O QUE É FRAGILIDADE BRANCA?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 15 июл 2024
  • Você sabe o que é fragilidade branca e como ela pode ajudar a perpetuar o racismo? Assista o vídeo de hoje que nós vamos te explicar!
    ► COMPRE O MEU LIVRO "SER HUMANO: MANUAL DO USUÁRIO" - amzn.to/3F7oQXs
    ► NOSSA LOJINHA NA AMAZON: www.amazon.com.br/shop/minuto...
    ► LISTA DOS APOIADORES💖: bit.ly/3bxoLlT
    ► SEJA UM APOIADOR: bit.ly/3Juxn9I
    ► CADASTRE-SE NA NOSSA LISTA DE E-MAILS: eepurl.com/h7WDrD
    ► INSTAGRAM, FACEBOOK E TIKTOK: @minutospsiquicos / TWITTER: @minutopsiquico
    CRÉDITOS
    ● Apresentação, narração, pesquisa e roteiro: André Rabelo (@oandrerabelo)
    ● Ilustração: Pedro Tavares (Xicão) (@pedroxicao)
    ● Edição: Emerson Joy (@emersonjooy)
    #racismo #preconceito #fragilidadebranca

Комментарии • 383

  • @minutospsiquicos
    @minutospsiquicos  Год назад +26

    Referências e recomendações de leitura:
    psycnet.apa.org/record/2022-28588-001
    www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0022103122000671
    www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/0020174X.2019.1610048?journalCode=sinq20
    psycnet.apa.org/record/2019-01033-012
    journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/0963721417724239
    spssi.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/josi.12350
    www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/2194587X.2019.1591288?src=recsys
    onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/pits.22954
    onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/fare.12549
    psycnet.apa.org/record/2023-62277-002
    psycnet.apa.org/record/2020-45459-001
    www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/23793406.2019.1675182?src=recsys
    www.nytimes.com/2020/07/15/magazine/white-fragility-robin-diangelo.html
    abcnews.go.com/Politics/terms-systemic-racism-microaggression-white-fragility/story?id=71195820
    ruclips.net/video/45ey4jgoxeU/видео.html

    • @eduardofarias6810
      @eduardofarias6810 Год назад +12

      1. White fragility: An emotion regulation perspective.
      Teor do artigo: puramente argumentativo e sem nenhuma amostragem, seja feita por eles ou por meio de citações.
      2. Equating silence with violence: When White Americans feel threatened by anti-racist messages
      Teor do artigo: apresentou um sistema de amostragem em que a pessoa deve analisar algumas imagens as quais afirmam: silêncio branco contribui para violência branca, a pirâmide da supremacia branca, silêncio branco é a fundação da violência branca. Um absurdo, óbvio que qualquer pessoa branca vai reagir negativamente a isso, não é porque ela foi comprovada como racista ou sua etnia foi comprovada como racista que ela vai reagir negativamente a isso. É simplesmente você taxar das maneiras mais pejorativas possíveis a etnia da pessoa que você entrevistou. Por que não colocar: se calar para o racismo gera violência? A pesquisa é bem tendenciosa, não?
      3. White tears: emotion regulation and white fragility
      Teor do artigo: já começa "ótimo", citando Robin DiAngelo, autora a qual começou esta teoria ridícula. Fato curioso: ela é formada em história e sociologia KKKKKKKK. Uma vez mais, não mostra números, amostras ou qualquer prova científica. Basicamente conta duas historinhas, uma sobre um casal e outra sobre um grupo específico. Nem disponibilizar uma pesquisa de campo adjacente este teve o trabalho de fazer.
      4. Racial trauma, microaggressions, and becoming racially innocuous: The role of acculturation and White supremacist ideology.
      Teor do artigo: novamente, NENHUMA amostra ou referência a amostras que demonstrem o objeto da pesquisa, a forma como foi feito, o tempo, etc. A única afirmação próxima a isso é que existem "grupos" os quais foram estudados e que brancos possuem uma maior afinidade inicial a imigrantes brancos do que a outras etnias de imigrantes. É claro que esta segunda afirmação é factual. Se um negro brasileiro viajar para África do Sul, ele vai ser melhor recebido inicialmente do que um cara branco e somente o tempo, para a criação do costume, vai dizer se ele vai ou não ser bem tratado. Novamente citando DiAngelo a qual não possui qualquer credibilidade em estudar o comportamento da mente.
      5. Racism in the Structure of Everyday Worlds: A Cultural-Psychological Perspective
      Teor do artigo: uma vez mais, somente afirmações proveniente de citações sem QUALQUER amostra do mundo factível, sem números, sem estudo de comportamento. O único estudo que se salva neste artigo é "Ethnic and Racial Disparities in Education: Psychology’s Contributions to Understanding and Reducing Disparities", o qual aborda as questões educacionais em razão do desempenho por meio da segregação racial. É algo factual, mas que não significa que há um distúrbio racista por parte da etnia branca.
      6. Internalized Racism: A Systematic Review of the Psychological Literature on Racism’s Most Insidious Consequence
      Teor do artigo: novamente não apresenta dados diretamente, mas ao menos os cita de maneira escrita. Alguns dados são extremamente ultrapassados, os quais datam 1995 e, o ponto principal, este artigo em NENHUM momento diz que existe uma fragilidade branca. Muito pelo contrário, ele afirma que o racismo (americano) é criado a partir de um comportamento de um grupo de pessoas que já se acostumaram ao ambiente racista. E o melhor exemplo aplicado é o de asiáticos sendo RACISTAS com outros ASIÁTICOS em razão destes últimos estarem falando inglês com sotaque, ou racistas com negros e latinos, os quais eles afirmam serem menos inteligentes. Ou seja, não é algo da "fragilidade branca", é qualquer grupo sendo racista com outro grupo.
      7. White Fragility: Why It’s so Hard for White People to Talk about Racism
      Teor do artigo: outro trabalho baseado em DiAngelo e sem qualquer amostragem.
      8. The role of colorblind racism and white fragilityin maintaining racist bullying in middle school
      Teor do artigo: novamente, artigo afirma ter amostras e ter sido feito em campo, mas não demonstra qualquer número, evidência em vídeo, imagens, etc. Novamente cita DiAngelo como fonte primária e afirma que "Fragilidade Branca" é se fazer de cego para o racismo, quando é irônico porque em qualquer local com racismo isso se manifesta. Afinal, se não fosse manifesto, o mundo inteiro estaria lutando ativamente contra o racismo. É ridículo dizer que isso é um traço da mentalidade branca.
      9. Regular White People Things: The Presence of White Fragility in Interracial Families
      Teor do artigo: DiAngelo uma vez mais e novamente cai na incongruência de fragilidade branca ser omissão. O mais surreal disso é que, enquanto ele afirma que á etnia branca possui este "comportamento", a etnia negra está fazendo quase o mesmo, ensinando os filhos a viverem aonde a raça importa. Como é esta educação? O texto propositalmente deixa em aberto.
      10. Understanding systemic racism: Anti-Blackness, white supremacy, racial capitalism, and the re/creation of white space and time.
      Só pelo título, "capitalismo racial", não irei nem ler. Já mostra ao que veio, o marxista querendo roubar pauta racial.
      11. The psychology of American racism
      Teor do artigo: novamente DiAngelo, mas devo admitir que este possui alguns pingos de sanidade. Ele afirma que racismo é aprendido e que o comportamento americano é diferente porque até há 50 anos atrás, o racismo era institucionalizado, negros e brancos não poderiam nem usar o mesmo transporte público. Uma situação muito mais complicada do que a no Brasil, aonde nunca houve a existência de leis deste tipo. Enfim, em nenhum momento ele afirma que há um meio de pensamento diferente da população branca a negra e que a etnia branca possui um modo de pensar diferente.
      12. Unmasking white fragility: how whiteness and white student resistance impacts anti-racist education
      Outro texto que não vale nem a pena ler quando no Abstract é citado feminismo e resistência estudantil. É somente enxergar a mistura de pautas e é visível o interesse político nisso.
      13. White Fragility’ Is Everywhere. But Does Antiracism Training Work?
      DiAngelo de novo KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      14. What do terms like systemic racism, microaggression and white fragility mean?
      Teor da matéria: novamente, NENHUMA amostragem e o autor ainda diz que a raspagem de cabelo na marinha é racista, mas se somente pesquisasse um pouco encontraria que isso é procedimento padrão em praticamente QUALQUER organização militar. MICROAGRESSÕES KKKKKKKKKKKKKKKKKKK.
      15. Dr. Robin DiAngelo discusses 'White Fragility'
      O título já diz tudo KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      Conclusão: piada pronta. Dados ultrapassados, nenhuma leitura de ondas cerebrais, mapas cerebrais, médicos, psiquiatras ou qualquer referência a estudos comportamentais ou respeito aos passos da criação de uma hipótese. Em grande parte dos artigos é visível a pauta marxista abordando sobre o capitalismo malvado e o feminismo (??????????). O que isso tem a ver com questões raciais? Não faço a menor ideia. Por favor, troque o nome do canal para minutos da sociologia, ao menos fará algum mínimo sentido. O melhor de tudo isso é que essa autora é uma mulher que está capitalizando e fazendo discursos incoerentes sobre racismo. Se é contra o racismo, vá argumentar que todos somos uma só raça e não vá fazer uma única etnia de vilã.

    • @Patrick-bq1np
      @Patrick-bq1np Год назад +2

      @@eduardofarias6810 uma máquina de leitura em. 2h analisou todos os papers e ainda "refutou" todos eles. Se esse homem estivesse posicionado em uma banca séria de uma comissão de Machine Learning, Deep Learning e áreas afins, já teríamos chegado em um nível científico e tecnológico absurdo.
      Engraçado que meus colegas e professores levam várias horas lendo e relendo um único artigo para escrever um argumento coerente em um paper, e esse deus simplesmente escreveu uma argumentação coesa e profunda em menos de 2h de vários artigos.

