...o que é nossa essência...??? ...do que é constituída...??? ...é constituída de dados/ informação...??? ...então a ressucitação seria apenas a restauração dessa infirmacao perdida...???
...se SOMOS informação então várias cópias de nós mesmos seria fácil através de backups... ...mas se existisse várias cópias de nós mesmos elas seriam independentes ou conectadas...???
Vilma, o meu trajeto foi o oposto do seu, mas estou convencido de que conhecimento segmentado é insuficiente, e os conhecimentos de humanas devem de alguma forma se referenciar nas ciências naturais, compondo um corpo único de conhecimentos mais sólido e completo. Abs.
Sua forma de pensar enriquece a sociedade. Tenho muita gratidão e respeito por todos os profissionais da educação. O professor é quem realmente transforma a sociedade.
@@paulodasilvaarmando3254 Ou seja, o Universo só existe porque um princípio inteligente o ordena, sustenta e informa o tempo todo: O Todo, a Consciência Una. Os componentes básicos do Universo são a informação e a energia. A informação traduz perturbações do campo. Essas áreas espaciais em que o campo é perturbado são o que denominamos campos informados, segundo Massimo Citro ou campo A , segundo Laszlo. A forma como esse campo de informação se relaciona com o mundo da forma ainda não foi esclarecida pela ciência. Laszlo acredita que o mais provável é que envolva ondas escalares em vez de ondas eletromagnéticas, e interferências holográficas por frentes de ondas em vez de interações lineares. “Em um holograma, a informação está em uma forma distribuída (isto é, presente em todos os pontos); como resultado, a interação do campo A (ou campo informado) com a entidades do domínio manifesto se dá não apenas por meio da clássica causação “ascendente”, em que as partes influenciam os todos formados por elas, mas por meio de causalidade inversa, “descendente”, na qual o sistema exerce uma influência em suas partes. Por meio da causação descendente holográfica, todo o universo, um sistema integral conectado pelo campo, age sobre todas as suas partes: cada partícula, átomo, molécula, cristal, célula, organismo e sociedade, ou a ecologia de organismos.”
Prof. Marcelo, caso ainda não tenha feito, recomendo assistir o episódio Zima Blue, da série Love, Death and Robots (Netflix). Essa curta animação traz muito das provocações que vc aborda aqui. Obrigado por sempre enriquecer nossa existência com suas intervenções.
Muito bom! É excelente o crescimento de canais onde "cientistas" falam. Precisamos MUITO disso! Tenho trabalhado com divulgação científica, mas parece que as plataformas populares de divulgação não se interessam em promover vídeos de ciências. Por isso, quanto mais cientistas quebrarem a barreira do "intralab" para o "extralab", menos gente querendo tomar antibiótico para combater vírus vai existir.
Marcelo, excelente documentário, teve uma riqueza de detalhes que não vejo em nenhum outro lugar no Brasil. Tenho certeza de que seu trabalho ilumina milhões com o básico nessas áreas e possibilita discussões profundas e iluminadoras. E me parece que, ao final, você esbarrou no problema do navio de Teseu. Acredito que não existe uma resposta concreta,mas relativa, do que torna você,você. Exemplo, se você recebe um transplante de orgãos,você não é mais o mesmo, já que recebeu uma parte de outra pessoa? Ou se vc sofre um acidente e perde um dos sentidos (visão ou audição), isso muda sua essência? Você é o mesmo de você alguns minutos ou anos atrás? Até que ponto isso é verdade? Sim,támbem acredito que existem partes de ser humano que sejam muito difíceis ou impossíveis de serem computados,particularmente tudo aquilo que não tem definição clara, mas é subjetivo a experiência, a QUALIA. Como doce, amargo, bonito, doloroso... Esse problema esbarra nos limites da computação,como P vs NP, problemas incomputáveis,problema da parada,porque não se sabe se consciência ou qualia são computáveis nesse presente momento. Mas quem sabe, com um modelo computacional superior a maquina de Turing que o futuro pode descobrir, possa expandir os limites da computação e tornar isso tudo computável e possível? Acho que não podemos subestimar o futuro e até que se prove o contrário (não existe modelo computacional que abrigue subjetividade), eu não cravo a negativa.
Dios y Dioses y Salvador y divindades y Angeles y demônios son tudo inventos d personas antuigas q ni sabian q la tierra era redonda y gira alrededor del Sol ok.mi hermano brasileño. Acá és ciencia con el maestro Marcelo Glaser. Abrazos hermano 🙅♂️👍🙋♂️
Acredito que configurar uma pessoa tipo, "quero meu filho campeão de volei" , não róla... configurar as atribuições de um campeão sim acredito, AGORA se ele vai ser campeão ou não é outra coisa.
Obrigado Professor Marcelo! Mais um vídeo sensacional! Concordo plenamente com suas conclusões. Assisti alguns filmes muito bons que tratam do tema. O filme Gattaca ilustra o dilema social da manipulação genética. O filme O Homem Bicentenário, baseado num conto de Isaac Asimov, inversamente, transforma um robô num ser humano... E, do mesmo autor, existem os livros Eu, Robô e Os Novos Robôs, duas coletâneas de contos muito interessantes.
Marcelo, a Donna Haraway é bióloga e antropóloga e tem um texto muito importante chamado "Manifesto Ciborgue", que faz uma leitura política dessa relação de hibridismo entre organismos e máquinas. Acho legal que ela discuta essas questões de "fronteira". Sugiro a leitura ;) sou seu fã , parabéns pelo trampo!
Tema perturbador. No campo da teoria da comunicação, o canadense Herbert Marshall McLuhan define "Os Meios de Comunicação como Extensões do Homem". Famoso também pela teoria da aldeia global e “A Galáxia de Gutenberg” (1962), McLuhan é vanguarda nesta abordagem. Professor, obrigado por oferecer luz nestes tempos difíceis. Gratidão!
Grande vídeo Marcelo! Uma semana depois de ter lido "2001: Uma Odisséia no Espaço" de Clarke, você me presenteia com esse assunto. Muito obrigado! É um tema fascinante. E recomendo a todos para lerem essa bela obra!
