adoro seus videos mano, acho foda você sempre lembrar o conceito de praticar e praticar mais, porque só assim você aprende as coisas de verdade, levo isso pra vida
Parabéns pelo vídeo muito bom, lembrei de um episodio onde acessado o Controller peguei o valor do model passando simplesmente o nome do model pela rota, o cara que estava comigo que também era programador, ficou irritado porque não entendeu como funcionava, eu falei que era assim que era que funcionava e pronto, bastava seguir algumas convenções, o cara simplesmente se alterou e falou que não podia ser assim , parecendo magica , simplesmente ignorei e toquei o barco. Não sou um cara novo mas o que eu vejo na maioria dos programadores mais velhos e essa dificuldade de aceitar novos paradigmas, o cara queria que eu passasse o id e fizesse uma busca no método em vez de simplesmente aceitar que funcionava e se preocupar em entregar o projeto
@@luaverse sim simplifica e o código fica bonito, mas a pessoa tem que saber as convenções e isso a gente não aprende de um dia para o outro, o que me chamou atenção neste caso foi a ignorancia do outro desenvolvedor.
@@gessegoncalves6493Tem duas questões para levar em consideração nesse seu comentário. 1 - Programador mais velho, programa, vocês arrastam e puxa, ele foi chamada de "linguagem" de programa, porque é um idioma, um russo lê o que um brasileiro escreveu e por aí vai, maioria não sabe metade dos códigos gerados, não consegue fazer uma BD direito 2- Às vezes a dificuldade está que ele foi ler o código fonte e era uma confusão, coisas desnecessárias, código sujo. Um bom programador faz algo funcionar com menos possível e de forma eficiente, isso é a mesma ideia de um instrumento como violino. linguagem está relacionado a transmissão de algo, seja texto, informações ou fala, programador que não sabe regex.
@@MarcoHanstain não cara eu não arrasto e puxo, laravel é puro código, e tem diversas facilidades que tornam a programação mais simples. Na verdade é código era bem simples, e justamente essa é a vantagem de seguir as convenções no laravel e em outros frameworks, o código fica super simples o cara tava reclamando da simplicidade do codigo e não da complexidade vou escrever aqui mais ou menos o que aconteceu código feito public function update(Request $request, Objeto $objeto){ $objerto->update($request->all()); } /////////////////////////////////////////////////////////////////// codigo que ele esperava encontrar public function update(Request $request){ $objeto = Objeto::find($request->id); $objeto->propriedade = $request->propriedade; $objeto->save(); } Na verdade eu falhei em dizer que ele não era programador em linguagem web , ele trabalhava com com SAP, ele era um dos que estava pagando pelo projeto, que foi um fracasso depois de entregue, pois era muito complexo para o usuário comum da web
@@gessegoncalves6493 Confesso que o mass assignment é um negócio que evito usar 😄 Prefiro a forma tradicional de criar e atualizar, mas não reclamo se o time usa de outra forma. O importante é estar combinado e seguir um padrão.
Laravel tem muitos anos de evolução e uma comunidade bem engajada em fazer o melhor framework possível pra quem for usar ele nos projetos. Eu concordo que parece um pouco estranho, e a implementação disso já foi diferente no passado. A questão é que existem muitas coisas que não foram mencionadas nesse artigo sobre como é o funcionamento das rotas, e garanto que tudo isso tem um bom motivo. Mas gostei do vídeo. Gosto de questionamentos mais profundos sobre as coisas, nós tendemos a ficar muito na superficialidade das coisas.
Muito obrigado por comentar. Fico feliz que tenha gostado do meu video! E é sempre legal se aprofundar nos frameworks da pra ver como muitas coisas são feitas. Eu particularmente adoro laravel, acho que é de longe a melhor escolha de framework web hoje em dia.
O Laravel é bom e entrega tudo pronto, permite que programadores menos habilidosos entreguem código de alto nível. A não ser que o programador seja muito experiente, é melhor que ele continue usando Laravel mesmo. Fora usando Symfony dá pra fazer as mesmas coisas, mas exige mais preparo e conhecimento do desenvolvedor, especialmente conhecimento de patterns.
