Tranquei o curso de S.I na metade, pra fazer medicina veterinária por 5 anos, curso diurno, então fiquei impossibilitada de trabalhar em regime CLT, logo eu vendia trufas, Avon, etc pra conseguir manter os estudos. E estou sentindo muita dificuldade no mercado de trabalho. Se você quiser fazer uma faculdade, acho válido, mas abrir mão de trabalhar pra " só" estudar não vale a pena. P.S.: Pense num arrependimento de não ter concluído o curso de S.I. 😒
Eu imagino como esteja se sentido, muitos dos meus amigos optaram por fazer faculdade de manhã ou tarde por ser relativamente mais facil passar no vestibular devido a baixa concorrência, mas acabaram passando pelo mesmo problema que você e muitos acabaram até trancando o curso. Acho válido também sempre analisar a situação como um todo para não acabar caindo em situações assim!
Lucas, gratidão por compartilhar suas experiência e modo de pensar de uma forma tão sincera, genuina e verdadeira como vc. Sou uma pessoa introspectiva e não tenho redes socias pq acho tudo muito fútil e descartável e cai num vídeo seu de paraquedas e logo me identifiquei muito com sua oratória, sua personalidade e sua forma serena, sincera e pacifica de falar e se comunicar e me increvi no canal, por partilhar tb destes valores por empatia e admiração. Parabéns e sucesso pra vc.🤝🍀🙏💡🦉
Eu fiz faculdade em gestão, estou fazendo agora um curso técnico e depois acho que não vou querer estudar mais não, pois cheguei a conclusão que estudar não dá dinheiro! Se eu soubesse que a vida era assim eu teria começado uns bicos desde pré adolescente tipo fazendo umas maquiagens, cuidando de animais, indo nas faxina com a minha mãe tirar o pó das coisas etc... e juntado 100,00 todo mês até hoje no cofre, pois chega uma fase que agente percebe que perdeu muito tempo pensando só em futuro em grandes coisas que na verdade não são tão grandes assim Minha mãe que é diarista é rica perto de mim que fiz faculdade, ela ganha super bem, tem a casa própria e bonita, já juntou todo o INSS dela se quiser se aposenta de boa e ainda faz os bicos que ela quiser, e se quiser ainda dá pra ela ir estudar porque ela só estudou até quarta série. Isso que eu chamo de sabedoria porque ela não seguiu o sistema, a tal bolha
Oi Gisele, tudo bem? Assim como você, também estou finalizando a minha faculdade agora, tenho um diploma técnico também, mas também não pretendo mais "estudar", pelo menos não estudar mais em troca de uma certificação. Tenho exemplo de mulheres na minha Família que são diaristas e exemplos de homens que são pedreiros, ambos com uma vida financeira melhor que a minha. Tenho uma visão que nos últimos anos nós acabamos dando muito valor as profissões que precisam de graduação(medicina, engenharia, gestão etc) e acabamos esquecendo que na verdade toda profissão tem valor, por isso temos muitos exemplos de diaristas, mecânicos e pedreiros que estão financeiramente estabilizados. Hoje vejo que as faculdades, na maioria das vezes, grande parte das suas matérias são apenas para cumprir a carga horária dos cursos. Muitas vezes saimos sem aprender nada, e realmente gastamos um tempo da nossa vida em vão. Penso em futuramente focar em aprender coisas manuais, serralheria e marcenaria, seguindo a sabedoria das pessoas da minha família que aprenderam fazer o básico bem feito e não ficar mais tão preso as "certificações" que são exigidas para alguns trabalhos!
Isso só se for nessas cidades mais agrárias de interior. Aqui em São Paulo nunca vi faxineira morando em bairro de classe média ou média alta. Pelo contrário, elas trabalham no condomínio dessas pessoas, que são formadas e com profissões tradicionais e depois voltam pra casa na periferia. Mas aqui no Bananil o povão tem orgulho de falar que não estuda. Aí fica difícil. O mercado de trabalho é muito competitivo, fazer um curso qualquer em uma uniesquina qualquer e achar que isso vai te dar retorno é meio complicado. Tem que ter algum diferencial.
