Professor Cleber e equipe do Cederj-UFRRJ: gostaria de agradecê-los pela aula super esclarecedora sobre a teoria keynesiana. Confesso que, em algumas horas de videoaula, aprendi o que demorei para absorver em meses. Sou estudante de Gestão de Políticas Públicas na USP, e estava sentindo muitas dificuldades em acompanhar o conteúdo. Mas, através de uma explicação bem simples e até descontraída, consegui entender esse conteúdo que, como já disse o professor, é complicado, mas não é difícil.
Muito obrigada por essa aula! Estudo na Irlanda, e estou tendo dificuldade na disciplina de Economia na faculdade, do jeito que eles ensinam aqui e todos as terminologias em ingles estão sendo um desafio para meu entendimento. Sua aula foi muito esclarecedora!
Professor Cleber, o senhor tem o dom de lecionar. Consegui compreender e resolver problemas antes complexos e dificil compreensão. Identifiquei-me com sua didática. Parabéns. Espero um dia ter a oportunidade de assistir uma palestra, aula pessoalmente. Obrigado.
Estou a tirar o curso superior em Gestão Empresarial e para a cadeira/disciplina de Macroeconomia preciso de estudar a teoria Keynesiana (e muito mais!!)... Estava sem saber que fazer pois a leitura dos livros e material é muito enfadonha e não estava a perceber nada!! Muito obrigado Professor Cleber, adorei a forma pura, singela, espontânea e simples do senhor explicar a matéria. Vou continuar a ver e a escutar os seus vídeos, adorei e, finalmente estou a conseguir aprender! Bem haja
Muito boa aula professor. Mas pontos a considerar sobre a Teoria Keynesiana: 1) Keynes não considerou que governos não produzem dinheiro; 2) Analise cartesiana, em economia, só pode ser usada ou como retrato ou como tendência, mas jamais como deterministico pois economia é um sistema dinâmico assim como a atmosfera por exemplo. Só é possivel prever com certo grau e aprender com os fatos.
Muito obrigado pela aula! Explicação muito didática, não fosse por ela, eu estaria até agora sem entender o que li na apostila do meu curso a distância.
Dei o meu like pela forma do professor explicar, ótima didática, dou meus parabéns ao professor, mas a teoria Keynesiana já nasceu refutada. A lei de Say já tinha acabado com isso, sem falar no Bastiat que refutou Keynes antes de Keynes.
Não é uma crítica a economia, Marx não tem nada haver com economia ou modelos econômicos, a obra dele é uma análise crítica sobre o modelo de captalismo da época.
@Pedro Claro, pq a política fiscal é o único fator determinante para o desemprego. Olha só, aprendi mais com seu comentário do que com a aula do professor! Que gênio! Se o mundo estivesse cheio de pessoas como vc não haveria escassez.
@@vitotrtty5594 ele não pára de consumir com medo da bola de neve; ele pára de consumir porque a bola de neve, ou seja, o que ele paga em divididas intermináveis (porque quase não há amortização, ele paga juros) não o permite consumir. Esse cidadão faz parte de um percentual muito grande na população que não tem poder de compra e, para os dados econômicos, deixa de ser importante.
@@anavillela2703 É isso o que diz. Mas aqui na minha cidade uma boa parte dos cidadãos compram fiado, e depois estranhamente nunca voltam. Acumulam dívida e não pagam, só dívidas necessárias como conta de água e luz, e quando acaba os comerciantes para calotear aí que começa a comprar com o dinheiro de esforço
Pensando em economia, razão monetária : No mundo as trocas foi a 1° forma de negociar depois surgiu a moeda representando valores as nações criaram as casas de moedas uma forma de domínio da economia local dai a lei da oferta e procura produtos de uma nação nao tinha no outro eram comercializados na moeda OURO e PRATA que era universal então se negociavam bens de consumo em geral. Os impérios que controlavam grande parte do mundo adotavam sua própria moeda assim tinham o domínio do comércio em sua área de domínio, quanto maior a área de influencia mais emitiam moedas com o passar dos anos surgiu o lastro a reserva cambial em OURO, criou a moeda papel preservando o OURO e em seguida a reserva em papel moeda dominante ,(FORTE), isso até hoje! A ordem mundial da economia se diversificou com a tecnologia que com poder em valor criou uma nova sistemática de poder económico é uma corrida tecnológica quem ficar muito para traz não saberá dar início quem diria acompanhar! bem estamos falando de economia então se o pais tiver minério riquezas naturais e não tiver tecnologia será um imenso Congo porque até a agricultura precisa de tecnologia, é mais voltando ao assunto quem deter os diversos seguimentos da economia terá a máquina de fazer dinheiro.