Me lembrei do conto mais antigo escrito do mundo! Gigalmashe o rei mesopotâmico e sua jornada em busca da eternidade!!!! Uma dica de leitura curta e um bela origem do tema!
Tem um seriado da Netflix chamado Altered Carbon, trata exatamente desse tema, a implantação de um "HD" que faz backup da mente e quando há a morte do corpo físico a consciência gravada nessa HD é transferida para um novo corpo (no filme chamam o corpo de capa), com todas as memórias da pessoa. Confesso que achei uma idéia bem aterrorizante, e traz também essa reflexão sobre a disparidade social, os ricos se tornam imortais e possuem as melhores capas e os pobres recebem capas aleatórias, qualquer uma que estiver disponível no depósito. Gostaria de ver o Marcelo comentar essa série.
Imagina, se virarmos um programa de computador e ficamos esquecidos e jogados dentro de um sem ninguém nunca abrir pra se comunicar conosco? Como aqueles programas ou jogos que a gente nunca mais mexeu... A brisa veio forte
assiste Altered Carbon na Netflix, no filme as pessoas podem ser ressuscitadas daqui 250 anos por exemplo, enquanto isso vc fica lá, esquecidinho dentro do chip, tenso!
Já pensou sua consciência ser transferida para um robô, e vc sofrer um soterramento, vc poderá ficar aprisionado por toda a eternidade ou ter sua consciência aprisionada por ditadores tipo Stalin!
Ou seja, o Universo só existe porque um princípio inteligente o ordena, sustenta e informa o tempo todo: O Todo, a Consciência Una. Os componentes básicos do Universo são a informação e a energia. A informação traduz perturbações do campo. Essas áreas espaciais em que o campo é perturbado são o que denominamos campos informados, segundo Massimo Citro ou campo A , segundo Laszlo. A forma como esse campo de informação se relaciona com o mundo da forma ainda não foi esclarecida pela ciência. Laszlo acredita que o mais provável é que envolva ondas escalares em vez de ondas eletromagnéticas, e interferências holográficas por frentes de ondas em vez de interações lineares. “Em um holograma, a informação está em uma forma distribuída (isto é, presente em todos os pontos); como resultado, a interação do campo A (ou campo informado) com a entidades do domínio manifesto se dá não apenas por meio da clássica causação “ascendente”, em que as partes influenciam os todos formados por elas, mas por meio de causalidade inversa, “descendente”, na qual o sistema exerce uma influência em suas partes. Por meio da causação descendente holográfica, todo o universo, um sistema integral conectado pelo campo, age sobre todas as suas partes: cada partícula, átomo, molécula, cristal, célula, organismo e sociedade, ou a ecologia de organismos.”
Boa tarde! Marshall McLuhan já falava sobre " extensões do corpo" ( por exemplo), antes da década de 80. Professor! Vc sempre ganhará uma maçã. Além de grande educador, vc é meu CIENTISTA PREDILETO! Disparado! Gratidão!👋👋👋
É fato, a Terra(percebo ser nossa escolha para ter VIDA) e ainda só poder acariciar com os pés(onde procuro andar descalça sempre)depois de +- 1 ano de existência! O quê pode medir as ALEGRIAS das crianças neste contato?🌐❤️🧠🎼🎵🎶🥁🌦️🌈
“A fim de responder pela presença de um número significativo de partículas no universo (de “matéria” em oposição à “antimatéria”) e pela evolução progressiva das coisas existentes, precisamos reconhecer a presença de um fator que não é matéria nem energia. É a in-formação, como chamou David Bohm, significando com isso o processo que, efetivamente, “forma” o recipiente.”
Agradeço pelas reflexões. Como psicóloga, concordo como Gleison que diz que se o filho vai ou não ser campeão, depende de muitos fatores. Entre eles, o tempo que le dedicaria ao vôlei, tendo em vista que o seu elevado QI talvez o dragasse rumo aos livros. Como saber? Temo que este ser tenha tantas chances de ser um frustrado quanto as de ser um vencedor. Em relação às cabeças congeladas, só posso acreditar que isto se passou após a morte da pessoa...quem tiraria a sua cabeça à espera da cura de sua doença? Eita nós!
Boa noite, Marcelo! Parabéns pelo melhor canal de ciência da atualidade! Uma dúvida que tive durante um ponto desse vídeo: Da mesma forma que não podemos saber como cada cérebro interpreta um comprimento de onda e "transforma" isso na nossa percepção de cor, é possível ter certeza se QI, por exemplo, é um fator essencialmente genético? Uma vez que também dependende de nossas interações com o meio...
Caro Professor Marcelo, saúdo, segue meu aplauso por tão e tanto trabalho compromissado com a VIDA: em nossa Terra, nosso mundo e a Consciência de que todo ser humano deve ter o brilho das estrelas no olhar e o calor do sol nas entranhas como tudo o que vive e é nosso Próximo!✨⭐🌐🌦️🌈🎼🎶
Estou na dúvida comigo msm por não ter lido nenhum livro do professor Marcelo Gleiser. Mas está dívida está com os dias contados. Sou de humanos, mas sempre gostei de ciências, sem restrições. Na área da física não tem como não gostar da forma como o professor Gleiser transmite seu conhecimento.
O homem é uma máquina. Tudo que faz, todas as suas ações, todas as suas palavras, seus pensamentos, sentimentos, convicções, opiniões e hábitos, são resultados de influências exteriores. Por si mesmo, o homem não pode produzir um só pensamento, uma só ação. O homem é uma máquina que apenas responde a estímulos externos...
Olá xará! Vc não vai se lembrar de mim... eu acho. Nos conhecemos e conversamos bastante na Amana-key. Foi muito bom! Física para poetas na veia. Este tema aqui é o que defendo há tempos e bom saber que temos inclusive uma denominação. E sabe o motivo principal, que tento trazer aqui como contribuição? Porque se não for assim, estamos condenados ao voyeurismo cósmico... fora asteroides, Marte e luas dos gigantes gasosos, não vamos a lugar algum. Será muito frustrante. Grande abs e parabéns pelos canal!
