Se partimos do ponto de que podemos criar estaleiro espacial orbitando entre a lua e a terra, onde seria construídas as naves, peso seria o menor dos problemas, mas, essa nave que seria construída em órbita ela não poderia pousa na terra porq ela seria uma espaçonave/estação espacial, como a de avatar, e teria naves menores que serviriam para fazer a locomoção entre o planeta e a nave mãe que estaria em órbita.
Juliano nos seus cálculos você considerou a frenagem? A frenagem pode aumentar bastante este tempo de viagem. Dificilmente teremos viagens interestelares dentro de um tempo de vida humana (com as atuais tecnologias).
@@felipenasser7794 Não sei se eh possível. Só vi usarem gravidade de planetas ou estrelas para ganhar velocidade com estilingue gravitacional. Fazer o contrário para perder nunca vi. Os cálculos que já vi para viagem interestelar as espaço naves precisam perder muito tempo e combustível para frenagem.
Em Avatar as naves são impulsionadas por lasers em terra e velas gigantescas na nave para chegar até pandora, os motores de antimatéria são usados para desacelerar e também para sair de pandora de volta para terra Isso é muito legal!
O erro dele foi não fazer os cálculos usando um motor ap Mili e nove com um turbo enorme e 3 quilo no pé, único problema ia ser o câmbio, mas levava uns 5 extras e dava pra fazer a viagem de boas
A sua abordagem em relação ao tipo de propulsão é perfeita; mas sejamos sinceros; mesmo que se resolvêssemos a questão do propulsor e consequentemente, a viabilidade de uma viagem interestelar durante a vida dos tripulantes; isso seria apenas um aspecto até irrelevante face as outras variáveis ! Temos a questão da navegabilidade, afinal seria fácil nos perdermos na viagem, temos a questão de suprimentos, temos a questão da radioatividade, temos o risco de partículas microscópicas se tornarem verdadeiros misseis e destruírem a nave em qualquer fase da viagem, a questão da saúde física e mental dos tripulantes e a principal delas ao meu ver; o impacto de saber que viagens próximas a velocidade da luz (a única opção de conseguirmos viajar durante a vida física dos tripulantes), dilatam o tempo e que se retornarem, não vão mais ter nenhum ente querido vivo; sejam familiares ou amigos | Qual seria o impacto disso na questão psicológica e no estado psiquiátrico em uma tripulação fazendo essa viagem, que ao meu ver, é só de ida ! Só vejo três maneiras da gente fazer a exploração interestelar: Usar robôs ao invés de tripulantes humanos, usar humanos com implantes robóticos que seria a integração homem maquina, ou ir conquistando passo a passo, em gotas homeopáticas o que convenhamos, quando se chegar a estrela mais próxima da Terra, a diferença entre os terráqueos e essas pessoas poderia ser tão grandes a ponto de sequer poderem ser considerados humanos ! A viagem interestelar, com o que sabemos no momento e com a tecnologia disponível, é ficção científica ! Ou arrumamos uma maneira de um salto quântico que permita sair da Terra e chegar a próxima estrela mais perto de nós em questão de minutos ou simplesmente jamais sairemos do quintal do sistema solar e olhe que já é praticamente impossível fazer isso com o que temos hoje de tecnologia ! Colonizar Marte, por exemplo, têm uma complexidade que somente um maluco é capaz de gastar dinheiro e tempo em tal proeza ! Os riscos de não dar certo são infinitamente maiores proporcionalmente falando, do que conseguirmos viabilizar uma colônia lá nos próximos 500 anos ! É mais razoável imaginar que a gente se exploda aqui primeiro do que chegarmos lá ! Uma outra opção e se conseguirmos construir uma tecnologia ou descobrir uma que os seriados "Jornada nas Estrelas", "Stargate" e "Guerra nas Estrelas" mostraram em termos tecnológicos para viagens interestelares ! E dessas, por incrível que pareça a que mais vejo possibilidades é a mostrada na rede de "Stargates" espalhados por alguma civilização extremamente mais evoluída....convenhamos que é viajar longe na maionese !
Concordo com você em todos os seus argumentos. Muito lógico seu raciocínio. Acredito em viagens interestelares somente com nano robôs auto replicaveis e, mesmo assim, através de inúmeras gerações.
Esqueceu de Babylon5 em que são usados portais construídos pra navegar em buracos de minhoca ou espaço - tempo(de modo que vá e volte pra Terra sem ter passado o tempo de anos - luz), na série de 1978 Buck Rogers também usam os "portões estelares - pra navegar no mesmo espaço - tempo"
Podia ser enviada uma grande nave com minicidade dentro? Hospital escola universidade. Assim nasceriam novas pessoas que se formariam cienistas astronautas medicos etc ou enviar robos com IAs?
Lançar um módulo com 80 metros quadrados já é um desafio Mesmo montando em partes no espaço pu na Lua Vai ser lançamento pra burro Viagem tripulada dessa magnitude é impossível mesmo em 1 século no futuro.
Para aquele acreditam em disco voador,deve repensar nessas distâncias entre sóis, e suporem a baixa probabilidade, que civilizações desenvolvidas consigam fazer viajens instelares.
3:50 o foguete não se move pq "atira gases para trás". Fosse assim, quando eles chegam na fase em que a pressão atmosférica é inferior - e os gases da saída se aspergem, ele não se moveria. Na verdade a 3LN funciona nos reatores - e no balão de ar - pq o vetor que empurra o objeto para frente NÃO tem um vetor que empurra para trás, e prevalece. É uma questão de vestibular que sempre se repete: a seta do vetor está DENTRO do foguete, e não na cauda, com os gases.
