpiada de 2008 em um jogo que ele errou um smash no final do jogo contra o Nadal, vão enteder porque ele possui uma frustação tão grande neste torneio.
Pra mim Djokovic é o melhor jogador de tênis de todos os tempos, e um ser humano fantástico, quando ele joga ele joga com o coração ❤ eu Amo até os chiliques dele 🤣🤣🤣 porque é uma pessoa que demonstra as emoções que está sentindo naquele momento!!! Maravilhoso o verdadeiro GOAT 👊 Os outros Nadal e Federer gostam apenas de ser perfeito aos olhos do público, não sinto sinceridade neles. Qto a nova geração torço pelo Sasha e pelo Thiem e não suporto o Medvedev acho ele arrogante tem também o Tisitsipas que é um bom jogador, mas eu acho que nenhum desses ultrapassam o número de Slans de Djokovic, Federer e Nadal esses três são únicos. Sendo Djokovic o único a ter mais uns 4 a 5 Grand Slans, é claro se ele não desistir da carreira, porque ele tem idade, físico, talento pra que isso aconteça.
Reflexões interessantes. Eu só discordo dos chiliques. Se Djoko e taxado como uma referência em foco mental, manter a sua ferramenta de trabalho intacta seria o mínimo que deveria fazer. Em relação ao que seria um comportamento 'nutella' dos outros Big3, será mesmo que se manter por praticamente 2 décadas sendo o bom mocinho aos olhos do público é forcação de barra? Tenho minhas dúvidas. O ser humano até jogando porrinha com os amigos se mostram como verdadeiramente são. O ato de jogar expõe o cidadão as suas origens de Caçador-coletor.
Tenho certeza q se o Nadal e Federer lerem esse comentário vão começar a quebrar a raquete qdo estiverem perdendo. E vão fazer aquela comemoracaozinha ao final de cada vitória.... afinal ele precisam mostrar sinceridade ao público mesmo q não queiram quebrar suas raquetes ou fazer um comemoração "diferente" 😅😅😅
Vou sentir muito a ausência do Nole em IW mas entendo perfeitamente a decisão dele e nem esperava mesmo que ele retornaria aos EUA depois do US Open . Ele fez um ano brilhante e nos deu a chance de ver um show em quadra . Só temos que agradecer. A semi de RG com Nadal foi incrível.. além de outros jogos .. Não será fácil para ele recuperar o desgaste mental, mesmo para um gigante como ele….que joga sempre contra tudo e contra todos… Esperando ansiosamente o ATP Finals 🙏 Parabéns pelo canal
O cara ja chegou no topo do mundo do tênis (e lá esta!)...hoje em dia, não teria mais nada a perder. Mas acredito que 2022 será um ano para nós fãs, sabermos se ele volta com tudo, ou se entra na fase da aposentadoria. Essa galera nova esta chegando com tudo no top 10, enquanto os grandes três já caminham para uma fase mais finalista da carreira majestosa que percorreram. Mas...posso estar engano...da vida deles só eles sabem!
As falas da mãe e da esposa de Djokovic foram não apenas antes de Tóquio mas antes da temporada de 2021, em que ele teve um desempenho melhor em 50 anos de circuito. Difícil encaixar "falta de motivação" nesse contexto. Não acredito que fosse um desejo ardente de Djokovic jogar em Tóquio, tanto que ao final de Wimbledon ele declarou que a chance de ele ir era de 50/50. Por ser visto como um herói nacional é compreensível que ele tenha decidido ir. Não jogar em Indian Wells não surpreende, porque ele já declarou várias vezes que pretende focalizar sua carreira nos Grand Slams. Na minha opinião perder na final do US Open foi frustrante mas dificilmente desmotivador. Djokovic está empatado com Sampras com seis vezes #1 ao fim do ano, e não há dúvidas de que ele queira manter esse recorde sozinho. Eu me arrisco a dizer que Djokovic voltará com tanto gás em 2022 quanto teve em 2021, e fará uma temporada tão exitosa quanto.
Acho que o psicólogo dele está bem abalado. Mesmo diante de uma temporada incrível foram 2 grandes golpes para ele, mas acredito que ele logo voltará para alegrar não só os seus fãs mas tb todos os amantes do esporte.
Pois é Marco. Que situação maluca. Ao mesmo tempo que ele teria tudo para comemorar, tem razões para ficar abatido. Esporte de doido. Abs e obrigado pela mensagem.
O atleta de alto rendimento necessita de um nível de renúncia impensável para uma pessoa comum. Os efeitos disto são diferentes em cada pessoa. Espero que ele fique bem e se o tênis seguir no coração dele, nós é que ganharemos.
Vila, sou novo aqui e é muito agradável ler os comentários de todxs: pontuações, norma culta sempre que possível e ótimas reflexões. É de encher os olhos e ficar motivado pra mais um jogo, pra mais um vídeo. Mas parafraseando o professor Bagno: sem preconceitos linguísticos! 🥎🥎🥎🥎
Oi Rodrigo. Antes de mais nada seja muito bem-vindo. Que alegria saber que tem curtido nosso conteúdo. Quanto às normas, vez ou outra vai sair algo errado, mas entendo que buscar esse respeito à língua é quase um ato de resistência em momento no qual tal zelo é desprezado. Aliás, pior, chega a ser ridicularizado. Abs e obrigado pela mensagem.