    • @eduardofarias6810
      @eduardofarias6810 Год назад +7

      @@Patrick-bq1np se quiser mando todos. O maluco colocou somente link pago, mas consegui achar cada um. E, não sei se você leu, mas uns 3 eu não nem analisei por não serem nem sobre psicologia, um é vídeo, outros dois são matérias do NYT e da BBC e a maioria tem entre 10 - 20 páginas (somente um deste possui 40). Bem básico de ler pra quem fez faculdade de direito e lia uma apostila por aula, basicamente. Vá Estudar e ver como é. Novamente, disponibilize o email e eu irei enviar para você ver como a análise bate. Ademais, não sei se você percebeu, mas o vídeo o qual você está defendendo possui 4 minutos de duração. Ou seja, todos estes artigos somente produziram esse tempo de argumentação. Profundos eles não são, não é mesmo?

    • @Patrick-bq1np
      @Patrick-bq1np Год назад +1

      @@eduardofarias6810 resumo teor do "artigo" sem ironias, para aqueles que não querem perder tempo e estão na busca de conhecimento:
      1. Viu que tem feminismo ou capitalismo e já pulou o conteúdo.
      2. Leu os abstracts e algumas conclusões e já chegou numa conclusão.
      3. Se o sujeito leva 2h para ler e compreender vários artigos científicos, eu não vou me dar 30min para analisar os argumentos dele.
      4. Sem método de argumentação e análise nenhum. Quais os critérios para considerar os dados "obsoletos" ou "muito antigos"?
      5. Qualquer coisinha: mas isso não é tão relevante assim. Sem nenhuma análise profunda do por que e sem nenhuma citação ou base científica para desqualificar um paper.
      6. Sujeito não compreende que para você ter um paper publicado, você passa por uma banca de cientistas e especialistas na área que decidem se os argumentos contidos no seu paper é relevante e coerente. Então, para você refutar um paper, você precisa de argumentos sólidos e consistentes. E não puro achismo e senso comum.
      Eu não li os artigos, são muitos e levaria certo tempo, além de que eu sou da área de computação, então, não teria propriedade e nem conhecimento suficiente para compreender em sua totalidade, apenas peguei um aleatório para ler de maneira rápida para ver se tem algum sentido o comentário dele.

    • @eduardofarias6810
      @eduardofarias6810 Год назад +5

      @@Patrick-bq1np
      1. Claramente pulei o conteúdo. Uma coisa não há qualquer relação com a outra e, se como você diz não entender nada e esta não ser sua área, para que falar? Você não possui qualquer propriedade para falar sobre o tempo de leitura ou sobre a divergência entre estes conteúdos, segundo você mesmo.
      2. Eu já disse que se quiser envio para você ler e vê que eu comentei sobre o corpo do texto, inclusive, sobre a ÚNICA amostragem que aparece dentre todos estes textos que ele enviou. Alguns deles são esdrúxulos e simplesmente matérias sensacionalistas.
      3. Se não vai se dar o trabalho para ver meus argumentos, por que veio arrotar incongruências? É idiota, ou está se fazendo?
      4. Dados obsoletos e antigos são dados de 20-30 anos atrás (este dado específico era de 1997 e outro de 1970), os quais não batem mais com a realidade atual do grupo. Maior partes das pessoas questionadas estão mais velhas, não são mais daquela faixa de idade, os idosos possivelmente já faleceram e as leis já foram alteradas.
      5. Claro que tem base científica, o próprio texto e seus autores se desmentem. A teoria científica deve ser feita a partir de observação, testagem, regra geral, e exceções desta. Descartes, Platão, Aristóteles e Galileu Galilei estão entre os renomados autores que afirmaram tal circunstância. Os textos não são feitos nem por profissionais com autoridade para tal. Não há médicos, psiquiatras e alguns deles não possuem nem mesmo bacharelado em psicologia. Não há testagem no mundo real, os dados possuem espaçamentos muito grandes e a pesquisa é altamente tendenciosa com imagens que não englobam o contexto, como já falei em meu primeiro comentário.
      6. Você realmente acha que o mundo das humanas é realmente semelhante ao mundo da computação? A maior parte dos psicólogos MUNDIAIS são formados em algo que nunca foi considerado ciência, psicanalise, e as aplicam como tratamento efetivo em pessoas com distúrbios mentais, se isso não é amadorismo e charlatanismo, eu não sei mais o que é. Novamente, eles postaram um artigo CIENTÍFICO usando como base uma fonte que nem mesmo é da área deles. Pega meu trabalho sobre ativismo judicial e usa como base para teus códigos, é isso que aconteceu, sabichão.
      Se não leu e "pegou" algum comentário e viu que este comentário é sobre um tema que você sequer leu ou entende, por que respondeu? No mínimo hipócrita de sua parte está me acusando sobre algo e fazer o mesmo. Volta pros teus códigos, vai, é melhor do que passar vergonha.

  • @mrowl8590
    @mrowl8590 Год назад +131

    É como dizem: Não somos culpados pelos atos de nossos antepassados, mas somos responsáveis pelo o que ocorre no presente.

    • @carlos42209
      @carlos42209 Год назад +1

      Boa!

    • @robalex9387
      @robalex9387 Год назад +11

      O unico privilegio branco que eu tenho é não ter quem culpar pelos meus fracassos

    • @leandrojustino6130
      @leandrojustino6130 Год назад +6

      @@robalex9387 Caraca mano, essa convicção é muito boa.

    • @robalex9387
      @robalex9387 Год назад +2

      @@leandrojustino6130 isso. Sem vitimismo

    • @dragon3151
      @dragon3151 Месяц назад

      o ser humano é racista, tem medo do diferente, se você for branco e ir para um país com maioria negra, provavelmente vai sofrer racismo

  • @candreel
    @candreel Год назад +133

    Eu sou tido como branco no Brasil, embora eu seja moreno. Porém, já vivenciei episódios claramente racistas, recaindo sobre mim, quando morei em Portugal e entendi o que é sofrer racismo e, de quebra, xenofobia. Fato é que racismo é um tema delicado, que gera muita revolta e conclusões precipitadas, e por isso eu evito conversar sobre o tema.

    • @maelallqay
      @maelallqay Год назад +2

      O que é xenofobia?

    • @2323felixfelix
      @2323felixfelix Год назад +14

      @@maelallqayfobia ao estrangeiro dentro de um país. Brasileiros sofrem muito em Portugal e em toda Europa, além de outros..

    • @klaybarbosa1672
      @klaybarbosa1672 Год назад +4

      O racismo em Portugal é diferente do racismo no Brasil. Sempre bom lembrar...

    • @lalla160
      @lalla160 Год назад

      Sim. Os brasileiros reclamam que o Brasil é racista, mas quando vão pra fora dele, vêem o'que é racismo de verdade

    • @deborahroncheti
      @deborahroncheti 9 месяцев назад +1

      por mais desconfortável que seja, só podemos combatê-lo, falando sobre! APONTANDO os dados é uma ótima maneira.

  • @sla9150
    @sla9150 Год назад +65

    Sou uma pessoa branca que cresceu em uma família de pessoas preconceituosas, incluindo preconceito racial, mas tento todos os dias ser diferente da minha família e me policiar para não acabar, inconscientemente, replicando as atitudes ou pensamentos deles.

    • @robalex9387
      @robalex9387 Год назад +1

      Vc é bom. Todos os outros sao ruins

    • @ruanpierre5350
      @ruanpierre5350 Год назад

      Foda-se, tu ainda é branco. Ninguém vai te ver como alguém melhor porque tu finge que liga.

    • @deborahroncheti
      @deborahroncheti 9 месяцев назад +2

      E nos cabe falar sobre a postura racista que os outros tem, afinal, é um crime.

    • @CheiroDePetricor
      @CheiroDePetricor 22 дня назад

      Ao menos ​você é honesto o bastante pra assumir que não quer pedido de desculpas ou conduta melhor, bem atípico de vocês...

    • @user-ys8rd9ll8w
      @user-ys8rd9ll8w 10 часов назад

      ​@CheiroDePetricor não é verdade

  • @espantalhoocapadegaita9900
    @espantalhoocapadegaita9900 Год назад +49

    Ano passado houve um caso de racismo na instituição onde eu estudo. A prof autora desse crime foi afastada do cargo. Um tempo dps do ocorrido, houve uma palestra lá sobre racismo, obviamente com participações de pessoas negras. Eu fui junto com meus colegas, afinal foi no horario de aula. Uma prof branca pediu a palvra durante a palestra, e apontou exatamente esse tema abordado no video. Ela chegou ate admitir com todas as letras "Eu sou rascista", reconhecendo q muitos de nos estamos mais preocupados no q os outros acham de nos sobre isso, do q em combater o racismo de fato. Interessante q qnd essa prof expos esse assunto todo mundo ficou em silencio meio incomodado com a situação. Todos que pediram a palavra receberam palmas dps, exceto ela.
    Se vc leu esse meu comentario ate aq obrigado! Responda-me sobre sua opnião em relação a isso.

    • @victorborges2278
      @victorborges2278 Год назад

      Eu respondo meu encarecido humano
      O que acontece atualmente e que quanto mais pessoas brancas racistas se tornarem vítimas mais o racismo irá se espalhar e mais pessoas como essa mulher irão aparecer sem consciência nenhuma de saber o que e certo ou errado
      Até porque não e por falta de explicação ela achar que isso e errado até porque isso está enraizado na cabeça dela

    • @01ab23cd
      @01ab23cd Год назад +4

      Que pena, a única que foi sincera dos brancso

    • @marciamariana5601
      @marciamariana5601 Год назад +2

      Vc deve ter lido meu comentário acima ,onde abordei além da cor outras questões, e teria muito mais,
      E sim muitas pessoas são racistas, nao reconhecem o privilégio de sua cor branca na sociedade, ou até reconhecem e por saberem não desejam perder essa posição. E lutam em silencio pra manter os privilégios impedindo que outros tenham tal espaço.

    • @geovanibackes210
      @geovanibackes210 Год назад

      Eu não saio por aí falando que sou racista só pq eu sou branco. Eu seria uma das pessoas que NÃO aplaudiria essa mulher, pq isso não passa de discurso.
      Nunca fui, e nunca serei "racista sem querer". Isso é só mais uma bobeira que criaram pra justificar o erro e fugir das consequências: a sociedade é preconceituosa, então se eu for preconceituoso a culpa não é minha.

    • @senhormagal
      @senhormagal Год назад +1

      É muita droga na kbç de todos vcs.