Eu concordo! Laravel te dá as ferramentas que vc precisa e o padrão pra seguir, pode não ter a melhor implementação do mundo, mas é bom o suficiente. Isso que importa, no final a gente quer nosso código rodando e pronto
Eu queria muito estudar laravel, mas realmente hoje evito trabalhar com php ultimamente. Mas, vejo a comudidade php gosta muito no laravel então parece interessante.
Laravel tem suas particularidades, mas eu ainda acho que seja o framwork mais produtivo e com a comunidade mais ativa, ainda mais com esse aporte agora.
não vejo sentido nessa reclamação, intenção do framework e facilitar o trabalho do dev e abstrair coisas comuns. vc criar uma aplicação para vc ficar se masturbando nos patterns ou para os usuários terem a melhor experiencia ?
Depende do objetivo, nem toda aplicação precisa ter um propósito de ser pra um usuário final, as vezes vc pode programar algo e ir a fundo na implementação de algo só por que vc quer ou quer entender como funciona. Eu gosto muito do Laravel, e acho um ótimo framework, e não vejo problema nessa implementação, o autor do post já viu um problema e foi ver como funciona, isso é normal.
@@luaverse na programação nem sempre se consegue obter o resultado desejado da forma desejada. nem sempre a melhor implementação e o melhor patterns. acredito que todos já tenham passado por isso.
Faz um vídeo ensinado e configurando como usar lua para criar site
Vou fazer o problema é achar um bom framework web pra isso
@@luaverse lapis?
adoro seus videos mano, acho foda você sempre lembrar o conceito de praticar e praticar mais, porque só assim você aprende as coisas de verdade, levo isso pra vida
Parabéns pelo vídeo muito bom, lembrei de um episodio onde acessado o Controller peguei o valor do model passando simplesmente o nome do model pela rota, o cara que estava comigo que também era programador, ficou irritado porque não entendeu como funcionava, eu falei que era assim que era que funcionava e pronto, bastava seguir algumas convenções, o cara simplesmente se alterou e falou que não podia ser assim , parecendo magica , simplesmente ignorei e toquei o barco.
Não sou um cara novo mas o que eu vejo na maioria dos programadores mais velhos e essa dificuldade de aceitar novos paradigmas, o cara queria que eu passasse o id e fizesse uma busca no método em vez de simplesmente aceitar que funcionava e se preocupar em entregar o projeto
Legal seu comentário, o que eu gosto do Laravel é isso, ele simplifica o máximo possível pra vc conseguir entregar seu projeto e pronto.
@@luaverse sim simplifica e o código fica bonito, mas a pessoa tem que saber as convenções e isso a gente não aprende de um dia para o outro, o que me chamou atenção neste caso foi a ignorancia do outro desenvolvedor.
@@gessegoncalves6493Tem duas questões para levar em consideração nesse seu comentário.
1 - Programador mais velho, programa, vocês arrastam e puxa, ele foi chamada de "linguagem" de programa, porque é um idioma, um russo lê o que um brasileiro escreveu e por aí vai, maioria não sabe metade dos códigos gerados, não consegue fazer uma BD direito
2- Às vezes a dificuldade está que ele foi ler o código fonte e era uma confusão, coisas desnecessárias, código sujo.
Um bom programador faz algo funcionar com menos possível e de forma eficiente, isso é a mesma ideia de um instrumento como violino.
linguagem está relacionado a transmissão de algo, seja texto, informações ou fala, programador que não sabe regex.
@@MarcoHanstain não cara eu não arrasto e puxo, laravel é puro código, e tem diversas facilidades que tornam a programação mais simples.