Fala Leandro. Tomara que você esteja certo. Mas só de curiosidade dá uma olhada nos vídeos com as entrevistas da mãe e da esposa dele. E as camisetas são o uniforme do Papo Reto. Abs e obrigado pela mensagem.
Acho que essa é mais uma prova que o próprio Big 3 incentiva cada um dos três a ser cada vez melhor. Talvez se Federer e Nadal jogassem Indian Wells, acho que o Djoko também participaria. A ausência deles pode ter desmotivado o sérvio
Pois é Carlos. Talvez isso mudaria a decisão dele. Mas como o Djokovic não deu explicação, ficou no ar que ele simplesmente não está a fim. Abs e obrigado pela mensagem.
Oi Vila!!! Concordo com vc, acredito que pro Finals ele vem pra disputa porém um pouco desmotivado por conta do resultado do USopen mas espero que ele faça um bom torneio, jogue solto sem pressão de vencer até pq ele já tem vários Finals e se prepare muito pro AUS onde é o Rei absoluto! Abs!!!
E aí Wagner. Me amarro no seu canal. Difícil achar um bom conteúdo sobre tênis hj em dia. Sou de Búzios e é um sufoco pra arranjar alguém pra jogar haha abraço!
Oi Luiz. Que legal que tem curtido. Seja muito bem-vindo. Cara, o que há com os tenistas de Búzios? Eles são preguiçosos ou você joga muito e os caras ficam com medo de tomar um pneu? Abs e obrigado pela mensagem.
Fala Vila! Acredito que o Djokovic deixou esse gap para descansar o corpo, a mente, e relaxar com a familia. A gente sabe que ele dificilmente abandona algum torneio, só quando realmente não tem jeito devido a alguma lesão etc, agora calendário ele sempre cumpriu e a agenda sempre foi cheia. Eu concordo com você com relação as frustrações, não é facil nem para o Djokovic e isso o humaniza. Ele com ctz vai jogar o ATP FINALS e vai iniciar o ano com a corda toda como ele sempre inicia, além do mais o AO é tão grandioso pra ele como o RG é pro Nadal e Wimbledon é pro Federer. AO sempre foi o gás, a arrancada pro Djokovic nos inicios de temporada. Mais um video top. Abraço
Concordo com a análise sobre grand slams. Acho que o Federer não leva mais, e o Nadal acredito que só leva se for Roland Garros e no máximo um US Open. Djokovic ainda entraria como favorito em todos os outros. Na Australia só vejo o Medvedev como concorrente do Djokovic também.
A impressão que eu tenho é que a derrota para Medvedev na final do US Open e o fim do sonho do Calendar Grand Slam foi devastadora para o Djoko, psicologicamente falando, e ele ainda tá completamente sem rumo. Eu acho que ele não joga mais esse ano. Talvez ele precise de um longo tempo pra se refazer dessa frustração tão grande, à medida que, creio eu, o Calendar Grand Slam era algo que ele tinha como certo. Acho que Djokovic em nenhum momento antes da final sequer pensou na possibilidade de perder aquele jogo para Medvedev. Ele tomou um 3x0 que muita gente achava que seria ele, Djokovic, que iria aplicá-la ao russo na Arthur Ashe naquela tarde de 12 de setembro. Nole não estava preparado emocionalmente para uma derrota que em sua mente era algo inimaginável e acabou desabando por causa disso. Torço muito para que ele recupere logo seu foco e força mental invejáveis e volte com força total para continuar sendo o grande campeão destruidor de recordes e o gênio das quadras que ele ainda tem potencial para ser, jogando em altíssimo nível por mais alguns anos. O Golden e o Calandar Grand Slam não vieram em 2021 e acho praticamente impossível de ser alcançados futuramente pois Nole já dá alguns sinais de declínio físico em relação aos mais jovens e certamente terá muitos problemas (e eventuais derrotas) nas próximas semifinais e finais de Grand Slam contra Zverev, Medvedev e Tsitsipas. Djokovic certamente também sente e tem consciência disso e essa será a grande questão que vai nortear e determinar o que será da sequência da carreira do GOAT: ele vai seguir obcecado por algo que é quase impossível de ser alcançado, que é ganhar os 4 Grand Slams na mesma temporada ? Ou será que ele vai diminuir as pressões sobre si mesmo e jogar apenas pensando em ganhar mais alguns Grand Slams nas próximas 3 ou 4 temporadas, tendo consciência de que a cada ano ele vai ser menos favorito, menos dominante em quadra e que, certamente, tbm vencerá menos ? Será que ele vai saber administrar as derrotas e se contentar com menos conquistas e ver seu reinado perdendo força ? Eu acredito que o foco dele para 2022 deve ser primeiramente em ganhar o 22° Grand Slam e deixar Federer e Nadal pra trás, o que não será difícil pois Djoko certamente vai vencer no mínimo 1 ou muito provavelmente 2 Grand Slams (Australian Open e Wimbledon) enquanto Federer e Nadal eu sinceramente não acredito que voltem mais a ser capazes de conquistar algum Major novamente. Muito provavelmente pararam nos 21 títulos e não vão passar disso. Da dupla Fedal o único que talvez ainda tenha uma mínima chance