Acredito que após a apresntação dessas dificuldades do Video, a Melhor alternativa a Medio Prazo seria o desenvolvimento de Robos Humanoides com I.A. essas maquinas evoluidas e inteligentes com capacidade intelectual semelhante ou Superior a Humana , será os Primeiros a explorar o espaço interestelar .
O que tem de tão interessante no topo do Everest? Na Antártida? No fundo do oceano? ... o ser humano é curioso e tem essa fome por descobertas, exploração.
TEM UM PROJETO QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO .CAHAMADO DE MOTOR (HELICOIDAL) SE DER CERTO PODE ATINGIR GRANDES VELOCIDADES . TAI UMA SUGESTÃO PARA O CANAL FALAR SOBRE ESSE FUTURO MOTOR .PARABÉNS PELO CANAL SUCESSO.
Juliano, acho q nunca me manifestei aqui, mas quero dizer q seus vídeos são muito bons, bem produzidos e muito didáticos. Parabéns. Certamente viagens interestelares estão num horizonte de tempo bem fora da realidade dos próximos, chutaria, 100 anos, no mínimo. Entretanto, a colonização de alguns corpos celestes do sistema solar me parece algo bastante factível num horizonte de 100 a 200 anos. Gostaria muito de ver uma análise sua a esse respeito. Nesse sentido, gosto muito da série de ficção q se passa em 2200 chamada Expanse. Gde abç.
A série é bem interessante, não fica fora das leis da física que conhecemos. Só não gosto do "capitão holden", ator bem fraco para um projeto espetacular como esse. Ainda estou na metade da 4ª temporada. Pensando em comprar os dois últimos livros já que a setor termina antes
Muito bom Juliano!! Respondeu minha dúvida sobre questão de matéria prima pra enfrentar a velocidade da luz, excelente reflexao conteúdo sobre um tema que definirá o quanto a espécie humana vai sobreviver
Creio que até chegar esse momento já teremos telescópios capazes de examinar a atmosfera de outros planetas. Assim como no século XV a expansão marítima só pôde ser viabilizada com um Estado Nacional que reuniu os recursos e tecnologias necessários ao empreendimento, terá de ser um esforço conjunto e planetário.
Vejo o fator humano como um grande empecilho. As novas gerações teriam q ser ensinadas a aderir ao objetivo do projeto, seria tipo uma seita? E os bebês q nascessem com problemas genéticos ou rebeldes ao sistema? Mais simples deixar a nave no controle de robôs controlados por IAs levando um compartimento criogênico com embriões humanos congelados q possam ser fertilizados qdo chegar a um planeta com condições atmosféricas similares à Terra, se é q exista.
Fala Milton! Obrigado pela ajuda, amigo! Eu acredito que haverá naves geracionais, mas preferi falar apenas sobre a possibilidade de uma pessoa nascer aqui e morrer lá, sem criogenia. Tenho que fazer escolhas para os vídeos não ficarem muito cansativos, sabe? Abraço!
eu tenho uma ideia que pra nos viajar pra outras estrelas e so pegar um meteoro grande e criar uma bioamosfera dentro dele e lançalo ao espaço viajando dentro dele
3:21 " a luz que viaja no limite de velocidade do universo..." acho que essa frase não faz muito sentido visto que a luz não é mais rapida que a expansão do espaço tempo e da gravidade extrema de um buraco negro ( que é a mesma coisa so quem em um ponto concetrado) apenas uma observação amigo nao chateie eu presto atenção em cada palavra que vc diz :D mais um excelnte vídeo
Acredito que ainda nem estamos na adolescência tecnológica, acredito que ainda estamos nos primeiros meses de vida tecnológico, temos muito a inventar e criar de tecnologias ainda, e vamos…
Obrigado Juliano, seus vídeos são sempre fantásticos! Acho que se chegarmos a conseguir explorar o nosso sistema solar por inteiro em espaçonaves cada vez mais rápidos já será incrível! Imagina quantas maravilhas existem escondidas nos recantos do nosso maravilhoso sistema solar! 🚀
Sim, essa é uma visão bem mais sóbria sobre as possibilidades tecnológicas ao nosso alcance. E dadas as reais dimensões entre os astros, se aventurar "apenas" pelo nosso sistema solar já seria em si uma empreitada absurda, de tirar o fôlego de muitos físicos, engenheiros, matemáticos, etc. por décadas.
@@LuzeSombras88 com certeza! Não sei se você já lei os livros: "2001 - Uma Odisséia no Espaço", "2010 - Uma Odisséia no Espaço II", "2061 - Uma Odisséia no Epaço III", e 3001 - A Odisséia Final"? Nessa sequência de 4 livros dá pra se ter uma noção do que seria poder ter tecnologia pra explorar nosso sistema solar, super recomendo a leitura! Grande abraço!
@@BettoSR Infelizmente nunca li nenhum deles. Só assisti aos filmes "2001 - Uma odisséia no espaço" e "2010 - O ano em que faremos contato". Cara, eu gostaria muito de estar vivo pra testemunhar ao menos parte dos grandes mistérios dos planetas e luas ao nosso redor sendo desvendados! Outro abraço! E obrigado pelas recomendações.
Imagina mandar hoje uma nave até alguma lua habitavel em Próxima Centauri, levando 10 mil anos. E daqui a 5 mil anos, a humanidade do futuro ter uma tecnologia que permita fazer essa viagem em 3 mil anos. Qdo o povo de hoje chegar la, ja vai ter uma civilização muito do futuro habitando a 2 mil anos 😅🤯🤯🤯
Quando conseguirmos ter tecnologia para viajar para sistemas estelares próximos, já teremos nos transformado em robôs e o tempo de duração de uma viagem bem como a radiação não serão uma preocupação tão grande.