  • @danieleoliveira2304
    @danieleoliveira2304 Год назад +50

    Muito interessante, André! Esse tipo de reflexão ajuda muito o debate a avançar! Um tema legal tbm seria falar sobre parditude. Como a pessoa parda vivência um não lugar na nossa sociedade, onde somos claros demais pra ser pretos e escuros demais pra ser brancos. Gostaria de entender isso do ponto de vista psíquico.

    • @senhormagal
      @senhormagal Год назад +3

      Basta consumir muita droga para debater uma idiotice dessa magnitude. Que atualidade ridícula em que vivemos... parditude???? Ai dentro!

    • @alexandrapalma5623
      @alexandrapalma5623 Год назад +3

      Como uma pessoa parda vivencia um “não lugar” em uma sociedade composta basicamente por pardas como a brasileira??! Não tem praticamente ninguem completamente branco ou preto no Brasil, todos sao misturados, (tambem com indigenas, arabes, asiaticos…)

    • @julianabritodiasmoraes
      @julianabritodiasmoraes Год назад +2

      É exatamente sobre isso! As pessoas podem até comentar: como que pardo sofre preconceito no Brasil, sendo que a maior parte do Brasil é parda/mestiça?
      Mas isso realmente existe. Pessoas pardas/mestiças que não apresentam traços majoritários de terminadas etnias sofrem pela falta de "identificação". Ouvem comentário do tipo: "Você é claro demais para ser preto.", "Você é escuro demais para ser branco.", "Você não tem traços indígenas para ser indígena." e assim vai. Pode parecer um sofrimento bobo, mas de fato isso existe e causa muito desconforto pra essas pessoas.

    • @alexandrapalma5623
      @alexandrapalma5623 Год назад +4

      @@julianabritodiasmoraes O problema é que hoje em dia o coletivismo fez as pessoas ficarem desesperadas para pertencerem a algum grupo, seja ele étnico, cultural, ideológico, até mesmo de orientação sexual e gênero. As pessoas estão sendo ensinadas a sofrerem e a se ofenderem com isso, sendo que antigamente ser diferente da maioria era considerado melhor, único! Cada pessoa é única e que bom que você não se parece com as outras! Vamos tirar os seres humanos de caixas pré-definidas e glorificar as diferenças! Se alguém disser que você não parece parda, ou preta, ou branca, ou indígena, ou japonesa, não faça problemas se você sabe quem você é por dentro e tem orgulho disso.☺Temos que ter a nossa própria identidade, e não construir a nossa personalidade apenas ao redor de um grupo. Autenticidade é o caminho para a felicidade.

  • @RevolutionNTty
    @RevolutionNTty Год назад +19

    Moro no sul do Paraná, e aqui o o racismo é tão forte/estrutural que os pardos sofrem racismo também. É surreal.

    • @lorembs
      @lorembs Год назад +1

      Infelizmente em todo lugar o pardo pode sofrer racismo (?)

    • @patriciapriscila
      @patriciapriscila Год назад +8

      ​@@lorembsnos lugares onde a população é majoritariamente branca (branco estilo papel chamex) os pardos tendem a sofrer tanto ou quase tanto preconceito quanto os pretos. Eu, por exemplo, aqui no Piauí, sou tida como branca, mas se eu fosse pro sul seria considerada parda, e com certeza sofreria algum grau de preconceito. Acho uma tremenda besteira menosprezar alguém pela cor da pele, isso é de um atraso moral tão grande qhe não dá nem pra descrever.

    • @flatoespetacular8932
      @flatoespetacular8932 11 месяцев назад +2

      Irmão conheço muito pardo que mora em região de maioria parda e sofre racismo

  • @gilmarramos8237
    @gilmarramos8237 Год назад +4

    Muito obrigado! Que grande reflexão!

  • @arozendojr
    @arozendojr Год назад +11

    Gostaria de ver mais sobre psicologia e psiquiatra na saúde pública, aplicada a tratar e reabilitar as pessoas da marginalidade e ou criminalidade

  • @patriciapriscila
    @patriciapriscila Год назад +6

    Sou uma pessoa branca, me considero capaz o suficiente para ter conquistado o que eu conquistei, mas eu sei perfeitamente que tive muito mais oportunidades sociais, de relacionamentos, de trabalho e estudo, apenas por ser branca. Eu sei que isso não diminui meu mérito e esforço, pq eu realmente lutei e me esforcei muito ao longo da vida, mas se eu fosse uma pessoa preta com certeza teria passado por muito mais perrengues (e isso sem contar o racismo escancarado). Ignorar isso seria como tentar tapar o sol com uma peneira. O fato é que não basta dizer que não é racista, é preciso de fato não ser racista, e isso é difícil sem reflexão, e essa reflexão se torna difícil se os brancos forem "se doer" toda vez que alguém tocar no assunto. É preciso ouvir, ouvir da boca das pessoas pretas, é preciso que o branco pare de tomar o papel de protagonista na nossa sociedade só para si, nossos irmãos pretos também tem que estar nesse papel, afinal nossa sociedade lhes negou isso por muito muito tempo. Já tá passando da hora de avançarmos nesse quesito.

  • @paulohenriquemagalhaesguer4270
    @paulohenriquemagalhaesguer4270 Год назад +3

    Boa noite, André! Vídeo incrível como sempre 😊
    Queria pedir pra vc fazer um vídeo sobre megalomania se puder. Tenho um amigo que acredito ter esse transtorno.

  • @tiozonurb
    @tiozonurb Год назад +8

    Não me soa muito eficaz no combate a um problema social imputar a alguém, além do crime de racismo, agora mais esse comportamento de fragilidade branca. Isso encurrala a pessoa, em vez de acolhê-la com um didatismo benéfico a todos. E é complicada essa problemtaização desequilibrada, onde os parâmetros do quê é considerado racismo foram super elevados. Eu entendo que a sociedade vai mudando aos poucos e estamos num bom caminho, mas ainda assim há quem veja esse como o pior momento a se viver. Complicado… Enfim, criemos pontes de diálogo, espero.

    • @marciamariana5601
      @marciamariana5601 Год назад

      Ninguém está imputando um crime a mais,
      O racismo é um crime,
      A fragilidade branca é o sentimento oculto que leva a pessoa a ser racista.
      Acolher????
      Tadinho branco não se sinta mal ele fulano é preto mas é amigo!!!! 🤪
      Não seria o correto: veja branco independente de sua cor o negro não quer tomar o seu espaço ele apenas quer viver pacificamente andar tranquilamente assim como qualquer pessoa, nem mais nem menos.

  • @AndressaGomesAGA
    @AndressaGomesAGA Год назад +2

    Andre, li seu livro, maravihosoooo, parabens! Quero mais!!

  • @marceloribeiroliveira
    @marceloribeiroliveira Год назад +8

    Que ótimo ver esse vídeo por aqui. Não apenas pelo tema, mas pela forma como está sendo abordado. Obrigado.

  • @vevecarj
    @vevecarj Год назад +2

    Obrigado pelo video🤩

  • @vinckzinho
    @vinckzinho Год назад +13

    Como os demais vídeos deste canal, um ótimo conteúdo que nos propõe a refletirmos 👏🏾👏🏾

  • @umagarotaaleatoria1461
    @umagarotaaleatoria1461 Год назад +29

    É complicado, eu sou contra racismo e jamais compactuo com isso, contudo as vezes as pessoas fazem chuva de tempestade de forma desnecessária. É importante discutir e trocar ideias, conceitos e estratégias, não importando a cor da pele ou fenótipo.

    • @RauLIzar
      @RauLIzar Год назад +6

      Logo vem alguém dizer que você tá enfatizando o vídeo

    • @elger6884
      @elger6884 Год назад +1

      Concordo, principalmente no Brasil. No Brasil o racismo estrutural e o próprio racismo é "menor" (sei que é errado falar isso, mas é o jeito que consigo me expressar: existe, mas é menos grave/aparente) que em países como EUA e África do Sul, onde a maioria da população é branca e houveram segregações sociais federais relativaente recentes. Porém, com os EUA dominando culturalmente vários países, acredito que as pessoas acham que seja a mesma realidade aqui.

    • @RauLIzar
      @RauLIzar Год назад

      @@elger6884 esse vídeo chega ser um desserviço, pois ele bate o martelo de que se você discorda, automaticamente você é racista. E eu entendi a proposta, porém isso é algo muito perigoso! Ainda mais em tempos em que são inventadas regras sem fundamento algum, como decretar que o termo "denegrir" é racismo, ou a falácia de que "mulato" vem de mula, dentre outras coisas. Daqui poucos anos quem usar esses termos, desavisados (porque não seguiram a nova cartilha) serão automaticamente racistas ou "brancos frágeis". E estou dizendo isso como uma pessoa que sequer se considera branca.

    • @julianaguimaraes262
      @julianaguimaraes262 Год назад

      Aqui pode não tem tido segregação racial, mas o Brasil tem um histórico gigante de preconceito e racismo, desde o fim da escravidão com o plano de embranquecimento do povo até a história "mais recente" de que o Brasil teve a segunda maior célula nazista depois da Alemanha. As coisas podem não ter a mesma proporção de outros países, mas o peso e a dor que causa no povo preto é a mesma.

    • @umagarotaaleatoria1461
      @umagarotaaleatoria1461 Год назад +5

      ​​​@@julianaguimaraes262 o problema é o ciclo de ódio, se Brancos atacam, os negros começam a ter preconceito com brancos, até mesmo com aqueles que vivem numa boa e chamam de "racistas","nazis", "facis" por somente discordar dos pontos abordados por exemplo. Ou seja, tecnicamente só causa mais preconceito e ódio de ambos lados.
      Aliás, o racismo não é só somente contra negros, mas também os "vermelhos" (indígenas), "amarelos" (descendentes dos asiáticos) e pardos.
      "Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é de tornar opressor".

  • @MrUbices
    @MrUbices Год назад +6

    O mal não é ser branco. Racismo existe devido a classe, etnia, cultura, genero sexual, nacionalidade e diferencas gerais. O problema esta na intolerância e falta de empatia geral. No final, somos todos seres humanos com nossas qualidades, defeitos e medos.
    Infelizmente, somos camaleões sociais. Estamos mais preocupados com o que a sociedade pode culpar, do que a nossa consciência.

  • @anabanana7806
    @anabanana7806 Год назад +2

    vídeo muito importante!!!