de operar um último milagre em Grand Slam seja Nadal, em Roland Garros, em 2022 ou 2023, isso se tiver a sorte de estar sem grandes dores, com bom ritmo de jogo (o que é quase impossível) e tenha a sorte ainda maior de não cruzar com Djokovic pelo caminho. Depois que Djoko finalmente se isolar como o maior vencedor de Slams de todos os tempos, o que vier, é lucro, para ampliar esse recorde incrível e é algo que ele tem todas as condições para ampliar muito até se aposentar. Agora, se continuar obcecado com o projeto de fechar em 2022 o Calendar Grand Slam que bateu na trave em 2021 isso pode complicar muito as coisas pois o nível de pressão que ele colocou sobre si mesmo por causa disso neste ano foi pesado demais e todo mundo viu o quanto isso lhe fez mal. Desgaste emocional em excesso gera uma série de problemas físicos além das contusões cotidianas normais que já serão uma realidade mais presente na vida dele nos próximos anos devido a sua idade. Ele é um gênio; é o maior de todos os tempos e não precisa provar mais nada para ninguém. É esfriar a cabeça e pensar em jogo a jogo; um torneio de cada vez, diminuir o rjtmo e jogar menos competições para poder estar com força total nas mais importantes e jogar enquanto ainda tiver capacidade física para vencer, curtir cada vitória e saber lidar com as derrotas com a consciência de que ele não vai mais ganhar tudo. Vai ter de aprender a perder, levantar a cabeça e pensar na próxima competição.
Djokovic não larga o osso tão cedo. Ele só vai parar se passar os recordes de Grand Slams, mas eu acredito que ele não prolongue a carreira até os 40 como o Federer tá fazendo.
Minha opinião é que o Djoko volta logo. Queria saber do Thiem, o que aconteceu ? E um recado ao RUclips: amo tênis desde que assisti a primeira partida. Assisto todos os torneios transmitidos desde 97, com o Guga. Todos !! Para concluir, sou fã do Nadal, Federer e Murray.
Talvez Jogue o Finals né. Os três terão vida Dura ano q Vem, Só vejo Favoritismo absoluto do Nole em Londres. Já pro Rafa em Roland Garros depende do Físico + tbm ñ é Certeza d Ganhar. Medvedev e CIA tem q aproveitar muito o Next Year
Gente, a derrota no us open, abriu uma ferida que vai demora muito pra cicatriza, ou seja só quem perdeu foi djokovic, aí amigos pra refaze tudo novamente é bem longo esse caminho.
Foi uma temporada incrível! Murray , comentou q ele ficou frustrado , porém ele já ganhou os 4 GS seguidos , só q n foi no mesmo ano. Nadal tem 35 anos.
Sinceramente, já estava à espera de que Djokovic não jogasse. Se não me engano, antes de Roland Garros ele deu uma entrevista a dizer que este era o ano de se focar apenas em Grand Slams e passar tempo com a família.. acredito que após a inevitável conquista do 21° irá participar mais, não digo para marcar presença, mas competir e dar o seu melhor, sempre com a pressão de ser quem é, mas disfrutando mais do ténis!. Tenis é tenis, e quem gosta gosta, mas sem o big three presente, já parece outro desporto Como fã do Nadal, gostava de fazer uma pergunta (ou sugestão de tema) Qual será o grande foco de Nadal ao voltar a competir? Terá o foco de já tentar ganhar o Australia Open (que diga se de passagem, já merecia bem mais que 1 título), focar se em mais atp 250 ou 500 para procurar os 100 títulos, focar se em Grand Slams para superar Federer e Djokovic, ou aproveitar o tenis com o seu publico sem grande pressão de resultados?
Como você abordou muitas vezes, os desgaste físico e psicológico são muito impactantes para todos os atletas de alta performance. Não é diferente no tênis. Mesmo em uma era muito menos demandante aos atletas, Borg abandonou o esporte em 1983, aos 27 anos, não é? Ele já havia ganho 11 Grand Slams. Hoje em dia a expectativa comercial, da mídia, dos patrocinadores dos torneios, da ATP, etc., é gigantesca. Mas a maior expectativa acho que é do atleta em si. Sendo assim, duvido que o Djokovic abandone a temporada, e mais ainda, o esporte. Talvez seja uma fase. Tomara. Não sou fã dele, mas ele é um tenista quase que imbatível. Abraço. B.
Valeu Bernardo. A sensação que tenho é que nessas horas o fato de ser um esporte individual deixa as coisas ainda mais complicadas. Abs e obrigado pela mensagem.
É, esses dois desastres foram cruéis!! E tem o fato de que, estando Nadal e Federer fora da competição, perdeu a motivação e agora abriu espaço pra que ele possa descansar por um tempo maior, curtir a família, amigos, etc. Mas 2022 deve estar de volta pra alcançar mais Slams do que Federer e Nadal!! Isso é a motivação dele daqui pra frente!
Acho que ele deveria voltar quando se sentisse motivado mesmo. Se for em 2022, que seja. Que volte diferente dessa coisa obcecada por bater recordes, porque jogar assim é desgastante demais. PS: uma correção - Nadal tem 35 e Djoko, 34 anos. Não é a mesma idade não.