Acho que tem um erro no projeto todo: até o meio da viagem teremos que acelerar. Do meio até a chegada teremos que virar a nave e desacelerar, senão faremos apenas um overfly. Quando virarmos a nave, perdemos o escudo frontal. Os desafios são bem maiores - assim como o tempo de viajem. 😢
Basta usar a expansão do universo como propulsão. O universo se expande mais rápido que a luz. Precisamos descobrir uma forma de usar isso como um intensificador de movimento.
Vídeo muito bom. Existe um problemão que poucos levam em consideração: Poderemos alcançar grandes velocidades mas e quanto acelerar para chegar nessas velocidades ? Uma viagem confortável seria 10m/s/s. Um g. Exatamente na metade da viagem virar a nave ao contrário e desacelerar um g até chegar no destino. Acho que o Asimov escreveu uma ficção a respeito. As naves da história conseguiam altas velocidades mas aceleravam no máximo 3 g. Os tripulantes e passageiros deitados num tipo de banheira e não seria nada agradável ficar o tempo todo sob essa aceleração. Não sei se consegui me explicar e desculpas pelo texto longo.
A uma aceleração semelhante à da gravidade da Terra, teoricamente chegaríamos à velocidade da luz em doze meses. Dois anos seriam, portanto, passados acelerando e desacelerando. Mas teríamos que criar gravidade artificial de outra maneira durante o meio da viagem para ficarmos mais confortáveis…
A busca por elementos químicos novos que possam nos dar energia limpa e combustível muito mais barato, essa que eu acredito que seja a busca do homem ao tentar ir nesses planetas próximos da terra.
Estamos imaginando uma carruagem parada , esquecemos que a todo momento estamos em um lugar diferente no universo, a carruagem está andando, vamos ficar atentos aos detalhes da estrada.
3:24 está correto mas você está esquecendo 2 pontos da relatividade geral muito importantes: 1: Do ponto de vista da luz não se passou nem 1 segundo sequer quem dirá 4 anos 2: Para um humano viajando a 99% dessa velocidade gastariamos (Em tempo terrestre) cerca de 4 meses. 4 anos passaria para um observador externo, e não pra quem está viajando. Fora isso ótimo vídeo!
Quando se diz que "lançar material radioativo pro espaço não é uma ideia atraente" ...o espaço não é super radioativo? Já que os astros como estrelas , quasares, supernovas, pulsares tem reações nucleares que jogam radioatividade pra tudo que é lado? Não seria uma nave atômica como uma insignificante e pequena molécula de água diluída nos Oceanos da Terra (universo)? Acho que eu não estou entendendo as escalas...
Não é uma ideia atraente porque se algo acontecer de errado no lançamento, o material radioativo vai cair na Terra! Você tem razão, em relação ao espaço em si, não faz diferença nenhuma… O problema é contaminar o ambiente com radioatividade!
Por mais que seja mais realista não optar por tecnologias que ainda não foram inventadas como dobras espaciais ou até algo que nem conseguimos imaginar. É o mesmo que ser um velejador na época de Colombo querendo ir de caravela até a lua. Creio que poderia ser possível sim uma viagem interestelar porém não alcançamos esse nível tecnológico.
Excelente. parabéns... todos conseguem entender sua didática. Tenho uma consideração... mas a estrela mais próxima teria algo interessante para ser observado? Ou seria apenas o desafio de ir até lá?
Desafio e algo interessante a ser observado. Seria um objetivo primário, assim como ir a lua que é o astro mais próximo e provar que é possível e interessante pois nessas estrelas existem planetas também e creio que seria muito uma questão de coletar dados, fotografar esses mundo, observar o comportamento da estrela, campo magnético, radiação ... Uma série de dados pra entender se nossos modelos estão certos, errados, o quanto sabemos, como outros mundos funcionam, composição quimica ...
A questão de matérias precisam ser melhor estudados pois as espaçonaves precisam ser feitas de material o mais leve possível, porém, hiper super resistente, para que nada penetre na espaçonave, nenhuma poeira ou microorganismos além de radiação por raios cósmicos. Será possível esse tipo de viagem ? Sim ! Será fácil ? Nunca e estamos longe dessas viagens.....100... 150 anos ou mais
Viagem tripulada pra outra estrela, considerando as tecnologias plausíveis, só será possível se a criogenia (ou animação suspensa) se tornar viável. E até onde sei, ainda é ficção-científica.
Se a humanidade não se destruir nos próximos anos, como o Juliano comentou, teremos um novo "ser" inteligente para nos ajudar nas viagens interestelares baseados nas inteligências artificiais... então as descobertas científicas também acontecerão a velocidades absurdas! Meios inimagináveis de viagem serão desenvolvidos...
O conhecimento científico é de crescimento exponencial. 100 anos antes do Saturno V o transporte mais rápido do planeta Terra era o cavalo. Imaginem qual será 100 ou 200 anos depois dele?
Bom, vamos as seguintes questões: - combustível químico está fora de questão. - combustível nuclear até seria uma opção. Porém, o fator segurança é inquestionável. Um explosão poria fim ao projeto - um motor a íons seria uma opção, porém, teríamos de levar a nave até o espaço, acionar o motor de ions até em torno do Sol para efetuar um efeito estilingue. A questão seria como frear a nave. Portanto, os estudos para a velicidade de dobra deveriam ser aprofundadas. Alcubierre já nos mostrou que isso seria possivel. Porém, precisaríamos de um reservatório do tamanho de Júpiter para poder produzir a deformidade no vácuo de modo a mover a nave. Também não podemos nos esquecer de outros fatores: comida e segurança. O espaço, como bem dito no vídeo possui milhões de partículas dispersas. Sem contar com possíveis - civilizações. Ou alguém ainda acha que estamos sós???