Marcelo, parabéns pela abordagem desse tema ultra fantástico. Mas senti falta de ver você falando das pesquisas nesse campo, se é que há estudos de fronteira sobre o assunto. No demais, sou seu fã e desejo tudo sucesso para seu trabalho de divulgação científica para leigos. Um abraço!
Fiz um trabalho no começo do meu curso (engenharia mecatrônica) sobre transhumanismo! Era tema livre mas acho um debate muito interessante e necessário!
Agora falando sério... Meu caro, adoro seu trabalho. Você é para os Brasileiros o que foi o Carl Seagan para os americanos. E uma reflexão, ser imortal e ser imortalizado é diferente. Poderemos ser imortalizados pelas tecnologias, mas como vc disse não seremos nós.
O que você falou útil, mais tá pensando pouco. Entendo que nossa mente é limitada mais isso é bom, cada erro, coisas desconhecida e conhecida a humanidade pode evoluir bem devagar, mais vai evoluir com qualidade.
Querer é uma resolução complicada, mas não impossível. A questão é, o que está por detrás da consciência humana ? A consciência está projetando a realidade de maneira que seja possível entende-la, e eis a questão, como materializa-la antes de torná-la perfeita ?
Como o senhor disse q certamente nossa cópia transcendente será incompleta, eu penso o mesmo, acredito que como o nosso cérebro é uma interação de hormônios e informação através de sinapses, acredito eu q no máximo conseguiríamos imitar a parte lógica da nossa existência, sendo assim conseguiríamos criar cópias de consciência com o poder da lógica, porém desprovidas de emoção, pq emoções são liberadas por reações químicas e isso é mais complicado de se reproduzir artificialmente...
Os componentes básicos do Universo são a informação e a energia. A informação traduz perturbações do campo. Essas áreas espaciais em que o campo é perturbado são o que denominamos campos informados, segundo Massimo Citro ou campo A , segundo Laszlo. A forma como esse campo de informação se relaciona com o mundo da forma ainda não foi esclarecida pela ciência. Laszlo acredita que o mais provável é que envolva ondas escalares em vez de ondas eletromagnéticas, e interferências holográficas por frentes de ondas em vez de interações lineares. “Em um holograma, a informação está em uma forma distribuída (isto é, presente em todos os pontos); como resultado, a interação do campo A (ou campo informado) com a entidades do domínio manifesto se dá não apenas por meio da clássica causação “ascendente”, em que as partes influenciam os todos formados por elas, mas por meio de causalidade inversa, “descendente”, na qual o sistema exerce uma influência em suas partes. Por meio da causação descendente holográfica, todo o universo, um sistema integral conectado pelo campo, age sobre todas as suas partes: cada partícula, átomo, molécula, cristal, célula, organismo e sociedade, ou a ecologia de organismos.”
Chalmers (1995) afirma que a informação deve ser considerada uma propriedade tão essencial da realidade quanto a matéria e a energia, e que a “experiência consciente seja considerada uma característica fundamental, irredutível a qualquer coisa mais básica”. Ele propõe que, nessa visão informacional do Universo, o observador permaneça incluído como parte do sistema e o universo quântico se modifique não porque foi influenciado diretamente pela mente, mas porque a mente do observador desencadeou uma transferência de informação no nível subatômico. Disso tudo resulta uma lei de conservação de informação, tão ou mais fundamental do que a lei da conservação da energia. (Di Biasi) ..
Varias cópias de nós, como imaginar isso. Se fizesse uma cópia exata de você, já seria outra pessoa independente. Você não conseguiria ler os pensamentos dela. Mas a afinidade seria incrível.
É sempre um prazer ouvir você Marcelo... são temas super interessantes! O desfecho do vídeo foi uma bela mensagem, de certo ponto converge ao que o evangelho ensina (não sou religioso)
Por princípio, tudo que existe é energia e informação, ao mesmo tempo. Em última instância não existe matéria ou massa, só energia e informação. Essa informação é intrínseca à energia, isto é, ela descreve a própria energia.
Creio que se a ciência evoluir, e descobrirem um meio de prolongar eternamente a vida do Ser humano, vai chega um determinado momento, que ele não vai aguentar, e vai tentar o suicídio. Acho que a única maneira da vida eterna ser suportável e talvez feliz, é exatamente através da reencarnação, quando ao renascermos, esquecemos totalmente das nossas vidas anteriores.
a morte é nada menos que uma reciclagem da vida ,só a morte organica se destroi ,nossa conciencia dá lugar a uma nova vida ,só nao sabemos onde ,mas eu creio nisso pela nossa própria existencia ,pois somos filhos de uma estrela que um dia colapsou e jogou todos os elementos nela forjado no espaço ,lançado a outros mundos e dando origem a outras vidas , hoje com a nossa tecnologia é possivel ver o quintal da fábrica de vida , a própria ciencia já nos explicou , tudo se transforma nada se perde ,absolutamente nada ,só ainda nao podemos desvendar esse mistério p onde vamos ,mas tenho plena convicçao que o universo é o mantenedor de toda a vida e ela é abundante e espetacular ,nao precisamos temer a morte ,pois ela nos leva a um outro patamar de vida
só nao podemos é alterar esse curso viu gente kkkkkkk nao podemos sair por ai se suicidando , temos que seguir esse curso normalmente e tentarmos ser melhores aqui enquanto vida organica existir
...será MAIS fácil decompor e recompor um CORPO humano usando o conhecimento de sua composição química para sua reconstrução. Bastaria ter a receita/ fórmula certa e dominar a técnica de materialização quem sabe fazendo uma massa com esses elementos e moldando um corpo pré mapeado...
“Descobertas revolucionárias revelam que nas raízes da realidade não há apenas matéria e energia, mas também um fator mais sutil e igualmente fundamental, um fator que podemos descrever melhor como informação ativa e efetiva: a in-formação, termo escolhido pelo físico David Bohm para se referir ao processo que dá forma às coisas no Universo, que permite a manifestação de todas as coisas.”