Há demanda, desejo de consumo, mas os juros e formas de negociação de dívidas são abusivas. O governo ajuda só a banqueiros. A maioria dos trabalhadores está endividada com os bancos.
Professor, ajude-me a resolver o seguinte exercício: C=1200+0,6Yd I=1800 G=1450 TR=1380 TA=80+0,15Y X=1470 M=1280 a)Função poupança= S=-1200+0,85 b) Rendimento de equilibrio: Y=C+Y+G+NX e Yd= Y-TA+TR Y=1200+0,6Yd+1800+1450+1470-1280= 4640+0,6YD Y=4060+0,6(Y-80+0,15Y)-1383 Y= 4060+80+48-0.09Y-1383 Y+0.09=2805---------------------2805/0.01??
Jeferson do Nascimento Machado. Kkkkkkkk é pra rir neh essa sua afirmação. Sendo q ideia de Keynes até uma criança de 8 anos sabe ter," manda o governo gastar mais" kkkk
"Todo mundo, em geral, de uma renda gasta uma parte e bota uma na poupança". É tão desanimador acompanhar uma aula em que a teoria é tão distante da prática...
Se você tivesse lido pelo menos a primeira página do capítulo 1 sua argumentação estaria menos débil. Mas acho que "a foice e o martelo" roeram o seu cérebro.
C e G não são coisa diferentes, mas intrinsecamente ligadas! G só pode existir se houver diminuição de C, isto é, o governo só pode gastar mais se as pessoas pagarem mais impostos, e se pagarem mais impostos, vão consumir menos! O único jeito de quebrar essa correlação é gastar algo do futuro na forma de empréstimos, só que pegar empréstimos te deixa mais rico no presente e mais pobre no futuro, se não houver aumento de produtividade nesse meio tempo. Aí é o erro falta do Keynes.
Tributos (impostos, taxas, contribuições), multas, cobrança de dívidas fiscais e previdenciárias de grandes devedores, remuneração dos investimentos do Estado, juros das dívidas fiscais, receitas das empresas estatais, emissão de títulos da dívida pública, revogação de desonerações fiscais ou concessão de incentivos a certos setores/atividades, abertura de capitais de empresas públicas ou emissão de novas ações das já existentes, parcerias Público-Privadas, investimento direto estrangeiro...
E aí ninguém é capaz de fazer a principal pergunta da aula: por que raios todos os empresários de repente começaram a produzir para caramba, acima da demanda da época??? Isso Keynes devia saber e fez questão de ignorar/ocultar.
@@maxsuelandrade8201 Manipulação monetária (criação de moeda sem lastro) levando a oferta creditícia irreal (crédito fácil para consumo e produção). Com crédito manipulado e taxas de juro irrealmente baixas, as pessoas começam a comprar mais do que conseguem pagar originalmente, o que leva a um aumento de demanda temporária e sinaliza para os empresários investirem mais, pq está havendo grande quantidade de vendas. Mais tarde, quando não dá mais para rolar as dívidas contraídas e é necessário efetivamente começar a pagar tal dívida, há uma retração abrupta de capacidade de consumo, levando os empresários a um estado de superprodução, completamente desproporcional à capacidade de compra do mercado. Isso é a famosa armadilha do crédito fácil.
@@drjp4212 Larga essa gente delirar nessa masturbação mental. Depois a inflação vem rasgando o rabo dos mais pobres e a culpa é de todos, menos da expansão da base monetária aliada à expansão artificial do crédito.
Maluco defendendo aumento de gasto num cenário de poupança para manter ineficiência de mercado. Para justificar o governo da dinheiro a corporação e endividamento a bancos.