Tem que ser pensado outro aspecto que é o avançar da idade. Aposentadoria agora só 62 anos mulheres e 65 anos para os homens. Pergunto eu: uma mulher será que vão aguentar fazer faxinas pesadas até os 62 anos? Homens irão aguentar trampar de pedreiro até os 65 anos?
A depender da universidade em que se forma pode ser que consiga vaga de trainee e seja efetivado numa multi. Porém essas empresas costumam ofertar essas vagas para um leque restrito de universidades. Quem é de família abastada e vai herdar os negócios, por exemplo: pai é advogado bem sucedido, qdo se formar em Direito já vai ter boa cartela de clientes; família tem empresas/fabricas, qdo se formar em Adm vai fazer gestão delas; e por aí vai. Medicina é outra profissão que não costuma ter dificuldades para obter salários justos. Tirando os casos acima, há alguns cursos universitários cujos formados não "ganham bem-bem", no entanto tem relativa colocação no mercado de Trabalho: professor de matemática; enfermeiro, contador, professor de química/física.
Muito obrigado pelo seu comentário meu amigo, já vai dar uma boa ideia para o pessoal de como funciona na prática a vida acadêmica e o mercado de trabalho!
Irei falar minha experiência. Observação, faço faculdade pública. Faço faculdade de TI e não gosto, tampouco programação que é o principal que engloba meu curso. Não faço por dinheiro porque sei que não terei emprego na área. Faço por conhecimento apenas, até porque o conhecimento é algo que ninguém vai me tirar e já venho de uma bagagem de TI. Sou técnico de informática e estudo informática desde os 15 (tenho 21) então não é viável eu escolher outro curso ou trocar pra outro curso. Não vejo problema em alguém fazer faculdade porque não gosta. Acontece que vivemos em uma realidade onde não podemos escolher muita coisa. Pelo menos aqui na minha cidade onde eu moro emprego está cada vez mais difícil. Quanto mais você é qualificado ainda fica mais difícil porque você se torna "caro". Digo isso pelo meu amigo que estudou comigo no curso técnico, ele já terminou a faculdade de TI, é técnico na área e está na sua segunda faculdade. Nunca exerceu a profissão. Vivo em uma realidade onde as empresas não procuram alguém qualificado. Mas sim, procuram um QI (indicação). Já fui em várias entrevistas e as perguntas sempre são genéricas. Eu mandava mais de 30 currículos por dia quando estava no curso técnico de TI e as empresas quase não retornavam. Na minha concepção, só consegue emprego em faculdade quem tem certos contatos ou quem é extrovertido. Não tenho amigos na faculdade. No meu curso só tem 1 pessoas que conseguiu estágio na área por indicação e por "puxar saco". As pessoas que estão mais propensas a conseguirem emprego são as que fazem amizade com essa uma única pessoa da sala que está estagiando. Eu não consigo ser assim só pra conseguir emprego. Nada contra quem seja. Em resumo, acho que essa discussão de fazer faculdade ou não é bastante relativa mas na minha opinião (MINHA OPINIÃO) não é questão de valer a pena ou não. A questão é que vale de cada um. Se a pessoa quer fazer faculdade é sinal de que ela quer estudar aquilo. O problema começa quando eles acham que a faculdade vai garantir tudo. Até vai, desde que você faça contatos e amizades, nem que essas amizades sejam falsas. E tome cuidado pra você não ser tão velho ou mulher. Dependendo da empresa, não contratam "mulheres" por acharem que ela engravidara se estiver com cônjuge. Acho que a iniciativa privada está cada vez mais injusta. Se a pessoa não procurar um motivo pra ela fazer faculdade, não vai ser faculdade que garantirá dinheiro.
Provas militares sao uma boa para quem gosta da carreira militar e quer ter uma vida estável financeiramente. O triste é que muitas pessoas descobrem isso tarde e tem limite de idade
Exatamente, seguir carreira militar é pode ser um ótimo caminho para as pessoas que tem vocaçâo, infelizmente muitas pessoas não conhecem, e quando descobrem já não tem mais idade para participar!
Ótimo vídeo! Como outros ja comentaram, você tem uma fala que transmite paz, parabéns! Se nao for muito invasivo, faz um vídeo sobre sua criação. Pelos outros videos que eu assisti, você tem valores e princípios enraizados, seja pela criação ou seja pela decisão. Enfim, fiquei curiosa, mas se for muito inaviso, delete.