@@765vasco Eu acho que isso é o de menos agora. Essa é a questão para o Djoko: entender que ele não precisa bater mais recorde nenhum. Não tem nada a provar a ninguém. Ele já detém todos os recordes (ou quase todos). Agora o que vier é bônus. Assim ele poderá ganhar mais torneios (incluindo Grand Slams) com alegria de estar em quadra. Coisa que tem faltado há tempos...
Mestre, quais foram as piores derrotas do big 3, na sua opinião? Essa derrota do djoko no Us Open pareceu ser a pior deles...Nadal, acho que a derrota para o Soderling em RG tbm doeu mt. Federer provavelmente contra o Nadal em Winbledon. Oq vc acha? Forte abraço e parabéns pelo vídeo
Oi Rafael. Para mim a mais marcante dos últimos anos ainda é a final de Wimbledon de 2019, quando o Federer sacava para o título, fez 40-15 e levou a virada do Djokovic. Abs e obrigado pela mensagem.
Será que ele participará de Paris ou Shangai ? OBS: Nadal tem 35 e ano que vem estará com 36 anos, acho que RG de 2022 será a ultima oportunidade de ganhar mais um GS de Nadal!!!
Acredito que 2022 vai ser o ano da "Passagem do bastão",não creio que Djokovic leve 3 GS como em 2021,aposto que dos 4 Slams,pelo menos 2 sejam vencidos pela "nova geração ",principalmente em Londres e Nova York.
Vila vc acha que o djoko vai jogar até 2024 jogar sua última olimpíadas tentar o ouro pela última vez e se aposentar aos 37 anos ? ou vc acha que ele chega aos 40 anos jogando ?
Oi Lucas. Entendo que o Djokovic ainda joga mais uma Olimpíada. E não acredito que ele jogue até os 40 anos. Ele já dá sinais de desgaste em relação à rotina do circuito. Abs e obrigado pela mensagem.
perder faz parte sera que o djoko nao sabe disso??!!! igual ele tem centenas de tenistas que querem ganhar.... ele e a naomi são decepções pra mim.... que frescura é essa!! parece mais medo de perder do que outra coisa
Djoko é mimado...tá fazendo doce....ele quer ter desesperadamente uma carreira mais brilhante q a do Fedal....ele tem q relaxar....ah não me conformo até hoje do Federer ter perdido Wimbledon 2019 pra ele...achei muito nada a ver mas....
Acompanhando o Djokovic desde de inicio de sua carreira na ATP...e sabendo de toda sua trajetória, o fato de não conseguir uma medalha de ouro para seu país...Eu trabalhei nas olimpíadas 2016 e tive como fã a honra de ver o Djokovic bem de perto jogar!! Aquela derrota destruiu ele....cara eu nunca vi um atleta ficar tão arrasado à ponto de me deixar chorando mesmo vestido com a camisa do meu país!? Houve um momento em que achei que era Sérvio !
Muito legal Leandro.
Obrigado por dividir sua experiência conosco.
Dá uma olhada na entrevista da mãe do Djokovic e entenderá a dimensão daquela derrota.
Abs e obrigado pela mensagem.
Ele chorou em 2016 , na Olimpíada. Já estava machucado!
@@PAPORETOcomWagnerVilaron O maior rival do Djoko é o Nadal. Se vocês assistirem aqui no RUclips como ele perdeu na semifinal da Olimpiada de 2008 em um jogo que ele errou um smash no final do jogo contra o Nadal, vão enteder porque ele possui uma frustação tão grande neste torneio.
Perdeu pra quem no Rio?
Pra mim Djokovic é o melhor jogador de tênis de todos os tempos, e um ser humano fantástico, quando ele joga ele joga com o coração ❤ eu Amo até os chiliques dele 🤣🤣🤣 porque é uma pessoa que demonstra as emoções que está sentindo naquele momento!!! Maravilhoso o verdadeiro GOAT 👊 Os outros Nadal e Federer gostam apenas de ser perfeito aos olhos do público, não sinto sinceridade neles. Qto a nova geração torço pelo Sasha e pelo Thiem e não suporto o Medvedev acho ele arrogante tem também o Tisitsipas que é um bom jogador, mas eu acho que nenhum desses ultrapassam o número de Slans de Djokovic, Federer e Nadal esses três são únicos. Sendo Djokovic o único a ter mais uns 4 a 5 Grand Slans, é claro se ele não desistir da carreira, porque ele tem idade, físico, talento pra que isso aconteça.
Reflexões interessantes. Eu só discordo dos chiliques. Se Djoko e taxado como uma referência em foco mental, manter a sua ferramenta de trabalho intacta seria o mínimo que deveria fazer.
Em relação ao que seria um comportamento 'nutella' dos outros Big3, será mesmo que se manter por praticamente 2 décadas sendo o bom mocinho aos olhos do público é forcação de barra? Tenho minhas dúvidas. O ser humano até jogando porrinha com os amigos se mostram como verdadeiramente são. O ato de jogar expõe o cidadão as suas origens de Caçador-coletor.