Mais interessante, pra mim pessoalmente, é a transferência mental de imagem. Por exemplo, enquanto lia seu livro “A Harmonia do Mundo”, quando Kepler falava, eu via vc falando, como se vc estivesse representando o personagem, com a mesma docilidade q vc deixa transparecer do astrônomo e a q vc inspira nos seus vídeos. Apesar das imagens existentes dele mostrarem que era sério e não bonito. Já para os outros personagens, não se formava um rosto nítido. Com o avanço da tecnologia, não estaríamos perdendo essa capacidade mental de “vermos” sem que olhemos para imagens gráficas? Claro que não desvalorizo a tecnologia, porém deveríamos dosar o seu uso. O q vc acha?
Não acho que a ideia de transferir nossa consciência para uma máquina seja absurda. Pode ser que com o que conhecemos hoje pareça ser, mas talvez no futuro isso seja possível.
Quando os introns forem decifrados em relação ao exons na manipulação genetica talvez possamos começar a conversar sobre cardápio genético para escolher características, hoje é ficção mesmo a longo prazo! Isso para uma caracteristica! Mente é impossivel!
Muito bom o tema, ao meu ver seria possivel conectar um cerebro digital com fonte de energia própria ao cortex nervoso do individuo copiando r sincronizando o cerebro real para que ambos trabalhem em conjunto como um só,ao termino da vida util do cerebro orgânico o cerebro digital contunuaria a viver naturalmente ja que tanto a memória quanto a consciência ja estaria funcionando neste novo cerebro ja a um tempo a transição seria em tese imperceptível, poderiamos viver indefinidamente sem a necessidade de um corpo orgânico, mas como sou leigo a respeito isso é só uma ideia.
Boa tarde, professor. O livro mais recente de Yuval Noah Harari avaliza a sua afirmação em relação aos superhomens. Outros homos evaneceram frente a nós. Porque nós não sumiríamos frente a super homos?
Boa noite .... adoro seus conteúdos. Gostei disso. Sou portadora de Fibromialgia. Gostaria muito de algo q pudesse interferir nesse bug neurohormonal q tem no meu cérebro.
Este tema é muito interessante professor. Mas quando eu penso nisso eu imagino que o ciborgue seria um caminho mais viável. Digo isso por causa de uma questão que acho muito pertinente. Que é a seguinte. Qual a garantia que teremos que quando nossa consciência/informação que estiver armazenada será realmente "nós"? Porquê a informação é física, por isso quando for reimplantada, na minha visão não seria mais o mesmo. Talvez o novo ser possa até achar que ele é a "reencarnação", pois vai ter as memórias. Mas eu acredito que a essência não pode ser copiada.
Quando for possível cruzar duas espécies diferentes e gerar uma prole fértil, será possível editar nossos programa genético para aceitar um apêndice baseado em silício para completar nosso corpo.
VOU ESCREVER EM METAFORA PROFESSOR: POR FAVOR, NUNCA DEIXE O HULK TOMAR O CORPO DO DR BANNER, QUE SEMPRE PREVALEÇA O CIENTISTA CONSCIENTE , NUNCA O MONSTRO SEM CONTROLE...
Mesmo sabendo de todas as possíveis consequências. Ao meu ver, o transhumanismo é o ápice da evolução humana. Nossos corpos orgânicos somente chegarão até certo ponto, mas nossas máquinas permanecerão por toda a eternidade.
Sempre fui professora de humanas, e estou achando o máximo aprender sobre física, astrofísica e todos os temas que vc aborda.
...o que é nossa essência...???
...do que é constituída...???
...é constituída de dados/ informação...???
...então a ressucitação seria apenas a restauração dessa infirmacao perdida...???
...se SOMOS informação então várias cópias de nós mesmos seria fácil através de backups...
...mas se existisse várias cópias de nós mesmos elas seriam independentes ou conectadas...???
Vilma, o meu trajeto foi o oposto do seu, mas estou convencido de que conhecimento segmentado é insuficiente, e os conhecimentos de humanas devem de alguma forma se referenciar nas ciências naturais, compondo um corpo único de conhecimentos mais sólido e completo. Abs.
Sua forma de pensar enriquece a sociedade. Tenho muita gratidão e respeito por todos os profissionais da educação. O professor é quem realmente transforma a sociedade.
@@paulodasilvaarmando3254 Ou seja, o Universo só existe porque um princípio inteligente o
ordena, sustenta e informa o tempo todo: O Todo, a Consciência Una.
Os componentes básicos do Universo são a informação e a energia.
A informação traduz perturbações do campo. Essas áreas espaciais em
que o campo é perturbado são o que denominamos campos informados,
segundo Massimo Citro ou campo A , segundo Laszlo.
A forma como esse campo de informação se relaciona com o
mundo da forma ainda não foi esclarecida pela ciência. Laszlo acredita
que o mais provável é que envolva ondas escalares em vez de ondas
eletromagnéticas, e interferências holográficas por frentes de ondas em
vez de interações lineares.
“Em um holograma, a informação está em uma forma
distribuída (isto é, presente em todos os pontos); como
resultado, a interação do campo A (ou campo informado)
com a entidades do domínio manifesto se dá não apenas
por meio da clássica causação “ascendente”, em que as
partes influenciam os todos formados por elas, mas por
meio de causalidade inversa, “descendente”, na qual o
sistema exerce uma influência em suas partes. Por meio
da causação descendente holográfica, todo o universo, um
sistema integral conectado pelo campo, age sobre todas as
suas partes: cada partícula, átomo, molécula, cristal, célula,
organismo e sociedade, ou a ecologia de organismos.”
Antes de assistir eu já dou like. Sou fã do professor e já merece maçã e tudo mais!
Prof. Marcelo, caso ainda não tenha feito, recomendo assistir o episódio Zima Blue, da série Love, Death and Robots (Netflix). Essa curta animação traz muito das provocações que vc aborda aqui. Obrigado por sempre enriquecer nossa existência com suas intervenções.
Excelente animação!
O melhor conto que já vi
Albert Einstein também acreditava que a existência de buracos negros na natureza era impossível.
*TRANSHUMANISMO...!!!!*
QUE TEMA INCRIVEL!