Na verdade é código era bem simples, e justamente essa é a vantagem de seguir as convenções no laravel e em outros frameworks, o código fica super simples
o cara tava reclamando da simplicidade do codigo e não da complexidade
vou escrever aqui mais ou menos o que aconteceu
código feito
public function update(Request $request, Objeto $objeto){
$objerto->update($request->all());
}
///////////////////////////////////////////////////////////////////
codigo que ele esperava encontrar
public function update(Request $request){
$objeto = Objeto::find($request->id);
$objeto->propriedade = $request->propriedade;
$objeto->save();
}
Na verdade eu falhei em dizer que ele não era programador em linguagem web , ele trabalhava com com SAP, ele era um dos que estava pagando pelo projeto, que foi um fracasso depois de entregue, pois era muito complexo para o usuário comum da web
@@gessegoncalves6493 Confesso que o mass assignment é um negócio que evito usar 😄
Prefiro a forma tradicional de criar e atualizar, mas não reclamo se o time usa de outra forma. O importante é estar combinado e seguir um padrão.
gostei desse formato, poderia analisar outros projetos de lua
Vou fazer
Laravel tem muitos anos de evolução e uma comunidade bem engajada em fazer o melhor framework possível pra quem for usar ele nos projetos.
Eu concordo que parece um pouco estranho, e a implementação disso já foi diferente no passado. A questão é que existem muitas coisas que não foram mencionadas nesse artigo sobre como é o funcionamento das rotas, e garanto que tudo isso tem um bom motivo.
Mas gostei do vídeo. Gosto de questionamentos mais profundos sobre as coisas, nós tendemos a ficar muito na superficialidade das coisas.
Muito obrigado por comentar. Fico feliz que tenha gostado do meu video! E é sempre legal se aprofundar nos frameworks da pra ver como muitas coisas são feitas. Eu particularmente adoro laravel, acho que é de longe a melhor escolha de framework web hoje em dia.
O Laravel é bom e entrega tudo pronto, permite que programadores menos habilidosos entreguem código de alto nível. A não ser que o programador seja muito experiente, é melhor que ele continue usando Laravel mesmo.
Fora usando Symfony dá pra fazer as mesmas coisas, mas exige mais preparo e conhecimento do desenvolvedor, especialmente conhecimento de patterns.
Eu concordo! Laravel te dá as ferramentas que vc precisa e o padrão pra seguir, pode não ter a melhor implementação do mundo, mas é bom o suficiente. Isso que importa, no final a gente quer nosso código rodando e pronto
isso é bom é ruim ao mesmo tempo, pois pode deixar o programador preguiçoso :)
Trabalho com laravel mas estou sempre estudando php basico
Eu queria muito estudar laravel, mas realmente hoje evito trabalhar com php ultimamente. Mas, vejo a comudidade php gosta muito no laravel então parece interessante.
Cara eu realmente gosto de Laravel, mas não sei se iria curtir trabalhar com php hoje
Tenho interesse em estudar PHP, talvez usando no futuro Laravel na parte de des.web full stack. Sera q vale a pena ?
@@vandersonmarinho7414 com certeza vale a pena
No fim o escritor achou que era estranho porque tem muito comentário kkkk
Laravel tem suas particularidades, mas eu ainda acho que seja o framwork mais produtivo e com a comunidade mais ativa, ainda mais com esse aporte agora.
@@darlanthiago eu gosto muito do Laravel
Gosto dos seus videos.
Fico feliz em saber disso!
Vendo o vídeo deu até um pouco de vontade de aprender PHP
Eu gosto de php, é sempre bom saber um pouquinho ksks
✌✌👍👍👍💪
10:20 KKKKKKK ACHEI Q ERA MEU ZAP
Kkkkkkkkkk
não vejo sentido nessa reclamação, intenção do framework e facilitar o trabalho do dev e abstrair coisas comuns. vc criar uma aplicação para vc ficar se masturbando nos patterns ou para os usuários terem a melhor experiencia ?
Depende do objetivo, nem toda aplicação precisa ter um propósito de ser pra um usuário final, as vezes vc pode programar algo e ir a fundo na implementação de algo só por que vc quer ou quer entender como funciona. Eu gosto muito do Laravel, e acho um ótimo framework, e não vejo problema nessa implementação, o autor do post já viu um problema e foi ver como funciona, isso é normal.
@@luaverse na programação nem sempre se consegue obter o resultado desejado da forma desejada. nem sempre a melhor implementação e o melhor patterns. acredito que todos já tenham passado por isso.
@jonathanjua1 Não entendi, como assim, que na programação nem sempre obtém o resultado esperado, da forma esperada ?