Tenho certeza q se o Nadal e Federer lerem esse comentário vão começar a quebrar a raquete qdo estiverem perdendo. E vão fazer aquela comemoracaozinha ao final de cada vitória.... afinal ele precisam mostrar sinceridade ao público mesmo q não queiram quebrar suas raquetes ou fazer um comemoração "diferente" 😅😅😅
Vou sentir muito a ausência do Nole em IW mas entendo perfeitamente a decisão dele e nem esperava mesmo que ele retornaria aos EUA depois do US Open . Ele fez um ano brilhante e nos deu a chance de ver um show em quadra .
Só temos que agradecer. A semi de RG com Nadal foi incrível.. além de outros jogos ..
Não será fácil para ele recuperar o desgaste mental, mesmo para um gigante como ele….que joga sempre contra tudo e contra todos…
Esperando ansiosamente o ATP Finals 🙏
Parabéns pelo canal
Obrigado Eliana.
Antes do Finals ainda temos o ATP 1000 de Paris.
Seja muito bem-vinda.
Abs e obrigado pela mensagem.
O cara ja chegou no topo do mundo do tênis (e lá esta!)...hoje em dia, não teria mais nada a perder. Mas acredito que 2022 será um ano para nós fãs, sabermos se ele volta com tudo, ou se entra na fase da aposentadoria. Essa galera nova esta chegando com tudo no top 10, enquanto os grandes três já caminham para uma fase mais finalista da carreira majestosa que percorreram. Mas...posso estar engano...da vida deles só eles sabem!
As falas da mãe e da esposa de Djokovic foram não apenas antes de Tóquio mas antes da temporada de 2021, em que ele teve um desempenho melhor em 50 anos de circuito. Difícil encaixar "falta de motivação" nesse contexto. Não acredito que fosse um desejo ardente de Djokovic jogar em Tóquio, tanto que ao final de Wimbledon ele declarou que a chance de ele ir era de 50/50. Por ser visto como um herói nacional é compreensível que ele tenha decidido ir. Não jogar em Indian Wells não surpreende, porque ele já declarou várias vezes que pretende focalizar sua carreira nos Grand Slams. Na minha opinião perder na final do US Open foi frustrante mas dificilmente desmotivador. Djokovic está empatado com Sampras com seis vezes #1 ao fim do ano, e não há dúvidas de que ele queira manter esse recorde sozinho. Eu me arrisco a dizer que Djokovic voltará com tanto gás em 2022 quanto teve em 2021, e fará uma temporada tão exitosa quanto.
Acho que o psicólogo dele está bem abalado. Mesmo diante de uma temporada incrível foram 2 grandes golpes para ele, mas acredito que ele logo voltará para alegrar não só os seus fãs mas tb todos os amantes do esporte.
Pois é Marco.
Que situação maluca.
Ao mesmo tempo que ele teria tudo para comemorar, tem razões para ficar abatido.
Esporte de doido.
Abs e obrigado pela mensagem.
Jogou muito, vai descansar e voltar, em boa forma, tudo normal , obrigado, até mais .
Perdão, não sei porque veio pra cá meu comentário!?!?
Valeu João.
O atleta de alto rendimento necessita de um nível de renúncia impensável para uma pessoa comum. Os efeitos disto são diferentes em cada pessoa. Espero que ele fique bem e se o tênis seguir no coração dele, nós é que ganharemos.
Pois é Eduardo.
Tenho dúvidas se ele ainda está tão disposto a lidar com as renúncias.
Abs e obrigado pela mensagem.
Vila, sou novo aqui e é muito agradável ler os comentários de todxs: pontuações, norma culta sempre que possível e ótimas reflexões. É de encher os olhos e ficar motivado pra mais um jogo, pra mais um vídeo.
Mas parafraseando o professor Bagno: sem preconceitos linguísticos! 🥎🥎🥎🥎
Oi Rodrigo.
Antes de mais nada seja muito bem-vindo.
Que alegria saber que tem curtido nosso conteúdo.
Quanto às normas, vez ou outra vai sair algo errado, mas entendo que buscar esse respeito à língua é quase um ato de resistência em momento no qual tal zelo é desprezado.
Aliás, pior, chega a ser ridicularizado.
Abs e obrigado pela mensagem.
@@PAPORETOcomWagnerVilaron 🥎🥎🥎👏👏👏
Exato...em 2016...ele estava machucado e pensou em n jogar mais!
muito bom!
Obrigado Ricardo.
Olá, Vilaron! Ótimo vídeo, como de hábito. Eu acho que Novak volta pro Masters de Paris, antes das finais. Não vejo como nada sério. Bela camisa tb!
Fala Leandro.
Tomara que você esteja certo.
Mas só de curiosidade dá uma olhada nos vídeos com as entrevistas da mãe e da esposa dele.
E as camisetas são o uniforme do Papo Reto.
Abs e obrigado pela mensagem.
Acho que essa é mais uma prova que o próprio Big 3 incentiva cada um dos três a ser cada vez melhor. Talvez se Federer e Nadal jogassem Indian Wells, acho que o Djoko também participaria. A ausência deles pode ter desmotivado o sérvio
Pois é Carlos.
Talvez isso mudaria a decisão dele.
Mas como o Djokovic não deu explicação, ficou no ar que ele simplesmente não está a fim.