É... não tem jeito, o negócio é perguntar pros 👽 como eles fazem... domínio e manipulação dos campos quânticos, mas é aquilo, a terra nos fez e somos projetados em tempo e matéria pra depender das condições que o planeta nos deu.
s fizer a conta que 1 ano tem 9200 horas entao se dividir por ano o valor de 300 mil precisariamos d euma nave que andasse 83 m,il quilimetros por hora pra ir ate la em, 20 anos ou seja quase impossivel a nao ser que pegassemos 1 meteoro e ficassemos dntro dele e o acelerasse cada vez mais rapido em direçao ao destino
Se me permitem fazer um pouco de "expeculação abstrata", os et's utilizam discos voadores e não foguetes, ou seja, é uma tecnologia que ainda não podemos nem imaginar.
Que o homem sobressaiu às cavernas.... nada mais é impossível. Até porque, o único atributo dado à espécie humana, diferente de outros seres vivos, é o raciocínio lógico.
Nem imaginava que um motor desse seria possível mesmo. Eu sempre fiquei sonhando sobre as velas solares, apesar de ser uma ideia maluca quando você se da conta de quão distante é tudo. Com certeza vai demorara séculos para isso e quando for possível, só uma sonda será enviada. Eu queria muito poder ver imagens de um planeta semelhante ao nosso, mas infelizmente nao será possível.
Mas se você viajar a 20% da velocidade da luz demoraria 100 anos do observador da terra. Mas na nave a pessoa demoraria menos pela dilatação temporal. Pede aih pra alguem fazer a conta mas deve dar uns 80 anos.
Os motores mais rápidos que temos hoje, como você falou, são os motores iônicos, o que levaria 10 mil anos para chegarmos na estrela mais próxima. Mas, isso é no nosso referencial, aqui na terra, ou no referencial de quem esta na nave?
Dez mil anos terrestre. Para os tripulantes é a mesma coisa, pois uma fração da velocidade da luz, desconta uma fração desses 10 mil anos Que seja 9 ou 8 mil anos para a tripulação, mas nada absurdo em relação a Terra
Simplesmente um dos melhores canais do youtube brasileiro.
Amando seus vídeos. Gostaria de estar vivo para testemunhar estes momentos.
Existe uma certa beleza trágica em contemplar a finitude humana frente às dimensões do universo...
Grande vídeo, parabéns!
Se partimos do ponto de que podemos criar estaleiro espacial orbitando entre a lua e a terra, onde seria construídas as naves, peso seria o menor dos problemas, mas, essa nave que seria construída em órbita ela não poderia pousa na terra porq ela seria uma espaçonave/estação espacial, como a de avatar, e teria naves menores que serviriam para fazer a locomoção entre o planeta e a nave mãe que estaria em órbita.
Opa vídeo novo na hora do almoço, que coisa boa.
Juliano nos seus cálculos você considerou a frenagem? A frenagem pode aumentar bastante este tempo de viagem. Dificilmente teremos viagens interestelares dentro de um tempo de vida humana (com as atuais tecnologias).
Faltando 1 km pra chega era só joga uma âncora pra freiar rapaz
@@Matheus.K Jogava a ancora em um planeta ou até mesmo na estrela para frear. Boa ideia. hahaha
deve dar pra usar a gravidade da estrela pra ajudar
@@felipenasser7794 Não sei se eh possível. Só vi usarem gravidade de planetas ou estrelas para ganhar velocidade com estilingue gravitacional. Fazer o contrário para perder nunca vi. Os cálculos que já vi para viagem interestelar as espaço naves precisam perder muito tempo e combustível para frenagem.
Desacelerar não deve estar incluso não.
Provavelmente o mesmo tempo que gastou pra sair de estático pra velocidade máxima
Sensacional
Estava ansioso esperando este vídeo novo, já dei o like antes de ver o vídeo.
"Os planetas, um dia, talvez vocês conquistem. Mas as estrelas não são para o Homem" ... Arthur C. Clarke
ja chego apertando o like mesmo antes de ver o video todo! esse canal eh top!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Eu já falei que esse é o melhor canal do RUclips né?
Em Avatar as naves são impulsionadas por lasers em terra e velas gigantescas na nave para chegar até pandora, os motores de antimatéria são usados para desacelerar e também para sair de pandora de volta para terra
Isso é muito legal!
Onde isso é documentado? Pq não lembro dessas informações no filme
Era só oque eu precisava ouvir pra vender meu chevette e iniciar o projeto👍😎
O erro dele foi não fazer os cálculos usando um motor ap Mili e nove com um turbo enorme e 3 quilo no pé, único problema ia ser o câmbio, mas levava uns 5 extras e dava pra fazer a viagem de boas
A sua abordagem em relação ao tipo de propulsão é perfeita; mas sejamos sinceros; mesmo que se resolvêssemos a questão do propulsor e consequentemente, a viabilidade de uma viagem interestelar durante a vida dos tripulantes; isso seria apenas um aspecto até irrelevante face as outras variáveis ! Temos a questão da navegabilidade, afinal seria fácil nos perdermos na viagem, temos a questão de suprimentos, temos a questão da radioatividade, temos o risco de partículas microscópicas se tornarem verdadeiros misseis e destruírem a nave em qualquer fase da viagem, a questão da saúde física e mental dos tripulantes e a principal delas ao meu ver; o impacto de saber que viagens próximas a velocidade da luz (a única opção de conseguirmos viajar durante a vida física dos tripulantes), dilatam o tempo e que se retornarem, não vão mais ter nenhum ente querido vivo; sejam familiares ou amigos | Qual seria o impacto disso na questão psicológica e no estado psiquiátrico em uma tripulação fazendo essa viagem, que ao meu ver, é só de ida !