Oi minha amiga, fique em paz, não acho invasivo! Vejo que muitas pessoas tem essa curiosidade, nos próximos dias pretendo fazer um vídeo contando como foi a minha criação, acredito que irá surpreender vocês!
Se tiver força de vontade nem precisa abrir uma igreja, aqui em São Paulo conheço muita gente que nem pisou em escola e ganha muito mais que eu que já tenho ensino superior. Eu tenho formação, mas também tenho humildade para reconhecer que tem gente que mesmo sem escola é muito mais inteligente que eu.
Gostei dos seus vídeos, você é muito calmo e sincero, dá vontade de te ouvir. Eu também caí nesse conto do vigário de fazer uma faculdade por pressão e sem gostar e sem querer atuar na área. Qual faculdade você fez?
Muito obrigado pelo apoio! Tento sempre expressar minha opnião da melhor maneira possível de acordo com as minhas experiências, sei que quem está passando pelas mesmas situações pode ser ajudado com isso. A primeira faculdade que eu iniciei foi engenharia mecânica, mas tranquei depois de dois anos e nunca mais voltei, nem penso em voltar. Agora estou cursando TI, gosto bastante e pretendo finalizar!
Fala irmao. Conheci seu canal agora por coincidência. Cara,tenho 23 anos e nao sei o que quero da minha vida(claro,nao estou velho). Fazer faculdade? Talvez ne. Mas o meu sonho de verdade é trabalhar com alguma coisa relacionada a carros. Nao sei,vender ou mexer com mecânica,mas é algo relacionado a carros. Gosto muito desde crianca. E ai cara,essas outras coisas:direito,psicologia,administração nao me identifico cara nem area da saúde. Ai eu queria saber se vc poderia me dar umas dicas
Fato, estou nesse caso de viver em uma cidade pequena com 90 mil habitantes e nao querer sair daqui por diversos motivos e vejo que aqui nao precisa de superior, melhor um curso profissionalizante, pelomenos aqui alguns fazem faculdade como por exemplo engenharia eletrica e acaba virando eletricista residencial kkk oque mais tem...
Em casos assim, mesmo que seja o seu sonho fazer uma faculdade, para encurtar o caminho entre você e o trabalho, é melhor começar por um curso profissionalizante, e depois seguir para uma faculdade. Eu morei por muitos anos no interior de São Paulo, todos os meus amigos que fizeram faculdade comigo e continuaram no interior fizeram SENAI(curso profissionalizante) posteriormente, porque era o requisito necessário para ingressarem no mercado de trabalho.
LUCAS, PODERIA ME RESPONDER SE TODOS OS CURSOS SUPERIORES ESTÁ RELACIONADA A ARTE? PORQUE EU PESQUISEI NO GOOGLE QUE TODOS OS CURSOS SUPERIORES ESTÁ RELACIONADA A ARTE
Fiz uma pesquisa rápida aqui no Google e foi isso que eu encontrei “O ensino superior possui uma divisão de áreas de formação, são elas: Ciências Exatas, Ciências Humanas e Sociais e Ciências Biológicas e de Saúde, sendo que todas funcionam como uma divisão na faculdade.”
Vou dar uma dica que vale mais que 5 anos de faculdade: estudem day trade e operem por mesas proprietarias americanas! - Voce nao vai depender de ninguem, somente do seu esforço proprio; - Horario flexivel, sem jornadas exaustivas de trabalho para ganhar salario minimo - Custo baixo, os exames das mesas sao bem mais baratos do que as mensalidades de uma faculdade - Voce pode conciliar com o seu trabalho - Ganho em dolar O estudo traz sim recompensas, mas nao necessariamente o estudo academico
Não sei como cheguei aqui. Mas curti.
Ando em fase solitária, sem amigos.
Seja bem vindo, também estou numa fase assim. Mas vamos nos ajudando!
@@Lucasrafael.dasilva obrigado. Tem telegram ou algo assim?
@@Lucasrafael.dasilva tem telegram?