Abs e obrigado pela mensagem.
O sucesso não é eterno.
Oi Vila!!! Concordo com vc, acredito que pro Finals ele vem pra disputa porém um pouco desmotivado por conta do resultado do USopen mas espero que ele faça um bom torneio, jogue solto sem pressão de vencer até pq ele já tem vários Finals e se prepare muito pro AUS onde é o Rei absoluto!
Abs!!!
Djoko para mim é o melhor e sua ausência é muito sentida, tudo perde o brilho sem ele.
Oi Maria.
Entendo que ele só foi descansar.
No ATP Finals estará de volta firme e forte.
Abs e obrigado pela mensagem.
E aí Wagner. Me amarro no seu canal. Difícil achar um bom conteúdo sobre tênis hj em dia. Sou de Búzios e é um sufoco pra arranjar alguém pra jogar haha abraço!
Oi Luiz.
Que legal que tem curtido.
Seja muito bem-vindo.
Cara, o que há com os tenistas de Búzios?
Eles são preguiçosos ou você joga muito e os caras ficam com medo de tomar um pneu?
Abs e obrigado pela mensagem.
@@PAPORETOcomWagnerVilaron hahaha não tem nada com eles. É porque não tem ngm pra jogar. Raridade conseguir um pessoal pra bater uma bola.
Fala Vila! Acredito que o Djokovic deixou esse gap para descansar o corpo, a mente, e relaxar com a familia. A gente sabe que ele dificilmente abandona algum torneio, só quando realmente não tem jeito devido a alguma lesão etc, agora calendário ele sempre cumpriu e a agenda sempre foi cheia. Eu concordo com você com relação as frustrações, não é facil nem para o Djokovic e isso o humaniza. Ele com ctz vai jogar o ATP FINALS e vai iniciar o ano com a corda toda como ele sempre inicia, além do mais o AO é tão grandioso pra ele como o RG é pro Nadal e Wimbledon é pro Federer. AO sempre foi o gás, a arrancada pro Djokovic nos inicios de temporada. Mais um video top. Abraço
Fala Jefferson.
Entendo que seja bem por aí mesmo.
Abs e obrigado pela mensagem.
E essa blusa do Kill 'Em All aí em, Wagner. Discão!
Fala Tiago.
As camisetas são uniforme do canal.
E o disco tenho em vinil.
Ou LP, como diziam na minha época.
Abs e obrigado pela mensagem.
Concordo com a análise sobre grand slams. Acho que o Federer não leva mais, e o Nadal acredito que só leva se for Roland Garros e no máximo um US Open. Djokovic ainda entraria como favorito em todos os outros.
Na Australia só vejo o Medvedev como concorrente do Djokovic também.
A impressão que eu tenho é que a derrota para Medvedev na final do US Open e o fim do sonho do Calendar Grand Slam foi devastadora para o Djoko, psicologicamente falando, e ele ainda tá completamente sem rumo. Eu acho que ele não joga mais esse ano. Talvez ele precise de um longo tempo pra se refazer dessa frustração tão grande, à medida que, creio eu, o Calendar Grand Slam era algo que ele tinha como certo. Acho que Djokovic em nenhum momento antes da final sequer pensou na possibilidade de perder aquele jogo para Medvedev. Ele tomou um 3x0 que muita gente achava que seria ele, Djokovic, que iria aplicá-la ao russo na Arthur Ashe naquela tarde de 12 de setembro. Nole não estava preparado emocionalmente para uma derrota que em sua mente era algo inimaginável e acabou desabando por causa disso. Torço muito para que ele recupere logo seu foco e força mental invejáveis e volte com força total para continuar sendo o grande campeão destruidor de recordes e o gênio das quadras que ele ainda tem potencial para ser, jogando em altíssimo nível por mais alguns anos. O Golden e o Calandar Grand Slam não vieram em 2021 e acho praticamente impossível de ser alcançados futuramente pois Nole já dá alguns sinais de declínio físico em relação aos mais jovens e certamente terá muitos problemas (e eventuais derrotas) nas próximas semifinais e finais de Grand Slam contra Zverev, Medvedev e Tsitsipas. Djokovic certamente também sente e tem consciência disso e essa será a grande questão que vai nortear e determinar o que será da sequência da carreira do GOAT: ele vai seguir obcecado por algo que é quase impossível de ser alcançado, que é ganhar os 4 Grand Slams na mesma temporada ? Ou será que ele vai diminuir as pressões sobre si mesmo e jogar apenas pensando em ganhar mais alguns Grand Slams nas próximas 3 ou 4 temporadas, tendo consciência de que a cada ano ele vai ser menos favorito, menos dominante em quadra e que, certamente, tbm vencerá menos ? Será que ele vai saber administrar as derrotas e se contentar com menos conquistas e ver seu reinado perdendo força ? Eu acredito que o foco dele para 2022 deve ser primeiramente em ganhar o 22° Grand Slam e deixar Federer e Nadal pra trás, o que não será difícil pois Djoko certamente vai vencer no mínimo 1 ou muito provavelmente 2 Grand Slams (Australian Open e Wimbledon) enquanto Federer e Nadal eu sinceramente não acredito que voltem mais a ser capazes de conquistar algum Major novamente. Muito