  • @brunamariz4738
    @brunamariz4738 Год назад +2

    Bom DEMAIS o video!! Muito necessario q vc use sua visibilidade pra tratar de temas importantes assim sempre desse jeito responsavel e embasado 👏👏👏

  • @apimentell_
    @apimentell_ Год назад +5

    FALA SOBRE A TDPM 🙌🏻🙌🏻🙌🏻

  • @MineAnimator
    @MineAnimator Год назад +12

    0:40 não é pra menos, a estrutura social coloca essas pessoas como vilãs, então confrontar alguém branco dizendo que o comportamento perpetua o racismo é como dizer "nada do que faz tá bom porque você é branco, tudo que você faz é racismo e me incomoda", aí o pessoal da roda de amigos concorda porque ninguém quer defender e ser a próxima vítima de acusação. O hipersensível anti racismo estrutural é mais opressor que o racismo estrutural.

    • @anabeabibia
      @anabeabibia Год назад +9

      Olha, nesta sessão de comentários não adianta argumentar contra o vídeo. Não haverá nenhum tipo de debate aqui, até porque o autor do vídeo já validou qual ponto de vista é moralmente aceito aqui e se você discordar, isso vai ser taxado como a tal "fragilidade branca". Não adianta discutir com quem pensa assim. Aliás, muitos movimentos ligados a certas ideologias políticas usam essa tática para silenciar as pessoas que ousam discordar em um ponto ou outro deles.Não adianta discutir com quem pensa assim. Até os termos que ele usa são enviesados ideologicamente, então não adianta tentar trazer contrapontos aqui, infelizmente.

    • @MineAnimator
      @MineAnimator Год назад +7

      @@anabeabibia é, tem razão. É inútil discutir com quem inventa as regras, falei mais por indignação que pela razão. Pra falar a verdade, eu achava que a primeira pessoa a responder chegaria me xingando, mas fico feliz de não ser o único ser o único aqui que não gosta do viés do canal destruindo a imparcialidade que a psicologia merece.

  • @lizianedoinbressan5259
    @lizianedoinbressan5259 Год назад +5

    Adorei o tema, obrigada andré!

  • @PSICOLOGIARAP
    @PSICOLOGIARAP Год назад +5

    Que vídeo importante!! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

  • @victorvic3948
    @victorvic3948 Год назад +5

    Oi eu tenho 13 anos e bem faz um certo tempo de que simplesmente um homem me chamou para trabalhar na casa dele tipo limpar, naquele momento como vim de uma família onde passamos muito racismo pensei que ele estáva me chamando simplesmente para trabalhar por ser negro já que está bem evidente que sou de menor, foi minha visão claro. Tenho uma amiga que quando fui no shopping com a família dela um guarda os parou achando que eu não estava me deixando para abandonar ou coisa assim, estava tão envergonhado que nem sequer escutei, então hoje mesmo conversei com essa menina sobre este acontecimento que foi racista na minha visão e Ela defendeu o homem e disse que eu estava mentindo eu simplesmente me sentir super mal e desapontado com ela, já que ela era uma ótima pessoa e pensei que teria um apoio de alguém branco sobre aquilo, mas fui chamado de mentiroso.

    • @giuliaellen1939
      @giuliaellen1939 Год назад

      Vc só tem 13 anos e já passou por isso td, triste pensar que pode acontecer mt mais ao longo da vida... não entendi a situação do shopping, gostaria de entender pq o segurança parou vcs.

    • @victorvic3948
      @victorvic3948 Год назад

      @@giuliaellen1939 bem a família dela é totalmente branca e eu era único negro no meio, nem eu entendi o por que eles os parou na entrada a gente só estava lá para de divertir...

    • @victorvic3948
      @victorvic3948 Год назад

      Mas deixou a gente entrar depois.

  • @awisemansaid5246
    @awisemansaid5246 Год назад +10

    Tema importante, vídeo bom, só acho que "mergulhada em racismo" é uma frase muito forte.

    • @giovanacosta4780
      @giovanacosta4780 Год назад +2

      Realmente é forte, até pq é verdade

    • @awisemansaid5246
      @awisemansaid5246 Год назад

      @@giovanacosta4780 se você diz....

    • @patrickiron929
      @patrickiron929 Год назад

      @@awisemansaid5246 nmrl viado, quero ir morar em marte, pq tá foda kkk. Eu reconheço que há racismo hoje em dia, mas pelo que parece tô vivendo em uma realidade alternativa e no mundo real eu, você e todos os brancos ainda escravizam negros kkkk. Mas td bem, o bglh é se adaptar aos termos do ambiente que vivemos e não necessariamente concordar, só aprender como se comportar no local que estamos inseridos. Kakak
      Meio que eu acho esses militantes insanos e extremistas, mas tô na msm sociedade que eles, então vida que segue e o ngc é aprender a viver nos termos que eles impõe kkk.

  • @Eumodelista
    @Eumodelista 2 месяца назад +1

    Gente eu sou Branca, não sinto um pingo de culpa, não me sinto desconfortável com o assunto racismo, amo e usufruo dos meus privilégios. E sou fechada até o fim com os meus e viva o pacto da branquitude.

  • @silviacorrea7644
    @silviacorrea7644 Год назад +3

    A luta anti-racista é indiscutivelmente legítima e de toda uma sociedade, independentemente da etnia de cada um. No entanto, tenho receio de que quaisquer questionamentos direcionados a pessoas negras em relações acadêmicas, sociais e de trabalho, dentre outras, que seriam feitas a qualquer pessoa e por razões objetivas sejam entendidas como motivadas por racismo. Isso tende a entrincheirar as pessoas, que se segregarão pelo receio de se envolverem com os “diferentes” e vivenciarem acusações que porventura não intencionarem. O caminho do fundamentalismo, o radicalismo já foi trilhado por várias causas justas e nunca termina bem.

  • @leite-ninhuh
    @leite-ninhuh Год назад +3

    Bem, eu sou uma pessoa branca que nasceu em uma família Negra, eles as vezes me acusam que por eu ser branco sou racista ou algo assim, mas eu n entendo por que eu nunca fiz nada de mal a eles sou sempre tratado como cachorro ou algo assim ._., fora que eu n ligo muito eai deixa eles mais furiosos, eu n fui criado no meio de preconceito, racismo, gente orgulhosa e egoísta diferente de muitas pessoas, eu fui bem educado quando meu pai estava vivo.

  • @marciamariana5601
    @marciamariana5601 Год назад +20

    Vc expôs muito q bem ,
    As falas mais ouvidas são:
    EU sou culpada por ser branca ?
    NÃO claro que não,
    Também sei que é complicado emergir aprofundar em um a assunto que NÃO te fere, que não te encosta o tempo todo.
    Quem são as pessoas mais perseguidos nos mercados?
    Qual a maior porcentagem nas favelas brancos ou pretos?
    Os trabalhadores domésticos são em sua maioria oq, pretos ou pardos.
    As piadas mais faladas são sobre quem? Gay, gordo, velho e preto.
    O branco pode sair mal arrumado que foi pressa ou moda, o preto mal vestido causa medo é porco.
    Não existe isso de que qualquer pessoa com preparo pode ser contratada,( claro que tem mas raras exceções) o branco tem mais chance ainda que mais feio esteticamente e menos preparado q o negro *, e luta discretamente para permear essa ideia de superioridade!
    Ao comprar um apartamento com quartim de empregada, vc nao imagina uma senhora Nóbrega e Albuquerque loira, olhos, verdes morando lá pra te servir, o pensamento imediato é a dona Mariinha da Silva q mau sabe escrever o nome se não souber é excelente, pele marrom morena negra, cabelo crespo ou curtinho, dentes pouco cuidados, nao magra, abatida abalada mas que dará graças a Deus por morar ali no quartinho que fica na lavanderia com um ventilador, apertado, naquele quarto do tamanho de um lavabo. E HÁ lavabos q são mais bonitos e melhor refrigerados.
    A maioria dos escravizados são loirinhos cabelo liso ou morenos pele manchada do sol?
    Nas lojas de roupas dificilmente vc vê negros, os obesos muito menos.
    Seu filho lava mal lavado um copo alguém grita -ehhhhh serviço de preto😮 como se: brancos fossem incapazes de roubar, fazer algo mal feito, e que o fato de ser branco fosse certificado de perfeição e capacidade, pureza, portas abertas e honestidade, cheiro bom e disciplina.
    Nós sabemos que não é assim! Quando você percebe a sua cor, condição, status, vc percebe benefícios que lhe foram atribuidos(sem q vc lutasse) ou nao, e esses atributos vão dar lhe ou tirar te direitos.
    Como diz um historiador "tem pessoas que já nasceram salvas."
    Não digo ir pra o céu, mas automaticamente poupadas de determinadas situações. Ainda assim vemos gente falando que está chato viver muito mimimi.🙄
    Ninguém tem culpa de ser branco ou preto, porém isso te põe em determinado degrau de poder e julgamento crítico!
    É como se ao nascer vc recebe uma caixinha invisível com informações que te acompanham toda a vida(estrelinhas no caderno)
    Nasceu Branco +
    Branco branco magro ++
    Branco magro hetero +++
    Branco magro hetero classe média ++++
    Branco magro hetero classe média na Europa +++++,
    Branco magro, hetero, c média, Europa, pais estudados, loiro? ++++++++
    O mesmo ocorre no oposto,
    Preto -
    Preto obeso--
    Preto obeso ,lgbtt---,
    Sao pontos adquiridos ou retirados, SEM QUE VOCE TENHA CULPA, apenas devido a sua condição nascida (ou adquirida ao longo da vida tipo morar em bairro ou zona nobre, casar com branco ou negro, religiao)
    Sei que me alonguei E entrei noutros fatores, mas é como se fosse uma competição invisível que só os tolos tendem e insistem ignorar isso, usando a fala todo mundo é igual.
    Todo mundo é igual, mas porém vantagens diferentes. Ser branco, olho claro é sinonimo de "poder" nao sempre poder financeiro, mas poder fazer certas coisas que quem nao dispõe das mesmas atribuições não podem.
    E ninguem quer perder poderes.