Já o Bozo não gosta disso, mas o Guedes entende e como estudou na escola de Chicago não espere ele seguir o Keynesiansimo. Espere mais seguir o liberalismo de Milton Friedman, como criar renda básica ou diminuir impostos. Pelo menos e o que eu esperava, mas depois que ele queria botar imposto sobre transações digitais passei a ver a traição. Esses liberaus de Taubaté só enganam a população, disse que ia abaixar impostos mas criam impostos
Daniel Costa ridiculo a crise de 29 foi superada a partir das teorias keynesianas, que antes de 29 nem existiam, foi justamente a baboseira do liberalismo e da autorregulação do mercado quem gerou a crise de 29 e a crise de 2008 tmbm, e pra variar o malvadão do Estado é quem teve q intervir e salvar essas empressas e as pessoas que foram prejudicadas justamente pela especulação desenfreada que só aconteceu devido a falta de regulamentação, o que só chegou a esse ponto devido a essa ideologia falida e mercenaria do liberalismo/Neoliberalismo que só serve a aqueles que já tem toda a vantagem e dinheiro para poder atropelar os demais, a livre concorrencia é utopica pra não dizer ideologia enganosa afinal de contas quem possue mais recursos sempre vai ter mais vantagem e concequentemente dominara o mercado.
@jonathan oxley Acredito que voce nunca chegou nem perto de empreender, ne? Eu tenho uma empresa pequena e consigo uma grande fatia do mercado concorrendo com empresas grandes, sabe porque? porque o malvadão do estado ainda não apadrinhou ninguém no meu ramo. E em 29 quem especulou de forma enganosa e eu diria até burra foi o FED, liberando crédito "gratis" e criando um ambiente de falso crescimento economico, e acredito que se você produzisse algo e visse que tem muita gente com dinheiro pra comprar iria sim querer produzir mais, ainda mais com o estado amigão falando "vai la cara, ta tudo legal, produz ai, geral tem dinheiro pra gastar". Fora que, no livre mercado quem define quem vai ou não "atropelar" alguém é o publico interessado no produto/serviço, então no caso eu e você, não uma galera que acha que sabe de tudo e da o mercado na mão de quem pagar mais. E pra acabar, neoliberalismo não existe, ta?
Marx passou anos da vida dele estudando o modo de produçao capitalista, escreveu livros e livros dos mais conhecidos, mas "economista ele nao foi" kkkkkkkkkk Entao Smith também nao foi, comecemos com Marshall, vamos esquecer contribuiçoes importantes que ele deu em autores que estao em pauta hoje como Kalecki. Eu tava até com vontade de ver a aula, mas perdi o tesao
Marx de fato não era economista, era cientista social, entretanto isso não desmerece em nada sua contribuição e talvez a contribuição mais relevante que a ciência econômica recebeu até hoje, quem estudou a história do pensamento econômico sabe que O capital é a "pedra lapidada" do que antes foi desenvolvido pelos fisiocratas, Smith, Ricardo e o que outros economistas já haviam falado anteriormente. O próprio Keynes utiliza muito do que o Marx falou, assim como o Kalecki, esse segundo ainda foi mais brilhante e curiosamente bebe ainda mais da fonte marxista.
Economia é ciência social APLICADA, ter isso em mente é essencial e não sei porque está rindo, eu concordei com você, apenas esclareci que Marx não era economista de formação, mas sociólogo (cientista social).
Hudson Gutiery De novo, você acha que Adam Smith era "economista de formação"? Cara, eu fiz HPE, ja fiz Eco Política e uma das minhas linhas de pesquisa vai começar a ser o método, caso ainda esteja duvindando das afirmações. Na época dos clássicos não tinha essa história de "economista", Smith foi um dos pioneiros a separar a economia dos estudos morais (que ele não fez muito bem, RS) Não tinha essa noção muito clara de economista. Marx é clássico e é quase contemporâneo dos neoclássicos, mas mesmo assim ele se foca em descrever o processo de produção e distribuição de riquezas também, ele conversa diretamente com os clássicos que, se você falar pra mim que não eram economistas eu abandono a conversa aqui.