Só vejo três maneiras da gente fazer a exploração interestelar: Usar robôs ao invés de tripulantes humanos, usar humanos com implantes robóticos que seria a integração homem maquina, ou ir conquistando passo a passo, em gotas homeopáticas o que convenhamos, quando se chegar a estrela mais próxima da Terra, a diferença entre os terráqueos e essas pessoas poderia ser tão grandes a ponto de sequer poderem ser considerados humanos !
A viagem interestelar, com o que sabemos no momento e com a tecnologia disponível, é ficção científica ! Ou arrumamos uma maneira de um salto quântico que permita sair da Terra e chegar a próxima estrela mais perto de nós em questão de minutos ou simplesmente jamais sairemos do quintal do sistema solar e olhe que já é praticamente impossível fazer isso com o que temos hoje de tecnologia ! Colonizar Marte, por exemplo, têm uma complexidade que somente um maluco é capaz de gastar dinheiro e tempo em tal proeza ! Os riscos de não dar certo são infinitamente maiores proporcionalmente falando, do que conseguirmos viabilizar uma colônia lá nos próximos 500 anos ! É mais razoável imaginar que a gente se exploda aqui primeiro do que chegarmos lá !
Uma outra opção e se conseguirmos construir uma tecnologia ou descobrir uma que os seriados "Jornada nas Estrelas", "Stargate" e "Guerra nas Estrelas" mostraram em termos tecnológicos para viagens interestelares ! E dessas, por incrível que pareça a que mais vejo possibilidades é a mostrada na rede de "Stargates" espalhados por alguma civilização extremamente mais evoluída....convenhamos que é viajar longe na maionese !
Concordo com você em todos os seus argumentos. Muito lógico seu raciocínio. Acredito em viagens interestelares somente com nano robôs auto replicaveis e, mesmo assim, através de inúmeras gerações.
Esqueceu de Babylon5 em que são usados portais construídos pra navegar em buracos de minhoca ou espaço - tempo(de modo que vá e volte pra Terra sem ter passado o tempo de anos - luz), na série de 1978 Buck Rogers também usam os "portões estelares - pra navegar no mesmo espaço - tempo"
Valeu!
Valeeeeeeu pela ajuda, Andre! Abração!
Fascinante professor! A sabedoria é libertadora.
Podia ser enviada uma grande nave com minicidade dentro? Hospital escola universidade. Assim nasceriam novas pessoas que se formariam cienistas astronautas medicos etc ou enviar robos com IAs?
Foi o que comentei! Robôs com IAs é a única solução (realmente possível) que consigo imaginar.
Lançar um módulo com 80 metros quadrados já é um desafio
Mesmo montando em partes no espaço pu na Lua
Vai ser lançamento pra burro
Viagem tripulada dessa magnitude é impossível mesmo em 1 século no futuro.
@@Leander-zh7cr e quase todos nós destilando ódio contra o surgimento de I.A, como na idade média... o ser humano não muda
Espero a semana todo pelos seus vídeos! Parabéns pelo canal!
Show
Para aquele acreditam em disco voador,deve repensar nessas distâncias entre sóis, e suporem a baixa probabilidade, que civilizações desenvolvidas consigam fazer viajens instelares.
PARABÉNS e OBRIGADO por seus vídeos MARAVILHOSOS. Prestas um grande serviço ao mundo.
3:50 o foguete não se move pq "atira gases para trás". Fosse assim, quando eles chegam na fase em que a pressão atmosférica é inferior - e os gases da saída se aspergem, ele não se moveria.
Na verdade a 3LN funciona nos reatores - e no balão de ar - pq o vetor que empurra o objeto para frente NÃO tem um vetor que empurra para trás, e prevalece. É uma questão de vestibular que sempre se repete: a seta do vetor está DENTRO do foguete, e não na cauda, com os gases.
Acredito que após a apresntação dessas dificuldades do Video, a Melhor alternativa a Medio Prazo seria o desenvolvimento de Robos Humanoides com I.A. essas maquinas evoluidas e inteligentes com capacidade intelectual semelhante ou Superior a Humana , será os Primeiros a explorar o espaço interestelar .
Ótima explicação!
Máquinas. Nós devemos transferir nossas consciências para máquinas ou criar máquinas altamente capazes (o que é um risco).
Já estamos viajando no espaço por mais de 200 mil anos na espaconave terra. Para irmos à outros sistemas usaremos o mesmo conceito
Mas vem cá! O que tem de tão interessante la? Ou, seria só, o mais interessante, o fato de chegar lá?
O que tem de tão interessante no topo do Everest? Na Antártida? No fundo do oceano? ... o ser humano é curioso e tem essa fome por descobertas, exploração.
TEM UM PROJETO QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO .CAHAMADO DE MOTOR (HELICOIDAL) SE DER CERTO PODE ATINGIR GRANDES VELOCIDADES . TAI UMA SUGESTÃO PARA O CANAL FALAR SOBRE ESSE FUTURO MOTOR .PARABÉNS PELO CANAL SUCESSO.
Juliano, acho q nunca me manifestei aqui, mas quero dizer q seus vídeos são muito bons, bem produzidos e muito didáticos. Parabéns. Certamente viagens interestelares estão num horizonte de tempo bem fora da realidade dos próximos, chutaria, 100 anos, no mínimo. Entretanto, a colonização de alguns corpos celestes do sistema solar me parece algo bastante factível num horizonte de 100 a 200 anos. Gostaria muito de ver uma análise sua a esse respeito. Nesse sentido, gosto muito da série de ficção q se passa em 2200 chamada Expanse. Gde abç.
A série é bem interessante, não fica fora das leis da física que conhecemos. Só não gosto do "capitão holden", ator bem fraco para um projeto espetacular como esse. Ainda estou na metade da 4ª temporada. Pensando em comprar os dois últimos livros já que a setor termina antes
"... já que a série terminará antes dos fatos relatados neles."