provavelmente pararam nos 21 títulos e não vão passar disso. Da dupla Fedal o único que talvez ainda tenha uma mínima chance de operar um último milagre em Grand Slam seja Nadal, em Roland Garros, em 2022 ou 2023, isso se tiver a sorte de estar sem grandes dores, com bom ritmo de jogo (o que é quase impossível) e tenha a sorte ainda maior de não cruzar com Djokovic pelo caminho. Depois que Djoko finalmente se isolar como o maior vencedor de Slams de todos os tempos, o que vier, é lucro, para ampliar esse recorde incrível e é algo que ele tem todas as condições para ampliar muito até se aposentar. Agora, se continuar obcecado com o projeto de fechar em 2022 o Calendar Grand Slam que bateu na trave em 2021 isso pode complicar muito as coisas pois o nível de pressão que ele colocou sobre si mesmo por causa disso neste ano foi pesado demais e todo mundo viu o quanto isso lhe fez mal. Desgaste emocional em excesso gera uma série de problemas físicos além das contusões cotidianas normais que já serão uma realidade mais presente na vida dele nos próximos anos devido a sua idade. Ele é um gênio; é o maior de todos os tempos e não precisa provar mais nada para ninguém. É esfriar a cabeça e pensar em jogo a jogo; um torneio de cada vez, diminuir o rjtmo e jogar menos competições para poder estar com força total nas mais importantes e jogar enquanto ainda tiver capacidade física para vencer, curtir cada vitória e saber lidar com as derrotas com a consciência de que ele não vai mais ganhar tudo. Vai ter de aprender a perder, levantar a cabeça e pensar na próxima competição.
Djokovic não larga o osso tão cedo. Ele só vai parar se passar os recordes de Grand Slams, mas eu acredito que ele não prolongue a carreira até os 40 como o Federer tá fazendo.
Minha opinião é que o Djoko volta logo. Queria saber do Thiem, o que aconteceu ? E um recado ao RUclips: amo tênis desde que assisti a primeira partida. Assisto todos os torneios transmitidos desde 97, com o Guga. Todos !! Para concluir, sou fã do Nadal, Federer e Murray.
Oi Carmem.
O Thiem está em recuperação de uma lesão no punho.
Outro que só volta em 2022.
Abs e obrigado pela mensagem.
Talvez Jogue o Finals né.
Os três terão vida Dura ano q Vem, Só vejo Favoritismo absoluto do Nole em Londres. Já pro Rafa em Roland Garros depende do Físico + tbm ñ é Certeza d Ganhar. Medvedev e CIA tem q aproveitar muito o Next Year
Imagino que o Nadal fará de tudo e mais um pouco para chegar voando em RG.
Abs e obrigado pela mensagem.
Djokovic será o maior tenista de todos os tempos.
Para muitos já é, Francisco.
Normal tudo isso ano que vem ele volta e leva pelo menos dois slams
Amém, Alexandre.
Gente, a derrota no us open, abriu uma ferida que vai demora muito pra cicatriza, ou seja só quem perdeu foi djokovic, aí amigos pra refaze tudo novamente é bem longo esse caminho.
Foi uma temporada incrível! Murray , comentou q ele ficou frustrado , porém ele já ganhou os 4 GS seguidos , só q n foi no mesmo ano. Nadal tem 35 anos.
Obrigado Valeria.
A vila acho que o djokovic joga o ATP Finals pra tentar igualar os 6 títulos do federer
Sinceramente, já estava à espera de que Djokovic não jogasse. Se não me engano, antes de Roland Garros ele deu uma entrevista a dizer que este era o ano de se focar apenas em Grand Slams e passar tempo com a família.. acredito que após a inevitável conquista do 21° irá participar mais, não digo para marcar presença, mas competir e dar o seu melhor, sempre com a pressão de ser quem é, mas disfrutando mais do ténis!. Tenis é tenis, e quem gosta gosta, mas sem o big three presente, já parece outro desporto
Como fã do Nadal, gostava de fazer uma pergunta (ou sugestão de tema) Qual será o grande foco de Nadal ao voltar a competir? Terá o foco de já tentar ganhar o Australia Open (que diga se de passagem, já merecia bem mais que 1 título), focar se em mais atp 250 ou 500 para procurar os 100 títulos, focar se em Grand Slams para superar Federer e Djokovic, ou aproveitar o tenis com o seu publico sem grande pressão de resultados?
Torço fervorosamente para que pare de vez!!!
Maldade!
Como você abordou muitas vezes, os desgaste físico e psicológico são muito impactantes para todos os atletas de alta performance. Não é diferente no tênis. Mesmo em uma era muito menos demandante aos atletas, Borg abandonou o esporte em 1983, aos 27 anos, não é? Ele já havia ganho 11 Grand Slams. Hoje em dia a expectativa comercial, da mídia, dos patrocinadores dos torneios, da ATP, etc., é gigantesca. Mas a maior expectativa acho que é do atleta em si. Sendo assim, duvido que o Djokovic abandone a temporada, e mais ainda, o esporte. Talvez seja uma fase. Tomara. Não sou fã dele, mas ele é um tenista quase que imbatível.
Abraço.
B.
Valeu Bernardo.