PARABÉNS *GLEISER !*
Muito bom! É excelente o crescimento de canais onde "cientistas" falam. Precisamos MUITO disso! Tenho trabalhado com divulgação científica, mas parece que as plataformas populares de divulgação não se interessam em promover vídeos de ciências. Por isso, quanto mais cientistas quebrarem a barreira do "intralab" para o "extralab", menos gente querendo tomar antibiótico para combater vírus vai existir.
A série "Black Mirror“ explora esse conceito em alguns episódios... particularmente achei muito interessantes "White Christmas" e "Junipero"...
Esse tema é super legal, acho interessante os estudos que o Marcelo nos mostra.
A mensagem ética no final de aproveitar o presente e valorizar o agora ♡
Marcelo, excelente documentário, teve uma riqueza de detalhes que não vejo em nenhum outro lugar no Brasil. Tenho certeza de que seu trabalho ilumina milhões com o básico nessas áreas e possibilita discussões profundas e iluminadoras. E me parece que, ao final, você esbarrou no problema do navio de Teseu. Acredito que não existe uma resposta concreta,mas relativa, do que torna você,você. Exemplo, se você recebe um transplante de orgãos,você não é mais o mesmo, já que recebeu uma parte de outra pessoa? Ou se vc sofre um acidente e perde um dos sentidos (visão ou audição), isso muda sua essência? Você é o mesmo de você alguns minutos ou anos atrás? Até que ponto isso é verdade?
Sim,támbem acredito que existem partes de ser humano que sejam muito difíceis ou impossíveis de serem computados,particularmente tudo aquilo que não tem definição clara, mas é subjetivo a experiência, a QUALIA. Como doce, amargo, bonito, doloroso...
Esse problema esbarra nos limites da computação,como P vs NP, problemas incomputáveis,problema da parada,porque não se sabe se consciência ou qualia são computáveis nesse presente momento. Mas quem sabe, com um modelo computacional superior a maquina de Turing que o futuro pode descobrir, possa expandir os limites da computação e tornar isso tudo computável e possível? Acho que não podemos subestimar o futuro e até que se prove o contrário (não existe modelo computacional que abrigue subjetividade), eu não cravo a negativa.
Tem um filme chamado" transcendente" com o Johny depp é bem sobre esse tema
E é muito bom
Não está mais na Netflix.
Meu Deus, como eu encontrei esse canal só agora... Estou adorando os vídeos
Dios y Dioses y Salvador y divindades y Angeles y demônios son tudo inventos d personas antuigas q ni sabian q la tierra era redonda y gira alrededor del Sol ok.mi hermano brasileño.
Acá és ciencia con el maestro Marcelo Glaser.
Abrazos hermano 🙅♂️👍🙋♂️
Acredito que configurar uma pessoa tipo, "quero meu filho campeão de volei" , não róla...
configurar as atribuições de um campeão sim acredito, AGORA se ele vai ser campeão ou não é outra coisa.
Sem contar que ele pode escolher outra profissão. Não é ético querer escolher a profissão do filho antes de ele nascer.
Obrigado Professor Marcelo! Mais um vídeo sensacional! Concordo plenamente com suas conclusões. Assisti alguns filmes muito bons que tratam do tema. O filme Gattaca ilustra o dilema social da manipulação genética. O filme O Homem Bicentenário, baseado num conto de Isaac Asimov, inversamente, transforma um robô num ser humano... E, do mesmo autor, existem os livros Eu, Robô e Os Novos Robôs, duas coletâneas de contos muito interessantes.
Marcelo, a Donna Haraway é bióloga e antropóloga e tem um texto muito importante chamado "Manifesto Ciborgue", que faz uma leitura política dessa relação de hibridismo entre organismos e máquinas. Acho legal que ela discuta essas questões de "fronteira". Sugiro a leitura ;) sou seu fã , parabéns pelo trampo!
Tema perturbador. No campo da teoria da comunicação, o canadense Herbert Marshall McLuhan define "Os Meios de Comunicação como Extensões do Homem". Famoso também pela teoria da aldeia global e “A Galáxia de Gutenberg” (1962), McLuhan é vanguarda nesta abordagem.
Professor, obrigado por oferecer luz nestes tempos difíceis. Gratidão!
Excelente conteúdo! Parabéns, Prof. Marcelo Gleiser! Filosofia, Ciência e Cultura para um Brasil tecnologicamente e espiritualmente elevado!
Assunto muito importante a ser debatido. Pode render muitas boas conversas. Parabéns pelo excelente trabalho Pr. Gleiser.
ADOREI essa fala. Não consigo no horário convencional, mas depois não perco nada. OBRIGADÃO. VALEU.
Grande vídeo Marcelo! Uma semana depois de ter lido "2001: Uma Odisséia no Espaço" de Clarke, você me presenteia com esse assunto. Muito obrigado! É um tema fascinante. E recomendo a todos para lerem essa bela obra!
Bom dia, Professor! Aguardando com muita alegria! Gratidão!
Me lembrei do conto mais antigo escrito do mundo! Gigalmashe o rei mesopotâmico e sua jornada em busca da eternidade!!!! Uma dica de leitura curta e um bela origem do tema!
Com certeza
Parabéns pelo aula professor, o seu alerta é muito importante em tempos de tantas teorias atraentes sobre os possíveis caminhos para a imortalidade!
Tem um seriado da Netflix chamado Altered Carbon, trata exatamente desse tema, a implantação de um "HD" que faz backup da mente e quando há a morte do corpo físico a consciência gravada nessa HD é transferida para um novo corpo (no filme chamam o corpo de capa), com todas as memórias da pessoa. Confesso que achei uma idéia bem aterrorizante, e traz também essa reflexão sobre a disparidade social, os ricos se tornam imortais e possuem as melhores capas e os pobres recebem capas aleatórias, qualquer uma que estiver disponível no depósito. Gostaria de ver o Marcelo comentar essa série.
O ROMANTISMO
NASCER, VIVER, SENTIR AMAR, SER AMADO MORER...
MAQUINAS JAMAIS TERÃO ESSA OPORTUNIDADE....