Tranquei o curso de S.I na metade, pra fazer medicina veterinária por 5 anos, curso diurno, então fiquei impossibilitada de trabalhar em regime CLT, logo eu vendia trufas, Avon, etc pra conseguir manter os estudos. E estou sentindo muita dificuldade no mercado de trabalho. Se você quiser fazer uma faculdade, acho válido, mas abrir mão de trabalhar pra " só" estudar não vale a pena. P.S.: Pense num arrependimento de não ter concluído o curso de S.I. 😒
Eu imagino como esteja se sentido, muitos dos meus amigos optaram por fazer faculdade de manhã ou tarde por ser relativamente mais facil passar no vestibular devido a baixa concorrência, mas acabaram passando pelo mesmo problema que você e muitos acabaram até trancando o curso. Acho válido também sempre analisar a situação como um todo para não acabar caindo em situações assim!
Nossa como você fala bem calmamente, vi o vídeo todo até o final, gostei de te ouvir, você tem um jeito de falar muito agradável🫶🏼
Muito obrigado Arcanja! Eu sou bem calmo, costumo falar assim bem devagarinho kkk
@@Lucasrafael.dasilva 🥰😌💕
Lucas, gratidão por compartilhar suas experiência e modo de pensar de uma forma tão sincera, genuina e verdadeira como vc.
Sou uma pessoa introspectiva e não tenho redes socias pq acho tudo muito fútil e descartável e cai num vídeo seu de paraquedas e logo me identifiquei muito com sua oratória, sua personalidade e sua forma serena, sincera e pacifica de falar e se comunicar e me increvi no canal, por partilhar tb destes valores por empatia e admiração.
Parabéns e sucesso pra vc.🤝🍀🙏💡🦉
Muito obrigado pelo poio meu amigo, fico muito feliz que tenha se identificado, tento sempre me expressar da maneira que eu sou no dia a dia!
Eu fiz faculdade em gestão, estou fazendo agora um curso técnico e depois acho que não vou querer estudar mais não, pois cheguei a conclusão que estudar não dá dinheiro!
Se eu soubesse que a vida era assim eu teria começado uns bicos desde pré adolescente tipo fazendo umas maquiagens, cuidando de animais, indo nas faxina com a minha mãe tirar o pó das coisas etc... e juntado 100,00 todo mês até hoje no cofre, pois chega uma fase que agente percebe que perdeu muito tempo pensando só em futuro em grandes coisas que na verdade não são tão grandes assim
Minha mãe que é diarista é rica perto de mim que fiz faculdade, ela ganha super bem, tem a casa própria e bonita, já juntou todo o INSS dela se quiser se aposenta de boa e ainda faz os bicos que ela quiser, e se quiser ainda dá pra ela ir estudar porque ela só estudou até quarta série. Isso que eu chamo de sabedoria porque ela não seguiu o sistema, a tal bolha
Oi Gisele, tudo bem? Assim como você, também estou finalizando a minha faculdade agora, tenho um diploma técnico também, mas também não pretendo mais "estudar", pelo menos não estudar mais em troca de uma certificação. Tenho exemplo de mulheres na minha Família que são diaristas e exemplos de homens que são pedreiros, ambos com uma vida financeira melhor que a minha. Tenho uma visão que nos últimos anos nós acabamos dando muito valor as profissões que precisam de graduação(medicina, engenharia, gestão etc) e acabamos esquecendo que na verdade toda profissão tem valor, por isso temos muitos exemplos de diaristas, mecânicos e pedreiros que estão financeiramente estabilizados. Hoje vejo que as faculdades, na maioria das vezes, grande parte das suas matérias são apenas para cumprir a carga horária dos cursos. Muitas vezes saimos sem aprender nada, e realmente gastamos um tempo da nossa vida em vão. Penso em futuramente focar em aprender coisas manuais, serralheria e marcenaria, seguindo a sabedoria das pessoas da minha família que aprenderam fazer o básico bem feito e não ficar mais tão preso as "certificações" que são exigidas para alguns trabalhos!
Isso só se for nessas cidades mais agrárias de interior. Aqui em São Paulo nunca vi faxineira morando em bairro de classe média ou média alta. Pelo contrário, elas trabalham no condomínio dessas pessoas, que são formadas e com profissões tradicionais e depois voltam pra casa na periferia. Mas aqui no Bananil o povão tem orgulho de falar que não estuda. Aí fica difícil. O mercado de trabalho é muito competitivo, fazer um curso qualquer em uma uniesquina qualquer e achar que isso vai te dar retorno é meio complicado. Tem que ter algum diferencial.