é muito engraçado ter q voltar pra essa aula 5 anos depois de assisti-la pessoalmente. Grande mestre Cleber!
Professor Cleber e equipe do Cederj-UFRRJ: gostaria de agradecê-los pela aula super esclarecedora sobre a teoria keynesiana. Confesso que, em algumas horas de videoaula, aprendi o que demorei para absorver em meses. Sou estudante de Gestão de Políticas Públicas na USP, e estava sentindo muitas dificuldades em acompanhar o conteúdo. Mas, através de uma explicação bem simples e até descontraída, consegui entender esse conteúdo que, como já disse o professor, é complicado, mas não é difícil.
cleber! lindão! bonito e gostosão!!!!!!
Teoria Keynesiana começa em 3:50
Muito obrigada por essa aula! Estudo na Irlanda, e estou tendo dificuldade na disciplina de Economia na faculdade, do jeito que eles ensinam aqui e todos as terminologias em ingles estão sendo um desafio para meu entendimento. Sua aula foi muito esclarecedora!
Muuuito boa aula! Parabéns ao mestre que sabe passar o conteúdo com clareza!!
Aprendi mais com esse vídeo do que aprendi durante o semestre. Que aulão! 👏🏿
Professor Cleber, o senhor tem o dom de lecionar. Consegui compreender e resolver problemas antes complexos e dificil compreensão. Identifiquei-me com sua didática. Parabéns. Espero um dia ter a oportunidade de assistir uma palestra, aula pessoalmente. Obrigado.
Sensacional essa aula! Muito boa mesmo! Muda a sua vida e alavanca seu potencial de entender a matéria.
muito bom , sou aluno em Portugal e esta video aula ajudou me a perceber todo o modelo, muito agradecido
Didática perfeita! Grata ao professor e ao canal por disponibilizar!!!! Simples, direto e correto!!!!
Excelente vídeo. Muito do que vi em um semestre da faculdade, resumido, claramente, neste gráfico.
Estou a tirar o curso superior em Gestão Empresarial e para a cadeira/disciplina de Macroeconomia preciso de estudar a teoria Keynesiana (e muito mais!!)... Estava sem saber que fazer pois a leitura dos livros e material é muito enfadonha e não estava a perceber nada!! Muito obrigado Professor Cleber, adorei a forma pura, singela, espontânea e simples do senhor explicar a matéria. Vou continuar a ver e a escutar os seus vídeos, adorei e, finalmente estou a conseguir aprender! Bem haja
A internet está cheia de pérolas! Parabéns! (Bueno, oito anos depois, isso já é um 'achado arqueologico'!)
Aula completa e super simples!! Descomplicando economia!! Top, top!!
Muito boa aula professor.
Mas pontos a considerar sobre a Teoria Keynesiana:
1) Keynes não considerou que governos não produzem dinheiro;
2) Analise cartesiana, em economia, só pode ser usada ou como retrato ou como tendência, mas jamais como deterministico pois economia é um sistema dinâmico assim como a atmosfera por exemplo. Só é possivel prever com certo grau e aprender com os fatos.
Professor maneirinho explicando dando depoimento de vida e aprendizado..👏👏
Mais claro impossível! Ótima aula. Parabéns pelo seu trabalho. Torço por mais vídeos!
Qualidade da imagem do vídeo é sensacional. E a aula, o professor é o cara.
AULA INCRIVEL !!! obg professor , maximo respeito
Muito obrigado pela aula! Explicação muito didática, não fosse por ela, eu estaria até agora sem entender o que li na apostila do meu curso a distância.
Muito bom... consegui compreender perfeitamente. Didática muito boa!
professor, voce eh genial. ta salvando meu cr, serio mesmo! lenda viva..
Excelente professor, nem sei como agradecer!!
Ótima aula! Parabéns ao professor Cleber.
Super,amei a explicação
Excelente conteúdo. Grato CEDERJ e Prof. Cleber. Aproveitando a quarentena pra estudar economia.
Cara, excelente! Obrigado professor!
Perfeito!
Excelente aula. Parabéns,professor. Muito esclarecedora.