Máquina não consciência e nem formas de vida mais simples
Vídeo fantástico , professor. Não há meios de agradecê - lo por partilhar destes conhecimentos conosco.
me fez lembrar "the bicentenial man".
Esses assuntos são cativantes. Acho que vou curtir muito esse canal.
Imagina, se virarmos um programa de computador e ficamos esquecidos e jogados dentro de um sem ninguém nunca abrir pra se comunicar conosco? Como aqueles programas ou jogos que a gente nunca mais mexeu... A brisa veio forte
assiste Altered Carbon na Netflix, no filme as pessoas podem ser ressuscitadas daqui 250 anos por exemplo, enquanto isso vc fica lá, esquecidinho dentro do chip, tenso!
Pra começar, após a transferência, teríamos a consciência de existirmos?
Você tem certeza que agora é consciente?
Se tudo é informações, então a consciência também é informação, então o que é a consciência?
Já pensou sua consciência ser transferida para um robô, e vc sofrer um soterramento, vc poderá ficar aprisionado por toda a eternidade ou ter sua consciência aprisionada por ditadores tipo Stalin!
Ou seja, o Universo só existe porque um princípio inteligente o
ordena, sustenta e informa o tempo todo: O Todo, a Consciência Una.
Os componentes básicos do Universo são a informação e a energia.
A informação traduz perturbações do campo. Essas áreas espaciais em
que o campo é perturbado são o que denominamos campos informados,
segundo Massimo Citro ou campo A , segundo Laszlo.
A forma como esse campo de informação se relaciona com o
mundo da forma ainda não foi esclarecida pela ciência. Laszlo acredita
que o mais provável é que envolva ondas escalares em vez de ondas
eletromagnéticas, e interferências holográficas por frentes de ondas em
vez de interações lineares.
“Em um holograma, a informação está em uma forma
distribuída (isto é, presente em todos os pontos); como
resultado, a interação do campo A (ou campo informado)
com a entidades do domínio manifesto se dá não apenas
por meio da clássica causação “ascendente”, em que as
partes influenciam os todos formados por elas, mas por
meio de causalidade inversa, “descendente”, na qual o
sistema exerce uma influência em suas partes. Por meio
da causação descendente holográfica, todo o universo, um
sistema integral conectado pelo campo, age sobre todas as
suas partes: cada partícula, átomo, molécula, cristal, célula,
organismo e sociedade, ou a ecologia de organismos.”
Boa tarde! Marshall McLuhan já falava sobre " extensões do corpo" ( por exemplo), antes da década de 80. Professor! Vc sempre ganhará uma maçã. Além de grande educador, vc é meu CIENTISTA PREDILETO! Disparado! Gratidão!👋👋👋
Valeu professor, aprendo muito aqui, obrigado por compartilhar seus conhecimentos conosco.
Sempre será um ótimo tema para filmes e séries mas, como o Marcelo diz, pés no chão. 👍🤖
É fato, a Terra(percebo ser nossa escolha para ter VIDA) e ainda só poder acariciar com os pés(onde procuro andar descalça sempre)depois de +- 1 ano de existência! O quê pode medir as ALEGRIAS das crianças neste contato?🌐❤️🧠🎼🎵🎶🥁🌦️🌈
“A fim de responder pela presença de um número
significativo de partículas no universo (de “matéria” em
oposição à “antimatéria”) e pela evolução progressiva das
coisas existentes, precisamos reconhecer a presença de um
fator que não é matéria nem energia. É a in-formação, como
chamou David Bohm, significando com isso o processo que,
efetivamente, “forma” o recipiente.”
Agradeço pelas reflexões. Como psicóloga, concordo como Gleison que diz que se o filho vai ou não ser campeão, depende de muitos fatores. Entre eles, o tempo que le dedicaria ao vôlei, tendo em vista que o seu elevado QI talvez o dragasse rumo aos livros. Como saber? Temo que este ser tenha tantas chances de ser um frustrado quanto as de ser um vencedor.
Em relação às cabeças congeladas, só posso acreditar que isto se passou após a morte da pessoa...quem tiraria a sua cabeça à espera da cura de sua doença? Eita nós!
Boa noite, Marcelo! Parabéns pelo melhor canal de ciência da atualidade!
Uma dúvida que tive durante um ponto desse vídeo:
Da mesma forma que não podemos saber como cada cérebro interpreta um comprimento de onda e "transforma" isso na nossa percepção de cor, é possível ter certeza se QI, por exemplo, é um fator essencialmente genético? Uma vez que também dependende de nossas interações com o meio...
Bora!! To ancioso pra esse ep
Caro Professor Marcelo, saúdo, segue meu aplauso por tão e tanto trabalho compromissado com a VIDA: em nossa Terra, nosso mundo e a Consciência de que todo ser humano deve ter o brilho das estrelas no olhar e o calor do sol nas entranhas como tudo o que vive e é nosso Próximo!✨⭐🌐🌦️🌈🎼🎶
As edições do canal tá excelente, professor. Canal cada dia mais TOP. PARABÉNS.
Marcelo Gleiser, patrimônio da humanidade!!!
Estou na dúvida comigo msm por não ter lido nenhum livro do professor Marcelo Gleiser. Mas está dívida está com os dias contados.
Sou de humanos, mas sempre gostei de ciências, sem restrições. Na área da física não tem como não gostar da forma como o professor Gleiser transmite seu conhecimento.
O homem é uma máquina. Tudo que faz, todas as suas ações, todas as suas palavras, seus pensamentos, sentimentos, convicções, opiniões e hábitos, são resultados de influências exteriores. Por si mesmo, o homem não pode produzir um só pensamento, uma só ação. O homem é uma máquina que apenas responde a estímulos externos...
Abração professor. OBRIGADA!
Westworld é uma série da HBO que tem uma temática muito parecida com as ideias apresentadas nesse vídeo
Olá xará! Vc não vai se lembrar de mim... eu acho. Nos conhecemos e conversamos bastante na Amana-key. Foi muito bom! Física para poetas na veia.