Tem que ser pensado outro aspecto que é o avançar da idade. Aposentadoria agora só 62 anos mulheres e 65 anos para os homens. Pergunto eu: uma mulher será que vão aguentar fazer faxinas pesadas até os 62 anos? Homens irão aguentar trampar de pedreiro até os 65 anos?
A depender da universidade em que se forma pode ser que consiga vaga de trainee e seja efetivado numa multi. Porém essas empresas costumam ofertar essas vagas para um leque restrito de universidades.
Quem é de família abastada e vai herdar os negócios, por exemplo: pai é advogado bem sucedido, qdo se formar em Direito já vai ter boa cartela de clientes; família tem empresas/fabricas, qdo se formar em Adm vai fazer gestão delas; e por aí vai.
Medicina é outra profissão que não costuma ter dificuldades para obter salários justos.
Tirando os casos acima, há alguns cursos universitários cujos formados não "ganham bem-bem", no entanto tem relativa colocação no mercado de Trabalho: professor de matemática; enfermeiro, contador, professor de química/física.
Muito obrigado pelo seu comentário meu amigo, já vai dar uma boa ideia para o pessoal de como funciona na prática a vida acadêmica e o mercado de trabalho!
Enfermagem eu não indico nem para meu maior inimigo
Irei falar minha experiência. Observação, faço faculdade pública.
Faço faculdade de TI e não gosto, tampouco programação que é o principal que engloba meu curso.
Não faço por dinheiro porque sei que não terei emprego na área.
Faço por conhecimento apenas, até porque o conhecimento é algo que ninguém vai me tirar e já venho de uma bagagem de TI. Sou técnico de informática e estudo informática desde os 15 (tenho 21) então não é viável eu escolher outro curso ou trocar pra outro curso.
Não vejo problema em alguém fazer faculdade porque não gosta.
Acontece que vivemos em uma realidade onde não podemos escolher muita coisa. Pelo menos aqui na minha cidade onde eu moro emprego está cada vez mais difícil.
Quanto mais você é qualificado ainda fica mais difícil porque você se torna "caro".
Digo isso pelo meu amigo que estudou comigo no curso técnico, ele já terminou a faculdade de TI, é técnico na área e está na sua segunda faculdade. Nunca exerceu a profissão.
Vivo em uma realidade onde as empresas não procuram alguém qualificado. Mas sim, procuram um QI (indicação).
Já fui em várias entrevistas e as perguntas sempre são genéricas.
Eu mandava mais de 30 currículos por dia quando estava no curso técnico de TI e as empresas quase não retornavam.
Na minha concepção, só consegue emprego em faculdade quem tem certos contatos ou quem é extrovertido.
Não tenho amigos na faculdade. No meu curso só tem 1 pessoas que conseguiu estágio na área por indicação e por "puxar saco".
As pessoas que estão mais propensas a conseguirem emprego são as que fazem amizade com essa uma única pessoa da sala que está estagiando.
Eu não consigo ser assim só pra conseguir emprego. Nada contra quem seja.
Em resumo, acho que essa discussão de fazer faculdade ou não é bastante relativa mas na minha opinião (MINHA OPINIÃO) não é questão de valer a pena ou não. A questão é que vale de cada um.
Se a pessoa quer fazer faculdade é sinal de que ela quer estudar aquilo. O problema começa quando eles acham que a faculdade vai garantir tudo.
Até vai, desde que você faça contatos e amizades, nem que essas amizades sejam falsas. E tome cuidado pra você não ser tão velho ou mulher. Dependendo da empresa, não contratam "mulheres" por acharem que ela engravidara se estiver com cônjuge.
Acho que a iniciativa privada está cada vez mais injusta. Se a pessoa não procurar um motivo pra ela fazer faculdade, não vai ser faculdade que garantirá dinheiro.
Provas militares sao uma boa para quem gosta da carreira militar e quer ter uma vida estável financeiramente. O triste é que muitas pessoas descobrem isso tarde e tem limite de idade
Exatamente, seguir carreira militar é pode ser um ótimo caminho para as pessoas que tem vocaçâo, infelizmente muitas pessoas não conhecem, e quando descobrem já não tem mais idade para participar!
Excelente reflexão.