Aula maravilhosa!Excelente professor!
Que aula incrível, muito obrigada
Em 2019: excelente vídeo!!
Professor 5 estrelas!!! Obrigada
Dei o meu like pela forma do professor explicar, ótima didática, dou meus parabéns ao professor, mas a teoria Keynesiana já nasceu refutada. A lei de Say já tinha acabado com isso, sem falar no Bastiat que refutou Keynes antes de Keynes.
Didática perfeita !!
excelente, aula top e professor top=aluno aprendendo
Prof. Cleber, parabéns pela aula!!
Ótima aula Professor Cleber!Parabéns!
Professor brabo! Adorei
Muito interessante e didática a aula do professor (apesar da complexidade do tema). Parabéns!
Esse cara nasceu pra dar aula.
Vc é demais!!!
Que aula maravilhosa!!!
'Marx é tudo, menos economista" , kkkk
Nesse momento ganhou meu like
Aula mto boa. Mas pela lógica do prof., Adam Smith também não era economista.... Mas fiquei com uma dúvida, será que o faz um economista é o diploma?
Tem que colocar o Luladrão pra cavar buraco kkkkkkkkkkk
Cês são burro hein, Marx não era economista porque nunca se propôs a ser economista. Sua obra é exatamente uma crítica à economia
Não é uma crítica a economia, Marx não tem nada haver com economia ou modelos econômicos, a obra dele é uma análise crítica sobre o modelo de captalismo da época.
mas ele só falou o que todo mundo já sabe kkkk acorda
um verdadeiro mestre.
Aula maravilhosa.
Você é ótimo professor!
Tirando o abuso de notação do delta, é uma aula boa.
Adorei a Aula!!! assisti três vezes e anotei tudo. Pena que não caiu esse conteúdo na minha Ap!!! Eu estava matando!!! Parabéns Mestre!!!
O desemprego há 4 anos estava em 7%. Ainda bem que a gente tirou PT, e melhorou. Em 2020 já conseguimos reduzir pra 13%.
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
@Pedro Claro, pq a política fiscal é o único fator determinante para o desemprego. Olha só, aprendi mais com seu comentário do que com a aula do professor! Que gênio! Se o mundo estivesse cheio de pessoas como vc não haveria escassez.
parabéns pela aula, muito boa
prof obrigada o senhor me ajuda demais.
Obrigada pela aula!!!
"Se a pessoa não tem renda e não consome, como é que ele vive?" kkkkkkkkkkkkkkkkkk esta ai a pergunta que o brasileiro se faz todo os dias
Simples ele contrai dívidas, cria uma bola de neve, com medo da bola de neve piorar ele para de consumir.
@@vitotrtty5594 ele não pára de consumir com medo da bola de neve; ele pára de consumir porque a bola de neve, ou seja, o que ele paga em divididas intermináveis (porque quase não há amortização, ele paga juros) não o permite consumir. Esse cidadão faz parte de um percentual muito grande na população que não tem poder de compra e, para os dados econômicos, deixa de ser importante.
Com malandragem, pedindo comida ou realizando pequenos bicos e assim vai levando a vida
@@anavillela2703 É isso o que diz. Mas aqui na minha cidade uma boa parte dos cidadãos compram fiado, e depois estranhamente nunca voltam.
Acumulam dívida e não pagam, só dívidas necessárias como conta de água e luz, e quando acaba os comerciantes para calotear aí que começa a comprar com o dinheiro de esforço
Muito claro. Ótima aula.
Muito obrigada.
Excelente aula
ÓTIMA AULA
Pulei de paraquedas na área administrativa rs
Economia é linda demais
Excelente !!!!
muito bom!
Parabéns! Ótima aula!
Ótima aula!!
Muito bom!!!
Keynes era economista?
Prova de macroeconomia vai ser o aço!😅😅😅
Obrigada !!!!!!!
Simples e claro
Muito obrigado pela aula, o professor foi bastante didático! Uma pergunta! Quais são os livros base da disciplina ministrada?