Este tema aqui é o que defendo há tempos e bom saber que temos inclusive uma denominação. E sabe o motivo principal, que tento trazer aqui como contribuição? Porque se não for assim, estamos condenados ao voyeurismo cósmico... fora asteroides, Marte e luas dos gigantes gasosos, não vamos a lugar algum. Será muito frustrante.
Grande abs e parabéns pelos canal!
Marcelo, parabéns pela abordagem desse tema ultra fantástico. Mas senti falta de ver você falando das pesquisas nesse campo, se é que há estudos de fronteira sobre o assunto. No demais, sou seu fã e desejo tudo sucesso para seu trabalho de divulgação científica para leigos. Um abraço!
Fiz um trabalho no começo do meu curso (engenharia mecatrônica) sobre transhumanismo! Era tema livre mas acho um debate muito interessante e necessário!
Sem condições, neste planeta onde não tem sido possível viver com tantas agressões de toda ordem! Nem pensar! Kkk
Agora falando sério... Meu caro, adoro seu trabalho. Você é para os Brasileiros o que foi o Carl Seagan para os americanos. E uma reflexão, ser imortal e ser imortalizado é diferente. Poderemos ser imortalizados pelas tecnologias, mas como vc disse não seremos nós.
O que você falou útil, mais tá pensando pouco.
Entendo que nossa mente é limitada mais isso é bom, cada erro, coisas desconhecida e conhecida a humanidade pode evoluir bem devagar, mais vai evoluir com qualidade.
Li "criação imperfeita". É lindo!
Esta terceira abordagem é tratada em um jogo chamado SOMA, em que o protagonista questiona a existência de si em seu corpo
A série da Netflix Altered Carbon é bem nessa linha da transmissão de personalidade e dados para um outro corpo.
Marcelo, vc poderia disponibilizar os áudios dos seus vídeos como forma de podcast nas plataformas de streaming. Fica a dica aí.
Um corpo congelado como fica a consciência?
Sensacional, Professor. Obrigada.
Vc é demais! Adorei! Grata
Querer é uma resolução complicada, mas não impossível. A questão é, o que está por detrás da consciência humana ? A consciência está projetando a realidade de maneira que seja possível entende-la, e eis a questão, como materializa-la antes de torná-la perfeita ?
Como o senhor disse q certamente nossa cópia transcendente será incompleta, eu penso o mesmo, acredito que como o nosso cérebro é uma interação de hormônios e informação através de sinapses, acredito eu q no máximo conseguiríamos imitar a parte lógica da nossa existência, sendo assim conseguiríamos criar cópias de consciência com o poder da lógica, porém desprovidas de emoção, pq emoções são liberadas por reações químicas e isso é mais complicado de se reproduzir artificialmente...
Prof. Marcelo Gleiser, existe a possibilidade de gravar uma live com a Prof. Lucia Helena Galvão? #Canal NOVA ACRÓPOLE BRASIL.
Boa noite Professor, seus vídeos tratam de assuntos atuais. Obrigado.
Os componentes básicos do Universo são a informação e a energia.
A informação traduz perturbações do campo. Essas áreas espaciais em
que o campo é perturbado são o que denominamos campos informados,
segundo Massimo Citro ou campo A , segundo Laszlo.
A forma como esse campo de informação se relaciona com o
mundo da forma ainda não foi esclarecida pela ciência. Laszlo acredita
que o mais provável é que envolva ondas escalares em vez de ondas
eletromagnéticas, e interferências holográficas por frentes de ondas em
vez de interações lineares.
“Em um holograma, a informação está em uma forma
distribuída (isto é, presente em todos os pontos); como
resultado, a interação do campo A (ou campo informado)
com a entidades do domínio manifesto se dá não apenas
por meio da clássica causação “ascendente”, em que as
partes influenciam os todos formados por elas, mas por
meio de causalidade inversa, “descendente”, na qual o
sistema exerce uma influência em suas partes. Por meio
da causação descendente holográfica, todo o universo, um
sistema integral conectado pelo campo, age sobre todas as
suas partes: cada partícula, átomo, molécula, cristal, célula,
organismo e sociedade, ou a ecologia de organismos.”
Grata Marcelo, que enquanto humanidade saibamos nos direcionar para o nosso bem maior!
Ótimo vídeo, estou gostando muito deste novo canal!
Espetacular ! Obrigada, Professor Marcelo Gleiser !!
Chalmers (1995) afirma que a informação deve ser
considerada uma propriedade tão essencial da realidade
quanto a matéria e a energia, e que a “experiência consciente
seja considerada uma característica fundamental, irredutível
a qualquer coisa mais básica”. Ele propõe que, nessa visão
informacional do Universo, o observador permaneça
incluído como parte do sistema e o universo quântico se
modifique não porque foi influenciado diretamente pela
mente, mas porque a mente do observador desencadeou
uma transferência de informação no nível subatômico.
Disso tudo resulta uma lei de conservação de informação,
tão ou mais fundamental do que a lei da conservação da
energia. (Di Biasi) ..
Excelente explanação. Concordo em número, gênero e grau.
Varias cópias de nós, como imaginar isso. Se fizesse uma cópia exata de você, já seria outra pessoa independente. Você não conseguiria ler os pensamentos dela. Mas a afinidade seria incrível.
É sempre um prazer ouvir você Marcelo... são temas super interessantes! O desfecho do vídeo foi uma bela mensagem, de certo ponto converge ao que o evangelho ensina (não sou religioso)
Por princípio, tudo que existe é energia e informação, ao mesmo
tempo. Em última instância não existe matéria ou massa, só energia
e informação.
Essa informação é intrínseca à energia, isto é, ela descreve a própria
energia.
Eu só acho difícil pensar nas baterias necessárias para aguentar um ciborgue assim. Se for ligado na energia na tomada, acho totalmente possível
Professor, a última parte do vídeo, seria algo parecido com o que acontece na série "altered carbon"? O Sr já viu? O que achou?
Mais um vídeo top🌻🌱♻️
Na série os 100 tem uma temporada que relata exatamente isso o armazenamento em um chip de todas informações da vida ...acha que seria possível ?