Muito obrigado minha amiga!
Ótimo vídeo! Como outros ja comentaram, você tem uma fala que transmite paz, parabéns! Se nao for muito invasivo, faz um vídeo sobre sua criação. Pelos outros videos que eu assisti, você tem valores e princípios enraizados, seja pela criação ou seja pela decisão. Enfim, fiquei curiosa, mas se for muito inaviso, delete.
Oi minha amiga, fique em paz, não acho invasivo! Vejo que muitas pessoas tem essa curiosidade, nos próximos dias pretendo fazer um vídeo contando como foi a minha criação, acredito que irá surpreender vocês!
Faculdade é conhecimento agora, se você quer ganhar bem sem se esforçar e tendo até a 5º serie abra uma igreja evangélica.
Se tiver força de vontade nem precisa abrir uma igreja, aqui em São Paulo conheço muita gente que nem pisou em escola e ganha muito mais que eu que já tenho ensino superior. Eu tenho formação, mas também tenho humildade para reconhecer que tem gente que mesmo sem escola é muito mais inteligente que eu.
obrigado!
Imagina, eu que agredeço meu amigo!
Gostei dos seus vídeos, você é muito calmo e sincero, dá vontade de te ouvir.
Eu também caí nesse conto do vigário de fazer uma faculdade por pressão e sem gostar e sem querer atuar na área.
Qual faculdade você fez?
Muito obrigado pelo apoio! Tento sempre expressar minha opnião da melhor maneira possível de acordo com as minhas experiências, sei que quem está passando pelas mesmas situações pode ser ajudado com isso. A primeira faculdade que eu iniciei foi engenharia mecânica, mas tranquei depois de dois anos e nunca mais voltei, nem penso em voltar. Agora estou cursando TI, gosto bastante e pretendo finalizar!
Fala irmao. Conheci seu canal agora por coincidência. Cara,tenho 23 anos e nao sei o que quero da minha vida(claro,nao estou velho). Fazer faculdade? Talvez ne. Mas o meu sonho de verdade é trabalhar com alguma coisa relacionada a carros. Nao sei,vender ou mexer com mecânica,mas é algo relacionado a carros. Gosto muito desde crianca. E ai cara,essas outras coisas:direito,psicologia,administração nao me identifico cara nem area da saúde. Ai eu queria saber se vc poderia me dar umas dicas
Fato, estou nesse caso de viver em uma cidade pequena com 90 mil habitantes e nao querer sair daqui por diversos motivos e vejo que aqui nao precisa de superior, melhor um curso profissionalizante, pelomenos aqui alguns fazem faculdade como por exemplo engenharia eletrica e acaba virando eletricista residencial kkk oque mais tem...
Em casos assim, mesmo que seja o seu sonho fazer uma faculdade, para encurtar o caminho entre você e o trabalho, é melhor começar por um curso profissionalizante, e depois seguir para uma faculdade. Eu morei por muitos anos no interior de São Paulo, todos os meus amigos que fizeram faculdade comigo e continuaram no interior fizeram SENAI(curso profissionalizante) posteriormente, porque era o requisito necessário para ingressarem no mercado de trabalho.
LUCAS, PODERIA ME RESPONDER SE TODOS OS CURSOS SUPERIORES ESTÁ RELACIONADA A ARTE? PORQUE EU PESQUISEI NO GOOGLE QUE TODOS OS CURSOS SUPERIORES ESTÁ RELACIONADA A ARTE
Fiz uma pesquisa rápida aqui no Google e foi isso que eu encontrei “O ensino superior possui uma divisão de áreas de formação, são elas: Ciências Exatas, Ciências Humanas e Sociais e Ciências Biológicas e de Saúde, sendo que todas funcionam como uma divisão na faculdade.”
Vou dar uma dica que vale mais que 5 anos de faculdade: estudem day trade e operem por mesas proprietarias americanas!
- Voce nao vai depender de ninguem, somente do seu esforço proprio;
- Horario flexivel, sem jornadas exaustivas de trabalho para ganhar salario minimo
- Custo baixo, os exames das mesas sao bem mais baratos do que as mensalidades de uma faculdade
- Voce pode conciliar com o seu trabalho
- Ganho em dolar
O estudo traz sim recompensas, mas nao necessariamente o estudo academico