A sensação que tenho é que nessas horas o fato de ser um esporte individual deixa as coisas ainda mais complicadas.
Abs e obrigado pela mensagem.
Torçamos para a recuperação psicológica do Nole, o quanto antes!
É isso aí Fabrício.
Quanto mais tempo tivermos a oportunidade de ver esses caras em quadra, melhor.
Abs e obrigado pela mensagem.
É, esses dois desastres foram cruéis!! E tem o fato de que, estando Nadal e Federer fora da competição, perdeu a motivação e agora abriu espaço pra que ele possa descansar por um tempo maior, curtir a família, amigos, etc. Mas 2022 deve estar de volta pra alcançar mais Slams do que Federer e Nadal!! Isso é a motivação dele daqui pra frente!
Acho que ele deveria voltar quando se sentisse motivado mesmo. Se for em 2022, que seja. Que volte diferente dessa coisa obcecada por bater recordes, porque jogar assim é desgastante demais.
PS: uma correção - Nadal tem 35 e Djoko, 34 anos. Não é a mesma idade não.
Perfeito Marcelo.
Djokovic não pode virar refém de obsessões.
E obrigado pela correção.
Abs
Mas tem a questão dos pontos, pois Medvedev pode passar ele no Ranking!!!
E o Djoko baterá outro recorde se terminar o ano como numero 1 !!!
@@765vasco Eu acho que isso é o de menos agora. Essa é a questão para o Djoko: entender que ele não precisa bater mais recorde nenhum. Não tem nada a provar a ninguém. Ele já detém todos os recordes (ou quase todos). Agora o que vier é bônus. Assim ele poderá ganhar mais torneios (incluindo Grand Slams) com alegria de estar em quadra. Coisa que tem faltado há tempos...
Se ele não jogar o restante da temporada, tem chance do Medvedev assumir o topo do ranking mundial?
Mestre, quais foram as piores derrotas do big 3, na sua opinião? Essa derrota do djoko no Us Open pareceu ser a pior deles...Nadal, acho que a derrota para o Soderling em RG tbm doeu mt. Federer provavelmente contra o Nadal em Winbledon. Oq vc acha? Forte abraço e parabéns pelo vídeo
Oi Rafael.
Para mim a mais marcante dos últimos anos ainda é a final de Wimbledon de 2019, quando o Federer sacava para o título, fez 40-15 e levou a virada do Djokovic.
Abs e obrigado pela mensagem.
@@PAPORETOcomWagnerVilaron Concordo com você. Essa machucou o Federer.
Derrota do Federer para o Djoko na final em Wimbledon!
Será que ele participará de Paris ou Shangai ?
OBS: Nadal tem 35 e ano que vem estará com 36 anos, acho que RG de 2022 será a ultima oportunidade de ganhar mais um GS de Nadal!!!
Obrigado pela observação em relação do Nadal.
Teremos Paris, mas Shanghai foi cancelado.
Abs e obrigado pela mensagem.
Acredito que 2022 vai ser o ano da "Passagem do bastão",não creio que Djokovic leve 3 GS como em 2021,aposto que dos 4 Slams,pelo menos 2 sejam vencidos pela "nova geração ",principalmente em Londres e Nova York.
Bom palpite.
Vila vc acha que o djoko vai jogar até 2024 jogar sua última olimpíadas tentar o ouro pela última vez e se aposentar aos 37 anos ? ou vc acha que ele chega aos 40 anos jogando ?
Oi Lucas.
Entendo que o Djokovic ainda joga mais uma Olimpíada.
E não acredito que ele jogue até os 40 anos.
Ele já dá sinais de desgaste em relação à rotina do circuito.
Abs e obrigado pela mensagem.
Ele teve problemas no ombro em Tóquio. Ele n gosta de falar das lesões. Já teve muitas!
Nao gosta? Kkkkk
Sempre que ele perde ele tem alguma lesão… hahahahah
@@ronaldinhodapaixao7971 Isso n é verdade! Aliás , já em 2016 , ficou sem jogar e operou , por problemas no ombro e no cotovelo.
O Nadal tem 35 anos!
Obrigado Wellington.
perder faz parte sera que o djoko nao sabe disso??!!! igual ele tem centenas de tenistas que querem ganhar.... ele e a naomi são decepções pra mim.... que frescura é essa!! parece mais medo de perder do que outra coisa
Joga o Finals e só perde se for pro Medvedev.
Djoko é mimado...tá fazendo doce....ele quer ter desesperadamente uma carreira mais brilhante q a do Fedal....ele tem q relaxar....ah não me conformo até hoje do Federer ter perdido Wimbledon 2019 pra ele...achei muito nada a ver mas....
Fala Ritcheli.
Essa derrota do Federer em 2019, com dois championchip points e saque entrou para a história.
Abs e obrigado pela mensagem.
Djokovic "quer ter" uma carreira mais brilhante do que a de Federer!? Onde você se encontra, em Marte?
@@Brandespada Djokovic com 38 anos não vai disputar nem ATP 250 quem dirá final de grande slam....
No auge da carreira dele tá levando taca e querendo cancelar a carreira 😅 q coisa
@@ritchelivedder4303 Ele te contou que está pensando em abandonar a carreira? Dá os detalhes em primeira mão aqui para nós