    • @2323felixfelix
      @2323felixfelix Год назад +1

      EXCELENTE RELATO. MUITO MUITO BOM 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾

    • @marciamariana5601
      @marciamariana5601 Год назад +1

      @@2323felixfelix infelizmente não estou errada.
      Eu apreciaria essa dinâmica explicada em vídeo tipo Rita Von Hunty.
      Pasme que ainda assim há pessoas pra falarem que é mimimi.
      Boa tarde!

    • @enzoerick123
      @enzoerick123 Год назад +1

      Que tapakkkk

    • @marciamariana5601
      @marciamariana5601 Год назад +1

      @@enzoerick123
      E quem sente o tapa???? Quem tem menos estrelinhas no caderno e vive lutando pra atravessar a ponte que dão o nome de igualdade, mas do lado negro a ponte escorrega, e falam que negro caiu porque faz mole se tivesse empenhado mais estaria como todos os outros🙄 o negro não teve preguiça ocorre q jogam muito sabão pra dificultar te lo no mesmo espaço.

    • @enzoerick123
      @enzoerick123 Год назад +1

      @@marciamariana5601 sobre isso.

  • @danylively
    @danylively Год назад +2

    André, faz um video sobre"masculinidade frágil", quando os homens cis héteros tendem a repelir certos comportamentos e emoções por achar que vai afetar a masculinidade deles , ex: "homem não chora", "sensibilidadeé coisa de maricas" , etc, essas coisas.

  • @SpaceCybor
    @SpaceCybor Год назад +5

    Como esse canal não tem um posicionamento político claro, os comentários tão divididos em pensamentos opostos E AMBOS achando que o vídeo concorda plenamente com suas crenças iniciais. (o que é impossível)
    Parece um experimento social natural.

    • @SpaceCybor
      @SpaceCybor Год назад

      Quer dizer... Até que tem posicionamento, mas como o foco é uma ciência, isso acaba se perdendo por não ser explícito

  • @matheus_lemes
    @matheus_lemes Год назад +1

    video necessario, mt bem explicado assunto bem sério

  • @analicemoreira8501
    @analicemoreira8501 Год назад +6

    Adoreeeei!!🌿🖤

  • @luacy8
    @luacy8 Год назад +1

    Que vídeo importante, obrigada.

  • @JoaoVitor-vs5rd
    @JoaoVitor-vs5rd Год назад +4

    Em outras palavras "c vc é branco não pode fazer nada com um preto" / e sobre a fragilidade dos pretos vai falar tbm ????? (Pq se vc é branco e respirar perto de um preto ja é racismo)

  • @agiotachad_matt4237
    @agiotachad_matt4237 Год назад +3

    O porem é viver em um país de uma boa parte da população sendo negra... É tipo um todo mundo odeia o Chris reverso, e eu sou o Chris... A pele branca é frágil, então brancos são tratados como frágeis.. porem isso não é real, e já tive que bater em pessoas de escola para ela se tocarem, porem quem é o culpado... Eu... Po é horrível isso pós é paia alguns professores que trata a gente igual a professora do Chris trata ele

  • @robalex9387
    @robalex9387 Год назад +10

    O unico privilegio branco que eu tenho é não ter quem culpar pelos meus fracassos

    • @lucasfukuoka5480
      @lucasfukuoka5480 10 месяцев назад +1

      É, talvez, dependendo da região em que vc está, realmente não haja todo esse preconceito e desigualdade e vc realmente tenha razão. Mas ainda tem muitas regiões em que ser branco é quase sinonimo de ter nascido com mais dinheiro e modos.

  • @numberse7en233
    @numberse7en233 11 месяцев назад +3

    Esse vídeo resume o Twitter

  • @doctorsujirokimimame
    @doctorsujirokimimame Год назад +2

    O negócio é catar racista no soco e carbura-lo.

  • @Vinuken07
    @Vinuken07 Год назад +1

    Eu estou de acordo com o alerta que o vídeo visa dar, mas ficou uma pulguinha atrás da orelha: a gente fica um pouco defensivo não só diante da acusação de que possamos estar sendo racistas, voluntária ou involuntariamente, mas diante de quase qualquer acusação. Ou seja, ser acusado de algo negativo ou ser criticado dispara nossos mecanismos de defesa, quase sempre independentemente do tipo de crítica particular que estamos recebendo. Por isso precisamos nos monitorar e discernir bem quando estamos sendo meramente defensivos de quando estamos de fato nos defendendo de uma acusação injusta.
    O problema é quando essa vulnerabilidade humana a críticas de um modo geral é retoricamente usada pra manipular alguém, já que não raro se interpreta qualquer tentativa de se defender de uma acusação de racismo como racionalização ou defensividade meramente protetiva. Se isso não for devidamente distinguido, cai-se no outro extremo à moda do Fiuk, pedindo desculpas por ser branco e virando um fantoche na mão de lumenas por aí.

  • @imani_lou
    @imani_lou Год назад +23

    Você arrasou !! Nos pessoas negras queremos aliados Antirascistas !! , queremos reflexão e que vocês lutem com a gente!! e entender que tem previlegios por serem brancos e ajudar que o racismo acabe , pessoas brancas tem que falar sobre isso !!

  • @JPalvesfeitosa
    @JPalvesfeitosa Год назад +1

    ainda bem que não tenho essa Fragilidade, me sinto bem confortável em conversar sobre Racismo com qualquer um.

  • @MineAnimator
    @MineAnimator Год назад +3

    Já pega a pipoca que vai ter militada violenta

  • @elvisbl
    @elvisbl Год назад +1

    O branco se beneficia do racismo e percebe isso. Então mesmo quando a pessoa não tem atitudes claramente racistas, é muito fácil passar pano ou relativizar casos de racismos.

  • @Lauanna
    @Lauanna Год назад +13

    Adorei!!!!!!!!!! Acho que isso acontece pq ninguém quer ser visto como o errado ou a pessoa má da história. Mt gente se julga ser do bem. Logo, uma acusação desse tipo, quebra a pessoa que se vê como idônea. Tanto é que tem um monte de gente branca se doendo nos comentários, justificando exatamente o que o vídeo aponta.

  • @danilomarkos
    @danilomarkos Год назад +9

    Muitos comentarios só ratificam o tema abordado.

  • @dansubs_0
    @dansubs_0 Год назад +1

    esse vídeo me lembrou muito dqle meme:
    --esses brancos não tem coração
    --mas serena vc também é branca

  • @danilomarkos
    @danilomarkos Год назад +2

    Oi doutor ... Bom dia ❤🌻

  • @MONEY-5
    @MONEY-5 20 дней назад

    E fragilidade preta ?

  • @didiworld3478
    @didiworld3478 Год назад

    A mesma coisa e vejo em homofobicos aviso nen todos os heteros são homofobicos mais o numero e grande obviamente em tentar esconder a homofobia acho que e algo parecido com isso e me pergunto se isso funciona pro machismo e para xenofobia

  • @savinakelly
    @savinakelly Год назад +3

    Vídeo super importante

  • @carlos42209
    @carlos42209 Год назад +2

    Vídeo muito importante! 👏🏾
    Não conhecia esse termo.

  • @Origemsofia
    @Origemsofia Год назад +2

    Eu me indentificando mesmo eu sendo morena:...... Tá foda-

  • @ultraboot7559
    @ultraboot7559 Год назад +7

    Eu ia dizer que as pessoas brancas não falam sobre o racismo por que são sempre colocadas como racistas só por serem brancas, mais esquece isso eu só to me fazendo de "vitima" kkkkkkkkkk

    • @losinfoify
      @losinfoify Год назад

      Todo branco é racista, porém existe diferença entre ser racista e cometer crime de racismo.

    • @christianweslleydepaulasou1273
      @christianweslleydepaulasou1273 Месяц назад

      ​@@losinfoify essa frase é equivalente a "todo negro é bandido, mas nem todo negro é bandido mas sempre é o negro ", agora vai me chamar de racista depois de generalizar todos os brancos de racista!?

    • @CheiroDePetricor
      @CheiroDePetricor 22 дня назад

      ​@@losinfoify Eu queria que as 4 primeiras palavras fossem verdade...

  • @SraPreguicinha
    @SraPreguicinha Год назад +7

    Se essa "fragilidade" existe, é culpa de quem? De discursos de ódio contra brancos, de acusações de "apropriação" e "dívida histórica", ou desse suposto "racismo enrustido"?
    Já me acusaram de ser racista por discordar, simplesmente DISCORDAR. Vejo aos montes ataques aos "branquelos".
    "Tinha que ser o branquelo".
    "Palmito do caralho".
    "Odeio palmiteiros".
    "Pq branco existe?"
    "10 mulheres brancas não valem uma preta".
    "Branco não tem cultura"
    "Branco é tudo feio e igual"
    Isso é normal? Eu vejo essas coisas, e quando qualquer branco se ofende (pq não se ofenderia? Só pq é branco tem que gostar de ser atacado?) Acham ruim, debocham, se a pessoa se defender acusam de racismo, mas quem está sendo racista?
    A culpa da insegurança é de quem ataca. Eu nem me manifesto por que sei na primeira oportunidade serei acusada de racismo, e vocês sabem que é dois palitos pra isso acabar com a vida de uma pessoa! Com uma carreira, vida social, tudo. Cancelamento ta ai pra provar.
    Então eu volto a perguntar, a fragilidade é culpa de quem? Ou não temos direito de nos defender? Eu sou "racista enrustida" e estou me escondendo nessa "fragilidade"?

    • @SraPreguicinha
      @SraPreguicinha Год назад +5

      @Liz E agora virou competição de quem sofre mais? Quanta maturidade.
      Só pra lembrar que se quer respeito, tem que respeitar também. Mas pelo visto o novo lema do movimento é hipocrisia.

  • @danilocarlos5893
    @danilocarlos5893 Год назад +5

    Amo ser negrão🥰🥰🥰

  • @alcisiafernandes8260
    @alcisiafernandes8260 Год назад

    Tendi nada

  • @fallcoz
    @fallcoz Год назад +1

    muito bom

  • @MineAnimator
    @MineAnimator Год назад +7

    Esse assunto não é desconfortável para pessoas brancas por si só e nem pelo conhecimento da história, as pessoas negras é que não as deixam conversar sobre isso, com aquele negócio de "lugar de fala". Também tem aquela doutrinação nos alunos que faz muito sairem da escola se sentindo como opressores, fica pior ainda entre pessoas do lado esquerdo do espectro político, pois tocar nesse assunto faz eles sentirem como se tivessem que justificar seu direito de existirem.