Creio que se a ciência evoluir, e descobrirem um meio de prolongar eternamente a vida do Ser humano, vai chega um determinado momento, que ele não vai aguentar, e vai tentar o suicídio. Acho que a única maneira da vida eterna ser suportável e talvez feliz, é exatamente através da reencarnação, quando ao renascermos, esquecemos totalmente das nossas vidas anteriores.
a morte é nada menos que uma reciclagem da vida ,só a morte organica se destroi ,nossa conciencia dá lugar a uma nova vida ,só nao sabemos onde ,mas eu creio nisso pela nossa própria existencia ,pois somos filhos de uma estrela que um dia colapsou e jogou todos os elementos nela forjado no espaço ,lançado a outros mundos e dando origem a outras vidas , hoje com a nossa tecnologia é possivel ver o quintal da fábrica de vida , a própria ciencia já nos explicou , tudo se transforma nada se perde ,absolutamente nada ,só ainda nao podemos desvendar esse mistério p onde vamos ,mas tenho plena convicçao que o universo é o mantenedor de toda a vida e ela é abundante e espetacular ,nao precisamos temer a morte ,pois ela nos leva a um outro patamar de vida
só nao podemos é alterar esse curso viu gente kkkkkkk nao podemos sair por ai se suicidando , temos que seguir esse curso normalmente e tentarmos ser melhores aqui enquanto vida organica existir
...será MAIS fácil decompor e recompor um CORPO humano usando o conhecimento de sua composição química para sua reconstrução. Bastaria ter a receita/ fórmula certa e dominar a técnica de materialização quem sabe fazendo uma massa com esses elementos e moldando um corpo pré mapeado...
Esse pode ser o ciclo da humanidade na linha temporal
O filme transcendence é sobre o assunto. Vale assistir
“Descobertas revolucionárias revelam que nas raízes da
realidade não há apenas matéria e energia, mas também
um fator mais sutil e igualmente fundamental, um fator
que podemos descrever melhor como informação ativa e
efetiva: a in-formação, termo escolhido pelo físico David
Bohm para se referir ao processo que dá forma às coisas no
Universo, que permite a manifestação de todas as coisas.”
Mais interessante, pra mim pessoalmente, é a transferência mental de imagem. Por exemplo, enquanto lia seu livro “A Harmonia do Mundo”, quando Kepler falava, eu via vc falando, como se vc estivesse representando o personagem, com a mesma docilidade q vc deixa transparecer do astrônomo e a q vc inspira nos seus vídeos. Apesar das imagens existentes dele mostrarem que era sério e não bonito. Já para os outros personagens, não se formava um rosto nítido. Com o avanço da tecnologia, não estaríamos perdendo essa capacidade mental de “vermos” sem que olhemos para imagens gráficas? Claro que não desvalorizo a tecnologia, porém deveríamos dosar o seu uso. O q vc acha?
Um aminoácido pode ser representado por um módulo de corrente elétrica.
Não acho que a ideia de transferir nossa consciência para uma máquina seja absurda. Pode ser que com o que conhecemos hoje pareça ser, mas talvez no futuro isso seja possível.
Frof, boa tarde , tem também um filme que se chama O Substituto .
Quando os introns forem decifrados em relação ao exons na manipulação genetica talvez possamos começar a conversar sobre cardápio genético para escolher características, hoje é ficção mesmo a longo prazo! Isso para uma caracteristica! Mente é impossivel!
tem um filme bem atual no netflix alterando carbono.
Amo os vídeos dele!!!❤️
Muito bom o tema, ao meu ver seria possivel conectar um cerebro digital com fonte de energia própria ao cortex nervoso do individuo copiando r sincronizando o cerebro real para que ambos trabalhem em conjunto como um só,ao termino da vida util do cerebro orgânico o cerebro digital contunuaria a viver naturalmente ja que tanto a memória quanto a consciência ja estaria funcionando neste novo cerebro ja a um tempo a transição seria em tese imperceptível, poderiamos viver indefinidamente sem a necessidade de um corpo orgânico, mas como sou leigo a respeito isso é só uma ideia.
Boa tarde, professor. O livro mais recente de Yuval Noah Harari avaliza a sua afirmação em relação aos superhomens. Outros homos evaneceram frente a nós. Porque nós não sumiríamos frente a super homos?
Boa noite .... adoro seus conteúdos. Gostei disso. Sou portadora de Fibromialgia. Gostaria muito de algo q pudesse interferir nesse bug neurohormonal q tem no meu cérebro.
Altered Carbon
Só aprendendo mais
Claro que sim, impantes auxiliaria o ser humano em muitas coisas.
A informação de quem vc é pode até criar um ser igual a vc, mas não será vc
Este tema é muito interessante professor. Mas quando eu penso nisso eu imagino que o ciborgue seria um caminho mais viável. Digo isso por causa de uma questão que acho muito pertinente. Que é a seguinte. Qual a garantia que teremos que quando nossa consciência/informação que estiver armazenada será realmente "nós"? Porquê a informação é física, por isso quando for reimplantada, na minha visão não seria mais o mesmo. Talvez o novo ser possa até achar que ele é a "reencarnação", pois vai ter as memórias. Mas eu acredito que a essência não pode ser copiada.
Quando for possível cruzar duas espécies diferentes e gerar uma prole fértil, será possível editar nossos programa genético para aceitar um apêndice baseado em silício para completar nosso corpo.
VOU ESCREVER EM METAFORA PROFESSOR: POR FAVOR, NUNCA DEIXE O HULK TOMAR O CORPO DO DR BANNER, QUE SEMPRE PREVALEÇA O CIENTISTA CONSCIENTE , NUNCA O MONSTRO SEM CONTROLE...
Mesmo sabendo de todas as possíveis consequências. Ao meu ver, o transhumanismo é o ápice da evolução humana. Nossos corpos orgânicos somente chegarão até certo ponto, mas nossas máquinas permanecerão por toda a eternidade.
Eu te amo, cara.
O difícil é o sistema operacional para lidar com as informações e os bugs.
Acho mais fácil transplantar o cérebro em outra pessoa. Porém essa pessoa iria morrer.