❤️
"Quem é esse fi... personagem da economia...?" foi quase hein hahahaha
Pensando em economia, razão monetária : No mundo as trocas foi a 1° forma de negociar depois surgiu a moeda representando valores as nações criaram as casas de moedas uma forma de domínio da economia local dai a lei da oferta e procura produtos de uma nação nao tinha no outro eram comercializados na moeda OURO e PRATA que era universal então se negociavam bens de consumo em geral. Os impérios que controlavam grande parte do mundo adotavam sua própria moeda assim tinham o domínio do comércio em sua área de domínio, quanto maior a área de influencia mais emitiam moedas com o passar dos anos surgiu o lastro a reserva cambial em OURO, criou a moeda papel preservando o OURO e em seguida a reserva em papel moeda dominante ,(FORTE), isso até hoje! A ordem mundial da economia se diversificou com a tecnologia que com poder em valor criou uma nova sistemática de poder económico é uma corrida tecnológica quem ficar muito para traz não saberá dar início quem diria acompanhar! bem estamos falando de economia então se o pais tiver minério riquezas naturais e não tiver tecnologia será um imenso Congo porque até a agricultura precisa de tecnologia, é mais voltando ao assunto quem deter os diversos seguimentos da economia terá a máquina de fazer dinheiro.
Então para Keynes o preço nunca é alterado? Em vez disso sempre altera a produção pra se adequar a demanda?
Só em curto prazo
Há demanda, desejo de consumo, mas os juros e formas de negociação de dívidas são abusivas. O governo ajuda só a banqueiros. A maioria dos trabalhadores está endividada com os bancos.
Professor, ajude-me a resolver o seguinte exercício:
C=1200+0,6Yd
I=1800
G=1450
TR=1380
TA=80+0,15Y
X=1470
M=1280
a)Função poupança= S=-1200+0,85
b) Rendimento de equilibrio: Y=C+Y+G+NX e Yd= Y-TA+TR
Y=1200+0,6Yd+1800+1450+1470-1280= 4640+0,6YD
Y=4060+0,6(Y-80+0,15Y)-1383
Y= 4060+80+48-0.09Y-1383
Y+0.09=2805---------------------2805/0.01??
A matemática keynesiana é LINDA.
Hrodric matemática não se aplica a economia , leia ação humana de Mises
Eric Avila
Me cite uma razão pertinente e bem resumida que justifique sua afirmação.
Economia não é numeros e sim pessoas( ação humana), e pessoas não são variáveis que possamos manipular ou calcular
Jeferson do Nascimento Machado. Kkkkkkkk é pra rir neh essa sua afirmação. Sendo q ideia de Keynes até uma criança de 8 anos sabe ter," manda o governo gastar mais" kkkk
Tão linda que so leva a desastres
E ja agora,o keynes,o friedman,o smith(adam)eram todos good boys.
ótima aula, parabéns.
obs: só leigos que desmerecem um economista fantástico como Keynes. provavelmente não sabem nem o que é uma demanda inelastica.
Jefferson Cavalcanti kkkkk Keynes é uma porcaria , intervencionista de merda
Jefferson Cavalcanti
Keynes era uma pessoa extremamente inteligente, de longe o maior economista do século XX, ao lado de Hayek.
O maior economista do século XX foi Kalecki.
Keynes foi o maior economista que já existiu.
O maior economista do século XX foi Ludwing Von Mises ao lado de Hayek, depois vem Milton Friedman...
"Todo mundo, em geral, de uma renda gasta uma parte e bota uma na poupança". É tão desanimador acompanhar uma aula em que a teoria é tão distante da prática...
7:30 bolsa familia reesquentando a economia distribuindo renda;
Como se a base da economia fosse o consumo kkkkkkkkkkk
Se você leu O capital você chega a conclusao que Marx foi na verdade o maior economista da história.
Só se esse titulo for baseado na quantidade de erros que comete.
Se você tivesse lido pelo menos a primeira página do capítulo 1 sua argumentação estaria menos débil. Mas acho que "a foice e o martelo" roeram o seu cérebro.
C e G não são coisa diferentes, mas intrinsecamente ligadas!
G só pode existir se houver diminuição de C, isto é, o governo só pode gastar mais se as pessoas pagarem mais impostos, e se pagarem mais impostos, vão consumir menos!