    • @gabrielasantos803
      @gabrielasantos803 Год назад +2

      Se você se sente o opressor da história sempre q fala sobre racismo, bom, repense sobre vc mesmo

    • @anabeabibia
      @anabeabibia Год назад +3

      ​@@gabrielasantos803​​​
      "Aquela doutrinação nos alunos que faz muitos saírem da escola se sentindo como opressores"...
      Parece que você não entendeu ou só esta forçando a barra, pois isso sugere que é um sentimento implantado na pessoa, e não um sentimento genuíno, vindo de auto exame, da consciência.

  • @agnes7758
    @agnes7758 Год назад +3

    Interessante.

  • @FhelippeTeixeira
    @FhelippeTeixeira Год назад

    Não entendi nada

  • @hoshi2238
    @hoshi2238 Год назад +1

    Na minha opinião, o título do vídeo está meio incorreto e fora do tom.
    Já que cria aquela narativa de que: "Nem todo branco é raclsta, mas todo racista é branco" e essa afirmação é incorreta, gera ódio e rivalidade exacerbada. Enfim, tinha como ter sido mais profundo e trazer um bom debate de idéias o vídeo :3

  • @LeandroTwin
    @LeandroTwin 10 месяцев назад

    👌👌👌

  • @erikanava7146
    @erikanava7146 Год назад +1

    Isso sao resquisios da escravidao 130 anos de libertaçao e muito poouco tempo na historia para estsrmos totalmente livre

  • @andre46901
    @andre46901 Год назад +1

    Temos é trabalho pela frente

  • @matheusmoura4716
    @matheusmoura4716 Год назад +2

    Isso vale para a homofobia?

    • @ibinkyz
      @ibinkyz Год назад +1

      Sim. Heteronormatividade, cisheteronorma e conservadorismo cis hetero. Vale a pena pesquisar.

  • @thaylacorrea4919
    @thaylacorrea4919 Год назад +1

    faz vídeo sobre behaviorismo

  • @anabeabibia
    @anabeabibia Год назад +14

    Eu ia dizer uma coisa mas não posso, pois não é meu "lugar de fala". Mas como eu não vou dizer nada, agora estou me esquivando da discussão, e isso é "fragilidade branca"! 🤡
    É rir para não chorar com a facilidade com que a maioria engole qualquer teoria como verdade absoluta nesta sessão de comentários, viu...
    Na minha opinião, o pior vídeo do canal.

    • @leovedaire
      @leovedaire Год назад +4

      Concordo

    • @zardoz10836
      @zardoz10836 Год назад +6

      Eu vejo isso tudo como um repertório de conceitos que visa deixar um lado impermeável a crítica.
      Até o nome usado tem um caráter de fraqueza, busca causar um envergonhamento, como "masculinidade frágil" etc.

    • @anabeabibia
      @anabeabibia Год назад +1

      @@zardoz10836 é verdade!

  • @alexandrapalma5623
    @alexandrapalma5623 Год назад +12

    Entendo como é fácil cair na armadilha de colocar quase todas as pessoas de um grupo (ex: brancos, pretos, homens, heterossexuais, gays, imigrantes, brasileiros, conservadores, liberais, etc...) dentro de uma caixa após sofrer algum tipo de discriminação/agressão por alguém de dentro dele. Sou mulher, brasileira, morando na Europa. Já sofri com machismo, xenofobia (bastante), preconceitos com "mulher brasileira", entre outros, mas NUNCA cometerei o erro de cair na onda "WOKE" que acontece hoje em dia, fruto da influência estadunidense, onde todo mundo é sempre vítima e o "homem/mulher branco hetero" é o maior vilão existente. Termos como "fragilidade branca", "branquitude" (whiteness), etc, apenas geram mais separação e preconceitos entre as pessoas! Nos EUA, as próprias pessoas se dividem em base à sua cultura/etnia, e são extremamente hostis entre elas (também pretos com brancos), não podemos deixar isso acontecer também no Brasil!! Temos que nos unir, e não criar mais pretextos para as pessoas odiarem aquelas que são diferentes delas. Óbvio que racismo existe, e existe em todas as culturas, nem mesmo apenas no ocidente, não é algo recente, mas a maioria das pessoas são boas e agem pelo bem, disso eu tenho certeza!

    • @Daniel_Jones208
      @Daniel_Jones208 Год назад +5

      Hoje eu me pergunto se nós estamos doentes ou se o mundo em nossa volta está?
      Nunca vi tanto o tema racismo não ser levado a sério,as pessoas exageraram tanto com esse tema fazendo parecer só algo bobo mesmo,que virou motivo de piada! Banalizaram tanto o tema que muita gente nem leva a sério,as pessoas hoje são fracas psicologicamente em um mundo que não é feito para pessoas fracas psicologicamente,então tudo da errado e essas pessoas vão ter a vida destruída de pouquinho a pouquinho,tudo na cabeça delas vai ser preconceito! E que elas vão querer se separar em grupos para entrar em 1.
      As pessoas não são tão unidas como antigamente,parente era algo sagrado "poxa você viu que semana que vem vai ter uma festa da sua prima?" E era uma felicidade,hoje as pessoas são tão mal amadas que teve um caso que uma menina fez um aniversario no shopping e convidou todos os primos dela e gente da família,sabe quem foi? Ninguém,só tava um tio dela o meu pai e a mãe dela e só os 2 irmãos,e cabou! Isso mostra que o mundo cada vez tá sem amor,e que todo o discurso dessas pessoas de amor e paz na realidade tá só piorando as coisas e tornando as pessoas só pensarem nelas mesmas!

    • @alexandrapalma5623
      @alexandrapalma5623 Год назад +4

      @@Daniel_Jones208 Sim, tambem percebo isso, o mundo hoje esta cheio de pessoas extremamente narcisistas que foram seduzidas pelos discursos vitimistas e acham que o mundo gira ao redor delas. E, tambem, os sentimentos das pessoas se tornaram mais importantes que os fatos!! E se voce nao faz ou fala algo condizente com o que vai fazer elas “se sentirem” bem, ou se discorda delas, entao voce é tudo de ruim: machista, racista, homofobico, gordofobico, por aí vai…Antes o lema era: sou unico e nao quero me encaixar em grupos, hoje é: preciso de todos os jeitos fazer parte de algum grupo para tornar tudo desse grupo a minha vida/personalidade e poder me considerar vitima de algo, pois vitimas sempre conseguem coisas sem esforço. 😕😕

  • @alexandrepires5586
    @alexandrepires5586 Год назад +4

    Só falta virem com o papinho branco privilegiado opressor 😂😂😂😂
    Esta maltinha da lacracao é uma piada 😂😂😂😂

    • @MelanieBranco
      @MelanieBranco 7 месяцев назад

      Mais é verdade, tem dono de empresa aqui no RS que falam na maior naturalidade que não contratariam negros

    • @MelanieBranco
      @MelanieBranco 7 месяцев назад

      meu professor de geografia é de outra etnia e durante uma aula ele relatou ter quase morrido em um mercado por causa de um policial que confundiu ele com um criminoso por causa da cor dele

  • @akiramaxwell5366
    @akiramaxwell5366 Год назад +11

    Essas a reações são comuns a todas pessoas acusadas de algo , mesmo quando acusada injustamente. Sim o racismo existe e precisa se combatido , mas de maneira justa e prudente e não retirando das pessoas o direito de sentirem mal diante de acusações que elas consideram injusta chamando de chilique.

  • @igoraugusto1627
    @igoraugusto1627 Год назад +6

    Mt bom abrir os comentários e ver o tema do vídeo posto em prática kkkkkk
    Cheio de racista enrustido nos comentários kkkkk

    • @Daniel_Jones208
      @Daniel_Jones208 Год назад

      @@nniel meu deus militante,posso te levar preso? Pq racismo é crime,vamos levar o racista logo para a cadeia ok? Cara onde tu tira da bunda que todo mundo tem um pouquinho de racismo? Então na tua cabeça um negro também é racista né? Você que foi ensinado a ter um pouquinho de racismo,na minha família nunca existiu isso,sai fora!

    • @CheiroDePetricor
      @CheiroDePetricor 22 дня назад

      Muito pânico moral em poucas palavras.

  • @danielsampaio1995
    @danielsampaio1995 Год назад +1

    gostei do vídeo........mas como fazer uma autocrítica sem agir como um fiuk da vida? rs

  • @evacarolina71417
    @evacarolina71417 Год назад +2

    André faz live com o xicão

  • @turro3212
    @turro3212 Год назад +1

    em pleno século 21 e tem ser humano acreditando que raça existe lol

  • @andreuscarraroavila4057
    @andreuscarraroavila4057 Год назад +3

    Sou branco caucasiano e não tenho fragilidade nenhuma, até porque qualquer coisa é racismo nos dias de hoje, então já aprendemos a lidar com a situacao

    • @jhonatanseiberlich1758
      @jhonatanseiberlich1758 Год назад +4

      Seu comentário só confirma o que ele acabou de falar. Amigo, em uma sociedade que tem o racismo em sua base, o mais normal é ser racista. Não falo do racismo de xingar de "macaco" ou humilhar pessoas negras, mas de subconscientemente acreditar que uma pessoa é criminosa só porque ela é negra ou um contratador achar que alguém negro é menos capaz por sua cor de pele. É o racismo silencioso que as pessoas tem que se esforçar pra deixar de praticar. Eu também me esforço pra isso no meu dia a dia, assim como todos os brasileiros que foram criados dentro da nossa cultura.

    • @carlos42209
      @carlos42209 Год назад +4

      Seu comentário só justifica o tema do vídeo.

    • @andreuscarraroavila4057
      @andreuscarraroavila4057 Год назад +1

      @@jhonatanseiberlich1758 isso aí é coisa de quem tem peso na consciência, e eu não tenho, até porque nunca tratei diferente

    • @jhonatanseiberlich1758
      @jhonatanseiberlich1758 Год назад

      @@andreuscarraroavila4057 👍

    • @CheiroDePetricor
      @CheiroDePetricor 22 дня назад

      Vão fazer um pânico moral em cima do teu comentário...