Muito bom Juliano!! Respondeu minha dúvida sobre questão de matéria prima pra enfrentar a velocidade da luz, excelente reflexao conteúdo sobre um tema que definirá o quanto a espécie humana vai sobreviver
talvez a resposta esteja no que descobriremos quando unirmos a fisica quantica a fisica.
se for possivel manipular o espaço tempo, deformando o mesmo.
Colonizar outros sistemas é meio incerto, mas o sistema solar é totalmente viável. Espero viver para ver!
Creio que até chegar esse momento já teremos telescópios capazes de examinar a atmosfera de outros planetas.
Assim como no século XV a expansão marítima só pôde ser viabilizada com um Estado Nacional que reuniu os recursos e tecnologias necessários ao empreendimento, terá de ser um esforço conjunto e planetário.
Bacana sonhar que poderíamos já estar no desenvolvimento dessas naves. Senti fala das naves geracionais. Seríamos capazes de construir algo assim?
Vejo o fator humano como um grande empecilho. As novas gerações teriam q ser ensinadas a aderir ao objetivo do projeto, seria tipo uma seita? E os bebês q nascessem com problemas genéticos ou rebeldes ao sistema?
Mais simples deixar a nave no controle de robôs controlados por IAs levando um compartimento criogênico com embriões humanos congelados q possam ser fertilizados qdo chegar a um planeta com condições atmosféricas similares à Terra, se é q exista.
Fala Milton! Obrigado pela ajuda, amigo! Eu acredito que haverá naves geracionais, mas preferi falar apenas sobre a possibilidade de uma pessoa nascer aqui e morrer lá, sem criogenia. Tenho que fazer escolhas para os vídeos não ficarem muito cansativos, sabe? Abraço!
Fica a sugestão de pauta 🙂
Grandessissimo Juliano. Como sempre, surpreendente. Comentario de hj ej breve como nós, mas o incentivo eh pra ajudar na nossa miopia. Grande abraço
Heheheheh! Adorei o "grandessíssimo"! Obrigado mais uma vez pela ajuda, grande amigo! Abraço!
@@JulianoRighetto sou da geração chaves. 😂😂😂😂😂
eu tenho uma ideia que pra nos viajar pra outras estrelas e so pegar um meteoro grande e criar uma bioamosfera dentro dele e lançalo ao espaço viajando dentro dele
Nunca sairemos da terra e ponto.
3:21 " a luz que viaja no limite de velocidade do universo..." acho que essa frase não faz muito sentido visto que a luz não é mais rapida que a expansão do espaço tempo e da gravidade extrema de um buraco negro ( que é a mesma coisa so quem em um ponto concetrado) apenas uma observação amigo nao chateie eu presto atenção em cada palavra que vc diz :D mais um excelnte vídeo
Acredito que ainda nem estamos na adolescência tecnológica, acredito que ainda estamos nos primeiros meses de vida tecnológico, temos muito a inventar e criar de tecnologias ainda, e vamos…
É uns cálculos muito difíceis de acertar... pois perto da velocidade da luz o tempo é relativamente menor e mais lento da nossa aqui da terra...
Isso tudo pra chegar em próxima cemtauri ...nem vamos falar das outras
Obrigado Juliano, seus vídeos são sempre fantásticos! Acho que se chegarmos a conseguir explorar o nosso sistema solar por inteiro em espaçonaves cada vez mais rápidos já será incrível! Imagina quantas maravilhas existem escondidas nos recantos do nosso maravilhoso sistema solar! 🚀
Sim, essa é uma visão bem mais sóbria sobre as possibilidades tecnológicas ao nosso alcance. E dadas as reais dimensões entre os astros, se aventurar "apenas" pelo nosso sistema solar já seria em si uma empreitada absurda, de tirar o fôlego de muitos físicos, engenheiros, matemáticos, etc. por décadas.
@@LuzeSombras88 com certeza! Não sei se você já lei os livros: "2001 - Uma Odisséia no Espaço", "2010 - Uma Odisséia no Espaço II", "2061 - Uma Odisséia no Epaço III", e 3001 - A Odisséia Final"? Nessa sequência de 4 livros dá pra se ter uma noção do que seria poder ter tecnologia pra explorar nosso sistema solar, super recomendo a leitura! Grande abraço!
@@BettoSR Infelizmente nunca li nenhum deles. Só assisti aos filmes "2001 - Uma odisséia no espaço" e "2010 - O ano em que faremos contato".
Cara, eu gostaria muito de estar vivo pra testemunhar ao menos parte dos grandes mistérios dos planetas e luas ao nosso redor sendo desvendados!
Outro abraço! E obrigado pelas recomendações.
@@LuzeSombras88 acredito que veremos sim, conquistas espaciais incríveis nessa década e na próxima!
Com energia nuclear, daríamos pra alcançar 1% da velocidade da luz, nessa velocidade daria pra viajará por todo o sistema solar
Nós somos uma dessas tribos estelares q ficamos em volta da nossa fogueira.
Faz sentido
👏👏👏
Faremos sim e nunca e dica nunca a um ser humano pois o desafio nos move a superar os mesmos
Vejo que o canal tem crescido bem rapidamente. Não dá para imaginar quem mereça mais que o Juliano. Parabéns, logo chega a primeira placa.
Parabéns pelo canal espero que mais pessoas conheçam esta maravilha
Imagina mandar hoje uma nave até alguma lua habitavel em Próxima Centauri, levando 10 mil anos.
E daqui a 5 mil anos, a humanidade do futuro ter uma tecnologia que permita fazer essa viagem em 3 mil anos.