O único jeito de quebrar essa correlação é gastar algo do futuro na forma de empréstimos, só que pegar empréstimos te deixa mais rico no presente e mais pobre no futuro, se não houver aumento de produtividade nesse meio tempo.
Aí é o erro falta do Keynes.
De onde vem o dinheiro que o governo vai pagar as pessoas que estão cavando e tapando buraco?? Imprime? Empréstimo? Imposto?
Todas as alternativas que vc citou e mais outras.
É uma teoria..
Tributos (impostos, taxas, contribuições), multas, cobrança de dívidas fiscais e previdenciárias de grandes devedores, remuneração dos investimentos do Estado, juros das dívidas fiscais, receitas das empresas estatais, emissão de títulos da dívida pública, revogação de desonerações fiscais ou concessão de incentivos a certos setores/atividades, abertura de capitais de empresas públicas ou emissão de novas ações das já existentes, parcerias Público-Privadas, investimento direto estrangeiro...
E aí ninguém é capaz de fazer a principal pergunta da aula: por que raios todos os empresários de repente começaram a produzir para caramba, acima da demanda da época???
Isso Keynes devia saber e fez questão de ignorar/ocultar.
Pq?
@@maxsuelandrade8201 Manipulação monetária (criação de moeda sem lastro) levando a oferta creditícia irreal (crédito fácil para consumo e produção).
Com crédito manipulado e taxas de juro irrealmente baixas, as pessoas começam a comprar mais do que conseguem pagar originalmente, o que leva a um aumento de demanda temporária e sinaliza para os empresários investirem mais, pq está havendo grande quantidade de vendas.
Mais tarde, quando não dá mais para rolar as dívidas contraídas e é necessário efetivamente começar a pagar tal dívida, há uma retração abrupta de capacidade de consumo, levando os empresários a um estado de superprodução, completamente desproporcional à capacidade de compra do mercado.
Isso é a famosa armadilha do crédito fácil.
@@drjp4212 Larga essa gente delirar nessa masturbação mental. Depois a inflação vem rasgando o rabo dos mais pobres e a culpa é de todos, menos da expansão da base monetária aliada à expansão artificial do crédito.
Porra, queria fazer uma reta reta assim
"O governo deve gastar para que o trabalhador possa comprar" Lei de say mandou abraços
Mas quem paga o governo é o trabalhador 🤔
Pague o governo para ele te pagar stonks ↗️
so tem que ouvir em pelo menos 1.5x pq é muito lento!
Q viagem! Keynes nunca defendeu gasto improdutivo. Ele defendia era o investimento estatal anticíclico.
Cara de quem curte um samba
Maluco defendendo aumento de gasto num cenário de poupança para manter ineficiência de mercado.
Para justificar o governo da dinheiro a corporação e endividamento a bancos.
Minha propensão marginal é igual a 1.
Ciro Gomes entende isso! Já o Bozo... kkk
Já o Bozo não gosta disso, mas o Guedes entende e como estudou na escola de Chicago não espere ele seguir o Keynesiansimo.
Espere mais seguir o liberalismo de Milton Friedman, como criar renda básica ou diminuir impostos. Pelo menos e o que eu esperava, mas depois que ele queria botar imposto sobre transações digitais passei a ver a traição.
Esses liberaus de Taubaté só enganam a população, disse que ia abaixar impostos mas criam impostos
ele ta bebado?
Não tem jeito, a ideia intervencionista do Keynes só deu merda.
A crise de 29 mandou um abraço
mandou mesmo, se não fosse Keynes, a crise não existiria, assim como a bolha.com, a crise de 2008, tudo agradecendo a ele :v
Daniel Costa ridiculo a crise de 29 foi superada a partir das teorias keynesianas, que antes de 29 nem existiam, foi justamente a baboseira do liberalismo e da autorregulação do mercado quem gerou a crise de 29 e a crise de 2008 tmbm, e pra variar o malvadão do Estado é quem teve q intervir e salvar essas empressas e as pessoas que foram prejudicadas justamente pela especulação desenfreada que só aconteceu devido a falta de regulamentação, o que só chegou a esse ponto devido a essa ideologia falida e mercenaria do liberalismo/Neoliberalismo que só serve a aqueles que já tem toda a vantagem e dinheiro para poder atropelar os demais, a livre concorrencia é utopica pra não dizer ideologia enganosa afinal de contas quem possue mais recursos sempre vai ter mais vantagem e concequentemente dominara o mercado.