  • @israel-manaus-BR_psn
    @israel-manaus-BR_psn Год назад +3

    👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼... 🤜🏼🤛🏼

  • @felipeoliveira9512
    @felipeoliveira9512 Год назад +6

    Na vdd falar sobre racismo nao e desconfortavel... desconfortavel e vc nascer numa pais todo ferrado, ter sido sem teto, ter passado por um monte de pre-conceito durante a sua infancia e adolescencia e ai ver um rapaz preto e falar "vc nao entende de pre-conceito, vc e branco" ou ""vc e privilegiado pq vc e branco(94% do pais sao de gente pobre e quem ganha 3k e pobre igual... num pais que todos se rodam pra pagar contas ou 74% sao individados e dificil falar que a pessoa ta bem pq ela e branca)"... ou vc e branco, era mendigo e agora tem q pagar cota em universidade pra muleke que nao estuda e passa pq e preto e um branco que estuda E PAGA IMPOSTO nao passa pq nao tem uma cor... ou pq tem gente q falar que pre-conceito contra branco nao existe(pre-conceito por raca == racismo). Por essas besteiras que nao da pra falar de racismo, eu simplesmente tiro meu dinheiro do pais e torco pra que todos passem fome, sem discussao sobre racismo... e por isso que eu nao gosto de falar de racismo, se a pessoas pensassem um pouco ao inves de ir na manada eu ficaria super feliz em debader sobre racismo... como fiz laaa no passado com amigos.
    Esse canal ta ficando uma porcaria em... pqp, quando comecei a seguir era assuntos interessantes, hoje e "pq vc tem q ser LGBT passando umas ideias toda torta" e exclui seu comentario... pq branco nao gosta de falar de racismo quando novamente, ideia torta pq ninguem tem problema de falar sobre racismo, problema e a cultura atual que ta calando todo mundo incluindo branco... pow, teu canal e de psicologia, vai falar de sociologia e economia agora? pow, so besteira... pode excluir meu comentario como vc fez em outros videos que falou besteira mas teu video vai continuar sendo uma besteira... acho que exsite assuntos que agregam mais pra quem ta vendo

  • @Realcanalsemnome
    @Realcanalsemnome Год назад +1

    Eu sendo negro sempre percebi essas atitudes mas ñ sabia que se chamava assim.

  • @Daniel48203
    @Daniel48203 Год назад +2

    o céu a noite é todo negro. todo.... mas as estrelas sao brancas, no dia, o céu é azul, nao tem ninguem azul, mas as nuvens são brancas, eita! os dentes, são brancos! alguns pretos, quando tao podres, mas calma nao se revoltem ainda, tem os amarelos tb quando estao sujos, os cabelos, todos quando envelhecem ficam brancos,sem excessao,vitligo , uma doença, deixa a pele branca. eita,o mar é azul, e a espuma branca, eita, mas se acharem que eu to privilegiando muito o branco, tem... o universo que é a coisa maior que existe, e adivinha ? é todo preto. porra!! que chatice do kct isso. tudo é branco versus preto pra mim ja deu dessa merda.

  • @marceloribeiroliveira
    @marceloribeiroliveira Год назад +13

    A fragilidade branca (ou da branquitude) está tomando conta dos comentários 😂😂😂😂
    Citam casos que ninguém nunca ouviu falar. Dizer não a uma pessoa preta foi caso de racismo onde?? Quando? Cadê esses casos?
    Falam q combate ao racismo é o gerador do racismo, como se antes de debate a sociedade fosse linda e maravilhosa para todos o grupos étnicos.
    Falam que estão na mesma onda? É mesmo? Elaborem mais.
    O outro quer saber se chama de preto ou negro. Ja pensou em perguntar o nome da pessoa??? Do sujeito, do homem, da mulher??? Coisa básica que me ocorreu aq. Reflita.
    Falam que não existem referências científicas, negando e invalidando as referências. Assim é fácil ne kkkkkkk
    Olha até onde leva a vontade de se sentir confortável sobre um assunto grave e importante sobre o racismo. Essas pessoas sabem que são peças importantes do jogo. Q o racismo não é coisa inventada ou do outro. O racismo é coisa nossa, enquanto uma socialização estruturalmente racializada, e deve ser combatido como tal.

    • @Patrick-bq1np
      @Patrick-bq1np Год назад

      Sim, exatamente!
      Eu estava meio em dúvida ao terminar o vídeo. Depois que vi os comentários, tive certeza do problema.

    • @gabrielasantos803
      @gabrielasantos803 Год назад

      Arrasou

    • @CheiroDePetricor
      @CheiroDePetricor 22 дня назад

      Não, não vou pagar as dívidas históricas. Se contente com isso, não te devo nada.

  • @wesleywalnut9840
    @wesleywalnut9840 Год назад +2

    Enquanto as pessoas brancas não discutirem e falarem sobre o racismo, tudo vai continuar o mesmo.

  • @alefsantiago2815
    @alefsantiago2815 Год назад

    O Brasil é um dos Países Menos Rascista do Mundo! Ainda existe rascismo aqui, porém, nada comparado a outros países, principais países Europeus, mas a busca pela igualdade é constante!

    • @player83747
      @player83747 Год назад

      Negativo. O sul do brasil é extremamente racista.

  • @Svraoa
    @Svraoa Год назад +41

    Eu acompanho esse canal desde ~2015, 2016; quando nem 100k de inscritos tinha. Dei dislike em pouquíssimos vídeos (acho que 2 no total) desde então, sendo esse o segundo dislike. Posso dizer: esse é o pior vídeo que o MP já fez. Vamos aos pontos.
    1- A tese do vídeo preconiza que qualquer reação do imputado de conduta racista que repila a culpa sobre si mesmo seria apenas uma manifestação da tal "fragilidade branca", não contemplando sequer circunstâncias. Pelo vídeo, se assume que ou não existe hipótese em que se possa excetuar tal conduta escusatória, ou simplesmente é irrelevante quaisquer que sejam as alegações ao acusado ou circunstâncias envolvidas.
    Isto é um absurdo, pois se eu for acusado pessoalmente de racismo, ou mais amplamente, de qualquer conduta reprovável, quanto mais caluniosa, que seja infundada, obviamente eu irei repeli-la de forma enérgica e tachativa, como é esperado de alguém acusado injustamente de algo, principalmente um ilícito penal. Nem por isso estarei sendo 'frágil', visto que a acusação é inválida, mentirosa ou descabida.
    A tônica do vídeo não contempla casos em que o acusado é injustiçado, e toma por verdade irrevogável o exercício da acusação. O que é um perigo fático em vista dos excessos presentes, mormente praticados por seletos grupos que querem por vontade deter o monopólio de determinação do que é ou não é uma conduta racista (englobo aqui também a injúria racial no contexto brasileiro). Furtar-se de salientar a retração exagerada (efeito mola) por parte do supracitado nicho, e a possível conduta persecutória, paranóica e exagerada dos mesmos ante atos que NÃO SÃO de natureza racista, acaba por minar a credibilidade da tese, e mostrar um flagrante viés imanente dela.
    2- O aspecto de 'entrar em modo de defesa' quando apontado a nós uma conduta reprovável, de qual natureza for, sendo ela cabida ou descabida, é uma característica intrinsecamente humana, não étnica. Não é exclusividade de nenhum fenótipo de quantidade de melanina na pele, de nacionalidade, religião, gênero ou status financeiro.
    Existe extensa literatura tratando sobre como reagimos ao sermos imputados de alguma coisa ruim. Quase sempre a primeira reação, muitas vezes inconsciente, é rejeitar o que é proferido. Há de se fazer um esforço deliberado para que possamos ponderar o que foi dito sobre nós (Kahneman & Tversky) e aí sim analisarmos de forma objetiva se o que foi dito faz sentido, têm fundamentação, possui evidências ou não (claro, um interlocutor honesto; não estou falando de alguém que objetivamente esteja agindo de forma dissimulada).
    Nada disso é inerente a uma outra etnia. Todo ser humano tem esse mecanismo de defesa em si. Outros mais e outros menos, mas o que quero frisar aqui é que chamar isso de "fragilidade branca" é objetivamente errado, pois não é uma característica exclusiva a esse grupo étnico.
    3- As referências providas no comentário fixado são majoritariamente (todas, pelo que pude verificar) do contexto estadunidense, o qual não pode ser extrapolado de forma proporcional para o contexto brasileiro, haja vista a pletora de divergências que ambos os países possuem.
    A começar pelo fato de que no EUA existe *ainda hoje* uma fortíssima cisão étnica advinda do período escravagista, mantida no período de segregação racial e embebida no zeitgeist de seus habitantes, e mesmo de órgãos do governo americano. Aqui eu tenho experiência própria: eu moro na América do Norte. Aqui não existem apenas bairros de negros, bairros de brancos, bairros de latinos. Aqui existem locais (venues) dedicados para pessoas de tal etnia. Não estamos falando de legislação, pois isso sim não existe mais, porém estamos falando de práticas habitacionais que _de fato_ criam locais em que brancos não são bem vindos, negros não são bem vindos, latinos não são bem vindos. Não existe uma discriminação fundamentada em lei, como era nos anos 50, porém existe uma dificuldade REAL de alguém de outra etnia de conseguir ir numa boate, por exemplo, por ser de outra etnia, ou mesmo de usar um mercadinho. Você pode tentar ir lá usar, porém pode ser constrangido, até mesmo ameaçado por simplesmente ir no 'local errado' por ser de outra etnia. E não se engane, isso não acontece só de brancos contra negros, acontece de negros contra brancos, de brancos contra latinos, de latinos contra negros, e por aí vai.
    Aqui até mesmo o 'IBGE' faz diferenciação na hora de levantar estatísticas. Na época de eleições, ouvimos tranquilamente jornais reportando "como negros votaram". A primeira vez que ouvi isso eu fiquei horrorizado, pois achei um absurdo fazer essa separação na distribuição dos votos. Para mim, uma separação por estados, cidades e bairros seria ok, agora uma separação étnica soaria, no mínimo, esquisita.
    No Brasil, por mais racista e desigual que tenha sido, e ainda é, não existe nada dessa magnitude em termos de cisão étnica. Nem de longe mesmo. No Brasil, relacionamentos interraciais foram aceitos com quase que uma naturalidade invejável se comparado com Europa; mais ainda se comparado com o EUA, que, sim, até hoje ainda é um "problema" pra muitas famílias e muitas pessoas, o que é um absurdo indescritível na visão de um nacional brasileiro, como eu sou. No Brasil, por mais que ainda exista racismo perante negros, é muito mais um racismo velado ou residual, do que abertamente "lugares" para negros, brancos, ou seja lá o que for, frequentarem.
    Isso tudo pra mostrar que existe uma diferença *essencial*, basal e histórica nos contextos de ambos os países. Não se pode de jeito nenhum pegar estudos feitos com uma população radicalmente diferente da brasileira e querer sobrepor nela uma conclusão que não leva em conta as divergências fundamentais que existem nas práticas, comportamentos e visões de cada sociedade. Essa tática tanto não faz sentido quanto quando pessoas pegam o contexto sobre armas de fogo no EUA, e tenta usar isso para justificar um posicionamento (favorável ou contrário, não importa) sobre o mesmo tema no Brasil. Não tem como. São contextos diferentes. Você não pode pegar um contexto sobre uma questão tão complexa como armas (ou racismo) e sobrepor ela pra outro país só por ter um extensão territorial ou populacional similar. Existem nuances muito além destes. Logo, eu concluo que estes estudos não valem de muita coisa para fundamentar o emprego de uma tese sobre "fragilidade branca" num contexto brasileiro.