Qdo o povo de hoje chegar la, ja vai ter uma civilização muito do futuro habitando a 2 mil anos 😅🤯🤯🤯
Que vídeo 👏👏👏👏😊
Quando conseguirmos ter tecnologia para viajar para sistemas estelares próximos, já teremos nos transformado em robôs e o tempo de duração de uma viagem bem como a radiação não serão uma preocupação tão grande.
Segundo Jornada nas Estrelas e sua primeira diretriz, os estraterrestres só entrarão em contato conosco quando descobrirmos a dobra espacial.
Muito bacana a forma como vc ilustra esses ensinamentos.
Você acabou com os sonhos de muitos ufólogos KKKK Abraços!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ótimo vídeo. Faz um sobre a possibilidade da criogenia para viagens especiais.
Acho que tem um erro no projeto todo: até o meio da viagem teremos que acelerar. Do meio até a chegada teremos que virar a nave e desacelerar, senão faremos apenas um overfly. Quando virarmos a nave, perdemos o escudo frontal. Os desafios são bem maiores - assim como o tempo de viajem. 😢
A maior pegunta pra esse tipo de viagem é o que tem lá ? Podemos viajar até lá e não ter nada.
Basta usar a expansão do universo como propulsão. O universo se expande mais rápido que a luz. Precisamos descobrir uma forma de usar isso como um intensificador de movimento.
Um cientista alemão já descobriu como fazer isso sem a necessidade de matéria negativa e energia negativa.
Eu quero muito q a humanidade alcance as estrelas!!!! Vamos vencer o grande limite?
Vamos sim. Só liberarem a tecnologia do TR3B kk
Vídeo muito bom. Existe um problemão que poucos levam em consideração: Poderemos alcançar grandes velocidades mas e quanto acelerar para chegar nessas velocidades ? Uma viagem confortável seria 10m/s/s. Um g. Exatamente na metade da viagem virar a nave ao contrário e desacelerar um g até chegar no destino. Acho que o Asimov escreveu uma ficção a respeito. As naves da história conseguiam altas velocidades mas aceleravam no máximo 3 g. Os tripulantes e passageiros deitados num tipo de banheira e não seria nada agradável ficar o tempo todo sob essa aceleração. Não sei se consegui me explicar e desculpas pelo texto longo.
A uma aceleração semelhante à da gravidade da Terra, teoricamente chegaríamos à velocidade da luz em doze meses. Dois anos seriam, portanto, passados acelerando e desacelerando. Mas teríamos que criar gravidade artificial de outra maneira durante o meio da viagem para ficarmos mais confortáveis…
A busca por elementos químicos novos que possam nos dar energia limpa e combustível muito mais barato, essa que eu acredito que seja a busca do homem ao tentar ir nesses planetas próximos da terra.
Estamos imaginando uma carruagem parada , esquecemos que a todo momento estamos em um lugar diferente no universo, a carruagem está andando, vamos ficar atentos aos detalhes da estrada.
3:24 está correto mas você está esquecendo 2 pontos da relatividade geral muito importantes:
1: Do ponto de vista da luz não se passou nem 1 segundo sequer quem dirá 4 anos
2: Para um humano viajando a 99% dessa velocidade gastariamos (Em tempo terrestre) cerca de 4 meses. 4 anos passaria para um observador externo, e não pra quem está viajando.
Fora isso ótimo vídeo!
Basicamente viajar pelo espaço na velocidade da luz é viajar pelo tempo. E=mc²
Quando se diz que "lançar material radioativo pro espaço não é uma ideia atraente" ...o espaço não é super radioativo? Já que os astros como estrelas , quasares, supernovas, pulsares tem reações nucleares que jogam radioatividade pra tudo que é lado? Não seria uma nave atômica como uma insignificante e pequena molécula de água diluída nos Oceanos da Terra (universo)? Acho que eu não estou entendendo as escalas...
Não é uma ideia atraente porque se algo acontecer de errado no lançamento, o material radioativo vai cair na Terra! Você tem razão, em relação ao espaço em si, não faz diferença nenhuma… O problema é contaminar o ambiente com radioatividade!
Propulsão iônica, fissão ou fusão precisam de estoques finitos de gases! Acabariam em quanto tempo? Cinco anos? E depois?
Antimatéria: precisaríamos de "10 elevado a 19" vezes a mais do que produzimos no CERN, anualmente, hoje. 😭
Por mais que seja mais realista não optar por tecnologias que ainda não foram inventadas como dobras espaciais ou até algo que nem conseguimos imaginar. É o mesmo que ser um velejador na época de Colombo querendo ir de caravela até a lua. Creio que poderia ser possível sim uma viagem interestelar porém não alcançamos esse nível tecnológico.
Excelente. parabéns... todos conseguem entender sua didática.
Tenho uma consideração... mas a estrela mais próxima teria algo interessante para ser observado? Ou seria apenas o desafio de ir até lá?
Desafio e algo interessante a ser observado.
Seria um objetivo primário, assim como ir a lua que é o astro mais próximo e provar que é possível e interessante pois nessas estrelas existem planetas também e creio que seria muito uma questão de coletar dados, fotografar esses mundo, observar o comportamento da estrela, campo magnético, radiação ... Uma série de dados pra entender se nossos modelos estão certos, errados, o quanto sabemos, como outros mundos funcionam, composição quimica ...
qual seu problema com Hibernação? poderia fazer um vídeo sobre
Ele disse no vídeo que só faria as projeções usando tecnologias já testadas e comprovadas, hibernação hoje é especulação sem comprovação.
Vc é foda....
Com a Starship será fácil levar carga até a órbita alta para lançar de lá!
100 anos terrestres para quem está a 20% da velocidade da luz dá quanto tempo para quem está dentro da nave?
Ótimos vídeos sempre. Obrigado por isso.