FED e New Deal mandou outro.
@jonathan oxley Acredito que voce nunca chegou nem perto de empreender, ne? Eu tenho uma empresa pequena e consigo uma grande fatia do mercado concorrendo com empresas grandes, sabe porque? porque o malvadão do estado ainda não apadrinhou ninguém no meu ramo. E em 29 quem especulou de forma enganosa e eu diria até burra foi o FED, liberando crédito "gratis" e criando um ambiente de falso crescimento economico, e acredito que se você produzisse algo e visse que tem muita gente com dinheiro pra comprar iria sim querer produzir mais, ainda mais com o estado amigão falando "vai la cara, ta tudo legal, produz ai, geral tem dinheiro pra gastar". Fora que, no livre mercado quem define quem vai ou não "atropelar" alguém é o publico interessado no produto/serviço, então no caso eu e você, não uma galera que acha que sabe de tudo e da o mercado na mão de quem pagar mais. E pra acabar, neoliberalismo não existe, ta?
Todo mundo sabe que isso não deu certo... Kkk... Viola princípios básicos de conservação.
Marcelo Castelo todo mundo sabe q vc não sabe de nada! HAHAHAH so estudar como a grande depressão deixou de ser uma depressão rs
@@victtoria1219 Opa, topa debater sobre isso?
Marx passou anos da vida dele estudando o modo de produçao capitalista, escreveu livros e livros dos mais conhecidos, mas "economista ele nao foi" kkkkkkkkkk
Entao Smith também nao foi, comecemos com Marshall, vamos esquecer contribuiçoes importantes que ele deu em autores que estao em pauta hoje como Kalecki.
Eu tava até com vontade de ver a aula, mas perdi o tesao
Marx de fato não era economista, era cientista social, entretanto isso não desmerece em nada sua contribuição e talvez a contribuição mais relevante que a ciência econômica recebeu até hoje, quem estudou a história do pensamento econômico sabe que O capital é a "pedra lapidada" do que antes foi desenvolvido pelos fisiocratas, Smith, Ricardo e o que outros economistas já haviam falado anteriormente. O próprio Keynes utiliza muito do que o Marx falou, assim como o Kalecki, esse segundo ainda foi mais brilhante e curiosamente bebe ainda mais da fonte marxista.
Kkkkkkkkkkkk o que você acha que economia é? Ciência natural? Economia é ciência social!
Economia é ciência social APLICADA, ter isso em mente é essencial e não sei porque está rindo, eu concordei com você, apenas esclareci que Marx não era economista de formação, mas sociólogo (cientista social).
Hudson Gutiery De novo, você acha que Adam Smith era "economista de formação"? Cara, eu fiz HPE, ja fiz Eco Política e uma das minhas linhas de pesquisa vai começar a ser o método, caso ainda esteja duvindando das afirmações.
Na época dos clássicos não tinha essa história de "economista", Smith foi um dos pioneiros a separar a economia dos estudos morais (que ele não fez muito bem, RS)
Não tinha essa noção muito clara de economista. Marx é clássico e é quase contemporâneo dos neoclássicos, mas mesmo assim ele se foca em descrever o processo de produção e distribuição de riquezas também, ele conversa diretamente com os clássicos que, se você falar pra mim que não eram economistas eu abandono a conversa aqui.
Marx pôs mais uma vez a sua mente aguçada para funcionar e chegou como sempre a conclusão errada.
Aula parece que foi feita para neandertais. Demora muito pra explicar coisas totalmente óbvias!
"max é tudo menos economista"kkkkkkkkkkk (Olavo de Carvalho tem razão)
Esse vídeo poderia ter sido feito em 5 minutos... Dai-me paciência!
Ele ta bêbado. Kkkkk