    • @anabeabibia
      @anabeabibia Год назад +24

      Você falou tudo! Infelizmente, eu duvido que a maioria dos inscritos vá considerar o seu contraponto aqui, e possivelmente nem mesmo o autor do vídeo o faça. Mas para mim, valeu a pena ler até o fim. Me impressiona como a maioria das pessoas na sessão de comentários simplesmente engole qualquer coisa quando falada por alguém que considere autoridade, praticamente sem qualquer reflexão que ultrapasse os minutos do vídeo.

    • @Svraoa
      @Svraoa Год назад +21

      ​@@anabeabibia, obrigado pelas palavras. Tenho de concordar que a maioria das pessoas quer apenas bravatar e ficar soltando chavões sem sentido, e quase sempre fogem ou se furtam de comentar quando há um comentário mais elaborado e que não seja beligerante.
      Eu tentei ser o mais objetivo e honesto possível na resposta, tanto para os donos do canal lerem o contraponto, como para os inscritos. Sigo esse canal faz muito tempo, então creio que tenho alguma propriedade pra criticá-los quando necessário, e, pra mim, este vídeo foi feito de forma porca; tratando um assunto sério como racismo de forma atabalhoada e enviesada.

    • @alexandrapalma5623
      @alexandrapalma5623 Год назад +2

      Perfeito, também discordo completamente das ideias e termos apresentados do vídeo, todos tirados da onda "woke" nascida nos EUA que, infelizmente, está infectando todo o mundo.

    • @jeffersonsmithjr.8197
      @jeffersonsmithjr.8197 Год назад +4

      Falou tudo

    • @RauLIzar
      @RauLIzar Год назад +9

      Comentário cirúrgico. Muito bem elaborado - diga-se de passagem, com mais embasamento que o próprio vídeo.
      Eu sempre adorei os vídeos do canal, mas também fiquei incomodado com esse aqui, claramente enviesado. E preferi me abster de comentar, justamente pela tom de censura deixado, de que se eu discordasse, automaticamente seria racista - e olha que nem sou branco.
      Talvez na tentativa de se autoblindar, o que o André fez aqui algo muito perigoso! Ainda mais em tempos em que são inventadas regras sem fundamento algum, como decretar que o termo "denegrir" é racismo, ou a falácia de que "mulato" vem de mula, dentre outras coisas. Daqui poucos anos, quem usar esses termos de maneira desavisada, porque não seguiram determinadas cartilhas, serão automaticamente "racistas" ou "brancos frágeis".

  • @matinsgomes8140
    @matinsgomes8140 Год назад +5

    SOU BRANCO E JA SOFRI RACISMO DE NEGROS..

    • @aesthisrain1308
      @aesthisrain1308 Год назад

      de duas uma, ou você não é branco ou tá sensível pra achar que sofreu racismo

    • @losinfoify
      @losinfoify Год назад

      @@aesthisrain1308 eu acho mais provável que seja só um troll mesmo, ou um daqueles machinhos que acham que são vítimas só porque não conseguem namorada.

    • @matinsgomes8140
      @matinsgomes8140 Год назад

      Sou formado e inteligente, Sei muuuuito bem o que é racismo.

    • @matinsgomes8140
      @matinsgomes8140 Год назад

      E DIGO MAIS, NO BRASIL OS MAIORES RACISTAS SÃO OS NEGROS..

    • @losinfoify
      @losinfoify Год назад

      @@matinsgomes8140 se você se considera inteligente, talvez você seja mais uma das pessoas sob efeito Dunning-Kruger.

  • @italodutrateixeira2795
    @italodutrateixeira2795 Год назад +2

    Dissonancia cognitiva

  • @Baratin_33
    @Baratin_33 Год назад +2

    Eu sou branca quase como papel e tenho medo real de falar aobre isso pois n me sinto no direito e eu acho que n devemos lutar por essas causas mas sim lutar com quem luta por essas causas e normalmente me mantenho quieta ate que alguem fale.merda para outra pessoa

    • @tiozonurb
      @tiozonurb Год назад +1

      Que triste essa situação! Não se deve ter medo de falar sobre nada, nem se sentir sem o direito de falar sobre nada, afinal, somos todos seres pensantes que interagem sobre as próprias experiências e pensamentos. Não se censure por receio de errar. Às vezes a gente aprende de forma ruim, mas é melhor se arriscar do que podar. Sobre interferir em inconveniência alheia, pode ser positivo, mas também uma zona de conforto, visto que não se arrisca, mas julga o outro. Repense isso e seja você, não o que almejam que você seja.

  • @paulolopes8736
    @paulolopes8736 Год назад +2

    Assunto muito importante, deve ser cada vez mais reconhecido e abordado pela sociedade, para ai sim começar a acabar com o racismo. Quem realmente não é r4cist4, sabe muito bem que todos nós somos racist4s e não devemos ter vergonha de admitir, pois reconhecendo o erro que se traz a solução.
    🌈🏳‍🌈🌈🏳‍🌈🧡🖤💗💙💚💛🤍❤🤎💜🏳‍🌈🌈🏳‍🌈🌈

  • @thiagor8722
    @thiagor8722 Год назад +1

    Isso deve acontecer além do racismo em outras minorias. Percebo que é mais difícil meus parentes compreenderem outras realidades.

  • @dionatandias413
    @dionatandias413 Год назад +5

    Geralmente a desculpa de gente babaca assim é: "não foi minha intenção", "não sou racista, tenho amigos negros", "sou pai/mãe de família", "era brincadeira/piada", "tenho depressão" ou alguma outra condição, e blá blá blá.

  • @mynkil6198
    @mynkil6198 Год назад +1

    é triste ver que muita gnt assistiu o video e não soube interpretar algo tão simples e levou o assunto como lacração mesmo sendo um assunto simples. Isso só provou que o ponto do vídeo está correto.

  • @erikaherykha9120
    @erikaherykha9120 Год назад +3

    A gente não sabe mais se chama de negro ou preto...🙄

    • @no_me_gusta_hacer_nada
      @no_me_gusta_hacer_nada Год назад

      Eu falo negro, preto é meio ofensivo, eu acho

    • @no_me_gusta_hacer_nada
      @no_me_gusta_hacer_nada Год назад

      @O Tal do Zuckado 🔥 Eu sei, até no código penal fala pessoas pretas ne? Mas é q na minha cabeça, negro soa mais suave q preto

    • @anabeabibia
      @anabeabibia Год назад +1

      ​@@liz6216 Oi, minha etnia é Beatriz! Quanta força você faz para lacrar hein minha fia? Não acredito que você realmente não entendeu o comentário que está respondendo.

  • @individuo7618
    @individuo7618 Год назад +2

    Aí aí... André, se pergunte o pq q todos vcs q permanecem na academia(90%) são progressistas d esquerda. Já q vc gosta d pesquisar, pesquisa o impacto que o meio exerce em vcs. Se pergunte sobre a necessidade de aceitação e como isso influencia até inconscientemente qnd vcs dizem " não, fui eu q vi valor e escolhi seguir o progressismo por pura e espontânea vontade". Da uma olhada nos estilos de personalidade dos progressistas e dos não progressistas, vê um big five. Aquele livro the coddling of American peopple, dá uma olhada tb. Ou tu foi nessa onda aí d modo consciente pra ter like?

  • @JoaoPedro-ky9io
    @JoaoPedro-ky9io Год назад +5

    "Mas eu tenho amigos q sao..." Kkk é foda

  • @leandrogomes1423
    @leandrogomes1423 Год назад +8

    Os brancos criaram o racismo e agora querem que os negros resolvam esse problema sozinhos, se os brancos não começarem a refletir sobre isso e falar mais das pautas raciais, o problema do racismo nunca vai ser resolvido. Sendo o racismo um problema estrutural e coletivo, não existe uma solução fora da coletividade, isso necessita da cooperação de toda a sociedade para ser resolvido.

    • @Svraoa
      @Svraoa Год назад +3

      "The oldest known slave society was the Mesopotamian and Sumerian civilisations located in the Iran/Iraq region between 6000-2000BCE."
      The History Press UK
      Não sabia que o pessoal do Levante era considerado caucasiano agora.

    • @leandrogomes1423
      @leandrogomes1423 Год назад +1

      @@Svraoa a escravidão nessa época era por causa de guerras e dívidas, a escravidão racializada começou junto com o colonialismo lá pelo século XV

  • @CheiroDePetricor
    @CheiroDePetricor 22 дня назад

    4 minutos de puro pânico moral importado do EUA...
    Caçando problema onde não tem.

  • @arthurcarlos5825
    @arthurcarlos5825 11 месяцев назад

    kkkkkkkkkkkkkkkkkk q poha é essa

  • @DobradoGrandeCastelo
    @DobradoGrandeCastelo Год назад +1

    Vou mandar pra várias pessoas. Ainda bem que você é um homem branco, assim fica mais fácil dessas pessoas darem atenção ao assunto. XD

  • @jornalistarenatarosa4205
    @jornalistarenatarosa4205 Год назад +1

    É o que as ciências humanas chamam de 'branquitude', não?