A questão de matérias precisam ser melhor estudados pois as espaçonaves precisam ser feitas de material o mais leve possível, porém, hiper super resistente, para que nada penetre na espaçonave, nenhuma poeira ou microorganismos além de radiação por raios cósmicos. Será possível esse tipo de viagem ? Sim ! Será fácil ? Nunca e estamos longe dessas viagens.....100... 150 anos ou mais
E sobre a nuvem de oort e os posspiveis aglomerados de asteroides no caminho? Uma nava com velocidade relativística não conseguiria desviar deles.
A distância dos objetos nessa região são gigantes, existe um fator de sorte envolvido nisso tudo
Sou ateu, mas alguém muito inteligente disse que deus não joga dados. @@Matheus.K
A espinha dorsal da noite... COSMOS ⌛
Viagem tripulada pra outra estrela, considerando as tecnologias plausíveis, só será possível se a criogenia (ou animação suspensa) se tornar viável.
E até onde sei, ainda é ficção-científica.
Amortalidade está próxima amigo
Sem contar q estudos ja confirmaram q a densidade espacial depois da heliosfera e maior.
4 anos e três meses para quem fica na Terra! Para quem viaja na velocidade da luz, o tempo é muito menor.
Vamos para próxima Centauri... Surpresa! O planetas não são habitáveis! "Vamos voltar..." Só que não!😂😂😂😂😂
Se a humanidade não se destruir nos próximos anos, como o Juliano comentou, teremos um novo "ser" inteligente para nos ajudar nas viagens interestelares baseados nas inteligências artificiais... então as descobertas científicas também acontecerão a velocidades absurdas! Meios inimagináveis de viagem serão desenvolvidos...
Estamos confinados ao sistema solar. A velocidade da luz é o limite da matéria
Há outros problemas práticos nessas viagens, como a alimentação e a sanidade mental dos viajantes.
O conhecimento científico é de crescimento exponencial. 100 anos antes do Saturno V o transporte mais rápido do planeta Terra era o cavalo. Imaginem qual será 100 ou 200 anos depois dele?
Bom, vamos as seguintes questões:
- combustível químico está fora de questão.
- combustível nuclear até seria uma opção. Porém, o fator segurança é inquestionável. Um explosão poria fim ao projeto
- um motor a íons seria uma opção, porém, teríamos de levar a nave até o espaço, acionar o motor de ions até em torno do Sol para efetuar um efeito estilingue. A questão seria como frear a nave.
Portanto, os estudos para a velicidade de dobra deveriam ser aprofundadas. Alcubierre já nos mostrou que isso seria possivel. Porém, precisaríamos de um reservatório do tamanho de Júpiter para poder produzir a deformidade no vácuo de modo a mover a nave.
Também não podemos nos esquecer de outros fatores: comida e segurança. O espaço, como bem dito no vídeo possui milhões de partículas dispersas. Sem contar com possíveis - civilizações. Ou alguém ainda acha que estamos sós???
É... não tem jeito, o negócio é perguntar pros 👽 como eles fazem... domínio e manipulação dos campos quânticos, mas é aquilo, a terra nos fez e somos projetados em tempo e matéria pra depender das condições que o planeta nos deu.
s fizer a conta que 1 ano tem 9200 horas entao se dividir por ano o valor de 300 mil precisariamos d euma nave que andasse 83 m,il quilimetros por hora pra ir ate la em, 20 anos ou seja quase impossivel a nao ser que pegassemos 1 meteoro e ficassemos dntro dele e o acelerasse cada vez mais rapido em direçao ao destino
Com certeza o homem vai viajar bem mais rapido que a luz algumas veses . E esta perto .
Que triste. Acho que não vou ver isso. A não ser que eu esteja junto a uma das fogueiras das tribos celestes.
Caramba! Vídeo muito igual ao da Andreza do Matematizei
Eu assisti ontem o vídeo dela, muito parecido mesmo
Se me permitem fazer um pouco de "expeculação abstrata", os et's utilizam discos voadores e não foguetes, ou seja, é uma tecnologia que ainda não podemos nem imaginar.
A pouco mais de cem anos, a pergunta era: Vamos algum dia?
Que o homem sobressaiu às cavernas.... nada mais é impossível. Até porque, o único atributo dado à espécie humana, diferente de outros seres vivos, é o raciocínio lógico.
O paradoxo é se vamos levar o modus operandi de destruição praticado aqui na terra para outros locais do universo.
Por que o foguete a base de bombas H acabaria com a atmosfera da Terra? As que explodiram aqui até hoje não tiveram efeito algum na atmosfera.
Nem imaginava que um motor desse seria possível mesmo. Eu sempre fiquei sonhando sobre as velas solares, apesar de ser uma ideia maluca quando você se da conta de quão distante é tudo. Com certeza vai demorara séculos para isso e quando for possível, só uma sonda será enviada. Eu queria muito poder ver imagens de um planeta semelhante ao nosso, mas infelizmente nao será possível.
Poderíamos usar energia das estrelas, usar energia da matéria escura.
Uma viagem entre as estrelas em um mesmo tempo de vida humana, acho improvável.
Mas se você viajar a 20% da velocidade da luz demoraria 100 anos do observador da terra. Mas na nave a pessoa demoraria menos pela dilatação temporal. Pede aih pra alguem fazer a conta mas deve dar uns 80 anos.
Parabéns, já fez um vídeo sobre dobras espaciais?
Os motores mais rápidos que temos hoje, como você falou, são os motores iônicos, o que levaria 10 mil anos para chegarmos na estrela mais próxima. Mas, isso é no nosso referencial, aqui na terra, ou no referencial de quem esta na nave?
Dez mil anos terrestre.
Para os tripulantes é a mesma coisa, pois uma fração da velocidade da luz, desconta uma fração desses 10 mil anos
Que seja 9 ou 8 mil anos para a tripulação, mas nada absurdo em relação a Terra